Sou sportinguista desde que me conheço. Comecei a ir ao futebol com o meu pai tinha 4 ou 5 anos e mais tarde tive a oportunidade de acompanhar um meu tio que passava os dias no velho Alvalade e cada visita ao estádio ou antigo pavilhão era uma alegria. Decorei o nome dos jogadores de futebol e das modalidades, comprei os seus cromos e quando não havia cola cheguei a colá-los com farinha e agua. Eram para mim referências.
Fiz noitada para ver o Carlos Lopes a ganhar a primeira medalha olímpica de Portugal, fui disparado para o estádio quando vencemos o Salgueiros e voltámos a ser campeões ao fim de 18 anos. Chorei com a perda em casa da taça uefa e vi o Sporting perder injustamente alguns campeonatos, mas em todas as situações sempre senti orgulho em ser do Sporting e nos seus jogadores, mesmo não ganhando no futebol tanto como outros clubes.
Ser do Sporting para mim não são só as vitorias e acredito que para todos os sportinguistas esse valor não é o mais relevante e é também isso que nos diferencia. Só isso explica o número de adeptos que todos os anos se predispõem a acreditar que é desta e todos os jovens que nunca tendo visto o Sporting ser campeão em futebol são fiéis defensores dos pergaminhos do clube.
Nunca antes escrevi sobre o Sporting. Limito-me às discussões entre amigos sportinguistas e adeptos de outros clubes e que são o verdadeiro sal do desporto. A rivalidade leal apimentada com as picardias naturais, educadas e saudáveis entre amigos. Estas picardias fazem parte da própria amizade. Quantos de nós não temos os tais amigos que gostamos de picar e que se fossem todos do Sporting isto não tinha graça nenhuma.
Hoje sinto-me triste como nunca me senti. Sinto que parte importante de mim morreu.
Não… não foi o Sporting. Esse mais dirigente menos dirigente, mais paineleiro menos paineleiro, mais jogador menos jogador, continuará, cairá mas voltará a levantar-se, não sei é se com adeptos diferentes no seu sportinguismo. Diferentes na forma como encaram dirigentes, potenciais dirigentes, jogadores e comunicação social.
Sinto-me triste porque pela primeira vez não quero saber mais noticias do Sporting pois magoam-me, não quero saber da seleção pois vou ver caras que não quero ver, não quero saber do futebol pois as noticias fazem com que tenha deixado de acreditar que é uma atividade em que ganha sempre o melhor e não quero ver televisão pois sinto que estou a ver um circo montado para me magoar propositadamente.
Poderia dizer que comecei a sentir este desalento quando do ataque à academia mas não. Começou quando do nada o Presidente Bruno Carvalho faz uma chantagem aos sócios por uma assembleia geral que não compreendi a relevância e me pareceu um disparar para onde não se podia (para os próprios sócios).
Seguidamente veio o post de Madrid. Aqui fiquei dividido. Contestei a falta de tacto do presidente no que escreve mas não aceito de forma alguma a resposta dos jogadores. Fica claro que a relação está podre mas para mim dirigentes e jogadores passam o que me interessa é que os interesses do clube estejam a ser salvaguardados. Começo a sentir-me a acreditar numa cabala quando vejo uma atitude estranha no jogo com o Benfica que depois é consolidada pela negativa na Madeira…. E começa a loucura que vai descambar no ataque à Academia.
Vejo com uma tristeza enorme desde essa data tudo a falar do Sporting pelas piores razões e compreendo que o assunto é notícia. Não compreendo no entanto uma coisa. Os jogadores foram obviamente vítimas mas até esta data há um facto que não vejo ninguém falar, não foram só os jogadores as vitimas, o Sporting, seus sócios e adeptos foram igualmente vitimas. Pergunto-me… ouviram neste mês alguém sportinguista ou não dizer isto ou pelo contrário passa-se a imagem de que os jogadores foram vítimas e o Sporting culpado. Não havendo nenhuma informação até à data de intervenção de alguém representante do Sporting no ataque, o Sporting instituição é vítima.
Agora vem a parte pior…. O Sporting foi vítima de um ataque às suas instalações e aos seus ativos e os jogadores respondem atacando novamente o Sporting e os seus adeptos. Isto não faz de todos nós vitimas dos inconscientes que atacaram as nossas instalações e vitimas dos jogadores? Será que isto não é claro? Somos duplamente vítimas!
Têm todos noção (Jogadores, dirigentes, comentadores nas televisões) do mal que estão a fazer aos adeptos do Sporting e aos adeptos de futebol? Olhamos para a comunicação social e vemos sportinguistas a defender a rescisão dos jogadores (para atacar o presidente) e a pôr em causa os interesses do Sporting. Ataquem o presidente à vontade, não é preciso procurar muito para encontrar argumentos, mas atacarem o Sporting somente porque a sua raiva ao presidente é maior que o amor ao Sporting não percebo.
Dirigentes e antigos dirigentes a cortar a eito, a culpa é de uns, a culpa é de outros…. Ninguém pára para pensar no Sporting. Quero lá saber de quem é a culpa. Parem com isto! Não se consegue ver um lado bom e outro mau, só se vê lados maus. Onde é que há uma alternativa credível? De um lado um imprevidente que não tem qualquer tacto na gestão de pessoas e de outro um conjunto de wannabes que querem é espaço público televisivo e queimar a imagem do outro o mais que podem. Como comentadores do Sporting nas televisões só aparecem figuras que ninguém conhecia até há duas ou três semanas ou jogadores que já no passado trocaram o Sporting por outro clube pela porta pequena e que não querem saber do Sporting para nada, só querem dizer mal do presidente.
