Mariana Cabral, treinadora da nossa equipa de juniores femininas, que contabilizam 42 vitórias em outros tantos jogos disputados desde a sua criação, numa entrevista ao Jornal Sporting que vale a pena ler pela perspectiva muito interessante sobre a formação e o momento actual do futebol feminino em Portugal.
8 Maio, 2018 at 14:27
Depende do treinador e da sua personalidade.
Ora podemos assistir a um retrocesso ou então ficam parados no “seu” tempo.
No 1º exemplo, poderia dar o Domingos Paciência.
Para o 2º exemplo, Mourinho e Van Gaal.
E o nosso Jorge Jesus, o que acham parou no tempo? Continua disponível para evoluir?
Esta aberta a discussão, sejam respeitosos nos comentários…ou não.
8 Maio, 2018 at 14:33
com tanta coisa boa que a Mariana diz… estou-me nas tintas para essa equação
8 Maio, 2018 at 16:37
foda-se a mariana faz inveja a muitos treinadores da 1 liga.
adorei a entrevista cheio de conteudo e alma.
não me admirava nada que o passo seguinte seja treinar a primeira equipa, cheio de atitude.
8 Maio, 2018 at 14:36
O Jorge Jesus é ‘raposa velha’ …
Tem defeitos e virtudes, como toda a gente. No entanto, e depois de 3 épocas no SCP, não me choca que saia … Aliás o futebol apresentado nas últimas 2 épocas tem sido, muitas vezes, DEPRIMENTE.
Digo mesmo mais, creio que a ficar para o último ano de contrato, as contratações devem de passar exclusivamente para a órbita do Presidente e demais membros da SAD … O resultado desportivo do investimento efectuado nas últimas duas temporadas é muito fraco … O plantel continua com lacunas e existem muitos jogadores que nem têm rendimento desportivo nem darão retorno financeiro relevante …
O futebol que JJ colocou o SCP a praticar esta temporada é um futebol previsivel, onde dá muito pouca liberdade aos jogadores e que visa ‘controlar’ os jogos … eu tou-me marimbando para ‘controlar’ os jogos com passes pro lado e para trás … Eu quero é que o SCP vença e jogue um futebol positivo e empolgante … Nada desta merd@ que JJ anda a oferecer-nos …
8 Maio, 2018 at 14:40
“eu tou-me marimbando para ‘controlar’ os jogos com passes pro lado e para trás … ”
Já somos 2!! Eu quero é a bola dentro da baliza adversária!
E se tiver que ser com um jogo “feio” de meter bolas à descarada para a área para potenciar o Dost…. que seja!!
8 Maio, 2018 at 14:42
Sou da opinião que fica mais um ano.
Na minha o treinador é que deve escolher os jogadores, dentro claro das possibilidades do Sporting.
Ao contrário e ainda para mais com JJ, dá barraca.
Tal como deu com Marco Silva.
Um mercado parecido ao Verão passado já era bom…mas o de Janeiro foi ao lado.
Quanto ao resto do comentário, respeito e concordo em grande parte.
8 Maio, 2018 at 14:48
As duas ultimas temporadas, em termos de aquisições, não são comparáveis! Uma muito fraca, outra a roçar a perfeição… Não fosse o Matheus Oliveira e tinha sido perfeita!
8 Maio, 2018 at 14:50
Independentemente do treinador ser o JJ não vejo porque razão algo irá mudar.
Eu já vi o Sporting jogar bem e perder.
Já vi o Sporting jogar mal e perder.
E já vi o Sporting jogar assim-assim e perder.
Andamos a perder campeonatos não pelo treinador, mas sim por algo mais profundo. Este ano realmente não temos jogado grande coisa, mas desde que se ganhem os jogos não me preocupa muito. Tivemos jogos que não podiamos ter perdido pontos, como carnide b, moreirense, estoril…. com esses jogos apenas estariamos agora a celebrar o titulo, mesmo jogando uma merda….
