A razão da defesa de Jorge Jesus até 17/18
Jorge Jesus assinou por 3 anos, tendo sido campeão na sua primeira época como treinador do Sporting e a única coisa que não aconteceu foi homologar esse feito a nosso favor. Os campeonatos têm sido constantemente aldrabados e esse foi mais um. Ganha a Supertaça 15/16, falha no resto. A maioria queria ver um segundo ano que acabou por ser mau e sem títulos. Já aqui muitos Sportinguistas pediam a rescisão do seu contrato por muitas e variadas razões entre elas que se estaria a desvirtuar a essência do clube contratando jogadores sem cultura Sporting e que os diamantes da academia estariam a ser esquecidos e sem oportunidades de mostrar o seu valor. As pessoas queriam a continuidade da lufada de ar fresco ‘Jardiniana’.
A minha posição foi a defesa da manutenção do técnico pois para além de saber que o investimento para um plantel mais ambicioso/competitivo iria acontecer, considero-me gato escaldado em relação á constante mudança de treinadores no futebol sénior. Os anos 90 foram pródigos, mas para mim, a questão dos dois técnicos anteriores foi “traumática”. Com Jardim porque pensei que tínhamos treinador para cinco anos, e Marco Silva, pese embora tenha que lhe agradecer a Taça de Portugal, foi uma perda de tempo e energia que resultou numa ferida que teima em não cicatrizar.
Renovou-se o contrato a JJ. Sim, renova porque se achamos uma loucura renovar contractos a atletas e outros profissionais no último ano de cumprimento, a mesma lógica deve ser aplicada ao treinador (Sérgio Conceição tem uma cláusula de rescisão de €15M), pois o risco de ganhar o campeonato ou mesmo uma competição europeia e o vermos partir sem ganharmos dinheiro seria prontamente criticado pelos adeptos e sócios e catalogado como má gerência pelos jornaleiros manipuladores. Todos nós sabemos que a corja das sombras está sempre à coca de passos em falso para apontar e espetar mais umas facadas nas costas do leão. O Sporting é preso por ter e não ter cão.
Penso que devemos evoluir enquanto adeptos de desporto e como sócios/defensores do clube e começar a pensar seriamente na questão de defendermos a manutenção de um treinador até desenvolver o trabalho de uma época inteira. Se não for despedido no final de uma época e começar a pré-época da seguinte, salvo resultados estratosfericamente negativos, deve terminar o ano desportivo em questão. Para mim isto é equivalente ao não assobiar durante os 90 minutos. Devemos dar espaço a que os profissionais (?!) desenvolvam o seu trabalho, porque assim teremos legitimidade para pedir o seu afastamento caso sejam explicitamente incompetentes.
As escolhas
As escolhas são as escolhas. Praticamente nenhum de nós foi ou é treinador e tudo o que possamos dizer (por muita lógica que possa parecer ter) cai por terra quando nos perguntam se assistimos aos treinos, se temos acesso às estatísticas de performance, aos dados de índices físicos, à triagem do Varandas ou sequer se os atletas se encontram em boa ou má particular fase da vida pessoal.
Aquilo que a gente vê são as exibições em campo, e devemos ser sinceros, têm sido patéticas. Battaglia e William coabitam os mesmos espaços e não resultam, Ristovski devia jogar mais, assim como Wendel na posição mais frágil desde a saída de Adrien Silva. Doumbia e Podence deviam ter sido metidos para o contragolpe na Luz onde o benfica chegou a estar com 3 defesas em campo. Enfim, escolhas difíceis de entender. Palhinha é uma besta genética e devia jogar mais, penso que isto é consensual. Defendo há bastante tempo que devemos aumentar ainda mais o atleticismo do nosso plantel. Antigamente era a média de alturas, agora é a potência física e a velocidade. Sim, é verdade, o Sporting preparava-se para comprar Marega mas fugiu, teria dado outra amplitude ao nosso jogo (com Gelson) nas alas, e quiçá Acuna a lateral para suprimir as debilidades de Coentrão. Não aconteceu, devemos tomar este episódio em consideração e na próxima vez agir rápida e incisivamente.
Independentemente da táctica penso que a chave para arrancarmos boas exibições passa pela mutabilidade da posição dos jogadores em campo. Tem-nos faltado jogar com extremos de pé trocado (como é regra no andebol), e maior dureza no meio-campo onde me parece que Battaglia terá um futuro brilhante. Continuamos com problemas em dominar a profundidade defensiva quando bolas nos são postas nas costas. É um problema que as equipas italianas enfrentam muito bem, com centrais rápidos e com mentalidade de ‘líbero’. A exibição frente ao Atlético de Madrid em Alvalade foi o espelho de uma teia bem montada pelo treinador, onde as movimentações dos nossos homens foram em grande parte do jogo uma incógnita para os adversários. É isto que nós pedimos. Esperteza, ratice, coragem, garra. Nada mais.
Noutro plano temos uma extensa lista de gajos emprestados para extinguir, e só de me lembrar dela fico com náuseas. Há que resolver esta questão com astúcia e defendendo os interesses do clube.
Democracia no Sporting
Uma concepção diz que um Sporting democrático é um em que os sócios detêm a capacidade de participar, de maneira significativa, na gerência dos problemas que afectam os nossos interesses e esses meios de acesso à informação e debate são feitos de forma livre sem constrangimentos.
Uma concepção alternativa a isto é que os sócios devem ser impedidos de administrar os seus próprios assuntos e os meios para obter a informação através da direcção são ser mantidos na dentro da mesma de forma extremamente rígida.
Parece-me que esta situação foi CLARAMENTE alterada com a entrada deste Presidente, onde a verdadeira noção de democracia tem sido repetidamente partilhada com os adeptos, que têm tido DIVERSAS oportunidades para dialogar com a direcção através de Assembleias Gerais ALTAMENTE concorridas. Os sócios têm tido a palavra e os dirigentes não se têm escondido. Este é um FACTO indesmentível.
Às vezes até parece que certos sócios e adeptos gostavam de ser mansos e continuar numa inércia inaceitável. O que aconteceu nada mais foi do que um ALERTA muito sério por parte de Bruno de Carvalho para a pouca vergonha que estava a acontecer no Sporting e agora somos ingratos para quem nos alertou para o perigo? José Roquette pode dizer muita coisa, mas o que lhe interessa/va é/era um clube de accionistas amigos e sócios mudos e sem intervenção na gestão de algo que, segundo os gestores inteligentes, não entendiam.
Porque haveríamos de continuar a aceitar e acreditar nestes aldrabões que se autodenominam de gestores de topo, quando o Sporting caminhava para a morte?
Porque haveríamos de crucificar quem transformou uma massa outrora relutante, inerte, passiva e com problemas de se expressar porque “não queria levantar problemas” noutra atenta, cobradora e incisiva sobre os haveres do Sporting e do desporto nacional?
Porque haveríamos de atormentar quem nos alertou para todas as práticas criminosas/atrocidades praticadas às finanças e património do Sporting Clube de Portugal?
Porque os quereríamos de volta, mesmo sob a forma de outra pessoa?
Como disse a adepta Maria Alexandre no fórum da SIC Notícias: porque quer Portugal que Bruno de Carvalho caia?
João Benedito
Parece evidente que João Benedito compactua com a corja que jurámos nunca mais lá querer ver dentro, e por isto só seria ultrajante se alguém o considerasse alternativa a Bruno de Carvalho. Os apoiantes de Bruno de Carvalho esperam sentados por essa milagrosa terceira via.