Ok digam o que quiserem do presidente, mas dizerem que os jogadores são uns coitadinhos e que do outro lado está o diabo é comer gelados com a testar e gozar com a inteligência alheia. De um lado está um presidente em total desorientação e do outro jogadores oportunistas que não se importam com o dano causado à instituição desde que sintam que vão ter um bom contrato noutro lado. Não estão a rescindir com o presidente, estão a rescindir com o Sporting.
Os comentadores ditos independentes não estão a perceber a dimensão do que está a acontecer. A raiva ao presidente do Sporting é tal (e em alguns casos com razão pois foram atacados de uma forma pessoal) que se esquecem que estão a dar uma facada no seu próprio ganha pão. Se como me está a acontecer a mim alguns milhares de outros sportinguistas virem morrer o seu interesse pelo futebol, vão desaparecer shares, vendas de jornais,… e o seu papel esmorece pois só valem pelas pessoas que se dispõem a ouvir a sua opinião. Os comentadores de outros clubes compreendo melhor. A parte emocional está treinada para a picardia e aproveitam para cavalgar a onda. Esquecem no entanto que o campeonato português já é por sí só desinteressante com somente 3 equipas a que se toma atenção. Se passarem a ser 2 e 1/3 dos adeptos do futebol nem quiserem saber do que se passa. As suas vitorias manterão a mesma relevância?. Será interessante após uma vitoria encontrar-se um amigo que genuinamente nem quer saber, em que estarem a dizer que ganharam o campeonato de futebol ou um concurso de tricot dá igual.
No meio disto tudo a grande facada na minha visão do futebol veio dos jogadores. Foram vítimas mas tornaram-nos duplamente vitimas. Pode-se dizer “mas deram muito ao sporting” sim, em alguns casos fizeram o seu trabalho com profissionalismo, de nenhum posso dizer que deu mais que isso. “Ahh mas o Rui Patrício deu muitos pontos ao Sporting”, pois deu, mas se o Sporting não tivesse tido Rui Patricio teria jogado sem guarda-redes? Ou estaria lá outro que também teria dado pontos e perdido pontos como o Rui Patrício (engraçado como só escrever o nome me irrita). O Sporting deu ao Rui Patrício a oportunidade, ele teve a capacidade de a aproveitar mas se calhar se outro a tivesse tido também a teria aproveitado e se calhar o Rui Patrício era hoje um empregado de Call Center. O mesmo vale para todos os outros formados na Academia. O Bas Dost marcou muitos golos sim. Mas foi o Sporting que lhe deu a oportunidade, se não a tivesse tido poderia estar a aquecer um banco de suplentes por esse mundo fora. O mesmo vale para o Bruno Fernandes.
Uma coisa aprendi com estas rescisões. Ídolos só quando terminam a carreira e não têm como nos desiludir. Aos jogadores que rescindiram com o Sporting causando danos de extensões ainda não avaliáveis na sua plenitude só desejo que no resto da sua vida tenham todos os dias a paga pelo que me fizeram a mim e aos outros sócios e adeptos de Sporting. Que as suas mulheres, amigos e companheiros de trabalho sejam tão leais nos momentos difíceis como eles o foram.
Hoje estava a ver as tristes notícias no meu telemóvel e a minha filha pediu-me o telemóvel pois queria ver uns vídeos de desenhos animados no youtube. Estava na Tasca a ler comentários e ela viu o símbolo do Sporting. Ela para me agradar disse na sua ingenuidade “Também gosto muito do Sporting” e eu senti uma tristeza enorme e disse em voz alta o que pensei “não é a altura certa para gostares do Sporting”, ela ainda não tem idade para compreender e disse “o que?” e eu senti uma sensação que nunca tinha sentido, por um lado não consigo deixar de amar o Sporting, por outro não quero que ela nunca sofra como eu sofri hoje com as rescisões dos jogadores.
Imagino outros sócios e adeptos com filhos maiores e com camisolas, cromos, livros e posters dos seus jogadores. Deve ser um pesadelo explicar-lhes e uma quantidade de coisas que só se quer é deitar ao lixo.
O que desejo é que todos parem para pensar que acima deles está o Sporting, que o presidente perceba que tem de dar a voz aos sócios pois apesar de ter sido eleito legitimamente as condições mudaram e tem de voltar a ser legitimado se quiser continuar.
Quero que a mesa da assembleia geral que acabe com guerras procure pontes de dialogo com o CD e garanta que são marcadas eleições em que todos se podem candidatar e que até à sua realização o CD se mantem em funções para garantir que se pode preparar dentro do possível a nova época. Quero que quem quer que seja que dê seguimento nos tribunais à contestação da justa causa dos jogadores que não se ponha a fazer maus acordos com a desculpa que foi o melhor que pode fazer pois a anterior direção fez tudo mal. Quero que os interesses do Sporting sejam protegidos até às últimas consequências mesmo que isso demore mais tempo e dê mais trabalho. Quero que este caso seja levado às instancias internacionais, se for um novo caso Bosman nos contratos que o seja.
Estas serão provavelmente as primeiras e ultimas linhas que alguma vez escreverei sobre o Sporting, faço-o em desabafo e para a minha própria organização de ideias. Estou aqui sentado no computador a escrever como se estivesse a falar comigo mesmo. Como a Tasca é dos poucos espaços em que vejo diferentes opiniões em debate sem que haja uma orientação que procure toldar o discurso opto por lhe enviar o texto como forma de enviar uma mensagem aos sportinguistas: nunca se sintam sós! Estamos todos a viver o mesmo!
