Épico, incrível, histórico. E sofrido, claro, como todas as vitórias do Sporting parecem ter que ser. 23 anos depois de Santana Lopes, então presidente do Sporting, ter colocado um ponto final no voleibol, e 24 anos depois do último campeonato conquistado pelos Leões nesta modalidade, a nação leonina reuniu-se no João Rocha para o jogo do tudo ou nada.
Com a final empatada a dois, o Sporting arrancou bem e controlou o primeiro set desde o início (apesar da desvantagem de um ponto no primeiro tempo técnico), acabando por vencer por 25-19 fruto de uma maior consistência no serviço e na defesa baixa. Mas se os adeptos leoninos acreditaram que estava dado o mote para uma caminhada tranquila rumo ao tão desejado título, enganaram-se: péssima entrada no segundo set e o Benfica a conseguir uma vantagem que jamais deixaria fugir ((3-8 no primeiro tempo técnico, 8-16 no segundo) e fechando o set com um parcial de 19-25 sem que os Leões conseguissem resolver os problemas na zona central.
Tudo em aberto para o terceiro set, com a grande interrogação de saber qual seria a equipa que ganharia uma importante vantagem. Ambas as equipas perceberam a importância deste set, como demonstra o 22-25 favorável aos encarnados que mostraram maior solidez e maior entrosamento, fruto de vários anos de trabalho em conjunto, aproveitando da melhor forma todos e quaisquer erros do Sporting para ficar com a final na mão. Mas, pese a importância da vitória neste set, a aposta de Hugo Silva em João Simões viria a revelar-se fundamental (até porque Agamez mal jogou por estar em inferioridade física). Não só trouxe uma nova dinâmica que os “nomes mais pesados” não estavam a conseguir imprimir, como foi uma das figuras de um quarto set avassalador por parte dos verde e brancos: os 5-1 do arranque levaram a equipa e o público para um sentimento de comunhão que fez o João Rocha levitar como uma velhinha Nave. A vantagem chegou várias vezes a ser de dez pontos (20-10, por exemplo, para um 25-17 final), com grandes momentos de ataque e com os benfiquistas sem saber o que fazer para responder, ao ponto do técnico José Jardim preferir poupar todos os elementos do seis inicial para a “negra” que decidiria o Campeonato.
Já eram poucos os que conseguiam estar sentados no João Rocha. Bruno de Carvalho descia da tribuna para junto da quadra, Frankis roía as unhas enquanto pensava no dérbi de domingo, Mathieu dava um banho de Sportinguismo a um puto que, a julgar pelas parecenças, deve ser seu filho. Jogava-se uma época em 15 pontos. E foi de loucos, ou não estivesse o Sporting a jogar.
Toma lá dá cá, com o Sporting a ganhar vantagem até aos 8-5 com o aproveitamento dos ataques benfiquistas que conduziam os remates para fora. Veio a estupidez da moeda que acertou na cabeça de Tiago Violas e que ninguém percebeu de onde veio e essa longa pausa quebrou o ímpeto leonino e o Benfica, melhorando o bloco, foi buscar o placard. Estava 13-13, João Simões lesionou-se, o Benfica passou para a frente e teve o título na mão, mas Dennis quebrou-lhes o match point, empatou a 14 e decidiu que o campeão seria a equipa que mais depressa chegasse à vantagem de dois pontos.
Já havia quem, exausto, se sentasse, já havia quem tivesse trocado o lugar pelas escadas, já havia quem não olhasse e a julgar pelos olhos esbugalhados já havia quem não respirasse quando Muagututia avançou para o serviço. O americano bate a bola bate na rede e cai para o outro lado, no momento estrelinha da final. Faltava um ponto, bola para cá, bola para lá, bola novamente para cá recuperada em esforço, bola para lá recuperada em esforço e tem que ser agora quando ela chega ao Dennis e ele lhe dá a sapatada que provoca a explosão de alegria, que faz o Presidente invadir a quadra e agarrar-se ao Maia e que faz os antigos pilotos da saudosa Nave abraçarem as centenas de young Jedi que vivem este clube como aquilo que ele é: um clube eclético, onde todas as modalidades merecem deixar-nos de sorriso rasgado e de lágrimas nos olhos!
