Em primeiro lugar, deixar bem claro que esta conclusão nunca teve nada de premonitório. Não vi esse problema chegar, e é só perante os factos mais que consumados que constato, retrospectivamente, esta falácia. O Presidente-adepto, no futebol profissional de alto nível, não funciona. E sinto-me hoje bastante ingénuo por alguma vez ter pensado que poderia funcionar.
E não funciona por uma razão muito simples: digamos, a título de um exemplo que todos perceberão, que sou médico, e até sou competente, e pertenço a uma rede de hospitais em concorrência com outras, em que o utente escolhe onde quer ir quando fica doente. E que chega um Presidente que se diz ser um « Presidente-utente », do lado dos doentes, no sentido de tornar a minha rede hospitalar mais competitiva no cenário nacional.
Até aí tudo bem, os utentes apreciam o conceito. Só que as outras redes hospitalares que concorrem com a minha têm melhores condições de trabalho, mais equipamentos, mais médicos, melhores instalações. Mas o meu novo Presidente até é muito competente a prover meios que nunca tivemos antes, honra lhe seja feita, os salários são pagos a tempo e horas, e a instituição está-se a desenvolver como nunca antes acontecera.
Quando começa o problema então, com o Presidente-utente? Começa, enquanto profissional da instituição, quando se espera do meu Presidente uma visão estratégica e sentido de Justiça. Ora, se um dia um doente morre, não espero que o meu Presidente-utente desate a desancar cegamente naqueles que, fazendo o seu trabalho com competência, o melhor que podem, podem nem ter tido culpa nenhuma no cartório.
Claro que, na perspectiva do utente, quer lá ele saber, e a sua família, que tudo foi feito correctamente, e que o melhor tratamento possível foi administrado, a tempo e horas, e que o resultado final foi uma morte ou uma incapacidade inevitável. A única coisa que lhes interessa é que, no final das contas, o trabalho efectuado não surtiu num bom resultado final.
Só que não se admite semelhante comportamento, de avaliação básica do resultado final, por parte de quem gere os profissionais da dita Instituição. Numa profissão de risco nos resultados (vale no futebol, e também na Medicina), o que espero do meu Presidente-utente é que ele avalie se tudo foi feito como deve ser. Se o foi, que assuma a minha/nossa defesa intransigentemente, por mais que o desfecho tenha sido mau. Se não foi, que identifique claramente as lacunas, e que as corrija. Se há alguém que não soube fazer o seu trabalho, pois que seja identificado e despedido. Se há condições que faltam, pois que se assuma e corrija. Mas que não se misture e confunda a beira da estrada com a estrada da Beira!
Enquanto profissional, seria inadmissível uma equipa maioritariamente competente, de bons profissionais, submeterem-se a um julgamento na praça pública como se de todos fosse a culpa, isso partindo-se do princípio que haveria sequer culpa. Isso tolera-se num doente lesado ou em familiares frustrados, não se lhes pode pedir discernimento perante a perda. Mas é inconcebível naquele que é o gestor da Instituição, pois o trabalho dele é potenciar o que há de bom, enaltecendo-o, melhorando o que deve ser melhorado, ao mesmo tempo que serve de tampão com as frustrações dos utentes.
Não há instituição que cresça com um comportamento desses, pois quebra-se o essencial elo de confiança entre gestor e subordinados. Perde-se o respeito pelo líder, que veste uma camisola que não é a dos liderados, remetidos desta forma no papel de presos por ter cão ou por não ter.
Agora, é só substituir utente por adepto….
O Presidente do Sporting não pode pois vestir a camisola daqueles que serve (os sportinguistas), demitindo-se do seu papel na gestão do Clube, e condenando indiscriminadamente os seus profissionais! Não funciona, nem nunca poderá funcionar nestes moldes. E não há bom profissional que se submeta a esse tipo de situação, por mais amor que tenha à Instituição…
ESTE POST É DA AUTORIA DE… Placebo
*às quartas, a cozinha da Tasca abre-se a todos os que a frequentam. Para te candidatares a servir estes Leões, basta estares preparado para as palmas ou para as cuspidelas. E enviares um e-mail com o teu texto para [email protected]
23 Maio, 2018 at 7:28
Acho que ha pouco tempo na TV o ouvi dizer (apesar de manter que os post de FB não eram assim tão condenáveis )que se pudesse voltar a trás nao os teria feito.
Que o presidente BC se foi desgastando até quase ser impossível a sua continuidade, eu aceito. Até sou a favor de uma AG e se necessário novas eleições, se bem que pelo cenário atual mantinha o meu voto, alternativas ou estão ausentes ou à espera de algo que não se entende.
Não aceito que jogadores, treinadores, adeptos e sobretudo a CS queiram a demissão de quem manda. O destino de quem manobra o clube é para ser aferido em AG.
23 Maio, 2018 at 10:13
Não aceito que jogadores, treinadores, adeptos e sobretudo a CS queiram a demissão de quem manda. O destino de quem manobra o clube é para ser aferido em AG.
Isto.
23 Maio, 2018 at 7:32
E se tiverem culpa no cartório?
O problema não foi não terem morto o doente, foi não terem feito tudo para o salvar
23 Maio, 2018 at 7:40
Tudo falhou a organização no seu representante maximo, nos trabalhadores, os utentes, a CS que explorou ao maximo o acontecimento.
Existe uma grande organizacao a tentar acabar com o SCP, chama-se slb, não fechemos os olhos a este promenor decisivo.
23 Maio, 2018 at 7:45
Se os sócios do SCP não abrem os olhos, se não se unem, se os nossos representantes não pararem de dar tiros nos pés, um dia acabamos e depois ficamos tristes e a lamentar o trágico fim.
O nosso inimigo tem de ser o carnide, o tripeiros, mas principalmente a CS. Desmontar os enredos da CS e torna-los virais nas Redes Sociais.
23 Maio, 2018 at 7:50
“Fazendo o seu trabalho com competência o melhor que podem.”????
23 Maio, 2018 at 7:52
Quero eu acreditar que BdC fez uma marcha atrás nestes últimos dias.
Ontem, readmitindo AI mostrou ser flexível ao ponto de reconhecer implicitamente o erro que foi deixá-lo sair para manter JJ.
Para mim, apesar de achar nos últimos dias teria poucas condições (nenhumas?!) para se manter, sobretudo pelos erros e pela envolvente, passados estes dias e tendo em conta as alterações surgidas, creio ser merecedor desta última oportunidade. Por tudo o que fez, por tudo o que passou (a constante tentativa de assassínio de carater é diária) e por tudo o que acredito ser capaz de fazer.
Seja ele capaz de se olhar de cima e perceber os erros cometidos. Nós últimos dois/três dias vi um BdC decidido a fazer o que era preciso. Aumento da segurança, tratar dos obrigacionistas, alterar o paradigma com Inácio de novo, sair do banco (preservando-se).
Será o canto do cisne. Vai ou racha.
Por este Presidente, pelo presidente que acredito venha a ser, segue aqui o meu voto de confiança. Último. Não há volta a dar, Bruno. Nada se voltar atrás.
Ser Presidente adepto não me assusta, há é que aprender, corrigir, melhorar e avançar. Ponto.
Espero que o velho Bruno esteja de volta. Para bem de todos.
23 Maio, 2018 at 9:06
Mais uma coisa que BdC não pode alegar: a de que não o deixaram trabalhar e desenvolver o seu projecto.
Se está na situação em que está deve-o, apenas e só, a si mesmo e à sua conduta errática.
23 Maio, 2018 at 11:51
Deixaram-no trabalhar!!!???
Todo o dia a bater no ceguinho: que a mulher fuma, que ele é gordo, que está magro, que fez marosca nos negócios, que não pagou a este e àquele, que a mulher grita em casa, que a filha desapareceu, que insultou a vizinha, que não deu alpista ao canário, que foi malcriado, que foi bruto com os meninos, que disse “badamerda”, que é chefe de terroristas, que é corrupto. Uff! Até estou cansado…
Mas já percebi: és o rei da ironia!
23 Maio, 2018 at 14:43
Pura MENTIRA. O Presidente é objecto de tentativa de assassinato de carácter, de oposição interna do mais reles jaez e de luta sem quartel pelos FDP que nos roubaram a Europa logo que ele tomou posse, aliciaram o come-ratos peruano, mudaram as regras do futsal e lhe roubaram o título de 16 e a CL de este ano.
23 Maio, 2018 at 9:52
+1
23 Maio, 2018 at 8:17
Concordo Placebo.
Estamos numa fase em que quando menos BC aparecer melhor. Chega de palhaçadas, de falar nas filhas (não queremos saber da vida privada de ninguem do clube), chega de protagonismos exagerados e egocentrismos ridiculos (eu, eu, eu, eu).
Porque a verdade é que as medidas da DIREÇÃO são certeiras, os comunicados da DIREÇÃO são exemplares, a gestão da DIREÇÃO é muito positiva.
Concluindo, menos BC e mais DIREÇÃO. Menos eu e mais nós.
Viva o Sporting!
23 Maio, 2018 at 8:44
Bom texto, parabéns pela escrita, embora não concorde com alguns pontos, no geral, entendo o ponto de vista.
