O Sporting está a atravessar uma autêntica guerra de legitimidade interna. Os dois Orgãos Sociais com mais poder, o Conselho Directivo e a MAG entraram em rota de colisão assumida e não há tréguas à vista. Tudo acabará evidentemente por ser decidido pelos tribunais, nem que seja à custa de providências cautelares, que servirão de árbitros a todo este novelo de interpretações estatutárias.
Seja quem for que saia por cima, o Sporting já perdeu. Perdeu coesão. Perdeu foco na sua missão desportiva. Não deixo de ficar apreensivo quanto ao resultado de qualquer dos cenários, muito particularmente quanto à governabilidade e estabilidade do clube nos tempos futuros, seja para BdC ou qualquer outra presidência. Duas coisas me parece cada vez mais claras:
1/ a MAG está declaradamente a ser suportada por facções que querem a queda deste CD;
2/ O CD não vai ceder um palmo na sua intenção de adiar o mais possível uma oscultação eleitoral.
Perante estas duas posições, cabe a cada sócio entender bem o que estará em causa agora e nos tempos futuros e quero deixar aqui, mais do que considerações e julgamentos (completamente inúteis face à minha incompetência jurídica para analisar os factos), pistas para que qualquer um faça as reflexões que entender ser capaz.
1/ A MAG entende que o CD perdeu condições fundamentais para prosseguir o seu mandato
Os argumentos que apresentou (parcialmente) são vagos e resultantes de uma interpretação e não de factos. Em termos financeiros, a gestão do CD não merece reparos de monta, portanto sobra a gestão desportiva e o famigerado “estilo de comunicação do presidente”. Parece-me absolutamente ridículo apontar o caso Cashball como um argumento, já que denúncias e investigações não são o mesmo que provas de culpa. Aliás, quanto a este caso, é preciso salvaguardar alguma prudência, sabendo que senhores como Cesar Boaventura estão por detrás e talvez bem pela frente da origem deste processo.
Quanto ao “estilo de presidência”, podemos achar contraproducente a uma estratégia eficaz, podemos até achar que não beneficia em nada o Sporting, mas não pode ser, até que alguém prove o contrário, intencionalmente lesivo para a gestão do nosso emblema. A avaliação de incapacidade não pode ser suportada por “forma” ou “estilo”, mas sim por actos lesivos e gestão completamente equívoca.
2/ O CD alega a ilegitimidade da MAG para tomar decisões, uma vez que se manifestou demissionária
Quando alguém se assume como demissionário, releva publicamente que não tem condições para prosseguir as suas funções ou competências. Seja por discordância ou por outra razão qualquer, a verdade é que todas as suas ações a partir do momento dessa assunção, se tornam questionáveis. Eu vi, ouvi e não foi apenas uma vez, o Presidente e a Vice-Presidente da MAG assumirem que a MAG se tinha demitido em bloco. Se o fizeram ou não, parece-me mais relevador de algum zigue-zague e desnorte do que algo que possamos compreender como estratégico. Acima de tudo gostaria de saber as razões porque se (iam) demitir e as que levaram ao retrocesso dessa decisão.
Este braço de ferro com o CD, será sempre questionável até que assumam a totalidade dos argumentos que apoiaram todas as suas decisões.
3/ O CD está a fugir do escrutínio dos sócios?
Parece-me claramente que este é um CD que não tem propriamente receio de ser validado pela massa associativa. Depois de 2 eleições e 2 AGs extraordinárias, teremos de olhar a questão por outro prisma. O do tempo. As últimas semanas têm sido ricas em polémicas, denúncias, ameaças, desafios ao poder e legitimidade deste CD. Parece-me óbvio que BdC e seus pares não querem ser julgados pelo momento actual, entendendo profundamente afectados por uma massiva ofensiva da Comunicação Social que disseca o emblema em tudo o que pode explorar uma pequena janela de polémica. O receio parece fundado e apesar de achar que os sócios sabem ler o interesse do clube apesar “dos momentos”, é um esforço que poderá ser aceitável, mas dependente do futuro dos acontecimentos e da capacidade de resolver os vários problemas que se irão deparar quanto ao início e preparação da época de futebol profissional.
Continuo a achar que seja em AG ou em eleições, o Sporting deverá promover uma oscultação aos sócios. Tem de existir algo que reforce o CD e as suas decisões perante as batalhas árduas que se avizinham. Não ser “obrigatório” é um argumento que fará descansar muito poucos adeptos.
4/ Qual o grau de responsabilidade de elementos externos face ao momento actual?
Acionistas, oposição interna, comunicação social, empresários, banca, patrocinadores, Governo, Liga, FPF, a lista de “interessados” no que acontece ao Sporting nos próximos tempos é vasta e é completamente visível que, uns mais outros menos, têm exercido pressão sobre todos os elementos dos órgãos sociais do clube. E aqui devemos separar estas forças em dois grupos: os que querem uma alternância de poder no Sporting para o fortalecer e os que querem o mesmo para o fragilizar. O drama de tudo isto é que trabalham, sem o saber (espero), em conjunto.
