Não nasci do Sporting! Como ninguém nasce de clube nenhum! Tive equipamentos de outros clubes, porque sim, porque me ofereceram e porque enquanto não te transmitem ou ensinam o que é ser, és do que te dizem para ser. Não me fiz do Sporting por os meus amigos o serem.
Se houve coisas boas que o meu avô fez, foi ensinar-me a ser do Sporting Clube de Portugal. Não me ensinou que o mais importante era a vitória a qualquer custo, mas sim os momentos de glória alcançados por quem trabalhou para lá chegar, como por exemplo do Agostinho ao Chagas. Marco, que fez questão de me apresentar, assim como o Carlos Lopes, já campeão olímpico, quando eu ainda era petiz, enquanto relatava os seus feitos e me deixava cheio de orgulho e olhos arregalados e a si também orgulhoso por me estar a ensinar a ser verde e branco. Levou-me a Alvalade e carimbou a minha formação sportinguista. O meu avô não pediu para eu ser do Sporting. O meu avô fez-me do Sporting!
Esforço, Dedicação, Devoção e Glória – Foi isto que o meu avô me ensinou! (a Glória não é a vitória a qualquer custo – é o prazer eterno da superação própria, da elevação das capacidades de qualquer um e o reconhecimento externo do Esforço, Dedicação e Devoção). Ensinou-me e mostrou-me que éramos diferentes, respeitadores e elevados! Levou-me ao Jamor no dia fatídico do very light, mas nunca se deixou toldar pela anormalidade ali passada, e com a sua calma, reforçou isso mesmo, que somos diferentes e que aquilo não tinha sido um ato de um clube, mas sim de um anormal.
Quem me conhece sabe o quanto sofro pelo Sporting, o quão doente eu fico quando perdemos, mas sabe também qual é a minha postura perante isso. Fiz-me sócio quando tive condições para isso. E fiz o meu filho sócio quando tive as mesmas condições para o fazer e depois de começar a ensinar o que a meu ver é ser do Sporting Clube de Portugal! Quis e continuo a querer fazer o meu filho do Sporting Clube de Portugal, quis e continuo a querer ensinar-lhe o nosso lema, que tanta falta faz às gerações vindouras que têm os olhos colocados na Glória, esquecendo-se do caminho necessário para lá chegar… o Esfoço, a Dedicação e a Devoção.
Quis e quero continuar a levar o meu filho a Alvalade, naqueles fins de tarde dourados com cheiro a castanhas, a cerveja e couratos, para ver os rapazes de verde e branco a jogar, enquanto come um Magnum de amêndoa ou uma pipocas! Quero continuar-lhe a mostrar que devemos e queremos todos ganhar e que devemos de exaltar de alegria quando isso acontece, mas que por vezes nem tudo corre bem e que outros se superiorizam. Quero continuar a ensinar-lhe que não devemos colocar as culpas nos outros para os nossos falhanços. Quero ensinar-lhe que devemos apoiar quando estamos a lutar para ser campeões, ou quando simplesmente estamos a tentar não cair na zona de despromoção. Que todos os jogos são para dar o máximo e que o resultado final de um jogo ou de uma época, não depende só de nós. E senti um orgulho enorme, quando me pediu que lhe comprasse uma bandeira do Sporting! Aquela que aqui orgulhosamente agita, num dia dourado, de apoio à verde e branca!
Hoje estou profundamente envergonhado com o que 50 pessoas e outros omnipresentes fizeram ao meu clube, ao futebol e ao desporto nacional num par de horas, sem filtro algum, sem racionalidade. Estas 50 pessoas não são do Sporting, não são amantes do futebol e tão pouco do desporto. Servem-se destes mercenariamente para promover e distribuir violência gratuita.
Hoje estou profundamente angustiado porque tive de explicar ao meu filho de 6 anos, que o Sporting e historicamente os sportinguistas não são isto. Que estas 50 pessoas e os seres omnipresentes fizeram um mal tremendo ao Sporting em nome da Glória gratuita, fácil e sem adversidades, que não chegou como esperariam.
Tive de explicar ao meu filho que independentemente de tudo, para o ano lá estaremos a apoiar, sempre que possível o nosso clube e ajudá-lo a superar desportivamente as adversidades e a lutar pelos seus objetivos. Seja, ser campeão, não descer de divisão ou até reerguer o Sporting da última divisão distrital se tiver de ser. Porque o clube, o símbolo e o seu lema valem muito mais do que a atividade criminosa deste grupo de cobardes.
O seu ídolo é o Rui Patricio, aquele que nos defende há 13 anos, por quem gritamos: Ruuuiiiii! Aquele que, estes e outros ignorantes, nas redes sociais responsabilizam por não sermos campeões. Tive de lhe explicar, que o Rui, falha como todos, com a diferença que falha muito menos e que nunca poderá ser o culpado. O Rui, representa bem o Esforço, a Dedicação, a Devoção e consequente Glória. O Rui teve de superar tudo no Sporting e é isso que eu quero que o meu filho aprenda!
Sinto-me desonrado! Traído! Abandonado e Roubado! Sinto-me triste, muito triste, pelo meu clube, pelo futebol, pelo desporto e ainda mais pela cultura desportiva, ou falta dela, da sociedade portuguesa atual e não consigo definir até que ponto não me sinto igualmente triste pela própria sociedade de uma forma global.
O principal culpado de tudo isto chama-se Bruno de Carvalho, que começou bem o seu mandato, que fez muita coisa boa pelo Sporting, mas que a ânsia da Glória, não lhe toldou o discernimento dia após dia e o fez, exponencialmente, se ir esquecendo das três outras palavras do nosso lema. A sede de ganhar, fê-lo se esquecer do que o levou ao Sporting, e do que é ser do Sporting! Bruno de Carvalho, tinha tudo para ser um excelente presidente, teve a grande maioria de nós com ele, mas não soube lidar com isso e foi perdendo apoiantes ao longo dos seus desvaneios… e ontem perdeu a grande maioria dos restantes e deve sair antes que o estrago para o clube seja ainda maior. Pois a sua cegueira de glória, não lhe permitiu enxergar a dimensão do rombo emocional, reputacional e acima de tudo financeiro que o clube sofrerá nos próximos tempos, à custa dos seus atos declarados ou omnipresentes. A mim tinha perdido o resquício da confiança que ainda depositava em Madrid! Não aprendeu e não aproveitou a lição de sportinguismo que Jorge Jesus e os jogadores lhe deram, assim como o balão de oxigénio para se reencontrar.
