Não fomos nós.
Não foi nenhum dos que assobia a meio do jogo, que perde a paciência na bancada, que odeia o vosso futebol, que reclama depois de mais um péssimo resultado.
Não foram os românticos, nem os sempre descontentes, nem os que não dormem antes de um jogo, nem os que se deixam ficar à chuva para comprar bilhetes.
Não foi nenhum dos que grita o vosso nome depois de um golo, nem o que sai mais cedo para não apanhar trânsito.
Não foram os das teorias das conspirações, nem os demasiado politicamente correctos, nem os que escolhem a Curva Sul, muito menos os da Curva Norte.
Não foram os que levam os seus filhos à bola.
Não foram os que percorreram milhares de quilómetros para celebrar convosco, não são os que no fim vos deixam sair do estádio mais bonito do mundo entre aplausos.
Não foram os adeptos que não celebram um título de campeão há 16 anos. Nem os que já contam os trocos para vos apoiar na final da Taça, nem os que foram até Braga ver o William marcar o golo que nos daria o primeiro título em muito tempo.
Foram outros. Porque os sportinguistas gostam de desporto, gostam de ganhar e frustam-se na derrota mas têm no Sporting a fonte de toda a dedicação do mundo.
Por muito sofrida que a mesma possa parecer em tempos, somos uma família. Uma família disfuncional, cheia de problemas e com demasiadas interrogações para o futuro. Mas ainda assim, uma família que sobrevive pelo amor. Nenhum sportinguista (nenhum mesmo) se revê em nada do que aconteceu nas últimas horas. Precisamos que todos vocês saibam isto. Deste lado, a sofrer na ignorância e sem saber até que ponto não nos devemos culpar, estão milhões de almas tristes, envergonhadas e com vontade de vos dizer que não fomos nós.
Qual foi o momento em que tudo isto se extrapolou? Quando é que deixámos que os valores do nosso clube fossem sobrepostos pela incessante vontade de vencer a todo o custo? Quando permitimos que gente desta se pudesse relacionar sequer com o nome Sporting Clube de Portugal?
Quero apenas que saibam que depositam nos vossos pés os sonhos de muitos leões. Que sabemos a frustração, a raiva e a vontade de abandonar este barco de loucos que agora têm uma nova face, até aqui desconhecida. Tiveram o nosso apoio sempre, mesmo no dia em que nos tivemos de nos atirar ao homem que elegemos para vos liderar. Olhamos para o nosso clube com espírito crítico mas sabemos que ao fim do dia vocês são os nossos ídolos, as nossas referências, aqueles que vale a pena torcer.
Por favor saibam: não fomos nós. E fiquem por todos aqueles leões que terão esta vergonha na história do clube que vão apoiar a vida toda. Para vocês é momentâneo. Para nós até morrer!
*às quintas, a Maria Ribeiro mostra que há petiscos que ficam mais apurados quando preparados por uma Leoa
17 Maio, 2018 at 13:11
BdC não sai…. Tachista
BdC sai….. Rato
17 Maio, 2018 at 13:19
Primeiro, obrigado Maria pelo emotivo e belo texto.
Segundo, a Tasca começa a parecer o Correio da Manhã…
17 Maio, 2018 at 13:25
Muito obrigado! É tudo o que escreveu. Estes dias têm sido terríveis. Só o nosso Amor pelo Sporting Clube de Portugal vai ajudar a superar tamanha tormenta. Sporting Sempre!
17 Maio, 2018 at 13:25
Demissão em bloco da Mesa da Assembleia. Segundo a sic
17 Maio, 2018 at 13:29
Excelente post.
Os Carrilhos que já estão decididos a tentar a rescisão ……vão fazer.lo com ou sem Bruno Carvalho.
Os euros falam e falarão sempre mais alto.
Aguardo as conclusões do caso geraldes …..e aguardo que me digam de fonte oficial que os agressores são sócios do Sporting.
Aí sim ,decido se continuo a apoiar o presidente e não!!!!
