Em primeiro lugar, deixar bem claro que esta conclusão nunca teve nada de premonitório. Não vi esse problema chegar, e é só perante os factos mais que consumados que constato, retrospectivamente, esta falácia. O Presidente-adepto, no futebol profissional de alto nível, não funciona. E sinto-me hoje bastante ingénuo por alguma vez ter pensado que poderia funcionar.
E não funciona por uma razão muito simples: digamos, a título de um exemplo que todos perceberão, que sou médico, e até sou competente, e pertenço a uma rede de hospitais em concorrência com outras, em que o utente escolhe onde quer ir quando fica doente. E que chega um Presidente que se diz ser um « Presidente-utente », do lado dos doentes, no sentido de tornar a minha rede hospitalar mais competitiva no cenário nacional.
Até aí tudo bem, os utentes apreciam o conceito. Só que as outras redes hospitalares que concorrem com a minha têm melhores condições de trabalho, mais equipamentos, mais médicos, melhores instalações. Mas o meu novo Presidente até é muito competente a prover meios que nunca tivemos antes, honra lhe seja feita, os salários são pagos a tempo e horas, e a instituição está-se a desenvolver como nunca antes acontecera.
Quando começa o problema então, com o Presidente-utente? Começa, enquanto profissional da instituição, quando se espera do meu Presidente uma visão estratégica e sentido de Justiça. Ora, se um dia um doente morre, não espero que o meu Presidente-utente desate a desancar cegamente naqueles que, fazendo o seu trabalho com competência, o melhor que podem, podem nem ter tido culpa nenhuma no cartório.
Claro que, na perspectiva do utente, quer lá ele saber, e a sua família, que tudo foi feito correctamente, e que o melhor tratamento possível foi administrado, a tempo e horas, e que o resultado final foi uma morte ou uma incapacidade inevitável. A única coisa que lhes interessa é que, no final das contas, o trabalho efectuado não surtiu num bom resultado final.
Só que não se admite semelhante comportamento, de avaliação básica do resultado final, por parte de quem gere os profissionais da dita Instituição. Numa profissão de risco nos resultados (vale no futebol, e também na Medicina), o que espero do meu Presidente-utente é que ele avalie se tudo foi feito como deve ser. Se o foi, que assuma a minha/nossa defesa intransigentemente, por mais que o desfecho tenha sido mau. Se não foi, que identifique claramente as lacunas, e que as corrija. Se há alguém que não soube fazer o seu trabalho, pois que seja identificado e despedido. Se há condições que faltam, pois que se assuma e corrija. Mas que não se misture e confunda a beira da estrada com a estrada da Beira!
Enquanto profissional, seria inadmissível uma equipa maioritariamente competente, de bons profissionais, submeterem-se a um julgamento na praça pública como se de todos fosse a culpa, isso partindo-se do princípio que haveria sequer culpa. Isso tolera-se num doente lesado ou em familiares frustrados, não se lhes pode pedir discernimento perante a perda. Mas é inconcebível naquele que é o gestor da Instituição, pois o trabalho dele é potenciar o que há de bom, enaltecendo-o, melhorando o que deve ser melhorado, ao mesmo tempo que serve de tampão com as frustrações dos utentes.
Não há instituição que cresça com um comportamento desses, pois quebra-se o essencial elo de confiança entre gestor e subordinados. Perde-se o respeito pelo líder, que veste uma camisola que não é a dos liderados, remetidos desta forma no papel de presos por ter cão ou por não ter.
Agora, é só substituir utente por adepto….
O Presidente do Sporting não pode pois vestir a camisola daqueles que serve (os sportinguistas), demitindo-se do seu papel na gestão do Clube, e condenando indiscriminadamente os seus profissionais! Não funciona, nem nunca poderá funcionar nestes moldes. E não há bom profissional que se submeta a esse tipo de situação, por mais amor que tenha à Instituição…
ESTE POST É DA AUTORIA DE… Placebo
*às quartas, a cozinha da Tasca abre-se a todos os que a frequentam. Para te candidatares a servir estes Leões, basta estares preparado para as palmas ou para as cuspidelas. E enviares um e-mail com o teu texto para [email protected]
23 Maio, 2018 at 10:30
Uma boa notícia para começar o dia, vamos mudar de preparador fisico.
23 Maio, 2018 at 10:32
Mais um dia mais um linchamento dos sportinguistas ao seu presidente, inimigos???!
