A faltar 3 jogos para o fim da Liga, o Sporting pode ainda lutar por objetivos na mesma. Gostaríamos todos que nos 9 pontos que restam disputar, o Porto perdesse 6 (em igualdade pontual teriam vantagem sobre nós) e o Benfica perdesse pelo menos os 3 que disputará connosco. Seríamos assim campeões, finalmente. Mas, realisticamente, a primeira das hipóteses não é nada expectável. A nossa espera pelo maior título nacional, parece claramente ter de continuar. Não há porém qualquer ganho em chorar pontos perdidos nesta altura da temporada. O segundo cenário, que nos confronta com o nosso vizinho da 2ª circular, está bem longe de ser irrealista e uma vitória em Portimão, mais do que necessária, é obrigatória.
O Portimonense luta por uma classificação tranquila, mas não terá mais objetivos do que esse. Como é óbvio haverá outras motivações, daquelas que colocam jogadores do Boavista em prantos no final de uma partida onde nem sequer chegaram a obrigar Patrício a fazer uma defesa. Mas mesmo com malas recheadas de motivação, o Portimonense só terá hipóteses de pontuar se o Sporting ou elementos do nosso clero futebolístico o permitirem. Com uma semana para preparar o jogo e perante o objetivo de apuramento para a Champions intacto, não espero outra coisa, sinceramente, que um bom jogo no Algarve, uma Onda Verde semelhante à da última jornada e um regresso a Lisboa com um clássico para decidir.
A ebulição mediática dos últimos dias não é o melhor cenário para preparar calmamente uma partida desta importância, mas esta também é a hora de jogadores e treinador mostrarem que conseguem separar as águas entre o que são questões directivas e questões competitivas. Cabe-lhes a eles, mais do que todos os outros, entenderem que há corpos estranhos ao clube em jogo “a dar tudo” para que a concentração da nossa equipa se desvie ao máximo da matéria desportiva. E, meus caros, apesar de existirem factos que terão de ser avaliados, reavaliados e muito melhorados nas épocas futuras, quem cavalga nesta “Crise do Sporting” faz de alfinetes, espadas. Que ninguém se confunda com as proporções, concorde ou não concorde com a existência das… alfinetadas.
Se chegarmos, como espero, ao último clássico da época com 2 pontos de desvantagem sobre o Benfica, tenho segura certeza que sobre os ombros de Rui Vitória estará não um manto protector, mas sim um pesado manto de culpas, um manto de desconforto e uma pequena oportunidade para JJ voltar o relógio do tempo para trás e compensar um erro do destino. E quem diz JJ, diz Bryan Ruiz. Nesse clássico, a sorte e mais um par de decisões ridículas do árbitro, fizeram o Sporting perder um jogo que o Benfica pouco fez para ganhar. Nesta oportunidade, o Benfica sabe que perdendo ou empatando, dará imediatamente o título ao Porto, e desta vez, ninguém perdoaria a RV apontar o sucesso a um empate, repetindo a falta de ambição do clássico anterior.
É interessante que os 3 anos de JJ no Sporting equivalendo aos 3 anos de RV no Benfica, é o treinador encarnado quem parece mais próximo de sair. JJ conquistará no máximo 1 taça de Portugal, 1 supertaça e 1 taça da Liga. RV tem 2 títulos, 1 taça de Portugal, 1 taça da Liga e 2 supertaças. Se isto não é uma medida do peso da “estrutura” e quanto de “colinho” têm os títulos recentes do nosso adversário, então desafio qualquer pessoa a explicar-me como pode Rui Vitória ser tão impopular perante os adeptos e a própria direcção. Neste, talvez último frente a frente, caberá a JJ desferir o último golpe e concentrar todos os desconfortos do adversário em 90 minutos de exposição completa. O Benfica de RV não é uma equipa que goste de jogar o jogo pelo jogo, não gosta de “ter de ganhar” e retirando o refúgio seguro do empate, frente a um adversário que privilegia o ataque, poderá quebrar muito mais do que torcer.
Ainda assim, mesmo ultrapassando o rival, teremos de na última jornada rumar ao Funchal para confirmar o 2º lugar. E penso que será mesmo um jogo em que muitas ofertas “pesadas” farão as delícias desse grande mestre do “jogo da mala”, Carlos Pereira, o homem que celebra com champagne, bancadas construídas ao ritmo de derrotas indignas. Esse será o jogo que selará o paradigma da nossa resistência enquanto equipa, enquanto clube, enquanto massa de gente, que usando a inteligência, sabe o que está em jogo e resiste a Carnavais de “Crise”, não permitindo que entrem novas polémicas no seio da discussão do que é e do que será melhor para o Sporting.
