O tribunal da Comarca de Lisboa deu razão à providência cautelar interposta por Marta Soares, em que o presidente da Mesa da Assembleia Geral contestava a realização de um encontro geral dos sócios paa substituir os órgãos sociais que manifestaram a sua intenção de deixar as funções. O juiz ordenou a “suspensão imediata” do encontro. A decisão jucial siginifica um duro golpe para as pretensões de Bruno de Carvalho, presidente do Conselho Diretivo do Sporting.
Ainda esta semana, Fernando Correia, porta-voz do clube, garantia que o encontro magno dos sportinguistas ia acontecer. Mas o tribunal, numa decisão conhecida esta quinta-feira, nega essa pretensão a Bruno de Carvalho — e autoriza a PSP a usar “as medidas coercivas que entenda adequadas e necessárias” para garantir que o encontro não se realiza. A Polícia tem legitmidade para impedir fisicamente os dirigentes do Sporting de se reunirem no dia 17 de junho.
O tribunal judicial da Comarca de Lisboa decidiu-se pela “suspensão imediata” das Assembleias Gerais do Sporting Clube de Portugal convocadas pela “Comissão Transitória da Mesa da Assembleia Geral” para o dia 17 de Junho de 2018 e para o dia 21 de Julho de 2018, ambas a decorrer nas instalações do Pavilhão João Rocha.
Mas também diz mais. Na sentença a que o Observador teve acesso, o tribunal ordena “a intimação de todos os requeridos”, entre o próprio clube e vários dirigentes — casos de Elsa Tiago Judas, Bernardo Trindade Barros e Yassin Nadir Nobre –, “a não realizar as Assembleias Gerais referidas na alínea anterior, sob pena de incorrerem na pena aplicável ao crime de desobediência qualificada por infringirem a providência cautelar decretada”.
Ou seja, se Bruno de Carvalho decidir avançar com a realização do encontro, incorre no crime de desobediência. Já o facto de ter sido o presidente do clube — e não a MAG – a convocar o encontro desta semana “viola de forma manifesta a separação de poderes que deve existir” no clube, misturando-se Conselho Diretivo e Assembeia Geral, da qual “dimana o poder e legitimidade do primeiro”.
Na fundamentação da decisão, o tribunal considera que a realização da Assembleia Geral convocada por Bruno de Carvalho representa um risco para os “interesses” do Sporting e pode provocar uma “lesão grave e dificilmente reparável” ao clube “e, consequentemente”, lesar os “direitos de todos os seus sócios”. A realizar-se, o encontro prejudicaria “a referida imagem e reputação” do Sporting, diz o tribunal.
Desde o ataque aos jogadores e equipa técnica na Academia de Alcochete, o Sporting entrou numa guerra interna que, sublinha a sentença, lançou a confusão entre os adeptos. Há Assembleias Gerais nomeadas por diferentes órgãos sociais — num braço de ferro entre Conselho Diretivo e Mesa da Assembleia Geral, cada um tentando afastar o outro de funções.
Neste impasse, o presidente da Mesa da Assembleia Geral (MAG), Jaime Marta Soares (autor da proviência cautelar agora validada pelo tribunal), chegou a manifestar a intenção de se demitir. Aproveitando esse facto, Bruno de Carvalho decidiu nomear uma Comissão Transitória que assumiria as funções da MAG até novas eleições (o que o presidente do clube pretendia concretizar este fim de semana. O problema é que esses dirigentes, como o Observador já tinha avançado, não têm legimidade para exercer funções.
“A nomeação da Comissão Transitória da Mesa da Assembleia Geral foi ilegal, sendo esse órgão inexistente à luz dos estatutos do clube, mantendo-se em funções a Mesa da Assembleia Geral e o respectivo presidente eleitos pelos sócios”.
Traduzindo, Jaime Marta Soares e a MAG a que preside continuam em funções, pelo menos até que sejam substituídos pelos vencedores das próximas eleições que só a própria MAG tem poderes para convocar. Recorde-se que, no meio de todos estes episódios há uma Assembleia Geral convocada pela MAG para dia 23 de junho. Bruno de Carvalho contesta, porém, a validade de um encontro em que deverá votar a “revogação coletiva, com justa causa, do mandato do presidente, vice-presidente e cinco vogais do Conselho Directivo”.
