Muito se tem falado, muita tinta se tem gasto, muita tecla se tem batido. E a culpa é dos estatutos. Ou, se preferirem, de perceber quem está ou quem não está a respeitá-los. Tanto que, goste-se ou não, ainda não se percebeu se alguma das AG marcadas é válida e o mais certo é tudo isto terminar em tribunal.
Eu, confesso, sou um gajo pouco conhecedor desses mesmos estatutos, daí que entre tanto desmentido sobre desmentido, vou tentando perceber o que pode ou não fazer sentido. E, nessa tentativa de perceber o que quer que seja, encontrei esta foto de uma página que reúne três opiniões jurídicas.
Goste-se mais ou menos de quem opina, gostava, mesmo, que esta imagem permitisse que outros Sportinguistas que frequentam a Tasca e que estão por dentro dos estatutos ou da componente jurídica dos mesmos, ajudassem a clarificar toda esta embrulhada que nos vai tornando os dias mais cinzentos.
7 Junho, 2018 at 15:33
“3 opiniões “jurídicas” , por ”juristas” juristicados pelo rascord, que por sinal é parte interessada através de uma das partes do “conflito”…
Isto vai bonito…
Vai haver para aí uma crise de “gelados” que nem vos digo…
A enfiar gelados na testa a este ritmo, isto vai ser lindo…
7 Junho, 2018 at 15:43
as opiniões da CT nomeada pelo CD e do CD é que serão isentas, dado que não são parte interessada no assunto.
gelados cabem na testa de toda a gente…
7 Junho, 2018 at 16:17
Tu gostavas era do “pelotão de fuzilamento”, não era??
Para ti um Magnun, sempre aproveitas o “pauzinho”…
7 Junho, 2018 at 16:40
Teres o nick que tens e escreveres o que escreves é um autêntico atentado à memória do primeiro…
7 Junho, 2018 at 17:46
Whiskas saquetas para ti…
7 Junho, 2018 at 16:46
Better call saul
https://www.youtube.com/watch?v=tsECOezba7Q
7 Junho, 2018 at 15:40
Art 39º
“1 – A renúncia é apresentada ao Presidente da Mesa da Assembleia Geral, salvo se for este o renunciante, caso em que é apresentada ao Presidente do Conselho Fiscal e Disciplinar. ”
Os Estatutos não especificam a “forma” de como a renuncia é apresentada. Quer isto dizer que tanto pode ser oral como escrita desde que seja publica, o que se verificou, ponto paragrafo.
Daqui passamos para o nº 3:
“3 – Todavia, se a renúncia, individual ou colectiva, constituir causa da cessação do mandato da totalidade dos membros do órgão, a renúncia só produzirá efeito com a tomada de posse dos sucessores, ##salvo se entretanto for designada a comissão de gestão ou de fiscalização, ou ambas##, nos termos dos presentes estatutos.” O que também foi o caso, ponto paragrafo.
Onde está a dúvida?
7 Junho, 2018 at 15:51
Quais são os termos presentes nos estatutos para nomear uma comissão de gestão?
E já agora o que acontece se o PMAG demissionário se recusar a agendar AG?
7 Junho, 2018 at 15:52
Qual PMAG demissionário? Está-te a escapar algo??!
7 Junho, 2018 at 15:56
Tu dizes que se passa ao º3 e nele diz que “… se a renúncia, individual ou colectiva, …, a renúncia só produzirá efeito com a tomada de posse dos sucessores”, ou seja fica demissionário certo?
7 Junho, 2018 at 15:58
Lê tudo:
“salvo se entretanto for designada a comissão de gestão ou de fiscalização, ou ambas”
7 Junho, 2018 at 16:01
por isso é que perguntei quais são os termos presentes nos estatutos para nomear uma comissão de gestão… Peço desculpa se não me fiz entender
7 Junho, 2018 at 18:19
mas não lês aí “comissão de MAG”, pois não?
7 Junho, 2018 at 18:37
Fantástico descobriste um lacuna!!!!!!
7 Junho, 2018 at 18:37
**uma
8 Junho, 2018 at 8:48
Não, descobri exactamente o contrário. Os estatutos regulam a forma como podem ser nomeadas comissões temporárias e não permitem isso no caso da mesa.
8 Junho, 2018 at 8:52
A constituição também não diz que o governo não pode substituir o presidente da república, simplesmente diz quais as atribuições do governo e essa não está lá. Mas isso não é lacuna nenhuma, simplesmente a constituição não quer que isso possa ser feito e por isso não incluiu isso na lista de coisas que podem ser feitas.
7 Junho, 2018 at 15:51
E bem em ter sido considerada o comunicado na TV por Marta Soares em que diz “…eu e toda a mesa demitimo-nos”, como uma declaração recipienda. Essa declaração de demissão torna-se vinculativa quando chega ao poder do destinatário (CD) ou foi dele conhecido.
7 Junho, 2018 at 15:53
a duvida está, só pode estar, quanto a mim, na defesa de outros intresses, nem que para isso o sporting tenha que sair prejudicado… que é o que está a acontecer!! Porque é que JMs não marcou a AG ordinária para simples aprovação de orçamento…??? MÁ FÉ!!
7 Junho, 2018 at 15:55
Interpelem-no para marcar este mesmo assim não marcarmetam-lhe uma providência cautelar. Mas não o substituem porque é ilegal.
7 Junho, 2018 at 15:56
* e se mesmo assim
7 Junho, 2018 at 15:56
O meu entendimento é que ele lançou a lebre do “demitimo-nos” a pensar que a maioria dos elementos do CD iriam atrás e o CD cairia.
Posteriormente alegaria que nunca o fez “formalmente” e seria o único órgão activo podendo nomear um CD transitório podendo por lá os seus amigos.
7 Junho, 2018 at 15:57
Esta foi a jogada que saiu mal !!!!
7 Junho, 2018 at 16:34
O órgão cai nessa altura…
Só o pmag ficaria a “garantir” os serviços mínimos de gestão corrente…
E foi aqui que ele se “espalhou”, dedicando-se ao “derrube” da Direção, em vez de assegurar o “funcionamento normal” do Clube com a marcação da AG órdinaria de aprovação do Orçamento e de substituição provisória da MAG e CFeD, até haver eleições para esses órgãos, que teriam de ser marcadas por ele…
Em vez disso, decide designar um pelotão de fuzilamento…
Ilegalidade em cima de ilegalidade
Como dizia mina avó:
Cadelas “apressadas” paren cães cegos…
F*deu-se…
7 Junho, 2018 at 16:42
Ele ficou cego, só vê Bruno de Carvalho à frente. Não há volta a dar. A táctica deu errado e agora não é possível emendar.
7 Junho, 2018 at 23:03
Não foi só ele. Aqui na tasca temos exemplos de pessoal que apenas vê o odio pessoal ao BdC e nem analisam as coisas como um todo.
7 Junho, 2018 at 17:16
evidentemente
7 Junho, 2018 at 15:57
+1
7 Junho, 2018 at 15:54
Está tudo mal. É favor estudarmos seguintes conceitos: declaração receptícia e princípio da separação de poderes. Erro 1: o anúncio público não se basta como comunicação. Erro 2: mesmo que bastasse, a renúncia só produz efeitos após a tomada de posse dos sucessores, excepto para o CD se for nomeada comissão de gestão pela MAG ou para o CFD se for nomeada comissão de FD pela MAG. Quanto às MAG não há essa possibilidade por que os estatutos a excluíram. Não é lacuna coisa nenhuma, é porque a MAG é o órgão que estatutariamente está acima dos outros, pode nomear outros provisoriamente, mas não pode ser nomeada provisoriamente por outros. É uma diferença de regime deliberada, não há caso omisso nenhum. Se puderes 100 juristas a discutir isto, vais ter 99 a concordar e a Elsa Judas a inventar. Ponto.
