O tribunal da Comarca de Lisboa deu razão à providência cautelar interposta por Marta Soares, em que o presidente da Mesa da Assembleia Geral contestava a realização de um encontro geral dos sócios paa substituir os órgãos sociais que manifestaram a sua intenção de deixar as funções. O juiz ordenou a “suspensão imediata” do encontro. A decisão jucial siginifica um duro golpe para as pretensões de Bruno de Carvalho, presidente do Conselho Diretivo do Sporting.
Ainda esta semana, Fernando Correia, porta-voz do clube, garantia que o encontro magno dos sportinguistas ia acontecer. Mas o tribunal, numa decisão conhecida esta quinta-feira, nega essa pretensão a Bruno de Carvalho — e autoriza a PSP a usar “as medidas coercivas que entenda adequadas e necessárias” para garantir que o encontro não se realiza. A Polícia tem legitmidade para impedir fisicamente os dirigentes do Sporting de se reunirem no dia 17 de junho.
O tribunal judicial da Comarca de Lisboa decidiu-se pela “suspensão imediata” das Assembleias Gerais do Sporting Clube de Portugal convocadas pela “Comissão Transitória da Mesa da Assembleia Geral” para o dia 17 de Junho de 2018 e para o dia 21 de Julho de 2018, ambas a decorrer nas instalações do Pavilhão João Rocha.
Mas também diz mais. Na sentença a que o Observador teve acesso, o tribunal ordena “a intimação de todos os requeridos”, entre o próprio clube e vários dirigentes — casos de Elsa Tiago Judas, Bernardo Trindade Barros e Yassin Nadir Nobre –, “a não realizar as Assembleias Gerais referidas na alínea anterior, sob pena de incorrerem na pena aplicável ao crime de desobediência qualificada por infringirem a providência cautelar decretada”.
Ou seja, se Bruno de Carvalho decidir avançar com a realização do encontro, incorre no crime de desobediência. Já o facto de ter sido o presidente do clube — e não a MAG – a convocar o encontro desta semana “viola de forma manifesta a separação de poderes que deve existir” no clube, misturando-se Conselho Diretivo e Assembeia Geral, da qual “dimana o poder e legitimidade do primeiro”.
Na fundamentação da decisão, o tribunal considera que a realização da Assembleia Geral convocada por Bruno de Carvalho representa um risco para os “interesses” do Sporting e pode provocar uma “lesão grave e dificilmente reparável” ao clube “e, consequentemente”, lesar os “direitos de todos os seus sócios”. A realizar-se, o encontro prejudicaria “a referida imagem e reputação” do Sporting, diz o tribunal.
Desde o ataque aos jogadores e equipa técnica na Academia de Alcochete, o Sporting entrou numa guerra interna que, sublinha a sentença, lançou a confusão entre os adeptos. Há Assembleias Gerais nomeadas por diferentes órgãos sociais — num braço de ferro entre Conselho Diretivo e Mesa da Assembleia Geral, cada um tentando afastar o outro de funções.
Neste impasse, o presidente da Mesa da Assembleia Geral (MAG), Jaime Marta Soares (autor da proviência cautelar agora validada pelo tribunal), chegou a manifestar a intenção de se demitir. Aproveitando esse facto, Bruno de Carvalho decidiu nomear uma Comissão Transitória que assumiria as funções da MAG até novas eleições (o que o presidente do clube pretendia concretizar este fim de semana. O problema é que esses dirigentes, como o Observador já tinha avançado, não têm legimidade para exercer funções.
“A nomeação da Comissão Transitória da Mesa da Assembleia Geral foi ilegal, sendo esse órgão inexistente à luz dos estatutos do clube, mantendo-se em funções a Mesa da Assembleia Geral e o respectivo presidente eleitos pelos sócios”.
Traduzindo, Jaime Marta Soares e a MAG a que preside continuam em funções, pelo menos até que sejam substituídos pelos vencedores das próximas eleições que só a própria MAG tem poderes para convocar. Recorde-se que, no meio de todos estes episódios há uma Assembleia Geral convocada pela MAG para dia 23 de junho. Bruno de Carvalho contesta, porém, a validade de um encontro em que deverá votar a “revogação coletiva, com justa causa, do mandato do presidente, vice-presidente e cinco vogais do Conselho Directivo”.
Ainda sobre os órgãos nomeados por Bruno de Carvalho, o tribunal diz que “não se encontra prevista nos estatutos do clube a nomeação de qualquer comissão transitória ou de qualquer outro órgão temporário que assuma as funções da Mesa da Assembleia-Geral ou do respectivo presidente, em caso de cessação do mandato da totalidade dos membros desses órgãos sociais”. E acrescenta “que as referidas Comissões de Gestão e de Fiscalização devem ser designadas pelo Presidente da Mesa da Assembleia Geral e não pelo Conselho Directivo”.