ESTE POST É DA AUTORIA DE… Luís Magalhães
*às quartas, a cozinha da Tasca abre-se a todos os que a frequentam. Para te candidatares a servir estes Leões, basta estares preparado para as palmas ou para as cuspidelas. E enviares um e-mail com o teu texto para [email protected]
13 Junho, 2018 at 16:49
Excelente post, Luís, com o qual me identifico.
SL
13 Junho, 2018 at 17:20
+1
13 Junho, 2018 at 17:36
+1
13 Junho, 2018 at 18:31
+1
13 Junho, 2018 at 19:23
+1
13 Junho, 2018 at 21:23
ENORME POST !!
13 Junho, 2018 at 16:54
+1
13 Junho, 2018 at 16:54
Quantos sportinguistas têm pedido precisamente o que Luís Magalhães tão assertivamente reivindica? Quantos de nós sentimos a dor de não nos reconhecermos naquilo que tem sido o Sporting destes últimos meses?
Chega de tapar o sol com a peneira. Chega de esgrimir argumentos jurídicos como se estivéssemos num tribunal. Chega de fugir à prestação de contas com uma presunção de normalidade absolutamente falsa. Há que proteger o Sporting Clube de Portugal. Já se perdeu demasiado tempo.
Chega de martelar teclas. Chega de dar abébias aos nossos rivais. O que mais é preciso?
13 Junho, 2018 at 17:50
1000 votos.
Acredito que nem o dinheiro será necessário.
13 Junho, 2018 at 16:58
Identifico-me 100% com este post!
SL
13 Junho, 2018 at 17:02
“Quero que a mesa da assembleia geral que acabe com guerras procure pontes de dialogo com o CD e garanta que são marcadas eleições em que todos se podem candidatar e que até à sua realização o CD se mantem em funções para garantir que se pode preparar dentro do possível a nova época.”
Como as coisas estão, esse cenário é impossível (CD em funções até eleições).
13 Junho, 2018 at 17:45
Quando uma das partes, aquela que manda(va) na parte das eleições, exige a demissão ou uma AG de destituição e entretanto vai preparando comissões para governar o clube por 2 ou 6 meses é impossível qualquer ponte de dialogo.
Se não foi por má fé, alguém consegue explicar porque motivo o bombeiro impediu a gravação da reunião?
13 Junho, 2018 at 18:03
”Sigam o rasto do dinheiro”…
13 Junho, 2018 at 18:31
Má fé é o que tu afirmas aqui.
A 1ª proposta mantinha o CD em funções até eleições que poderiam ser SÓ em Setembro…
13 Junho, 2018 at 18:50
A primeira proposta de quem. Daquele que se demitiu e depois já não se tinha demitido. Aquele que não permite a gravação de reuniões? Aquele que não marcou a eleições para os órgãos que se demitiram? Aquele cujo consenso era demissão ou destituição.
Uma honestidade POLITICA a toda a prova, já vi políticos a prometer mais.
A possibilidade de recandidatura foi, é uma artimanha para enganar tolos, se em poucos dias já determinaram uma suspensão, em pelo menos 2 meses mas que pode ir aos seis, de certeza que até o expulsão de Portugal.
13 Junho, 2018 at 17:05
“Ela para me agradar disse na sua ingenuidade “Também gosto muito do Sporting”
Também é o meu dia a dia, caro Luís.
Concordo em tudo o que diz… Letra por letra. Obrigado por isto!
13 Junho, 2018 at 17:06
1000% de acordo. Tenho 2 filhos e incutilhes o amar o sporting agora sinto que os enganei
13 Junho, 2018 at 17:15
Identifico-me bastante com este texto que demonstra bem a essência dum normal adepto do Sporting Clube de Portugal.
SL
13 Junho, 2018 at 17:22
Mas agora há adeptos normais e os outros???
Então não éramos todos Sportinguistas???
Ui…
13 Junho, 2018 at 17:48
Só quando dá jeito.
13 Junho, 2018 at 18:12
normal és tu que achas que só podes votar quando te deixam, só podes falar quando te deixam, só podes participar quando te deixam.
13 Junho, 2018 at 18:55
nao amigo eu votei quando foi para votar
falo sempre que me apetecer
e participo quando posso
De momento o normal para mim, é defender o meu voto e o dos outros 85% que votaram como eu.
13 Junho, 2018 at 18:36
Não te vi indignado contra o uso do termo sportingados. Aliás, tu até apoiavas isso!
Tu, e outros, meu caro, caíram que nem patinhos porque era mais que óbvio que alguns viriam aqui contestar isto – com alguma razão. 😉
De qualquer maneira, meu caro, “anormais” há em todo o lado e alguém que acha que está tudo bem e que vamos no caminho certo NUNCA poderá ser um sportinguista normal!
SL
13 Junho, 2018 at 20:54
Já ouvi alguém a falar em “sportingados”….
SL
14 Junho, 2018 at 9:18
Os outros, os não normais, são aqueles que invadiram a Academia e que provocaram um prejuizo financeiro e desportivo de uma dimensão dificil de avaliar neste momento. Este texto tem tudo a ver comigo…
13 Junho, 2018 at 17:18
Boas Tardes, Caros Tasqueiros.
A meu ver, a situação é mais complicada do que possa parecer.
Existirão quatro posições possíveis:
1- Bruno de Carvalho encontra-se (amplamente) legitimado, tem um mandato para cumprir e não há motivo para qualquer demissão/eleições;
2- A situação deve ser clarificada devolvendo o poder de decisão aos sócios, mediante novas eleições.
Pelo que Bruno de Carvalho se deveria demitir;
3- A situação deve ser clarificada devolvendo o poder de decisão aos sócios, mediante novas eleições.
Pelo que se Bruno de Carvalho não se demite, deverá ser destituído em AG;
4- A situação deve ser clarificada devolvendo o poder de decisão aos sócios, mediante novas eleições.
