Uma pequena nota de abertura: Escrevi o texto antes da final da Taça. Ainda bem que o fiz… Não vou anular a mensagem que deixo no final, mas acrescento-lhe um óbvio desejo no último parágrafo.
Problemas visuais, cuja responsabilidade me cabe exclusivamente, ao abusar na frequência do estabelecimento, levam-me a uma crónica menos desenvolvida que o habitual. Também o conturbado momento que o Sporting vive, retira-me alguma da paixão que ponho nestes escritos, porque a tristeza, a desilusão e alguma “inércia”, continuam.
Para o último jogo da Liga Allianz, frente ao A-Dos-Francos e disputado no pretérito sábado, em Alcochete, foram convocadas as seguintes 18 jogadoras:
Guarda-redes: Inês Pereira, Patrícia Morais e Carolina Vilão
Defesas: Bruna Costa, Mariana Azevedo, Matilde Figueiras e Rita Fontemanha
Médias: Carlyn Baldwin, Nadine Cordeiro, Neuza Besugo, Joana Martins, Sharon Wojcik e Patrícia Gouveia
Avançadas: Ana Leite, Ana Capeta, Bárbara Marques, Carolina Venegas e Solange Carvalhas
Alinharam inicialmente:
Inês Pereira: Rita Fontemanha, Bruna Costa, Matilde Figueiras e Bárbara Marques; Nadine Cordeiro, Patrícia Gouveia e Joana Martins; Neuza Besugo, Ana Capeta e Solange Carvalhas.
Muitas alterações nesta convocatória e na constituição do onze inicial, o que se compreende perfeitamente. Descanso para toda a equipa habitualmente titular, oportunidade para as escolhidas mostrarem serviço, quer as mais jovens quer as mais experientes, nomeadamente a Rita Fontemanha, Matilde Figueiras (restituição de confiança), Patrícia Gouveia, Ana Capeta e Solange Carvalhas, aquelas que parecem mais perto de constituirem primeiras alternativas, partindo do banco, para o jogo da final da Taça do próximo domingo…
O jogo, inicialmente previsto no Sporting FF Apoio, como sendo transmitido pela Sporting TV, viu essa cobertura ser posta de lado, tendo sido dada prioridade, e bem, à transmissão do jogo de hóquei em patins em que, tendo a nossa equipa vencido naturalmente o Paço de Arcos, se alcandorou ao primeiro lugar, beneficiando do empate no jogo entre os rivais. Com o que não posso concordar é que o diferido do jogo tenha sido marcado para segunda-feira às 17 horas (!) Estando A-Dos-Francos e Cadima, adversários, respectivamente, de Sporting e Braga, nesta jornada, envolvidos na luta pela manutenção, um pedido de alteração da hora do jogo, como foi feito no jogo em casa com o Boavista, implicaria também a mudança para a mesma hora, do jogo de Braga, pelo que compreendo que a mesma não tenha sido solicitada à FPF. Um diferido, para mais de quarenta e oito horas depois, não lembra a ninguém.
O Sporting fez uma primeira parte bem produtiva no que a concretização diz respeito, marcando cinco golos (Ana Capeta, aos 4′, Solange Carvalhas, 13′, Patrícia Gouveia aos 16 e 32′ e novamente Solange, aos 40′). Na segunda parte registou-se apenas um tento, sendo Bárbara Marques, aos 90′, a sua autora, fixando o robusto 6-0 final. Carolina Vilão, Carolina Venegas e Ana Leite entraram na segunda parte para os lugares de Inês Pereira, Ana Capeta e Solange Carvalhas. A arbitragem esteve a cargo de Tatiana Martins, num jogo sem qualquer cartão exibido às intervenientes.
Surpresa no Nacional de Juniores, onde a nossa equipa, jogando em Alcochete, cedeu um empate, a zero, frente ao Ouriense, tornando assim o próximo e último jogo da zona sul, no Estoril, absolutamente decisivo, e onde o empate basta para vencer o grupo. Na primeira volta o Sporting venceu por 3-0, e tem agora apenas um ponto de vantagem sobre as canarinhas.. Numa carreira absolutamente excepcional, foi o primeiro jogo, em dois anos, em que estas jovens não obtiveram a vitória, confirmando assim que o triunfo na primeira volta, frente ao mesmo adversário, por 1-0, não foi acidental.
No Futsal, a nossa formação foi vencer o Santa Luzia por inusitados e claros 9-5, tornando ainda mais amargo o empate consentido em casa a dois tentos, frente a este adversário… Vermoim e Novasemente empataram a 4 golos, passando assim o Sporting para o segundo lugar da classificação, a três pontos do rival.