A “mera realização das referidas Assembleias Gerais convocadas ilegalmente pela Comissão Transitória da Mesa da Assembleia Geral criará uma ideia de legalidade paralela, meramente aparente, mas com efeitos práticos” na ação dos adeptos do clube, diz a sentença.
Com a decisão desta quinta-feira, Bruno de Carvalho vê cair a sua Assembleia Geral. Mas o tribunal não se limita a avaliar a convocação do encontro e debruça-se sobre o conteúdo das alterações estatutárias que o presidente do Conselho Diretivo queria pedir aos sócios que votassem. Essas alterações, refere a sentença, “violam os princípios de organização democrática e de equilíbrio institucional”.
O objetivo de Bruno de Carvalho era levar a votos uma proposta de alteração que, na prática, levaria a um reforço dos poderes do presidente do clube. Em concreto, a ideia era a de que, havendo uma demissão por parte dos membros da Mesa da Assembleia Geral, o próprio presidente pudesse nomear uma Comissão Transitória da MAG.
Ora”, conclui agora o tribunal, “se o próprio presidente do Conselho Directivo nomear os membros da Mesa da Assembleia Geral, incluindo o respectivo presidente, ainda que a título temporário, fica irremediavelmente posta em causa a garantia de independência desse órgão, e, consequentemente, poderia o Conselho Directivo condicionar a atividade da Assembleia Geral, ainda que indiretamente, através da nomeação da sua mesa e do seu presidente”.
O facto de ser o próprio presidente do Conselho Diretivo a nomear uma eventual Comissão Transitória “viola de forma manifesta a separação de poderes” interna e estaria ainda posta em causa a legitimidade do presidente da MSG como a “entidade mais representativa do clube”, como estabelecem os estatutos na sua versão atual.
Outra das propostas de alteração previa a possibilidade de, havendo demissões no seio do próprio Conselho Diretivo — e recorde-se que Bruno de Carvalho está a um membro do seu Conselho Diretivo de perder o mandato –, o presidente do clube poder nomear novos dirigentes. “É evidente que se procura limitar a possibilidade de se aplicar a regra de cessação da totalidade dos titulares do Conselho Diretivo”, limitando o escrutínio dos dirigentes por parte dos sócios e evitando “a possibilidade de o Conselho Directivo alguma vez ter de cessar funções automaticamente”.
Conclusão? “As alterações acima referidas aos estatutos, que integram a ordem de trabalhos da Assembleia Geral prevista para o próximo dia 17/06/2018, violam os princípios de organização democrática e de equilíbrio institucional que devem nortear as relações estabelecidas entre o órgão executivo do Clube e o órgão representativo dos sócios.”
14 Junho, 2018 at 21:00
Já tinha dito aqui… o jogador mais apetecível do Sporting era o rafael leão. De longo o com mais potencial dentro do futebol português e o que acarreta um risco financeiro menor uma vez que o seu valor de mercado é menor.
Depois as atitudes que vinha demonstrando nas redes sociais desde Dezembro e as intervenções públicas do pai… era mais que certo.
E realmente é o único que veremos a jogar na Etar…
14 Junho, 2018 at 21:03
Também porque é o que representa menos riscos para o Benfica, pelo tempo de contrato, ordenado é possível indemnização. Uma canalhice
14 Junho, 2018 at 21:13
Canalhice? Acho que não… a culpa é de BdC… ele está afetado psicologicamente e nao tem condições para continuar no Sporting!
14 Junho, 2018 at 21:00
Vai acatar a ordem judicial
14 Junho, 2018 at 21:05
Vais acatar a ordem judicial ruténio?????
14 Junho, 2018 at 21:01
Os estatutos prevêem o que a comissão de fiscalização está a fazer, ou a Democracia foi suspensa sem que eu saiba? Sei lá se não expulsam de sócio sem eu saber!
14 Junho, 2018 at 21:01
… mas entao no que ficamos…?!?!?
14 Junho, 2018 at 21:06
Ficamos pelo internamento para o ruténio e luloca…..
14 Junho, 2018 at 21:07
burra do caralho
14 Junho, 2018 at 21:08
burro…
14 Junho, 2018 at 21:14
pode ser as duas coisas.
14 Junho, 2018 at 21:23
Burra???’Quem????Eu?????