Bruno de Carvalho não deverá poder recandidatar-se, por ter revelado ineptidão para o exercício de funções.
Atento isto, não vejo como se resolver “amigavelmente” a presente situação.
Que não seja através da via judicial.
Deixo aqui a minha posição (vale o que vale!): a responsabilidade-mor desta situação é da actual Direcção.
Quer se queira quer não, foi no comando desta Direcção que os nosso jogadores foram agredidos na nossa “casa” e onde se assistiu à debandada do nosso plantel.
Acredito na responsabilização institucional.
Ainda para mais quando vejo imensa culpa da Direcção em tudo o que se tem passado.
Pelo que apoio a posição nº 4.
Sempre acreditei que o Sporting e os Sportinguistas eram “diferentes”. Que se moviam por valores ligados ao desporto, à competição, à elevação. Quando não tínhamos Presidentes “profissionais”. Quando os nossos jogadores se destacavam pelo esforço em campo. Os tempos de João Rocha e Manuel Fernandes.
Provavelmente estarei velho. Serei saudosista. Ingénuo.
Mas não me revejo nestas pessoas. E nem nestes (ex) atletas.
SL
13 Junho, 2018 at 17:23
Não concordo com 75% deste texto mas fizeste um excelente elenco de pontos (no caso esses 4).
Acho que é muito isso que está em jogo.
13 Junho, 2018 at 17:24
Não deverá poder recandidatar-se?!
Se cometeu algum crime sim. Se não não te entendo…
Z
13 Junho, 2018 at 17:43
Caro Zandonaide,
Da mesma forma que, para mim, era impensável que Godinho Lopes se recandidatasse em 2013…
SL
13 Junho, 2018 at 18:55
Posso saber que é o teu candidato em 2018?
Z
13 Junho, 2018 at 17:27
Não pode recandidatar-se ??
Um democrata, sim Sr. .
13 Junho, 2018 at 17:36
É lindo não é?
Z
13 Junho, 2018 at 17:43
Não percebo como ainda há gente que defende estes tipos de atuação.
Não gostam de BdC?
Neste momento eu também não, estou farto , mas defender um golpe palaciano, um golpe de estado?
Nunca.
13 Junho, 2018 at 18:39
O Marcelo Caetano concorda contigo…
13 Junho, 2018 at 19:05
“A desonestidade das pessoas não tem limites…”
13 Junho, 2018 at 19:28
E o Godinho também.
13 Junho, 2018 at 19:44
Pensava que com o God(z)Inho tinham sido os sócios através de uma AG onde se arranjou os 1000 votos e as condições para essa acontecer.
Afinal não.
Sempre a aprender.
13 Junho, 2018 at 17:37
Acho um escalonamento de possibilidades assertivo em que, naturalmente, cada sócio encontrará a sua sensibilidade individual.
Pessoalmente, penso que estes órgãos sociais estão completamente exauridos de legitimidade. O que se tem passado tem sido demasiado grave e não há justificação para que não se submetam ao escrutínio dos associados (o empréstimo obrigacionista e a reestruturação financeira não se podem substituir à normalização do clube).
Agora, também, não alinho nesta situação de suspensões e providências cautelares para a frente e para trás. bdc deve ter oportunidade de manter-se em funções até célere realização de eleições (curiosamente na mesmíssima medida que jms deve estar à frente da mag).
Entrou-se num braço de ferro em que o Sporting é o principal prejudicado. E não vejo nenhum dirigente fazer notar isso. Estão à espera do clube ficar ingovernável para ir a eleições? Os danos aí serão irreparáveis (se o não são já agora…).
13 Junho, 2018 at 18:41
Quais EOs e RF? Os que estão parados porque a CMVM se recusa a dar o ok neste caos?
13 Junho, 2018 at 18:52
O bombeiro resolve.
13 Junho, 2018 at 17:52
O ponto 4 é digno de uma “democracia” Russa.
Àhhh BdC seu ditador malvado.
13 Junho, 2018 at 17:54
Caríssimo Livramento
Não quero discutir se o Presidente Bruno Colhoes D’asso tem ou não competência ou apetência para o cargo.
Mas num país em que o ex-Presidiário Isaltino tem o direito a candidatar-se a uma autarquia que comprovadamente delapidou de modo criminoso… todos iguais, direitos iguais.
Como não aceito o conceito de “votar bem ou mal” (aqui o próprio BdC diverge), os sócios que votem, que façam a sua escolha, e vivam com ela.
No final, como a democracia é mais do que um dia nas urnas, por cá estaremos todos, indivíduos e organizações, a legitimar e controlar a Direcção eleita, seja ela qual for.
13 Junho, 2018 at 18:00
Caro Nuno, o Crente em Jesus,
A alternativa será aguardar pelo que os Tribunais decidem. E, ou muito me engano, ou a vigorar a tese da MAG quanto à legalidade dos órgãos sociais, Bruno de Carvalho muito provavelmente será – entre outros – exonerado de sócio. O que trará o mesmo resultado quanto à possibilidade de se recandidatar.
Obviamente o SCP pertence aos sócios. E se os sócios entenderem voltar a entregar os destinos do Clube a BdC, bem, o problema é que isso não será só problema de todos os que votarem nesse sentido, mas infelizmente de todos nós…
SL
13 Junho, 2018 at 18:14
FUCK…li mesmo bem????????????
”Obviamente o SCP pertence aos sócios. E se os sócios entenderem voltar a entregar os destinos do Clube a BdC, bem, o problema é que isso não será só problema de todos os que votarem nesse sentido, mas infelizmente de todos nós…”
O problema é não saberes viver em democracia, esse é que é o problema, teu e de muitos…
13 Junho, 2018 at 18:24
Tambem tive reler mas parece que temos alguem aqui que vive mal com a democracia !!!
