O Sporting está a atravessar uma autêntica guerra de legitimidade interna. Os dois Orgãos Sociais com mais poder, o Conselho Directivo e a MAG entraram em rota de colisão assumida e não há tréguas à vista. Tudo acabará evidentemente por ser decidido pelos tribunais, nem que seja à custa de providências cautelares, que servirão de árbitros a todo este novelo de interpretações estatutárias.
Seja quem for que saia por cima, o Sporting já perdeu. Perdeu coesão. Perdeu foco na sua missão desportiva. Não deixo de ficar apreensivo quanto ao resultado de qualquer dos cenários, muito particularmente quanto à governabilidade e estabilidade do clube nos tempos futuros, seja para BdC ou qualquer outra presidência. Duas coisas me parece cada vez mais claras:
1/ a MAG está declaradamente a ser suportada por facções que querem a queda deste CD;
2/ O CD não vai ceder um palmo na sua intenção de adiar o mais possível uma oscultação eleitoral.
Perante estas duas posições, cabe a cada sócio entender bem o que estará em causa agora e nos tempos futuros e quero deixar aqui, mais do que considerações e julgamentos (completamente inúteis face à minha incompetência jurídica para analisar os factos), pistas para que qualquer um faça as reflexões que entender ser capaz.
1/ A MAG entende que o CD perdeu condições fundamentais para prosseguir o seu mandato
Os argumentos que apresentou (parcialmente) são vagos e resultantes de uma interpretação e não de factos. Em termos financeiros, a gestão do CD não merece reparos de monta, portanto sobra a gestão desportiva e o famigerado “estilo de comunicação do presidente”. Parece-me absolutamente ridículo apontar o caso Cashball como um argumento, já que denúncias e investigações não são o mesmo que provas de culpa. Aliás, quanto a este caso, é preciso salvaguardar alguma prudência, sabendo que senhores como Cesar Boaventura estão por detrás e talvez bem pela frente da origem deste processo.
Quanto ao “estilo de presidência”, podemos achar contraproducente a uma estratégia eficaz, podemos até achar que não beneficia em nada o Sporting, mas não pode ser, até que alguém prove o contrário, intencionalmente lesivo para a gestão do nosso emblema. A avaliação de incapacidade não pode ser suportada por “forma” ou “estilo”, mas sim por actos lesivos e gestão completamente equívoca.
2/ O CD alega a ilegitimidade da MAG para tomar decisões, uma vez que se manifestou demissionária
Quando alguém se assume como demissionário, releva publicamente que não tem condições para prosseguir as suas funções ou competências. Seja por discordância ou por outra razão qualquer, a verdade é que todas as suas ações a partir do momento dessa assunção, se tornam questionáveis. Eu vi, ouvi e não foi apenas uma vez, o Presidente e a Vice-Presidente da MAG assumirem que a MAG se tinha demitido em bloco. Se o fizeram ou não, parece-me mais relevador de algum zigue-zague e desnorte do que algo que possamos compreender como estratégico. Acima de tudo gostaria de saber as razões porque se (iam) demitir e as que levaram ao retrocesso dessa decisão.
Este braço de ferro com o CD, será sempre questionável até que assumam a totalidade dos argumentos que apoiaram todas as suas decisões.
3/ O CD está a fugir do escrutínio dos sócios?
Parece-me claramente que este é um CD que não tem propriamente receio de ser validado pela massa associativa. Depois de 2 eleições e 2 AGs extraordinárias, teremos de olhar a questão por outro prisma. O do tempo. As últimas semanas têm sido ricas em polémicas, denúncias, ameaças, desafios ao poder e legitimidade deste CD. Parece-me óbvio que BdC e seus pares não querem ser julgados pelo momento actual, entendendo profundamente afectados por uma massiva ofensiva da Comunicação Social que disseca o emblema em tudo o que pode explorar uma pequena janela de polémica. O receio parece fundado e apesar de achar que os sócios sabem ler o interesse do clube apesar “dos momentos”, é um esforço que poderá ser aceitável, mas dependente do futuro dos acontecimentos e da capacidade de resolver os vários problemas que se irão deparar quanto ao início e preparação da época de futebol profissional.
Continuo a achar que seja em AG ou em eleições, o Sporting deverá promover uma oscultação aos sócios. Tem de existir algo que reforce o CD e as suas decisões perante as batalhas árduas que se avizinham. Não ser “obrigatório” é um argumento que fará descansar muito poucos adeptos.
