Terça-feira não foi o pior da vida do Sporting, nem foi o pior dia do meu sportinguismo. Cinquenta energúmenos entraram em Alcochete, bateram em jogadores e staff técnico e vandalizaram instalações do clube. Não me representam a mim, não representam o Sporting Clube de Portugal e não merecem qualquer respeito ou consideração. Por isso não alinho em andar pedir desculpa ao mundo pelo que aconteceu. Sinto que fizeram mal ao clube que eu amo e, por extensão, sinto-me atacado. Eles é que me devem a mim, a todos os sportinguistas e ao clube um pedido de desculpa.
Foi um acto criminoso, mas felizmente a maior parte dos animais foi apanhada e muito em breve vamos saber quem são e ter a oportunidade de, naquilo que nos diz respeito, lhes fazer justiça. Quero em Assembleia Geral votar a sua expulsão de sócios e de os proibir de voltar a entrar em instalações do Sporting. Seja no estádio, no Pavilhão ou naquele bocadinho de relva que há entre a gravilha e rede que delimita a Academia. Se se confirmar que fazem parte da Juve Leo quero a claque suspensa e proibida de entrar no estádio até haver certeza de que todos os indivíduos envolvidos directa e indirectamente nesta merda foram afastados. E não me venham com a conversa de que ninguém sabia de nada.
Lágrimas, sentimentos e velas
Ontem vi muitos sportinguistas chocados, de lágrimas nos olhos e a pedir desculpa ao mundo inteiro. Parecia que se tinha descoberto um terrorista num culto de pacifistas vegan. Não me fodam. Durante muito anos cultivou-se a ideia da superioridade moral dos sportinguistas em relação a adeptos dos outros clubes. Ser sportinguista não é “ser diferente”. Ser sportinguista é exactamente igual a ser benfiquista ou portista. Não somos nem mais espertos, nem mais sérios, nem mais bonitos, nem mais feios. Somos todos iguais. Por isso o que aconteceu ontem não fere a minha identidade enquanto sportinguista.
Eu já estive no topo no sul, junto às claques, aos ultras e ao pessoal que vê o jogo em tronco nu enquanto flecte os peitorais e os biceps. Temos lá muito animal jardado perfeitamente capaz de fazer o que aconteceu ontem e muito pior. Já me aconteceu estar na fila para entrar e ter de ficar a proteger uma agente da PSP de ser atropelada por 20 animais enraivecidos que queriam entrar a todo o custo para dentro do estádio. Portanto, aquele tipo de gente que ontem foi filmada de carapuço na cabeça e paus na mão eu já vi muitas vezes no estádio.
Teorias da conspiração
Circulou entre os sportinguistas e na comunicação social que a culpa do que se passou era directa ou indirectamente responsabilidade da direcção. Surgiram duas teses, a primeira é de que teria sido Bruno de Carvalho a encomendar esta agressão e a segunda de que seria o clima por ele gerado que teria promovido o que aconteceu. Na minha opinião são ambas absurdas.
Primeiro, o BdC não é criminoso nem arruaceiro e muito menos estúpido. O que aconteceu ontem não serve nenhum propósito, nem lhe facilita a vida nem lhe proporciona melhores condições para trabalhar. Segundo, a tese do “clima criado”. Ele tem sido crítico e duro com os jogadores e o treinador. Em maior ou menor escala todos nós entendemos o teor das críticas. Mas usar essas críticas para justificar que 50 arruaceiros invadiram a Academia e agrediram jogadores e outros funcionários é absurdo. É quase o mesmo que dizer que uma rapariga foi assediada porque ia de mini-saia.
O que aconteceu na terça é responsabilidade desses 50 indivíduos e de mais ninguém. Se querem aproveitar a oportunidade para mandar o homem embora, sabem bem o que podem fazer. Façam um requerimento a solicitar uma AG extraordinária para destituir os órgãos sociais. Já despachámos o Godinho Lopes assim, por isso é só repetir. Agora não me venham com merdas. Assumam que é isso que querem fazer, mas não se escondam atrás de 50 marginais. Não transformem um caso de polícia num caso desportivo.