13 Junho, 2018 at 18:35
Deixe lá, ele é dos que foi surpreendido pela geringonça e desde aí nunca mais parou de baralhar desejos com realidades…
13 Junho, 2018 at 18:47
A desonestidade das pessoas não tem limites…
O que está escrito, transcrevendo para outro patamar, é algo do género…
“E se os eleitores entenderem voltar a entregar os destinos do País a Sócrates, bem, o problema é que isso não será só problema de todos os que votarem nesse sentido, mas infelizmente de todos nós…”
Como se viu!
Burros do c@r@lho!
Até se pode não concordar com isto, agora não perceber o que esta frase diz, é burrice mesmo. Não pode ser outra coisa!
E, antes que venham com merdinhas, eu não estou a dizer que concordo ou deixo de concordar mas simplesmente a dizer que é este o sentido da frase, que para o autor faz sentido.
14 Junho, 2018 at 2:59
Verticalidade
13 Junho, 2018 at 22:48
Qual a novidade?
Apartir de 1995 o SCP era um feudo…alguma vez esta gente vive em democracia? Estás a esquecer-te que mta desta casta se pudesse punha o gajo que caiu da cadeira no poder?
13 Junho, 2018 at 19:21
É só impressão minha ou os pontos 3 e 4 são a mesmíssima coisa?
Este facto denuncia imediatamente não só a parcialidade do autor como entra com ambos os pés no território do “wishfull thinking”…
13 Junho, 2018 at 19:21
Grande democrata este Livramento…
Ainda antes de existir qualquer prova ou condenação, o homem já é um proscrito.
Já agora, o que acha que acontecerá ao Sporting quando alguém disser que BdC não se pode recandidatar num cenário de novas eleições?
13 Junho, 2018 at 19:44
Falta 1 nestes pontos… convocar eleiçoes para os orgaos demissionários… ah espera ja foi feito dia 21 de julho.
Isto sim é cumprir os estatutos, nao é andar com pedidos para demitir-se o CD
13 Junho, 2018 at 17:28
Muito bom o texto, concordo em absoluto com tudo.
13 Junho, 2018 at 17:32
Muito perto da minha opinião e muito bom texto.
13 Junho, 2018 at 17:33
Se formos todos às duas AG´s. De forma pacifica e massiva e tendo em conta aquilo que acreditamos ser o melhor para o Sporting, sejamos a favor ou contra A, B ou C, ambas as AG´s terão o mesmo sentido de voto/opinião em relação ao futuro próximo do clube e começará ai na minha opinião o fim desta crise.
13 Junho, 2018 at 18:02
A questão é que quem apoia BdC vai às AGs de dia 17 e a de 21/07 (acho que é nesta data), quem é contra BdC vai à do dia 23/06. E aí vão ser votações opostas o que vai deixar tudo na mesma…
13 Junho, 2018 at 18:15
Há que ir às três e ganhar também a última. Mas. tal como sempre fizeram, apoiando-se nos rabolhos continuarão a fazer chinfrim e a tentar boicotar tudo (a começar pela vitória do Sporting no camp. de Futsal até à Defesa do Clube com estas rescisões vergonhosas).
13 Junho, 2018 at 17:36
Revejo-me em tanta coisa…
Os cromos que vinham embrulhados em rebuçados.
O jogo no Vidal Pinheiro visto no campo de treinos de Alvalade.
A camisola com o autógrafo do Patrício, troféu ganho pela minha filha aquando da minha viagem a Budapeste para acompanhar a equipa no jogo com o Videoton.
A propósito, sempre comentei, não é de agora, que se o Beto tem tido as oportunidades do Patrício, nunca teria havido Patrício.
O Carlos Lopes… e o Mamede uma semana antes.
O Orgulho em ser do Sporting. Nas vitórias e nas derrotas.
O Orgulho no Clube que renasceu das cinzas.
O Orgulho que mantenho no Clube que, por muito que tentem pô-lo de rastos, vai vai continuar a ser MUITO grande.
Porque nestes dias aprendi que o lema do nosso Clube pode-se adequar aos jogadores, mas adequa-se ainda muito mais a nós sócios e adeptos, de quem todo o Esforço, Dedicação e Devoção têm como finalidade APENAS a Glória de pertencermos a esta Enorme Instituição.
13 Junho, 2018 at 17:40
Os desabafos são importantes, mas neste momento é preciso AGIR!
13 Junho, 2018 at 17:42
BdC está legitimado nas urnas, não faz sentido haver eleições apenas por pressão dos media e ambiente tenso (que é palpável não estou a negar).
O que deveria ter sido feito, com JMS ainda investido de alguma credibilidade era uma AG de destituição com apresentação de nota de culpa, processo disciplinar e possibilidade do CD se defender.
Sinceramente, agora não sei como podemos resolver isso. Talvez com uma AG pedida pelos sócios através dos tais 1000 votos.
Declaração de interesses: pesando os prós e os contras continuo a apoiar BdC. Acho que está muito fragilidade, fez inúmeras coisas erradas e prejudiciais ao Sporting neste processo mas tenho muito receio das alternativas por aí e de manobras secretas (Holdimo, etc) obscuras.
13 Junho, 2018 at 18:18
Pressão dos media? Ambiente tenso? É esse o Sporting destes últimos meses? Consegue afirmar isso sem se rir? Ou é anormal, ou está a gozar com o clube.
É extraordinário como nasceu esta nova clique de croquetes. Tudo é normal, tudo é permitido. Exigência máxima, mas só com os outros…
13 Junho, 2018 at 18:21
Não percebi nada.