Mas desde que o JJ chegou que temos mostrado qualidade na Europa nos jogos grandes. Esta equipa está muitos niveis acima das restantes, que vimos nos anos mais recentes.
Supondo que o carnide perde os titulos, como se espera, e o primeiro ano do JJ é coroado com o titulo nacional…. vamos continuar a dizer que ele não presta?
Não sou adepto de passar a vida a mudar de treinador e como o nosso tem mais um ano não vejo necessidade de mudar, para já.
8 Maio, 2018 at 14:54
Ora assim contratamos um treinador por 6M, com zero títulos? Puta merda, é ainda pior do que pensava.
8 Maio, 2018 at 15:03
Pois, e vais pagar 6M para ficares sem treinador e depois pagas o ordenado ao novo?! Bela gestão.
Se ele tem contrato fica mais um ano, e sinceramente espero que fique muitos anos e seja campeão várias vezes.
Agora não percebo porque o ordenado do homem faz tanta comichão a tanta gente. O teu problema é apenas o ordenado do JJ ou o facto de ele não prestar? Estás a trocar-te todo.
Se for pelos zero titulos, ele já ganhou dois e estamos a caminho do terceiro.
Se for pelo fracasso na Europa não podemos pegar porque temos estado bem (excepto na segunda epoca onde tinhamos que ter ganho ao Legia para continuar para a LE).
Claramente a equipa está melhor desde que ele chegou, só não vê isso quem for cego ou rabolho. Agora, está melhor porque o treinador é responsavel por isso ou porque o plantel é melhor?…. não sei, mas estamos muito melhor agora do que há bem poucos anos.
8 Maio, 2018 at 15:15
Já escrevi em cima que fica mais um ano…concordando ou não já me estou a habituar á ideia.
6M é um absurdo em Portugal, seja JJ ou outro qualquer.
Tens noção do que é 6M anual? Mesmo com os cortes…
JJ não justifica isso e nem nunca vai justificar num futuro próximo.
Então se chega ao Sporting sem títulos, diria que fomos comidos de cebolada pelo colinho.
Tu é que te trocas todo, com esse discurso.
6M? Ridículo para o nosso mercado.
E não justificado.
Então sem o Bi-Campeonato tirado ao Benfas, é quase um “falso” treinador.
8 Maio, 2018 at 15:21
Tão isso… 🙁
8 Maio, 2018 at 15:22
“Claramente a equipa está melhor desde que ele chegou,”
E o investimento não conta??
Ou seja…o trabalho da Direcção não conta??
Ou seja…. o MÉRITO da Direcção criar condições para se investir de forma continuada como NUNCA tinha acontecido na nossa história fica onde??
8 Maio, 2018 at 15:26
O ordenado do homem faz comichão por razões absolutamente simples.
Primeiro, é um ordenadão para Portugal e só se justifica com alguém que tenha dado provas inequívocas que é uma mais valia trazer, o que não é, de todo o caso.
Segundo, porque o homem não vale nem metade disso.
O Jardim, que é melhor que ele, ganhava 400 mil.
O Marco, ganhava 500 mil.
O Vitória ganhava 750 mil e agora ganha 1,2M€.
O Sérgio não chega a ganhar 1M€.
E o gajo ganha 6M€ – a informação que tenho é de quase 8M€ – porquê? Em 3 anos vais ganhar uma Supertaça, uma Taça da Liga, e, esperemos, uma Taça de Portugal. Com 110M€ de contratações e os 3 planteis mais caros da história do clube.