7 Junho, 2018 at 15:58
Quando se chega à tecnocracia está tudo dito…
7 Junho, 2018 at 15:59
Tudo dito Rui Moreira!
Não há volta a dar…tem de haver eleições para todos os Orgãos Sociais para acabar esta bandalheira e termos paz no clube!
7 Junho, 2018 at 17:07
A que proposito para todos os orgaos? O CD nao está em plenas funções? Os unicos que necessitam de eleiçoes sao a MAG o PMAG e o CFeD. Entao o presidente da republica resignava ao cargo e o governo mantinha-se com o apoio do parlamento mas como o PR resignava tinha-se que convocar eleiçoes legislativas?
7 Junho, 2018 at 16:05
E ser morrerem todos os membros da MAG?
7 Junho, 2018 at 16:17
É uma boa questão!!!
Mas no nosso caso… estão em funções até substituição (e não pela COmissao transitória que nasceu do nada)
7 Junho, 2018 at 17:09
Entao onde estao as eleiçoes xonvocadas pelo JMS para os orgao demissionarios? Esqueceu-se? Ou so lhe interessa argu.entar que eatá em funçoes para marcar uma AG extraordinaria marcada por ele para destituir por justa causa o CD?
7 Junho, 2018 at 16:06
Hmm não sou jurista e tenho pouco interesse em o ser no entanto o que dizes é ilógico. Suponhamos que o PR vem a publico dizer que se demite, mas não o faz por escrito. Seguidamente não convoca eleições para o seu cargo, nem continua a cumprir as suas obrigações de PR. Mas ao fim do mês continua a receber o seu ordenado de PR e a usufruir de tudo o que advém de ser PR. Não há lei que preveja a sua destituição? Não há nada que o Governo possa fazer?
7 Junho, 2018 at 20:19
Isto. Chama-se lei natural, mas em Portugal por alguma razão os advogados e juízes fazem o que querem
7 Junho, 2018 at 15:58
CD e PMAG ambos muito mal nesta história!
A sensação que tenho é que ambos sabem os erros que estão a cometer mas BdC quer ganhar tempo e portanto vai de inventar MAGs trnsitórias e outros atropelos; enquanto JMS sabe bem que se demitiu e que não fez o que devia e agora para se desculpar faz papel de vítima. O que ambos deviam fazer era chegar a um acordo pois sem acordo relativamente a AGs isto só tem solução em tribunal.
Mas parece-me que ambos querem ir para tribunal por razões diferentes.
Tristeza!!!
7 Junho, 2018 at 23:06
Mas qual ganhar tempo, é preciso fazer uma AG para aprovar as contas, coisa que o bombeiro nao fez. Sem isso cairia o CD pois entraria em incumprimento. E seria preciso uma AG para eleger nova MAG, coisa que o bombeiro nao fez.
Ele diz que está em funcoes mas nao faz nada.
Nem os estatutos estao em vigor…. porque ele desde Feb ainda nao os enviou para o diario da republica.
7 Junho, 2018 at 16:00
Mesmo que o JMS se tivesse demitido por escrito e entregue esse documento ao Presidente do Sporting, ficaria em funções até vir um novo. Logo é indiferente se se demitiu ou não, ele continua em funções. Isto de uma MAG transitória é que não existe em lado nenhum e é uma invenção.
7 Junho, 2018 at 16:44
Mas mesmo que fosse assim…
A função do pmag nao é substituir-se aos sócios e derrubar a Direção
É ASSEGURAR a gestão normal Clube, bao derrubar direções só porque eles se “demitiram”…
Afinal quem é que está a dar uma de ditador aqui??
Eles fez alguma AG para arvorar esses “poderes” para ele próprio??
A mim ninguém perguntou nada
7 Junho, 2018 at 16:50
Marcar um jogo não é jogá-lo.
O PMAG não derruba a direcção. Marcar um AG extraordinária para deliberar uma acção de justa causa para destituição do CD não é o mesmo que determinar que houve justa causa e destituir o CD. Quem o faz, se fizerem, são os sócios nessa AG.
7 Junho, 2018 at 17:13
Ao “protelar” a AG do Orçamento está a “empurrar” a Direção para a “ilegalidade” e a tirar a hipótese de se recandidatar…
não, não derruba… é só a brincar… ( com a Direção e com a larga maioria que votou nessa Direção)
És um pândego…
7 Junho, 2018 at 17:25
Estou farto de ouvir essa treta. Vem certamente de uma cartilha.
A obrigação do CD quanto ao orçamento é de o apresentar à MAG até 15 de Junho (art.32, 1) Lembro que um órgão demissionário, como a MAG, mantém-se em funções até a eleição de seu substituto, isto coma obrigação ainda de o apresentar ao Conselho Fiscal. Ora, isto significa que uma vez cumprida a obrigação de apresentar o orçamento à MAG, visto também pelo CF, o CD não tem nada a ver disciplinarmente falando com ser ou não ser marcada uma AG.
Só se não apresentar o orçamento à MAG (e submeter também ao paracer do CF) dentro dos prazos estatutários é que fica sujeito a procedimento disciplinar. Submetendo o orçamento a tempo a responsabilidade pela AG não ser marcada não recai sobre o CD — a não ser que o CD tenha apresentado o orçamento a uma MAG fajuta que por sua vez o tenha levado a votação numa AG fajuta. Nesse caso será com certeza sujeito a processo disciplinar e até legal.
7 Junho, 2018 at 18:24
100% de acordo. Ao apresentar o orçamento a uma MAG fajuta (se não o apresentou à MAG em quem votámos) é que o CD se coloca em maus lençóis…
7 Junho, 2018 at 17:47
O PMAG não tem poderes para marcar uma AG destitutiva em nome proprio. Quais são as justas causas? Se o PMAG demissionario não cumpre c as suas obrigações, ou seja marcar AG ordinaria para apresentação do orçamento, nem marca AG para eleição dos novos orgãos da MAG e CFd, pq anda mais entretido c a cs, o Sporting não pode parar e, por isso o unico orgão que não se demitiu, o CD, defendendo os interesses do Sporting criou uma ct, cujo primeiro passo foi marcar a AG ordinaria para apresntação de orçamento e outra para eleger os orgãos da MAG e CFD.
Portanto, ele demitiu-se mas está em funções, certo, mas como não cumpre c as suas funções o CD delegou alguem que as cumprisse e , bem. oO resto são peanuts
7 Junho, 2018 at 16:02
Independente de quem tem razão na alálise estatutária, para mim a melhor forma de clarificar quem deve ter o poder da MAG e do CfeD é através do voto nas urnas.
Se é exactamente isto que se pretende com a solução da MAGT, ou seja, a marcação de novas eleições para os orgãos demissionários em causa, então não tenho nada a apontar nem deveriam ter todos os Sportinguistas de boa fé.
Resumindo, de um lado temos uma mesa demissionária a preferir criar uma comissão de fiscalização, do outro temos uma hipotética mesa transitória a preferir dar voz aos sócios nas urnas para os orgãos demissionários.
Tenho quase 30 anos de associado, mal de mim se tivesse dúvidas qual das soluções prefiro.
Abraço de Leão.