Devemos no entanto tentar distinguir um ponto importante: o quanto do que estamos a viver é instigado, promovido e ampliado por terceiros? E com que interesse principal? É nesta consideração que devemos entender o que verdadeiramente interessa valorizar. O que verdadeiramente interessa a cada um julgar, através da ida e volta de comunicados. Restringemo-nos a factos e às poucas verdades que conseguimos identificar.
NOTA: no momento em que estava a acabar este post, é confirmada a rescisão de Rui Patrício. Estou completamente desolado e sem conseguir explicar como é que chegamos a este ponto. Depois de ler a motivação para a rescisão, fico com a ideia clara de que todos os valores começam a perder peso perante o dinheiro. O respeito, a honra, a lealdade e principalmente a integridade vão saindo do vocabulário do futebol, dando lugar à oportunidade e à ditadura do momento. O passado e principalmente o futuro parecem não interessar a nada nem a ninguém. Não perde só o Sporting, mas todos os adeptos e principalmente, todo o desporto.
Se antes já não havia amor à camisola, hoje parece já nem haver gratidão com os adeptos. Mascarar uma rescisão com a diabolização de um presidente dá um jeitão e mesmo “pondo-nos a jeito” valorando a liderança do presente, não consigo deixar de acreditar que cada vez menos merecemos sofrer ódio quando tudo o que damos é idolatria e sentido de pertença a algo maior do que nós. Estou cansado de ter de escolher entre x e y, entre uma parte do Sporting e outra, entre ganhar bem e perder sempre, entre defender o clube com o receio de estar a defender quem o lidera, de escolher entre facções do meu clube ou clubes de interesses. Acho anedótico como achamos que tudo se resolve com a queda de um e a ascenção de outro, tanto quanto acho patético que se defenda tudo à base de inimigos externos que raras vezes nos atingem de forma tão dolorosa como acaba de fazer o nosso Capitão.
O Sporting perdurará. A fé nos valores que o desporto deveria promover, essa decaí a uma velocidade estonteante.
*às quartas, o Zero Seis passa-se da marmita e vira do avesso a cozinha da Tasca
3 Junho, 2018 at 18:59
Boa Proza, Javardeiro!!!
Plenamente de acordo com tudo.
Gostava que tivesses dito alguma coisa sobre a MAG transitória e a sua “legitimidade”….
O Sporting já veio alegar que foi constituida alicerçada nos estatutos, na Lei e já houve jurisprudência. Nada me leva a pensar que ESTA direcção fosse enfiar uma argolada neste assunto.
3 Junho, 2018 at 19:00
Vê a Sporting TV às 20 horas que a Dra Elsa Tiago Judas vai explicar isso.
3 Junho, 2018 at 19:02
va benne.
BOA, BOA!
Isto está a fazer-me alguma espécie.
O comunicado já deu para sossegar mais um pouco, mas como bom acritico, acefalo, seguidista e brunista, gosto sempre se saber mais qq coisinha! 😉
#meeeeeeeeeeeeeeee
3 Junho, 2018 at 18:59
0-3, que tareia.
3 Junho, 2018 at 19:00
Aparte;
Parece que houve tumulto em Braga por causa do Futsal.
Adivinhem quem lá estava! Os ilegais…
Espero manifestação por parte do PR (vexado?), do PM e do PAR, do papagaio e do piriquito… tenho aqui um banquinho, obrigado!
3 Junho, 2018 at 19:03
É melhor acolchoares o banquinho.
3 Junho, 2018 at 19:05
achas que ando a dormir…
o banquinho é daqueles corrido… e já tenho aqui um cobertor, não me vá chegar o soninho!
3 Junho, 2018 at 20:37
Aquilo é que foi porrada a sério ( como é apanágio do pessoal do SellBê )
Sempre, sempre, SEMPRE, confusões.
Uma liberdade libertina.
Grande Governo e IPDJ.
São grandes e o SellBê é grande.
Tristeza, esta Aldeia de Portugal.
Que vexame, oh professor de Sousa
3 Junho, 2018 at 20:46
É porrada a sério, é. Não fossem os Macacos Fardados e tinham enfardado pela medida grossa.
3 Junho, 2018 at 19:03
GOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOLLOOOOOO
1-3 Tomás Paçô
3 Junho, 2018 at 19:03
Que lá chupen e que la sigan chupando!!!
3 Junho, 2018 at 19:04
Epá o Sá Pinto não por favor . A fórmula Conceição não funciona 2 vezes seguidas.