Espreitar o artigo do Mister do Café sobre o almoço entre José Maria Ricciardi, Rogério Alves, João Benedito e Jorge Tomé
Críticos
Existem algumas maneiras de analisarmos as pessoas que falam sobre o Sporting, sendo que, com o estado em que se encontra o fanatismo no desporto nacional, seja crucial que o clube seja comentado e avaliado única e exclusivamente por Sportinguistas. As nossas famílias até podem ser conhecidas nos bairros onde vivemos, costumamos conversar com os nossos vizinhos acerca do dia-a-dia, mas, quando existe drama dentro da nossa casa os nossos vizinhos têm legitimidade para se meterem? Pois, também me parece que não. Se a resposta é não, o que resta senão pensar que estes críticos que nem Sportinguistas são, não passam de pequenos satanases a quererem o mal do Sporting? Como podemos nós confiar em pessoas que são sócios do benfica e porto a comentar a gerência interna do nosso clube sob a forma de pretensos comentadores imparciais e jornalistas que não passam de assalariados do Estado Lampiónico?
Formas de enfrentar esta ousadia:
1- Ignorar se as críticas não resultarem em mudanças substantivas no clube ou na percepção que os adeptos e sócios têm do trabalho desenvolvido pelos profissionais que trabalham na instituição
2- Como o primeiro ponto morreu há cerca de 20 anos, e o Projecto Roquette foi extremamente ineficaz na luta pela informação equidistante, honesta, imparcial e exacta, foi necessário desenvolver uma maneira de contrapor uma autêntica rede de influência vermelha e azul entretanto espalhada pelos canais de informação que, de alguma forma, informam o povo sobre o desporto nacional. Essa solução passou por contrabalançar as mesas televisivas e as redes sociais. Todos nós temos o dever de desmascarar a informação adulterada e viralizar a verdade dos acontecimentos sob prejuízo de sermos vítimas do “dividir para conquistar”.
3- Dar realmente atenção ao que se passa na Sporting TV e no Jornal Sporting, fontes cruciais de informação sobre o clube e com jornalistas e comentadores que enriquecem não só o seu sector de trabalho como as notícias veiculada em si.
4- Proliferar o boicote ao Correio da Manhã/Grupo Cofina/CMTV, jornal A Bola, jornal O Público, Observador, TVI24, e toda e qualquer mesa redonda onde se encontrem elementos já identificados como cartilheiros da Porta18, bem como expor toda e qualquer propaganda doentia dos inimigos do Sporting Clube de Portugal intervindo em fóruns públicos de tv e rádio. Este é nosso dever enquanto associados.
Alguns flic-flacs para a memória
“O Projecto Roquette claramente ajudou a aniquilar o Sporting” – Rui Santos (16/05/2015)
“De 1995 a 2013 o Sporting assemelhou-se a um manicómio em autogestão” – Joaquim Rita (28/06/2015)
A mentira em 1998
“José Roquette anuncia medidas para um “novo ciclo de vida” no Sporting (17/12/1998)
“O projecto José Roquette criou um monstro” – Abrantes Mendes (link)
As falácias
1- As possíveis rescisões dos profissionais do futebol são uma treta, uma mentira para espalhar o medo e a desconfiança nos sócios e investidores e tem patrocínio nas ideias vis do Rogério Alves com ajuda do paneleiro lampião do Sindicato dos jogadores. Nenhum jogador vai rescindir, mas, alguns poderão naturalmente sair depois do camião de euros atrelar em Alvalade.
2- A falácia do Presidente ‘não ter condições’ com a constante referência ao desequilíbrio mental. Confirmo, o Presidente é maluco, como todos os milhares de sócios que o apoiam. Somos todos malucos por aguentarmos tanto ataque maléfico e não desistirmos, mas chegámos a um ponto sem retorno e já não sentimos medo.
José Maria Ricciardi, o belzebu saído do rabo de uma cobra cuspideira não consegue encaixar em si que um dia terá definitivamente as patas fora do Sporting. Ele e esse charlatão angolano que roubou 615 milhões de dólares ao BES Angola. Os sócios do Sporting Clube de Portugal não se renderão e o vosso fim está à vista.
As dores do crescimento e o mentalidade Sporting de futuro
A política dos zero ídolos é extremista, admito, mas é para nosso bem. A divulgação deste ideal deveria cingir-se aos adeptos com menos de 16 anos, pois ainda transportam a magia do desporto nos seus olhos, ao contrário dos adultos que outrora tiveram a mesma idade e fascínio, mas hoje sabem que o mundo do desporto encontra-se contaminado com corrupção e jogos de poder. Este é um alerta para os Sportinguistas e para os que fritam “Ruuuuiii” mesmo quando este recebe um simples passe do Mathieu: ajudar sempre, idolatrar é cair na esparrela.
Em relação ao Rui Patrício vou ser muito sucinto. É uma instituição dentro do Sporting, de patinho feio virou cisne, e não devia ter sido pateta com a curva. Nada fará com que este homem seja apagado da história do Sporting. Se sair é ’chato’, mas se calhar é o melhor para todos. Se ficar, continuaremos a apoiar pois não temos nada a apontar ao seu desempenho desportivo.
A questão do Facebook para mim é completamente patética, e por não lhe dar valor algum é que guardei estas singelas linhas. Teremos muitos agentes do futebol no futuro a usar as redes sociais e toda a gente estará interligada. Esta é mais uma questão de quem tem neurónios e consegue dissociar a mensagem do mensageiro.
O pensamento saudável do sócio
Toda e qualquer matéria suja que se desenvolva fora das quatro linhas. Qualquer prova evidente de que alguma direcção esteja envolvida em esquemas de corrupção deve ser tratada em sede própria pelos sócios do Sporting Clube de Portugal. Isso é completamente inadmissível e não compactuaremos com quem nos suje a cara. A questão do CashBall deve ter investigação interna e carece de explicação aos sócios. Repito, AOS SÓCIOS. Ignoraremos qualquer interferência externa com fontes cartilheiras.
A Curva
A primeira coisa que as pessoas deviam entender, é que nem todas as pessoas entendem a curva. Nunca lá andaram, nunca lá fizeram amigos, nunca partilharam aventuras em ‘transfertas’, nunca levaram com uma cerveja em cima a comemorar golos. Quando o clube vai jogar a cascos de rolha, com frio, chuva ou sol abrasador, quem é que lá está com bandeiras, panos, estandartes e tambores? Pensam que não dá trabalho fazer bandeiras? E carrega-las? E gritar durante 90 minutos? E depois voltar para casa e voltar a carregar o material para a sede?
Mais respeito pelas claques legalizadas do Sporting Clube de Portugal. Têm sido elas a base, o core, a força deste clube, porque quando todos os outros deixam de ir aos estádios elas continuam lá, a carregar as bandeiras, os estandartes, os tambores e a gritar durante os 90 minutos. Enquanto isso está o Ricciardi a ganhar milhões sentado a negociar ao computador.
Uma coisa é a escumalha que se aproveita da Curva para ficar rico, outra é quem dá o litro pelo clube. Vamos separar as águas. Respeito.
As medidas
As pessoas andam meio esquecidas mas encontra-se em conclusão a auditoria ao Projecto Roquette, e é crucial que sejam apuradas responsabilidades à bandalheira que se registou durante esse período. Temos o direito de saber TUDO e caso existam provas de aproveitamento indevido e enriquecimento ilícito essas pessoas devem ser EXPULSAS de sócias e processadas criminalmente.
