O que se passou esta noite, a noite em que Cristiano Ronaldo se tornou no primeiro a fazer um hat trick à Espanha num Mundial, se tornou no futebolista mais velho de sempre (33 anos) a fazer um hat trick num Mundial e no quarto jogador da história a marcar em quatro mundiais, igualando os feitos de Pelé e dos alemães Uwe Seeler e Miroslav Klose, não foi apenas mais um capítulo dourado de uma história incrível que temos tido o privilégio de acompanhar.
Numa altura em que nós, Sportinguistas, somos novamente postos à prova na nossa relação com o desporto rei e com os atletas que nos representam no relvado, Cristiano Ronaldo fez questão de voltar a fazer-me sorrir. Mais, fez questão de reforçar algo de que me recuso a abdicar.
Por esta altura já percebeste que este não é um post para quem acha que o futebol, como qualquer outra modalidade, pode viver sob a máxima de “zero ídolos”. Ou, se calhar, até é. Por via das dúvidas, continua a ler.
A foto que vês acima é uma foto que ficará para a história. Pelo golo que antecede, mas, também, pelos milhões de adeptos, portugueses, japoneses, australianos, indianos, canadianos, tibetanos que, naquele preciso momento, olharam para Ronaldo e tiveram a certeza de que estava ali o golo do empate. «É agora». Passou-me pela cabeça a mim, a ti, a eles. E foi, mesmo com gajos com quase 1,90 de altura a saltarem para tentar impedir um daqueles momentos que explicam o porquê do futebol arrastar multidões.
E tudo se torna mais incrível quando alguém se despe de pruridos e grita para o mundo o que nos vai na alma.
Não sei quantas vezes já vi estas imagens e ouvi este relato nas últimas quatro horas. Fi-lo em loop. E de cada vez que repito, intercalando com palavras azedas, enraivecidas, desiludidas, algumas carregadas de ódio que vão sendo deixadas nas redes sociais, tenho certeza reforçada que o futebol, como quase tudo na vida, é algo que nos molda enquanto pessoas. Que nos faz crescer, com aquele desafio que é, no fundo, um dos grandes desafio que se nos colocam com o passar do tempo: como queremos crescer?
Qualquer um de nós, adulto, sabe perfeitamente que o futebol se tornou num negócio onde, infelizmente, se pratica o vale tudo para atingir as vitórias ou os contratos chorudos. Qualquer um de nós, adulto, sabe o que é sofrer desilusões causadas por aqueles que admiramos. Qualquer um de nós, adulto, sabe que aquilo que sentimos quando vestimos a camisola verde e branca muito dificilmente será sentido por um jogador que a vista. E o que é que fazemos com esses ensinamentos e essas certezas que nos foram sendo impostas com o passar do anos?
Essa é a pergunta.
Eu, entre o vendaval de desilusões que foram as últimas semanas do futebol do Sporting e a forma como festejei o golaço de Ronaldo, esta noite, tenho uma certeza: por mais que doa a dobrar, quero continuar a ser o puto da foto que escolhi para abrir este post.
16 Junho, 2018 at 1:27
Já somos dois.
Impossível não admirar este gajo. A força mental dele não tem rival. Um gajo que se supera sempre nas maiores adversidades, nunca vai abaixo.
Isto é o que significa ser fora de série. Ser o melhor de sempre
16 Junho, 2018 at 1:34
Com tudo o que nos está a acontecer, já por diversas vezes pensei sequer em nem ver o mundial.
Pensei mesmo.
Custa-me olhar pra eles, felizes, ainda por cima representando o nosso país.
Mas foda-se, hoje festejei, festejei muito o terceiro golo.
Talvez tenha sido a única alegria futebolística em meses.
Obrigado Ronaldo.
16 Junho, 2018 at 1:42
O ENORME Cristiano Ronaldo é a prova viva de alguém que está no desporto para vencer, o único foco dele é ser o melhor do mundo, em tudo o que faz, independentemente do local onde joga, da posição do campo em que ocupa, do que já fez e já ganhou, do dinheiro que já tem e que ainda vai receber.