Mas estou triste, porque a culpa desta cereja estragada e bem amarga, em cima de bolo bafiento, não é só dele. É de todos! O que aconteceu na academia, esteve perto de acontecer no ano passado no Olival, e não fora os da Luz serem tetracampeões e estaria igualmente perto de acontecer… tudo porque as cúpulas querem ganhar a qualquer custo, esquecem-se que são 18 equipas a lutar por um lugar no campeonato em que não podem todas ganhar, ou descer, ou ir à Liga dos Campeões. Porque estimulam o ódio através dos seus gabinetes de comunicação, de dirigentes e de infiltrados diariamente na comunicação social. Comunicação social que se alimenta tal como um abutre desta carne que apodrece, e que estimula a morte para mais carne comer e mais dar a comer a um conjunto de desempregados que mais não sabem do que opinar.
Aqueles que hoje dizem orgulhosamente, eu avisei, ou eu sabia… esquecem-se de olhar para dentro e não se aperceberam que a fogueira estava acesa e que era uma questão de tempo para saltar uma fagulha e deflagrar num fogo imenso em qualquer uma das casas. Que as vitórias têm tido o dom de pôr água na fervura. E que sabe-se lá à conta de que água têm vivido essas mesmas vitórias.
Estou ainda mais triste porque nos facebooks das internets não se brinca com o futebol. Destila-se ódio entre conhecidos, entre amigos e até entre familiares. Porque se levanta o dedo de uma mão a dizer que só os maiores e o dedo da outra mão se aponta aos restantes em maldoso desdém. Basta ler meia dúzia de posts partilhados e replicados vezes sem fim e os comentários ali colocados. Ou ler os comentários nas notícias dos jornais online.
É triste ver pessoas que considero inteligentes, algumas com cargos públicos e políticos, fazerem parte desse conjunto de pessoas que apenas partilha a acusação gratuita, a ofensa, as suspeitas, a desgraça dos demais. É triste ver a falta de cultura desportiva desta nossa sociedade, propagada por tantos ex-desportistas, mais ou menos profissionais e seus dirigentes. É triste e faz-me ter ainda mais receio, do que aquele que tenho diariamente, no futuro da nossa sociedade desportiva e acima de tudo nos valores que os mais jovens trazem e esperam do desporto.
Querer ganhar é bom e essencial ao espírito desportivo! Saber o que custa ganhar, que perder faz parte do processo e que muitos perdem muito mais do que ganham, é ótimo! Ter a determinação e a perseverança para lá chegar é excelente! Compreender que a glória só depende da superação de si mesmo, ou das capacidades das equipas, isso então é uma raridade cada vez menos encontrada!
Que sejam todos punidos severamente! Os agressores, os mandatários, os facilitadores, os coniventes. Que sejam punidos os corruptos que compram vitórias. Que sejam investigadas em sede própria todas as suspeitas levantadas: do Andebol, das Toupeiras, da Fruta. Mas que sejam mesmo. Que seja reestabelecida a fé no desporto e no futebol! Não vale a pena querer que o clube adversário seja punido e assobiar para o lado quando a suspeita é dentro de nossa casa. Faça-se justiça, sem medo!
A todos os que leram até aqui… Obrigado! Se quiserem comentar, estão à vontade, mas agradeço que não deixem piadas. Pois é tudo demasiado grave para se brincar com isto tudo.
Acabo como comecei: Estes merdas não são do Sporting, aliás não são de nada.
Se pudesse, estaria no domingo no Jamor, para apoiar a verde e branca e quem quer a tenha vestida. Não posso, e até vou estar a competir contra o sporting noutra secção, onde ainda somos todos amigos, mas vou estar a sofrer e muito. Vou presar por continuar a tentar transmitir ao meu filho o significado do Esforço, Dedicação, Devoção e Glória! Vou continuar a apoiar, nem que o Sporting tenha de renascer da última divisão da Associação de Futebol de Lisboa.
ESTE POST É DA AUTORIA DE… Fernando Gaspar, pai do Simão, o orgulhoso ostentador desta camisola e da sua bandeira do Sporting Clube de Portugal
*às quartas, a cozinha da Tasca abre-se a todos os que a frequentam. Para te candidatares a servir estes Leões, basta estares preparado para as palmas ou para as cuspidelas. E enviares um e-mail com o teu texto para [email protected]
17 Maio, 2018 at 18:35
Porra…
SPOOOOOOOOOOOOOOOOOORTING!
17 Maio, 2018 at 18:42
OFF-TOPIC:
Rui Patricio , Gelson Martins e Bruno Fernandes da equipa do ano da Liga UEFA Europa League http://www.uefa.com/uefaeuropale…/news/newsid=2560036.html
17 Maio, 2018 at 18:44
Para levantar um bocadinho que seja a moral sportiguista
17 Maio, 2018 at 18:47
e bem precisamos.
17 Maio, 2018 at 18:48
Fiquei feliz um segundo. Depois lembrei-me que muito em breve voltará a polémica com vários jogadores a pedir para saírem ou ameaçarem com rescisão. 🙁
17 Maio, 2018 at 19:04
Maria talvez seja possível evitar essa situação
17 Maio, 2018 at 19:13
Eu acho que sim, alias ainda não percebi porque não houve uma ordem para eles comparecerem no seu local de trabalho, com a segurança mais do garantida e nem que para isso fosse contratada uma força extraordinária de policia (como se fosse preciso, nós adeptos somos criminosos?!)
Julga-se 3M por 50, mais um julgamento sumario, validado por muitos que nos deveriam defender e pelo menos a mim só me ofendem.
Sinceramente, sei que podem estar muito ocupados, mas o gabinete jurídico deveria estar a tratar destas coisas. Os jogadores ou o seu sindicato diz que não vão treinar por questões de segurança e não existe ninguém a contradizer informando que as condições estão garantidas e que apesar de muitos tentarem dizer que não, somos um clube democrático e civilizado.
