Comecei a escrever esta crónica eram 17:10h de sábado, muito feliz pela brilhante vitória da nossa equipa de hóquei em Patins sobre um fortíssimo Porto, e que, a uma jornada do final do campeonato, se sagrou campeã nacional ao fim de 30 anos.
Uma jornada inesquecível e daqui aproveito para endereçar a esta briosa equipa, ao treinador Paulo Freitas treinador Paulo e a todos que contribuiram para uma vitória algo inesperada no momento da grelha de partida, mas justíssima e sem mácula, como me habituei a desejar ao longo da minha vida de Sportinguista. Vitória que minorou a penosa semana que vivemos, que pode prenunciar outra (ou outras) que se avizinha de igual tristeza e que vinte minutos antes (16.50h) quando vinha manifestar o júbilo que senti aqui à Tasca, me levou a não o fazer porque, nem nas vitórias, nos momentos de alegria que devia ser de todos aqueles que amam o Clube, se deixam de ler comentários e piadas de mau gosto. Deixo àqueles que me leem a tarefa de tirarem conclusões…
Posto isto, gostaria de me debruçar sobre o nosso Futebol Feminino. Mas não consigo. Sinto-me vazio, desmotivado, para explanar aqui o que gostaria de fazer, como prometi há umas semanas atrás, uma análise mais ou menos pormenorizada do que foi a Liga Allianz, de me debruçar mais detalhadamente sobre a brilhante e difícil vitória sobre o Braga na final da Taça. Foi aliás este jogo, que vi repetidas vezes durante a semana, para me furtar de algum modo aos tristes acontecimentos que estão a dividir a família Sportinguista, que serviu de lenitivo a um estado de espírito que nunca pensei viver nos anos que levo de Leão no coração.
Essa análise ficará para mais tarde, isto se me sentir preparado para o fazer. Vejo aqui neste espaço uma intolerância que a minha formação e idade rejeitam liminarmente. Com imensa tristeza o digo: isto não é, de forma alguma, o Sportinguismo que o meu pai me transmitiu. Intolerância usava-se para com os nossos adversários quando nos procuravam menosprezar, amesquinhar. Porque para quem ganha é preciso ter galhardia, respeito, dignidade para quem não vence, senti muitas vezes esse sentimento para com eles.
Na Sede do Passadiço, onde passei anos maravilhosos como adepto e atleta do Clube, aconteciam entre os sócios discussões acaloradas mas nada mais do que isso. Nunca, em cerca de 10 anos, vi o que quer que fosse de menos digno. Julgo que a diferença reside em algo que tem o nome de teclado e que exponencia outra que se chama coragem…
O Sporting, se fôr, no seu Universo, o espelho da Tasca, caminha a passos largos para se tornar num Clube profundamente fracturado, consequentemente longe dos êxitos que todos desejamos. Que o Clube que amamos saia depressa deste doloroso momento, que saibamos respeitar, mesmo discordando, aqueles que não têm a mesma visão que a nossa.
É tudo. Demasiado tempo para escrever estas linhas, expressam bem a minha actual incapacidade de comunicar…
* às segundas, o jmfs1947 assume a cozinha e oferece-nos um mais do que justo petisco temperado ao ritmo do nosso futebol feminino
4 Junho, 2018 at 11:28
Toca mas é a ligar para a SIC.
Nota: dizer que é anti bruno.
E depois expor toda a cabala contra o SCP e gozar com a comunicação social nojenta
Obrigado
Não deixem apenas os aziados, cegos e oportunistas falarem sobre o SCP.
Pelo menos metade entende e está com a direção.
Façam se ouvir
4 Junho, 2018 at 11:31
É apenas por isso que cá venho, acreditas?
Só para o discurso ser polvilhado por opiniões de ambos os lados da barricada.
Caso contrário isto passa a ser o Camarote.
4 Junho, 2018 at 11:29
A verdadeira divisão do Sporting reside na oposição entre aqueles que querem ser do Sporting e os que querem que o Sporting seja seu.
Não há inocentes, há, só, diferentes graus de responsabilidade (roubei isto descaradamente ao Stieg Larsson).
O ruído aumentou, consideravelmente, a partir do momento em que, o Empréstimo Obrigacionista e Restruturação Financeira, ameaçaram ferir de morte os interesses estrategicamente reunidos numa campanha contra o Sporting.
A campanha iniciou-se no momento em que alguem teve a ousadia de dizer:
o Sporting é nosso outra vez! Embora a frase aluda a posse, o subtexto era: somos de um Sporting livre e independente.
Se os sportinguistas ouviram isto com júbilo, outros ouviram com diferentes estados de espírito:
– Mau, tinha aqui uns activos tóxicos estruturados para empandeirar para estes totós e parece que estou entalado, pensavam uns
– Mau, querem ver que estes tipos vão começar a fazer ondas e levantar a lebre expondo o meu plano tão bem urdido, pensava outro, enquanto coçava a extremidade do pavilhão auricular anormalmente desenvolvido
– Mau, os gaijos a custa de quem andamos a acumular títulos desde ’82, vão acordar? Pensava ele de que…
– Mau, querem ver que ainda aparecem tipos em calças de ganga na bancada central, suavam frio outros
– Mau, querem ver que estes ainda me vão às comissões, pensava o DDT, enquanto clonava uns agentes FIFA just in case
Só os mass media exultaram tanto como os sportinguistas: Fixe, isto vai dar merda, ou seja audiências.
Salto no tempo, salto sobre como se descobriu que o polvo conseguiu mobilizar todos os sectores podres da nossa sociedade e activá-los com os seus interesses.
Salto para um ponto no tempo em que os mass media já não têm qualquer pudor e alimentam os néscios com sound bites que repetem até à náusea: ‘o Bruno é mau, o 666, façam qualquer coisa’.
Salto para um ponto no tempo em que microcéfalos especializados se atrevem a dizer: ‘se o presidente sair a gente já não rescinde’, desculpem mas: ‘What the fuck???’
É a isto que se quer ceder?
4 Junho, 2018 at 11:38
Em cheio!
Não penso que o porco esteja envolvido, embora sejam eles os principais beneficiados na luta entre carnide e Sporting.
Não vamos esquecer quem disse que “o Sporting não irá ganhar nada” e depois temos o clube na luta por tudo, tendo mesmo ganho um trofeu merdoso mas que não deixa de ser um trofeu.
Para que a epoca não terminasse com a taca aconteceu um “ataque” em alcochete, que ninguem me tira da cabeca teve mão do orelhas.
E o maritimo foi carregado com malas para ganhar o jogo… ao mesmo tempo que os jogadores do Sporting iam “ouvindo” falar de propostas milionárias para irem para outras bandas….
4 Junho, 2018 at 11:48
Também penso muito isso tudo… que toda esta conspiração terá começado em março, abril no jantar entre JJ e Ricciardi… ou antes ainda, aquando do acordo em tribunal entre JJ e slb mediado por RA…
4 Junho, 2018 at 12:17
O ruído aumentou, consideravelmente, a partir do momento em que, o Empréstimo Obrigacionista e Restruturação Financeira, ameaçaram ferir de morte os interesses estrategicamente reunidos numa campanha contra o Sporting.
na mouche!!
4 Junho, 2018 at 15:08
Clap Clap clap Clap clap Clap clap Clap clap Clap clap Clap clap Clap clap Clap
4 Junho, 2018 at 11:45
E o caso dos jogos para perder, como está?
Aquele que repunha a justiça que nos foi negada.
Alguém consegue ver alguma coisa para lá do nevoeiro?
Cambada de lemingues…
4 Junho, 2018 at 12:58
Isso interessa para quê, pá?
Faits divers.
4 Junho, 2018 at 13:05
O attention span da plebe só permite dar atenção a um assunto de cada vez.
4 Junho, 2018 at 14:11
Tranquilo, o que não falta ao SPORTING, são Príncipes desta Piolheira: Francisco Stromp, Fernando Peyroteo, Joaquim Agostinho, Júlio Rendeiro, Carlos Lopes chegam para espetar nas trombas dos Pedantes.
4 Junho, 2018 at 18:43
Alguns nem isso…
…andam por ai !
nem sao carne nem sao peixe.
If you know what i mean!
4 Junho, 2018 at 11:45
Meu caro JMFS1947 Compreendo o que dizes relativamente à fractura nos sócios. Ela existe mas, não é incurável. Existirá sempre e será sempre curável com a conquista de um Campeonato de futebol.
Aparentemente não é isso que acontece. A questão é explicada da seguinte maneira.
Se vens todos os dias ou, pelo menos frequentemente à Tasca verificarás que os Nicks que aqui comentam são conhecidos de todos nós.
Porém, mal o Sporting tem uma escorregadela aparecem logo uns 10 ou vinte nicks que nunca vimos.
Sabes bem como é fácil criar um Nick na Tasca. Dás ao Cherba o teu nome, um Nick e um e-mail válido e está feito. Ora, essa gente faz parte das toupeiras do benfica. É paga para criar a confusão e dissensão entre os Sportinguistas. Juntam-se à lampionagem aqueles de entre nós que estão dispostos a subordinar o Sporting aos seus interesses individuais ou de grupo. Esses alinham com as Toupeiras do Estado Lampiâmico.
Vêem para aqui fazer exactamente aquilo que o Carnide faz diariamente nas televisões e jornais:
– Criticam o Presidente
– Fazem-lhe um julgamento público de carácter
– Atacam o JJ
– E atacam e insultam todos aqueles, de entre nós, que se atrevem a fazer-lhes frente.
A TASCA do Cherba, nesses dias fica informaticamente instável e nós temos enormes dificuldades em postar ou simplesmente deixar ficar um comentário ( a página dá erro, o comentário não aparece, etc.) no mínimo é curioso mas, tanto eu como o Cherba e alguns outros de entre nós, sabem identificar um bug aleatório e també, entre outras coisas, o comportamento de um site ou um blog quando fica sob ataque.
Esta é a realidade. Uma grave fractura entre os sócios (que não existe é digamos falsificada porque estamos perante uma troca de brutalidades.
Há pouco tempo uma dessas cobardes toupeiras do Carnide insultou expressamente uma data de tasqueiros habituais e eu chamei-lhe tudo de filho da puta a cobarde, levou comigo pelas ventas. Ainda por cima disse-lhe onde ia estar no dia seguinte (no Pavilhão João Rocha das 12.00 às 18.00, desafiando-o a ir lá ter comigo para que eu o fizesse engolir os dentes juntamente com os insultos.
Estive lá, podiam ser NN, não sei. Contrariamente ao que a prudência aconselha fui armado. Ninguém apareceu a perguntar por mim na loja Verde nem no Museu, nem nas casas de banho. Como supunha era uma mera toupeira paga, como de costume. Se fosse um Sportinguista, teria ido ter comigo desejoso de me dar uma coça mas, acabaríamos por nos entendermos. Se fosse um lampião enxofrado levava logo para tabaco. Se não fosse ninguém, não seria senão uma toupeira. Só uma toupeira aguentaria o que lhe disse de cara destapada, sem se sentir provocada à ignomínia. As toupeiras não são pagas para levar no focinho. São pagas para subverter e destruir o Sporting Clube de Portugal.
Não te preocupes muito com as clivagens que é isso que eles querem.
Preocupa-te em identificar toupeiras e denunciá-las publicamente.
4 Junho, 2018 at 13:28
Caro Mário Túlio, não é bem assim. O primeiro comentário de cada novo nick fica sempre em moderação até ser aprovado.
4 Junho, 2018 at 11:49
“O Sporting tem de ir a eleições e tem de aparecer um Líder forte que não ceda interesses políticos, agentes desportivos nem a banca.
Não ceda perante a pressão da comunicação social lampianica”
Oh… Wait!
Os queques querem a saída deste presidente, eleito pela maioria.
Alegam ilegalidade estatuária neste momento.
Mas fecham os olhos à mesma na pessoa do PMAG e seu golpe palaciano.
Alguns desses queques nem sócios devem ser (não são menos scpguistas por isso mas tem menos direitos).
Outros não são queques apenas não vêem através do fumo do carvão.
Outros não são queques, até vêem o carvão más têm tal ódio à personagem que colocam esse ódio acima do Sporting.
Odio a um Presidente eleito com mais de 70% relegitimizado com quase 90%.
Acredito que c a pressão tenha perdido algum apoio de quem se deixou intoxicado.
Mas duvido muito que tenha menos de 50 % do apoio
E querem que ele saia!!!???
Porquê uma minoria que não se reve?
Arranjem o candidato
BdC ou o caos. Não pode ser ,não acredito
Bla bla bla bla.
Não estamos em eleições mas candidatos há.
E projectos?
O único projecto que existe é tirar
E é isto que os scpguistas querem?
Trocar um presidente truculento, que arrota mas que defende o SCP, um direção que está a tirar o Sporting do poço, que recuperou o Sporting campeão nas modalidades, uma direção que já ganhou um campeonato de futebol e que, acima de tudo esta a dotar a modalidade rainha de condições para pelo menos contar na luta do título.
E querem trocar isto pela incerteza???