13 Junho, 2018 at 22:51
É normal não perceberes nada. É a retórica e plano dos ladrões, mandar poeira para o ar, criar confusão e falsa informação.
13 Junho, 2018 at 17:43
Continuam os espadachins a vomitarem comunicados !
Foi o CD e agora JMS !
continuem a medir pilinhas e a f…. o SCP !
13 Junho, 2018 at 17:50
Infelizmente, somos poucos os que percebemos que isso é a grande questão. 🙁
13 Junho, 2018 at 18:49
Tenho de concordar contigo… 🙁
13 Junho, 2018 at 17:45
Ha o gato de schrodinger…
…agora existem as assinaturas de schrodinger!
Um gajo abre a caixa e nunca sabe se as assinaturas estão lá ou não!
13 Junho, 2018 at 17:49
Boa caricatura!
SL
13 Junho, 2018 at 18:14
isto é mais o princípio da incerteza…
13 Junho, 2018 at 18:16
é como as assinaturas dizem que existem mas não se tem a certeza.
13 Junho, 2018 at 18:21
era fácil ter a certeza, era só querer…
13 Junho, 2018 at 18:22
eu quero, tu queres, ele não quer, nás queremos, vós quereis, eles não querem…
13 Junho, 2018 at 18:29
Parabens tens o sexto ano!
E mesmo assim nao entendes porque nao aparecem as assinaturas…
13 Junho, 2018 at 18:59
As assinaturas não aparecem porque como disse aqui há um ou dois dias um alegado signatário das mesmas, não querem fornecer cópias dos cartões de cidadão e de sócio com medo de serem perseguidos pelo papão Bruno!
Se fossem 10 tipos com 100 votos cada ainda engolia a paranóia mas tratando-se no mínimo dumas poucas centenas o argumento, além de ridículo, torna-se obviamente falso!
Enfim, irracionalidades…
13 Junho, 2018 at 19:14
Quem nao quer mostrar o cartão de cidadão nao assina. Simples
Isso nem de desculpa serve quando vai votar tambem tem medo de mostrar o cartao de eleitor?
Nao teem assinaturas nenhumas
Não passa de bluff assim como a demissao de JMS nao passou de um Bluff
13 Junho, 2018 at 18:01
Caros Sportinguistas
Ao ler o past do nosso consócio Luís Magalhães, pensei que era eu que o tinha escrito ( embora sem a sua clarividência)
Sinto exactamente o mesmo.
Venho todos os dias beber um copo à tasca.
Acredito que todos que aqui opinam, são tão ou mais Sportinguistas do que eu.
Em 40 anos, ganhámos 04 campeonatos de futebol profissional masculino, ou seja 01 por cada 10 anos.
A culpa é dos sócios?
Quem é que tem aguentado com tudo?
Foram os jogadores, ou fomos Nós?
Do que aqui tenho lido, inclusive de , suponho juristas, para a mesma questão, há opiniões diametralmente opostas.
Não é possível chegar a bom porto, através de uma mera troca de pontos de vista.
Como Sócio do Nosso Grande Clube, só vejo um caminho para desembaraçar este novelo. A nossa única arma, o voto.
Marquem as assembleias que quiserem. Seja para aprovação do orçamento, seja para eleição da MAG, do CFD, ou para destituição do CD.
Não me interessa que sejam marcadas pela MAG transitória, pela MAG demissionária, pela Holdimo, pelo Dr. Ricciardi ou pelo Nosso Grande Paulinho.
Irei a todas, com a minha única arma, o voto, pois o seguro morreu de velho.
Como diz o povo, decisão de juíz é como coice de mula, nunca se sabe para que lado vai.
É como diz a canção: EU VOU LÁ ESTAR
VIVA O SCP
13 Junho, 2018 at 18:07
Mas querias uma AG organizada pela Holdimo e pelo “Dr.” Ricciardi? (ia ser pior do que as eleições num país do 3º mundo, estaria tudo viciado)
A questão também passa por aí, quem organiza as eleições.
Esse ponto não pode ser despiciendo.
13 Junho, 2018 at 18:41
os sócios do Sporting , os genuinos os que pensam no Sporting , têm que comparecer em massa ás AG(s) marcadas com legitimidade mais ou menos defenida mas têm de fazer esse esforço pelo Sporting , parece claro que á uma fação de Sportinguistas que parece estar bem organizada pelo que a mobilização dos sócios ( por mais desmotivados que estejam … e se estão !!) é fundamental ! não confiem o vosso voto em ninguém ! S.L.
13 Junho, 2018 at 18:08
Espero que haja eleições a breve trecho (o q sp defendi ), que BdC se possa candidatar (não concebo outra hipótese) e que perca (porque acho que hoje, e por culpa maioritariamente sua, é mais um problema do que uma solução).
Se concorrer e vencer, parabéns. É a democracia.
13 Junho, 2018 at 19:50
Ha eleiçoes marcadas para os orgaos demissionarios sia 21 julho, cumprindo o que dizem os estatutos… agora fazer eleicoes para um orgao em funcoes que é o CD para quê?
13 Junho, 2018 at 18:13
Grande texto.
Poucos se preocupam com o Sporting, cada um para o seu lado.
Eleições já nao poderia ser ,temos uma pre epoca à porta.
Ha muito interesse por tras, holdimo empresarios, ex dirigentes que perderam o tacho… nao darão paz ao Sporting, infelizmente.
Mas a solução tu deste: marcar eleições para breve,depois da epoca começar.
Pode mt bem ser a solução…
Se não fosse o dinheiro,os jogadores teriam a oportunidade de voltar e o BdC saía, mas eles tb não querem saber do Sporting….