Penso que o regresso de Augusto Inácio seria extremamente importante para o futuro do Sporting. Por tudo o que representou enquanto jogador e treinador (campeão) e por todo o know-how e valências que já demonstrou ter como director desportivo e ponte de ligação entre o futebol sénior e o Presidente. Com a mais que prevista saída de Jorge Jesus, teremos novamente espaço para uma pessoa muito consensual entre o universo leonino.
Aumentar a presença no Pavilhão João Rocha e aproveitar para sensibilizar a direcção de que as gameboxes modalidade têm um valor um pouco alto demais para as possibilidades da maioria dos associados, pois já gastam bastante dinheiro com o futebol.
Aumentar a presença no estádio José Alvalade, faça chuva ou faça sol, seja com o Tondela ou Real Madrid. Do primeiro ao último jogo, do primeiro ao último minuto (ridículo ver pessoal a abandonar o Jamor aquando o 2-0 do Aves). Devemos subir a média de assistências em direcção dos 50 mil espectadores.
Angariar mais sócios e chegar ao fenomenal número de 200 mil. Somos nós os investidores de confiança desta direcção, esqueçam lá os Ricciardis, os Sobrinhos, os chineses e os russos.
Rebentar com a costura da Loja Verde (que deve praticar preços justos) e comprar merch Sporting. Quanto mais capital angariarmos, mais rapidamente seremos livres.
Política de contratações de atletas deve ser seriamente revista. Não podemos continuar a cair em negócios como o do Alan Ruiz, que se tornam desastrosos. Existem muitos bons jogadores que teriam o maior orgulho em representar o Sporting e jogariam com a garra que todos queremos, sendo que muitos deles jogam em Portugal.
Continuação da política de intervenção do clube no melhoramento do desporto nacional, sendo muito importante a continua troca de informação em palcos como o Congresso Internacional The Future of Football.
Continuação da política de aproveitamento em Alcochete porque é ali que está o nosso tesouro.
Continuidade no foco Ecletismo + Formação = DNA SPORTING
ESTE POST É DA AUTORIA DE… Trolha
*às quartas, a cozinha da Tasca abre-se a todos os que a frequentam. Para te candidatares a servir estes Leões, basta estares preparado para as palmas ou para as cuspidelas. E enviares um e-mail com o teu texto para [email protected]
24 Maio, 2018 at 2:13
Caro Trolha – é com prazer que hoje não vejo em ti um idiota! Muito prazer mesmo!
Antes de entrar no texto propriamente dito quero explicar que, para mim, há aqui na Tasca, desde que aqui comento, dois grandes grupos de adeptos – partindo do principio que o Cherba consegue mesmo controlar isso e são mesmo todos adeptos. Um, são adeptos que comentam os temas, uma vez concordando, outras discordando, não olhando às pessoas ou entidades que estão em causa. Como eu costumo dizer, comentam com base nos conceitos e não com base nas pessoas e/ou entidades que estão em causa. Outro, são os que comentam ao contrário, com base nas pessoas e/ou entidades que estão em causa.
Posso até estar enganado – acho que não – mas os primeiros são genuínos e os segundos, ou há uma coincidência que qualquer matemático facilmente explicaria ser impossível de acontecer, ou comentam dessa forma para atingirem um determinado fim.
O que, aqui na Tasca, se denominou dos “adeptos do Sporting Clube do Bruno de Carvalho” e dos “adeptos do Jorge Jesus Futebol Clube” são esse segundo tipo de tasqueiros. No matter what, lá aparecem sempre eles a defenderem a sua “dama”.
Ora, é fácil perceber que quer o Bruno de Carvalho, quer o Jesus, têm e fazem coisas positivas e têm e fazem coisas negativas – se ainda há quem duvide disso em relação ao BdC, em relação ao JJ já não há, ainda que ainda haja meia dúzia de crentes! Se é assim, será normal que as pessoas umas vezes aplaudam o que fazem e outras vezes critiquem alguma coisa que façam mal. O que não é normal, é que, se vem do BdC ou do JJ, há que aplaudir sempre, mesmo que tenham feito uma evidente burrada.
E o Trolha, como alguns outros, sempre foi um “comentador por nomes”. Se o BdC ou o JJ estavam em causa, lá vinha o Trolha defendê-los.
A mim, esse tipo de comentador, que opina “pessoas” e não “actos” ou “conceitos” é um comentador sem credibilidade: não dá a sua opinião, dá a opinião que lhe interessa dar! Podem dizer que que dá a sua opinião na mesma e coincide com a opinião que lhe interessa dar… Pois, qualquer matemático explicaria isso ser impossível mas nem é preciso porque, mudando a pessoa em causa, numa situação similar, o “comentador por nomes” já terá outra opinião, se for um nome que não lhe agrade!
Foi sempre assim, a partir do momento em que o “conheci” que vi o Trolha!
Vamos lá ao texto…
Jorge Jesus!
Para mim, nem tem o ADN do Sporting, por muito sportinguista que seja, nem é o treinador que dizem – ainda! – que é, nem é o treinador que ele julga ser – ainda e sempre! Tem boas valências, algumas muito boas até, mas tem outras que estragam essas que tem boas. Via-o assim no Benfic@, via-o assim no momento em que o BdC decidiu traze-lo, continuo a vê-lo assim agora.
Para mim, não é treinador para o Sporting! E já não o era naquela altura com uma outra razão a agravar isso: o Benfic@ tudo faria para o Sporting não ser campeão com o JJ e, curioso, para o JJ não ser campeão no Sporting. Por razões óbvias que nem preciso explicar!
Portanto, JJ nunca devia ter vindo para o clube!
É verdade que só não fomos campeões no 1º ano porque nos gamaram, escandalosamente, o campeonato – talvez para que o Sporting não fosse campeão com o JJ, talvez para que o JJ não fosse campeão no Sporting, talvez para mostrar o poder da estrutura do Benfic@, talvez para fazerem o tri que não faziam há 30 anos… ou talvez por tudo isto junto! Mas eu acredito que nesse ano, com o Marco ou com o Jardim, ou até com o Jesualdo, nós faríamos um campeonato igualmente brutal, com aquele plantel! Acredito que não foi pelo Jesus que fizemos um campeonato brutal, tal como acredito que não foi pelo Jesus que o perdemos, apesar de termos perdido pontos estúpidos em 2 ou 3 jogos – e bastava não termos perdido num deles para sermos campeões.
Mas, tendo vindo o JJ, sendo campeão ou não, compreende-se sempre ter ficado na 2ª época. Sem questões de dinheiro envolvidas – para o despedir – acredito que quem o achava o Mestre tenha querido manter o treinador para a 3ª época. Quem, como eu, não achava, queria que fosse embora nessa altura – estou convicto que teríamos sido campeões este ano com o Conceição, com o Jardim e com o Marco! Mas entendo que era difícil despedi-lo, pelo dinheiro que isso custaria. No entanto, se houve a hipótese dele ir embora sem lhe pagar, como veio noticiado, foi um erro não ter aproveitado essa possibilidade!
Agora, JJ terminou o seu ciclo no Sporting. Acho impressionante como ainda há tanto cromo – pior ainda quando oiço alguns mais velhos que hoje querem a saída do BdC para que o JJ possa continuar o seu trabalho! – a querer a continuidade do treinador! Não entendo em que raio sustentam essa vontade!