Somos 170 mil (essa treta dos 3,5 m é gira mas apenas 170 mil podem ser candidatos. Dadas as condicionantes provavelmente candidatos tem de vir de um pool de 10000).
“Não acredito que não haja alternativas…”
Olhem eu esperei 30 anos por BdC e não vou arriscar.
Aceito e quero pluralidade.
Não aceito golpes palacianos.
Não aceito a vontade de uma minoria de queques se sobreponha a uma maioria de pessoas que se preocupam com o conteúdo e não com a forma.
Voto em projectos, não em pessoas.
Votarei em pessoas que me tenham dado confiança.
E até agora ,nenhuma outra pessoa me dá confiança.
Projectos nada…
Eleições haverá, a seu tempo. Não duvidem
E se está direcção for corrida será pelos sócios não pela holdimo, pelo EL, pela banca ou pelos ressabiados
4 Junho, 2018 at 11:50
O único projecto que existe é tirar BdC do poder.
4 Junho, 2018 at 11:52
Outra falácia….
Agarrados ao tacho.
Mas algum tachista faria isto?
Um tachista não teria convicções e andaria ao sabor do vento.
Num pais de corruptos e tachistas chamar a estes Homens tachista é apenas estúpido..
Ou, então, tachistas muito burros
4 Junho, 2018 at 14:04
sem duvida lourenço
4 Junho, 2018 at 11:49
Lourenço,
Respondo aqui porque o post anterior ja esta muito grande.
Eu nao defendo MINIMAMENTE JMS! O que defendo é estabilidade dos orgaos sociais em concordancia com o que foi pelos socios votado. A meu entender, para se excluir uma MAG das suas funçoes (mesmo que demissionaria) e NOMEAR uma do agrado do CD é preciso algo extremo acontecer. E se esse extremo acontece, independente das razoes, o CD nao pode continuar como se nao fosse um problema deles… Sao orgaos independentes que nao DEVEM (PODEM?) ser nomeados consoante as necessidades. A ser necessaria tal exclusao de um orgao social, significa que o CD, por muito que ache que nao tem responsabilidade na materia, tem de assumir isto como uma derrota e sujeitar-se a votaçao novamente. E uma amputaçao demasiado grande dos orgaos sociais para se por uma protese e toca a andar. Como ainda ninguem me explicou convenientemente em que medida eleiçoes em Setembro/Outubro podem condicionar a manobra com os EO, nao entendo o motivo para nao estarem ja agendadas. O clube certamente acalmava porque tinha um plano traçado. Dava tempo para quem se quisesse candidatar organizar a sua vida, dava tempo para ao CD actual trabalhar, etc… Nao era um assumir de derrota nenhuma nem muito menos ceder a eventuais vontades dos croquetes. Era apaziguar o clube traçando um rumo, para mim, absolutamente necessario.
Isto nao e defender holdimos, JMS ou ricciardis. Pelo menos nao da forma como foram defendidos quando estavam ao lado de BDC. Trata-se de uma visao diferente da tua daquilo que acho melhor para o Sporting admitindo desde ja que neste momento NAO CONFIO EM NINGUEM QUE ESTEJA NO CLUBE. Muita da verdade esta por saber e deixo as certezas absolutas para os habituais arrogantes.
4 Junho, 2018 at 11:55
Obrigado Ireland!
4 Junho, 2018 at 11:55
Algo extremo???
= golpe palaciano?
= impedir a actual direção de se recandidatar?
= impedir a reestruturação que coloca a SAD na mão do Sporting?
Isto não é apenas extremo é traição e noutros tempos dava direito a ficarem pendurados
4 Junho, 2018 at 11:59
Nao leste com atençao. Nao digo que isso nao seja grave.
Muita gente que acha ver atraves do carvao, nao ve atraves doutro fumo qualquer…
4 Junho, 2018 at 12:07
Caro irlandês, apenas temos noções diferentes do que é grave\extremo e prioritário
4 Junho, 2018 at 12:00
Se o Presidente da Republica resolvesse demitir o Governo, a Assembleia da Republica e todos os Juizes destes país e de seguida nomeasse pessoas da sua confiança…… o que ias achar de tal acto por parte do Presidente da Republica?
E até te ajudo e digo que o motivo para os demitir a todos eram crimes graves….
4 Junho, 2018 at 12:02
Em condições extremas esse seria o papel dele
4 Junho, 2018 at 12:07
Obviamente que não seria, no sistema vigente em Ptto … seria convocar eleições o mais depressa possível.
Mas esse nem é um bom exemplo, pq no nosso sistema, o PR=PMAG…
4 Junho, 2018 at 12:09
Claro que não é comparavel.
É só para o coração de hiena me deixar em paZ
4 Junho, 2018 at 12:20
lol
Tu não entendes que tem que existir SEMPRE separação de poderes??
Mesmo em situações extremas…. essa separação tem que existir.
Por isso….o conselho directivo…. ao nomear a comissão da Judas mal e porcamente…. teria que de imediato convocar eleições para TODOS os Orgãos Sociais!
Será que não entendes que assim não existe Independência entre órgãos??
Por isso é que nas democracias o poder judicial é Autónomo!!
Custa assim tanto perceberes isso??
P.S. Apreciei o pino e cambalhota que deste entre as 12:02 e 12:09.
4 Junho, 2018 at 12:27
O poder judicial é autonomo?
Tem dias…
Já agora, quem nomeava a comissão da Judas? O presidente que comunicou ser demissionario que afinal ah e tal não estou?
O presidente demissionario que só pode ter actos ordinarios e que convoca por sua exclusiva iniciativa uma AG EXTRAORDINARIA destitutiva sem confirmação de assinaturas dos associados, passando assim por cima do estatutos?
A comissão foi nomeada mal e porcamente porque? Porque o PMAG auto-exilou-se num limbo?
4 Junho, 2018 at 12:45
“teria que de imediato convocar eleições para TODOS os Orgãos Sociais!”
Isto para continuar a assegurar a Independência entre Órgãos.
4 Junho, 2018 at 12:57
A separação de poderes tem e deve sempre prevalecer, enquanto existir o regular funcionamento das instituições.
Esta separação não pode nem deve conduzir o sistema à entropia, pelo que existem mecanismos previstos para o evitar, como acontece com a comissão da Judas.
JMS como presidente da mesa tinha obrigação legal de convocar aum AG ordinária para aprovação do orçamento.
Ao não fazê-lo, criou as condições para que o CD democraticamente eleito fosse estatutariamente demitido, como penalização pela grave falha da não apresentação do mais importante mecanismo de gestão de uma organização: o orçamento.
Reconheço que a utilização desta falha por JMS deve ser corrigida em futura alteração estatutária pois, como se verifica, é muito perigosa e pode ser usada despudoradamente.
Falta igualmente JMS justificar porque não marcou a AG requerida pelo CD para aprovação do orçamento.
Tudo o resto é folclore do pior.
SL
4 Junho, 2018 at 13:35
Veio da Maia e falou…
E bem!!!
4 Junho, 2018 at 12:18
Deves estar a fazer-te de parvo porque o Sampaio fez exactamente isso, destituiu a Assembleia apenas quando o seu partido acabou a restruturacão e com isso colocou lá o seu candidato.
O Cavaco fez parecido, ao nomear um Governo que veio a cair na Assembleia. Com isto a Constituicão obriga a novas eleicões, o que não veio a acontecer, e colocou lá um partido (não existiu nenhuma coligacão mas sim um “acordo” bilateral com dois partidos) passando ao lado da Constituicão.
Com estes dois actos abriu-se uma caixa de Pandora, por um lado o PR pode distituir governos apenas porque sim, sem que haja um motivo para tal, e por outro vencer as eleicões deixou de servir para alguma coisa porque bastam uns partidos juntarem-se e combinarem derrubar quem ganha para poderem formar Governo. Chegámos mesmo ao extremo de agora se colocarem Governos em funcões sem haver eleicões primeiro, como mandava a Constituicão.
O PR tem poderes para essas coisas…. mas deves andar a fazer-te de parvo.
4 Junho, 2018 at 12:32
“Deves estar a fazer-te de parvo porque o Sampaio fez exactamente isso, ”
Exactamente o caraças!!
Sampaio dissolveu a Ass. da Repuplica e convocou ELEIÇÕES!!
Ai tens o resultado das eleições realizadas em fev de 2005.
https://www.eleicoes.mai.gov.pt/legislativas2005/IS/D23/index.html
4 Junho, 2018 at 12:33
Deixem-me fora das vossas cenas…
4 Junho, 2018 at 14:10
Com um pequeno senão, é que para esse cenário ser comparável, o Primeiro Ministro devia declarar publicamente que o governo se demitia em bloco assim como a assembleia se auto-absolveria. Só que depois o governo vinha dizer que afinal só saía se o PR também saísse porque não gostava da côr do fato dele e dos hábitos alimentares do palácio de Belém, e depois ainda nomeava uma assembleia da Répública de transição dimensionada exclusivamente com indivíduos que odeiam o PR e que lhe querem fazer a folha com uma proposta de lei preparada para restabelecer a monarquia, e já agora esquecia-se de marcar novas eleições legislativas.
E assim, quem estaria a desrespeitar os cidadão? PR ou PM?
4 Junho, 2018 at 12:01
Também penso assim, Ireland.
Não compreendo como é que uma Direcção ameaça sair por causa de uns estatutos, e agora é incapaz de colocar o lugar à disposição dos sócios, perante tudo isto que se está a passar no Sporting.
4 Junho, 2018 at 12:03
É isto
4 Junho, 2018 at 12:10
Mas tu lês o que escreves?
Para haverem eleicões tem de existir uma MAG e neste momento o clube não tem.
E já foi explicado várias vezes o motivo pelo qual uma MAG era necessária para se continuar com o CD em funcões.
Algo extremo foi o que o bombeiro criou, mas o CD tem sabido gerir a coisa para não escalar…. e neste momento o CD e a MAG não têm nada a ver um com o outro, ao contrário do que estás a implicar. Não foi o BdC que distituiu a MAG porque eles próprios entregaram a demissão (ou não entregaram mas anunciaram, o que é ainda mais grave)… logo deixam de estar em funcões, de acordo com os estatutos, os mesmos que o bombeiro não enviou para o Diario da Republica desde Fevereiro e como tal não estão ainda em vigor.
4 Junho, 2018 at 12:31
Leonidas
se os estatutos não estão publicados em DR, aplicam-se os anteriores, sendo que neste caso, creio que são (embora desconheça, admito) semelhantes.
4 Junho, 2018 at 12:26
“A meu entender, para se excluir uma MAG das suas funçoes (mesmo que demissionaria)”
Aqui partes logo de uma premissa errada, a primeira coisa antes de se discutir legitimidade do CD é se a demissão pública do PMAG é valida ou não…
Uma declaração pública é o suficiente? Nos estatutos apenas diz que tem de ser “apresentada”…
A partir daqui, caso o seja, não havendo CF nem PMAG, tem de ser o CD a pegar nas “rédeas”
4 Junho, 2018 at 12:48
1 – Para mim, é totalmente forçado que seja valida mas a questao nao e essa Moura… Mesmo sendo valida (deixo para quem de direito) fica la em gestao, ou nao? Foi EXCLUIDA (da sua gestao), alegadamente, por motivos graves.
2 – Porque e que o CF deixou de existir. Tem tambem a OBRIGACAO de ficar em gestao (tal como a MAG), certo?
De qualquer forma, o que tento dizer no texto é que o comportamento do CD perante tais actos deveria ser o de se submeter a votaçao.
4 Junho, 2018 at 12:55
Ficariam em gestão corrente… não me parece que pudesse ter poderes para destituir o CD. Uma das razões para ser excluída foi não ter marcado a assembleia para o orçamento, que a não ser marcada levava à destituição de todos e eram impedidos de ir a eleições… Ou seja, face a isto o CD tinha de o excluir porque senão eles é que compactuavam com a falha do PMAG.
4 Junho, 2018 at 13:05
Um precedente muito perigoso que importa corrigir em futura alteração estatutária pois, como se vê, existe sempre a possibilidade de ser usada para subverter as regras democráticas.
A demissão do CD por falta de orçamento não foi uma penalização concebida a pensar na atual situação do CD (legalmente eleito e com orçamento para apresentar aos sócios), mas perante um CD que não funciona nem para construir um orçamento.
SL
4 Junho, 2018 at 13:27
Há uma coisa que eu não entendo.
O CFD e a MAG não entraram na lista de BdC, lista essa eleita?
Então pq tanto prurido se as comissões transitórias são indicadas pela direcção? Por isso vai fazer alguma coisa que vá contra os estatutos???
A MAG foi sufragada dentro da lista de BdC. O CFD tenho dúvidas se nao tem elementos de todas as listas (hondt?). Ainda assim, por esse método, teria sempre a maioria.
Pelo que foi explicado ontem, não foi feito nada à revelia dos estatutos. Pode haver interpretações mas aparentemente os próprios estatutos abrem essa porta.
4 Junho, 2018 at 13:34
Já devias saber. Há 2 opções, ou estás “conosco” ou “contra nós”. Quem tem dúvidas e receios sobre questões de um lado ou de outro primeiro tem de assumir um e depois engolir as dúvidas e receios em nome da divisão (e eu que achava que o que era preciso era união).