17 Maio, 2018 at 19:17
Também estou esperançado nisso.
Aliás, hoje estou muito menos negro, e bem mais verde, do que estava ontem a esta hora… Não há mais desgraças a acrescentar – nem considero que o comunicado do BdC traga algo de novo – e parece que, afinal, muito fruto do comunicado da manhã do presidente, as pessoas perceberam que tinham de se mexer porque quem devia ter a GRANDE NOÇÃO do que é o Sporting não tem noção de porra nenhuma neste momento!
Além disso, uma pessoa vai falando aqui, vai falando ali, e as novidades pareceu fazer aparecer o sol, no meio ainda de muita nuvem!
17 Maio, 2018 at 19:27
Miguel, o problema é que o tempo urge e neste momento a Direção tem que estar a tratar de assuntos muito graves do futuro do Sporting, pois não tenho dúvidas que o Sr. Mendes se se abrir alguma brecha entra e não quer saber dos milhões de euros que o Sporting investiu e do futuro da colectividade.
17 Maio, 2018 at 18:44
Grande texto. Obrigado.
17 Maio, 2018 at 18:46
Sublime!
Isto é o Sporting!
Esforço, Dedicação, Devoção e (só depois) Glória! Eis o Sporting!
Saudações Leoninas
17 Maio, 2018 at 18:47
Fernando obrigada por este post e pelos valores transmitidos ao Simão
17 Maio, 2018 at 18:54
“O principal culpado de tudo isto chama-se Bruno de Carvalho, que começou bem o seu mandato, que fez muita coisa boa pelo Sporting, mas que a ânsia da Glória, não lhe toldou o discernimento dia após dia e o fez, exponencialmente, se ir esquecendo das três outras palavras do nosso lema. A sede de ganhar, fê-lo se esquecer do que o levou ao Sporting, e do que é ser do Sporting! Bruno de Carvalho, tinha tudo para ser um excelente presidente, teve a grande maioria de nós com ele, mas não soube lidar com isso e foi perdendo apoiantes ao longo dos seus desvaneios… e ontem perdeu a grande maioria dos restantes e deve sair antes que o estrago para o clube seja ainda maior. Pois a sua cegueira de glória, não lhe permitiu enxergar a dimensão do rombo emocional, reputacional e acima de tudo financeiro que o clube sofrerá nos próximos tempos, à custa dos seus atos declarados ou omnipresentes. A mim tinha perdido o resquício da confiança que ainda depositava em Madrid! Não aprendeu e não aproveitou a lição de sportinguismo que Jorge Jesus e os jogadores lhe deram, assim como o balão de oxigénio para se reencontrar.”
E assim se faz demagogia.
Um texto escamoteado por valores e Sportinguismo que neste momento consegue comover os mais incautos.
Agora o treinador que era incompetente (para alguns) passou a santo.
Os jogadores que não respeitavam a camisola são uns anjos.
E o presidente que é, e sempre foi o diabo, deitou tudo a perder porque ousou querer alcançar a Glória em prol do clube.
Tirem-me deste filme.
17 Maio, 2018 at 19:17
Santo ??
Olhe que para mim não e só não ando aqui todos os dias a desancar porque o momento não deixa.
A responsabilidade dele sobre muita da merda que aconteceu é grande, muito grande !
17 Maio, 2018 at 19:20
+1
17 Maio, 2018 at 19:25
+1
17 Maio, 2018 at 19:47
Ríspido mas verdadeiro.
17 Maio, 2018 at 21:18
Há quem passe de réu a vitima de forma rápida, mas neste caso a velocidade foi estonteante.
17 Maio, 2018 at 19:57
psfilipe, admiro os teus comentários pois, ao menos, procurars sustentar a tua opinião.
Não concordo, acho que estás em negação pois BdC colocou-se teimosamente na posição em que se encontra e o início do fim foram as AGs quando íamos em 1.º lugar.
Dias Ferreira disse na ocasião que o avisou para convocar as mesmas no final da temporada pois tinha experiência como ex-presidente da mesa e BdC fez tábua rasa dos seus conselhos.
Na sequência disso deu-se o triste caso das listas de sportingados que foram assim sujeitos a ameaças várias por causa desta caça às bruxas absurda. Isto é de um pessoa que sabe usar responsavelmente o poder que tem? Nada.
BdC passou a governar para uma franja muito específica de apoiantes (os Trolhas, os Tadeus, e outros para quem a ameaça, a chapada, o enxovalho são ferramentas tão válidas como qualquer outras para atingir os seus desígnios) e esqueceu-se que FELIZMENTE a maioria dos sportinguistas não é assim.
Depois alimentou até ao jogo de Madrid a ideia de que estávamos a fazer uma grande temporada, em todas as frentes até que, subitamente, com a 2.a mão ainda por jogar, o campeonato em aberto (pelo menos quanto ao acesso à CL) e a nas meias da taça, faz um ataque inaudito ao palntel e tenta colocar o odioso todo em cima de jogadores e treinador. Por maior que fosse a sua frustração no momento, um líder – pelo menos um líder equilibrado – não faz isso.
No fim, acabou por entender que às vezes o silêncio é de ouro, e manteve um low profile que se saudou até poucas horas antes da decisiva jornada na Madeira. Para quê? Havia alguma coisa que indicasse que isso era uma boa ideia? ZERO. Ainda assim, qual visionário, achou que era importante mandar bocas ao treinador. Um treinador que ele contratou, a quem deu tudo, mas que perante a perspectiva do insucesso BdC quis queimar sozinho. BdC também é responsável. Não pode meter-se de fora.
Finalmente faz a fatídica reunião em Alvalade, onde volta a destratar tudo e todos e a despedir verbalmente – sim, fê-lo – JJ, com efeitos a partir de 2.ª feira, para depois andar a fazer malabarismos verbais a dizer que não o tinha suspendido.