As escolhas
“Praticamente nenhum de nós foi ou é treinador e tudo o que possamos dizer (por muita lógica que possa parecer ter) cai por terra quando nos perguntam se assistimos aos treinos, se temos acesso às estatísticas de performance, aos dados de índices físicos, à triagem do Varandas ou sequer se os atletas se encontram em boa ou má particular fase da vida pessoal.”
Este (pseudo) argumento é inaceitável. Com base nisto, que tanto serve para o futebol como para tudo o resto, nós abstemo-nos de comentar seja que coisa for! Isto vale zero! Ao escreveres isto, estás a passar-te um atestado de incompetência e de incoerência. És incompetente porque não sabes e falas de assuntos que não sabes; és incoerente porque achas que não se deve falar do que não se sabe mas tu falas!
Aqui sim, está o Trolha que sempre vi na Tasca!
As escolhas do Jesus são baseadas nas suas crenças – jogadores experientes, altos e robustos que lhe dão confiança – e depois a sua casmurrice faz o resto. Joga sempre esse
grupo restrito de jogadores que inicialmente lhe dá confiança. Saem quando são obrigados – lesões e castigos – mas voltam assim que estiverem disponíveis. Quem começa como suplente em Agosto, será ainda suplente em Maio… isto é o Jesus! Não há picos de forma, não há rotatividade – a rotatividade para o Jesus é tirar um Onze e meter outro Onze – não há confiança em quem começa como suplente – se começam como suplentes é porque os outros são melhores, certo? Hoje e daqui a 15 anos… O casmurro não muda!
Todo o treinador tem a sua escolha menos feliz. Não há problema com isso. É assim, e vive-se bem com isso, desde que não se abuse! O problema é que o Jesus faz a sua escolha, ela é errada e toda a gente vê isso, ele às vezes também acaba por ver isso – só às vezes mesmo – mas no jogo seguinte lá está ele a fazer a mesma escolha, que é errada novamente! Dizem que é por ser casmurro…
Não vou entrar em pormenores sobre isto… Seria longo demais!
Democracia no Sporting
O Sporting só tem de ser democrático nas eleições. De resto, é a Direcção dirigir o clube de acordo com o programa que apresentou. Não acho que a Democracia venha de haver AG onde os sócios falam, ou haver maneiras de ideias dos sócios chegarem à Direcção. É bom que isso aconteça, é bom que a Direcção oiça ideias dos sócios – é inteligente que o faça – mas eu não chamaria a isso Democracia.
Parece-me indesmentível que este Presidente está mais perto dos sócios, e isso é bom. Foi uma das coisas que mudou radicalmente. Os outros eram distantes demais.
Vamos lá ver… As anteriores Direcções não servem de comparação para nada. Foram más demais! É até um erro querer comparar… Esqueçam essa gente. Passaram e ficaram lá para trás. Não acredito que alguém que se deixe conotar com os chamados “croquetes” tenha alguma possibilidade de ganhar umas eleições.
É óbvio que o país inteiro quer derrubar o Bruno de Carvalho porque ele pôs em causa os esquemas que enriquecem muita gente à conta do futebol. Mas alguém tem dúvida disso? Tal como alguém tem duvida que era isto que o país ia fazer? Toda a gente percebeu isto, acho que menos o Bruno de Carvalho. É que ele ajudou, e de que maneira, a que a opinião publica ficasse do lado dos trafulhas. Não foram os trafulhas que conseguiram que a opinião pública ficasse contra o BdC! Há que ter a noção disso. Eles ajudaram, como puderam, mas o grande trabalho foi feito pelo próprio, com constantes tiros nos pés – e era isso, caro Trolha, que os Tasqueiros criticavam e vocês diziam que estava tudo bem! Nós, críticos, tentámos evitar isto e vocês, “yes men” ajudaram o homem a afundar-se. É isso que vocês nunca entenderam, tal como o Bruno nunca entendeu quando o criticavam por certas coisas que dizia, como dizia e onde dizia. Tudo conta, meu caro. Tudo soma! E a soma de tudo deu nesta merda, dele estar encostado à parede! Culpa exclusiva dele e vossa, “yes men”!
João Benedito
Cada um sabe de si.
O João Benedito, se tem esse sonho de um dia ser Presidente do clube, que siga esse sonho. Depois os sócios logo dizem de sua justiça. Já aqui disse o que acho que será o desfecho desses sonhos para quem se unir aos “croquetes”. Vamos ver se acerto ou não…
Críticos
Mas alguém segue à letra o que benfiquistas ou portistas dizem sobre o nosso clube? Não se pode impedi-los de falarem, tal como não se pode impedir o Saraiva ou o Bruno de falarem do Benfic@ ou do Porto, ou até do Braga – a sério, é preciso responder ao Salvador?
No entanto a realidade é que as TVs estão cheias de comentadores benfiquistas – uns a comentar como adeptos, outros como “independentes”! Podemos controlar isto? Não! Então é minimizar os estragos, tendo pessoas de valor a defender as nossas cores, ou ajudando a dar informação relevante – mesmo, e não propaganda! – a essas pessoas.
O Jornal do Sporting não sei, mas a Sporting TV por vezes envergonha-me e faz-me mudar de canal. Também há lá muita propaganda, muita noticia dada de forma enviesada para parecer outra coisa… Até nos comentários sobre futebol, por vezes parece que viram outro jogo… Não se pode estar a criticar, e bem, os outros canais, e depois fazermos igual no nosso! Há que ter atenção a isso. A Sporting TV tem ainda um largo caminho para percorrer para ser um canal de qualidade! Há lá cada cromo…
Alguns flic-flacs para a memória
Pois, esta gente não serve para comparação para porra nenhuma. Só servem para não esquecermos que não podemos cair nesse buraco novamente!
As falácias
1 – Também acho que as rescisões não têm pernas para andar. Ia ser bonito abrirem esta porta… Mas não deixa de ser muito triste ver sportinguistas a defenderem que têm pernas mas podem ser curtas…
2 – O Presidente faz cenas que mostram que há ali um problema qualquer. Já aqui disse que o Bruno de Carvalho já deu mostras de ser um excelente presidente e já deu também mostras de ser alguém completamente incapaz para o cargo de presidente de um grande clube.
É esta sua dualidade que confunde e deixa na dúvida sócios e adeptos, como eu. O homem tem coisas que saltam à vista que não pode ser presidente mas tem outras que mostram um grande trabalho exactamente como presidente. O homem salta do 8 para o 80 e do 80 para o 8 com uma frequência e rapidez que é quase impossível de acompanhar! Ultimamente têm sido frequentes os episódios onde aparece como um 8, em alguns casos até de uma forma grave e que pode criar problemas ao próprio clube. A sucessão, quase galopante, destes episódios, levou a que as pessoas, aos poucos, fossem deixando de o apoiar, e assim se gerou esta coisa do “não tem condições” – porque, por culpa dele, dividiu de uma forma avassaladora o clube, tendo inclusive colocado praticamente todo o futebol contra ele!
Para mim o que é mais grave é a percepção que o nosso presidente não aprendeu nada nestes 5 anos, insistindo em repetir, até à exaustão, os mesmos erros que no início desculpávamos com a ideia que “ainda era inexperiente e iria aprender com o tempo”. Não só não aprendeu como deu sempre a entender que não iria mudar porque achava que ele é que estava certo – uma espécie daquela cena do gajo que vai com o passo trocado no pelotão… Até que ponto este inverter de atitude, destes últimos dias, pode ser levado a sério e ser algo que realmente veio para ficar, se nos 5 anos que leva de mandato mostrou ser algo diferente?
