Em entrevista ao DN, Miguel Maia desmente a tese daqueles que defendem que o orçamento do Sporting era muito superior ao do rival Benfica.
Que significado tem para si ter sido campeão nacional no Sporting há 23 anos e agora voltar a festejar?
Todos os títulos que conquistei são importantes, pois têm por trás muito trabalho. Já tinha sido campeão no Sporting e é maravilhoso. Mas, ao fim de tanto tempo, no regresso da modalidade, ser campeão logo no primeiro ano é algo indescritível. Ainda por cima fomos os primeiros campeões do Pavilhão João Rocha, que esteve completamente cheio. Foi memorável e vai ficar para a história. Sinto-me um felizardo, ainda para mais quando, diz o povo, nunca se deve regressar a uma casa onde já se foi feliz.
Ganhou títulos no Sporting, na Académica de Espinho e no Sporting de Espinho. Este pela forma como foi e aos 47 anos foi o mais especial para si?
Como já disse, todos os títulos são importantes, mas estaria a mentir se dissesse que este é mais um. Não é, por tudo o que acarretou este regresso à modalidade. Foi no meu clube, 23 anos depois, o primeiro título no nosso pavilhão completamente cheio a vibrar. Nunca vamos esquecer este momento!
Quando foi desafiado para este projeto o objetivo era o título nacional ou foram além das expectativas traçadas?
Este projeto foi construído para termos a modalidade ao mais alto nível e obviamente para alcançar títulos, é esse o ADN do Sporting. Trabalhando como trabalhamos, estamos sempre mais perto de alcançar o sucesso, e foi isso o que aconteceu: muito trabalho, muita dedicação, atitude e compromisso para com o clube.
Já referiu que este foi o primeiro título celebrado pelo Sporting no Pavilhão João Rocha. Fica feliz por ter sido o voleibol a registar essa marca?
Estou muito feliz por tudo o que isso representa. Mas tenho a certeza de que muitos mais serão festejados pelas nossas modalidades.
A final com o Benfica foi muito renhida e intensa. No último set, mesmo quando o Benfica chegou aos 14-13, sentiu sempre que iam ser campeões?
Estive sempre com a vitória no pensamento. Acreditei sempre, mesmo quando o resultado era desfavorável. Tem de ser este o espírito de quem representa o Sporting: acreditar até ao fim, lutar nos limites e ganhar!
Esperou alguma vez ter quase três mil pessoas num Pavilhão em Portugal a assistir a um jogo de voleibol?
No Sporting tudo é possível. Os adeptos são apaixonados pelo clube. Gostam e apoiam todas as modalidades. Eles foram mais um dentro de campo, deram-nos força quando parecia que ela não existia. Por isso é que o Sporting é um clube diferente.
Ficou na retina o grande abraço que deu ao presidente do Sporting após o ponto de campeonato. Que relação existe entre si e o presidente e qual foi a importância de Bruno de Carvalho durante a época?
É uma relação de amizade, de respeito mútuo e de acreditarmos muito um no outro. Além disso, somos os dois sportinguistas e damos tudo pelo nosso clube. O presidente esteve sempre ao nosso lado durante toda a época, deu-nos todo o apoio. Já tive oportunidade de dizer que, na véspera do jogo, esteve mais de uma hora a conversar connosco, dando-nos conselhos. Disse tudo o que precisávamos de ouvir. Só temos de agradecer a esta direção o facto de ter feito o voleibol regressar ao clube e de nos ter dado todo o apoio.
Bruno de Carvalho tem sido um presidente que não olha só ao futebol. É importante ter o líder a assistir aos jogos das modalidades e a investir fortemente sem ser só no futebol?
É um presidente único e que veio demonstrar que ama o Sporting. Ele não é o presidente do futebol, é o presidente do clube e prova-o todos os dias. Tem de olhar para todo o mundo Sporting e é o que faz. Olhar só para o futebol é de alguém que apenas quer aparecer e de alguém que se quer aproveitar do clube e não de alguém que ama o clube. Quantos presidentes estão permanentemente com todas as modalidades, sabem o que se passa, conhecem todos os atletas, resolvem problemas ou incentivam? Eu não conheço outro. Deve ser caso único no mundo.