4/ Qual o grau de responsabilidade de elementos externos face ao momento actual?
Acionistas, oposição interna, comunicação social, empresários, banca, patrocinadores, Governo, Liga, FPF, a lista de “interessados” no que acontece ao Sporting nos próximos tempos é vasta e é completamente visível que, uns mais outros menos, têm exercido pressão sobre todos os elementos dos órgãos sociais do clube. E aqui devemos separar estas forças em dois grupos: os que querem uma alternância de poder no Sporting para o fortalecer e os que querem o mesmo para o fragilizar. O drama de tudo isto é que trabalham, sem o saber (espero), em conjunto.
Devemos no entanto tentar distinguir um ponto importante: o quanto do que estamos a viver é instigado, promovido e ampliado por terceiros? E com que interesse principal? É nesta consideração que devemos entender o que verdadeiramente interessa valorizar. O que verdadeiramente interessa a cada um julgar, através da ida e volta de comunicados. Restringemo-nos a factos e às poucas verdades que conseguimos identificar.
NOTA: no momento em que estava a acabar este post, é confirmada a rescisão de Rui Patrício. Estou completamente desolado e sem conseguir explicar como é que chegamos a este ponto. Depois de ler a motivação para a rescisão, fico com a ideia clara de que todos os valores começam a perder peso perante o dinheiro. O respeito, a honra, a lealdade e principalmente a integridade vão saindo do vocabulário do futebol, dando lugar à oportunidade e à ditadura do momento. O passado e principalmente o futuro parecem não interessar a nada nem a ninguém. Não perde só o Sporting, mas todos os adeptos e principalmente, todo o desporto.
Se antes já não havia amor à camisola, hoje parece já nem haver gratidão com os adeptos. Mascarar uma rescisão com a diabolização de um presidente dá um jeitão e mesmo “pondo-nos a jeito” valorando a liderança do presente, não consigo deixar de acreditar que cada vez menos merecemos sofrer ódio quando tudo o que damos é idolatria e sentido de pertença a algo maior do que nós. Estou cansado de ter de escolher entre x e y, entre uma parte do Sporting e outra, entre ganhar bem e perder sempre, entre defender o clube com o receio de estar a defender quem o lidera, de escolher entre facções do meu clube ou clubes de interesses. Acho anedótico como achamos que tudo se resolve com a queda de um e a ascenção de outro, tanto quanto acho patético que se defenda tudo à base de inimigos externos que raras vezes nos atingem de forma tão dolorosa como acaba de fazer o nosso Capitão.
O Sporting perdurará. A fé nos valores que o desporto deveria promover, essa decaí a uma velocidade estonteante.
*às quartas, o Zero Seis passa-se da marmita e vira do avesso a cozinha da Tasca
4 Junho, 2018 at 7:41
O que leva uma professora de direito, especializada em direito desportivo em assumir o papel de CTMAG e ir à TV fazer is esclarecimentos que fez se tal não fosse verdade, lícito e justificável perante a lei.???
Que necessidade tem esta Sra Dra prof. De se expor e ficar ao lado de 7 loucos ou 7 magnificos?
Não explicou tudo? Não enquadrou tudo nos estatutos e na lei quando não há resposta nos estatutos por estar omissa?
Não foram feitas 3 sessões de esclarecimentos? Não vai haver mais um tempo de explicações e debate na AG de dia 17?????
Afinal o que querem os sportinguistas???? Vão uma duzia ou mais para a TV ganhar dinheiro para falarem do que não sabem, prejudicar a imagem do clube, mais uma centena nas redes sociais a fazer o mesmo.
Querem meter o BC na rua, uns por interesses proprios, outros feridos de morte por nao terem tacho, a maioria nem sabe porque quer correr com ele e justificam com a má gestão e comunicação. O resto não conta? Não conta que só falamos em futebol, não conta que os jogadores e treinador ganham milhões e não se esforçaram para mais que um 3o lugar e uma taça da Liga. Não conta que se queiram aproveitar do show da CS e de umas msgs de merda e de uns vândalos lhes terem dado na corneta para quererem sair e encherem se com euros…
Nada conta, só interessa que o coreano saia, mais o resto da tropa.
