Numa semana que era determinante para as aspirações dos nossos sub-19 em revalidar o campeonato nacional, acabamos por infelizmente confirmar praticamente o título do rival Benfica.
Em Alcochete, os juniores não foram além de um empate frente ao Leixões, estiveram a perder quase até final, não foram consistentes nem ameaçaram especialmente a baliza adversária, num jogo francamente mal conseguido que permite que o líder se afaste ainda mais. O Benfica esteve a perder frente ao Vitória de Guimarães mas deu a volta, o Braga e o FC Porto empataram entre si e já só os encarnados dependem de si para chegar ao título de campeão nacional no escalão.
Uma temporada em que estivemos longe de ser a melhor equipa em termos de ideias de jogo e valores individuais, mas que parecia ter ganho novo fôlego neste apuramento de campeão com luta até final pelo bicampeonato. O futebol acaba por ter alguma justiça neste caso, uma vez que fomos acumulando vitórias muito à custa de bolas paradas, crença e talento dos nossos atletas, longe do futebol espectacular e fluído que vimos nas duas épocas anteriores. Sem querer atirar a toalha ao chão, parece-me que se trata de uma questão de semanas até que o SLB se consagre, a nós cabe-nos continuar a dar luta e a complicar as contas até ao apito final do último jogo.
Para já, e porque não se devem construir opiniões desportivas com base apenas nos resultados, digo apenas que mesmo sendo campeões, estes juniores e o seu modelo de jogo estão longe de ser a melhor equipa em prova e longe da qualidade de jogo que os seus interpretes parecem prometer.
Já no escalão de Iniciados, duas notícias com dois efeitos bem diferentes. Os sub-15 foram até ao Seixal empatar a uma bola (o nosso golo foi marcado por Adriano Almeida) e mantêm-se a dois pontos de distância do líder Benfica. Os meninos continuam a depender de si para chegar ao título, mas perderam uma grande oportunidade de passar para a frente e gerir o que falta da competição. A próxima partida é já frente ao FC Porto, no dia 13 de Maio pelas 11h00.
A melhor notícia da semana chega-nos dos Iniciados B, que se sagraram campeões regionais com 185 golos marcados e 13 golos sofridos em apenas 30 jogos. Os meninos venceram por 29 vezes e perderam apenas uma, tendo celebrado a conquista no passado fim-de-semana.
*às terças, a Maria Ribeiro revela os seus apontamentos sobre as novas gerações que evoluem na melhor Academia do mundo (à excepção do Dubai)
8 Maio, 2018 at 17:43
O treinador pôs-se em bicos de pés e só fez merda durante todo o campeonato.Humildade nunca fez mal a ninguém,ainda tem muito que aprender.
8 Maio, 2018 at 17:51
Um bocado isso, também! 🙁
8 Maio, 2018 at 17:49
Escreve-se benfic@…. cuidado com a ortografia!! Aiiiiii
8 Maio, 2018 at 18:13
Penso que é preciso estar com mais atenção aos talentos que por aí andam e que é preciso ser mais assertivo para os trazer para o clube, desde cedo.
Até aos Iniciados acho que ainda é cedo para ter uma opinião minimamente definitiva sobre os jogadores. Nos Juvenis já dá para ter uma ideia ainda que haja tempo para que o processo se altere – ou um jovem de quem se espera pouco passar a ser valioso, ou um que se acha valioso desaparecer. Nos Juniores a coisa já é mais definitiva, continuando a não ser absolutamente definitiva.
Eu vejo pouca qualidade nos juniores. Poucos podem sequer aspirar a chegar à equipa A – talvez 2 ou 3, ou 4. Há uns anos, nesta altura, viam-se 7, 8, 9 , 10 jogadores, que depois faziam chegar 4, 5 ou 6 à equipa A, dos quais se aproveitavam 2 ou 3… Isto faz-me pensar que destes juniores talvez chegue lá um, e vamos ver se dá para aproveitar – e já não meto o Leão nestas contas pois já está nos A.
Talvez passe por trabalhar mais os jogadores mentalmente, fazendo-os ter um outra atitude – penso que a atitude faz muita, mas muita mesmo, diferença nesta fase da carreira dos jogadores – fase final da formação e passagem para o futebol sénior.