Eu tb já não confio em BdC. Mas recuso-me a fazer essa escolha.
4 Junho, 2018 at 11:53
O que se passa, na minha opinião e no que me diz respeito pouco tem a ver com o EO e a RF. São actos de gestão, que sendo objectivamente positivos podem ser levados a cabo por qualquer um presidente do Sporting, hoje, amanhã ou depois…
Branquear tudo o que se tem passado e justificar o injustificável em nome do “ou isto ou o caos”, é que me custa a aceitar em pessoas adultas.
4 Junho, 2018 at 12:05
Nao leste com atençao. Em vez de dizer que “o que se tem passado é grave” seria dizeres “o que se tem passado”….. percebes?
Claro que tem tudo a ver com os actos de gestão. Depois do EO estar arrumado o ricciardi não pode voltar com as suas negociatas. Depois do capital social voltar para a SAD a holdimo não pode fazer nada para reverter…. o BdC não pára, e por isso é preciso tentar parar o comboio a todo o custo. Alguns otários realmente papam tudo o que ouvem na CS, mas outros tentam perceber a realidade, o que realmente se passa para lá do fog of war, o nevoeiro da guerra, e esses já viram que os actos de gestão que tornam o clube mais forte são a razão para os ataques.
Caso não seja estás à vontade para nomear “o que se tem passado” para os outros perceberem o que apenas tu atinguiste.
4 Junho, 2018 at 15:24
Só uma correção. Quem vai comprar as VMOC não é a SAD é o clube e a SGPS, e esse é o problema da Holdimo, que assim verá a sua participação diluída de 30% para cerca de 10%.
A Holdimo poderia até ter esperança que mesmo a SAD não tivesse capacidade de comprar as VMOC e aí até poderia ser a Holdimo a avançar na compra das VMOC. Assim ficaria numa posição maioritária na SAD acabando para sempre qualquer vontade dos sócios ter influência nos destinos do futebol do Sporting… passando a ser o Álvaro Sobrinho o dono, desde a Suiça a ditar as regras.
Depois queria ver os sócios a lamber as feridas a dizerem “o maluco bem nos avisou”
4 Junho, 2018 at 11:54
Voltamos portanto à vaca fria, diferenças de opinião são normais, pluralistas e fundamentais num estado Democrático.
Mas isto seria uma situação normal numa sociedade normal sem interesses e onde estão todos de boa fé…
Ou somos todos ingénuos ou no Nosso Sporting aquilo que se passa é que vivemos numa profunda GUERRA, GUERRA de interesses pessoais, políticos, económicos etc… Na GUERRA existem momentos em que não existem 3ª vias, ou se está com o sistema ou se está contra o sistema, ou vencemos os interesses ou somos vencidos pelos mesmos, ou somos revolucionários ou somos situacionistas e EU neste momento, sou pelo Sporting Clube de Portugal, contra o sistema que nos verga à décadas com Meirins e outros palhaços, contra empresários agiotas que nos sugaram até ao tutano, contra banqueiros que queimaram o meu País, o meu futuro o dos meus filhos e que querem continuar a influenciar o Sporting…
Voltar ao passado recente digo NÃO!
Comunicação Social Parcial NÃO compro!
Opiniões de certos sectores digo VÃO para o ” CARALHO”!
Não se esqueçam de uma coisa, para bem ou para o mal o Sporting de hoje é social e sociologicamente diferente, e os nossos inimigos sabem-no melhor que ninguém e a prova provada é a campanha inarrável que nos têm infligido.
Depois destas batalhas teremos tempo para arrumar a casa, convocar eleições e voltar ao rumo certo.
Neste momento nem um passo atrás, “morte” aos traidores e
VIVA O SPORTING CLUBE de PORTUGAL!
4 Junho, 2018 at 11:56
+1
4 Junho, 2018 at 12:02
+ 1 , é limpar tudo o que precisar de ser limpo
4 Junho, 2018 at 12:58
Desculpem, mas vocês parecem os gajos do MRPP a falar…
https://www.dn.pt/politica/interior/pctpmrpp-suspende-propaganda-com-a-frase-morte-aos-traidores-4795940.html
4 Junho, 2018 at 13:21
Não diga disparates, são declarações figurativas mas ainda não respondeu.
Como classifica a posição do rp depois de 17 anos numa casa que lhe deu tudo?
4 Junho, 2018 at 13:30
Portanto.
Se um dia um amigo teu prega uma partida e tu soltas um “eu mato-te, pá”… O melhor é fazer uma denúncia e ires de cana por ameaças à integridade física.
Menos…
4 Junho, 2018 at 20:12
MRPP? Mas olhe que a filha do Garcia Pereira faz é parte da… MAG! E o supracitado papá foi dos primeiros a atacar violentamente BdC por causa dos nazis de Alcochete só lhe tendo faltado afirmar que SABIA que era ele o mandante…
Mais uma coincidência, certamente.
Pois é, o anti-capitalismo já não é o que era…
4 Junho, 2018 at 12:54
+1
Primeiro há que vencer esta guerra.
Depois, enterrar os mortos, tratar dos feridos e decidir que rumo a tomar que até pode ser diferente do que se idealizava antes do início desta guerra. Agora virar as costas à luta, neste momento, seria perder em todas as frentes e sobretudo perder a hipótese de finalmente ganhar esta guerra que, apesar de incoberta, já dura há 20 anos, nomeadamente desde que a SAD foi criada!
4 Junho, 2018 at 13:42
+1
Estás na parte mais comprometida de um espectro que espero que inclua todos os sócios até ao “nunca é no meio da tempestade que se escolhem melhores capitães”. Eu estou mais perto da tua posição.
4 Junho, 2018 at 12:01
Vale o que vale mas três sessões, três dias, três localizações..
Mas ainda não li nenhum relato da sessão pelos contestatários.
4 Junho, 2018 at 12:15
Isso significa o que? Medo?
Sou obrigado a ir a sessoes para escrever aqui o que penso?
Deixei aqui uma lista de questoes (alias, utilizei as do tasqueiro Placebo) que achava importantes.
De resto, a minha experiencia com o serviço de atendimento ao socio e abaixo dos minimos por isso desta vez nao o usei.
Quando vierem fazer uma sessao de esclarecimento aos paises baixos enviem mail a avisar…
4 Junho, 2018 at 15:18
Conveniente…. Medo.
Não me fodas.
Olha tens lá em cima um exemplo, em vídeo.
Consta que esse tipo está desaparecido….
A ti não te peço nada, estás um pouco longe.
Nem tenho bem presente que sejas um contestatário.
Vejo te mais como um gajo desconfiado e com medo que certos limites sejam ultrapassados.
E nem percebo essa tua resposta, tenho quase a certeza que se tivesse sido possível terias ido às sessões.
E não és o John rambo nem o chuck pois não?
Os contestatários não precisam de sessões, já têm tudo esclarecido.
4 Junho, 2018 at 12:02
Uma razão de senso comum. Duvido que apareça mais algum pedido de rescisão além dos que já chegaram. É só pensar no quadro total e tudo o que envolve.
4 Junho, 2018 at 12:02
E com um grito de “morte aos traidores” se termina um comentário num post acerca da”intolerância” no nosso clube… Mais eloquência do que isto… não dá!
4 Junho, 2018 at 12:09
Infelizmente a História está cheia deles, ainda bem que reparou nas aspas. Mas diga-me de sua justiça, como classifica a posição do rp depois de 17 anos numa casa que lhe deu tudo?
4 Junho, 2018 at 18:46
12:09>>>>>18:45
Espero que esteja sentado!
4 Junho, 2018 at 12:03
Eu às vezes fecho os olhos e ainda vejo aquelas voltas olímpicas… Nunca esquecer.
SL
4 Junho, 2018 at 12:31
Ai está… Não esquecer mesmo!
4 Junho, 2018 at 12:09
Caros tasqueiros, sejam pró ou contra BdC: o que se está a passar, nada tem a ver com os mss, os bardamerdas, ou a forma de comunicação do BdC. O génises de tudo isto está na reestruturação financeira. Praticamente todos clubes e não só, vieram reclamar da mesma. Até o sindicato bancário veio a público dizer de sua justiça.
4 Junho, 2018 at 12:10
Há outra coisa que me fascina.
Alguém acha que se BdC cair o clube entra em paz?
Eu, por exemplo, não aceitarei qualquer candidato que apareça só porque não se chama BdC!
Acham que as pessoas do lado de BdC vão ficar caladas?
Mas vocês estão parvos?
É bom que arranjem um candidato e que este tenha algum tipo de projecto ou ideia caso contrário a grande maioria dos sócios votantes não acreditarão nele.
Alguém sabe do Varandas, por exemplo?
Alguém acredita que os sócios, como eu, que votaram em BdC, aceitariam como presidente um tipo que se veio a revelar um mero fantoche?
Vocês não perceberam que uma parte substancial do Sporting mudou? Definitivamente?
Que a partir de BdC a fasquia estará elevadíssima?
Acham que qualquer tio da linha vai lá chegar, como antigamente, e dispor do clube a seu belo prazer?
4 Junho, 2018 at 12:19
Em paz não… em letargia!
É o que se pretende…
4 Junho, 2018 at 12:25
Mas eu nem acredito nisso.
BdC foi um corte epistemológico. Nada será como dantes.
Não quero com isto dizer que teremos sucesso devido a esse corte.
Mas tenho a certeza que haverá uma oposição muito, muito forte a seja quem for que tome de assalto o poder que neste momento pertence legitimamente a esta direcção.
É que tenho a impressão que andam por aí pessoas à procura de uma espécie de bálsamo quando ainda não perceberam que as outras não lhes perdoaram o golpe de estado.
4 Junho, 2018 at 12:32
candidata-te
4 Junho, 2018 at 12:37
Eu? Porquê? Eu estou satisfeito com esta direcção e este rumo.
O meu problema está resolvido. Quem está insatisfeito é que tem de arranjar alternativas. Mas credíveis, porra!
4 Junho, 2018 at 12:50
filipe a minha questão é, mas tu achas que se por acaso alguém tentar impedir BdC de se candidatar e lhe for dado provimento, não haverá outros como tu ou outros, capazes de o fazer?
4 Junho, 2018 at 13:00
Se calhar há.
Não faço ideia.
Duvido é que haja alguém com a qualidade, a resistência e a capacidade de trabalho que este presidente tem demonstrado. Com defeitos? Sim, claro. Mas com qualidades que superam largamente esses defeitos.
Da parte que me toca esperei 30 anos (se calhar mais) para ter um perfil como este na presidência. Não estou a falar do estilo, do acessório, estou a falar da capacidade de denúncia e da proactividade em prol do clube. Da substância.
Tenho muitas dúvidas que ainda haja por aí fora gente desta fibra.
4 Junho, 2018 at 13:02
Neste momento quem está com o actual projecto nunca irá candidatar-se contra BdC, mesmo não gostando da personagem!! Isso seria promover a dispersão dos votos e aumentar as chances dos “pró-SAD a mandar no clube” poderem vir a ganhar o poder no clube.
Por isso, para haver uma real alternativa a BdC, só será possível com eleições DEPOIS de concluída a reestruturação financeira e do clube ter a maioria da SAD.
Até lá, se calhar infelizmente, não há espaço para 3as vias e alternativas consensuais. Ou és a favor do actual projecto ou és contra. Independentemente de quem lidera cada um dos campos, não há meio-termo possível!
4 Junho, 2018 at 12:22
+1
4 Junho, 2018 at 12:23
Mas ha eleiçoes marcadas.
Critica-se haver candidatos sem haver eleicoes e depois pedem-se projectos.
O pobre do medico disse que tinha como ideia ser presidente. Nao apresentar qualquer projecto so prova que saiu sem ter nada preparado ou nao? Sera que pode esperar… sei la… por um periodo eleitoral para apresentar o que quer que seja?
Ha muito fumo no ar…
4 Junho, 2018 at 12:24
Mas ha eleiçoes marcadas?
4 Junho, 2018 at 12:51
Agora só para a MAG e CF. É um passo importante dado a incompetência dos mesmos verificados nos últimos meses e a tentativa de algo que os devia envergonhar. Quanto ao CD estou a crer que virão em Setembro. Depois do EO, reestruturação e mercado de transferências haverá eleições para o CD
4 Junho, 2018 at 12:53
pelos vistos alguém se outorga o direito de marcar umas eleições… se essa marcação é legal ou não, será o tribunal a pronunciar-se.
4 Junho, 2018 at 13:12
quem é que marca eleições?
a mag? Já marcou? Porque é que não marcou?
4 Junho, 2018 at 13:31
Essa é outra.
Eleições? Só quando houve candidatos asusmidos, caso contrário não vale a pena (li aqui).
Entra o Varandas.
Candidatos? Mas afinal há eleições marcadas (li aqui)?
4 Junho, 2018 at 12:29
A fasquia estará elevadíssima se o exercício/mandatos forem concluídos a esse nível. Caso se venha a verificar que a fasquia apontava para 2,50m e no final viermos a verificar que não se passou do 1,80m quero ver essa moral e essa fasquia.
