A dois jogos do fim da época do nosso futebol profissional, temos Marítimo e Desportivo das Aves por defrontar. Pode escapar ao adepto mais distraído, mas estes são os dois pontos finais que podem fazer pender a balança no julgamento do aproveitamento da época.
Frente aos insulares jogamos o 2º lugar, muitos milhões e a hipótese de relegar um dos rivais para uma posição ainda mais desconfortável do que já é, manifestamente. Podemos chamar a este output, sucesso? Não. Mas será muito melhor do que o que teremos pela frente caso a última jornada não seja encarada como a mais importante até agora. Sucesso seria, evidentemente, o 1º lugar e não faltarão oportunidades, para depois do Jamor, reflectir sobre o que levou a que não tivéssemos esse resultado.
Entre malas e motivações a prego, não nos espera um jogo fácil no Funchal. Não o foi para o Porto, não o será para nós. Mas, como em tudo na vida, temos de fazer por ser o que somos e como grande clube, vencer o atual 7º classificado não pode ser nunca uma aspiração, mas um dever. Se não o conseguirmos e salvo intervenções “arbitró-divinas”, não o merecemos, ponto. Tenho porém total confiança que tanto a Direcção, como JJ, como os jogadores saberão encarar esta última jornada de forma empenhada e que, como grande equipa de um grande clube, não falharemos nos grandes momentos e que me perdoe o Carlos Pereira, mas que meta a mala, cheia de 6 milhões, no cu.
Seguir-se-á a Final da Taça de Portugal e o encontro com mais um representante da Associação dos Amigos de Carnide. Também aqui, não vencer será um facto absolutamente inesperado e apesar de o futebol ser um jogo onde tudo ou quase tudo pode acontecer, a verdade é que a relação de forças é tão díspar que a única forma de os nortenhos levarem a Taça para casa será mesmo se o Sporting for o seu maior inimigo, repetindo o aneurisma exibicional que assolou o espírito dos nossos jogadores, frente à Académica em 2012. Não o espero, tanto quanto não o temerei. A Taça é festa e farei a minha sem medo de fantasmas, mas com o respeito pelo adversário que, apesar de chegar ao Estádio Nacional transportado pelo único Autocarro Voucher que existe no mundo, é um competidor como todos os outros.
A foto final da época será portanto feita frente ao dois adversários de, vá lá, meio da tabela, com quem nesta Liga obtivemos 3 vitórias em 3 jogos (faltará o jogo da Madeira) e com um parcial de 10-0 em golos marcados e sofridos. Não tenho, nem quero ter, outra forma de ver os próximos dois jogos como uma prova final de mérito, profissionalismo e dever cumprido. E é fácil entender o que será o cenário alternativo a este. Basta olhar à folha de pagamentos dos nossos atletas e equipa técnica e pensar se é condizente com a não vitória sobre Marítimo e Desp.Aves, se é condizente com um relegar para a Liga Europa, um 3º lugar ou 4º ou uma derrota no Jamor frente a um adversário que se estreia numa final.
Não posso ser mais taxativo que isto, não quero sê-lo. Não quero saber de desculpas, do complicado que é vencer na Madeira, da responsabilidade de vencer a Taça frente a quem nada tem a perder. O Sporting tem a obrigação, expressa na qualidade do seu futebol e no estatuto dos seus jogadores/treinador, de vencer. É isso que irá acontecer e é isso que todos iremos ajudar a que aconteça. Começando por encher os Barreiros, acabando por fazer do Jamor ainda mais verde do que já é. Nada nem ninguém me fará esperar, inseguro, o aproximar destes dois últimos jogos. Não faz qualquer sentido temer o sucesso, temer as decisões, temer as oportunidades de provar que somos um grande clube, com uma grande equipa. A atitude tem de ser, vai ser, a de quem tem confiança no seu valor, tendo a certeza que o mesmo, aliado a um empenho e seriedade total, trará as vitórias.
Concordo, absolutamente, com a frase de Bruno de Carvalho após a conquista do título de Voleibol. “Quem não estiver no Sporting para ganhar, não está cá a fazer nada.”
Acrescento apenas uma outra imagem, com o mesmo sentido. “Quem estiver no Sporting para temer os momentos em que nos tornamos maiores, não nos tornará nunca tão grandes como a nossa ambição, mas sim tão pequenos como o nosso medo de falhar.”
*às quartas, o Leão de Plástico passa-se da marmita e vira do avesso a cozinha da Tasca
9 Maio, 2018 at 11:57
O último parágrafo resume tudo.
9 Maio, 2018 at 11:59
Independentemente da conquista do 2º lugar e da Taça de Portugal, a sensação de que, com este plantel, poderíamos ter feito um melhor campeonato do que aquele que fizemos, não desaparece.
São dois jogos complicadíssimos e dado que não poderemos controlar as jogadas de bastidor que vão acontecendo esta semana, espero que naquilo que podemos controlar, a nossa atitude e qualidade de jogo, sejamos muito competentes.
9 Maio, 2018 at 15:44
Plantel de 11 jogadores?
9 Maio, 2018 at 16:52
Pareces um certo treinador…
9 Maio, 2018 at 12:00
De acordo, dois jogos que vão decidir muito no clube. Todos sabemos que vamos ter duas finais, não só a Taça de Portugal; o Marítimo não vai jogar conta o Sporting da mesma maneira que jogou em 2016 contra o Benfica. Mas é nessas ocasiões que se vê a alma dos jogadores. Acredito nesta equipa e JJ na Madeira não pode jogar à italiana.
SL
9 Maio, 2018 at 12:08
As táticas de JJ são tão à “italiana” como uma feijoada à transmontana. Um gajo disse isso num jornal ou numa tv e pegou (ele deixou tb), mas é absurda a comparação.