Ainda sobre os órgãos nomeados por Bruno de Carvalho, o tribunal diz que “não se encontra prevista nos estatutos do clube a nomeação de qualquer comissão transitória ou de qualquer outro órgão temporário que assuma as funções da Mesa da Assembleia-Geral ou do respectivo presidente, em caso de cessação do mandato da totalidade dos membros desses órgãos sociais”. E acrescenta “que as referidas Comissões de Gestão e de Fiscalização devem ser designadas pelo Presidente da Mesa da Assembleia Geral e não pelo Conselho Directivo”.
A “mera realização das referidas Assembleias Gerais convocadas ilegalmente pela Comissão Transitória da Mesa da Assembleia Geral criará uma ideia de legalidade paralela, meramente aparente, mas com efeitos práticos” na ação dos adeptos do clube, diz a sentença.
Com a decisão desta quinta-feira, Bruno de Carvalho vê cair a sua Assembleia Geral. Mas o tribunal não se limita a avaliar a convocação do encontro e debruça-se sobre o conteúdo das alterações estatutárias que o presidente do Conselho Diretivo queria pedir aos sócios que votassem. Essas alterações, refere a sentença, “violam os princípios de organização democrática e de equilíbrio institucional”.
O objetivo de Bruno de Carvalho era levar a votos uma proposta de alteração que, na prática, levaria a um reforço dos poderes do presidente do clube. Em concreto, a ideia era a de que, havendo uma demissão por parte dos membros da Mesa da Assembleia Geral, o próprio presidente pudesse nomear uma Comissão Transitória da MAG.
Ora”, conclui agora o tribunal, “se o próprio presidente do Conselho Directivo nomear os membros da Mesa da Assembleia Geral, incluindo o respectivo presidente, ainda que a título temporário, fica irremediavelmente posta em causa a garantia de independência desse órgão, e, consequentemente, poderia o Conselho Directivo condicionar a atividade da Assembleia Geral, ainda que indiretamente, através da nomeação da sua mesa e do seu presidente”.
O facto de ser o próprio presidente do Conselho Diretivo a nomear uma eventual Comissão Transitória “viola de forma manifesta a separação de poderes” interna e estaria ainda posta em causa a legitimidade do presidente da MSG como a “entidade mais representativa do clube”, como estabelecem os estatutos na sua versão atual.
Outra das propostas de alteração previa a possibilidade de, havendo demissões no seio do próprio Conselho Diretivo — e recorde-se que Bruno de Carvalho está a um membro do seu Conselho Diretivo de perder o mandato –, o presidente do clube poder nomear novos dirigentes. “É evidente que se procura limitar a possibilidade de se aplicar a regra de cessação da totalidade dos titulares do Conselho Diretivo”, limitando o escrutínio dos dirigentes por parte dos sócios e evitando “a possibilidade de o Conselho Directivo alguma vez ter de cessar funções automaticamente”.
Conclusão? “As alterações acima referidas aos estatutos, que integram a ordem de trabalhos da Assembleia Geral prevista para o próximo dia 17/06/2018, violam os princípios de organização democrática e de equilíbrio institucional que devem nortear as relações estabelecidas entre o órgão executivo do Clube e o órgão representativo dos sócios.”
14 Junho, 2018 at 20:28
Washie Washie Mendes
Rafael Leão, o próximo ?
Serão 15M ou 25M ?
Huummm…
https://bancada.pt/futebol/grandefutebol/presidente-do-besiktas-critica-talisca-move-se-por-dinheiro
E está aqui a maior verdade de todas.
” Dada a cadência de rescisões, só vão sobrar sportinguistas no Sporting. ”
https://twitter.com/pedroboucherie/status/1007330848411148290
É deixar os ratos ir à vida deles, e que nos deixem em paz.
14 Junho, 2018 at 20:29
Rafael Cabrao
[email protected]
Está publico no Instagram
14 Junho, 2018 at 20:33
Está publico o que? a carta?
14 Junho, 2018 at 20:43
O mail.
14 Junho, 2018 at 20:46
Pumba, deixa-te disso. Vá, vamos sair disto de mãos limpas.
14 Junho, 2018 at 20:53
Não consigo Maria… aguentei todas… menos a da Rafael 🙁
14 Junho, 2018 at 20:49
Já mandei um email ao gajo agadrecer e que vá para os lamps para tera possibiladade de ver um dia um deles .
