Hexacampeões nacionais! Ao vencer o benfic@ por 5-4, depois de claríssimos 1-4 na Luz, a nossa equipa de juvenis revalidou o título de futsal na sua categoria e abriu as festividades que todos esperamos só terminarem com a vitória da equipa senior que, ontem, conquistou o acesso à nona final consecutiva no Campeonato Nacional de futsal (nas últimas oito, venceu seis), tornando-se a única equipa a chegar à derradeira fase da prova com um empate e somando por vitórias todos os restantes jogos.
Entretanto, às 19h30, também no reino das toupeiras, a nossa equipa de juniores tenta emendar a derrota caseira do primeiro jogo da final (3-4) e evitar que os encarnados celebrem o título. Em caso de vitória do Sporting, o título nacional decide-se a 16 de junho, pelas 18h00, também no Pavilhão n.º 2 da Luz.
9 Junho, 2018 at 19:16
Hexacampeões! Wow! Parabéns!
9 Junho, 2018 at 19:23
GOOOOOOOOOOOOOOOOOOOLLOOOOOO
4-4, grande jogada e golo do Sporting.
9 Junho, 2018 at 19:27
Por acaso admirei o comentador da tvi24 a berrar o golo do empate!
9 Junho, 2018 at 19:29
Eh pá foi um golaço. Os tipos vê-se que gostam de hoquei, mesmo que não sejam das nossas cores,vibram com uma grande jogada concluída com brilhantismo.
9 Junho, 2018 at 19:28
Vi o jogo dos juvenis, e foi um jogaço de futsal. Muito talento de parte a parte. Domínio avassalador nosso na 1ª parte, chegamos a 3-0 . Antes do intervalo os mini-lamps reduziram.
Na 2ª parte fomos completamente eclipsados e os lamps fizeram um golo a abrir e outro a fechar a 2ª parte.
O prolongamento foi equilibrado com algum ascendente da nossa parte. A vitória assenta-nos bem, mas cabe uma palavra para os lampiões. Foram sempre correctos, nada de merdas como a equipa sénior. Nem parecia uma equipa de lamparinas. Em relação a jogadores, não me importava de ter o Célio Silva na nossa equipa.
9 Junho, 2018 at 19:30
Acabou o Hoquei. 4-4. Vai ser agora a entrega da taça de Campeão. Pelo que percebo a TVI vai acompanhar.
9 Junho, 2018 at 19:35
Em relação ao futsal sénior, a final vai ser, como previsto, contra as toupeiras. Neste segundo jogo, como Braguilha a ganhar 1-0 o Roncaglio foi expulso por agressão. Pelo menos de 2 joguitos de molho não deve escapar.
Com 1-0 para o Braguilha, estes deixam-se empatar com a colaboração do Vitor Hugo que a seguir se consegue fazer expulsar. Uma vez vendido, sempre vendido. O ano passado eliminaram os merdosos foram eliminados pelo Braguilha… sem Vitor Hugo. Assim vai o “desporto” em Portugal.
9 Junho, 2018 at 19:39
Bem agora em português 😈
Em relação ao futsal sénior a final vai ser, como previsto, contra as toupeiras. Neste segundo jogo, como Braguilha a ganhar 1-0 o Roncaglio foi expulso por agressão. A pelo menos 2 joguitos de molho não deve escapar.
Com 1-0 para o Braguilha, estes deixam-se empatar em superioridade numérica com a colaboração do Vitor Hugo que a seguir se consegue fazer expulsar. Uma vez vendido, sempre vendido. O ano passado os merdosos foram eliminados pelo Braguilha… sem Vitor Hugo. Assim vai o “desporto” em Portugal.
9 Junho, 2018 at 19:39
6 vezes campeões… não é fácil manter esta regularidade quando do outro lado suspeito eu há brasileiros e outros estrangeiros.
9 Junho, 2018 at 19:47
Em juniores estamos a perder 3-1 na lixeira.
9 Junho, 2018 at 19:52
Alguém dê uma oportunidade ao doumbia.. Primeiro ou dos primeiros a aparecer em público de verde e branco… A mostrar que quer ficar…
DOumbia para o ano parte tudo !!!
9 Junho, 2018 at 20:03
Muito mal aproveitado. Fico feliz se permanecer por cá. Basta ver a média de minutos jogados/golos feitos. E ainda anularam 2 golos limpos ao homem!
9 Junho, 2018 at 20:04
Quem não é ingrato, é assim.
Depois existem aqueles que só sabem dizer que é preciso levantar a cabeça… Levantar a cabeça, mas a cabeça deles só pensa em € e em espetar a faca no Sporting!
9 Junho, 2018 at 21:27
O Doumbia não é um menino mimado, teve de suar muito para chegar à Europa e ser profissional de futebol. Sabe dar valor aquilo que tem, porque viveu e viu coisas muito piores que nós nem imaginamos. Parafraseando alguém, isto para ele são peaners.
9 Junho, 2018 at 20:06
Excelente tarde.
Vi os juvenis, duas grandes equipas, muito futsal já nestas idades.
Vencemos bem e fomos justíssimos campeões.
Hóquei, sempre a honrar a camisola, mesmo qd não conta. Grandes declarações do João Pinto, isto sim… um capitão!
Juniores futsal… 3-1 na lixeira, diria que não vamos vencer pq eles são de facto superiores. Mas… só acaba no fim.
Há que motivar estes miudos pq sabem que não têm lugar na super equipa de seniores e temos de lhes providenciar bons empréstimos para crescerem.
9 Junho, 2018 at 20:14
Intervalo 3-1 toupeiras.
O Afonso de Jesus é uma pena ter saído e ser lampião doente. O tipo é mesmo muito bom. Vamos lá a ver como vai ser a transição para sénior.
9 Junho, 2018 at 20:29
GOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOLLLOOOOOO
Sporting.
3-2 Lampiões
9 Junho, 2018 at 20:34
GHOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOLLOOOOOOOOOOO
3-3.