8 Maio, 2018 at 17:30
Tenho a “fé” de que é na próxima época … é porque o Santa Clara subiu de divisão e, nas outras duas épocas que esteve na 1ª Liga … fomos campeões (1999/2000 e 2001/2002). Mais a sério e com menos superstição, entendo que construímos este ano uma muito boa base que, agora com mais um ano de rotinas, de conhecimento mútuo e de experiência, e com alguns acréscimos e acertos cirúrgicos (alguns até já lá estão – Wendel, MIsic, Rafael Leão, Lumor, Raphinha -, ou podem vir a estar – Matheus Pereira, Domingos Duarte, Gelson) . Sem colocar em causa o seu valor e até a sua utilidade, acho que outros jogadores (como Doumbia e Ruben Ribeiro) deveriam ser vendidos e ainda outros haverá (como Geraldes, Carlos Mané, Iuri Medeiros, Jefferson, Leonardo Ruiz, Alan Ruiz, Mama Baldé, Ryan Gauld, André Geraldes, Matheus Oliveira, Wallison, Fokobo, Heldon, Empis) a quem devem ser equacionados novos empréstimos, mas com cláusulas de opção obrigatória e adequadas ao potencial e aos anos de contracto de cada um, sendo que os 4 primeiros, se não forem comprados pelos clubes de empréstimo, deveriam fazer a pré época no SCP.
Há muito para “pôr ordem na casa” mas, mais procurando soluções para aqueles que parecem ser excedentários, do que mexendo na base do actual plantel. Aqui, alguns regressos e 2 ou 3 aquisições (PL alternativo a Dost, substituto de Coentrão, mais 1 extremo), seriam, na minha opinião mais que suficientes (apenas dependendo de eventuais vendas que se tornem inevitáveis por financeiramente vantajosas).
SL
8 Maio, 2018 at 14:53
A forma e o sistema de jogo do JJ atingiu o Zenit no primeiro ano do Sporting. Foi a equipa do JJ mais espectacular e ao mesmo tempo mais equilibrada de todas.
Neste momento o JJ vive entre vários dilemas…quer jogar de uma maneira, os seus melhores pedem outro tipo de jogo (menos o Bruno Fernandes)…acaba por não ser carne nem peixe e o Sporting começa a época sem saber como jogar. Como na champions a equipa defendeu bem acabou a pensar o jogo defensivamente apenas e em esperar que ofensivamente os jogadores resolvam. Sendo que honestamente…ele não faz uma equipa cínica particularmente bem (para não dizer que o faz particularmente mal).
O JJ não parou no tempo. Com os jogadores certos fará uma grande equipa. Neste momento parece viver com o problema dos seus melhores não se adequarem ao que precisa. Só o BF era capaz de jogar como aquela equipa do primeiro ano…
8 Maio, 2018 at 14:56
Não tem nada a ver com parar no tempo…tem a ver com as condições que se tem.
Dêem ao Guardiola uma equipa sem dinheiro e onde os melhores sejam muito verticais, anárquicos e um PL como o Dost e verão uma equipa igualmente desconjuntada…
8 Maio, 2018 at 15:16
+1
8 Maio, 2018 at 14:57
Ora muito bem, por isso mesmo é que eu acho que os jogadores tem que ter o “sim” do treinador e não o contrário, ainda para mais com JJ.
Agora se dá certo ou não? É o trabalho de JJ fazer dar certo.
8 Maio, 2018 at 15:15
A cena nem é essa…
O JJ não pode dispensar o Gelson, o Dost e o William. São 3 dos seus 4 melhores jogadores e são dos que menos encaixam na sua forma de jogar.
O Guardiola está-se a cagar…tem dinheiro, não tem o mínimo problema em despachar 2 ou 3 excelentes jogadores que não encaixam (ou 5 ou 6 ou 7…) para ir à procura de quem encaixe…o JJ não pode fazer isso…por isso fica “encalhado”…
8 Maio, 2018 at 15:27
Guardiola cresceu com Cruyff.
É o chamado nasceu em “berços de Ouro” ahaha
Mas a diferença para outros é que agarrou essa oportunidade e tem escolhido os destinos a dedo.
JJ é totalmente diferente, foi subindo a pulso na carreira, diria que chegou tarde a um grande.
Depois entra o feitio do próprio…
Este meu comentário nem é uma resposta ao teu, do qual concordo, foi só mais uma opinião para a discussão.
