Não consigo entender como o mundo do futebol é completamente incapaz de se colocar ao lado do Sporting. Nas tvs, nas rádios, nos jornais, nas conversas de rua, nos empregos, em todos os lados, todos se demitem de entender o que está verdadeiramente em causa nesta altura.
Num momento de enorme fragilidade e sentindo nele uma oportunidade, várias pessoas se uniram. Uns com a firme vontade de retirar BdC do poder, jogaram a estabilidade do clube pela imprensa, recorrendo aos mesmos expedientes que denunciaram e os fizeram reagir contra este CD. Outros, espreitaram uma chance única de ganhar dinheiro rápido e ainda saírem aclamados pela opinião pública.
Neste particular momento até líderes de movimentos radicais se sentem legitimados para terem os seus 15 minutos de fama. Tudo é feito com vista a ter vantagens pessoais ou a favor de organizações que não tem por nome Sporting Clube de Portugal. E tudo o que vem a praça usar o nome do nosso clube, tem via aberta para declamar todo o tipo de disparates. Destrói-se o clube, minuto a minuto, opinião a opinião. O deleite pelo escândalo é total roçando a luxúria com a queda de toda a dignidade de um dos maiores alicerces do futebol português.
Ninguém parece preocupado com todas as precedências que se estão a criar e assusta-me que a FPF ou a Liga se coloquem completamente à margem de toda esta violação de imagem, tendo à cabeça a rescisão de atletas, em massa, uma inovação tão grave como absolutamente arrasadora para o já desiquilibrado poder entre clubes e empresários de jogadores.
É óbvio que as ocorrências na Academia de Alcochete são graves e não vi uma única pessoa que não admitisse que os jogadores ficariam marcados pelo que aconteceu. Mas cabe na cabeça de alguém que BdC ou qualquer funcionário do clube fosse o mentor daquele acto de violência? Qual seria a vantagem? A poucos dias de uma final da Taça de Portugal e o correspondente final da época, o que haveria de lucro para BdC “ordenar” um arraial de pancada em pleno centro de estágios?
Ninguém foi capaz de explicar este simples raciocínio, ninguém teve interesse neste entendimento. Ninguém quis ou quer esclarecer os sportinguistas, ao invés glorifica-se a deserção e a traição, como se fossem a legitimação da vingança dos jogadores. Será mesmo essa a verdade? Não estará o futebol a abrir um caminho perigoso, defendendo os que já têm tanta defesa, protegendo os que serão sempre protegidos? Repito, o acto que foi cometido em Alcochete não fez só vítimas entre os jogadores, mas a opinião pública prefere apenas ver esse resultado. Ignora-se que há um clube que sofre e adeptos que são agredidos diariamente, tudo em nome do quê? Dos jogadores? Da justiça? Do desporto?
O mundo virou costas ao Sporting e está a deixá-lo cair desamparado numa batalha desequilibrada com investidores com interesses especulativos e empresários que terão toda a vantagem de retirar de campo os dirigentes de um clube que tanto tem ajudado a parar a sede por dinheiro e influência aumentando o sufoco dos clubes. Não tenho dúvidas que o Sporting, com este ou aquele dirigente, este ou aquele jogador, irá continuar. Mas também tenho a certeza que não continuará igual. 2018 marcará uma viragem no clube e nos seus adeptos e muito da ingenuidade natural e até desejável dos mesmos, perdeu-se. E essa factura transformará um clube já por si isolado, numa massa ainda mais revoltada e disassociada do futebol no nosso país.
Não temos respeito, amizade, solidariedade de nada ou ninguém e não sejamos hipócritas, isso nada tem a ver com BdC. É um cenário que não se iniciou com este CD e perdurará depois do mesmo cessar funções. E o mais engraçado é que todos reconhecem os sinais e são incapazes de parar. O prazer de ver algo grande ruir sobrepõe-se claramente à racionalidade de saber que as ondas de impacto, também chegarão a outros emblemas.
Mas estamos em Portugal e este é um país onde o Correio da Manhã se substitui aos tribunais. Onde provas desaparecem da Justiça. Onde os bancos se aliam a partidos políticos para se legitimarem em orgias de desvios de dinheiro ao Estado. Este é um país onde a corrupção é estimulada e a desinformação tem mais destaque que a verdade.
*às quartas, o Zero Seis passa-se da marmita e vira do avesso a cozinha da Tasca
14 Junho, 2018 at 9:26
Há aí coisas que são convenientes pensar, não, javardeiro?
Por exemplo: ninguém consegue explicar uma única razão para que o presidente ordenasse uma carga de porrada aos seus atletas. Certo. Mas ninguém consegue explicar também aqueles ódios viscerais aos jogadores, com ameaças constantes, seguidos do tal acontecimento com entrada absolutamente singular, e, mais importante do que tudo, por explicar, naquela academia vigiada.
O javardeiro é, obviamente, livre de pensar que o Sporting de Bruno de Carvalho é atacado por todos os lados, incluindo líderes de movimentos radicais (isto é uma boca a Rita Garcia Pereira?), mas também se torna interessante perceber que, no rescaldo de uma carga de porrada que, para o líder sol, até se deveu em parte à mini-saia de rui patrício utilizada no seu momento de violação, não se tenha feito nada para, por exemplo, e como é seu timbre, divulgar publicamente os nomes dos envolvidos no ataque, a sua expulsão de sócios do clube e a sua expulsão irrevogável dos jogos em Alvalade. E isto, perdoem-me os crentes, tem uma explicação que ajudará a definir a justa causa. Bruno de Carvalho quis sempre apertat com eles e perdeu-lhe o controlo. É assim com a política de terra queimada na televisão, é assim contra quem ousa criticá-lo no facebook, ou onde for, apagando-o do mapa da participação pública, é assim em todas as variadíssimas ocasiões. E por tudo isto, ninguém consegue explicar um único argumento válido que tenha levado BdC a ordenar tal ataque como também os antecedentes ao ataque não conseguem explicar a total ausência de responsabilidades neste mesmo ataque que por isso se constituirá como central na interpretação da justa causa e que virá a ser provavelmente o maior rombo na história do clube. E porque este episódio tem, pelo menos a montante, um responsável que ocupa o cargo máximo dos desígnios do clube, penso que o momento é de tudo menos para continuar com o choradinho do excelente primeiro mandato e da sua legitimação eterna também por isso. Os programas aplicam-se ao momento e não vivem de simpatias e salamaleques conquistados no passado, como se tivesse sido algo que nos tivesse sido dado de forma filantrópica, abnegada e altruísta. Não. Esqueçam. Bruno de Caravalho foir eleito pelo seu programa, foi e é bem pago – como nunca mais voltará a ser em lado algum -, e só teve de seguir a agenda pela qual foi eleito. Passou a confundir uma auto-definição de grandeza da sua figura que extravasa a grandeza do próprio Sporting, e só teve a pagar por isso. Só este combate absurdo do próprio por uma auto-legitimação de uma figura maior do que o próprio clube explica o ponto em que estamos – “ou Bruno, ou o caos”, grande razão para o grande sectarismo que impera hoje no clube. Bruno de Carvalho não soube só rodear-se de lambe cus. Hostilizou e ostracizou pessoas, sócios e adeptos que, no seu anonimato, souberam dar muito ao clube, nas defesas em conversas de café, no pão que deixaram de pôr ma mesa, etc. E isto não só é irreparável, como é de uma canalhice sem igual. Vamos ver até onde o exército conquistado o leva. Uma coisa temos de admitir. Este impassr todo só existe porque acontece no momento em que impera uma figura como a de Bruno de Carvalho à frente dos desígnios do clube. Fosse outro, bem falante e diplomata, e já estaria fora pela mão dos sócios. Isto também ajuda a explicar um certo desvio identitário do clube, que é para não lhe chamar lampionização.
Só mais uma coisa: as pessoas passam a vida a tecer comentários sobre enviesamentos da agenda noticiosa, mas papam-nos todos, aos programas de tv. Isto torna tudo ainda mais triste. Eu tenho a opinião que tenho e não vi um único segundo de nada. Se calhar vão dizer-me que devia apenas ver a sportingtv dos baltazares, não. Pois, se calhar, e isso também explica muita coisa.
14 Junho, 2018 at 9:35
Companheiro justa causa?Os jogadores mandaram bocas aos adeptos e depois levaram nos cornos desses adeptos!!
O resto é um caso de Policia em que o SCP e os jogadores são as vitimas!
SL
14 Junho, 2018 at 9:45
Tmb é preciso termos as provas das bocas e insultos eu ainda não as vi
14 Junho, 2018 at 11:45
Vai ver as imagens no final do jogo na Madeira.
14 Junho, 2018 at 9:46
E então tu sabes o nome dos invasores de Alcochete? A lista é pública? Acho que devias informar a polícia.
Acho também estranho que sejas arauto do que pode ou não ganhar BdC fora do Sporting. Não me lembro de criticares essa nulidade que foi o Bettencourt que usava como desculpa o dinheiro que estava a perder na banca. Mas agora são os potências empregos que ditam a política salarial? Sendo assim, quanto achas que BdC pode ganhar se for trabalhar fora do Sporting? 1000 euros? Pague-se 1000 euros ao homem. Espero que ganhe mais que tu…
14 Junho, 2018 at 9:55
Bruno de Carvalho, na qualidade de presidente, devia ser o principal interessado em colaborar com a justiça. Saber nomes, porque os saberá, ir até às últimas consequências, etc, impondo investigações internas e abrindo processos aos envolvidos. Não vás muito por aí.
Não te lembras do que eu dizia da dinastia croquete, por duas razões: em primeiro, porque já vai longe. Podes sempre ir recuperar aos tempos do cacifo. Em segundo lugar, e mais uma vez, porque se te tiram o argumento do “antes é que era bom”, ficas sem nada. Só que esse argumento não pega, pela simples razão de que fui um dos defensores cegos de Bruno de Carvalho nos seus primeiros dois anos. E fui tudo isso, em parte, por uma completa aversão à história então recente do clube. Portanto, essa dos cotonetes e dos croquetes, não só não pega como, para bem da vossa própria agenda, é capaz de começar a ficar curto.
14 Junho, 2018 at 10:15
Não me querendo por nem de um lado nem do outro, já pensaste que o facto do CD não se mexer pode ter sido instrução directa da policia? Andam quase metade à solta, que têm de ser apanhados também. O FM já lá está e foi apanhado de surra, falta o resto
14 Junho, 2018 at 10:16
Mas o processo não está em segredo de justiça?
14 Junho, 2018 at 10:19
E que raio implica isso com uma investigação interna para apurar tudo aquilo que tem de ser apurado? Se calhar a explicação está no facto de ser “só” chato.
14 Junho, 2018 at 10:31
Claro que está.
E os que entraram por lá adentro de cara destapada?
14 Junho, 2018 at 9:58
O Betencas não ganhava 25mil???
Quanto é que ganhavam o Freitas e o Duque mesmo???
Dizer que o BdC nunca ganharia em lugar algum 10k€… é quase tão risivel como dizer que o Carlos Vieira no privado nunca ganharia mais de 7k€ no privado!!!
Alias, como se sabe, NINGUÉM paga milhares de euros no privado por directores…
14 Junho, 2018 at 10:13
Ricardo, é muito interessante que, para fazer defesa do teu rei sol, tenhas de usar como argumentos válidos aqueles que nos ajudaram a falir. Chama-se a isso pouca exigência ou a incapacidade de perceber que já devíamos estar noutro patamar? Neste momento, a discussão devia ser se Bruno de Carvalho ganha o suficiente e se deve ficar por nos ter colocado no rumo de um Sporting sustentável e uno (ninguém pediu dominador, porque todos sabíamos de onde vínhamos), e não se, pese embora o momento delicado, está tudo bem porque não ganha tanto como as pessoas que nos levaram à falência.
Isso não é argumento. E quanto a intoxicações, não sei qual é a parte de não ver programas de televisão que ainda não percebeste. Ao contrário de ti, nem tenho tempo nem motivação para assistir aos ribeiros cristóvãos da vida. Epá, vira o disco.
14 Junho, 2018 at 11:47
Quanto é que um presidente do Sporting (como administrador da SAD), seja o BdC ou não, deve ganhar no teu entendimento?
Só para que fique registado.
14 Junho, 2018 at 12:43
Ora aí está uma boa pergunta… mil euros?
14 Junho, 2018 at 12:47
Isso é que importante..
PQP….
14 Junho, 2018 at 10:13
+1
14 Junho, 2018 at 10:16
E já agora, se ganham isso no privado, por que raio não vão à vida deles? Ou será que têm um gosto especial pelo sofrimento que dizem apoderar-se deles desde o momento em que, abnegados, tomaram conta dos desígnios do clube? Sabes que o futuro dirá muita coisa.
Digo aqui desde Fevereiro. Bruno de Carvalho é esperto. De uma demissão quase garantida, passa para uns 75% calculados. E desses 75% passaria para outra coisa qualquer, caso não acontecessem. A explicação está aí, todos os dias.
14 Junho, 2018 at 11:03
Nao vao “à vida deles” pois estão a fazer aquilo para o qual foram mandatados, eleitos por uma maioria esmagadora. É assim tao dificil de aceitar? Quem nao quis continuar já foi à sua vida quem quee continuar… continua.
As simple as that
14 Junho, 2018 at 11:49
E já agora porque é que os sócios pagam as quotas e pagam bilhetes para ir ao estádio, se podiam ver os jogos no conforto de sua casa?