No fundo, fico feliz, de andarmos aqui dias e dias a debater sobre os últimos acontecimentos, o que foram e o que seriam boas decisões.
É sinal que estamos vivos, que nos importamos com o clube, que estamos dentro de todas as decisões, que sabemos quem é a direção, quais são os estatutos e quais foram as boas e más decisões, ou seja, no fundo, o clube é dos sócios, e acho que todos têm essa noção.
Acredito que este foi o objetivo mais importante da direção do BdC, devolver o clube aos sócios, e isso foi alcançado pela frontalidade e transparência desta direcção.
É com muito orgulho que vejo esta malta da tasca, sócios e adeptos do Sporting, com diferentes opiniões, mas interessados pelo clube, demonstra vitalidade desta instituição, e isso é a certeza que o Sporting nunca irá cair.
Com Bruno ou sem Bruno, uma coisa é certa, o futuro é nosso, e somos nós que temos mão nele.
23 Maio, 2018 at 8:45
(Não era para responder ao seu comentário mas assim ao texto escrito pelo Placebo)
23 Maio, 2018 at 8:46
Isso, quanto menos bruno de carvalho e mais sporting melhor, admito que fico farto de ouvir mais sobre ele do que sobre o sporting, ou e as filhas, ou a mulher, ou o pai, no fundo ele tem dado aquilo que o jornalixo quer, tudo isto tem sido um balao de oxigenio para jornais quase falidos, comentadeiras, os ditos notaveis que adoram aparecer, nao precisamos constantemente dos posts dele a querer abrir os olhos, ou confia que os sportinguistas sao inteligentes e conseguem chegar la e confiam nele ou entao continua alimentar o seu ego e continua a saciar os inumeraveis esfomeados que consomem informaçao, que lhe tem um odio grande. Ele que deixe de ser uma coisa e o seu contraditorio ao mesmo tempo. Nao era propriamente uma pessoa que eu gostasse de ir para ver bola mas pelo Sporting e para o Sporting aturo quase tudo !
23 Maio, 2018 at 8:53
No fundo no fundo, a CS não quer que ele caia
23 Maio, 2018 at 8:58
tenho essa ideia
23 Maio, 2018 at 10:34
O BdC é como o vinho no EN, dá de comer a um milhao de portugueses.
23 Maio, 2018 at 8:27
Se não caiu na assembleia que tantos o criticaram,se cair neste momento é o voltar ao SPORTING do antigamente.
Umas vez para o bem umas vezes para o mal é este presidente que tem conseguido manter a chama dos adeptos ,nunca vimos os adeptos tão presentes no dia a dia do clube.
Se o presidente cair será a maior vitória do futebol português,e caminhamos para um futebol de aldrabices , futebol esse que Bruno Carvalho tem lutado por vezes sozinho para tentar limpar,andam a fazer dos adeptos uns palhacitos no final já sabem quem irá ganhar.
23 Maio, 2018 at 8:28
Aqueles que não querem BdC à frente do clube continuam a não apresentar qualquer solução e o que não lhes faltou foi tempo ao longo destes meses para se organizarem e encontrarem uma figura que pudesse ter um mínimo de credibilidade.
Ser apoiado por notáveis e GAJs como o Ricciardi, Sobrinho ou Rogério Alves é capaz de não ser o melhor cartão de apresentação para qualquer candidato e seria de elementar bom senso que quem tenha aspirações a ser presidente do nosso clube de desviasse dessa escumalha.
Opções…
Não é assim de estranhar que o tempo passe e as medidas implementadas por BdC para minimizar os estragos comecem a gerar interrogações entre os sportinguistas sobre as vantagens ou desvantagens de uma provável continuidade deste como Presidente.
A Tasca mostrou bem esse sentimento nos últimos dias e eu me incluo entre os que têm essas dúvidas.
Não pode deixar de ser curioso que um Presidente acossado e alvo de uma onda comunicacional nacional que o quer ver fora do Sporting, mesmo assim resista e mais uma vez se comece a reerguer-se e a mostrar trabalho.
A campanha intoxicante da CS e de um significativo número de blogues pode vir a ter o efeito indesejado que eles julgavam ser impossível.
BdC não é, nem nunca foi parvo.
Essa gente já o devia conhecer mas pelo que nos é dado a ver, continuam a pensar que é apenas um garoto…
23 Maio, 2018 at 8:36
Mas apresentar solução antes das eleições? Mas vão haver eleiçoes?
Primeiro que haja demissoes, depois que se marque eleições. Depois apresente-se projetos!
Não quero BDC continue, mas era o primeiro a criticar se houvesse alguem com projetos ou listas eleitorais já apresentadas.
23 Maio, 2018 at 8:49
Portanto…
Em 5anos em que houve quem furiosamente o atacasse e achasse que não devia ser Presidente não houve uma alminha com uma ideia, um projecto, uma alternativa… Nada.
Nas AG houve alguém que tivesse apresentado uma faísca que fosse de fazer as coisas diferentes?
Alguém???
(Estou a falar a sério. Dispenso caruncho).
23 Maio, 2018 at 9:05
Nos primeiros 4 anos quem furiosamente o atacou? Não vale falar de carunchos como Madeiras Rodrigues, Dias da Cunha e outros croquetes!
23 Maio, 2018 at 9:57
os outdors e flyers foram quando ?
23 Maio, 2018 at 9:33
A solução que refiro é um candidato.
Os projectos, todos sabemos que não passam na sua maioria de balelas que ninguém quase lê.
23 Maio, 2018 at 11:13
Foi o projecto apresentado pelo BdC que me convenceu.
O primeiro e o segundo.
23 Maio, 2018 at 11:27
Claramente não foste a nenhuma das últimas assembleias gerais, senão verias que o projecto que foi a votos pelo Bdc foi quase na sua totalidade executado. Dizer que projectos não contam é voltar ao tempo dos croquetes…
23 Maio, 2018 at 14:11
Lobão e Sake,
Os projectos contam para mim, para vocês e para mais alguns que acompanham o Sporting.
A maioria não quer saber de projectos nem sabe a maioria das medidas que estes preconizam.
A minha frase final não foi de facto bem redigida.
23 Maio, 2018 at 8:30
Isto era o que se pedia a Bruno de Carvalho há muito tempo . Tarde e a mas horas, mas ainda vem a tempo; não se vislumbra nos “candidatos” apontados pelos amigos melhor. Agora, escolher novo treinador, JJ e Inácio não são compatíveis e o 1º não serve o projeto dom Sporting.
SL
PS : venham as Assembleias, venha a votação, lá estaremos.
23 Maio, 2018 at 8:32
Primeiro de tudo, há uma coisa que muitas pessoas se estão a esquecer! Ora bem á ano e meio (mais ou menos) votei numa lista em que o lider era Bruno Carvalho e que tinha como base clara ser campeão com um forte investimento e rentabilização do mesmo, com Jorge Jesus pago a peso de ouro e a ser ele mesmo o “lider” do futebol! Passado este tempo Falhou! Falhou a construção do plantel e os seus reforços, falhou a aposta total e cega no treinador, falhou todos os OBJETIVOS desta época, sim TODOS! Não fomos campeões, não fomos á champions, não ganhamos a Liga Europa tal como o presidente pediu e nem a Taça de Portugal.
Várias vezes Bruno aclamou por Jesus, defendeu-o (como tinha de defender e aí bem)!. Colou-se claramente ao projeto Jesus e a todo um plantel que goste-se ou não mudou o paradigma dos anos anteriores, substituindo jovens da academia e jovens com margem de progressão por jogadores feitos com salários chorudos! Não discordei dessa politica toda, desde que houvesse retorno (titulos)!
Não houve! E em vez de reconhecer erros, o presidente o que faz? Crtitica a equipa e os jogadores que ele contratou e deu o Aval para virem; Vai mandar embora o treinador que disse várias vezes que seria este o treinador certo e um dos melhores! E o presidente? Sim, o Presidente? O lider de tudo! Onde está a dar a cara pelo fracasso? Ou é só colocar em causa o profissionalismo dos jogadores e lavar as mãos como se a culpa fosse de todos menos dele porque ama o Sporting?
Por si só, ao acabar com este projeto, BDC devia pedir a demissão e voltar a ir a eleições. Assumir o fracasso faz parte. Tal como nunca vimos JJ a auto-criticar-se e a assumir falhanços e crtitcamos e bem! Tambem devemos pedir que o presidente se critique, assuma os erros, peça desculpa!
Depois, o outro lado! O lado que me faz estar envergonhado por neste momento ter Bruno á frente! Mas alguem acha que o Bruno está mudado em 5 dias? Se isto não piorou muito mais deveu-se ao facto de o nosso treinador se chamar Jorge Jesus, ganhar o que ganha, ter o peso que tem e ter paleio que chegue para BDC! Aliás esperem até JJ sair do Sporting para vermos uma verdadeira novela mexicana na imprensa, com entrevistas de um lado e posts no Face do outro! Ou alguem duvida disso?