Estes são os mesmos q tanto o criticaram aquando da última assembleia e o resultado foi????
Os sócios é q mandam no Sporting não são vcs!!!!vcs valem bola!!!!
23 Maio, 2018 at 10:42
Acordam indignados,
Deitam-se amancebados.
23 Maio, 2018 at 10:41
Se BdC fosse um bom Presidente-Utente, no SNF(utebol), contratava os médicos todos ao mesmo gajo, vendia coca na sala de espera, pagava a putas para animar os enfermeiros, mas acima de tudo e principalmente nunca diria um palavrão, aos seus utentes.
23 Maio, 2018 at 16:40
Lol
É muito isso, é!
23 Maio, 2018 at 10:43
Ângelo Girão à momentos…
Nos últimos dias temos sofrido muito com as notícias e confusões que abalam o nosso clube. Respeito e não crítico nenhuma opinião principalmente de todos os que amam o clube.
No que ao hóquei diz respeito, estamos agradecidos pela aposta para regressar ao clube há 4 anos atrás, e pela continuidade de investimento feita pela direcção do clube neste que é o melhor campeonato do mundo de hóquei patins.
Tanto o presidente como a direcção estiveram ao nosso lado em momentos difíceis e como estamos juntos nos bons e maus momentos vimos nos colocar ao seu lado num momento contorbado.
Saudações leoninas
23 Maio, 2018 at 10:45
girão seu vendido
23 Maio, 2018 at 10:57
Está a ver aí o “alinhamento”. Ontem o Ruesga… hoje o Girao!
Não estou a dizer que estes elogios sejam sinceros e merecedores, claro que o são, mas… fica sempre a dúvida se não existe uma “máquina de propaganda” a trabalhar! 😉
23 Maio, 2018 at 10:58
*não sejam
23 Maio, 2018 at 11:07
Se calhar os vários jogadores falaram entre eles e fizeram uma acção concertada para lançar vários comunicados a defenderem o presidente pois acham que devem mostrar que no que concerne às modalidades só têm a dizer bem dele.
Está na moda isto, por isso parece-me bem plausível.
23 Maio, 2018 at 11:44
A mim também! E merecido..
Agora, fazer destes elogios como sendo algo espontâneo e demonstrativo de uma gratidao do tamanho do Universo (talvez a exceção seja o Maia…) vai um longo passo.
23 Maio, 2018 at 14:45
Assim como ha uma maquina de propaganda a trabalhar a fundo contra bdc..desde sempre.
23 Maio, 2018 at 10:44
Ate grande parte da cs ja largou o osso.
mas o sportinguista descobre sempre um niquinho de carne para rapar.
23 Maio, 2018 at 10:50
e as meias, não te esqueças das meias
23 Maio, 2018 at 10:50
Gostava, igualmente, de saber na tua opinião Placebo, pois pelo texto não consigo perceber, se o presidente tem condições de o continuar a ser, se não tem ou se apenas tem se se verifica a condição que referes no texto como sine qua non?
E ainda, entendedo que não, vês possibilidade da tal terceira via? Ela existe na tua opinião, independente da banca e da política?
23 Maio, 2018 at 12:47
Claro que este Presidente, que é o melhor que vi no Sporting (JR é uma memória de infância…), pode ainda reunir condições para continuar.
Fico é com pena acrescida dele dar estes tiros nos pés, gostava imenso que ele fosse melhorando com o tempo, e com os erros, que são humanos. Também percebo que não é fácil….
Terceira via? Não digo que não haja igual ou até melhor entre os milhares de sportinguistas, mas os riscos de um regresso ao passado são muito grandes.
23 Maio, 2018 at 14:56
Tão isto.
23 Maio, 2018 at 10:50
Bom texto Placebo!
Agora já percebes que não é por repetires muitas vezes os desejos…que eles se concretizam 🙂
23 Maio, 2018 at 10:54
o presidente é neste momento a pessoa certa no lugar certo. ele quer continuar no cargo pelo que os próximos meses vão ser muito positivos para o clube. a questão é saber se esta mudança é real e intemporal ou se é apenas uma forma de se manter em funções.
23 Maio, 2018 at 10:57
Bom texto Placebo.
23 Maio, 2018 at 11:03
Na minha opinião é uma forma de se manter em funções .
Na primeira oportunidade de repetir as asneiras vai repetir.