SL
14 Junho, 2018 at 20:31
Deixar ir à vida deles? E o retorno do dinheiro investido neles? Não pintes as coisas dessa forma porque o momento é bem delicado. Vamos andar mais uns anos a apanhar bonés, porque nem dinheiro tens p ir buscar jogadores
14 Junho, 2018 at 20:34
A pepsi vai acabar !
14 Junho, 2018 at 20:31
Se calha em tribunal darem razão aos jogadores, o Sporting ardeu.
Aguardo esta conferência de imprensa.
14 Junho, 2018 at 21:00
Antes de chegar a tribunal alguns vão pagar as vacas ao dono. Só espero que seja BdC a negociar, não terão vida fácil. A próxima época esta é toda fodida, mas também já estava. Força Inácio, aguenta amigo, estou contigo e agradeço.
Tirando os criminosos de carnide, e o cartel do mendilhões, dificilmente algum clube vai arriscar contratar numa situação de litígio a este nível.
O Nantes já esta a tentar um acordo por um.
14 Junho, 2018 at 21:21
Enganas-te. Aliás, dificil vai ser o mendilhoes conduzir os jogadores para os seus clubes porque a procura nesta situaçao vai ser bem superior ao que imagina. Ele faz o seu guito à mesma, mas por exemplo o Rafael tem mercado no top10 da europa. O Gelson tambem ja é demais para o esquema. Acho que vamos ver uns Barcelonas e uns Chelseas a aparecer em cena.
14 Junho, 2018 at 22:23
Não estou a dizer que não, mas se aparecerem em cena, vão tentar um acordo e espero que tenhamos alguém a negociar que peça 70 a 80% da clausula e pagamento a pronto, caso contrario tribunal.
14 Junho, 2018 at 23:02
O Rafael tem mercado no top 10 porque marcou um golo ao porco?
14 Junho, 2018 at 20:32
A caldeirada foi bem preparada. Os últimos temperos são adicionados no fim.
14 Junho, 2018 at 20:32
Ver sportinguistas contentes com isto é triste.
14 Junho, 2018 at 20:37
Os verdadeiros sportinguistas estão tristes. Os restantes é só interesses, não contam.
14 Junho, 2018 at 20:42
Os restantes são os que eu sempre disse que os quero fora do sporting!
14 Junho, 2018 at 20:41
Não é alegria, é delirio. É uma reacção de choque compreensivel. Há gajos que a cada rescisão sentem que estão a ganhar ao CD, porque nao querem pensar que vao passar o resto da vida a ouvir falar nestes meses. É muito dificil manter o tino se outras coisas na tua vida tambem se parecem com isto. O tempo há-de ajudar.
14 Junho, 2018 at 20:32
Acho que já está a arder..
14 Junho, 2018 at 20:33
Uma coisa admiro no Tadeu. Pode dizer muita barbaridade, mas toda a gente sabe quem é.
14 Junho, 2018 at 20:34
Neste momento não tenho dúvidas.
Rebentar com A SAD, arrastando o Clube, para comprá-la por meia dúzia de tostões.
Investidores, não faltarão.
O Mendes será um deles.
O Orelhas se o deixarem também.
14 Junho, 2018 at 20:35
Nunca mais me vou enervar com jogos do Sporting,isto foi como no dia em que deixei de fumar,já lá vão 14 anos…obrigado?
14 Junho, 2018 at 20:35
Parece-me impressionante que, no espaço dos media, ninguém tenha a coragem para se interrogar sobre esta debanda completamente anormal.
Goste-se ou não de BdC isto é uma golpada sem precedentes no futebol mundial !
14 Junho, 2018 at 20:51
+1
14 Junho, 2018 at 20:52
Não lhes interessa. O objetivo todos já sabemos qual é.
14 Junho, 2018 at 20:37
Andam nos a f*der e nós em guerras uns contra os outros. Fantástico!
14 Junho, 2018 at 20:39
(desculpem o tamanho do texto, mas um gajo tem de escrever para perceber o que sente)
Isto custa horrores.
Que dias tão tristes.
Parece um glitch na matrix, um cenário de jogo de simulação como o FM.