Tenho o Sá Pinto como um bom sporringuista , mas isso só não chega . A realidade é que tanto a treinador como a diretor desportivo as suas passagens por Alvalade não foram as melhores.
Não me importava de apostar num Rui Jorge ou então num Rui Faria se quiser finalmente libertar-se das asas do chefe.
3 Junho, 2018 at 19:09
Rui faria ja nao e adjunto do mourinho a cerca de um mes. Despediu se e disse que ia passar uma mes com a familia e que no inicio da temporada ia liderar um novo projecto …
Com Paulo fonseca na ucrania
Com vitor pereira na china
Com Rui jorge na seleccao
Apenas vejo
Rui faria
Miguel Cardoso
Ou um eatrangeiro com o Sa Pinto a adjunto
La.para 4a feira ja saberemos
3 Junho, 2018 at 19:12
Não sabia essa do Rui Faria.
Estranho esse despedimento depois de tantos anos a trabalhar com o ex chefe…
3 Junho, 2018 at 19:26
Scolari ! 🙂
3 Junho, 2018 at 19:04
Joao Carvalho!
O novo 15 million euros baby…
Cavaleiro passa o testemunho!
E diz que o Diogo Gonçalves ainda vai dar mais…
Odaç… só rir!
3 Junho, 2018 at 19:06
perdão…
Mendillion
3 Junho, 2018 at 19:10
Se forem como o do Cavaleiro … infelizmente os benfiquistas nao querem saber lojo eu tambem nao quero. Mas tenho curiosidade quantas “opcoes de compra” vao ser c9ntratualizadas como fizeram com o taletico de madird…
3 Junho, 2018 at 19:09
Intervalo. 1-3
3 Junho, 2018 at 19:17
https://www.ojogo.pt/futebol/1a-liga/sporting/noticias/interior/fui-muitissimo-pressionado-por-todos-os-lados-9398023.html?utm_source=ojogo.pt&utm_medium=recomendadas&utm_campaign=beforeArticle&_ga=2.97325017.752300184.1527900432-1635944964.1527789888
3 Junho, 2018 at 19:26
Quando se resume tudo a ódios e azias…
Fico na minha, o verde é que manda.
Pergunta 1: a Holdimo estava ao corrente da reestruturação? Se não, têm “razão” para espernear, se sim, deviam ter falado mais cedo e em sede própria.
Pergunta 2: estaria o Ricciardi a palavra do para gerir o EO? Só ele pode responder.
Pergunta 3: qual a capacidade do Sporting em fazer face a despesas correntes sem um EO ou antecipação de receitas?
Pergunta 3.1: estando a sad limitada na gestão corrente (a partir de x), quando é que os accionistas se aperceberam das dificuldades e do prazo em que seriam precisas receitas extra?
O JMS é um tretas que navega ao sabor do vento. Por vezes dá jeito ter gajos desses ao nosso lado, mas apenas quando somos nós os que sopram.
PS: João duque??? Fdx, e falam mal de Camilos e croquetes.
3 Junho, 2018 at 19:36
Perguntas interessantes mas já percebeste que não vale a pena. Isto por aqui anda num nível de respostas que qualquer ilegalidade justifica outra ilegalidade qualquer.
P:”Então mas o CD pode nomear uma MAG de amigos?!”
R:”Então a MAG pode marcar uma AG de destituição?”
“Rui Patricio devia ir para o benfica para em qualquer restaurante lhe partirmos o focinho”
“O Podence queria muito sair para ganhar muito dinheiro. Como não deixaram rescindiu.”
Andamos neste nivel de discussão por isso…
3 Junho, 2018 at 19:54
Aguenta, aguenta.
Pelos visto haverá explicações na SportingTV sobre isso das AG’s. Espero eu.
3 Junho, 2018 at 20:07
“Isto por aqui anda num nível de respostas que qualquer ilegalidade justifica outra ilegalidade qualquer”
Completamente
3 Junho, 2018 at 20:13
Azia, ódio.
Só falta o “mal fodida ” para ter o internet argumentario completo.
3 Junho, 2018 at 20:37
Se vocês s não se pusessem com merdas se calhar contribuíam para a discussão.
Pergunta 2, faltam aí palavras?
Pergunta 3, é a questão de ter que vender apenas depois do mundial, segundo me parece, por causa das datas do exercício?
3 Junho, 2018 at 20:51
“apalavrado”
Vender antes ou depois do Mundial pouco tem a ver com gestão corrente, a não ser que batessem clausulas com dinheiro a pronto. Vai influenciar o exercício.
Podes ter um exercício de 100M positivo e não ter dinheiro para pagar salários (passe o exagero).
A questão aqui é liquidez para despesas correntes.
3 Junho, 2018 at 23:41
Porra, só faltava essa de não ter dinheiro para despesas correntes. Ao Sporting basta vender um jogador a baixo preço ou a alto preço.