Depois da Final da Taça de Portugal, será tempo para reflectir, apontar erros e virtudes. Fazer contas à vida e à necessidade de conflitos internos ou pseudo-internos. Esse será o tempo para expor as feridas e curá-las. Para já é só tempo de todos, sublinho…todos, darem o melhor para a cada jogo, dar à equipa e aos adeptos o máximo de estabilidade e tranquilidade para vencermos partidas. Quem dirige, quem apoia, quem treina, quem comenta.
Que saibamos esperar o tempo das culpas, dos erros e dos dramas. Este é o tempo das vitórias!
*às quartas, o Leão de Plástico passa-se da marmita e vira do avesso a cozinha da Tasca
26 Abril, 2018 at 13:45
É isso tudo!
Mais um excelente texto do LdP!
Temos de ganhar os 4 jogos que faltam, pensando sempre jogo a jogo.
E é bom não esquecer que o Benfica está obrigado a ganhar em Alvalade para levar a disputa do titulo para a ultima jornada. Um empate em Alvalade garante-lhes o 2º lugar, e a disputa da entrada na CL, mas também lhes garante que o Peta já era!
Para quem gosta de apostar, aproveitem o Benfica-Tondela e apostem numa goleada de 4 para cima…
26 Abril, 2018 at 14:01
É isto!
Temos de apontar a 4 vitórias. Só depois se fazem os devidos balanços.
Recuso-me a especular o que quer que seja sobre o Sporting até à final da Taça!!
26 Abril, 2018 at 14:12
O título foi perdido praticamente com a sequência Estoril, Dragão, Braga. Neste momento é um não assunto.
Assunto para mim é ficar em segundo. Primeiro, por nós… depois, por eles. Não posso com os vermelhos e quero um verão calmo, longe daquela bazófia mete nojo.
É ganhar os próximos 9 jogos, fácil 🙂
Liga, taça, prés-LC e supertaça.
26 Abril, 2018 at 16:37
Como é que fazes contas a 9 jogos? que eu saiba são 4 agora e 3 antes do próximo campeonato, o que dá 7!!
SL
26 Abril, 2018 at 17:25
3 campeonato, 1 taça, 4 nas duas pré da LC e 1 da supertaça contra o porto.
26 Abril, 2018 at 18:24
São duas pré eliminatórias (4 jogos)
26 Abril, 2018 at 14:19
Gostei de ler este texto. Reforço
“Que saibamos esperar o tempo das culpas, dos erros e dos dramas. Este é o tempo das vitórias!” concordo.
Acho que ja todos, espero , tenham percebido a mensagem sobre a exigencia de vestir a verde e branco, seja no campo seja fora dele, enquanto funcionarios do grande SPORTING CLUBE DE PORTUGAL.
26 Abril, 2018 at 14:19
Se o benfica tivesse algum mérito na classificação actual na Liga NOS então não teria perdido seis jogos na Champions, não teria sofrido nesses seis jogos 14 golos e teria marcado muito mais golos que apenas UM.
Uma equipe desta “qualidade”, uma equipa que luta pelo título a par de Sporting e Porto, ou tem mérito ou rouba como se propôs fazer em mails e powerpoints e como as acções judiciais nas quais os seus dirigentes constam como arguidos, pela desavergonhada roubalheira a que o clube se dedica.
26 Abril, 2018 at 16:40
E como atestam pontos ganhos por padres, no Dragão, no Restelo, em Setúbal e no Estoril … fora os outros cedidos por clubes-satélite (Braga, Desportivo das Aves, Tondela, etc).
Saudações leoninas
26 Abril, 2018 at 14:28
Se o benfica tivesse algum mérito na classificação actual na Liga NOS então não teria perdido seis jogos na Champions, não teria sofrido nesses seis jogos 14 golos e teria marcado muito mais golos que apenas UM.
Uma equipe desta “qualidade”, uma equipa que luta pelo título a par de Sporting e Porto, ou tem mérito ou rouba como se propôs fazer em mails e powerpoints e como as acções judiciais, nas quais os seus dirigentes constam como arguidos, fazem elas mesmas prova destas afirmações como transformam em facto provado a desavergonhada roubalheira a que o clube se dedica.
