É o tema do dia desde ontem à noite. Bruno de carvalho voltou às redes sociais, num post que começa com “Em meu nome pessoal e não de mais ninguém” e apontou em todas as direcções.
Há quem lhe chame um acto de quem tem “tomates de aço”, há quem apelide este regresso de loucura, todos levamos com mais uma dose de desassossego.
O Sporting Clube de Portugal tem tudo para ser feliz:
1. Eleições marcadas para a MAG e CFD. Quem foram os únicos até agora a apresentar listas cumprindo todos os preceitos legais e regulamentares? Nós. Espero até dia 22 que surjam muitas mais visto haver tantos putativos candidatos a tomar o poder;
2. Os associados podem já na segunda feira apresentar nos serviços do Clube o pedido de uma AG destituitiva do CD que, se cumprir a lei e os preceitos todos regulamentares, será realizada num espaço temporal de cerca de 8 a 10 dias – está nas mãos dos sportinguistas. Mas acabem as ameaças. Entreguem e marcamos ponto final. Transformamos o ponto de discussão da AG de dia 17 nesse pedido de destituição com todas as condições de segurança e de fidedignidade dos resultados;
3. O Sporting CP tem já tantos putativos candidatos que os Sportinguistas têm o futuro assegurado: Álvaro Sobrinho para dono da SAD com Ricciardi, Varandas, Figo, Pedro Baltasar, Poiares Maduro, Dionísio Castro, Rogério Alves, Pedro Madeira Rodrigues. E mais vão surgir. Não têm de ter medo. É decidir se quiserem eleições agora;
4. Farto de chantagens de alguns advogados e agentes. O Sporting CP, enquanto eu for Presidente, não vai negociar nenhuma renovação ou vendas – a não ser as já previstas – até 15 de Junho, por isso se querem chantagear com rescisões, rescindam já, pois nunca vos será dada razão e eu não cederei a chantagens. Se é para fazer, façam já, e em termos legais cá estaremos para defender a verdade e o Sporting Clube de Portugal. Se não é isso que querem mandem parar os vossos advogados e agentes;
5. As rescisões já apresentadas apresentam um crime gravíssimo de difamação e calúnia que não vai ser deixada em claro, pelo que, para além das questões desportivas e de indemnização ao Clube, ainda terão a braços um processo crime pelas acusações inacreditáveis que fizeram e que terão de provar em sede de processo cível;
6. Quero gerir com honra e prazer o Clube que amo mas, neste momento, é mais a honra que o prazer, pois a forma como o Clube é enlameado e os sportinguistas alvos de uma intoxicação sem precedentes, a mim fere-me a dignidade, orgulho e demonstra uma ingratidão que não mereço e, para além disso, estou farto de acções que não estão apoiadas na lei.
Disto isto apelo para relerem os pontos 1, 2 e 3 e avançarem sem mais novelas.
Está nas mãos dos associados, como sempre esteve, o presente e futuro do Clube. Mas chega de novelas e chantagens! Actuem!
Na esperanca que o Sporting CP continue dos sportinguistas,
Viva o Sporting Clube de Portugal!
10 Junho, 2018 at 16:10
O ‘tema’ do dia…
10 Junho, 2018 at 16:58
Vai lá ver se há post onde, desde ontem, não se toque no que o presidente escreveu
10 Junho, 2018 at 17:46
Ainda não percebi quais são as tuas reais intenções…se é que existem!
#FARTODISTO
10 Junho, 2018 at 17:54
Parece que estás farto do Sporting…
Éuma situação dificil para o clube, pelo menos pela exposição mediática. Há que aguentar pelo menos ouvir as várias partes. Se o cenário é complexo e está sempre a evoluir, é obvio que vão haver vários posts, comunicados, conferencias e afins.
Não aguenta, abstenha-se.
10 Junho, 2018 at 19:12
E o facto de haver um post do presidente no facebook é motivo para tudo isto? Por amor da Santa….
10 Junho, 2018 at 16:12
Num dos postes de hoje alguns sócios abordaram a remuneração de BdC, dizendo alguns que se havia aumentado.
Como gosto da verdade aqui vai
(i) BdC não recebe qualquer remuneração do Clube (ver RC)
(ii) Recebe remunerações da SAD (ver RC)
(iii) As remunerações que recebe da SAD estão a coberto do disposto nos Estatutos, que transcrevo a seguir:
Artigo 18º
(Remuneração dos administradores)
Os Administradores serão remunerados pelo modo estabelecido em Assembleia Geral
ou em comissão de acionistas em que a Assembleia delegar tal competência.
10 Junho, 2018 at 16:15
Só “acardito” se for o riga a fazer copy/paste…
( mas esses não parecem da manjedoura aonde o riga anda a “comer”), ele é mais “gourmet”…
10 Junho, 2018 at 17:44
Riga só trabalha com print screams e não acredita nos bancos…
10 Junho, 2018 at 19:12
Só nos bancos de jardim. Ou nos bancos de horas extraordinárias (que agora é o que está a dar).
SL
10 Junho, 2018 at 16:20
E há tantos sportinguistas envergonhados aqui que falam do agarranço ao poder e ao salário…entre outras cartilhas que só têm em comum a má fé ou a ignorância…
Como se ele não se já tivesse posto nas mãos dos sócios com um handicap enorme, como se a sua remuneração não tivesse sido votada (e como se não fosse inferior à dos presidentes rivais e de vários vices).
10 Junho, 2018 at 17:55
Tudo serve de arremesso quando sentimos ódios. Consciente ou inconscientemente.
10 Junho, 2018 at 16:15
Um diz que se demite, mas afinal não se demite. Outro diz que se os socios quiserem larga o Facebook, mas afinal não larga. No meio tá o Sporting, mas a esse ninguem liga.
Tão bem um para o outro.
10 Junho, 2018 at 16:17
Ele largou. Não sejas mentiroso.
10 Junho, 2018 at 16:21
Vocês agora comentam sempre em escadinha?
10 Junho, 2018 at 16:26
So ficou escadinha depois de responderes, ate la eramos só degraus. Completaste-nos
10 Junho, 2018 at 16:36
Degraus? Calhaus!
10 Junho, 2018 at 16:44
Mas foi contigo que passámos a escadinha, o que faz de ti outro calhau.
10 Junho, 2018 at 17:44
Calhau.
Com ou sem olhos?
10 Junho, 2018 at 17:50
Respeito pelo Tasqueiro.
Não pertence a grupos e nunca insulta alguém. Gostavas tu de ser como ele.
Talvez te tome como mentor.
Nunca é tarde.
10 Junho, 2018 at 16:27
O yoda e padwannabe!
10 Junho, 2018 at 16:29
Ao menos escreve bem
Padawannabe
10 Junho, 2018 at 16:34
…ou peidowannabe!
Para ti tambem serve!
10 Junho, 2018 at 19:38
Este peido ?
https://image.ibb.co/gp2RA8/ABOLHAPEIDO.jpg
10 Junho, 2018 at 21:16
ahahahahah
depois de o record andar ás aranhas com a foto do Araña.
só mesmo a bola para lhes fazer concorrência. 😀
10 Junho, 2018 at 16:28
Lol
10 Junho, 2018 at 17:43
Sempre que for necessário, sim.
10 Junho, 2018 at 16:21
Ya, JMS tem tudo a ver com o BdC…
10 Junho, 2018 at 19:14
Olha o bruno vl também já aprendeu a táctica de meter tudo no mesmo saco!!! Será que anda a ler a cartilha???
SL
10 Junho, 2018 at 20:16
A parelha mais famosa da tasca:
“Palhaço rico e palhaço pobre”
That’s wall folks my friends!!!
Mas tenho a certeza que todos sabem quem é o pobre! 😉
10 Junho, 2018 at 22:04
És tu, que nem escrever sabes 😉
10 Junho, 2018 at 16:15
Ai ai, apontou em todas as direcções.
Que chato pá. Tenho tanta vergonha de ser sportinguista.
10 Junho, 2018 at 17:03
Tenho orgulho. E também tenho o direito de escolher aquilo com que concordo e aquilo com que discordo
10 Junho, 2018 at 19:40
Não, esse direito é só para alguns…
10 Junho, 2018 at 16:26
“Há quem lhe chame um acto de quem tem “tomates de aço”, há quem apelide este regresso de loucura, todos levamos com mais uma dose de desassossego.”
O Sporting é atacado a toda a hora e esta malta reclama sossego…
… defender o Sporting tá quieto.
Não há pachorra.
10 Junho, 2018 at 17:01
Fez em Fevereiro 10 anos que luto por alimentar o Sportinguismo e que defendo o Sporting publicamente. Dez anos, 365 dias por ano. Não recebo lições de Sportinguismo nem de ti nem de quem quer que seja
10 Junho, 2018 at 17:05
Mas que Sporting defendesse Cherba?
10 Junho, 2018 at 17:11
?
10 Junho, 2018 at 17:13
Sim vivemos tempos de defenicao, não podemos se a favor e contra , o Sporting está em guerra ou não?
10 Junho, 2018 at 17:06
entao ataca quem nos ataca.
nao reclames sossego.
10 Junho, 2018 at 17:18
Que piada. Então e o facto de ser atacado pelos meus? Devo considerar normal?
10 Junho, 2018 at 17:22
Entao e é normal reclamar sossego a BdC, quando este é atacado pelos “seus” e pelos rivais?
10 Junho, 2018 at 17:31
Tu não percebes que de cada vez que fala, além de lutar pelo Sporting, o Bruno dá cada vez menos margem à existência de sportinguistas que possam discordar 10% do que ele diz?
Eu posso estar do lado dele não concordando com tudo o que ele diz ou faz, ou isso coloca-me logo como um alvo a abater?
10 Junho, 2018 at 17:36
Se fores para as televisões, jornais, blogs, destilar ódio , pelos erros, mesmo os mais pequenos, não direi alvo a abater mas ficas com a posição marcada.
10 Junho, 2018 at 17:38
Obrigado pela sinceridade. Que fique marcado, então, pois não deixarei de dizer o que penso. E isso será considerado ódio por muito boa gente
10 Junho, 2018 at 17:41
Cherba, estás enganado, nem sequer é insinuação, no máximo poderias enquadra-te na parte dos blogs, mas se existe coisa boa por aqui é mesmo a possibilidade quer os posts de comentarem aquilo que quiseres.
O meu comentário era uma generalização.
10 Junho, 2018 at 17:42
#quer os posts, quer os comentários…
10 Junho, 2018 at 17:53
Discordar é normal, tambem eu discordo, e provavelmente ate em mais de 10%. Ja aqui disse que nao me importo que haja eleições.
Mas acho que BdC tem direito a fazer passar o seu ponto de vista (pelo meio que achar mais adequado) e combater a desinformação que se multiplica pela CS.
Apenas achei aquela frase”do desassossego” infeliz, porque andamos (nós, Sporting) a ser atacados (e aqui é que nasce o desassossego não em BdC) atraves da figura do presidente. Pedir para que BdC se remeta ao silencio apenas porque ja nao temos pachorra para o ouvir\ler é desistir de combater a desinformação.
Assim como acho que tambem tu tens direito á tua opniao e acho que fazes muito bem em a exprimir. Nunca vi em ti um alvo a abater, apenas pedi que defendas\ou deixes BdC defender-se a si, e ao Sporting.
10 Junho, 2018 at 18:00
Eu acho que ele é práticamente obrigado, dada a dimensão da propaganda. Mesmo concordando que corre o risco de dar razões aos que discordam ou para outros discordarem que ele deve ser o Presidente.
O lado positivo, e que não estamos habituados, é a transparencia. Ao menos sabemos com frequencia qual é a posição do Presidente e do CD. Para além de que tem aquela mania chata de substanciar as suas posições.
10 Junho, 2018 at 17:58
É fácil criticar os outros, mas quando nos toca a nós é que é mais complicado.
As críticas a que poderá estar aqui sujeito, mesmo que injustas, em nada se comparam às que o Bruno de Carvalho e este CD, por inerência, estão sujeitos. Nem no tipo de crítica, nem em quantidade e muito menos na frequência a que acontecem. E qualquer forma, volta e meia, sente a necessidade de pôr os pontos nos i’s.