4 Junho, 2018 at 11:14
Clap Clap clap Clap
4 Junho, 2018 at 14:51
É mais: Slap, Slap, Slap
4 Junho, 2018 at 15:12
O ódio cega, e o ódio ao BdC é tanto que anda a fazer o preco do rennie subir em flecha….. a azia é fdd.
Nem pensam porque as coisas acontecem como acontecem. Comem tudo o que a CS coloca à frente sem pensar como se fosse um big mac. É tudo pronto-a-comer, nem sequer analisar as coisas, sem filtrar, sem pensar duas vezes. Pensar dá trabalho e requer cérebro…. não é para todos.
4 Junho, 2018 at 17:43
Isto!
4 Junho, 2018 at 7:45
#eunaovouemmanifestacoes
A manifestação é para quê? ?? Quem é o deficiente que teve esta brilhante ideia? Devem estar a pensar gritar quando o BC estiver a renegociar o EO.
Em que ajuda a manifestação? Nada.
O que fazer? Recolher assinaturas, arranjar o dinheiro e fazer um texto para justificar o pedido de AG destituitiva. E eu vou assinar essa lista e dar o meu contributo económico. Porque isto só la vai com eleições, mas isso não serve, Não sei porquê, mas não serve e só a demissão interessa.
4 Junho, 2018 at 7:51
Hoje vão aparecer mais rescisões, o Bruno Fernandes vai ser um deles, senti que a Dra. Elsa nos preparou para isso ontem.
4 Junho, 2018 at 15:14
Espero bem que não. Por um lado é um jogador de topo que não gostaria de perder.
Por outro recebemos 100M de euros e isso é muita papel (mas claro, sabemos nós quando vamos receber as clausulas…. os jogadores não têm esse tipo de dinheiro, a não ser que pecam ao CR7 e ainda ficamos a arder com as dividas).
4 Junho, 2018 at 7:53
Rp no carnide, enfim… seria o afundar e torcer a faca nas nossas costas.
Tristeza.
4 Junho, 2018 at 7:54
Se calhar o podence também quer ir para o carnide. Foda-se…
4 Junho, 2018 at 7:56
Mais um dia duro.
4 Junho, 2018 at 8:03
Acho graça a comentadores falarem desgarradamente sobre jogadores que põem em cheque direções sem comentar o atropelo que isto é para um clube e para a legitimização dos seus sócios.
Acho hilariante… A falta de capacidade de análise para chegar a esta constatação.
4 Junho, 2018 at 8:32
Braz e Braz, sociedade de advogados.
Especialista em fazer favores e agradar para fazer as coisas andar. Palavras do próprio…
4 Junho, 2018 at 8:35
Eles chegar lá chegam, mas comungam do mesmo desejo por isso não têm interesse em olhar para a coisa de forma objectiva e admitir que é simplesmente um contrasenso e o fim de qualquer organização quando são os atletas ou os treinadores a escolher direcçoes.
4 Junho, 2018 at 8:25
Ta de chuva.
Greve na CP.
Bom início de semana.
Rescisões? Carvão, ninguém vai rescindir. Isso são mentiras. Tic tac e tal.
4 Junho, 2018 at 8:32
Os comboios da CP não são movidos a carvão há muito…
4 Junho, 2018 at 9:55
Onde é que o BdC desencanta estes personagens?! Esta tipa da MAG, dado o nível de ilegalidade subjacente à sua nomeação, ainda vai acabar com mais um processo disciplinar junto da ordem dos advogados. Enfim, é a venezuelização do SCP e pelo que leio por aqui não há problema.
4 Junho, 2018 at 10:05
Quem com ferros mata, com ferros morre. Ou melhor.
4 Junho, 2018 at 12:13
É ilegal porquê?
Qual é a lei que está a desrespeitar?
Pergunto porque não sei, mas como foste tão acertivo no teu comentário saberás concerteza.
4 Junho, 2018 at 15:25
Os órgãos só podem praticar actos caso lhes tenha sido atribuída normativamente (seja por lei, estatutos, etc) competência para o efeito. Ora, a ‘alegada’ MAG de Gestão é, pura e simplesmente, inexistente – não há qualquer previsão estatutária ou legal a contemplá-la -, em consequência, todos os actos por ela praticados são igualmente inexistentes (e nota que a inexistência é o desvalor jurídico mais gravoso que existe no nosso ordenamento). Era o mesmo que o Primeiro Ministro dissolver a AR, depois nomear o Cherba como presidente da AR e, de seguida, o Cherba começar a praticar actos. Tais actos existem facticamente, mas são juridicamente inexistentes…
De resto, podes ver o que escrevi abaixo quanto a isto.