8 Maio, 2018 at 15:39
Exatamente.
Eu não tiro o mérito ao Guardiola…acho que ele tem imenso mérito. Mas acho que só funciona em condições especiais, condições que ele teve sorte de ter de inicio e que agora as tem por ter muito mérito.
O JJ só funciona mediante uma série de condicionantes também…só que ele não tem argumentos (leia-se euros ou poder) para criar essas condições.
Ou seja…o JJ não está desactualizado. Ou acho que está tão desactualizado como Guardiola (com as devidas distancias). Acho que neste momento há uma série de circunstancias que levam a que não esteja a ter sucesso. E eu estou a levar a coisa apenas para aspectos tácticos…mas podia ir mais além para o aspecto comunicacional estando no Sporting e de cultura de clube, que parecem igualmente ter dificuldades em ligar à forma do JJ fazer as coisas. Uma vez mais, não tem a ver com estar certo ou errado…apenas…desligados. Areias na engrenagem do que são condições óptimas para o JJ mostrar-se em todo o seu esplendor…
8 Maio, 2018 at 15:45
É para ler isto tipo de discussão que eu venho á Tasca.
Nada acrescentar.
8 Maio, 2018 at 16:01
Concordo com muito que dizes, mas acho que JJ esta desactualizado. Pelo simples facto que neste momento qualquer treinador mediano ocnsegue bloquear o jogo dele. Acho que lhe falta uma alternativa a nivel tactico que permita mudar o sistema de jogo em jogos destes, onde ficamos totalmente bloqueados.
8 Maio, 2018 at 16:10
Achas que o JJ se desactualizou em 2 anos?! o Futebol mudou assim tanto?!
Uma coisa é o Wenger…estagnado à 15 anos. O JJ à 2 anos estava bem actualizado…
A facilidade com que os adversários para o Sporting penso que tem a ver com o que eu disse antes, nada a ver com estar desactualizado ou não. Acho que com facilidade o JJ entra num clube com jogadores que encaixem bem nele e ele tem resultados…
8 Maio, 2018 at 17:16
Desactualizado é uma palavra um bocado forte. Acho que neste momento JJ está “limitado”, seja pelos jogadores que tem seja pela tactica que usa.
Se nao tem jogadores proprios para jogar com esta tactica, convem experimentar outra tactica.
E ai entra-se noutra discussao, um treinador tem que adaptar a tactica aos jogadores que tem, ou os jogadores tem que se adaptar a tactica?
8 Maio, 2018 at 17:38
Não como essa do “desactualizado”. Fdx, o Heynckes é um treinador actualizado? Um tipo que estava reformado… e o Bayern joga à bola. Nem o Jota, nem o Mourinho, estão desactualizados.
O caso do JJ é que o seu tipo de jogo exige determinado tipo de jogadores, e não os tem. Estou convencido de que com Adrien e Slimani no onze a qualidade iria aumentar. E com isso não quero dizer que o Slim seja melhor que o Dost, mas adequa-se mais àquilo que o Jota pretende em termos de pressão defensiva na primeira linha.
Podemos sempre questionar se o Jesus não se deveria adaptar aos jogadores que tem. Por exemplo, seria o desempenho do Gelson ainda melhor não tendo tanta obrigação defensiva?
8 Maio, 2018 at 17:38
Tiago, convenhamos que não foi só a sorte de ter condições de início: a equipa do Barcelona que ele trabalhou tinha muito bons intérpretes, mas muito jovens e que ele trabalhou muitíssimo bem. Com isso conquistou um estatuto. E com esse estatuto, tem direito a escolher clubes que lhe oferecem muito melhores condições que à maioria dos outros. Claro que aquela cantera do Barça que ele “apanhou” eram quase todos diamantes … mas quase todos ainda em bruto … e ele lapidou-os para 20 kilates.