7 Junho, 2018 at 16:02
Alguém que foi presidente da câmara tantos anos, que é o líder de todos os bombeiros, que tantas e tantas horas passa na tv a falar de tudo e mais alguma coisa se se demite em todos os canais televisivos deve valer algo em tribunal…. além disso, as únicas pessoas que podiam confirmar se o bombeiro entregou ou não a presumível carta de demissão demitiram-se e não pretendem abrir a boca. Já dizia o outro por que será?
Se o presidente da Assembleia da República se demite em todos os canais televisivos durante um dia inteiro garanto-vos que não volta a sentar o cu no parlamento.
7 Junho, 2018 at 16:07
Deixem-me reiterar a pergunta: E se todos os elementos da MAG morrerem, como se faz?
SL
7 Junho, 2018 at 16:10
Pelos vistos, mata-se o Bruno de Carvalho. Mas o Sporting lixa-se como é costume.
7 Junho, 2018 at 16:21
Uma festa.
7 Junho, 2018 at 16:28
lol
7 Junho, 2018 at 18:09
Se morressem todos, e apenas se morressem todos, derrotas a norma que atribui competência exclusiva ao PMAG para fazer x, por ser a única possibilidade normativa existente para resolveres o caso e não podes ficar numa situação de non liquet.
7 Junho, 2018 at 16:08
Quem achou que Jaime Marta Soares seria útil ao Sporting, deveria ser responsabilizado. Bem, talvez seja melhor mudar de assunto…
7 Junho, 2018 at 16:11
A sorte do bombeiro e do monhé que nos governa é que chove por todo o país e neste momento temos o clima mais moderado de todo o continente europeu em pleno junho!
7 Junho, 2018 at 16:15
Cá em baixo não chove.
7 Junho, 2018 at 16:18
Sortudo. Aqui está um tempo de final de inverno/início de primavera.
7 Junho, 2018 at 16:11
Não podemos reivindicar nada desconhecendo a Lei. Isso não é aceite num estado de direito.
Assim, decidi procurar e tentar provar a mim mesmo que o BdC estava a agir dentro da lei e infelizmente parece que não…
Mesmo demissionarios os membros da MAG têm de assegurar o cargo até à sucessão, está bem claro e não existe vazio na lei (por muito que me custe) e assim a Comissão Transitoria é ilegal (mostrem-me que estou errado e mudarei de opinião)
Abraços
7 Junho, 2018 at 16:13
Miguel, o que é que achas da Carolina Mendes? Nova contratação para o futfem.
7 Junho, 2018 at 16:14
A sério que assinou? Enorme leoa.
7 Junho, 2018 at 16:17
Já há bacalhau, portanto sim.
7 Junho, 2018 at 16:18
https://www.instagram.com/p/BjukT5qlTxu/?utm_source=ig_share_sheet&igshid=18zgn1vjvwwek
7 Junho, 2018 at 16:19
Já tinha ido ao twitter confirmar 🙂
7 Junho, 2018 at 16:17
Melhor que a Venegas, só perde em altura e jogo de aéreo com a joana vieira (a que se fartava de marcar golos no fófó).
7 Junho, 2018 at 16:34
A Ana leite penso que vai sair, será que a venegas também sai? Tanto uma quanto a outra não tiveram muitos minutos durante a época, certo?
7 Junho, 2018 at 16:47
A Ana creio que estava alinhavado que era só por uma época. A Venegas não a considero má jogadora, mas realmente teve pouco tempo de jogo.
7 Junho, 2018 at 16:23
É a diferença nós contratamos portuguesas, os outros contratam brasileiras e afins. Nada contra as brasileiras 😉
7 Junho, 2018 at 16:14
esse tal de nuno torres
não foi esse gajo que foi para a televisão a falar todo a tremer e de seguida diz sem hesitação que bdc é culpado com comportamento logo alterado ?
coisas engraçadas que acontecem, está aqui muita coisa por explicar.
7 Junho, 2018 at 16:15
Yap.
7 Junho, 2018 at 16:30
Sem dúvida, muito mesmo!!!
7 Junho, 2018 at 16:15
Mais uma opiniao para ajudar
https://www.youtube.com/watch?v=pLjh_rFuqfM
7 Junho, 2018 at 16:21
Os estatutos são uma falácia.
Eu quando votei votei no CD Bruno de Carvalho para presidente e no seu programa, AG foi por arrasto nem se quer tinha ideia quem eram os personagens.
Se os sócios votaram no CD e seu presidente, votos diretos, então estão mais que legitimados.
Se assim não for que futuramente se vote apenas no Presidente da MAG e este depois que nomeie um Presidente do CD e para o CDF.
7 Junho, 2018 at 16:23
O bruno deve estar super arrependido de ter convidado elementos da lista do couceiro nas últimas eleições. Foi um convite a um golpe interno.
7 Junho, 2018 at 16:33
É a puta das alianças… faz-se alianças para se obterem resultados a curto prazo e depois não se podem queixar das facadas nas costas mais tarde.
7 Junho, 2018 at 18:16
O teu comentário diz tudo sobre os Brunéfalos: que se fodam as regras do jogo, que se fodam os estatutos, bem como a lei ou própria Constituição, porque tu estás com o Bruno de Carvalho. Não é com o SCP, é com o BDC. Felizmente para todos os restantes, o SCP não se resume ao BDC. Enfim, fico genuinamente assustado quando oiço coisas destas.
7 Junho, 2018 at 18:42
Se não queres perceber o que escrevi…não vou perder tempo a explicar-te.
7 Junho, 2018 at 18:46
Presumo que deves saber o que é uma pessoa colectiva e uma pessoa singular?
As pessoas singulares são representantes das pessoas colectivas.
Nas eleições votaste numa pessoa singular para ser o representante da pessoa colectiva SCP, ou não?
Usando as tuas palavras fico “genuinamente assustado quando oiço coisas destas.” não oiço mas leio.
7 Junho, 2018 at 23:11
Ela percebe, ou pelo menos clama ser jurista….. jurista de vão de escada talvez.
Mas basicamente faz-se de parva (sim, parva e nao parvo e tu sabes bem o porquê)…. tudo pelo ódio pessoal ao BdC e ao nosso clube.
7 Junho, 2018 at 18:39
Isso é o que dá as pessoas não saberem para que é que estão a votar. É como o pessoal que achou que o Passos Coelho tinha ganho as eleições porque foi o mais votado e depois teve de levar com a geringonça… porque as eleições não eram para eleger governo mas sim AR. Aqui é igual: votaste para a MAG a achar que estavas a votar para o CD, que era a mesma coisa? Azarito teu. Olha, nas eleições do Godinho ganhou a lista do Dr. Eduardo Barroso, afecta a BdC. E, dizemos nós hoje, ainda bem. JMS também suportou BdC enquanto conseguiu. É isto que ninguém tem coragem de dizer: é que quem trabalha mais de perto com BdC acaba sempre por não conseguir aturá-lo. É isso que algumas pessoas aqui não percbeem que está a dar cabo do Sporting, é que o homem salvou o clube, trabalha como um mouro, ama o clube, fez muitas coisas certas, mas é insuportável, acha-se a última coca-cola do deserto, ainda por cima é malcriado e com isso está a matar o Sporting. E eu lamento, aceditem que tenho mesmo pena… mas gosto mais do Sporting do que do BdC.
7 Junho, 2018 at 21:56
portanto a justa causa é ser insuportável? e isso viola a lei ou os estatutos de forma culposa, reiterada e sem possibilidade de alteração da situação?