Não me atrevo a prever o que a semana nos reserva. Mas, como todos nós, um ardente e incontido desejo: que o Sporting Clube de Portugal saia dela orgulhoso, de cabeça bem erguida e de coração cheio para nova final no Jamor! E que as nossas Leoas nos proporcionem a alegria que ontem não tivemos!
* às segundas, o jmfs1947 assume a cozinha e oferece-nos um mais do que justo petisco temperado ao ritmo do nosso futebol feminino
21 Maio, 2018 at 15:50
soltem a Capeta!!!!
O que seria do Sporting se só tivessemos equipa sénior de futebol…
21 Maio, 2018 at 16:00
De volta ao Jamor.
Com garra e ambição, sairemos vencedores
21 Maio, 2018 at 16:08
Boa crónica, JMFS.
Surpreendente a equipa inicial e o resultado ao intervalo com esta equipa.
Desejo-lhe as melhoras, sempre.
E gostava que pudesse estar presente no Jamor para a final feminina para os conhecermos pessoalmente.
Um abraço.
21 Maio, 2018 at 16:19
Bilhetes para o Jamor disponíveis a partir de amanhã, 3ª feira, nos clubes participantes.
21 Maio, 2018 at 22:43
este ano paga-se?
21 Maio, 2018 at 17:15
Obrigado, Miguel. Gostava de ir ao Jamor mas isso está praticamente posto de parte. A minha sogra foi internada, o estado é bastante grave e eu, para além dos olhos (a melhorar) não ando bem. Tanta coisa a ajudar…
Já agora, para si e para todos o que seguem o Futebol Feminino: acabei agora de falar com a responsável da Produção da Sporting TV, Ana Oliveira, porque me postei em frente à televisão para ver o jogo de sábado e deparo com o jogo de futsal frente ao Burinhosa. Fui iludido por uma informação dada por um Sportinguista no Sporting Apoio.
A informação colhida é de que estavam em Alcochete para a transmissão para posterior diferido mas a CI de BdC, inviabilizou a mesma.
Mais um motivo para lamentar a mesma…
21 Maio, 2018 at 18:19
As melhoras da senhora sua sogra e as suas próprias melhoras…
Abraço e SL
21 Maio, 2018 at 20:52
Obrigado, prezado Max.
SL
21 Maio, 2018 at 20:33
Obrigado pela resposta, JMFS.
As melhoras para si e para a sua sogra.
Espero que um dia seja possível conversarmos um pouco sobre esta nossa paixão pelo futebol feminino.
SL
21 Maio, 2018 at 16:12
Espero que tudo o que se passa no nosso clube não faça esmorecer o apoio no Futebol Feminino, elas não merecem.
Que se bata o record de assistência do ano passado e que no fim tragam o caneco.
21 Maio, 2018 at 16:30
Só há pouco tomei conhecimento de que na Taça Nacional de Futsal Juniores Femininos, e a contar para a 3ª. jornada das seis que compõem esta fase da zona sul, as nossas jovens foram derrotadas no reduto do rival por 2-3, num jogo decidido perto do final, pelo que tudo está em aberto quanto ao vencedor da zona. O Benfica comanda com 9 pontos, seguido pelo Sporting com 6. Na zona norte, o Vermoim está na frente com 7 pontos.
Marcaram pelo Sporting:
2′ Mariana Ferreira (1-0)
31′ Carolina Pedreira (2-2)
Complementando a informação relativa ao nosso futsal sénior, deixo aqui
as marcadoras do encontro frente ao Santa Luzia:
5′ Cátia Morgado (1-0)
8′ Tania Sousa (2-0)
11′ Debora Queiroz (3-0)
14′ Angela Toste (4-0)
16′ Debora Queiroz (5-1)
27′ Cátia Morgado (6-3)
32′ Cátia Morgado (7-3)
37′ Catarina Pinheiro (8-5)
38′ Cátia Morgado (9-5)
Destaque para os 4 golos da Cátia Morgado, recordando a goleadora da época passada.
21 Maio, 2018 at 17:16
Não está a dar o diferido do jogo na Sporting TV… Está a dar Futsal!
21 Maio, 2018 at 17:23
Respondi-lhe acima sobre isso, Miguel.
21 Maio, 2018 at 20:34
🙂
21 Maio, 2018 at 17:35
Bom convívio no Jamor no fds, tenho a festa de anos da minha miuda e não poderei ir.
