Este é aquele momento em que descobres que o Bruno Fernandes é a Beth Ditto do futebol. E em que o gajo que te escreve esta crónica tenta prolongar-te o sorriso com que adormeceste, depois daquela bomba que apareceu quando já maldizias a sorte e berravas que a equipa tinha ido ao Algarve passar um fim-de-semana de férias
Ela tem excesso de peso, ele parece um lingrinhas que tomba à primeira carga de ombro. Ela é excêntrica, ele é gajo para só usar camisas brancas que até vão bem com quase tudo. Ela pinta-se, arranja-se, é uma referência pop rock; ele não sabe muito bem que raio de penteado há-de usar e está-se lixando para quem lhe diz que devia usar um aparelho para os dentes. Mas, então, onde é que este casal improvável se cruza? Na forma como nos apaixonam por aquilo que fazem.
There was a time, Before girls knew they weren’t pretty yet
There was a time, Before boys knew they weren’t tough enough
A Beth é um icon pop, representante de excelência das vozes femininas que marcam pessoas e épocas, lutando contra preconceitos e diferenças de tratamento. Está-se a cagar para o que pensam dela e exorciza os seus próprios fantasmas de cada vez que sobe ao palco, seja como vocalista dos Gossip seja em nome próprio. O Bruno é aquele jogador que tem tudo para figurar entre os melhores do mundo, que não precisa de dar nas vistas por mudar a cor do cabelo ou por ser falado fora de campo. Está-se a cagar para a “pinta de jogador da bola” e quando entra em campo faz-nos acreditar que, mesmo quando já parece arrastar-se e os passes estranhamente falhados são indício de falta de oxigénio, vai ser capaz de marcar um golaço ou fazer algo que sabe a magia.
Foi o que aconteceu ontem, em Portimão, num jogo onde o Sporting entrou a saber que uma vitória lhe permitia apanhar o benfic@ no segundo lugar da classificação. E os Leões entraram bem, a pressionar alto e a criar situações de golo como aquela logo aos dois minutos que deixou o grito de festejo atravessado na garganta de milhares de adeptos, não só daqueles, fantásticos, que tornaram o Municipal num mini-Alvalade, como de milhares espalhados pelo mundo: canto na direita batido por Bruno Fernandes, desvio de Bryan Ruiz de cabeça ao primeiro poste e emenda de Battaglia ao segundo para uma defesa quase impossível de um tal de Leo.
Era um bom sinal. Depois foi Acuña a rematar da entrada da área, para nova defesa e para Dost chegar atrasado à recargar. E o VAR aproveitou para entrar no jogo e deixar passar um penalti claro por mão de de um defesa portimonense dentro da área. De tanto insistir, o Sporting chegaria ao golo: Bas Dost ganha mais uma bola no segundo andar (na primeira parte deve ter ganho todos os duelos aéreos que disputou) e assiste para a entrada de Bruno Fernandes; este não se faz rogado e à saída do redes faz-lhe um chapéu com um toque de classe.
Dost voltaria a assistir o número 8, para um remate por cima, e Gelson partiria os rins a um defesa antes de uma trivela sem força e à figura. E estávamos nós com o jogo completamente dominado, mesmo sem forçar muito, quando um cruzamento largo, feito quase da linha lateral, apanha Petrovic e Coentrão a dormir e permite a Fabricio empatar a partida no primeiro remate a sério da equipa algarvia. Incrível balde de água fria, com Dost, o altruísta, a servir logo de seguida Bryan Ruiz (jogo miserável, um autêntico fantasma em campo) para um remate em arco e ao lado feito do coração da área.
E quando se pensava que o Sporting regressaria decidido a resolver um jogo que já podia estar resolvido, foi o Portimonense a entrar melhor (Ruiz perde a bola logo no primeiro segundo, como que dando o mote). Foram 15 minutos penosos e desligados da equipa leonina (e eu, aos berros, a perguntar porque raio é que o Ruiz não tinha saído ao intervalo para o Montero entrar), sacudidos com uma arrancada do Gelson, que não devia a bola do redes, a redonda sobra para o Acuña e este cruza para o Bruno Fernandes com as medidas de um centro para o Dost, impedindo o médio de marcar o segundo quando a baliza estava deserta. Nakajima rematou de fora da área para perceber se Rui Patrício estava acordado e dava a sensação de estarmos numa daquelas noites em que podia ter sido tudo fácil e, com jeitinho, mamávamos o segundo golo e ficávamos com um melão maior do que o do Calado.