2 Maio, 2018 at 10:45
Eu sei que são realidades diferentes mas, aqui se vê a “pequenez” das modalidades face ao futebol. Este triunfo no Voleibol, pelo mérito, pelo empenho, pelo significado, bem que merecia o Marquês!
Mas pronto, fico-me pela imaginação…
2 Maio, 2018 at 12:45
Por mim nunca mais punhamos os pés no Marquês, que aquilo está mais do que conspurcado.
Vitórias celebram-se no Alvalade XXI, a nossa casa.
Além disso a cidade de Lisboa não merece o Sporting.
Ao longo dos anos tem dado “bola” ao Sporting e aos outros deu estádio, pavilhão, não é Dr. Santana Lopes, grande sportinguista(?)?
Fiquem lá com o Marquês até porque já estamos habituados a ser copiados em tudo o que fazemos.
Somos Sporting, somos muito à frente!
2 Maio, 2018 at 12:59
O Marquês, para mim, lembra-me Iordanov…
2 Maio, 2018 at 15:00
Grande Iorda.
O nosso “mochilas” foi o primeiro e o mais alto símbolo das festas do Marquês.
Ainda lá voltámos 2 anos depois mas desde aí o nível tem vindo sempre a descer.
Além do mais nessa altura as festas eram espontâneas, de improviso, verdadeiras festas do povo Sportinguista, que não necessitavam de fogo de artificio. Agora parece um circo, com palanques, fogo de artificio, tudo pré-preparado. Eu sei que é a moda e se faz em alguns outros países, como por exemplo na Cibeles em Espanha.
Compreendo perfeitamente o pessoal que prefere assim, eu prefiro a festa no estádio, onde, pré-preparado por pré-preparado, há muito menos hipóteses de intromissões de “gente estranha” à festa.
Mas seja onde for, o que interessa é o Sporting ganhar.
2 Maio, 2018 at 13:24
Eu sei que era tradicão no Marquês, mas porque não comemorar os titulos das quatro modalidades no nosso João Rocha, com festa e tudo. Uma especie de dia do Sporting apenas para celebrar os titulos todos: volei, andebol, futsal, hoquei nacional e hoquei europeu?
E depois chega a equipa de futebol com a taca e o segundo lugar no bolso e as meninas entram com o titulo e a taca….. um dia verde e branco…..lindo!!!
Sim, não levamos o campeonato este ano, e perdemos a futsal cup, mas temos de celebrar tudo o resto.
2 Maio, 2018 at 11:37
Vao aparecer bilhetes no olx primeiro que no site da FPF
2 Maio, 2018 at 12:06
Por acaso, lembrei-me disso e fui pesquisar…para já, ainda não….
Inacreditável a venda de bilhetes pela FPF.
2 Maio, 2018 at 12:14
Ourgulho!!!
2 Maio, 2018 at 12:28
Era o filho do Mathieu sim. Já na taça da Liga andava no relvado em festa.
Foi incrível. Que grande dia!
2 Maio, 2018 at 12:33
Que dia em cheio para levar a pequenada a conhecer o JR!
Faz muita falta ser-se campeão.
Obrigado Bruno.
(e obrigado pelo texto, tasqueiro)
2 Maio, 2018 at 12:34
Ontem sofri com o Voleibol como nunca pensei ser possível!
Este é o “efeito” que o regresso (em força) às modalidades tem nos Sportinguistas. Costumamos dizer que o Sporting não é só futebol, mas desde que esta Direcção apareceu e trouxe com ela a aposta séria e forte no regresso das modalidades, passamos a “sentir” de outra forma o fervor do eclectismo leonino.
A construção do pavilhão João Rocha foi a pedra de toque da estratégia da Direcção. Podermos festejar este tão ansiado título em casa, num pavilhão magnífico, a abarrotar e ter em casa milhões de leões a acompanhar pela Sporting TV (mais outra coisa que esta Direcção trouxe) é algo que soubemos conquistar e que devemos saber valorizar e estimar!