Da minha parte espero que essa fasquia elevadíssima seja cumprida.
E sim, o Sporting mudou definitivamente, à uma franja de Sportinguistas que assinam de cruz tudo o que BdC diz e faz e metem a cabeça no cepo em como é mentira tudo o que é dito contra ele! Já para não dizer que quem ousa criticar qualquer acção de BdC é rotulado de tudo e mais alguma coisa. Mas ainda quero acreditar que são mais os que são capazes de elogiar o que merece ser elogiado e criticar o que merece ser criticado.
SL
4 Junho, 2018 at 12:35
Estou a falar do golpe de estado em curso!
Se BdC cair devido ao golpe de estado podem esquecer a paz dentro do clube.
Obviamente que se se vier a provar alguma das barbaridades de que acusam o presidente este perderá o meu apoio imediatamente.
Mas atenção, por enquanto não há rigorosamente nada que me leve a crer que haja o mínimo fundamento em qualquer dessas acusações.
Parecem-me apenas calúnias grosseiras que vivem apenas da intoxicação provocada pelos media.
4 Junho, 2018 at 12:37
falacias ou atestados de minoridade?!…
“Sportinguistas que assinam de cruz tudo o que BdC diz e faz”
“metem a cabeça no cepo em como é mentira tudo o que é dito contra ele”
“quem ousa criticar qualquer acção de BdC é rotulado de tudo e mais alguma coisa”
factualidade?:
“…são mais os que são capazes de elogiar o que merece ser elogiado e criticar o que merece ser criticado.”
4 Junho, 2018 at 12:33
Penso que o procedimento certo seria marcar uma AG para finais de setembro para os sócios decidirem por maioria simples se querem eleições antecipadas até novembro ou se querem continuar com esta direcção até ao fim do mandato.
A MAG e o CFD deveriam ter eleições o mais rapidamente possível para acabarem com esta salgalhada de comissões e de transições.
4 Junho, 2018 at 12:34
21 de julho
4 Junho, 2018 at 12:37
Não gosto muito de actos eleitorais durante o defeso, mas no ponto em que estamos, se der para aclarar a situação e calar as abéculas, até pode ser.
4 Junho, 2018 at 12:39
Não são orgãos executivos… nesta altura, menos mal.
4 Junho, 2018 at 12:39
Mas espera aí, 21 de julho é para votar na MAG e CFD, não?
Eu refiro-me à AG para marcar ou não eleições antecipadas.
4 Junho, 2018 at 13:10
Essa foi assumida pela direcção como não existente pois foi requerida de forma errada e contra os estatutos.
4 Junho, 2018 at 12:38
Isso seria uma soluçao aceitavel.
4 Junho, 2018 at 13:06
Discordo totalmente!
Eleições só depois de concluída a reestruturação financeira.
Para mim esta é a grande falha de BdC nestas 2 últimas semanas. Poderia ter acalmado imenso as hostes anunciando que aceitaria ir a sufrágio mas só depois da época em andamento e sobretudo depois de concluída a reestruturação.
Pessoalmente veria com bons olhos eleições em Março como é costume.
4 Junho, 2018 at 13:12
Mas ele dizer que haveria eleições estaria a tirar força à sua posição negocial. Ele no momento não poderia assumir esse papel… Tanto pelo EO como na RF.
Digo eu…
4 Junho, 2018 at 13:23
Admito e espero que seja esse o motivo!
4 Junho, 2018 at 15:15
Acreditas que neste momento, no meio disto tudo, a posiçao negocial e melhor?!
4 Junho, 2018 at 15:32
Mas isso é o que ele disse desde o principio, 60 dias e nesse período a MAG esclarecia o que entendesse e depois faria o que achasse mais adequado.
A resposta do PMAG foi sempre não, demissão imediata ou AG destituitiva rapidamente.
Muita gente esquece muito facilmente que tudo tem um inicio.
4 Junho, 2018 at 16:08
OK, tinha-me escapado. Até eu que tento andar atento … agora imagina os mal-entendidos que não andam por aí, mesmo entre Sportinguistas!
Período muito difícil e perigoso, este, sem dúvida!
4 Junho, 2018 at 12:55
Já viram a reacção da equipe de hóquei á notícia do CM? Imperdível…
Pena que no futebol não se consiga juntar um grupo de jogadores com a mesma garra e vontade de vencer… É normal, no hóquei é um grupo de 10 a 15 pessoas, contando com treinadores, no futebol são mais de 30…
Na volta pode repensar-se o modelo e ver como se pode dar-lhe mais a nossa identidade. Tipo o Atlético de Bilbau…
4 Junho, 2018 at 13:13
Não há tempo no futebol para este tipo de coisas. Os FB e insta não se gerem sozinhos. Ali sim, dá-se importância ao conteúdo…
4 Junho, 2018 at 13:17
Bom dia tasqueiros,
Alguem me pode explicar umas questões?
1-se bem entendi se a MAG não marcar AG deveria ser o CF e D a assumir essa responsabilidade?porque não o fez?
2-o CD é acusado de cometer uma ilegalidade com a nomeação de uma MAG por estes,insinuando que estão feitos com este,mas não foi convocada uma AG para eleição dos orgãos demissionários?este ato não é democrático?
3-pelo que entendi dos estatutos a responsabilidade da marcação da AG para eleição do orgãos demissionários é da responsabilidade da MAG,se estes não o fizerem passa a responsabilidade para o CF e D,e se estes não o fizerem?o que diz os estatutos?
Agradeço quem estiver disposto a esclarecer me estas duvidas…
Abraço de Leão
4 Junho, 2018 at 13:33
1- porque provavelmente tinha o mesmo interesse que a MAG de não marcar a AG para destituir o actual CD.
2- Um bocado confuso, mas o que o CD fez foi, viu que tanto a MAG e o CFeD não queriam cumprir funções demissionárias depois de se terem demitido em directo, nomearam uma MAG provisória que só serve para o clube funcionar normalmente e marcar AGs. Com a MAG provisória marcaram logo uma AG para eleições dos órgãos demissionários como deveria de ter sido logo feito. Nada mais democrático.
3- Não vem nos estatutos, por isso recorre-se à lei normal ou ao bom senso. Como não havia outro órgão com poder directivo, essa mesma responsabilidade foi assumida pelo CD suportada na lei portuguesa e no bom senso. Esta acção vai ser levada a tribunal e depois se vê quem tem razão. O CD parece estar confiante e a mim parece-me ter um argumento forte, mas isso será o tribunal a decidir
4 Junho, 2018 at 14:02
Desde já agradecido…fiquei com essa ideia do ponto 3 tambem.Se passa á lei civil(acho que é isto certo?) E se os tribunais ainda vão decidir o porquê de já andarem a contestar a legalidade de tal ato!
Não desconsiderando,gostava de ter uma opinião de alguem da “corrente oposta” também…abraço de Leão
4 Junho, 2018 at 13:24
Alguém sabe porque o Jornal saiu hoje e não na 5a?
4 Junho, 2018 at 13:32
Convocatórias das AG?
4 Junho, 2018 at 17:29
Olha, bem provavel. Thanks
4 Junho, 2018 at 13:37
Neste momento é fácil ver aqui pela Tasca o que é o universo sportinguista.
Uns são sempre 100% favoráveis ao BdC, faça ele o que fizer. São, desde sempre, diga-se, uns fundamentalistas. A sua visão é, obviamente, distorcida da realidade, por muito que se queira tentar perceber o seu ponto de vista. Estes estarão sempre na linha da frente para votar em BdC ou naquilo que o BdC quiser. O seu lema é “BdC ou o caos”. São contra eleições, não sei se por medo de perderem, se por convicção de que não existe mesmo mais ninguém para lá de BdC…
Outros são sempre contra o BdC, situando-se exactamente no campo oposto. São também fundamentalistas e nada do que o BdC faça, de bem, obviamente, os demove desta posição. Estes estarão sempre na linha da frente para votar em alguém que não o BdC ou contra aquilo que o BdC quiser. O seu lema é”BdC é o caos” e são 100% a favor de eleições, ontem, se possível!
Depois há outros, que concordam e valorizam positivamente umas coisas que o BdC faz, e que discordam e valorizam negativamente outras, não se podendo dizer que são contra ou a favor. Estes votarão consoante forem as perspectivas, os candidatos e as propostas apresentadas, não descartando a manutenção do BdC no comando do clube mas também não garantindo que se mantenha. Também são a favor de eleições mas para clarificar a situação e ajudar o clube a retomar a normalidade que neste momento perdeu. Votarão em quem acharem melhor na altura, seja BdC ou outro. Esperam para ver quem se vai candidatar.
Sinceramente, não consigo quantificar onde o universo sportinguista se situa mais, dentro destas 3 posições, mas parece-me óbvio que a razão estará sempre fora dos fundamentalismos.
Só o facto de pessoas de “peso” institucional no clube terem apoiado o BdC durante todo o seu percurso e hoje já não o fazerem devia levar-nos a pensar um bocadinho se não haverá algo de errado no que ele fez e que nos colocou na situação em que estamos hoje.
Mas os “Brunistas” não conseguem chegar lá. Gritam desalmadamente que “é o BdC ou o caos”… Ora, é evidente que não sabemos se é assim.
Por outro lado, é um facto de que o clube se modificou para melhor nestes últimos 5 anos, tendo sido feitas muitas coisas que levaram a essa melhoria. A reestruturação financeira, o crescimento do nº de sócios, a construção do pavilhão, as melhorias no Estádio e na Academia, o aumento do eclectismo no clube, a construção de planteis competitivos em todas as modalidades, a luta contra os podres do futebol português, a venda de jogadores a preços finalmente semelhantes ao que os rivais conseguiam, etc… É evidente que há algo de bom que o BdC trouxe ao clube e não se pode negar isso quando se avalia o seu trabalho.
Que o clube está dividido, é mais que evidente.
Que o clube passa um momento complicado, é mais que evidente.
Que o BdC tem alguma coisa a ver com isso, é mais que evidente.
Que existe uma onda significativa contra esta Direcção, é evidente, ainda que não se possa dizer que a maioria está contra ela. Mas também não se pode dizer o contrário.
A solução, o caminho a seguir, com certeza, não é não fazer nada!
Nem não fazer, no sentido de que não se devem combater os podres, quer fora do clube, quer mesmo no clube, nem não fazer nada, no sentido que é deixar tudo como está neste momento no clube e seguir não se sabe bem para onde!
A solução está em fazer o que é correcto, não o que interessa a A ou a B. Sempre foi assim e é muitas vezes o facto de se fazer o que interessa a alguém e não o que é correcto que nos faz afastar do sucesso.
A solução estava lá atrás, no início de Abril, e era o BdC não ter iniciado uma guerra pública com o plantel – como qualquer miúdo de 15 anos teria percebido! Não é relevante se tinha razão nas críticas que fez ou não – e eu até acho que tinha algumas – pois o que está em causa é o facto de as ter feito publicamente – a tal coisa que o tal miúdo de 15 anos já saberia ser um erro crasso!
Outra solução teria sido ter a hombridade de reconhecer o seu erro e pedido desculpa ao plantel, nem que fosse em privado. Mas assumir culpas e pedir desculpa é algo que não faz parte do léxico do BdC, a não ser na “conversa da treta” de que “a culpa é sempre dele porque ele é o presidente”.
Tendo deixado passar as duas soluções que poderia ter evitado cair no caos onde estamos mergulhados, teve ainda outras duas soluções, menores, nas mãos que seriam: a) ter-se demitido no dia seguinte à Taça de Portugal e marcado eleições para o mais curto espaço de tempo que os estatutos permitem; b) anunciar que a Direcção iria preparar a nova época e concluir todos os processos que estavam em andamento a nível da reestruturação financeira e que se demitiria a 1 de Setembro e teríamos eleições em Outubro.
Uma destas situações, a 21 de Maio, teria minimizado o caos e a pouca vergonha desta luta interna que é mais que certo que nos levará aos tribunais. Já não seria uma solução sem grandes prejuízos mas seria uma solução aberta para um futuro limpo e clarificado.
Mas este tempo já lá vai. Passaram 15 dias sobre essa data e tudo se agravou. Já temos a rescisão do Patrício e do Podence – não vou aqui discutir se com razão ou sem ela – e outras estão em perspectiva, segundo dizem, e penso que com razão. Não há dinheiro em caixa para preparar a próxima época e a acontecerem rescisões, estas e outras, não só menos dinheiro em caixa haverá como mais necessidade de gastar dinheiro teremos. A segunda reestruturação financeira tarda em ser aprovada – se já estava tudo alinhavado porquê esta demora? – e os empréstimos obrigacionistas não aparecem. Contratou-se o Inácio, para fazer a ponte entre o futebol profissional e o presidente, que passará a estar mais afastado – pronto, vai perder o brinquedo dele, que tanto gostava e que achava que tanto percebia! Perdemos o corpo clínico todo – que era excelente! Parece que, finalmente, nos vamos ver livres do JJ – para mim o grande causador de tudo isto pois não teve mãozinhas para um plantel de muito boa qualidade – o que quer dizer que vamos precisar de um novo treinador. Estão confirmadas as aquisições do Raphinha – bom jogador – e do Marcelo – que não vejo o que vai trazer de relevante à equipa – conforme já estava meio anunciado. Tudo o resto está parado porque o clube vive num impasse caótico!