SL
8 Maio, 2018 at 17:53
Álvaro…
O que digo da sorte de inicio do Guardiola é de ter começado a carreira de treinador num clube como o Barcelona. Sorte ter tido quem tenha apostado nele num clube da dimensão do Barcelona, ter um conjunto de jogadores fantásticos, ter tido dinheiro para ir buscar outros (como Villa, Dani Alves ou Jordi Alba), de não ter de vender…e olha que não teve um inicio fácil, só começou a carborar lá para Novembro…
Tirando essa sorte que 99% dos treinadores não tem, depois é tudo mérito como dizes…foi isso que eu também disse…
8 Maio, 2018 at 18:01
O Guardiola teve a “sorte” de querer encostar meia dúzia de jogadores com estatuto (quanto ao porquê dividem-se as opiniões) e a Direcção não o obrigar a ficar com eles. Teve carta branca para fazer um plantel à sua imagem.
8 Maio, 2018 at 18:02
Claro que JJ não se desactualizou em 2 anos: a equipa que ele teve no primeiro ano é que lhe oferecia mais soluções (meio campo com William e Adrien; … mas, sobretudo um PL como Slimani que era a primeira linha de pressão à saída do adversário e um “2º PL” que não era um 10 clássico era uma “espécie de 9,5” – Teo Gutierrez -; a isto juntava-se João Mário que tanto oferecia abertura na direita como fechava ou criava linhas de passe mais interiores). Agora tem Bas Dost (relativamente a Slim, ganhou golo, mas perdeu pressão). Agora tem Bruno Fernandes (ganhou qualidade de passe e remate de meia-distância, mas perdeu a capacidade de baralhar com diagonais entre linhas ou de variar com o PL que tinha com Teo e a capacidade de box-to-box de Adrien). Agora tem Gelson (ganhou mais velocidade e verticalidade na extrema) mas perdeu o jogo interior e o rigor táctico de João Mário).
Quer isto dizer que este plantel é pior ou oferece menos opções? Na minha opinião, não necessariamente. Este plantel, não têm sido uma recomposição (saída de Adrien) e algumas lesões como as de Daniel Podence (que estava a combinar muito bem com Gelson, “obrigando”este a também interiorizar um pouco mais o seu jogo, uma vez que permutava frequentemente de lugar com ele – o que criava dores de cabeça adicionais às defesas) ou de Rafael Leão (pela capacidade de explosão e driatividade) ou mesmo de Doumbia (que oferecia alternativa ao modelo de jogo com Bas Dost). Se se lembrarem, enquanto tivemos estas soluções, fomos ganhar fora categoricamente a Steaua de Bucarest, Guimarães, Olimpiakos e em casa ao Chaves; até estávamos a marcar bastantes golos e a ter um futebol atractivo (o jogo em casa com o Barça e os 2 com a Juve, por exemplo).
Saudações leoninas
8 Maio, 2018 at 18:19
O tipo de futebol que o Guardiola implementa só funciona com jogadores de grande qualidade em praticamente todas as posições, com um determinado espírito e entrega. Daí nem sempre ir buscar alguém por 50/60M€ sirva porque a qualidade é fundamental mas só isso não chega – para esse tipo de futebol.
Nada disto é comparável ao JJ.
8 Maio, 2018 at 18:47
JJ teria muito a ganhar se não fosse tão casmurro.
Nem sempre todos os jogadores se podem/conseguem adaptar ao sistema do treinador.
Às vezes é preciso ser versátil e mudar algo em função das características de alguns deles.
8 Maio, 2018 at 15:17
um excelente leitura.
8 Maio, 2018 at 14:38
Se JJ estivesse “disponivel para evoluir”….hoje era um dos melhores Treinadores do Mundo….
Como não está disponivel….. hoje é um “bom Treinador” que por essa mesma razão com mais de 60 anos…. “nenhum colosso europeu” lhe pegou.
8 Maio, 2018 at 14:49
Sinceramente se por acaso JJ tem aparecido agora nesta altura, estaria sem dúvida nos melhores do Mundo.