26 Abril, 2018 at 14:29
completamente de acordo com a mensagem do texto, embora nem sempre seja fácil manter a cabeça fria
a eles, caralho!
26 Abril, 2018 at 14:39
O benfica tem de cair pois, se tal não acontecer, quem cai é o Sporting, já que estamos “tão divididos” por questões de “lana caprina” que, mais vale a pena ignorar.
O facto de as não ignorarmos e de nos degladiarmos em permanência sobre aspectos de somenos só justifica o investimento feito pelo benfica para desestabilizar o Sporting. Pelos vistos, obtem resultados e consegue virar uns contra os outros os Sportinguistas QUE COLOCAM O SUPERIOR INTERESSE DO SPORTING COMPLETAMENTE ACIMA DOS SEUS. Os aziados é uma outra realidade que ignoro por serem inofensivos (10%?) nem me preocupo em explicar-lhes seja o que fôr. Não são determinantes do rumo do Sporting, face ao futuro a curto e médio prazos.
26 Abril, 2018 at 14:44
A vitória no campeonato é uma miragem, não acredito que o porco perca 2 jogos em 3. No entanto é ganhar os nossos jogos todos e ficar em 2º lugar e ganhar a taça de portugal.
Vão para o Jamor jogar como contra a Académica há uns anos atrás e o Aves faz-nos a folha. Não sejam humildes não.
26 Abril, 2018 at 14:51
O diabo aqui é ganhar ao carnide. Passando esse “pequeno” obstáculo, não acredito que deixemos fugir o ouro no último jogo.
26 Abril, 2018 at 15:00
A mim faz-me uma impressão do caralho como é que uma defesa composta por Varelas, Almeidas, Jardeis, Rubens e onde só se safa o DE espanhol tem menos golos sofridos que nós.
Foda-se comparando 1 a 1:
Patricio > Varela
Piccina > Almeida
Coates > Jardel
Mathieu > Ruben
Coentrao > Rinaldo
Mais uma: Temos apenas 60 golos marcados! Manifestamente pouco para quem quer ser campeão. Porco, Carnide, e até o desgraçado do Braguilha do erudito propfessor universitário Abel Ferreira têm mais de 70 golos (78, 77, 72).
talvez seja matéria para um post, caro Cherba.
26 Abril, 2018 at 15:10
A diferença está nos penalties.
26 Abril, 2018 at 15:20
Não só. Normalmente os adversário não nos abrem as pernas com facilidade.
mas tb tivémos muitos jogos onde a nossa entrada não foi forte. Apostámos mais numa toada de “ver o que dá” e depois muito coração no final das partidas.
Não sei se intencional, gestão, etc… mas a mim parece-me que entrar com tudo e gerir depois é sempre a melhos solução.
26 Abril, 2018 at 19:55
Em Braga deram uma abebia.
O Dost devolveu a bola.
Fairplay.
26 Abril, 2018 at 15:25
Pelos negócios que o portimonense tem com o porto não estou apreensivo com este jogo, mas com o árbitro sim.
Na madeira vai ser um fartote, o carlos pereira nesse jogo vai ficar com orçamento para discutir o 4º lugar na próxima época.
26 Abril, 2018 at 16:47
O Carlos Pereira ganhou a lotaria com este calendário: já fez um apelo ao apoio dos 6 milhões para o jogo com o FCP no próximo fim de semana e, se vencermos o Carnide, tem mais uma oportunidade de dourar a mala na última jornada quando nos receber. A mensagem dele ontem é uma VERGONHA!!! Se fosse maritimista juntava-me a outros sócios e convocava uma AG para, no mínimo, pedir explicações.
SL
26 Abril, 2018 at 17:46
Há 2 anos foi buscar o Vieira ao Aeroporto e andaram na noite de braço dado; no jogo, os gajos do marítimo não saíram do meio campo com receio de um pontapé fortuito lixar a mala. A terra de Cristiano Ronaldo merecia outros dirigentes.
SL
26 Abril, 2018 at 15:32
Grande posta LdP :mrgeen:
Sugiro a quem tem contactos dos nossos atletas nas redes sociais, fazer-lhes chegar este texto.
SL
26 Abril, 2018 at 15:36
O PMR tem um timing para vir para a CS abrir o bico….
26 Abril, 2018 at 15:38
Já toda a gente sabe que RV está em contagem decrescente e para o seu lugar vai o Sonso.