Mamadou
9 Junho, 2018 at 20:34
15 min para o fim.
9 Junho, 2018 at 20:36
Bora, putos!
9 Junho, 2018 at 20:41
Golo das toupeiras. 4-3
9 Junho, 2018 at 20:53
É até ao fim!
9 Junho, 2018 at 20:44
O doumbia quer ficar.. Deixem ficar e deixem sair aqueles que não querem ficar.. Chega de amuados.. Vejam a seleção de voleibol … Foi feita uma selecção natural com resultados positivos..
9 Junho, 2018 at 20:50
colhóes de aco:
“Em meu nome pessoal e não de mais ninguém.
O Sporting Clube de Portugal tem tudo para ser feliz:
1. Eleições marcadas para a MAG e CFD. Quem foram os únicos até agora a apresentar listas cumprindo todos os preceitos legais e regulamentares? Nós. Espero até dia 22 que surjam muitas mais visto haver tantos putativos candidatos a tomar o poder;
2. Os associados podem já na segunda feira apresentar nos serviços do Clube o pedido de uma AG destituitiva do CD que, se cumprir a lei e os preceitos todos regulamentares, será realizada num espaço temporal de cerca de 8 a 10 dias – está nas mãos dos sportinguistas. Mas acabem as ameaças. Entreguem e marcamos ponto final. Transformamos o ponto de discussão da AG de dia 17 nesse pedido de destituição com todas as condições de segurança e de fidedignidade dos resultados;
3. O Sporting CP tem já tantos putativos candidatos que os Sportinguistas têm o futuro assegurado: Álvaro Sobrinho para dono da SAD com Ricciardi, Varandas, Figo, Pedro Baltasar, Poiares Maduro, Dionísio Castro, Rogério Alves, Pedro Madeira Rodrigues. E mais vão surgir. Não têm de ter medo. É decidir se quiserem eleições agora;
4. Farto de chantagens de alguns advogados e agentes. O Sporting CP, enquanto eu for Presidente, não vai negociar nenhuma renovação ou vendas – a não ser as já previstas – até 15 de Junho, por isso se querem chantagear com rescisões, rescindam já, pois nunca vos será dada razão e eu não cederei a chantagens. Se é para fazer, façam já, e em termos legais cá estaremos para defender a verdade e o Sporting Clube de Portugal. Se não é isso que querem mandem parar os vossos advogados e agentes;
5. As rescisões já apresentadas apresentam um crime gravíssimo de difamação e calúnia que não vai ser deixada em claro, pelo que, para além das questões desportivas e de indemnização ao Clube, ainda terão a braços um processo crime pelas acusações inacreditáveis que fizeram e que terão de provar em sede de processo cível;
6. Quero gerir com honra e prazer o Clube que amo mas, neste momento, é mais a honra que o prazer, pois a forma como o Clube é enlameado e os sportinguistas alvos de uma intoxicação sem precedentes, a mim fere-me a dignidade, orgulho e demonstra uma ingratidão que não mereço e, para além disso, estou farto de acções que não estão apoiadas na lei.
Disto isto apelo para relerem os pontos 1, 2 e 3 e avançarem sem mais novelas.
Está nas mãos dos associados, como sempre esteve, o presente e futuro do Clube. Mas chega de novelas e chantagens! Actuem!
Na esperanca que o Sporting CP continue dos sportinguistas,
Viva o Sporting Clube de Portugal!
9 Junho, 2018 at 21:09
Grandíssimo! Estão à espera de quê? nem é preciso esperar para dia 23 faz-se já dia 17 basta ter as assinaturas.
Venham de lá elas. Coragem.
9 Junho, 2018 at 21:12
É isso mesmo, quem não deve não teme. E mais digo, mesmo que não gostem do homem, há poucos com os ditos cujos no sitio como ele tem, o resto é conversa para dormir. Era disto que o Sporting precisava à 20 anos, com este se calhar o Jardel não se metia onde não devia e o Inácio tinha sido mais vezes campeão.
Sporting Sempre.
9 Junho, 2018 at 21:29
Sim agora cai por terra o ultimo argumento que tinham contra o homem:
-Está agarrado ao poder.
Vá lá arranjem as assinaturas e já agora paguem as quotas senão não contam os votos.
Porque eu não me vou esquecer que nas eleições o Sporting disponibiliza os cadernos eleitorais, os associados estavam lá por nome e para meu espanto alguns “notáveis” nem as quotas tinham em dia.
Um modesto Sportinguista que tenha problemas económicos eu até admito, agora figuras publicas não terem as quotas em dia é só vergonhoso e mostra claramente que só pagam as quotas quando vêm que existem chances de se servirem do clube.
9 Junho, 2018 at 21:36
Está agarrado ao poder nunca foi desculpa para mim. Como figura mediática que é logo arranjava trabalho numa tv qualquer lol.
Quanto aos nojáveis também não é de espantar, até porque muitos dos que estão nas tvs tão mais tesos que um cidadão comum é só olhar para o Vitor Espadinha. São poucos os que sentem Sporting e o que aquele ex atleta (não me lembro do nome desculpe) disse no outro dia só prova isso. Há muita gente a querer mama, e com BdC não há mama. O Dias Ferreira no outro lado da mesa ficou com cara de poucos amigos
9 Junho, 2018 at 21:40
Foi o grande Bessone Basto. Ainda me lembro dele na baliza do andebol.
9 Junho, 2018 at 21:42
Muito obrigado, nome peculiar nem acredito que me esqueci. Esse Homem tão depressa não aparece mais na tv
9 Junho, 2018 at 21:47
na baliza do andebol, capitáo da equipa de pesca submarina, natacao, polo aquatico, judo, karate, tenis tenis de mesa e raguebi…
porra até já me cansei, só das modalidades que praticou, hahaha
9 Junho, 2018 at 22:01
Portanto símbolo do ecletismo do Sporting mas os notáveis são gajos como o Palmelão que tem 2 anos de casa.