8 Junho, 2018 at 9:03
Neste momento vai muito além disso, está fuga para a frente com a Judas vai será morte do artista. Mas sim, o ser insuportável e as consequências disso (jogadores e equipa técnica que se recusam a trabalhar com ele, declarações publicas a insultar sportinguistas e não só, etc) pode ser justa causa, sim, se se provar que essas atitudes prejudicaram o Sporting.
7 Junho, 2018 at 16:21
Vou vomitar e peço desculpa se provar em vocês o regurgitar de algo:
Mário Machado, ex-líder da Frente Nacional, vai candidatar-se à liderança da claque sportinguista Juventude Leonina (Juve Leo). As pretensões de Mário Machado vão ser apresentadas no próximo sábado pela tarde numa conferência de imprensa a realizar nas instalações do Boa Hora Futebol Clube, em Lisboa, avança o ‘Correio da Manhã’.
A 25 de maio, Mário Machado já tinha expressado a vontade de ter um “papel mais ativo” no Sporting. Assumindo-se como adepto “fanático” dos leões, o antigo líder da Frente Nacional anunciou nessa altura uma posição “a curto prazo”.
A Juve Leo respondeu a 28 de maio em comunicado, garantindo que não irá “compactuar com tentativas de assalto ao poder”. ”
Esse Mário Machado, para falar do nome do líder da Juve Leo, tem de lavar a boca com creolina. Que moral tem esse meio cérebro para apontar o que for (…) Tem vergonha na cara”, podia ler-se no comunicado.
7 Junho, 2018 at 16:21
Sporting Clube de Portugal, a maior universidade do mundo! Forma os adeptos mais especialistas em tudo. Só assim de cor lembro-me de:
– adeptos especialistas em possibilidades de paredes e murais para colocar nomes dos participantes da Missão Pavilhão;
– adeptos especialistas em estatutos e tudo o que diga respeito a leis em geral;
– adeptos especialistas em assobiar jogadores que ao fim de 2 jogos a suplente na equipa, A não tenham marcado, pelo menos, um hat-trick;
– adeptos especialistas em segurança de centros de estágio e garagens de estádios;
– adeptos especialistas em estratégias de comunicação, gestores de social media e tudo o que tenha a ver com teclados (entrecosto de porco incluído) em geral;
– adeptos especialistas a insultar quem discorda da sua opinião… “és um palhaço dum croquete que não respeita a minha democracia”… “e tu és um acéfalo seguidista que não gosta da minha democracia”;
– adeptos especialistas em saber todo e qualquer regime totalitário, ditadores e malfeitores desde o inicio da humanidade para chamar ao seu Presidente;
– adeptos especialistas em ponderação momentânea. “uma vergonha haver malta da juve na garagem do estádio, este Presidente tem de sair”; “o quê o godinho vendeu a garagem… o godinho tem entrar para voltar a sair” (já agora, o godinho tinha despedido o Jesus em 15/16);
– adeptos especialistas em medições de Sportinguismo;
– adeptos especialistas em ter opiniões se outros adeptos devem ou não vender os bilhetes da taça de Portugal a que têm direito;
– adeptos especialistas em vmoc’s, passivos, empréstimos obrigacionistas e finanças em geral;
– adeptos especialistas em zero ídolos, todos os ídolos, conhecer todos os notáveis, médicos, roupeiros, presidentes, direções, presidentes de todos os orgãos do clube, todos os membros dos conselhos leoninos e stromps; (na realidade acho que só não conheço alguns presidentes de núcleos, o motorista do autocarro dos juvenis e o coordenador dos apanha bolas, porque até o speaker é conhecido…);
– adeptos especialistas em implicar… Ah Basco não sejas assim, a malta precisa de falar senão explode… Ok crio mais um tópico;
– adeptos especialistas em falar e desenvolver teorias. psicoterapia, aromoterapia, regressões a vidas passadas é para meninos…
Qual é a pedra de toque e o adepto especialista que há em mim?
– adeptos especialistas em sofrimento. Se não é do cu é das calças, se não é da esquerda é da direita, mas tem de haver sempre sofrimento… deixei de beber vinho para limpar as artérias porque o meu coração bomba forte há dois meses. Dificilmente haverá cancro por estas partes porque leio coisas que me fervem o sangue… uma espécie de quimioterapia natural…
Um abraço do tamanho do mundo para todos os adeptos do Sporting Clube de Portugal… para os outros? Bem, para os outros… tentem ser felizes, se conseguirem.
7 Junho, 2018 at 16:26
Daí os sportinguistas serem de elite 🙂
Enquanto os outros comem gelados com a testa acreditando que não são a maior organização criminosa que este país já conheceu, nós somos especialistas em direito civil e associativo, experts em finança, contas e economia, para não falar em gestão desportiva….
7 Junho, 2018 at 16:30
Parece que o crime compensa, se compararmos os títulos e tratamento social dado a um e a outro… mas também somos especialistas em não querer nunca vencer de forma dúbia… nisso acho que somos os maiores especialistas do mundo e ainda bem!
SL
7 Junho, 2018 at 16:35
E ainda nos chamam de carneiros?!! Afinal somos todos “especialistas”.
7 Junho, 2018 at 16:44
Je suis spécialiste 🙂
7 Junho, 2018 at 16:29
🙂
7 Junho, 2018 at 17:21
Ora aqui está um bom texto !
7 Junho, 2018 at 17:26
lol
Muito bom.
7 Junho, 2018 at 16:23
Off..
Só um aparte.
No dia de hoje, em que foram presos mais membros da JL envolvidos nas agressões em Alcochete, ver um post das redes sociais do Sporting dedicado à JL com a legenda “Somos Um” é um bocado vergonhoso
7 Junho, 2018 at 16:28
Bancadas do pavilhão João Rocha durante o jogo do hóquei, com destaque para a das claques onde estão representadas as QUATRO.
Daí conseguiste retirar uma dedicação à JV.
7 Junho, 2018 at 16:33
Se vires os comentários no Facebook e no Twitter verás que não sou só eu a pensar isto. Agora no dia de hoje, não achas que isto merecia outro tratamento?
7 Junho, 2018 at 16:28
Passa à frente. Mas não duvides que está a ser um ataque a larga escala e a juve não está a passar ao lado, bem pelo contrário. Eles também apoiaram os detidos e numa coisa têm razão, assassinos, pedófilos, criminosos e afins estão em liberdade e osenergúmenos estão em preventiva…
7 Junho, 2018 at 16:35
Uma coisa não invalida a outra. Não é por esses merecerem estar presos, que faz com que estas detenções estejam erradas.
E qualquer mensagem subliminar de apoio à JL neste momento, é um tiro nos pés
7 Junho, 2018 at 16:41
Nesta altura cada passo dado, tem de ser pensado a 1000% pelo bem do Sporting.
Completamente ao lado este…
7 Junho, 2018 at 16:45
E podes acrescentar que o condutor do bmw que é uma jóia de rapaz (tal como os restantes detidos) “agrediu” (lançou o pé) a um ftógrafo hoje na chegada ao tribunal do barreiro
7 Junho, 2018 at 16:49
99% da malta das claques não é flor que se cheire. Até o Mustafá esteve no linhó, onde abriu um núcleo do Sporting….
7 Junho, 2018 at 17:07
E novidades?
7 Junho, 2018 at 17:15
O que tem graça é que esse tal Nuno Torres (o moço do BMW), fez um périplo pelas TVs, a dada altura até apontou o nome a BdC mas depois, de mãos algemadas, entra no tribunal de cara tapada…priceless.
7 Junho, 2018 at 16:34
Ha um principio da liberdade da forma. Daquilo que me lembro de estudar, é verdade que ja la vao 20 anos é este principio que vigora, excepto nos casos em que a lei tipifica o contrario.