O que tenho visto, de há uns anos para cá, é uma aposta mais acentuado nos jogadores grandes e com físico, e em alguns jogadores rápidos, mas pouca aposta em jogadores tecnicistas e com uma abordagem ao jogo acima da média.
8 Maio, 2018 at 18:46
Jogadores com potencial para a equipa A, da geracao de 1999
Max, Thierry, Bragança e Rafael Leão.
Tenho alguma expectativa em relacao ao Tomas silva e ao Mitrovski.
Esta geracao é muito melhor do que a de 1998. A geracao de 2000 com Tiago djalo, BaviKson, Bernardo e Bras é tambem muito boa.
8 Maio, 2018 at 19:03
Quanto a geracao de 1998 penso que os melhores Demiral, Abdu Conte, Bruno Paz e Pedro Marques dificilmente la chegarao…. mas aguardemos.
8 Maio, 2018 at 18:54
desculpem os offs
1- pelo que ouvi, ruben dias vai apanhar 2 jogos, ou seja este do proximo fds e o primeiro da proxima epoca
2- sairam os horarios da ultima jornada:
os 3 jogos que nao interessam para nada: aves-chaves 6f, guimaraes porto, sabado a tarde e o boavista belenenses sabado a noite
os outros jogos sao as 18h de domingo
8 Maio, 2018 at 18:59
Parece-me bem. Espero q às 20h estejamos aqui a comemorar um excelente resultado é, se possível, acompanhado de uma boa exibição.
8 Maio, 2018 at 19:05
Jardel e Rúben Dias castigados, sobram Luisão e Samaris para centrais.
8 Maio, 2018 at 21:02
eu ia dizer vao buscar alguem a B, mas lembrei-me que a b deles vai jogar a manutençao contra o Porto B
8 Maio, 2018 at 21:52
Kalaica ou Karacas ou lá o que é.
8 Maio, 2018 at 21:57
era uma opçao, mas eles vao jogar a manutençao contra o porto b, nao vao tirar de la ninguem, ainda mais porque eles querem manter a equipa b na segunda liga
8 Maio, 2018 at 23:25
Karaças?
8 Maio, 2018 at 19:04
O Coentrão também levou com um sumaríssimo.
8 Maio, 2018 at 21:01
mas nao será castigado, é para levar apenas uma repreensao
8 Maio, 2018 at 19:06
Esperava uma vitória dos juniores, clara.
Agora é vencer no Seixal e esperar que empatem um jogo.
Complicado.
8 Maio, 2018 at 19:14
Boas Tardes, Caros Tasqueiros.
Depois de ler o que os Caros Tasqueiros escreveram nos outros tópicos quanto ao “esquema táctico” de Jorge Jesus, da falta que temos de um avançado que seja a 1ª linha de defesa (Slimani), de que o Jorge Jesus pretende jogadores que se adaptem ao seu sistema de jogo (em vez de adaptar o seu sistema aos jogadores disponíveis), venho por este meio colocar as seguintes questões:
1- Quanto a “PL que defenda”:
Quem é que nos milhafres era um “Slimani”? Oscar Carsozo? Lima? Rodrigo? Jonas?
2- Quanto às “preocupações defensivas” dos extremos (já que vemos Gelson a desdobrar-se em esforços defensivos):
Extremos como Di Maria, Gaitan, Sálvio era realmente pedido o esforço defensivo que se exige a Gelson Martins? E, já agora, a Acuña, que a meu ver tem muitas mais capacidade ofensiva para dar, mas que é “cortada” pela sua necessidade de vir ajudar o lateral?
INDEPENDENTEMENTE da questão da arbitragem, para mim a grande diferença nos tais “esquemas tácticos” é que nos milhafres o Jorge Jesus tinha um “triângulo defensivo” muito forte entre os centrais e o médio defensivo (jogadores como Ramires, Matic, Enzo…) que era capaz de “fechar” o jogo interior do adversário ao mesmo tempo que era capaz de levar a bola à área adversária (principalmente Ramires e Matic).
É a grande diferença que vejo para o SCP, que tem num dos seus elementos objectivamente mais valiosos uma “menos-valia” grande para o esquema táctico utilizado. Sim, o William Carvalho. O William é um médio de transição ofensiva, de construção da primeira fase do ataque, e é incapaz de fazer o mesmo “papel” do que Ramires, Matic e Enzo.