9 Junho, 2018 at 22:03
Sim, tudo isso, mas vê-lo competir com estes que a terra há-de comer, foi mesmo no andebol. Que guarda-redes, porra.
9 Junho, 2018 at 22:06
da equipa dos “7 magnificos”, esses sim verdadeiros notáveis…
a primeiro equipa a conseguir o penta…
9 Junho, 2018 at 21:28
grande comunicado! (assim sim!)
9 Junho, 2018 at 21:31
É assim que se assumem os que amam o Sporting
9 Junho, 2018 at 21:34
Que colhões o Homem possui …
Tal como eu previa ate 15/6 nao ha vendas nem renovacoes para ninguem … e penso que mesmo o treinador so depois desse dia.
Se ha mais toupeiras elas que aparecam
…
MEUS CAROS ESTAMOS EM GUERRA. INTERNA E EXTERNA. O EXERCITO ESTA A SER CHAMADO, QUEM VEM A LUTA???
EU JA PAGUEI AS QUOTAS ATE JUNHO E ESTOU DISPOSTO A LUTAR … DEPOIS DESTA GUERRA O SPORTING CLUBE DE PORTUGAL NAO SERA O MESMO, MAS TENHO CONVICCAO QUE SERA MUITO MELHOR E MUITO MAIS FORTE
SL
9 Junho, 2018 at 21:48
As minhas são pagas por debito directo! Só tenho pena de não ter mais anos de sócio para poder dar mais votos a quem quer a restruturação financeira e dar o Sporting aos sócios!!
9 Junho, 2018 at 22:38
+1
9 Junho, 2018 at 20:53
GOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOLLOOOOOOO
4-4
9 Junho, 2018 at 21:09
GOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOLLOOOOOO
4-5 no último segundo caralho
9 Junho, 2018 at 21:09
Ganhamos?
9 Junho, 2018 at 21:10
Sim, ganhámos.
9 Junho, 2018 at 21:11
Nice. Vamos ver como corre no sábado.
9 Junho, 2018 at 21:12
QUE ÉPICO !!
QUE SUPERAÇÃO A TODOS OS NÍVEIS QUE TEM SIDO !
Por parte de toda a gente !
E nós, que queremos que continue assim.
LINDO
9 Junho, 2018 at 21:10
CHUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUPEM. mesmo, mesmo no último segundo.
Dia 16 de junho às 16 o 5º jogo. No mesmo dia em que espero começar a esfolar as toupeiras seniores.
9 Junho, 2018 at 21:12
3°* Nos juniores basta ganhar 2 jogos.
9 Junho, 2018 at 21:21
Sim tens razão. É o 3º. Como ia escrever a seguir uma frase referente aos seniores, acabei a fazer esse erro por simpatia.
9 Junho, 2018 at 21:10
OFF Topic:
“C.Social tuga”
Pessoal temos que levar muito a sério este tratamento que estamos a ter e temos de agir e demonstrar a nossa indignação e força.Eles ao mentirem sobre BDC,estão a mentir sobre todos nós,ele é o nosso Presidente!Não podemos esperar pela ERC e pela Justiça porque se for preciso ainda são cúmplices!
Eles manipulam e distorcem,ocultam e inventam.Tudo vale para denegrir o SCP e abafar outros clubes..
Os mais informados ficam indignados,os menos informados ficam com uma ideia da realidade completamente falsa e no meio disto ponho me a pensar nas crianças,nas mulheres e nos velhinhos
Ficarmos parados não é solução,dizer que não podemos fazer nada também não é solução.
Fomos os primeiros Europeus a chegar ao Japão e vão me dizer que não conseguimos lidar com uns sem vergonha?Com uns vendidos?Com uns aldrabões?
Please..
Algo tem que ser feito,estrategicamente e cirurgicamente,sem dar hipótese e acima de tudo sem manchar o nome do SCP.
SL
9 Junho, 2018 at 21:23
Já em tempos sugeri aos criativos a criação de uma TSHIRT negra com os símbolos da CM, CMTV, TV!24 e SIC NOT a vermelho com uma cruz vermelha
sendo colocado por cima dos 4 quadrados algo como SPORTING SEMPRE
e por BAIXO DESINFORMAÇÃO NÃO
Podiam colocar à venda na Loja Verde (ou noutro local) e nos primeiros jogos da época toda a gente vestida no Estádio.
Fico à espera de outras ideias mais especulativas
Esta é minha
9 Junho, 2018 at 21:43
Sinceramente acho que isso não resolve nada,apenas é filmado na Sporting TV.O resto abafa como vimos ontem na manifestação pró CD em que nenhuma C.Social apareceu,ao invés dos “500” desinformados.Prefiro chamar lhes assim mas sei que muitos não o são.
SL
9 Junho, 2018 at 23:48
Sim,
qualquer coisa do gênero e com visibilidade.
9 Junho, 2018 at 23:45
+2
9 Junho, 2018 at 21:11
Mesmo no último segundo!!!
9 Junho, 2018 at 21:12
Milésimo, faxavor.
🙂
Que salto que dei…
Qd é o próximo jogo?
9 Junho, 2018 at 21:17
Creio que no dia 16.
9 Junho, 2018 at 21:35
Mesmo !
Próximo, e último, dia 16 às 18h
^^
9 Junho, 2018 at 21:12
Parecia um filme este jogo!
9 Junho, 2018 at 21:14
Chupen muchachos.
SPOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOORTING
9 Junho, 2018 at 21:43
Isto é mesmo ( para levar ) a sério ?
https://streamable.com/e1l4f
Que tristeza..
Que sem vergonhas ( Já nem digo vergonhosos )
Universos paralelos ( Damn it, Barry Allen )
” Oh Patrício, o que achaste da caminhada do Hóquei em Patins ? ”
” Hein.. ? Hóquei ? O Sporting tem disso ? “
9 Junho, 2018 at 21:46
Será…
https://image.ibb.co/hsbdoT/loltvi.jpg
9 Junho, 2018 at 21:46
Também ouvi. Nem comentei para não dar publicidade a mais uma merdice da CS. O João Pinto bem o enr**ou com o a resposta.