A perspectiva dos rivais e ambiente geral
A comunicação social e os media por eles controlados estão a ter o melhor dia da vida deles. Hoje na banca de jornais vi sorrisos em todos os benfiquistas. As televisões ontem estiveram cheias de falsas manifestações de pesar. Cheias de tentativas de torcer a faca nas costas dos sportinguistas. Hoje na capa dum jornal vinha o BdC vestido de pirata. Ontem o José Manuel Freitas dizia que era o pior momento do futebol em Portugal. Vão todos pró caralho. Vocês estão colectivamente a rebolar-se de felicidade e a salivar com a perspectiva de verem o clube cair. Por isso, caros sportinguistas, se querem navegar esta onda, saibam ver de onde ela vem.
O problema
Na minha opinião o clube teve dois problemas.
– Problema 1 – o BdC passou-se da cabeça. Quem leu a entrevista ao Expresso ficou a saber que 1) foi alvo de denúncias falsas de pedofilia e violência doméstica, 2) teve uma hérnia, 3) síndroma vertiginoso, 4) a gravidez da mulher esteve em risco, 5) está com problemas na regulação da custódia da(s) filha(s), 5) foi alvo das mais horrendas e persistentes campanhas e difamação da comunicação social vermelha desde que se tornou presidente. Se acham que isto não justifica o comportamento errático, conflituoso e incompreensível que teve no início deste ano, então deixem-me dar-vos os parabéns terem uma vida idílica. A boa notícia é que parece ter ultrapassado essa fase e já está mais calmo.
– Problema 2 – não jogamos um caralho. O jogo na Madeira foi uma versão condensada do marasmo táctico que se vive. Não temos soluções tácticas para resolver nenhum problema, os jogadores estão cansados, saturados, sem ideias e completamente desorientados em campo. Não é um problema de atitude. Se o Arrifanense for a Camp Nou jogar com ou sem a faca nos dentes sai de lá goleado na mesma. A atitude competitiva dá aqueles 3 ou 5% que podem fazer a diferença a este nível mas não ganha por si só os jogos. Os jogos ganham-se com competência, criatividade e conhecimento. Nunca tivemos isso esta época. Tivemos bolas bombeadas para o Bas Dost, bolas metidas no Gelson e remates do Bruno Fernandes. O resto foi uma miséria.
As Soluções
– Chá de camomila para toda a gente.
– Reduzir a exposição a programas de TV com scripts feitos pela comunicação vermelha
– Ignorar boatos
– Ganhar a Puta da Taça.
– Jorge Jesus despachado para o raio que o parta.
– e isto:
ESTE POST É DA AUTORIA DE… Shark
*às quartas, a cozinha da Tasca abre-se a todos os que a frequentam. Para te candidatares a servir estes Leões, basta estares preparado para as palmas ou para as cuspidelas. E enviares um e-mail com o teu texto para [email protected]
18 Maio, 2018 at 11:25
Mas o “patrocinador” do judo não tinha já deixado de o ser aquando da polémica com o post no facebook? Para que é que estão sempre a recuperar essa merda velha? Só pode ser com o intuito de criar uma vaga de fundo contra a direcção e gerar pânico nos sócios. É bullying sobre o Sporting e sobre os seus sócios e adeptos, mais nada.
18 Maio, 2018 at 11:30
papam tudo…
18 Maio, 2018 at 11:35
Mais uns que antes eram bons e eram parceiros institucionais, mas agora são maus e andam manipulados.
Se a esta lista juntares gente como Eduardo Barroso, Daniel Sampaio, Zé Pina, Dias Ferreira e outros tantos que sempre defenderam BdC (muitas vezes para lá do razoável quanto a mim) então chegamos à conclusão que o mundo ensandeceu mas BdC continua lúcido e com os olhos rasgados até à nuca.
18 Maio, 2018 at 11:48
Alguns desses se calhar defenderam com algum interesse e por calculismo passaram a deixar de ‘defender’.
18 Maio, 2018 at 12:12
Bom, se entrararmos nos campos dos “ses” tudo é possível e o seu contrário.
18 Maio, 2018 at 12:37
Usei o “se” por escrúpulo extremo, porque nalguns casos não tenho grande duvida.
18 Maio, 2018 at 11:28
Muitos andam preocupados porque os jogadores não aparecem para trabalhar. É uma questão legítima e que se deveria de apurar bem.
E mais, não sendo eu jurista, mas sei umas coisitas do assunto (e o meu melhor amigo é jurista na mesma multinacional onde trabalho), o facto de não aparecerem para trabalhar pode ser algo usado pela entidade patronal (por isso tb se falou de pedirem baixa médica… para se ausentarem do trabalho justificadamente).
Por isso é inverosímel que peçam rescisão unilateral. Agora pedirem e pressionarem para sair, isso sim, acredito até que já o estão a fazer.