4 Junho, 2018 at 15:16
Ilegal de acordo com o teu livrinho de leis….. aquele bocado de papel higiénico que usas. Porque de resto já foi mais do que explicado que não existe qualquer ilegalidade.
A unica ilegalidade foi o teu aborto ter falhado.
4 Junho, 2018 at 18:24
Meu caro: é bem verdade que raramente há uma única resposta correcta no direito (conforme defendeu um académico americano que não interessa aqui para o caso), especialmente em questões problemáticas ao nível interpretativo e da resolução de conflitos normativos, as quais necessariamente se traduzem na atribuição de discricionariedade para o aplicador competente. Neste caso, porém, em que estamos perante a criação, de facto, de um órgão inexistente à luz dos estatutos – pelo menos, os do SCP; não conheço os estatutos do clube bruno de carvalho -, não tenho dúvidas algumas do que afirmei.
4 Junho, 2018 at 10:02
É uma pena ver a Tasca transformada num fórum para imberbes. A degradação do clube também passa por aqui.
4 Junho, 2018 at 10:39
O problema é que eu acho que “o circo está montado!” e provávelmente., como sempre acontece, o sporting servirá de exemplo para tudo o que de mau tem acontecido no futebol português…, veja-se o caso das agressões na academia de alcochete, em que o poder politico (sempre tão juntinho do slb), logo aproveitou a oportunidade de vir dizer “estamos cá e condenamos, repudiamos é inaceitavel…” onde andaram até então?? Pois é, se fossem outros o assunto teria morrido, no seixal, no olival, tal como morreu em Guimarães… mas sendo em alcochete… ui, ui, vamos lá fazer um brilharete. E se associarmos a isto, os poderes ocultos, ou nem tanto, que estão por detrás desta máquina de propaganda montada por TODA a comunicação social, contra Bruno de Carvalho, direção e SPORTING CLUBE DE PORTUGAL… temo o pior!! E o pior mesmo é que, mais uma vez o digo, nós conseguimos numa semana fazer aquilo que o carnide não fez em 10 meses… durante 10 meses foram atacados com mails, vauchers, jogos para perder, claques… não vi 1 lampião a criticar a direção ou o presidente, nem 1, o discurso foi sempre, alegadamente, vamos ver, está por provar, investigue-se, atenção a julgamentos na praça pública, já estão a querer condenar o benfica…! Nós, numa semana foram dezenas de pseudo-notáveis a vir ás TV,s derreter o presidente a direção o clube…foi um fartote de escárnio e maldizer!! E enquanto assim for e eu não vejo como possa mudar, seremos sempre UM CLUBE DE CARNEIROS EM VEZ DE UM CLUBE DE LEÕES!! Tenho pena, vejo muitos erros nesta direção, tal como vejo que muita coisa foi bem feita (pavilhão, recompra dos passes de jogadores, exigência competitiva, saneamento de contas, reestruturação financeira, MODALIDADES, mobilização da massa adepta traduzida no actual numero de sócios e numero de espectadores no nosso estádio e muito mais, MAS, se esta direção cair por motivos externos causados por pressões sejam elas de que ordem forem… o meu cartão de sócio cai também!! DIZEM QUE ESTÁ MARCADA PARA HOJE UMA MANIFESTAÇÃO JUNTO AO ESTÁDIO CONTRA ESTA DIREÇÃO…E EU PERGUNTO, PARA APOIO OU CONTRA ESTA DIREÇÃO? Quero saber se devo lá estar…ou não…! Analisem a GESTÃO FINANCEIRA E PATRIMONIAL desta direção nos ultimos 5 anos e tirem as vossas conclusões!!
4 Junho, 2018 at 10:44
a 1ª página do record fala em manifestações para hoje à noite em alvalade mas não especifica… e eu como deixei de ler, também, o record (não leio um jornal em que o seu ditector manda mails a LFV para pedir favores de emprego para amigos…), fiquei sem saber se s~ºao a favor ou contra a direção… alguém poderá elucidar-me??
4 Junho, 2018 at 11:15
São contra. Segundo os dados que constam no evento criado no facebook, poderão manifestar-se cerca de 10 000 pessoas.
