O que se passou esta noite, a noite em que Cristiano Ronaldo se tornou no primeiro a fazer um hat trick à Espanha num Mundial, se tornou no futebolista mais velho de sempre (33 anos) a fazer um hat trick num Mundial e no quarto jogador da história a marcar em quatro mundiais, igualando os feitos de Pelé e dos alemães Uwe Seeler e Miroslav Klose, não foi apenas mais um capítulo dourado de uma história incrível que temos tido o privilégio de acompanhar.
Numa altura em que nós, Sportinguistas, somos novamente postos à prova na nossa relação com o desporto rei e com os atletas que nos representam no relvado, Cristiano Ronaldo fez questão de voltar a fazer-me sorrir. Mais, fez questão de reforçar algo de que me recuso a abdicar.
Por esta altura já percebeste que este não é um post para quem acha que o futebol, como qualquer outra modalidade, pode viver sob a máxima de “zero ídolos”. Ou, se calhar, até é. Por via das dúvidas, continua a ler.
A foto que vês acima é uma foto que ficará para a história. Pelo golo que antecede, mas, também, pelos milhões de adeptos, portugueses, japoneses, australianos, indianos, canadianos, tibetanos que, naquele preciso momento, olharam para Ronaldo e tiveram a certeza de que estava ali o golo do empate. «É agora». Passou-me pela cabeça a mim, a ti, a eles. E foi, mesmo com gajos com quase 1,90 de altura a saltarem para tentar impedir um daqueles momentos que explicam o porquê do futebol arrastar multidões.
E tudo se torna mais incrível quando alguém se despe de pruridos e grita para o mundo o que nos vai na alma.
Não sei quantas vezes já vi estas imagens e ouvi este relato nas últimas quatro horas. Fi-lo em loop. E de cada vez que repito, intercalando com palavras azedas, enraivecidas, desiludidas, algumas carregadas de ódio que vão sendo deixadas nas redes sociais, tenho certeza reforçada que o futebol, como quase tudo na vida, é algo que nos molda enquanto pessoas. Que nos faz crescer, com aquele desafio que é, no fundo, um dos grandes desafio que se nos colocam com o passar do tempo: como queremos crescer?
Qualquer um de nós, adulto, sabe perfeitamente que o futebol se tornou num negócio onde, infelizmente, se pratica o vale tudo para atingir as vitórias ou os contratos chorudos. Qualquer um de nós, adulto, sabe o que é sofrer desilusões causadas por aqueles que admiramos. Qualquer um de nós, adulto, sabe que aquilo que sentimos quando vestimos a camisola verde e branca muito dificilmente será sentido por um jogador que a vista. E o que é que fazemos com esses ensinamentos e essas certezas que nos foram sendo impostas com o passar do anos?
Essa é a pergunta.
Eu, entre o vendaval de desilusões que foram as últimas semanas do futebol do Sporting e a forma como festejei o golaço de Ronaldo, esta noite, tenho uma certeza: por mais que doa a dobrar, quero continuar a ser o puto da foto que escolhi para abrir este post.
16 Junho, 2018 at 10:30
Na conjuntura atual no nosso. SCP Cristiano também teria rescindido?!
Para pensar!
16 Junho, 2018 at 10:31
Só falta um Twitter do Sporting:
“Este é feito de Sporting!”
Não vou acrescentar muito mais ao que já brilhantemente todo vos disseram.
Apenas dizer que o que verdadeiramente CR7 tem face aos outros mortais (como Messi:) é que Cristiano Ronaldo mostra-nos o passado, pela alegria contagiante com que joga, pelo futebol de rua e mostra-nos o Futuro, porque é o atleta mais próximo que existe dum protótipo perfeito com a mais avançada tecnologia da NASA. Cristiano não envelhece, não enferrujar, nunca esmorece. É uma máquina humana perfeita porque alimentada por uma Alma hedionda.
Neste sentido, Cristiano Ronaldo, sendo o jogador mais perfeito da História do futebol, vai continuar a assombrar-nos durante mais 10 anos. Os seus recordes nunca jamais serão batidos.