Exemplos como os que li aqui “posso anunciar no facebook que me vou despedir mas se nao entregar a carta entao nada acontece” garanto que nao é assim, se alguem afirmar no facebook que se despede entao a entidade patronal pode assumir que isso aconteceu. Assim como nao é necessário alguem assinar um contrato de trabalho para pertencer aos quadros de uma empresa.
Para mim esse principio conjugado com o principio da substancia sobre a forma dizem-me claramente que Jaime Marta Soares renunciou, ou alguém ficou com duvidas disso após a maratona de ir a todos os canais reafirmar isso mesmo?
É o chamado senso comum. Ora quando vejo pessoas agarradas à letra dos estatutos mostra-me a fragilidade dos seus argumentos, um pouco como discutir o big bang com crentes na biblia… mas a biblia diz que foi adao e eva…
E este é o pecado original. Com a renuncia contavam arrastar os elementos suficientes do CD e provocar a queda do mesmo.
Quando viram que nao conseguiram usaram um subterfugio, que ninguem nunca conseguirá provar se é verdade ou não, que é se entregou formalmente um papel ao presidente do CFeD, que ja agora tambem tinha caído. Essa reviravolta deve-se para poder usar a nao renuncia como defesa dos atos praticados que nao sao de mera gestao corrente e assim poder convocar uma AG extraordinaria de sua iniciativa como é a de dia 23 e meter lá pelo meio 1 de 3 pedidos do CD para fazer de conta que continuam em plenas funçoes e que sao isentos. Para mim clara fraude á lei do JMS e da MAG
Agora alguém responda ao seguinte. Imaginem que a MAG e o PMAG e o CFeD morriam num desastre de aviao… todos.
Nunca mais se realizaria uma assembleia geral? Teríamos para todo o sempre o CD pois nao havia ninguem para convocar AG? É claro que ter-se-ia de recorrer a uma figura transitoria que fizesse o papel da MAG para a convocacao de uma AG eleitoral para substituição dos orgaos em falta.
7 Junho, 2018 at 16:44
Penso que bastaria morrer a MAG para que tudo ficasse cristalizado e o clube implodisse em função dos próprios estatutos, de acordo com as opiniões deste ilustres juristas.
Sl
7 Junho, 2018 at 16:54
Pois é o que parece que os defensores supremos dos estatutos que dao jeito aos que querem deitar abaico o CD custe o que custar estão a argumentar…
Se bem que se isso acontecesse (a impossibilidade por acidente/morte) de certeza que íam dizer que o CD nao tinha condiçoes para continuar por u.a razao qualquer.
7 Junho, 2018 at 16:47
A parte do Dias Ferreira afirmar que o JMS nunca entregou a carta de renuncia e afirma-lo como se fosse verdade absoluta, é só uma desonestidade intelectual pois leva-me a perguntar: como sabe? Esteve sempre presente naqueles dias junto do JMS? Então isso quer dizer que o JMS mentiu em frente às cameras de televisao? Mas ja nao mente quando diz que nao entregou a carta? Enfim… shame on you Dias Ferreira
7 Junho, 2018 at 18:02
O dias ferreira é uma “maria vai na burra” sempre à espreita, qual ponta de lança, da sua oportunidade de poder.
O rei da hipocrisia. Leva meses a criticar quem vai para a cmerdatv e que os assuntos do Sporting, resolvem-se em casa entre Sportinguistas. E agora não tem tempo a medir, ele é bostatv, cmerdatv, parece uma puta em saldos numa base militar no Afeganistão.
7 Junho, 2018 at 16:48
Em caso de morte… restava-nos um órgão social eleito (CL que vai ser extinto)… que provavelmente teria uma palavra a dizer para organizar eleições.
7 Junho, 2018 at 16:58
Nao sei onde é que “provavelmente” diga isso nos estatutos, mas imaginemos que por infortunio tambem os membros so CL tivessem morrido?
O que aconteceria?
Ficariamos para todo o sempre com este CD por impossibilidade de marcar AG?
7 Junho, 2018 at 17:06
Tem razão. A morte súbita e simultânea de todos os membros de órgãos sociais do clube, não está contemplado nos estatutos! Seria, talvez conveniente altera-los.
7 Junho, 2018 at 17:29
Nao digo que nao se tenha que alterar os estautos, a questao é que resposta dar quando os estatutos sao omissos? Usar a lei? Neste caso o codigo civil, certo? Senão fica-se cristalizado.
7 Junho, 2018 at 17:50
Está aí tudo.
O pessoal emprenha pelos ouvidos e depois dizem de boca cheia que os outros é que comem gelados com a testa.
Parem e pensem!!
Na famosa AG que se fez uma segunda, a qual lhe chamaram chantagem (outro gelado) todos culparam o mata de poiares pela sua incompetência, muitos queriam o dinossauro exterminado.
O que fez o CD e o Bruno de Carvalho, protegeram a MAG. E bem, fizeram o seu papel em termos institucionais.
O que é que o rasteiro do mata de poiares faz quando o SportingCP é atacado por todos os lados, no momento mais negro e complicado da história do Sporting (outro gelado). Foge, apunhalando quem o protegeu e traindo o Sporting, o seus sócios e os estatutos. Porque os estatutos que agora tanto defende, dizem que ele deveria ser sempre o último a abandonar o barco.
Os mesmo que crucificaram este falsode merda agora defendem. O que os gelados fazem. Santa hipocrisia, foda-se.
7 Junho, 2018 at 23:16
Não ligues, eles são todos especialistas.
Aliás, anunciar nos meios de CS não é o mesmo que eu anunciar que me despeço no FB. Um anuncio publico tem valor elevado e tem de ser levado a sério, a nao ser que ele tivesse anunciado claramente que tinha voltado atrás, o que nao veio a acontecer.
Mas eles sao todos uns especialistas… ate pseudo-juristas por aqui andam.
7 Junho, 2018 at 16:39
Olhemos para a lei acima dos estatutos:
1. CPC – Factos notórios: factos que falam por si e dispensam prova.
Se é PMAG, é socialmente responsável e de elevada idoneidade pelo que a declaração de demissão é um facto notório. Caso contrário a mentira aos sócios constituiria uma violação grosseira à confiança dos sócios e violação dos estatutos que ele jurou defender ao tomar posse. Ele disse na TV: “Eu demiti-me, a mesa demitiu-se em bloco.”
2. CC, art 173.3 – Se a administração não convocar a assembleia nos casos em que deve fazê-lo, a qualquer associado é lícito efectuar a convocação.
É importante recordar que a acção do CD resultou do facto do PMAG não ter convocado as assembleias a que estava obrigado.
7 Junho, 2018 at 16:44
Caros Sportinguistas,
Sou sexagenário e sócio do grande SCP desde os 21 anos, pequeníssimo acionista, com lugar cativo desde o seu início.
Tenho atentamente lido diversos “posts” neste fórum, dos quais recolho preciosa informação e esclarecimento, os quais mui agradeço pela utilidade e séria discussão.
Tendo em consideração, o que ouvi e vi em direto nas TVs, afirmado pelo Sr. PMAG, ou seja, comunicar por voz própria a demissão em BLOCO « ipsis verbis» (pelas mesmas palavras, textualmente), dos órgãos sociais MAG e CFD, resulta concomitante e humildemente perguntar aos digníssimos juristas, interlocutores e sócios:
1. Por bloco, entende-se inequívocamente TODOS, sem exclusão, e por conseguinte incluindo-se o PMAG. Certamente, em bom senso, honorabilidade e juízo, não pode, nem deve haver diferente interpretação?