O regresso ao Facebook é prova disso mm.
23 Maio, 2018 at 11:30
Isso.
23 Maio, 2018 at 11:38
E sempre que os jogadores não mostrarem atitude e compromisso, acho muito bem.
Mas que merda é esta ?
Agora as estrelas não podem ouvir críticas ao seu trabalho, como os do futsal já ouviram ?
Só têem é que habituar-se.
Eles e tu.
Estou farto desta história do Facebook.
Não perceberam que o mundo mudou ?
Querem comunicados oficiais em nome do clube, quando a opinião é dele ?
Querem meter uma rolha na voz do Presidente, quando diz aquilo que muitos adeptos pensam ?
Habituem-se.
Vai haver Facebook.
Vai haver Presidente-Adepto.
Só espero é que também haja respeito.
SL
23 Maio, 2018 at 12:54
E que tal dizê-lo internamente, como em qualquer associação, clube, empresa ou organização internacional de relevo?
23 Maio, 2018 at 13:47
Para 5 minutos depois estar escarrapachado no Rascord como já aconteceu?
Anjinhos…
23 Maio, 2018 at 15:19
Sim, porque desta maneira não ficou escarrapachado no Record nem em todos os órgãos de comunicação nacionais e uns quantos internacionais. Além do valor de dizer as coisas na cara, que BdC apregoa mas por vezes se esquece de praticar.
23 Maio, 2018 at 11:06
Presidente-adepto não é andar feito macaquinho com jogadores quando se conquista algo. Nem fazer figuras ridiculas em camarotes. Para isso ficava na bancada.
23 Maio, 2018 at 11:11
A chegada de Augusto Inácio é claramente um pé no trovão por parte do Presidente. Entrega a gestão do futebol profissional a alguém que já deu provas de que tem competência e que poderá fazer a ponte para manter este plantel e até reforçá-lo para alcançarmos aquilo que todos desejamos, seja com Jesus ou com outro treinador.
Talvez assim, com este tipo de medidas, Bruno de Carvalho consiga segurar o lugar. Estejamos nós cá para, de forma racional e caso o mereça, dar-lhe a mão e ajudá-lo.
23 Maio, 2018 at 11:34
Chamem-lhe populista, ou presidente-adepto, mas a mim dá-me um orgulho imenso quando o vejo na bancada das modalidades a vibrar como eu ou outro qualquer. Sei que tudo vai fazer para que tal como eu possa festejar e vibrar com as nossas vitórias.
O que me entristece é ver que após uma fase inicial em que se justificaram as lutas que travou e que graças a elas acordou os sportinguistas de um coma vegetativo que nos haviam imposto, não ter tido discernimento para se proteger a ele e ao clube de guerras que não o justificava e com isso ter-se desgastado e ter posto em causa tudo o que de bom fez.
Nos últimos tempos cometeu o erro (para além de outros) de se insurgir publicamente contra os jogadores (com ou sem razão não sei) e isso é um erro crasso e eles sabendo da força que têm, puxaram os adeptos para o seu lado com a sua grande noite de glória deste ano com a tão famosa volta olímpica. A machadada final foi o ataque à academia que permitiu à CS ter aquilo que tanto esperava e imputar-lhe logo culpas pelo sucedido. E mais uma vez o aproveitamento dos jogadores com a pressão das rescisões e o medo que isso causou nos adeptos, levou em massa ao pedido da sua cabeça. Pelo meio, erros comunicacionais foram cavando a sua sepultura e não soube ser um líder para chegar à frente e mostrar uma defesa inequívoca dos jogadores. Uma reação mais enérgica após confrontos no aeroporto e os apertões na garagem, poderia ter evitado que se escalasse para outras situações. (independentemente de achar que aqui os jogadores principalmente os capitães também deveriam ter sabido conter as coisas e não as inflamar, pois já vimos estes cenários outras vezes e vimos igualmente o respeito dos energúmenos pelos capitães)
Quanto à sua continuidade ser benéfica, não sei… acho que as suas valências o justificam, se vai a tempo de rectificar erros? Tenho algumas dúvidas… O melhor poderá passar mesmo por eleições, ver o que outros candidatos apresentam e novas ideias e que ele se recandidate. Acredito que o clube não estará órfão e não há só croquetes. Para mim, parte ainda na frente claramente e acredito que ganhe, mas os candidatos que apareçam e façam-me mudar de ideias… Seria bom sinal…
(Nota: caso haja algum fundo de verdade no Cashball, quero que seja corrido do Sporting o mais rápido possível e que o nosso clube, por muito que me custe, sofra consequências bastante claras e duras e cá estaremos para o voltar a levantar)
23 Maio, 2018 at 11:52
Completamente de acordo Moura, este é tb o meu sentimento
23 Maio, 2018 at 12:53
Mais um aqui !