9 Maio, 2018 at 12:03
Vamos a eles! Duas finais para ganhar!
Espero que a onda verde se faça sentir já nos Barreiros.
Mobilizar os sportinguistas todos da ilha, mais a turma que vai aqui do continente…SPORTING jogamos sempre em casa, seja ,onde for …
Spooooorting
9 Maio, 2018 at 12:29
Muito bem. Subscrevo.
No entanto, e digo desde já que queria o campeonato e trocava tudo o resto por esse titulo, será que é assim tão má uma epoca em que terminámos em 2o, e temos duas tacas, e fomos aos quartos da LE ? (assumindo que tudo corre bem).
Queremos ser os melhores, e sentimos que o somos, mas não consigo deixar de analisar esta epoca (onde jogámos mal muitas vezes) sem pensar que nos superámos em todos os aspectos e estivemos na luta em tudo quase até ao fim…. com um carga brutal de jogos em cima e ao mesmo tempo tivemos de lutar fora de campo contra um polvo malandro.
A exigência neste momento é brutal e contrasta muito bem com o Sporting pré-BdC onde nem os jogos grandes eram encarados para vencer de caras mas para “tentar” vencer.
9 Maio, 2018 at 12:36
“não faltarão oportunidades, para depois do Jamor, reflectir sobre o que levou a que não tivéssemos esse resultado”
Será amnésia?
Depois do Jamor, a avaliar pelo histórico é isto:
– Temos que olhar para o futuro, e não para o passado;
– A época teve aspectos bons e aspectos maus, cabe-nos repetir os bons e trabalhar para evitar os maus;
– É necessária estabilidade;
– Não vale comparar a nossa época com a dos corruptos do norte. Porque não;
– Quem nos garante que mudar o que quer que seja produza resultados;
– Apoiem e calem-se;
– A época começou a ser preparada há meses, agora não vale a pena andar com dissertações;
– Já se disse que a equipa técnica se mantém. É um facto, nem vale a pena discutir. Aceitem;
– O problema foram os jogadores. Eram todos uns maus profissionais, mas isso vai ser tratado. Não pensem é que vai ser um euromilhões por cada um. Mas mesmo que saíssem de graça ficávamos a ganhar;
– Tem que se investir. Bons jogadores são caros.
– Com a formação não é possível ser campeão.
– Para quê mudar a equipa técnica, quando o campeonato está corrompido;
– Temos que melhorar o plantel, para vencer os obstáculos de um campeonato corrompido;
– O problema do Sporting são os Sportinguistas. Em vez de apoiar metem-se a reflectir sobre o que levou a que não tivéssemos bons resultados.
9 Maio, 2018 at 12:42
Na mouche
9 Maio, 2018 at 14:12
Sabes ler ou acabas de dizer amen a tudo o que disseste de contrário durante a época TODA?!!!!!
Uau … a coluna de certas “pessoas” é feita de Margarina!
9 Maio, 2018 at 14:56
Acho que quem precisa aprender a ler es tu Tadeu
9 Maio, 2018 at 17:05
cóf cóf
9 Maio, 2018 at 17:23
Tas com ele tao enterrado na garganta que ate te engasgas
9 Maio, 2018 at 13:43
É mais que certo que a equipa técnica se mantem, Bruno de Carvalho firme no leme. Não me parece que os jogadores são maus profissionais, houve algum cansaço, de esperar numa equipa que ja disputou 57 jogos, o plantel também tinha alguns desequilíbrios; JJ disse no inicio da época : O presidente deu-me o que PODE.
O problema do Sporting são alguns Sportinguistas que poem tudo em causa e inventam como no ultimo jogo ,alguns acusaram as claques de pretenderem atingir/intimidar Rui Patrício. inacreditável!
SL
9 Maio, 2018 at 13:52
🙂
Assim não vale, tens que te guardar para depois da taça.
9 Maio, 2018 at 15:04
Claro que sim!
São os Sportinguistas que escolhem sempre os mesmo titulares e apenas mudam quando estão lesionados e castigados! E depois…claro… tudo rebentado fisicamente na fase decisiva da época.
E também são os Sportinguistas que investem no mercado de Janeiro mais de 10 milhões de euros em reforços (Wendell e Misic)….”para a próxima época”!
E por ai adiante!!
Mas tens razão. Está tudo bem no futebol no Sporting e o unico problema são alguns Sportinguistas!
9 Maio, 2018 at 12:46
““Quem estiver no Sporting para temer os momentos em que nos tornamos maiores, não nos tornará nunca tão grandes como a nossa ambição, mas sim tão pequenos como o nosso medo de falhar.”
Precisamente o que tem faltado nos jogos “grandes”
9 Maio, 2018 at 12:59
Ca ganda post.
Totalmente de acordo.
9 Maio, 2018 at 13:03
Eu não quero acrescentar mais pressão… acho que devem estar conscientes da sua responsabilidade e do local onde estão e onde usufruem das majestosas condições para treinar e desenvolver a sua actividade e manter um nível de vida que 99% da população em Portugal NUNCA há-de ter… (aliás… a derrota na Madeira deveria AUTOMATICAMENTE significar uma redução de 30% no ordenadito dos meninos… – A do Jamor era pagarem eles o ordenado ao clube…!!!) por isso direi apenas… SÓ EXIJO mais DUAS VITÓRIAS… HONREM O LEÃO QUE TRAZEM AO PEITO… E SEJAM DIGNOS DE O ENVERGAREM…
Tudo o que seja menos que isso… é meio caminho andado para… ANDOR…!!! Quem não está cá para ganhar NÃO ESTÁ CÁ A FAZER NADA…!!!
p.s. para aqueles ‘meninos’ que acharem que não conseguem fazer este papel, de jogadores do SPORTING CLUBE DE PORTUGAL, que o digam já, há muito atleta no clube, cuja verde-e-branca que envergam facilmente vos pode substituir… (dá para levar a equipa de volei e de andebol à Ilha e ao Jamor???)