14 Junho, 2018 at 21:26
Não, o rute
14 Junho, 2018 at 21:47
Malcolm o ruténio é homem??? E eu a pensar que era uma “gaja travestida”
14 Junho, 2018 at 21:02
Júlio de Matos
14 Junho, 2018 at 21:14
oceanario
14 Junho, 2018 at 21:05
Cada vez mais fortes caralho!
Não vai ficar um único jogador do onze..nem o mais promissor deles todos.
Força!!
14 Junho, 2018 at 21:07
Ficam os croquetes para vosso deleite…..
14 Junho, 2018 at 21:07
Isto é hilariante!!!
Se fosse psiquiatra pagava para ter este gajo como paciente!!!
14 Junho, 2018 at 21:08
Qual gajo o jaimão????
14 Junho, 2018 at 21:12
Não. Esse é banal.
14 Junho, 2018 at 21:17
Bananal.
14 Junho, 2018 at 21:07
Quem foi hoje?
RR, Batt e Leão?
14 Junho, 2018 at 21:10
Esses três.
14 Junho, 2018 at 21:11
Mas o dia ainda não acabou. Até às 24h tudo pode acontecer, até mesmo BC rescindir também.
14 Junho, 2018 at 21:15
Falhei o Acuna, o RR e o Mathieu.
Agora é ver qual dos mutinees atravessa o Douro.
14 Junho, 2018 at 21:21
Nenhum, pois o bimbo não é burro. Pode haver a hipótese de um ou outro, se BdC cair, caso contrario não vai arriscar.
Tenho quase a certeza que daqui a uns dias todos, excepto os que forem colocados no cartel do mendilhões, estarão a tentar negociar a saída, e espero que quem estiver a negociar (desejo tanto que seja BdC) no mínimo exija 70 a 80% do valor da clausula e pagamento a pronto, caso contrario o tribunal decide.
14 Junho, 2018 at 21:25
Se calhar o manias também rescinde ainda hoje…..
14 Junho, 2018 at 21:08
Este gajo não está bem.
14 Junho, 2018 at 21:12
Que puta de nojo, desonesto do caralho! Pede rescisão caralho.
14 Junho, 2018 at 21:09
AG de dia 23 vamos a isso até que enfim!
Voz aos sócios.
14 Junho, 2018 at 21:15
vao passar mais uma vergonha…
14 Junho, 2018 at 21:18
Eu também estou convicto mas cuidado com os capangas do PPC que lá vão estar.
14 Junho, 2018 at 21:21
isso nao me assusta…
14 Junho, 2018 at 21:10
Ok, dia 23 resolve-se isto.
O pessoal que se respeite uns aos outros e decidam sobre a destituição, ou não, do CD.
14 Junho, 2018 at 21:11
Uma canalhice…
14 Junho, 2018 at 21:11
Portanto, até dia 23 o Sporting está paralisado.
Treinador, vendas, contratações…
14 Junho, 2018 at 21:16
agradece ao JMS e seus pupilos que por aqui pululam
14 Junho, 2018 at 21:11
Dia 23 é o dia da salvação.
14 Junho, 2018 at 21:13
Vais-te atirar da ponte?
14 Junho, 2018 at 21:13
Mete rescisão, caralho!
14 Junho, 2018 at 21:17
vais é passar outra vergonha…
…e depois oceanário.
14 Junho, 2018 at 21:26
Errado dia 23 é o dia da caldeirada á luloca…..
14 Junho, 2018 at 21:12
Que se f*dam as explicações, as ameaças, as denúncias, as mensagens trocadas, o diz que disse.
Guardar isso para o Tribunal.
Tudo o que o Presidente possa agora dizer sobre os casos é poia. Tretas para entreter jornais e redes sociais.
Relembro: caso Bruma, ninguém do Sporting abriu o bico, oBebiano fez a festa toda. Just saying.
14 Junho, 2018 at 21:18
Estás a pedir que sejam competentes. Gabo-te o optimismo.
14 Junho, 2018 at 21:13
BDC.o Rei do populismo!
14 Junho, 2018 at 21:13
Mete rescisão, caralho!
14 Junho, 2018 at 21:13
E desculpem lá qualquer coisinha, mas o Presidente pode não ter responsabilidade directa nisto, mas moral tem toooda e achar-se no direito de não se demitir é de uma canalhice ao nível da do Benfas.
Assim a quente é o que me apraz dizer…
14 Junho, 2018 at 21:14
Obrigado a todos os que nos levaram aqui.
Vem de longe…
14 Junho, 2018 at 21:16
O que nos fez recuar foi o respeito que temos pelos sócios…
Essa é genial Bruno.
14 Junho, 2018 at 21:16
Há AG se o Marta Soares for amanhã validar as assinaturas e se estas cumprirem com os requisitos mínimos.
