Sim. Estou ao lado de quem foi agredido. Não sou, nem nunca fui partidário de violência, seja ela qual for. A pouca lucidez que me resta impele-me a colocar-me ao lado de quem se torna, seja porque razão for, vítima de algum tipo de agressão.
Vou vos contar uma história, quando tinha uns 9 ou 10 anos, jogava num clube da periferia de Lisboa, fazia parte de uma pequena elite que calçava chuteiras, vestia aos fins de semana equipamento oficial, viajava de carrinha e tinha cartão de federado. Não era um predestinado, mas era esforçado e melhorava com os erros. Não era “material” de Sporting e sabia-o, o que não me impedia minimamente de sonhar com isso, apesar dos enxovalhos do mister. Por ser “jogador” e contrariamente às instruções do mister, jogava que me fartava na escola e fora dela. Por ser “jogador” do clube da terra era apontado nos recreios e baldios como um dos “bons” que cada um queria ter na equipa. Era vaidoso e mostrava perante os que não faziam parte do “clube” a minha superioridade em algumas áreas.
Um belo dia, numa tarde de Verão, fui convidado por um grupo de miúdos mais velhos a entrar num jogo. Hesitei, pois eram matulões de 13 ou 14 anos, mas perante os elogios “ah…mas tu és jogador, vais ajudar-nos a ganhar a estes palermas” lá fui convencido. Vou saltar detalhes para chegar ao fim da história. A coisa acabou mal. Perdemos o jogo e sem que soubesse havia uma aposta a saldar e todos deviam dar 25 escudos (o que seria hoje uns bons 3 ou 4 euros) à equipa vencedora. Como fui convidado e por ainda ter sido dos que mais correu, marcou e levou pau, achei injusto. Não paguei. Fui corrido à pancada e durante umas semanas tive evitar umas quantas ruas na minha terra.
Coisas de miúdos. É, não é? Pois digam-me o que aconteceu em Alcochete? Aquilo foi coisa de adultos? Aquela gente pensou no que ia fazer? Pensou nas consequências? Iam instruídos para dar uns empurrões e umas bofetadas, fizeram-no por conta própria? Foram retaliações por alguns insultos anteriores? Quanto mais penso nisto, mais perplexo fico. Desde quando ativos do clube, que custaram milhões de euros, ganham milhões de euros e podem valer muitos mais milhões de euros se tornaram num grupo de garotos a quem se aplicam correctivos? Está tudo louco?
As consequências do sucedido serão vastas e quem julga que o pior foram as mazelas nos jogadores, que pense melhor. Contratos, patrocínios, contratações de jogadores (dos 7 aos 30 anos), treinadores, o clube português da claque que agride jogadores ecoará bem para lá dos tempos imediatos e correrá o mundo desportivo. O Sporting sofrerá pesadamente com esta pequena façanha de alguém que se achou a autoridade competente para “colocar os jogadores no seu lugar”.
Terão ao menos noção do que fizeram? Alguma vez terão? Terá o CD a noção do que aconteceu? Do que deveria não ter feito para que chegássemos a este ponto? Conseguirá explicar como vamos justificar as possíveis rescisões de ativos da SAD, contabilizados em centenas de milhões de euros? Quem irá pagar a fatura? O que implicará no futuro e viabilidade da SAD? O que achará o CD como matéria da sua responsabilidade? O que achará ser responsabilidade da claque? Como vamos olhar no futuro para a Juve Leo? Tenho estas e mais umas 400 outras perguntas por fazer.
A entrevista de BdC era urgente, mas a resposta ficou aquém do que se esperava. Era preciso mais pulso, mais firmeza e mesmo sem ter posse de informação mais precisa, o que se sabia daria largamente para se ter colocado mais ao lado das vítimas e menos preocupado com o que é dito ou desdito na imprensa. Os sócios querem também saber o que irá ser o futuro e o que o CD está capaz de garantir. Só assim poderemos medir as condições actuais destes Orgãos Sociais, só assim poderemos ficar pacificados.