Claro que poderá alegar que a posição ocupada por Bruno de Carvalho, merece outro tipo de postura. Mas o desgaste e a pressão a que está sujeito é muito maior em comparação a um blogger, com todo o respeito e admiração pelo trabalho aqui feito, o qual acompanho à muito. E não se esqueça que o lixamento público feito a Bruno de Carvalho é coisa nunca vista.
Não me interprete mal. Isto não é uma crítica mas sim uma observação de um cliente habitual.
SL
10 Junho, 2018 at 19:03
Caro Cherba, BdC deveria comer e calar? Se ele nao tivesse entrado em direto na sexta feira tínhamos todos comido com o JMS a mentir e nao teríamos ficado a saber o conteudo da Providencia Cautelar. Neste momento estaríamos todos a pensar que haveria AG dia 23, nao concorda comigo?
10 Junho, 2018 at 20:20
É fodido ficares no meio de uma mira…???
Bem podes correr… que parado já eras.
O outro também dá 24 sobe 24.
Putas de miras estas??!! Ah ??
10 Junho, 2018 at 19:42
Então mas os “teus” a ser atacados por toda a gente, incluído “supostos” sportinguistas ?
Não se considera isso ?
E porque um gajo defende esses mesmos “teus” , ainda lhe acresce a culpa de que afinal ele está é a atacar os “teus” ?
É que quem anda a atacar os “nossos”, são todos os “outros”.
10 Junho, 2018 at 19:47
Xiça agora fiquei com um delay de pelo menos 5 segundos.
esses teus
toda gente
nossos
todos
os outros
10 Junho, 2018 at 22:31
O fight&resist era a brincar
10 Junho, 2018 at 17:10
Cherba, não vale a pena, os mocinhos da mocidade portuguesa não pensam só reagem às ordens do chefe
10 Junho, 2018 at 17:14
Mete as comparações da treta onde o sol não brilha!
Também posso ir aos livros de historia arranjar muitas personagens e fazer colagens dessas para gente como tu.
10 Junho, 2018 at 17:17
Respeitem o Presidente caralho, querem outro mexam-se .
10 Junho, 2018 at 20:54
Nunca vi o Cherba a não respeitar o presidente…. mas já vi o presidente a não respeitar sócios como o Cherba.
10 Junho, 2018 at 19:07
Os da mocidade portuguesa sao aquelas que falam à afetado e andam de lencinho branco na mao e na lapela?
10 Junho, 2018 at 17:17
cherba bem vindo ao dark side
algo a aprender nos ultimos tempos: quem criticar seja o que for do presidente é lampião, anti sportinguista, quer tacho e tem de concorrer as eleiçoes……….e arranjar assinaturas
e quem concorrer as eleiçoes contra o todo poderoso deus é croquette.
10 Junho, 2018 at 17:22
outro padawan…
10 Junho, 2018 at 17:29
Estás enganado, tu nem lampião consegues ser, és simplesmente troll, gostas de estar no contra e andas na web sempre à procura de opiniões e argumentos que possam suportar a tua idiotice.
10 Junho, 2018 at 17:47
Alguém raptou o Nick do Riga…
Este não é o Riga.
10 Junho, 2018 at 19:00
Não te armes em esperto Riga.
Não percebeste o que o cherba disse ou simplesmente és burro.
Burro ou mal intencionado ?
É só escolher
10 Junho, 2018 at 19:08
Riga, curioso vir falar de tacho quando hoje tem atacado a direçao dizendo que estao la por causa do que ganham… “esquecendo-se” que estão lá porque foram eleitos… duas vezes.
10 Junho, 2018 at 19:29
Mais uma colagem e interpretação abusiva, mas vinda de onde vem, não admira. O Cherba, meu caro, nunca estará no dark side, porque concorde-se ou não com as suas posições, só têm que saber procurar a mesma luz que ele: ser tolerantes, aceitar a diferença permitir qualquer opinião e rebatê-la COM A ELEVAÇÃO E DIGNIDADE QUE DEVEM IMPERAR NO DEBATE ENTRE SPORTINGUISTAS. Mais uma vez, bem hajas Cherba , que isto da democracia e da liberdade, decididamente, não está ao alcance de todos.
10 Junho, 2018 at 21:05
Riga, ainda sou do tempo em que, no cacifo, defendias o Godinho Lopes porque era o presidente do Sporting, legitimamente eleito (pensavas tu), eras contra o ‘golpe de estado’ (palavras tuas) do Paim e do Patrão e que eras da opinião de que o Presidente devia sempre cumprir os mandatos até ao fim. A diferença na tua atitude é tão grande que prefiro acreditar que esse foi um momento de revelação para ti e a partir daí te tornaste um contestatário, do que pensar que és tão cego ao ponto de achares que o Bruno de Carvalho merece mais ir para o olho da rua do que o Godinho Lopes. Um abraço.
10 Junho, 2018 at 21:20
Ferenc
vou-te responder o que ja respondi a muitas pessoas sobre qual é a minha opiniao sobre este assunto
a minha opiniao é: BDC devia se demitir e recandidatar
e porque?
porque com uma MAG demisionaria, CF demissionario e metade do CD demissionario, era uma oportunidade a serio para BDC se legitimar( uma ag sobre estatutos onde existiu chantagem presidencial do ou aprovam isto com uma certa percentagem ou vou-me embora nao vale) e de ao mesmo tempo refrescar a sua equipa.
de resto o que tem acontecido e nada mais nada menos do que uma guerra de egos de parte a parte, embora aqui o feito egomaniaco e nascisistico de BDC tem vindo ao de cima.
e se JMS tem estado mal, BDC nao tem estado melhor, alias para mim cada dia que passa, sao cada vez mais 2 “cancros” que andam a minar o clube
e digo-te, eu acreditei que aquelas medidas que ele propos no pos alcochete iam resultar e que ele tinha aprendido alguma coisa com os erros.
Mas quando continua a apontar o dedo a toda a gente , a achar que sao todos maus, todos querem fazer mal, todos fazem mal ao clube……….menos ele, que é uma vitima de tudo isto, e não consegue fazer uma introspecçao e ver as asneiras que fez, que andar em guerra com todo o mundo só prejudica o clube.
Sinceramente nao acredito que seja capaz de mudar seja o que for nao sua forma de estar.
quanto a alternativas, neste momento nao existem eleiçoes, por isso nao me interessa alternativas, se e quando existirem alternativas logo vejo quem sao os candidatos e o que idealizam para o clube
PS: este dialogo é apenas entre mim e o Ferenc, por isso os policias escusam de meter o bedelho
10 Junho, 2018 at 22:59
Riga, esta tua posição manifestamente contra BdC é anterior a 14 de maio e até à AG de fevereiro. Há meses/ anos que estás contra BdC, tipo guerrilha. Há pouco saíste do armário, quando a oposição começou a crescer. E BdC era, e é, presidente legítimo do Sporting, mais até do que Godinho Lopes. No entanto, defendias que GL devia cumprir o mandato por pior que fosse o seu desempenho, por, dizias tu, ser no final de mandato que se fazem os balanços. Por isso, desculpa a minha dificuldade
em entender a incoerência de estares há meses/anos a empenhar-te contra o BdC com a mesma força com que debatias a favor de um gajo que deixou um buraco > 100M€ em 2 anos e o Sporting com um PER nas mãos.
10 Junho, 2018 at 18:08
Parabéns (atrasados) pelo 10º aniversário do Cacifo/Tasca… É um dos prazeres que tenho, vir aqui e informar-me/discutir sobre o clube… Obrigado e que venham mais 10.
10 Junho, 2018 at 19:20
Cherba, calma! Ele há de tudo por aí … até de quemnão consiga interpretar bem aquilo que lê. Já várias vezes lhe demonstrei o apreço por manter este blog como um espaço de diálogo muito aberto. Mesmo quando essa abertura é tanta que muitos não a sabem usar. Masi isso não desqualifica o espaço e muito menos o seu autor e moderador, pelo contrário, apenas desqualifica os abusadores e eleva a qualidade de tolerância do Cherba. Mais uma vez BEM HAJA. A democracia e a liberdade são palavras fáceis mas conceitos difíceis, que requerem enorme sapiência e ainda maior tolerância e respeito pela diferença. ADMIRO-O POR ISSO. BENDITOS OS SEUS FILHOS POR PODEREM USUFRUIR DE UMA EDUCAÇÃO ASENTE EM VALORES NOBRES
Saudações Leoninas
11 Junho, 2018 at 9:55
+1
10 Junho, 2018 at 16:27
Ele disse que largava o Facebook mediante 3 pressupostos… Quantos sócios e/ou adeptos cumpriram esses pressupostos?
10 Junho, 2018 at 16:37
Bem lembrado, ele pede uma coisa e ainda mais facas lhe espetam nas costas
10 Junho, 2018 at 16:42
Mas isso não importa dizer…. aliás, tudo o mal do mundo foi provocado por causa do post de Madrid. Nem importa cashball, alcochete, equipa a jogar uma merda, nada importa mais que o post de Madrid.
Agora se percebe porque ninguém contesta o orelhas… é que esse não tem facebook.
10 Junho, 2018 at 16:53
Não quê!?
https://www.youtube.com/watch?v=2o15yXN2qS0
A CS que faz levantamentos em contas onde sao depositados 1.9 Milhoes, é que não dá eco, mas contestação há.
11 Junho, 2018 at 11:44
Tens razão nisso, existe mas é muito residual.
Aliás, em acredito que os emails no carnide andam a ser “vazados” por alguem lá de dentro para derrubar o orelhas, e até tenho o Gomes da Silva como suspeito numero um.
Mas de uma forma geral os socios e adeptos estão caladinhos e contentes.
Mesmo não tendo ganho nada este ano eles sentem a “grandeza” pelo cu acima.
10 Junho, 2018 at 18:12
Essa foi uma tentativa falhada do golpe. Ou já nos esquecemos o que o mata de poiares fez nessa altura. Do comunicado dos jogadores e qual a posição dos mesmos.
Devem pensar que os jogadores não tem vindo a ser trabalhados à muito. Tudo me leva a crer que as rescisões já estavam preparadas antes do ataque. E aquela vergonha da academia só veio dar mais força às rescisões.
Um dia iremos saber o porquê daquele post.
10 Junho, 2018 at 19:49
Ele largou o facebook do presidente..
Mas o pessoal é isso mesmo, pessoal.
Já escrevi isto antes.:
Agora querem obrigar uma pessoa a largar o facebook pessoal, porque sim ?
Uma pessoa não pode er opinião, partilhar essa opinião ?
Só os outros a têm ? E os outros é que são ditadores ?
E ao menos o Cherba colocou tudo ( mesmo que com juízo de valor ), já muita da CS coloca títulos e “gordas” e apenas algumas partes.
Então agora a atenção que a CS dá, que as pessoas do jet7 dão a posts de Facebook, é culpa do próprio ?
Mas isto faz algum sentido ?
” BdC voltou ao Facebook ” – Isto é notícia ?
” Cherba voltou ao Twitter ” – Isto é notícia ?
” Zé da Tasca voltou ao Insta ” – Isto é notícia ?
Para quem ?
Porquê ?
Cada um dá a aenção que quiser.
Se colocarem um post de facebook do café ali da esquina, a atenção dada cabe a cada um.
10 Junho, 2018 at 16:28
Para que não se digam inverdades aqui vai mais um esclarecimento quanto à questão remunerações retirado do RC:
++++++++++++++++++++
II. Comissão de remunerações
67. Composição da comissão de remunerações, incluindo identificação das pessoas contratadas para lhe prestar apoio e declaração sobre a independência de cada um dos membros e assessores. A Comissão de Remunerações (que nos estatutos da Sociedade é designada por comissão de accionistas, em função da sua composição) é composta por três membros, todos eleitos pela Assembleia Geral Anual de Accionistas reunida a 1 de Outubro de 2014, para o quadriénio 2014/2018. Integram a comissão e vencimentos os seguintes accionistas: – Dr. João Ataíde Ferreira Sampaio – Eng.º António Rui Carvalho Moreira de Carvalho – Dr. Paulo Jorge Ruxa Roberto Perico
Os membros da Comissão de Remunerações são independentes relativamente ao órgão de administração e a qualquer grupo de interesses. No decurso da actividade por si desenvolvida no exercício económico em apreço a Comissão de Remunerações não foi assessorada por quaisquer entidades ou pessoas contratadas, seja a que título for, designadamente que tenham prestado serviços a qualquer estrutura na dependência do Conselho de Administração, ao próprio Conselho de Administração ou que tenham relação passada ou actual como consultores da Sociedade.