A força do Sporting são os seus sócios. Dizemos isto muita vezes. Mas é em momentos destes que conseguimos sentir que somos um Clube enorme e que não é por não vencermos o tútulo nacional no futebol desde 2001 que deixamos de ser uma potência brutal!
Que orgulho em ser Sportinguista!
4 Maio, 2018 at 17:33
Jorge, concordo e subscrevo tudo o que escreveste, no entanto, apenas um ligeiro equívoco … Não vencemos o título nacional de futebol desde 2002 … Já que foi na temporada de 2001/2002.
Aquele Abraço de LEÃO!!!
SL
2 Maio, 2018 at 12:36
Mais uma excelente foto escrita.
Quem não viu ao vivo ou na Sporting TV (o meu caso) consegue visualizar no texto a tarde de ontem no JR.
Tal como eu disse a minha mulher e também à minha filha que é a minha companheira dos jogos em Alvalade, o vólei é, em jogos como o de ontem, a modalidade mais espectacular, pois os jogos ao cronómetro raramente conseguem ter finais mágicos como este teve.
No dia em que formos novamente campeões de futebol vai ser épico mas, a não ser que o sejamos tipo porto com golo do Kelvin nos instantes finais, não vai ter aquele momento, aqueles minutos finais, a última jogada com o bola lá-bola cá-bola lá-bola cá e aquele remate do Dennis, aquela bola a bater no bloco e a ir para fora, com a nação Sportinguista a viver nesta jogada cada segundo, cada recepção, cada passe, cada remate como se fosse o mais importante da história do Sporting Clube de Portugal.
Algum de vocês me sabe dizer há quanto não estava de lágrima no olho após uma vitória do nosso Sporting? Eu não me lembro.
E digam lá que as Sportinguistas não são as (ainda) mais lindas do mundo, quando choram ao telefone a dizer a alguém do outro lado “Ganhámos! Somos campeões!”.
Hoje, no emprego vieram-me perguntar se tinha visto o Real e eu só lhes disse “É pá eu vi o Real mas depois daquele jogão de vólei o jogo do Real para mim não teve importância nenhuma”.
Ah, parabéns à Sporting TV por ter mostrado ao mundo, principalmente a muitos lampiões que devem ter visto o jogo, como se comenta um jogo da equipa do nosso coração de forma isenta e apenas no final se deixa sair cá para fora a natural euforia da vitória, não deixando no entanto de manter a dignidade própria de um enorme clube.
2 Maio, 2018 at 12:44
Se o texto do cherba esta espectacular este não fica atrás , parabéns .
SL
2 Maio, 2018 at 12:45
Realmente, o cansaço mental do jogo de voleibol tirou qualquer foco no jogo do real
2 Maio, 2018 at 12:55
Ontem disse precisamente isso sobre a questão dos jogos com crónometro em relação ao vólei… é incomparável.
Para mim os melhores jogos (em termos de emoção) que tenho visto no João Rocha foram os do vólei. Foi assim no 1º jogo do campeonato com o benfica e agora nestes jogos. É pena a competitividade não ser maior com outras equipas.
2 Maio, 2018 at 13:56
A mesma emoção que tive ontém tive-a no ano passado com o Andebol! Foi muito semelhante, inclusivé com o mesmo adversário!
A descarga de adrenalina foi demais, dei um chutão numa bola que me soube tão bem 🙂
2 Maio, 2018 at 14:09
Lá se foi a cristaleira 🙂
2 Maio, 2018 at 13:05
Consegui entrar novamente na lista de espera da fpf.
2 Maio, 2018 at 13:13
Sou o número 2780….. entrei há 7 minutos e andou 100 números… acho q vai ser para esquecer. A lista já vai em 14000…
Enquanto escrevia isto o site foi abaixo…inacreditável
2 Maio, 2018 at 13:17
E pronto já não se consegue entrar outra vez
2 Maio, 2018 at 13:18
É nas bilheteiras de Alvalade…. Temos fila significativa
2 Maio, 2018 at 13:35
Já nem para a bilheteira se consegue entrar…só me apetece ir à FPF e espetar biqueiros naquela merda…farto desta mensagem do “algo correu mal”
Isto não lembra a ninguém…sempre a mesma situação e não há modo de tratarem deste processo.