Ameaças de processos disciplinares em catadupa, infernizando a vida a quem trabalha com ele. BdC tem-se comportado com um verdadeiro bully e não me venham com a história do aperta com eles que ganham milhões e merecem. Se essa merda é gerir RH então metam um general qualquer aos gritos no Manchester, no Real ou no Barça e escusam de gastar dinheiro em staffs técnicos.
O prego final no caixão colocou-o com as tristes declarações na 3.a feira após o ataque à Academia.
Em suma, quando um treinador é mau e os jogadores deixam de estar com ele, diz-se que não se pode despedir 23 gajos pelo que o sacrificado é o treinador, mas BdC conseguiu o impensável: tornar tão insustentável a relação com o maior activo financeiro do clube (os jogadores) que agora estamos a braços com uma escolha vital: ou BdC ou um plantel (se não inteiro, quase).
Uma última nota: a hostilização da Holdimo (um investidor com um peso grande na SAD do Sporting) na sequência da recompra das VMOCS foi mais uma guerra que me pareceu desnecessária ou, a não ser assim, deveria ser tratada em privado e com recato, pois estamos a falar de negócios pelo que se impunha alguma lisura e recato, mas BdC só conhece a linguagem de confrontação e a postura belicista que todos conhecemos.
17 Maio, 2018 at 21:22
No alvo
17 Maio, 2018 at 21:30
Há coisas que não dá para perceber.
Chamam a Holdimo e dizem V. Exªs acabam de perder 20M. (julgo que será mais ou menos este o valor) mas queremos contar com estimado e precioso contributo de V. Exªs no futuro.
Depois é a tal historia das suposições, como sabes que não foi tentado tratar a coisa com recato e em privado, estas coisas não se decidem de um momento para o outro, mas agora a moda actual é cascar no BdC, ok tudo bem.
17 Maio, 2018 at 22:25
Estás equivocado: cascar em bdc não é, pelo menos para mim, uma moda recente.
BdC vai deixar uma cratera em Alvalade se não sair já e não o digo com agrado.
Entendo que quem mais confiou nele (a maioria desinteressadamente ) e apenas por amor ao Sporting se simta agora órfão e em choque, mas têm de ter algum contacto com a realidade: BdC não tem condições para se manter.
Eh pá, candidate-se novamente, mas com o actual figurino está só a deixar o Sporting agonizar lentamente.
SL
17 Maio, 2018 at 23:38
Muito facto
Muita suposição
Muita falácia.
BdC é o meu presidente precisamente por muito do que críticas.
Porque prometeu lutar para devolver o Sporting aos sócios.
E cumpriu.
Mas ainda falta um bocadinho…
E bem esse que referes da SAD estará por trás de muita merda.
E nós abandonamos o homem que tanto têm lutado por nós.
Quem vier agora ,vai herdar um Sporting que a direção de BdC conseguiu recuperar….
Enfim, espero estar enganado que realmente surja outro rocha ou Carvalho… Coisa que o Sporting mostrou ser prolifico nos últimos 40 anos…
17 Maio, 2018 at 23:28
Filipe acho que restas tu, eu , o Chauvin e mais três ou quatro…..
Foda-se…. Cambada autofagica….
17 Maio, 2018 at 18:54
SPOOOOOOOORTING….!!!
Estou em lágrimas…!!! É isto tudo…
Até nesta fase negra haveremos de dar o exemplo a um país que, até hoje, não nos merece… Vamos recolher os cacos que sobrarem e vamos refundar a leoninidade… Não por ele…, não por eles… mas por nós… SPORTING CLUBE DE PORTUGAL…
SPOOOOOOOORTING….!!!
17 Maio, 2018 at 18:58
SPOOOOOOOOORTING!
belo, belo texto!
17 Maio, 2018 at 19:00
Bonito, também fiz dos meus filhos Sporting e agora hei-de fazer dos meus dois netos, mas que isto tem sido uma grande machadada tem. Quero dizer aqui que compreendo os apoiantes de Bruno de Carvalho, mas parem para pensar um bocadinho. Bruno de Carvalho não tem condições actualmente, nem nunca teve para fazer do Sporting, campeão nacional. O Sporting com Bruno de Carvalho terá tempos muito difíceis, porque ele tem má imprensa que nos dias de hoje é chave e também porque a sua comunicação é péssima, a mensagem dele não passa, veja-se a sua comunicação após os graves incidentes de Alcochete. Vamos virar-nos para o futuro e estar atentos ao que daí vem, e a sigla que o Cherba usou num dos posts atrás,é a certa, todos unidos para bem do nosso grande amor.
17 Maio, 2018 at 19:03
Alguém pode dizer-me quando é que o Sporting teve ‘boa imprensa’?
É que, assim de repente, não me recordo nos últimos 30 anos de ver o Sporting a ser devidamente respeitado pela CS.
17 Maio, 2018 at 19:17
No tempo de João Rocha tinha boa imprensa, independentemente de eles serem de outro clube que não o nosso e alguns até são nossos segundo se diz, não se pode é chamá-los a sua casa e achincalhá-los, não é com vinagre que se apanham moscas, não é preciso dar bilhetes, segundo parece lá para os lados da luz dão muitos, ainda agora numa empresa em que trabalha um amigo meu, tinham lá duzentos e tal para distribuir, assim enchem bem os estádios, mas é recebendo bem e tratar com fidalguia que se resolvem as coisas e geralmente manda as regras da boa educação que quem é bem recebido, diz bem. È claro que Bruno de Carvalho ganhou apoiantes por dizer mal da imprensa e os encostar quando os recebeu lá na Sporting TV, mas aquilo que parece que é uma boa ação, não passou de um ato que no futuro não ganhamos nada com isso, só cada vez mais levou na cabeça.
17 Maio, 2018 at 19:43
Podia ter tido boa imprensa mas nós corremos com ele.
E agora vamos repetir o mesmo erro.
A História repete-se.
17 Maio, 2018 at 20:02
Corremos não ele foi-se embora porque quis , tinha uma úlcera duodenal que o afectava bastante e para ter boa imprensa é preciso fazer por isso, naquele tempo não havia as televisões de agora, mas havia rádios, a renascença era muito importante com a sua bola branca, o jornal da Gazzeta, Record e A Bola e ele em todas as viagens ao estrangeiro os jornalistas que acompanhavam o Sporting tinham um almoço de confraternização, isto cultiva-se e ás vezes não vão saber ás fontes mas ao próprio. Bruno de Carvalho é um homem de confronto e não de congregação que é o que é preciso neste momento.