O que desequilibra por completo o “meio-campo-a-dois”, pois obriga os ala/estremos e, mesmo, os avançados a ter maiores preocupações defensivas do que DEVERIAM TER.
SE JJ continuar para o ano (facto que eu só justificaria por estarmos “agarrados” contratualmente) e se for para continuar a jogar com o mesmo esquema táctico, William Carvalho (que é um excelente jogador para determinado tipo de jogo) pura e simplesmente não tem lugar no onze. Áté Battaglia, com as suas limtações ofensivas, cumpriria melhor o papel que JJ destina ao seu “6”.
Pode-se dizer que a coisa funcionou com o Adrien no primeiro ano de JJ. Pois, mas os dois jogadores tinham uma pequena vantagem, que era de jogarem juntos há algum tempo…
SL
8 Maio, 2018 at 19:24
Depois de Mestre Aurelio Pereira ter praticamente deixado a sua actividade,
pela sua idade e pelo seu acidente, o Sporting não tem tido a mesma captação para as suas equipas. Cada vez é mais difícil descobrir talentos, pois antigamente havia menos clubes a fazê-lo e agora há muito mais e os nossos grandes rivais têm apostado muito forte nisso. A idade chave para descobri-los é com 11, 12 anos antes de eles entrarem para a Academia com 13. Neste momento há empresários que já procuram os pais e falam com os clubes, é necessário também fazer uma pesquisa forte em certos mercados no estrangeiro para trazer para a Academia miúdos com á volta de 16 anos. Antigamente era um trabalho mais familiar, agora tem que ser muito profissional nunca perdendo a base familiar e humana que era aquela de Aurelio Pereira
8 Maio, 2018 at 22:11
Investia mesmo muito no scouting. A começar cá.
Já fomos líderes indiscutíveis, depois houve um enorme retrocesso por questões financeiras.
Sei que é difícil andar a ver um miúdo, ter quase tudo acordado e depois os lamps dão aos pais 1000€ e os putos vão para o Seixal, mas não podemos desistir do Scouting nacional.
8 Maio, 2018 at 20:25
a ideia chave é disputar o título até ao último jogo.
e é isso que vamos fazer.
Não está tudo decidido nos juniores.
8 Maio, 2018 at 21:44
Boa análise Livramento.
William tinha que escolher pelo menos um de dois caminhos para ser de Top (e ele tem o potencial): Ser um portento defensivo e correr dez vezes mais do que corre, ou ser uma espécie de Bruno Fernandes e ter muito mais entrega, treino e naturalmente, mais golo. Não estou certo que queira sacrificar-se diariamente para ser qualquer uma das duas opções.
Para mim há dois tipos de jogadores talentosos: Os quaresmas, meros rodapés do futebol, e os ronaldos, verdadeiros compêndios.
8 Maio, 2018 at 21:51
Cheira-me que este castigo ao Ruben Cacete Dias vai trazer “atrelado” castigo ao BF….
Tou cá com um feeling… PArece que o CJ pode se quiser (olha quem, o escuteiro) instaurar um “sumarissimo” (como se chama agora não sei).
8 Maio, 2018 at 21:56
ve a resposta que te dei no outro post
8 Maio, 2018 at 22:00
O Bruno Fernandes não pode ser castigado.
Se calhar vão tentar é lixar o Coentrão.
8 Maio, 2018 at 22:02
ou nao,
nao consideraram agressao( como no caso do ruben dias), mas sim conduta anti desportiva, na pratica safa-se com uma repreensao, ate porque o que ele fez foi o mesmo que o ruben dias dez ao gajo do paços que lhe valeu uma repreensao
8 Maio, 2018 at 22:11
O Coentrão é impossível… tem braços abertos e claramente está a separar os outros.
8 Maio, 2018 at 22:20
Acho quase impossível castigarem o BF… Só não digo que é impossível porque isto é Portugal!