As dores de crescimento e a mentalidade Sporting do futuro
“Zero ídolos”!
Uma estupidez! Para mim não faz sentido. O clube acima de tudo mas, sim, é perfeitamente possível ter ídolos. Mesmo que, pontualmente, errem! Eu erro! Não deixo de ser um ídolo para os meus filhos, pelo menos, porque o que eu sou é o que faço consistentemente. E eu não erro consistentemente.
Rui Patrício!
Rui Patrício já é um bocadinho do Sporting! Diz o Manuel Fernandes, há muito tempo, não é de agora, que o desejo do Rui sempre foi fazer toda a carreira no clube. Eu acredito nisso porque toda a postura dele, ao longo dos anos, foi esse. Não se viu isso no Cristiano, no Adrien, no William, no Nani, no João Mário… em ninguém. E não deixam de ser boas pessoas por isso, não deixam de ser acarinhados por isso, não deixam de ser um de nós, mesmo estando fora, por isso! Empurrar o Rui Patrício para fora do clube – um dos 10 melhores do mundo na sua posição e enverga a nossa camisola – é algo que não entendo e que NUNCA perdoarei, nem ao Bruno de Carvalho, nem a ninguém. O clube não acaba se o Rui sair, verdade! Mas se ele quer ficar, porquê empurra-lo para fora?
Facebook!
O presidente podia ter Facebook se o soubesse usar – somente com comunicação relevante para os sócios e adeptos – e se fosse suficientemente adulto para não apagar os comentários de quem o critica, e/ou bloquear sócios ou adeptos que não concordam com ele. Se não tem ainda idade para usar o Facebook, que não o use. O Sporting vive bem sem isso, os sócios e adeptos vivem bem sem isso, logo ele também há-de sobreviver!
O pensamento saudável do sócio
Nada a dizer sobre o teu comentário, com o qual concordo a 100%.
A Curva
Eu acho que as claques são um bem para o futebol e devem ser respeitadas!
Dito isto, vamos lá esclarecer o que eu entendo por claques…
Sim, as claques devem ter benefícios. Bilhetes mais baratos – para os sócios das claques e devem ser pessoais e intransmissíveis. Aceito que o clube venda às claques, por exemplo, os bilhetes a 15€ e que as claques os vendam aos sócios das claques a 20€, ficando a claque com 5€ por bilhete, mas isto de uma forma oficial. Isto serviria para ajudar nas despesas da claque, como as deslocações e o que fosse. Depois têm o seu próprio merchandising, de onde também fazem dinheiro.
Só sócios devem poder pertencer às claques. Eu diria que quem tem cadastro não pode pertencer a uma claque mas dadas as circunstâncias actuais isso reduziria as claques a 20% ou 30%, talvez. Sendo assim, implementaria outra medida que era que quem fosse preso depois de inscrito numa claque perderia o direito a pertencer às claques. Assim já não haveria desculpas… Tudo o que é ilegal fazer num estádio, as claques estão proibidas de fazer. Se fizerem, além de pagarem as multas que o clube sofrer, no jogo seguinte têm de pagar o bilhete ao preço normal! Uma claque que não seja autónoma, isto é, que não consiga pagar as suas despesas, tem de “fechar portas”. Do mesmo modo, se for apanhado material ilegal nas “casinhas” das claques, fecham a porta!
São só uns exemplos…
Não me revejo no que as claques são actualmente! E é óbvio que têm poder a mais.
Claques sim. O que há hoje, bem, tenho sérias duvidas…
As medidas
Sou favorável a tudo o que escreveste.
Acrescenta aí que o atendimento aos sócios deve ser muito melhorado. Estou há quase 2 meses a perguntar se vão abrir a formação no voleibol feminino na próxima época e não encontro uma pessoa que me saiba dizer algo ou a quem me devo dirigir! Ridículo!
Finalmente, Zé Bruno, gostei do teu texto e subiste bastante na minha consideração. Afinal sempre és uma pessoa com ideias e não um trolha bronco!
SL
(desculpa o tamanho do comentário)
24 Maio, 2018 at 9:28
100% de acordo
24 Maio, 2018 at 9:40
Benedito que tenha o sonho de ser presidente, é legitimo, mas que procure a concretização desse sonho sozinho, sem se associar a determinadas pessoas, pensando ele que irão ajudá-lo a concretizar esses sonho.
24 Maio, 2018 at 10:44
Pois, isso já é um problema dele… Ele é que sabe com quem se quer juntar e depois tirará as devidas consequências disso – ou boas, ou más!
24 Maio, 2018 at 2:16
• Guarda Redes
( Rui Patrício penso que sairá.. Espero que não. Que falem cara a cara, ele e o Presidente, se necessário, também o Inácio na mesma sala )
– Pedro Silva
– Romain Salin ( Dependendo se ele quer/aceita continuar a ser suplente )
– Luis Maximiano ( Sub 23 )
• Defesas
– Fábio Coentrão
– Lumor Agbenyenu
( Jonatahn Silva, finalmente vendido ? Ou ficará, dependendo da pré época ? )
Se o Coentros sair, Rafa Soares ( Não estou a ver o Kouyaté ” pronto ” )
– Stefan Ristovski
( Venda de Cristiano Piccini )
– Mama Baldé ( Mauro Riquicho, ver a pré época )
– Jérémy Mathieu
– Sebastian Coates
– André Pinto
– Marcelo
Preferia “subida” do Merih Demiral, mas ele precisa é de jogar.. Sub 23 será suficiente ? Ivanildo Fernandes a mesma coisa.
Ou até mesmo manter Domingos Duarte ( dependendo se ele iria querer ser o 4º suplente ), em vez de contratações para o banco.
• Médios
– João Palhinha ( Sempre pensei que não é suficiente, mas também não se viu assim tanto. Mas é necessário que fique, possível falta de jogadores para a posição dele )
– Petrovic ( A mesma coisa. Se Bataglia ficar, vender )
– Josip Misic – Bons 2 pés e facilidade de passe.
– Wendel – Jogar mais.
– Bruno Fernandes.
– Ryan Gauld – Jogador completo há já uma época. Mais até que Francisco Geraldes.
– Francisco Geraldes.
( Penso que William Carvalho sairá. Rodrigo Battaglia não sei o que terá em mente. )
Pedro Delgado fez uma boa época, assim como Paulinho.
Penso que Pedro Delgado poderia “subir”, Paulinho ( fez uma época muito boa ) emprestar durante uma época, bem como Rafael Barbosa ( Ou sub23 )
Vendas de Bruno César, Matheus Oliveira e Alan Ruiz.
Bryan Ruiz penso que não renova.
• Extremos/Alas/Médios/Whatever
– Gelson Martins ( Não acredito que saia, MAS, não é descabido. A sair, serão valores muito bons )
– Matheus Pereira
– Raphinha
– Daniel Podence ( Sim, para mim é muito melhor usar as aceleração, velocidade e técnica, bem como cruzamentos, como extremo )
– Marcos Acuña ( Como Battaglia, não sei o que vai na cabeça dele )
Pré época com Jovane Cabral ( Tem mais coisas do que Gelson, e é mais novo.Nota-se nos timings em que liberta a bola. A continuar, vai ser muito melhor, sem problema. )
• Avançados/Pontas de lança
– Bas Dost ( Também não sei o que vai na cabeça dele. ) – É mais do que, apenas, um gajo lá na frente.
– Freddy Montero – É um facto que precisa de jogar mais… Mas também é um facto que é complicado.. Existe Bruno Fernandes.
