Falando de futebol feminino, recomendo a todos aqueles que gostam da modalidade, que vejam o programa “Porta 10-A”, emitido na última quinta-feira, dia 14, com o Prof. Nuno Cristovão. E que peço a todos os que conseguirem, que estejam presentes na nossa Academia, no sábado, a partir das 16h, para apoiar a equipa de juniores na 2ª mão da final do campeonato onde, depois da vitória por 1-2 no campo do Hernâni Gonçalves, podemos celebrar o bicampeonato.
Encerro hoje a minha participação nesta rubrica. Encerrei na passada sexta-feira a minha participação na Tasca. Conto, sinceramente, ser uma decisão irreversível. Aprendi muito neste espaço durante dois anos e meio e, ao despedir-me, deixo aqui uma passagem do meu único “Hojes escreves tu”:
“Antes do mais e talvez isto possa ser a pedra de toque para as reacções que venham aí, coloco esta questão que tantas e tantas vezes é aqui abordada: SOMOS DIFERENTES. Porquê e em quê? Não tenho a certeza da irrefutabilidade da minha opinião, mas decido arriscar: Os Sportinguistas terão um sangue diferente dos outros adeptos? Serão, todos eles, educados com padrões vários de excelência? Arrogar-se-ão o direito de ser uma casta superior?
Obviamente que não. E é aqui, perante as interrogações que coloquei a mim mesmo, que parti para uma conclusão: somos diferentes, porque aprendemos, durante anos e anos de desilusões a nível do Futebol, a tornarmo-nos resilientes, a transmitir esse estado aos nossos filhos e netos. O conformismo só entra nesta equação quando termina uma época mas logo, de imediato, há lugar a outra e, de novo a tenacidade e a esperança.
Acusamos os outros de serem arrogantes, vaidosos. Ganham, tornam-se assim. Como é habitual no Homem, o poder cega, corrompe. Como nos tornaríamos nós se estivéssemos do “outro lado”? Seríamos mais magnânimos com os que não vencem, mostraríamos a face hedionda dos que não sabem ganhar sem humilhar o vencido?
O que eu critico indignadamente é a ausência de escrúpulos quando é preciso ganhar a qualquer custo, a indigência demonstrada, o passar a mensagem aos prosélitos de que se é sério, honesto, impoluto. E entra o “comer gelados com a testa” hoje tão em voga, por parte dos tais prosélitos, a ausência de sentido crítico, o “assobiar para o lado”. E aqui eu penso que estamos a entrar na paranóia de não aceitar a opinião do “gajo que está sentado na mesa mais distante”, que entrou na Tasca com receio de que o acusem de não ser “um dos deles” só porque a fatiota é um pouco menos “rasca” que os habituais frequentadores, mais habituados ao arroto ostensivamente aumentado, ao passar mais acentuado das costas da mão pelos beiços.”
Hoje, INFELIZMENTE, orgulho-me deste texto.
Não me identifico, de forma alguma, com o que leio de uma maioria ruidosa e intolerante. Cingir-me à rubrica semanal seria fingir que nada acontece… Agradeço ao Cherba e a todos aqueles que, comigo, mostraram afinidade, condescendência e simpatia. Desejo a toda a gente que compõe a nossa secção de futebol feminino os maiores êxitos. Deram-me muitos motivos de satisfação, espero que continuem nesse trajecto. Desejo ao meu Clube do coração que saia muito depressa deste pesadelo.
Sporting Sempre! Até morrer!
* às segundas, o jmfs1947 assume a cozinha e oferece-nos um mais do que justo petisco temperado ao ritmo do nosso futebol feminino
18 Junho, 2018 at 14:52
Resta-me agradecer todo o tempo que investiste nos textos sobre as nossas Leoas e desejar que nos cruzemos muitas vezes, as mais possível, celebrando vitórias daquilo que nos une.
um abraço e até já!
18 Junho, 2018 at 14:56
Carissimo,
É sempre um prazer ler as suas crónicas e as suas opiniões!
Quanto à sua decisão….espero que com o passar do tempo….seja um Até Já, porque ler opiniões de Sportinguistas que pensam pela sua própria cabeça é sempre um prazer, independentemente de concordar ou não.
E já agora…. conto vê-lo em Alvalade durante a próxima época.
SL E tudo de Bom para Si e para os Seus!
18 Junho, 2018 at 15:19
Tenho muita pena de o perder como cronista.
Acompanho a Tasca há anos, embora não tenha o costume de intervir. Habitualmente, quando leio os posts, já passou o momento e a oportunidade de intervir, porque o que teria a dizer já foi afirmado por várias pessoas.
Não concordava com tudo o que dizia, mas reconhecia-lhe a dedicação e empenho em manter a secção de futebol feminino, com a qualidade com que o faz.