9 Maio, 2018 at 13:04
O Javardeiro que me desculpe, nao sei se isto ja foi posto atras. Tirado da Sabado:
Comentador terá pedido ajuda a Rangel em processo contra Sporting
Pedro Sousa terá pedido ao juiz que intercedesse a seu favor junto de um colega que tutelava um processo laboral que o opunha ao clube de Alvalade.
Pedro Sousa, antigo director de comunicação do Sporting e actual comentador da TVI, terá pedido em 2015 a Rui Rangel que intercedesse a seu favor junto de um colega que tutelava um processo laboral que o opunha ao clube de Alvalade. Segundo noticia o Correio da Manhã esta quarta-feira, foi José Veiga o intermediário da cunha pedida ao juiz. Em troca – segundo indícios do processo da Operação Lex –, Pedro Sousa ajudaria José Veiga a chegar ao antigo secretário de Estado do Governo PSD/CDS Sérgio Monteiro.
Desde 2013, altura em que foi afastado por Bruno de Carvalho, que Pedro Sousa tinha um litígio laboral com o Sporting. No processo, Pedro Sousa e Irene Palma – também afastada pelo clube – terão exigido cerca de 600 mil euros de indemnização, processo em que Pedro Sousa pediu ajuda a Rangel.
Para que José Veiga o ajudasse, o comentador terá prometido que dava ao antigo empresário de futebol acesso a Sérgio Monteiro, actual assessor do Fundo de Resolução do BES, para que este o ajudasse na compra do Banco Internacional de Cabo Verde.
Segundo o diário, o “trunfo” de Pedro Sousa era a mulher, Patrícia Galo, que conhecia Sérgio Monteiro – por ter sido assessora de Carlos Moedas no Governo – e poderia influenciá-lo e tentar que o banco fosse vendido a José Veiga.
Escutas telefónicas de conversas entre Pedro Sousa e José Veiga foram essenciais para descobrir o pedido de favores, presente na investigação da Operação Lex.
————————————-
E é isto. Sem comentarios.
9 Maio, 2018 at 13:10
tudo boa gente:
http://expresso.sapo.pt/politica/2016-10-16-Governo-revoga-perdao-de-19-milhoes-a-empresa-do-grupo-Barraqueiro-e-a-TST#gs.g08K7k4
9 Maio, 2018 at 13:21
Ui ui ui que parece dominó
9 Maio, 2018 at 13:19
engraçado que isto já fez zum zum em 2016, só faltava era o Rangel:
https://observador.pt/2016/03/06/sergio-monteiro-envolvido-no-caso-veiga-telefonemas-nunca-existiram/
9 Maio, 2018 at 13:46
Sem que isso em nada altere a gravidade dos factos, qual foi a decisão judicial?
9 Maio, 2018 at 13:23
Grande texto.
Exigimos as vitórias.
9 Maio, 2018 at 13:33
Quanto ao tema eu espero terminar a epoca com o segundo lugar garantido e com a taça na mão.
Depois destas três temporadas acho que chegou a altura de mudar de equipa tecnica. Mesmo conseguindo o segundo lugar e com a vitoria nas duas taças acho que seria benefico esta alteracao.
Aguardemos…
9 Maio, 2018 at 14:17
Benéfico para quem?
Só se for para os Lampeoes! Pelo menos é esse o desejo deles desde que JJ veio para o Sporting
9 Maio, 2018 at 15:20
Na minha opinião necessitamos de um tecnico igualmente competente tactica e tecnicamente, mas que em termos de gestão de recursos humanos de comunicação seja diferente. JJ tem as suas virtudes e os seus defeitos. Acho que estes ultimos nao sao facilmente alteraveis pois estão directamente ligados á personalidade do treinador. Eu gostava que JJ mudasse algumas das coisas, mas como sei que não vai mudar .. deixo um pequeno exemplo. Com a provavel venda de Piscinni e ao mantermos Ristovsky, sera necessario um outro lateral direito. A minha opcao seria Thierry Correia dos sub19. Nunca JJ tomara esta opcao.
Teriamos ristovsky para a maior parte dos jogos, Thierry para alternar nos castigos, lesoes e outros jogos mais faceis. E em ultimo recurso teriamos Bataglia. É assim tao complicado. Agora com JJ nuca sera esta a opcao.
9 Maio, 2018 at 15:51
Está visto que apenas é benéfico para ti, por isso fica o JJ.
A haver mudanca serias tu a mudar de clube, porque de resto estamos bem entregues.
E já agora, sabes que o “novo” treinador iria usar esse tal jogador de que ninguem ouviu falar ou é apenas o JJ que não o iria usar? É que se calhar ser treinador no FM é mais facil do que na realidade… digo eu.
9 Maio, 2018 at 16:03
Então ninguém ouviu falar do Thierry Correia?
Campeão Europeu de sub-17.
Titular em ambos os escalões do Sporting, campeão de Juniores o ano passado.
Se JJ ou outro iria usar o rapaz? Não sei, agora essa que nunca ninguém ouviu falar…é quase de benfas, que só vê a sua formação á frente.
9 Maio, 2018 at 16:10
Ninguém = leonidas
9 Maio, 2018 at 17:28
essa tua escolha nunca seria a escolha do JJ…e por isso ele é treinador há tantos anos e com sucesso.