Veio a dança das substituições, adiando ao máximo a saída de Bryan (sai Coentrão, entra Misic;cinco minutos volvidos sai Bryan, entra Montero) e acabaria por ser de Misic uma arrancada que voltou a colocar o redes adversário à prova, antes de entrarmos nos 15 minutos finais em que já parecia ser tudo mais feito com coração do que com razão, sempre com Gelson metido ao barulho, fosse pelas guinadas, fosse pelos remates desviados que quase entravam, fosse pelas rotações na área para remates sem a mira certa.
And if there’s a chance I’ll take it
And if there’s a risk I’ll take it
Até que… até que veio aquele cruzamento de Acuña para a molhada, veio o desvio do defesa e veio Bruno Fernandes, embalado, de trás, na pele daquele jogador que nos faz acreditar que «quando já parece arrastar-se e os passes estranhamente falhados são indício de falta de oxigénio, vai ser capaz de marcar um golaço ou fazer algo que sabe a magia». E soube. Dominou com o peito e sem deixar a redonda tocar na relva sacou um remate tão perfeito como um remate feito naquelas condições tinha que ser para ser perfeito. E correu. Correu em direcção a quem se abraçava loucamente, como se o pedal da guitarra puxasse um riff e a Beth, louca pelo palco, apontasse para aquele gajo e cantasse You’re the eighth wonder of the world, Undisputed, Not just another bleeding heart, But a masterpiece a work of art.
29 Abril, 2018 at 10:46
Bom dia tasqueiros!
OITCHENTA E OITCHO
29 Abril, 2018 at 10:48
Boas tasqueiros
O que eu festejei aqui em Marraquexe.
Os marroquinos e turistas a olhar para mim como se fosse maluco.
Verde e branco por todo mundo.
Quanto ao jogo…. ganhamos enfim que fosse sempre assim.
Para a semana tentarei ir a Lisboa ver contra o carnide.
SL
29 Abril, 2018 at 10:50
Uma exibição sofrível a partir do primeiro golo (que procurámos), um resultado óptimo.
A equipa está cansada, não só fisicamente mas tb psicologicamente. Fruto da pressão, muitos jogos e episódios internos.
Vale a alma e o acreditar sempre até ao fim. Perdi a conta ao número de jogos que não matámos qd devíamos (para depois gerir) e vencermos no final.
Mas vencemos! 3 pontos que têm muito do público que encheu o estádio e da magia de BF.
JJ mexeu tarde (mas não tarde de mais) e o discurso ao intervalo não funcionou.
Parabéns ao hóquei e andebol, os juniores ainda estão na luta… hoje é dia de volei. Sem menosprezo pelas miudas e pelo futsal, podemos ser campeões!
Força Sporting 😉
29 Abril, 2018 at 11:17
Dá em que canal?
29 Abril, 2018 at 12:17
Voleibol só na Btv
29 Abril, 2018 at 13:37
Txii e a que horas
29 Abril, 2018 at 14:08
18:15
29 Abril, 2018 at 11:00
Bolas.
A surpreendente escolha musical apanha-me tao off guard como me apanhou, a mim e ao prédio, sem guarda o golaço do BF, simplesmente a perfeição só ao alcance do melhor.
A música e o golo.
29 Abril, 2018 at 11:02
Um jogo igual a 90% dos outros esta epoca. Exibição fraca e vitória nos últimos minutos. Golo daquele que tem sido o melhor jogador da epoca, de longe.
Bruno Fernandes é Beth, mas Beth Gibbons.
“All the stars may shine bright
All the clouds may be white
But when you smile
Ohh how I feel so good”
29 Abril, 2018 at 11:05
Tem sido uma época longa e portanto bastante cansativa. Disso se recente a equipa e este lote de jogadores – nao ha muito mais alternativas pois essas estão lesionadas.
Não foi um jogo na garra, mas nao se pode dizer que apesar de tudo, estes jogadores nao tentaram. Estivemos perto de perder pontos, de falhar a aproximação, mas os jogadores brilhantes, aqueles que custam milhões de milhões (nao confundir com milhoes de mendilhoes), aparecem nestas alturas… alguém falou de Balakov… ai que saudades de ver gênios em ação!