8 Maio, 2018 at 22:23
o BF é impossivel, certo ou errado existiu uma decisao que foi a de dar amarelo
8 Maio, 2018 at 23:30
Exacto mas isto é Portugal… 🙂
8 Maio, 2018 at 22:26
Este castigo é de fácil explicação…
Eles sabem que ganham com ou sem ele e vai servir de argumento para eles “provarem” que não mandam no sistema e que são uns coitadinhos…
8 Maio, 2018 at 21:59
A questão do William é muito pertinente e basicamente tem a ver com o Adrien, que era capaz de repor equilíbrios quando a equipa perdia a bola, de pressionar e de caçar os adversários, ao mesmo tempo que sabia entregar a bola com qualidade.
Sem o Adrien, que já com o Leonardo Jardim fazia esse papel, as limitações do Wiliam — que é um enorme jogador — têm mais peso no colectivo.
Nem o Battaglia nem o Bruno Fernandes conseguem fazer o que o Adrien fazia e isso condicionou o jogo do Sporting durante toda a temporada.
8 Maio, 2018 at 22:12
Um Adrien (focado) este ano era o que nos faltava para uma equipa quase perfeita.
8 Maio, 2018 at 22:23
Sem dúvida.
Até porque tinhas o Batta para rodar na mesma e descansar os outros.
8 Maio, 2018 at 23:31
Sem duvida!
8 Maio, 2018 at 22:09
Boas Noites, Caros Tasqueiros.
Outra questão: o Rui Patrício.
Pessoalmente, estou um bocado farto de ver discutidos cenários da saída (por venda) do jogador.
Primeiro Ponto:
Rui Patrício tem 30 anos. O SCP não o vai vender por € 35M, € 30M. Esqueçam. A não ser, claro, para um clube qualquer da China ou das Arábias, que pretendam “torrar dinheiro”.
Segundo Ponto:
€ 15M será um cenário mais real. € 20M? duvidoso, mas ok, possível.
Independentemente da vontade do jogador, valerá a pena o SCP vender o Patrício por um máximo de € 20M?
Se depender exclusivamente da vontade do Clube a resposta tem que ser necessariamente negativa.
O Rui Patrício não só é um excelente GR (não é um dos melhores da Europa, não caio nesse exagero!) como é uma “amostra viva” da aposta do SCP num jogador, o que poderá ser, sempre, um “estandarte” para atracção de jovens jogadores para o nosso Clube.
Desportivamente, perderíamos mais do que ganharíamos financeiramente, IMHO.
Terceiro Ponto:
Quanto teríamos que gastar para “trazer” um GR capaz de substituir Patrício?
Não estamos em tempos de “apostas”, ou de “projectos”. A nossa realidade é ganhar JÁ.
€ 5M? € 6M? E quem? Qual o GR de qualidade que podemos contratar?
Conclusão: a não ser que o Rui “force a saída”, ele deverá continuar entre nós.
SL
8 Maio, 2018 at 22:13
Por mim acabava cá a carreira, mas se a proposta do Nápoles for real (e o ordenado que se fala), não há muito a fazer após o mundial.
8 Maio, 2018 at 22:13
Concordo 300%! Ou 400%…
Patrício não é para sair porque NUNCA virá alguém da sua qualidade por menos do que ele for vendido…
8 Maio, 2018 at 22:16
E até pela mística que é ter alguém da casa tantos anos… cada vez mais raro.
8 Maio, 2018 at 22:19
Por TUDO!
Só há uma razão para deixar sair o Rui: muito dinheiro – de 30M€ para cima, para o clube!
Não havendo esta razão, não há mais nenhuma!
8 Maio, 2018 at 22:27
Outra (possível) razão: Vontade do jogador.
8 Maio, 2018 at 22:41
Rui tem contrato até qd?
8 Maio, 2018 at 22:53
2022
9 Maio, 2018 at 7:02
Então tem de haver uma boa quantia…
8 Maio, 2018 at 23:36
Sim, pode querer sair mas… tem contrato!
Por isso é bom que o BdC perceba que não há necessidade em fazer certas coisas quando o nosso interesse, acima de tudo, é manter um jogador que é difícil substituir. O interesse do Sporting é que o jogador fique, a não ser que paguem o valor dele (de 30M€ para cima)… Como acho muito difícil que paguem isso, é o interesse do Sporting que deve prevalecer, ou seja, as “vontades” do presidente e as vontades do jogador ficam para segundo plano. Há toda a vantagem em “fazer as pazes”… os dois cujas “vontades” são secundárias!