17 Maio, 2018 at 13:29
Cherba não escrevo neste espaço muito raramente o faço mas faço parte dele todos os dias ,hoje decidi dar a minha opinião ,para mim BC foi o melhor presidente que o SCP teve nos meus 40 anos de vida fui seu apoiante sempre contra tudo e todos mas o seu ego deu cabo de tudo ,o Sporting é muito maior que BC e ele tem que parceber isso,o Sporting neste momento precisa que ele se afaste…queria fazer-te um pedido e pensa nisso ,convocar através do teu meio um cordão humano de sportinguistas como nós , imenso, no domingo em todo o trajecto do autocarro
da nossa equipa até ao Jamor para mostrarmos não só aos jogadores que o Sporting não são aqueles 50 delinquentes mas mostrarmos ao país que o Sporting é muito muito maior do que aquilo que eles imaginam
Sporting Sempre
17 Maio, 2018 at 13:42
Gostava que essa ideia fosse em frente, acredito que seja de difícil execução , mas acredito que os sportinguistas adericem a está iniciativa .
Mas era necessário que a mensagem chegasse a muitos blogues e fóruns leoninos , é que estes difundissem a mensagem .
Pelo menos tentar algo parecido com o que houve na final do euro em Portugal.
17 Maio, 2018 at 13:45
Acho que era uma excelente ideia mas sou um simples sportinguista com acesso limitado à divulgação da ideia por isso pedia ao Cherba para ler este comentário
17 Maio, 2018 at 14:59
É maior se d efenderes o teu presidente o teu treinador e os teus jogadores!
17 Maio, 2018 at 13:33
Foda-se nós somos mesmo GRANDES !
A academis do seixal foi invadida pelos NN , ninguem falou; um treino do Guimarães foi invadido e alguns atletas agredidos ninguem falou ; um treino da Academica foi interrompido por adeptos e alguns jogadores agredidos e ninguem falou. A Academia de Alcochete foi invadida por um bando de ANORMAIS ; foi e continua a ser 1ª página de todos os pasquins e noticia de abertura de todos os blocos de noticias em todos os canais de televisão. Razões para que isso aconteça :
1º- O nosso País é muito pobre em noticias de relevo.
2º- Os jornaleiros cá do burgo adoram FODER O SPORTING.
3º- Tudo fazem para que não se fale nos podres do slb e dos politicos
4º- NÓS SOMOS ENORMES E CAUSAMOS COMICHÃO A ESTES FILHOS DA PUTA.
17 Maio, 2018 at 13:36
Também é isso !
17 Maio, 2018 at 13:37
Mostra aí uma fotografia do Jonas a chorar com a cabeça aberta porque levou com um cinto a sair do treino. De um “adepto” seu. Está na hora de reconhecermos que este foi um dos momentos mais baixos do futebol português.
17 Maio, 2018 at 13:51
Foi sem duvida, mas não percebo a questão da foto, só é grave se houver foto?
Os gajos do Guimarães foram bem agredidos esqueceram-se foi das fotos e os tiros no seixal foram reais, só não acertaram em ninguém se tivessem acertado e com umas fotos no final provavelmente motivaria o afecto e a indignação de todos.
E os afectos para JJ que só está no Sporting por paixão e demonstrou não querer sair, ficam suspensos?
17 Maio, 2018 at 14:09
A foto é o menos aqui. Não existir foto é apenas a prova que isso não aconteceu em mais lado nenhum. A foto choca por ser o resultado de um acto que nos envergonha a todos, embora no fundo não tenhamos culpa nenhuma.
17 Maio, 2018 at 16:31
Óbvio que nos envergonha a todos, a questão não é essa, e insistes, a foto é o menos mas o facto de não existir foto prova que não aconteceu em mais lado nenhum. Não percebo …
17 Maio, 2018 at 15:00
E cometido por quem?
Responde Maria!
17 Maio, 2018 at 13:38
E o treinador que também foi barbaramente agredido e já declarou que só está no Sporting por paixão não merece umas linhas de afecto?