Uma semana para retemperar forcas e para preparar a melhor táctica!
Ufa coração, que sofre… mas ontem sofreu de explosão…
Mas ha algo de errado, pois esta vitoria do Tondela, foi a surpresa da… época.
29 Abril, 2018 at 11:14
Foi mais um golaço! Muito perto do fim, quando há mais pressão..Não me lembro de um jogador do Sporting com esta meia distância. Nem de um médio tão completo. Mesmo contando com o Balakov. E quando ganhar mais físico
e ainda mais intensidade? 🙂 Que fique muitos anos e que nos prolongue este sorriso muito tempo
29 Abril, 2018 at 20:52
Ate ver..Balakov para mim era superior. Vamos ver como evolui.
29 Abril, 2018 at 21:16
O Diogo não deve ter tido o prazer de ver Balakov jogar com frequência. Só pode, para sequer achar que Balakov tem termo de comparação.
30 Abril, 2018 at 0:45
Exacto!
Balakov só houve um… Tudo o resto aspira a lá chegar mas o Bruno Fernandes está a esforçar-se bem…
29 Abril, 2018 at 11:23
Acuna é do c**hão.
Gelson todo quinado.
Ristovski mais um bom jogo, com ele e Picini a posição está segura.
Dost já está em modo férias.
Petrovic é um bacano. Jogador para o Sporting, nem por isso.
BF… jogou pouco, está rebentado. A diferença entre um bom jogador e um de topo é esta, fez duas coisas boas durante o jogo, e foram ambas decisivas.
29 Abril, 2018 at 11:25
A uns anos atrás, nas minhas deambulações futebolísticas na minha mente, sim desde dos 10 que fazia equipas ala NBA, inventando um campeonato com os melhores do mundo, e dando cabo daquelas Bolas Moles que se vendiam com aquelas raquetes de ténis de praia… (não, não as de madeira, mas sim aquelas de plástico….) contra a “ balizas” simbióticas da mesa de cabeceira….
…. surpreendeu-me a pesca de Bruno Fernandes por uma equipa medíocre italiana, e acompanhei à distância a sua carreira em Itália… Sampdoria etc, e desde de então estes laivos, estas pinceladas surgiam em pequenos flashes do campeonato italiano, e sempre pensei que BF seria material de Juventus, nunca imaginei que este desabrochar desde pequeno regista, desde pequeno Platini, deste pequeno Zidane, deste pequeno Del Piero…se daria em Alvalade….
Obrigado estrutura, obrigado Jesus, obrigado Bruno de Carvalho, obrigado André Geraldes…. sábado na estarei para me deliciar com o talento, vontade e querer desde extraordinário médio…
PS-faz-me pena sermos o país que somos, com Adrien, Cedric, João Mário, Adrien e Slimani…. lutávamos pela champions como lutamos pela liga Europa.
29 Abril, 2018 at 11:41
Bom dia Tasca!!!
Faltam 3 Grandes Jogos!
Tem sido uma época do caralhao! Temos tido de tudo, melhor só um Cozido à Portuguesa.
O primeiro sinal de que a estrelinha estava connosco, se bem se lembram, foi no sorteio do pré Champions.
Depois o próprio Grupo, com grandes equipas, para nos podermos mostrar e brilhar.
Sim eramos a 53 equipa Europeia, agora após terminarmos de forma digna a LE, estamos em 32(??)!
Bom… e cá por casa, a estrelinha tem sido Michelin!
As equipas que nos foram aparecendo, tanto na TL como na TP… com Porto por duas vezes a cair nos ( “malfadados” ) pênaltis e um Aves no Jamor!
Receber os nossos directos rivais em Alvalade a 2 jogos do final … ambos com os mesmos pontos…. contra Tudo e contra Todos… é digno de um Guião série D.
Contado ninguém acreditava que estávamos vivos em Todas as Provas!
Estrelinha! É o que sinto desde o início do ano! A juntar a muito Esforço, Dedicação e Devoção….
Eu Acredito muito do fundo do meu ser… que vamos ser Felizes!!!
“Só” temos de saber vencer!
