O Sporting Clube de Portugal informa que o Presidente do Conselho Directivo e restantes membros em funções irão estar presentes em três sessões de esclarecimento a ter lugar a Norte, Centro e Sul do País.
A primeira vai decorrer já no próximo domingo, dia 27 de maio, pelas 10h00, no Pavilhão João Rocha em Lisboa. A segunda terá lugar a 30 de maio, quarta-feira, na cidade de Faro e, por fim, a terceira sessão de esclarecimento vai decorrer no próximo dia 1 de Junho, sexta-feira, no Grande Porto. Os locais precisos destas duas sessões de trabalho serão divulgados oportunamente.
Estas sessões de esclarecimento destinam-se, exclusivamente, aos Sócios do Sporting Clube de Portugal que tenham a sua situação regularizada.
26 Maio, 2018 at 1:49
Passaram-se coisas graves. Seja conlúio, seja má estratégia de comunicação, seja uma amotinação, não interessa… foi grave!
Urge explicar!
Quem tem que explicar é BdC.
BdC é credor de tudo o que se tem feito de bom nos últimos 5 anos. E foram muitas, muitas coisas.
O BdC é devedor de escusadas imposiçoes de metas (por si próprio), ficando refém de resultados que nunca dependeram apenas da sua (boa) gestão.
As questões do “handgate” ou dos 50 da Academia, de tão rebuscadas, e pela sua natureza, são para mim meramente casos de Justiça e de Polícia.
O verdadeiro problema é o conflito entre o triângulo Presidente-Treinador-Jogadores do final da época. E é isso que se tem que esclarecer! Porquê a aposta num treinador no qual, mais uma vez, a certa altura se deixou de confiar? Porquê a interferência que gerou o mal-estar? Já havia mal-estar? Pretendeu-se realmente resolver alguma coisa por meio daquele expediente, do Facebook, sms e das conferências de imprensa antes dos jogos? De que forma é que essa estratégia poderia, alguma vez, ter alguma possibilidade de sucesso? Será pedir muito que, mesmo numa troca de Treinador por desgaste, se façam as coisas a bem? Não haverá (ou terá havido) excesso de voluntarismo do BdC em assuntos que não lhe deviam dizer (directamente) respeito? Qual é a sua posição, actual e perante os factos consumados, relativamente a tudo isto?
Uma coisa é achar-se que foram cometidos erros. Outra coisa é haver toda a legitimidade em culpar-se o Presidente por esses factos, até porque a informação realmente esclarecedora escasseia (culpa própria, eventualmente pressionado pela circunstância de não poder revelar tudo numa fase em que se estão ainda a apagar focos de incêndio). Outra coisa ainda é haver algum vislumbre de alternativa ao excelente Presidente que, globalmente, BdC tem sido.
O que é preciso é esclarecimento e transparência, espírito democrático e compreensão pela Liberdade de uns não gostarem do que outros apreciam, e tranquilidade nos processos, pois ninguém será Presidente do Sporting em vez do BdC se os sócios não o quiserem. E vice-versa.
26 Maio, 2018 at 2:44
https://youtu.be/EnGiGeNYciM
26 Maio, 2018 at 7:45
Deixo a quem possa e queira a tarefa de explicar esta notícia porque eu sinceramente não entendo nada, ou então está mal escrito, não sei:
https://www.dn.pt/desporto/sporting/interior/marta-soares-quis-que-fosse-a-mesa-a-ter-o-onus-da-ag-9379808.html
Isto tem passado pelos pingos da chuva mas devia deixar todos os sportinguistas perplexos, gostaria mesmo, honestamente, que isto fosse debatido na Tasca.
Cherba, uma posta caia bem. Tu é que sabes.
