A polícia deteve Fernando Mendes, ex-líder da Juventude Leonina. A operação policial envolveu várias forças no terreno começou pelas 22h00 desta quarta-feira e prolongou-se por mais de uma hora.
Fernando Mendes e as outras três pessoas em causa, ao que tudo indica todas ligadas à Juventude Leonina, foram detidas na sequência das agressões a jogadores e equipa técnica do clube de Alvalade, na Academia do Sporting, em Alcochete.
As várias forças policiais realizaram quatro buscas distintas, as quais levaram às quatro detenções: além de Fernando Mendes, também Nuno Torres – que conduziu o veículo que saiu da Academia do Sporting pouco tempo depois das agressões, alegadamente com outros membros da Juve Leo – está entre os detidos. Os outros dois detidos nas ações policiais efetuadas esta noite são Ba Amadou e Joaquim Costa, segundo as informações apuradas pela TSF.
Fernando Mendes esteve na Academia de Alcochete no dia das agressões, uma informação que foi confirmada, na altura, pelo chefe de segurança que estava no local e também por Jorge Jesus, ex-treinador do Sporting, que terá pedido ajuda ao membro da claque após ser agredido.
Até agora, na sequência da violência registada a 15 de maio, em Alcochete, tinham sido detidas 23 pessoas, sendo que a todas foi aplicada a medida de coação mais gravosa (prisão preventiva). Os detidos são suspeitos de vários crimes.
7 Junho, 2018 at 12:38
– Acabar com o Conselho Leonino, ( por vontade expressa dos sócios em Assembleia Eleitoral, incuido no programa)…
– mudança de estatutos, (penalizador para os pavões, que não deixam governar, ou só se querem “governar” a eles próprios)
– retirar as “garras” da Banca depois de terminar a reestruturação financeira ( com um benefício para o Clube de pelo menos 94 Milhões)
– tirar percentagem da SAD ao “parceiro” bo “banco mau” sobrinho ( de 30% para 9.8%)
E o problema do que está a acontecer é…
… das SMS’s…
Gelados para a testa… ( sabor a pistachio ou menta… pelo menos mantén a cor para disfarçar)…
Fiquem bem…
(Gelado dá-me cabo dos dentes, então da testa nem quero pensar….)
7 Junho, 2018 at 13:11
Pode-se expulsar Godinho Lopes e PPC e não se pode expulsar membros da Juveleo? Vai lá vai…
7 Junho, 2018 at 16:50
Vai lá tu expulsar
Piu
7 Junho, 2018 at 13:28
O Clube devia aproveitar esta fase de trapalhada das claques para criar novas regras para as mesmas. Não acabava com elas mas criando novas regras, mais restritas e penalizadoras para quem prevaricasse, podia ter um maior controle sobre certas pessoas das claques.
Depois era com o (des)Governo fazer o resto.
Para mim, que nunca pertenci a bandos destes, é completamente incompreensível que se possa ser duma claque do Sporting sem ser sócio do Sporting. É incompreensível que o Clube deixe as claques fazerem negócio com os bilhetes – aceito perfeitamente que as claques tenham bilhetes com desconto, portanto mais baratos, mas é inaceitável que depois os vendam a um preço superior para beneficio de alguém. São só 2 exemplos simples.
Custa-me a compreender como é que esta gente toda, que está associada à invasão à Academia, ainda não foi expulsa de sócio. Se invadem um espaço privado do clube e causam estragos, não deve ser muito difícil expulsá-los de sócios – o processo já devia estar feito e ser votado na 1ª AG que houver.
7 Junho, 2018 at 13:48
talvez porque o velho náo aprovou a alteracao dos estatutos, e náo há um CFeD??
o máximo que a direcáo pode fazer é suspender por determinado, (náo estou certo quanto), ou marcar uma AG Extraordinária para expulsao de sócio
7 Junho, 2018 at 14:07
Já ando a defender isso desde o dia da invasão de Alcochete. O presidente devia ter dito logo que se algum deles fosse de facto sócio seria imediatamente expulso e interdito às instalações do Sporting. Devia ter sido ele a dar o exemplo que aquele tipo de comportamento é inaceitável e imperdoavel. SL
7 Junho, 2018 at 14:40
Se as claques acabassem admito que ia ter saudades de ouvir “tira a bandeira da frente”. Seguido pelo insulto à pessoa em questão. Posteriormente se houvesse resposta, a ameaça física.
7 Junho, 2018 at 15:02
Ainda agora no Jamor. Foi de “Mete a bandeira na peida para cima”, mas por acaso o palhaço era do Directivo e a única merda que fez foi chamar-me para ir lá falar com ele ao pé dos outros jagunços. Tristes do caralho!
7 Junho, 2018 at 15:17
É uma desgraça. Vou a praticamente todos os jogos fora de Alvalade e já foram muitos os jogos em que não consegui ver grande coisa. Em estádios mais pequenos é dramático.
7 Junho, 2018 at 15:56
Desta vez não concordo nada com vocês. Os tipos que lá foram não foram em nome da JL mas em nome individual, por isso não vamos por tudo no mesmo saco.
Não posso estar de acordo com as agressões, mas compreendo-as:
. Em nome pessoal foram tirar a desforra do que se passou no aeroporto.
Podem criticar-me mas o Acunha e Bataglia não são do Sporting. Os gajos que foram à academia sempre viveram o Sporting e para o Sporting.