Saber vencer é muito mais difícil do que se possa imaginar. Está nas nossas Mãos conseguir demonstrar a todos os que nos rodeiam, quão dignos seremos nesse momento.
Temos de saber Estar! Focar no que temos de fazer e faze-lo sem mácula!
O resto é Destino ou Estrelinha, como queiram!
Destino esse criado em cima de muito trabalho desta nossa direcção, equipas técnicas, atletas e Nós Sportinguistas!!!
Viva o Sporting Clube de Portugal!!!
29 Abril, 2018 at 11:55
Uma importante vitória da qual só vi os golos…um sofrimento redobrado. Com dois belos golos do Bruno e sem amarelos aos ”tapados”. Pena as lesões do Bruno César e do Daniel Podence, acho que fizeram (e fazem) falta, podiamos estar ainda mais colados ao topo.
Espero que as afirmações de Jesus não indiciem que vamos jogar para o 0-0 na próxima jornada pois todos sabemos como isso tem tudo para correr mal. E mais, desde abril de 2012 que não ganhamos aos lampiolhos em casa para o campeonato, desde aí: 3E e 2D, com apenas uma vitória para a Taça pelo meio.
Hoje é mais um dia importante para o Sporting:
• Garantir o primeiro lugar no futsal depois da triste derrota em Zaragoza;
• Ganhar, em femininos, o jogo difícil com o Fofó, para ter a possibilidade de resolver em casa (Alvalade??) já para a semana e para acalmar os animos de um SCbraga que espetou 9 ao Boavista;
• Ganhar a final de Vólei e recuperar um título que foge há demasiados anos.
Há ainda a hipótese do fcPorto perder na Madeira e animar mais o campeonato. As nossas hipóteses para o título são reduzidas, mas chegando à última jornada com possibilidades (mesmo que apenas matemáticas) de sermos campeões, nunca poderá ser considerada uma época falhada.
29 Abril, 2018 at 12:15
Ah, e esqueci-me de referir:
Eles andam mesmo fartos de nos ver em todas as frentes, também as modalidades já os chateiam:
“CACAU SONDADO PARA ASSUMIR COMANDO DA EQUIPA DE FUTSAL DO SPORTING
Cargo de Nuno Dias está em risco”
29 Abril, 2018 at 13:26
Cacau só com leite e bem quente.
29 Abril, 2018 at 14:19
Cacau e Café.
29 Abril, 2018 at 11:58
Delicioso, TUDO. Hoje há que ganhar no Voleibol e no Futebol Feminino. E não é tudo: PUErco e CUeca podem muito bem ser lixados por CSM e CFB. No fim-de-semana que vem, quero vitória sobre os rabolhos no andebol como entrada e que o Rod Stewart exponha o Barrote sonso ao maior enxovalho público de que há memória, de preferência com Matthieu e William recuperados, e Leão a entrar para acabar o serviço e garantirmos o 2º lugar e a CL.
É absolutamente descabido criticar desempenhos individuais; esta é a equipa mais trabalhadora e lutadora do Sporting que alguma vez vi. Alguns têm menos jeito mas toda a gente sua a camisola e isso é Impagável. (A propósito: Fernandes DEVERIA ficar conosco até ao fim do próximo Europeu. Não sei se o conseguiremos. Grande par de golos, Melhor em campo). Que o Mestre e os seus pupilos guardem a nota artística para o Jamor. Garra até ao FIM. SL
29 Abril, 2018 at 13:41
Acho que já será muito difícil segurar o Bruno Fernandes para a próxima época. Acredito que fique connosco se não fizer um bom Mundial e as propostas que cheguem a Alvalade não se aproximem dos valores da cláusula.
29 Abril, 2018 at 12:33
Ao ver Bruno Fernandes jogar a segunda parte, sentia-se que o homem podia desfalecer a qualquer momento mas, de repente, lá aparecia ele a dar uma ajuda atrás cortando lances perigosos ou, aparecendo em pleno coração da área à la Bas Dost, falhando por centímetros.
Quando parece nao ter pulmão, lá lhe aparece um extra que ninguém sabe onde o vai buscar.
Tem sido assim há largos meses
Ainda bem para o Sporting e para JJ.