26 Maio, 2018 at 8:14
Presidente da MAG quis preservar a identidade dos sócios e prescindiu do requerimento com assinaturas. Será o clube a pagar a AG
A Mesa da Assembleia Geral (MAG) do Sporting decidiu antes da reunião dos órgãos sociais ocorrida anteontem que não iria solicitar a AG de 23 de junho utilizando o requerimento feito pelos sócios efetivos correspondentes a mil votos. Ao que o DN apurou, a MAG, mesmo tendo na sua posse as assinaturas, decidiu chamar a si a responsabilidade de convocar a AG extraordinária de destituição do Conselho Diretivo liderado por Bruno de Carvalho.
Ou seja, Jaime Marta Soares primeiro tentou mais uma vez sensibilizar o CD a demitir-se para poder marcar eleições para 2 de setembro, “solução que teria evitado qualquer hiato na gestão do clube e mais teria contribuído para limitar os danos resultantes da situação de instabilidade criada nos últimos meses”, como anunciou ontem a MAG em comunicado. Visto que não conseguia obter os seus intentos, Marta Soares avançou então para a AG de destituição, alicerçando a decisão nas assinaturas que tinha (e continua a ter) na sua posse, mas sem colocar o ónus em cima dos associados, preferindo também preservar a identidade dos mesmos junto do CD.
Ao que o DN apurou, quando Jaime Marta Soares entregou a Bruno de Carvalho a documentação com a convocatória da AG extraordinária a mesma foi mal recebida. Ato contínuo terminou a reunião que durou quase três horas e foi pautada por um clima bastante hostil entre as partes, com os membros da MAG e do CFD a sentirem-se ameaçados pelo CD, em especial por Bruno de Carvalho – no comunicado enviado ontem às redações a MAG acrescenta às ameaças a expressão “ambiente intimidatório”.
AG na Altice Arena
A MAG, segundo foi explicado ao DN, decidiu não só preservar a identidade dos sócios requerentes como também poupar os mesmos a uma avultada despesa inerente à logística de uma AG extraordinária. Isto só aconteceu, também, porque havendo ou não assinaturas, o sentimento unânime dos membros da MAG é que é absolutamente necessária essa AG extraordinária e ela seria sempre agendada. Com assinaturas ou sem assinaturas.
A questão da despesa não é a essencial, mas não pode ser vista como irrelevante. A AG, depois de a MAG ter ponderado o próprio estádio, realizar-se-á na Altice Arena, no mesmo recinto onde se efetuou recentemente o Festival da Eurovisão. A MAG nunca ponderou o Pavilhão Rocha pois espera bem mais do que os quatro mil sócios que aquela infraestrutura podia albergar. O aluguer da Altice Arena está feito para dia 23 de junho, um sábado, e a AG vai começar de manhã. O custo varia muito, mas oscilará entre os 60 e os 80 mil euros. A este valor acresce a verba com a segurança no interior do recinto e cuja solicitação terá de ser feita por Jaime Marta Soares – no perímetro circundante a segurança será da responsabilidade do Ministério da Administração Interna. O pagamento será feito, claro está, pelo Sporting.
No dia da reunião dos órgãos sociais, Bruno de Carvalho deixou a garantia de que de o CD iria impugnar a convocatória da AG extraordinária para a destituição do órgão que preside. Ao que o DN conseguiu apurar, a impugnação irá para a frente. E na argumentação o CD alegará, entre outras coisas, que não entende porque é que a MAG, estando demissionária, ainda não marcou eleições para esse órgão. Outro argumento é de que o CD fez entrar um requerimento na MAG para a convocação de uma AG extraordinária, de modo a esclarecer os sócios, e Marta Soaresnão a agendou. Uma situação que no entendimento do CD vai contra os estatutos.
Ao que o DN conseguiu saber, a MAG estuda a melhor forma de responder afirmativamente a este pedido do CD, datado de 16 de maio último, dia seguinte aos dramáticos acontecimentos de Alcochete. E tem 30 dias para fazer a convocatória. Há várias hipóteses em estudo, falta uma decisão final.
