Muito se tem falado, muita tinta se tem gasto, muita tecla se tem batido. E a culpa é dos estatutos. Ou, se preferirem, de perceber quem está ou quem não está a respeitá-los. Tanto que, goste-se ou não, ainda não se percebeu se alguma das AG marcadas é válida e o mais certo é tudo isto terminar em tribunal.
Eu, confesso, sou um gajo pouco conhecedor desses mesmos estatutos, daí que entre tanto desmentido sobre desmentido, vou tentando perceber o que pode ou não fazer sentido. E, nessa tentativa de perceber o que quer que seja, encontrei esta foto de uma página que reúne três opiniões jurídicas.
Goste-se mais ou menos de quem opina, gostava, mesmo, que esta imagem permitisse que outros Sportinguistas que frequentam a Tasca e que estão por dentro dos estatutos ou da componente jurídica dos mesmos, ajudassem a clarificar toda esta embrulhada que nos vai tornando os dias mais cinzentos.
7 Junho, 2018 at 16:49
Vamos ao que interessa:
” Sporting reforçou-se com a internacional portuguesa Carolina Mendes, a jogadora de trinta anos que joga como avançada e vem proveniente da Atalanta de Itália assinou contrato válido até 30 de Junho de 2020 com mais uma época de opção.
Bem-vinda!
7 Junho, 2018 at 17:40
Excelente jogadora.
7 Junho, 2018 at 17:37
Tudo gente de palavra…
Vou acabar com o facebook…
Afinal preciso para a conta do spotify…
Pronto, vou acabar com ele, mas não posso defender o Sporting…
Não fui eu que escrevi, foi o meu pai…
Nada de ler ou ver nenhum canal com a excepção da SportingTv…
Vou ligar en directo para a cmtv…
Palavra de honra…
7 Junho, 2018 at 17:48
Meus caros nao quero lancar lenha para a fogueira e sinceramente estou cansado desta luta juridica. Mas nao posso deixar de vos dizer o seguinte:
Imaginem que os membros da MAG e do CF vao em viajem e infelizmente ha um.acidente e entram todos em coma ou falecem.
O que se faz???
A anlogia é um pouco rebuscada e peco desculpa aos interveninetes mas é disto que estamos a falar. So ha uma duvida e dela ninguem fala
A DEMISSAO PROCLAMADA AOS SETE VENTOS PELA MAG E PELO CF É OU NAO VALIDA????
NAO HA MAIS NADA A DISCUTIR POIS SEM ISTO RESOLVIDO NAO HA MAIS NADA A RESOLVER.
7 Junho, 2018 at 17:57
A minha opinião o PAG Marta Suares deveria ser o último a bater com a porta,sem antes convocar eleições…..o homem julgava que BC desistia , mas o homem é de ferro não verga nem parte
7 Junho, 2018 at 18:57
A analogia da morte súbita e simultânea não cola. Nós temos um PMAG que não morreu, está vivo. E que, estando vivo, decidiu marcar uma AG para 23 de Junho e até ao momento não deciciu marcar outras. Não se evaporou a Mesa, existe Mesa. E definiu prioridades. e por ter definido prioridades é escorraçada por uma decisão ilegal. Repito: não venham com a história do “e se morresse tudo ao mesmo tempo?” porque não morreu ninguém. E a morte criaria uma situação de facto em que, aí sim, havia uma MAG não “demissionária” mas morta! E, aí sim, haeria uma lacuna a necessitar de integração. Mas – e nunca é demia srepeti-lo, porque já estou a ler demaisadas vezes “ah e tal e se morresem todos”: ninguém morreu! eles não só estão aqui como até marcaram uma AG, solicitaram os serviços do clube para verificar assinaturas e para organizar a AG! Podem estar a portar-se melhor ou pior, mas estão vivíssimos, bem presentes e a (tentar) desempenhar funções… O estarem demissionários é pouco menos do que indiferente. Mais: se o MAG entende que há justa causa de destituição do CD, ou se os sócios lho pediram, e para al é convocada uma AG, então não faz sentido estar a eleger primeiro nova MAG quando um mês depois podemos ir para eleições, então decide-se primeiro a questão prejudicial e que é urgente e se houver justa causa, marca-se uma eleição para tudo, se não houver, marca-se só para os órgãos demissionários. A partir do momento em que JMS avançou para a AG de destituição por justa causa, o Bruno pode dar as voltas que quiser, mas não tem como fugir a essa AG. Pode é tentar ganhá-la, e era nisso que devia estar focado. Mas, pelo que tenho visto, deve achar que não consegue…
7 Junho, 2018 at 22:11
eu sei que ele não morreu (que dure muitos anos para assistir a muitas AGs como sócio que é)… mas se tivessem todos num infortunio morrido como se faria?