O Cristiano Ronaldo ridiculariza qualquer “jogador” que entra em campo a pensar que o fará ali dentro terá repercussões financeiras para ele. Ele não o faz pelo dinheiro, pela fama, ele faz o que faz porque é apaixonado pelo futebol, e porque o único foco dele é tornar-se dia após dia o melhor, recorde atrás de recorde. Não se conforma, nem pensa com a carteira, isso para ele importa zero.
O Cristiano Ronaldo é isto. É o melhor do mundo por isto. Por estar constantemente a superar-se.
Cristiano Ronaldo, o melhor desportistas de todos os tempos, sem dúvida absolutamente nenhuma.
16 Junho, 2018 at 1:54
Já à muito que estou mais afastado da seleção. Mas chegam as grandes competições e é irresistível.
Mas hoje dei por mim a ver a seleção e a não sentir nada… Porreiro empataram… Mas nem sequer festejei os golos.
Ainda estou de luto espero eu. Espero que a emoção volte a tomar conta de mim… Espero que o desdém pelo futebol que tudo isto provocou em mim passe rápido e que a inocência volte…
16 Junho, 2018 at 8:00
Senti o mesmo. Com a diferença que parei de ver depois do primeiro golo quando vi o bruno Fernandes aos abraços ao Ronaldo. Ainda estou mesmo de luto.
16 Junho, 2018 at 2:06
Bonito texto.
Cristiano Ronaldo é o jogador.
Michael Jordan esta para o basket como Cristiano Ronaldo esta para o futebol.
Ambos mudaram o desporto tanto dentro mas como também fora de campo.
Cristiano Ronaldo é “o jogador moderno”, todos querem ter o seu Cristiano Ronaldo na sua equipa, todos tentam copiar o Cristiano Ronaldo, mas não vale a pena Cristiano Ronaldo esta acima de tudo e todos e só vai haver UM.
Marca claramente uma página do desporto Mundial.
São mais de 10 anos ao mais alto nível.
Não foi um ou dois, não, são sim mais de 10 anos.
Não é lembrado por marcar golos com a mão, não andou a cheirar fora de campo, não deixou a fama subir á cabeça como tantos outros e teve mais oportunidades do que tantos para isso acontecer.
Teve claro os seus episódios de jovem, mas dentro de campo nunca acusou o momento e faz parte do crescimento enquanto pessoa.
Jogador Profissional e trabalhador.
Nada a apontar.
Hoje no fim jogo vejam a atitude, CARISMA, LIDERANÇA…á Capitão.
Vai ser um Mundial memorável, hoje foi só um cheirinho, do que este rapaz vai fazer…muita atenção.
16 Junho, 2018 at 7:37
Falaste em carisma, liderança, coisas à capitão e lembrei logo do… Pastoricio e do Bigodes. Só lembrei porque… Não há como comparar. Apenas que andaram por Alcochete e… e…
16 Junho, 2018 at 8:46
Respeito, vá…
O GOAT é e será o Dios #10.
16 Junho, 2018 at 3:19
Obrigado por este post Cherba.
Devido às últimas semanas não consegui seguir este jogo com o entusiasmo normal. Acabei por ver o golo num ecrã de computador, num restaurante sem TV. Vibrei como se o tivesse visto no estádio. Zeroídolos não se aplica ao Cristiano. O que se passou hoje foi o enésimo capítulo de vida de um gajo, que joga com uma vontade como nunca ninguém viu.
16 Junho, 2018 at 3:36
Eu não consigo.
Com consciência de quem é ronaldo e do seu valor como futebolista.
Mas não posso estar do lado de mercenários.
Embora 4 ou 5 considerando também Moutinho não sejam 23, também 50 não são 3.5M.
O primeiro golo de espanha foi um roubo, mas também esses 5 nos roubaram a inocência e tentarão roubar o clube.
Prestígio e valorização neste mundial é para os jogadores, não é para o vulgar português, e estes não merecem nada.
16 Junho, 2018 at 3:38
É um ‘monstro’ inigualável…
Infelizmente representa um país de merda e um símbolo cócó… que não o merece… Já alguém disse, e estou de acordo…, que queria que a selecção perdesse todos os jogos com 7 pontapés de bicicleta do CR… só para fazer pendant…
Para ser meu ídolo tinha de vir acabar ‘em casa’… assim é ‘só’ um jogador (atleta) como o futebol nunca tinha visto… FABULOSO!!!