8 Maio, 2018 at 22:20
Tirando as tremideiras com os pés até concordo que seja um dos melhores.
8 Maio, 2018 at 22:31
Neste momento ate o acho dos melhores da Europa. Fortíssimo entre os postes e no 1×1, ate no jogo de pes melhorou.
9 Maio, 2018 at 0:50
Concordo em absoluto.
RP nunca poderá sair do Sporting. Se esta época ganhámos muitos pontos no final da partida ou nos descontos, foi porque lá atrás RP nos manteve no jogo.
Tirando o 2 golo na Grécia, que acho muito mal batido, não me lembro de mais nenhum erro “grave” esta época…O que diz quase tudo.
O jogo com pés, embora melhor mas nada especial, tira o do top3 de GR na Europa
8 Maio, 2018 at 22:17
Um pequeno OFF que pode não ser tão pequeno assim…
O jogo foi no sábado.
Passou domingo…
Passou 2ª feira…
Passou 3ª feira…
Nem uma palavrinha da Direcção sobre o que os parvalhões das claques fizeram no início do jogo?
É esta a direcção que QUER TER MORAL para falar dos “adeptos organizados” do Benfic@?
Sou só eu que não entendo como o CLUBE não criticou veementemente o que aconteceu?
🙁
8 Maio, 2018 at 22:22
quando sair a multa( ainda so saiu os castigos por causa dos jogadores e dos treinadores e as multas dos speakers) vamos ver
é que ou nao apareceu nada no relatorio( o que é estranho, porque os delegados da liga com canticos e petardos dizem sempre quantos sao e aos minutos) ou entao vem no segundo mapa de castigos
8 Maio, 2018 at 23:41
Não é só a multa que está em questão!
É o facto do clube ter mantido um silêncio incompreensível… Isso é que é grave.
A multa depois é uma coisa interna do clube. Se, como disseram aqui, são as claques que pagam, ok, acho bem. Mas isso levanta outro problema que é, como têm as claques dinheiro para, TODAS AS SEMANAS, pagarem estas multas?
É com o dinheiro do “merchandising” deles, ou é com dinheiro que fazem à conta do clube? É que a resposta a isto levanta uma série de outras questões…
8 Maio, 2018 at 22:29
É uma situação um pouco delicada, pq apesar de ser algo mau para o clube (por causa da multa) uma grande parte dos adeptos acham a pirotecnia algo lindo e incrível.
Consigo ver os dois lados.
O q fode tudo mesmo é a multa.
8 Maio, 2018 at 23:38
Foda-se!
Não dá para entender isso!
Queres foguetes, vais à madeira na passagem do ano… 🙂
9 Maio, 2018 at 19:05
Parece que a multa é igual se for arremessada 1 tocha ou 20 tochas …
Já quanto ao propósito para o espectáculo de pirotecnia naquele momento … Têm a palavras os membros das claques … Contudo, quer-me parecer que teve algo a ver com a morte do adepto italiano, Marco Ficcini, pois se observarem bem este tipo de manifestação pirotécnica costuma ocorrer muito em Itália. E esqueçam lá essa conversa de lãpião rabolho que queriam logo colar como protesto contra o Rui Patricio … Quanto ao momento em que a mesma ocorreu, suponho que tem a ver com o simples facto de não permitir a identificação de quem lança as tochas, pois coincide com o fim da brutal (mais uma) coreografia que a CURVA nos presenteou …
Viva o SCP!
9 Maio, 2018 at 19:11
Fazia sentido o Rui Patrício ser apertado e no fim do jogo ir bater palmas à curva Sul???
Comer gelados é trends…
10 Maio, 2018 at 14:00
Pois …
Anda tanta gente “a comer gelados com a testa” no que às noticias do SCP diz respeito que nem sei se as principais marcas de gelados não deveriam criar uns produtos especificos para o efeito …
SL
11 Maio, 2018 at 21:59
Boa noite!
Antes de mais obrigado pelas felicitações da conquista do campeonato distrital. Apenas umas correções:
– Apenas se disputaram 27 jogos até ao momento, vencendo 24, empatando 1 e perdendo 2;
– 86 golos marcados e 6 sofridos, já ninguém marca esse número de golos atualmente porque felizmente as equipas que disputam este campeonato já estão muito bem orientadas e há poucas goleadas;
SL