Pelo que dizem nunca mais haveria uma AG e o CD manter-se-ía ad eternun pois os estatutos nao preveem essa situação, correto?
Pois isso é que os neo-defensores dos estatutos nao respondem, pois sabem que nesse caso ter-se-ía que utilizar o que está previsto no codigo civil… e isso não interessa que se saiba…
7 Junho, 2018 at 22:15
e sim ao marcar uma AG para destituiçao por justa causa o JMS ao ter renunciado nao pode marcar um acto extraordinário. Só poderia fazer atos ordinários. Logo a AG teria que ser com a alinea das assinaturas e nao com a alinea da justa causa
7 Junho, 2018 at 19:01
Sessão de esclarecimento… muito importante 3:20:20
Abraço de Leão
7 Junho, 2018 at 19:02
hoje tambem li outra opiniao no jornal a bola, de um elemento do departamento juridico da federaçao, que, segundo ele, considera que a MAG, tem os plenos poderes neste momento
7 Junho, 2018 at 19:42
a bola…
esse orgáo independente que defende a verdade desportiva, como ninguem…
já descobriram que houve buscas no galinheiro, no mesmo dia que o jms andau a passear pelas tv’s
ah, náo espera foi a direcáo que desviou as atencóes…
no dia do jms, ninguem, repito, ninguem sabe de nada, no dia a seguir, 5 minutos depois dos vandalos do ataque a Alcochete já lá estáo…
estás a falar de “juristas” escolhidos pela bola e pelo rascord??
a sério??
e téem tido azar… náo conseguem “arranjar” um para apresentar contraditório… deve ser 100% cristalino que é como eles querem… ninguem diz o contrário excepto a Elsa Judas…
impressionante…
quem vais trazer a seguir?
camarote leonino?
fonte segura??
caruncho rodrigues??
eh pá, atira-te ao mar e diz que te empurraram… afinal o jms já fez o mesmo…
8 Junho, 2018 at 8:26
É no caralhote lampionino que ele passa a vida
7 Junho, 2018 at 22:18
o que é que a federaçao tem a ver com a vida interna de uma colectividade?
nao faz sentido, a nao ser dar razao a quem acha que o riga nao pensa so faz copy paste e logo de estabelecimentos comerciais de ma fama como é abosta.
7 Junho, 2018 at 19:03
“Sporting CP chegou a acordo com a ACF Fiorentina, de Itália, para a aquisição do passe do jogador Bruno Miguel Gaspar”
http://www.sporting.pt/pt/noticias/futebol/equipa-principal/2018-06-07/comunicado-sporting-clube-de-portugal-futebol-sad
7 Junho, 2018 at 22:08
O mata de poiares que vá comer chanfana com orelhas e que deixe o SportingCP em paz.
8 Junho, 2018 at 3:27
Não sei quem tem razão, desconfio até que estão todos ilegais tanto JMS como o CD…
Mas uma coisa eu sei o artigo do post é mais uma vez, tendencioso e parcial, já nem ponho em causa a escolha “criteriosa” dos juridicos, o que ponho em causa é as perguntas que faltam, essas sim as do milhão de dólares, como dizem os Americanos
1- Um orgão demissionário, mesmo dando de barato que JMS não se demitiu ou voltou atrás, pode convocar uma AG EXTRAORDINÀRIA?
2 – JMS cumpriu todos os requisitos exigidos para a convocatória de uma AG de destituição? E isto dando de barato a rábula das assinaturas, como por exemplo como é que se validam assinaturas anónimas….
3 – Um PMAG que incorreu já em violações estatutárias cuja pena é a perda do mandato, tem legalidade face aos estatutos para marcar qualquer coisa a não ser as eleições para o próprio orgão que preside?
Estas são as perguntas que faltaram nesse artigo e por coincidência em todos os outros, mas deve ter sido por falta de espaço….
Há muitas maneiras de desinformar, de branquear, omitir e de direccionar a opinião pública, o que se opina, o que se responde e…o que se pergunta!!!
SL
8 Junho, 2018 at 7:58
Pimba
Pumba