16 Junho, 2018 at 7:22
Esta tudo dito Cristiano Ronaldo já é uma lenda, juntamente com Puskas, Pelé e Maradona.
E pensar que saiu da nossa Academia, que lançou para a rivalta do futebol os 5 : Patrício, William, Gelson , Rafael Leão e Podence.
Alguma coisa tem de ser feito na Academia, ou então, vende-los aos 18nanos.
SL
16 Junho, 2018 at 7:33
E a esses 5 podias juntar tantos….
16 Junho, 2018 at 7:56
Simplesmente…
O Maior…!
E…”uma criação” do Leão…!
Obrigado Ronaldo…!
Obrigados Sporting…!
SL
16 Junho, 2018 at 8:15
Cristiano Ronaldo é único. Quase que incomparável, como ele só vejo Maradona, que contra tudo e todos e ajudado por uns mancos consegue feitos que nunca tinhamos sonhado.
Reparem bem na seleção ontem:
1- não importa
2- não importa
3 – não importa
4- tanto faz
5- não interessa
6- insignificante
7- Cristiano Ronaldo
8- fodasse
9- ninguém liga
10- nunca vi
11- quem é esse
Penso que fica tudo dito.
16 Junho, 2018 at 8:16
Acima de tudo o Ronaldo é O atleta.
Ambição , esforço, trabalha sempre,dedicação querer ganhar, devoção ao futebol, glória, sabe que nunca mais ninguém no mundo se vai esquecer dele.
Acima de tudo, O profissional.
Por isso pode, deve e diz, eu estou aqui e ninguém lhe pode dizer que não ou apontar o dedo.
Sim, um ídolo porque fez por isso, sabe que o futebol a isso obriga e quer que assim seja.
Defende até ao limite o jogo e a camisola que veste pois sabe que isso é que o torna o melhor.
Ronaldo é O exemplo!
16 Junho, 2018 at 8:22
Simplesmente o melhor do mundo aos 33 anos !!!
16 Junho, 2018 at 8:44
Não há mais adjectivos para Ronaldo.
Só espero que façamos um mundial mesmo bom para que ele possa ganhar mais uma bola de ouro e acabar com as dúvidas sobre quem é o melhor de todos os tempos.
Em relação ao jogo, aquele Guedes é um burro de primeira. Espero engolir as palavras mas como é que ele senta um jogador a sério como o André Silva.
Bruno Fernandes na esquerda? Percebo a lógica mas duvido que o próprio se tenha sentido útil. João Mário devia ter começado.
Gostei de contar aa ocasiões que vi William a passo ou completamente desposicionado. Realmente não é jogador para dividir o meio campo.
Aa reposições do Patrício…será que faz de propósito para mandar para fora metade das vezes?
Gelsón era para ter entrado em vez do Quaresma digo eu.
A intensidade dos espanhóis foi quase sempre maior que a nossa. Mas mesmo assim jogámos quanto baste, tivemos sorte no segundo golo mas o Costa faz falta sobre o Pepe no primeiro deles
16 Junho, 2018 at 8:50
O Mundial nem aquece nem arrefece. O futebol não é prioridade, se dá para ver dá, se não, sem problemas.
O Jogo morreu.
Dentro e fora de campo.
Parabéns ao CR, é o maioral.
Uma palavra ao Zidane, inteligente como o geriu estes anos. Isto de ser (ex)estrela da bola tem as suas vantagens.
16 Junho, 2018 at 8:51
No 1º golo ha falta (enfim…), mas o Pepe não pode ir disputar a jogada em vez de se ficar a rebolar?
Enfim, modernices.
16 Junho, 2018 at 8:57
e depois se calhar com outro rigor era expulso quando resolveu vingar-se do diego costa e foi com os pitons ao calcanhar.
16 Junho, 2018 at 9:00
cherba
no terceiro golo existe uma repetiçao que diz tudo, o gajo que está colocado na ponta da barreira para evitar que a bola passasse ali era o Busquets que tem 1,90. na repetiçao de frente para a baliza é ver o desespero dele para esticar o pescoço e mesmo assim a bola passa-lhe ao lado da cabeça.