Que as miúdas façam o que os outros não conseguiram.
21 Maio, 2018 at 17:38
Boa crónica jmfs1947!
E já agora as melhoras.
21 Maio, 2018 at 20:53
Obrigado, NFA.
SL
21 Maio, 2018 at 19:11
Grandes leoas…
…muito orgulho nestas meninas.
SPOOOOORTING!!!!!
22 Maio, 2018 at 2:46
Leoas !
E ainda por cima cutes ^^
Tenho de fazer mais visitas xD
Muito bom artigo.
Cuidado, com muito informação e detalhada.
🙂
22 Maio, 2018 at 2:48
Só recordar um excelente corte, com “rasganço” incluído, de uma das grandes leoas.
https://www.facebook.com/RitaFontemanha/photos/a.456079537867767.1073741829.144339719041752/1870135803128793/
^^
22 Maio, 2018 at 8:56
Cherba estás a pensar organizar a churrascada?
Por muito que nos custe esta altura, acho que estamos todos a precisar de um banho de Sportinguismo que estes convívios nos proporcionam…
22 Maio, 2018 at 11:25
Invadiu-me uma tristeza negra que durou toda a semana. Não por causa do conluio entre Aziados, Traidores como Marta Soares e JM Ricciardi e a estrutura do Estado Lampiâmico, Terrotista, atávico e selvagem como o é a estrtura do Estado Islâmico.
Islão= Islâmico; Lampião= a Lampiâmico e não “Lampiânico” como vejo tanta gente escrever. Aliás, pode-se chamar-lhe de estado Lampiónico, como Bruno de Carvalho fez porém, a associação ao terrorismo é imediata se usarmos a formula “Lampiâmico” sendo que, é Terrorismo, subversão e demolição do Estado de Direito aquilo que constitui a actividade desenvolvida por essa cambada de escroques.
A tristeza que me invadiu resulta do ataque à Academia e da violência aí posta em prática por gentalha que se diz Sportinguista mas que, afinal está a soldo de quem pague mais independentemente daquilo que venha a sacrificar. Não acredito que tenham agido de moto próprio. O cheiro a mercenário chega-me às narinas como uma pestilência. Não são Sportinguistas, são tão ou mais marginais que os membros das ilegais claques do benfica ou os 1940 membros não ilegais dos Super Dragões que, ao que parece, se registaram mediante a declaração e identificação de 60 nomes, apenas!
Constatar a actividade interna dos Traidores também me custa porque constato a avidez com a qual Martas Soares, Rogérios Alves e Josés Marias Ricciardis deste mundo se lançam sobre o Sporting como cem cães a um osso, ao cheiro de dinheiro que pretendem “gerir”, como o fizeram os seus parceiros croquetes, no passado recente, lavrando a mais infeliz das páginas da nossa História de esforço, dedicação e Devoção, ao mesmo tempo que manchavam com nódoas que jamais serão limpas a Glória que, os nossos atletas conquistaram para o Clube.
Um verdadeiro Sportinguista põe acima dos seus interesses, dos interesses do grupo económico, social, étnico, religioso ou seja lá o que for, o Superior Interesse do Sporting. O verdadeiro Sportinguista só vê como Superior ao interesse do Sporting Clube de Portugal, o Interesse que acima de todos se situa, o Interesse de Portugal. Mais nenhum e muito menos o do Partido Político a que pertence.
Os traidores, esses, fazem sempre o contrário e sem ir mais longe, põem o seu interesse mesquinho acima do interesse do Clube independentemente das consequências. Aquilo que lhes interessa é chular. São parasitas e como parasitas terão de ser tratados.
Felizmente, sabemos agora, sem margem para ilusões, quem eles são, na sua quase totalidade (pelo caminho ficou o Caruncho que, de tantos tiros que deu nas patas não é credível para ninguém. Depois de tanta estupidez que se permitiu fazer, é um walking dead político).