Diz-se que o treinador Hugo Silva vai sair. Podemos ter Miguel Maia como treinador ou vai continuar a jogar aos 47 anos? Já tomou essa decisão?
O treinador vai sair?! Não me parece, porque é o melhor e os melhores têm de estar no Sporting. Eu tenho curso de treinador, mas sou atleta e quero continuar a sê-lo.
Sente que é um exemplo para os mais novos? Que relação tem com eles no dia-a-dia?
Sei que sou um exemplo e vou continuar a ser. A minha relação com os jovens é excelente, próxima, de incentivo à prática do desporto e do voleibol em particular.
Ainda sobre o campeonato, diz-se que o Sporting ganhou porque tem um orçamento muito maior do que o dos rivais. Que comentário lhe merece?
Em primeiro lugar, é mentira. Chegou a hora de as pessoas saberem que o orçamento do Benfica para o voleibol era o dobro do nosso. Ganhámos porque treinámos muito mais do que todos os outros. Meus amigos, entendam de uma vez por todas que o treino e a dedicação, a atitude e o compromisso é que levam ao sucesso. Esqueçam o orçamento, ajuda mas não é tudo.
Na próxima época quais serão os objetivos do Sporting? O bicampeonato ou tentar algo nas competições europeias?
Os objetivos serão ganhar títulos em Portugal e chegar às provas europeias. Continuar a dar tudo para dignificar o símbolo que temos ao peito.
Como desportista, certamente gosta também de futebol. Quem foi o jogador do Sporting que mais o marcou e qual aquele de que mais gosta atualmente?
Sim, sou um apaixonado por futebol. Existem muitos que me marcaram no Sporting. Douglas, Silas, André Cruz, Balakov, Jardel, Liedson, Acosta, Jordão, Manuel Fernandes, Futre, Figo, Peixe, Paulo Sousa, Damas e muitos outros. Deste plantel, destaco Bruno Fernandes, William Carvalho, Rui Patrício, Mathieu e Acuña.
Já agora… gostava de ver Ricardinho na equipa de futsal do Sporting na próxima época?
Tenho ouvido e lido muita coisa na comunicação social. Não sei o que é verdade ou mentira, portanto esse é um assunto sobre o qual não me devo pronunciar.
9 Maio, 2018 at 9:57
Bom dia.
Uma entrevista “à Miguel”.
Mais um “mercenário”.
9 Maio, 2018 at 10:25
Second Sons
9 Maio, 2018 at 11:11
“GOT”
9 Maio, 2018 at 11:28
Do you mean G.O.A.T.?
9 Maio, 2018 at 9:59
A voz de um verdadeiro capitão e leão !!!!
Exemplo a seguir por todos os atletas do Sporting de todas as modalidades !!!
SL
9 Maio, 2018 at 10:01
Parabéns Miguel excelente entrevista…..para quem tanto gosta de criticar o presidente aqui vai mais a chapada na cara.
Espero q continues a representar o nosso e teu clube de coração.
Obrigada.
9 Maio, 2018 at 10:17
Então as toupeiras não são pagas com sandes de presunto e sumol?!
9 Maio, 2018 at 10:19
São. Mas os nossos são pagos só a sandes de queijo e um sumo daqueles marca branca.
9 Maio, 2018 at 10:36
E as vezes sem queijo, so Planta ou Flora…lolololol
9 Maio, 2018 at 16:03
Não há planta nem flora. É muito caro.
9 Maio, 2018 at 11:12
Presunto pata negra…
Sumol néctar light
9 Maio, 2018 at 11:23
Sandocha de presunto e Bi-Melão!
9 Maio, 2018 at 11:25
Duas sandes e dois sumóis. por isso é que é o dobro do nosso orçamento.
SL,
9 Maio, 2018 at 10:24
Meus amigos, entendam de uma vez por todas que o treino e a dedicação, a atitude e o compromisso é que levam ao sucesso. Esqueçam o orçamento, ajuda mas não é tudo.
Adorei, adorei
9 Maio, 2018 at 10:43
+1
9 Maio, 2018 at 10:30
O orçamento permite contratar qualidade. Por isso conta.