O Marta está cá?
Ainda tem as assinaturas?
Os vinte e tal que andam à solta ainda podem fazer a folha ao bombeiro?
14 Junho, 2018 at 21:29
Onde tem o marta as assinaturas para validar????Pq não as apresentou qd disse que as tinha??????Esse bombeiro golpista não manda no Sporting….
14 Junho, 2018 at 21:37
Eu punha um guarda costas na casa do bombeiro não vá o homem ser impedido de chegar ao estádio para validar as assinaturas…
14 Junho, 2018 at 21:17
Ponto 1
BdC e restantes sócios não foram expulsos. Estão suspensos.
Ponto 2
Boa jogada de BdC!
Sabendo que o PMAG é o JMS, e sabendo que o orçamento não é apresentado até dia 30, fica livre (a não ser que seja expulso) para se recandidatar mesmo destituído, pois não vai violar a não apresentação do orçamento.
Ponto 3
Finalmente, os sócios vão falar! Ag de 23!
14 Junho, 2018 at 21:24
Se for destituído, esquece a recandidatura, tens uma comissão a gerir por meses, e entretanto encontram ou inventam um processo para expulsar BdC. Tão claro.
14 Junho, 2018 at 21:47
A expulsão não tem de ser votada em ag?
14 Junho, 2018 at 21:55
Eu acho que só se expulsão sócios em AG…
14 Junho, 2018 at 22:02
Nos dias que correm não faltam peritos nos estatutos e não queria dizer nenhuma mentira, mas naquilo que vi nos estatutos, acho que é assim:
Se for membro dos órgãos sociais, sim, mas demitido ou destituído já não faz parte dos OS e fica sob alçada da comissão de fiscalização que pode sancionar com pena máxima de expulsão.
Já a readmissão de quem tiver sido expulso só é possível em AG.
14 Junho, 2018 at 21:17
Isto já deu o que tinha a dar!
BdC acabará por ser afastado, já que não teve a inteligência para se demitir e convocar eleição. Pode demorar um dia, uma semana ou um mês. Sendo afastado, depois não poderá concorrer! Burrice.
Todos os jogadores assediados e que consigam bons prémios de assinatura e salários mais elevados, vão rescindir!
Tudo o resto, até às eleições, serão palavras para puxar a brasa à sardinha de cada um. Muita coisa será deturpada, muita coisa ficará pelas meias verdades e algumas mentiras descaradas serão ditas de ambos os lados.
Esta época será para esquecer. Dificilmente conseguiremos competir com o Braga, quanto mais com os outros 2…
Levaremos 5 anos ou mais a voltar ao nível que estivemos esta época.
Espero que TODOS os culpados do que estão a fazer mal ao Sporting, desde jogadores a sócios e dirigentes, paguem bem pago tudo isto!
Já não consigo ouvir o JMS e muito menos o BdC, que continua a ser o unico gajo certo no mundo! Alguém no CD devia passar a falar porque já cansa ouvir a voz da pessoa que está na base de todo este caos por total falta de maturidade de liderança…
14 Junho, 2018 at 21:22
E se não for destituído no dia 23?
14 Junho, 2018 at 21:25
“Hã… hummm…pois… juntam-se mais mil votos e repete-se a AG.”
14 Junho, 2018 at 21:40
“Se não for dia 23, será noutro… ”
Só nao acerto no euromilhoes!
14 Junho, 2018 at 21:57
É o que acho.
Desculpa desiludir-te por não ter a tua opinião.
Da mesma maneira que achava que se tivesse demitido até uma certa altura ganharia as próximas eleições, agora acho isto. Nem é preciso ir pelo caminho de que acho que ele violou os estatutos do clube e só isso já o retiram da presidência do clube…
14 Junho, 2018 at 21:33
Se não for dia 23, será noutro…
O gajo está cercado e deixou-se afundar arrastando o clube com ele.
Foi falta de inteligência pois se tem saído logo em Abril, nada disto tinha acontecido, e ele seria eleito novamente!
Este homem pode até ter #colhõesdasso mas de um verdadeiro líder tem muito pouco pois falta-lhe inteligência para ter uma boa comunicação e não sabe lidar com as pessoas, que é o mais difícil de tudo e que marca muito um bom líder!
Mais de metade do que diz, ou são tretas, ou palha para alimentar carneiros. Muito pouco é conteúdo.
Já que ele vem com estas merdas do “a única coisa que eu digo aos sportinguistas é que teria sido tão fácil ir embora…”, eu quero deixar também uma coisinha para ele: era tão fácil não estarmos todos a passar por isto pois bastava seres inteligente… Tiveste tudo para ser presidente anos a fio!
