São 70 golos ao longo de duas temporadas em que nos foi aguentando nos lugares cimeiros da tabela, em que resolveu tantos problemas e tanto contribuiu para os mais largos sorrisos nas bancadas de Alvalade.
Bas Dost, o avançado que vive para distribuir abraços, que convenceu todos com a sua capacidade goleadora e sentimento altruísta e que teve a dura tarefa de substituir um dos avançados mais carismáticos do Sporting nos últimos anos, faz hoje 29 anos.
Feliz por viver em Portugal, contente com o clima, o carinho que recebe nas rua, a possibilidade de lutar por títulos e jogar as competições europeias, Bas Dost é um caso raro de jogador que procura mais a tranquilidade na carreira, num clube de grande dimensão, deixando para segundo plano a ideia de muito dinheiro muito rápido e provando que é mesmo um atleta especial (só o facto de sair da Alemanha para vir para Portugal é prova disso).
O que há uns meses parecia uma história de amor quase perfeita, de um jogador satisfeito e de uma massa adepta apaixonada pelo seu homem-golo, foi no espaço de semanas transformado num pesadelo e a relação sólida que tão rapidamente se construir sofreu um golpe tão duro que não sabemos se a poderemos recuperar. Hoje, Bas Dost tem ofertas de outros clubes e todos os dias aumentam os rumores de que existem clubes atentos à sua situação (o último é o AC Milan).
Pedir-lhe que fique depois de tudo o que passou não só é injusto como absolutamente inútil. Mais que nunca, cabe ao nosso gigante holandês decidir se pretende continuar o compromisso com o clube que tanta alegria pessoal lhe tem dado, ou sair à procura de novos desafios e certamente menos polémica do que aquela que se sentiu neste final de temporada.
Estou certa de que perder um jogador desta dimensão (humana e desportiva) é um retrocesso no projecto desportivo (seja lá ele qual for nesta altura). Mesmo reconhecendo que é urgente encontrar mais planos de jogo que não dependam de Dost, mesmo sabendo que lhe faltam características importantes em certo tipo de jogos, o holandês tem sido um verdadeiro farol, disfarçando as deficiências tácticas, inspirando companheiros com o seu compromisso e luta constante, sendo sempre um membro agregador dentro do balneário.
Aconteça o que acontecer, foi dos jogadores que mais gostei de ver jogar no Sporting, que mais sucesso pessoal parece ter tido apesar do fiasco desportivo colectivo e um dos tipos mais genuinamente simpáticos que já andou neste campeonato.
Que tenha um dia feliz, que beba cerveja, amanhã tranquilo e decida ficar mais uns tempos na companhia do estádio que canta a cada golo seu.
*às quintas, a Maria Ribeiro mostra que há petiscos que ficam mais apurados quando preparados por uma Leoa
1 Junho, 2018 at 1:22
OFF Topic fresquinho de há minutos na Sporting TV
Conselho Directivo vira a mesa para cima do ex-presidente da MAG:
1. Não há Assembleia Geral Extraordinária dia 23 de Junho.
2. O Conselho Directivo deliberou constituir uma Mesa da Assembleia Geral temporária que inclui a Professora Elsa Judas, ilustre Jurista.
3. Foram marcada duas Assembleias Gerais extraordinárias, a primeira para dia 17 de Junho com a finalidade de aprovar duas pequenas alterações estatutárias e o Orçamento (segundo me parece) para a época que vem. A Segunda para, salvo erro, dia 27 de Junho, uma Assembleia Geral Extraordinária de natureza Eleitoral para eleição de novos membros do Conselho Fiscal e Disciplinar e da MAG.
Finalmente, o Sporting que, tanto precisa de estabilidade vai tê-la e poderá concluir a Reestruturação Financeira bem como contrair o indispensável empréstimo obrigacionista que suprirá em grande parte a receita cessante proveniente da UEFA (liga dos Campeões).
Alívio (A Equipe de Futebol Sénior será reforçada com os necessários elementos para que se possa “quase”-assegurar a vitória no Campeonato do Ano que vem. Não há razão para pensarmos que não haverá tempo para que tal se faça).
Atenção que Patrício não sai! Informação que obtive de fonte segura.
Não vai para o Nápoles nem para o Manchester United ou sequer para o Real Madrid. Fica em casa, na casa da sua segunda Família, o SCP. Também não vai haver rescisões (a fonte é a mesma, autêntica, fidedigna e normal).
1 Junho, 2018 at 1:24
A segunda AG é para dia 21.
SL
1 Junho, 2018 at 1:24
Disto tudo se depreende que a Demissão de Marta Soares, feita de forma pública e peremptória, foi aceite pelo Clube. Marta Soares, caso decidisse apresentar-se à frente de uma lista no processo eleitoral que vai ter lugar a 27/06 em AG, teria menos votos que o Caruncho teve.