Termino como comecei. É preciso que a voz de cada Sportinguista se faça ouvir. As redes sociais são um bom veículo e usem-no até ao limite. Partilhem mensagens com os jogadores através dos seus perfis de Instagram, Twitter e Facebook, façam por mostrar que o Sporting não são aqueles 50. Que vocês não são aqueles 50. Que estamos ao lado deles nesta hora. Que estamos #AoVossoLado!
*às quartas, o Leão de Plástico passa-se da marmita e vira do avesso a cozinha da Tasca
17 Maio, 2018 at 11:27
Para mim há três responsáveis morais nesta história:
BdC que é um pano de fundo de tudo isto. Demasiado bruto e agressivo, às vezes com razão às vezes sem razão nenhuma. Abriu frentes de batalha em todos os pontos cardiais. É muito frontal e defende princípios que eu defendo. Se traiu esses princípios que arda no inferno.
Estado Português: deixou andar até haver uma notícia bombástica, já houve mais grave (morte de Marco Ficcini) mas não existiam imagens “chocantes”. Este reles primeiro ministro só vê uma coisa: sondagens. Se topar que tira vantagem chega-se ao centro da foto, se vir que o pode atingir, vai de férias. Criou-se nas claques um sentimento de total impunidade que se agravou nos últimos meses. O que fez IPDJ, Liga e Federação: comunicados Miss Universo!
Terceiro responsável moral: os jogadores, sim, os jogadores. Estou frontalmente contra a violência sobre pessoas, mas eles criaram o rastilho disto tudo! A vergonha da Madeira foi uma tomada de posição de força contra BdC. Não quiseram ganhar. Eu vi, vocês viram, as claques viram. Traíram o símbolo e a camisola que envergam para amarfanhar BdC.
Não há aqui inocentes!
Que vão todos para o caralho que não fazem cá falta nenhuma. E breve iremos ver os sócios a debandarem como ratos de porão que só estão para os dias de fartura. Eu não vacilo, estou-me a cagar para os indivíduos, interessa-me é que se defendam princípios. Se estes figurantes de momento traíram os princípios, que lhes caia o peso da justiça em cima, que o SCP se regenere. Se tiver que ser nos distritais eu vou lá estar!
Sporting Sempre
17 Maio, 2018 at 11:34
No carnide-porco ha poucas semanas houve inclusive tiros disparados pela PSP em plena via pública para controlar os selvagens. Pancadaria no campo da luz e nas redondezas….estadio cheio, pessoas a correr a fugir do caos, familias com crianças em desespero a esconderem-se da pedradas e da pancadaria. Feridos de um lado e 6 polícias no Hospital.
Repito. A PSP teve que usar armas de fogo, embora com munição não letal, para controlar a anarquia. Isto em plena via pública com milhares de pessoas nas redondezas pois o jogo tinha acabado de terminar.
Viste alguma do poder político? Alguém se indignou? A noticia durou 24h e desapareceu da comunicação social.
BdC é maluco mas os malucos são como os relogios parados…
17 Maio, 2018 at 11:46
isto…
17 Maio, 2018 at 11:51
Deixa-me ver se entendi:
Estás chateado com o teu emprego, és molengão ou não gostas do teu patrão e não atinges os objectivos da empresa. Um grupo de accionistas, clientes ou o que quiseres, entra na empresa e dá-te um enxerto de porrada de criar bicho. Estou frontalmente contra a violência sobre pessoas, mas tu criaste o rastilho disso tudo.
É isto?
17 Maio, 2018 at 14:49
Acho que deixaste convenientemente alguns ingredientes de fora. Eu funcionário estou chateado, mas ganho 50mil€/mês, sei que estou num negócio de paixões. Quando jogo bem, adoro que me batam palmas, quando jogo mal, detesto que me assobiem, quando faço de propósito para a equipa/empresa perder devo saber que estou a esticar o limite. Se não vejo isto é porque estou noutro planeta. Para mim foram longe demais, é inaceitável que os tenham agredido daquela forma, mas colocaram-se a jeito…
17 Maio, 2018 at 12:26
isso
17 Maio, 2018 at 11:32
Mesmo que no futuro se venha a provar que é tudo falso e não houve responsabilidades do Sporting nos acontecimentos de Alcochete, não existem condições para esta Direcção continuar. Já não depende da vontade de BdC ou de JMS, depende das circunstâncias que assim o ditam.