A Comissão de Remunerações recorre aos estudos de benchmarking em matéria de práticas e politicas retributivas anualmente divulgadas pelas principais consultoras nesta matéria. Em concreto, tem em conta o benchmark salarial do sector das sociedades anónimas desportivas, o qual reflete, por um lado, a especificidade, complexidade e aleatoriedade da própria atividade do futebol e, por outro, o mediatismo e exposição inerente às funções desempenhadas pelos membros do Conselho de Administração da Sociedade.
O Dr. João Ataíde Ferreira Sampaio é simultaneamente Presidente da Mesa da Assembleia Geral da Sociedade; por sua vez os Eng.º. António Rui Carvalho Moreira de Carvalho e o Dr. Paulo Jorge Ruxa Roberto Perico são, respectivamente, Presidente e Vogal do Conselho Fiscal da Sociedade. Contudo, nenhum dos acima referidos aufere qualquer remuneração pelo exercício das suas funções.
68. Conhecimentos e experiência dos membros da comissão de remunerações em matéria de política de remunerações. O Conselho de Administração, e bem assim o Conselho Fiscal, entendem que, em face da sua formação académica e da sua experiência e percurso profissionais, todos os membros da Comissão de Remunerações possuem conhecimentos adequados para exercer as suas funções de forma rigorosa e eficaz.
III. Estrutura das remunerações
69. Descrição da política de remuneração dos órgãos de administração e de fiscalização A Comissão de Remunerações aprovou, em reunião realizada a 1 de setembro de 2016, uma declaração sobre a política de remunerações dos titulares dos órgãos sociais da Sociedade para o exercício 2016/2017, que consiste na manutenção da política de remunerações dos titulares dos órgão sociais da Sociedade aprovada na Assembleia Geral de 30 de setembro de 2015, a qual foi submetida para votação na Assembleia Geral anual da Sociedade convocada para 30 de Setembro de 2016, tendo sido aprovada.
Assim, a política de remunerações dos titulares dos órgãos sociais da Sociedade para os exercícios 2016/2017 prevê que os membros da Mesa da Assembleia Geral e os membros do Conselho Fiscal não são remunerados.
Relativamente à Sociedade de Revisores Oficiais de Contas a mesma é remunerada de acordo com os níveis de honorários normais para serviços similares, por referência à informação do mercado, sob proposta do Conselho de Administração.
No que respeita ao Conselho de Administração, a referida política de remunerações prevê que apenas os membros executivos do Conselho de Administração têm direito a auferir uma remuneração fixa, paga mensalmente (tendo em conta o número de meses de exercício efetivo do mandato, com o máximo de 14 vezes por ano), e que deve ser fixada dentro dos seguintes limites: (i) Para o Presidente do Conselho de Administração – 10.500€ (dez mil e quinhentos euros), sujeito aos descontos legais;
(ii) Para os demais membros executivos do Conselho de Administração – 7.000€ (sete mil euros), sujeito aos descontos legais.
Adicionalmente, os membros executivos do Conselho de Administração poderão auferir remuneração variável, em forma de prémios progressivos, crescentes em função da dificuldade dos objectivos e, se aplicável, proporcionais ao rendimento obtido pela Sociedade com a conquista desses mesmos objectivos, em virtude dos resultados obtidos pela equipa profissional de futebol (“Equipa A”).
Esses prémios não deverão exceder os prémios atribuídos, no protocolo de prémios aplicável, a cada um dos Jogadores, Direção do futebol e treinadores da Equipa A, com os limites constantes dos números seguintes: (i) o protocolo de prémios deverá receber, em cada época e desde que os prémios dele constantes sejam superiores aos prémios constantes do protocolo referente à época anterior, o parecer favorável prévio desta Comissão no tocante aos prémios a atribuir à Administração; (ii) o cálculo e processamento dos prémios referidos nos números anteriores aos membros do Conselho de Administração da Sporting SAD estão condicionados ao cumprimento dos objectivos financeiros do Acordo Quadro de Reestruturação Financeira outorgado entre a Sporting SAD e as Instituições Bancárias aos 14 de Novembro de 2014, bem como das regras de Fair Play Financeiro da UEFA; (iii) a política de remunerações assenta no pressuposto de que os administradores remunerados não auferem remuneração pelo exercício de cargos sociais, ou a qualquer outro título, no Sporting Clube de Portugal, ou em quaisquer outras sociedades do Grupo Sporting, podendo ser revista em função dos resultados, desportivos e financeiros, que vierem a ser obtidos pela Sociedade; (iv) na eventualidade de qualquer dos administradores vir a auferir remuneração pelo exercício de cargos sociais, ou a qualquer outro título, no Sporting Clube de Portugal, ou em quaisquer outras sociedades do Grupo Sporting, deverá a Comissão de Remunerações ser imediatamente informada para que possa adequar a política de remunerações.
A Comissão de Remunerações irá apresentar, para votação na Assembleia Geral anual da Sociedade convocada para 29 de Setembro de 2017, uma proposta de declaração sobre a política de remunerações dos titulares dos órgãos sociais da Sociedade para o exercício 2017/2018.
++++++++++++++++++
Julgo para que quem defende a verdade e não bocas da CS aqui fica o esclarecimento
10 Junho, 2018 at 16:41
Caro João Gaspar,
Muito obrigado pela informação!
Onde poderemos verificar o montante da remuneração variável atribuída, ao longo dos anos, aos membros executivos do Conselho de Administração?
SL
10 Junho, 2018 at 16:43
Já lhe respondo dentro de alguns minutos …
10 Junho, 2018 at 16:37
Nem era preciso tanto
10 Junho, 2018 at 16:40
Pois … mas aprece que alguns não querem ver a verdade …
Então tem que se lhe dar o prato todo …
Porque é mais cego o que não quer ver que o próprio cego.
E repara que hoje o prato do dia na cs è “remunerações e prémios”
10 Junho, 2018 at 17:06
Isto para o comentário do João Gaspar
10 Junho, 2018 at 16:38
Ai esta o regresso.
Não sei porque diz que vai…e depois volta.
Que fique de uma vez por todas, não precisa de estar a voltar com a “palavra” atrás.
Se acha que o Facebook faz bem á vida do Sporting, então que fique por lá…
10 Junho, 2018 at 16:44
Qualquer fillho da puta que ataque Bruno de Carvalho , o CD e o Sporting, terá tempo de antena em todo quanto é sitio.
A defesa de Bruno de Carvalho, se não for feita pelo próprio, terá quanto muito umas pequenas notas de rodapé .
É o chamado preso por ter cão ou por não ter.
Eu prefiro que ele se defenda e fale, quero acreditar que é estratégico e não apenas reactivo.
10 Junho, 2018 at 22:30
O fight&resist era a brincar
10 Junho, 2018 at 16:45
Mas qual desassossego? Arranjem a puta das assinaturas e resolve se logo ali
Ou têm medo de perder?
10 Junho, 2018 at 16:50
Eles sabem que perdem.
Por isso continuam na senda de queimar o BdC.
10 Junho, 2018 at 17:06
Portanto, já voltei a estar do lado da recolha de assinaturas. Decidam-se lá que eu preciso escolher o que visto
10 Junho, 2018 at 17:30
Acho que nem tu sabes!
10 Junho, 2018 at 17:36
HAHAHAHA tão bom
10 Junho, 2018 at 17:39
Mas não estás sozinho! 😉
10 Junho, 2018 at 17:43
Cherba, tu é que tens uns tomates de aço e umas costas largas comó caralho para aguentar tanta merda? A minha vénia!
10 Junho, 2018 at 19:33
VESTE A VERDE E BRANCA DE LEÃO RAMPANTE AO PEITO! TAL COMO EU! E, ESPERO QUE TAL COMO TU MALCOLM!
saudações leoninas
10 Junho, 2018 at 19:45
Alvaro, se percebi bem, a questão prende-se sobre estar a favor ou contra a AG de destituição. A minha resposta para o Cherba foi quem nem ele sabe, alias, nem eu.
Por um lado eu gostava que ela acontecesse para acabar com toda esta polémica, por outro lado parece-me uma afronta que um grupo, que nem a merda da justificação e argumentos arranjam, sem qualquer ideia ou projecto visível possam interferir e até tomar de assalto o SCP. E muitos dos rostos que vamos vendo, não me inspiram confiança. Como disse a advogada, sigam o dinheiro, e o rasto é muito forte.
Não tenho duvidas nenhumas, que eu, o Cherba, o Alvaro e praticamente todos os tasqueiros (até o que roubou o nick ao riga) VESTIMOS E AMAMOS A VERDE E BRANCA E O LEÃO RAMPANTE.
10 Junho, 2018 at 19:46
Sempre diplomata, Malcolm…
10 Junho, 2018 at 17:46
Estás de tronco nu. Descamisado.
10 Junho, 2018 at 17:50
Cherba, dessasossego é não saber o dia de amanhã. Que ataques virão? que assembleia será legal? quem vai rescindir? que estratégias irão ser seguidas de parte a parte?
A meu ver, o post do presidente é equilibrado, mostra estar firme nas ideias que defende, manda recados para situações que se estarão a passar e que nós não sabemos, mas ao mesmo tempo lança a escada para que a oposição opte por clarificar ao que vem. querem destituir o presidente? Façam-no pelos mecanismos legais ao seu dispor. Se fossem homenzinhos era isso que fariam já no dia 17 e o Sporting ficava com a situação resolvida, escusando de andar de providencia cautelar em providencia cautelar até ao Natal.
Só que, já é por demais evidente, que a oposição quer que o CD caia sem possibilidade de recandidatura, pois sabe o resultado que tal eleição traria. Dai o meu comentário.
a tua posição pessoal é contigo e sinceramente pouco me interessa, porque se eu não vou na onda da cs, tb leio blogs “com um grão de sal”
10 Junho, 2018 at 18:04
A verde e branca fica sempre bem, mas se quiseres ir mais “pipi” veste a Stromp!
10 Junho, 2018 at 22:34
Tu é que tens de escolher.
Não deixes essa escolha para os outros.
Não queres partilhar a tua escolha? Está no teu direito.
Mas não estranhes que haja quem ache que és pro BdC e outros anti BdC.
(Na minha opinião ser pro Sporting, neste momento, é ser pro BdC)
10 Junho, 2018 at 16:46
Apesar dos Sportinguistas lhe terem pedido (como o Comandante Gregorio de Falco, da Guarda Costeira Italiana) “Capitano! Vada a Bordo, Cazzo!” (Capitão! Volte a Bordo, C#####o!), o Capitão Patrício “Schettino” foi o primeiro a abandonar o navio, após ter escorregado e caído no salva vidas do… Mendes.
Todo o homem que se vende recebe sempre muito mais do que o que vale…
10 Junho, 2018 at 16:51
O que traria tranquilidade ao clube eram os tais sócios que querem eleições recolherem 1.000 miseras assinaturas e pedirem eleições.
Eram os restantes sócios deixarem de andar atrás da CS e usarem a massa cinzenta para variar. E igualmente celebrarem as vitórias do clube, ainda agora fomos campeões em iniciados, mas disso ninguém quer saber, porque o clube é apenas o futebol sénior.
E olharem para os restantes clubes e verem que mais ninguém anda a celebrar nada…. nada não, porque o carnide anda a ganhar umas tacinhas aqui e ali (andebol e volei) e como tal andam todos contentes.
Dar estabilidade enquanto o clube anda a ser atacado todos os dias não interessa.