1 Junho, 2018 at 1:33
Espero que tenha razão, porque isto já cheira mal! E não caiam na armadilha de ir contra os demissionários. Nada de insultos e de agressões, ignorem essa gente. Eles querem vitimizar-se para depois dizerem que somos uns selvagens e que o Bruno de Carvalho incentiva o ódio, e depois apelarem à intervenção política no Sporting. Não faltam lampiões no governo que adorariam intervir no Sporting. Não lhes dêem qualquer pretexto para isso. Vamos repor a normalidade no nosso clube, impondo a nossa soberania contra politiqueiros e lampiões. Reparem como todo o espectro político se uniu contra Bruno de Carvalho, para poderem meter a mão na massa no Sporting…
Pois é Bruno, querias militância, mas eles queriam era correr contigo. Tu ganhavas a eleição para eles e depois punham-te um par de patins, mas tu já sabias disso, daí a AG em Março. Sem isso o golpe fazia-se nas calmas. É este o clube que temos. Valem mais corpos sociais discretos e trabalhadores do que nomes “sonantes” que só servem para o show-off porque quando a luta aperta borram-se todos. Ou então ainda andam lá a conspirar porque estão feitos com os rivais, de quem são amigos e cúmplices de negócios e interesses políticos. Que estes últimos acontecimentos sirvam de lição, para todos!
1 Junho, 2018 at 8:23
Assegurar a vitória no campeonato?
1 Junho, 2018 at 1:36
Comunicado do Conselho Directivo do Sporting Clube de Portugal
O Conselho Directivo do Sporting Clube de Portugal reuniu hoje, na sequência da renúncia em bloco da Mesa da Assembleia Geral e da renúncia da maioria dos membros do Conselho Fiscal e Disciplinar, e por não ter sido iniciado pelos mesmos os procedimentos legais e estatutários a que estão vinculados, e que permitiriam o normal funcionamento do Clube e a consequente defesa dos superiores interesses do Sporting Clube de Portugal.
Pelo contrário, o universo leonino tem sido, nestas últimas semanas, confrontado, pelos mesmos, com uma série de decisões ilegais, como, por exemplo o anúncio de Assembleias Gerais de destituição e a constituição de Comissões de Fiscalização ilegítimas, que têm sido altamente nocivas para a actividade do Clube, a actividade da SAD e para a imagem das mesmas.
Em face de tudo isto foram tomadas as seguintes deliberações:
1 – Substituir a Mesa demissionária da Assembleia Geral e respectivo Presidente, através da criação de uma Comissão Transitória da Mesa da Assembleia Geral, que será composta pelos seguintes elementos:
– Elsa Tiago Judas, Sócia nº 29.109-0, Advogada, Professora Universitária e Doutoranda em Direito.
– Trindade Barros, Sócio nº 26.185-0, Advogado, Professor Universitário, Doutorando em Direito.
– Yassin Nadir Nobre, Sócio nº 79.805-0, empresário e gestor.
A Comissão Transitória da Mesa da Assembleia Geral deliberou:
1 – Substituir o Conselho Fiscal e Disciplinar demissionário por uma Comissão de Fiscalização composta pelos seguintes elementos:
– José Maria Subtil de Sousa, Sócio nº 8.119-0, ex-vice-presidente do Sporting CP.
– Miguel Varela, Sócio nº 11.080-0, Doutorado em Economia de Empresa, Director do Instituto Superior de Gestão e ex-membro do Conselho Leonino.
– Sérgio Félix, Sócio nº 93.101-0, Pós-Graduado em Gestão, Licenciado em Contabilidade e Administração, Contabilista Certificado.
– Fernando Carvalho, Sócio nº 4.737-0, Empresário e ex-membro do Conselho Fiscal e Disciplinar do Sporting CP.
– Pedro Miguel Monteiro Carrilho, Sócio nº 36.521-0, Médico Licenciado pela Faculdade de Medicina de Lisboa, Auditor da Equipa Regional de Apoio da ARSLVT, Investigador Principal/Coordenador de vários estudos de investigação e Empresário.
2 – Convocação de uma Assembleia Geral Ordinária para o dia 17 de Junho, para aprovação do Orçamento da época 2018/19, aprovação de duas alterações estatutárias e análise da situação do Clube e prestação de esclarecimentos aos Sócios, conforme anexo.
3 – Convocação de uma Assembleia Geral Eleitoral para a Mesa da Assembleia Geral e para o Conselho Fiscal e Disciplinar para o dia 21 Julho, conforme anexo.
Para que não subsista nenhuma dúvida no universo leonino, informa-se que não se realizará qualquer Assembleia Geral no dia 23 de Junho.
Com todas estas medidas o Conselho Directivo consegue, deste modo, assegurar o normal funcionamento do Clube, a defesa dos superiores interesses do Sporting Clube de Portugal, garantindo ainda a continuidade de processos como:
– Empréstimo Obrigacionista na SAD.
– Contratualização da reestruturação financeira.
– Normal funcionamento da época desportiva que está a decorrer em várias modalidades, bem como a preparação da próxima época desportiva das 55 modalidades, entre elas o futebol.
1 Junho, 2018 at 1:45
Siga !
Finalmente !
JMS e restantes.
Já foi aceiei o que queriam, a demissão.
Sigam a vida.
A circular.
^^
1 Junho, 2018 at 6:26
Bom… isto tem de ser um post, para a malta gastar as unhas.