2 Maio, 2018 at 13:47
Grande Sporting!
Parabéns e Obrigado equipa!
Campeões Nacionais de Voleibol!
Melhor prenda de aniversário com esta conquista neste regresso do Leão à modalidade.
E ainda esta semana mal começou. Já só penso na vitória do Bicampeonato de Futebol Feminino e Andebol.
Primeiro título na nossa nova casa, numa semana que podemos festejar o segundo.
Parabéns Sporting e todos os leões que fizeram todo aquele ambiente fantástico. Orgulho em toda a equipa e na direcção que mais uma vez vê reconhecido todo um trabalho com um merecido título também.
E em especial ao Capitão Miguel Maia.
E o Sporting é o nosso grande amor!
2 Maio, 2018 at 13:51
foi lindo!
2600 pessoas a tornarem o Pavilhão João Rocha num autentico vulcão.
Se me perguntassem antes, preferia ganhar por 3-0, mas tinha de ser assim, como desabafou um adepto que estava atrás de mim, com este clube é sempre assim, sofrer até ao fim, mas perante uma equipa tão boa como o carnide, não se podia esperar facilidades.
um jogo preso por detalhes que podia cair para qualquer. quando o Garrett faz aquele serviço, só me lembrei do filme match point do woody allen 🙂
correu bem.
a minha mulher que nasceu benquista é adepta confessa do Miguel Maia e vibrou como eu com a conquista do campeonato. Ela foi jogadora e arbitra de voleibol e ficou estupefacta com a quantidade de vezes que os jogadores do carnide faziam transporte e o arbitro não sancionava… Amorzinho, bem vinda ao Sporting 🙂
2 Maio, 2018 at 13:54
Paneleiros do caralho. Consegui entrar, consegui escolher os bilhetes, e berrou na parte do pagamentos. Filhos da puta.
2 Maio, 2018 at 14:04
Igual aqui
2 Maio, 2018 at 14:05
Tou a aguardar agora que a pagina carregue, a ver se me passa para a fase seguinte.
2 Maio, 2018 at 14:08
O meu crashou. Já nem entra na página
2 Maio, 2018 at 14:09
O volei é um dos desportos que mais gosto de ver na televisão. Uma boa transmissão televisiva sem grandes capacidades técnicas mas bem feita, os comentários como aqui já alguém disse bem estruturados e com um nível de isenção que fez corar de vergonha não só a transmissão do jogo anterior na toupeiraTV, mas também muitas estações nacionais começando pela pública.
Grande vitória de uma equipa aguerrida que sofreu e nos fez sofrer até tornar verde a negra mais negra que seria possível de jogar.
Comovente o final, com um grande jogador, um grande capitão e acima de tudo um grande desportista do Sporting a chorar abraçado ao presidente a quem também comoveu. Miguel Maia é o exemplo daquilo que deve ser um atleta do Sporting, não interessa a idade, mas sim a devoção. Espero que saibamos manter conosco estes grandes homens que como dizia o poeta “se vão da morte libertando” e não falem em ídolos zero.
O presidente que eu critiquei naquela semana horribilis, voltou aquilo que eu vi nele quando votei a primeira vez, um exemplo de Sportinguismo, continue nesta senda de bom trabalho que tem tudo para se tornar um dos grandes entre os grandes na história do nosso clube.
2 Maio, 2018 at 14:12
O meu crashou. Já nem entra na página
2 Maio, 2018 at 14:15
Frederico Varandas na fila em Alvalade para comprar bilhete para a final da taça.
Respect
2 Maio, 2018 at 14:30
“SPORTING afasta responsável médico da equipa de futebol. Médico, para ir às final, foi visto visivelmente agastado nas filas para comprar bilhetes”
Fica a dica para o CM… de borla.