De resto, no meio de muita merda há aqui muito carvão, só acredita na CS portuguesa quem quiser.
Eu só quero que chegue domingo para ganhar a taça. Esse é o meu pensamento imediato. De seguida espero a renovação financeira e após a sua conclusão espero as eleições.
18 Maio, 2018 at 11:37
Eu gostava era que alguem explicasse e especialmente aqueles que acham que a direcção se devia demitir, o seguinte:
Em que medida e que uma eventual demissão da direccão dá ou deixa de dar fundamento legal aos jogadores para poderem rescindir por justa causa? Sim porque o que vale verdadeiramente é isso e não a simpatia que possam ou nao ter com o presidente.
18 Maio, 2018 at 11:49
Os jogadores não têm motivo para rescindir, esse é um ponto.
O outro ponto é que, mesmo assim o podem fazer e “depois logo se vê quem paga a factura”. Ora se isso não interessa muito ao futuro clube (e mesmo assim depende de que clube estaremos a falar – fala-se do Wolves estar atento…), ainda interessa menos a nós!
Os jogadores esses… vão sair ou ficar consoante o que for mais vantajo$o para eles. Ponto. Não há aqui nada de novo, um jogador de futebol a ser jogador de futebol. Nem me preocupa isso.
No entanto estmos todos preocupados porque, de facto, a ameaça e o vexame ameaça ser ainda maior na 2.ª feira – e é isso que uma demissão em bloco poderia evitar…
… estou certo que uma demissão em bloco iria mesmo evitar essa situação.
“There’s a time for daring and there’s a time for caution, and a wise man understands which is called for.”
18 Maio, 2018 at 12:04
Começa a ficar claro que a lenga-lenga dos “jogadores avançarem para a rescisão caso a direcção não se demita” é no fundo um expediente que está a ser usado e explorado para manipular os socios e que serve as agendas dos Sobrinhos, Rogerios, Ricciardis e mais não sei quantos.
Outra coisa que dá para perceber, e que havia muita gente a espera do momento certo para fazer a transumancia para outro lado mais proveitoso.
18 Maio, 2018 at 12:04
Então mas eles estão a faltar a algum treino? Que se saiba o Treinador não marcou nenhum treino, logo eles não estão a faltar…
18 Maio, 2018 at 11:29
Acabe-se de vez com o SPORTING Clube de Portugal.
Há semanas que ando a dizer. Este país não merece este CLUBE. Assim, os Sportinguistas, aqueles que prezam uma vida equilibrada podem concentrar-se na sua própria vida sem ter que se dispersar pela SUJEIRA enraizada neste país.
18 Maio, 2018 at 11:31
entretanto, de acordo com o Correio da Manha, na troca de mensagens entre os “arrependidos” do CASHBALL, aparece o Carnide como tendo comprado a equipa do estoril em peso através do célebre… jogo da mala.
18 Maio, 2018 at 11:33
Toda a gente sabe que o SCP perdeu esse jogo por causa do vento. Só.
O pessoal do Estoril corria mais pq tinham o vento a bater por trás… Assim tb eu.
18 Maio, 2018 at 11:48
Mark my words:
Sporting e Benfica a disputar com o Arroios FC a subida aos Nacionais, enquanto o Porto comemora o décimo campeonato consecutivo.
Ou então é coincidência que mails, telefonemas, snapchats e o diabo a quatro é somente do Mondego para baixo.
18 Maio, 2018 at 12:18
eia que clube vendem-se ao SCP ao porco ao toupeirense.
nem precisam anunciar no CM.
18 Maio, 2018 at 11:32
Só faço uma pergunta: o que diria o Bruno de 2013 se GL não apresentasse a demissão na sequência da AG que Eduardo Barroso marcou para o demitir?
Ainda vou perder 5 minutos para ver o que se escreveu na altura pois lembro-me que inicialmente o GL também fez voz grossa antes de atirar a toalha ao chão.
Outra coisa me deixa bastante intrigado para quem fala de ter memória é esta: Abrantes Mendes agora é enxovalhado por criticar BdC, mas quem foi o 1.º gajo a dar a cara contra os croquettes quando essa merda desse nome ainda nem existia? Digam lá se tiverem a tal memória?
Eu estou como ele. Não era por os croquettes serem uma merda que tenho de validar tudo o que BdC faz e nos últimos tempos a gestão de BdC foi errática, caótica e (ainda mais) belicista e isso afastou grande parte dos que sempre o apoiaram.