1 Junho, 2018 at 1:56
Parabéns ao apoiantes deste… Nem lhe sei o que chamar… RIP grande SCP, acaba de nascer o SCBDC…. Nem Nicolas maduro, Fidel Castro ou Hugo chaves fariam melhor… Menos dois sócios para este SCBDC… Quando voltar o SCP voltarei a apoiar.
P.s. – Bem pelos menos os jogadores que ficarem já têm um incentivo para correr mais e jogar melhor, senão vão levar no lombo e serem insultados no facebook…. Já sabem com o que contam. Vergonha.. Este não é definitivamente o meu Sporting..
1 Junho, 2018 at 2:17
Também não precisamos de adeptos como tu…
1 Junho, 2018 at 2:30
Adeus e até a próxima
1 Junho, 2018 at 2:58
Nota-se, definitivamente, que não é.
Inté.
1 Junho, 2018 at 4:56
que participação extraordinaria teve esse actor no Old Boy. eu vi o filme vezes sem conta e sempre ém coreano sem legendas!!
ha muitissimos promenores que só são voziveis depois de um olhar muito atento.
1 Junho, 2018 at 5:42
Ora !!
Choi Min-Sik !
Também vi e revi o filme umas quantas vezes ( A 2ª vez é qualquer coisa ).
A realização ( Park Chan-Wook ), a cinematografia, a magnífica banda sonora..
Parece que ainda me lembro dos arrepios, aquando do quase, quase, final do filme.
É uma obra prima do cinema ! ( O original, claro =P )
Descobri o cinema asiático muito cedo, e tenho apanhado muitas pérolas.
Para mim, o coreano, tems dos melhores filmes.
Os actores são tão naturais, tão bons, que parece mesmo real.
De referir que faz parte de uma trilogia ( É o melhor, mas os outros também são bons )
Sympahty for Mr Vengeance e Lady Vengeance.
Também gostei do Bittersweet Life ( na mesma onda, revenge, com um actor que anda a “passear” por Hollywood )
Adoro o cinema coreano ^^
Dramas e comédias, são top.
Japonês também. Um bom actor, Tadanobu Asano ( Também passeia por Hollywood, aqui e ali )
( Bom off topic =P )
1 Junho, 2018 at 6:36
muito obrigado por abrires-me mais uma janela.
1 Junho, 2018 at 6:40
o Sport Lisboa e Cascais precisa de socios…
… vai mas p.f. nao voltes…
… e leva o JMS que tambem anda sem abrigo.
1 Junho, 2018 at 8:36
Adeus, tristeza, até depois…
1 Junho, 2018 at 2:21
Baza toupeira que já vais tarde!
1 Junho, 2018 at 2:24
Até contradizes o teu nic, sempresporting.
1 Junho, 2018 at 6:44
nao percebeste o nick…
…sem/pres./Sporting.
Ainda nao foi desta.
1 Junho, 2018 at 2:24
Um alívio para o Sporting CP esta merda de sócios como o Sempresporting (até escreve o nome do clube com letra pequena) desaparecerem de vez!
1 Junho, 2018 at 2:35
Eu não quero que eles desapareceram, quero que eles se apresentam nas próximas eleições com o devido candidato e com o projecto para ser votado pelos sócios.
Golpes de estado ?
Que vão brincar com o caralhinho
1 Junho, 2018 at 10:12
Isto
1 Junho, 2018 at 2:37
Sem dúvida! Se calhar nem é sócio…
1 Junho, 2018 at 7:16
À falta de uma agora temos duas comissões de fiscalização. Fantástico.
Temos também uma Comissão Transitória da Mesa da Assembleia Geral.
O JMS e seus muchachos vão se espumar e isto vai dar conversa e vender jornal à grande.
Acho que isto só lá vai com eleicoes, agendem para novembro se não a paz será uma miragem.
Se ha 3 meses não fazia sentido a AG do ou votam a alteração dos estatutos ou vou embora, agora faz sentido saber se a maioria dos sócios apoia e se revê nesta direção.
2 Junho, 2018 at 22:12
Está em curso um golpe palaciano. Isso parece mais do que óbvio. Há que não comprometer
1-A preparação da nova época desportiva
2-A contratualização do Acordo com BCP e Milleniun
3-O lançamento do Empréstimo Obrigacionista
4-A defesa intransigente da nulidade das rescisões
Mas ultrapassado esse período, parece-me conveniente que a Direcção se legitime em novo acto eleitoral.
Do que me apercebo acho que BC voltará a ganhar embora com uma votação inferior às obtidas anterior-
mente.
2 Junho, 2018 at 22:29
Está legitimada, já foi legitimada.
Essas coisas de 3 em 3 meses, ou 6 em 6 meses, não é para continuar.
Qualquer dia, após uma derrota, ou uma série de derrotas, o pessoal vai querer legitimar as direcções.
Ou de cada vez que a Intoxicação Social inevnta umas coisas, troca outras, e lhes apetece.
Fazer balanços nos finais de mandatos.
Têm merecido isso.
Têm sido, sempre, bem positivos.
Já chega de palhaçada.
Siga Sporting
🙂