E cá estaremos para viver o dia do seu regresso e concretizar o seu maior sonho: ser campeão pelo Sporting!
16 Junho, 2018 at 10:33
Há já me esquecia……dia 23 todos à assembleia
16 Junho, 2018 at 10:44
Nem que estivesse a viver na Austrália, a esta não faltava!
16 Junho, 2018 at 10:37
pessoal, fora de brincadeiras, espero que muita dessa amargura transmitida nos comentários seja apenas porque fica giro…
16 Junho, 2018 at 10:59
Cherba, aguentamos muito mas não somos de ferro. Eu pelo menos não sou. Não sou capaz de separar as coisas neste momento (daqui a uns tempos até pode ser que sim). Eu, que acompanhei os Mundiais todos praticamente desde que nasci e sempre com os olhos a brilhar. Mundiais haverão sempre como já haviam antes de Portugal lá ir.
Vou acompanhar da mesma forma. Só não vai ser é pela selecção do meu país. E nem imaginas a tristeza que é para mim….
16 Junho, 2018 at 11:14
+1.
E exatamente isso…
16 Junho, 2018 at 11:58
Concordo 100%.
16 Junho, 2018 at 10:59
Amigo, no meu caso particular, é completamente longe disso. Instalou-se não propriamente indiferença, mas uma sensação de náusea em relação à seleção. Nem Ronaldo escapa (não esqueço as loas ao carnide, não esqueço a solidariedade aos que se revelaram traidores), tinha custado muito um reconhecimento à grandeza do clube? Um reconhecimento à base que lhe proporcionou?
Pois pergunto, onde fica o Sporting? Onde está o devido reconhecimento ao sustentador primordial desta e de outras seleções? Vejam os outros, os grandes e jubilosos. Dois selecionados, que pouco passarão do branco. Qual foi o clube que mais amparou a seleção, que não o Sporting?
Porque não hei-de ficar enojado com a fome de carniça e de escárnio que atravessou esta sociedade? Puta que pariu!
Não sou de ódios encarniçados, nunca fui pelo menos. Mas isto que tem sucedido ao Sporting tem cristalizado cá dentro. Não perdoo, não perdoarei a quem mal lhe fez, a quem mal lhe faz. Seja ele bdc, jms, rp, rl, wc, etc, etc…
16 Junho, 2018 at 11:12
Antes fosse…
16 Junho, 2018 at 11:26
Não consigo deixar de apoiar mas não vou fazer nenhum esforço para ver.
O clube que nas ultimas décadas mais contribui para o sucesso da selecção, é sofre dois bárbaros ataques, primeiro na pessoa dos seus jogadores e o segundo à delapidação do seu património, desportivo e financeiro e os responsáveis da liga e da federação não emite uma pequena palavra de conforto e solidariedade, nada fazem no sentido de esclarecer que a situação é um acto criminoso e que tudo vão fazer para regulamentar no sentido que não se repitam situações do género em qualquer clube.
Não estou a dizer que deveriam ter essa atitude para com o CD, estou a dizer que o clube, uma instituição de utilidade publica e os seus 3.5M de adeptos, mereciam uma atitude diferente.
Para mim é clara a posição que tomaram, a omissão por silencio manda imensas mensagens.
16 Junho, 2018 at 11:27
Cherba, tás a brincar ou quê?
Como é que eu hei-de festejar uma defesa do Patrício, por exemplo?
“Ruuuuui”? O caralho.
É impossível dissociar as atitudes com o Sporting deste Mundial, não dá.
16 Junho, 2018 at 11:45
eu ontem espontaneamente gritei foooooooooiiiiiiiiiiiiii lá para dentro.
Toma lá ingrato.
É triste mas isso foi o que sucedeu.
16 Junho, 2018 at 11:44
Não Cherba. Não é giro.
Como não é giro aquilo que sinto pelos lampiões, benfiquistas, políticos e dirigentes federativos desde aquele dia de 1996. E que só descobri igual quando trabalhei com Sérvios e Bósnios.
Mas é genuíno. E, depois de tantos anos de escola continuo sem palavras suficientemente fortes para o descrever.