Acho que colocar dúvidas sobre essa questão é algo redutor
3 Junho, 2018 at 20:53
O “vocês” é sempre delicioso.
Desculpa lá não contribuir com “isto é porque o Ricciardi tem ódio” ou “o Benedito não serve porque é um aziado”. Falta-me aquela elevação intelectual que vocês (coherence alert) têm.
3 Junho, 2018 at 23:45
Não te armes em santa. Últimos dias o teu rácio de piadinhas e ironias aumentou. Mais fogueira ateias que apagas portanto mete-te no Patrício e faz uma introspecção. Encontra o teu verdadeiro chakra
4 Junho, 2018 at 0:48
Vou roubar-te essa imagem, P., mas ao contrário: «Encontra o teu verdadeiro chakra: Mete-te no Patrício e faz uma introspecção.», acompanhado do link para um gatinho se fazer sócio do CFb, parece-me a resposta definitiva para os que se dizem Sportinguistas e alinham com Soares Sobrinho, os rabolhos e o seu cashball e o mendes, enquanto ajudam a sabotar uma TdP.
Feita a restruturação, que remédio têm eles senão esperar pelo fim do mandato…
3 Junho, 2018 at 20:39
Se vocês não se pusessem logo com merdas evitavam o mal que falam
Pergunta 1- pois…
2- faltam palavras?
3- a ideia é só ter que vender (que tens que vender sempre) depois do mundial para fechar este exercício sem infringir o fair play desportivo, ou outra regra qualquer
3 Junho, 2018 at 19:37
Até porque há aí perguntas que muita gente não quer ver respondidas neste momento.
3 Junho, 2018 at 19:41
A Holdimo não tinha um lugar na administração da SAD, fruto dos quase 30%???
3 Junho, 2018 at 19:29
GOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOLLOOOOOOO
2-3
3 Junho, 2018 at 19:32
Transmissão interrompida. Problemas de sinal.
3 Junho, 2018 at 19:31
Se há coisa que BDC fez bem foi escolher treinadores. Só não concordei com este ultimo mas percebi o intuito. Quem fala aqui no Sa Pinto lembra-se da ultima vez que Sa Pinto liderou a nossa equipa?! Claro que o contexto era diferente e isso é importante mas o futebol era fraco como tudo, éramos roubados escandalosamente e o homem parecia sempre sob efeito de benzodiazepinas a dizer que estava tudo bem…
Acredito que Rui Faria tenha mais o perfil no seguimento de LJ e MS.
3 Junho, 2018 at 19:35
Manuel Machado!!!!
Ele e Geraldes nas conferências… isso é que era. E era logo campeão, o JJ até se pelava.
Rui Jorge
Pró, as equipas dele jogam, con, nunca foi treinador.
3 Junho, 2018 at 19:38
O Rui Jorge também entra no perfil.
Seriam as minhas duas apostas. Rui Faria ou Rui Jorge. Ficaria surpreendido com a escolha de Sá Pinto.
3 Junho, 2018 at 19:43
Rui Faria?!
Versão 2.0 de Marco Silva… Um “afilhado” do Mendes?!
Rui Jorge?!
Um gajo que ajudou a fazer a cama ao Peseiro?!
Eh páaaaa
3 Junho, 2018 at 19:45
Veremos Ricardo.
3 Junho, 2018 at 19:52
Prefiro não…
3 Junho, 2018 at 19:49
onde o Rui Jorge provou alguma coisa?
basta ver as convocatórias dele para o ultimo europeu para perceber com quem ele anda alinhado.
Rui Faria, poderá ser um tiro no escuro, mas tem muita experiência acumulada, contrariamente ao RJorge.
quanto ao Sá, prefiro-o ao treinador do Rio Ave
3 Junho, 2018 at 19:52
Para mim, o treinador do rio ave nem entra na equação.
3 Junho, 2018 at 19:56
Cuidado!
O Gordo Guerra garantiu. O primo subscreveu…
3 Junho, 2018 at 19:43
E o futsal dos juniores ?
3 Junho, 2018 at 19:49
Ainda ninguém me explicou convincentemente porque é que marcando eleições para Setembro condicionaria a manobra com empréstimos obrigacionistas agora a realizar e previamente acordada em reunião da SAD…
3 Junho, 2018 at 19:54
em relacao aos que gritam:
Rua Bruno de Carvalho!!
(eh pá acho que tem feito um grande trabalho, mas ainda é cedo para andar a pedir uma rua com o nome dele… talvez mais tarde…) 😉 😉 😉
3 Junho, 2018 at 19:55
boa piada para desanuviar…
E agrada a todos… até aos que lhe queiram passar por cima! 😀
3 Junho, 2018 at 20:00
😉
3 Junho, 2018 at 20:01
Já o Diabo na Direccao.