9 Junho, 2018 at 21:50
Já imaginaram como vão ficar os jogadores que rescindiram se o Fernando Mendes se chibar e disser que quem lhe pagou? E se Bruno de Carvalho não tiver mesmo nada a ver com aquilo? Já pensaram que os jogadores têm um sério problema jurídico em mãos, pois para além de não haver justa causa, toda a sua tese para rescindir assenta numa difamação? Será que alguém lhes explicou isso?
9 Junho, 2018 at 21:53
foi-lhes dito para náo se “preocupar”, porque quem “organizou” “isto tudo” lhes garantiu que pagava…
náo é, Sobrinho??
9 Junho, 2018 at 21:58
E será que eles não se apercebem que o Sobrinho tem os dias contados? Por Deus, não lêem jornais??
9 Junho, 2018 at 22:03
pode ter os dias contados, mas ainda “sabe” muita coisa, suja, de muita gente…
porque razao achas que tem o “bombeiro” a fazer estas figuras??
podres do “passado” que o sobrinho está a “cobrar” agora, e o tochas, náo tem como “fugir”… ( porque quem conhece o “incendiário, sabe que por esta altura já tinha “desaparecido” de cena)…
9 Junho, 2018 at 21:57
Claro que não tem, nem nunca teve, nada a ver.
Em relação ao resto, o Morge Jendes quer lá saber disso.
Diz e promete coisas da tanga aos jogadores, mas em mendilhões.
Resta saber se há “negócios” com o clube seguinte, para pagarem as indemnizações, ou se é a Gestifute, ou se eles se vão enterrar e têm de ser eles a pagar.
Mas o Morge Jendes ( advogados ) sabem que o processo pode demorar algum tempo.
O dinheiro vai aparecer para o Sporting, mais cedo ou mais tarde.
Quando aparecer, vai ser bom para as contas nessa altura, pois vai aparecer do nada lol
^^
9 Junho, 2018 at 22:12
Jordão, não ponho de parte que tenha havido mãozinha externa à JL no que aconteceu (em particular um certo personagem que está bem caladinho no seu canto; ninguém estranha que o bicho nem pie?). Mas com os dados públicos já conhecidos parece-me que aquilo foi uma tentativa de medir pichotas com os jogadores, que acabou por correr mal, depois do incidente da Madeira.
Se realmente foi orquestrado pela oposição croquetista/sobrinhista então estamos perante um crime gravíssimo que deve ser brutalmente punido nas barras dos tribunais (além da expulsão imediata de sócio de quem estive envolvido). Sem esquecer as indemnizações brutais que seriam exigidas pelos graves prejuízos causados ao Sporting Clube de Portugal.
9 Junho, 2018 at 22:14
esteve e não estive.
9 Junho, 2018 at 21:51
um bocado longo, mas á consideracáo do dono, se merecerá um post ou náo:
“Ponto prévio. O BdC cometeu excessos na utilização das redes sociais que pelo conteúdo das mensagens criaram clivagens, e potenciaram a ideia de estarmos perante uma pessoa instável, dando assim gás ao momento actual. Justifica o circo que envolve o clube há mais de um mês? Justifica a ideia de que estamos perante uma pessoa nefasta para o clube?
É o que tento responder nas próximas (e longas) linhas.
O modelo de negócio do futebol português estava a funcionar sobre rodas quando em Março de 2013 Bruno de Carvalho foi eleito Presidente do Sporting.
Nesse modelo, na prática, só existiam dois clubes grandes em Portugal: Benfica na capital, Porto a norte. Eram estes dois clubes que discutiam os títulos nacionais de futebol e na maioria das modalidades. Eram eles que dominavam o discurso, preenchiam o espaço mediático e tinham acesso aos milhões da Liga dos Campeões.
Faziam os grandes negócios do futebol português, fosse nas transferências de futebolistas ou nos acordos de sponsorização eram estes dois clubes. E como não podia de deixar de ser, eram também estes dois clubes que dividam a influência nos principais órgãos de poder do Futebol Português: Liga e FPF.
O Sporting fazia o papel de palhaço-pobre, neste circo que só permitia a existência de dois ricos. E porquê? Porque Portugal é o que é, país periférico, com um mercado pequeno e pouco poder aquisitivo. Dividir o pouco que há por dois já acarreta dificuldades, dividir por três é uma chatice e significa que a margem de erro fica mais curta.
Por isso, o Sporting de JEB e GL era perfeito. Não incomodava, não ganhava, não tinha estratégia e como sempre acontece nestas situações, tinha perdido autonomia, por isso ora encostava-se ao Benfica, ora encostava-se ao Porto, e pelo meio ia perdendo a sua identidade.
A eleição de BdC foi uma pedra na engrenagem que girava quase na perfeição há vários anos. O discurso violento, necessário para se fazer ouvir, inicialmente foi recebido com um misto de desconfiança e gozo, mas rapidamente passou a ser escutado com mais atenção e recebido como uma ameaça ao status-quo.
O primeiro choque com a nova realidade aconteceu no final da primeira época desportiva com BdC ao leme. O Sporting de Leonardo Jardim, contra todas as expectativas, por força dos constrangimentos financeiros e a recordação da pior época desportiva na história do clube, terminava o campeonato em segundo lugar e atira o FCP para fora do acesso directo à LC. Pela primeira vez em muitos anos, um dos clubes que se tinha habituado a reinar, via-se confrontado com a possibilidade real de poder falhar o pote de ouro da UEFA.
No segundo ano, agora com Marco Silva, parecia que o status-quo voltava ao normal, Benfica e Porto nos dois primeiros lugares, e o Sporting em terceiro. Mas na verdade essa aparência era falsa. O Sporting ganhava a TP, o Porto tinha mais um ano sem títulos, e o Benfica começava a conquistar um poder inusitado nos media. Além disso BdC voltava a agitar o futebol ao trazer para a praça publica o caso dos Vouchers.