O Sporting é o mais lesado no meio de tudo isto.
Abraço
13 Junho, 2018 at 18:13
Obrigado Luis Magalhães por ter escrito muito daquilo que nós sentimos.
13 Junho, 2018 at 18:14
Muito bom texto!
13 Junho, 2018 at 18:17
“Mascarenhas confirma que contactou os núcleos para apoiarem a AGE de 23…”
13 Junho, 2018 at 18:20
Off
Para nao dispersar por posts
Por favor quem quer está direcção veja o meu comentário no post anterior
Urge fazermos nos valer
13 Junho, 2018 at 18:35
mais uma AG !!
13 Junho, 2018 at 18:20
Obrigado Luís, também estou assim…
ainda só consegui dizer à minha filha “O Sporting está a passar mal, não está bem…”
13 Junho, 2018 at 18:33
BdC para resolver isto só tem de fazer uma coisa:
Alugar a ponte 25 de Abril e convocar os socios para uma Feijoada, com talheres de prata.
Passava a ter 100% dos votos.
13 Junho, 2018 at 18:44
Não seria isso que me levaria a votar, mas outras razões …(é que não posso comer feijão…!)
SL
13 Junho, 2018 at 18:51
😀
SL
13 Junho, 2018 at 18:39
Ta renhido…
BdC perdeu um %
http://prntscr.com/jukwhi
84% Pro BdC
16% Anti
598 votantes
13 Junho, 2018 at 18:50
😀 😀 😀
13 Junho, 2018 at 18:57
ta quase falta so 35 %…
😀
13 Junho, 2018 at 19:00
Onde decorre essa votação
13 Junho, 2018 at 18:40
Amanhã vai ser bonito .
Vai toda a gente trabalhar para Alvalade , os que supostamente estão suspensos e os que os suspenderam. E ainda devem lá estar sócios e adeptos das duas facões para ajudar à festa. Nunca mais acaba esta novela para os adeptos poderem dormir uma noite descansados
13 Junho, 2018 at 18:46
Ora nem mais, sou do Sporting desde que me lembro é presença assídua desde os 3, 4 anos e sinto mesmo.
Nojo dos jogadores. A honra e gratidão são valores fundamentais. Não passam de ratos, cobardes e oportunistas.
Quero que a seleção se foda.
Quero que a comunicação social se foda.
Quero que o chamuças se foda. É raro votar, mas a partir de hoje irei votar sempre no adversário que maior ameaça representar para o PS, esse antro de corrupção.
Perdi o interesse pelo futebol. Irei continuar a ir aos jogos. Em casa. Nem mais um euro para a indústria do futebol português.
13 Junho, 2018 at 18:48
O Conselho Diretivo do Sporting fez esta quarta-feira um apelo aos Núcleos “para que não se deixem influenciar” por o que diz ser uma “manobra política” de Bruno Mascarenhas “que visa apenas desestabilizar e aumentar o ruído em torno do Sporting”. Em causa estão mensagens que o comunicado reproduz.
Comunicado
O Conselho Directivo do Sporting Clube de Portugal tomou conhecimento de mensagens que o ex-membro do CD, Bruno Mascarenhas, enviou, a todos, ou a quase todos, os presidentes de Núcleos das capitais de Distrito (imagem em baixo) a apelar a uma ‘revolta’, tentando forçar a realização de uma Assembleia Geral no dia 23, a qual foi liminarmente indeferida pelo Tribunal Administrativo.
O Conselho Directivo do Sporting CP lamenta este tipo de atitudes que em nada salvaguardam os superiores interesses do Clube e apela aos Núcleos para que não se deixem influenciar por mais esta manobra política que visa apenas desestabilizar e aumentar o ruído em torno do Sporting CP
13 Junho, 2018 at 18:49
Obrigado por dizeres aquilo que muitos de nos pensam, alguem devia mostrar isto à corja que se amontoa na com.social, ao BDC, aos jogadores, à mag e à putaqueospariu a todos. Alguem pense no Sporting sff.
13 Junho, 2018 at 18:55
Estão a tentar imprimir um povo, a máfia que governa este país anedótico e uma comunicação social abjecta.
Não se oprime um povo. Se não conseguirem o seu extermínio, este acabará sempre por se revoltar e rolarao cabeças.
13 Junho, 2018 at 18:56
Oprimir.
13 Junho, 2018 at 18:57
Muito bom texto!
Pode haver pontos de vista diferentes, mas há que manter o diálogo
13 Junho, 2018 at 18:57
Mais Lições de Lisura, portanto, depois da intenção confessa de demitir o CD e impedir a sua reeleição com processo ad hominem, que resultaria na exoneração dos putativos candidatos. «Democratas»? Segue o memo para o camarote: https://www.youtube.com/watch?v=OmklmyT8iQw
13 Junho, 2018 at 18:58
Eles estão a não querer BC na direção…agora até é processos disciplinares …não entendo…nós sócios que votámos BC estamos a ser todos gozados….. eleições organizado pelo bando de assalto jms……é churrasquinho pela certa……temos que ir às três assbleias e arrasalos que é para não terem dúvidas, pessoal para mim voltar ao antigamente nunca!
13 Junho, 2018 at 19:00
O gajo da Holdimo deve ter carregado hoje nas ações do SCP!!!
13 Junho, 2018 at 19:16
Normal!