Mas quando digo que não piorou porque era JJ foi por vários motivos: se fosse outro treinador o jogo com o Paços era com a equipa B ou alguem tem duvidas? Se fosse com outro treinador Bruno já os tinha obrigado a treinar e não só no sábado… Acham que o homem está mudado? Pior, há ainda quem ache que Bruno Carvalho não está mudado e ainda bem!
23 Maio, 2018 at 9:00
Não sei o que é mais bizarro, os comportamentos do BdC ou quem acha que ele os pode mudar.
23 Maio, 2018 at 9:11
+1.
23 Maio, 2018 at 9:53
É mesmo isso.
Estou abismado como ainda há gente que pensa que vai mudar.
Não foi à madeira e arranjou merda antes da taça propositadamente pra ter legitimidade de despedir o jesus à la marco silva.
Para mim, o que ele fez, fora o circo mediatico que tanto gosta, foi criminoso.
23 Maio, 2018 at 9:38
Mesmo não gostando eu de JJ, entendo perfeitamente que quem escolhe um treinador o apoie até à última porque foi uma aposta sua, na qual acreditava.
Se por cada treinador que falhasse no nosso clube, tivéssemos de ir a eleições, então já iriamos para aí com 200 presidentes na nossa história…
23 Maio, 2018 at 11:30
+1
23 Maio, 2018 at 9:43
“Devia pedir a demissão e voltar a ir a eleições.” Era o mínimo que se exigia… era de líder e mostrava coragem e confiança no trabalho efectuado.
Temo que está contratação do Augusto Inácio não seja um verdadeiro “virar da página”, mas um aproveitamento mediático de alguém que gosta do clube e mostrou publicamente estar afectado com a situação.
Apesar de concordar de que Jorge Jesus não tem condições para continuar, não me custa absolutamente nada dar-lhe o mérito de ter mantido o “barco a navegar”. Sim o mérito é dele…
23 Maio, 2018 at 10:23
quero um cap GAJ.
O JJ é o principal culpado.
sim , bdc fez muita merda e queria vender a marca bruno mas correu mal e se quer continuar tem de fazer mudanças.
ele que esqueça a marca bruno, ela só vingara com sucessos e isso ele não percebeu, o poder tem dessas coisas.
pinto da costa caiu por lopotego não ter ganho nada ?
e quantos vezes o lopotego não foi defendido por pintinho e depois o deixou cair porque sabia que não podia retirar mais nada do homem.
emendou e depois emendou outra vez e lá ganhou.
bdc na ansia de ganhar deu tudo ao jj- octavio( que sapo teve de engolir bdc ) e teve de tirar inacio, – jogadores – carta branca para tudo – aturar bazofias ( o Sporting sem ele não era nada ).
resultados: zero
futebol cada vez mais mediocre
tactica zero
bdc não queria sair derrotado pela aposta em JJ e agarou-se a ela mesmo sabendo ha muito tempo que foi uma pessima escolha.
muitos aqui escreveram e com razão:
JJ seria o maior erro de bdc.
e bdc tem de entender uma coisa:
ninguém mas ninguém mesmo quer saber da sua vida familiar.
ninguém quer saber da marca bruno sem sucessos.
os sucessos é que fazem a marca bruno e não ao contrario ( foi assim com pinto da costa ).
tem de voltar ao primeiro ano bruno mas com muita mais elegancia e de saber estar e com intervencões cirugicas.
se ele não perceber isso, cai com estrondo.
e volto a repetir
JJ foi o maior culpado
23 Maio, 2018 at 8:44
Bem explicado.
Adicionaria, que poucos são os “colaboradores” que aguentam um chefe refém dos humores. Ou deixam de ligar (mau) ou fazem tudo para se porem a andar (mau).
23 Maio, 2018 at 9:09
Precisamente.
23 Maio, 2018 at 8:48
Falta de visão estratégica? Aonde?
Desancar cegamente? Exagero. Há alguém que não tenha visto a ENORME quantidade de erros cometida individualmente por este plantel?
Se é médico, Placebo, então tens que ser objectivo.
Uma boa maneira de avalaiar a competência de BdC é olhar para o seu programa eleitoral e contemplar a obra feita.
O resto são questões estilo, vincadas pela histeria das pessoas que lêem lixo como o Rascord e o Logro se prestam a demonstrar hoje.
23 Maio, 2018 at 8:57
Para quem pede tanta objectividade e concentração há pessoal muito focado no embrulho… E esquecem de ler o bilhete para saber de onde vem o presente.
23 Maio, 2018 at 11:25
Estás a pedir muito a alguém com um défice de entendimento da língua portuguesa…
23 Maio, 2018 at 19:00
Eu não estava a criticar o portugueezza… E não compro guerras dos outros.
A minha observação era relativa a todos aqueles que ficam radiantes com o embrulho que lhe apresentam mas esquecem-se de chacoalhar e de ver o cartão…
23 Maio, 2018 at 9:46
O programa eleitoral dizia que iríamos ser campeões.
23 Maio, 2018 at 11:05
Pois, e fomos-o moralmente em 15/16 – talvez ainda venhamos a ser.
Só espero que não sejamos como os lampiões que, porque ganharam o treta, então tudo o resto é varrido debaixo do tapete.
23 Maio, 2018 at 11:36
Portugueezza, a questão do Presidente-utente pode ser substituído por Presidente-aluno (numa escola), se preferires. A questão do “médico” é um exemplo, como poderiam ser dados outros. Nesta Tasca não sou médico, sou adepto do Sporting, e penso que a minha profissão não interessa para estas contas que aqui se fazem. O foco pretendeu situar-se na incompatibilidade de um Presidente de uma Instituição reagir em função, não das peças que constituem a mesma, mas o objecto que servem.
A questão para a falta de visão estratégica não é “onde”, como perguntas, mas sim “quando”. E o “quando” penso ser claro para todos nós.
Claro que não desancou “sempre” mal. Mas ao fazê-lo publicamente e abertamente, como o faz, teria que o fazer sempre com precisão cirúrgica. Mesmo assim, como estamos a falar de um jogo cujo mediatismo é brutal (ao contrário das amadoras, em que ele tem mais espaço para esse tipo de intervenção), bem como o dinheiro que movimenta, tudo se torna ainda mais sensível.
Longe de mim pretender com este texto menorizar alguém que fez o que mais ninguém tinha conseguido pelo Sporting, e que com certeza muito poucos teriam capacidade para fazer tão bem como ele fez. Este Presidente foi uma bênção, caiu do céu, e logo na altura que precisávamos dele. Não sou ingrato, não o vou começar a ser agora.
Longe até de mim dizer que BdC não serve ao futuro do Sporting.
Daí a não poder apontar uma falha óbvia resultante do seu comportamento, e isso sem qualquer mérito, já que me limito a constatar o óbvio e a tentar explicar a razão de ser disto tudo que sucedeu vai uma longa distância.
Quanto a ser “questão de estilo”, eu sempre me debati aqui pela destrinça entre o acessório e o essencial. E a questão de estilo é, para mim (tal como acontecia com as flash do JJ, por exemplo), uma questão totalmente acessória, como é óbvio.
Deixa porém de o ser quando se constata que ela tem consequências directas e objectivas no (mau) funcionamento do Clube (e, repito, estamos a falar dos factos recentes, e não da “obra feita”).
Havendo essas consequências, é claro que deixa de ser acessório, e passa a ser essencial, como aliás foi e está a ser.
E garanto-te que não leio nem vejo lixo. Até os jogos vejo sem som.
SL
23 Maio, 2018 at 8:49
Andavas desaparecido, pá.
Bem, a verdade é que depois de anos de croquetismo precisávamos de um presidente adepto. O Bruno do primeiro mandato era um guerreiro, um dos nossos, dava o corpo às balas e por levantar o tapete neste futebol corrupto, chafurdou na merda e passou a ser um alvo a abater.
Isso trouxe um desgaste enorme e aí começou o problema.
A confusão entre o adepto/presidente e o presidente/adepto acabou num tipo desequilibrado a comprar demasiadas guerras e ao fim destes anos todos sem perceber como funciona o futebol profissional.
A sua obra, em muitas vertentes, é fantástica. Isso é inegável.
Mas neste final de época foi notório que não está bem, são demasiados episódios que prejudicaram o Sporting e como não saiu (nem caiu), está a mexer-se muito mais como presidente do que como adepto.
E como não ponho em causa nem por um segundo o seu Sportinguismo, espero que seja agora “apenas” presidente, mais resguardado, menos polémico.
O vendaval ainda não passou e o seu/nosso futuro vai depender muito da forma como tratar dos seguintes assuntos:
JJ out;
Novo treinador;
Relação com jogadores;
Finanças (restruturação e empréstimo obrigacionista);
Caso Geraldes.
Nós, Sportinguistas, somos os primeiros a acreditar assim que se aproxima uma nova época. Mas não nos fodam…
23 Maio, 2018 at 8:53
O Geraldes é tão bom tão bom que conseguiu comprar um campeonato de andebol como responsável das modalidades quando NUNCA O FOI.
Há que dar mérito.
23 Maio, 2018 at 8:54
Obviamente este comentário não seria nunca aqui.
23 Maio, 2018 at 9:49
Estou contigo neste comments.