Finalmente, ainda falta quase um mês para a realização da AG extraordinária. Muita coisa pode acontecer. A começar por três sessões de esclarecimento ontem anunciadas pelo novo porta-voz de Bruno de Carvalho, o antigo jornalista Fernando Correia – amanhã no Pavilhão João Rocha (10.00), 30 de maio em Faro e 1 de junho no Porto, estas duas últimas às 19.00 em locais a definir.
Pararelamente, a SAD precisa de conseguir o empréstimo obrigacionista de 15 milhões de euros, de tratar de reforços, vendas e ainda de resolver a situação do treinador.
Por seu turno, a MAG vai tentar erguer a complexa logística da AG extraordinária do dia 23 e esperar, em simultâneo, pela última renúncia do elemento que falta do CD para provocar a perda de quorum e levar o clube diretamente para eleições sem parar no Parque das Nações no próximo dia 23 de junho.
Será quase um mês de enorme agitação, disso ninguém duvida.
26 Maio, 2018 at 8:28
Entendeste? eu confesso que ainda estou a coçar a cabeça…
Afinal com que presuposto foi marcada a AG?
A MAG pode marcar uma AG de destituição sem pedido dos sócios? e com que critério objectivo?
Há sócios mas são envergonhados e facilmente impressionáveis em público? e por isso vai o SCP pagar a própria AG para se auto-foder? Porque os cartolas andam forretas? não receberam o subsídio de natal?
Alguém que me explique por favor.
26 Maio, 2018 at 8:38
Como guardião dos estatutos, o PMAG deve estar acima de qualquer suspeita e começar por conhcer os próprios estatutos
Não se tomam decisões que podem afectar a gestão do clube sem ter a capacidade de demonstrar que os processos consagrados estão a ser seguidos de forma transparente. Isto tem tudo que ser auditável
Imagina que o JMS convoca uma AG e dá merda, perdemos um patrocinador ou outra coisa assim. Se se for a ver que a convocação foi um abuso de poder então JMS teria responsabilidade directa no sucedido.
Estou completamente de acordo com a posição da direcção neste assunto. Parece que as pessoas andam a brincar ao associativismo
26 Maio, 2018 at 8:32
Estatutos:
http://cdn.sporting.digitaljump.xyz/sites/default/files/estatutos_scp_actualizados.pdf
“
Artigo 51°
(Assembleia Geral comum extraordinária)
1 – Extraordinariamente, a Assembleia Geral comum reúne-se em qualquer data:
a) por iniciativa do Presidente da Mesa da Assembleia Geral;
b) a pedido do Conselho Directivo ou do Conselho Fiscal e Disciplinar;
c) a requerimento de sócios efectivos, no pleno gozo dos seus direitos, com o mínimo de mil votos, desde que depositem na tesouraria do Clube a importância necessária para cobrir as despesas inerentes.
d) votar a revogação com justa causa do mandato dos titulares dos órgãos sociais, nos termos dos presentes estatutos.
2 – No caso da alínea c), a Assembleia não pode reunir sem a presença de sócios requerentes que detenham, pelo menos, setecentos e cinquenta votos.
3 – A Assembleia Geral pode ainda reunir extraordinariamente, por decisão do Presidente da Mesa da Assembleia Geral ou a requerimento do Conselho Directivo ou do Conselho Fiscal e Disciplinar ou de sócios efectivos, no pleno gozo dos seus direitos, com o mínimo de mil votos, para deliberar sobre quaisquer matérias delegadas no Conselho Leonino que exijam maioria qualificada.
4 – A convocatória ou os requerimentos referidos no número anterior serão efectuados no prazo máximo de 30 dias após a reunião do Conselho Leonino em causa.
5 – O requerimento a que se refere o número 3 não carece do depósito a que se refere a alínea c) do número 1 nem implica o pagamento dos respectivos custos.