4 Junho, 2018 at 11:20
hahahahahahahahaha
Chamem o Tadeu para o workshop 😉
4 Junho, 2018 at 11:26
O Estádio tem capacidade para 50000…
É validar as entradas e distribuir senhas… Em Roma, era assim que se fazia!
4 Junho, 2018 at 15:19
Segundo consta a PSP conta com uma manifestacão contra e uma contra-manifestacão.
Na realidade devem ir meia duzia de gatos pingados com cartazes anti e mais ninguem aparece….. o pessoal trabalha e não tem pachorra para estas palhacadas.
4 Junho, 2018 at 11:20
Temos que perceber que esta situação é uma conjunção de forças com diferentes interesse e razões, mas com um ponto em comum, o ódio ao Bruno de Carvalho.
Os venficas (A,B,C…) porque o Bruno de Carvalho veio agitar um ecossistema de interesses e troca de favores comparável ao que se passa em Nápoles e Sicília. Um habitat sustentado na construção civil, portas 18 e troca de passes de jogadores. Formando um bem oleado carrossel de dinheiro e poderes.
CS tem um ódio visceral a pessoa Bruno de Carvalho acho que é algo que nem a própria cs consegue explicar. Este ódio ainda se torna maior com os incentivos financiados pelo o orelhas e a sua trupe.
sobrinhos/riccardi por interesses de capital. Estão a ser apertados por todos os lados, não só pelas autoridades portuguesas mas também as internacionais, e viam o SportingCP como uma escapatória alà situação em que se encontram.
mendes/agentes sem Bruno de Carvalho todos os negócios são mais fáceis de se realizarem e as comissões muito mais vantajosas. Basta comprara o antes e o depois de Bruno de Carvalho. Acho não ser necessário dar exemplos.
E por fim os notáveis dinossauros, em que a inveja, insegurança, o “novo” e diferente lhes causa desconforto e a até medo. Eles querem manter o clube como se fosse uma cotada ou clube de golf, em que objetivo é ter uma zona neutra ou um ponto de encontro para as “elites” se pavonearem.
E basicamente é isto. O Bruno de Carvalho veio acabar com esta merda toda, devolveu o clube a quem realmente ama o SportingCP. E estes filhos de uma grande puta fazem de tudo para voltar ao que era.
4 Junho, 2018 at 15:26
No fundo a CS odeia porque eles trabalham todos para o carnide.
Apenas meia duzia de jornalistas fazem realmente o seu trabalho.
A unica coisa que posso apontar ao BdC nestes 5 anos foi o não ter acabado com a Juve Leo, de resto tem sido impecável. Mas comprar uma guerra com uma claque que tem tanto poder (em termos de votos que controla e em termos de brutamontes que podem criar problemas) seria um tiro de bazuca no pé. Com tempo a claque desaparecerá e com ela todos os criminosos que andam a vender bilhetes ilegais, a vender droga, a fazer negociatas com os nenucos, etc…
4 Junho, 2018 at 11:28
Como jurista, estou absolutamente estupefacto com o que se passou nos últimos dias. E até mesmo como professor de direito: o que se está a passar é um daqueles casos práticos surreais que, por vezes, inventamos para os alunos resolverem, que parecem pouca ou nenhuma aderência à realidade ter. Isto é a prova de que não são assim tão absurdos. Aliás, acho que a nossa actual situação consegue até ultrapassar casos desse género.
Com efeito, o Conselho Directivo impediu os outros órgãos sociais, responsáveis por assegurar a participação dos sócios e a fiscalização da atividade do CD, de funcionar. Além disto, o CD impediu também, sem qualquer base jurídica, a implementação das decisões adoptadas por aqueles órgãos no quadro das suas competências próprias. Mais: chegou ao ponto de, sem qualquer base estatutária, declarar a extinção desse outros órgãos sociais, igualmente eleitos pelos sócios e que têm tanta legitimidade quanto a do CD. Finalmente, o CD resolveu, sem qualquer competência para tal, substituir aqueles órgãos por outros não previstos nos Estatutos, designadamente pela auto-proclamada MAG, que anda a enviar cartas aos sócios agendando Assembleias Gerais.
É a loucura total!
4 Junho, 2018 at 11:50
Então mas não se demitiram ?!
Se se demitem como é que pode ser o CD a impedir o funcionamento ?
4 Junho, 2018 at 15:22
Songue, ou deverei dizer Sangue? Tu és tão jurista quanto eu sou o Batman…..