17 Maio, 2018 at 23:39
Dizer que ele se afastou é um eufemismo..
Saiu pelo pé dele mas foi empurrado…
Não mudem a história
17 Maio, 2018 at 19:21
Vai-me perdoar mas, pensar que um Sporting forte e que lute de igual para igual com os seus adversários, jamais terá ‘boa imprensa’. Seja com que Presidente for. E pensar o contrário.. Bem, é no mínimo naif.
SL
17 Maio, 2018 at 19:46
Coq, no mundo dos negócios tudo se move por interesses, se o presidente que vier para o Sporting, for apoiado ou por pessoas ou tiver interesses em comum com os principais gestores da Cofina dá a volta mais facilmente a essa situação do que julga, veja o caso do Porto é um clube sem grande interesse para a Cofina, mas respeitam-no muito mais que ao Sporting. Bruno de Carvalho semeou muitas tempestades que muitos sportinguistas gostaram, até eu gostei, mas não trouxe benefícios nenhuns para o clube e para ele, vasculharam-no a ele e ao clube de alto a baixo e ele não ganhou nada com isso. Esta situação tornou-se insustentável só mesmo quem não quiser ver.
17 Maio, 2018 at 20:21
Chico Faria,
No tempo de João Rocha pode dizer-se que havia jornais com bons jornalistas.
O Record, por exemplo, era claramente o jornal dos sportinguistas.
Hoje há pasquins cheios de avençados vermelhos.
17 Maio, 2018 at 20:46
Amigo José Silva pode ter razão, o mundo de hoje move-se mais por interesses, mas vou-lhe dizer uma coisa que vai chocar as pessoas com valores que frequentam aqui a Tasca, porque é que os Lamps e o seu presidente têm uma rede de influências que eles criaram ? Porque isso dá-lhes poder e meios de vantagem sobre os adversários, há quem lhes chame e com toda a lógica tráfico de influências, principalmente quando é para tirar partido direto dos seus interesses., Mas nada os proíbe de darem milhares de bilhetes para escolas, jornais, firmas que eles vejam que tem interesse estratégico para eles, etc. Nem tudo pode ser visto como tráfico de influências direto, no entanto no futuro vão tirar vantagens.
17 Maio, 2018 at 19:05
“Pois é tudo demasiado grave para se brincar com isto tudo.”
Posso ser muito ingénuo e os pensamentos são rapidamente ultrapassados pela sucessão de acontecimentos, mas saber que:
Holdimo e Ricciardi descontentes com a nova reestruturação, Mendes descontente com o bloqueio à transferências, Vieira descontente por tudo, Velho Regime descontente por tudo e mais alguma coisa, jogadores descontentes por bloqueio aos seus interesses, comunicação social descontente pelas constantes humilhações, comentadores descontentes por causa de uma cartilha, adeptos descontentes pela falta de resultados no futebol, poder politico descontente pelo incomodo, poder desportivo descontente pelas constantes criticas, poder judicial descontente porque não funciona (va) .
Com estes e tantos outros descontentes, toda esta merda cheira tão mal, mas tão mal.
PS: Talvez o treinador fosse o único que não estava descontente, digo eu …
17 Maio, 2018 at 19:09
Política.
A malta quer é um político à frente dos destinos do clube.
Alguém que faça pactos com deus e com o diabo.
Este não serve. Não cede a pressões e fala o que pensa.
É enterrá-lo agora e pode ser que as pessoas se esqueçam que até já estivemos melhor do que alguma vez em 30 e tal anos.
17 Maio, 2018 at 19:52
Falas só para não estar calado só pode..
17 Maio, 2018 at 19:09
A Holdimo ia perder peso na SAD não era?
17 Maio, 2018 at 19:10
Claro.
17 Maio, 2018 at 19:11
será que…
17 Maio, 2018 at 21:19
Deixo só umas perguntas. Quem é o advogado do Alvaro Sobrinho? Quem era o presidente dos BES A? E do BES Investimentos? Quem estava ontem ao mesmo tempo a falar ao mesmo tempo em dois canais?
E agora a ultima quem é que perdeu poder com a ultima reestruturaçao financeira, e que achava que no momento dos bancos converterem as VMOCs ir-se-ía tornar “dono” da SAD?… o mesmo que estava ainda agora na tvi a falar em chairman, gestores, racionalidade… isto vindo da pessoa que como presidente do BES A provocou um rombo de cerca de 5 mil milhoes ao BES.
Lindo, nao é? É o que nos espera
Saudações Leoninas
17 Maio, 2018 at 19:10
Do Twitter:
O Futebol Português é 1 mundo mesmo pequeno… Então não é que o tal de Paulo Silva arrependido , chama-se João Paulo Rodrigues da Silva, e tem no seu currículo um negócio mt engraçado com o clube das coincidências? Como dizia o outro, Inbestigue-se
https://t.co/x1NcHz2RLs
O negócio:
http://www.zerozero.pt/news.php?id=195050
17 Maio, 2018 at 19:13
Isso não interessa nada.
O que interessa é enterrar vivo o presidente, pah.
Raios parta os factos! Se o guião está escrito é só segui-lo.
Não deixemos que a verdade estrague esta bela história de encantar.
17 Maio, 2018 at 19:19
Será que tu não entendes que estas merdas nada tem a ver com quem acha que BdC neste momento já não tem condições. Foda-se, são coisas diferentes.
Eu não acredito nessa fantochada. É uma palhaçada. A falta de condições deste momento NADA tem a ver com isto.
Eu pelo menos sei fazer essa separação. A custo. A muito custo.
17 Maio, 2018 at 19:18
muito eu gostava que se desse um efeito boomerang e se conseguisse provar a origem de tudo isto.
17 Maio, 2018 at 19:19
A seu tempo.
É muio doloroso o rato parir uma maior que o Everest.
