Numa semana quase perfeita para os milhões de sportinguistas espalhados pelo mundo, os mais pequenos não quiseram ficar atrás e corresponderam dentro de campo. Os Iniciados foram protagonistas, com uma reviravolta épica, mas os Juvenis somaram a sua primeira vitória nesta última fase e estão apenas a dois pontos da liderança.
Começando pelos mais jovens, e porque deram muito mais espectáculo, os meninos entraram mal na partida, viram-se a perder aos 23 minutos, tentaram reagir mas não conseguiram igualar ainda no primeiro tempo. A segunda parte prometia golos e muita luta da nossa equipa, mas um golo do SC Braga logo a abrir deitou por terra qualquer hipótese de reviravolta rápida. Os rapazes soltaram toda a sua qualidade, nunca deitaram a toalha ao chão e começaram a desenhar um jogo épico logo dois minutos depois.
Primeiro, um grande golo de Rafael Lopes, depois a qualidade individual de Joelson e aos 60 minutos, num grande momento de Daniel Lyapin que desmarca um inspirado Lucas Dias e a festa de uma equipa que tudo fez para vencer. Para quem perdeu este momento épico, aqui fica o vídeo (clica)
Nas bancadas, o mágico Bruno Fernandes apoiava os pequenos jogadores o que certamente os terá inspirado a dar tudo em campo, como tantas vezes faz o nosso camisola 8. Na próxima jornada, que se jogará apenas a 6 de Maio, vamos até ao Seixal e sabemos que os três pontos nos darão a liderança do campeonato.
Já os Juvenis entraram a todo o gás para arrancar uma grande vitória, e a primeira desta fase de apuramento de campeão, vencendo por 3-0 o vizinho Belém. Gonçalo Inácio foi a figura do jogo, com dois golos aos 13’ e aos 49’ e o craque Félix Correia fechou as contas para lá do minuto 70.
Com esta vitória os juvenis estão apenas a 2 pontos da liderança, que nos dará o tricampeonato no escalão. Apesar disso, foram apenas 3 os jogadores do Sporting chamados para a seleção nacional sub-17, contra 13 do rival SL Benfica. Mais um capítulo vergonhoso das selecções jovens, que continuam a não conseguir explicar estas inacreditáveis opções.
Esta semana recebemos o Braga na Academia e só a vitória interessa para continuar na luta.
*às terças, a Maria Ribeiro revela os seus apontamentos sobre as novas gerações que evoluem na melhor Academia do mundo (à excepção do Dubai)
24 Abril, 2018 at 12:20
eu olho para as classificações e depois olho para as seleções e só vejo jogadores do dubai.
não é facil ser jogador de formação no Sporting.
24 Abril, 2018 at 12:26
“Com esta vitória os juvenis estão apenas a 2 pontos da liderança, que nos dará o tricampeonato no escalão. Apesar disso, foram apenas 3 os jogadores do Sporting chamados para a seleção nacional sub-17, contra 13 do rival SL Benfica. Mais um capítulo vergonhoso das selecções jovens, que continuam a não conseguir explicar estas inacreditáveis opções.”.
Só não vê quem não quer a máfia que está instalada na FPF !!!
Isto é vergonhoso e faz parte dum plano dos e-toupeiras (como já se comprovou em mails divulgados) para controlarem as convocatórias dos escalões jovens !!!
Reparem só: os pais de um futuro craque ao ponderarem se o miúdo vai jogar nos escalões jovens do Sporting ou dos e-toupeiras depois de pesquisar descobre que basta ser jogador dos outros para ir à seleção nacional enquanto se for nosso jogador pode mesmo ser várias vezes campeão nacional que dificilmente será convocado !!!
24 Abril, 2018 at 12:32
Não é bem assim, hoje em dia os miúdos jogam ondem querem jogar, ou pelo clube dos pais ou pela sua paixão clubística deles próprios. Apesar de tudo o SCP é o único que formou dois bolas de ouro e com grande tradição na formação do mundo. Isso também pesa.