9 Maio, 2018 at 16:26
O desejo dos lamps é que o JJ falhe. Algo que ele tem cumprido na íntegra.
9 Maio, 2018 at 17:34
a sério? tem mesmo?
Não é a minha visão das coisas. ( opiniões )
Se este ano venceres o que tens para vencer… não acho que tenhas falhado em nada … mas sim evoluindo e muito.
Passar de “eterno” 3º classificado para em 3 anos falhares o primeiro lugar por uma jornada no outro ano por duas… não me parece nada mau.
No ano em que tivermos guarda redes a serem expulsos na madeira e passar jogos ao intervalo, estando a perder, para vinte dias depois… ai talvez venhas a ser campeão!
9 Maio, 2018 at 13:45
Para o campeonato:
2 empates com o carnide
1 empate e 1 derrota com o porco
1 empate e 1 derrota com o braguilha
Taça da Liga:
1 vitória em 5 jogos. empates com o porco e com o choco frito.
Valeram os empates
Taça de Portugal:
1 vitória e 1 derrota com o porco. Valeram os penalties.
Taças Euopeias
Vitórias morais com a juventus e o atlético em alvalade. Ainda assim, as melhores exibições da época. E o Sporting foi a equipa que mais pontos deu ao país
Face ao investimento nos técnicos e na equipa… esperava mais! Não é o que nos diz sistematicamente o nosso presidente: “é preciso uma cultura de exigência”…?!?
Se ficarmos em 2º lugar no campeonato e se ganharmos a taça de portugal, esta será até uma época bastante interessante. Mas é desolador o quadro de resultados internos com os rivais este ano.
Com as taças e o 2º lugar no bolso, Jesus ficará mais um ano. A não ser que seja campeão para o ano… espero que não renovemos com ele.
9 Maio, 2018 at 15:57
Pois, mas o campeonato não se decide nos jogos grandes, mas em todos aqueles jogos pequenos em que se perdem pontos. O moreirense, o carnide b, o estoril, são esses pontos todos que fazem a diferenca. Tomara eu perder os 4 jogos grandes e ganhar todos os outros.
No primeiro ano do JJ podiamos ter perdido o derbi à vontade, se tivessemos ganho em Dezembro a deslocacão à Madeira, mas foram 3 pontos com os porcos e até perdemos a lideranca nessa altura (que recuperamos logo no jogo seguinte ao derrotar o porco).
9 Maio, 2018 at 16:01
Este campeonato decidiu-se nos jogos grandes…num mini-campeonato:
Porto: 8
Sporting: 3
Lamps: 3
9 Maio, 2018 at 16:07
Certo
Pontos vs Braga
FCP – 6
SLB – 6
SCP – 1
Confrontos directos
Porto: 8
Sporting: 3
Benfica: 3
É fazer as contas
9 Maio, 2018 at 16:11
Porto e Benfica são pequenos
9 Maio, 2018 at 16:21
Claro que sim…. Ou então andas completamente a leste do paraíso!!
Mini-Campeonato entre os 4 primeiros
Porto —> 4 com o Sporting+4 com o benfica +6 com o braga => 14 pontos
Benfica —> 2 com o Sporting+1 com o porto +6 com o braga => 9 pontos
Braga –> 4 com o Sporting +0 com o porto +0 com o benfica => 4 pontos
Sporting –> 1 com o Porto +2 com o benfica +1 com o Braga => 4 pontos
Classificação ACTUAL da liga
1º Porto –> 85 pontos
2º Sporting –> 78 pontos …. a 7 do Porto….sendo que no minicampeonato dos 4 da frentes fizemos -10 pontos que os tripas!! Ou seja….nos jogos com as restantes equipas fizemos + 3 pontos que o porto!!!
E agora… com este “desenho” já percebestes finalmente que perdemos o Campeonato nos jogos GRANDES?
9 Maio, 2018 at 17:35
e achas que foste GAMADA contra o braga, benfica e porto, ou não??
9 Maio, 2018 at 13:46
Muito bom texto.
Na linha de muitos outros.
9 Maio, 2018 at 13:47
Os textos do LdP são dos meus favoritos. Sempre muito bons e muito assertivos.
Estes 2 jogos vão definir o que foi esta época para o futebol, sabendo-se já que nem será péssima, nem será óptima!
Perdendo os 2 jogos, ou seja, nem ficando em 2º – e podendo ficar em 3º ou 4º – nem ganhando o 2º troféu da época, acabaremos com um único troféu, a Taça da Liga, ganha duma forma que duvido que alguma vez mais aconteça, e a época terá de se considerar má. Não haja duvidas quanto a isso.
Ganhando só um dos jogos – e até tenho dificuldade em dizer qual deles preferia – a época será muito sofrível. Para mim será negativa na mesma – mediocre, vá!
Ganhando os 2 jogos – ficando em 2º lugar e com as duas Taças no Museu – a época terá de ser encarada como positiva e até boa, apesar do futebol deprimente que se jogou na esmagadora maioria dos jogos.
É isto que está em jogo.
Não posso esperar nada menos que as 2 vitórias, mesmo estando absolutamente convicto que nos Barreiros jogaremos contra 17 elementos, pelo menos quando o jogo começar – pode até ser que depois algum jogador do Marítimo seja expulso… 🙂
#nãohádesculpas
9 Maio, 2018 at 13:50
Grande texto!
ps: Eu estive no Jamor frente à Académica. Nem quero recordar essa miséria…
9 Maio, 2018 at 13:53
Olha, eu estive na fila dos bilhetes. Vergonha maior ainda.