Não me esqueço do Acunha na madeira com 3 colegas desmarcados chuta à toa pra bancada e vira as costas e nem pede desculpa … estava-se a cagar e é um exemplo. O Acunha jogou bem contra o atletico madrid por ser montra pra espanha.
Não gosto dele.
O Bataglia foi batalhador, mas é um jogador dispensavel (tapa o Palhinha e este nunca teve oportunidade… azar ser Português, se fosse argentino teria jogado mais).
Resumindo, parece-me que o alvo eram os argentinos e tiveram o cuidade de dizer para o Gelson e B.Fernandes que nao era nada com eles.
Vergonhoso: bater no Bas Dost por exemplo, foi o nosso pronto socorro, nao merceia mesmo nada isto.
Sugestão: e que tal irem à porta da tvi ou sic noticias ou CMTV? Teriam feito melhor escolha…
Não misturem a JL com escolhas individuais…
PS: é a minha opinião, não sou contra ninguém, sou do Sporting e errar todos erram. Aprendamos com os erros e deixem-se de mais tiros nos pés. E sejamos gratos, estas pessoas que são aqui difamadas correm o país inteiro para apoiar o Sporting
Abraços
7 Junho, 2018 at 16:51
Porra!
E, ainda antes das 12 horas de hoje, o Facebook oficial do SCP não tinha melhor para publicar do que uma foto com uma faixa da jl em destaque e a ‘legenda “somos um!”???
(https://www.facebook.com/SportingClubePortugal/photos/a.402235511554.185820.98098491554/10155298788181555/?type=3)
Porra!
7 Junho, 2018 at 17:04
Eu já fui… em jovencito membro da Juventude Leonina… nos tempos da origem e dos Rocha’s e dos Marcelo’s… Passámos maus momentos no tempo das inenarraveis inserções neonazis… no fenómeno…
Já há muito que deixei essas andanças… especificamente derivado a factos menos próprios nos quais me vi envolvido sem que nada tivesse feito para isso… (simplesmente ia às concentrações em Cacilhas para seguirmos todos embuidos no espirito leonino de espectáculo, de promoção e devoção de e ao Sporting…)
Mas a pergunta é… Quem, tirando o núcleo duro, vai manter-se associado a tal associação…??? A força das organizações é-lhes dada, se não por outro factor, pelo número de pessoas que co-habitam o mesmo espaço, movimento, whatever… como tal a opção está nas mãos dos seus elementos… se a maioria sair… se negar a compactuar com tais procedimentos o movimento morre por ele próprio… Ao manter-se, inevitavelmente, terá os dias contados… (onde é que já ouvimos isto…)… mas não se iludam… fala-se da ‘juve’ mas AS OUTRAS SÃO IGUAIS… nos principios e nos fins… simplesmente têm, por enquanto…, menos força…
Já todos teremos presenciado epi-fenómenos em todas elas em que os principios, sobre os quais ‘todos se protegem a todos’, é o melhor argumento para as definir como TODAS IGUAIS… Há uma hierarquia…, uma organização…, um esquema em conluiu de energúmenos que tudo levam à frente (e tudo é mesmo tudo) seres desprovidos de urbanidade e em que não entra quem quer… mas quem é escolhido… quem é ‘eleito’… para um núcleo restrito de gente… Há um confronto com quem quer que se lhes atravesse no caminho… quaisquer que sejam as razões… “Bate primeiro pergunta depois”… e a ‘carneirada vai atrás…’ Não defendem o Sporting (defender não é criar cantigos e coreografias… defender o Sporting é, desde logo, respeitar os outros…) defendem-se a eles próprios… concorrem entre eles… querem mais que o outro… é um campeonato à parte… a que o clube tem dado cobertura… (algo que nunca percebi foi o facto de haver mais que uma claque… a politização da concorrência entre elas é, desde logo, um mau pronuncio… para além da questão factual de que uma dá o mote e as outras correm atrás… simplesmente não faz sentido – se a vontade é a mesma… para quê facções e facçõezinhas… organizações e organizaçõezinhas…)
Eu estou lá no meio deles… não me foi dada opção de sair dali se não mudasse de sector… De referir que estou lá primeiro que eles… já lá estava quando os mudaram para lá… o que, conceptualmente até me agradaria pois gosto do ambiente em que o conceito se inscreve… Mas não vale tudo, não pode valer tudo e para aquela gente… NÃO HÁ REGRAS…… Só as deles…!!!
Especificamente em relação a esta situação de Alcochete… TUDO A VER NASCER O SOL AOS QUADRADINHOS… MUITO, MAS MUITO TEMPO MESMO… e NUNCA, MAS NUNCA MAIS PISAREM UMA BANCADA DE UM QUALQUER RECINTO DESPORTIVO… muito menos evocando o nome do Sporting Clube de Portugal… EXPULSÃO IMEDIATA…!!!
7 Junho, 2018 at 19:00
muito interessante
na altura a policia viu-os lá( segundo se disse) e deixou-os sair porque foi dito a policia que eles nao tinham nada a ver com o que tinha acontecido.
com estas detençoes acho que muito em breve se vai saber quem teve aquela brilhante ideia de dia 15, até porque se os outros pelos vistos era mais “arraia miuda” que tinham medo de falar e implicar fosse quem fosse, neste caso já é alguem com um historial tal, que se for preciso para se safar( ele que ja teve impedido de entrar em recintos desportivos e tem um cadastro nada recomendavel de confusoes), é capaz de abrir a boca e finalmente percerber-se quem foi o cerebro por detras daquilo.