Espero que Sábado volta a encher o campo com mais uma enorme exibição, mesmo sabendo que isso o colocará cada vez mais perto da porta de saída.
29 Abril, 2018 at 12:43
não se babem pelos golos do Bruno Fernandes…
Toda a gente sabe que vai o andré gomes e o pizzi.
29 Abril, 2018 at 12:45
e o manuel fernandes (russo).
29 Abril, 2018 at 13:09
Beth Ditto, Brun8 Fernandes… só me apraz dizer: “standing in the way of control”. Seja com passes teleguiados, com bombas em direção à baliza, com toques na bola que são autênticas obras de arte ou como muito bem lhe apetecer. Ver este jogador em campo é um regalo para a vista.
Achei e acho que Battaglia foi uma contratação excelente, mas este Bruno Fernandes… craquíssimo de uma ponta à outra. Que tiro certeiro ter ido buscar este senhor à Samp!
29 Abril, 2018 at 13:09
Faltam 3 jogos para terminar esta temporada. Acredito que ainda vamos acabar em felicidade mas não vamos ser campeões. Continuo a achar que esta equipa dava para muito muito mais. E tem se visto com as entradas Bryan de Petro que existiam jogadores que sem serem brilhantes podiam ter ajudado a gerir o extremo cansaço da equipa. Palhinha, BC, Iuri e Wendel são outros exemplos..É isso não é feito a rodar a equipa toda na Taça em outubro, é um trabalho semanal cuidado.
29 Abril, 2018 at 13:18
Maria…
– faltou-nos fugir da amoreira a meio do jogo…
– e a grande penalidade do Doumbia que não quiseram marcar.
Quantos pontos estavam aqui?
29 Abril, 2018 at 13:44
O que mais custa é perderes um campeonato por causa de empates com o Setúbal (- 2 pts), Moreirense (- 2 pts) e a derrota com o Estoril (- 3 pts). Só aqui estão 7 pontos…
29 Abril, 2018 at 13:21
de qualquer maneira… eles perdem hoje no funchal.
ficamos a 2 pontos.
Tudo pode acontecer.
29 Abril, 2018 at 13:30
Que grito saído da alma quando a bola só parou no fundo das redes! Tínhamos de ganhar, a entrada na Liga dos Campeões é demasiado importante para a deixarmos fugir. E agora é ganhar às toupeiras para a deslocação à Madeira ser uma consagração turística.
29 Abril, 2018 at 13:36
Balakov foi o meu grande idolo, passados estes anos todos tenho um novo Deus no futebol, seu nome BRUNO FERNANDES.
29 Abril, 2018 at 13:39
Ontem o Bruno Fernandes mostrou a diferença entre um “Craque” e um bom jogador.
No Sporting atual, só Gelson chega a este nível.
Num passado recente assim de cabeça só Matias Fernandez podia ter chegado a este nível, lesões não o deixaram chegar mais longe…já para não falar que apanhou um Sporting merdoso.
Em Portugal, só Jonas é que chega ao nível do Português, a diferença é que o Brasileiro já conta quase com “40” anos e não vou entrar em dopi…vocês sabem.
No entanto Bruno Fernandes o que impressiona em Bruno Fernandes é que jogou a este nível o ano inteiro…Fantástico.
Hoje temos Voleibol e na mesma hora, Porto vai perder pontos…temos campeonato!
29 Abril, 2018 at 13:54
Comparar Bruno Fernandes com Matias é um atentado futebolístico.
Matias Fernandez nao foi mais que uma pseudo-estrela que as bancadas de Alvalade criaram, tal como Capel.
E mais uma vez as declarações do mestre da táctica sobre BF é bazófia pura.
29 Abril, 2018 at 14:51
PB ajudou ao encostá-lo à direita.
Mas BF é muito mais jogador.
29 Abril, 2018 at 13:42
Nova faixa em alvalade “Para quando Var estrangeiro, com arbitros isentos e sem pressao”. Celebrar mas sem esquecer a pouca vergonha e a malfadez que tornou o futebol em Portugal.
29 Abril, 2018 at 14:01
Um jogo igual a muitos esta época, com futebol suficiente para ter o jogo ganho na primeira parte e a falharmos oportunidades para estarmos já descansados ao intervalo.
Penalty por assinalar, faz parte da normativa para uma arbitragem pró-carnide.