Ainda mais para atrair jogadores para um país em que o campeonato é fraco, pouco mediático e as equipas não têm expressão internacional.
Agora, o Benfica não tem estrangeiros com cv? Internacionais portugueses? Andam lá por amor ao projecto.
9 Maio, 2018 at 11:13
Se estar preso não é ter amor a uma causa, perguntem ao informático de Fafe o que é…
9 Maio, 2018 at 15:11
Acrescenta internacionais brasileiros.
Não faço a mínima ideia de qual é o maior gastador. Mas sou capaz de pensar no valor equiparado das duas equipas;
e penso que temos jogadores de qualidade, conhecidos internacionalmente, mas em final de carreira;
e penso que as gaivotas têm jogadores de qualidade, conhecidos internacionalmente, mas ainda jovens;
e pergunto: quais são “os mais caros” no mercado: os mais jovens ou os menos jovens?
Espero bem ouvir, ainda esta época, as gaivotas a piarem, estridentes, que o nosso orçamento no óquei é bem maior do que o deles.
E no Futsal.
E no Andebol
E no…
E no…
E, até, no chinquilho!…
Até num campeonato de peidos eu os quero caídos, abafados! (com o nosso orçamento em feijoadas a ser o dobro do deles – ou mais!…)
9 Maio, 2018 at 10:34
Para mim isto são merdas que não consigo perceber…
A comunicação do Sporting não vale um caralho. Fds…custa muito gozarem com esta conversa de orçamentos e darem resposta?! Os cabrões passam a vida a bombardear e a nossa comunicação ou tem respostas demasiado elaboradas ou sem classe nenhuma…
Não…ou vem um texto arraçado de biblia com uma série de insultos que não tem impacto nenhum ou não vem nada e esta ideia fica completamente enraizada…
Estou mesmo farto do amadorismo caro da comunicação do Sporting…sinceramente…ponham os olhos lá em cima o ano inteiro. Com erros e sem serem perfeitos dão 30-0 aos nossos e mesmo aos lampiões…aprendam alguma coisa…
9 Maio, 2018 at 11:23
Isso. Até agora a cena do campeonato sujo que as toupeiras se queixam. Já deviam estar cá fora N vídeos nossos a mostrar que o campeonato está sujo mas porque eles jogam nele.
O mesmo em relação a modalidades e orçamentos, somos muito anjinhos nesta merda.
9 Maio, 2018 at 16:05
So true…
9 Maio, 2018 at 10:36
Encomenda do Presidente.
Alguma vez o BdC merecia tanto elogio?!
O gajo até faz facejacking do próprio pai. E pouco faltará para fazer das filhas…
Então uma equipa montada e calibrada em 10 meses bate o pé a uma equipa que era crônica campeã???
Hummm… Tás aí, Orelhas?! Allo???
9 Maio, 2018 at 10:36
Mas que grande entrevista , dá para por o Miguel Maia a dar formação aos restantes profissionais do Sporting?
9 Maio, 2018 at 10:46
Isso ajudava, mas é preciso não esquecer que um puto de 22/23 anos nunca terá a maturidade de um sr. de 47 anos!
O que eu retiro daqui é que em qualquer balneário (no futebol e em todas as modalidades colectivas) faz falta um gajo batido, de preferência o capitão.
9 Maio, 2018 at 10:52
Sem duvida , começa a ser por demais evidente que as principais referencias no futebol do Sporting têm pouco compromisso com o clube !
9 Maio, 2018 at 11:08
Para muitos o SPORTING será o tal “das 9 às 5″… Disso não tenho a mínima dúvida. É um emprego como outro qq. A gratidão ao patrão só a consideram no final do mês pq a sua obrigação é essa.
Não serão todos, mas nao me arrisco a adivinhar quem não será.
Como o zero ídolo para mim faz sentido, só abro algumas excepções em casos especiais. Alguma vez eu consideraria a hipótese de colocar um Adrien, um William, um Slimani ao nível dum Miguel Maia?!
Geralmente escolhi os meus ídolos em função do seu histórico e no fim da carreira, e mesmo as atitudes praticadas após.