16 Junho, 2018 at 11:55
Talvez daqui a 4 anos consigamos voltar a olhar para isto com o mesmo interesse de 2004 ou 2016…
16 Junho, 2018 at 10:38
Não vi o jogo. Fui sabendo dos golos portugueses pelos gritos que ouvia na rua e dos espanhóis pela buzinadela do carro de alguém estacionado em frente à minha casa, que, confesso, me desenhou um sorriso na fronha quando me veio à cabeça a dúvida sobre se quem lá estava dentro seria espanhol ou sportinguista. E vim aqui de vez em quando espreitar para ler o que se dizia. E, meninos e meninas, não gostei de algumas coisas que li. Os insultos aos jogadores sportinguistas, percebi. Agora, desejarem a derrota da selção é que já não compreendo. Mas, enfim, cada um é como cada qual. Respeito, mas não concordo.
Do mal o menos, empatámos.
CR7… dizer o quê? A sério, não há palavras. Impressionante. Apesar de não o ter como ídolo, porque também ele tem os seus defeitos, admiro-o e gosto dele por, este sim, personificar o nosso lema, palavra por palavra. Ele é esforço, ele é dedicação, ele é devoção e ele é glória. Pena que a sua carreira esteja a caminhar para o fim. O tempo voa. Há pessoas que não deviam envelhecer. Cristiano é uma delas. O futebol vai ficar tão mais pobre quando Ronaldo desaparecer dos relvados… Diz que está a passar a magia ao filho. Passe-lhe o empenho, e pode ser que venhamos a ter um Ronaldo 2.
16 Junho, 2018 at 10:42
Enorme não existem mais palavras que possam adjectivar, para mim o melhor de todos os tempos.
Mais uma brilhante exibição a mostrar isso mesmo.
Quanto à selecção não consigo torcer, com a agravante de que quando vejo aqueles oportunistas ingratos só desejo que percam se lesionem e por ai fora.
16 Junho, 2018 at 10:48
Não consegui ver ontem a bola quero que vão bardamerda todos.
Desculpa cherba mas para mim ZERO ÍDOLOS.
SL e bom fim de semana
16 Junho, 2018 at 10:54
CR7, Quaresma e mais um ou outro como o Bernardo dão-me gozo ver jogar… mas não consigo sobrepôr a emoção à razão… e excepção a esses e tudo na FPF, Selecções e Liga tresandam a esterco…e eu não consigo ignorar isso…sorry.
16 Junho, 2018 at 11:10
Ronaldo saiu e deixou saudades.
os outros se calhar nunca cá estiveram.
são todos maiores e podem assinar.
transformaram-se em mercadoria/gado irrelevante.
vão pagar até ao último cêntimo.
16 Junho, 2018 at 11:19
Para mim o Ronaldo só será verdadeiramente sportinguista quando acabar a carreira e não virar um qualquer Figo. Ou isso ou fazer os ultimos anos de carreira a jogar de manto sagrado.
16 Junho, 2018 at 11:20
* “Para mim o Ronaldo só será verdadeiramente sportinguista quando acabar a carreira e não virar um qualquer Figo.” Se me fiz entender percebem.
16 Junho, 2018 at 11:46
Só mesmo Ronaldo me poderia devolver uma réstia de gosto pelo jogo.
Mas é totalmente impossível.
Teria que acabar este mundial e anunciar percurso inverso aos traidores que rescindiram.
16 Junho, 2018 at 12:05
Eventualmente, a acontecer, só mesmo perto dos 40 anos.
Ele gosta tanto de futebol como de €€€, £££ ou $$$ e estes continuarão a ser a sua prioridade nos próximos anos.
16 Junho, 2018 at 12:11
Mais do que dinheirinho, que já tem qb, ele quer glória, respeito, quer ser o melhor de sempre e sê-lo para sempre. Ninguém que queira tanto dinheiro se obriga a não usufruir dele sacrificando-se tanto para maximizar as suas capacidades atléticas.
16 Junho, 2018 at 12:14
Não usufruir dele?