Ocorre-me que exemplos como o do Figo são incriveis para convencer os jogadores que não há mácula nenhuma para a carreira e prestigio de um jogador. Ele assina por dois clubes italianos para poder ver isso anulado e ir para o Barcelona, que atraiçoa por dinheiro e ainda vai a melhor do mundo no RM. Complicado defender que este tipo de acções magoa a carreira de um jogador. Condiciona a escolha agora, ou seja, o primeiro clube a assinar assume um risco, relativamente controlado, sobre o custo do jogador e esse sim dá um sinal aos seus socios de que alinha em negócios destes. Mais uma vez, quantas vezes os clubes portugueses nao apertam com os clubes de origem atraves de mau comportamento dos jogadores para que eles possam sair? Sem comparação, mas dizendo que o jogo funciona nesta base e nao na base da lealdade e do compromisso com um clube. Talvez sim para raros individuos que escolhem esse percurso e se arriscam a ser maltratados no final da carreira, senao antes. Se fosse no SLB, estariamos disponiveis para captar jogadores, tendo capital? Infelizmente diria que sim. Quase de certeza que o Bruno estaria a trabalhar nisso. Depois do que nos aconteceu, creio que podemos assumir o compromisso de nunca ser um clube hiena. Mas nem sei se isso se aguentara ao longo do tempo. A pressao para ganhar é gigante.
O que está a acontecer é a criaçao de uma massa critica no plantel. A certa altura, é um risco tremendo ficar havendo quem pague um pouco melhor que seja. A quebra de valor do plantel é tal que os proximos sabem que correm o risco de terem uma pessima epoca e queimarem-se num clube instavel, em pé de guerra, onde é impossivel ter sucesso. O proximo treinador vai ter de fazer algo que nunca vi ser tentado. É como se tivesse havido uma limpeza de balneário mas a selecção foi jogadores que podiam ganhar mais noutro clube. É como tirar a nata ao leite, mas a nata nao era nata, era outra coisa.
O papel dos adeptos na proxima epoca é fulcral. Precisamos de muita paciencia, de muito afecto e positividade pela equipa, ao mesmo tempo que espero que nos desdobremos em revisões estatutárias para proteger o rumo do clube, a caminho do controlo da SAD e da sustentabilidade financeira. E sempre, como sabemos, mergulhados na poça fétida das competiçóes nacionais, dos cartilheiros, etc. Que o Bruno entenda e acerte no perfil para quem consegue fazer uma equipa a partir de jogadores imaturos ou de qualidade abaixo do que gostaria. Um clone do Jardim. Um manager que sabe ganhar com miudos em campo. Não tenho duvidas que haverá reforços e que vamos ter surpresas excelentes entre as opções a que teremos de recorrer.
Quando fomos ao Jamor, tinhamos um onze em que todos os jogadores jogavam, jogaram ou podem legitimamente esperar jogar nas suas selecções. Isso é raro para nós.
Alguns deles de proveniencias raras, como o Coates, o Matthieu ou o Bas. Estavamos a atingir um patamar completamente novo de qualidade média da equipa. Isso desaparece tudo mas a memoria de que é possivel ir de “falido” a este patamar em cinco anos é possivel. Apesar da distorçao positiva que o Euro ganho nos trouxe. A receita nao é assim tao diferente, mas depende muito da nossa capacidade colectiva de segurar o clube e manter o rumo apesar disto tudo. Só de escrever, percebo a improbabilidade. Se o Sporting conseguir fazer isso, nao abdicar do rumo e manter a memoria disto como um desastre, um tsunami, vamos crescer muito além do que sabiamos possivel. Mas a dificuldade é grotesca, muitos estao já prontos para soluçoes que reparem a imagem do clube e nos desliguem de quem estava no clube à data do ataque de Alcochete. É uma soluçáo de curto prazo, mas o fim do Sporting como clube autonomo, dos seus socios, com uma estetica propria no futebol.
O que nos fizeram ainda um dia será a nossa maior força. Haja verdade, haja justiça e haja coragem, em particular, entre nós para seguirmos o que acreditamos ser a melhor opção para o Sporting, mas agora com um reforçado respeito por todas as visóes de outros Sportinguistas. Estes dias enlouquecem-nos. Ninguém está pronto para ver isto a acontecer. Se és do Sporting és parte da solução. Se não és do Sporting, não te entendo, why? 🙂
14 Junho, 2018 at 20:40
33 pessoas deixaram o Conselho Leonino!
14 Junho, 2018 at 20:40
Dá-lhes Bruno!
14 Junho, 2018 at 20:41
Mais do mesmo, a responder taco a taco ao Brás…
14 Junho, 2018 at 20:43
“Outros valores se levantaram” diz o pai do Rafael Leão!