Quando o Toupeira Mor diz que mais importante que ter uma equipa forte é ter pessoas nos lugares certos, fica a nu a péssima imagem que deu na Liga dos Campeões e mesmo assim RV consegue a proeza de perder a única competição que ainda está a disputar. A eles se deve a perda dos pontos que punham os três primeiros da liga na Champions.
A burrice é tanta que ainda há quem diga que o SCP é que está em “crise”.
26 Abril, 2018 at 17:18
Que ganhemos os nossos jogos que neste momento é a única coisa que poderá estar nas nossas mãos. De resto, que haja muitas malas por ai dos tripeiros e dos lampiões, matem-se um outro que é o melhor que fazem.
26 Abril, 2018 at 17:24
Uma proposta para todos os Sportinguistas (mas mesmo mesmo todos!);
Até dia 20 de Maio, relativamente ao Sporting apenas se emitem e/ou comentam Posts directamente relacionados com os jogos.
Polémicas, só as dos emails, vouchers, powerpoints, tudo sobre o rabolhense gate.
Não se emitem e/ou comentam Posts, sms ou afins, nem noticias de jornal, para além desses.
Comentam-se os jogos, as opções, os resultados, as exibições mas não há Presidente, nem treinador, nem jogadores para além disso.
No caso da Tasca cabe ao Cherba não emitir/deixar emitir posts nem deixar passar os comentários que não sigam esse caminho.
No dia 21 de Maio, após a desejável comemoração da vitória na Taça (com toda a consideração pelo Aves, somos favoritos) uns jogadores começam a pensar na Rússia, outros na viagem à China, nos próximos clubes, nas férias e nós… pumba… o Cherba abre as portas do armazém e toca descarregar o que cada um guardou durante cerca de um mês! Então aí fazem-se as contas à época e dão-se umas cacetadas em quem achamos que as merece.
O Sporting merece isto!
26 Abril, 2018 at 17:27
Isso inclui a direção, que apenas comenta temas do interesse do sócio (informa) e de forma não oficial, emails, emails, emails, emails.
Tudo o resto é tratado internamente.
26 Abril, 2018 at 21:40
Apoiado
26 Abril, 2018 at 17:37
Ganhar em Portimão, onde os rabolhos terão mais uma armadilha-apaf montada, será dificílimo. Basta-nos empatar e só lhes poderemos lixar o título, pois ficarão com a CL. É impreterível Lutar até ao FIM e voltar a Alvalade com os 3 pontos. Os dentes de piano ROUBARAM-NOS em ’16. Houvesse VAR e teria havido penalty sobre Slimani com expulsão logo após o intervalo, MUITO antes do monomama ter sido poupado à expulsão. Espero que Ruiz faça um Jogaço.
Também não tenho dúvidas de que nos tentarão roubar no Jamor, mas fé no Rod; ninguém, mais do que ele, quererá meter as mãos naquela Taça.
26 Abril, 2018 at 19:38
Claro que no final de fazem as contas, mas as estórias desta semana deixam me intrigado: o presidente envia uma sms, um(uns) jogador(es) reencaminham para O Record – destablizam o grupo, é necessário união entre o treinador e os jogadores, etc, etc, mas afinal não foi um jogador? Não deviam ser os próprios jogadores a verem/investigarem quem o fez? Provavelmente sabem quem é, mas se sabem quem é, não há distablizacao nenhuma, se não insurgiram-se contra! Acho eu….
26 Abril, 2018 at 21:30
Mas os jogadores iam mandar a SMS para o RASCORD porquê? Para o BdC ficar bem visto?
Não faz sentido!
26 Abril, 2018 at 22:09
looooool, para o presidente ficar bem visto!!!
Ou és lírico ou anjinho, escolho a primeira.
26 Abril, 2018 at 22:36
Tu vês mal naquelas mensagens?
Eu não vejo.
Para mim são mensagens perfeitamente normais. Não fosse o problema que existe e eram até boas mensagens!
26 Abril, 2018 at 22:49
“Não fosse o problema que…”
Só aqui já tens parte da resposta.
Mas tem mais, muito mais.
Atenção os sms são correspondência privada e ainda não percebi como o nosso gabinete de crise não ameaçou processar quem a divulga, por isso, nem sabendo se estão deturpados ficam apenas dois pequeninos excertos, já deve dar para perceber:
“…tivessem sempre essa vontade!”
“…só não ganham quando não fazem o que fizeram por exemplo hoje.”
27 Abril, 2018 at 0:19
Continuo a achar que a SMS não tem nada de mal e até passa uma boa imagem do Presidente.