9 Maio, 2018 at 13:50
Estes 2 jogos definirão se tivemos uma época de merda, má ou qb.
Não ganhando o campeonato a época para mim nunca será boa. Caberá aos jogadores transformar numa época qb…
Ganhar os 2 jogos seja como for.
9 Maio, 2018 at 13:51
O Vítor Serpa a perorar sobre “o papel da imprensa na integridade do futebol.” Ahahahahahahahahahahahahaahahahah. Desculpem, é muito bom quando a um tipo destes já nem a noção do ridículo lhe resta.
9 Maio, 2018 at 13:52
Tudo o que não seja duas vitórias claras nos próximos dois jogos é preocupante. Jorge Jesus será o nosso treinador para o ano, que também ele e a estrutura possam avaliar bem a sua prestação, depois de cumpridos os objectivos possíveis.
Obviamente que a prestação no campeonato desde Janeiro é o mais grave em toda esta temporada, tudo o resto cumprimos o exigido. Dia 21 de Maio Não será tempo de procurar louvores, mas sim de reflectir sobre tudo o que falhou.
9 Maio, 2018 at 14:04
Pois eu nao concordo que a continuidade da equipa tecnica esteja dependente dos resultados nestes dois jogos. A avaliacao do desempenho da mesma esta muito para alem disso.
Deixo aqui algumas questoes:
– no jogo anterior contra o nosso adversario directo nao seria expecatavel outro rendimento? Nao seria desejavel outra postura? Ira na proxima temporada ser alterada alguma da inercia que sentimos em alguns jogos? Porque? So porque sim?
É disto que estamos a falar. JJ é um excelenfe treinador, mas penso que para o clube e para a sua politica desportiva seria mais benefico dar a oportunidade a outro treinador. E deixo ja aqui o meu preferido ( dado que Leonardo Jardim não é alcansavel ), que é o actual treinador do Hoffeneim. Jovem, ambicioso, competente. Com as suas qualidades, devisamente acompanhado por um treinador adjunto portugues competente, penso que estariamos proximo de fazer surpresa na proxima epoca.
9 Maio, 2018 at 14:09
O balanço geral faz-se no fim!
Mas, já da para ter uma ideia sobre a época, em termos de competições:
(De 0 a 5)
Taça da Liga – 5
Taça de Portugal – (Ganhando) 5
Campeonato – (Ficando em 2º) 2!!!
Europa – 3
9 Maio, 2018 at 14:58
Já ouvi/li comentar que o actual técnico do Betis Sevilha tem muita qualidade.
9 Maio, 2018 at 15:13
Na La Liga tens vários. O do Eibar também é muito bom, o do Girona e do Getafe também mostraram muita competência. O treinador do Bétis é o mesmo que esteve no Las Palmas e que fez um grande trabalho, a equipa joga com muita qualidade e sem qualquer complexo de inferioridade face a equipas superiores. Era um dos treinadores que mais gostava de ver no Sporting mas vai ficar pelo menos outra época no Bétis visto que já houve transferências para a próxima época que vão ao encontro do seu estilo de jogo. Um treinador comprometido com o clube, um raridade nos dias de hoje.
9 Maio, 2018 at 16:17
Não sou assim tão conhecedor do que se passa na LA Liga, mas sim por exemplo o Eibar tem feito um óptimo campeonato.
Do Bétis já vi partes de jogos e gostei do que vi.
Pena estarmos agarrados a um bazófias.
9 Maio, 2018 at 16:46
Sinceramente acho que JJ não vai sair, infelizmente. Muita qualidade a ser desaproveitada. Na equipa B há elementos que deveriam sair por empréstimo para continuar o seu desenvolvimento como também há elementos que estão emprestados e que têm capacidade atual para fazer parte desta equipa, agora a questão é perceber se quem os orienta confia nas suas qualidades. Eu sinceramente tenho muitas dúvidas, o próprio sistema do Sporting não favorece alguns desses mesmos jogadores e o treinador é demasiado fiel (teimoso) às suas ideias de jogo. Estou farto deste 4-4-2. Eu sou daqueles que gosta de um 3-5-2 ou de um 3-4-2-1 /3-4-3, acho que temos jogadores para jogar dessa maneira e acho que é o sistema em que poderíamos potenciar vários jogadores do nosso plantel, evitando um futuro camião de novas contratações.
9 Maio, 2018 at 17:36
e tu também a tens… não a consegues é demonstrar!
9 Maio, 2018 at 16:01
o problema é que não tens garantia de nada.
9 Maio, 2018 at 16:13
Mas isso nem com o JJ temos.
9 Maio, 2018 at 17:02
ao mesmo tempo parece que termos com qualquer um
9 Maio, 2018 at 17:02
teremos
9 Maio, 2018 at 17:18
Nao digo que teremos, mas 3anos disto, para mim, chegam. JJ veio para ser campeão, nao foi. Cada um segue a sua vida.
9 Maio, 2018 at 17:24
JJ tem as suas culpas mas não é não foi o único factor, reduzir somente ao treinador é demasiado simplista.
Até posso concordar num novo treinador mas não a força e qualquer serve
9 Maio, 2018 at 17:25
Um
9 Maio, 2018 at 17:30
Em ultima analise, culpada é sempre a equipa inteira. Ganham todos, perdem todos. E quando digo equipa, digo jogadores, treinador e departamento de futebol.
Agora, quando algo corre mal quem tem que assumir as culpas é quem é responsável, que neste caso é JJ.
Sempre que ha insucessos, é sempre o treinador que leva com as culpas. Seja em que clube for.