No imediato, é necessário encontrar alguém para tentar mediar o conflito entre jogadores/treinador de forma a evitar rescisões na segunda-feira. Eu percebo que se queiram defender, mas a partir de 2ª só estarão a prejudicar o Clube.
17 Maio, 2018 at 11:37
Meus amigos, nao tenho vindo aqui muitas vezes nos ultimos anos por diversas razoes. Mas com a crise que se vive esta semana tenho comentado aqui na tasca algumas vezes, sempre no sentido de tentar dar uma opiniao (pessoal) medida e racional.
Tento, nao sei se consigo, ser objectivo e a minha opiniao de socio ha mais de 20 anos é sempre no sentido do que eu acho ser o melhor para o Sporting (e nao para chatear um ou outro tasqueiro).
Mas sinceramente, acho incrivel que se estejam a pedir as cabeças do Presidente, a acusar o Sporting a acusar a JL sem que hajam ainda quaisquer provas de que algo ilicito tenha sido feito pelo clube ou pelo Presidente.
Podemos discordar do Presidente no facebook-gate. Eu discordei e disse que nao se criticam trabalhadores do clube na praça publica. Mas nao se pode agora acusar o presidente ou o clube de ter responsabilidade nas acçoes de um bando de imbecis (que nem sabemos se sao ou nao ligados ao sporting).
Para quê assembleias gerais agora? Para quê derrubar-se o presidente agora? Se ficarem provadas que ele contribuiu para os ilicitos de corrupçao ou para os ataques na academia, entao sim, ele tem de sair e devem ser convocadas eleiçoes.
Mas por quê tanta pressa? Têm medo das rescisoies unilaterais dos jogadores? Venham elas e tragam esses grandes juristas que dizem aos jogadores que as rescisoes por justa causa é so mandar uma cartinha registrada ao Sporting e esta tudo bem. Eu acho piada que alguns aqui pensam que as ameaças de rescisao dos jogadores sao contra o BdC. E ja pensaram que eles nao mencionaram nem uma vez o nome do sporting ou respeito pelo sporting no seu comunicado? Entao eles (os jogadores) pensam que os 50 macacos sao 3.5 milhoes de sportinguistas?
Apliquem so o principio de “inocente até prova em contrario”.
17 Maio, 2018 at 11:57
Tens que ter quem seja capaz de gerir a crise e, neste momento, tens um Presidente inapto para o fazer, sendo irrelevante o porquê ou de quem é a responsabilidade. Para mim, é só por isso. E esta crise, em particular a questão dos jogadores, pode ter consequências desastrosas para o clube, independentemente das razões legais que possam ter ou não para rescindir. Precisas de alguém que estanque a ferida urgentemente e o Bruno de Carvalho não está em condições de o fazer.
17 Maio, 2018 at 12:05
Apliquem so o principio de “inocente até prova em contrario”.
Isso também se aplica a todos os que têm sido espancados na praça pública por BC?
17 Maio, 2018 at 11:54
Bom dia pessoal!
Saudações Leoninas a todos!
Sai um café para a mesa do canto, para abrir a pestana, que um gajo até dorme mal.
Relativamente às denúncias eu vou esperar para ver o que dá o processo.
Os nossos processos são “tão processos” como os averiguados aos rabolhenses, o encobrimento é que é bem menor e a mediatização bem maior.
Se queremos ter alguma sanidade mental acho que temos de tratar disto “quase” à rabolhense, ou seja, tentando chutar para canto até ao apuramento final.
Eu digo quase porque nós somos diferentes e não nos conseguimos abstrair e dizer que vale tudo para ganhar.
Se na realidade houver fogo, a PJ tem de por lá dentro quem o ateou e tostá-lo bem tostadinho. Mas torre os do nosso lado e os dos outros lados também.