Digo isto porque penso que é mais fácil “aparecer” agora no futebol do que na altura do JJ.
8 Maio, 2018 at 16:10
Sou a favor de JJ para o ano. Acho que com ele estaremos ainda mais perto do título.
Mas ele que se deixe de mariquices italianas que isto é o campeonato tuga.
É para cima deles, foda-se. Até o jogo estar ganho.
Admito nos jogos grandes e na Europa que haja outro tipo de abordagem, de resto…
8 Maio, 2018 at 17:47
Qdo leio “parar no tempo” só me lembro do zupo.
Levei meses a dizer essa merda. Mas o que interessava era que tinha ganho títulos antes do terramoto de 1755 e era uma raposa velha.
Bicampeões. 🙂
8 Maio, 2018 at 14:42
A JJ só falta o mesmo do que a BdC:
ser campeão no Sporting!
Muitos dos erros de ambos resultam da falta de calma, confiança, moderação etc. típicos de quem não consegue vencer.
8 Maio, 2018 at 14:44
Deixem a discussão do JJ para daqui a 15 dias…
É importante começa a emprestar estas jogadoras a equipas seniores para as ver evoluírem mais e melhor… O campeonato de juniores é uma brincadeira!
«Se estiver disponível para isso, um treinador cresce todos os dias» é uma verdade de La Palice!
8 Maio, 2018 at 14:52
«Se estiver disponível para isso, um treinador cresce todos os dias», este é o titulo do post.
Ora JJ é treinador.
Mas percebo o que dizes Miguel.
8 Maio, 2018 at 14:54
Deixa-te disso. Leste a reportagem toda?
A ideia é elas evoluirem com esta treinadora e apenas sairem quando estiverem realmente preparadas. Não queremos enviá-las para outras equipas com mentalidades que não lhes permitem crescer e aprender o espirito do Sporting.
Se precisam treinar com “as maiores” que joguem contra a nossa equipa senior, que bem precisa melhorar para combater contra as veteranas da Champions.
8 Maio, 2018 at 15:33
Li sim…
Não é emprestar todas.
É emprestar algumas, que já estejam mais preparadas, para evoluírem no que não se evolui na brincadeira que é o campeonato de juniores… Emprestas e acompanhas. Se necessário, vais dando umas dicas… Acompanhando o desempenho, se necessário, corriges atitudes – deixando o resto à treinadora da equipa. Depois, como acontece nos masculinos, também é preciso ter olho para onde se empresta cada jogador/a.
Mas se não concordas, não concordas.
O mundo vive bem com isso. E eu também!
8 Maio, 2018 at 18:21
Miguel, era bem melhor falar com conhecimento de causa:
O campeonato de juniores (sub19) é uma brincadeira? Por acaso sabe que no 1º ano foram campeãs com média de idades de sub17 e só com jogadoras recrutadas na região da Grande Lisboa? Quem tornou o sucesso do Futebol Feminino do SCP uma aparente brincadeira, foram a enorme competência das equipas técnicas e as condições de excelência que lhes foram proporcionadas pela Direcção. Nos 3 escalões competitivos ganhámos as 7 competições em disputa e até agora, ainda não tivemos uma derrota. No primeiro ano: as sub19 tinham média de idades de sub17 (uma jogadora poderia estar a competir em sub15, se houvesse nos femininos); as sub17 (que ganharam o campeonato Distrital e a Taça nacional só com vitórias) tinham média de idades de sub15; para além destas jogadoras federadas (treinavam 3 vezes por semana, no pólo EUL, miúdas desde os 10 aos 13 anos e competiam entre si, ou em “particulares” de treino contra equipas federadas de rapazes sub14; este 2º ano da Modalidade foi criada uma equipa sub15 (com meninas entre os 12 e os 14 anos) que participou, no distrital masculino (supostamente misto, mas sem qualquer outra menina que não as da nossa equipa) e ficaram a meio da tabela. Mesmo a equipa que foi campeão sénior tinha, no primeiro ano, jogadoras com idade sub 19 (Joana Marchão, Ana Capeta e Inês Pereira, por exemplo), era uma equipa só com jogadoras portuguesas (o Braga formou uma equipa com 7 internacionais de outros países).