Sinceramente, chamam ao homem de presidente adepto, e depois perguntam-se de o porquê de se manter como presidente…
14 Junho, 2018 at 9:49
Essa do BC ser bem pago e que não receberá em lado nenhum devo dizer-te que não é verdade. Os Vencimentos nas empresas cotadas conhecem-se estão nos Relatórios e Contas anuais publicados na CMVM.
O Mister do Café fez um levantamento nas Sociedades Desportivas. PCosta por ex ganha cerca de 500 me.
Já agora vai ver quanto ganhava o Bettencourt
14 Junho, 2018 at 10:00
O Carvalho anda distraído.
Vive demasiado tempo com a cabeça nos paises nórdicos e pensa que PT continua a ser o do Salazar em que se ia de Porto a Lisboa pela EN1 em 6h…
14 Junho, 2018 at 10:02
Será interessante analisar no futuro o percurso profissional do Bruno.
Na minha opinião, ou não arranja trabalho em lugar nenhum, ou vai a correr ganhar 5000 euros para um desses programas que diz combater, contribuindo para as audiências da horrorosa comunicação social portuguesa. A seguir com atenção no futuro. Se até de borla participa, e contra os seus próprios mandamentos, então por 5000 euros por programa, chama-lhe um figo.
14 Junho, 2018 at 10:04
Um gajo que at é o próprio “casamento” vende á estação que criticou durante 5 anos!!!
PQP este demente!!
14 Junho, 2018 at 10:05
Tás cá hoje?!
14 Junho, 2018 at 10:04
Falou o Gustavo Santos da Tasca…
Cais no ridiculo em LOOP. Já era tempo de perceberes isso…
14 Junho, 2018 at 10:21
lol. Oh Ricardo, faz um search às tuas actuações – contínuas – na tasca que dizes desprezar.
14 Junho, 2018 at 10:09
Aposto na versão Bruno Paineleiro. A fazer o oposto do que pede noa dias de hoje, criticando tudo e todos que sejam da direção do Sporting.
14 Junho, 2018 at 12:50
Se não for internado nem preso, será paineleiro…
SL
14 Junho, 2018 at 13:21
Não vai ter emprego em mais lado nenhum…
Mas é bem capaz de sacar uns 3 ou 4 mil daí!
14 Junho, 2018 at 10:09
Foda-se que coscuvilheiro do crl. Estás a teclar do cabeleireiro?
Aí está a vanguarda e o farol moral do Sportinguismo.
Pobre Sporting…
14 Junho, 2018 at 11:04
So videntes… preveem o futuro dos outros mas o seu proprio nao, a contrario seriam multimilionarios pois acertariam todas as semanas no euromilhoes
14 Junho, 2018 at 11:22
engraçado vindo isto de um esquerdista.
14 Junho, 2018 at 13:59
Para que não restem dúvidas …..
Época 2010/2011 – José Eduardo Betencourt de 9 de julho 2009 a 15 janeiro de 2011 Média Mensal 20.823
Época 2011/12 – Luís Viera Duque – REM ANUAL 246.000 / 12 = 20.500
Época 2012/13 – Luís Vieira Duque – REM (três meses) 61.500 / 3 = 20.500
Época 2013/2014 – Bruno Carvalho – REM ANUAL 93 000 / 12 = 7.750
Época 2014/2015 – Bruno Carvalho – REM ANUAL 68.333 /12 = 5.694
Época 2015/2016 – Bruno Carvalho – REM ANUAL 238.051 / 12 = 19.837
Época 2016/2017 – Bruno Carvalho – REM ANUAL 182751 /12 = 15.229
Isto quanto a remunerações com dados retirados do RC
Mas vejamos os Resultados desses mesmos anos:
Época 2011/2012 – Resultados Operacionais -41.113 – Resultados Líquidos -45.947
Época 2012/2013 – Resultados Operacionais -36.678 – Resultados Líquidos -43.816
Época 2013/2014 – Resultados Operacionais 4.263 – Resultados Líquidos – 368
Época 2014/2015 – Resultados Operacionais 23.463 – Resultados Líquidos 19.333
Época 2015/2016 – Resultados Operacionais -26.351 – Resultados Líquidos -31.905
Época 2016/2017 – Resultados Operacionais 42.624 – Resultados Líquidos 30.537
Dados retirados dos RC.
Os dados são como o algodão … não mentem
Cada um que pense pela sua cabeça.
Estou a analisar o SLB
Na época 2016/2017:
Época 2016/2017
Domingos Soares Oliveira – REM ANUAL 417.000 /12 = 34.750
Rui Costa – REM ANUAL 230.000/12 = 19.166,67
Conclusão: Na época 2016/2017 por exemplo o Rui Costa recebeu + 3.937 mensal que o Presidente do SCP
14 Junho, 2018 at 9:49
Nada como ler um texto ISENTO e NADA TENDENCIOSO logo de manhã…
14 Junho, 2018 at 9:55
FACTOS E/OU CONVICÇÕES (?!):
– ódios viscerais aos jogadores com ameaças constantes;
– Bruno de Carvalho quis sempre apertat com eles e perdeu-lhe o controlo;
– ninguém consegue explicar um único argumento válido que tenha levado BdC a ordenar tal ataque;
– o momento é de tudo menos para continuar com o choradinho do excelente primeiro mandato;
-foi eleito pelo seu programa, foi e é bem pago – como nunca mais voltará a ser em lado algum …
ENFIM… Isto dum antigo e fervoroso apoiante de BdC.
Isto chama-se INTOXICAÇÃO!!!
Está aqui o exemplo perfeito de quem NÃO QUER olhar para a floresta… concentrado APENAS em deitar abaixo UMA ÚNICA E SINGULAR ÁRVORE!
14 Junho, 2018 at 9:58
O teu livro de cabeceira deixou de ser o rei sol e passou a chagas freitas ou gustavo santos?
14 Junho, 2018 at 10:02
Tens problemas com o sol?!
Compra uns Raivantes (nome bem apropriado, por sinal!)
14 Junho, 2018 at 10:03
Chagas. Acho que ta no capitulo “prometo venerar-te”
14 Junho, 2018 at 10:06
O outro conhece os livros…
Este, acusa-se… 😀
14 Junho, 2018 at 10:16
😀
14 Junho, 2018 at 10:25
Conheço. Nunca li mas conheço. Nao vivo isolado na serra a papar programas de paineleiros. Tipo tu
14 Junho, 2018 at 10:23
Penso que dê mais para Gustavo Santos. Imagino-o mais a lamber-se em frente ao espelho, sozinho.
14 Junho, 2018 at 10:26
Tenho duvidas. O Gustavo adora-se a ele e só depois aos outros. O Ricardo adora BdC e só depois se adora a ele.
14 Junho, 2018 at 10:54
I see. you have a good point.
14 Junho, 2018 at 9:56
“I love the smell of napalm in the morning”
Robert Duval as Bill Kilgore dixit
14 Junho, 2018 at 10:06
GOOOOOOOOOOOOOD MORNING, ALVALAAAAAAAAAAADE!!!
14 Junho, 2018 at 9:52
A Holdimo já tem um representante na Tasca?
14 Junho, 2018 at 9:55
UM?!
14 Junho, 2018 at 9:56
E pronto, é isto. Obrigado.
14 Junho, 2018 at 10:00
Se não dás para mais que isto, querias o que?!… 😀
14 Junho, 2018 at 10:18
Não precisa.
Os idiotas úteis fazem trabalhinho voluntário.
14 Junho, 2018 at 10:07
E é isto. Havendo mais por onde pegar, vou só pegar nisto aqui por enquanto
“Hostilizou e ostracizou pessoas, sócios e adeptos que, no seu anonimato, souberam dar muito ao clube”
Basta ver o ultimo exemplo onde classificou o Patrao e o Paim de mitos puxando para ai oa louros de ter corrido com o GL.
14 Junho, 2018 at 10:23
Este texto do Diogo Carvalho acaba por ser importante.
É como se fosse um ‘best of’ da cartilha.
Uma memória descritiva, fiel e exaustiva, de tudo aquilo que vamos lendo / ouvindo no espaço público. Acentua o que pretende e excluí aquilo que convém.
Sinceros parabéns, Diogo.
A capacidade de síntese (mesmo em propaganda) é sempre de louvar.
Leiam e decidam de que lado estão.
Sim, não há hipóteses.
Só há dois e temos mesmo de escolher.
14 Junho, 2018 at 10:38
psfilipe, nenhum fiel carneiro diria melhor do que tu. Obrigado por isso e obrigado pelo teu histórico também recente na tasca. É que, ao contrário de outros, que fizeram um percurso de luta por mudança também aqui e no cacifo, e que vivem na certeza de que não correu bem, outros, como o fiel carneiro, entraram aqui com a única forma de quem passou a existir para idolatrar a figura de um presidente e para fazer a sua defesa intransigente, contra tudo e contra todos. Por isso mesmo, e sem negritos, penso que, de agendas, estamos conversados.
14 Junho, 2018 at 10:58
Sim, eu defendo este presidente (enquanto ele defender o Sporting).
Faço-o às claras e à vista de todos em diversas avenidas do espaço público.
Gosto daquilo que fez pelo clube, daquilo que pretende fazer no futuro e, em geral, aprecio a sua postura de denúncia da podridão que é o futebol português.
Tem um rumo este presidente.
Pode não ser o ideal para todos mas é bastante claro — Tentar que o Sporting seja campeão em todas as modalidades.
Mas tu… Tu e as pessoas como tu é mais complicado, não é?
BdC = Diabo. Certo, já todos percebemos.
Mas para além de diabolizar BdC nunca chegamos a perceber que via defendem. Porque não existe.
Mais diálogo, mais consenso, mais sensatez, mais inclusão…
Mas e depois? Há algum conteúdo concreto para lá destes lugares comuns?
Alguma abordagem pragmática que nos tire deste lodo que é o ambiente desportivo/mediático em Portugal?
Defendes alguma alternativa? Candidato? Programa?
Nada. Só propaganda.
14 Junho, 2018 at 11:07
Exacto, hoje a demagogia da cartilha anda à solta… é o “porque é que ele nao sai?” É o “la fora ninguem lhe paga o que ganha no Sporting ” quais videntes e experts em head hunting… enfim
14 Junho, 2018 at 11:17
Candidato? Programa? Para depois virem perguntar se estamos em periodo eleitoral para haver candidatos e programas? Não te preocupes que vão aparecer de certeza. Tal como o Bruno o fez um dia, sem ninguem saber quem ele era.
14 Junho, 2018 at 11:24
Se leres o meu ‘historial’ aqui na Tasca, como diz o teu amigo ali em cima, sabes que já implorei ao Cherba vezes sem conta que me dissesse qual era o seu candidato.
Acho que comecei a perguntar quem era o candidato dele desde o episódio Marco Silva. Não sei ao certo mas faz certamente mais de um ano.
Eu quando luto contra alguém gosto de ver contra quem luto.
14 Junho, 2018 at 11:36
mas qual candidato, caralho?!? Nas vezes em que se candidatou, votei sempre em Bruno de Carvalho. Queres te diga mais o quê?
14 Junho, 2018 at 11:45
Pronto, pronto…
Só acho que deve ser chato que se farta estar sempre a votar num gajo que odiamos.
🙂
14 Junho, 2018 at 12:58
Quantas vezes o Diogo e outros defenderam o BdC no cacifo e aqui na tasca, ainda nem o bdc era presidente.
És um palerma psfilipe
14 Junho, 2018 at 13:30
Ainda ligam ao que ele diz…
14 Junho, 2018 at 13:23
Porque o gajo está a defender o Sporting…
Ah! Ah! Ah!
Ainda vais internado primeiro que o Bruno…
14 Junho, 2018 at 13:28
Defender O SPORTING????
Brincalhão…
14 Junho, 2018 at 10:29
Diogo, nunca vou concordar que haja justa causa.
E nunca vou perceber como um sportinguista acha que têm justa causa!
Poucos edifícios no país – talvez um ou outro quartel, talvez o Banco de Portugal, talvez a Casa da Moeda – poderiam suster e impedir 50 manfios de entrarem nas suas instalações e agredirem os trabalhadores em 2 ou 3 minutos, voltando a sair rapidamente. Ninguém está a contar com uma coisa destas! Ninguém.
Dizer o contrário é ser desonesto!
Naquele dia, podiam ter feito exactamente o mesmo em TODAS as Academias do País, em todas as escolas do país, em todos os Bancos do país! Não havia um local onde impedissem o que aconteceu! Um só!
O resto é conversa para encher a argumentação de cada um!
Desilude-me um pouco que a tua postura seja esta porque sempre te vi como uma pessoa de bom senso e equilibrada.
SL
14 Junho, 2018 at 10:38
Raios, quando num dia discordo de tudo o que dizes, vens no dia seguinte fazer-me repensar que talvez tenhas razão nas coisas que dizes…
14 Junho, 2018 at 13:26
Parabéns por perceberes que não tenho facções.
Sou do Sporting e só isso!
Para mim, se for necessário foder o Sporting para atacar o BdC, fico caladinho e deixo o BdC em paz…
Como há muito por onde lhe pegar, nunca entenderei que peguem numa merda que enterra o clube!
14 Junho, 2018 at 10:52
“Diogo, nunca vou concordar que haja justa causa”.