16 Junho, 2018 at 9:01
Até o árbitro tentou desconcentrar o CR que teve que lhe dizer ” Sai da frente, boi”. 😀
Aqueles momentos que antecederam o golo, pareceram-me horas. Aqui em casa também “parou” tudo naqueles momentos de concentração. Qdo a bola sai, já sabíamos que ia direitinha lá para dentro. Que grande golo, fdx!
Que sortudos somos por poder assistir a estes momentos.
16 Junho, 2018 at 9:03
Vi o jogo, esbocei um sorriso com o golo do empate e disse algo do género “cabrao empatou isto” (no sentido positivo e a pensar que ele é o maior)
Sempre adorei futebol no geral e sempre segui todos os jogos do mundial, este ano sigo com quase indiferença e com mágoa em especial os nossos.
Neste momento, sinto que conseguiram acabar com o prazer que tinha em ver futebol, mesmo que tenham a verde e branco vestida….
Que venha o futsal para melhorar o ânimo!
16 Junho, 2018 at 10:25
É isso mesmo. Uns estamos mais magoados que outros, assim são as personalidades diferentes.
16 Junho, 2018 at 9:14
Vi o jogo e para mim resumiu-se a 3 golos do Ronaldo entre insultos a uns fdp que estavam em campo, estava ver com uns amigos e diziam me para não ligar desligar disso pelo menos durante o jogo, afinal era a selecção, mas apesar de tentar não consigo… Nunca vou conseguir perdoar esses cabrões, e muito menos apoiá-los seja onde for, mesmo que seja na selecção.
16 Junho, 2018 at 11:00
Percebo perfeitamente. Vi o jogo em casa apenas com a minha mulher e tive de mudar de divisão porque não me contive a insultar essa mesma escória que poluí a selecção.
Jamais perdoarei quem fez mal ao Sporting.
Eu que costuma acompanhar o mundial com entusiasmo ainda não vi um jogo completo.
Foi isto que estes pulhas me provocaram, espero ultrapassar mas encaro isto como um facada pelas costas em alguém que amo, e isso é indesculpável.
Vou tentar ultrapassar isso porque afinal não pode ser um bando de execráveis filhos da puta que me vai retirar um dos prazeres da vida.
16 Junho, 2018 at 9:23
CR7
Para além de um talento incrível há doses massivas de profissionalismo exarcebado, esforço e disciplina mega presentes e uma dedicação permanente!
Há também uma confiança sem limites nas suas próprias capacidades!
Não consigo torcer pela Espanha…. até gritei quando CR7 fez aquele golo monstruoso… mas não consigo sentir o mesmo entusiasmo… neste mundial não consigo… os fdp dos traumatizados …
SL
16 Junho, 2018 at 9:34
Pobre da seleção da FPF quando o Cristiano resolver abandonar a seleção ou o futebol. Sem dúvida o melhor jogador português de todos os tempos!
16 Junho, 2018 at 9:35
Gostei do jogo porque juntei amigos em casa… e dissemos os disparates de sempre.
Do futebol … achei comovente o Guedes em campo.
Adorei o 3 golo de Espanha, mas sempre com a convicção que iríamos empatar, pois quem tem Ronaldo arrisca se a não perder.
Tenho a convicção que iremos à final, pois nem Ronaldo, no seu último campeonato em forma física ideal para o disputar ( sem ser um MILA ), nem um Jorge Mendes também ele nesse mesmo auge financeiro nem com as intenções da Nike por traz, vão desperdiçar esta oportunidade Única.
Achei o penaltie e o livre “Sacados” porque quem tem capacidade e poder para o fazer!
O Colinho vai ser o nosso andor!
Pela primeira vez na vida vou ter de apoiar uma equipa a ser levada até à vitória final.
Pode de ser que me abitue?!
Viva PORTUNALDO!
16 Junho, 2018 at 9:55
“O Colinho vai ser o nosso andor!”
Fdx.
Não é só qdo juntas os amigos em casa que dizes os disparates de sempre.
16 Junho, 2018 at 10:16
É “abitual” 😉
Z
16 Junho, 2018 at 9:36
Não há como negar, é simplesmente o melhor de todos os tempos. E é também muito por culpa dele que vibro com a seleção.
