Ponto prévio: estou cansado de ver-vos a atirar cocktails molotov uns aos outros. Por outras palavras, este não é um post com intenção de tomar partido ou de dar-vos motivos extra para se comportarem como se se odiassem.
A pergunta é simples e, creio, pertinente: quando é que o Marta Soares vem explicar os motivos da AG de destituição?
Caso isto vos passe ao lado, é precisamente a ausência de uma explicação aos sócios que ajuda a alimentar este clima de intolerância. Jaime Marta Soares não se pode dar ao desplante de chegar à rua e, por entre gritaria de quem lá estava, anunciar que foi agendada para 23 de Junho uma AG de destituição da direcção. Jaime Marta Soares tem obrigação estatutária de prestar um esclarecimento aos sócios, de explicar-lhes, detalhadamente, os motivos que sustentam a marcação desta AG, nem que seja o simples facto de se terem recolhido assinaturas (e, mesmo aí, tem que explicar quantas assinaturas e quantos votos essas mesmas assinaturas representam).
O relógio está a contar e, a cada minuto que passa, o silêncio de Marta Soares só serve para incendiar ainda mais o estado de alma do nosso clube.
25 Maio, 2018 at 13:34
Há aqui malta que das duas uma: ou ainda não percebeu o filme (e aqui, em parte incluimo-nos todos) ou está intoxicado pelos soundbytes. Mas não são os soundbytes do CM, são os soundbytes aqui da tasca. Sobre o CM, cada vez é mais claro para todos que:
a) Não há corrupção
b) Não foi o presidente que ordenou o ataque
E até novos dados, é neste ponto que estou e por isso nunca seria por aqui que este presidente cairia, para mim.
O problema (assustador, para mim) é o que se descobriu ontem: o clube está com dificuldades de tesouraria e não garante salários (se calhar as rescisões começam a fazer sentido, teoria que eu nunca papei). E aqui, das duas uma: BdC mentiu-nos descaradamente ou a sua gestão financeira não é nada daquilo que se apregoa e até vou mais longe, que sai nos R&C.
Voltando aos soundbytes, o cenário de “Eu ou o caos” parece-me exagerado. Se há uma AG de accionistas da SAD com propostas aprovadas e deliberações (reestruturação financeira e Empréstimo obrigacionista) acham mesmo que é qualquer gajo que chega ali e desfaz tudo do dia para a noite? Há responsabilidades com os accionistas e se o próximo presidente chegar lá e desfizer, arranja um imbróglio de todo o tamanho que coloca em causa a sua própria liderança. Mesmo estatutariamente, nem sei se é possível.
Espero SINCERAMENTE que o presidente esteja a enfiar-nos a maior tanga do Mundo. Porque a alternativa é mesmo o caos.
25 Maio, 2018 at 13:51
Sou sincero…
Não percebo como é que a marcação de uma AG pode virar o clube do avesso. Especialmente quando há 4 meses não o fazia…
O acordo com a banca avança na mesma, não é uma AG que o pára. A nova época o mesmo… Uma AG não muda grande coisa em si… Só se o presidente quiser.
Eu acho que a estratégia é mesmo arregimentar. Dramatizar é hiperbolar a questão para juntar as tropas e para chegar lá com 1 mês de bom trabalho e dizer que passaram o tempo a meter pedras no caminho mas esta direção foi capaz de dar a volta.
Mais do que tudo isto… Assusta-me a guerra civil em que vivemos… Uns contra BdC, outros contra croquetes, difamação, insultos, lavar de roupa suja ou sujar roupa que estava lavada…No final do dia parece que ninguém se importa com o Sporting. Há muito tempo que o Sporting é um pormenor para muita gente… E olho para a frente e só vejo tudo a piorar…
25 Maio, 2018 at 15:24
A instabilidade se esta direção fica ou não pode ser vista pela banca e pelos investidores como um fator para adiarem a restruturação porque poderão querer saber se irá ser com esta ou com qual direção irão futuramente negociar.
Até pode ser, supostamente se esta direção cair, que obtenham condições mais favoráveis com outra direção.
25 Maio, 2018 at 15:57
Mas eles vão assinar o acordo com esta direcção ou com o Sporting?! Porque é que eles põem em duvida o cumprimento do acordo caso entrem outras pessoas?! A instabilidade extrema no Sporting para quem está de fora existe desde a convocatória daquela 2ª AG….não vejo porque é que esta convocação vai mudar alguma coisa…aliás tenho como certo que o acordo será assinado e o plano mantido…
25 Maio, 2018 at 15:41
Como investidor em obrigações ponderariam investir nestas obrigações face a esta instabilidade?
Eu não…
25 Maio, 2018 at 13:53
Os jogadores podem rescindir por salários em atraso caso exista um atraso de 30 dias (creio eu).
Se pelos ataques o prazo para rescisões acaba dia 15 de Junho e se for verdade que estamos dependentes do EO para tesouraria corrente, se estiverem em causa salários de Maio, a partir de 30 de Junho é que pode haver isso das rescisões.
25 Maio, 2018 at 15:16
Sá, no inicio de Maio foi comunicado à CMVM:
“Esta primeira emissão deverá arrancar a “breve prazo” e servirá, segundo o aditamento, para financiar a “actividade corrente” da Sporting SAD, designadamente o “cumprimento de serviço de dívida e tesouraria”.”
Na mesma altura, em entrevista à SportingTv, Carlos Vieira reforçou que este EO “permitiria também avançar para a aquisição de jogadores de forma a preparar a época com alguma antecedência.”
Percebo que quem não acompanha o clube possa só tenha percebido o problema ontem, quem acompanha o clube, à muito que sabe as consequências que podem advir da pressa em demitir ou destituir a Direcção.