23 Maio, 2018 at 10:19
“Bem, a verdade é que depois de anos de croquetismo precisávamos de um presidente adepto.”
E esse é um dos pontos fulcrais da liderança. Um perfil pode ser adequado a uma determinada conjuntura, mas não a outra. São muitos os exemplos de líderes exemplares em tempo de guerra que se mostraram medíocres em tempos de paz, e vice-versa.
Um exemplo básico é o de ir para o banco, fazia todo o sentido no cenário em que Direcção e equipa estavam completamente afastadas, até uma coisa básica como o pagamento de um salário era uma quimera, depois de reforçada a relação de confiança entre ambas as partes continua a ser necessário?
O Sporting estava na fossa, era preciso abrir caminho a pontapé. Agora que já consegue caminhar em terreno menos acidentado, é preciso menos impulsividade e mais estratégia. O que se tem visto é navegação à vista (a própria contratação do JJ é uma demonstração, pois foi contra tudo o que fora anunciado enquanto “projecto”) e muita decisão em cima do joelho, fruto de humores em reacção aos resultados imediatos. E de certo modo é o próprio presidente que se faz refém dos resultados, pois muda a “agulha” consoante estes. Estivesse assim tão certo do rumo do projecto, não seria uma fífia do Coates que lhe faria saltar a tampa.
Por último há a questão interpessoal. Já se percebeu que o BdC tem uma vida f***da, aquilo da filha e tal desgasta, um divórcio por mais amigável que seja desgasta, e ao que parece não tem grande capacidade para compartimentar as coisas. Ora, num mundo de prima donas como é o da bola (as coisas SÃO como são), um tipo aparecer por lá lixado dos cornos e mandar tudo pró carvalho não é propriamente producente. Lá está, o adepto vai à bola (também) para despejar as frustrações do dia a dia, seja cantando e rindo, seja xingando e apupando. O Presidente não o pode fazer, nunca.
Agora, a pergunta de 1 milhão: consegue ele mudar? Até agora, todas as inflexões que fez não o foram por convicção, o abandono do facebook, o sair do banco, as reacções aos estatutos. A rever se é desta que se reinventa.
23 Maio, 2018 at 11:28
Bom comentário, como (quase) sempre!
23 Maio, 2018 at 11:51
Gostei de ler.
SL
23 Maio, 2018 at 14:41
Completamente de acordo, Nuno o Crente no braveheart.
23 Maio, 2018 at 11:41
Precisávamos de um Presidente-adepto “para fora”, mas de um “Presidente-gestor para dentro”.
Quando isso deixou de acontecer e se misturaram as coisas, deu chatice.
E não concordo com alguns ingredientes da tua “fórmula” para tratar dos assuntos que referes… 😉
23 Maio, 2018 at 14:43
Na boa, não sou bom nos petiscos.
Dá lá a tua receita 😉
23 Maio, 2018 at 16:13
A bem dizer, é o “JJ out” que me dá azia… 🙂
23 Maio, 2018 at 16:13
O resto até marchava…
23 Maio, 2018 at 8:51
E de repente passou a ser saudável ambientes eleitorais…
Se isto não é ser “diferente”…
23 Maio, 2018 at 8:58
Escrevo de novo aqui o que, no essencial, escrevi na segunda-feira no post do Palhinha. Faço-o porque, por alguma razão, tanto quanto me dei conta, esse “comentário”, após ter estado sujeito “a moderação”, acabou por não ser publicado.
Começo hoje um período de nojo por aqui. Um período de introspecção e reflexão para fundamentalmente examinar a minha própria relação com o Sporting. Há uma coisa que sei. Não partilho nem quero partilhar, quando mais não seja por omissão, as “mundivisões” presentemente em disputa pela liderança do clube.
Desprezo visceralmente o senhor Bruno de Carvalho e tudo o que representa. Não passa de um mitómano narcísico emocionalmente indiferente a tudo e todos. Um homem que, sem qualquer pejo, instrumentaliza as suas filhas, as converte em trunfos “políticos”, para daí tirar dividendos: parecer “humano”, gerar “compaixão”, “respeito”, é mais do que um simples velhaco. Trata-se de um perigoso psicopata, sem o mínimo perfil para “conduzir homens”. Palavras como “família” ou “lealdade”, que tantas vezes borbulham na sua boca, servem apenas a “economia da adoração” que não prescinde que “os seus” lhe tributem e testemunhem. Não quero que este senhor me represente. Não me acenem com o argumento de que não há nada de errado em aturar um filho-da-puta (vai muito além disso) se for bom para o Sporting. Um filho-da-puta na Presidência do clube torna-o amoral. Não aceito isso. Nunca aceitarei.
Mas desprezo visceralmente também os Ricciardi e Sobrinhos desta vida. Não esqueço, nunca esquecerei, como, durante anos, se apropriaram e fizeram negócios privados com o património do Sporting Clube de Portugal, delapidando-o ao ponto cínico de surgirem como “grandes sportinguistas” dispostos a “salvar o clube.” Os antigos terrenos, a construção do novo Estádio de Alvalade, o Edifício Visconde de Alvalade, o Alvaláxia, tudo pasto para inacreditáveis negócios privados em que o Sporting foi lesado e “a fileira” escandalosamente beneficiada. Não quero que estes senhores, “a outra senhora”, me representem. Chega. Vi anos a fio do que “a casa gasta”, e não é menos repulsivo do que “a casa vai gastando” no consulado de BdC.
Talvez no fim de contas o problema seja meu. Talvez a solução não seja evitar que crápulas e oportunistas assim tomem conta do Sporting. Talvez a solução seja eu afastar-me de vez.
Há dias em que chego a desejar ardentemente a extinção do clube. Para recomeçar do zero, como clube novo, que não seja esta mercadoria de muitos milhões em que se transformou, atraindo insectos morais como efeito da merda ética em que se converteu.
Ninguém julgue que escrevo isto “bem disposto.” Estou triste, muito triste; muito angustiado também. Mas, ainda, muito revoltado. Sou do Sporting desde que me encaro como gente. Prescindir do Sporting é rejeitar uma parte muito importante de mim. Porém, estão há anos a liquidar o clube de que, idealmente, quero ser. Não vou mais tempo preservar uma espécie de “cegueira voluntária”, praticada para que o Sporting Clube de Portugal possa continuar a ser “o meu grande amor.”
Um abraço a todos os sportinguistas que desejam que, antes de tudo o mais, o Sporting seja um clube decente.
23 Maio, 2018 at 9:02
“Não passa de um mitómano narcísico emocionalmente indiferente a tudo e todos”
Grande lavagem levaram o pessoal das modalidades.
Ruesga deve ser mitomano tb, Maia um Vendido… Carneiro, nem falo, bastou ter passado pelo Carnide está apresentado.
O que não faltam são Vitores Ferreiras que pensam que porque uma pessoa não tem histórico não presta ou não tem categoria. Se o boloni não tivesse olhado um dia para aquele rapaz franzino e nada consagrado…
Para barbaridades destas, agradeço bem a ausência.
Boa férias…
23 Maio, 2018 at 9:50
Mas você acredita que os elogios dos elementos das modalidades não foram “alinhados”? Atenção que não digo que não são verdadeiros…
23 Maio, 2018 at 10:33
então quer dizer o que ?
23 Maio, 2018 at 10:52
Pois… diga-me você!
23 Maio, 2018 at 12:31
eu ?
tu é que fazes a acusação alimentada em que ?
23 Maio, 2018 at 13:27
Claro, o “Lau” larga a bojarda difamatória e mesquinha e os outros é que têm de a justificar…
Só lido!
23 Maio, 2018 at 12:19
sim…
… devem estar alinhados pois Girao, Ruesga, Maia, Dost, sao tudo jogadores sem mercado que precisam do SCP como pão para a boca.
23 Maio, 2018 at 14:17
Foram obrigados e ameaçados com uma visita igual à que foi feita a Alcochete.
Foi isso, certo?
Que poeta…
23 Maio, 2018 at 9:30
Gregor, bom comentário.
Não partilho do teu ódio visceral por BDC, esforço-me por não odiar ninguém. Seria dar-lhe demasiada importância.
Mas entendo o teu dilema. Queres (e queremos quase todos) um clube perfeito, um presidente perfeito, uma estrutura perfeita, um treinador perfeito e jogadores perfeitos também. Uma comunicação social perfeita, um equilíbrio perfeito entre os ‘grupos’ económicos que disputam o Sporting, empresário de jogadores perfeitos na sua ética e trabalho, adeptos perfeitos, etc, etc
Pois isso não parece haver. Como fazemos, porque não surge alguém com um projecto que não se encaixe nos dois mundos que descreves? Haja ou não eleições, esse novo projecto poderia ir-se organizando e colhendo apoios e daqui a umas semanas ou daqui a uns anos, apresentar-se-ia à vontade dos sócios. Todo esse processo de organização da candidatura e recolha de apoia seria até uma excelente forma de o avaliarmos, até mesmo antes de se chegar ao acto eleitoral.