Miguel, não concordo com a decisão dos jogadores que alegam a justa causa, apenas pelo facto de que o estão a fazer contra o Sporting. Fosse noutro clube, e concordaria. O presidente demitia-se, como devia ter feito, não por exigência dos profissionais, mas sim pela auto-reflexão que se exigia, e os jogadores ficavam ou não ficavam, respeitando ou não aquele primeiro ultimato. Isso dava-nos uma força que hoje não temos no processo, por exemplo.
“E nunca vou perceber como um sportinguista acha que têm justa causa!”
Miguel, o que queres que te diga? Que te diga que não têm justa causa? Que não tenho as minhas próprias certezas sobre aquilo que irá acontecer, independentemente de lhes estar com o pó suficiente para não ver um único jogo da selecção nacional? A sério, o que queres que te diga? Achas que é mau vir a público dizer que há motivo para justa causa? Muito bem, concedo, mas isso não invalida que tenha as minhas próprias convicções e que essas convicções sejam por mim usadas para pedir satisfações sobre aquele que é para mim o pior momento da história do Sporting.
Já aqui referi: o próximo presidente que vier a ser eleito, tenha ele as relações que tiver com os jogadores, terá de fazer defesa intransigente dos interesses do clube, contra os jogadores e contra os seus empresários, independentemente daquela que seja a sua primeira convicção sobre o assunto. Não te chega para perceberes que não aceitarei que o Sporting seja lesado pelos jogadores? Achas que eu acredito que acordam com suores nocturnos? Por favor. Mas isso não invalida que negar o sucedido e as suas consequências seja negar que haja responsabilidade directiva neste assunto.
Vê se me entendes: há motivo para justa causa? No meu entender, há, por completa negligência do presidente e por um histórico que não lhe é favorável. Os jogadores levaram nos cornos, Miguel. NOS CORNOS, no seu local de trabalho. Qualquer discussão sobre isto noutra esfera que não seja o mundo leonino, dava em consenso aqui na tasca. Apurem-se os culpados, afastem-se os responsáveis, e lutemos pelos interesses do Sporting. É tudo aquilo que resta nesta situação.
Quanto ao ataque em escolas e em bancos, epá, não vás por aí. As portas só tinham de ter sido fechadas a sete chaves. Foi tudo demasiado fácil. Nem sequer foi uma entrada não consentida, foi uma entrada quase a fazer lembrar um convite ao ladrão para entrar. Não achas tudo estranho?
14 Junho, 2018 at 11:10
A demagogia escorre por entre cada linha escrita.
14 Junho, 2018 at 11:32
felizmente que não és jurista
14 Junho, 2018 at 11:40
“Fosse noutro clube, e concordaria. O presidente demitia-se, como devia ter feito, não por exigência dos profissionais, mas sim pela auto-reflexão que se exigia, e os jogadores ficavam ou não ficavam, respeitando ou não aquele primeiro ultimato. Isso dava-nos uma força que hoje não temos no processo, por exemplo.”
Está tudo dito em relação ao que pensas. Apenas noto que ninguem se demitiu em Guimarães, e que a policia já reprimiu a tiro adeptos que invadiram o seixal…
O que eu gosto em ti é que não disfarças. Tens a tua agenda mas é pública!
Z
14 Junho, 2018 at 12:17
+1 zandonaide
14 Junho, 2018 at 12:49
Boxistas e lutadores em geral levam nos cornos no seu local de trabalho. E não pedem rescisão…
14 Junho, 2018 at 13:49
LOL
😉
14 Junho, 2018 at 13:48
Diogo, este caso, ao contrário do que muita gente afirma, inclusive TODA a CS, não é virgem no mundo nem em Portugal.
Aimar foi agredido no Seixal (acho). E não foi o primeiro a ser agredido nessa merda de clube, inclusive alguns nas garagens da Central de Esgotos.
No Porto há vários casos, uns com agressões, outros só com invasão ao Olival.
O centro de treinos dos árbitros já foi invadido e alguns árbitros ameaçados. Infelizmente aqui, não vi ninguém abandonar a arbitragem e era um bem que faziam ao desporto.
No Guimarães aconteceu o mesmo que em Alcochete e o tratamento foi totalmente diferente por toda a gente.
No Santos, na semana passada, o centro de treinos foi invadido por mais de 100 gajos.
Na Turquia isto acontece todos os anos em mais de um clube. Tirando um ou outro estrangeiro que pediu para sair do clube e foi vendido, tudo segue normalmente.
É procurar e ver que isto já aconteceu um pouco por todo o lado.
Aconteceu no Sporting e o mundo veio abaixo!
Não perceber a diferença de tratamento é, para mim, inaceitável e mostra que as pessoas não comentam isto com isenção. Usam isto para atacar o BdC, o que é o mesmo que atacarem o Sporting pois atacarem o BdC neste ponto é darem trunfos aos jogadores – trunfos que à partida não têm!
Dito isto, para mim, é óbvio que não há razões para rescindirem porque o Sporting não pode ser responsabilizado por este acto hediondo – para usar o termo usado pelo BdC. Basta ouvires a entrevista do Battaglia a uma TV argentina para perceberes isso. Ele diz que o Clube é fantástico, tem uma condições fantásticas, uns adeptos fantásticos e gosta muito de cá estar. Depois perguntam-lhe como explica então o que aconteceu na Academia, e ele diz que foi por terem perdido na Madeira e com isso o acesso à CL, o que fez que 50 gajos encapuçados invadissem a Academia e fizessem aquilo mas ninguém esperava uma situação destas, que foi uma surpresa para toda a gente. São palavras do Battaglia!
Ouvir, ou ler, sportinguistas a defenderem que os jogadores podem rescindir, é o cumulo do masoquismo! Não basta a perseguição a que o clube é votado a toda a hora e ainda temos de ter pessoas que fodem o clube por dentro só para marcarem a sua posição contra esta Administração. Inacreditável!
Repara, mesmo que tivessem razão – que para mim é claro que não têm – era obrigação dos sportinguistas não se pronunciarem sobre o assunto, para não prejudicarem o clube. Supondo que tinham razão – que não têm! – será por culpa de uma única pessoa: BdC. Se para atacarem o BdC precisam prejudicar o Sporting, diz o bom senso que não ataquem o BdC. É tão simples quanto isso!
Nunca poderei estar de acordo contigo neste ponto porque o Sporting está acima da minha opinião, da tua opinião, da opinião de qualquer um de nós.
Ser Sporting é isto.
Não precisas mentir mas também não podes colocar-te acima do Clube!
I rest my case!
(sorry)
14 Junho, 2018 at 10:41
Vinha por aqui abaixo a ver que comentários teriam algo de interessante para ler.
Parei neste. E acho que nem preciso de ler mais nenhum.
Isso tudo, Diogo. Isso tudo.
SL.
14 Junho, 2018 at 12:04
Ponto prévio: discordo da tua opinião sobre a justa causa e espero sinceramente que o Sporting (e não BdC) se proteja por todas as vias legais ao seu dispor.
Mas muito mais grave que isso é esta tentativa de fazer crer que só há 2 escolhas nesta guerra: ou BdC ou os jogadores. Isso só conduz a que o Sporting não seja tido nem achado no meio da discussão. A era de BdC ha muito que acabou. Está inclusive ilegitimamente no posição que ocupa. Que venha rapidamente alguém que queira de facto trazer uma solução que sirva o Sporting mas para isso é preciso que primeiro deixem os sócios escolher o caminho marcando eleições.
Abr e SL
14 Junho, 2018 at 9:35
Bom dia
O BdC conseguiu entrar em Alvalade ou foi-lhe barrada a entrada:)
14 Junho, 2018 at 9:39
Parece que dormiu no sofá do escritório 😉
14 Junho, 2018 at 10:01
24 horas por dia…
everyday…
14 Junho, 2018 at 9:37
Entretanto, segundo o DN, o Bombeiro viu mais uma Providência Cautelar. Nesta pretendia que fosse declarada ilegal a Comissão Transitória para a Mesa da
Assembleia. O Tribunal rejeitou. Muito silêncio da generalidade dos midia até agora.
Também se ficou a saber que a CMVM interpelou o
JMS para saber a sua situação e o homem confirmou
” que estava demissionário mas em funções”.
Agora já não pode negar ou ….talvez não se a conveniência pedir outra coisa…
14 Junho, 2018 at 9:46
Então a comissão transitoria da mag não esta ilegal? ai jaiminho jaiminho só fazes merda
14 Junho, 2018 at 9:53
Este gajo so tem de desaparecer do Sporting.
Se ele for presidente da mesa de alguma AG vai haver merda de certeza.
14 Junho, 2018 at 10:16
Prece já são 4 as providencias calutelares indeferidas liminarmente
SL
14 Junho, 2018 at 10:23
paga requerente…
ahahahahah
14 Junho, 2018 at 11:12
Na otica do JMS deve ter sido uma grande noite de sexo apos a mulher ter indeferido liminarmente a sua proposta de festejar o santo antonio
14 Junho, 2018 at 12:15
😀
14 Junho, 2018 at 10:17
Daí o show todo ontem
SL
14 Junho, 2018 at 11:13
Claro… chama-se contra informaçao, encher o espaço mediatico para nao se falar do que realmente acontece.
14 Junho, 2018 at 11:34
Também se ficou a saber que a CMVM interpelou o
JMS para saber a sua situação e o homem confirmou
” que estava demissionário mas em funções”.
shhhhh cala-te
14 Junho, 2018 at 14:11
Não podes dizer isso porque o putativo candidato disse ontem na SIC que ela não se tinha demitido e que era clarinho como água …
14 Junho, 2018 at 14:12
O putativo era RA
14 Junho, 2018 at 9:40
Excelente resumo.
14 Junho, 2018 at 9:43
Só resta novamente eleições e mais uma vez os sócios teriam a palavra.
Não adianta andar .mos todos os dias a bater no ceguinho.
Eleições e os sócios em sede própria escolheram o presidente.
Hoje estou a contar com as rescisões de Bataglia,Rafael leão,acuna,estas certas pelo q sei e de mais 3 jogadores.
A partir de amanhã é começar a pensar na próxima época o que tem sido completamente impossível devido a este clima causado pelos jogadores,sim esses cabrões já deveriam ter rescindido e antes da taça de Portugal.
Hoje será mais um capítulo do golpe!!!
14 Junho, 2018 at 9:48
Zé Verde Holland
13 Junho, 2018 at 18:56
Amigos & Caros Sportinguistas
Vou mencionar algo grave e que ultimamente não sai da minha (de)mente consciência, mas tenho um ligeiro pressentimento de que está organizada pelo famigerados cartéis
EXECUÇÃO PRESIDENTE SCP
Pela pessoa em si e consequentemente afronta de um ilustre desconhecido e comum cidadão ententar de peito aberto confrontar os corredores
ORGANIZADOS SECTORIALMENTE
POLÍTICA
DESPORTIVO
BANCA
CAMORRA
JUDICIAL
Sendo ou não uma proeminência descabida analisando que estão a proletar a
ENCOMENDA
Cada vez mais é necessária a propalada
MILITÂNCIA
TODOS OS QUE QUEREM O BEM
NOSSO
SPORTING CP
14 Junho, 2018 at 9:55
Não é novidade nenhuma. A nossa sociedade cada vez mais se rege por esta regra do ou és por mim ou és contra mim.
Aliás BDC é um dos intérpretes máximos desta regra.
Basta ver que neste processo das duas três, ou és brunista ou és croquette ou és um banana que não sabes o que és.
Isto tolda a memória das pessoas e tolda-lhes também a racionalidade.
BDC fez, para mim, um trabalho meritório ao longo destes 5 anos.
Lá porque considero que fez asneira no caso Madrid e considero que involuntáriamente escancarou a porta a todos os ataques, não vou esquecer tudo o que de muito bom fez.
Da mesma forma que lá porque fez muita coisa boa, não tenho de achar que tudo o que faz é bem feito.
Dou o exemplo da assembleia dos 90%. Muitos defendem que se teve 90% na assembleia é porque tem 90% com ele.
Teve 90% na assembleia, mas até poderiam logo no dia seguinte esses 90% estar reduzidos a zero se, por exemplo, à saída da assembleia tivesse mandado todos os Sportinguistas para a PQP.
Mas a regra é que as pessoas não podem estar divididas.
Há que agarrar todos os que pudermos para a nossa causa e evitar que olhem para outras causas para não se sintam tentados a abraçá-las também.
E o futebol é como o governo, mexe com muito dinheiro e influências.
Costumo dizer que se fosse só pelo governo em si, ninguém ia para lá. É todo o mundo à volta é que interessa.
No futebol é a mesma coisa. Com a devida diferença da paixão clubística. Não fosse o mundo paralelo tão importante e não tínhamos esta guerra pelo poder a que estamos a assistir.
Depois temos os interesses exteriores. O benfica é o clube do regime, o clube que interessa que ganhe para manter os 6 milhões de parolos contentes de modo a não chatearem o governo. Sendo grande parte dos intérpretes de política e desporto os mesmos, é fácil. Depois é só controlar os media para que estes façam a propaganda. Ou será que só o Sócrates é que fez tráfico de influências?
E não há volta a dar, vamos continuar a lutar mas o que interessa são os €€€€. O resto são peanuts.
14 Junho, 2018 at 10:02
Só dizes tretas e parvoices!