Na minha opinião mantém-se possível, evidentemente com mais estragos, a solução de a Direcção anunciar SÓ irá preparar a nova época e concluir todos os processos que estavam em andamento a nível da reestruturação financeira e que se demitirá a 1 de Setembro e teremos eleições em Outubro. Espero também que o BdC tenha tirado uma grande lição destes 5 anos à frente do Sporting, onde cometeu erros, quase sempre iguais e os mesmos, inacreditáveis, e se recandidate. Depois se verá o que os sócios decidem. Acho bastante possível que volte a ganhar mas, com certeza, não será com quase 90% dos votos.
É a única solução, minimamente pacífica, que vejo no horizonte. Tudo o resto será manter o barco à deriva no meio duma tempestade cada vez mais forte, com grande probabilidade de nos afundarmos.
Já aqui disse que nada do que o JMS fez ou faz me surpreende. Nada! É o verdadeiro chico-esperto português. Mas a Elsa Judas não é melhor. É a mesma merda e é quase assustador que o BdC tenha escolhido gentinha desta para este cargo. A ser verdade tudo o que o Dias Ferreira escreveu ontem, na carta aberta a essa Judas, o caso é bastante grave e, acho eu, demonstrativo de mais uma chico-espertice que nem abona a senhora Elsa – que por acaso também tem o habito de apagar comentários negativos à sua opinião no Facebook, e bloquear “amigos” que escolheu – nem o BdC e esta Direcção.
Neste momento estou cansado de ver o Sporting neste estado – nem o sucesso das modalidades me dá grande alento porque é evidente que tudo está posto em causa neste momento – e bastante preocupado com o futuro imediato do clube. Vejo muitos sportinguistas a afastarem-se do clube, o que é preocupante. Vejo um plantel fantástico para ser a base dum projecto como deve ser à beira de se desmembrar sem que sejamos devidamente compensados monetariamente por isso. Vejo sócios e adeptos a gladiarem-se com outros sócios e adeptos. Vejo um imbróglio jurídico no clube e SAD que só os Tribunais poderão desatar. Vejo um clube e uma SAD de mãos atadas na preparação da próxima época desportiva. Vejo um Benfic@ a passar pelos pingos da chuva em todos os escândalos onde está metido. Vejo os rivais a prepararem a próxima época desportiva com pujança.
Este foi um ano de contrastes.
No futebol sempre muito cinzento. Contam-se pelos dedos duma mão as exibições de encher o coração. São precisas duas mãos para contar as vitórias arrancadas a ferros, depois dos 80 minutos. Também as exibições paupérrimas! Nitidamente um ano onde os resultados foram quase sempre melhores que as exibições.
Nas modalidades, sempre um verde vivo… Eu que nem sou grande adepto do Andebol dei por mim a vibrar com esta equipa fantástica. Campeões merecidamente! O regresso do Voleibol fez-me ir pela primeira vez ao João Rocha, com a minha filha, claro. Grande atitude e mais um campeonato merecidamente ganho. O Hóquei, meu Deus, traz-me sempre à memória o cinco maravilha com Ramalhete, Rendeiro, Sobrinho, Chana e Livramento. Nunca esperei que conseguissem ser campeões este ano. Sempre achei que, quer
Porto, quer Benfica, iam à frente e que ainda nos faltava um Danoninho para estarmos ao nível deles. Mas, afinal, não! O que dá ter um excelente treinador e uma equipa com alma e motivada… Afinal, tudo o que nos faltou este ano no futebol. O Futebol Feminino é a minha “filha” favorita. Apesar de achar que se cometeram alguns erros este ano, felizmente fizemos um ano fantástico com o Triplete – muito à conta do excelente começo de época devido à WCL. Pensei que íamos, finalmente, perder com o Braga na final no Jamor, mas batemo-nos como umas leoas e acabámos por ver a sorte sorrir para nós. Muito bem também o Atletismo, especialmente o Feminino, com uma vitória ao sprint na Liga dos Campeões. Bem tudo o resto, desde a Natação ao Ténis de Mesa, passando pelo Goalball. E só falta agora o Futsal para acabarmos a época em beleza, e depois os nacionais de pista no Atletismo (masculino e feminino). Este podia ter sido um ano memorável porque tivemos tudo para ser campeões no futebol, e ganhar as duas Taças… Tudo menos um treinador!
Estamos, estou em crer, numa semana decisiva quanto ao nosso futuro a curto prazo e a longo prazo.
Saibam todos colocar o Sporting acima de tudo e tomar as decisões que são correctas e não as que interessam a A ou a B.
Sporting Sempre!
PS – Sigo a Tasca desde que ganhou o prémio do melhor bloque do Sporting (2015?) e está a fazer 2 anos que comento aqui, pelo que se pode dizer que sou relativamente novo.
4 Junho, 2018 at 14:04
Sou ainda mais recente (2 meses a ler, menos a comentar) aqui na Tasca e sou sincero que muitas vezes que lia o que escrevias irritava-me ahaha. É o que acontece quando alguém discorda de nós, por isso espero que não leves a mal. Ultimamente acontece o contrário, talvez porque muitas das coisas que se passaram foram esclarecidas e agora consigo pensar com mais clareza.
BdC teve a sua cota de culpa em tudo o que se passou de mau nestes últimos meses, mas a solução mais fácil e viável (eleições) não pode, ou pôde, ser tomada até agora por causa do EO e da reestruturação financeira e isso para mim é cada vez mais claro.
JMS (e quem lhe aquece as costas), surpreendeu muita gente com o seu jogo de cintura, falta de profissionalismo e honra, e é partilha com BdC culpa da “crise” que passamos hoje.
JJ o homem que até hoje não se soube nada dele, para além dos almoços com os GAJ, é o principal culpado disto tudo. Não teve mão no plantel, não o sobe gerir, nem incutir os valores que nos poderiam ter facilmente levado ao segundo lugar e a uma conquista da taça. E nem quero falar de ter usado o Piccini claramente lesionado durante 80min, isso ainda me está atravessado.
Quanto à Dona Elsa Judas, acho que é um cargo provisório e espero bem que o seja, com ou sem cartas abertas do Dias Ferreira, que a cada ano que passa perde credibilidade (vai desafiar o JMS no mundo do contorcionismo aposto).
O resto do comentário reflecte tudo o que penso. Agradecer a tua opinião de “dividido” ponderado e a postura elevada.
Abraço de leão e acima de tudo e todos, Sporting
4 Junho, 2018 at 14:54
🙂
Não levo a mal opiniões contrárias à minha, se fundamentadas. Gosto de conversar e trocar argumentos. É assim que se evolui.
Entristece-me que me chamem nomes por ter certas opiniões e fundamentá-las da maneira que me parece a melhor.
Entristece-me ver o contorcionismo que alguns, completamente sem vergonha e despudor, fazem aqui com todo o à vontade.
Lembro-me o caso do Alan Ruiz, quando era dos poucos que dizia que ele não valia um caracol e que tinha sido uma má compra – 8M€… Em Dezembro, quando saiu do plantel emprestado, já só 3 ou 4 ainda o achavam fantástico…
O caso do JJ é muito similar. O que me chamaram… Hoje temos outra vez meia dúzia que ainda o acham o melhor que podemos aspirar a ter! E eu reconheço que devia ter sido campeão logo no 1º ano – o não ter sido também prejudicou estes 2 anos que passaram depois.
O caso da Elsa Judas não é um “casinho”, um “probleminha”… É uma cena, a ser ilegal, que vai marcar muito esta Direcção e pode ser uma coisa com repercussões graves.
O Dias Ferreira é um gajo que sabe dos podres do futebol como poucos. Sendo advogado, bem, tem logo uma credibilidade limitada… 🙂
SL
4 Junho, 2018 at 14:55
Devias ter vincado mais a tua posição. Quem sabe o Sá ainda tinha os dois tomates…
4 Junho, 2018 at 15:16
🙂
Acho que sou posterior a esse episódio…
🙂
4 Junho, 2018 at 15:35
Dois tem.
So perdeu o outro
4 Junho, 2018 at 17:23
Efeitos de Sarnobyl.
4 Junho, 2018 at 16:37
Quanto ao Alan Ruiz foi um tiro no escuro, tal como o Bruno Fernandes, não recrimino por isso, recrimino mais o JJ pelas inúmeras oportunidades que lhe deu depois de ter feito regressar o Chico.
Parece-me mais um loophole do que aproveitamento de uma ilegalidade, mas isso rapidamente veremos quem tem razão.
O Dias Ferreira é igual ao BdC na sua maneira de estar. Tem o seu canudo, uma posição na sociedade, mas consegue ter um nível de brageirismo muito elevado. Depois parece que anda ao sabor do vento, ou consoante lhe dão de comer…
O Dias Ferreira podia ter aproveitado o protagonismo ontem e confirmar ou desmentir se o JMS tinha mesmo o objectivo de destituir o CD daquela maneira. É isto que me irrita e me põe do lado do CD, eles dizem uma coisa e não são refutados, em vez disso passa-se ao ataque pessoal.
O tempo dirá quem tem razão nesta história.
Espero como sempre que quem saia mais forte seja o SCP e os Sportinguistas
4 Junho, 2018 at 16:50
“Quanto ao Alan Ruiz foi um tiro no escuro, tal como o Bruno Fernandes,”
São opiniões e por isso há que respeitar…. mas colocar o gajo que era o capitão e Patrão da Selecção de Esperanças de Portugal e que jogava na 1º divisão italiana ao mesmo nível de um argentino que jogava num clube mediano na Argentina (de onde saiu tendo inclusive levado nos cornos por parte dos adeptos) e que antes tinha estado no Brasil no Grémio (e ter saído de lá com má fama) é capaz de não ser bem a mesma coisa.
Mas lá está….opiniões 🙂
5 Junho, 2018 at 3:28
Por favor!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Alan Ruiz não foi um tiro no escuro. Hoje é fácil dizer isso porque é possível recolher informação anterior à contratação e comparar isso com o que mostrou cá. Uma coisa bate com a outra. Fez cá o que fazia lá…
Pode-se sempre dizer que se esperava que cá evoluísse noutro sentido… Mas também se pode dizer que 50% dos jogadores que vêm da América do Sul não vingam cá e se juntarmos a este FACTO o que o jogador lá mostrava, só se pode chegar à conclusão que foi um tiro obviamente ao lado, como era de prever.
O Bruno Fernandes é tudo isto, mas ao contrário. Era mais que certo que ia resultar!
A única coisa que espanta no Bruno Fernandes é a cegueira generalizada que permitiu que ele viesse para o Sporting!
4 Junho, 2018 at 14:13
Estando ou não de acordo em algumas das coisas que escreve, a sua análise para mim tem um erro crasso, faltou-lhe comentar qual é o papel dos adversários do Sporting, diria até inimigos(SLB, FCP, Empresários e todas as corporações do Futebol) nesta crise?
4 Junho, 2018 at 14:42
Só falo da parte interna…
A crise é interna e tem como base problemas do Sporting, para mim.
Grande parte do problema, ou o inicio do problema, está no JJ e em tudo o que não conseguiu fazer com este plantel! Já em Novembro fiz aqui um post em que “previa” a saída do JJ no final desta época, e em Janeiro/Fevereiro fiz comentários onde dizia que achava que o BdC já tinha percebido que o JJ não era o suprassumo da fruta que ele achava que era quando o foi buscar ao Benfic@.
Portanto, é aqui que começa o problema, na nossa falta de um treinador que motive a equipa e saiba gerir um plantel de boa qualidade – continuo a achar que era o melhor em Portugal.
Este problema levou BdC a “pressionar” os jogadores – coisa que nunca fez com Jesus – e a cavar um fosso entre o plantel e ele. O episódio do post pós Madrid foi a gota de água que fez transbordar o copo.
Daí para cá houve uma sequência de más decisões do BdC que só agravaram a situação e o episódio da Academia fez o resto. Para mim, o episódio da Academia tem algo a ver com as criticas publicas do BdC aos jogadores, especialmente a alguns jogadores, colocando os adeptos contra os jogadores e levando a que a estupidez destes os fizessem tomar aquela atitude inqualificável. Não acredito, como alguns insinuam, que o BdC esteja por trás do assunto, muito menos que alguma vez quisesse uma situação destas, mas tem alguma culpa moral no sucedido, na minha opinião.
Portanto, caro Leão do Ribatejo, eu não vejo nenhum papel relevante dos rivais nesta crise, que para mim é 90% interna. Nada do que está a acontecer agora tem a ver com os rivais, no sentido em que nada do que está a acontecer agora teria acontecido se: a) a equipa jogasse um bom futebol e tivesse ganho o campeonato, ou ficado em 2º, e ganho a Taça de Portugal; b) o BdC não tivesse feito aquele post e colocasse os adeptos contra os jogadores.