Ja temos Judas na Assembleia.
Falta- nos o Pilatos na CFeD.
E adeus Campo Grande Football Club.
3 Junho, 2018 at 20:03
E o futsal Júnior ?
3 Junho, 2018 at 20:04
o scolari nao era mau. anda pela china? nao devemos é ter dinheiro para o ir buscar.
estrangeiros… ranieri?
3 Junho, 2018 at 20:05
Scolari ou Ranieris é que nao, por favor.
3 Junho, 2018 at 21:56
Acredita, que medo!
4 Junho, 2018 at 9:54
Acho o Paulo Sousa uma boa opção.
3 Junho, 2018 at 20:04
Agora é hora de ouvir Judas.
3 Junho, 2018 at 20:05
Alguem a ver soortingtv? So vu conseguur ver mais tarde a dra. Judas
3 Junho, 2018 at 20:09
“Como Sócio do Sporting Clube de Portugal, não posso ficar em silêncio perante a gravíssima tentativa de me mutilar dos meus direitos enquanto sócio, e enquanto cidadão num país democrático. De acordo com o comunicado da Direcção do Sporting, dois órgãos sociais independentes e eleitos pelos sócios do Sporting Clube de Portugal foram retirados de funções pelo Conselho Directivo e substituídos por um grupo de pessoas não-eleitas, escolhidas (sem que se saiba com que critério) única e exclusivamente pelo Conselho Directivo. Não há qualquer artigo nos Estatutos do Sporting Clube de Portugal que permita esta acção, nem há qualquer Estado democrático que o possa aceitar.
Para realçar a gravidade desta acção, há que relembrar o seguinte.
Primeiro, a Mesa da Assembleia Geral é a salvaguarda dos Estatutos e dos sócios. Segundo o Artigo 54º dos Estatutos: “O Presidente da Mesa da Assembleia Geral é a entidade mais representativa do Clube […]”, e não o Presidente do Conselho Directivo. O Conselho Directivo aboliu a entidade mais representativa dos Sócios do Sporting, e substituiu-a por si próprio.
Segundo, uma das funções do Conselho Fiscal e Disciplinar é, enquanto entidade independente, vigiar o Conselho Directivo e se necessário punir os seus membros. Assim o dizem os Estatutos, na alínea f) do nº 1 do Artigo 59º, “Compete ao Conselho Fiscal e Disciplinar: fiscalizar os actos administrativos e financeiros do Conselho Directivo.”; na alínea h) do nº1 do Artigo 59º, “proceder à análise de participações ou queixas que lhe forem apresentadas pelos outros órgãos sociais, ou por, pelos menos, dez sócios efectivos, contra qualquer sócio do Clube, mesmo que o visado seja membro de qualquer dos órgãos sociais em exercício.”; e o nº 2 do Artigo 59º, “– Quando estiver em causa irregularidade imputada a membro do Conselho Directivo, e sem prejuízo do competente processo disciplinar, o Conselho Fiscal e Disciplinar participará o facto ao Presidente da Mesa da Assembleia Geral.” A Direcção aboliu um órgão independente que monitoriza as acções do Conselho Directivo, e substituiu-o por si próprio.
Posto de forma simples, o Sporting tem três órgãos sociais independentes (sem contar com o Conselho Leonino, já previamente abolido), dois dos quais foram eliminados para concentrar todo o poder do Clube num só. A MAG, que tem a função de zelar pelos sócios e pelos Estatutos, foi substituída pela Direcção. O CFD, que tem a função de monitorizar as acções do CD, foi substituído pela Direcção. Aliás, a convergência de poder num só órgão e a falta de qualquer independência das comissões-fantoche torna-se evidente quando se constata que o “Comunicado do Conselho Directivo do Sporting Clube de Portugal” contém também as deliberações da pretensa substituta da MAG e da pretensa substituta do CFD.
Que fique claro que sem MAG os sócios perdem poder, para que a Direcção o retenha, e que sem CFD não há vigilância sobre a Direcção, que pode fazer tudo o que quiser e bem entende. Não há outra forma de o descrever: aboliu-se o sistema mais democrático dos grandes clubes de Portugal para instituir a mais assumida ditadura.
Acresce-se ainda que há a desfaçatez de utilizar uma comissão estatutariamente inexistente para alterar os Estatutos do Sporting Clube de Portugal. Primeiro, coloco a questão: se uma MAG demissionária não podia convocar uma Assembleia Geral segundo o que lhe era estatutariamente garantido, como pode uma “Comissão Transitória” ter qualquer legitimidade perante os sócios de i) substituir o CFD e ii) propor alterações estatutárias?