Mas mais importante, quando teve inicio a guerra pelos direitos televisivos, todos julgaram que o SLB e FCP iriam dividir entre si a fatia maior do bolo, mas foi o Sporting que acabou por celebrar o contrato financeiro mais elevado, ao assinar um acordo milionário com a NOS.
Os sinais de que o Sporting de BdC tinha deixado de ser um figurante para passar a actor principal começavam a confirmar-se e ao mesmo tempo a preocupar as cúpulas que durante anos, tinham mantido com alegria a bipolarização do nosso futebol.
Importa lembrar a rabula das eleições para a Liga que juntaram SBL e FCP do mesmo lado da barricada ao promoverem a candidatura de Luis Duque, com o intuito claro de achincalhar o Sporting e o seu presidente. Mas mais uma vez BdC soube responder á altura, patrocinando a candidatura de Pedro Proença que saiu vencedora.
Mas a bomba que mudou a face do futebol português, e radicalizou o discurso nos media transformando BdC no homem a abater, rebenta no dia 4 de Junho de 2015.
Contra todas as expectativas, e risos irónicos de alguns comentadores afectos ao Benfica, Bruno de Carvalho anuncia a contratação de Jorge Jesus! Foi como se de terramoto se tratasse. Foram horas e horas de programas na televisão, a tentar explicar como teria sido possível, ao Sporting, logo o Sporting, dar tamanho golpe no Benfica e LFV o rei da negociação.
Havia explicações para todos os gostos: era dinheiro dos angolanos, era dinheiro da Guiné Equatorial que iria patrocinar o clube através da petrolífera estatal. Deputados da nação e Eurodeputados escreveram artigos a exigir transparência, e acusaram o clube de usar dinheiro sujo exigindo investigações à SAD. Da esquerda à direita, por uma vez na vida, deputados uniam-se no espanto, incredulidade e difamação.
Estava dado o mote. Era preciso travar o Sporting porque este nosso mercado não comportava três galos numa capoeira pensada só para dois, e que no futuro ser reduzida a um. A perseguição a Jesus por parte do benfica com o apoio da cartilha foi feroz e vergonhosa, ficando espelhada na primeira temporada – 2015/16 – onde tudo foi feito para impedir o Sporting de ganhar, como agora se começa a perceber.
A contratação de JJ pela projecção e galvanização que trouxe ao clube foi o momento que marca a Presidência de BdC, mas é também nesse momento que um conjunto de forças se começa a unir para o destruir.
Importa recordar. Os três grandes estão altamente dependentes das receitas da Liga dos Campeões para equilibrar o orçamento e não estarem tão pressionados para vender as principais figuras da equipa. O FCP nos quatro anos que ficou sem ganhar praticamente nenhuma competição no futebol sénior, viu-se confrontado com uma crise financeira sem precedentes que os colocou na mira da UEFA e praticamente impediu que contratassem jogadores na época transacta.
O SLB desde que fechou a torneira do BES vive das negociatas promovidas por Jorge Mendes que somadas ao dinheiro conquistado com o acesso directo à Champions, ajudam a camuflar a gestão da SAD.
Sucede que as novas regras para esta competição apertaram. Portugal passou este ano a conseguir classificar para o quadro final da LC o campeão, obrigando o segundo classificado a disputar duas pré-eliminatórias. O terceiro classificado caiu para LE. Não tardar a chegar o dia em que o nosso campeonato só dará acesso à LC ao campeão e muito provavelmente obrigando-o a passar por pelo menos uma pré-eliminatória. Por isso, existirem três clubes grandes, para muitas cabeças é uma maçada.
Isto explica muita coisa, principalmente o tratamento que o Sporting passou a receber por parte da imprensa desde que JJ chegou ao clube e assumiu-se como legitimo candidato ao título nacional.
BdC tem sido desde a primeira hora um Presidente incómodo, pelo discurso, por ter desmascarado muita hipocrisia, mas também por ter conseguido acordar o Sporting.
O que estamos a fazer este ano nas modalidades incómoda, porque é cada vez mais difícil conseguir apoios financeiros. A possibilidade de contratar um jogador como o Ricardinho incomoda pela mossa que faz no SLB, mas pela notoriedade que empresta ao clube praticamente abafando a concorrência.
Mas o Sporting é um clube estranho que não gosta de estar bem. Alimenta à sua volta muitos grupos e grupinhos. É o Conselho Leonino, o Grupo Stromp, Leões de Portugal, ou os Cinquentenários, e por aí fora. Parece o enredo da Guerra dos Tronos, onde estão permanentemente todos contra todos.
Não ter conseguido o desejado título no triénio de JJ, trouxe ao de cima uma oposição que praticamente não têm expressão no universo do clube, como as ultimas eleições o demonstraram, mas paradoxalmente domina a Comunicação Social. Como estão sempre a falar na TV, Rádios ou a escrever em jornais, transmite-se a ideia de que no Sporting existe uma oposição legitimada que manda quase tanto como os órgãos sociais eleitos.
Esta distorção da realidade é convenientemente alimentada pela CS. Como? Simples, qualquer que seja o problema que aconteça no Sporting quem fala nas televisões e rádios, são sempre os mesmos: Madeira Rodrigues, Rogério Alves, Carlos Severino, Carlos Barbosa da Cruz, Paulo Abreu, Dias Ferreira, etc..
Ora não à liderança que se consiga consolidar se em seu redor existe ruído permanente. Mas mais grave que isso, alguns dos rostos desta dita oposição, partilham para a opinião publica o mesmo discurso que se ouve na boca do Pedro Guerra ou André Ventura.
O Presidente do clube está longe de ser perfeito. Teve momentos de desvario que hoje são responsáveis por algumas desconfianças que possam existir sobre a sua capacidade para mudar e liderar o clube. São legítimas essas desconfianças.
Porém nada justifica ter sido eleito pela facção da CS que trabalha de forma encapotada para o slb, como um alvo a abater.