Mais graves são os acontecimentos da Academia.
Por maior que hipotéticamente seja a corrupção, nunca será tão grave como a violência.
Aí, a policia, até para bem do desporto nacional, tem de apertar com os detidos e descobrir os mandantes.
Há que punir severamente quem fez e quem mandou fazer, e tornar este caso um exemplo.
Sporting, confirmando-se serem sócios, sigam-se os regulamentos do clube.
Claques, confirmando-se a ligação, ponham-se os pontos nos iis. Toda a gente percebe que é um ponto melindroso, precisamente pelo medo que os dirigentes têm deste pessoal.
Mas há que por um ponto final nisto.
Dentro das claques há pessoas conflituosas mas também há pessoas que gostam do Sporting e vivem o Sporting.
Haverá que lhes dizer, meus amigos, ou fazem a vossa auto-limpeza ou acabou-se o protocolo.
Não podemos andar a dar dinheiro a tipos que batem nos nossos jogadores.
Se um dos jogadores transferíveis por acaso rescindir ou tiver se ser transferido a um muito mais baixo custo, cortando o apoio às claques até perfazer o prejuízo suponho que nunca mais veriam um tostão.
Se vai haver Assembleia, não será de levar este ponto à ordem de trabalhos?
Aos jogadores apenas podemos pedir serenidade.
Aquela que a paixão pelo clube retira a muitos dos sócios quando, num momento os apelidam de heróis e no momento seguinte de mercenários.
Vão chover telefonemas dos empresários, de clubes rivais, agentes terceiros, pelo que apenas podemos dizer-lhes que estamos com eles.
Quanto ao Presidente, face aos acontecimentos destes 2 meses, como Comandante do clube e até porque é o gestor, a cara de quase tudo, acho que realmente deveria, não demitir-se imediatamente, mas colocar-se à disposição do clube para, caso os Sportinguistas, a começar pelos os orgãos sociais (que ao que parece vão-se reunir), achassem ser importante para o futuro do clube, sair e dar o lugar a outro da forma e nos timings que melhor servissem os interesses do Sporting.
Necessitamos tranquilidade e para isso nada como um “eu continuo a fazer o melhor pelo nosso Sporting mas se para o nosso Sporting o melhor for a minha saída passarei a ser mais um como vocês”.
Como eu gostaria de ser um campeão como o Bas Dost e depois de tudo o que se passou apenas dizer “tranquilo”.
Que quem for ao Jamor grite por 3 milhões e meio.
De rastos, com ou sem treinos era capaz de jurar que os jogadores vão fazer um dos jogos da vida deles.
Por nós e por eles.
17 Maio, 2018 at 12:07
Épa acham isto normal?
“PEQUENO-ALMOÇO PARA ANDRÉ GERALDES FICOU À PORTA DA CADEIA
Motard de empresa de entregas apareceu com um sumo de laranja e um croissant misto”
rasca
17 Maio, 2018 at 12:08
Tas a gozar, só podes
17 Maio, 2018 at 13:10
#aoladodoSporting
17 Maio, 2018 at 15:57
Ao lado daqueles que honrarem a camisola no Domingo. Fomos os últimos na Europa a vencer o Patético, sabemos todos porque é que perdemos lá. Quem quiser sair a bem deve ser contentado, quem quiser rescindir, depois de Domingo se verá. Mantenho isto: o Sporting sobrevive à substituição destes jogadores, entre promovidos, regressos de emprestados ou de formandos, jogadores honrados e uns quantos novos favelados, desde que recolha a massa e Jesus a acabar o contrato (outra impossibilidade com a croquettagem e uma dívida nova logo à cabeça) .
Já estão todos esquecidos que os Rabolhos nos roubaram o título de 2016 e a CL deste ano. O mais importante é DEFENDER legalmente o Clube e Honrar as suas cores no campo como fizeram os Andebolistas ontem até motivos concretos e palpáveis em contrário. Não comparecer é coisa de patinador Rabolho. O Sporting é uma instituição de utilidade pública e tem de fazer jus a essa condição.