Há que ir do 8 ao 80 por tudo e por nada. Afinal discutir os estatutos é que é importante, afinal o pessoal aqui é todo jurista…. e quem não é inventa umas leis para ajudar à festa. Já agora, se andam a discutir os estatutos perguntem primeiro ao bombeiro onde é que ele os deixou desde Fevereiro, porque o Diário da Republica continua à espera deles. E sem publicação oficial eles não estão em vigor. Parece que a rescisão não foi a única coisa que o bombeiro se esqueceu de entregar… cheira mais a Alzheimer que a incompetência pura.
10 Junho, 2018 at 18:39
Sinceramente, creio que quem e’ a favor de BdC nesta questao e’ que deve de recolher as mil assinaturas e acabar com esta merda de vez de modo a evitar golpes palacianos e o arrastar desta situacao – legitima-se ou sai e acaba-se o assunto (e creio que ganha com 80%!).
Este protelar so da armas a quem nos quer mal, desgasta-nos com os bombardeamentos diarios – guerra suja – contra o sporting e os Sportinguistas.
Vao sempre haver lados opostos enquanto houver Democracia, esta na genese da mesma.
Eu sou daqueles que quero que BdC continue (embora deteste a forma) mas que quero eleicoes – estou farto desta merda de argumentos para cima e para baixo. E ja inscrevi mais dois socios desde que comecou esta guerra surda, para demonstrar aos nossos detractores a nossa coesao – esta e’ a maior chapada que lhe podemos dar.
Saudacoes Leoninas
10 Junho, 2018 at 20:00
Oh meu caro. E o Bruno ia convocar eleições para quê? Para destituir o CD de que faz parte? isso faz algum sentido? Ele já teve eleições há um ano e 3 meses! Ele já pôs o seu lugar à disposição dos sócios há 4 meses! Vamos andar nesta dança de cada vez que haja azia por algo que ele faz ou diz? Quem discorda que junte vontades e convoque uma AG para o destituir.
Saudações leoninas
11 Junho, 2018 at 5:30
A Assembleia e’ de destituicao se a destituicao vencer. Eu creio que sera’ uma Assembleia de legitimacao e de Clarificacao. E mais, todos os Orgaos Sociais deveriam voltar a estar completos, com efectivos e suplentes. Creio que nao ha duvidas que existem bastantes Sportinguistas competentes para ocupar esses cargos.
Em suma, o que se pede e’ NORMALIDADE.
SL
10 Junho, 2018 at 19:42
E o problema é que a Alzheimer o fez “esquecer-se” de convocar a AG Ordinária de Junho para Debater e Votar o Orçamento e plano para 2018/19 (estatutariamente OBRIGATÓRIA e que faz cair sem recandidatura todos os órgãos Sociais, caso se não realize); assim como o fez “esquecer-se” de convocar elições para a MAG e CfeD no prazo de 45 dias a contar dde 17 de Maio, data em que anunciou aos 4 ventos (e dez canais televisivos e 30 jornais) que esses Órgãos Sociais estava demissionários; mas devemos ter em conta que esste último esquecimento ficou “anulado” pelo esquecimento ulterior da realização desse mesmo anúncio público.
DEVE PENSAR QUE ISTO SÃO OS CORREDORES DAS CONCELHIAS DO SEU PSD!!??
Saudações leoninas
10 Junho, 2018 at 20:40
os 45 dias ja passaram?( é que ate 8 dias antes pode marcar as eleiçoes)
quanto ao orçamento, o CD tem de enviar á mag toda a documentaçao(por acaso tinha de o fazer ate ao inicio do mes) e ai sim a mag marcaria ate ao dia 15 a tal ag do orçamento
mas como o cd diz que nao existe mag e que so existe a ctmag que ele inventou…. ja sabemos que nao vai enviar documentaçao nenhuma ate dia 15
10 Junho, 2018 at 22:10
“O que traria tranquilidade ao clube eram os tais sócios que querem eleiçõés …” começarem a tomar Prozac.
11 Junho, 2018 at 11:49
lol isso também!
Prozac ou algo mais “natural” porque uma ganzada se calhar faria milagres por muita gente. E eu nem sou adepto do “legalize”… mas às vezes o green power resolve muitos problemas existenciais.
10 Junho, 2018 at 16:51
Bruno voltou ao Facebook???
A sério?
Fogueira com ele!
10 Junho, 2018 at 16:59
Caça às bruxas!
10 Junho, 2018 at 16:51
BdC em direto na SportingTv , no núcleo Sportinguista de Alenquer.
10 Junho, 2018 at 16:56
Gracias!
10 Junho, 2018 at 16:56
Afinal o homem também fala, pensava que só escrevia.
10 Junho, 2018 at 19:48
Vai a todas. E em vários estilos.
10 Junho, 2018 at 21:22
Sem medos… sem dó… querem luta?
Teem luta!
10 Junho, 2018 at 16:57
Até agora , desde paineleiros pamg jornalista e afins BdC é o que diz alguma coisa com sentido ! Falta esclarecer quem mandou invadir Alcochete.
10 Junho, 2018 at 16:58
náo tarda nada aparece o grupo do “mataobruno” a esmiucar o direto…
em 3,2,1,…
10 Junho, 2018 at 17:01
Eu em relação ao post e às rescisões só quero dizer mais uma coisa, em primeiro espero que não haja mais nenhuma, porque seria mau, tanto para o clube como para os jogadores.
Mas a minha pergunta é a seguinte, por exemplo na rescisão do Rui patricio e do Podence, quem é o presidente que pode defender o Sporting?
Se sair agora o BDC quem vai defender o sporting contra o Podence e o patricio?
Se ganhar outro, arrisco a dizer qualquer outro, vai levar garantidamente algum deste idiotas que agora andam nas tv a dizer mal do bruno de carvalho, isso nem seria mau se esses idiotas não passassem noites a fio a dar razão aos atletas e a dizer que têm toda a razão do mundo para rescindir!!! Ora como é que alguém que anda agora a gritar aos quatro ventos que têm razão, vai depois a tribunal dizer que não têm? Ou seja não vamos ter defesa e se tivermos vai estar muito debilitada!!!
Há um atrasadinho, qualquer coisa Ferreira, que até já o vi a dar palpites aos jogadors, de como podem ou não fazer para rescindirem!!!
Se esta gente é do Sporting vou ali já venho!!!
10 Junho, 2018 at 18:17
Isto é tão verdade. Mas é ainda pior do que expõe.
Se este CD cair e vier outra direção tudo o que não resolverem em condições vai ser alegado ser por causa do que a anterior direção fez. Portanto eles estão se a cagar se o Sporting passa pior ou se perde o raio que os parta no futuro. O Sporting é enorme e tem muitas maneiras de se reerguer, e há de chegar para eles meterem a mão no pote.
Mas, ainda não acabou (como nos filmes de terror do mais reles que há). O plano parece ser fazer com que, mesmo que esta direção não caia, o próximo ano seja um ano extremamente condicionado. E quando houver lacunas no plantel ou outros problemas semelhantes eles estarão mais perto do poder. E quando alguém disser que houve toda esta campanha reles, para além de não irmos á champions e dos ataques da academia, vão alegar que é uma estratégia de vitimização.
Os croquettes têm muitos anos disto, e o bombeiro-incendiário está a demonstrar ser um cappo mafioso (no sentido literal da palavra Máfia) de alto gabarito. Não se vêm actos de uma mafia tão ás claras frequentemente.
10 Junho, 2018 at 17:03
Off
Neste momento, Bruno de Carvalho está em direto na Sporting TV.
Bruno de Carvalho fala aos sócios e adeptos no 11 almoço de sportinguistas de Alenquer.
Em direto.
SL
10 Junho, 2018 at 17:04
… já está é a encavar o Inácio, pois prometeu-lhe que ia deixar o Facebook, mais uma vez coloca-se a jeito, porque é que não utiliza os meios do clube para soltar cá para fora o que pensa, porque adora expor-se desta maneira e sistematicamente para ser atacado, não tinha ido buscar o Fernando Correia para porta voz?, está sempre a dar motivos para os outros “cagarem postas de pescada “, se alguns “meninos” mimados andavam a minar o Balneário tinha ficado bem caladinho cá para fora e agora estava a limpa-lo, em grande e a faturar, um Presidente não se deve expor da maneira que ele se expõe, tem de arranjar alguém que faça esse trabalho em vez de se estar a desgastar da maneira que se desgasta e a alimentar a CS, só dá força e motivos aos que querem correr com ele.
10 Junho, 2018 at 17:05
Porra, a cena do facebook… que tragédia… que horror… que má imagem… fdx, mas vivemos em que século? Temos um presidente que é douturado, que sabe ler, sabe escrever, ao contrário dos outros presidentes de outros Clubes, não é nenhum analfabeto… e mesmo assim massacram o homem por causa do facebook… incrivel, nunca vi. Se não gostam, não vão lá, deixem-no de o seguir, façam como eu, não tenho conta lá. Por isso quero lá saber do facebook, interessa-me é o CLUBE!!!!
O Clube está a ser massacrado por todos os lados, a CS não descola enquanto não o vir fora do Sporting, ele é pessoalmente atacado, estão a fazer um linchamento público do homem, e o desgraçado do homem não se pode defender? Está a usar uma ferramenta de comunicação pessoal, visto que a CS mal deixa haver o contraditório, mas mesmo assim já há pessoal que malha no homem por voltar ao facebook… deixem o homem em paz pah, já mete nojo isso! Depois admirem-se que ele continue a ganhar mais votos, que traga mais gente para o lado dele.
Eu continuo a dizer que enquanto não houver provas que ele está a fazer mal ao Sporting, ele terá o meu apoio a 100%!!
10 Junho, 2018 at 17:49
Pois mas o que interessa é malhar no Homem ! esquecem-se é que é o Presidente do SCP
10 Junho, 2018 at 22:37
O fight&resist era a brincar
10 Junho, 2018 at 21:05
O BDC é doutorado? Em quê?! Onde posso ler a tese de doutoramento?
10 Junho, 2018 at 22:37
Lol
Não havia mais nada a reter do comentário!?!
10 Junho, 2018 at 22:40
Acho que é um MBA.
10 Junho, 2018 at 17:16
Mais do mesmo , acrescentando uma outra razão para não se demitir , as filhas.
Sinceramente não percebo , não entendo e não posso subscrever o contínuo cavar de uma divisão entre todos nós , que vai deixar marcas e que tem provocado feridas que vão levar tempo a sarar .
Estou-lhe eternamente grato por tudo de bom que fez no Sporting , mas a partir daquela assembleia eleitoral de reforço da maioria , nunca mais foi o mesmo.
10 Junho, 2018 at 17:19
Assembleia eleitoral de reforço da maioria. … isso quando foi?
10 Junho, 2018 at 17:30
Proposta de Alteração dos Estatutos do Sporting Clube de Portugal (E-SCP), aprovados na Assembleia Geral Extraordinária de 23 De Julho de 2011 e alterados nas Assembleias Gerais Extraordinárias de 24 de Abril de 2012; 30 de Junho de 2013; 04 de Outubro de 2013; 30 de Junho de 2014; 05 de Outubro de 2014 e 27 de Setembro de 2015 e 17 de Fevereiro de 2018.
I — Proposta de alteração do n. 0 3 do artigo 390 dos E-SCP
«Todavia, se a renúncia, individual ou colectiva, constituir causa da cessação do mandato da totalidade dos membros do órgão, a renúncia só produzirá efeito com a tomada de posse dos sucessores, salvo se, entretanto, for designada a “Comissão Transitória de Gestão” e/ou a “Comissão Transitória de Fiscalização” e/ou a “Comissão Transitória da Mesa da Assembleia Geral” sendo que a primeira comissão tem por finalidade substituir o Conselho Directivo, a segunda tem por finalidade substituir o Conselho Fiscal e Disciplinar e a terceira tem por finalidade substituir a Mesa da Assembleia Geral.»
I I — Proposta de alteração do artigo 41 0 dos E-SCP
«(Comissões transitórias de Gestão, de Fiscalização e da Mesa da Assembleia Geral)
1 — Se se verificar causa de cessação do mandato da totalidade dos membros do Conselho Directivo, ou do Conselho Fiscal e Disciplinar, ou da Mesa da Assembleia Geral poderá no primeiro caso ser constituída uma “Comissão Transitória de Gestão”, e deverá no segundo e terceiro caso ser constituída, respectivamente, uma “Comissão Transitória de Fiscalização” e uma “Comissão Transitória da Mesa da Assembleia Geral”; compostas, cada uma delas, por número ímpar de sócios efectivos, com cinco anos de inscrição ininterrupta no Clube, para exercerem as funções que cabem respectivamente ao Conselho Directivo, ao Conselho Fiscal e Disciplinar e à Mesa da Assembleia Geral, e que terão a competência do órgão que visem substituir.