16 Junho, 2018 at 12:30
Acho que se percebe o que o Hadji quer dizer embora não se tenha expressado da forma mais correcta digo eu. Como é evidente, o Ronaldo goza bem o dinheiro que tem, não deixa de o usar por querer ser o melhor de sempre.
No entanto, é do conhecimento geral que o gajo faz muitos sacrifícios na vida pessoal para tentar atingir o topo. É um gajo que se limita a casa-treino-casa, não anda em festas, controla bem o que come e bebe, não faz noitadas, etc. Tudo isso também requer muito sacrifícios pessoais. Ele não tem uma vida “normal” como a maioria de nós. Claro que tem mais dinheiro que todos nós juntos mas muitos jogadores também têm e não se entregam de corpo e alma ao que fazem.
16 Junho, 2018 at 12:28
Hadji, o braço de ferro que está a fazer com o Real para renovar e ser o jogador mais bem pago ou sai para outro clube, diz-me o contrário.
16 Junho, 2018 at 12:34
Não concordo. Acho que o Ronaldo quer sair. Ponto. Está farto de espanhóis que de lá nem bom vento nem bom casamento. 🙂
16 Junho, 2018 at 12:37
Tb acho que quer.
Até porque ficou chateado como o Real geriu aquilo do Fisco.
Mas se o Florentino lhe der o contrato que quer, passa-lhe a vontade
16 Junho, 2018 at 18:30
É um também acho.
Até porque tenho para mim que os espanhóis só se não puderem é que que não impedem o Ronaldo de ficar com todos os recordes do clube e destronar o Di Steffano.
16 Junho, 2018 at 11:49
Para mim a selecção sempre só teve interesse para mim em fases finais, até lá acho que é uma paragem indesejada nos campeonatos. Independentemente da selecção ou não, sempre gostei de Mundias, são muito jogos de futebol e, sim, eu gosto de ver futebol. Até as cadernetas de cromos faço, tal puto de 10 anos! A minha vontade de ver os jogos do Mundial não muda por o que hoje em dia se passa no Sporting.
No que toca a apoiar a selecção já é um pouco diferente, são sentimentos contraditórios, não consigo necessariamente desejar que percam, pois apesar de tudo representam o meu país, mas também desejo que partam 2 pernas e fiquem incapacitados de jogar futebol no futuro. Dito isto, ontem estive a ver o jogo num pub com malta inglesa amiga e muitos que não conheço. Tenho que admitir que tive que festejar o último golo, não foi um grande festejo mas festejei e isso deve-se sobretudo a Ronaldo.
Todos sabemos que ele é um símbolo de Portugal (se jogadores de futebol deveriam ser símbolos ou não é outra conversa) e para quem está fora como eu, tem ainda mais noção dessas coisas. Onde quer que uma pessoa vá, assim que sabem que sou Português, lá vem o nome Ronaldo. Fico sempre contente com o sucesso dele, espero que bata todos os recordes e ganhe ainda muitos títulos (ganhar o Mundial colocaria-o num patamar infinitamente superior a Messi). É difícil não sentir orgulho em Ronaldo quando ontem, no meio dum pub algures em Sheffield, tens um puto inglês com uma camisola da selecção ou tens gajos adultos a virem ter contigo e dizer que para eles o Ronaldo é o melhor de sempre e têm uma camisola dele.
Percebo a revolta de muitos aqui, neste momento desprezo completamente os filhos da puta que me tiram a vontade de ver um jogo de Portugal mas também não consigo deixar de ver e não consigo desejar que percam.
16 Junho, 2018 at 12:00
E já agora só para acrescentar algo. Neste momento, na BBC, no intervalo do jogo França Austrália, fala-se de… Ronaldo.
16 Junho, 2018 at 12:09
O futebol de seleções ainda tem aquela magia do futebol antigo, ainda não está corrompido pelo dinheiro ao nível dos jogadores, aqui todos jogam pelo amor à camisola.
Se não fosse esta essência alguma vez Portugal teria uma equipa competitiva como esta? Alguma vez Cristiano jogaria por Portugal? Nunca, estaria a jogar pela Espanha ou pela Inglaterra.