Segundo, note-se que as alterações (ainda desconhecidas) visam modificar: o Artigo 37º, cessação de mandato; Artigo 39º, renúncia de mandato; Artigo 41º, comissões de gestão e de fiscalização; Artigo 55º, composição do Conselho Directivo; Artigo 67º, prorrogação de prazos; Artigo 68º, dissolução do Sporting Clube de Portugal – a introdução deste último ponto sendo francamente preocupante. Considerando que a maioria destas alterações reage directamente à situação actual, e considerando o que já foi feito para assegurar que a Direcção se mantenha no poder independentemente dos sócios que, na verdade, têm a palavra máxima, o propósito destas alterações adivinha-se. Eu não aceitarei que se modifiquem os Estatutos apenas para perpetuar uma Direcção. Eu não aceito que esta comissão não-eleita inscreva na lei do clube normas que a legitimem. E não aceito que esta comissão ilegal perpetue a concentração de poder numa Direcção em detrimento da palavra dos sócios, que a elegem e têm todo o direito de a derrubar.
Numa nota pessoal, dispenso qualquer tentativa de colar também sobre mim a fácil acusação contra qualquer um que se insurge contra os actos da Direcção, a de traição. Traído sinto-me eu que ajudei a eleger uma Direcção pelos ideias que prometia e que hoje desrespeita, contradiz, e destrói. Em 2012 e 2013 lutei contra uma Direcção incapaz. Em 2018 assumo-me frontalmente contra uma Direcção tirana.”
Retirado do Facebook do socio André Patrão
3 Junho, 2018 at 20:26
Alguém q explique a esse filho da puta que essas pessoas se DEMITIRAM.
3 Junho, 2018 at 21:38
Tratar o André Patrão por fdp mostra bem o nível dos acólitos
3 Junho, 2018 at 20:41
https://youtu.be/EnGiGeNYciM
3 Junho, 2018 at 20:49
hahaha
3 Junho, 2018 at 23:33
Os órgãos sociais auto afastaram se.
Não foram afastados.
Não gozem com as pessoas
3 Junho, 2018 at 20:10
Faz-me uma especie do carago. Nos andamos sempre aqui a dizer que os nossos jogadores sao uns grandes valores etc. mas depois…
Adrien – Leicester, William – Everton?, Patricio – Wolverhampton…
Gelson – ninguém lhe pega, Podence – a ver vamos mas nao me cheira…
Sei que temos uma relação de fixação especial com os nossos meninos da academia, mas verdade seja dita, que desde o Ronaldo o produto da nossa academia tem sido curto para nos dar grandes encaixes financeiros. Sao jogadores medianos que no máximo ambicionam um Valencia ou ou Monaco, mas nao mais do que isso.
Acho que deve também haver uma reflexão mais profunda dos nossos adeptos acerca disto. Os nossos meninos nao sao a ultima coca cola no deserto, e alguns deles custam muito dinheiro a formar com muito pouco retorno financeiro para o clube.
Aqui ha uns anos, todos diziam que com o novo fair play financeiro, os clubes portugueses nao tinham outra hipotese que nao a da formação. Mas acho que isso nao é totalmente verdade.
3 Junho, 2018 at 20:19
O problema da formação é que há muito conforto, os meninos tem tudo o que precisam de mão beijada não ha ambição para mais.
Julgam que o resto do mundo do futebol é igual vão dar-lhes tudo porque sim.
Recordo que os nossos bolas de ouro foram fura vidas sem academia. Um vinha da margem sul as tantas da manhã para ser alguém e o outro veio da pobreza e sabia que aquela era a única saída.
Prefiro gajos de fora que dêem valor ao clube que certos mimado.
Sl
3 Junho, 2018 at 20:20
Resposta ao vivo na sporting TV. Tudo a ser justificado como manda a lei.
3 Junho, 2018 at 20:21
Tenho zero vontade de continuar isto…
Será que o presidente do CF estava a ver a TVI24 ou a CMTV? Parece condição para chegar ao conhecimento da intenção de JMS. Que vergonha ter de ouvir isto…
A bem do Sporting, continua a ver e a aguardar que leiam os artigos que fundamentam a nomeação desta MAG transitória.
3 Junho, 2018 at 20:26
Para Chico-Esperto, Chico-Esperto e meio….
É bem feito. O bombeiro que dedicasse tempo aos Estatutos antes de abrir a boca na CS…..
3 Junho, 2018 at 20:29
Mas onde é que esta senhora já disse que artigo legitima esta a nomeação dela própria?!
Porque até agora já citou vários artigos dos estatutos mas quando foi para falar sobre esta nomeação limitou-se a dizer que era fundamentada.
3 Junho, 2018 at 20:28
Ilegal ou legal dia 17 à AG para se discutir tudo e mais alguma coisa
3 Junho, 2018 at 20:35
Essa tua frase ser encarada com normalidade diz muito sobre a situação actual do clube.
3 Junho, 2018 at 20:41
Nada é normal no Sporting, já devias saber isso.