A não ser que se mudasse para um 4-1-2-1-2
– Seydou Doumbia – Vender
– Rafael Leão
Pré época – Ver Gelson Dala, Pedro Marques e Ronaldo Tavares
Serão uns 25 ou 26 jgadores ( e há sempre a possibilidae dos sub23 subirem, descerem, rodarem )
Havendo aquelas dúvidas no meio campo ( principalmente ) e na frente.
— Dinheiro em reforço(s)
– Comprar/Pagar os tais 40M ( ou mais ) para o Sobrinho/Holdimo nos largar da mão, e haver menos confusão e abutres à volta do Sporting. ( Melhor reforço )
– Se realmente houverem várias, e boas, vendas.. ( E dependendo de Battaglia sair ou não ), o grande reforço teria de ser um gajo de grande equilíbrio para o meio campo/meio campo defensivo.
– Na frente, também dependendo ( Bas Dost, Montero, Doumbia ), o Jordan Ayew é um dos jogadores mais rápidos da Premier League, bom profissional, pacato.
O Swansea desceu. ( Grandes lanches com bolinhos )
O irmão ( extremo, também muito bom jogador, e também muito mais caro ), tenho quase a certeza que deve ficar pela Premier League.
Ele, não sei.
• Treinador(es)
Sinceramente… Nem sei.
Há alguns nomes, sejam estrangeiros, sejam nacionais..
– Rui Jorge, reconheço-lhe mérito, mas parece-me demasiado manso..
É bom para os putos, penso que só isso.
– Rui Faria, seria demasiado arriscado.. Podem falar do Mourinho, mas eles tinham/têm jogadores de outro ” peso ” nas equipas, e não sei o que fariam, neste momento, numa equipa sem ser dessas com 10x mais poder económico que em Portugal.
– Miguel Cardoso. Há aqueles treinadores que te convencem logo, ou o contrário. Este está pelo meio, não me convence(u). Ainda muitas dúvidas. Um 5º lugar que pode enganar. com 40 golos marcados e 42 golos sofridos.
Internacionais, também há alguns ( uns já com equipa, outros a sair )
Preferia nacional, mas parece-me mais escasso..
Esta sim, a parte que terá de ser melhor equacionada pelo BdC e Inácio.
Eles que pensem bem, que vejam bem o mercado, que estudem, que falem muito.
24 Maio, 2018 at 4:05
* Emprestados ( e lapsos )
Vão aparecer ” cromos ” repetidos ^^
• Domingos Duarte – Sempre o preferi, ao invés do Tobias Figueiredo. Não percebo a contratação de Marcelo, a não ser que haja alguma saída ( André Pinto ? )
Também não sei se o Domingos Duarte iria querer ser o 4º suplente, ou continuar a rodar noutro clube.
• Jefferson – Seria uma boa venda. Não é suficiente.
• Guilherme Oliveira – Penso que sai.
• Luc Castaignos – Pré época ( E dependendo de Bas Dost e Montero ficam, e Doumbia deve sair )
• Lukas Spalvis – Vendido. O depertamento médico deverá saber algo mais, que o pessoal não sabe.
• Leonardo Ruiz. Pré época, mas deverá ser emprestado ( uma última vez )
• Fokobo – Deverá sair, um género de venda/valores em futura ransferência.
• Carlos Mané – Pré época. Avaliar em que “estado” está. Pode fazer, quase, qualquer posição na frente.
• Pedro Empis – Pré época. Possivelmente, novo emrpéstimo. Já não “precisa” de B ou Sub23
• Guima – Pré época – E dependendo de saídas e Pedro Delgado, nunca se sabe. Mas penso que deverá haver mais um ( o último ) empréstimo.
• Mama Baldé. Ficar – Vender Piccini.
• Francisco Geraldes – Ficar. Sair bruno César, Bryan Ruiz, Alan Ruiz, Matheus Oliveira.
• André Geraldes – Vender/Ceder com transferência futura.
• Simeon Slavchev – MUITO preferível a Patrovic ou Palhinha. Há uma opção de compra. Vamos ver. Ficar(ia)
• Jefferson Encada – Uma beast, no bom sentido da palavra. Deverá ter um novo empréstimo, embora fosse preferível que ficasse mais perto, pelos Sub23
• Ryan Gauld – Tem de ficar. O potencial, mostrou le quando veio. Neste momento é já uma certeza. Ambidestro, técnica, velocidade, visão de jogo. Completo.
• Matheus Pereira – Ficar.
• Luis Elói – Pré época. Era preferível que fosse emprestado ( uma última vez ), pois o Sporting já tem vários extremos de qualidade.
• Héldon – Deverá ser vendido ( ou quem sabe, estará no acordo Raphinha. Senão, fazer na mesma um acordo com o Guimarães, penso que estarão interessados )
• Oriol Rosell – Já vendido. Também preferível a Petrovic ou Palhinha ( os fetiches dos “ic” do JJ )
• Jonathan Silva – Pré época ( mais uma, talvez sem o ” chato ” do JJ ). Dependente de Fábio Coentrão, ou do interesse na Argentina, por ele.
• Gelson Dala – Pré época. Talvez emprestar ( uma última vez ).
• Tobias Figueiredo – Já vendido. Domingos Duarte sempre me pareceu superior.
• Gonçalo Vieira – Sub23
• Iuri Medeiros – Vai continuar emprestado mais uma época. A ver se se consolida como certeza. ( Incosntante nas pré épocas e em alguns jogos, mas grande parte culpa de JJ )
• Wallyson Mallmann – Jogador bastante bom e capaz. Pré época. Muita concorrência.
Pela ordem, é prferível : Bruno Fernandes, Ryan Gauld, FRancisco Geraldes, Wallyson Mallman.
Talvez um último empréstimo, para ” ganhar ” forma, uma vez que esta época que passou, foi quase como uma pré época.
• Matheus Oliveira – Sem espaço e insuficiente para o Sporting. Vender/Ceder com % de futura transferência
• Alan Ruiz – Vender
• Liam Jordan – Sub23
24 Maio, 2018 at 7:32
VCS querem mesmo fazer render o dinheiro do Gauld.
Jogador completo que nem no Aves joga? Que pouco jogou em Setúbal.
Eh pá, então eu que o Shikabala de volta, pá. Pelo menos tem jogado e até marca uns golos…
Shikaaaaaaaaaaaaa
24 Maio, 2018 at 8:28
Agora já não é Shikabala, agora é mais Shikabalou
24 Maio, 2018 at 18:24
Pouco jogou em Setúbal, pois foi chamado de volta, quando tinha conseguido ganhar a titularidade.
Empréstimos, a serem feitos, têm de ser feitos a equipas com dificuldades nessa zona do campo.
Mas acredio que penses assim, pois deves ter visto o mesmo número de jogos do Ryan Gauld ( tanto nas boas épocas na B;, como quando joga ) e do Shikabala.
^^
24 Maio, 2018 at 4:34
Muito bom post(a). Queria apenas referir algumas coisas, se bem me lembro o BDC sempre defendeu que queria guardar os grandes símbolos do Sporting e o RP para o Bruno e um deles. Não vejo nas palavras do Bruno, na CI, que tentasse empurrar o RP. Vejo sim alguém que aparte não saber nada dessa “reuniao” tentou ilibar o Sporting de responsabilidades ou motivos para rescisão c justa causa. Pq segundo se sabe pelas declarações dos jogadores os GOA ( grupo organizado de anormais) iam á procura do Acuña, Battaglia, RP e William. Motivados pelas palavras proferidas no Aeroporto CR e na garagem. Ninguém pensará (eu não o faço) que as palavras justificam os actos. Falando de segurança na academia, então mas alguma entidade está protegida contra 50 gajos? Se fossem dar um estalo a algum jornalista anti-sporting eu até entenderia a “liberdade de expressão” , se fossem puxar a “braz”a á sardinha tb. Nao comparar 50 kalimeros com os outros todos que acompanham/apoiam o clube em todo o lado (futebol e modalidades) e o espectáculo de vozes e cores que nos proporcionam.