Percebes? Eu sei que um dia leste a Constituicão do Reino Unido, mas caramba, isso não faz de ti jurista.
4 Junho, 2018 at 17:47
Não percebo, não. Mas vou dar-me ao trabalho de dar-te uma explicação:
(i) Até é verdade que percebo alguma coisa de constituições – não muito da britânica, é certo -, mas o que faz de mim jurista é mesmo o facto de ser licenciado em direito;
(ii) E, por acaso, nem sequer sou apenas licenciado, pois obtive já o título de mestre em direito;
(iii) Sou também advogado, ainda que tenha a inscrição na ordem suspensa por exercer actualmente funções num órgão de soberania;
(iv) E, como acima referi, sou ainda professor de direito, não no sentido académico em que o termo é usado – pelo menos, por enquanto -, senão pelo simples facto de dar aulas de direito (mais concretamente, numa universidade pública).
E tu, percebes alguma coisa da Constituição do Reino Unido?
4 Junho, 2018 at 17:53
Então a mesa da AG demitiu-se ou não ??
A mim o que me parece é que as demissões é que perturbaram o bom funcionamento da actividade do Sporting.
Portanto, a mesa da AG demitiu-se ou não se demitiu ? O que passou nos canais de televisão com o PMAG a dizer que se demitiram em bloco não se passou ?! Ao demitir-se em público não se demite efectivamente ? A palavra não vale de nada ?
4 Junho, 2018 at 18:15
Sinceramente, não faço ideia. Estou num ponto em que já nem sequer tenho grande vontade de ler notícias e tentar perceber ao certo o que se passa no nosso clube. Estou genuinamente triste, deprimido até com tudo o que se tem vindo a passar.
Posso dizer-te o seguinte: a não ser que os Estatutos o prevejam expressamente, não há demissões de boca; pressuponho, em qualquer caso, que tenha havido um pedido formal de demissão por parte dos membros da MAG, que hão-de ficar em gestão.
Por outro lado, nada do que acima disse significa necessariamente que a MAG e, em concreto, o Marta Soares não cometeram eles próprios ilegalidades no que fizeram. Acho que, hoje, já ninguém põe em causa que o tipo é um pateta que vai vagando ao sabor do vento.
Mas nada disto justifica, a meu ver, que se chegue ao ponto de criar órgãos ad hoc e nomear os respectivos titulares, sem qualquer previsão estatutária.
E, já agora, ainda que não perceba grande coisa de direito do trabalho, quanto ao assunto das resoluções dos contratos, também te posso dizer que as cartas da resolução de contrato do Patrício e do Podence, muito embora tenham sido feita por um dos três maiores e melhores escritórios de advogados portugueses, ao menos do que vi, não me pareceu grande coisa – era tudo muito conclusivo e pouco fundamentado, razão pela qual muito dificilmente fica justificada a justa causa…
4 Junho, 2018 at 21:17
Eu faço a pergunta porque não conheço os estatutos, mas pelo que se vê toda a gente percebe imenso do estatutos porque toda a gente mete a sua dedada.
4 Junho, 2018 at 18:01
Curioso, relativamente, ao orgão de soberania.
É o Sell Bê, ou é um dos tentáculos ?
Já alguma vez te demitiste ?
Tens dado exemplos desta situação aos teus alunos ? ( E refiro-me também à parte da Intoxicação Social )
Se UM orgão social, de uma Empresa/Instituição se demite, a primeira é obrigada a ficar parada ?
Se esse mesmo orgão social, demissionário, não cumpriu com as suas obrigações ( neste caso específico, não marcou uma AG pedida pelo CD, quando os primeiros ainda não eram demissionários ), haverá legitimidade em provar, e comprovar, que não cumpriram o seu trabalho, bem como estatutos, correcto ?
PS – Espero que não esteja a exercer funções em Poiares
4 Junho, 2018 at 18:27
Ahaha
Embora até o conheça, não sou o Miguel Poiares Maduro (e até posso dizer que politicamente estou bem longe do MPM). Mas, neste caso, ele tem muita razão no que disse, que é mais ou menos o mesmo do que acima mencionei.
4 Junho, 2018 at 19:07
E não tenho dado exemplos destes aos meus alunos, por uma razão muito simples: não tenho ligação a teoria geral do direito civil ou a direito das sociedades. Mas, por exemplo, o caso das resoluções dos contratos de trabalho saiu na frequência de direito do trabalho feita na minha faculdade, há uns dias atrás.