3 Junho, 2018 at 21:02
Qual é o motivo da Justa Causa, Sabes?
3 Junho, 2018 at 20:30
Não, o presidente do CF não deve ter visto televisão nenhuma, nem lido jornais. Com certeza esteve metido num buraco, portanto nem soube da demissão do Marta Soares.
Bonito, é dizer que se demitiu, mas afinal já, não porque não meteu os papéis. Brincadeira.
3 Junho, 2018 at 20:32
Brincadeira é o que eu estou a assistir…
Se gostas, força.
4 Junho, 2018 at 2:16
Bem uma vez que O JMS anunciou a renúncia em bloco da MAG e do Conselho Fiscal é óbvio que teve conhecimento e é óbvio que os 2 orgãos tiveram acção concertada, o que implica conhecimento. Penso que do ponto de vista legal encerra a questão.
3 Junho, 2018 at 20:25
Inacreditável…
Bem, se esta senhora vai ser a próxima presidente da MAG fico com a certeza absoluta que a independência entre CD e MAG deixa de existir.
3 Junho, 2018 at 20:55
Era suposto ser independente?
3 Junho, 2018 at 23:38
MAG temporária
E o bombeiro despediu-se.
Se entregou papeis ou não
Se ninguém viu na tv é estarmos a gozar.
Não há honra? Palavra?
Portanto um merdas que abandona, da o dito por não dito e está claramente a trabalhar contra o Sporting já pode ser um gajo porreiro!?
Foda-se, não consigo entender isto
A sério Ireland, não consigo, do que vou lendo de ti surpreende me esta defesa dum gajo que está claramente de ma fé contra a direção….
3 Junho, 2018 at 20:27
Foda-se nunca mais vamos sair disto .
Pelos vistos tudo vai girar em torno da palavra – conhecimento .
Num país cheio de burocracia acho estranho não haver a necessidade dum papel formal assinado . Vão lá esgrimir as definições de conhecimento para os tribunais mas despachem-se por favor .
Ps. A senhora fala um bocado alto 🙂
3 Junho, 2018 at 23:40
Ó defensor dos valores sportinguistas, a palavra a honra não contam para nada é isso.
Tudo como o outros merdas irrevogável.
3 Junho, 2018 at 20:28
“Daiam-nos o documento! Daiam-nos o documento!”
Foda-se…
3 Junho, 2018 at 20:29
Sim o problema é a forma como fala não é? Agora o conteúdo baseado nos estatutos isso não interessa nada.
3 Junho, 2018 at 20:31
Diz-me que artigo foi referido até agora que legitima a nomeação por parte do CD de uma nova MAG?
3 Junho, 2018 at 20:35
Só me estou a a referir ao facto de o PMAG só ter de comunicar e sua demissão.
Ou seja a menos que o CF não veja TV nem oiça Rádio o PMAG está demissionário.
3 Junho, 2018 at 20:28
Realmente é inacreditável esta senhora estar a explicar tudo, enquadrando o que diz, justificando etc e tal…
Realmente do que lemos e ouvimos só retemos o que querermos.
É inacreditavel…
3 Junho, 2018 at 20:30
Diz-me que artigo foi referido até agora que legitima a nomeação por parte do CD de uma nova MAG?
Está no “tudo explicado”?
3 Junho, 2018 at 20:33
Ja lá vai… isto está a ter uma sequência.
3 Junho, 2018 at 20:45
Art. 39 e 52. e a obrigação do CD em cumprir os estatutos.
3 Junho, 2018 at 20:59
Vai à próxima página e diz-me onde está nesses artigos que o CD tem poder para nomear outro órgão social independente.
3 Junho, 2018 at 21:47
Mas qual é o teu exercicio ?
Discutir direito por linhas tortas ?
3 Junho, 2018 at 20:30
Com esta a holdimo, richardis e croquetes não fazem farinha… isto incomoda.
Chapéus há muitos já dizia o Vasco.
3 Junho, 2018 at 20:37
Quanto ao facto da convocatória da MAG ter de mencionar, de forma explícita, os motivos de justa causa para apreciação e esclarecimento dos sócios votantes, posso garantir que tem sido esse o entendimento jurisprudencial.
A omissão destes elementos inquina a validade da convocatória e consequentemente das deliberações que viessem a ocorrer.
Já analisei esta questão no âmbito de sociedades comerciais e a opinião da Dr.ª Elsa Judas é a que está em linha com as orientações doutrinárias e jurisprudenciais dominantes (se não unânimes).
3 Junho, 2018 at 20:50
Isso é uma questão de senso comum, nem é preciso saber Direito.
Penso que o Marta Soares naquela confusão toda ficou sem rede, porque não faltam advogados de renome na ex-MAG, mesmo que sejam uns merdas como pessoas. A MAG demitiu-se, foi cada um para seu lado, e ele ficou sozinho a tentar arranjar argumentos para fazer cair o CD, só que fez tudo mal feito. Parece-me evidente que eles contavam com a queda do CD, e não esperavam ter de fundamentar nada juridicamente.