Volto a perguntar – não há gente capaz para organizar esta verdadeira alternativa, sem cair no ‘campo BDC’ ou no ‘campo croquette’? (Estou a simplificar, claro, isto não é a branco e preto)
Bem sei que isto era impensável acontecer, há uns anos atrás, o Sporting estava ferido de morte, mas agora já caminha nesta dura e longa convalescença. Não será este o momento de aparecer algo mais excelente?
Fica a questão, não consigo ter resposta.
23 Maio, 2018 at 10:11
Esqueceste-te da parte do Hitler, mas de uma forma geral, estiveste bem.
“Desprezo visceralmente o senhor Bruno de Carvalho e tudo o que representa”.
Espero que o desprezo visceral te passe depressa.
Na vida há coisas mais importantes que o estilo ou a educação.
Há o amor e o perdão.
Somos uma família.
Bem hajas.
23 Maio, 2018 at 11:15
O Coreano hj não “casa” pq está numa de peace & love com o Sul.
23 Maio, 2018 at 10:36
gregor
embora não concordando com tudo percebo o seu ponto de vista e a sua desilusão.
23 Maio, 2018 at 12:48
Gregor, não és o primeiro nem o segundo que vejo fazer uma reflexão destas. O futebol é dado a figuras intratáveis, mas o facto de a demissão de BdC ainda não ter acontecido é sinal dos tempos insanos que o clube atravessa. É legítimo exigir um mínimo de decência de um presidente, alguém que se preocupe em observar os princípios fundadores do clube. BdC desrespeitou-os ao longo do seu mandato e com especial incidência nos últimos meses. Não serve para presidente, não troco esses princípios por nada.
É verdade, estamos numa encruzilhada. Ou surge alguém que apresente uma via alternativa e estimulante ou vamos ter de levar com uma qualquer variação do que temos agora. BdC não vai mudar e não acredito que um candidato conotado com a dinastia anterior vingue. Ainda que, nessa dinastia, haja de tudo. Até presidentes aceitáveis e campeões.
Perante isto, não sei que te diga. Eu aguardo desenvolvimentos, não me quero precipitar. Neste Sporting continua a haver gente de que muito gosto e que veste os princípios fundadores de que te falei. São pessoas que não quero abandonar. Uma delas, aliás, levou-me a Alvalade pela primeira vez, no final dos anos 80, e ofereceu-me o cachecol verde e branco que ainda hoje uso em dias especiais. Uma pessoa que foi agredida no ataque à Academia da semana passada.
23 Maio, 2018 at 14:52
Gregor, se há coisa que aprendi foi a ter em conta a tua opinião e a respeitá-la, concordando ou não.
Um abraço.
23 Maio, 2018 at 8:59
Acima de tudo o querer ser presidente adepto criou-lhe este problema com os jogadores (do futebol profissional), nos momentos bons beijos e abraços e são os seus meninos, a sua familia, mas, na hora de cobrar quando as coisas correm mal, perderam-lhe o respeito e entraram em choque com ele. Na verdade os meninos mimados são mesmo assim… só que dizê-lo em publico acarreta mais custos ainad, pois a comunicação social, ao contrário daquilo que faz com outros, AO SPORTING NÃO PERDOA!! Ontem fiquei agradado com as novas medidas tomadas, augusto inácio e retirada em definitivo, espero, do banco de suplentes. Vê-se que está a tentar corrigir erros que cometeu e, sendo assim, o homem não estará assim tão louco…!! Por mim, são 10 votos em BdC, até ver… pois acho que entre o “deve e o haver” o homem ainda vai muito a tempo!! Para mim ricciardis, croquettes e respectiva quadrilha é que nunca mais!! O SPORTING É DOS SÓCIOS, É NOSSO!!!!
23 Maio, 2018 at 9:01
Vamos só mudar o paradigma:
E se fosse o Presidente – médico?
A prosa seria a mesma? É que temos vários exemplos tanto no governo (ministros da saúde), como gestores de hospitais públicos e privados (médicos).
O facto de termos alguém ligado não me parece mau, antes pelo contrário. Sabe quais os objectivos, as necessidades e como deve fazer para lá chegar.
A forma talvez tenha sido um erro, mas vamos mesmo voltar aos Ricciardis desta vida???
Enquanto não houver uma alternativa CREDÍVEL, o meu voto continua com o meu presidente, Bruno de Carvalho.
23 Maio, 2018 at 9:05
Ter um presidente adepto?
Não nada disso!
Quero um que de preferencia até
– nem seja verdadeiramente adepto do clube ou
– que seja sócio dos clubes rivais;
– ou antes um que use o clube para seu b€n€ficio, tipo riciardi…godo…betencurto,….
– ou então ainda prefiro um que possa ir para lá para se proteger melhor das trafulhices em que anda envolvido e do tráfico de droga (Porra, No SCP isso não dá porque queremos a toda a hora mudar de “presi” )
– Que tal um que tenha o sonho de ser como o “Papa”..
– Já agora, e porque não, um que tenha o sonho de ser como o “messias”….
Epá vai À BADAMERDA!
23 Maio, 2018 at 9:06
Espero que o Bruno resista, não como um qualquer Fidel, mas mais como um qualquer Horta Osorio… O Bruno é o melhor gestor que já tivemos nos últimos 20 anos… e talvez um dia consiga aprender a ser só isso. Um excelente gestor.
Ir buscar o Inacio pode ser o inicio ou não, mas pelo menos desvia-se daquele percurso de: “para ganhar eu tenho de ser a pessoa a mandar em tudo…”
Admito que embora apoie a sua continuidade cheguei a pensar possível que corresse com o jesus e aparecesse ele no banco… o que isso sim seria um desastre (isso… não um post no fb ou 70 posts no fb)
Espero que o Inácio tenha poderes totais no futebol porque só assim vai conseguir convencer a equipa a ficar unida e a lutar pelo titulo. Não sei se JJ fica ou sai, mas até fico aliviado quando começo a perceber que a conversa dos meus colegas adeptos é novamente se o treinador deve ficar ou sair e não se devemos fechar o futebol ou refundar o clube.
PS: Continua hoje a pasquinaça a prever a rescisão de 2 equipas e meia… o jornali com uma capa digna de cm e o cm a basicamente fazer ultimatos ao presidente de uma empresa quotada em bolsa… é bom ver que os reguladores prezam liberdade de imprensa acima de tudo… até da verdade… pode ser que isso não seja completamente mau… mas maça..
23 Maio, 2018 at 9:09
Já agora segundo o JN apareceram mais toupeiras em mais três comarcas… começo a ficar com curiosidade para saber se vai aparecer alguma toupeira naquela comarca do porto onde alguém achou que tinha provas que chegue para prender o Geraldes.
23 Maio, 2018 at 9:10
Gostei mas.
Imagino que até mais do que um são de facto competentes, ou até mesmo todos porém a dada altura a uns que.
Fazem dos 15 minutos de pausa 30.
Andam mais preocupados a correr atrás da enfermeira nova que é boa como tudo.
Perdem mais tempo a falar da nova proposta de trabalho do que a suturar um traumatizado.
As/os enfermeiros andam sempre a pensar que com aquele médico é vida feita.
Os chefes de serviço só berram que é como querem ou então estão tramados mesmo que o método deles não apresente resultados desejáveis o que ao fim e ao cabo pode ser a razão de todas as outras acontecerem.
Enfim tantas e tantas.
Tudo as claras e a frente dos utentes que só estão ali porque precisam e porque acreditam.
O que deve fazer o administrador utente ?
23 Maio, 2018 at 9:12
Eu continuo a achar que se pode ter um presidente-adepto. O problema do nosso presidente é que se encontra desequilibrado. Precisa de se afastar um pouco, passar mais tempo em casa com as filhas por exemplo, porque a vida não é só Sporting, não é só futebol. É a contratação do Inácio é uma boa decisão nesse sentido. O presidente tem de ser a nossa reserva moral, o homem dos bacalhaus, o vigilante que não permite desvios do rumo certo. Eu quero acreditar nisso. Mas pode (e deve) ser sempre um adepto.
23 Maio, 2018 at 9:37
Isto
23 Maio, 2018 at 10:41
Disseste tudo. Isso é que é a verdadeira questão.
Pode o nosso Presidente afastar-se um pouco? Se sim tudo iria melhorar imenso.
23 Maio, 2018 at 11:21
a malta quer é estadistas
23 Maio, 2018 at 11:33
Oxalá. Vamos ver se ele soube aprender com isto tudo. A lição é que os sportinguistas não precisam, e muitos não querem saber tudo o que se passa dentro do clube. Toda a gente fala de transparência, mas a realidade é que o que resulta é o “need to know basis”.
23 Maio, 2018 at 9:15
Primeiro pensei que fosse louco mas agora também acho que é auto destrutivo. Se não cair nesta crise cairá na próxima…
Percebo que n tenha nunca mais emprego em Portugal mas foi ele que fez a sua cama.
23 Maio, 2018 at 10:18
O teu amigo Ricciardi é que anda a mendigar comissões e ajudas.
Miserável.
23 Maio, 2018 at 9:15
“Presidente-adepto” foi um eufemismo que se criou porque ficava mal dizer “Presidente-malcriado-pirómano-e-desprovido-de-bom-senso”.