Felizmente também, só poderão aceder ao poder pela via do voto e isso significa que vão agora queimar o cartucho de que dispõem sendo que, caso não sejam eleitos Agora, jamais o serão. Bruno de Carvalho continuará a dispor de Maioria absoluta dos votos. Se não tiver 90% terá 60% e ninguém mas, mesmo ninguém poderá arranca-lo de lá, a não ser que o matem. Os Sportinguistas sabem uma coisa de fonte segura: – O Sporting é finalmente dos Sportinguistas, dos sócios que financiam as modalidades e detêm a maioria do Capital da Sad, dos sócios anónimos que não aparecem a não ser para votar, dos sócios que petiscam na tasca e seguem os diferentes jogos no Estádio, no Pavilhão ou pela Sporting TV. O Sporting é nosso, de todos os que referi e daqueles que nos representam n enquanto sócios e atletas, enquanto sócios e técnicos, enquanto sócios e funcionários, enquanto sócios e dirigentes de secções, enquanto sócios e directores do Sporting Clube de Portugal, Administradores da SAD e enquanto Presidente. Sim, há sócios que nos servem dirigindo o Clube e o Sporting é feito deles também e é deles como é meu.
22 Maio, 2018 at 13:11
O Sporting Clube de Portugal Não pertence aos TRAIDORES!
22 Maio, 2018 at 13:13
Chego a arrepender-me de ter batalhado contra a ignomínia das agressões a Jaime Marta Soares pelos NN antes do jogo da selecção no Galinheiro. Se soubesse o que sei hoje…
22 Maio, 2018 at 13:38
O que é que isto tem a ver com a nossa Equipa de Futebol Feminino?!
24 Maio, 2018 at 21:34
Se a tua equipa feminina de futebol não tiver nada a ver com o Sporting…
24 Maio, 2018 at 21:42
Tem tudo a ver…
E não adianto mais nada em relação ao comentário do Mário Túlio.
Seria abrir mais guerras, não quero.
Jcsm fique com as suas convicções, eu fico com as minhas certezas.
24 Maio, 2018 at 21:33
Penso exatamente o mesmo.
24 Maio, 2018 at 21:33
Tulio.
23 Maio, 2018 at 17:58
Cabe-me aqui uma informação: Amanhã disputa-se em Kiev pelas 17 horas (de Portugal), a final da Liga dos Campeões Feminina entre o Wolfsburg e o Lyon.
Consultei tudo o que me foi possível, liguei há instantes para a RTP, tendo recebido a informação (esperada) que não transmitiam o jogo. Enviei também email para o Sr. Jorge Wemans (Provedor do Telespectador) aproveitando uma sua resposta de Janeiro em que me dizia:
“Do meu ponto de vista considero a sua crítica pertinente, ainda que – e suponho que concordará comigo – devamos à RTP ter trazido o fenómeno do futebol feminino para o espaço público e para as transmissões desportivas, incluindo a transmissão da Taça de Portugal. Nem tudo está já adquirido, pelo que a atenção e crítica são bem vindas.”
Está visto que prezam a igualdade de género…
24 Maio, 2018 at 21:25
O Lyon venceu a final da Liga dos Campeões Feminina, frente ao Wolfsburg.
No final dos 90 minutos registava-se um empate a zero.
O Wolfsburg marcou primeiro, 3 minutos depois de se ter iniciado o prolongamento, mas ainda antes do intervalo, o Lyon marcou por três vezes.
Na segunda metade as francesas ainda marcaram mais uma vez, estabelecendo o resultado final (4-1).
24 Maio, 2018 at 21:28
Obrigado pela informação, jmfs.
Sonhar não custa, e um dia destes…
24 Maio, 2018 at 21:36
Para si, amigo Hadji e para os demais tasqueiros que se interessam pela modalidade, retirada agora do SAPO Desporto esta informação mais detalhada:
“Foi preciso recorrer ao prolongamento mas o Olympique Lionnais goleou o Wolfsburgo e sagrou-se campeão europeu de futebol feminino pela quinta vez.
No Estádio Valerii Lobanovski, 16873 espetadores presenciaram a vitória das francesas na prova, num jogo com cinco golos mas marcados apenas no tempo extra.
Nos 90 minutos registava-se um empate a zero bolas.
O Wolfsburgo até foi o primeiro a marcar, por Pernille Harder aos 93 minutos mas, dois minutos depois, as alemãs ficaram a jogar com menos um, graças a expulsão de Alexandra Popp, por acumulação de amarelos.
Com mais um jogador em campo, as francesas ‘carregaram’ em cima das alemãs e marcaram quatro golos sem resposta. Amandine Henry empatou aos 98, Eugenie Le Sommer fez a reviravolta no minuto seguinte. Ada Hegerberg aos 103 e Camille Abily aos 116 fecharam as contas do jogo, dando assim mais um título de campeão europeu de futebol feminino ao Lyon.
Para o Lyon, esta é a terceira ‘Champions’ feminina consecutiva, a quinta da história. Nunca uma equipa tinha vencido a prova três vezes seguidas.”