Olhar para o rosto desiludido da minha filha e não saber o que dizer-lhe. Todos os dias, repito, todos os dias, ela me pergunta se um de vocês já saiu. Pergunta quem é que vai ficar. Eu tento contornar as coisas, tento pegar-lhes pela rama, tento dar-lhe a notícia como se de algo normal se tratasse e, acima de tudo, tento não ferir demasiado aquilo que para mim, aos 41 anos, continua a ser essencial: a ligação aos atletas.
Digo a todos os meus amigos, conhecidos, vizinhos de bancada ou de redes sociais, que podem meter a conversa dos zero ídolos no lugarinho mais seguro que tiverem, tal como aquelas frases feitas e fanfarronas de que estão ali é para ver o Sporting e não determinados atletas. Não pode haver maior falácia. Seja em que modalidade for, é a identificação com a forma como um atleta defende a camisola do Sporting que nos aproxima ainda mais do clube e da equipa; é imaginar-nos lá dentro, ao seu lado com ela vestida, que nos alimenta a paixão.
Foi essa minha paixão que vocês acabam de ferir a sério e, pior, sãos os adeptos mais pequenos, como a minha filha, que vocês estão a trair da forma mais ordinária possível. Para os adeptos mais jovens, fica a tristeza de perder um ídolo com as suas cores, embora depressa consigam perdoá-lo ou substituí-lo. Para mim e para os leões e leoas mais cansados, fica um sentimento de que, afinal, nós não merecemos uma ponta de esforço no sentido de ultrapassar uma determinada situação.
Pior, rapazes, fica um enorme sentimento de traição e o murro no estômago de ver-vos agir de forma concertada, fria, metódica, calculista.
Obviamente que só um pateta achará que vocês rescindiram ontem ou há uma semana. Há muito, mais precisamente desde a final da Taça de Portugal, que informaram o clube da vossa intenção de sair e deram espaço a que existissem negociações para transferências. O problema é que, nesses entretantos, vocês aceitaram ser parte de uma jogada de empresários e de sindicatos onde, veremos mais à frente, poderá estar envolvido outro clube português. Aliás, não podemos esquecer que, por exemplo, Ricardo Nascimento, presidente da Comissão Arbitral Paritária (CAP), o órgão que deverá confirmar a rescisão de Rui Patrício e Daniel Podence, pediu a demissão enumerando várias razões para a sua saída, entre as quais a possível existência de um conflito de interesses de outro elemento da CAP – Madalena Januário –, que é sócia do escritório de advogados que colabora com o Sindicato de Jogadores e que deu apoio jurídico aos futebolistas leoninos.
Ontem, quando ouvia ser colocada a pergunta “será possível os jogadores voltarem atrás”, dei por mim a cortar o cordão umbilical convosco.
Contigo, Rui, símbolo maior do meu clube; único até hoje a fazer-me ter vontade de abandonar Alvalade mais cedo em protesto pela forma como te assobiavam; donos das luvas que foram a primeira prenda personalizada para a minha filha quando ela estava internada no hospital e dizia que dali sairia para defender como tu. Sei que daqui a dois meses, quando a bola chegar à nossa baliza, vou sentir um vazio por não poder gritar o teu nome, mas será bem mais pequeno do que o vazio que sinto agora.
Contigo, Dost, aquele que eu via como guerreiro maior, o desengonçado que me dava abraços mesmo sem me abraçar, o latagão que se havia apaixonado pelo meu clube.
Contigo, William, a versão Academia desse craque chamado Fernando Redondo, o gajo que eu defendia com unhas e dentes como sendo um dos melhores do mundo, mesmo quando jogavas como se fosses um dos piores cá do burgo.
Contigo, Bruno, aquele a quem eu e tanto colocámos imaginariamente a braçadeira de capitão e que nem esperou pela possibilidade de usá-la quando tudo o que pedíamos era que alguém a assumisse e nos convidasse para a luta a seu lado.
Contigo, Gelson, que sempre foste uma das minhas guerras pessoais e a quem sempre defendi de todas as críticas e assobios.
Contigo, Podence, que sempre exigi que fosses opção e que tantas vezes critiquei o treinador por não te utilizar.
Quem me conhece saberá o que significa e o quanto me dói estar a escrever isto: espero que jamais volte a ser-vos dada a possibilidade de vestirem a camisola do Sporting Clube de Portugal, e isto tanto vale para um regresso à base de chantagem, como para um regresso envolto em juras de um amor interrompido.