13 Junho, 2018 at 19:01
esta merda tem que nos fazer pensar , e o Sporting pá !! referi que na minha opinião a invasão a Alcochete é o ponto chave e não entendo a desvalorização ou a não valorização do acontecimento por parte do CD , no entanto mesmo que o Sporting esteja por detrás da dita invasão ( o que não acredito ) mas suponhamos que sim !! o que fazem Sportinguistas com voz na cs e alguns com responsabilidades no clube , inclusive o médico principal do clube : á que “gritar” em toda a cs que BdC é o responsável … , que os jogadores têm toda a razão em rescindir !!! mas esta merda faz algum sentido?? a quem se diz Sportinguista? então os srs notáveis se pensassem por um segundo nos interesses do Sporting ( já nem digo os superiores) não se reuniam meia duzia , juntar pelos vistos 200/300 sócios podem chegar para representarem os 1000 votos e no local próprio tirarem tudo a limpo … e claro se dali resulta-se essa vontade avançar-se para eleições eventualmente , mas não seria isto que fazia sentido ?
13 Junho, 2018 at 19:10
Também acho inadmissível que haja sportinguistas a dar razão aos jogadores só para atacar o BdC.
Completamente inadmissível e quem faz isto perde o meu respeito e jamais pode ser candidato ao que quer que seja no clube.
Não vi foi o Varandas a dizer que os jogadores tinham razão para justa causa mas, pronto, isto sou eu que sou português e domino razoavelmente a minha língua. Acredito que quem não a domina tenha ouvido isso e muito mais… Há pessoal que ouviu o Bruno de Carvalho dizer que “o que aconteceu em Alcochete foi chato”, coisa que nunca disse, por isso temos de estar preparados para tudo! 🙂
13 Junho, 2018 at 19:05
Para ajudar, aqui estão as partes dos estatutos importantes, acho eu.
Para mim é tudo claro.
”
Artigo 37° (Cessação do mandato)
1 – O mandato cessa antecipadamente por morte, impossibilidade física, perda da qualidade de sócio, perda de mandato, nos casos previstos no número 2 do artigo 32º e no número 4 do artigo 33º, situação de incompatibilidade, renúncia ou destituição.
2 – Para além das situações expressamente previstas nestes estatutos, constituem causa de cessação do mandato da totalidade dos titulares do respectivo órgão social:
a) quanto ao Conselho Directivo, a cessação do mandato da maioria dos seus membros eleitos;
b) quanto ao Conselho Fiscal e Disciplinar, a cessação do mandato da maioria dos respectivos membros, depois de chamados os suplentes, se os houver, à efectividade;
c) quanto à Mesa da Assembleia Geral, a cessação do mandato dos respectivos Presidente e Vice-Presidente;
d) quanto ao Conselho Leonino, a cessação do mandato da maioria dos Conselheiros eleitos.
3 – Sem prejuízo do regime fixado nos presentes estatutos para os casos de cessação antecipada do mandato, os titulares dos órgãos sociais mantêm-se em funções até à tomada de posse dos sucessores.
Artigo 39° (Renúncia)
1 – A renúncia é apresentada ao Presidente da Mesa da Assembleia Geral, salvo se for este o renunciante, caso em que é apresentada ao Presidente do Conselho Fiscal e Disciplinar.
2 – O efeito da renúncia não depende de aceitação e produz-se no último dia do mês seguinte àquele em que for apresentada, salvo se entretanto se proceder à substituição do renunciante.
3 – Todavia, se a renúncia, individual ou colectiva, constituir causa da cessação do mandato da totalidade dos membros do órgão, a renúncia só produzirá efeito com a tomada de posse dos sucessores, salvo se entretanto for designada a comissão de gestão ou de fiscalização, ou ambas, nos termos dos presentes estatutos.
Artigo 41° (Comissões de gestão e de fiscalização)
1 – Se se verificar causa de cessação de mandato da totalidade dos membros do Conselho Directivo ou do Conselho Fiscal e Disciplinar ou se, convocadas eleições para qualquer daqueles órgãos, não houver candidaturas, pode, no primeiro caso, e deve, no segundo, o ESTATUTOS DO SPORTING CLUBE DE PORTUGAL Presidente da Assembleia Geral designar uma comissão de gestão ou uma comissão de fiscalização, ou ambas, compostas por número ímpar de sócios efectivos com cinco anos de inscrição ininterrupta no Clube, para exercerem as funções que cabem respectivamente ao Conselho Directivo e ao Conselho Fiscal e Disciplinar, e que terão a competência de um ou de outro, conforme for o caso.
2 – Deve, no prazo de seis meses contado da designação da comissão de gestão ou da comissão de fiscalização, ou de ambas ser convocada Assembleia Geral eleitoral para a eleição do Conselho Directivo, do Conselho Fiscal e Disciplinar ou de ambos, conforme for o caso, cessando as funções da comissão que esteja em causa com a tomada de posse dos eleitos.
”
Não sei se me escapou alguma parte importante mas penso que não!
13 Junho, 2018 at 19:09
Texto brilhante, é o que tenho a dizer.
13 Junho, 2018 at 19:11
Zé Verde Holland
13 Junho, 2018 at 18:56
Amigos & Caros Sportinguistas
Vou mencionar algo grave e que ultimamente não sai da minha (de)mente consciência, mas tenho um ligeiro pressentimento de que está organizada pelo famigerados cartéis
EXECUÇÃO PRESIDENTE SCP
Pela pessoa em si e consequentemente afronta de um ilustre desconhecido e comum cidadão ententar de peito aberto confrontar os corredores
ORGANIZADOS SECTORIALMENTE
POLÍTICA
DESPORTIVO
BANCA
CAMORRA
JUDICIAL
Sendo ou não uma proeminência descabida analisando que estão a proletar a
ENCOMENDA
Cada vez mais é necessária a propalada
MILITÂNCIA
TODOS OS QUE QUEREM O BEM
NOSSO
SPORTING CP