2 Maio, 2018 at 19:30
Não será para ele, certamente…..
2 Maio, 2018 at 14:16
Só hoje é que consigo escrever sobre ontem. Magnífico e muito significativo: o Voleibol é um dos desportos mais lineares e regulamentarmente correctos que existem. A interferência das más arbitragens é muito menor do que nos desportos de contacto. Os adversários (dignos) eram tricampeões, o que juntamente com o regresso da modalidade, torna este primeiro título no JR muitíssimo relevante. Raras vezes terei sofrido mais com qualquer outro jogo do Sporting do que sofri ontem no 3º set.
Toda a gente já está a pensar no derby, como é óbvio. Mas no Domingo há mais dois títulos para tentar conquistar. Devemos estabelecer, finalmente, o novo recorde europeu de espectadores de um jogo do campeonato feminino; e encher completamente o JR, para recebermos devidamente as papoilas e acabarmos o fim-de-semana em beleza.
VIVA o Sporting!
2 Maio, 2018 at 14:20
Por aqui não sei como chegou ao método de pagamento…mas não sai deste passo….
2 Maio, 2018 at 14:27
Fdx!!!! Que vergonha…fiz os passos todos, meti dados do cartão, meti a mensagem com o código que recebi do banco para autorizar a compra e no fim…the service is unavailable….enfim
2 Maio, 2018 at 14:29
Isto é ridiculo…está tudo ao mesmo…aqui no escritório estão 2 putos desesperados para arranjar bilhete, um deles aconteceu o mesmo que a ti. Foram até ao fim e na altura dos dados do cc foi-se…
Eles pediram licença aqui para comprar bilhetes…eu como já sabia o que por lá andava e como é para o Sporting disse para estarem à vontade…coitados…estão em brasa…
2 Maio, 2018 at 14:31
Mais um aqui ao mesmo…
Agora já dá mensagem de não haverem eventos disponíveis.
2 Maio, 2018 at 14:33
Bom, fiz refresh depois de dar erro no pagamento e recebi a confirmação da compra efectuada!!!!! Apesar disso, não recebi nenhum e-mail, para já…como é a FPF até ter o e-mail, desconfio…
Ah e já aparece como esgotado no site da federação.
2 Maio, 2018 at 14:47
Vergonha de fpf
2 Maio, 2018 at 14:49
Este site da FPF é simplesmente nojento.
Depois de muito clicar, entrei, escolhi os bilhetes, cheguei à fase de pagamento e…foi-se abaixo.
Segue queixa para a ASAE.
Se alguém conseguiu comprar e queira vender 2 bilhetes, compro, seja qual for a zona do estádio!
2 Maio, 2018 at 15:03
+3
2 Maio, 2018 at 14:50
A troop da desgraça já deu entrevista aos jornais a felicitar o campeão voleibol?
2 Maio, 2018 at 14:56
Quem comprou e quiser vender bilhetes, eu compro para que zona for!
Precisava de três… 🙁
SL
2 Maio, 2018 at 14:56
Bem, não sei como mas safei-me. Mais de 7 horas a fazer refresh…de repente, abre a página dos bilhetes..não entendo isto.
Para quem não conseguiu, apenas uma ideia: a única opção que me apareceu foi “levantamento na bilheteira do estádio”. Ou seja, apenas será possível levantar no estádio e no dia do jogo. Como tal, acredito que possa existir malta que tenha comprado o número possível de bilhetes (4) e que no dia tenha que se desfazer deles porque não vai dar para grande candonga. Por isso, quem tenha paciência que vá até ao estádio no dia do jogo. Acredito que dê para safar.
2 Maio, 2018 at 14:58
Eu fiquei-me pela fase de pagamento e crashou.
Simplesmente nojento…
2 Maio, 2018 at 15:05
+1
É incrivel o quão amador é este site! Primeiro (madrugada) havia fila depois o site fica indisponivel, pelas 14h volta a haver a fila, volta a ficar indisponivel, depois num F5 vai directo para a venda chega-se ao pagamento e vai a abaixo… agora está esgotado. Como é possível não assegurarem, pelo menos, neste dia condições no sistema informático, ao nível de servidores etc?