2 — A “Comissão Transitória de Gestão” poderá ser constituída pelo Presidente da Mesa da Assembleia Geral e a “Comissão Transitória de Fiscalização” deverá ser constituída pelo Presidente da Mesa da Assembleia Geral e a “Comissão Transitória da Mesa da Assembleia Geral” deverá ser constituída pelo Presidente do Conselho Directivo.
3 – Deve, no prazo de seis meses contado da designação de cada uma das Comissões Transitórias, ser convocada Assembleia Geral eleitora/ para a eleição do Conselho Directivo e/ou do Conselho Fiscal Disciplinar e/ou da Mesa da Assembleia Geral, consoante o caso concreto, cessando as funções da Comissão Transitória que esteja em causa com a tomada de posse dos eleitos.”
I I I — Proposta de aditamento do n.º 8 ao artigo 550 dos E-SCP
‘Em caso de cessação antecipada do mandato de membros do Conselho Directivo, o seu Presidente poderá indicar para o preenchimento das vagas, outros sócios efectivos A, contando que se mantenham os requisitos e a proporcionalidade prevista no n. º 3 desta norma estatutária.”
IV — Proposta de alteração do artigo 550-A através do aditamento da alínea d), com redação da actual alínea c), devendo a nova redação da alínea c) a seguinte:
“nomear, nos termos dos presentes Estatutos, novos membros do Conselho Directivo para preenchimento de vagas até ao limite máximo estatutariamente previsto.”
Diz que isto é para apreciar (e votar) no que dizem ser uma reunião da Assembleia Geral. Não tenho a certeza, porque apesar da quantidade de correspondência que os sócios têm recebido nos últimos dias isto ainda não chegou…
Todavia, isto faz todo o sentido. Isto mais não é do que a ‘melhoria’ do que foi aprovado em Fevereiro passado, à luz dos acontecimentos recentes. Isto é o caminho ‘normal’ para a instauração de um regime autocrático no Sporting Clube de Portugal. Quem faz frente (ou simplesmente desagrada) a BdC é condenado à ‘fogueira’…
10 Junho, 2018 at 17:33
“Quem faz frente (ou simplesmente desagrada) a BdC é condenado à ‘fogueira’…”
Estou a rezar para que isso acontece, desde fevereiro.
Será que em fevereiro foi falso alarme e agora é que é a serio?
10 Junho, 2018 at 17:36
É melhor ‘rezar’ virado para oriente…
10 Junho, 2018 at 17:38
Quer dizer que então ainda não é desta. É chato!
10 Junho, 2018 at 19:49
Malcolm, quer comparar a situação em Fevereiro com a de hoje?…
10 Junho, 2018 at 20:03
Não, apenas estou a dizer que em fevereiro eram utilizados os mesmos argumentos, do ditador, perseguição, eternizar-se etc…
Estamos a falar apenas e só nas alterações dos estatutos, que é o comentário a que eu respondi.
As alterações que vão (?) ser propostas, confesso que ainda nem as li com atenção, mas sei que elas só passam se tiveram uma maioria de 3/4 e esta questão faz toda a diferença.
10 Junho, 2018 at 21:30
ffigueiredo , o uso de chavões é a forma mais populista de querer impor opiniões. ” Isto é o caminho ‘normal’ para a instauração de um regime autocrático no Sporting Clube de Portugal. Quem faz frente (ou simplesmente desagrada) a BdC é condenado à ‘fogueira’…” (ffigueiredo dixit).
1º – O “Isto” a que se refere, são propostas de alterações de Estatutos para suprir lacunas, detectadas nesta “crise” institucional e que já existem em vários outros clubes e associações sem que por isso tenha os mesmos passado a ser geridos autocraticamente e muito menos alguém tenha sido condenado à fogueira ( o primarismo básico de certo argumentário é tal que me faz lembrar os tempos “áureos” da propaganda anticomunista do Readers Digest em que os “soviéticos comiam as criancinhas”.)
2º – Qualquer Estatuto ou alteração Estatutária NÃO PODE CONTRARIAR OS RECEITOS GERAIS DA LEI QUE OS NORMALIZA (O CÓDIGO CIVIL), razão pela qual são sujeitas à verificação e registro notarial e (no caso do SCP , por ser entidade de interesse público) à publicação em Diário da República.
3º – Qualquer das alterações propostas só vigorará se for aprovada por um mínimo de 75% dos votos expressos em Assembleia Geral (Um limite muito grande a regime autocrático, não acha?)
4º – Mesmo assim, qualquer associado ou cidadão que entenda que os Estatutos ficaram feridos de ilegalidade graças às alterações aduzidas, pode sempre interpor acção de requerimento de nulidade junto dos tribunais administrativos.
Vir para aqui com essa conversa do bicho papão, como fizeram há 4 meses com a última Revisão e com o Regulamento Disciplinar, é só tentar lançar mais poeira e mais ruído. Vá à AG e diga LÁ de sua justiça.
Saudações leoninas
10 Junho, 2018 at 17:35
“Os Associados podem, já na segunda-feira, apresentar nos serviços do Clube o pedido de uma AG destitutiva”
– Um pedido de AG para votar a destituição de um OS apresenta-se à MAG.
“Entreguem e marcamos, ponto final!.”
– Não é da competência do CD marcar AG’s, é da MAG.
10 Junho, 2018 at 17:37
Lol, a MAG demitiu-se da tarefa de cumprir e fazer cumprir os estatutos ou ainda não sabias?
10 Junho, 2018 at 17:38
A linguagem reflecte o objectivo…
De revisão (estatutária) em revisão, tentará chegar a isso
10 Junho, 2018 at 17:50
a comissao transitoria da mag marcou uma ag onde se vai decidir se se coloca nos estatutos a possibilidade de criaçao de uma comissao transitoria da mag.
ou seja basicamente assume-se que esta comissao transitoria da mag é ilegal, ja que nao existe nos estatutos
10 Junho, 2018 at 17:53
Não quer dizer nada disso. Quer dizer que quem tem poder para decidir com base na lei, são os tribunais. E quer dizer que se vai clarificar esse ponto nos estatutos para que não haja dúvidas.
10 Junho, 2018 at 17:58
mas as comissoes transitorias nao existem nos estatutuos atuais( ou naqueles antes da ultima revisao), nem os CD podem nomear orgaos que se colocam acima deles e a MAG está acima do CD nas hierarquias
10 Junho, 2018 at 18:17
Outra vez arroz? O CD entende que o PMAG e MAG se demitiram das suas funções, presta bem atenção, não é só demitiram-se é: demitiram-se de fazer o que estavam obrigados pelos estatutos do clube, ou seja, não cumpriram com a lei do clube nem defenderam os interesses superiores do Sporting Clube de Portugal. Por isso, quando alguém ou algum órgão não cumpre com aquilo para que está mandatado, existe certamente um vazio de poder. À luz da lei que está prevista no código civil para as associações, nomeadamente as desportivas e de utilidade pública, o CD entendeu preencher esse vazio com a nomeação de uma comissão transitória. Entendeu que os estatutos não contemplavam essa situação de vazio de poder e avançou com uma solução.
Agora, se é legal? Para isso estarão os tribunais para decidir.
Que é notório para mim a demissão de exercer as suas funções correctamente por parte do PMAG e da MAG, isso é para mim por demais evidente.
10 Junho, 2018 at 18:23
mentira
mesmo que o presidente da mag se tivesse demitido no dia 17, teria sempre 45 dias para marcar eleiçoes( que podiam ser convocadas até 8 dias antes)…………… e esse prazo ainda nao acabou.
quanto a parte do orçamento( que ja sei que vai ser o argumento seguinte), é o CD que tem de fazer chegar ao presidente da MAG toda a documentaçao, e so apos isso essa AG é marcada
mas como sabemos que o JMS como presidente da MAG nunca ira receber a documentaçao até dia 15
10 Junho, 2018 at 18:30
Eu não disse que infracções ele cometeu. Mas uma delas é o dever de discrição do PMAG e de defender os interesses superiores do Sporting Clube de Portugal. Ora, numa semana em que vários acontecimentos enlamearam o nome do clube e sem que deles houvesse qualquer prova do envolvimento da direcção, que veio fazer o PMAG? Criar o caos e a confusão, botar faladura na CS enlameando ainda mais o nome do Sporting e marcar uma assembleia de destituição por justa causa sem que consiga se quer enumerar os items que constituem essa justa causa (nem precisa de estar na lei, há jurisprudência abundante sobre a necessidade ser claro o motivo).
Como já te disse, imagina que te convocam para ires a tribunal seres julgado por um crime mas não dizem qual é crime? Como te podes defender?
10 Junho, 2018 at 18:31
Não era: “nem precisa de estar na lei” mas, “nem precisa de estar nos estatutos”
10 Junho, 2018 at 18:32
E não venhas com historinhas de que o post de madrid e tal e coisa. Se é esse o motivo, que venha na convocação da AGE: “votar a destituição por justa causa em face do post de madrid”, tão simples quanto isto.
10 Junho, 2018 at 18:34
vai ver o que dizia a convocatoria para a ag de destituiçao da direcçao anterior:
existia uma generica sem os factos e outra com 20 paginas com os factos descritos
10 Junho, 2018 at 18:37
Sendo assim, uma estava ilegal. E sendo assim, já apareceram as vinte páginas para AGE de dia 23 com os factos? Ou, melhor ainda, o PMAG CCC (Comendador ccorrupto e cabrão) que tanto gosta de falar para a CS já veio enumerar os factos que estão por trás da justa causa? Não me parece…
10 Junho, 2018 at 19:48
Aliás, sendo marcada pelos sócios, com assinaturas e desde que paguem, estará sempre legal, já marcada pelo PMAG…
10 Junho, 2018 at 17:52
A mag demitiu-se em bloco ao vivo e a cores ,qual é a duvida?
10 Junho, 2018 at 21:48
A MAG de que falas é a que apresentou publicamente na TVI e em mais 9 ou 10 canais, no dia 17 de Maio renúncia ao seu mandato?
Ou é a MAG que a 18 de Maio, a 21 de Maio e a 24 de Maio renunciou de facto às FUNÇÕES do seu mandato (DEMISSIONÁRIA OU NÃO) ao fazer orelhas moucas dos pedidos a ele, PMAG, directamente expressos e tornados públicos por este CD de convocar a AG Ordinária, a decorrer obrigatoriamente por Estatuto no mês de Junho, caso contrário, PARALISA O CLUBE!
Ou é o PMAG que, após se esquecer de convocar essa AGO, se esqueceu que tinha apresentado inúmeras vezes a sua renúncia em público, se lembra de que afinal nunca se demitira?
Ou é o PMAG já “não demissionário” que, dizendo que tinha mais de 1000 votos em assinaturas para convocar uma AG Destitutiva, se esqueceu de as usar ao abrigo do artigo respectivo do Estatuto e antes convocou essa AG por meio do artigo que invoca a sua exclusiva autoridade (e responsabilidade)?
Ou é o PMAG que depois, se “lembrou” que afinal devia ter usado as assinaturas dos requerentes e se “apresenta” com “elas”(?) nos serviços do SCP em período que sabia que os mesmos estavam em Faro, a dar apoio a um acto oficial do Clube?
Ou é o PMAG que, afinal, e apesar do show-0ff da validação do requerimento apresenta uma providência cautelar pra a a concretização da AG, providência em cujo texto, mais uma vez, manda as alegadas assinaturas e respectivos associados às urtigas e invoca apenas a sua legitimidade como PMAG.?
Era bom que o brunovl me esclarecesse porque com tantas personalidades de JMS, só nos últimas 3 semanas, eu já nem sei em qual acreditar . O homem não é bipolar … é multipolar!!