Só de olhar para os convocados e ver o Ruben killer a Dias, e depois pensar que talvez, se o também Ruben mas Semedo, tivesse sido convocado na altura, não estaria na situação que está agora.
16 Junho, 2018 at 9:37
monstro do futebol mundial made in sporting
16 Junho, 2018 at 9:44
Muito feliz pelo Cristiano, que nos enche de orgulho a cada dia que passa.
Agora quanto a seleção a coisa é diferente. Não consigo mesmo. Não sinto nada. Mataram o futebol que havia em mim.
16 Junho, 2018 at 10:02
Apesar da tristeza que me invade ao ver alguns ex naquela selecção, acabei por ir com os meus filhos, sobrinhos e amigos ver o jogo num espaço público.
Infelizmente não consegui sentir nada de especial pelo jogo e os únicos momentos que me despertaram do sentimento de tristeza foram mesmo os golos do Ronaldo.
Vai levar muito tempo para conseguir voltar a apoiar a selecção com o mesmo espírito que me levou a ir a Paris em 2016 ver um momento único na história do futebol português mas fico muito feliz por continuar a ver esta máquina infernal a continuar a brilhar a nível mundial.
Não coloco de parte que daqui por 4 anos, no Qatar, se torne o primeiro jogador a marcar em 5 mundiais consecutivos, numa altura em que já será certamente o melhor marcador de sempre de todas as selecções (ontem igualou Puskás com 84 golos, faltando agora “apenas” 25 para igualar a marca do iraniano Ali Daei).
https://pt.m.wikipedia.org/wiki/Maiores_artilheiros_em_seleções_de_futebol_por_país
Ser o melhor marcador de todas fases finais de mundiais já será um record quase impossível (tem 6 golos contra 16 do Klose), mas…
Grandes desafios para o melhor do mundo.
P.s. o Ronaldo é o 2° jogador mais velho a fazer um hat-trick num Mundial.
Mais velho ainda é o Tore Keller da Suécia (1938).
16 Junho, 2018 at 10:05
Estava a torcer pela Espanha, porque tinha a vitória deles numa aposta. Neste momento, a selecção do Mendes serve apenas para ganhar dinheiro nos próximos 2 jogos. Obviamente que não fiquei indiferente a mais uma monstruosidade do GOAT aos 33 anos.
Não tenho dúvidas nenhumas que esta concentração da selecção foi o golpe final para as rescisões. Estamos a falar da selecção do país, o local onde, se houvesse boa fé, toda a estrutura tentaria convencer os jogadores a não rescindirem com o clube português que mais alimentou esta selecção nos últimos 20 anos. Fosse isto no Benfica e era essa a atitude. Aposto que aconteceu exactamente o contrário, imagino o “apoio” e a “força” que os jogadores terão recebido.
Que ganhem a Marrocos e ao Irão (por 2 de diferença em handicap se possível).
Força Portugal.
16 Junho, 2018 at 10:34
+ 1906
16 Junho, 2018 at 11:40
O segundo parágrafo diz tudo.
Num ambiente de trincheiras em que os morteiros saem todos iguaizinhos de ambos os lados é refrescante ler uns fogachos de uma visão mais ampla e mais ponderada.
16 Junho, 2018 at 13:49
Um deles foi recebido por um “Mendes” da seguinte forma:
«- agora estás na 1.ª divisão, aproveita.»
Nada que não se soubesse, mas pronto…
16 Junho, 2018 at 10:15
Triplete, logo a abrir o WC2018, e contra uma seleção do top mundial, visto no mundo todo, projeção planetária.
Cartão de visita: CR7 – Top1.
O golo do livre é simplesmente impossível, só ao alcance de um génio.
PS:
CR7, Idolo de centenas de milhões de adeptos em todo o mundo, factura milhões em pub e merchandasing, que revertem para si e para o RM e para a FPF.
De acordo com meia dúzia de iluminados, essas centenas de milhões de adeptos estão todos errados porque no futebol deve-se adorar o rei sol, facturando peanuts (amendoins). Mentalidade de adeptos de clube de bairro.
16 Junho, 2018 at 10:20
E há umas dezenas que acreditam que se pode tomar conta de um clube sem ir a votos. Mentalidade de golpista.
16 Junho, 2018 at 10:21
O CR é só o melhor.