17 Maio, 2018 at 13:39
Demissões em bloco…
17 Maio, 2018 at 13:45
parece que fui eu quem apanhou porrada ao ler isto…
Foram 30 minutos de ameaças, agressões, lançamentos de tochas, coacção, amedrontamento, um incêndio pelo caminho e a reclusão forçada dos jogadores e equipa técnica do Sporting no balneário da Academia de Alcochete, para onde foram arremessadas quatro tochas, ao mesmo tempo que se gritava: “Vocês são uns filhos da puta, cabrões! Vocês são um monte de merda! Vamos-vos matar [sic]! Vocês estão fodidos! Vamos-vos arrebentar a boca toda! Não ganhem no Domingo que vocês vão ver”!
Esta é uma pequena parte da descrição feita pela procuradora do Ministério Público do Montijo sobre a tarde de terça-feira no local de treinos do Sporting, a que a SÁBADO teve acesso. Esta quinta-feira, no final dos interrogatórios no Tribunal do Barreiro, a magistrada deverá pedir a prisão preventiva para os 23 detidos.
De acordo com o primeiro documento do Ministério Público, feito com base nos dados recolhidos pela GNR – testemunhos dos jogadores, imagens de videovigilância da Academia e inspecções ao local – o grupo de 50 pessoas que invadiu o centro de treinos combinou previamente a acção “com o intuito de intimidar e causar receio” aos jogados do plantel leonino, assim como os “molestar fisicamente”. Tal como a SÁBADO já adiantou, a “excursão” terá sido combinada através de um grupo de conversação no WhatsApp.
Depois de entrarem na Academia, o grupo começou logo por arremessar na direcção de Jorge Jesus, Paulo Cintrão (um dos responsáveis pela comunicação do clube) e João Duarte, elementos da equipa técnica, “vários artefactos pirotécnicos”, tochas. Perante a situação, os três terão procurador refúgio no balneário. Após terem conseguido entrar na “ala profissional”, as tochas continuaram a voar, mas desta vez em direcção aos carros dos jogadores. Uma delas chegou a provocar um pequeno incêndio num espaço com relva seca.
Em seguida, o grupo tentou e conseguiu forçar a entrada nos balneários. “Aí chegados, surpreenderam todos os jogadores e elementos da equipa técnica e, bloqueando as respectivas saídas, impediram a saída daqueles do local, (…) tendo aí arremessado quatro tochas, com a intenção de os amedrontar, intimidar e atingir fisicamente, obstando à saída dos mesmos do local”, refere a procuradora do MP. Uma das tochas, refira-se, atingiu Mário Pinto Monteiro, provocando-lhe queimaduras num braço e na zona abdominal.
Com os jogadores e equipa técnica confinados ao balneário, começaram então as ameaças verbais e agressões físicas: “Os arguidos atingiram fisicamente o jogador Bas Dost, atingindo-o com um cinto na cabeça e com pontapés em diversas partes do seu corpo”. Também Jorge Jesus, treinador principal, foi agredido “com um cinto na zona da face” e com pontapés “em diversas partes do seu corpo”. O treinador terá conseguido sair do balneário e, já no exterior, encontrou Fernando Mendes, antigo líder da Juventude Leonina, a quem pediu ajuda.
Segundo a descrição dos acontecimentos, outros jogadores foram também agredidos: William Carvalho, Acuna, Battaglia, Fredy Montero, Misic, Rui Patrício, Petrovic, assim como o treinador adjunto Mário Pinto e o enfermeiro Carlos Mota. Todos a soco e pontapé. O fisioterapeuta da equipa, Ludovico Marques, foi atingido com um soco.
Esta quinta-feira, o Ministério Público deverá pedir prisão preventiva para os 23 detidos por suspeitas de ataque à Academia de Alcochete e agressões a jogadores e equipa técnica do Sporting. De acordo com um despacho de uma procuradora do Departamento de Investigação e Acção Penal do Montijo (DIAP), que pediu a realização de interrogatórios judiciais aos arguidos, os adeptos do Sporting agiram com “total sentimento de impunidade”. Por isso, no mesmo documento, a magistrada do MP considerou estarem verificados os perigos de continuação da actividade criminosa, alarme social e perturbação do inquérito.