Desde o nosso clube até à tecla estapafurdia dos 6M quando na realidade, segundo consultada uma empresa de estatistica o Sporting tinha 3,5 milhoes o Porto 2,6 M e o benfica 4,2 M de adeptos.
Portanto no rigor és um zero à esquerda tal como no resto do texto!
14 Junho, 2018 at 11:31
São opiniões.
Tens a tua, eu tenho a minha.
Concordando ou não, eu respeito a tua, se não respeitas a minha, obrigado por dares razão ao que escrevi.
Já agora, não acredito que só somos mais 900 mil que os portistas. Mesmo com a diferença que possa existir no Porto cidade.
Eu continuo com a ideia que só com o desaparecimento da geração mais velha se desvanecerá a diferença entre o número benfiquistas e Sportinguistas. Os 6 milhões é um chavão e podem ser 5 ou 4,5.
Mas não achas que se fossemos tantos como eles éramos muito mais respeitados?
14 Junho, 2018 at 9:58
A imaginação delirante das chamuças pede meças aos Dan Brown desta vida.
Cinjam-se aos factos. Compreendam o dano que bdc já causou ao Sporting. Não façam de conta que esse dano não existe. Que não deve prestar contas face ao destrambelho reiteradamente manifestado.
Isso é fazer dos sportinguistas uma massa acéfala. Isso nunca conseguirá fazer.
14 Junho, 2018 at 11:10
Qual dano?
14 Junho, 2018 at 11:17
Aquele dano que o croquete ontem nao conseguia responder quando o Pedro Proença lhe dizia para dizer o que ele sabia para que todos os associados ficassem a saber o mesmo…
Aquele…hum aaa … pois… aquele
14 Junho, 2018 at 10:05
Não sei o que vai acontecer hoje… mas digo já que… quanto mais perto do limite do timming para accionar a rescisão de contrato mais FILHO DA PUTA é o seu autor…
e mais plasmada fica a sensação da cópia das ‘aberturas de mercado’… e do último dia da mesma… é só coincidências…!!!
14 Junho, 2018 at 10:18
“… isso nada tem a ver com BdC.”
A sério?
Tudo o que se passa tem a ver com BdC!
Ponto!
Já tivesse saído o BdC e já nada disto se estaria a passar.
O homem é burro! Não tem noção.
E agora está num “finca pé” que vai levar o Sporting cada vez mais para baixo só porque sim – porque ele tem sempre razão e todo o mundo está errado!
O que está a fazer já entrou no imperdoável.
Deu cabo da equipa de futebol, delapidando o clube em cerca de 250M€ – a confirmarem-se as rescisões que toda a CS diz que vão acontecer hoje. Deu cabo do melhor plantel dos ultimos 15 anos e que era a base para ajudar a ter um clube forte, pujante e competitivo. Com isto, criou uma crise sem precedentes no clube, fazendo parar os dois EO e a RF, e ainda a venda da restante divida da SAD a um entidade estrangeira, por um valor muito inferior ao valor real. Tudo isto podia colocar o Sporting com uma divida absolutamente residual que nos daria uma vantagem competitiva face aos rivais. Entraríamos na época 2019/20 de cara lavada, praticamente com o clube com passivo zero!
Em vez disso, absolutamente só pela inabilidade deste bronco, vamos regredir 5 anos, ou seja, vamos deitar fora todo o excelente trabalho que ele próprio fez!
Esta merda parece uma anedota!
Tudo pelo ego cego deste incapaz e por mais 6 pessoas que, sabe-se lá porquê, lhe mantém o apoio inacreditavelmente.
A pergunta que fica é: porquê?
Que necessidade há disto?
Para agravar tudo isto, e só mesmo a nós, temos outro incapaz do outro lado da guerra!
E assim, dois incapazes, vão lixar o sonho de milhões de sportinguistas e levar o clube para uma crise que demorará, pelo menos, mais cinco anos até recuperarmos ao ponto em que estávamos em Abril! Isto se conseguirmos. Porque esta crise impedirá de termos uma equipa competitiva e isso afastar-nos-à da luta pelos titulos e da CL. Vai perder o futebol mas vão perder também as modalidades…
“Numa palavra”: estamos fodidos!
14 Junho, 2018 at 10:31
FDX, É MESMO ISTO.
Quem não for capaz de perceber isto, é porque não está no seu perfeito juízo.
14 Junho, 2018 at 10:46
E para ajudar “à festa”… as verbas da champions dispararam…. sendo que tanto benfica e porto recebem logo à cabeça bem mais dinheiro que o Sporting (quando lá for) só pelo ranking dos 10 anos e da majoração de já terem sido campeões europeus.
Mas continuem a bater palmas aos colhões de aço e com os fantasmas da holdimo.
A holdimo é accionista!
“mas ai e tal não querem perder % e por isso está a provocar a crise”
Agora pensem!
Vocês preferem ter 30% de uma empresa tecnicamente falida e com um risco de vir a ser condenada a pagar indemnizações brutais?
Ou preferem ter 10% de uma empresa que respira saúde??
14 Junho, 2018 at 11:02
Que visão tão romantica do futebol e da economia. Se achas que os “donos” dos clubes de futebol, sobretudo os mais ou menos poderosos estão interessados nos lucros, lamento desiludir-te, pois não é difícil perceber que os interesses são outros, alias, duvido que exista um investimento na aquisição de um clube que seja lucrativo.
Podes perceber melhor o que os move, por exemplo aqui:
http://trivela.uol.com.br/as-razoes-que-fazem-do-futebol-uma-maquina-de-lavagem-de-dinheiro/
Mas não faltam exemplos, do que pretendem as “holdimos” do futebol, é só procurar.
14 Junho, 2018 at 11:12
Eles têm o disco riscado.
14 Junho, 2018 at 13:53
Tu nem disco tens… 😉
E este tipo de disco não se compra. Ou nasces com ele, ou… azarito!
14 Junho, 2018 at 11:26
Malcolm a ser….malcolm…
Onde é que eu escrevi que os donos dos clubes estão interessados nos lucros??
E mais uma vez…desonesto como és…. lá vem a manobra de diversão em vez de responderes de forma objectiva à questão —> preferes 10% de uma empresa que respisra saude ou 30% de uma empresa falida e em risco de insolvencia?
Mas toma lá um “docinho” para leres….
https://2.bp.blogspot.com/-YdMYxigtIro/UkKj-rOWYCI/AAAAAAAAIn4/pJA3-kqV6Ls/s1600/2.jpg
A parte curiosa é veres quem deu essa entrevista.
14 Junho, 2018 at 11:42
Dificuldades de leitura, mais importante que a valorização do investimento é a notoriedade e as possibilidades que a posição dá.
PS: Um dia destes ainda me vais mostrar demonstrações financeiras que suportem essa teoria de empresa falida e risco de insolvência, com uma comparação do tempo em que respirava saúde. Podes escolher os anos que quiseres para fazermos essa comparação. Falar porque se ouve, é fácil, fundamentar é mais difícil.
A entrevista só valida que o interesse do investimento não é apenas financeiro mas também muito posicional.
14 Junho, 2018 at 11:53
E malcolm a ser malcolm….
Nova desonestidade –> onde é que eu disse ou não que o” mais importante que a valorização do investimento é a notoriedade e as possibilidades que a posição dá.”?
Quanto ao P.s. nem tu acreditas no que escreves….
Demonstrações financeiras….
É só esperares pelo fecho deste exercício (termina a 30 de Junho) e comparares a situação patrimonial a 30 de Junho de 2018 com 30 de Junho de 2017.
Os “passivos” estão lá todos…
Nos activos…. foi-se o Bas Dost, o Bruno Fernandes. Muito provavelmente o Acuna e o Battaglia.
Moral da história —> És o gajo mais desonesto a escrever aqui, pois tu ao contrário de alguns acéfalos que escrevem merdas sem terem noção…. tu sabes perfeitamente o que estás a escrever.
14 Junho, 2018 at 13:41
Ainda que que reconheces que é malcolm a ser malcolm, é um sinal que são comentários emitidos por convicção e dentro do possível fundamentados e que, como sempre, reconhecendo que não sou dono da verdade.
Também é verdade que, dados os mais de 300kms que me separam de Lx, sem qualquer conhecimento ou interesse próprios na gestão do clube, são feitos unicamente no interesse de quem quer o melhor para o clube.
Quanto ao resto, não vale a pena continuar quando alguém não quer mesmo entender o contraditório só vale a pena insistir até certo ponto, depois, caro amigo, “respect” e cada qual fica na sua, pois também quero querer, que tal como eu, comentas por convicção e sem qq outro interesse que não seja o melhor para o nosso Sporting.
Fica bem e uma boa tarde.
14 Junho, 2018 at 14:10
Foda-se, Malcolm…
Agarra num papel e faz uma aritmética que isso já te dá umas luzes…
Com as rescisões que se anunciam para hoje, vais perder cerca de 250M€ em jogadores que poderias vender – a valores por baixo. Portanto, deixas de poder encaixar esse valor.
A Nova Reestruturação Financeira (NRF) tirava-te quase 100M€ ao passivo, que ficaria abaixo dos 200M€. A venda dessa divida ao estrangeiro tirava-te 20% ou 30% disso, o que te colocaria a divida em cerca de metade do que é actualmente.
Este impasse parou tudo, além de teres perdido praticamente o 11 base do ano passado mais 2 ou 3 suplentes de luxo – da equipa base ficam o Piccini e o Coates, até ver, se não forem vendidos, e vais perder o Podence, pelo menos. Se venderes os 2 que indico, do 11 base não fica nem um e perdes Podence e Ruiz que eram dos suplentes que jogavam mais. Vais ter de fazer uma equipa TODA nova.
Portanto, hoje tens uma divida quase de 300M€, não tens equipa, perdeste 250M€ em possíveis vendas, não tens dinheiro… Daqui a um ano não estarás melhor e até podes estar pior! A Holdimo tem 30% disto!
Mas, se o BdC fosse um gajo responsável, daqui a um ano tinhas uma divida de 130M€, não vendendo ninguém ainda tinhas 250M€ ou mais em possíveis vendas, tinhas dinheiro e um clube saudável. A Holdimo teria 10% disto!
Se vendesses bem 4 ou 5 jogadores neste verão e no próximo verão, no total, provavelmente conseguirias baixar dos 100M€ de divida e ainda ter uma equipa mais forte! Achas que a Holdimo não preferia ter 10% disto do que 30% do que tem agora?
14 Junho, 2018 at 14:23
“… se o BdC fosse um gajo responsável.”
Dando de barato tudo o que dissestes até à frase acima, sobre as quais apenas digo que as coisas não são assim tão lineares, mas chegando aqui paramos.
Tenha os erros que tiver, no contexto do que escrevestes, dizer isto, só se completares dizendo, BdC é culpado do ataque à Academia e das subsequentes rescisões, BdC é culpado pelo bombeiro, na minha opinião, estar a ser instrumentalizado. É burrice e despesa a mais para eu pensar que ele faz isso de livre vontade.
E se tiveres essa opinião, respeito, mas não é a minha.
14 Junho, 2018 at 12:55
Obviamente, sendo para lavar dinheiro é muito melhor 30% de uma empresa à beira da falência.
14 Junho, 2018 at 13:33
Tão óbvio, Mais uns uma ou dezena de milhões acabam nos 50% e com o controlo total.
Se passam para menos de 10, perdem o administrador e se quiserem regressar aos 30% precisam de gastar mais de 100M e para o controlo total já terão ir quase aos 200M.
Mesmo na falência a marca Sporting é muuuuuito apetecível, sobretudo para quem queira proteger-se de outros negócios.
14 Junho, 2018 at 14:16
Estava a ver que tinha de ser eu a escrevê-lo. ISSO É ÓBVIO.
14 Junho, 2018 at 11:11
https://m.youtube.com/watch?v=t6FUR_nhGX8
14 Junho, 2018 at 10:54
Aquela historia dos roubo de 100 euros mas se baixares as calças fica por 70 é tão mas tão bem aplicada aqui.
Claro que a culpa é do BdC é tão fácil gerir um clube, é só copiar os exemplos de sucesso. Mais fácil se torna com imaginação e alguma vontade para entrar no carrossel.
14 Junho, 2018 at 11:20
Miguel, nunca vou concordar que haja justa causa.
E nunca vou perceber como um sportinguista acha que têm justa causa!
Poucos edifícios no país – talvez um ou outro quartel, talvez o Banco de Portugal, talvez a Casa da Moeda – poderiam suster e impedir 50 manfios de entrarem nas suas instalações e agredirem os trabalhadores em 2 ou 3 minutos, voltando a sair rapidamente. Ninguém está a contar com uma coisa destas! Ninguém.
Dizer o contrário é ser desonesto!
Naquele dia, podiam ter feito exactamente o mesmo em TODAS as Academias do País, em todas as escolas do país, em todos os Bancos do país! Não havia um local onde impedissem o que aconteceu! Um só!
O resto é conversa para encher a argumentação de cada um!
Desilude-me um pouco que a tua postura seja esta porque sempre te vi como uma pessoa de bom senso e equilibrada.
Como podes dizer que tudo é culpa do Bruno de Carvalho.
14 Junho, 2018 at 14:11
?
Miudo, larga a droga…
14 Junho, 2018 at 11:21
Se fosse só regredir 5 anos, não era mau de todo…
14 Junho, 2018 at 11:22
Agora no local certo.