A história fará o favor de um dia esclarecer o que realmente levou aos acontecimentos na Academia, no exacto dia em que o clube se viu envolvido num escândalo de corrupção manhoso, patrocinado pelo Correio da Manhã.
Assim como a história nos dirá, por que motivo em 48H a MAG e C&F se demitiram e tentaram obrigar o CD a cair. Que nexo de casualidade existe entre estes factos e a influência de Sobrinho e Ricciardi. A quem interessou que a renegociação financeira fosse travada, colocando o aumento de capital da SAD, que deixava o clube com 90% das acções, em risco.
Tudo isto aconteceu sem estar provada a culpa do clube no processo “CashBall”, ou na invasão da Academia. Agora que os arguidos presos em preventiva já são 27 e com os supostos cabecilhas também detidos, espera-se que a justiça consiga esclarecer o propósito daquele ataque, quem o liderou, e quem o planeou. E já agora o que quis dizer a advogada de Fernando Mendes, com aquela frase enigmática “sigam o dinheiro”.
Julgo que Portugal nunca viu nada como o que se assistiu aos dias seguintes aos acontecimentos mais triste da nossa história. Aquilo foi o linchamento de uma pessoa, em directo e o vivo com o patrocínio de muito Sportinguista, alguns deles eleitos pelos sócios para representar o clube.
A classe politica que do futebol só se lembra para sentar-se nos camarotes e viajar à pala dos nossos impostos, perdeu a vergonha e também ela se juntou ao pagode no jogo favorito do momento: bater no BdC.
Curiosamente ninguém ficou verdadeiramente preocupado quando o ministro das finanças e de estado, pediu a um elemento do seu staff para pedinchar bilhetes para ele e para o filho para verem o Benfica-Porto no camarote presidencial ao lado de LFV, que preside a um clube que é neste momento suspeito em casos gravíssimos e que estão nas mãos da justiça:
• Vouchers e e-mails (unificados num único processo).
• Operação LEX
• Operação e-Toupeira
• E mais recentemente o caso do Saco Azul, com suspeitas de fraude fiscal e branqueamento de capitais através da SAD.
Sem contar com os processos onde LFV é arguido, relacionados com negócios das suas empresas e o BPN, agora designado EuroBic, ou a divida monstruosa ao Novo Banco que o coloca na lista dos 10 maiores devedores.
Nada disto impressiona a nossa classe política que continua a passear ao lado de LFV como se fosse um exemplo de seriedade.
Não deixa de ser paradigmático que um Presidente que devolveu o ecletismo ao clube recuperando modalidades, dando-lhes uma casa e condições para vencer como não se via desde os tempos de João Rocha. Trouxe milhares de novos sócios, resolveu problemas crónicos como o do relvado que tantos diziam ser insolúvel. Colocou Alvalade como um dos estádios com melhor percentagem de ocupação da Europa. Criou a Sporting TV, que permite aos sócios espalhados por todo o mundo acompanharem as modalidades e os escalões de formação. E é o único Presidente desde a criação da SAD a apresentar uma gestão com saldo positivo, seja apresentado como uma facínora.
Relembro o histórico da SAD.
• JOSE ROQUETE (1997 – 2000): 21,4 ME de Prejuízo
• DIAS DA CUNHA (2000 – 2005): 91 ME de Prejuízo
• FILIPE SOARES FRANCO (2006-2009): 2,5 ME saldo Positivo
• JOSÉ EDUARDO BETTENCOURT (2009-2011): 70,5 ME de Prejuízo
• GODINHO LOPES (2011-2013): 89,5 ME de Prejuízo
• BRUNO DE CARVALHO (2013-2017): 19,5 ME saldo Positivo
Porque não dei destaque aos resultados positivo em 2.5 ME de FSF? Porque foram conseguidos, devido à venda de praticamente todo o património não desportivo, recordo: terrenos do antigo estádio José Alvalade, Alvaláxia, Edifício CUF, Edifício Visconde Alvalade. Estas vendas deram origem à enésima reestruturação financeira, com a extinção de sociedades do clube, que incorporaram o seu património na SAD, entre eles o actual estádio, recompondo os capitais da sociedade que gere o futebol.
Bruno de Carvalho herdou de Godinho Lopes uma SAD com capitais próprios negativos em 119 ME, resultado de um activo de 139 ME e passivo na ordem dos 258 ME.
Quatro anos depois a SAD tem um capital próprio na casa dos 7.5 ME, com activos que chegam aos 275 ME e um passivo de 267 ME que se justifica na forte aposta na equipa de futebol onde se incluía o salário de JJ.
Dizer que este é um clube a caminhar para o abismo é uma falácia que de tantas vezes repetida começa a parecer verdadeira na cabeça dos mais incautos.
Tudo isto atinge uma gravidade inusitada quando a imprensa que devia ter um papel independente e servir para esclarecer, optou por colocar-se quase em uníssono contra Bruno de Carvalho, manipulando a opinião pública, apresentando-o como fosse alguém que tomou de assalto o clube.
Na verdade, ser o Bruno de Carvalho no fim do dia é irrelevante, ainda que o estilo mais guerreiro e quiçá belicista ajudam à causa, porque o objectivo é reduzir o Sporting à insignificância que tão bem serviu o status-quo com JEB e GL.
Um Sporting forte significa que benfica ou porto vão passar dificuldades. Pela sua natureza e bairrismo o porto vive numa realidade distinta, por seu lado LFV sabe que está seguro enquanto for presidente do benfica. E para se manter nessa posição precisa de ganhar, combater um único adversário é diferente de combater dois.
Um Sporting sossegado, conformado, satisfeito com pouco, seria muito útil para fazer regressar a ordem “natural” das coisas ao futebol português. Sucede que esse Sporting não tem futuro. Bruno de Carvalho foi o agente que trouxe a “desordem” ao reposicionar o clube no topo do desporto nacional.