SL
10 Junho, 2018 at 17:38
“Mais uma dose de desassossego’???
O meu desassossego é constante e ininterrupto desde a selvajaria em Alcochete!
Mas folgo em ver que não se passa assim com todos…
10 Junho, 2018 at 17:41
Quando te apercebes que há momentos em que para o presidente do Sporting o símbolo do clube é reles demais para o para o seu estatuto.
https://www.youtube.com/watch?v=LjmXjgqDegs
10 Junho, 2018 at 18:27
Mas qual símbolo do Clube, car**ho?
A braçadeira apresenta apenas a inscrição DELEGADO ou algo do género!
A menos que se refira à cor verde da supracitada e, nesse caso, será melhor que BdC se passe a deslocar sempre de pantufas bem fofas não vá ele “ferir” a relva que, bem vistas as coisas, também é cor-de-Sporting! Ou então e melhor ainda, o mais indicado seria investir num mini-hovercaft que permitiria deixar absolutamente impoluto o terreno de cor sagrada!
Mas, sinceramente, quando a cegueira anti-brunista chega a um ponto destes, a paciência esgota-se por completo! Ou será esse mesmo o objectivo desta ralé extenuante?
Duma vez por todas: Vão cagar à mata e fiquem por lá!
10 Junho, 2018 at 19:49
Diz muito do nosso clube e suas dinâmicas coletivas o facto do JRamos estar a criticar o único tipo que parecia estar chateado com o festejo de um empate caseiro que no fim contribuiu para ficarmos fora da Champions.
Incrível.
10 Junho, 2018 at 20:55
Os Sportinguista não tem um clube com Mais adeptos nem com um melhor Palmares…. pura e simplesmente porque não tem mentalidade Vencedora!
Falta nos cultura de campeões!
Falta nos ser suficientemente unidos para que tal venha a acontecer em todas as 55 modalidades, com maus enfoque no Futebol Senior Masculino.
Neste particular já percebemos que não temos o espírito necessário!
Simples.
10 Junho, 2018 at 21:50
E de preferências com espinhos no …!!!
10 Junho, 2018 at 22:41
Ah ah ah ah ah ah ah ah ah
O desespero desta gente….
10 Junho, 2018 at 23:18
Se isto é o melhor que arranjam para atacar o homem é porque estão mesmo desesperados… Absolutamente ridículo!!
10 Junho, 2018 at 17:49
Boa tarde. Não costumo comentar embora leia diariamente o que se vai escrevendo por aqui. Hoje ficámos a saber as alterações estatutárias propostas pelo Conselho Directivo. Como não concordo com algumas das alterações e como não quero ter de votar contra, pretendo comunicar ao CD propostas alternativas que me parecem que teriam a concordância da maioria dos sócios, ao mesmo tempo que me parece que limitariam o poder dos vários órgãos sociais na nomeação de Comissões Transitórias, algo que não me parece ficar assegurado com a proposta actual. É minha convicção que sugestões de alterações seriam acolhidas pelo CD como já aconteceu na última alteração aos estatutos. Sendo assim as minhas sugestões seriam:
No artigo 40 alínea 2 deverá passar a constar:
2 – A revogação do mandato dos membros do Conselho Directivo, do Conselho Fiscal e Disciplinar ou da Mesa da Assembleia Geral depende de justa causa e é deliberada em Assembleia Geral comum.
Deverá constar do mesmo artigo em duas novas alíneas:
4 – A razão da justa causa para a convocação da Assembleia Geral comum extraordinária destinada a pronunciar-se sobre a revogação do mandato deverá fazer parte da convocatória, apresentado em conjunto com parecer do Conselho Fiscal e Disciplinar ou de jurista independente caso seja este (o CFD) o alvo do processo de revogação ou de ambos.
5 – A Assembleia Geral Extraordinária de revogação de mandato poderá ser convocada por qualquer dos 3 órgãos sociais desde que estejam reunidas as condições expressas na alínea anterior, sem prejuízo de outros meios expressos nestes estatutos.
A acual alínea 4 passará a corresponder à alínea 6.
Do artigo 41, alínea 1 deverá passar a constar:
1 – Poderá ser nomeada uma “Comissão Transitória de Gestão”, “Comissão Transitória de Fiscalização” e uma “Comissão Transitória da Mesa da Assembleia Geral”; compostas cada uma delas por número ímpar de sócios efectivos com cinco anos de inscrição ininterrupta no Clube, para exercerem as funções que cabem respectivamente ao Conselho Directivo, ao Conselho Fiscal e Disciplinar e à Mesa da Assembleia Geral.
Do artigo 41, alínea 2 deverá passar a constar:
2 – A “Comissão Transitória de Gestão”, a “Comissão Transitória de Fiscalização” e a “Comissão Transitória da Mesa da Assembleia Geral” deverão ser constituídas pelos órgãos que ainda se mantenham em funções.
No artigo 41 alínea 3 deverá passar a constar:
3 – As Comissões Transitórias deverão ocupar os cargos apenas até entrada dos novos órgãos sociais eleitos, cumprindo os prazos estipulados de 45 dias excepto nas situações expressa na alínea 4 ou por aprovação em Assembleia Geral por motivos de força maior.
No artigo 41 deverá ser incluídas uma nova alínea:
4 – As Comissões Transitórias apenas poderão se nomeadas:
a) Em caso de renúncia ao cargo e manifestação pública de recusa em manter funções até novo acto eleitoral.
b) Em caso de revogação de mandato até novo acto eleitoral.
c) Em caso de não existência de listas concorrentes a eleições, caso esse em que se deverá nomear uma Comissão Transitória com duração máxima de 6 meses, com nova convocatória de Assembleia Geral eleitoral.
d) Em qualquer outra situação não prevista nos estatutos, a nomeação de uma Comissão Transitória carece de aprovação em Assembleia Geral.
Relativamente ao artigo 39, ponderar incluir o anúncio público de renúncia ao cargo como renúncia válida.
Acrescentar poderes limitados de órgãos demissionários/Comissões Transitórias? (tenho muitas dúvidas relativamente a este ponto e creio que não seria a melhor solução)
Agradeço que quem concordar sugira outras alterações ou problemas que encontrem com estas sugestões. Não sou jurista nem pretendo que isto fosse a redacção final pelo que apenas quero debater as ideias expressas. Se alguém tiver ideia da melhor forma de comunicar esta sugestão ao CD que se manifeste também. Existem muitas referências a Assembleias Gerais para tomar decisões mas isto é uma situação altamente excepcional e é minha opinião que deverá ser tratada como tal e portanto delegar as decisões para os sócios em AG tanto quanto possível. Não é suposto acontecer e portanto não acho que leverá a AGs por tudo e por nada.
SL
10 Junho, 2018 at 17:54
Excelente, é este trabalho que nós, sócios, temos obrigação de fazer e mais tarde a obrigação de votar em consciência.
Em termos gerais concordo com as alterações que propões, mais tarde e com mais calma vou tentar rever.
Obrigado!
10 Junho, 2018 at 17:54
tenho uma duvida:
“Relativamente ao artigo 39, ponderar incluir o anúncio público de renúncia ao cargo como renúncia válida.”
ou seja bastaria alguem fazer uma declaraçao a falar em demitir-se para esta passar a ser válida?
nao seria preciso formalmente apresentar o pedido
10 Junho, 2018 at 17:59
Actualmente não há qualquer referência a um pedido formal. Diz apenas “A renúncia é apresentada ao Presidente da Mesa da Assembleia Geral, salvo se for este o renunciante, caso em que é apresentada ao Presidente do Conselho Fiscal e Disciplinar.”
Podemos sempre debater se dizer na televisão que se demitiu corresponde ou não a uma apresentação de renúncia. Ou podemos tomar a decisão de considerarmos isso uma renúncia válida. Atenção que estas alterações não teriam efeitos retroactivos pelo que não influenciariam em nada o que já se passou. Apenas serviriam para tentar evitar novas demissões “irrevogáveis”.
Os estatutos para quem quiser confirmar:
http://cdn.sporting.digitaljump.xyz/sites/default/files/estatutos_scp_actualizados.pdf
10 Junho, 2018 at 18:00
Mais outra trolada, não é falar em demitir-se, é anunciar que se demite, percebes a diferença?
10 Junho, 2018 at 18:02
entre anunciar ( na tv, na radio, nos jornais, na mesa do café, etc) e apresentar a renuncia formal a quem de direito vai uma grande diferença
10 Junho, 2018 at 23:22
Então vai ao teu chefe e anuncia repetidamente que te demites, passado 2/3 dias diz lhe que afinal não te demites, que não apresentaste demissão formalmente e vê o que é que acontece…
Depois conta-me como correu.
10 Junho, 2018 at 18:02
E não seria falar em demitir-se. Posso dizer estou a ponderar a demissão, sem que isso seja uma renúnica. O que eu pessoalmente não posso aceitar é que alguém diga “demito-me” ou “demiti-me” publicamente e passado duas semanas dizer que afinal nunca entregou a papelada.
10 Junho, 2018 at 18:03
tambem nao se pode inventar comissoes a pressao e nomear quem está acima e isso tambem pelos vistos acontece.
10 Junho, 2018 at 18:05
Olha, outra trolada, a mudar de assunto …
Não dá mesmo para discutir ideias contigo.
10 Junho, 2018 at 21:01
( achas que mando alguns gajos directamente pó caralho porquê não gosto deles? Nem os conheço !
Agora, discutir com esta gentinha … ??? Impossível! )
10 Junho, 2018 at 18:09
Não sei se é legal ou não. Isso caberá aos tribunais decidir. Os estatutos são omissos em relação ao que fazer se não existir ninguém na MAG (se está alguém em funções ou não é ainda outra questão) e no artigo 10 alínea 1 do código civil diz “Os casos que a lei não preveja são regulados segundo a norma aplicável aos casos análogos.”
Posto isto, não é o que está em discussão aqui. Não vou dar mais para este peditório. Se tiveres alguma dúvida ou sugestão cá estarei para ouvir.
10 Junho, 2018 at 18:04
Exactamente, mas o riga enquanto der jeito para a sua própria narrativa, vai fazer que não percebe.
10 Junho, 2018 at 18:07
ok a ideia é “personalizar” a coisa
bem faz sentido, na formula 1 foi criada a regra Verstappen, podemos criar a alinea JMS.
10 Junho, 2018 at 21:47
Riga, o anúncio aconteceu à saida de várias horas de reunião dos órgãos sociais e foi em conjunto.
Foi deliberado. Mais, foi combinado.
Se o CFD e o PMAG e a MAG todos combinam demitirem-se, acho que não há papel (‘qual papel?’) que valha. É demissão certa.
Até podiam continuar em funções como dizem os estatutos.
O problema é que se negam a fazer essas funções. Aqui já estamos no campo do vale tudo, em que a normal gestão do clube está em risco.
E cala-te com a merda do argumento de que o CD é que tem que lhes mandar os papéis (‘quais papéis?’). Se não percebes, também não vou perder tempo a explicar
10 Junho, 2018 at 21:53
tem de lhe mandar os papeis( do orçamento) para o presidnete da MAG marcar a ag do orçamento
alias ja tinha de ter enviado ate ao inicio do mes para a ag ser marcada ate dia 15
mas como o cd nao reconhece a MAG, de certeza que nao vai fazer isso e/ou vai enviar para a ctmag o que tambem nao é legal
PS; quem tenha facebook é ver o dialogo entre o Daniel Oliveira e a Judas no post dele.
10 Junho, 2018 at 18:24
A minha opinião sobre o que disse JMS aos meios de comunicação social:
Desde logo, o PMAG nas suas declarações públicas utiliza o tempo passado, fazendo presumir aos destinatários (sócios e adeptos do SCP) que já havia assumido os formalismos necessários a tal ato que pelas suas funções não podia nem devia desconhecer.
A declaração feita torneou-se eficaz (nº 1, do artigo 224º, do Código Civil) a partir do momento que chega ao conhecimento dos respetivos interessados (sócios e adeptos do SCP e, inclusivamente, do demissionário PCFD, que jamais pode alegar que não conheceu as declarações).