BdC anda agora numa azáfama para tentar evitar rescisões, mas só alguém muito ingénuo pode acreditar que o homem mudou a sua personalidade da noite para o dia.
Mais cedo do que tarde vai voltar ao mesmo registo, porque agora está só a fazer-se de morto por puro calculismo.
Para mim, se saísse ontem já era tarde.
23 Maio, 2018 at 9:20
É engraçado o chavão que se ouve agora é exatamente o mesmo que se ouvia no tempo dos croquetes.
Dantes era assim:
“Epá tem de vir um presidente na mesma linha porque eles é que têm o aval da banca, e o Nobre Guedes não pode sair senão a restruturação morre e o SCP acaba”
Agora é assim:
“Epá se o BdC cair vêm novamente os croquetes, atenção que temos que agarrar BdC senão o SCP acaba, em 3,5 milhões de sportinguistas só existe um homem destinado para o cargo: o Rei Sol BdC, aquele em que a carneirada até é capaz de lamber a bosta de cão que o gajo pisar”.
Pois eu continuo a pensar por mim. Obrigado BdC pelos primeiros anos e um valente VAI PÓ CARALHO pelos últimos 6 meses. Só fizeste literalmente MERDA. Chegámos a este estado por tua culpa meu amigo. És uma autêntica MERDA de comunicador, só tens semeado ventos e depois claro que levas com tempestades. Tens sido tão pouco inteligente, eu diria mesmo BURRO meu amigo. E mais: És o principal responsável pelo fracasso do projeto JJ. Quando o contrataste já sabias o modus operandi de JJ. E agora chamas o Inácio voltando à formula antiga quando já se sabe que JJ só fala diretamente com o Presidente e não quer mais ninguém metido pelo meio? Mas estás a atirar areia para os olhos de quem? A não ser que me digas que vais despedir JJ. Se vais, já vais tarde. E os €€€ ??? Depois de não ir à LC e com emprestimos obrigacionistas pelo meio. São “peanurs” não é?
Outra questão: Mas tu alguma vez vais mudar? O facebook tinha acabado, já vieram 2 posts há 2 dias. Não duvido que sejas um grande sportinguista, mas isso só não chega. Falhaste Bruno, assume. Carlos Vieira como Presidente substituto e eleições. Seja dado o voto aos sócios, que como tu dizes, o SCP voltou a ser dos sócios e não do BdC.
23 Maio, 2018 at 9:32
Então e quem é que entra, se não são croquetes ou o Bruno? é que o Sporting tem uma longa história de eleições só com candidatos croquetes… que já tão todos alinhadinhos… mas sem ser eles não há mais ninguém preparado.
Enquanto não aparecer mais ninguém a escolha é entre o bruno e salgados. Arranjem alternativa antes de correm com ele… até para correr com o godo havia alternativa…
23 Maio, 2018 at 9:37
As alternativas serão analisadas em periodo de eleições. E entre BdC e croquetes, virá um 3ª linha com gente competente.
Os sportinguistas não são parvos e não vão meter croquetes no poder novamente.
23 Maio, 2018 at 9:56
O problema é que vão fazer de tudo para transformar essa terceira linha em… “croquetes”.
23 Maio, 2018 at 10:01
Isto!!!
23 Maio, 2018 at 10:03
epá mas olha para a história das nossas eleições… vai aparecer? quando? é que nunca aparece…
23 Maio, 2018 at 13:34
Vai aparecer de mão dada com o D. Sebastião.
É certinho!
23 Maio, 2018 at 13:50
Posso adiantar que tenho inside de quem é esse candidato, chama-se Sebastião e vai aparecer numa manhã de nevoeiro.
23 Maio, 2018 at 14:56
Mas esse não está já lá?
“Depois de ti mais nada”?
23 Maio, 2018 at 14:54
Não apareceu Bruno?
Porque é que não pode aparecer outro?
Voltamos à conversa do costume. Bruno ou o caos croquetiano.
23 Maio, 2018 at 10:39
Carlos, existem milhões de Presidentes para o Sporting, ninguem sabe onde eles andam, mas esta gentinha reles não se preocupa com isso.
O Salvador irá aparecer montado num cavalo branco ou verde, ou verde e branco, e o facto de ainda ninguem ter aparecido é apenas porque estão todos numa cave escura a preparar tudo. O City Lion não vai ser candidato. Os ultimos presidentes não vão ser candidatos. Os ultimos candidatos não serão candidatos. Vai ser apenas malta jovem e dinâmica com honestidade e competência…. uma maravilha.
Aliás, depois do BdC sair do clube tudo irá ser resolvido por magia…. vai ser ele a sair e os processos em Tribunal a desaparecerem, o carnide a ser despromovido, os jogadores todos a fazerem fila para assinarem novamente, a banca vai deixar de chatear o clube, a divida desaparece…. é uma festa. Até penso que vamos ser campeões no dia em que o BdC sair…. vão dar-nos uma medalha com direito a festa no Marquês e tudo…. vai ser uma maravilha.
23 Maio, 2018 at 10:48
Mas qual alternativa ou 3ª linha?
Na 3ª linha de branca devem ir vcs que continuam a escrever isso das “alternativas” . Não existe nada disso, nem existirá.
A existirem eleições serão os mesmo fantoches a aparecer, a mesma estirpe, deixem-se de merdas.
Ricciardis, Beneditos, Rogérios, Couceiro, perdão….Peyroteu Couceiro etc é tudo do mesmo saco e respondem todos ao mesmo dono.
23 Maio, 2018 at 10:53
nunca os vejo é avançar com nomes para uma alternativa
23 Maio, 2018 at 11:26
Infelizmente também não estou a ver ninguém sério que seja independente da malta do costume. E eu já não os suporto, nem lhes posso ver as trombas. Até digo mais, são o maior argumento a favor de BdC. Foi quando vi aquele papel higiénico assinado pelos 23 magníficos (PAULO PORTAS?!?!? foda-se…) que mudei de ideias e passei a defender a continuação desta direcção até irmos a eleições quando os sócios assim entenderem.
23 Maio, 2018 at 9:37
É isso tudo, Vasco!
23 Maio, 2018 at 9:55
Isto!
23 Maio, 2018 at 9:56
Isso mesmo Vasco.
23 Maio, 2018 at 10:25
Aprecio o argumento “em vez de barafustarem façam uma lista e vão a eleições”.
Os lampiões que se diz andarem por aqui que remetam este argumento ao António Costa, ele considerá-lo útil.
23 Maio, 2018 at 9:31
Rescisoes por justa causa. Ja vieram? Dizia-se aqui na tasca que segunda feira todos rescindiam e que por isso o BdC devia apresentar a demissao imediatamente. Ja é quarta-feira e ainda ninguem pediu para rescindir por justa causa? Estranho.
23 Maio, 2018 at 9:58
Nem isso, nem o nosso Presidente (virando um pouco a agulha) despediu os Jorge Jesus. Será que ele o vai manter?
23 Maio, 2018 at 10:21
Estas enganado. Já houve a primeira rescisão. Bryan Ruiz (acabou o contrato).
Mas há que manter a esperança acesa! Um dia destes virá D. Sebastião para liderar a rescisão coletiva. Coragem, Diarreio da Manha!
23 Maio, 2018 at 9:38
Deve ser falta de lítio
23 Maio, 2018 at 9:40
Day 3 das rescisões… mais uns quantos a ir embora hoje… já falta pouco para ficarmos sem jogadores, estou muito preocupado (not)
23 Maio, 2018 at 9:41
Estranho é haver ainda tanta gente por aqui a endeuzar BdC…
Que dizer dum gajo que nao tem escrúpulos em usar a própria filha para ganhar empatia do pessoal no meio da crise? Pois, nao sei. Digam vocês.
#aculpaedopatricio
23 Maio, 2018 at 9:58
Há gente para tudo Rute, até o Pintinho quer lá o Bruno. Anti benfica primário, e arrebenta o Scp todo SOZINHO!
23 Maio, 2018 at 10:15
Isso não é argumento, não fazemos ideia do que ficou estabelecido entre eles.
E mesmo que ficasse, os divórcios levantam sempre estas questões… se ele não quisesse saber da filha para nada é que seria preocupante, do ponto de vista humano.
23 Maio, 2018 at 10:45
Quem está de facto preocupado coma filha não vai para o facebook fazer post’s de coitadinho!
Simplesmente vai à procura!!
P.S. E pelas noticias vindas a terreiro….no caso especifico do Bruno… a filha até estava com a Mãe.
23 Maio, 2018 at 12:44
Quanto a essa questão, penso que devíamos aguardar por análises mais maduras, por exemplo de Cláudio Ramos ou da Maya. Que podem completar a tua, Rute, admito.
Depois podemos pedir-lhes um parecer sobre a influência desse tema na gestão de uma SAD, o qual nos poderás adiantar, se fizeres favor.
23 Maio, 2018 at 9:46
Não acredito em bdc.
Espero que saia quanto antes, com ele nunca haverá paz
23 Maio, 2018 at 9:47
E…vai te foder bdc!!!
23 Maio, 2018 at 9:59
+1
23 Maio, 2018 at 10:14
Hahahaha
23 Maio, 2018 at 11:36
Cromo do caralho…….. Fom Fom fom
23 Maio, 2018 at 13:39
Vais penar tanto….