3 Junho, 2018 at 20:31
Afinal o JMS convocou o que não podia… ó patrão vem cá ver isto!
3 Junho, 2018 at 20:32
Os filhos da puta da raça de merda do braga ganharam a taça do futebol de praia.
Fdx andamos a dar títulos europeus de borla a estes cabrões.
3 Junho, 2018 at 20:33
Grande texto, mais um ldp
🙂
3 Junho, 2018 at 20:34
+1
3 Junho, 2018 at 20:57
😀
3 Junho, 2018 at 20:34
Adoro tudo o que escreves ldp
3 Junho, 2018 at 20:34
+1
3 Junho, 2018 at 20:35
Grande posta LdP
Como hábito
3 Junho, 2018 at 20:35
+1
:p
3 Junho, 2018 at 20:39
Lourenço
Alguma hipótese de me dares um minuto aqui??
( é para um amigo )
[email protected]
3 Junho, 2018 at 20:35
Novamente qual a justa causa, desde o primeiro minuto que a direção pergunta isto.
Onde está a justa causa.
Sl
3 Junho, 2018 at 20:38
A justa causa é a reestruturação financeira. Não sei quais eram as dúvidas lol. Tentaram a ver se colava, lixaram-se, agora no máximo que metam o CD em tribunal como fez a Holdimo e que se f**am todos
3 Junho, 2018 at 21:14
Aí é????
Uma novidade a reestruturação e porque?
Cumprimentos
3 Junho, 2018 at 20:37
Quando um gajo(a) vai falar do que sabe,
É UMA CHATICE.
3 Junho, 2018 at 20:38
Elsa, quem não quer perceber não percebe. Muitos anos a ensinar na Universidade ensinou-me isso mesmo.
3 Junho, 2018 at 20:39
Pelos vistos as comissões estão nomeadas como actos de Gestão uma vez que a quem cabia não o faz. É o que percebo da explicação da Dra. Elsa.
3 Junho, 2018 at 20:40
Gestão a que estão vinculados os membros do Conselho Directivo.
3 Junho, 2018 at 21:17
O que não percebo é: A MAG não pode nomear um CD interino, mas o CD pode nomear um CF e MAG interinos. Acha mesmo que faz sentido?
3 Junho, 2018 at 21:43
É só tentares colocar o termo demissionário aí pelo meio, lacrau.
3 Junho, 2018 at 22:36
Quer que a MAG que se demitiu nomeie um CD que está legitimamente em funções, que não se demitiu e que está gerir o Clube bem?
Nas próximas eleições organizem-se melhor. Com toda a campanha contra BdC apoiada por toda a Comunicação Social, por políticos de vários quadrantes -só falta mesmo é vir também o Patriarcado exigir a demissão do Presidente- talvez BdC não vos dê uma abada tão grande como da outra vez, que se fique pelos 60% para a rataria e a toupeiragem imagine que isso não será vinculativo por ser tão pouco.
…entre os opositores que se conheciam mais os novos (onde já se contam também ilustres ‘arrependidos’ como Dias Ferreira, Zé Eduardo ou E.Barroso) não deve ser difícil fazer uma lista forte.
Já agora, o Zé Eduardo, que aquando do despedimento de marco Silva era apelidado de Zé-dos-Tachos aqui na Tasca pelos anti-brunistas que adoravam o sonso, e que foi quem veio revelar publicamente o comportamento desleal do MS, já veio retratar-se e dizer que estava enganado e que foi o Ditador quem o obrigou a dizer aquilo? Ou será que a sua súbita mudança de campo, a sua passagem de apoiante para cartilheiro anti-Bruno está relacionada com a não renovação do contrato de restauração que detinha no Estádio José Alvalade?
3 Junho, 2018 at 22:42
Acho que fazia sentido o Lata Soares ter convocado a AGO para meio de junho como era sua obrigação. Sempre quero ver como é que ele descalça a bota.
3 Junho, 2018 at 23:52
A MAG pode nomear um CD interino. Mas o CD está em funções
3 Junho, 2018 at 20:41
Uiuiuiuiui Elsinha, a responsabilizar o Lata Soares pelo possível falhanço do EO, podendo ser obrigado a indemnizar o SPorting.
3 Junho, 2018 at 20:43
hahahaha, ó sobrinho, ó Ricciardi, ajuda aqui que eu náo tenho guito… hahaha
3 Junho, 2018 at 20:43
Espero que vá pedir o dinheiro a quem lhe encomendou a tristeza que fez
3 Junho, 2018 at 20:47
Ele vai buscar aos bombeiros porque de poiares não leva mais nada