FDP!
14 Junho, 2018 at 20:44
Bocas ao brazado, pedro sousa…
14 Junho, 2018 at 20:44
Farto de conferências de imprensa à Maduro… Demite-te, caralho! Os sócios que decidam!
14 Junho, 2018 at 20:45
O ataque à academia vai estar para o Sporting como as quedas dos aviões estiveram para Torino e Chapecoense.
14 Junho, 2018 at 20:49
O do man u tambem caiu e o man u ainda existe.
14 Junho, 2018 at 20:58
Neste momento não consigo estar positivo. Se estivéssemos unidos, acreditava.
14 Junho, 2018 at 21:00
Essa é que é essa! A quantidade de “sportinguistas” felizes e contentes com as rescisões destes filhos da puta é inacreditável!
14 Junho, 2018 at 21:09
Nao estou de todo contente mas como disse o Boucherie:
“Com tanta rescisao so vao sobrar Sportinguistas.”
14 Junho, 2018 at 20:45
O que é isto? Pensava que era para falar aos sócios, não aos gajos da TVI.
14 Junho, 2018 at 20:47
Ate me estou todo a morder a escrever isto, mas o Octavio Ribeiro era capaz de ter razão quando falou de Gelson.
Como diz o ditado: “Podes tirar a pessoa do bairro, mas nao podes tirar o bairro das pessoas.”
Deixar de andar a ir buscar putos ao gueto, e começar a ir buscar mais Slimanis.
14 Junho, 2018 at 20:47
Foda-se… o brazado assim, o brazado assado…
14 Junho, 2018 at 20:51
tu nem curtes o homem, ele está suspenso, devias era estar a telefonar ao JMS o teu aliado, para saber se ja tem “pessoas” para a comissao de gestao.
14 Junho, 2018 at 20:48
Acho que o Jack está caminho, bem como o jackson
14 Junho, 2018 at 20:51
Internamento compulsivo
14 Junho, 2018 at 20:57
Uma boa caldeirada com lulas….
14 Junho, 2018 at 21:07
no oceanario
14 Junho, 2018 at 20:51
Sai do brazado e volta ao pedro sousa… nao dava para ter ligado em directo pro mais tabaco?
14 Junho, 2018 at 20:54
Pagam-te ao Post? é que passas aqui a vida a debitar merda…
14 Junho, 2018 at 20:56
Só quando o padre dá missa. E tu? Ganhas á linha?
14 Junho, 2018 at 20:58
Olha o ruténio a defender o brazado…..
14 Junho, 2018 at 20:56
Epa quem não vê que isto é uma golpada
14 Junho, 2018 at 20:59
Não é nada, eles não vêm o Sporting.
Só BC Ponto…
14 Junho, 2018 at 20:58
Senhores especialistas, a actuação da comissão de fiscalização do pirómano é estatutária? É porque que eu saiba a expulsão de sócio obedece a preceitos, ou não?
14 Junho, 2018 at 20:59
Se o alvo for o Bruno não!
14 Junho, 2018 at 20:59
Okay… nao se demite (isso já se sabia)
Nao vai dar os meios á ag de 23 ( já se calculava)
14 Junho, 2018 at 21:07
Pode apagar o que escreveu
Vai existir AG de dia 23.
14 Junho, 2018 at 21:08
Vai dar
14 Junho, 2018 at 21:12
upppps com tanta ansia o rute fez cócó.
14 Junho, 2018 at 20:59
Daquilo que é público, ainda não ouvi nada que fosse verdade. Nada.
Sobre a providência cautelar – leiam por favor a sentença, tudo o que o BdC diz é mentira ou manipulação. Alegada expulsão de sócio – agora já nem percebe português. Ai Sporting…
14 Junho, 2018 at 21:01
O problema do juiz não eram as supostas decisões “erradas”. Eram as decisões INVÁLIDAS. Continua a mentir.
14 Junho, 2018 at 21:04
A mentir???? Quem????? O martolas??????
14 Junho, 2018 at 21:06
A desculpa para não estar na AG de 23.06 é surreal: diz que está expulso de sócio, apenas está suspenso de Presidente. Obviamente, pode e deve participar e falar na AG porque está a ser analisada a justa causa para a sua destituição. Só não pode é votar.
14 Junho, 2018 at 21:07
E só não poderá votar porque é parte interessada na apreciação da justa causa.