23 Maio, 2018 at 9:46
Temos de ter presente que esta jovem direção desde que entrou no clube (2013), tem enfrentado o maior ataque combinado e concertado alguma vez visto em Portugal e tem resistido como nunca pensei ser possível.
Na conferência de Imprensa de sábado, foi dito preto no branco o que move e influencia certas pessoas e poderes no país e isso
deveria ser investigado e trazido à coação, pois os nomes referidos foram dos que mais lesaram o país e cada um de nós individualmente.
Sabem que uma ditadura começa sempre que se aliena uma sociedade? O jornalismo neste momento vive o seu pior momento alienando mentes e direcionando as pessoas para realidades paralelas.
Provas disto?
-Nas recentes eleições tentaram condicionar a eleição desta direção com sondagens falsas e programas direcionados para se votar em Madeira Rodrigues.
-Ultima assembleia geral, a mesma situação; programas direcionados só com quem é oposição à atual direção.
-Não resultando, a destituição de BdC, o arrastar contínuo de programas com comentadores assalariados e cartilhados pelo benfica, a oposição interna sempre atenta e preparada para o assalto ao poder.
-Nos últimos dias a eliminação de comentários e opiniões nas páginas e sites oficiais de alguns OCS que não vão de encontro ao que pretendem.
Acho que não disse nenhuma mentira.
Perseguem quem pensa diferente, que exerce o seu poder de critica e isso é mau para todos nós.
Não quero pensar numa sociedade que retira a voz a quem diferente deles pensa.
Só mentes guerreiras, convictas das suas ideias e resistentes conseguem suportar o que estes homens suportam.
Tem erros, defeitos? Claro que têm.
Que BdC algumas (ou muitas) vezes errou? Claro que sim.
Agora pergunto; quem é que conseguiria suportar tamanha pressão, ataques baixos, perseguições pessoais e constantes traições dos chamados notáveis e colegas da estrutura do clube? Atrevo-me a dizer -ninguém, nem um politico com toda a máquina partidária e consultoras de imagem resistiria.
Também não acredito na teoria do agarrado ao poder já que esta direção foi a votos 3 vezes, perdeu uma (?), e teve várias assembleias gerais onde numa, colocou o seu lugar à disposição dos socios.
O maior erro do BdC – o afronto e confronto com a comunicação social e seus membros. Ninguém dos OCS quer ouvir as suas ideias, relatar seus feitos financeiros, patrimoniais e recuperação de um clube decrépito, ou sequer ter uma ideia isenta e imparcial sobre os progressos, sucessos e inovação que esta direção trouxe ao clube e ao país.
23 Maio, 2018 at 10:04
Quais são os prazos desta nova reestruturação financeira?
Ou, até quando estamos refens de BdC?
23 Maio, 2018 at 10:06
Que estupidez.
Primeiro o BdC é adepto do clube como qualquer outro Presidente. Ou será que os outros Presidentes são competentes mas estão a cagar-se para o seu clube?
Todos eles são adeptos. Primeiro mito desfeito.
Segundo o Bruno de Carvalho fez coisas boas e coisas más. Todos o fazem e nada disso tem a ver com ser adepto ou ser inimigo. Segundo mito desfeito.
Terceiro o Bruno de Carvalho anda a ser atacado desde que ocupou o lugar. Não é que ele não abuse às vezes, mas andar a ser atacado durante 5 anos deve ser cansativo. Ele nunca foi atacado por ser adepto mas por ser um Presidente competente, que não alinhou no sistema de prestar vassalagem a um dos dois corruptos.
Aliás, o pessoal das modalidades é o primeiro a dizer que o facto do Presidente se envolver é uma coisa boa. O Bas Dost elogiou o Presidente estar tão perto da equipa e se sentar no banco durante os jogos….. Ser adepto não é mau, é bom. Ser croquete é mau, ser Presidente estadista é mau. Tens de olhar para as tuas prioridades antes de falar do Presidente porque tens os circuitos todos trocados.
O erro do Presidente foi ter-se exposto em demasia. Foi ter respondido a todas as provocacões, grandes ou pequenas. Mas o próprio explicou porque o andou a fazer, e o resultado está à vista aqui a na tasca. Se ele não o fizesse ninguem o faria por ele, e aparentemente existem por aqui muitos tapadinhos que acreditam em tudo o que houvem na CS e todos os boatos são noticias confirmadissimas. O Sporting é corrupto, paga a todos os arbitros, o Presidente mandou atacar a equipa, o Andebol é uma merda e é corrupto q.b., enfim…. ele bem pediu para deixarem de ligarem a isso, mas as ovelhas fazem o que as ovelhas fazem e não podemos censurar quem não tem visão por não ver.
Mais adepto é o orelhas, que não olha a meios para atingir os seus fins. Mais adepto é o velho xéxé, que é o maior responsavel pela divisão do país em Norte e Sul, uma divisão puramente artificial e criada inteiramente por ele. Ficará para a historia como o Presidente com mais titulos, mas ficará igualmente para a historia como um dos mais corruptos. Sentar no banco de suplentes deveria ser o que menos te preocupa, mas cada um tem as suas prioridades.
Há que prefira ver o Sporting morrer mas ter um Presidente fantoche, um servo do orelhas, onde não iremos ganhar nada mas andaremos em paz com tudo e com todos. Não será esse o meu Sporting, porque o meu clube é ganhador e honesto, onde a competência é que importa, e não as aparências. O carnide irá morrer em breve, mas para isso acontecer é preciso que alguém lute para que isso vá até às ultimas consequências, que dê o corpo às balas…. e quem anda a mexer na merda não pode achar que vai andar limpinho e bem-cheiroso.
23 Maio, 2018 at 10:22
+123482758594
23 Maio, 2018 at 10:39
Exacto.
O que seria se ele não respondesse ao Hugo Gil, Rodolfo, Cláudio Ramos. Ou se não chamasse nomes ao Salvador.
Ja estaríamos doutrinados.
23 Maio, 2018 at 12:06
Ele não devia responder a essa escória, é verdade. Mas onde está a militância que ele pede para o fazerem no seu lugar.
Há muito sportinguista que não gosta porque parece mal
23 Maio, 2018 at 14:39
Peço desculpa se eu não respondo a um desocupado (que nem sigo) como o Hugo Gil.
Vou passar a seguir o seu blog (site?), ler tudinho, e responder sempre que ele falar mal do Sporting. Militância.
(ou se calhar votar essa escumalha ao desprezo. O que parecer melhor)
23 Maio, 2018 at 15:10
Falta aí a Maya e a Pipinha.
23 Maio, 2018 at 15:15
Prestavas um melhor serviço ao teu clube gastando parte do tempo que gastas aqui a combater esses piursos.
Só que lá, não te aturam as ironias, não é ?
23 Maio, 2018 at 10:13
eu espero bem que haja uma terceira via
Para votar contra
23 Maio, 2018 at 10:14
Bruno de Carvalho não tem condições para ser presidente do Sporting. O seu trabalho nunca será esquecido. Ressuscitou o sportinguismo, financeiramente fez uma recuperação notável, desportivamente tornou nos mais competitivos e deu uma casa às modalidades que é o orgulho de todos nós.
Nunca esqueceremos isso.
Mas é uma pessoa desequilibrada que não serve como líder, porque não consegue ter o respeito dos indivíduos do grupo que gere. Seria bom ter Bruno na estrutura, mas não como presidente. Não quero voltar ao Sporting do passado recente, mas também não me consigo rever neste Sporting, especialmente do último ano.
JJ não resultou, é um facto, mas houve coisas positivas, principalmente no 1 ano. No entanro, o presidente não se pode demitir das suas responsabilidades. Foi ele quem escolheu JJ e lhe deu os poderes que consideraram necessários para que o Sporting atingisse os objectivos. Não atingimos. Investiu se muito e a perda foi enorme, é um facto, mas um líder não pode desesperar e fazer julgamentos na praça pública, até porque ele é o principal responsável e não o assume.
Os últimos meses foram duros para todos nós e vi um Sporting desprovido dos valores que nos guiam. Isso marcou mais que ficar 20 anos sem ser campeão, pois não é este Sporting que quero ensinar ao meu filho, este Sporting que perdeu o que nos distinguia dos demais.
Bruno de Carvalho não tem condições e espero que haja uma passagem de testemunho tranquila e inteligente.
SL
23 Maio, 2018 at 10:20
“Bruno de Carvalho não tem condições e espero que haja uma passagem de testemunho tranquila e inteligente.”
Era bom que assim fosse, mas vai ser tudo menos isso
23 Maio, 2018 at 10:51
Apresenta uma lista e chega-te è frente, tenta é não vires carregadinho de ólro de fritar…
Vejo os mesmos abutres nas TV´s…sempre os mesmos, sempre com a mesma retórica. Alguém credivel fora do espectro do Croquettismo tens?