Só por isto tudo já merecíamos a vitória que surgiu tarde mas a tempo de nos colar contra tudo e contra todos colados no segundo lugar ao mais corrupto clube que há memória nas últimas décadas neste campeonato da mentira.
Temos sempre que jogar muito mais que os adversários para ganhar, sem favores, sem espinhas com muita luta e sacrificio, nós sabemos o quanto é dificil ser campeão em Portugal, a nós nada nos é oferecido, é tudo conquistado com sangue, suor e lágrimas.
Os Sportinguistas do Algarve e não só encheram o Municipal de Portimão, ontem não houve razão de queixa para se dizer que foi longe, como se viu na moldura humana verde e branca…ontem até o Brunovl foi á bola!
29 Abril, 2018 at 14:11
Grande golo de Bruno De Carvalho…….
by … Ribeiro Cristóvão
Eles nem dormem tal é a dor de corno .
SL
29 Abril, 2018 at 15:21
Esse é o grande medo do estrume que invade o futebol em portugal,..que BdC marque mais GOLOS dos que tem marcado.
Ahhhaaahhhhhhhhhhh
Estão todos borrados
29 Abril, 2018 at 14:11
Agora nem há desculpas de jogar a meio da semana, mas o nível futebolístico mantém se. UmA merda!
18 jogo a sofrer golos fora de casa? Será?? A perfeição defensiva tem destas coisas…
Coentrao e Ruiz titulares é de rir
29 Abril, 2018 at 14:15
Tenho tantas saudades de te mandar pro caralho que é hoje….. Lampião vai pro caralho…….. Fom Fom Fom
29 Abril, 2018 at 14:18
e o que é que se bebe na tasca esta tarde?
que há pra ver?
29 Abril, 2018 at 14:32
Futsal:
– Sporting CP – Belenenses
14h30 – Sporting Tv
Futebol feminino:
– Sporting CP – Clube Futebol Benfica
16h00 – Sporting TV
Voleibol:
– Toupeirense – Sporting CP
18h15 – Btv
29 Abril, 2018 at 14:35
a mesa agradece a ajuda.
29 Abril, 2018 at 14:22
O fcporco só vai empatar um jogo ate ao fim e nos ganhamos todos e somos campeoes! Mark my words!
Sporrrting!
29 Abril, 2018 at 14:34
em caso de empate com o Porto, a vantagem é deles
29 Abril, 2018 at 14:49
Bom ambiente no João Rocha! Faltam vocês aqui para encher e apoiar ainda mais os nossos campeões.
Resultado 0-0
29 Abril, 2018 at 15:00
5 min para o intervalo jogo morno, mas já podíamos ter marcado 2 ou 3.
29 Abril, 2018 at 15:01
Golooooo Diogo
29 Abril, 2018 at 15:01
FINALMENTE CARALHO
GOLOO
29 Abril, 2018 at 15:01
GOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOLLLOOO
1-0 Diogo
29 Abril, 2018 at 15:03
Acabar de ver a primeira parte do futsal e depois vou assistir aos meninos da B
29 Abril, 2018 at 15:06
Golo dos pasteis 1-1.
29 Abril, 2018 at 15:07
GOLOOOO
29 Abril, 2018 at 15:08
DIEGUINHO
29 Abril, 2018 at 15:08
GOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOLLOOOOO
2-1 Dieguinho, grande jogada!
29 Abril, 2018 at 15:10
O público está bravo com os pastéis.
29 Abril, 2018 at 15:12
Filho da puta do pastel rabolho a por se a comemorar dentro de campo pras bancadas a dar baile. Fodeu se empolgou o público e a equipa e já estão à rasca.
29 Abril, 2018 at 15:23
Obrigado. Não tinha percebido bem porquê.
29 Abril, 2018 at 15:11
Intervalo 2-1
29 Abril, 2018 at 15:19
Olhando para trás, que pena!!
Há 2 situações que não podiam ter acontecido:
Perder pontos com equipas abaixo do 4º. lugar; e
perder pontos nos jogos em Alvalade!!
Se assim fosse estaríamos destacados em 1º.
Mas a história é o que é!!
SL
29 Abril, 2018 at 15:22
Recomeçou
29 Abril, 2018 at 15:25
Golo dos pastéis 2-2