E para todos os que ainda cá estão, fica a mágoa, a enorme mágoa, de nem um ter o gesto de se dirigir aos adeptos com meia dúzia de palavras, mais ou menos sentidas, mas capazes de aconchegar um pouco algo tão maltratado…
a seguir: Não esquecerei o que fizeste ao meu Sporting – Cap 2: Os Adeptos»
12 Junho, 2018 at 19:13
Alguns dos que aqui aparecem escrevem a dizer que vão atirar a toalha ao chão… também já estive assim…!! Mas é precisamente isso que os nossos adversários pretendem, é nisso que têm andado a trabalhar arduamente!! Para mim, a bem ou a mal, são as direções, os presidentes eleitos que mandam no clube e não os jogadores!!! A farsa da volta olimpica contra o paços de ferreira revela-se agora, o final do comunicado após madrid 2somos sporting…” revela-se agora, o artigo escrito pela jornalista espanhola que relata o contraste de posturas entre os jogadores do atlético e os nossos, antes do inicio do jogo, revela-se agora!! Jogadores formados na nossa academia onde alguns, passaram mais de metade das suas vidas, rescindirem por justa causa, deixando o clube numa situação inimaginável e ainda por cima assinarem pelo rival corrupto… INQUALIFICÁVEL!!! Um dos argumentos de BF é que receia que alguns dos que foram à academia e não foram presos possam ainda retaliar….! E o que pensa ele sobre assinar pelo carnide??? Espero, nos próximos anos não me cruzar com nenhum destes hipócritas, judas, pulhas, mercenários!! Isto é completamente contra natura.
12 Junho, 2018 at 23:50
Bruno de Carvalho é um dos culpados, mas não o único.
Independentemente da opinião critica que tenhamos sobre a direcção actual, os erros cometidos, há formas e figuras para a destituir e certamente que os jogadores não são uma delas. O que estão a fazer os que rescindiram nem sequer é chantagem, porque essa figura leva a que queiram algo em troca para mudarem de opinião…e os ex-jogadores não querem nada do Sporting! Apenas querem ser livres para poderem assinar com quem entenderem com prémios e salários mais vantajosos que se fossem negociados.
Não podemos branquear uma atitude cobarde e hipócrita, cínica e de gente mal formada, como estão a ser os jogadores, com os erros de gestão da direcção do Sporting!!
No final o BdC vai á vida dele os prejudicados serão os sócios, adeptos e o clube..e isso não vejo os notáveis nas TV`s a dizer ! É uma vergonha branquearem um acto ignóbil como o que fizeram os jogadores com outros erros.
Um crime é sempre um crime, mesmo que tenha atenuantes.
13 Junho, 2018 at 0:12
https://www.youtube.com/watch?v=5ESsabHvfr0
What the fuck, stop talking to me
You took sides against me and my family
Get the hell out of my face
This is the end, my friend
You’re gonna burn for this
I cast a spell on you
The most evil spell on you
No one will ever love you again
You’re gonna die alone
In fear
You fucking coward, beg like a dog
Face down in the mud
Come and get what you deserve
Everlasting punishment
I cast a spell on you
I cast a spell on you
The most evil spell on you
No one will ever love you again
You’re gonna die alone
You’re gonna burn in hell
Go!
Burn for this
I cast a spell on you
The most evil spell on you
No one will ever love you again
You’re gonna die alone
You’re gonna burn in hell
It will haunt you every night
Until the end
It will haunt you
Until the end
13 Junho, 2018 at 1:48
Só li o titulo da crónica e bastou..
Formámos Merdas de Homens. Não pensam pela sua cabeça. Não acredito que sejam assim tão merda… Recuso-me! Deve haver alguem mais a querer lucrar com o seu jeito “para a bola”. Mas eles foram atrás.. Merdas de homens! Desde o Patricio até ao anão..!
Tenho a minha opinião sobre o Bruno de Carvalho e sobre o ataque à Academia. Não é para aqui chamada, a minha opinião. Falo de gajos que respeitava (tirando o palhaço do Fernandes). Os futebolistas da equipa principal do Sporting Clube de Portugal, deveriam estar protegidos contra marginais (para não se repetir a invasão que os sócios do benfica invadiram alcochete e não houve modo de impedir. Só reagir!).
Espero sinceramente, que Patricio, Podence, Carvalho, Gelson e o coiso fernandes, nunca, mas NUNCA mais possam viver uma vida tranquila em Portugal. Haverá sempre alguem a lembrar a MERDA de homens que são!
Não esquecerei!
13 Junho, 2018 at 1:56
Mais uma coisa a todos.
Pedra no assunto! Partimos para outra. O Sporting é o nosso grande AMOR!!