Afinal ontem vi o jogo, como o Cherba diz, com uma mistura de admiração até de palpitação com ódio é raiva, agora apoiar a Espanha nunca.
A magia de Ronaldo vê-se ainda mais nos miúdos, para eles o Ídolos não têm pés de barro. Os meus netos com 5 e 8 anos têm dupla nacionalidade portuguesa e espanhola, mas ba selecao são portugueses e Cristiano é o grande culpado, também gostam dos outros e isso quase me faz chorar.
Que se lixe. VIVA PORTUGAL
16 Junho, 2018 at 12:34
Um extraterrestre.
Melhor atleta português de todos os tempos.
SUUUUUUUUUU!!!!!!!!!!!!!!!!!!
16 Junho, 2018 at 13:00
Desiludido com o empate . Porque será ? Única vantagem enternecidos com as proezas do Guedes do silva e do dias os media deixaram de nós chatear com o Sporting.
O resto é o costume. Nesta seleção podem todos rescindir , enquanto lá estiver o Ronaldo no mínimo empatam . Bem podiam ter levado o CR e 21 macacos . Depois vendiam-se para o zoo e até tínhamos lucro . E em amendoim e banana nem saiam caros
16 Junho, 2018 at 13:07
Estes bois nunca vêem nada.
“Ele [o árbitro] teve uma comunicação com o árbitro principal [VAR] sobre o golo de Diego Costa, após o contacto com Pepe. Ele perguntou ‘rapazes, viram alguma coisa?’ e os assistentes responderam ‘Está bom, Gianluca, continua'”, explicou a instância suprema do futebol, em declarações à AFP.
16 Junho, 2018 at 14:06
O Guedes bateu um recorde mundial:
– foi o 1.º jogador a ser substituído sem entrar em campo.
16 Junho, 2018 at 15:10
O facto de não querer ver os nossos ex não implica, para mim, querer que Portugal perca. Alguma vez ia puxar pela Espanha?!
De resto, não gosto do futebol da nossa selecção, tal como já não gostava em 2016. É pragmático mas é feio e acho que temos jogadores para mais!
Quanto a Ronaldo, obrigado por fazeres todas as capas de hoje. És o maior!
16 Junho, 2018 at 16:50
Portugal fez uma exibição a roçar o medíocre. Daria, na tabela do Fernando Santos, um 5 em 10. 3 do Ronaldo, claro!
O futebol que Portugal pratica é fraco. Tem jogadores para jogar muito mais. Fosse qualquer outro país a jogar isto, todos diriam mal… Salva-nos o Ronaldo!
16 Junho, 2018 at 19:11
No futebol, para além do Sporting, só há outra coisa que me faz sofrer, a Selecção.
Por muito que se diga que este país é uma merda, eu sou um Português convicto. Pese embora realmente vários portugueses notáveis (onde é que eu ouvi esta palavra) tentem fazer de Portugal a tal merda.
Se há dois anos vibrei como nunca com a selecção dos Aurélios, agora, sentei-me em frente à TV com muito menos espírito para ver a equipa de CR7 e as maçãs podres. Mas assim que o boi deu início ao jogo só queria ganhar.
O Cristiano é para mim há muito tempo o único que considero um ídolo. O gajo que se fosse o inzébrio era consensual. Assim, é de todos nas vitórias e de alguns no resto do tempo. O Messi é que é bom, o Cristiano é um convencido…
O Messi é muito bom, tal como o Cristiano é muito bom. Mas o Cristiano é nosso! Em Espanha luta contra uns aziados espanhóis que o veem a destronar o Deus Di Seffano. Em Portugal, lutou contra uns aziados que sempre acharam que Deus era o inzébrio.
Porque quero muito que Portugal ganhe, vou vibrar com todas as defesas do nosso GR, com os cortes do nosso médio, com os passes a rasgar do nosso construtor tal como com as jogadas do rastas. Quando acabar o Mundial, levarão com a carta de rescisão.
No entanto considero totalmente natural a atitude daqueles de nós que querem é que eles tenham um Mundial de merda.
Que ganhe CR7, porque ganha Portugal. Os outros vão por arrasto.