É, depois, óbvio que, quer a CS, quer os rivais, quer tudo o que não gosta do BdC se aproveitaram da situação. Mas isso é óbvio que o iam fazer. Nem tem discussão. A CS caiu em cima dele com toda a força, o Benfic@ aproveita a situação o melhor que consegue e sabe, o Jorge Mendes aproveitou para o lixar assim que teve uma oportunidade, e na FPF estão a esfregar as mãos de contentes com o que se passa.
Mas, repito, culpa ou responsabilidade na origem da crise, não têm!
4 Junho, 2018 at 15:02
“Este problema levou BdC a “pressionar” os jogadores – coisa que nunca fez com Jesus – e a cavar um fosso entre o plantel e ele. O episódio do post pós Madrid foi a gota de água que fez transbordar o copo.”
Esse foi o grande erro de BdC —> assumir que o projecto do futebol era ter JJ e que ter JJ iria proporcinar vitórias.
Depois no final da 1ª época, em que as coisas correram bem e em que só não fomos Campeões porque (literalmente”) não nos deixaram….. toca de renovar JJ mais 1 ano com medo de ele “fugir” para o Porto…
Entretanto fizeram-se todas as vontades (dentro do possivel) a JJ e os resultados foram “merdosos”. Por exemplo…esta época nos jogos com porto, benfica e braga…. em 6 jogos para o campeonato…. 4 empates e 2 derrotas! Isto não é aceitável.
Para alem disso tivemos demasiados jogos em que a vitória foi arrancada em sofrimento nos ultimos minutos…
Ou seja… tivemos na luta pelo titulo…. mas sempre em “sofrimento” a ameaçar o “despiste” a qualquer momento…
A gestão do plantel foi para lá de ridicula….
E Bruno de Carvalho optou sempre (pelo menos em publico) por “hostilizar” os jogadores e nunca o treinador.
Ao fazê-lo cavou a sua sepultura.
Agora só com eleições se pode “salvar”.
4 Junho, 2018 at 15:36
Esse foi o grande erro?!
É cacete e eu a pensar que era de ser mentiroso, aldrabão e ladrão e comer criancinhas.
Então esse é que foi o grande erro…
4 Junho, 2018 at 16:11
Junta-te ao tadeu na procura no neurónio perdido.
O primeiro de vocês os dois a encontrá-lo fica com algo que não tem —> 1 neurónio a funcionar 🙂
5 Junho, 2018 at 3:30
Dizeres isso a alguém que pensa que o mundo é um tabuleiro quadrado complica bastante a coisa…
4 Junho, 2018 at 17:30
Depreendo então que na sua opinião só nós influenciamos o meio e não o contrário…dava uma boa Tese sem dúvida!
5 Junho, 2018 at 3:36
Não!
Mas neste caso o problema foi nosso, esteve no nosso lado…
Mas se o Porto, o Benfica e o Braga tivessem realmente feito um campeonato ao nível dum Rio Ave, tínhamos tido sucesso, mesmo com todos os nossos erros, e nada disto teria acontecido.
Mas, apesar do sucesso – porque ser campeão assim seria sempre um sucesso – os nossos erros não deixariam de lá estar!
O JJ é o que é e já aqui expressei muitas vezes o que penso dele – na sua parte boa e na sua parte má – e de como não o acho que um treinador com perfil para o nosso clube. No entanto era completamente justo que tivéssemos sido campeões no seu primeiro ano. Mesmo com os seus normais erros!
😉
4 Junho, 2018 at 15:16
Ribatejo
Isso não importa, importa sim chegar a dezembro ou abril e começar a programar a época seguinte com aquele sentimento de somos diferentes e para o ano é que é!!!
O Sportinguista normal é um
DERROTADO
por natureza e só sobreviveremos exactamente com a fracção que puser as garras de fora e lutar contra os poderes instalados.
Vejam o exemplo deste merdas do diasferreira, ladrao que sempre poluiu os corredores de Alvalade com mais umas centenas de gado espreitar a melhor oportunidade de assalto à comissão,
os croquettes tem que ser expurgados do SCP ou então se quiserem estar, aceitar a visão da era moderna
SPORTING
4 Junho, 2018 at 17:34
Como se fosse possível numa qualquer situação, derrubar o poder instituído neste caso no futebol, batendo à porta, pedindo licença e dizendo:
– Olhe se não se importam é favor não prejudicarem o Sporting.
Isto tem custos, muitos mesmo e a prova está à vista de todos, só não vê quem não quer
4 Junho, 2018 at 14:18
Grande post Miguel…
Apesar de como dizes seres relativamente novo aqui, gosto bastante de ler os teus comentários e identifico-me com a grande maioria.
4 Junho, 2018 at 16:24
Obrigado.
Também me identifico com muito do que escreves.
4 Junho, 2018 at 14:34
“Só o facto de pessoas de “peso” institucional no clube terem apoiado o BdC durante todo o seu percurso e hoje já não o fazerem devia levar-nos a pensar um bocadinho se não haverá algo de errado no que ele fez e que nos colocou na situação em que estamos hoje.”
Politica de pais pequeno. As pessoas de peso gostam de aparecer em fotografias bonitas. As pessoas de peso lêem com maior atenção o momento mediatico. Com a nada discreta e improvada ligação entre o presidente e o ataque em Alcochete, todas perceberam logo que o lado a ocupar era o oposto do presidente. Chama-se politica, mas neste caso, feita por elites fracas, infelizmente. As pessoas de peso, se fosse peso de substancia feito, teriam pedido calma e responsabilidade, em vez de choque e julgamento. Já agora, as pessoas de peso não sao autores da golpada em curso mas sao silenciosos coniventes com semanas de mentiras comprovadas na imprensa sem que isso lhes peça comentário público. O lado está escolhido, agora vão até ao fim. A seu tempo, logo se verá se terão de se contorcer ou se haverá outro presidente e elas voltam para a foto como se isso fosse tambem a vitoria da sua oposição ao Bruno.
“A solução estava lá atrás, no início de Abril, e era o BdC não ter iniciado uma guerra pública com o plantel – como qualquer miúdo de 15 anos teria percebido! Não é relevante se tinha razão nas críticas que fez ou não – e eu até acho que tinha algumas – pois o que está em causa é o facto de as ter feito publicamente – a tal coisa que o tal miúdo de 15 anos já saberia ser um erro crasso!”
Quase cinco anos no combate, no meio do que hoje sabemos ser um pantano fétido que nao encontra barreiras à corrupção, no fechar de uma época em que o plantel teve tudo, o JJ ia na 3ª temporada, em Janeiro estavamos a falar de ganhar a Liga Europa (irrealista, mas nao era impossivel)… e em Madrid, temos aquilo. As coisas precisam de perspectiva. E aceito a tua.
A minha começa no momento em que o Bryan é readmitido e entra no onze em qualquer posição que seja necessária. No mesmo tempo em que o Iuri nao faz falta, o Geraldes nao volta, etc… Ja nao tinhamos o Alan, mas continuavamos a nao precisar de Geraldes ou Iuri. Cenas de JJ. Readmitir um proscrito, em final de contrato, pé frio, dar-lhe a titularidade e mostrar da pior maneira que quem manda na equipa é a dupla JJ – BdC (porque imagino que ele tenha pelo menos apoiado esta estupidez) rebentou com a tensao acumulada da equipa.
Um balneario com Adrien, Slimani ou Joao Mario poderia ter suportado a pressao adicional, mas a composição humana da equipa, este ano, era inferior. Tens Mathieu ou Coates, mas os lideres tugas ou enraizados no clube sao personalidades menos fortes (William, Patricio e Gelson). Todos “cansados” do Sporting e que por eles já teriam jogado em outro lado há dois anos ou no ano passado, mas que sabem que com o Bruno só sai um, máximo 2 por ano. Chato…
Ora no meio disto trazer o Bryan para mim foi veneno puro para a equipa. O que fizeram com ele faz-se com simbolos do clube, com homens da casa, veteranos, com dez epocas de Sporting. Que depois de uma crise, nos trazemos para o campo porque nunca quisemos que ele ali nao estivesse. É um atestado de liderança no grupo. Creio que qualquer um entende isto. A liderança modela o liderado.
A certa altura até pareceu que o Bruno estava a provoca-los para que nao se desintegrassem, a dar-lhes uma oposiçao que os unisse e os obrigasse a provar que tinham mais em si do que aquilo que mostravam. Reforçava o JJ num momento em que a equipa já deve estar cansada dele, ate porque nao ganhar é lixado para a percepçao do manager, e levava nos a duas taças este ano, no minimo, e ao segundo lugar, no minimo. A ideia estava certa, mas expunha-nos ao risco impensado e impensavel do ataque a alcochete.
Assumo-me expectante porque já conheço o presidente e sei no que é que ele é bom. E ele é extraordinário a contratar treinadores. O JJ é um erro hoje, mas há dois anos era um acerto total. Aprendeu o Bruno e aprendemos todos. Com este ou aquele jogador, desde que a escolha do sucessor de JJ seja tao boa como a escolha de Jardim ou de Marco, o nosso trajecto de crescimento vai-se manter e este verão será lembrado como o momento em que percebemos que tinhamos uma identidade propria, que queriamos ter um clube e que tao cedo nao vamos abdicar dele para que melhores negocios se possam fazer com a marca ou os activos que o clube tem.
Patricio é uma lição gigante para o Sporting, que tanto queria ter ali um simbolo, um ganhador do Euro, o nosso capitao e redes. Que lindo que era, nao era? Por isso mesmo foi o escolhido. Podia ter sido o William, mas nao era tao bom como o Patricio, por razoes que se deduzem mas nao se escrevem. Meteram mais o Podence para nao parecer tao pessoal, mas o dano maior estava feito. Roubaram-nos o resto da vida do Patricio, como idolo, como simbolo e até quem sabe como dirigente do clube, enquanto homem sem mácula, para alem da desportiva, entre os adeptos. Precisamos de mais e melhores relacoes longas com os nossos melhores jogadores, mas tambem temos de aprender a deixa-los ir na hora certa para eles, porque assim ganhamos mais, mais tempo. Ter dois campeoes europeus em campo durante dois anos na liga portuguesa é luxo absurdo que nos trouxe problemas gravissimos que podiamos ter evitado se deixassemos estes rapazes irem atras dos contratos que encontravam, por muito maus fossem os clubes. É a vida deles. Os 20 milhoes a menos nas vendas seriam os 40 milhoes a mais em vendas nos passes dos que os substituem. É o Sporting que faz o jogador. O Batta … está a valer 15 milhoes. O Piccini… Nem preciso continuar.
O Sporting faz algumas coisas muito bem feitas. E nunca devemos deixar que nos convençam do contrário. Nós sabemos regenerar, nós sabemos ganhar força, ou entao ja nem existiamos por esta altura. Crises sao momentos em que todos queremos dizer o que vemos e se soubermos ouvir o clube vai dizer com muito maior força o que é importante para si.
4 Junho, 2018 at 14:38
É isso Tudo!!
“Saibam todos colocar o Sporting acima de tudo e tomar as decisões que são correctas e não as que interessam a A ou a B. “
4 Junho, 2018 at 14:50
Certissimo…
4 Junho, 2018 at 14:45
Bom dia Miguel,
A análise em relação ao universo Sportinguista é total verdade,qualquer pessoa com o minimo de bom senso e racionalidade vê isso,eu já tinha constatado e decerto muitos mais,o problema é cultural!nenhum dos extremos tem razão,apenas contribuem com ruido e insultos,eu encontro me no grupo 3,o problema não é estar o clube dividido isso é uma falsa questão,eu chamo divergencia de opinioes mas sei que nem todos tenhem capacidade para assimilar tal coisa.
Posso não concordar mas sempre respeitei opiniões contrárias,essa falta de respeito que alguns têm é que dá a entender que existe divisão…mas claro é só a minha humilde opinião.
4 Junho, 2018 at 14:46
Tem,tenhem…que se foda…
4 Junho, 2018 at 15:23
Divergência de opiniões sempre houve e sempre haverá. Não vejo problema disso.
Problema é o extremar de posições!
4 Junho, 2018 at 18:14
Mas afinal quem extremou posições:
“O Presidente do CD acrescentou ainda que se a MAG estava a dar 60 dias para a Assembleia Geral (AG), dando estes 15, 20, 25 dias e analisando toda a documentação facultada pelo CD ainda tinham tempo, se descobrissem algo de mal, para convocar as eleições nos tais 60 dias que indicaram, e, até lá, permitiria gerir normalmente o Clube.”
………………………..
“De seguida, o Presidente da MAG perguntou ao CD e seu Presidente se pretendiam apresentar renúncia ao mandato, estando a MAG preparada para convocar a AG eleitoral para dia 19 de Agosto de 2018, ou 26 de Agosto, ou 2 de Setembro, conforme fosse mais conveniente. Disse que se o período eleitoral PODE CRIAR PROBLEMAS não pretendia saber que problemas eram esses.”
——————————-
Para quem acha que a solução é o CD anunciar que se submete a eleições apôs resolver os problemas actuais, isso foi sempre a sua vontade que foi inviabilizada por um ex-PMAG que nitidamente não sabe o que anda a fazer.