9 Maio, 2018 at 17:30
E tambem nao quero qualquer um, farto de tentar acertar no novo Mourinho
9 Maio, 2018 at 17:37
mete gelo… ainda te vou ver aos “abracinhos” ao JJ 🙂
9 Maio, 2018 at 17:53
Eu ainda te vou ver a falar do JJ como falaste do Zupo. So nao meto dinheiro nisso que a odd é 1.01
9 Maio, 2018 at 16:23
E garantes o quê em manter JJ?
Garantias nunca há!
9 Maio, 2018 at 17:42
E que garantias tens em mudar?
9 Maio, 2018 at 17:50
E que tal voltares para a Escola primária….
Qual foi a parte que não percebeste desta frase?
“Garantias nunca há!”
9 Maio, 2018 at 17:53
Voltar? Sera que alguma vez a acabou?
10 Maio, 2018 at 11:59
Vocês perdem tempo com paredes porquê?
9 Maio, 2018 at 14:20
Venho ja aqui alertar que o coentrao no derbie teve um periodo de hipoglicemia e meteu a não no pescoço do lamparinas. Baralhou-se e com o açúcar baixo, viu lamparinas, o JJ e regrediu as suas memórias primitivas e julgou que estava a jogar no Carnide nos tempos dos courados mais tenros em que podia fazer o que apetecia.
9 Maio, 2018 at 16:31
O Artista do Dia desmonta excelentemente a cena e a desonestidade dos lampiões.
9 Maio, 2018 at 18:17
Nem é preciso ser Artista para isso.
9 Maio, 2018 at 14:36
Belo texto, sintomático como sempre e assertivo, o Leão de Plástico.
Mas destaco esta frase: “Sucesso seria, evidentemente, o 1º lugar e não faltarão oportunidades, para depois do Jamor, reflectir sobre o que levou a que não tivéssemos esse resultado.” E daqui avanço no futuro.
Há pouco li, no fora-de-jogo, declarações prestadas pelo FJMArques no programa que eles têm lá televisão deles. Destaco dessas declarações: “O futebol português tem que ser limpo o mais rápido possível. Tenho a certeza que o próximo campeonato vai ser mais limpo do que este, pois neste ainda houve várias práticas que permaneceram, caso contrário o FC Porto teria sido campeão mais cedo.” Hoje, na capa de “O Jogo” Sérgio Oliveira dá eco a esta ideia do devíamos ter sido campeões mais cedo.
Não retirando mérito ao trabalho de Sérgio Conceição, não nos podemos esquecer que houve o “encontro imediato” de árbitros (entre eles o Soares Dias) na Maia, com elementos da claque Super Dragões, não nos podemos esquecer que não houve penaltis contra o Porto esta época, não nos podemos esquecer que apesar do VAR, houve muito benefício para as toupeiras e algum para o Porto (no caso deste lembro penaltis por assinalar a favor do Belenenses no dragão e a favor do Chaves, em Chaves, só para dar alguns exemplos na liga, para não falar na meia final da taça da liga – Danilo – e na meia final da taça no dragão – golo procedido de falta de Sérgio Oliveira – fora os “perdões”, não de dívida, mas ao Felipe), não nos podemos esquecer (e aí os toupeiras têm alguma razão) que Soares Dias foi o árbitro no Benfica-Porto e o VAR foi o árbitro a quem Brahimi encostou a cabeça num jogo do campeonato.
Por isso tudo, convém que a reflexão seja feita, mas atenção redobrada, pois estaremos a assistir a um regresso do poder para os corruptos do norte e por muito que o nosso presidente afirme que quem não está no Sporting para ganhar não faz falta (1000% de acordo) de nada adiantará essa exigência sem um trabalho sem tréguas de vigilância e denúncia!
P.S.: tenho um vizinho portista, senhor com alguma idade, mas que disse isto, primeiro quanto se previa que o Porto vencesse o campeonato e depois de já o ter vencido: “há que dar mérito ao Sérgio Conceição, mas o grande responsável por este campeonato será/foi Francisco J. Marques!” Sintomático.
9 Maio, 2018 at 15:00
Tens um vizinho Inteligente 🙂
9 Maio, 2018 at 16:08
o teu vizinho que é uma pessoa já com experiencia devido a sua idade sabe do que está a falar, alias o j.marques vir sempre a falar do Sporting porque lhe dá jeito e tentar passar a imagem de que é até defensor do Sporting só me dá vontade de rir.
tactica já utlizada anteriormente pelos frutas e que bom resultado lhes deu.
Bdc, olhos bem abertos que nem o meu cão confiava a essa gente.
9 Maio, 2018 at 15:32
Esses pUErcos são campeões com ROUBO: Ladrão (-2 para eles, +1 para nós), Pedreira 3p (+1 para nós), Alvalade com rabolhos (+2) para nós – isto só para falar na 2ª volta – com bónus de ESCÂNDALO no Estoril (que eu espero que seja denunciado nas instâncias internacionais, além de votar à descida os bandalhos da casa), jogo final em Guimarães; é fazerem as contas… (E também fomos roubados para a Taça lá e para a Lucília mas não chegou).
O próximo jogo preocupa-me pela APAF ao serviço dos dentes de piano. Já em 05 nos roubaram a LC (a favor dos andrades) num jogo escandaloso com o nacenal (outra cadelinha das toupeiras e acabado de subir – cuidado na deslocação) com 3 golos em fora de jogo desses pulhas. Uma nuance quanto ao possível desfecho: se o sp cueca não ganhar, basta-nos fazer o mesmo número de pontos (de 0 a 3) do rabolhense, que jogará com uma defesa ridícula contra um Moreirense que lutará para não descer. Se os cães lã-piões do Norte ganharem a conversa é a mesma mas haverá que pontuar (portanto 1 ou 3, desde que igualemos o vouchers, também dá para o 2º). Seremos roubados mas espero que o Rod prepare toda a gente e que ninguém seja expulso na 1ª parte. Deverá chegar para ganhar na mesma.