A interpretação e integração da declaração, no seu sentido normal de eficácia: “vale com o sentido que um declaratário normal, colocado na posição de real declaratário, possa deduzir do comportamento do declarante, salvo se este não puder razoavelmente contar com ele” (artigo 236º do CC).
Depois, os Estatutos do Sporting abordam o efeito da renúncia quando no n.º 2, do artigo 39º, com a nominação (Renúncia) determina o seguinte: “O efeito da renúncia não depende de aceitação e produz-se no último dia do mês seguinte àquele em que for apresentada, salvo se, entretanto se proceder à substituição do renunciante” (sublinhado e realce da nossa responsabilidade).
Importa, ainda olhar a declaração feita pelo PMGA de um outro ponto de vista, nomeadamente, apurar a força da sua vinculação, devendo apurar-se se se trata de um facto receptício ou não receptício?
Se o fato for receptício (ou recipiendo) a sua eficácia depende “da anuência do destinatário e para isso tem de ser dele conhecido” (Marcelo Caetano, Manual de Direito Administrativo, Vol. I, página 521, 10º Edição).
Se o fato não é receptício, não depende, por conseguinte, da eficácia de aceitação do destinatário (como nos estatutos consta). Considera-se o mesmo existente, eficaz e perfeito a produzir os respetivos resultados a partir do momento em que é produzido publicamente pelo seu autor.
Deve ainda referir-se que A Vice-Presidente da MAG produziu, igualmente, em vários meios de comunicação (televisão, rádio e imprensa) que havia apresentado a sua demissão/renuncia.
Ora tal situação, adicionada à declaração do PMAG, configura a cessão de mandato antecipado da MAG, nos termos da alínea c), do n.º 1, do artigo 37º, quando este determina: “quanto à Mesa da Assembleia Geral, a cessação do mandato dos respetivos Presidente e Vice-Presidente”.
Finalmente o SCP ou qualquer dos seus sócios não necessitam de fazer prova da “demissão de JMS e MAG” porquanto tal fato é “notório” porquanto é do conhecimento geral (artigo 412º, do CPC).
10 Junho, 2018 at 18:06
“Do artigo 41, alínea 1 deverá passar a constar:
1 – Poderá ser nomeada uma “Comissão Transitória de Gestão”, “Comissão Transitória de Fiscalização” e uma “Comissão Transitória da Mesa da Assembleia Geral”; compostas cada uma delas por número ímpar de sócios efectivos com cinco anos de inscrição ininterrupta no Clube, para exercerem as funções que cabem respectivamente ao Conselho Directivo, ao Conselho Fiscal e Disciplinar e à Mesa da Assembleia Geral.”
Sabendo que a MAG e o PMAG são os representantes da autoridade máxima no clube que são os sócios qual é a vantagem para os sócios os sócios todos e não os apoiantes ou adversários de uma administração concreta – que o PMAG, que é o supervisor do CD em nome dos sócios, uma vez demissionário, seja substituído por um nomeado pelo supervisionado, e portanto não eleito, durante um período que pode ir até 6 meses EM VEZ da situação actual nos estatutos em que o PMAG demisionário mantém os poderes que os sócios lhe deram até que elejam outro num período que no máximo vai até 45 dias?
Porque hão-de preferir os sócios de poder ficar sem um PMAG eleito por si durante 6 meses quando, segundo os estatutos actuais, nem um dia ficam, porque o demissionário tendo sido eleito é o eleito dos sócios e o substituto, segundo os estatutos actuais, tendo sido eleito é também o eleito dos sócios?
Que raio de sócio prefere perder poder sobre a instituição de que é parte titular?
Para mim é incompreensível. Mas enfim, de quem apoia um presidente que atira com o símbolo da Instituição ao chão como se fosse lixo talvez seja de esperar que aceite mais este ataque à dignidade do sócio e da Instituição.
10 Junho, 2018 at 18:15
Ponto 1: A MAG tem como função zelar pelo cumprimento dos estatutos e do regular funcionamento do clube. Não sei onde raio foram tirar a ideia de que a MAG é superior do CD e que o supervisiona. Isso é falso e francamente idiota.
Ponto 2: Se ler a minha proposta, as Comissões Transitórias apenas poderiam ocorrer em 3 casos muito específicos (em que não existiria MAG se não fosse nomeada) OU por decisão da AG. Não percebo o celeuma com isto. E retira o prazo de 6 meses sem que tal seja decidido também em AG.
10 Junho, 2018 at 18:17
a mag apenas reporta aos socios, o Cd reporta a mag e aos socios
10 Junho, 2018 at 18:21
Tendo em conta que é a MAG que decide quando é que os sócios se pronunciam, acho que a MAG neste momento não reporta a ninguém… E é por isso que estamos na embrulhada em que estamos.
10 Junho, 2018 at 18:28
nao reporta porque o cd achou que a mag nao existia e criou uma mag da sua confiança
10 Junho, 2018 at 21:51
Eis o nível juvenil de inteligência. Não, sua besta, há uma desproporcionalidade no poder que a MAG tem por incompetência ou ingerência. Não pode fazer o que está a tentar fazer e ainda bem que temos um CD com cabecinha
10 Junho, 2018 at 21:55
nem o cd pode fazer o que esta a fazer
10 Junho, 2018 at 18:46
Todos os elementos da MAG têm que ser sócios, logo, o CD só reporta aos sócios.
10 Junho, 2018 at 19:40
Os orgaos sao independentes ninguem reporta a ninguem.
10 Junho, 2018 at 18:19
a MAG equivale ao presidente da assembleia da republica, e o CD sao o governo e o presidente da assembleia está acima do primeiro ministro.
como neste caso nao existe “presidente da republica” que estaria acima dos 2, a figura mais alta da “naçao” neste caso será sempre o presidente da mag
10 Junho, 2018 at 18:25
A analogia é engraçada mas não faz sentido. As funções são diferentes e os poderes também, basta ler os estatutos. Por exemplo, o presidente pode dissolver o parlamento, o MAG só pode convocar uma AG extraordinária demissionária e para tal necessita de justa causa.
E é a minha última resposta a estes desvios à conversa.
10 Junho, 2018 at 18:28
A Assembleia Geral é o orgão máximo do clube, logo o PMAG é o líder do órgão máximo do clube. Eu não tenho culpa da sua ignorância. Se for ver o regulamento da Assembleia Geral do Sporting verá no artigo seis que “As Assembleias Gerais serão convocadas pelo Presidente da Mesa da Assembleia Geral (…)”. Não é o CD que convoca mas o representante dos sócios, o PMAG.
O celeuma com isto é que durante seis meses os sócios não terão um representante eleito por eles para zelar pelos estatutos e regulamentos do clube. Se você acha que isto é bom em geral e não apenas porque é para BdC, e tem que achar bom em geral porque os estatutos se aprovados podem ficar para além de BdC, é só pensar que o for para si o pior presidente de sempre do Sporting tivesse estes poderes. Esta revisão permite que, demitindo-se toda a direcção, o presidente pode escolher sete gajos quaisquer que sejam sócios do clube para ocupar lugares no CD de modo a manter o quórum.
Está-se mais uma vez, na verdade é sintomático, a comprometer o futuro do clube, enquanto clube dos sócios, para dar cobertura a BdC. Você acha que o Maduro na Venezuela, quando subverteu a ordem constitucional pare se beneficiar, não tinha apoiantes? Tinha. Há sempre apoiantes para tiranetes. Você neste caso é um deles.
10 Junho, 2018 at 18:48
O artigo 173 alínea 3 do Código Civil diz “3. Se a administração não convocar a assembleia nos casos em que deve fazê-lo, a qualquer associado é lícito efectuar a convocação.” (https://www.igac.gov.pt/documents/20178/358682/C%C3%B3digo+Civil.pdf/2e6b36d8-876b-433c-88c1-5b066aa93991).
Portanto em alguns casos qualquer associado poderá convocar uma AG.
Você não leu o meu primeiro comentário e não leu a minha resposta às suas críticas. Em momento algum o clube ficaria com uma MAG durante 6 meses que não fosse eleita sem que tal fosse deliberado em AG ou sem que houvessem eleições não concorridas. O facto de estar a bater na mesma tecla com uma mentira só me diz que está nesta discussão de má fé, o que é uma pena.
Quanto ao outro ponto acho-o válido. Não toquei nessa parte dos estatutos porque na altura não vi grandes problemas. O problema que levanta é pertinente e devo dizer que terei de ler melhor as propostas para decidir se é necessário mais alterações, nomeadamente a perda de quórum não poder ser contrariada por novas nomeações e estas carecerem de aprovação em AG. Podia ter levantado a mesma questão sem ataques pessoais. Agradeço-lhe na mesma
11 Junho, 2018 at 7:55
Vasco… Excelente contribuição neste espaço.
Continua a fazê-lo, pf.
10 Junho, 2018 at 19:36
Mais, a MAG e o PMAG nao podem pedir a demissao de outro orgao. Isso viola os estatutos pois ha nos estatutos uma disposiçao sobre a solidariedade entre orgaos.
10 Junho, 2018 at 18:34
Vai cagar à mata e fica por lá!
(ver acima)
10 Junho, 2018 at 22:42
Obrigado
10 Junho, 2018 at 22:48
Caro Vasco Mendes
Compreendo a sua intenção de querer contribuir para uma revisão estatutária mais assertiva ao sócio comum. É um desiderato muito válido e louvável. Gostava, no entanto, de chamar a atenção para o facto de a principal preocupação do CD nesta iniciativa estatutária ter sobretudo que ver com 2 coisas (que se interligam).
1º para o vazio estatutário no que se refere à hipótese de ser necessário substituir transitoriamente a MAG (Uma vez que os outros órgãos sociais estão estatutariamente previsto). Cessando a MAG, quem a substitui? Teoricamente, não deveria haver qualquer problema, uma vez que MAG renunciante deveria convocar de imediato eleições para o prazo máximo de 45 dias e, até ser substituída pela nova MAG eleita, deveria assumir funções de exercício corrente (limitando a sua actividade à execução de tarefas processuais normais e estatutariamente impositivas, como registos ou convocatória e condução de AGOs – Assembleias Gerais ORDINÁRIAS).
2º – o problema reside na hipótese (que infelizmente é a que vivemos) em que o PMAG renuncia publicamente ao cargo e anuncia publicamente essa renuncia reiteradamente me vários canais televisivos e em vários OCS, mas afinal decide-se a dar o dito por não dito, invocando a legitimidade da sua continuidade, MAS RECUSANDO A EFECTIVIDADE DA SUA FUNÇÃO: (recusa em convocar eleições para a MAG e o CFeD – mesmo para a MAG devia tê-lo feito, porque a vice-PMAG e os 3 vogais confirmaram a renúncia, logo, o seu exercício seria apenas corrente e transitório; pior que isso recusa em convocar a AGO que os Estatutos OBRIGAM a realizar em Junho, para debater e votar a Proposta de Orçamento e Plano de Actividade do CD para OSCP na temporada de 2018/19).
Ou seja: para além de um vazio que se impunha colmatar, existe um IMPERATIVO ESTATUTÁRIO DE ZELAR PELOS SUPERIORES INTERESSES DO CLUBE, uma vez que o incumprimento do Artigo 32º dos Estatutos (obrigatoriedade de AGO de Junho para apresentação do Orçamento) implica a aplicação do ponto 4 do Artigo 33º dos mesmos Estatutos que diz: ” 4 – Salvo se outra decisão for tomada em Assembleia Geral, por uma maioria de, pelo menos, dois terços dos votos expressos, a violação, por um período superior a quinze dias, do dever referido no número 1 do presente artigo e do dever de submeter à Mesa da Assembleia Geral, até quinze de Junho do ano associativo anterior àquele a que respeita, o orçamento de receitas e despesas para cada exercício económico, acompanhado do plano de actividades e do parecer do Conselho Fiscal e Disciplinar, por parte do Conselho Directivo ou do Conselho Fiscal e Disciplinar, IMPLICA, EM RELAÇÃO AO ÓRGÃO EM FALTA, A CESSAÇÃO IMEDIATA DA TOTALIDADE DOS MANDATOS DOS SEUS MEMBROS, FICANDO ESTES IMPOSSIBILITADOS DE SE RECANDIDATAREM NAS ELEIÇÕES PARA OS ÓRGÃOS SOCIAIS IMEDIATAMENTE SEGUINTES.