Resta saber o que nos trás o futuro, continuar a fomentar a “desordem” impondo o Sporting como parte integrante e indissociável de qualquer transformação que se pretenda realizar no desporto português, seja com BdC ou quem siga a mesmo linha orientadora, ou regressar ao rebanho.”
9 Junho, 2018 at 22:11
Obrigado! É isto. Leiam e reflictam.
Sporting Sempre
9 Junho, 2018 at 22:11
Brutal! Muito bom! G’anda golo, Peyroteo, até meteu o guarda-redes pela baliza adentro!
9 Junho, 2018 at 22:14
náo é “meu”…
apenas “encostei” para a baliza deserta 😉
9 Junho, 2018 at 22:17
Nuno Lapa !
E boa partilha ^^
9 Junho, 2018 at 22:20
Obrigado… tinha “apanhado” já posto por outra pessoa
9 Junho, 2018 at 22:15
+1
9 Junho, 2018 at 22:20
Longo, mas excelente post!
SL
9 Junho, 2018 at 22:20
+1
9 Junho, 2018 at 22:23
Merece um grande post, para poder ser mais legível e claro.
É um resumo excelente.
Já dei os parabéns ao sei autor.
9 Junho, 2018 at 22:30
Serviço publico leonino!
9 Junho, 2018 at 22:39
Muito bom!
Com tantos inimigos, sim inimigos não adversários, BDC devia ter pensado 2 vezes antes de se passar públicamente com os jogadores. Abriu os flancos para os abutres que andam há 5 anos a procura de um oportunidadezinha. Só. Foi o único erro. Agora, estes 5 anos ficarão marcados na história do clube e, para desgosto de muitos, na história do desporto nacional.
9 Junho, 2018 at 22:50
Excelente comentário, a realidade pura e dura. Conhecendo o futebol português há muitos anos, desde a chegada de Bruno de Carvalho ao Sporting sabia que era um Homem a abater pelos inimigos externos e internos, dos 2 venha o Diabo e escolha, Bruno aguentou 5 anos porque tem fibra, é um lutador. Mas esta cansado, outro no seu lugar já teria desistido.
Agora cabe aos Sportinguistas(sócios) escolherem o que querem para o clube, eu não tenho qualquer dúvida, voltar ao passado, não obrigado.
SL
9 Junho, 2018 at 23:04
+1
9 Junho, 2018 at 23:14
Grande golo!
9 Junho, 2018 at 23:15
Brutal !
que seja um post e dourado !
9 Junho, 2018 at 23:52
Tomara que todo o universo SCP pudesse entoar em torno deste magnífico texto,
A nossa grandeza é assustadora e fazem temer os poderes instituídos internos/externos.
10 Junho, 2018 at 0:00
Hat-trick
10 Junho, 2018 at 0:08
Excelente, está tudo aí!
10 Junho, 2018 at 0:27
Para emoldurar e pregar na parede.
10 Junho, 2018 at 1:19
Obrigado. Excelente, no detalhe e na linha de pensamento.
A maré não vai mudar, mas isso não quer dizer que o Sporting não singre.
A mudança da maré tem horas certas: é na hora em que mudar a presidencia do Porto e do Benfica. Ambas cada vez mais perto – como tudo na vida – do seu fim. Tirar o Bruno e mudar de presidente ia sempre diminuir a pressão para a transição do Porto e Benfica. Um Bruno de Carvalho presidente atrapalha muito a capacidade de flutuar nesta poça fétida em que parecemos viver.
A competencia acaba por vencer. A capacidade de fazer bem na gestão do Sporting está sempre disponivel. Os numeros do Bruno nao dao margens para engano. Soube iniciar um ciclo de sanidade no clube, que ha-de culminar no clube nao ter divida, ser quase totalitario na SAD, e obviamente muito mais forte desportivamente. Os desempenhos das direcções desde Roquette foram sempre tao maus, desportiva e, ou financeiramente, que em parte temos de nos educar para entender o que é um clube em bom funcionamento. Acontece que um Sporting forte é um problema nacional.
Na historia do Bruno de Carvalho, creio que se está a fechar o ciclo mais belicista e vai-se iniciar algo mais maduro. Se nao passar a destituição ou passar e o Bruno voltar a ganhar por numeros maiores que 60%, creio que algo vai ter de mudar na atitude dele. Precisamos de um presidente estavel, sem meltdowns. Ele tem de ser melhor a gerir se para que possa ser melhor para o Sporting mais tempo. E isso tem implicaçoes obvias na forma como se relaciona com todos à sua volta.
Ele nao precisa de se indignar tanto. Pode ser mais estadista, sem esquecer que todos queremos ganhar, mas sem sentir que nós nos esquecemos de onde estamos e contra quem nos movemos. Ele vai saber e nos tambem que o Sporting percebeu onde vive, Portugal revelou-se. Mostrou-se no seu pior, na sua capacidade de ser cinico.
Estamos no ponto em que no jogo com a argelia o estadio expressava-se com afecto ao Patricio, mesmo que nao fosse uma defesa. Bastava tocar na bola e era aplaudido. Seria para o motivar pois o ataque de Alcochete foi horrivel? Se sim, todos os jogadores do Sporting teriam de ser aplaudidos. Seria por ter rescindido? Sim. Um homem que trai o seu clube de uma vida, em que é idolo de tantos de tantas idades, é mais acarinhado por ter traido do que outros por nao o terem feito..? Nem interessa se é o Sporting. Isto é horrivel. No dia em que aplaudir um gajo que faça semelhante coisa ao Porto, vou-me sentir um palhaço.
Uma vez uma geraçao de sportinguistas entendam onde vivem, o sportinguismo tambem vai mudar. E a conduzir essa mudança, espero eu, teremos o Bruno, se ele souber crescer enquanto presidente, se souber renovar a visão.
10 Junho, 2018 at 8:34
Muito bom e profundo…..