4 Junho, 2018 at 22:07
Agora é que reparei que o pateta do Bombeiro é de Poiares. lol
Segundo a nossa Constituição – é que os órgãos têm de ser criados normativamente -, os órgãos de soberania não abrangem as autarquias.
4 Junho, 2018 at 15:29
Alguém lúcido nesta enxurrada de disparate que por aqui vai…
4 Junho, 2018 at 12:23
O Estado de Sítio
O SCP vive, nestes últimos meses, um verdadeiro estado de sítio. Todos, mesmos os que fingem não ver, perceberam há muito que a ligação entre o plantel (incluindo a equipa técnica) e o Presidente estava insustentável. E para ter esta percepção nem precisava de saber o teor das sms´s ou dos textos no Whatsapp que constam na carta de rescisão subscrita pelo capitão Rui Patrício. Esta rescisão é um bom exemplo do estado das coisas. Estamos a falar do capitão; do maior símbolo do plantel; do campeão europeu; do melhor GR do euro 2016; do melhor GR do campeonato nacional; do menino que chegou a Alvalade com 11 anos; do jovem que aos 18 anos se estreou na 1.ª liga (e logo defendeu um penalti); do jovem que ultrapassou assobios constantes da bancada; do menino que chegou ao topo dos GR´s mundiais. Apesar de tudo isto, temos quem ache que a “culpa” está só e apenas de um dos lado. O dele! Não está. Como também não está só do lado do Presidente. O Presidente, por exemplo, não esteve bem aquando do episodio das tochas em Alvalade. Voltou a não estar bem aquando da “espera” nas garagens de Alvalade. Voltou a falhar, aqui por falta de comparencia, na Madeira. Etc.. Etc.. Mas quero acreditar – quero muito! e acredito! – que o Presidente desconhecia por completo o que estava preparado por um grupo de criminosos/terroristas para a Academia. De braço dado com este caos no plantel, temos o caos nos orgaos sociais. Um Direção “presa” por um ou dois membros; uma MAG que nao se percebeu ainda se está ou nao demissionaria; um CFD que se demitiu quase na totalidade; orgãos “transitórios”; estatutos metidos na gaveta; 3 ou AG´s convocadas para os proximos dias; assinaturas de sócios não validadas; o Presidente a fazer o mesmo que criticava no Godinho; o Presidente a não seguir o que em tempos disse; o Presidente da MAG a dizer uma coisa e o seu contrário; o Presidente da Direção a comentar convocatórias do Presidente da MAG; a aparição da personagem Judas; a chegada à frente do ex ministro Maduro; jantares de “opositores” (já apelidados de lampioes, reles, ratos; sportingados; etc..). Face a todos estes ingredientes (explosivos) esta feito um dos maiores desafios à Historia centenária do SCP (sim, já sao mais de 100 anos! Não começou em 2013 e não vai acabar em 2018!). Um clube grande, enorme, gigante, tem que dar resposta a todo este caos. O clube ainda é dos sócios? Se sim, que se ouça os sócios. Em AG ou em eleições. Mas, por favor, nao façam do Estado de Sítio um situaçao perfeitamente normal. Isto não vai lá com um peqeuno almoço em off com jornalistas; com entrevistas para a CMTV ou com anúncios nos ecrãs de Alvalade. Viva o SCP!!!
4 Junho, 2018 at 12:35
Aplaudo o bom senso
4 Junho, 2018 at 17:06
Concordo, os sócios deveriam ser ouvidos na AG que o CD solicitou para esclarecer e como foi ignorado pelo PMAG demissionário acabou por fazer 3 sessões de esclarecimento, onde foram ouvidos sócios de norte a sul.
O ultimatum feito pelo Marta Soares é inadmissível em qualquer democracia.
– Ou se demitem ou convoco uma AG para destituir. PQOP, por mim é o grande culpado disto tudo e está calado como um rato, ele continua a ter a possibilidade de terminar com o “Estado de Sitio” basta atender ao pedido do CD e agendar para depois de Agosto toda e qualquer decisão sobre a destituição ou em alternativa apresenta os argumentos de justa causa ou ainda apresenta a lista das assinaturas.
É muito grave o que ele está a fazer mas como é habitual toda a artilharia se concentra no CD, cujo crime conhecido é manter-se em funções.