Falando da equipa, todos nos orgulhamos da espinha dorsal e dizer que o nosso ADN é a formação, mas depois exigimos vitórias, muitas, que nos deem um campeonato e, isso não é possível no imediato.Mas para gastar os 7M com treinador mais não sei quantos milhões c jogadores “experientes e maduros” para em 3 anos ganharmos bola, não é melhor passar 1 ou 2 anos tentando o melhor possível mas com o máximo se jogadores da nossa formação e comprarmos jogadores para posições que façam falta? Implementando um sistema de jogo igual nos sub-23 para que quando subam ao escalão principal levem o “guião” correcto. Mais ou menos como o Barça….
Não estou a ver saídas das nossas pérolas e com outro treinador vejo o Gelson muito forte. Quem diz que não é o treinador que não quer que ele remate e que vá sempre á linha?
Bom, isto tudo para dizer que se formos pacientes temos matéria prima para lapidar mas, demora o seu tempo.
SL
24 Maio, 2018 at 7:01
O nojo do Otavio Machado ganhou lugar cativo na cmtv. O homem esta erm todos os paineis desportivos daquela esgoto so e apenas pelo mal dizer. Esse gajo nunca devia ter entrado no sporting. Tenho familia lampia daqueles que ate doaram guito para o novo estadio e que andam sempre la naquela toca de toupeiras e eles sabem bem o que o homem dizia nos anos em que o jj estava la. Muitos ate pensavam que ele era lampiao.
24 Maio, 2018 at 7:09
Não há como evitar quiosques ou bancas/expositores de jornais. Mesmo que não pares, as gordas estão lá, bem gordas. E quando estão a verde ou nun fundoba verde é mesmo para ali que segue o meu olhar.
Andam todos (CS) em contagem decrescente aguardando a mínima coisa para hiperbolizarem. Mas que mal fizemos nós a esta malta???
Não sabemos como irá ser o resultado final desta crise, mas seja qual for, alguem devia recortar, digitalizar, agrupar todas as falsas noticias e no fim, já na calmaria abrir um processo a esta corja.
24 Maio, 2018 at 8:44
Também me enojou logo pela manhã olhar para o Rascord e ver as facas a afiar…
24 Maio, 2018 at 7:16
De hoje não deve passar, o jms deve agendar a AG.
O BC disse na TV que iam efetuar sessões de esclarecimento em 3 pontos do país, não faco ideia se vão avançar com isso, mas talvez devessem e que as transmitissem pela sporting tv.
24 Maio, 2018 at 7:29
Epá uma AG agora se for bem organizada e o Bruno for para lá com paciência era o ideal… as 6nda manhã votavasse para ver quão grandes são 10%
Será que os GAL vão dar bonés?
24 Maio, 2018 at 7:31
Ou crachás.
24 Maio, 2018 at 7:26
As capas tem vindo em crescendo ao oposto da realidade dentro do clube. Parece mesmo que há algo prestes a acontecer, tipo uma pessoa que pensava que tinha 30% de um clube e vai passar a ter 10% mas que tem muita influência nos jornais que tem feito as capas…
24 Maio, 2018 at 7:29
Imagino a pressão que deve estar sobre alguns dos resistentes do CD que não se demitiram. Telefone a tocar, as redes sociais, a porta de casa, o email… imagino… aguentem até à AG.
Hoje estou com fe de que se resolve o JJ e se anuncia o novo treinador, antes da reunião.
24 Maio, 2018 at 8:18
é malta rija. sem dúvida
24 Maio, 2018 at 8:01
Eu adoro o homem… Um dos meus ídolos, talvez o maior. Não acho que precisamos de nenhum mestre da táctica. É dizem que fez um grande trabalho agora na Bélgica… Mas… Sá Pinto para treinador?! OK… Está mais maduro e tal… Mas a ser verdade tem o mesmo aspecto que a sua chegada da primeira vez. Tem tudo para ser um conto de fadas mas o mais provável é ser uma tragédia…
24 Maio, 2018 at 8:58
Ui…
Se não gostam do presidente adepto, juntam ao director geral adepto o treinador adepto?!
Vejam lá isso…
24 Maio, 2018 at 8:02
Seja quem for que escreveu este texto, parabéns.
24 Maio, 2018 at 8:56
Depois de uns 2/3 dias relativamente tranquilos em que tudo parece seguir o seu rumo, lá vamos nós para mais um dia de montanha russa.
Mais um dia de painéis de hipócritas, desonestos, oportunistas e incendiários criminosos.
Mais um dia “de” Sporting… 😐
24 Maio, 2018 at 8:58
Pegando nas “nutícias”, podem avançar algumas tentativas de rescisões.
Digo já que com o episódio vivido, muitos quererem sair é normalíssimo. Mesmo com um refresh no balneário, imagino aquelas cabeças qd forem treinar.
Mas jamais aceitarei rescisão. Será desilusão e falta de respeito para quem sempre os apoiou.
É acordar um valor para o clube não ficar prejudicado e seguirem a sua vida.
24 Maio, 2018 at 9:33
Bom dia Caríssimo Brave
Cabe ao leitor/receptor ter a capacidade de distinguir o facto, da opinião, do rumor e da suposição.
Quanto ao assunto supracitado, a rescisão de contrato por parte de A ou B (ou A e B) é uma possibilidade, mas não um facto consumado. Mas a hipótese existe, e é plausível o suficiente para ser abordada pelo próprio presidente na CI. Se tais rumores fossem simplesmente fake news, o Presidente não perderia precioso tempo a enviar avisos à navegação, sendo que a sua abordagem ao assunto foi dirigida a jogadores/empresários, e não aos adeptos.
A nós, resta esperar. Com ansiedade e apreensão, presumo, que podem ser disfarçadas de diversos modos, inclusivamente com recurso ao humor e ridicularização.
24 Maio, 2018 at 9:01
Gostei muito de ler este texto.
Concordo a 100% com ele.
24 Maio, 2018 at 9:02
Hoje é o dia perfeito para mais “notícias” de rescisões, tumulto, processos, arrependidos parte II, comissões de directores e Presidente, etc, etc,…
Felizmente hj estreia “Solo”… A história tem algo de conhecido mas pelo menos é uma história nova.
Farto das re-run dos paineleiros…
24 Maio, 2018 at 9:14
Ainda temos jogadores?? pensei que por esta altura já estaríamos a desmantelar o estádio…
24 Maio, 2018 at 9:13
Like!
24 Maio, 2018 at 9:15
Um bom dia.
A porcaria da capa do record entre outras diz:” 40 sócios apresentam participação disciplinar contra o o Presidente;
Marta Soares quer resposta rápida na reunião de hoje: demite-se ou não”…
Eh…eh…40 sócios?
Oxalá que o tiro lhes saia pela culatra!….
Spoooorrrrting!!!!
24 Maio, 2018 at 9:27
Começou a caça ao Sócio.
Todos têm de estar alinhados?