Miguel, nunca vou concordar que haja justa causa.
E nunca vou perceber como um sportinguista acha que têm justa causa!
Poucos edifícios no país – talvez um ou outro quartel, talvez o Banco de Portugal, talvez a Casa da Moeda – poderiam suster e impedir 50 manfios de entrarem nas suas instalações e agredirem os trabalhadores em 2 ou 3 minutos, voltando a sair rapidamente. Ninguém está a contar com uma coisa destas! Ninguém.
Dizer o contrário é ser desonesto!
Naquele dia, podiam ter feito exactamente o mesmo em TODAS as Academias do País, em todas as escolas do país, em todos os Bancos do país! Não havia um local onde impedissem o que aconteceu! Um só!
O resto é conversa para encher a argumentação de cada um!
Desilude-me um pouco que a tua postura seja esta porque sempre te vi como uma pessoa de bom senso e equilibrada.
Como podes dizer que tudo é culpa do Bruno de Carvalho.
14 Junho, 2018 at 11:22
Sorry my bad
14 Junho, 2018 at 11:29
Tens a certeza absoluta que o ataque à Academia não foi um “aperto” encomendado pelo Presidente que acabou por “descambar”?
É que a questão é essa! Eu não sei!!
Tu sabes??
14 Junho, 2018 at 11:41
Só fiz copy paste de um comentário anterior do teu camarada Miguel Simpson.
As cassetes andam trocadas?
14 Junho, 2018 at 11:41
tens a certeza absoluta que não foi encomedada por intresses que querem explusar bdc do Sporting ?
é que a questão é essa ! Eu não sei !
tu sabes ?
14 Junho, 2018 at 11:54
Qual foi a parte do “Eu não sei” que tu não percebeste?
14 Junho, 2018 at 11:43
E tu tens a certeza que foi?
14 Junho, 2018 at 11:56
Olha outro….
Qual foi a parte do “Eu não sei” que tu não percebeste?
Ou seja…. não tenho certezas de que não foi …. tal como não tenho de que foi.
Mas pelos vistos tu e o o calimero que escreveu antes…têm certezas
14 Junho, 2018 at 12:19
eu escrevi não sei cabrão.
não sabes ler ?
14 Junho, 2018 at 12:53
Copypast do Simpson, não são palavras minhas, ou ainda não percebeste
14 Junho, 2018 at 14:15
Mas tu tens dificuldade com o português?
iz lá o que não percebes que eu explico-te, por seres muito burro…
14 Junho, 2018 at 14:13
Já percebi que não és um gajo completo!
Falta-te, entre outras coisas, um cérebro…
Lamento muito por ti!
14 Junho, 2018 at 15:00
“Deu cabo da equipa de futebol, delapidando o clube em cerca de 250M€ – a confirmarem-se as rescisões que toda a CS diz que vão acontecer hoje. Deu cabo do melhor plantel dos ultimos 15 anos e que era a base para ajudar a ter um clube forte, pujante e competitivo. Com isto, criou uma crise sem ”…
14 Junho, 2018 at 10:24
Leio aqui que o Sporting está na mira de “investidores” estrangeiros.
Não estou a seguir a refrega, perdoem-me, devia manter-me informado vendo CM, TVI24 e derivados, mas prefiro manter a minha ignorância bacoca. Li os comentários meio à pressa, e surge o interesse dos russos(?).
Não sei se é verdade ou mero rumor, mas este debate é, para mim, muito interessante, do ponto de vista ideológico.
Será assim tão mau um clube português ser comprado por um chinês, Abramovich ou angolano rico?
Será que o Chelsea ou o United de hoje têm menos identidade que os de há 30 anos atrás? Será que os adeptos do Chelsea comemoraram os seus títulos com despeito, pois o clube é detido por um estrangeiro?
O clube é dos sócios. Os sócios votam e elegem uma Direcção que os representam, mas daí a “deterem” o clube vai um salto, na linha de que é o povo quem mais ordena. Os amanhãs que cantam são bonitos, mas no futebol (e perdoem os puristas, mas o Futebol lidera o clube) o dinheiro manda, e os interesses de quem o movimenta sobrepõem-se aos interesses românticos dos adeptos.
Penso ter sido o Dias Ferreira a colocar esta questão em debate há uns anos, foi abafada, pode ser que desta vez os prós e contras desses modelos de gestão sejam discutidos com o mínimo de seriedade, nem que seja aqui.
14 Junho, 2018 at 10:35
Ja vi isso com outros olhos. Ja fui completamente contra, neste momento nem tanto.
Se o problema do Sporting é a comunicação social, é arranjar um que compre o clube e um dos jornais.
14 Junho, 2018 at 10:57
Bruno e qual a razão de neste momento já não seres completamente contra?
14 Junho, 2018 at 11:20
Nem tem a ver com presidente, tem a ver com cada vez mais olhar para o futebol como um negocio.
14 Junho, 2018 at 11:27
E acabasse com o problema da democracia e os votos que se fodam.
Dias e dias preocupado com uma pseudo ditadora e agora quer vender o clube.
Hipocrisia do caralho.
14 Junho, 2018 at 11:38
Tens que aprender a ler. E em Lagos as escolas eram boas.
Eudisse que ja não sou tanto contra isso, daí a defender isso ainda vai um longo caminho
14 Junho, 2018 at 11:59
Para alguém que está tão preocupado com democracia, só o equacionar essa hipótese, é por si só, pura hipocrisia.
14 Junho, 2018 at 11:29
Ver como negócio estou completamente de acordo…
Mas de forma muito simplista, prefiro sempre ser eu/nós a eleger alguém para tratar dos nossos “negócios” em que acredito que tenha os interesses do Sporting em primeiro lugar do que terceiros a fazê-lo. (ou pelo menos os tenha em consideração, para não ser muito lírico)
14 Junho, 2018 at 11:37
Quantos Presidentes ja elegemos nós, achando que iam defender oa interesses do Sporting e nao foi isso que aconteceu?
14 Junho, 2018 at 11:55
Isso é difícil de responder porque ai vamos ter opiniões diferentes. Eu acho que BdC tem defendido os interesses do SCP (ou tentado), umas vezes bem, outras mal. As que fez mal não acho que tenha sido por interesses ou propositado. (e acho que não vale a pena pisarmos neste assunto porque temos ideias diferentes)
De outros tenho a certeza que defenderam outros interesses, nem que seja o seu. (admito que muita coisa até possa ser empolgada)
A máxima do o “Sporting é nosso” é o que está em discussão com a reestruturação (que até à pouco se dizia que podia ser feita à mesma com ou sem Bdc para agora já se pôr em equação o que era pretendido antes de 2013, que é a perca da SAD).
Após o ataque à academia, tracei logo este cenário e até agora não falhei. E este capitulo que estamos agora aqui a discutir é o próximo e a razão para o legitimar já foi referida em comentários mais abaixo.
E para mim este é o ponto mais importante, independentemente de quem é ou virá a ser o presidente.
14 Junho, 2018 at 13:03
Nao discordamos assim tanto. Tambem acho que BdC defende os interesses do SCP, e nao acho que o faça em proveito próprio. A unica coisa em que podemos discordar é se ele ainda é o presidente certo para o Sporting. E aí sabes a minha opinião.
14 Junho, 2018 at 10:38
Se bem gerido e sobretudo com transparecia o clube, a SAD pode muito bem ser dos sócios.
Tal como a luta contra a Doyen, que Sporting perdeu a batalha mas o futebol ganhou a guerra. Estamos num momento tão ou mais importante, pois está em causa, se os interesses dos empresários e jogadores se pode sobrepor ao interesse legitimo dos clubes em fazer os melhores negócios possíveis e sem intermediários, mesmo que em muitas situações os jogadores acabem prejudicados financeiramente.
Se não forem impedidos e digo mais incentivados, os clubes com uma gestão competente e transparente podem sobreviver sem fundos e continuarem a pertencer aos sócios. Não podes é pagar 20% ou 30% de comissões em todos os negócios e muito menos entrar no carrossel das transferências, que apenas existe para satisfazer, empresários, fundos e jogadores e os clubes, mais tarde ou mais cedo é que acabam por pagar a factura.
Tens aqui um exemplo muito bem feito do funcionamento:
https://streamable.com/gyskq
14 Junho, 2018 at 10:53
O exemplo evidenciado pelo link é elucidativo.
SL
14 Junho, 2018 at 10:57
Malcolm
Não acredito nessa teoria de que mandamos e tal.
Mas adiante.
Hoje em dia o futebol funde-se com a finança, e desenganem-se os que acham que a situação muda, por mais fair-plays que se implementem. E o problema não são os xeques ou sino-magnatas, o problema é que entrou dinheiro em barda no futebol por via de direitos televisivos e tudo o que está associado (interessante ver a evolução de contratos publicitários de futebolistas vs outros atletas ao longo dos anos), e com essa mudança de paradigma ganharam-se todos os vícios do sistema financeiro. Os governos não conseguem/querem limpar offshores e cadeias de “valor” que sustentam, entre outras coisas, grupos terroristas e todo o tipo detráficos, e vão fazê-lo para o futebol?
O mercado regulado no futebol é quase que uma utopia, não existe vontade de quem manda, e quem manda é quem pode. Quem manda não é a FIFA (cujas intenções deixam a desejar), mas os Reais e derivados. No dia em que se chatearem, os bigs fazem uma super liga fechada e levam uns milhões de telespectadores asiáticos e americanos com eles, e a Europa pode aí sim regressar a um modelo de negócio mais solidário.
Quanto à boa ou má gestão, discordo que esteja dependente de ser sad, detida por um xeque, ou em regime de comuna. O United dá lucro todos os anos, e emite dividendos. O Bayern dá lucro. É tudo uma questão de competência, mas também de filosofia. O Arsenal é um bom exemplo de como hipotecaram a vertente desportiva em detrimento da financeira, pois preferiram pagar o novo estádio mesmo que significasse desinvestir na equipa. São opções de gestão.
14 Junho, 2018 at 11:24
Não discuto a questão da boa ou má gestão, pois o problema não é a competência da gestão mas sim os interesses dos investidores. Se os exemplos que colocas, podem traduzir investimos objectivamente financeiros, não é menos verdade que a maior parte dos investimentos traduzem objectivos bem mais obscuros, que passam desde a notoriedade, pela lavagem e até pela entrada e cobertura para negócios bem mais sujos.
A Fifa já mudou a regras para os TPO, se pode, ou melhor se quer ir mais longe, duvido, mas desistir de insistir também não me parece ser a melhor opção.
Concordo em parte, com o mandamos e tal … apenas escolhemos a gestão de 4 em 4 anos, e o modelo não raras vezes é subjugado pelo sucesso desportivo, daí que, concedo a existência de factores que podem criar uma ideia falsa de controlo, queria muito acreditar, que no nosso clube, a este nível poderíamos ser diferentes e servir de exemplo… começo a acreditar seriamente que posso estar enganado, e a vários níveis.
14 Junho, 2018 at 14:01
O empresário do Alan Ruiz, riu-se.
14 Junho, 2018 at 10:38
A propósito desse tema, deixo isto aqui que apanhei por aí
“Sporting – A sentença de morte e o milagre
Não me interpretem mal: apaixonado por futebol, golos e fintas, jogadores e adeptos, se há algo que dispensaria seria a morte do Sporting. Por respeito ao clube, e seus adeptos. Mas não tenho dúvidas que o Sporting, como o conhecemos, acabou.
Quando hoje se discute quem será o treinador, ou qual será o plantel, ou até mesmo o “valor” das perdas de jogadores em debandada, a minha visão ultrapassa todas essas questões. É uma visão técnica, e que sinceramente não vejo que haja solução para o problema, neste momento, quer por razões endógenas, quer exógenas. E o que hoje se passa no Sporting, é muito resultado da gestão de um louco, mas acima de tudo assenta numa gestão no fio da navalha e com duas décadas de 3 factores: bola de neve, empurrar com a barriga e soluções sem racionalidade económica. Restam duas hipóteses: a morte ou um milagre. Mas nada voltará a ser como dantes.
A razão histórica da sentença de morte
No final dos anos 90, já lá vão 20 anos e a memória vai ficando para trás, os clubes portugueses estavam completamente falidos, e havia gravíssimos problemas de dívidas ao fisco. A resposta a este problema surgiu por duas vias: o Totonegócio / Plano Mateus e a criação das SADs.
O Totonegócio / Plano Mateus, basicamente, significou um “perdão fiscal” encapotado num acordo entre as partes para pagamento dilatado de valores em dívida ao Fisco e Segurança Social, que sucintamente contemplava a consignação das receitas que os clubes tinham, derivadas do Totobola (que chegou a ter valor financeiro considerável, mas no momento do acordo já se sabia que era um balão a esvaziar em termos de retorno financeiro), para pagamento de dívidas fiscais acumuladas (os valores em causa, na altura, causavam escândalo, mas aos olhos de hoje seriam brincadeiras de criança).