Ora é esta enorme lacuna que é necessário suprir. Não podemos permitir que a vontade unilateral de um PMAG, ou até mesmo a sua simples incompetência ou inércia deitem abaixo os Órgãos Sociais do Clube, sem que os Sócios sejam tidos ou achados.
É ESSE O ENORME RISCO QUE HOJE CORREMOS E AINDA VEJO PESSOAS PREOCUPADAS EM ETIQUETAR AS ACÇÕES OU AS PALAVRAS DE BdC. ESSES MESMOS QUE SE ENTRETÊM A CHAMAR DE COREANO, CUBANO OU VENEZUELANO NÃO SE SENTEM INCOMODADOS POR UMA SÓ PESSOA, PELA SUA INACÇÃO, SEM QUALQUER VOZ DOS SÓCIOS, FAZER CAIR – AUTOMATICAMENTE – ÓRGÃOS ELEITOS POR QUASE 90% DE SÓCIOS NAS ELEIÇÕES MAIS CONCORRIDAS DE SEMPRE DO SCP.
Saudações Leoninas
10 Junho, 2018 at 23:09
Agradeço a sua resposta. Compreendo e concordo com tudo o que disse e estou totalmente ao lado do CD. Não é essa a questão. Existem partes das alterações aos estatutos propostas que não posso aceitar nomeadamente:
“1 — Se se verificar causa de cessação do mandato da totalidade dos membros do Conselho Directivo, ou do Conselho Fiscal e Disciplinar, ou da Mesa da Assembleia Geral poderá no primeiro caso ser constituída uma “Comissão Transitória de Gestão”, e deverá no segundo e terceiro caso ser constituída, respectivamente, uma “Comissão Transitória de Fiscalização” e uma “Comissão Transitória da Mesa da Assembleia Geral”; compostas, cada uma delas, por número ímpar de sócios efectivos, com cinco anos de inscrição ininterrupta no Clube, para exercerem as funções que cabem respectivamente ao Conselho Directivo, ao Conselho Fiscal e Disciplinar e à Mesa da Assembleia Geral, e que terão a competência do órgão que visem substituir.
2 — A “Comissão Transitória de Gestão” poderá ser constituída pelo Presidente da Mesa da Assembleia Geral e a “Comissão Transitória de Fiscalização” deverá ser constituída pelo Presidente da Mesa da Assembleia Geral e a “Comissão Transitória da Mesa da Assembleia Geral” deverá ser constituída pelo Presidente do Conselho Directivo.”
Enquanto estas duas alíneas se mantiverem como estão sou contra esta alteração. A minha proposta vai no sentido de retirar o que considero errado, a obrigatoriedade de substituir a MAG e o CFD que caem, não ocorrendo o mesmo com o CD, e quem tem poder de nomear o quê. Tudo o resto da proposta do CD se mantém, prevendo-se a possibilidade de substituir a MAG. Acrescento algumas coisas que considero importantes como tornar mais difícil nomear comissões por 6 meses e sobre a justa causa.
Quanto a tudo o resto, por mim JMS deve ser expulso de sócio do clube. Ponto final.
10 Junho, 2018 at 17:50
Temos uma Direcção que tem obra feita, mas há quem prefira aqueles que tem um registo de obra desfeita.
Apesar de todas as evidências parece que muitos ainda não perceberam que os Golpistas não querem eleições. Pelo contrário, apostam tudo numa Comissão de Gestão que as adie até afinarem as coisas para não terem surpresas. Mais atenção às manobras…..
10 Junho, 2018 at 18:03
O que nao consigo perceber é que se esta direção é tao ma para o Sporting como é que nao aparecem alternativas com visão e projecto para dizer o que fariam diferente. O máximo que aparece sao gajos a quererem vir para o Sporting tipo comissão de gestão e salvação nacional, para depois dizerem que vieram salvar o Sporting.
Das duas uma, ou gostam muito de telenovelas, ou sao mesmo muito fracos e têm poucas ideias.
Quando BdC se candidatou pela primeira vez (e perdeu) explicou o que faria diferente da direção em funções e qual era o seu projecto. Confesso que nao sabia quem era BdC nem Carlos Freitas, nem nenhum dos nomes. Mas pelo menos vi que tinham um plano. Agora conheço os nomes todos dos notáveis que se querem candidatar, mas ninguém diz o que vai fazer. Pelo menos que respondam a uma pergunta simples – relativamente à Holdimo, avançam ou nao com o EO?
10 Junho, 2018 at 18:15
As eleições ainda não estão marcadas. Quando os sócios ou a justiça correr com o Bruno de Carvalho logo aparecerão as alternativas. Se o Sporting fosse um clube de merda não teria alternativas bastantes mas como é um grande clube terá sempre gente com capacidade e projectos.
10 Junho, 2018 at 21:06
E lamber sebo de porco?
Já tentas-te ?? 🙂
Triste!
10 Junho, 2018 at 22:56
Se calhar o que o JRamos queria mesmo dizer era: Se o Sporting fosse o clube herdado de Godinho Lopes não suscitaria tantos apetites; agora que foi reconstruído e está pujante, não faltam abutres e hienas a esvoaçar e a rondar para dividir os “despojos de guerra”.
Se isso acontecesse, não lhes daria 3 anos para colocarem o SCP ainda pior do que estava com Godinho Lopes: é que existem aqueles que emprestam o “toque de Midas” aos projectos que constroem e com os quais se envolvem … e há os outros … que falam mal, mal falam e cujo único projecto é destruir a obra feita com “tiques de Merda”.
SL
10 Junho, 2018 at 19:46
Nao dizem porque aí teriam que dizer que sao a favor de o clube perder a maioria da SAD, que sao a favor do reestabelecer relaçoes com o carnide, que querem um clube so de futebol e nao têm empatia pelas modalidades como disse o soares franco, que o seu sonho é ser um clube sem sócios e so com investidores, que querem ser donos do clube, etc etc
10 Junho, 2018 at 17:53
ESTE POSTE É UMA RESPOSTA AO LIVRAMENTO QUE ME COLOCOU ACIMA
Caro Livramento
Cá vai o prometido e para que as pessoas não esqueçam a HISTÓRIA
Depois referir-lhe que os dados que lhe vou indicar, são retirados do RC, e que os mesmos ficam MUITO ABAIXO do que outras administrações custam nos nossos dois adversários, sendo que em cada ano indicarei igualmente os resultados líquidos obtidos pela SAD para melhor compreender o que nos andaram a fazer ao nosso clube.
+++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++
ÉPOCA 2011/2012
Página do Relatório e Contas: 60
Resultados Líquidos: NEGATIVOS -45.947.000,00
Remunerações:
L. Nobre Guedes: 114.000,00
Luís Duque: 246.000,00
+++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++
ÉPOCA 2012/2013
Página do Relatório e Contas: 63
Resultados Líquidos: NEGATIVOS -48.816.000,00
Remunerações:
L. Nobre Guedes: 89.239,00
Luís Duque: 61.500,00 (de 1 de julho a 30 de setembro)
+++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++
ÉPOCA 2013/2014
Página do Relatório e Contas: 62
Resultados Líquidos: POSITIVOS 368.000,00
Remunerações:
Bruno Carvalho: Fixa 2012/2013: 23.000,00; Não existiu remuneração variável
Bruno Carvalho: Fixa 2013/2014: 70.000,00; Não existiu remuneração variável
Carlos Vieira: Fixa 2012/2013: 16.100,00; Não existiu remuneração variável
Carlos Vieira: Fixa 2013/2014: 49.000,00; Não existiu remuneração variável
Guilherme Pinheiro: Variável 2013/2014: 49.000,00
+++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++
ÉPOCA 2014/2015
Página do Relatório e Contas: 62
Resultados Líquidos: POSITIVOS 19.000.000,00
Remunerações:
Bruno Carvalho: Fixa 68.333,900; Não existiu remuneração variável
Carlos Vieira: Fixa 52.500,00; Não existiu remuneração variável
Guilherme Pinheiro: Fixa: 50.7450,00: Não existiu remuneração variável
+++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++
ÉPOCA 2015/2016
Página do Relatório e Contas: 80
Resultados Líquidos: NEGATIVOS -31.905.000,00 (Casos excecionais explicados no relatório)
Remunerações:
Bruno Carvalho: Fixa 224.000,00 (1); Variável: 14.051,00 = Total: 228.051,00
Carlos Vieira: Fixa 59.500,00; Variável: 14.051,00 = Total: 73.551,00
Guilherme Pinheiro: Fixa: 49.000,00; Variável: 14.051,00 = Total: 63.051,00
Rui Caeiro: Fixa: 40.454,55; Variável: 14.051,00 = Total: 54.505,55
(1) Inclui retroativos relativos à época 2014/2015 que foram pagos conforme resulta da política de remunerações aprovada em Assembleia Geral
+++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++
ÉPOCA 2016/2017
Página do Relatório e Contas: 80
Resultados Líquidos: POSITIVOS 30.537.000,00
Remunerações:
Bruno Carvalho: Fixa 147.000,00; Variável: 35.751,43 = Total: 182.751,43
Carlos Vieira: Fixa 98.000,00; Variável: 35.751,43 = Total: 133.751,43
Guilherme Pinheiro: Fixa: 48.999,96; Variável: 35.751,43 = Total: 84.751,39
Rui Caeiro: Fixa: 98.000,00; Variável: 35.751,43 = Total: 54.505,55
+++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++
Caro Livramento
Os dados são como o algodão … não mentem e nada tem a ver com aquilo que os cartilheiros querem fazer passar
As pessoas devem falar a verdade, independentemente de defender A e B. Agora expelir ódio e mentiras como OM, VF, PMR e quejandos é que eu não posso aceitar.
Estes dados, finalmente, estão a léguas das remunerações das SAD,s do Porto e Benfica
Finalmente, referir-lhe que se fizer as contas do Luís Duque, administrações que geraram resultados líquidos brutais, a sua média de remuneração era superior em cerca de +/- 2.500 que a média de Bruno de Carvalho ….
10 Junho, 2018 at 18:22
Caro João gaspar,
Muitíssimo obrigado pela informação.
E peço desculpa pelo trabalho que lhe dei.
Vou analisar.
SL
10 Junho, 2018 at 18:01
Olha o ditador a dizer que já amanhã podem ir aos serviços para marcar a AG destitutiva…
Ditadores…
10 Junho, 2018 at 18:05
podem ter ir com o presidente da MAG
ou ele estava a referir-se a comissao que ainda nao existe , mas que quer que passe a existir, na ag marcada pela comissao que nao existe
10 Junho, 2018 at 18:07
Quando o rigaboss voltar eu respondo-lhe…
10 Junho, 2018 at 21:09
Ha ha ha
Tão óbvio …
Mas eles acham que andaram a enganar alguém :))
10 Junho, 2018 at 23:01
Basta ir ao Serviços respectivos! O Ponto é ou incluído na AG de dia 17, ou feita uma convocatória para data indicada pêlos requerentes.
AG convocada por associados cumprindo com todos os preceitos, nem necessita do PMAG.
SL
10 Junho, 2018 at 18:06
E diz que assina para que haja.
Desiludido. Ditadores assim criam má fama aos ditadores…
10 Junho, 2018 at 18:10
Com atitudes assim vai acabar por ser expulso da ordem dos ditadores.
😀
10 Junho, 2018 at 23:06
Acho que ele já está bastante mal visto nessa Ordem. Consta-me que não deixam lá entrar. O seu lugar parece estar, há já uns anos, ocupado por um tal de Arguido Orelhas Vieira.
Antes deste foi um tal Vale de Azevedo, houve um interregno, porque os ditadores Vilarinho, Veiga, Figueiredo, Damásio e Cia se refugiaram no reino do Algarve ao abrigo de um protocolo com o protectorado do Estoril.
SL
10 Junho, 2018 at 18:11
O BdC aproveitou-se da cimeira em Singapura para passar mais esta afronta pelos pingos da chuva.
10 Junho, 2018 at 18:25
Trump já se manifestou.
“Bruno, you’re fired”