14 Junho, 2018 at 22:16
Miguel,
Quando tens o bombeiro a entrar para uma reunião, está gravado nas televisões, só tens de procurar, dizendo que só há duas hipóteses, a demissão ou a AG destituitiva.
Nestas condições acreditas mesmo que o bombeiro o deixava permanecer em funções nos dois meses até às eleições? Ele nunca afirmou isso, mesmo que afirmasse qualquer pequeno motivo serviria para não honrar a palavra dada.
Nestas condições e com a comissão de gestão e comissão de fuzilamento, acreditas mesmo que não encontravam ou inventam argumentos para remover definitivamente BdC do caminho.
Mesmo considerando todos os erros de BdC, se há altura em que precisamos dele na condução do clube, era esta, não vejo ninguém, melhor nesta altura nem existe, quem possa defender o clube de todos os ataques e também concluir a reestruturação. A demissão e ou destituição poderia ser tratada mais tarde.
14 Junho, 2018 at 21:18
Ainda bem que o Inácio tomou conta da situação.
O tic TAC tic TAC , como vai?
14 Junho, 2018 at 21:25
Algum valor dos 3M chegou a ti?
14 Junho, 2018 at 21:30
entao ja debatem honorarios?
andas a ver se foste enganado?
AHAHHAHHAHAAHAH 😀 😀
14 Junho, 2018 at 21:33
hehehehe 😀
14 Junho, 2018 at 21:47
Há pouco recebi um mail do meu banco. Deixa lá ir ver…
14 Junho, 2018 at 21:49
vai la ver na volta podias estar nas caraibas e andas aqui a fazer figurinhas. 😀 😀 😀
14 Junho, 2018 at 23:02
Tens um banco ?
14 Junho, 2018 at 21:19
Apreço e reconhecimento pela resistência deste conselho diretivo.
Reconhecimento e defesa não lhe vão faltar nessa assembleia.
os outros…
os outros não têm votos…
os outros não são legítimos…
os outros trouxeram os tribunais pra dentro do clube, algo que nunca fizeram quando estava cá o godinho lopes.
os outros vão perder outra vez.
14 Junho, 2018 at 21:20
isto
…nao se cansam de passar vergonhas.
14 Junho, 2018 at 21:20
Foi expulso. Até dia 25.
Rir para não chorar.
14 Junho, 2018 at 21:21
Quem rescinde já não me interessa, que vão para onde bem entenderem. Morrem para mim! Ninguém rescinde com o meu Sporting.
O que me interessa é dar estabilidade ao clube e que depois se faça justiça quanto a esta debandada mais que estudada. Porque o Sporting é o mais prejudicado no meio disto tudo.
Quanto ao presidente já não tenho palavras. Que se dê a palavra aos sócios!
As próximas épocas já estão amaldiçoadas, mas ao menos que o clube saia da boca desses jornalecos e deixe de ser falado pelos piores motivos. Havemos de sair disto.
14 Junho, 2018 at 21:21
Walking dead. Rui pedro braz. Pedro sousa
14 Junho, 2018 at 21:22
Foda-se ainda bem que dia 17 temos AG ah afinal é dia 23 se isto não é motivo para alguem se demitir… Ficamos iguais e pro ano estaremos a ver o mesmo filme de hoje…continua assim. Lá por nos tirar da merda …e cair a sua figura na merda tem o SCP de levar com esta merda. Ponham uma petição caso percamos as rescisões que todos os culpados saiam de sócios .
14 Junho, 2018 at 21:22
Este homem vai ficar no Sporting para sempre. Só peço é que congelem o cérebro quando morrer, daqui a muitos anos espero, e seja entregue à ciência.
Grande Bruno!
14 Junho, 2018 at 21:22
Foda-se Rafael Leão é que não esperava.
Então se for para o Benfica é ainda mais banana.
Tinha lugar assegurado na equipa principal e o mais certo era ir para titular.
E outra então ele tinha Europa de olho e ia para o Benfica?
Ainda para mais um jogador que tem as características que estão mais na moda no futebol Europeu.
Com certeza que foi mal aconselhado…mas foda-se, que bananão.
Ao menos que forçe um clube Ingles ou assim.
A seguir ao Patricio esta é maior perda no plantel.
Gelson’s e Batta’s, arranjas na formação e como o Argentino no mercado.
Já com as características de Rafael Leão…muito difícil.
14 Junho, 2018 at 21:26
Com o treinador certo durava 2/3 anos aqui e saia para um top10.
Infelizmente parece que outros valores se levantaram.
Seja o que os sócios quiseres
SL