2 Maio, 2018 at 15:14
Ano após ano é esta pouca vergonha na venda online, seja qual for o clube que esteja na final e não alteram nada pois convém-lhes encapotar a oferta de bilhetes aos amigos.
Toda a merda que superviosiona esta venda fecha os olhos pois também mamam lugares na final…
2 Maio, 2018 at 15:04
Tens a certeza?! Como é que se pode confirmar?!
Um dos putos acha que conseguiu mas não tem a certeza…
2 Maio, 2018 at 15:06
Boa sorte pra ele!!!
2 Maio, 2018 at 15:20
Quando faz login, na parte/separador “as minhas compras” encontras lá o historial de bilhetes. Se ele tiver conseguido, está lá o pdf com o registo da compra dos bilhetes.
Neste momento, até para entrar no site é uma eternidade.
2 Maio, 2018 at 15:21
Ah e no final do processo da compra aparecia uma mensagem a dizer qualquer coisa como “compra efectuada com sucesso”. Para além disso, pode sempre confirmar no historial dos movimentos do cartão, se está lá o movimento referente ao pagamento.
2 Maio, 2018 at 15:25
Não lhe apareceu a cena da operação com sucesso mas aparece no historial das compras…ele pensou que não tinha, foi ao historial só mesmo por descargo de consciência e aparece lá…
Se calhar tem de esperar 2 ou 3 dias para tentar confirmar no cartão de crédito…e mesmo assim…já o aconselhei a tentar daqui a uns dias junto da FPF para garantir. Como aquilo estava eram capazes de cobrar e aquilo não ter dado…
2 Maio, 2018 at 15:32
No meu historial de movimentos já aparece o valor dos bilhetes, contudo ainda como autorização..
Por outro lado, no pdf que a FPF criou para a cena dos bilhetes aparece lá a indicação que é enviado um e-mail de confirmação. Não recebi tal e-mail…
Na minha área de compras, aparece tudo certo com número de “encomenda” e todos os dados para levantamento dos bilhetes.
Que cena surreal.
2 Maio, 2018 at 15:38
Acabei de receber o e-mail de confirmação.
2 Maio, 2018 at 15:44
Cuidado com essa merda dos emails…
2 Maio, 2018 at 15:45
Bacano! Parabéns crl!!
Esta merda é uma luta…
2 Maio, 2018 at 15:40
Ele acabou de receber a cena para levantar os bilhetes…por isso deve mesmo estar. Já lhes disse para saírem, chorarem e gritarem à vontade lá fora para descarregar e depois voltar mas desta vez para trabalhar! 😀 !
2 Maio, 2018 at 15:46
Vou acreditar que isto foi obra divina por estar durante 7 horas a fazer refresh…..
Só mesmo o Sporting para fazer um gajo inibir-se de trabalhar e enganar o empregador ahaha
2 Maio, 2018 at 15:53
a bilheteira abre uns dias antes para levantar os bilhetes…não é no dia do jogo !
Foi assim em 2015
2 Maio, 2018 at 15:15
Gelson e Bruno Fernandes no Estoril Open.
2 Maio, 2018 at 15:26
Muito fixe a reportagem por jogo com o jantar da equipa com a direção.
Lá estava de novo aquele holograma do Hugo Silva ao lado do Presidente, ambos bem dispostos.
A SPORTING TV está de parabéns. Esta tecnologia ilude qq um… Quase que parecia que o Hugo Silva estava mesmo ali… Ganda evolução da scptv.
2 Maio, 2018 at 15:37
Perdoem me a ignorância mas quem é o Hugo Silva?
2 Maio, 2018 at 15:43
É não, foi.
Era o treinador que foi demitido em Outubro ou Novembro… Curiosamente conseguimos outro com o mesmo nome 24h depois para treinar a equipa contra um adversário no Norte.
2 Maio, 2018 at 16:05
Bom trocadilho da Scptv:
“SPORTING campeão a 1 de Maia”
Bem sacada.