4 Junho, 2018 at 16:51
A mim pouco me importa a opinião dos outros, aliás a mim nada me importa o que é que defende para o clube o Cherba, a Maria Ribeiro, o José Pina, o Octavio Machado, o Ocatvio Ribeiro, o Ricciardi, o Luis Figo..Se estiverem do lado que defendo melhor, se não estiverem melhor também porque um Grande clube faz-se com uma boa oposição não tenham duvidas disso. E é mesmo por aqui que começo, pela diferença de opinião e pelo respeito pela democracia e pela liberdade. Não, não estou a dar lições de moral a ninguém, estou só a querer fazer perceber que nem todos os que não apoiam a continuidade deste conselho diretivo querem ou são a favor do regresso dos chamados “croquetes”; nem todos os que estão contra este conselho directivo tem algo contra BDC, a pessoa BDC; nem todos os que estão contra este Conselho diretivo não lhes estão gratos pela forma dedicada como defendeu o nosso clube! Não contem comigo para a linhar na parca ideia, que ou é BDC ou é nada! Era o que mais faltava uma instituição como o Sporting Clube de Portugal estar dependente de uma direção. O clube não morre! Não morreu no pós Godinho, nem morrerá no pós BDC.
4 Junho, 2018 at 17:54
100% de acordo! (mesmo que isso nao interesse muito a V. Exa. 🙂 )
4 Junho, 2018 at 17:56
Certo, diferenças de opinião é de saudar, o problema é que muita gente na sua senda contra BdC utiliza o argumento exactamente contrário a esse: ou BdC abandona ou é o caos.
Têm todos de pensar um bocadinho e aceitar quem tenha opinião contrária, o problema é que também há por aí muito infiltrado, pelo que ataca-se logo e pergunta-se depois (erradamente)
4 Junho, 2018 at 18:06
Acho que isto responde a muita coisa:
O Presidente do CD acrescentou ainda que se a MAG estava a dar 60 dias para a Assembleia Geral (AG), dando estes 15, 20, 25 dias e analisando toda a documentação facultada pelo CD ainda tinham tempo, se descobrissem algo de mal, para convocar as eleições nos tais 60 dias que indicaram, e, até lá, permitiria gerir normalmente o Clube.
…………………..
De seguida, o Presidente da MAG perguntou ao CD e seu Presidente se pretendiam apresentar renúncia ao mandato, estando a MAG preparada para convocar a AG eleitoral para dia 19 de Agosto de 2018, ou 26 de Agosto, ou 2 de Setembro, conforme fosse mais conveniente. Disse que se o período eleitoral pode criar problemas não pretendia saber que problemas eram esses.
…………………………..
Perante isto alguém acha que o problema está no CD?
4 Junho, 2018 at 18:03
É escolher
Uma mais mexida
https://youtu.be/mcN5FTaLfzc
E uma mais ambient
https://youtu.be/EnGiGeNYciM
5 Junho, 2018 at 2:34
“Não morreu no pós Godinho, nem morrerá no pós BDC.”
Não morreu no pós Godinho porque entretanto estes senhores que lá estão conseguiram muita coisa. Senão a esta hora andávamos a lutar para não descer.
4 Junho, 2018 at 23:46
É fácil criticar o RP por rescindir com o Sporting. Mas pergunto, o Sporting não é representado por um presidente que é responsável moral pelas agressões bárbaras ocorridas na Academia? Tb é verdade que a maioria dos adeptos mostraram estar solidários com os jogadores, mas continuam a bajular uma pessoa que está a colocar os valores do SCP na lama…
tenho o coração partido!
Vou ao estádio desde miúdo por paixão ao futebol e pelos ídolos que são os jogadores! Não vou para ver presidentes dar voltas olímpicas!
E presidente após presidente continuamos a cometer os mesmos erros de arrogância e inveja Perante os jogadores!
Está na altura de ter um presidente vindo do desporto e deixar os presidentes adeptos, croquetes e banca na bancada.
Basta!!!
4 Junho, 2018 at 23:48
Estiveste exilado e só tinhas a CMtv para ver? OK, estás perdoado.
5 Junho, 2018 at 0:38
Acreditar que BC é responsável, moral que seja, do ataque à Academia é algo irracional. O que é que ele ganharia com isso quando tinha a Taça alí ao virar da esquina? A quem poderia interessar um acto desses?
Talvez à Oposição Interna e Externa…. Pois… Usem os
neurónios para não enferrujarem puxa….