6 – A Assembleia Geral que for convocada para deliberar sobre matérias que requeiram maioria qualificada funcionará nos termos previstos nos números 2 a 4 do artigo 47o.”
Dado que os signatários têm que estar presentes na AG que reclamam, então o argumento da anonimidade é irrelevante.
Se calhar não tiveram foi tempo de arranjar a guita. Será que JMS está a mentir quando diz que tem assinaturas?
p.s. este artigo dos estatutos não está muito bem escrito. Alínea 1d parece fora do lugar
26 Maio, 2018 at 9:02
Agradeço o esclarecimento, mas ainda me ficam algumas dúvidas:
1. Uma AG Extraordinária e uma AG de Destituição são uma e a mesma coisa e regem-se pelos mesmos estatutos?
2. Se sim, porque fizeram todo aquele cagaçal há 5 anos para marcar a AG de destituição do Gordinho com petições para trás e para a frente? ainda por cima senda a MAG toda da lista de BdC?? se apenas bastava o Eduardo Barroso pedir a AG e ponto fina?
26 Maio, 2018 at 9:35
Não me parece que exista uma figura de “AG de destituição”
A palavra destituição só aparece uma vez como uma razão para cessação de funções mas nada especifica os critérios para tal AG.
Há ordinárias e extraordinárias. Os pontos em discussão é podem ser de destituição. Compete ao PMAG indicar a ordem de trabalhos de uma AG.
AGs eleitorais têm as suas próprias regras
26 Maio, 2018 at 10:19
Certo. Assim entendo.
Ou seja, ou não tem nada as assinaturas suficientes e por isso tem mesmo de ser ele a convocar a AG, ou tem para dizer que tem, mas prefere lesar o clube e fazê-lo pagar a AG do que chamar os senhores notabilíssimos à contribuição. É que os almoços no Ritz com o Vieira & friends já lhes custam bastante. Coitados.
26 Maio, 2018 at 7:52
Ricci 2012
“Há jogadores que, pelo dinheiro que ganham, não estão a fazer nada no Sporting. Não digo nomes”,
26 Maio, 2018 at 7:56
Lol
26 Maio, 2018 at 7:56
Pois é paradise. Onde anda o Reinaldo quando é preciso?
Há muita gente que vai na conversa e um bom exemplo foi as AGs extraordinárias de Fevereiro.
Perante alterações de estatutos completamente normais andava tudo a dizer que o gajo era egocêntrico e ditador e queria silenciar as pessoas. A culpa do drama todo não é de certeza de BdC e da sua direcção, é destes 9% parecem aquelhes caniches que fazem um estrilho do caralho! Se calhar têm alguma organização e dinheiro para gastar em outdoors e jantarinhos.
Essa histeria prejudicou e continua a prejudicar o andamento normal do clube.
Se há alternativa credível, então já tiveram quantas oportunidades para se submeterem aos sócios? Não havia um Varandas ou um Benedito ou um Rogério Alves que se afirmasse na última vez? Não foram capazes de dizer ao caruncho que não corresse com tesouras na mão? Para carunchos e Severinos como alternativas nem vale a pena discutir eleições.
É preciso estar constantemente a minar o clube? A histeria continua. Agora é o Diarreio da Manha que formata opiniões de sportinguistas? Não evoluímos nada?
Há as operações financeiras para concluir, há a epoca para preparar incluindo reparar o compromisso do plante com o clube, há uma putativa alternativa de treinador necessária (se bem que Inácio poderia ser uma solução de recurso), há mil e uma coisas que continuam a ser feitas
Há um historial de obra feita. Há uma enorme reserva de credibilidade nesta direcção. Não tenhamos memória curta e entendamos que esta não é altura para criar instabilidade.
Se os sócios quierem eleições que sejam marcadas para depois do fecho do mercado.
26 Maio, 2018 at 7:59
Ricci 2012
”
Contra novas eleições
Não obstante a análise demolidora à prestação do futebol, e até de opinião que Godinho Lopes está ainda em fase de aprendizagem, José Maria Ricciardi não acredita que a solução passe por mudar novamente de direção, estabelecendo um paralelo com o Benfica.