18 Maio, 2018 at 11:32
Pessoal.. vocês tão bem da cabeça? a sério? Vocês não tão a ver a imagem que o Sporting Clube de Portugal está a passar para os próprios adeptos e para o mundo? Não é o Sporting Clube BdC, é o de Portugal que tá a ser arrastado na lama.
Mas um gajo que dizia que depois daquela mítica assembleia geral que podia bem sair do Sporting e que andava muito cansado e que não tinha mal nenhum, agora não quer sair de lá? Será que isto não tem mais nada por detrás?
Um gajo sério não divide para reinar… um gajo sério não se escuda atrás do processo tudo e todos sempre que me afrontam.
Sinceramente a mim o que menos me importa é a taça. O que me interessa é limpar o bom nome do Sporting, nem que para isso o Sporting jogue na AFL. Não vai ser por isso que vou deixar do clube.
Espero que tudo seja clarificado, que o clube esteja inocente e que mm assim esse senhor se ponha longe (e não, não tenho memória curta)
18 Maio, 2018 at 11:46
Neste momento o Presidente é um foco de instabilidade no clube,claramente não está bem e se realmente coloca o Sporting acima dos seus interesses pessoais deveria ter apresentado a sua demissão.
Vejo no futuro próximo do Sporting 3 casos da maior importância,para os quais BdC não me parece a pessoa certa para os resolver,as agressões na Academia,que foram muito graves e com consequências imprevisíveis que veremos nos próximos dias e semanas,o sucesso do empréstimo obrigacionista e o adiamento do pagamento das obrigações que cessam no dia 26 e o caso da alegada corrupção de jogos de Andebol e Futebol.
Devo dizer que caso se comprovem as acusações de corrupção,esta direcção ficará para mim como a pior da história do clube,é verdade que existem pontas soltas e nada foi provado,mas as medidas de coacção a André Geraldes e o seu silêncio durante o interrogatório do juíz,não me parecem bom sinal,independentemente do que um advogado possa aconselhar ao seu cliente,eu se estivesse a ser acusado e uma coisa que não fiz,garanto que não ficava em silêncio.
No caso desportivo,as informações que existem é que os jogadores,equipa técnica e equipa médica vão apresentar rescisão dos contratos por justa causa na próxima 2ª feira,este será um dos momentos mais negros da história do clube e que poderia ser minorado com a demissão do presidente.
Por último deixo apenas um pequeno exemplo,mas que descreve na perfeição o estado de espírito actual do BdC e da plenitude das suas faculdades,há 2 dias o Futre,com o Fernando Mendes como testemunha,divulgou que o BdC lhe ligou para ele mediar uma conversa com o Rui Patrício,no sentido de lhe apresentar desculpas pelo que se tinha passado,ora,quando um gajo que é Presidente de um clube liga para o Futre!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!,para resolver um problema com um jogador/empregado,para mim está tudo dito sobre o estado psicológico do homem. Sempre fui um apoiante de BdC,neste momento vejo que podemos estar perante um Presidente/homem igual a tantos outros,com a agravante de poder estar a puxar o Sporting para um beco sem saída. SL
18 Maio, 2018 at 11:53
Está tudo impecável, não levantem ondas.
Pulso firme presidente!!
18 Maio, 2018 at 12:10
Presi
18 Maio, 2018 at 12:10
Coincidências, uma vez mais.
Grupovarius cujo presidente executivo é o associado Alexandre Cavalleri o mesmo que que é dono do Iguarivarius que esteve na polémica do pernil vendido para a Venezuela.
https://observador.pt/2017/12/28/iguarivarius-que-empresa-e-esta-que-vende-pernil-a-venezuela/
Curioso ter-se juntado aos contestatários, apenas coincidência
18 Maio, 2018 at 12:11
Um dos jogos que estará a ser investigado é o Chaves x Sporting de 17-01-2017 e o jogador Leandro Freire, nessa altura o director desportivo não era o André Geraldes …
18 Maio, 2018 at 12:17
Até ao lavar dos cestos é vindima. Não gosto do André Geraldes por razões que não vêm ao caso mas, daí até achar natural que, pertencendo à equipe de Bruno de Carvalho se atrevesse a fazer o que dizem ter feito, vai um mundo.
18 Maio, 2018 at 12:42
Pois veremos como acaba.