17 Maio, 2018 at 19:50
《A transferência de Mukhtar do Benfica para o Brondby está a dar que falar na Dinamarca, tudo porque alegadamente o clube encarnado não vai receber nenhum valor referente à transferência do médio alemão para o clube dinamarquês [contratado por 1,5 milhões de euros], segundo noticia esta segunda-feira o jornal Politiken.
A publicação do diário dinamarquês baseia-se em dados do Football Leaks, que indicam a existência de uma cláusula acordada entre o Benfica e o agente do jogador, Paulo Rodrigues, assinada em 2015, que continha o pagamento de 15% de uma futura venda e 1,4 milhões de euros, caso o alemão se transferisse antes de 1 de julho de 2017.
Uma vez que a transferência de Mukhtar para o Brondby teve um valor de 1,5 milhões de euros, o Benfica não deverá receber qualquer verba pelo jovem que chegou a Portugal vindo do Hertha de Berlim.》
Curioso… será esta a forma de acertar contas.
17 Maio, 2018 at 20:33
Isto não pode passar despercebido. Alguém tem duvidas sobre a credibilidade deste assecla rabolho? E sobre aquela do boaventura mongolóide?
A quem interessa interferir na SAD por interposto clube? Isto é um hostile takeover conivente com os adversários que acabaram de nos roubar pela enésima vez, o que é imperdoável, recurso a políticos (que tal uma cover coral de Paco Bandeira no Jamor?) e servida por vermes nos mass media.
2ª com a TdP e o TRI do Ténis de Mesa no bolso, além de tudo o que vier a lume até então logo veremos a extensão desta TRAIÇÃO que se soma à INFÂMIA dos agressores engavetados ou procurados e ao RIDÍCULO dos urdidores rabolhos.
17 Maio, 2018 at 20:47
Tens a certeza que é o mesmo?
Se for é mais uma coisa inacreditável, o gajo tens negócios de milhões, só na noticia estão mencionadas mais de 5M e anda a borrar-se todo por negócios de 350 euros e se calhar porque ninguém lhe ofereceu bilhetes prá bola.
Se for o mesmo, de certeza que não são coincidências existe muito mais, só não sei se chegará a ser esclarecido.
17 Maio, 2018 at 19:13
É tudo muito estranho. Mas o poder político e a forma como tentou entrar dentro dos destinos de 1 clube vai-lhes sair muito caro
17 Maio, 2018 at 19:25
Penso que estava na hora dos Sportinguistas se unirem na luta contra a benfiquisação – acho que é assim que se diz mas se não for vocês percebem o que quero dizer – do país e deixarem de votar nestes partidos que têm sustentado esta situação – que aliás tem muito a ver com a corrupção generalizada que há no país!
Quem sabe até votarmos todos num qualquer outro partido, que nos pareça menos apanhado pelo clube, só para tirar de lá esta gente sem vergonha! Já deu para perceber que, destes que lá estão, rodem para ali, ou rodem para aqui, vai dar tudo mais ou menos igual!
17 Maio, 2018 at 21:07
Já referi isso mesmo num comentário aqui na Tasca.
Está na altura dos milhões de eleitores mostrarem que não irão esquecer o deboche e a pouca vergonha politica das ultimas 48h.
Até o Ferro Elvas House Rodrigues teve a cara de pau de abrir a fossa…
17 Maio, 2018 at 20:44
Deixa-te disso…. O Costa e o Centeno na luz são só hologramas.
17 Maio, 2018 at 19:19
Só sei que nada sei.
17 Maio, 2018 at 19:24
Se todos fossem como tu evitava eu ler muita merda.
17 Maio, 2018 at 19:20
Um off que me parece relevante, para quem não viu o programa.
https://www.youtube.com/watch?v=KlD5fq7iJlY
Vejam as declarações do dr. Paulo Saragoça da Mata (advogado) no programa – para quem quiser só as declarações dele, começa a falar só aos 39 minutos e qualquer coisa!
17 Maio, 2018 at 19:27
Essa do amor ao clube é frase batida de toupeirada…
17 Maio, 2018 at 19:36
Não sei quem é mas sei que é disto que o País precisa, e muitos .
17 Maio, 2018 at 19:21
Parabéns, Fernando Gaspar. Que o meu caro e o Simão percorram o caminho que o meu pai me ensinou, que eu procurei transmitir ao meu filho.
Sejam felizes e que o Sporting vos dê as alegrias que todo o Universo Sportinguista, na sua multiplicidade ambiciona.
SL
17 Maio, 2018 at 19:41
Ah, e uma nota, Fernando Gaspar:
Obrigado também pela “demagogia”. Sou um dos Sportinguistas incautos…
SL
17 Maio, 2018 at 19:21
Caça à lebre, é fod@.
17 Maio, 2018 at 19:23
…e a uma lebre assustada, praticamente impossível.
17 Maio, 2018 at 19:24
Roger out.
17 Maio, 2018 at 23:43
Jessica in
17 Maio, 2018 at 19:24
OFF: Prováveis boas novas!
O Ministério Público não dá prisão preventiva para ninguém! Apenas uma caução para André Geraldes.
Estejam atentos às notícias.
17 Maio, 2018 at 19:25
Caução de 60.000 euros.
17 Maio, 2018 at 19:27
Isto q quer dizer?
17 Maio, 2018 at 19:28
19 pintelhos do CR7
17 Maio, 2018 at 19:29
IRONIC MODE ON !!!!!!
17 Maio, 2018 at 19:39
Is it ever off?
17 Maio, 2018 at 19:40
Talvez ?
17 Maio, 2018 at 22:43
Win!
Haja alguém engraçado no meio desta tristeza toda
17 Maio, 2018 at 19:50
Boa tarde.
Desculpe estar a perguntar, mas onde esta isso, é que para um Sportinguista que desde de Domingo sente que carrega o mundo as Costas. Isso era uma noticia muito boa,
17 Maio, 2018 at 19:56
É boa e ao mesmo tempo não é má? Não estou a entender.
17 Maio, 2018 at 19:59
Ouvi e foi confirmado há pouco pelo Pedro Sousa, na tvi24.
Acrescento que também está proibido de sair do país, de contactar alguns agentes do futebol.