O projecto do Futebol feminino, tal como os de muitas outras modalidades não podem ser desvalorizados ou banalizados só porque ganham tudo. Caramba, consigo é-se preso por não ter cão e por o ter!!
SL
8 Maio, 2018 at 19:44
Tivemos uma derrota em juvenis, com o Casa Pia (0-2).
Perdemos o título, se no único jogo que nos falta, não superarmos os números registados em Pina Manique.
8 Maio, 2018 at 15:17
Grande trabalho tem feito a Mariana e toda a equipa tecnica, a visão do futebol espectaculo e o não ter medo de errar é tão bem vinda nos dias de hoje.
8 Maio, 2018 at 18:25
São desde há, no mínimo, 3 décadas, dos lemas que caracterizam toda a nossa formação, em todas as modalidades: NÃO TER MEDO DE ERRAR E TIRAR PRAZER DA PRÁTICA DO DESPORTO.
Saudações leoninas
8 Maio, 2018 at 15:30
boa entrevista que serve para toda a formação.
8 Maio, 2018 at 15:33
Foi por a Matilde Fidalgo não querer jogar feio e meter a bola fora que sofremos o golo do Valadares, a nossa lateral também estava mais ou menos sozinha.
8 Maio, 2018 at 15:41
escapou-te a parte da entrevista em que ela diz que percebe que ao nível senior e dependendo das circunstâncias, se possa mandar um chutão para fora?
8 Maio, 2018 at 15:52
Não escapou não. Tudo depende da leitura, inclusive do jogo.
8 Maio, 2018 at 15:50
E ai o grande erro (duplo até) foi da guarda-redes.
8 Maio, 2018 at 16:11
Já assinou contrato como treinadora senior? Demora muito?
8 Maio, 2018 at 17:09
Para já o projeto é com Nuno Cristóvão.
Isso não invalida q daqui a 1, 2 ou 3 anos ela não possa assumir o cargo.
8 Maio, 2018 at 18:29
E é muito bem! Ele é o Coordenador máximo de todo o projecto e o treinador da equipa sénior! E tem o objectivo clara e publicamente traçado, desde o início do projecto, de colocar o Futebol Feminino do Sporting entre os melhores 8 da Europa. Foi essa a sua condição para aceitar liderar o projecto … e têm sido as condições graduais para o sucesso desse objectivo o que a Direcção lhe tem proporcionado.
SL
8 Maio, 2018 at 18:51
É só opinião pessoal, nada mais.
Por mim vinha já.
8 Maio, 2018 at 16:23
Para mim é simples (condições que colocava ao actual treinador do SCP para cumprir a última época ao serviço do clube):
1- Garantir 2º lugar do campeonato;
2- Ganhar Taça de Portugal;
3- Para além de um LE, e talvez um PL, nem mais um jogador comprado. Excepção apenas se algum dos “indiscutíveis” for vendido;
4- Integrar Matheus Pereira, Franciso Geraldes e Domingos Duarte;
5- Senão for campeão, devolver um ano de ordenados.
Simples!!
8 Maio, 2018 at 16:25
O importante é que as equipas tenham um princípio de jogo (positivo) e que o coloquem em prática. Para isto, é essencial que treino seja bastante específico e muito personalizado.
8 Maio, 2018 at 16:48
Off.
Critérios de desempate na Liga.
Estando definido logo à partida que os critérios só se aplicam no final da época, não entendo qual a lógica de, havendo dois clubes, que já se defrontaram nas duas voltas, ter de esperar para aplicar o primeiro critério de desempate que se aplicar.
Ora, estando o SPORTING no caso à frente do Carnide pelo critério dos golos marcados fora, é virtualmente uma falácia ver o Carnide à frente.