18 Maio, 2018 at 12:41
E aparentemente o Sporting foi contactado pelo Chaves a propósito desta tentativa de suborno, portanto tinha conhecimento da situação.
18 Maio, 2018 at 12:14
Tenho de tirar o chapéu ao Shark mas faço-o com prazer.
A minha opinião coincide com a dele em tudo, excepto numa coisa:
Jorge Jesus. Não vou quebrar lanças na discussão deste ponto.
O sistema de Jogo adoptado por Jorge Jesus, é o mais eficiente, desde que tenha plantel em qualidade e número suficiente para que seja exequível toda uma época. Nós tivemo-lo em qualidade mas, não em número, na época de 17/18.
Em Segundo lugar, JJ é o único treinador, em Portugal, capaz de gerar a mais valia óptima, fazendo progredir técnica e tacticamente os jogadores. Mais ninguém é competente para o fazer como ele. Nem Leonardo Jardim.
Por último, Alguém acredita que no último mês a nossa equipe seria capaz de repetir com os mesmos resultados os jogos com a Juventus e com Barcelona?
O jogo com o Atlético de Madrid é jogado em circunstâncias totalmente diferentes pois, nem a equipe do AM é do nível das outras duas, nem a competição tem em que decorreram tem a capacidade de motivar jogadores como acontece com todas as equipes, na Champions.
Mudar de treinador agora, é asneira.
Entretanto, segundo notícia que ouvi há pouco na rádio, parece que há gente dos Superdragões envolvida no ataque à Academia e, digo eu, gente dos NN, também, assim como membros da JUVE que estão proibidos judicialmente de entrarem em instalações do Clube.
Aguardemos serenamente.
18 Maio, 2018 at 13:11
Eu concordo com a ideia de deixar cumprir contratos. Ele tem mais um ano de contrato. Se ganhar no domingo, acabamos a epoca com 2 troféus (que ja nao acontecia ha muitos anos – apesar de muitos agora dizerem que a taça da liga nao conta para nada), e com uma exibiçao decente a nivel Europeu tendo em conta os adversarios que apanhamos.
Acho que o futebol deste final de epoca tem sido penivel e as vezes miseravel. Mas acho que apesar do desastre do campeonato, o JJ tem condiçoes para continuar, e nao consigo pensar em alternativa melhor (sabendo que sem dinheiro da champions para o ano – nao ha muito treinador com titulos que venha para o sporting).
18 Maio, 2018 at 12:55
No meio disto tudo, e depois de já terem aparecido os sportinguistas do costume a malhar na direcção, sempre chamados pela CS em situações de instabilidade, como se fossem referências obrigatórias para o qualquer sportinguista, pergunto-me: onde é que anda o Paulo Pereira Cristovão?
18 Maio, 2018 at 12:57
Onde pára o Paulo Pereira Cristóvão?! Os jornalistas ainda não o procuraram para recolher a sua opinião sobre o momento do clube?! Acho estranho. Deixou de ter interesse?!
18 Maio, 2018 at 12:58
Completamente acordo com o shark!
18 Maio, 2018 at 12:58
Porque e que este JMS nao se cala.
18 Maio, 2018 at 13:38
Porque razão os invasores não aproveitaram o momento para enfardar os jornalistas? Que estranho, se foram lá por amor ao clube, certamente teriam derrubados alguns jornalistas que devem ser pagos em coca. Há tanta coisa mal explicada. Os jornalistas estavam todos à espera do acontecimento. Eu se fosse da polícia queria recolher todos os testemunhos desses jornalistas de modo a aferir sobre os acontecimentos. Se o que aconteceu na academia foi um acontecimento que partiu do presidente, digam-me porque razão o António Salvador, ou um qualquer árbitro corrupto deste país infectado de corruptos ainda não tinha sido alvo de uns apertos?! Não brinquem…
Digo-vos uma coisa: é muito possível que o JJ tenha a sua parte de responsabilidade.
18 Maio, 2018 at 14:13
Ahahahahah
Super
Gajos sem nome
Juve
PPC
Isto sim é #UniaodeAço
18 Maio, 2018 at 16:42
Porque não tenho acompanhado, pergunto se o CD já informou se os 23 jagunços são sócios e se pertencem às claques?
18 Maio, 2018 at 17:08
Preocupação pelo jogo da final da Taça. Sem treinar, ao que se diz, espero bem que não vamos ao Jamor apenas fazer de Cabeçudos para abrilhantar a festa do Aves.
Há muitos riscos nisto.