Não sei, por manifesta ignorância jurídica, o que pode isto configurar, mas ontem falava-se em prisão preventiva, o que seria, na minha
óptica pouco fundamentada, bem pior.
17 Maio, 2018 at 20:23
Ok. Obg.
17 Maio, 2018 at 20:48
Operação Cashball: André Geraldes em liberdade sob caução de 60 mil euros
https://www.ojogo.pt/futebol/1a-liga/sporting/noticias/interior/operacao-cashball-andre-geraldes-em-liberdade-sob-caucao-de-60-mil-euros-9352425.html
17 Maio, 2018 at 20:48
clica antes aqui:
http://tribunaexpresso.pt/atualidade/2018-05-17-MP-nao-se-opoe-a-libertacao-dos-4-suspeitos-de-corrupcao-no-Sporting-mas-pede-caucao-de-60-mil-para-Geraldes
mal por mal
17 Maio, 2018 at 19:34
Pois para mim, que ainda estou do lado do presidente, não me parecem boas notícias…
Não quero retirar conclusões precipitadas, mas não é a saída limpa que eu estava à espera.
Aparentemente, indicia alguma culpa não? Os entendidos em direito que se cheguem à frente.
17 Maio, 2018 at 19:51
Com essa medida de coacção os indícios serão alguns.
Acho no entanto estranho ser uma caução e não suspensão de funções/ proibição de frequentar o clube.
Não serem estas, pode ser positivo, face às razões para aplicação de outras medidas, para além do TIR.
17 Maio, 2018 at 20:10
Havendo áudios e mensagens suspeitas teria sempre q haver medidas de coação.
Quanto mais não seja para dar um pouco mais de tempo até se provar q isto não passa de encenação.
17 Maio, 2018 at 19:26
A sério que agora até a cs recupera um lance do Nelson lenho contra o aves para mostrar que houve corrupção?
Fdx quantos lances ‘estranhos’ não existiram contra os outros? As ofertas do Boavista? Os auto golos estranhos, as diarreias cerebrais nos jogos contra as papoilas?
Pqp, é TUDO contra nos, TUDO!!!!!
17 Maio, 2018 at 19:32
Ps- Lamento o off topic, grande texto, orgulho em ser sportinguista e raiva nesta m* de gente desesperada por nos deitar abaixo.
17 Maio, 2018 at 19:40
Dr Eduardo Barroso “igual a ele próprio” na SICN…É de gente desta “que eu gosto…gente que não renega o seu passado…”…
E como eu…também acha que neste momento BC não “poderá continuar”…mas não porque não tenha feito bom trabalho no Sporting…
Também como eu…lhe “desculpa alguns falhançs”, que no seu grande amor ao Sporting algumas vezes “deixou que acontecessem…”
De gente assim…”que não navega ao sabor da corrente…é que eu gosto…”
Com gente “que não espeta facas nas costas dos amigos”…é que “eu me sinto seguro…”…
Como já hoje escrevo pela 3ª vez…:
“Estou farto de sacanas…”
Sporting Sempre…!
SL
17 Maio, 2018 at 19:46
Estive a ouvir na radio TSF… genuíno.
17 Maio, 2018 at 20:38
Foi onde o ouvi
17 Maio, 2018 at 20:37
O Dr. Eduardo Barroso disse exactamente o que eu penso.
BDC deve sair, não para mal dele mas porque é o melhor para o Sporting neste momento é isso é que interessa. O que de muito bom fez há-de ficar na história do clube.
17 Maio, 2018 at 19:44
Voltando aos cenários
A) investiga-se tudo, provam-se as acusações, em 2019 Sporting e Benfica disputam o AFL com o Mafra
B) os processos seguem os trâmites à velocidade normal da Justiça portuguesa
C) a justiça desportiva age e f**e o Sporting
D) a justiça desportiva age e f*de o Benfica (0.00000000542% prob)
E) é tudo arquivado. Até havia indícios e tal, mas era rebuscado. Pronto, não vale a pena avançar, mas assim se prova que os três são iguais. Siga a dança.
17 Maio, 2018 at 19:48
[…mas assim se prova que os três são iguais…]
Se calhar o objectivo é mesmo tentar criar essa ideia e mais: Não conseguindo entalar o Sporting com este macacada (mal amanhada, diga-se) a Justiça ficar sem coragem para condenar o Toupeirense.
17 Maio, 2018 at 19:45
Primeiro:
Eu não tenho a menor dúvida que a pseudo-bomba sobre a pseudo corrupção no andebol vem da máfia do gabinete de crise e o tempo me irá dar razão! isto já estava preparado à muito tempo para surgir antes da final da taça…e a prova é que o cesar mas malas andava já a dar à corda e como ele é insuspeitável tal a sua “boa” reputação…está-se bem de ver de onde isto tudo vem…
Segundo:
O que aconteceu na academia, embora aqui eu possa colocar algumas reservas, pois ainda tenho algumas dúvidas, mas não me admiro nada que seja encomenda até de alguém…sportinguista…tipo pereira cristovão ou outro artista do género…
Espero que não se iludam pela campanha estilo hitleriana do gabinete de crise…
17 Maio, 2018 at 19:48
Como diz Carlos Dolbet…
A MIM NÃO ME ENGANAM!
…E A MIM TAMBÉM NÃO, C@LHO!
17 Maio, 2018 at 19:45
Paulo Silva admite ter comprado jogadores em futebol e andebol.
Mas quem é que é este gajo?
17 Maio, 2018 at 19:49
Um dos nossos coveiros???
Perdi a vontade de ir ao jamor e tudo… Uma atrás da outra
17 Maio, 2018 at 20:12
Este o gajo q anda a dar festival com capas diárias no correio da merda desde segunda feira.
17 Maio, 2018 at 20:57
Já neste post, o sardinha verde, diz que é este que aparece neste Link:
http://www.zerozero.pt/news.php?id=195050
João Paulo Rodrigues da Silva, negócios de milhões de euros com os lampiões e vai-se enterrar em negócios de 350 euros no Sporting.
Se alguém puder confirmar que é a mesma pessoa, para mim ficava quase tudo explicado.