24 Maio, 2018 at 9:31
Eu não conheço ninguém que queira a continuidade de BdC (Excepto na Tasca). Ninguém! Até o pdf da recolha de assinaturas recebi em grupos de WhatsApp.
24 Maio, 2018 at 9:35
E o Inácio não me traz nenhuma paz de espírito. Bem pelo contrário.
24 Maio, 2018 at 11:06
Olha, eu estou ao contrário, os Sportinguistas que conheço até querem a continuidade.
24 Maio, 2018 at 9:17
Bom dia ” tasqueiros” …
Sporting Sempre…! ( “só”…e cada vez mais…)
SL
24 Maio, 2018 at 9:34
Muito bom post Trolha. Concordo com praticamente tudo.
24 Maio, 2018 at 9:35
Nao podemos continuar com o JJ no Clube por duas razoes:
– Nao tem ou mostra mais competencia para tal, ou seja, nao existe mais o efeito da primeira temporada e como tal os nosso futebol e resultados nao vao melhorar.
– O treinador conquistou os jogadores com esta estoria do post, muitos destes que ja nem estavam com o treinador.
A meu ver se BdC nao tem dito nada, eram os jogadores a queimar o JJ com os maus resultados. Assim tivemos um dos culpadps a passar como heroi e os jogadores contra o presidente e como tal contra a entidade patronal e os socios que votaram nesta pessoa para ser o seu lider.
BdC tem obrigatoriamente que ir a novo ato eleitoral, despedir JJ, vender alguns dos jogadores com mais influentes como RP, WC e outros insatisfeitos e comecar do 0.
Nao vamos ganhar nada no proximo ano, penso eu, mas que sejam dados (novamente) passos firmes no sentido de conquistar um futuro melhor com o adn do Clube, jogadores da formacao e alguns craques internacionais ou nacionais que deem peso ao clube. Podem criticar a minha opiniao mas eu adorava ver o Quaresma no Sporting, por exemplo.
24 Maio, 2018 at 9:37
Trolha sofreu um Lobotomia, um texto completo sem uma caralhada?!
Se calhar também sofreu uns apertos? 😉
Fora brincadeiras, é tudo isso. Partilho da sua ideia.
24 Maio, 2018 at 9:40
Off
Dr. Varandas acabou de anunciar a saida do Sporting. Afinal este carvão dava para assar sardinhas
24 Maio, 2018 at 9:52
Fdx.
24 Maio, 2018 at 9:54
Segundo os rumores, é candidato à Presidência.
24 Maio, 2018 at 9:40
Posso entender muitos não quererem o Bruno de Carvalho a presidente… Mas não vejo ninguém que inspire confiança ou tenho um projeto sério a chegar-se à frente…
A minha pergunta é… porque raio querem o presidente fora, se não existe nenhuma alternativa boa? Porque raio as únicas “opções” são pessoal suspeito e que fazem jogos (não muito legais) nos bastidores?
Precisamos de paz no Sporting, mas vejo que o universo Sporting só se sente bem é quando não há paz.
24 Maio, 2018 at 9:41
Jorge Jesus, vamos esquecer por momentos os pros e cons.
Já o era assim no Amora, prosseguiu no slb, não mudou (pudera) no Sporting.
A sua contratação em si encerra uma alteração profunda no “projecto” (perdoem as aspas, mas o que se passa no futebol português, Sporting incluído, de projecto tem pouco).
Durante dois anos, a abordagem ao defeso foi a de tentar os mercados secundários* e/ou trazer jogadores com margem de progressão (acordando ou discordando da necessidade de os trazer, e da qualidade dos mesmos). Veio o JJ, abandonou-se a estratégia, e passaram-se a contratar jogadores feitos, alguns deles com zero margem de retorno financeiro. A escolha do próximo treinador, seja ele JJ ou uma cara nova, é também por si uma demosntração do rumo que o futebol do clube pretende seguir.
*é verdade que hoje não há território por explorar, e que os mercados preferenciais são aqueles onde estão os jogadores que os empresários de referência representam. Já não há o “filão búlgaro” ou “só nós é que compramos na Suécia”. Ainda assim, sendo um saudosista do Madjer e do Abdel-Ghani, custa-me ver como desprezamos um mercado como o magrebino. Temos historial de bons jogadores marroquinos, argelinos ou tunisinos, há proximidade geográfica, e o próprio perfil de jogador nada tem a ver com a chamada “África Negra”.
24 Maio, 2018 at 9:52
Varandas candidato a presidente. Abra-se outro pelourinho para a malta descarregar.
24 Maio, 2018 at 9:58
Estou todo arrepiado!
Estava a ouvir a Maria Alexandra e parecia que as palavras dela eram os meus pensamentos. Não mudava uma vírgula ao que ela disse!
Estes jogadores são uns ingratos e uns incompetentes que só pensam nos carrões topo de gama, o treinador é uma anedota já gasta e os nossos inimigos riem como as hienas à espera do estertor final do leão. Bruno, se és inocente das invasões e corrupção, como eu acredito que tu és, então estamos perante o maior ataque mediático de destruição de caracter e de um projecto VENCEDOR de que há memória em Portugal.
Bruno: deves mudar algumas coisas no teu comportamento, a maioria de nós, não gostamos de te ver perdido a lutar contra peões de brega, guarda-te para os assuntos de topo. E sê educado no discurso ainda que incisivo e acutilante como sempre. Nós queremos o Sporting campeão, mas por mim falo, espero o tempo que for preciso, desde que lutemos sem dobrar a espinha para ninguém. Que não se atrevam a colocar-te fora, porque isso seria imperdoável!
24 Maio, 2018 at 10:07
O post é extenso e tem bastante conteúdo interessante e com qual concordo na sua maioria e já muito foi comentado quanto ao mesmo, por isso vou só pegar aqui em dois pontos:
4- Proliferar o boicote ao Correio da Manhã/Grupo Cofina/CMTV, jornal A Bola, jornal O Público, Observador, TVI24
Eu até concordo com isto, mas ultimamente tenho estado viciado a ver a cmtv à noite (devo estar a sofrer o mesmo problema do nosso presidente). E cada vez acho mais que eles estão a fazer um grande favor a BdC… de tanto baterem, acho que só levam a que os sócios voltem a apoiá-lo de tão ridículos que são. Octávio então é o expoente máximo, está lá todos os dias, cada vez mais me convenço que ele já não deve ir a casa tomar banho há uma semana.
A Curva
Sou de Lisboa e principalmente este ano fui a diversos jogos fora no norte do país e nunca fui com a claque, fui às minhas custas e é algo que não sai nada barato, para além de abdicar-se de fim-de-semanas e até dias de férias. Faz-me confusão como não há uma organização maior dos nossos núcleos do norte para haver mais apoio nos estádios e principalmente de pessoas individuais quando acabam por ter todos os jogos ali para ver a meia dúzia de KM’s. (e se for preciso depois vêm dizer que não viram nenhum jogo este ano porque estão muito longe de Alvalade)
Por outro lado e em relação ao pavilhão, quantas vezes vi este ano 2 ou 3 gatos pingados das claques a pôr as bandeiras e mais ninguém lá estar da claque, só para poderem dizer “estamos sempre presentes”?
24 Maio, 2018 at 18:17
“Uma coisa é a escumalha que se aproveita da Curva para ficar rico, outra é quem dá o litro pelo clube. Vamos separar as águas. ”
Como separamos as aguas?!
O que referes de positivo das claques neste momento (e até antes do ataque a Alcochete) é abafadissimo pelo negativo.