No entanto acho que não precisa de ir novamente a eleições ! Não podemos andar sempre nisto a cada 3 meses !
Deixem o homem trabalhar a ver se a coisa se resolve…
Se não resolver lá estarei na AG para lhe dar o meu voto (se o cashball for realmente mentira como parece ser).
Não vou ser ingrato ao ponto de deixar de apoiar quem tudo o que fez (coisas bem e mal), mas com a certeza que foi pelo bem do nosso clube !
23 Maio, 2018 at 13:25
Excelente comentário, Moura. É isto tudo.
23 Maio, 2018 at 15:22
+1
23 Maio, 2018 at 16:20
+1
Ele podia ir à luta contra quem quisesse externamente, tem e sempre teve, desde que é Presidente, os sócios com ele.
Não pode é ir, publicamente, à luta contra a estrutura interna da qual é responsável. Aí espera-se que ele, porque é o Presidente e tem o poder, resolva os assuntos discretamente, da melhor forma possível em nome do Clube a que preside.
Foi um terrível equívoco…
23 Maio, 2018 at 17:46
Eu apenas acho que não foi possível resolver internamente.
Ou foi uma maneira de passar o que se passava cá para fora.
Vinha aí merda, os socios precisavam de saber.
Guimarães foi quase há 2 anos.
Chaves há 1.
E nada mudou…
Nao ilibo o treinador a sua cota parte mas não me fodam , os jogadores tb têm uma grande responsabilidade.
A não ser que estivessem todos a jogar fora de posição.
23 Maio, 2018 at 19:36
Caro Lourenço, seja lá por que razões foi: não correu bem.
23 Maio, 2018 at 11:39
Off, sorry Placebo
Comunicado Sporting Clube de Portugal – Futebol, SAD
A Sporting Clube de Portugal – Futebol, SAD informa que chegou a acordo com o jogador Marcelo proveniente do Rio Ave FC – Futebol SDUQ, Lda.. O atleta assinou um contrato válido até 30 de Junho de 2021 com mais uma época de opção, ficando com uma cláusula de rescisão fixada nos 45 milhões de euros.
A Sporting SAD deseja a Marcelo as maiores felicidades profissionais e pessoais.
23 Maio, 2018 at 11:40
Pessoalmente, nao vejo qualidade em Marcelo para justificar a contratação. Espero estar errado
23 Maio, 2018 at 11:45
Mais um..para encher.
23 Maio, 2018 at 12:45
Bom centrql, adaptado ao futebol portgues, rapido, agil, com boa capacidade tecnica.
Com esta contratacao estamos bem resfuardados no centro da defesa e podermos transferir Coates que é o segundo jogador mais caro do plantel, apenas atras de Bas Dost.
Andre Pinto, Domingos Duarte, Mathieu e Marcelo. 4 bons centrais.
23 Maio, 2018 at 20:51
ganda nóia, toda a gente à espera do primeiro a sair e afinal entra mais um para o grupo…
23 Maio, 2018 at 11:46
Comparar futebol com qualquer outra atividade é totalmente descabido. Por nada nem nenhuma coisa as pessoas tomam atitudes e posições tão extremas como no futebol. Talvez a que mais se aproxime seja a política mas mesmo assim fica longe. O futebol é EMOÇÃO e daí que o Presidente-adepto seja positivo.
SL
23 Maio, 2018 at 11:51
Lê-se aqui tanto comentario vazio de ideias, mas repleto de maldade. E alguns ate caem na brejeirice, aquela brejeirice que tanto criticam no BdC.
Querem Bruno fora, mas não avançam um unico nome credivél como alternativa.
Triste espectaculo quando o ódio pessoal se sobrepoe aos interesses do SCP.
O Sporting é atacado de forma repugnante por toda a CS com base em noticias compradas outras inventadas, e o que resolvem fazer os Sócios de cerebro emprenhado?
Virarem-se contra o presidente.