Tenho pena que não existam secções semelhantes para outras modalidades e tenho ainda mais pena de não ter conhecimento nem capacidades para me voluntariar para ajudar a suprir essas faltas.
18 Junho, 2018 at 15:22
Muito obrigado pelas crónicas e pela dedicação que colocou no acompanhamento desta nossa equipa!!
Renovámos com a Patricia Gouveia 🙂
Espero que renovemos consigo também!
Um abraço!
18 Junho, 2018 at 15:37
A Tasca ficou mais pobre.
Entretanto caro jmfs1947 goze lá as mais que merecidas férias e por volta de setembro reavalie a sua decisão.
SL,
18 Junho, 2018 at 16:05
Caro amigo, tenho pena dessa decisao mas já a esperava. Espero que ainda volte atras na sua decisao.
Grande Abraco JM.
18 Junho, 2018 at 16:13
Tenho que pedir ao jmfs1947, para repensar nessa decisão.
O senhor dá “aulas” com as suas crónicas mas como também com os seus comentários.
Não nos podemos agarrar ao lado mau da “Tasca”, mas sim absorver o bom que este espaço trás diariamente ou semanalmente, como por exemplo a sua crónica do futebol praticado pelas miúdas.
Estamos a passar uma fase conturbada no Sporting e as opiniões vão aparecendo.
Percebo que é difícil vir aqui e ler insultos de parte a parte, mas é como eu escrevo, é agarrar o lado bom.
A má educação ou falta de postura, fica para quem a pratica.
Uma coisa é não concordar com determinada opinião, outra é vir insultar.
Contudo, mesmo que o senhor mantenha a sua decisão(esta claro no seu direito), temos que respeitar e fica a “obra” para a quem quiser visitar.
Abraço!
18 Junho, 2018 at 16:32
Um abraço. Obrigado pelas crónicas.
Espero que um dia nos possamos conhecer pessoalmente.
Z
18 Junho, 2018 at 16:33
Bolas, JMFS, mais uma tristeza para juntar a tantas outras que me atingem ultimamente… 🙁
Sinceramente, espero que, passado o defeso, reconsidere! A sua rubrica semanal, para mim, que gosto de vários autores aqui da Tasca, era especial. Fico desiludido e triste por ter tomado esta decisão, e talvez ainda mais por deixar de comentar regularmente.
Por um lado até o compreendo, porque o que diz é a pura verdade e é lamentável que assim seja. Por outro, não sei se posso concordar porque concordando é deixar a Tasca aos fundamentalistas e isso, na minha modesta opinião, era o fim da Tasca, era deixar a Tasca sem sentido, era não estar ao lado do dono da Tasca que nos permite vir aqui conviver e disparatar!
Lamento muito que tenha tomado esta decisão e faço votos para que seja um até já e não um até sempre!
Desejo-lhe, e aos seus, as maiores felicidades porque poucas pessoas têm a elevação e o bom senso que o amigo demonstrou sempre.
Um grande abraço.
PS – dentro deste tema, do futebol feminino, a Carolina Vilão, nossa 3ª guarda-redes, assinou pelo Benfic@. E ainda bem, que não lhe vejo futuro nenhum! 😉
18 Junho, 2018 at 16:41
Um abraço JMFS.
Nao me esqueço como foi cobardamente atacado aqui na tasca. Nao me esqueço como foi insultado. Mas prefiro nao esquecer tudo o que de bom trouxe, opinioes validas e coerentes e esta bela cronica. Tenho a certeza que isso e um ate ja.
SL
18 Junho, 2018 at 16:47
🙁
Aproveito para fazer um mea culpa também de alguns comentários q aqui escrevo. Por vezes é difícil controlar a emoção em certos temas mais controversos, principalmente quando sinto em opiniões contrárias o fanatismo (q eu também mas no outro extremo), a injustiça e a ingratidão.
Todos temos opiniões contrárias e fico triste por saber q por vezes ao tentar defender a todo o custo o meu ponto de vista posso estar a estragar este espaço tão bom para o Sporting e a discussão dos temas do clube q todos (quero acreditar) amamos.
Desculpe jmfs.
18 Junho, 2018 at 16:47
Um grande beijinho, caro Leão.
Percebo perfeitamente a decisão. E obrigada pelas belas prosas com que nos foi brindando.
Havemos de nos conhecer, um dia, na nossa casa.
SL.
18 Junho, 2018 at 16:56
Antes de mais obrigado pelas crónicas, dou muito valor ao tempo dispensado e sei que as condições eram muitas vezes terríveis.
As nossas meninas mereceram na minha opinião esse mimo que o caro JMFS e a Tasca lhes proporcionaram.
Espero que na forma de comentário continue a deixar a sua opinião, será sempre uma mais valia.
Abr.