5 Junho, 2018 at 3:39
Eu, no lugar do BdC, tinha aceitado ficar os 60 dias – para fazer o trabalho necessário – e depois ia a eleições novamente, para ganhá-las! Porque eu acho que se tivesse feito isso as ganharia na boa.
De qualquer maneira tu insistes em trazer o JMS para a conversa… O gajo não vale um peido, ok? Esquece o homem…
4 Junho, 2018 at 14:57
Bom texto, Miguel.
4 Junho, 2018 at 15:33
Bla bla bla bla
Comecas com uma mentira
“Uns são sempre 100% favoráveis ao BdC, faça ele o que fizer. ”
Não digo que não haja um ou dois malucos a assinar de cruz mas a grande maioria que está com esta direção, que continua a confia nesta direção não se reve necessariamente de tudo o que BdC faz e diz.
Relativiza é as coisas, da valor ao importante e desvaloriza o acessório.
Peidos, arrotos, voz grossa e bardamerdas é tudo acessório.
So para quem é do Sporting Lisboa ou do Sporting queque de Portugal é que não é acessório.
So para quem está mais preocupado em parecer do que ser é que não é acessório.
So para quem tem vergonha do que os seus amigos adeptos dos corruptos dizem é que não é acessório.
(Vergonha tinha eu quando “faz falta um Sporting forte” vergonha tinha eu de apitos e mails)
Posso garantir te muita gente que acredita em BdC não concorda com todas as decisões.
Exemplo muito simples, Jesus.
No entanto como o Sporting está acima, como o ódio ao treinador não está acima do Sporting, não está acima do presidente, continuam a apoiar o presidente.
Porque a decisão não foi contra o Sporting, porque há muitos scpguistas que gostaram da decisão.
E o SCP não é de uns ou de outros e não deixamos de apoiar porque não concordamos com essa ou outra decisão (não falo de decisoes graves ou fracturantes).
4 Junho, 2018 at 16:18
Tu és uma pessoa a quem não me dá gosto nenhum debater porque não és isento nem honesto nas tuas apreciações, na minha opinião!
É óbvio que há pessoas que, pelo menos aqui, nunca se vê uma palavrinha contra o BdC, tal como as há ao contrário, que nunca têm uma palavrinha a favor.
Depois há as outras pessoas, que umas vezes estão de acordo, e outras não, opinando com o que parece ser bom senso.
Escolher o JJ, apesar de eu até estar contra, é um erro que se pode entender como compreensível. Foi atrás da propaganda, quer do próprio JJ, quer de toda a CS que o faz ser algo que definitivamente não é. Foi também para dar um bicada às águias… Muito sportinguista achou óptimo. Nem eu esperava que fosse tão mau…
O que não é normal, e era perfeitamente escusado, e até fácil de evitar, ou corrigir, é todo o seu historial de Facebook, que deu mais prejuízo do que ajudou. É muito do seu modo de falar do qual é expoente máximo a famosa entrevista à Sporting TV onde falou do processo do túnel do jogo com o Arouca. Uma entrevista onde disse coisas super relevantes, super importantes, e que foram completamente desvalorizadas e esquecidas devido ao modo ridículo – repito, ridículo – como se expressou! Qualquer puto de 15 anos sabe que quando queres passar uma mensagem importante não podes criar “fait divers”. Ora com toda aquela palhaçada resultou em que nenhuma mensagem passou e só se falou da vergonha que foi a “actuação”. Pessoas como tu, vieram defende-lo quando qualquer pessoa normal percebeu os erros que ele cometeu.
São 5 anos dos mesmos erros, duma comunicação fraca, que actua como tiros nos pés muitas vezes. E vocês, Bruno’s Boys, sempre prontos a aplaudir.
E exactamente por vocês aplaudires, apesar de outros criticarem, é que ele se mantém a dar tiros nos pés…
4 Junho, 2018 at 18:24
bla bla bla
começaste com uma generalização mentirosa.
isento?
eu não tenho de ser isento
mas se achas que és…. lol
catavento é diferente de isento…..
e não é por escrever muitas linhas que escreves bem…. e não por continuadamente chamares os outros de burros directa ou indirectamente que o burro não és tu—-olha, educado não és de certeza
5 Junho, 2018 at 3:41
Catavento és tu mas foste colocado numa posição onde o vento só sopra de um lado…
Deves estar à espera que te explique a importância de ser isento quando se analisam situações… Espera sentado!
4 Junho, 2018 at 15:44
Miguel, duas perguntas pra uma curta resposta.
– Em 30/06 sem orçamento e atendendo ao exposto no nº 4 do artº 33, o que sucederia ao actual CD?
– Porque razão o PMAG colocou a questão como um ultimatum ao CD, ou se demitem uma marco AG para destituição? Quem extremou posições e com que interesse?
PS: Relativamente à ultima, se necessário recupero, comentei aqui, o JMS é burro diz que é um homem de consensos e vai para a reunião a dizer que se demitem ou são demitidos. Além disso nessa reunião, BdC pede tempo, julgo que 60 dias e que colocaria toda a informação ao dispor da MAG, e posteriormente que fizessem aquilo que achassem melhor.
4 Junho, 2018 at 16:24
Malcolm,
1º, precisas mesmo que emita alguma opinião sobre o JMS? A sério? Pensei que eras mais atento… Convém é nunca esqueceres quem meteu o JMS ali… Aliás como a Elsa Judas!
2º, não te sei responder à primeira pergunta mas eu dei duas soluções que me pareciam razoáveis e boas para dar paz ao clube. Na eventualidade de uma não ser possível, e parto desse principio pela tua pergunta, tinhas sempre a outra, que é a que está ainda sobre a mesa!
Mais alguma questão? 🙂
4 Junho, 2018 at 16:48
Para além do ela te ter bloqueado no facebook como que já fizeste questão de referir diversas vezes, tens mais alguma coisa que nos possas dizer para justificar a tua opinião tão negativa sobre ela?
Confesso que ela para mim até há uns dias era uma completa estranha, excepto algumas aparições na SportingTV por isso esta minha pergunta.
5 Junho, 2018 at 3:49
Apagar comentários contraditórios à sua opinião…
Ser uma lambe cus…
Depois, já noutra área, ser politica e advogada.
Quer dizer, tudo cenas pouco recomendáveis! 😉
O JMS só é politico e lambe cus… e é o que é! 😀 😀 😀
Vamos lá ver, um pouco mais a sério… Tu não conheces uma pessoa de lado nenhum. Fazes um comentário no Facebook do Sporting e ele comenta o teu comentário de forma elogiosa. Faz isso mais 3 ou 4 vezes e pede-te amizade. Tu aceitas. Passas a comentar o Facebook dessa pessoa, normalmente até concordando com as suas posições. Um dia não concordas com uma cena qualquer e comentas nesse sentido. Trocas uma série de argumentos com a pessoa. A pessoa paga todos os teus comentário e bloqueia-te. Com que impressão ficas dessa pessoa?
4 Junho, 2018 at 17:18
Eu reformulo, não quero saber a opinião sobre o JMS mas sobre o ultimatum que ele deu.
E perante o cenário de a falta de orçamento se tornar em 30/06 numa justa causa para destituição sem possibilidade de recandidatura, qual achas que deveria ser a posição do CD?
Deveria o CD ficar refém do PMAG e ceder a todas as exigências nomeadamente demitir-se ou submeter-se a uma AG destituitiva por justa causa sem conhecer do que efectivamente é acusado?
4 Junho, 2018 at 17:36
espera malcom que o miguel vai te responder já, é só esperar um bocadinho
5 Junho, 2018 at 3:53
Eu não domino esses detalhes ao pormenor.
Acho, como já disse, que era de ficar em funções até 1 de Setembro e depois ir a eleições em Outubro.
Penso que esta solução, explicando que só se ficaria neste período por ser uma altura fundamental para preparar a época 18/19 e acabar o resto do que se está a fazer na área financeira, serviria todas as partes e traria alguma paz ao clube.
4 Junho, 2018 at 17:41
Sou um leitor antigo, ainda do tempo do cacifo. Não tenho comentado mais, por razões profissionais e porque ando triste como o tempo que temos.
Contudo, tenho-me revisto nos comentários do meu amigo…
Fazendo um ponto de situação:
A invasão à Academia foi o dia mais negro da História centenária do SCP! Fragilizando muito o nosso Presidente e o SCP na CS, originando a saída de alguns ratos.
BdC fez um trabalho 70% Excelente e 30% muito mau, sendo o maior problema a incapacidade de aprender e estrategicamente antecipar problemas. Vide como consegue que os lampiões passem incólumes na CS a toda corrupção, desviando todos os focos e como se está a deixar comer pelo fdp do JM, como permitiu que o JJ fosse o grande defensor do plantel, quando os andou a foder a época toda.
Os jogadores estão em modo “Revolta na Bounty” desde meados de Dezembro, primeiro com o JJ, só depois com o BdC. A estupidez dos imbecis criminosos que invadiram a Alcochete, deram margem para estes se armarem em coitadinhos…
Os sucessivos abalroamentos aos nossos estatutos pelos diversos órgãos são vergonhosos.
Os jogadores que rescindirem são uns fdp que merecem ter todas as lesões incapacitantes possíveis.
Não acredito que o EO avance nestas condições. Os mercados normalmente não gostam de empresas em convulsões, quanto mais com sucessivos Tsunamis auto-infligidos.
Subscrevo que a única solução é o CD marcar eleições para todos os orgãos, submetendo-se novamente ao sufrágio dos sócios.
Custa-me ver os ataques a pessoas como o Benedito ou o Varandas, que têm um sportinguismo acima de qualquer suspeita! Da mesma forma que me custa ver o BdC ser atacado de forma torpe e de baixo nível por uma franja de
Sportinguistas…
Reitero, eleições já! Até para o BdC ser coerente com o que disse no passado, na época das trevas devolvendo aos sócio a legitimidade de escolher o seu futuro…
Não há mal que sempre dure, nem bem que nunca acabe, mas esta tormenta, sem eleições vai durar muito mais tempo.
4 Junho, 2018 at 18:26
como consegue que os lampiões passem incólumes na CS a toda corrupção
uau, a serio , foi bdc que conseguiu isso?!
4 Junho, 2018 at 19:29
Tem razão, expressei-me mal… o que quis dizer foi que as sucessivas atoardas auto-infligidas , algumas de palmatória DESVIARAM as atenções dos corruptos de vermelho.
Veja-se por exemplo como a fragilidade do BdC com estas confusões têm impossibilitado uma defesa indignada ao processo nojento que é o cashball.
Mas sermos éticos só quando convém é de lampião, não de Sportinguista.
5 Junho, 2018 at 3:55
É muito o que penso também.
4 Junho, 2018 at 14:25
BdC cometeu vários erros, eu não os ignoro, o que sucede é foram muitas mais as vezes em que esteve certo, foram muitas as melhorias operadas no clube, somos o Clube mais transparente na apresentação de R&C… E o pior é que os que são contra, raramente referem factos, baseiam-se no lixo e na mentira que é actualmente a cs portuguesa… Aos meus olhos, e aos olhos de muiiiiitos sócios, adeptos e atletas das modalidades BdC continua a ter e terá muito apoio… e credibilidade, coisa que muitos NUNCA voltarão a ter depois do que se passou e se tem passado… nem o Marcelo sai limpo na dualidade de tratamento quando é o Sporting ao barulho.
O maior erro, desde o início o disse, (se não aqui, noutros blogs) foi quando foi buscar essa aberração do ‘ganhamos limpinho, limpinho’… e esse alucinado destruiu tudo… Culpa do Bruno sem dúvida… E se alguém ainda tinha dúvidas sobre a valia do ‘peaners’ sem a ajuda dos padres, teve 3 anos para ver o demente que ele é… Agora é recomeçar quase do zero no futebol, com limpeza de balneário.
4 Junho, 2018 at 14:41
A convocação de assembleias gerais por um órgão sem existência legal a dita mesa transitória é obviamente nula e se se realizar os seus efeitos serão nulos . Qualquer juiz de tribunal administrativo decretará essa nulidade .
Entretanto sem EO sem bancos sem credito quero ver de onde vira o dinheiro para pagar a desmesurada folha salarial do futebol ( será por isso que as rescisões até são bem-vindas pelo CD ? ) e o ordenado de BdC e sua mulher? Serão alguns dos assanhados senhores que por aqui andam ? Talvez sem ordenado BdC resolvesse partir , mas também não teria muito para onde ir . No bucks no Buck Rogers amigos
4 Junho, 2018 at 14:49
Então qual é o procedimento legal?essa é a minha dúvida,se não é legal qual os procedimentos que deveriam ter sido seguidos?