A criação das SADs foi a contrapartida “exigida” pelo Estado para que o Totonegócio / Plano Mateus avançassem: criando-se uma estrutura empresarial de gestão do futebol, acabava ou diminuía a opacidade em relação à responsabilidade subsidiária das Administrações, e por outro lado permitir-se-ia a alavancagem financeira dos clubes: sendo o futebol a unidade de negócio central em termos financeiros, no modelo associativo, com crivos de reporting financeiro básicos e agregados, não era possível atingir formas de financiamento elaboradas. As SADs permitiriam report financeiro mais transparente, e separando o core business da actividade associativa e desportiva amadora – que deveria ser, na verdade, a razão de existência dos clubes, mas isso…
Os primeiros tempos foram de euforia: apoiadas pela subscrição de capital e pela alavancagem bancária, bem como beneficiando do aumento de receitas da Liga dos Campeões (e entrada de mais equipas portuguesas) e “perdão” das dívidas anteriores, as SADs trouxeram aos clubes portugueses outra capacidade de investimento. Este período foi seguido de novo período eufórico: o Euro 2004.
Os estádios portugueses eram estruturas disfuncionais, com custos de manutenção elevados e incapazes de gerar rendimento. O Euro 2004 trouxe aos clubes portugueses a possibilidade de modernizarem as suas infraestruturas, reduzirem custos de manutenção e exponenciar receitas. Com apoios directos e indirectos, o Estado financiou na sua maioria a construção dos novos estádios: quando não houve apoio financeiro directo, houve apoio camarário, quer directo, quer indirecto (oferta de terrenos urbanizáveis, acessibilidades e outras partes do projecto a cargo de empresas municipais, etc).
No entanto, os clubes aproveitaram esse momento para começar a encher os seus passivos, financiando-se para suportar uma operação que, financeiramente, acabou por não lhes saír directamente do bolso. Exemplo prático: é o mesmo que eu ir ao banco pedir um empréstimo para comprar uma casa, alguém me paga parte considerável da casa e eu aproveito o empréstimo para comprar um Porsche.
A partir do Euro 2004, o crescimento da bolha financeira passou a assentar, em grande medida, no roll-over da dívida, e na contracção de empréstimos obrigacionistas (e operações semelhantes) sucessivos: contraio hoje um empréstimo de 15 milhões a 3 anos, e ao fim de 3 anos contraio um de 30 milhões, para pagar o original, os juros e ainda ir buscar liquidez.
Ao mesmo tempo, o crescimento exponencial do mercado de transferências, a grande capacidade de geração e desenvolvimento de talento futebolístico no nosso país e os efeitos Cristiano Ronaldo e Jorge Mendes tornaram os clubes portugueses actores principais do mercado de transferências internacional. Estas mais-valias em catadupa permitiam cobrir operações correntes deficitárias. É também importante recordar o recurso aos Fundos de Investimento criados pelos clubes, onde colocavam partes dos passes dos atletas, para se financiarem, bem como posteriormente as parcerias com Fundos Privados.
Não se pode também esquecer o papel da Olivedesportos, de Joaquim Oliveira, na geração de riqueza para os clubes, mas também de funcionar como para-quedas quando era preciso dinheiro. A Olivedesportos conseguia obter receitas interessantes através da negociação dos direitos dos jogos nacionais no mercado nacional e internacional (na viragem de Século a Liga Portuguesa chegou a ser transmitida em mais de uma centena de países), sendo que o problema era que como a negociação nunca foi centralizada (a “parolice” nacional nunca permitiu que todos percebessem o erro que é a negociação individual) a Olivedesportos tinha uma posição absolutamente esmagadora, fazendo valer esse facto nos valores oferecidos. E como gerava muita liquidez, a determinada altura era o Bombeiro de todos os clubes, que antecipavam receitas por anos e anos.
Também coincidentemente, os clubes mantinham privilégios economicamente irracionais: Porto e Benfica viram os seus Centros de Treino construídos pela Câmara Municipal de Gaia e pela CGD, por exemplo.
Estava, no entanto, criada uma bolha enorme a que nenhum dos 3 maiores clubes portugueses foge. As crises internacional e nacional trouxeram novos desafios, com a banca a tentar desligar-se das operações com clubes e o desaparecimento do negócio de outros players fundamentais (a PT, por exemplo, que de um operador de referência a nível internacional, se transformou no que é hoje). No entanto, a Liga dos Campeões e as boas movimentações no mercado de transferências, foram sempre permitindo equilibrar resultados operacionais assustadores.
Ao longo dos últimos 15 anos, os clubes também criaram estruturas gigantescas, economicamente irracionais, em que se cruzam compadrios, favores e o silêncio de oposições internas (Luis Filipe Vieira é o campeão das contratações de opositores, mas todos entraram nesse esquema).
A “tempestade perfeita”
Aqui chegados, o que temos:
– clubes com resultados operacionais cronicamente deficitários, incapazes de gerar receitas correntes (bilheteira, TV, merchandising, corporate) com peso relativo elevado nos orçamentos anuais
– clubes dependentes das mais-valias nas transferências
– clubes dependentes da presença na Liga dos Campeões
– clubes geridos, financeiramente, no fio da navalha, com passivos de centenas de milhões de euros, gerando receitas correntes reduzidas e com cash flows assustadores
– clubes no centro de dezenas de suspeitas de corrupção, lavagem e desvio de dinheiro
Estão, portanto, criadas as condições ideais para que, numa tempestade perfeita, o colapso esteja ao virar da esquina. E o colapso pode atingir qualquer um dos 3 maiores clubes. Houve um primeiro sinal, há um ano atrás, com o FC Porto a ser intervencionado pela UEFA. Curiosamente, o controlo drástico das contas traduziu-se, como sempre, numa melhor gestão dos recursos existentes, conseguindo até conciliar resultados desportivos e financeiros!
O estado de caos em que o Sporting se vê agora mergulhado é, na realidade, a tal “tempestade perfeita” que, aliada às condições atrás descritas lhe assinaram a sentença de morte. E essa tempestade é perfeita porque, salvo surja um milagre (que mais à frente explicarei), a morte é inevitável.
A razão técnica da sentença de morte
Discute-se se as rescisões dos jogadores, até agora conhecidas, representam uma perda de 70, 80 ou 100 milhões. E se a isso, havendo justa causa, se juntarão indemnizações milionárias. Essa discussão é irrelevante, o problema económico vai muito para além disto, e é muito mais grave. O Sporting está neste momento em falência técnica, a que se associa um colapso sistémico: a falência técnica é um conceito teórico, para o qual há várias soluções que viabilizam a operação ; mas se juntamos o colapso sistémico a essa falência técnica, não há solução interna para o problema.
Os sinais mais recentes já vinham a ser extremamente preocupantes: o adiamento do reembolso do empréstimo obrigacionista foi um sinal gravíssimo, “explicado” (ou coberto) pelos factores de desestabilização gerada pelo Presidente nos últimos meses. Houve um momento em que acreditei que os primeiros passos nesta escalada de loucura de Bruno de Carvalho pretendiam, na realidade, criar uma cortina de fumo explicativa para a incapacidade de fazer face ao reembolso do empréstimo obrigacionista, mas admito que os passos que se seguiram me fizeram por de lado essa sensação, porquanto foram a cartada final do clube em termos financeiros.
Esta escalada de animosidade contra os seus jogadores traz-nos ao momento actual: as rescisões. Pouco importa, para a tal sentença de morte, o valor de mercado perdido nestas rescisões (e até mesmo se as mesmas têm ou não justa causa – o Sporting não terá o tempo para se salvar financeiramente que a justiça vai tomar), ou as possíveis indemnizações caso haja efectivamente justa causa. O que estas rescisões trazem é a incompleta capacidade de fazer face ao cumprimento efectivo da Falência Técnica.
Pegando no Relatório e Contas do ano anterior, temos que (valores em milhões de euros) para um activo de 316 milhões de euros, temos a seguinte desagregação:
– Valorização de Jogadores – 60
– Valorização do Estádio – 140
Ou seja, 200 dos 316 milhões de euros de activos concentram-se no Estádio e nos Jogadores. Ora o Estádio, valorizado ao preço de custo, tem uma total ausência de adesão com a realidade: não há mercado para compra de Estádios, portanto no limite o que teremos é a valorização dos terrenos, que não valerão mais de alguns milhões. Quanto à valorização de Jogadores, as rescisões já conhecidas, e outras que ainda faltarão conhecer, vão diminuir brutalmente o valor dos jogadores apresentados como activo nas contas.
A juntar à diminuição do activo, por via das saídas de jogadores, juntam-se outros dois problemas: a incapacidade de gerar mais-valias que estabilizem os resultados financeiros do ano e a delapidação de possíveis mais-valias futuras. Eram essas mais valias, no curto e médio prazo, que ainda vinham garantindo o financiamento da operação.
Assim, o efeito nas contas deste ano será dramático: diminuição drástica do activo, compensada por provisões e resultados líquidos negativos. Ora, o valor dos capitais próprios no ano anterior era de cerca de 5 milhões de euros. Se tivermos em atenção que no ano anterior, financeiramente muito bom, houve um resultado positivo de 30 milhões de euros em consequência de mais de 90 milhões de ganhos com vendas de jogadores, é fácil perceber o que acontece, em termos de resultado do exercício, não havendo vendas. Junte-se a isso duas outras variáveis: a necessidade de contratar novos jogadores e de pagar os que ainda estão a pagamento – 41 milhões de euros!
Resulta, então, na total delapidação dos capitais próprios, conduzindo o clube à situação de Falência Técnica. Esta não é um bom sinal, mas é muitas vezes reversível, de várias formas: aumento de capital ou injecções de capital pelos accionistas. Para que seja reversível, é necessário, portanto, que haja uma perspectiva de futuro, ou seja, de que se consiga inverter o que conduziu a esta situação.
Ora, o que temos neste momento é o seguinte:
– o clube entrou em default relativamente ao Empréstimo Obrigacionista
– o Sporting não consegue sequer credibilidade para emitir um novo Empréstimo Obrigacionista
– vai entrar em Falência Técnica em resultado dos resultados negativos deste ano
– a banca, pressionada pelos novos e apertados padrões de risco, não tem interesse em financiar (ou seja, para financiar, como o risco é elevado, quer mais retorno)
– não vai haver sequer liquidez para dívidas de curto prazo
– como não há activos convertíveis em liquidez (jogadores), com o clube em default no caso dos Empréstimos Obrigacionistas, torna-se cada vez mais impossível (ou caro) obter financiamento
– sem financiamento não é possível comprar bons jogadores, passíveis de realizar mais valias futuras, o que se traduzirá em resultados desportivos sem relevo, ou francamente assustadores
– está gerada uma espiral “sem retorno” quer desportiva, quer financeira – a sentença de morte.
O milagre
Explicada a sentença de morte, e a sua irreversibilidade, passemos então a procurar o possível milagre. Porque é de um milagre que se trata: não há viabilidade económica na operação nem no curto, nem no longo prazo, ou seja, nenhum agente económico que baseie a sua actividade em critérios de racionalidade económica quererá associar-se à situação. Muito mais depressa iremos ver credores a solicitar a liquidação da sociedade por incumprimento das suas obrigações e situação de falência técnica.
Da minha parte, vejo 3 possíveis milagres: Mecenas ; salvação pelos contribuintes ; Perda do controlo da SAD.
Mecenas – não acredito que seja possível uma salvação por esta via, longe vão os tempos em que Vilarinho e Bibi, pegando num Benfica com o nome na lama e as contas no red line, com 10 ou 15 milhões de euros injectados no clube conseguiam resolver a tesouraria. Repare-se que a massa salarial do futebol do Sporting são 5 milhões de euros / mês.
Salvação pelos contribuintes – Este é o cenário que dispensava, mas não é um cenário que possa ser colocado de parte. Portugal é um país onde os gigantes, mesmo quando se estatelam, costumam ser municiados de um confortável para-quedas. Não me admiraria que, numa joint-venture entre Governo e entidades responsáveis pelo desporto, fosse permitido ao Sporting manter-se na 1ª Divisão, liquidando a SAD. Seria um tombo enorme, ainda assim, de que o Sporting demoraria décadas a levantar-se, se é que viria a conseguir fazê-lo.
Perda do controlo da SAD – acredito que passe por aqui o futuro do Sporting. Falido, entregará a SAD a um investidor que disporá, a seu bel-prazer, do nome e história do Sporting. Ou seja, os sportinguistas perderão o controlo daquele que é o âmago do seu clube.
A perda do controlo da SAD
Dada a condição financeira actual, e a condição desportiva que se perspectiva no curto prazo, qualquer solução deverá passar por aqui. Resta saber que investidor conseguirá o Sporting atraír, sabendo nós que este tipo de investidores, em operações desta dimensão, normalmente dividem-se em dois tipos: os que querem lavar dinheiro e os que querem “aparecer”.
Com o Sporting a precisar de uma injecção de capital de uns 100 milhões de €uros, mais, milhão menos menos milhão, jogando numa liga periférica e sendo um clube com pouca expressão a nível internacional, dificilmente se imaginará um desses investidores que querem “aparecer”, tipo Sheik das Arábias. Estes estão riscados do mapa – ainda que possam servir de cobertura a um dos de outro tipo: os da lavandaria.
Ora o Sporting fica assim, claramente, à mercê de quem esteja a precisar de uma máquina de lavar dinheiro em grande escala, ou que pretenda utilizar os elevados cash flows do clube para lhe associar outras actividades, retirando-lhe liquidez para empresas associadas ao investidor, parasitando-o. Lá virá alguém do sudeste asiático ou da europa de leste, utilizar o Sporting em nome próprio. No fundo, noutra escala, o que já conhecemos em Portugal em emblemas como o Beira-Mar, União de Leiria ou Atlético.