18 Junho, 2018 at 17:12
Que não seja um adeus, mas um até já. Fazem falta pessoas esclarecidas e esclarecidoras.
18 Junho, 2018 at 17:20
Off: Patricio no Wolves. Oficial
18 Junho, 2018 at 17:23
Ficamos nós a perder.
Perfeitamente compreensivel, boa sorte e felicidades.
Obrigado.
18 Junho, 2018 at 17:24
Até já Leão!
Abraço.
18 Junho, 2018 at 17:39
Eu agradeço e compreendo a vontade de tudo largar.
Não aceito o insulto pelo insulto mas não há argumentos que valham quando a profissão de outro seja a de trair o Sporting.
Assistimos neste momento a uma traição estruturada, planeada, organizada que se serviu de tudo quanto é sabujo e desleal para agir e assaltar o Castelo do Poder com intenções de puro desfrute.
Para esses o meu mais profundo desprezo e os meus insultos do costume.
Nós somos um Clube que integra, a integração sócio-económica de todos exclui apenas os factores de diferenciação atribuíveis ao género, à raça, ao credo, à ideologia. Um Sportinguista para o ser apenas pode excluir a exclusão, o abuso de poder, o abuso de direito, o ataque terrorista, a falta de Amor ao Clube, a substituição do interesse do Clube pelos seus interesses pessoais e atenção, mesmo que louváveis. Ninguém que seja Sportinguista deixará de subordinar o seu próprio interesse ao interesse do CLube.
É-me indiferente sentar-me ao lado de um Indiano dum Índio Americano, duma chinesa, duma Negra, que uns sejam democratas e outros não, que uns sejam ateus e outros católicos, budistas ouseja lá o que for desde que, em comum tenhamos o Amor Profundo e abnegado ao Sporting e jamais seja em que circunstancias venhamos a sobrepor os nossos interesses ao interesse do Clube. Só isso.
Não me sento ao lado de ninguém que olhe para Luís Filipe Vieira e faça dele, dos seus métodos, da sua falta de ética, da sua imoralidade, do seu determinado cariz criminoso, um ídolo ou sequer o exemplo a seguir.
Posso gostar mais ou menos do Bruno de Carvalho isso não me move. O que me move é a constatação de que o Sporting, sob a sua batuta e o Conselho a que Preside, é um Clube sério, é um clube que integra todos e é um Clube que tem uma personalidade forte, à imagem do seu Líder.
Não consigo entender que seres humanos bons, sérios e Sportinguistas sejam capazes de fazer o que Jaime Marta Soares tem feito quer a Bruno de Carvalho e ao Sporting. É-lhe supinamente indiferente causar ao Sporting prejuízos gravíssimos apenas e só de sua inteira mas, não exclusiva responsabilidade. Esse gajo não é nem Sportinguista, nem sério é um bandalho e um vigarista. Quero vê-lo expulso pois está a todo o custo sacrificando o Sporting proceder à conquista do poder para facultar o saque. Nem mais, nem menos. Insultos, sim contra a escumalha o melhor argumento é o insulto e a agressão.
Isto é o que está a acontecer Sportinguistas atiram-se como gato a bofe a meia dúzia de energúmenos que não têm lugar entre os Sportinguistas, da mesma forma ou, com MAIOR CULPA (porque maior é a sua responsabilidade individual e social) como aqueles desgraçados que resolveram atacar a Academia para explicar aos jogadores o inexplicável ou para se vingarem de um insulto público de Patrício no Aeroporto ou lá o que foi. O que é um facto incontestável é que ambos são culpados do impensável; Sportinguistas acham-se maiores e com mais direitos que o próprio Clube e se for necessário para exercerem esses pseudo-direitos demolir tudo quanto foi erguido com tanto custo nos últimos cinco anos, então seja. Vai tudo para chouriços.
Tens de te sentir afectado por isto, tal como todos nós mas, ninguém se demite. NINGUÉM SE DEMITE a luta é para sermos nós a continuá-la em todas as instâncias, a partir de uma cadeira de rodas ou do teclado de um computador. Se cedemos, adeus Sporting.
18 Junho, 2018 at 17:48
Estamos no defeso, é altura de descansar. Mal de nós se o Sporting ainda estiver assim quando recomeçar a competição.
Vamos antes fazer assim: boas férias, jmfs1947.
18 Junho, 2018 at 18:22
Amigo JMFS, espero que o seu sentir de leão faça com que a realidade seja um até já.
Pelo Sporting, pelos sportinguistas, sempre!
18 Junho, 2018 at 19:42
Lamento mas compreendo.
Acreditemos que melhores dias virão e, então, celebraremos o (desejado) regresso.
Um abraço
SPOOOOOOOOOOOOOOOOOOORTING!
18 Junho, 2018 at 19:51
Obrigado por tudo.
Espero que o jmfs neste caso seja jms e esta demissão seja irrevogável mas segundo as normas do P Portas.