“O Sporting está muito mal, como há três e há quatro anos. Não é de hoje. Luís Filipe Vieira é presidente do Benfica há 12 anos e não tem mais títulos de campeão nacional do que o Sporting nesses 12 anos. O Sporting tem mais Taças de Portugal e mais Supertaças, mas tem menos Taças da Liga. Nestes 12 anos, quantas vezes o Sporting mudou de presidente? Eu já perdi a conta e pergunto se é uma solução estarmos a mudar de presidentes e de treinadores a esta velocidade?”, começou por questionar, para logo de seguida dar a resposta.
“Mudar constantemente de presidente não é solução. Eles próprios precisam de ter estabilidade. Aqueles que agora querem que o presidente saia, devem lembrar-se que quando ganharem as próximas eleições vai acontecer-lhes a mesma coisa”,
26 Maio, 2018 at 8:00
Ricci 2012
Perda de maioria
Se Eduardo Barroso desafiou recentemente os bancos a tomarem posição sobre o momento do Sporting, ontem José Maria Ricciardi foi claro ao afirmar que “os bancos não querem ter uma equipa de futebol” e que o futuro poderá passar pela chegada de um investidor externo maioritário na SAD, assim exista a estabilidade indispensável para o atrair.
“Acho estranho ouvir algumas pessoas dizerem que vai aparecer um investidor que vai comprar 49 por cento [do capital]. Nenhum investidor vai gastar muito dinheiro para depois outros ficarem a mandar. O que pode acontecer no Sporting, se os sócios assim o entenderem, é um dia aparecer um investidor que fique com a maioria da SAD. O Sporting tem de preparar-se para que um investidor um dia tenha a maioria da SAD, salvaguardando através de alguns acordos os seus interesses e direitos”, formulou o responsável leonino, apontando o exemplo dos sócios de “Chelsea, Man. United ou Juventus”. “Não me parece que estejam preocupados com a presença de um investidor maioritário nos seus clubes.”
26 Maio, 2018 at 10:12
Claro que não estão.
Chelsea mal tinha adeptos comparando com restantes clubes ingleses de topo, os do Manchester criaram uma equipa nova por estarem fartos de estar nas mãos dos Glazer e em itália tens o Clube Lebowski, criado por adeptos fartos do futebol de investidores.
Com a disparidade que existe em Portugal, calha uns milhares de gajos apoiarem uma equipa do género das anteriores e estão na primeira divisão em meia dúzia de anos.
26 Maio, 2018 at 8:59
Fonix cherba, o mail é o mesmo… so mudou o nick!!!
Tachista
Eu gostaria que os defensores da tese bdc agarrado ao tacho (e os restantes indefectíveis…o cvieira tb esta agarrado ao tacho?!!!*) me explicassem se um gajo agarrado complicaria a vida dele em lutar contra interesses instalados (holdimo, ricci, jogadores, empresarios).
Com o credito ganho ate agora, entao nao relaxava, reunia com o Vieira ou dava a entender é possivel campeonato com padres. Mas mantinha se calmo, nao chateava o corrupto vieira muito. Umas bicadas e prontos
* eu avisei do spin vieira (carlos).
O homem elogiado por todos. O homem que devia ficar à frente do clube, saindo bdc. Neste momento ja anda a cartilha de por em causa o seu trabalho…
Ganda 180!!!!
Mas com provas, claro(NOT)!!!!
Um homem cujo trabalho foi elogiado esse mesmo trabalho velada mas implicitamente comeca a ser posto em causa….
Quando quanto ao dr, o que é posto em causa é o caracter ou oportunidade da coisa. Nao a valencia técnica (sim ,ja vi referências ao piscinas… nao vou por ai , assunto delicado nao opino sem saber pormenores mas à partida ao vejo o dr a nao defender o atleta).