2. Quem não está a cumprir com a obrigação inscrita nos estatutos de convocar a respectiva AG para aprovação do orçamento, cujo limite temporal, está determinado ser, até 30 de junho do corrente?
2. Estando órgãos sociais demissionários, a quem compete e mais uma vez ao abrigo dos estatutos, convocar ato eleitoral para a necessária substituição?
3. Consubstanciado e enunciado o exposto, será ilegal que o órgão estatutário CD, democratica e legitimamente eleito, face ao prejúrio económico-financeiro, desportivo e propositado bloqueio, não pode (julgo mesmo que deve) à luz da Lei e ao abrigo do previsto no Código Civil, gerir os superiores interesses da instituição de utilidade pública?
Saudaçõe Leoninas – o SCP está acima de tudo.
7 Junho, 2018 at 16:45
Mais um extenso post sobre estatutos, recheado com argumentos pró e contra, que se evitaria com o simples requerimento de uma AG destitutiva com as assinaturas de sócios com o equivalente a 1.000 votos e que até ao momento NINGUÉM foi capaz de fazer em condições…
7 Junho, 2018 at 17:11
O PMAG pode marcar um AG extraordinária para deliberação de justa causa para destituição do CD. Está nos estatutos que tem esse poder. Os que dizem que um PMAG demissionário não tem poderes senão para marcar as eleições para a sua substituição propõe que durante o período entre a demissão e a eleição não houvesse representante dos sócios e garante de cumprimento dos estatutos por parte do CD. Seria como se durante 45 dias houvesse permissão para o CD desbundar com a lei do clube – como por exemplo o CD expulsar o PMAG de suas funções e nomeando um PMAG provisório. Pois NÃO HÁ ESSA PERMISSÃO para desbundar com a lei do clube só porque o PMAG está demissionário. Por isso mesmo demissionário ele mantém-se em funções sem nenhuma diminuição.
Se o BdC e o CD querem desbundar que vão desbundar para casa deles. Com o Sporting não hão-de desbundar.
7 Junho, 2018 at 17:22
Demissionário = garantir normal funcionamento do Clube, marcar eleições para novas mesas…
Destituir Direções ultrapassa nessa altura o poder dele, a menos que aparecam as assinaturas, que ele “tem” mas não mostra…
Tenta outra vez…
7 Junho, 2018 at 17:37
Não há nos estatutos nada que diminua o poder de um PMAG demissionário. Logo pode marcar AGs extraordinárias. O único órgão com poder de convocar uma AG é o PMAG. Pode ver o Regulamento Disciplinar da AG, no seu ponto 6.
Uma convocação de AG de destituição não é o mesmo que destituir. Só os sócios do Sporting Clube de Portugal podem destituir o CD por justa causa, precisamente em AG marcada para o efeito pelo PMAG – o único que pode marcar AG. Em nenhum lugar dos estatutos está dito que uma AG para deliberar justa causa de destituição tem que ser solicitada pelos sócios.
Cite-me o artigo que diz que uma AG Comum Extraordinária para deliberar justa causa de destituição do CD SÓ PODE ocorrer mediante abaixo-assinado dos sócios,
Depois se o sr. não tivesse aceitado, em nome do seu apoio a BdC, que BdC limpasse o chão com os direitos dos sócios você estaria indignado que o clube se tivesse recusado a verificar e processar as assinaturas.
Houve um culto religioso obscuro em que o seu líder a dada altura começou a solicitar aos homens do culto que aceitassem ser sodomizados pelo líder para bem deles mesmos. BdC, qual líder de um culto religioso obscuro, pediu também aos seus apoiantes que aceitassem que os seus direitos de sócios do Sporting fossem sodomizados para seu próprio bem e estes aceitaram. Acham que é para seu bem que entregam os direitos de sócio à sodomia de BdC e CD mas felizmente que há mais sócios no Sporting do que estes.
7 Junho, 2018 at 17:45
Como é que se chamava esse teu CUlto??
7 Junho, 2018 at 17:46
JRamos,
Mais prós e contras que não levam a lado nenhum
Se as assinaturas existem, que se faça como referi acima.
7 Junho, 2018 at 17:57
Quem valida as assinaturas são os serviços do clube. Se estes se recusarem a validar as assinaturas não é possível mostrá-las como pedem os brunistas – tem que se ir para tribunal exigir que se verifiquem as assinaturas.
Se você tiver um documento, um abaixo-assinado, com assinaturas para reconhecer no notário e este recusar-se até a recebê-lo, a olhar para ele, quanto mais a apreciá-lo e validá-lo, como é que você pode apresentar o documento reconhecido? Não acha muita falta de vergonha se esse mesmo notário que recusou sequer olhar para o seu documento viesse para a praça pública criticá-lo, gozar com você, por não ter o documento reconhecido?
7 Junho, 2018 at 18:10
Ele sabia que o staff estava em Faro. Mas está tudo doido. Dois dias antes na reunião não tinha mil. E depois aparece com um monte folhas e diz que são assinaturas.
7 Junho, 2018 at 18:11
O staff ainda está em Faro? E como é que sabe que era um monte de folhas sem assinaturas se o staff ainda está em faro e não recebeu os papeis?
7 Junho, 2018 at 18:24
Vá perguntar ao mata de poiares porquê que não voltou lá com as assinaturas.
7 Junho, 2018 at 18:25
Demissionario é uma coisa, agora o JMS desapareceu do mapa no que toca a Obrigações. Marcar AG para eleição da MAG e CFD e AG para apresentar orçamento. Portanto apate de se demitir e votar atraz , não cumpriu e ponto. O CD criou uma MAG transitoria para o normal funcionamento do Sporting, ou seja marcar as 2 AG ´s . E quais são as justas causas? O JMS disse algo? Se não está contente e quer a demissáo deste CD é muito fácil e foi repetido varias vezes pelo presidente, entrega assinaturas equivalentes a 1000 votos e já está. Mas tem de entregar e não apenas dizer que os tem.
Abraço de Leão
7 Junho, 2018 at 19:57
Desculpe mas “desaparecer do mapa” não é um termo legal ou estatutário. Em questões de estatutos tem que se invocar o artigo dos Estatutos que suportam um determinado curso de acção. Se a acção do CD se baseia no desaparecimento do mapa do PMAG então deve apresentar o fundamento estatutário, o artigo, alínea, ponto, etc, para essa condição de “desaparecido do mapa” em conjunto com as devidas determinações estatutárias associadas.
As eleições para a MAG considerando que está demissionária têm 45 dias para ocorrer, ou seja ainda estamos dentro do prazo e podem ser marcadas até oito dias da sua data limite, ou seja, 37 dias depois dos factos. Decorreram, se considerarmos que está demissionário, 20 dias. Ainda tem 17 dias para marcar as eleições para a MAG. Isto considerando que a demissão do PMAG foi efectivada formalmente, no dia de seu anúncio público, 17 de Maio, com a sua apresentação ao presidente do CFdD.
Para o CFeD o PMAG pode nomear uma comissão. Tem esse poder estatutário. Não há volta a dar-lhe. A Comissão está nomeada e portanto, segundo os estatutos, em funções. As funções que cabem ao PMAG não dependem do gosto ou desgosto do CD dependem dos estatutos. Posto isto, a Comissão pode ficar em funções até seis meses depois de nomeada. Neste momento o CD tem até 15 de Junho para apresentar o seu orçamento ao PMAG e ao CFeD. Se não o fizer corre o risco de processo disciplinar. Apresentar o orçamento a uma PMAG fajuta como a da Judas não conta como apresentação ao PMAG segundo os estatutos e o mesmo para a CFeD. Só a que foi nomeada por Jaime Marte Soares é válida. A outra é só um grupo de marmelos armados ao pingarelho que poderão ser responsabilizados por usurpação de funções.