Não discuto a “legalidade” da coisa, mas estando os encontros das duas voltas tratados, é estúpido não ter aplicado já o critério. Uma imbecilidade. Apenas cria a duvida aos mais distraídos que hj veem uma equipa à frente e daqui a uma jornada sujeito a ver outra à frente mesmo tendo os mesmos pontes.
É só estúpido… A classificação devia reflectir o “momento” das equipas. E isto não acontece.
8 Maio, 2018 at 16:50
Bem visto. Neste momento estamos em segundo
8 Maio, 2018 at 18:31
Não para o rascord!
SL
8 Maio, 2018 at 17:10
Eu quero é estar em segundo no domingo à noite.
Agora é me indiferente.
8 Maio, 2018 at 18:21
Um não assunto!
Que interessa isso?
8 Maio, 2018 at 21:45
De não-assuntos percebe o amigo… 😀
8 Maio, 2018 at 18:21
Excelente entrevista!
“Aprendemos com elas que não há desculpas para não alimentarmos o futebol espectáculo”.
É uma frase bonita, motivadora, mas quem terá inculcado essa mentalidade nas jovens jogadoras?…
Deve ser pouco exigente, deve…
8 Maio, 2018 at 16:52
Outro off (Cherba, só te fodem os posts): diz-me o Facebook que hoje faz anos que um tal de Cherbakov marcou um golaço de primeira de fora da área, a canto de Balakov
8 Maio, 2018 at 17:40
Salvo erro contra o Braga ou Beira-mar.
SL,
8 Maio, 2018 at 17:46
Nacional da Madeira se nao estou em erro
8 Maio, 2018 at 18:22
Não fui ver mas tenho ideia que foi ao Beira-Mar.
8 Maio, 2018 at 18:28
Foi mesmo. 3-1.
8 Maio, 2018 at 21:46
Beira-Mar
8 Maio, 2018 at 17:15
Empréstimo obrigacionista 15M€ (6%) de para breve e mais 60 até ao final do ano, perfaz o orçamento de uma época: 75M€.
8 Maio, 2018 at 17:38
Os 15 fazem parte dos 60.
8 Maio, 2018 at 17:47
Tens razão.
8 Maio, 2018 at 18:32
E não são 15, são 30!
8 Maio, 2018 at 21:47
minimo 15 podendo ir a 30.
8 Maio, 2018 at 21:47
O emprestimo pode ir ATÉ 60. Não é obrigatoriamente 60.
Minimo 45…
8 Maio, 2018 at 17:39
O Dias apanhou 2 jogos. Jogo domingo às 18h contr ao marítimo.
8 Maio, 2018 at 17:41
Pois. Mas os lixados (com F) foram os do…
SL,
8 Maio, 2018 at 17:49
Parte da “previsão” está certa.
Agora falta a segunda parte (comunicado do benfica a queixar-se que os sumaríssimos só calham a eles e o Felipe vale-tudo e o Coentrão, yada yada yada).
8 Maio, 2018 at 18:08
Quem me dera ter guito para por esta gente toda a tirar cursos de treinadores.
Era grande o investimento … já o retorno… ???!!
:))
8 Maio, 2018 at 21:48
Cheira-me que este castigo ao Ruben Cacete Dias vai trazer “atrelado” castigo ao BF….
8 Maio, 2018 at 21:55
nao pode
é que o ruben dias o arbitro nao marcou nada, logo pode ser sumarissimo, no caso do bruno fernandes o arbitro marcou e deu amarelo( exisitiu erro de julgamento, mas este foi feito, logo nao pode existir sumarissimo)
eles fizeram queixa de mais 4 jogadores( patricio, coates, mathieu e coentrao) e apresentaram as jogadas de que se queixaram.
3 nao deram em nada e o coentrao levou sumarissimo, mas nao foi considerado falta grosseira, mas comportamento anti desportivo e apenas vai levar uma reprimenda( é uma situaçao semelhante a do ruben dias no jogo com o paços)