Infelizmente para os Sportinguistas, não acredito que seja possível integrar um dos raros investidores do futebol que o vêem de facto como uma indústria, e que poderia de facto acrescentar algo em termos de visão e estratégia, sem esquecer de trazer os muitos euros necessários. Mas esses, que são poucos, procuram mercados com outra dimensão e regulamentação.
Existe um outro tipo de investidor, mas para o qual o Sporting é uma operação que não é rentável: o investidor que aposta na rotação de stocks – ou seja, o investidor que genericamente quer um clube montra, para fazer rodar jogadores e rentabilizá-los assim que possível. Normalmente é um investidor que até faz uma gestão inteligente em termos financeiros, mas não está interessado num problema financeiro desta dimensão. Em Portugal tivemos 2 bons exemplos deste tipo de investidor, no Estoril com os investidores Brasileiros (enquanto por cá estiveram) e no Belenenses. Mas o Sporting precisa de capital como de pão para a boca, e este investidor quer é retorno.
Em todo o caso, venha o investidor que vier, uma coisa é certa: nunca mais o Sporting será o mesmo. E os sportinguistas nunca mais terão qualquer voto nas matérias sobre o seu clube. E aí, digo eu, será chegada a hora dos Sportinguistas se encherem de coragem: querem perder o controlo do Vosso clube, ou aceitam começar de novo?”
14 Junho, 2018 at 11:37
Acredito que Carlos Vieira terá uma outra visão para alem destes cenários apocalípticos…
Acho que este artigo defende o “Caos” ou “eles”?
Voto “neles” !
14 Junho, 2018 at 13:00
O segredo do equilíbrio financeiro do Sporting é apostar em uma ou duas boas vendas por ano. Seja da academia ou não. Se for da academia ou um Slimani ainda melhor.
14 Junho, 2018 at 10:38
Estamos a chegar ao ponto de rebuçado…
14 Junho, 2018 at 10:40
Uma coisa é certa: depois das rescisões todas e de ficarmos reduzidos a uma equipa que vai competir com um Maritimo ou um Guimarães desta vida, é a forma mais rápida de voltarmos a ser competitivos com os outros 2. Mas estou por fora de todas as implicações boas e más desta mudança de paradigma.
14 Junho, 2018 at 10:45
Nunca fui contra, desde que não seja angolano (não acredito muito nos novos ricos angolanos).
Apenas gostava que garantissem o ecletismo do clube, aliás se a SAD tivesse um dono forte financeiramente, dificilmente o SCP teria crises
14 Junho, 2018 at 10:57
Serei sempre contra.
O futebol sénior do Sporting deverá sempre pertencer e ser dirigido pelo Clube. Clube esse que será sempre dos sócios.
Querem diferente, juntem-se aos Chineses, Russos ou Angolanos e fundem um Clube. Bem longe!
14 Junho, 2018 at 11:01
Acho que esse tipo de discussão é completamente desnecessário neste contexto. O problema do Sporting é institucional, de liderança. Urge resolvê-lo com a celeridade possível e arrumar o clube dentro das escolhas que os associados vierem a realizar.
O “resto”? Sinceramente a gravidade do momento atual impede-me qualquer tipo de opinião…
14 Junho, 2018 at 11:42
Sou uma romântica. Nem quero acreditar numa coisa dessas.
Só de me falarem em vender o nome do estádio eu já fico doente.
14 Junho, 2018 at 12:14
Maria,
Não me importo nada que vendam o nome do estádio.
Para mim será sempre Alvalade e se puderem entrar uns milhões siga.
14 Junho, 2018 at 12:28
Na questão do nome hoje já não me importo nada e acho que é um caminho que não há volta a dar e ainda só não se avançou para essa discussão porque ainda não houve nada interessante financeiramente.
Esta é a parte em que já perdi o romantismo do futebol, tal como com os jogadores, desde que seja bom financeiramente e desportivamente pode ir qualquer jogador. (E isto já vem dantes, já não se deve só aos últimos acontecimentos)
14 Junho, 2018 at 13:04
Nao me importo nada de vender o nome do Estadio, até acho uma boa receita. Para nós será sempre Alvalade.
14 Junho, 2018 at 14:07
então começa a acreditar
14 Junho, 2018 at 11:44
Isso é se o clube for comprado por um Abramovich ou por um Nasser Al-Khelaïfi, que têm um projeto para tornar o clube uma referencia nacional ou internacional. Outra coisa é aparecer um Majir Pishyar ou um Igor Campedelli, cujo o projeto é fazer do clube uma lavandaria para outro tipo de negócios.
Identidade clubistica, também acredito que não se vai perder, isso é algo que só se perde se não existirem adeptos, no entanto, eu gosto de puder participar activamente na vida do clube, gosto de ter o poder de voto para escolher quem acredito ser a melhor pessoa para conduzir os destinos do clube e se não me agrada que um presidente eleito tenha atitudes de dono de clube, que se esteja a marimbar para a opinião dos sócios, muito menos fico agradado com a ideia de ter um gajo que é literalmente dono do clube e que se, por acaso, entender não investir no futebol/modalidades ou manter um “Jorge Jesus” durante 20 anos, mantém, por muito que os adeptos berrem, não poderão fazer nada para o tirar de lá.
Acredito, com alguma ingenuidade admito, que os clubes devem ser geridos com competência, mas também com enorme paixão.
14 Junho, 2018 at 12:25
Exacto, mas quem é que se vem enfiar neste cantinho à beira mar plantado? O futebol é assim tão apelativo?
Nós não somos considerados o 3º grande, porque razão não tentam os outros 2 clubes?
É tudo apelativo a nivel de negocios que não são nada claros.
14 Junho, 2018 at 13:14
Não há visibilidade suficiente para se investir na mesma forma que se investe num City, Chelsea ou até mesmo PSG. Todos eles estão em ligas mais apelativas, melhores estruturadas e com maior visibilidade. Não haveria retorno para tal investimento e o retorno é TUDO para qualquer investidor, ninguém injecta capital por amor a um clube.
14 Junho, 2018 at 12:09
É uma boa discussão.
Olhando para um adepto do Chelsea, certamente dirá que foi a melhor coisa que lhe aconteceu na vida, ter um Abramovic.
Curiosamente, em Inglaterra discute-se a possível venda do Chelsea por parte de Abramovic a outro milionário (que até será fã do Manchester).
Os adeptos estarão contra a venda e a maioria ficou contente por saber que Abramovic continua a não abrir mão do clube.
https://www.football.london/chelsea-fc/news/roman-abramovich-chelsea-man-united-14764079
Mas um investidor deste calibre apenas gostará de colocar os seus milhões em campeonatos com visibilidade.
O campeonato português não tem visibilidade a não ser que sirva de barriga de aluguer para os melhores jogadores se riem potenciando enquanto não vão para outros campeonatos (como é exemplo a Red Bull com a usa presença no Brasil, Austria, Alemanha, etc).
E ainda temos os investidores que poderão fazer bem mais mal que bem aos clubes, com dinheiro duvidoso ou com personalidades 1.000 vezes pior que um BdC (como é exemplo o dono do PAOK).
O percurso financeiro que BdC e Carlos Vieira conseguiram no curto espaço de 5 anos e a forma como envolveram os sócios na discussão do presente e futuro do clube, é o maior elogio que lhes tenho sempre dado e claramente prova que há espaço num clube grande como o Sporting para continuarmos a não necessitar de investimento de magnatas.
Esta recuperação financeira poderá estar em risco com os acontecimentos recentes (rescisões) e podemos estar à beira de uma regressão financeira (restrição de investimento no futebol sobretudo) que poderá levar 2 ou 3 anos a ser ultrapassada.
Mas mesmo neste cenário, a minha opção seria sempre de manter o clube detido pelos sócios.
14 Junho, 2018 at 12:21
onde está a 3 via que tantos desejam ?
14 Junho, 2018 at 10:35
“Tomem nota”
14 Junho, 2018 at 10:38
Tal como o bug brother os jornais dão ao povo o que eles querem ler.
Negócio!
14 Junho, 2018 at 10:36
O problema do Sporting são alguns sportinguistas!!!!
14 Junho, 2018 at 10:37
Como o Bruno de Carvalho, por exemplo.
14 Junho, 2018 at 10:40
xô daqui cefalopode
14 Junho, 2018 at 10:44
calma, Brunéfalo!
14 Junho, 2018 at 10:50
raçado de polvo
14 Junho, 2018 at 10:47
Como a lula por exemplo……
14 Junho, 2018 at 10:49
Este não é sportinguista.
14 Junho, 2018 at 10:51
Tu é que és. Tu e o Bruno.
14 Junho, 2018 at 10:57
tu és é passado…
…no sentido literal e figurativo
14 Junho, 2018 at 11:18
este nick (lulinha) é de macho ou de fêmea ou és mais um Castelo Branco desta vida ??
14 Junho, 2018 at 10:39
esses deviam levar aspas…
14 Junho, 2018 at 10:37
newcastle recusa Bas dost
tá bonito
14 Junho, 2018 at 10:40
Recusou como? Exames médicos ou condições contratuais? Entretanto o Bas agora tem tempo para ir a muitos clubes oferecer se.
14 Junho, 2018 at 10:45
A noticia apenas diz:
“Newcastle United unlikely to make a move for Bas Dost after his messy Sporting Lisbon exit
NU boss rafa benitez had been an admirer of the striker in the past.”
14 Junho, 2018 at 11:47
Messy exit… Ok. Não gostam de traidores. Interessante. O mundo se calhar não é como pensávamos. Vai tudo para o carnide fazer de carrillo
14 Junho, 2018 at 12:26
Muito bem. Desde que se começou a falar em rescisões que fiquei curioso com os possíveis destinos dos filhos da puta que desertaram.
14 Junho, 2018 at 10:39
Olha, queres tu ver que …
https://misterdocafe.blogspot.com/2018/06/tomem-nota.html?utm_source=dlvr.it&utm_medium=facebook
14 Junho, 2018 at 10:44
Publiquei isso ontem, merecia uma publicação do Cherba…
É mau demais mas tudo na vida tem um porquê.
14 Junho, 2018 at 11:01
Sempre foi o cerne da questão o resto eram balelas, e não me admira nada que os maiores interessados tenham algum dedo na rescisão dos jogadores
14 Junho, 2018 at 10:45
Gostava de saber a vossa opinião relativamente a isto:
Existem dois tipos de vitimas neste ataque à Academia do Sporting, sendo que ambas apresentaram certamente queixa às autoridades policiais.
As vitimas pessoais, que são os jogadores agredidos e a vitima institucional, que é o Sporting Clube de Portugal. Neste último caso, a instituição é vitima de invasão de propriedade e danos materiais e mais grave, danos humanos, por via da agressão bárbara perpetrada aos seus trabalhadores/ativos.
Dá-se o caso extraordinário que, perante o mesmo crime, as vitimas pessoais vêm agora fazer queixa da vitima institucional, ficando o Sporting Clube de Portugal sujeito a dupla penalização.
O abjeto facto, rescisão por justa causa sob a capa de um alegado aliciamento à violência pelo representante da instituição, é já de si difícil de provar, mas também é passível de queixa inversa. Isto é, a instituição poderá alegar que por via do insulto e o acicatar dos adeptos por parte dos jogadores, situação ocorrida e filmada à vista de todos, bem como a ocultação de todos os factos relacionados, nomeadamente ameaças que até já poderiam vir de trás (factos não testemunhados por terceiros, ressalvando-se que não é por acaso que BC, numa conferência logo a seguir à Madeira vem dizer que perguntou aos jogadores se havia alguma coisa grave com os adeptos e eles lhe responderam que não, nada de especial), aqueles se colocaram em perigo próprio, mas também da instituição, quanto à defesa da sua propriedade material e humana, como aliás se veio a verificar.
Outro possível argumento na rescisão dos jogadores será a falta de segurança da Academia. Aqui também poderão ver-se a contas com o efeito boomerang. A instituição, relembro, vitima destes actos, paga serviços de segurança em Alcochete. Aqui teremos uma entidade terceira que não cumpriu ou não conseguiu cumprir o serviço para a qual foi contratada (como se alguma academia se pudesse precaver de 50 bandidos a entrar por ali a dentro, quando nem os paióis do exército estão seguros). Mas mesmo sendo responsabilizada pela falha do serviço contratado, maior será a defesa da instituição se alegar que a não comunicação de todos os factos relevantes pelos jogadores, conforme acima exposto, também não permitiu a tomada de medidas de segurança extraordinárias.
Ainda, caso a razão dos jogadores lhes seja reconhecida, quem protege o PSG (por exemplo), de após ter dado mais de 200M€ por um Neymar, este e outros não sejam agredidos na academia, no estádio, à saída do hotel de estágio, à saída do autocarro, a meio de um percurso de deslocação da equipa, etc. para rescindirem no dia seguinte? (e se estes agressores forem contratados pelo clube rival para depois o ir buscar de braços abertos?). Como ficarão os clubes seguros nos seus investimentos daqui para a frente? Qualquer clube.
Portanto, para além da canalhice que estes jogadores estão a fazer e que me matou qualquer réstia de esperança quanto ao amor à camisola, deixo apenas o desejo de que as suas fragilidades de defesa, de resto iguais às suas fragilidade de carácter e ética, sejam severamente punidas. Como homens, não valem nada. E se antes eram vitimas, agora também são agressores.
14 Junho, 2018 at 10:54
Na mosca!