SL
7 Junho, 2018 at 20:01
Para perceber esta questão é preciso entender que as leis não são perfeitas e que acabou de ser provado que os estatutos do Sporting precisam de uma boa revisão.
JMS é se facto um biltre, um mentiroso, possivelmente um boneco nas mãos de quem se quer aproveitar do Sporting, e não fosse a actuação do CD da equipa de BdC o Sporting sofreria graves ingerências na sua gestão.
Vamos lá a ver. Anda por aí um argumento de que ele nunca se demitiu formalmente (porque é preciso apresentar a demissão ao CFD – não sabemos de que modo específico, não diz nos estatutos).
Só que JMS demitiu-se para todo o país ver, bem como o CFD decidiu demitir-se.
Portanto um vazio de como proceder neste momento porque não há a quem apresentar a demissão. Nesta altura o único órgão com quórum é o CD que até tem a responsabilidade de gerir o clube.
Vamos dizer então “ah, mas a demissão só tem efeito depois de nova tomada de posse”.
Sim é o que diz.
Mas a obrigação da MAG era marcar eleições para os órgãos demissionários imediatamente. Não inclui o CD.
O CD tinha requerido uma AG para o orçamento e o PMAG não a marcou. Diz nos estatutos que se isso não acontecer é justa causa para mandar o CD às malvas. Ou seja, um poder enorme e antidemocrático que o PMAG tem. Não pode fazer isso unilateralmente. Quem demite órgãos são os sócios. É preciso mudar isto nos estatutos.
O PMAG só via à frente uma AG “destitutiva” que até parece uma coisa que existe. Tudo bem, há estatutos para respeitar. Assinaturas? Deve ser facílimo encontrar, no meio de tantos milhões de sócios do Sporting a querer a queda da direção…segundo a CS, claro.
O argumento de terem medo de dar a cara não cola porque se convocam uma AG têm que aparecer para votar.
Portanto, JMS atropelou os estatutos ao não ter justa causa. Mentiu ao país e a sua imparcialidade está completamente em causa, por exemplo não quis ter uma reunião gravada.
Mas o mais grave de tudo é a má-fé da artimanha para tentar fazer cair o CD com a questão do orçamento e, ainda mais grave, este apressar de eleições (que não tenho dúvidas nenhumas BdC não se importa) que tem impacto na gestão do clube, num momento muito importante em que estamos a tentar baixar a participação da Holdimo.
Isto sim, é governar. Há os interesses superiores do Sporting.
7 Junho, 2018 at 20:06
Se JMS é um biltre o que será BdC a nomear PMAG, MAGs e CfeD provisórios sem nenhuma base nos estatutos? É abaixo de biltre.
7 Junho, 2018 at 20:10
Só de BdC não apresentar o orçamento até dia 15 de Junho aos órgãos estatutariamente válidos, o PMAG Marta Soares a a Comissão Fiscal e Disciplinar por ele nomeada nos termos dos estatutos, é que pode incorrer em medidas disciplinares. Não é culpa senão dse BdC se ele preferir apresentar o Orçamento a um grupo de marmelos sem validade estatutária alguma. Apresentar o Orçamento à Elsa Judas ou apresentá-lo numa tasca aos bêbabos que lé estejam é estatutariamente igual.
7 Junho, 2018 at 20:36
foda-se agora com desenho
15 de Junho? certo? que dia é hoje?? com quantos dias de antecedencia tinha de ser marcada a AG ordinária para apresentacáo do Orcamento??
oohh, espera, já teria passado o prazo… quer dizer que já estariam em incumprimento… azar… a CT foi nomeada a “tempo” de GARANTIR O NORMAL FUNCIONAMENTO DO CLUBE…
dés os flic-flacs que queiras dar, o jms foi filho da puta e entrou, ele próprio em ILEGALIDADE ao náo cumprir os estatutos, que agora quer usar a favour dele…
e náo acredito que sejas táo estupido, que náo vejas que foi um golpe do jms, mas que saiu furado… náo queres é aceitar que o jms fod&u-se e a fod&u a “vossa” estratégia… o SCP só tem a agradecer, e os “verdadeiros” Sportinguistas, náo os Sportinguistas da linha e da quinta da marinha…
7 Junho, 2018 at 22:03
entao marca apenas a 8 dias do fim do prazo? nao tem que sair a convocatoria com pelo menos tempo suficiente para que as candidaturas se formem? e entregar-se a lista? e fazer-se campanha?
mandar imprimir os boletins, etc, etc?
Porque nao no próprio dia? isso é que era!
8 Junho, 2018 at 1:10
Mas veja que há o prazo. Portanto as candidaturas podem formar-se porque sabem que no máximo no dia X tem que ser marcada e no máximo no dia Y tem que ser realizada. Quanto à demissão ou não do PMAG. Há formalidades. Se o CD diz que o PMAG se demitiu, ou seja, que cumpriu a forma estautária exigida para a demissão, deve ser facílimo mostrar o documento assinado por ele a apresentar a sua demissão ao presidente do CFeD. #MostraBruno
8 Junho, 2018 at 1:22
Que tal começar por mostrar/validar as assinaturas pelos serviços e se tudo estiver conforme, marcar uma AG mas com a convocatória feita legalmente, ou seja pela alinea C do artº 51/1.
Eu sei que sabe, que a convocatória feita para o dia 23 refere tudo menos o mais importante, o respeito pelo requerimento dos sócios, Tem duas hipoteses ou nem os 1000 votos conseguiram ou é mais um desrespeito pelos sócios.
#Corja .I.
8 Junho, 2018 at 2:21
Croquete e Batatinha.
https://cdn.record.pt/images/2014-09/img_770x433$2014_09_09_21_01_00_897001.jpg
#NemCroqueteNemBatatinha
8 Junho, 2018 at 10:16
A corja com as suas resposta esclarecedoras.
#corja.I.
7 Junho, 2018 at 19:47
Mesmo que pudesse, teria que dizer qual o motivo da justa causa. Seria como te mandarem a tribunal responderes por um crime sem to dizerem qual é. Surreal.
7 Junho, 2018 at 20:18
JMS disse na sua conferência de imprensa quando perguntado sobre isso que no prazo devido nos estatutos e regulamentos iria apresentar as razões de justa causa ao CD para que nos mesmos termos este pudesse preparar a sua resposta. Cumprindo estes prazos cumpre a sua obrigação.
7 Junho, 2018 at 22:05
Disse? Tem a certeza em quantos canais? e vale o que ele disse ou vale tanto quanto ter dito que se tinha demitido e toda a MAG em bloco?
8 Junho, 2018 at 1:07
Sim, tenho a certeza. Em todo o caso, se ele não o fizesse invalidaria a própria AG.
8 Junho, 2018 at 1:10
“…prazo devido nos estatutos…”
Só inventam.
Qual é a norma nos estatutos que fixa o prazo?
Eu não que a CORJA de volta!
8 Junho, 2018 at 2:19
“estatutos e regulamentos”
8 Junho, 2018 at 10:15
E qual é a norma dos estatutos e do regulamento?
#anticorja
7 Junho, 2018 at 16:49
Vamos ao que interessa:
” Sporting reforçou-se com a internacional portuguesa Carolina Mendes, a jogadora de trinta anos que joga como avançada e vem proveniente da Atalanta de Itália assinou contrato válido até 30 de Junho de 2020 com mais uma época de opção.