Por isso a sua divulgação ajuda o Presidente e não faz sentido que um jogador a colocasse na CS…
27 Abril, 2018 at 0:37
Porra Miguel, podes querer ver assim e sem maldade eu também vejo dessa forma.
Mas vendo a sequência de acontecimentos, é mais que óbvio que a leitura pela comunicação social e provavelmente pelos jogadores (talvez a explicação para a divulgação) é mais um puxão de orelhas que o malandro está a fazer aos activos do clube.
Certamente que ninguém gosta de ouvir dizer só trabalhais quando vos apetece.
26 Abril, 2018 at 19:42
Não foram só os jogadores do Boavista que se mostraram afastados com o facto de terem perdido o jogo, os próprios adeptos também perguntam se o jogador deceriabcorta o braço, que está tudo minado, que são sempre prejudicados, etc, etc. No caso dos adeptos, não há jogo da mala, mas há opinião de massas, propaganda, mensagens do gabinete de crise…
26 Abril, 2018 at 22:05
Até dia 4 de Abril a discussão gerava à volta de duas ideias, aqui na Tasca. Uma, a culpa do mau/fraco futebol era do JJ que tinha obrigação de fazer muito mais com o bom plantel que tinha à disposição. Outra, estávamos a fazer uma boa época, estávamos em todas as frentes e já tínhamos ganho um troféu, o JJ era o melhor técnico que podíamos desejar em Alvalade!
Dia 5 de Abril joga-se em Madrid. As opiniões aqui na Tasca mantêm-se dentro do que se tinha discutido até à véspera. BdC lança o post a criticar os erros dos jogadores e abre-se uma nova frente de debate com um segundo post a chamar os jogadores de mimados e a ameaça-los com a suspensão.
A partir de dia 6 de Abril, a seita do “Deus Sol” passou a desancar nos jogadores a toda a hora, acusando-os de mercenários, maus profissionais, de não sentirem e honrarem a camisola, etc… De repente, jogadores como o Patrício e o William, elevados a estrelas do clube ainda maiores quando foram campeões da Europa em França, passaram a ser uma merda de pessoas e devem ser “expulsos” do clube!
O fundamentalismo é fodido!
Toda a opinião, concorde-se ou não, deve ser respeitada.
Mas muito do que aqui se escreve não são opiniões próprias. São um debitar de palavras a seguir o líder da seita porque se fosse realmente essa a vossa opinião, tinham-na dado aqui antes do “Deus Sol” se insurgir contra os “meninos”. E não foi isso que fizeram, antes pelo contrário.
Mais do que sentir um pouco de vergonha por o que alguns adeptos como eu têm dito do Patrício e do William, sinto-me muito triste por ver que este clube não consegue parar de criar dificuldades extras a si próprio. Como queremos atingir os nossos objectivos assim?
Que tristeza! 🙁
O Sporting passa um momento difícil – pelo afastamento dos jogadores à Direcção, pelo afastamento dos (alguns) adeptos aos (alguns) jogadores, pela necessidade de adiar a resolução do Empréstimo Obrigacionista, por tudo isto acontecer num momento super critico da época, por tudo isto colocar em causa um planeamento tranquilo da próxima época, por dividir, mais do que alguma vez dividiu, toda uma nação sportinguista – e só há uma pessoa responsável por isso: BdC!
Não teria sido fácil, especialmente para o próprio, mas todo este gigantesco erro podia ter sido minimizado se o Presidente tivesse tido a decência de assumir a merda que fez e pedido desculpa – nem que fosse só internamente – aos jogadores pelos 2 post pós Madrid!
O ano passado pusemos toda uma época em causa após as declarações dum egocêntrico no seguimento dum jogo em Madrid! Este ano voltamos a fazer algo parecido com as declarações irresponsáveis de outro egocêntrico!
🙁
27 Abril, 2018 at 0:38
Touche
27 Abril, 2018 at 0:11
A divisão que existe neste clube é triste mas absolutamente necessária.
Seria melhor, para todos, se não existisse, claro.
Mas a realidade é bem diferente.
Que a franja insatisfeita saiba respeitar o momento para se insurgir (nas urnas e APENAS nas urnas, para bem do Sporting, obviamente) e pare de dinamitar o enorme trabalho que tem sido feito por toda esta direcção.
E que este blog caia, definitivamente, para um dos lados.
Neste momento só contribui para a confusão instalada.
SL.