14 Junho, 2018 at 11:00
Vai de encontro aquilo que eu penso.
14 Junho, 2018 at 11:03
Em qualquer país, ao verem uma instituição centenária a ser atacada, a sociedade iria protegê-la, aqui neste cantinho, é vergonha que se vê.
14 Junho, 2018 at 13:01
É uma questão de que sociedade é atacada. Tão e só isso.
14 Junho, 2018 at 11:20
Boa conclusão!
14 Junho, 2018 at 12:25
E se o Neymar alegar que Paris não é uma cidade segura pois tem muitos problemas de terrorismo e não consegue dormir com receio da sua segurança e da sua família?
Se os jogadores do Sporting que rescindiram conseguirem a justa causa, está aberta uma caixa de Pandora no futebol europeu, que irá mudar radicalmente tudo. E atenção serão os jogadores médios que vão sofrer mais com esta mudança de paradigma, pois os de topo terão sempre facilidades de se movimentarem.
14 Junho, 2018 at 10:51
Bom dia.
Apenas uma questão:
Alguém sabe definir RAZÃO?
Não é ironia, é algo que intimamente questiono de há uns dias para cá ao ver os comentários na Tasca. A conclusão a que cheguei (sem ler minimamente o que quer que fosse sobre o conceito) não adiantará muito já que será mais de cariz filosófico, mas talvez possa ajudar a serenar os ânimos…
Agradecido pela atenção que dispensarem.
14 Junho, 2018 at 10:51
A juventude Leonina dizerem que estao a ser vitimas de uma calunia so pode ser brincadeira…e estarem a gozar com a nossa cara. Juve Leo a foder o Sporting desde 1976.
14 Junho, 2018 at 10:53
Aos socios desde bando de criminosos existem mais opçoes se quiserem continuar a apoiar o clube no mesmo local do estadio.
14 Junho, 2018 at 10:53
Grande texto.
Parece-me claro que está em marcha um plano para voltar ao antes de BdC o objetivo é claro o pais é pequeno e não à espaço para 3 dividirem o bolo, então toca a eliminar um deles que tinha ressurgido das cinzas desde à 5 anos para cá, dando passos claros para ocupar o espaço a que tem direito. O que me deixa chocado é que muitos ditos “ilustres” sportinguistas por estarem afastados do poder estão a ajudar.
Eu se isso fosse possível saia de vez deste pais de faz de conta em termos futebolísticos, é o momento de entrar em contacto com a Liga Espanhola e tentar entrar nas suas competições.
As modalidades é outra história, mas a SAD e o futebol por mim íamos jogar na liga espanhola, prefiro lutar por um lugar de acesso às competições europeias em Espanha que participar nesta liga de mentiras, num pais de esquemas em que como diz bem tudo é corrupto logo a começar por uma Comunicação Social completamente inenarrável.
SL
14 Junho, 2018 at 10:56
Todos sao corruptos
Todos violam o segredo de justiça
Mas provas disto só existem contra uns.
http://prntscr.com/juu90b
“Chama-lhe puta, filha! Antes que ela te chame a ti!”
14 Junho, 2018 at 10:59
Essa, tem sido a regra lã-piã
14 Junho, 2018 at 10:58
Este 7 magníficos do CD são um mau exemplo para este país.
O trabalho desenvolvido por eles é um atentado ao regime vigente em Portugal. Um regime em que a troca de favores e compadrio são regra e a corrupção é lei, patrocinado por lobbies e em que diferentes tipos de tráficos são a gasolina que o alimenta.
Esta máquina cilindra todo e todos que desobedeçam ao regime.
Desenganem-se aqueles que pensem que se resume ao pontapé na bola.
You must see the all picture.
Portugal é uma floresta de eucaliptos, em que se és carvalho estás fodido.
14 Junho, 2018 at 10:59
Calma que para se verem livres do Bruno já admitem perder o controlo da SAD.
Isto nem inventado!
Sad…
14 Junho, 2018 at 11:02
Claro.
A malta quer é sossego…
14 Junho, 2018 at 11:05
Será isto a tal terceira via?
Choramingar ao Sobrinho e fazer o seu trabalho sujo voluntariamente, para tomar conta da SAD?
14 Junho, 2018 at 11:09
Porque não?
Pagar a um idiota útil, vender o Sporting e ganhar (muito) dinheiro com isso.
E depois há malta que acha mal eu defender o Bruno…
14 Junho, 2018 at 11:08
As merdas do Bruno é que vão fazer o Sporting perder o controle da SAD…
14 Junho, 2018 at 11:09
Spoiler!!! Não estejas já a desvendar o último capitulo!
14 Junho, 2018 at 11:40
LOL !!!
14 Junho, 2018 at 11:28
Realmente era acabar toda esta grande mentira e manipulação em beleza.
A cobra a morder a sua própria cauda. O fechar do círculo.
Livres do Bruno, a SAD entregue a um qualquer Angolano/Chinês/Russo e com as culpas a cair, como não, no Bruno! E a “terceira via” dos “chouriços vegans fora de prazo” a lavar o sangue das mãozinhas!
14 Junho, 2018 at 12:27
Se não fosse o Bruno, a esta hora nem aqui estavas a palrar.
14 Junho, 2018 at 11:01
Cada vez me convenço mais que Fernando Mendes foi muito bem pago para realizar o ataque à academia. As peças do puzzle começam a encaixar umas nas outras à medida que se vão sabendo novos factos.
SL
14 Junho, 2018 at 11:14
Aquela advogada meio tresloucada ou talvez não disse bem alto a quem quis ouvir “Eu sou muito pequenina, mas, sigam o dinheiro”
14 Junho, 2018 at 11:02
Mais um daqueles powerpoints esclarecedores.
http://prntscr.com/juucih
percebem agora como aparecem os bentos e helios?
14 Junho, 2018 at 11:07
Proposta dos G15 (esses impolutos) foi aprovada na AG extraordinaria da Liga.
“Liga NOS – VAR aberto a árbitros aposentados”
Regresso ao passado. Ate ja sinto nostalgia…
A crise no Sporting abafa tanta coisa!
14 Junho, 2018 at 11:09
Um ou o grande problema aqui são os 100 M € que a Holdima pode deixar de ganhar com a reestruturação assinada.
É que o alegado fundo ia encher os bolsos a muita gente, mas não ao SCP.
Esta é a verdadeira guerra de bastidores.
14 Junho, 2018 at 11:13
Cada dia que passa vai tornando cada vez mais perceptível a razão de toda esta golpada contra o Sporting.
Dizer que com a reestruturação financeira a Holdimo vai perder intervenção na SAD do Sporting, é uma coisa. Dizer que com a reestruturação a Holdimo vai perder, pelo menos, 100 milhões, é outra bem diferente. Tanto milhão justifica os fins sem olhar a meios, pelo menos para quem deixa de ganhar tanto dinheiro.
SL
14 Junho, 2018 at 11:16
Claro.
Se tu soubesses que podias ganhar 100 milhões, mas para isso tivesses de pagar 5 ou 6 milhões a um ou mais facilitadores, não o fazias?
14 Junho, 2018 at 11:21
Exacto.
SL
14 Junho, 2018 at 11:34
Como é que vão perder 100M?
14 Junho, 2018 at 11:37
nao vendendo os seus 30 % a um fundo de investidores.
14 Junho, 2018 at 11:39
A % deles decresce, mas o número ee acções mantem-se o mesmo. E as acções é que valem €
14 Junho, 2018 at 11:45
entao 10% igual a 30%
14 Junho, 2018 at 11:51
“ já não tem a mesma percentagem logo perde muito dinheiro” > o número de ações é o mesmo. Os € são os mesmos
O valor de uma acção não tem a ver com a raridade, mas sim com a cotação.
14 Junho, 2018 at 11:46
sempre pensei que a % fosse retirada da quantidade de acções que têm
14 Junho, 2018 at 11:50
A Holdimo perde % porque o bolo (capital social) aumenta com a transformação das obrigações em acções do Sporting na SAD.
Mas a Holdimo mantém os mesmos €
14 Junho, 2018 at 11:52
obrigado
14 Junho, 2018 at 11:58
Respondo com a pergunta do Mister.
“1) Entre venderem os 30% da SAD por 100 milhões de euros e ficarem com 10% do capital da SAD do Sporting sem terem direito a dar qualquer palpite o que preferiam?”
14 Junho, 2018 at 12:17
Entre terem 10% de uma SAD que respira saude ficarem com 30% de uma SAD descapitalizada e em risco de insolvencia qual preferem?
14 Junho, 2018 at 12:26
essa do respirar saude e da descapitalizada ja sao futurologias ao estilo Maya.
tenta de novo
14 Junho, 2018 at 12:33
Futurologia…. diz a Brunette
E isto é o quê? Um facto?
“Entre venderem os 30% da SAD por 100 milhões de euros”
Porque não 50, 200 ou 300? Porquê 100?
Porque foi o Mister da propaganda que escreveu??
14 Junho, 2018 at 12:44
ò pila mole
“Com tudo isto, o activo da Sporting SAD ascende a 287 milhões de euros, o que duplica desde 2013, sendo que a valorização real dos activos dos jogadores não está registada, pois os jogadores da formação estão avaliados em quase 0”
e isto foi tirado do diario de noticias
14 Junho, 2018 at 13:07
Brunette…
O que é que o curso tem haver
14 Junho, 2018 at 13:07
O que é que o cu têm a ver com as calças?
14 Junho, 2018 at 13:13
Quem te disse que o capital social aumenta? As VMOCS até vão ser convertidas abaixo do preço. O normal é o valor total se ajustar ao mercado, mas agora com a Holdimo só com 10%.
Não é por haver mais acções que o valor aumenta. O valor é aquilo que o mercado estipular.
14 Junho, 2018 at 15:08
Curioso que aqueles que dizem que os “croquetes” comem tudo o que a CS lhes dá se limitam a repetir o que o Rei sol lhes mete pelos ouvidos sem um mínimo de espírito crítico.
não conheço o Sobrinho mas sendo um homem de negócios não entendo que prazer teria o homem de desvalorizar a SAD (onde detem 30%) só porque sim…Uma SAD que acabou de perder uns quantos milhões porque o seu gestor máximo não sabe lidar com pessoas. Ponto final!
14 Junho, 2018 at 11:15
Que se foda o Sporting, importante é tirar de lá o Bruno.
Se der para meter uns tostões ao bolso melhor ainda.
Este é o pensamento de muito “sportinguista” de classe.
14 Junho, 2018 at 11:09
Que merda, mais um dia de angustia permanente.
Os dedos e as mãos transpiradas em busca de boas novas ou da saga seguinte, dei uma volta pelos demais sites, blog´s e afins…
Esperamos os minutos a passar, R Leão voltou a retirar a referencia ao SCP no mural do Insta…Aguenta Coração.
Contra tudo e contra todos, Seguiremos de Pé com todos aqueles que nos quiserem acompanhar.
Sporting até Morrer
14 Junho, 2018 at 11:11
Segundo o que li ontem, os tribunais aceitam tudo o que lhes seja entregue, mas parece não quererem tomar parte de ninguém. Como que a dizer “os sócios têm o dever e o poder para resolver esta situação. Eu confesso que tenho a minha quota parte de culpa pelo que se tornou o SCP. Durante muitos anos, a minha ingenuidade, e alguma falta de inteligência, levou-me a pensar que as soluções para o clube eram pessoas com algum estatuto. Adogados bem falantes, juizes,gestores com ligações ao governo,empresários.
Confiei nestas pessoas ao pensar que estavam no clube para com a sua experiência, contribuir para elevar o nome do Scp. Até pela idade de muitos, pensei que já teriam a vida feita e nunca iriam estar por interesse no Clube. Puro engano. Nas AG’s sempre pensei que se não havia contestação,era porque a maioria concordava que era o melhor para o clube e não precisava de comparecer. Pus sempre o futuro do clube nas mãos de outros. O discredito na política, levou-me a pensar que seria igual em todos os lados. Não valia a pena lá ir porque não ia alterar nada.Se a maioria queria assim, não era eu que ia mudar as coisas. Tudo se alterou na minha forma de pensar, quando apareceu BC. Um estranho para mim, de todas as caras que conhecia no Clube. O investimento russo, a atitude nos debates, levaram- me a desconfiar, mas havia ali algo com que me identificava.Li o programa e decidi arriscar. Fiquei acordado até às tantas, a seguir na TV e na NET o desfecho que se sabe. Grande desilusão.Tinha tomado uma parte em “consciência” e mais uma vez perdi. Aceitei o resultado democrático e esperei. Segunda oportunidade, lá fui outra vez com as minhas convicções. Grande vitória, e mais que tudo uma frase que realmente mexe comigo: O Sporting é nosso! Nunca mais deixarei de participar na vida do clube.Os meus votos serão sempre entregues. SL
14 Junho, 2018 at 11:15
100 milhões, o preço da golpada.
SL
14 Junho, 2018 at 11:35
Outra questão se coloca:
Se sobreviver a estes ataques recentes quanto tempo se manterá vivo Bruno de Carvalho?
É que tirando a questão político-estratégica da não criação de um mártir (que muitas vezes é o maior catalisador de autênticas revoluções) não estou à espera de outro desfecho para toda esta epopeia.
Sou pessimista, eu sei.
14 Junho, 2018 at 11:45
Suicídio com três tiros nas costas.