Obg
23 Maio, 2018 at 11:04
Segundo tu, um gajo desequilibrado, que fez o que fez desportiva, financeira, mas sobretudo psicologicamente ao Sporting, respeitado por todos os profissionais do Clube excepto alguns elementos do plantel da equipa de futebol principal, odiado por quem os seus interesses vê atacados, linxado e caluniado pela CS, mas que mesmo assim nunca cede um milímetro na defesa dos interesses do Sporting, não tem condições para ser teu Presidente ?
Pois se para ti não tem, tem para mim e para muitos mais espero, e mesmo alguns, tal como o Augusto Inacio que lhe pediram a demissão imediata, vão perceber um dia porque não o fez e vão voltar.
23 Maio, 2018 at 10:16
Entendo o texto com o qual, transversalmente estou de acordo… Mas para mim o problema não é o conceito ‘presidente adepto’, desse eu gosto e acho que tem tudo para resultar… O problema está na inteligência do personagem… é como o, realmente, adepto… na bancada… há uns e há outros… (e desculpem-me mas há por lá muitos…, muito pouco inteligentes…) e BdC tornou-se naquele adepto que desanca de alto-abaixo nos jornalistas mas tem o ‘pasquim’ debaixo do braço… Transformou-se naquele adepto que ataca (literalmente) o outro porque não pertence ao seu micro-núcleo (vide claques), é aquele adepto que vai para a bancada mas pergunta para cima, foi pênalti? porque estava a postar a merda da selfie no telemovel…, Terá perdido o foco com tanta merda a girar à volta dele… e isso o adepto não deve fazer… O PRESIDENTE NÃO PODE…
23 Maio, 2018 at 10:25
“BdC tornou-se naquele adepto que desanca de alto-abaixo nos jornalistas mas tem o ‘pasquim’ debaixo do braço”, no fundo é uma coisa e o seu contraditório. Boa analogia
23 Maio, 2018 at 10:25
É um presidente completamente desprovido de bom senso!!! acabou a margem de manobra e não resta outra opção senão ir embora… o presidente do sporting não pode ser isto, nem 8 nem 80… perdi um pouco da minha paixão após esta época… não pelas derrotas, mas sim pela imagem destrutiva que foi ao longo deste tempo construída no futebol… como voltar a amar um desporto em que constantemente se vive em clima de guerra… em que todos os dias acordamos com acusações, influências e ódio.. espero que o caminho seja outro e que de uma vez por todas se fale de futebol, das jogadas, das táticas, das defesas, dos remates, dos golos… mais cedo do que mais tarde para bem de todos.. Viva o sporting
23 Maio, 2018 at 10:27
Volto sempre ao mesmo exemplo…
Então, nas modalidades, o presidente adepto não funciona?!
Há problema com os atletas?!
Há problema com os scpguistas?
Ah, mas o futebol é um mundo diferente, os atletas são diferentes.
Não é comparável.
Então, caro Placebo, toda a belíssima explanação (comme d’habitude), parte dum pressuposto errado no paralelismo estabelecido, que é o de que os futebolistas (pelo menos os do Sporting) sao trabalhadores normais, comparáveis a mim, a ti ou aos outros atletas.
23 Maio, 2018 at 10:31
Eu, como consumidor, não quero esse desporto onde o presidente não pode ser adepto.
Uma coisa é a profissionalização do desporto e de posições chave.
Outra coisa é o desporto empresa…. Isso para mim não faz sentido.
Sou adepto do Sporting não sou da EDP ou dos CTT.
23 Maio, 2018 at 12:01
Tu és adepto do Sporting Clube Bruno de Carvalho, o que é um pouco diferente…
23 Maio, 2018 at 16:45
Estás enganado, cataventos (excepto em relação ao Jesus, aí concedo, foste sempre coerente).
Sou do Sporting.
Fico do lado de quem defende o Sporting.
Que é o que entendo que BdC está a fazer.
Enquanfo assim for tem o meu apoio.
Apoio que até pode perder a favor duma terceira via…
Duvido é que essa apareça.
Pode surgir muita coisa mas uma alternativa competente e independente… Hummm
23 Maio, 2018 at 12:42
Pode ser Presidente-adepto no estilo, também me parece bem. Mas na essência, tem que ser Presidente-gestor.
Nunca disse que as duas coisas não podiam casar. Digo apenas que houve “conflito de interesses” entre as duas figuras, e uma prejudicou a outra.
E que acabará por prejudicar sempre, enquanto o próprio BdC não perceber bem os ténues limites que por vezes separam a função do estilo.
23 Maio, 2018 at 10:28
Apenas um OFF: http://tribunaexpresso.pt/sporting/2018-05-23-19-jogadores-do-Sporting-contam-tudo-sobre-o-ataque-a-Alcochete–e-como-Palhinha-protegeu-Montero-
Estranho como um jornal tem acesso aos autos, mas como neste país se consegue aceder a toda a merda e mais alguma. Contudo, uma tristeza enorme me assola ao ler os depoimentos. Enfim.
23 Maio, 2018 at 12:27
O RP não prestou declarações ?
23 Maio, 2018 at 10:28
A bem do Sporting, Jonnybalboa. Se realmente o Bruno é um grande sportinguista, como acho que é, defenderá os interesses do Sporting. Que encontre uma solução, um possível sucessor que tenha ideias interessantes. Caso contrário não é muito diferente de Ricciardis.. olha para a sua agenda pessoal..
23 Maio, 2018 at 10:29
Assumi aqui que por razões várias, e durante alguns anos, me afastei do meu Clube em termos da militância que tivera e que herdei de meu pai.
Vivi aquela época do sétimo lugar, nomeadamente até ao momento em que estivemos a lutar com os últimos por um lugar de manutenção (!) de forma angustiada e, julgava eu, envergonhada. Agora, querendo veementemente recusá-la, não deixo contudo dela sentir o bafo…
De uma coisa tenho a convicção plena. Não irei confiar naqueles que se aproveitaram do Clube e o deixaram numa posição de eminente catástrofe.
Mas de outra também. Desde Madrid e particularmente desde a intervenção pós Alcochete e também do último sábado, depois de uma CI que vi aqui elogiada por alguns tasqueiros e que considero inenarrável, Bruno de Carvalho para mim deixou de ter crédito. Até pode continuar como Presidente, até pode ganhar novas eleições. Para mim, deixou de contar.
Mas isso não me impedirá de continuar a pagar as minhas quotas no princípio de cada ano…
Não acredito que tenha mudado por um simples estalar de dedos, está agarrado desesperadamente ao poder e isto é a minha forte convicção e tal revolta-me e dói.
Fez promessas de títulos no futebol de forma irresponsável, revelando a mesma sobranceria que mostrou no momento em que estivemos com um avanço pontual significativo na época do quase título.
Bruno de Carvalho acusa os jogadores daquilo que é o seu retrato: um menino mimado. O meu desapontamento, porém,
não fica por aqui. Não esqueço o assassinato de carácter que faz de alguns daqueles com quem se incompatibiliza, nomeadamente de Rui Patrício. Não esqueço a vergonha do ataque a um Homem como Bas Dost.
Para além de ter sido ele, por diversas vezes, quem desviou as atenções do tema que despoletou e que, aparentemente pelo menos, deixa os lampiões numa posição de conforto relativamente às trafulhices que todos conhecemos.
Repito o que aqui já disse: voltei uma única vez em eleições em 2017. Creio que foi a primeira e a última…
E, porque estou em nítida minoria aqui na Tasca, e para não ter que me expor a querelas que tenho mesmo que evitar, remeter-me-ei à minha crónica semanal, esperando não deixar de seguir diariamente a empenhada contribuição do Cherba no servir do nosso Sporting.
23 Maio, 2018 at 10:48
Totalemente de acordo!
E não acredito em mudanças por parte de bruno de carvalho!
Neste momento para mim é como a história do pedro e o lobo!
Já não acredito em nada do que ele diz!
23 Maio, 2018 at 10:57
+1
23 Maio, 2018 at 11:15
Um bem-haja.
Continue com estes contributos.
As respostas trauliteiras, nem precisa de encaixar, basta desviar-se.
23 Maio, 2018 at 11:28
Revejo-me em 90% ou mais do seu texto. Só não acho que esteja em minoria aqui na tasca ou no clube em geral. Talvez só não esteja na facção que “fala mais alto”, mas isso não é necessariamente sinal de maioria. Há no entanto uma coisa com que concordo com BdC nesta última semana. É que para ele sair, são necessárias eleições. Nada há de mais sério do que dar a palavra aos sócios. E aí, caro JMFS, temos é que votar, exprimir a nossa convicção nesse voto. Não deixar que quem fala mais alto ganhe só por por falta de comparência…
23 Maio, 2018 at 12:31
Clap! Clap! Clap!
Posso assinar por baixo jmfs1947?
BdC não é parte da solução, é parte do problema (por sua única e exclusiva vontade!) Acreditar na sinceridade de BdC é o mesmo que acreditar que os rios nascem no mar…
Há mais Sporting Clube de Portugal para além do ‘brunismo’ e do ‘croquetiasmo’: nada de agitar espantalhos e pre-anunciar a catástrofe!
SPOOOOOOOOORTING!
23 Maio, 2018 at 13:43
Belo comentário caro jmfs.
23 Maio, 2018 at 15:16
Caro amigo, um abraço…