A Taça causa-me menos apreensões. Sei que o J. a quer mais do que ninguém (e dá direito a disputar outro troféu em Agosto e começar a época em beleza) e do outro lado está o Mota. Estou curioso para ver se este trolha vai utilizar os nossos (Baldé e Gauld) ou não.
9 Maio, 2018 at 15:35
Não espero outra coisa senão 2 vitórias nos próximos 2 jogos.
Compromisso e atitude.
Exijo.
9 Maio, 2018 at 15:53
Não entendo porque raio o Sporting não diz nada sobre o “fogo de artificio” de sábado…
Que moral terão daqui para a frente para falar dos “grupos de adeptos organizados”?
Não é só preciso se sério. Também convém parecer sério… 🙁
É que ainda por cima insistem, continuam a insistir, que o objectivo era o Rui Patrício!
O “fogo de artificio” foi lamentável e, para mim, algo inconcebível, mas este silêncio não é melhor em nada! E, desculpem, mas não consigo entender como há pessoas que defendem aquilo… porque é bonito! 🙁
9 Maio, 2018 at 15:58
O Sporting tem de dizer internamente a quem está à frente da Claque que aquilo não se faz com o jogo a decorrer…
Não precisa de dizer nada para fora. Nem deve dizer nada para fora. Chega de guerras internas discutidas a toda a hora pelos espantalhos dos jornalistas…
9 Maio, 2018 at 17:34
Se o Sporting se pronuncia publicamente sobre as claques dos outros, não pode, no meu ponto de vista, remeter-se ao silêncio quando a sua claque faz merda da grossa…
Que diferença faz mandar um “very-light” e um foguete? “Very-ligts” não pode ser mas foguetes já pode?
Enfim… Há sempre gente com dualidade de critérios quando interessa!
9 Maio, 2018 at 20:06
O problema não é mandar very-lights.
O problema é mandá-los para cima de pessoas.
9 Maio, 2018 at 23:13
Explicar isso é perder tempo
10 Maio, 2018 at 12:04
Mas tu achas que um foguete não pode cair em cima de alguém?
Calhou em não acertar em ninguém porque o Patrício estava na linha da grande área. Se estivesse na pequena área provavelmente tinha levado com um em cima…
Depois, meu caro, tu achas mesmo que os very-lights são direccionados para as pessoas? Ou aquilo foi um infeliz acaso? Quantos foram lançados e quantos atingiram alguém?
Um dia um foguete também pode atingir alguém e depois vens aqui com que conversa?
Esta argumentação dá logo ideia do tipo de pessoas com que estamos a falar…
9 Maio, 2018 at 20:17
Porque são ilegais… Porque matam pessoas…porque atiram merdas para o meio de adeptos fechados numa bancada onde estão crianças…
10 Maio, 2018 at 12:05
E os foguetes não?
Disso que dizes, o que é que não se aplica aos foguetes?
Foda-se!
9 Maio, 2018 at 16:03
E mais incompreensível se torna…quando minutos antes o Bruno de Carvalho (com o Geraldes e outro da Estrutura) estiveram à conversa com os “chefes” das claques….
E como não acredito que a pirotecnia tenha sido “aprovada” pelo Bruno (bem pelo contrário!!)…. acho ainda mais incompreensível este silencio.
Mas tendo em conta o histórico da nossa “comunicação”…. é o “normal”:
—> “O marco ficou sem cabeça”….
—> o benfas foi roubado em alvalade…
—> campeonato sujo…. com o benfas a fazer-se de vitima
Tudo coisas em que a nossa comunicação não sabe responder
9 Maio, 2018 at 16:09
que confusão que vai na tua cabeça
9 Maio, 2018 at 16:56
Sim?
Diz lá porquê!
9 Maio, 2018 at 16:38
a direcção do Sporting está a aguardar o valor da multa para entregar a factura à Juve Leo. É assim que funciona, sem folclore
9 Maio, 2018 at 16:59
Folclore foi o que aconteceu no sábado que até o relvado queimaram…
Uma coisa é a multa, que acho bem que seja a claque a pagar. Mas, como disse ontem, isso até levanta a questão de “como vão eles pagar os milhares de euros das multas”? E a resposta a isto pode levar a uma grande conversa… Outra coisa é o silêncio institucional do clube! Inaceitável!
9 Maio, 2018 at 17:12
eu gosto de pirotecnia. Não foi foi inteligente atirar as tochas para o relvado
9 Maio, 2018 at 17:42
A questão não é essa, Cherba.
Gostas de pirotecnia, tudo bem. Podes ir passar o fim do ano à Madeira e deliciar-te com um espectáculo desses fabuloso.
Futebol e pirotecnia são coisas diferentes e que nada têm de comum, e em comum. Imagina que um “foguete” daqueles atingia o Patrício. Ou alguém da claque.
Quer dizer, quando foram os lampiões a mandar cenas dessas que caíram sobre os espectadores, há 2 ou 3 anos, foi um coro de protestos mas agora como foram os nossos, que espectáculo?
Vamos tentar ser coerentes, pode ser?
Foi mal feito e o CLUBE devia ter tido uma palavra sobre o assunto, que é uma coisa independente de obrigar as claques a pagar as multas…
Já agora, as claques pagam as multas com que dinheiro?
Quanto já pagaram este ano?
Onde vão buscar dinheiro para isso?
Não me queres dizer que são os gajos das claques que metem lá dinheiro deles, pois não?
Foda-se, isto é tudo ridículo!