Por isso, para mim, considero sempre um Oceano, um Marco Aurélio, um Balakov, um Miguel Maia, um Deo, um Leitão, até o Benedito (terei de tirar a limpo umas coisas sobre este para o considerar como tal, mas tenho de esperar uns tempos para ver a sua “orientação”)…
9 Maio, 2018 at 11:15
Infelizmente conheço que tenha para mais de 70 anos e maturidade é bola!
Só a idade é redutor.
9 Maio, 2018 at 11:00
Nem todos precisarão de grandes aulas, Mike. Apenas uns upgrades.
9 Maio, 2018 at 10:47
Que grandes entrevistas teem dado os atletas das modalidades e que grande demonstração de carinho e agradecimento ao clube, adeptos e presidente
Dá que pensar o pk do reconhecimento somente dos atletas das modalidades.
9 Maio, 2018 at 10:50
fala como joga
9 Maio, 2018 at 11:04
Esses tipos são umas bestas…
Na maior parte dos comentários que tenho lido vindo desses anormais…
É a de que “ …não vencíamos há 23 anos…
São tão Broncos que “até queriam” que fôssemos campeões… sem termos equipa…
Enfim…galinhas…
SL
9 Maio, 2018 at 11:09
No fundo, no fundo eles queriam que nos voltassemos… Se calhar já não pensam assim.
9 Maio, 2018 at 11:11
A foto foi no jogo com o Touperal Lãzudo???
9 Maio, 2018 at 11:53
volta olímpica antes do dérbi, sim
9 Maio, 2018 at 11:35
Os melhores têm de estar no Sporting 🙂
Precisamos de mais referências como o Miguel no Sporting e no desporto nacional.
Espero que ele fique por muitos anos e seja o nosso treinador 4 ever.
9 Maio, 2018 at 11:36
Miguel Maia, um Senhor a jogar e a falar.
Orgulho de todos nós Sportinguistas.
Um exemplo para todos os atletas do Sporting e não só.
9 Maio, 2018 at 11:47
Liderar pelo exemplo. Não há melhor forma.
Miguel Maia sabe-o e prova-o de modo nítido e eloquente.
Dá-lhes Campeão!
Gratidão e SL
9 Maio, 2018 at 11:48
Raios, onde andam as freirinhas da santa escadinha?
Então vem aqui um atleta provar mais uma vez que este presidente vai destruir o clube e só pensa nele e os nossos Guardas da Santa Fé do Fado da Desgraçadinha não aparecem para dar moral ao pessoal???
Afinal a confraria sabe muito melhor o que é bom para o Sporting do que um tal de Miguel Maia!
Freirinhas! O Sporting precisa de vós! Acudam! Acudam! o nosso querido clube está em perigo!!
9 Maio, 2018 at 13:00
epá oh Silas, cuspi-me todo
9 Maio, 2018 at 13:37
Ao dispôr, Leão. 🙂
9 Maio, 2018 at 15:35
ahahahahah Silas, agora disseste tudo!
Quando é para malhar são piores que as escadinhas do Bom Jesus de Braga, se for para dizer bem parecem uma escada rolante avariada.
9 Maio, 2018 at 11:54
Enorme Miguel Maia!
Uma referência do Sporting para sempre.
9 Maio, 2018 at 11:56
Excelente entrevista.
Gostava de ter lido algo do género dito pelo Benedito.
Presidente do clube e não Presidente do Futebol! É um mimo.
9 Maio, 2018 at 12:12
Andei a recuperar algumas notícias antigas, aquando das entradas do Winters e do Gentil.
Super-jogadores, currículo recheado, jogaram nas melhores europeias, internacionais pelos seus países. É para partir tudo.
No fim da temporada, equipa remediada, fizeram o possível.
9 Maio, 2018 at 12:48
“Meus amigos, entendam de uma vez por todas que o treino e a dedicação, a atitude e o compromisso é que levam ao sucesso. Esqueçam o orçamento, ajuda mas não é tudo.”
Querem listar as pessoas que deviam, para além de ouvir, interiorizar isto…????