A mim, que penso pela minha cabeca faz soar campainhas….
Mas o acefalo sou eu….
26 Maio, 2018 at 12:14
“O Presidente do CD disse que a sugestão de fazer a gravação da presente reunião era
exactamente para que, no futuro, pudesse ficar fielmente escrito o que foi dito nesta reunião, a qual corresponde a um momento fulcral para o Clube. Mais disse que as pessoas presentes deviam fazer sugestões para o texto da acta em vez de dizerem simplesmente que a mesma é sectária. Caso não fizessem essas sugestões ele Presidente do CD iria nesta acta repetir tudo o que disse na última reunião de modo a ficar registado o que disse, e para que as pessoas pudessem, nesta reunião, fazer todos os comentários que quisessem.”
Então não assinam a acta e queixam-se de quê?
26 Maio, 2018 at 14:19
Em qualquer associação, as actas são assinadas (aprovadas) , depois de lidas, e retificadas pela maioria dos presentes. se não assinaram… antes de mais… deduzo que não se teriam cumprido estes pressupostos.
27 Maio, 2018 at 14:11
Boas a todos:
Só fazer um breve resumo da Sessão de Esclarecimento:
BdC: “Estamos a fazer de tudo para que o EO e a reestruturação da dívida, tenham novidades para a semana”
Sobre os votos: Ainda não foi apresentado nenhum documento com as assinaturas e os motivos.
BdC: “Zero responsabilidade na questão da Academia por parte da direcção”
Pelos vistos na academia foi retirada uma segurança de abertura de porta sem conhecimento da direcção através de cartão tendo estado a porta aberta à uns tempos para cá.
Sobre o Caso Geraldes:
Disse que não se pode alongar. Diz que o que pode confirmar é que é mentira e falso e a principal testemunha está a ser desacreditada.
BdC: “JJ não foi suspenso, não teve nenhum processo”, mas fica pelo menos para mim claro que vai sair. 😛
BdC: “Mola real do clube são os sócios.”
BdC: “Se há jogadores que não gostam de mim? Sim claro que há. Não é fácil recusar aumentos ou saídas do clube quando eles querem. Não é fácil conjugar os interesses do Sporting com os individuais”
BdC: “Respeito muito os jogadores, não confundir os jogadores com empresários ou advogados”
BdC confirma a oferta de JMS de se realizar uma cimeira entre BdC e LFV.
BdC: “Resultados seniores masculinos em termos de resultados é Péssimo. Tem de ser resolvido já para o ano.”
BdC: “Temos de perceber o porquê da equipa ter chegado ao final da época de rastos, tendo nós um plantel vasto.” Clara indirecta a JJ…
BdC: “Nós não estamos cá pelos ordenados, a equipa que me acompanha são excelentes gestores que conseguem arranjar trabalho noutro lado”
BdC: “Carlos Vieira é o meu Chuck Norris” Epah, esta para mim é brutal! hehehehe
BdC: “Em que contexto surge o post?! Foi um dia emocialmente difícil para mim, nomeadamente porque foi nesse dia que tive a garantia do nascimento da minha filha” “Após o post houve 6 voltas olímpicas dos jogadores” “Quem se queimou fui eu”
BdC: “Fiz mal o post? Já percebi mas não concordo já que nas modalidades isto não aconteceu. Mas já fiz as alterações sobre isso já aprendi o cartão vermelho contra o Paços”
Carlos Vieira: “Nós temos um planeamento a médio longo prazo. Esta situação prejudica o poder de negociação. Não temos subido os empréstimos.”
Carlos Vieira: “O EO já faz parte de um planeamento para questões de tesouraria e já estava a ser considerado”
Carlos Vieira: “Sem o empréstimo o rendimento é mais curto, mas há dinheiro para cumprir as despesas. Se vos andasse-mos a enganar a CMVM não deixava passar”