Enchemos o peito de ar para falar das claques dos rabolhos mas olhas que as nossas são uma bela merda também… E sem ter ordem na nossa casa, que moral temos para criticar a casa dos outros?
Alguém compre um espelho, por favor!
9 Maio, 2018 at 18:28
Para mim a pirotecnia faz parte do futebol e do espectáculo.
A minha critica é terem feito durante o jogo e para a zona do GR. O risco de lesão é mínimo (aquilo
A diferença entre mandar a tocha para o relvado ou para uma bancada cheia de pessoas e crianças é óbvia. Se pensares um bocadinho, só um bocadinho chegas lá…
9 Maio, 2018 at 18:42
Acho curioso que alguém pegue na questão das tochas atiradas para o relvado, mas há dois anos salvo erro, houve quem atirasse petardos duma bancada de Alvalade para outra onde havia milhares de pessoas e no pasa nada!!!
Mas quando a coisa é rotulada de folclore pelo próprio prevaricador, tá tudo dito.
Eu ainda estou para perceber como Caralho se conclui que isto era para o Patrício. Esta ao nível do BdC fazer facejacking ao pai… Ridiculo.
10 Maio, 2018 at 12:07
Também critiquei isso, idiota!
É a mesma merda!
Para ti é que não. Porque uns foram vermelhos e os outros verdes.
É a tal merda do JJ… Quando vestia de vermelho era um cretino mas agora que veste de verde é o maior! Gentinha de merda…
10 Maio, 2018 at 12:08
Tanto não faz que é proibido!
De resto, não és tu que dizes o que faz parte ou não… 😉
Felizmente!
9 Maio, 2018 at 17:15
ultima hora:
comunicado da direção do Sporting:
meninos por favor não lançar mais tochas, queimaram o relvado ( ultimo jogo da época em casa ) e até dizem que queriam queimar o rui patricio para não ir ao mundial ( o napoles já informou que não aceita rui patricio queimado ).
não aceitamos mais este tipo de atitude e se voltar a repetir ficam sem as bandeiras e se isso não chegar o nosso speaker cantara durante o jogo mais alto do que voces ( que estupidos não sabem que isso não é permitido, direção de bananinhas ).
pensam que ainda estão nos anos 90 ?
a direção mandou colocar em cada cadeira ( já que estão sempre de pé ) um pacote de pipocas e uma coca cola zero gratis para todos.
na esperança que esta nossa oferta vá ao vosso encontro .
ps: não gostamos da cor das tochas, deviam ser de um verde mais alface.
Direção do Sporting 09-05-2018
9 Maio, 2018 at 17:43
Se tivesse graça, até me ria…
9 Maio, 2018 at 18:21
Isso de ter graça é um não assunto.
Pode ter tu é que não a apanhaste… O que não quer dizer que não a tenha.
O Trump tb não achou graça à Michelle Wolf…
9 Maio, 2018 at 18:20
Hahahahaha
Hahahahaha
9 Maio, 2018 at 16:08
Dois jogos em que temos de ser superiores ou então não andamos cá a fazer nada.
Marítimo e Aves vão dar 200%?
O mal é quando não dão.
Tal como os nossos.
Mas mesmo se derem 500% nós temos de dar o suficiente para provarmos que somos superiores.
Malas para ganhar? Só se nós deixarmos.
Só se houverem jogadas dopinguianas. Por acaso acho engraçado fazerem um controlo ao Marítimo quatro dias antes do jogo. Faziam-o sim no dia do jogo.
Depois há é os bois no relvado e frente aos monitores de TV. Temos de guardar mais umas forças para ultrapassar esses.
Quanto a nós sócios e adeptos, é apoiar e… apoiar.
Após o jogo da Taça se farão as contas.
9 Maio, 2018 at 16:10
Para quem gosta destas coisas, fica este artigo no Público que dá que pensar:
https://www.publico.pt/2018/05/09/desporto/noticia/contratar-muito-tem-sido-um-obstaculo-ao-sucesso-desportivo-1829342
9 Maio, 2018 at 17:48
É um assunto que tenho falado aqui com frequência…
A tal cena que distingue ter um “projecto desportivo” ou apostar no “este ano é que é”!
9 Maio, 2018 at 17:51
Boa leitura. Thanks
9 Maio, 2018 at 16:13
olha lá Vidigal:
não queres fazer o napoles de Sporting B ?
9 Maio, 2018 at 16:30
Para mim o jogo é domingo. É o jogo mais importante da época.
No Jamor, acaberemos por vencer. Não é excesso de confiança, é realismo.
Mas domingo, depois de NÃO QUERERMOS aproveitar a oportunidade em casa contra os lampiões, é o tudo ou nada.
Mais dinheiro para nós, menos para os lams, o acesso à LC em aberto e muito mais possibilidades de reforçar a equipa.
Malas? Para vencer sempre houve. Maior motivação daquela que temos duvido que eles tenham.
Mostrem do que são feitos. O que querem. Não será por falta de apoio…
9 Maio, 2018 at 17:49
Na mouche!
9 Maio, 2018 at 16:54
chamem-me picuinhas, mas o Sporting auto-isolar-se excluindo-se de participar nas reuniões da Liga é algo queacho mesmo muito difícil de compreender;
9 Maio, 2018 at 17:44
Sou dessa opinião, também.
Já aqui falei disso muitas vezes!
Deve haver pessoal que ainda não percebeu que fora dos centros de decisão não se decide porra nenhuma!
9 Maio, 2018 at 18:24
Se calhar tens de te perguntar pq se vai às reuniões e o que lá se passa para perceber melhor o enquadramento.
Acho que não foi por birrinhas…