Lá perdemos a Taça de Portugal,não houve vontade e querer suficiente, uma experiência como o “assalto” à Academia tem que deixar um homem abalado e uma equipa mais abalada ainda. O nível de intoxicação mediática entrou na estratosfera e houve muita gasolina lançada para a fogueira.

Diziam que era para acabar, fechar as portas . Rebenta caso de corrupção sólido, detenções, testemunhas, gravações. Rescisões por justa causa em massa, o revés da champions, 200 milhões em jogadores, “sei de fonte segura que na segunda feira vão ser anunciadas 7 ou 8 rescisões”. Os investidores em debandada geral. As TVs a dar tudo, comentadores por todos os lados, até o Presidente da AG do Benfica foi convidado a ir à TV dar a sua longa, abalizada e isenta opinião sobre o momento do Sporting. A mulher a filha do presidente nas capas de revistas. A velha guarda a sair dos esconderijos, os ofendidos pelo estilo e a pose e a brutidade do presidente.

E os adeptos a desesperar. Claro que a equipa estava desmoralizada para a Taça, mas perdemos outros jogos ao longo da época em que também não esteve o que faltou na Taça, a tal vontade e querer, determinação e concentração. Não justifica tudo, nem sequer o Aves estar a fazer o jogo da sua vida. Acredito que muitos como eu no dia do jogo pensaram, ” isto não vai destruir o clube, que é impossível, mas vai fazê-lo amargar e reduzi-lo ao mínimo, e estes jpgadores podem ir-se todos embora e estar ao mesmo tempo furiosos e tristes mas pegarem nessa fúria e raiva e oferecerem ao verdadeiros adeptos, que sempre estiveram com eles, uma última vitória, por assim dizer. Se vamos para o fundo, que se marque o ponto de viragem com uma Taça.

Calhou-nos mais tristeza. A entrada do Montero e o golo foram a imagem do que poderia ter sido, o potencial daquele plantel que estava para dispersar.O pessoal que saiu do estádio muito antes do fim do jogo, uma vergonha.

Bom , hoje é quarta feira e o apocalipse não veio.

Os hooligans estão todos presos e vão responder cada um por si, não vão poder andar a cooordenar versões e creio que se vai saber finalmente a história da invasão e dos seus mandantes. Responsabilidade moral é para ser estabelecida depois de se saber de quem foi a responsabilidade material, parece-me. Quem é que activamente organizou e coordenou aquilo, e porquê ou a pedido ou instigação de quem. Queremos saber isso ao certo e acho que vamos sabê-lo.

Não houve rescisões até hoje , acredito que possa vir a haver mas há clásulas que vão ser pagas, não é apresentar um papel e andar. O plantel tem quase todo cláusulas de rescisão fortíssimas, que até pareceram exagerada aos olhos de muitos, mas que hoje fazem empresários, clubes e próprios jogadores pensarem 6 vezes. Eu sei que é que trabalhou para defender o clube com esses contratos. É provável que vários saiam , haverá saídas que podiam ter sido mais bonitas e outros quem nem queríamos nada que que saíssem, é assim. A Juve Leo está a ser tratada com a seriedade que este caso merece e não consta que o clube esteja a pagar advogados aos hooligans,parece que há quem faça isso.

Os patrocinadores estão todos lá menos os dos computadores, que por acaso até deviam dinheiro ao Sporting e estavam em incumprimento, quiseram aproveitar a onda. As acções da SAD não despencaram, da última vez que vi até registavam subida.

O caso de corrupção do Geraldes já está preso por arames, mas também aí o Clube está a fazer o que deve : investigue-se, como dizia o outro, e cá estaremos para lidar com as consequências. Ao pé do que se conhece dos emails roubados ao Benfica aquele nível de corrupção,se provado, chega a ser ridículo, mas claro que deve ser investigado, há um processo, vamos ver.

E o mais importante: o presidente ouviu os sócios e talvez até vá mostrar que aprendeu lições duras . Vem um símbolo do clube mandar no futebol , ele deixa de ir para o banco e assume funções institucionais, esperamos todos que largue de vez o facebook e que assimile melhor coisas como a defesa do grupo mesmo que lhe apeteça ( e lhes diga em privado) mandá-los todos para o caralho e insultar um ou dois. Em público isso devia acabar. O mandato que tem dos sócios continua válido e os que acham que já não é, basta-lhes ir ver nos estatutos como é que se faz para demitir um presidente em exercício , organizem-se e avancem, os sócios avaliam as propostas e votam na que confiarem mais . Não há outra maneira, por mais intoxicação mediatica que nos queiram impingir, e os sportinguistas sabem-no.

Creio que a tempestade passou, espero que os que , com as suas razões , querem a saída do presidente que procurem isso sem prejudicar o clube nessa luta. Respiremos fundo, pode não vir aí muito bom tempo mas o caos, que pelo menos na minha cabeça foi bem real, está para trás.

Vamos sair disto um clube melhor ainda.

alvalade-bandeiras

ESTE POST É DA AUTORIA DE… J. Ventura
*às quartas, a cozinha da Tasca abre-se a todos os que a frequentam. Para te candidatares a servir estes Leões, basta estares preparado para as palmas ou para as cuspidelas. E enviares um e-mail com o teu texto para [email protected]

nota da Tasca: o J. Ventura escreveu este texto antes das últimas movimentações no universo leonino