25 Maio, 2018 at 13:44
JMS um dos rostos dos incêndios do último ano. Um incompetente.
25 Maio, 2018 at 13:58
Já não chegava os montes, veio incendiar o clube e é a segunda vez que o faz.
25 Maio, 2018 at 14:28
Eu acho que existem pessoal que ainda não se apercebeu que estamos perante um coup d´état…
25 Maio, 2018 at 14:45
Triste a sina dos Sportinguistas!
Pensar que toda esta situação foi despoletada a partir de um post do Presidente no Facebook, pelas razões que aponto em baixo.
Muitos não concordam.
Sublinho que a culpa não é do post em si (uns concordam com ele e outros, como eu, não, mas isso é a democracia) e já existiam antecedentes.
Então:
– Bruno de Carvalho gerou muitos inimigos (na verdadeira acepção da palavra) nas esferas próximas das anteriores direcções;
– Bruno de Carvalho gerou muitos inimigos no rival carnidense e por arrasto nos braços do polvo carnidense;
– Bruno de Carvalho é um aglutinador de massas, com os efeitos positivos e negativos que isso traz;
– O futebol é que manda nisto tudo;
Resumindo, BDC para conseguir realizar o seu extraordinário trabalho à frente do Sporting afrontou todos os poderes instituídos dentro e fora do clube.
Foram os anteriores directores que viram interrompida a sua caminhada monárquica feita de sucessões e cooptações.
Foi o poder rabolhense, há décadas instituído, e quem não se lembra do quem não é do benfica não é bom chefe de família, com o beneplácito dos governos a quem as vitórias desses clubes interessam para manterem os “parolos” contentes, e controlando tudo à volta, como se tem estado a ver no e-toupeira, desde a instituições à comunicação social, poder esse que viu, desde que BDC chegou ao Sporting, todos esses conluios postos em causa.
Se por um lado comeram e calaram, por outro lado ficaram à espera de uma nesga aberta para entrarem e atacarem BDC.
É aí que entra o post. O post foi, não uma nesga mas o escancarar da porta para os inimigos de BDC entrarem.
Sendo BDC um aglutinador de massas, com o post muitos adeptos, principalmente os mais ferrenhos de BDC, rapidamente passaram a malhar forte e feio nos jogadores. Este malhar forte e feio nos jogadores teve, indirectamente, o seu epílogo nos acontecimentos de Alcochete. Acontecimentos que tanto poderão ter sido um mero aproveitamento de uma facção mais radical das claques para por os jogadores no seu lugar, como ter sido um levar ao extremo todas as acusações e ameaças vistas por essas redes sociais eblogs, ou até um aproveitamento por entidades terceiras para, utilizando esta ebulição e prevendo o que um acontecimento deste tipo iria gerar, moverem o mais feroz ataque alguma vez efectuado a BDC. E mesmo que esta ultima hipótese não se tenha verificado no antes verificou-se no pós.
Para isso contribuiu todo o peso do futebol. Por muito que tentem equiparar o futebol às restantes modalidades, a força do futebol supera largamente o resto. Basta tentarmos comparar a frustração de não vencermos um jogo ou um campeonato de qualquer uma das modalidades, com a frustração resultante do mesmo facto ligado ao futebol.
Não fosse o futebol e acham que os abutres andavam aí todos a rondar? Eles querem é milhões, não é tostões.
Para mim só havia uma solução, que passava por BDC se dedicar, para além do combate à corrupção carnidense, exclusivamente à gestão pura e dura do Clube e da SAD, largando o Bruno adepto e deixando para os Inácios, Fernandos Correias e outros em quem delegasse, o poder de o ajudar a filtrar as reações a quente.
São os jogadores mimados? Talvez, mas é a lei do desporto ultra-profissional. Quer se goste ou não.
Poderíamos tentar mudar isso se fossemos o mais poderoso clube do mundo. Como somos um clube Grandioso mas de um país do terceiro escalão da Europa, a nossa força é pouca, pelo que estamos nas mãos dos empresários e, é a verdade, até dos próprios jogadores.
Que chegue depressa a pré-época 2019-2020, que esta não vai deixar boas recordações.
Triste a sina dos Sportinguistas!
25 Maio, 2018 at 15:41
Bom comentário
25 Maio, 2018 at 15:28
Espero que no dia 23 de junho quem sair derrotado da AG que se afaste definitivamente do SCP. Seja quem for, apesar de eu ter a minha certeza de quem vai perder.
O SCP precisa de paz.
25 Maio, 2018 at 15:55
Quem sair derrotado?
Mas só há uma direção em xeque…
25 Maio, 2018 at 16:03
Duas coisas:
(i) Que condições impõem os estatutos para a convocação desta AG? Foram cumpridas neste caso ou não? Não tendo sido, há uma violação dos estatutos que pode ser impugnada judicialmente; neste último caso, finalmente, tem o BdC uma oportunidade de, com razão, recorrer aos tribunais.
(ii) É incrível como todos os personagens que estão com o BdC são óptimos até ao preciso momento em que se viram contra ele; pergunto-me: de quem é a responsabilidade da escolha de um pateta como o bombeiro para a MAG? É do bombeiro escolhido?
26 Maio, 2018 at 1:12
De um compromisso Necessário, por exemplo? No 1º mandato, jms não levantou quaisquer ondas.
27 Maio, 2018 at 1:19
Alguém me sabe dizer
– Se o JMS já comentou a informação do BC de que pretendia que fizesse uma Cimeira com o Orelhas?
-Que razões haverá para o Fernando Mendes ainda não
ter sido preso?