Bem-vinda!
7 Junho, 2018 at 17:40
Excelente jogadora.
7 Junho, 2018 at 17:37
Tudo gente de palavra…
Vou acabar com o facebook…
Afinal preciso para a conta do spotify…
Pronto, vou acabar com ele, mas não posso defender o Sporting…
Não fui eu que escrevi, foi o meu pai…
Nada de ler ou ver nenhum canal com a excepção da SportingTv…
Vou ligar en directo para a cmtv…
Palavra de honra…
7 Junho, 2018 at 17:48
Meus caros nao quero lancar lenha para a fogueira e sinceramente estou cansado desta luta juridica. Mas nao posso deixar de vos dizer o seguinte:
Imaginem que os membros da MAG e do CF vao em viajem e infelizmente ha um.acidente e entram todos em coma ou falecem.
O que se faz???
A anlogia é um pouco rebuscada e peco desculpa aos interveninetes mas é disto que estamos a falar. So ha uma duvida e dela ninguem fala
A DEMISSAO PROCLAMADA AOS SETE VENTOS PELA MAG E PELO CF É OU NAO VALIDA????
NAO HA MAIS NADA A DISCUTIR POIS SEM ISTO RESOLVIDO NAO HA MAIS NADA A RESOLVER.
7 Junho, 2018 at 17:57
A minha opinião o PAG Marta Suares deveria ser o último a bater com a porta,sem antes convocar eleições…..o homem julgava que BC desistia , mas o homem é de ferro não verga nem parte
7 Junho, 2018 at 18:57
A analogia da morte súbita e simultânea não cola. Nós temos um PMAG que não morreu, está vivo. E que, estando vivo, decidiu marcar uma AG para 23 de Junho e até ao momento não deciciu marcar outras. Não se evaporou a Mesa, existe Mesa. E definiu prioridades. e por ter definido prioridades é escorraçada por uma decisão ilegal. Repito: não venham com a história do “e se morresse tudo ao mesmo tempo?” porque não morreu ninguém. E a morte criaria uma situação de facto em que, aí sim, havia uma MAG não “demissionária” mas morta! E, aí sim, haeria uma lacuna a necessitar de integração. Mas – e nunca é demia srepeti-lo, porque já estou a ler demaisadas vezes “ah e tal e se morresem todos”: ninguém morreu! eles não só estão aqui como até marcaram uma AG, solicitaram os serviços do clube para verificar assinaturas e para organizar a AG! Podem estar a portar-se melhor ou pior, mas estão vivíssimos, bem presentes e a (tentar) desempenhar funções… O estarem demissionários é pouco menos do que indiferente. Mais: se o MAG entende que há justa causa de destituição do CD, ou se os sócios lho pediram, e para al é convocada uma AG, então não faz sentido estar a eleger primeiro nova MAG quando um mês depois podemos ir para eleições, então decide-se primeiro a questão prejudicial e que é urgente e se houver justa causa, marca-se uma eleição para tudo, se não houver, marca-se só para os órgãos demissionários. A partir do momento em que JMS avançou para a AG de destituição por justa causa, o Bruno pode dar as voltas que quiser, mas não tem como fugir a essa AG. Pode é tentar ganhá-la, e era nisso que devia estar focado. Mas, pelo que tenho visto, deve achar que não consegue…
7 Junho, 2018 at 22:11
eu sei que ele não morreu (que dure muitos anos para assistir a muitas AGs como sócio que é)… mas se tivessem todos num infortunio morrido como se faria?
Pelo que dizem nunca mais haveria uma AG e o CD manter-se-ía ad eternun pois os estatutos nao preveem essa situação, correto?
Pois isso é que os neo-defensores dos estatutos nao respondem, pois sabem que nesse caso ter-se-ía que utilizar o que está previsto no codigo civil… e isso não interessa que se saiba…
7 Junho, 2018 at 22:15
e sim ao marcar uma AG para destituiçao por justa causa o JMS ao ter renunciado nao pode marcar um acto extraordinário. Só poderia fazer atos ordinários. Logo a AG teria que ser com a alinea das assinaturas e nao com a alinea da justa causa
7 Junho, 2018 at 19:01
Sessão de esclarecimento… muito importante 3:20:20
Abraço de Leão
7 Junho, 2018 at 19:02
hoje tambem li outra opiniao no jornal a bola, de um elemento do departamento juridico da federaçao, que, segundo ele, considera que a MAG, tem os plenos poderes neste momento
7 Junho, 2018 at 19:42
a bola…
esse orgáo independente que defende a verdade desportiva, como ninguem…
já descobriram que houve buscas no galinheiro, no mesmo dia que o jms andau a passear pelas tv’s
ah, náo espera foi a direcáo que desviou as atencóes…
no dia do jms, ninguem, repito, ninguem sabe de nada, no dia a seguir, 5 minutos depois dos vandalos do ataque a Alcochete já lá estáo…
estás a falar de “juristas” escolhidos pela bola e pelo rascord??
a sério??
e téem tido azar… náo conseguem “arranjar” um para apresentar contraditório… deve ser 100% cristalino que é como eles querem… ninguem diz o contrário excepto a Elsa Judas…
impressionante…
quem vais trazer a seguir?
camarote leonino?
fonte segura??
caruncho rodrigues??
eh pá, atira-te ao mar e diz que te empurraram… afinal o jms já fez o mesmo…
8 Junho, 2018 at 8:26
É no caralhote lampionino que ele passa a vida
7 Junho, 2018 at 22:18
o que é que a federaçao tem a ver com a vida interna de uma colectividade?
nao faz sentido, a nao ser dar razao a quem acha que o riga nao pensa so faz copy paste e logo de estabelecimentos comerciais de ma fama como é abosta.
7 Junho, 2018 at 19:03
“Sporting CP chegou a acordo com a ACF Fiorentina, de Itália, para a aquisição do passe do jogador Bruno Miguel Gaspar”
http://www.sporting.pt/pt/noticias/futebol/equipa-principal/2018-06-07/comunicado-sporting-clube-de-portugal-futebol-sad
7 Junho, 2018 at 22:08
O mata de poiares que vá comer chanfana com orelhas e que deixe o SportingCP em paz.
8 Junho, 2018 at 3:27
Não sei quem tem razão, desconfio até que estão todos ilegais tanto JMS como o CD…
Mas uma coisa eu sei o artigo do post é mais uma vez, tendencioso e parcial, já nem ponho em causa a escolha “criteriosa” dos juridicos, o que ponho em causa é as perguntas que faltam, essas sim as do milhão de dólares, como dizem os Americanos
1- Um orgão demissionário, mesmo dando de barato que JMS não se demitiu ou voltou atrás, pode convocar uma AG EXTRAORDINÀRIA?
2 – JMS cumpriu todos os requisitos exigidos para a convocatória de uma AG de destituição? E isto dando de barato a rábula das assinaturas, como por exemplo como é que se validam assinaturas anónimas….
3 – Um PMAG que incorreu já em violações estatutárias cuja pena é a perda do mandato, tem legalidade face aos estatutos para marcar qualquer coisa a não ser as eleições para o próprio orgão que preside?
Estas são as perguntas que faltaram nesse artigo e por coincidência em todos os outros, mas deve ter sido por falta de espaço….
Há muitas maneiras de desinformar, de branquear, omitir e de direccionar a opinião pública, o que se opina, o que se responde e…o que se pergunta!!!
SL
8 Junho, 2018 at 7:58
Pimba
Pumba