4 Junho, 2018 at 15:02
Pelos estatutos a mesa da AG mesmo demissionária continua em finções e só ela pode convocar assembleias, goste-se ou não . É a lei do Sporting enquadrando-se na lei do país. BdC não se pode pôr acima desta lei nem comentar futuras ( se se chegar a isso ) decisões de tribunais de eventual destituição dos corpos sociais . Até Godinho Lopes perante essa inevitabilidade se foi embora. Desde janeiro culminando na célebre assembleia dos 75 que BdC se porta como um ditador rodeado da sua guarda pretoriana querendo ser plebiscitado só quando lhe convém. Mas as coisas não funcionam assim . Essa areia na engrenagem chama-se separação de poderes e é a base da democracia. Temos pena …
4 Junho, 2018 at 15:28
Então porque a MAG demissionária não o fez?se a esta competia a marcação da AG para eleger novos orgãos?
4 Junho, 2018 at 14:57
Ao que parece a suposta SMS do presidente para os jogadores do Hóquei, às 13H já circulava no grupo de facebook “Libertar o Sporting Clube de Portugal” pela mão de Rúben Proença de Amorim.
Para além disso já ameaçou a Elsa Tiago Judas via Facebook…
Já agora deixo também aqui como curiosidade esta noticia:
TRÊS ‘SPORTINGADOS’ ACUSAM BRUNO DE CARVALHO DE FAZER “CHANTAGEM”
Comunicado assinado por Rúben Proença de Amorim, Rui Pedro Barreiro e Pedro Quartin Graça
4 Junho, 2018 at 17:19
Temos de levantar a cabeça.
O futuro a Deus pertence.
4 Junho, 2018 at 17:25
O futuro adeus pertence… a…?
4 Junho, 2018 at 17:43
Vão ser necessários muitos anos, décadas talvez, para o Sporting Clube de Portugal voltar ao ponto em que estava em Março de 2017!
Vai ser precisa muita coragem, força de vontade, persistência, resistência e capacidade de unir e resistir.
O que nos está a acontecer é demasiado grave, sério e profundo para ser resumido a uma má época do futebol (profissional, mas não só!), a uma ou duas rescisões.
É, hoje, um lugar-comum mas vou repetir: estamos divididos como nunca! Como nunca porque nos permitimos cavar trincheiras muito mais profundas e porque as ‘armas’ estão carregadas e se tenta sempre ‘disparar’ a matar.
Sou Sportinguista desde o berço, mas não são essas meia dúzia de décadas de vida que quero invocar. Invoco apenas a memória de anos mais recentes, digamos que desde o ‘projecto Roquete’: desde aí que me lembro de existirem divisões, diferentes formas de ver e sentir o clube; desde aí que me lembro de discussões mais ou menos acaloradas; de trincheiras tão fundas como agora não me lembro, nem sequer nos últimos estertores de Godinho Lopes.
Porquê tão fundas? Porquê agora? Porquê tão pouco tempo depois de um acto eleitoral tão claro e inequívoco?
Ataque de inimigos externos? Alguma vez não estivemos sob ataque?
‘Inimigos internos’? Dez por cento de votos fazem tanto estrago?
Porquê?…
Como pode um dos melhores presidentes do nosso Clube estar no ‘olho do furacão’? Depois de nos ter levantado do chão. Depois de nos ter devolvido o orgulho. Depois de nos ter trazido de volta modalidades históricas e acarinhadas. Depois de ter estancado a hemorragia financeira. Depois de ter recuperado capacidade competitiva a todos os níveis. Depois de nos ter proporcionado a construção do Pavilhão João Rocha. Depois… Depois… A lista é longa!
Porquê? O que aconteceu? O que está a acontecer? Por que se extremaram as posições?
A situação no futebol profissional explica isto? Não! A situação no futebol profissional é um sintoma (talvez o maior), mas não é a causa.
Não me iludo nem vale a pena contornar a questão. O principal problema reside em Bruno de Carvalho e na forma como ele vê a sua presidência e o Clube. Os 90 por cento de Março de 2017 fizeram-lhe mal! Encarou a vitória como ‘esmagadora’. Mas numa sociedade democrática não há vitórias esmagadoras! Por muito grandes, claras e expressivas que sejam, jamais serão esmagadoras: os vencidos têm direitos e merecem respeito. Mas BdC não vê as coisas assim: quem não é por ele, é contra ele e não merece ‘existir’. Esta visão alastrou: para fora e, mais lamentável, para dentro.
A ‘Tasca’ é hoje exemplo disto: já não é uma tasca, é um campo de batalha; não se debatem opiniões, contam-se espingardas. Seja sobre que assunto for, seja qual for a opinião, ou se é ‘pró-BdC’ ou se tem ‘ódio a BdC’. Errado! Absolutamente errado, mas conveniente para o objectivo, cada vez mais evidente, de BdC: rodear-se de ’apoiantes’ acríticos, incondicionais, ‘adoradores do sol’.
É ele o único responsável? Não! Claro que não! Marta Soares tem feito os possíveis e os impossíveis para sair mal do ‘filme’ (mas convém não esquecer que foi escolha repetida de BdC…). E não faltam hienas e abutres, ‘nossos’ e externos. Mas abutres e hienas são especialistas em carne morta ou quase morta… não atacam carne saudável!
Apontam-se a BdC constantes erros na sua ‘política de comunicação’, critica-se o uso e o abuso das ‘redes sociais’, de SMS. Arrisco dizer que será o único ponto de acordo entre a grande maioria dos Sportinguistas. Critica-se fortemente a mensagem pós- Madrid. Certo! Mas insuficiente para justificar tudo: são sintomas da ‘doença’; não são A doença.
Estou muito mais preocupado com o “caso cashball” (por razões que não explano porque este é um espaço público!), fiquei muitíssimo preocupado com o ataque à Academia e a sua (de BdC) reacção, com o adiamento do pagamento do empréstimo obrigacionista e com a necessidade de um novo empréstimo (e com as razões adiantadas). Temo o que aí possa vir com o conflito com jogadores e técnicos do futebol profissional.
Tudo isto chegaria para questionar o seu modelo de gestão, para fundamentar a minha perda de confiança em BdC mas é ainda pouco para fundamentar a minha opinião de que se deve afastar.
A minha evolução de ‘não votarei nele’ para ‘não deve continuar’ tem a ver com a sucessão de manobras dos dias mais recentes.
Parece-me inegável que a contestação a BdC cresceu exponencialmente após o ataque à Academia e a reacção tíbia, desleixada, superficial que nos ofereceu e com a falta de vontade em ‘corrigir a rota’. Pelo contrário, BdC entrou em deriva uniformemente acelerada, atacando tudo e todos, desde o Presidente da República ao ‘porteiro’, recusando as ofertas de mediação que surgiram, aumentando o nível das críticas e ataques a ‘inimigos’ (reais e imaginários), manipulando sócios e adeptos, atropelando os estatutos (não ser apenas ele a fazer tudo isto não apaga que o tenha feito), ensaiando uma fuga em frente que o levará (mais tarde ou mais cedo) ao fundo (nesse momento sozinho e abandonado por todos, até os incondicionais de hoje).
Não nos levará a todos com ele (porque o Sporting Clube de Portugal é mais que todos nós juntos!), mas causará danos maiores a cada dia que passa.
E aqui estamos nós, mais ou menos abandonados à nossa ‘sorte’, tristes, acabrunhados, envergonhados, desorientados e receosos, entre uma aparente maioria ululante e verbalmente agressiva, fiel e incondicional ao seu líder (e incapaz, sequer, de se questionar se será mais do que ‘carne para canhão) e uma aparente minoria pronta a lançar-se sobre os despojos, ansiosa por deitar a mão a posições que julga serem suas por ‘direito divino’.
Não! Não pode haver trincheiras! Não há apenas dois lados! Não é ‘BdC ou o caos’! Não somos o ‘BdC Clube de Portugal’ nem o ‘Campo Grande Football Club’!
Há um ‘terceiro lado’! Há o nosso lado, o do Sporting Clube de Portugal! O mais eclético clube português, que luta por estar cada vez mais próximos dos maiores da Europa. Um Clube respeitado e respeitador, que se bate pela verdade, pelos valores, que quer vencer sempre mas não se desonra nas derrotas.
Ainda há tempo, embora cada vez menos. Sendo que “acima de tudo está o Sporting” exige-se, hoje, que do sócio mais recente ao mais antigo, do dirigente em funções ao dirigente demissionário, de quem apenas vota a quem aspira a um lugar nos órgãos sociais cumpra esse desígnio: o Sporting Clube de Portugal é dos sócios e urge que estes se manifestem: elegendo novos órgãos sociais.
Como estamos, não iremos a lado nenhum. Apresente-se quem tenha projectos! Nós decidiremos.
SPOOOOOOOOOOOOOORTING!
(obrigado pelo seu texto jmfs1947, que me deu alguma ‘inspiração’ para o que escrevi; lamento que haja tão pouca reflexão sobre o triste momento que passamos
um abraço Leonino!)
4 Junho, 2018 at 18:02
Grande comentário.
Concordo com tudo, da mesma forma que vejo no BC e a equipa que ainda là está com ele os méritos que merece.
Tem de haver eleições, para vermos as alternativas, os candidatos, as listas, ao que se propõem, sem eleições são só e apenas forças divergentes, muitas delas que nunca fizeram um esforço para estar com quem ganhou.
4 Junho, 2018 at 18:30
espero bem que não volte a esse ponto de março 2017
“Há um ‘terceiro lado’! Há o nosso lado, o do Sporting Clube de Portugal! O mais eclético clube português, que luta por estar cada vez mais próximos dos maiores da Europa. ”
tem graça, pensava que estvamos aí
“Um Clube respeitado e respeitador, que se bate pela verdade, pelos valores, que quer vencer sempre mas não se desonra nas derrotas.”
qunat ao respeitado, ha muitos anos que o SPorting não é respeitado.
condescendencia não é respeito, caro.
qunato a valores e honra ainda gostava de saber onde foram feridos?
tem graça, pensava que
4 Junho, 2018 at 17:43
Cheguei agora à tasca, esta viagem de comboio permite-me cá vir e a tasca permite que a viagem seja curta demais para ler tudo e manifestar me.
É bom que ponhamos os olhos neste texto e façamos uso da cabeça para refletir. Estar a trás do teclado, mascarado e inacessivel não nos da o direito de faltar ao respeito.
A tasca é um local fundamental para muitos de nós, para informação, esclarecimento e partilha. Não o estraguem, não esperem mudar opiniões e aceitem opiniões diferentes. Os outros que não leões que para aqui andam tb são bem vindos desde que saibam estar.
Agora vou ver se aprendo alguma coisa com voces ☺
4 Junho, 2018 at 18:10
Alguns comentadores fazem-me lembrar aquele jornalista da cmtv a questionar o Paulo Futre incessantemente com a mesma pergunta, porque o Paulo não estava a responder aquilo que ele queria ouvir como resposta… a conclusão que tiro é que enquanto a ‘velha guarda’ não se reapoderar do Sporting iremos andar com eleições todos os anos e duas ou três AG’s pelo meio… é o respeito pela democracia…
Aliás vejo aqui, mais depressa apontarem o dedo ao Bruno por criar uma MAG transitória, do que acusações a quem deliberadamente atropelou estatutos e sócios, mentiu descaradamente ao país inteiro, pressionou e chantageou o Dr. Gestas para se demitir e assim fazer, por estes meios, cair a Direção… tudo em conluio com quem nos quer destruir…
É preferível continuar a bater no mesmo… mesmo sabendo que a obrigação da ex MAG seria, após se demitirem em bloco, agendarem uma AG para eleição dos órgãos demissionários, e não o fizeram com intuitos. que em NADA beneficiariam ou beneficiaram o clube.
4 Junho, 2018 at 18:11
É de veras surpreendente que o PMAG persista em atitudes e comportamentos de todo em todo inaceitáveis, os quais, que após a passagem desta “tempestade” e já num plano mais acalmia tem que ser apreciados e julgados por quem de direito.
Este senhor fez publicar hoje no jornal Record a Convocatória de AG
Teve mais que tempo para perceber que a sua convocatória vai conduzir a deliberações “contrárias à lei ou aos estatutos, seja pelo seu objeto, seja por virtude de irregularidades havidas na convocação dos associados ou no funcionamento da assembleia, são anuláveis” (artigo 178º do CC).
Relembro que a anulabilidade pode ser levada a cabo durante o prazo de seis meses, podendo ser feita pelo órgão administração ou qualquer sócio que não tenha votado a deliberação.
Se esta AG for em frente contará no prazo referido com o pedido de anulabilidade.
Não concebo que o “inteligente” PMAG convoque uma AG para revogação de justa causa do mandato dos titulares, sem anexar e publicar os fatos constitutivos de justa causa para que os atingidos possam exercer o contraditório, no mínimo.
Porquanto cabe a quem invoca fatos que considerem suportar a justa causa fazer a prova do mesmos.
Isto é a mesma coisa que um qualquer cidadão receber de um tribunal a notificação que vai ser julgado … mas não lhe é notificada a acusação!
Será que este tipo não tem um mínimo de decência e se afaste de vez do Sporting pelo mal que lhe está a fazer.
E tudo isto serve para achincalhar o Sporting e colocar sócios, contra sócios, …
4 Junho, 2018 at 18:26
Nem mais… e o objetivo dele(s) é mesmo esse.