Claro que sempre há aqueles que escolhem o clube que lhes põem ($$) algum nas mãos. Mas desses não reza a história.
24 Abril, 2018 at 12:27
Crise na formação.
Aliás muita atenção ao ataque concertado da CS, uma vez mais, no dia de hoje, ao SCP. Desesperados eles andam com o segundo lugar em risco.
Get Smart!
24 Abril, 2018 at 13:08
As internacionalizações nas camadas jovens em nada condicionam as opções em seniores. Podes fazer todos os escalões de formação por Gibraltar e jogar na selecção A Portuguesa, depois, se e só se quiseres.
É, portanto, exactamente isso que proponho.
Um protocolo Sporting-Gibraltar. No rochedo não têm estádio e andam com a casa às costas. Pois nós entraríamos com Alcochete para estágio e jogo (havendo sempre a hipótese de Alvalade ou Estádio do Algarve para jogos grandes). Eles dariam a nacionalidade aos nossos miúdos e convocariam quem quisessem.
O calendário seria igual. Jogar as fases de qualificação (e fases finais) de europeus e mundiais com jogos em casa em Portugal e fora onde fosse. A experiência internacional seria igual.
Pelo caminho fazíamos um enorme manguito à fpf e chamávamos a atenção do mundo.
24 Abril, 2018 at 13:35
Bela ideia. Apoio e proponho-a ao clube.
25 Abril, 2018 at 0:55
Boa ideia, Hadji.
😉
25 Abril, 2018 at 2:23
Grande ideia, pra ontem era tarde.
24 Abril, 2018 at 15:56
Não deixando de concordar com o que aqui foi dito convém não esquecer que dos 13 convocados do carnide quase todos já jogam nos júniores.
Não explica tudo, mas sempre é alguma coisa.
24 Abril, 2018 at 16:45
Brilhante ideia, essa. Sou completamente a favor, o território já joga no regularmente no Algarve. Nos anos 80 já era assim, deixou de ser mas agora está TUDO podre. Saneamento total mal a situação da FPF bater com os costados na choldra.
24 Abril, 2018 at 21:04
Não se nota globalmente nas camadas jovens, em todos os escalões incluindo a B, a diferença que as convocatórias das seleções sugerem.
Isto é factual e indesmentível.
25 Abril, 2018 at 0:53
Penso que foram 14 os convocados do e-Toupeira… Falei nisso aqui no dia da noticia.
É impressionante! Não só não têm vergonha na cara como ainda se gabam destes feitos… Nem percebo porque isto não é investigado!
25 Abril, 2018 at 10:06
Foi um jogo emotivo, o dos iniciados com o Braga. Sendo certo que é o escalão onde poderão haver mais desmentidos futuros relativamente às promessas feitas pelos jovens, parece-me ser das 3 equipas a que mais talentos poderá fornecer ao clube. Tenho dois preferidos: Joelson será uma certeza, tenha ele cabeça. Martim Duarte parece-me um valor seguro. Mas há outros que demonstram potencial.
A equipa reagiu soberanamente ao segundo golo e o nosso primeiro é espectacular. Depois daquela (inesperada) goleada ao rival, depois desta reviravolta, pode esperar-se que a supremacia dis lampiões nas últimas épocas, sofra um desmentido nesta.
Fala-se muito ultimamente em “meninos mimados”. Ponho imensas reticências, como já sublinhei aqui mais do que uma vez, aos comentários de algumas figuras da nossa televisão que acompanham a formação. A maneira como se desculpabilizam as falhas e se exaltam as qualidades é, no meu entender, deplorável, pedagogicamente falando, e conducente ao mimo de que agora se fala…
Quanto à disparidade nas selecções, o que o Hadji preconiza, a ser possível, era muito bem esgalhado.