17 Maio, 2018 at 19:46
Melhor texto da semana… Deu para lembrar que afinal ainda somos muitos e não andamos enganados este tempo todo. Se for necessário descer às distritais para que todos se lembrem o que são os ideias com que nos apaixonamos pelo clube, pois seja. Valerá a pena. Uma coisa é certa, o Sporting não acaba!
17 Maio, 2018 at 19:53
Se o SCP tiver feito batota faço questão que se faça justiça, não quero um novo apito dourado esquecido seja com que cor for.
17 Maio, 2018 at 19:54
Em vez de AG, na 2ª feita deveria haver um directo de Alcochete com o plantel todo, para esclarecer toda a gente: Quem quer ficar, quem quer sair? Vamos ver o que acontece à hora de jantar. Estes sete Têm de se manter até 2ª feira. O Sobrinho e uma Proença de Carvalho ilustram melhor a coisa: concerto.
Ah, e o vexado já prevê VEXAME no Jamor. Enxovalho Público abençoado.
17 Maio, 2018 at 19:54
Vou repetir o que escrevi no post anterior, apesar de já avisado do que me podem chamar:
O golpe foi executado na perfeição.
De dentro para fora e de fora para dentro.
E os Sportingistas a comerem as cebolas que lhes foram servidas. E a deixarem cair aqueles que realmente queriam o Sporting tão grandes como os maiores da Europa.
Parabéns por ajudarem a formar um novo Sporting. Sporting Clube da holdimo.
SL
17 Maio, 2018 at 20:11
+1
17 Maio, 2018 at 20:39
Um dos problemas é esse do primeiro parágrafo.
Muito boa gente fica constrangida de comentar por receio de ficarem catalogadas pela força dos Media. Até por amigos e familiares.
É a força do politicamente correcto dos dias hoje.
Vide, por exemplo, quem ouse dizer em alta voz que os Israelitas estão a cometer genocídio. Anti-semita!
Quem for apoiar o Bruno de Carvalho neste momento, é um fanático e incendiário.
Quanto ao resto, modus operandi visto inúmeras vezes noutras paragens e circunstâncias.
Meia dúzia de mercenários pagos com sandes e refrigerantes, “Ala-Akhbar”, CNN e pronto, está servido o jantar ás ovelhas.
17 Maio, 2018 at 20:56
Esse é o problema: “ficar constrangido”.
As pessoas deixam de pensar com a própria cabeça.
17 Maio, 2018 at 21:22
Ou de poder dizer o que pensam?a intenção é essa fazer com que as pessoas nao saibam pensar por si..sigam o rebanho de ovelhas
.
17 Maio, 2018 at 23:46
+1
17 Maio, 2018 at 19:55
Obrigado por esta partilha….texto que diz muito ….tenho uma leoa de 11 anos que para lhe explicar isto é bem difícil.
17 Maio, 2018 at 20:58
Quem cometeu o crime hediondo, até podem ter cartão de sócio, mas Sportinguista não é de certeza.
17 Maio, 2018 at 20:01
Segunda-feira vamos tirar a prova dos nove. Nessa altura se saberá quem é mesmo sportinguista no plantel e quem vai aproveitar para ir para o clube do coração.
17 Maio, 2018 at 21:12
Não.
Domingo já saberás quem está com o Leão e os adeptos.
Brevemente num relvado perto de si.
17 Maio, 2018 at 20:06
Eu amo muito o Sporting, mas amo ainda mais o $$$porting.
17 Maio, 2018 at 22:51
Disso não tenho duvidas.
17 Maio, 2018 at 20:10
Gostaria também de recordar que todas as notícias e FACTOS que associam Álvaro Sobrinho ao BESA e a um dano superior a CINCO MIL MILHÕES DE EUROS ao erário público são um profundo EMBARAÇO para o Sporting Clube de Portugal, porque não é certamente Álvaro Sobrinho e a Holdimo que os sportinguistas gostariam de ter na sua SAD. Sinto-me ENVERGONHADO cada vez que sou forçado a recordar a associação forçada da Sporting SAD a esta figura, e tudo o que seja diminuir a sua influência deste “investidor”, ou excluí-lo por completo, é um serviço que se presta ao Sporting. E convém recordar que este senhor está a ser investigado por crimes gravíssimos e é a ÚLTIMA pessoa a poder falar em danos reputacionais, quando não possui reputação alguma.
https://www.publico.pt/2018/03/03/sociedade/noticia/alvaro-sobrinho-suspeito-de-desviar-centenas-de-milhoes-de-euros-do-besa-1805255
17 Maio, 2018 at 20:20
E José Maria Ricciardi?
17 Maio, 2018 at 20:27
Igual.
17 Maio, 2018 at 20:32
How ironic ….
17 Maio, 2018 at 20:41
Escroque after escroque after escroque after escroque after …..
Primos e Sobrinhos, a debitarem miminhos…….
Uma empresa gere-se com a cabeça porra !!
17 Maio, 2018 at 21:50
E quem é o advogado dele? É bem falante… e ontem foi à televisao…
18 Maio, 2018 at 0:03
O Rogério Alves é o advogado do Álvaro Sobrinho. É o advogado dos maiores escroques da nossa praça, diga-se. Tem um excelente “portfólio”!
18 Maio, 2018 at 0:04
Olha aqui o Sobrinho já a empurrá-lo para presidência. Nem disfarçam!
http://www.tvi24.iol.pt/videos/desporto/alvaro-sobrinho-rogerio-alves-tem-todas-as-condicoes-para-ser-um-bom-presidente/5afdd4ff0cf2c09c9a1625a4
18 Maio, 2018 at 0:05
O advogado do dono da Holdimo como presidente do clube. Alguém falou em fantoche?
17 Maio, 2018 at 20:19
Não vale a pena lutar mais.
Presidente despede.te e Oxalá que seja provado q geraldes é inocente ,e q tudo não passou de a cabala contra o Sporting e o seu presidente.
Depois quero ver os FDP que por comentam a virem chorar
….qnd extinguirem modalidades e voltarmos a ser o Sporting versão Godinho, Bettencourt,rouette.
Viva ao SPORTING
17 Maio, 2018 at 20:20
Merda de CS: divulgado os 23 para o mundial, primeira pergunta o Sporting !