SUPER MIGUEL…. Numa era de ZERO ídolos… ora aqui está (um)a excepção que confirma a regra… SUPER MIGUEL… SUPER LEÃO… UM ÍDOLO… UM SÍMBOLO… “O” SENHOR VOLEIBOL…
9 Maio, 2018 at 12:48
Mas mas mas mas o… orçamento
9 Maio, 2018 at 13:25
Na senda da postura do grande Maia, lembro-me ter visto Mathieu presente no volei e no andebol. Ora, quanto a sportinguismo entre “putos da academia” vs “mercenários velhos que vêm ganhar a reforma”, quem realmente defende e apoia o clube até ao fim? Mas o que raio passou na cabeça do velho francês em levar a família a estes eventos em vez de ir ao Estoril Open como faz a classe chique?
Isto não importa de onde se vem ou há quanto tempo se está, há leões nesta vida e depois há cordeiros.
Obrigado Miguel por fazeres parte desta linda história!
9 Maio, 2018 at 13:43
O Risto e o Petro também estiveram.
9 Maio, 2018 at 13:47
É o William volta na volta vê jogos dos putos na Academia.
Se tem perfil de Capitão? Claro que não.
Mas quererem por em causa o Sportinguismo do William é só estúpido
9 Maio, 2018 at 14:44
O William estava a treinar na Playstation, ordens do JJ.
9 Maio, 2018 at 19:48
Ganhar na Luz, só na PlayStation.
Jota dixit.
9 Maio, 2018 at 15:28
Exactamente.
Até porque há ínumeros Sportinguistas (tal como noutros clubes) que só gostam de futebol.
A minha filha, por exemplo, pouco liga às modalidades. Eu tento puxar por ela e pode ser que lá vá, mas neste momento só vê futebol e pouco conhece de jogadores das outras modalidades.
A juventude, e o William é um jovem, tem uma forma de pensar diferente da forma da minha geração.
Eu nasci a ver no Jornal Sporting o actualizar, semanalmente se não estou em erro, dos troféus ganhos na época em todas as modalidades.
A maioria dos jovens jogadores de futebol, gosta de jogar futebol e nada mais. Ver, quase só o clube e mesmo sendo futebolista não tentam retirar daí ensinamentos tácticos que os possam ajudar. Tenho isso por experiência na família.
Só asim é possível que existam os Vuckcevics que jogam mas não gostam de futebol.
9 Maio, 2018 at 16:08
Bast pensar no que fez qd os lampiões o tentaram contratar…
9 Maio, 2018 at 19:47
Gostam muito de empranhar pelo ouvido. Agora é crime ir ao Estoril Open? Tive colegas que fizeram 600km para ver jogos. Ha muito “VIP” que vai para a foto, mas haverá quem goste de ténis. Como será normal o Ristovski e o Petrovic gostarem de ver andebol. Vamos ver quem é cliente do hóquei.
9 Maio, 2018 at 13:36
Este Homem é um exemplo para toda a gente, seja de que clube for.
Um Senhor!
Ainda bem que é Leão!
9 Maio, 2018 at 15:31
Miguel Maia é um verdadeiro campeão!
9 Maio, 2018 at 16:09
Grande Miguel.
Já não deve faltar muito, mas será grande treinador. Todo o perfil…
9 Maio, 2018 at 19:11
Parabéns e Obrigado Miguel Maia!!!
É deste “aço” que precisamos na equipa principal de futebol …
Vamos SCP! Contra tudo e contra todos os que nos querem mal!
9 Maio, 2018 at 19:39
Miguel Maia, espinhense de gema, vida dedicada à modadidade.
Vi-o muitas vezes ao vivo e como “meu” (do EGC) adversário era temivel, porque tirou-nos alguns titulos, dado que como atleta era excepional.
No forte serviço e na distribuição quase sempre em suspensão em cima da rede, onde fixava logo aí um bloqueador, precisa, imprevisivel (para o adversário) e variada, era meio caminho andado para um ponto do atacante.
Como homem, grande caracter, inteligência, respeito e os valores da grande maioria dos atletas deste tipo de modalidades.
Parabéns e obrigado a todos pelo prazer que é saborear este título., desta modalidade que eu muito aprecio.
SL