18 Junho, 2018 at 19:56
Caro jmfs, sabendo que de quando em vez não partilhávamos a mesma opinião, habituei-me a ler nos seus comentários sempre uma opinião sensata e respeitosa.
Lamento que tenha tomado esta atitude, a sua opinião vai fazer-nos falta e os artigos sobre o futebol feminino serão praticamente impossíveis de substituir, podem até aparecer outros, mas não será a mesma coisa.
Um abraço de leão e desejo muita saúde e que brevemente reconsidere e nos volte a brindar com a sua experiência e sabedoria.
Obrigado.
18 Junho, 2018 at 20:23
Amigo JMFS, compreendo perfeitamente esta sua opção de fazer uma pausa nas suas deslocações à Tasca.
O ambiente é o espelho da situação do nosso Clube.
Como Sportinguista que preza a sã troca de opiniões, a sua presença é uma mais valia para todos. Para além do serviço público-leonino com as suas crónicas abordando as nossas leoas.
Apenas lhe posso desejar umas boas férias e olhe, que seja uma pausa e não uma rescisão, até porque certamente o Cherba concordará que as portas da Tasca estarão sempre escancaradas para quando o caro amigo decidir voltar a dar-nos o prazer da sua companhia. Um grande abraço leonino.
18 Junho, 2018 at 20:41
Ao JMFS vale a pena pedir encarecidamente para não rescindir com a Tasca.
Descanse, venha de longe a longe a este estabelecimento que se tornou taciturno em tempos de breu para o clube, mas não abandone as nossas meninas e os seus pitéus.
18 Junho, 2018 at 21:26
A Patrícia Gouveia renovou por mais um ano com outro de opção!
18 Junho, 2018 at 22:12
Apaixonado pela causa feminina deste clube, aceite este meu caloroso abraço.acredito que com alguns raios de sol,fora desta tasca,a “clorofila” volte aos níveis ideais. Um até já caro JM!
SL / SS
18 Junho, 2018 at 22:47
Melhores Cumprimentos, volte depressa, tenha Boas Férias. Mal os jogos comecem, sei que o reencontro por aqui. SL
18 Junho, 2018 at 23:06
acho que foi em 2011 depois de ver na tv um mundial na Alemanha espectacular, falei aqui (na altura no cacifo do paulinho) que o Sporting tinha que se chegar à frente formar equipas de futebol feminino desde crianças a seniores. Tenho cá para mim que BdC leu alguns desses comentários :). É um orgulho para mim ver o Sporting a apostar forte no desporto feminino em geral. SL
19 Junho, 2018 at 0:25
Espero que um dia possa regressar.
SL.
19 Junho, 2018 at 1:04
Um grande, grande agradecimento ao jmfs pelo seu magnifico trabalho durante esta época. Foi feito com devoção e sacrifício pessoal muitas vezes, o que é mais do que se poderia exigir a alguém que o fez apenas por amor ao clube e à modalidade.
É com tristeza que o vejo partir. Deixará um vazio, não apenas em todos os que o lemos com gosto – no meu caso muitas semanas foram aquelas em que só aqui vim à Segunda ao almoço – mas sobretudo no único espaço amplo de divulgação e discussão das nossas Leoas.
Todavia compreendo as suas razões. Creio que apenas cm estes repelões iremos entender o quão profundas são as fracturas que estão iminentes no nosso clube.
Tendo eu já sido agraciado com morteiros de todas as trincheiras entendo bem quem nelas não se revê. Sinto um fim de festa e dou por mim a pensar se será melhor abrupto ou progressivo.
Seja como for, até no que diz respeito às Leoas sinto que esse tempo também para elas chegou. A partir do próximo ano o futebol feminino será irremediavelmente poluído.
Muito obrigado e o maior abraço que, nestes dias de tristeza, sofrimento e raiva, consigo enviar.
19 Junho, 2018 at 8:21
Bom dia. Um dia decorrido sobre aquela que pretendo que seja a minha última intervenção neste espaço, cabe-me um último comentário, por absolutamente necessário.
Aprendi ao longo da minha existência que a Felicidade nada tem de perene.
Em meu entender, a partir de muitos momentos de introspecção ao longo dos anos concluí, há muito, ser fruto de um estado de espírito.
Como muitos outros sentimentos que nos invadem. Entre outros, predominou, entre todos aqueles que me levaram à decisão tomada, a Tristeza.
Deveras amenizada pelos comentários que tiveram a amabilidade de me dirigir. Todos nós gostamos que nos afaguem o ego, não nos iludamos…
Todos mereciam uma resposta individualizada. Não estou em condições de o fazer. Há cansaço…
O propósito de me calar, mantenho-o. Mas não posso, nem devo, silenciar a Gratidão.
Um abraço.