“Estamos no ponto em que no jogo com a argelia o estadio expressava-se com afecto ao Patricio, mesmo que nao fosse uma defesa. Bastava tocar na bola e era aplaudido. Seria para o motivar pois o ataque de Alcochete foi horrivel? Se sim, todos os jogadores do Sporting teriam de ser aplaudidos. Seria por ter rescindido? Sim. Um homem que trai o seu clube de uma vida, em que é idolo de tantos de tantas idades, é mais acarinhado por ter traido do que outros por nao o terem feito..? Nem interessa se é o Sporting. Isto é horrivel. No dia em que aplaudir um gajo que faça semelhante coisa ao Porto, vou-me sentir um palhaço.”
Eu só não diria palhaço, eu ia-me sentir um merdas….
SL
10 Junho, 2018 at 1:24
Não só concordo com a quase totalidade, como já partilhei inúmeras vezes, algumas aqui na tasca, a razão do “ódio ideológico” ao SCP, dos Media e das Instituições e de quem as serve (ou se serve) tão claramente aqui descrito….
10 Junho, 2018 at 1:29
Parabéns, está uma análise brilhante! Saudações leoninas
10 Junho, 2018 at 1:33
É tudo isto!
Excelente flashback!
Obrigado pela partilha.
9 Junho, 2018 at 21:55
É pá, tantas vitórias é cá uma canseira!
Um gajo nem consegue descansar nos fins de semana.
É que são umas atrás das outras.
Isto é que vai uma crise…
Entretanto, como passaram já 345600 segundos desde que ficámos sem treinador, e face à histeria que tal causou na CS, a SAD decidiu que, na próxima época em vez da camisola autografada por um jogador, a entrada no estádio com a gamebox 1906 dará ao seu detentor a oportunidade de treinar a equipa na semana seguinte e no jogo seguinte.
Outra coisa, o facto do Doumbia usar a camisola Stromp na foto de Madagascar em vez da listada, pode ter alguma segunda interpretação?
Mesmo com novo post do Presidente no Face, este fim de semana é para descontrairmos. Spooorrttiiinnng!!!
9 Junho, 2018 at 22:27
Podes crer.
Uma canseira estes fins de semana.
Amanhã, continua a canseira, mais um título nos iniciados.
10 Junho, 2018 at 0:17
Genial.
9 Junho, 2018 at 22:07
quantos brasileiros e colombianos estavam do outro lado?
9 Junho, 2018 at 22:15
Por vezes acontece chegar atrasado à Tasca e vou desenrolando os comentários quando há jogos das nossas equipas. Faço-o lentamente e consigo viver com emoção cada golo que o leão verde vai gritando.
É um exercício estúpido porque muitas vezes os jogos terminaram há mais de duas horas. Mas dá imenso prazer ver que ganhamos.
Pronto, são nóias que me apeteceu partilhar.
9 Junho, 2018 at 22:19
Igual a mim, quando não consigo ver os jogos.
É uma boa nóia, e não estás sozinho haha
E quando vemos um resultados mais desfavorável e começamos a pensar em variadíssimas coisas..
E de repente volta a esperança, à medida que vais continuando o scroll.
I feel you !
^^
9 Junho, 2018 at 23:05
‘E quando vemos um resultados mais desfavorável e começamos a pensar em variadíssimas coisas..’
Basicamente foi isso mesmo que me sucedeu há pouco com o resultado em 4-3… achei que se já não era fácil, depois de recuperar até aos 3-3, deixar o resultado fugir de novo desmotiva… e não é que mais abaixo aparece ” golo, 4-4’… e logo de seguida o 4-5… êxtase total hehehe
9 Junho, 2018 at 22:19
E bem. O Leão verde é enorme.
9 Junho, 2018 at 22:37
faço igual!
9 Junho, 2018 at 22:39
hoje foi mesmo isso que aconteceu.
Dei por mim a forçar a ideia “pronto, é só futsal de juniores…”
E depois começa aquela cena Hollywoodesca mas em melhor, porque é real.
No fim a mulher pergunta: “tas a rir de quê?”
– Nada. Amor.
(Obrigado pela v/ solidariedade)
9 Junho, 2018 at 22:53
hehe
🙂 😀
9 Junho, 2018 at 22:59
+ 1 aqui, não estás sozinho nessa!
10 Junho, 2018 at 1:42
Também faço isso quando não consigo ver os jogos! Mesmo já sabendo o resultado, sabe a Sporting com mel ver aqui a malta a relatar e vibrar! Boa nóia!
10 Junho, 2018 at 12:19
+1
Tanta vez!!
Obrigado leão verde, relatador oficial e todos os outros que vão contribuindo
10 Junho, 2018 at 12:19
De preferência sem saber o resultado e vibro igual!
9 Junho, 2018 at 22:20
https://www.youtube.com/watch?v=fBck47IfECc#t=6m35s
Já sabia disto por alto, mas aqui fica mais ” recente “.
O Sell BÊ pagou TUDO ( a ele e mais alguns ), o que estava em atraso.
Quantos jogos ele ( e outros ) fizeram pelo Sell Bê ?
hehe
Instituição de caridade, pois claro..
9 Junho, 2018 at 22:29
E passados estes anos todos..
” Aquelas dívidas que andam a pagar há 12 anos ” ( É fazer as contas LOL )
https://image.ibb.co/cU8cF8/Setubal_OL.jpg
9 Junho, 2018 at 22:36
” Sigam o dinheiro ”
^^
9 Junho, 2018 at 22:21
HAHAHAHAHAHAHAHA
https://image.ibb.co/h5U3No/HAHAHAHALOLOLOL.jpg
9 Junho, 2018 at 22:24
Já tinha visto. Ahahahah
#MartaSoaresMode
9 Junho, 2018 at 22:29
9 Junho, 2018 at 22:38
HAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHA
9 Junho, 2018 at 22:54
Lol, incendiário
9 Junho, 2018 at 23:39
Hahajajajajajajaja ai caralho..m
10 Junho, 2018 at 1:39
Boa!
É só gasolina!
10 Junho, 2018 at 4:51
E acho que falta o resto da frase:
Que grande noite de sexo… ainda nem me consigo sentar…