Mais que qualquer ” chatice ” ou ” pessoa desaparecida ” voces sim envergonham-me.
Unidos o tanas, de gente assim apenas quero uma coisa DISTANCIA.
#MenosMasMelhoresSocios
23 Maio, 2018 at 12:50
eu prefiro acreditar que a tasca está cheia de shills
é porque senão for assim é muito mais triste
23 Maio, 2018 at 13:13
Ate pode ser Okenite
Eu só gostava que esses “shills” tivessem um bocado mais de “chill” com os “decoys” que por aqui espalham.
SL
23 Maio, 2018 at 12:57
Quando são muitas vezes os próprios adeptos sportinguistas a ajudarem a criarem narrativas, só porque ouviram A, B ou C, e não têm provas nenhumas, mas já julgam…
Com grande pena minha, vivemos numa sociedade de aparências, e as pessoas ainda acham que assim é que deve ser.
Que se lixe o conteúdo, o que importa é a imagem. Por isso é que neste país os políticos fazem o que bem lhes apetece, e certas pessoas ainda são homenageadas sabendo toda a merda que fizeram… Porquê? porque têm boa imagem…
Pobre sociedade…
23 Maio, 2018 at 13:19
Não podia estar mais de acordo Sportuinguista de Portimão.
Rumamos a passos largos em direção á idiocracia.
SL
23 Maio, 2018 at 12:49
Presidente adepto, exactamente o que deu cabo disto tudo.
Bruno de Carvalho tem acumulado ao longo destes anos de presidência inúmeros inimigos, principalmente entre a gentalha do carnide que fez alastrar esta situação a todos os sectores cartilhados. Isto para não falar nos inimigos internos.
Inimigos na verdadeira acepção da palavra. Porque o desporto é muito giro para nós adeptos que pagamos as quotas e os bilhetes, adoramos os clubes e vamos à bola para descontrairmos mesmo quando nos chateamos. Para eles são negócios de milhões, pró e paralelos aos clubes.
Na guerra que BDC exemplarmente tem feito a esses mafiosos, eles têm engolido em seco. Estão no entanto à espera do mínimo cheiro a deslize de BDC para contra-atacar.
Esta guerra Presidente – jogadores foi a porta escancarada para os tais inimigos.
Porque o futebol é que manda nos clubes. Esqueçam as comparações com as outras modalidades.
Porque os jogadores já não são os pobres coitados de há 40 e 50 anos, têm orgulho próprio, têm dinheiro e são assessorados por empresários e advogados.
Desancas públicas, fui empregado, sou gestor, nunca gostei e não o faço.
O Bruno adepto (que só pode existir se não existir o Bruno Presidente) pode vir à Tasca e manifestar o seu desagrado (não concordo com insultos) perante os jogadores.
O Bruno Presidente deve fazer isso internamente.
O post foi o naco de carne para os abutres externos e internos.
Pode BDC e todos os que concordaram com o post vir dizer que os jogadores são isto ou aquilo, mas o problema é que foi o rastilho para aproveitamentos geradores de e/ou gerados pelas situações entretanto ocorridas.
Resumindo,
Bruno Presidente – Excelente
Bruno adepto – DCDT (deu cabo disto tudo)
Uma pergunta. Ao abrigo do novo Regulamento Geral da Proteção de Dados poderá BDC doravante escrever um post semelhante no Facebook?
23 Maio, 2018 at 12:53
Vejo aqui tanta gente que reclama tanto do comportamento do BdC, mas aqui faz igual ou pior, usando também insultos gratuitos como se fossem exemplos da sociedade… é o famoso “Faz o que eu digo, não faças o que eu faço”.
Além disso, também vejo aqui muito pessoal que só aparece para falar mal e para debitar bitaites, tendo a necessidade de os repetir milhentas vezes, na esperança de que lhes deem atenção. Inclusive, vejo aqui muito pessoal que só sabe dizer mal, seja por A a Z, tanto faz, pois está sempre mal.
Aceito opiniões diferentes, pois se fossemos todos iguais, isto também não tinha graça nenhuma. Agora quando vejo os motivos ou o nível…
SL
23 Maio, 2018 at 13:46
Pode ser presidente-adepto desde que a parte de adepto não seja a do adepto que vai para o futebol descarregar as frustrações da vida, criticar tudo e todos e viver entre querer despedir toda a gente e amar toda a gente…