Ainda que o MP não refira expressamente a necessidade de prisão preventiva, fontes próximas do processo ligadas à investigação e defesa asseguraram à SÁBADO que, perante o teor do primeiro despacho, o pedido ao juiz de instrução será inevitável. Aliás, no próprio despacho, a procuradora referiu que os “ofendidos”, ou seja, jogadores e treinadores, “ficaram atemorizados, com bastante medo e inquietação, encontrando-se afectados psicologicamente e com medo de represálias”. Os detidos estão indiciados pelos crimes de “introdução em lugar vedado ao público, ameaça agravada, ofensa à integridade física qualificada, sequestro, dano com violência, detenção de arma proibida agravado, incêndio florestal, resistência e coação sobre funcionário e também de um crime de terrorismo”.
Apenas 23 dos cerca de 50 adeptos que invadiram a Academia foram detidos pela GNR, que montou rapidamente uma operação nas imediações do centro de treinos do Sporting.De acordo com informações recolhidas pela SÁBADO, os líderes do ataque escaparam. Ainda assim, nos carros dos suspeitos, a Guarda encontrou diverso material que indicia ligações à claque Juventude Leonina, como casacos e bonés.
17 Maio, 2018 at 14:04
Não percebo o foque nisto.
Não nos representam e são criminosos, que se a justiça quiser, fará justiça.
O que muda tudo é a corrupção. Fere de morte o meu Sporting. Não alinho neste atentado de valores ao que é o meu Sporting.
Aguardo, nada serenamente, conclusões.
17 Maio, 2018 at 14:43
Que animais…sem palavras
17 Maio, 2018 at 14:59
Então já se sabe como chegaram ao balneário
17 Maio, 2018 at 15:01
Quem foram os filhos da puta que fizeram isso?
17 Maio, 2018 at 15:59
O Zé Bruno deixou-te a representação hoje?
17 Maio, 2018 at 15:08
Que as coisas aconteceram…. é um facto…. mas há igualmente muita contra-informação.
Por exemplo….como é que o fernando mendes é um dos invasores COBARDES da academia e não está detido???
17 Maio, 2018 at 15:57
30 minutos?
Então mas as noticias não diziam que tinham saído em menos de 15 minutos?
17 Maio, 2018 at 14:22
O problema é que Jesus disse que ficava se BC saísse. Presos por ter cão e presos por não ter…
17 Maio, 2018 at 14:37
É isso.
Assino por baixo!
17 Maio, 2018 at 15:31
Obrigado Maria Ribeiro!
Tanto que por estes dias precisamos de textos que nos animem…
(uma nota rápida: só quem, hoje, ainda não percebeu ou não quer perceber onde está o problema e onde pode estar uma parte da solução pode sustentar a manutenção de BdC – ele é o problema! os jogadores – gostemos muito, pouco ou nada deles – são parte da solução)
SPOOOOOOORTING!
17 Maio, 2018 at 15:50
Os mesmos que empataram e perderam no Marítimo
Os mesmos das voltas olímpicas!
Sim senhor!
O clube é governado de fora para dentro!
Bruno Bruno … deste confiança a mais a esta gente!
17 Maio, 2018 at 16:06
Grande Post, podem fechar a Internet e a televisão por favor? Obrigado
17 Maio, 2018 at 18:00
Bom texto, Maria.
Não tenho quase nada para dizer, mas o que escreves vê-se que é sentido.
17 Maio, 2018 at 18:07
Ídolos? Nada justifica o que se passou em alcochete, mas já toda a gente se esqueceu o que se passou na Madeira? Uma vergonha! Zero de esforço!!! Zero!!! Do pior que eu já vi em 25 anos de sócio!!! Ídolos? Por amor de Deus! Podemos perder tudo, mas deixem a pele em campo!!! Estar solidário com o que se passou em alcochete é uma coisa, chamar de ídolos é uma palhaçada autêntica!!
17 Maio, 2018 at 18:44
Perdoa-me. Mas o que escrevo ainda pode ilustrar os meus sentimentos, ou não? Tenho de fazer um resumo de todas as sensibilidades leoninas ou pode ser só a minha?
18 Maio, 2018 at 0:36
Foi exactamente o que o Ionic Bond fez, ilustrou os seus sentimentos. Não têm que coincidir com os da Maria Ribeiro…senão, mais vale não comentar post nenhum…