A PWC, auditora da Sporting SAD, considera existir uma ameaça concreta à continuidade das operações da sociedade na sequência das rescisões de contratos de jogadores e uma impossibilidade de realização do valor de venda dos ativos no curto prazo.
Numa comunicação enviada à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), a Sporting Clube de Portugal – Futebol, SAD (Sporting SAD), informa que a PWC no dia 12 de junho informou «existir uma ameaça concreta em reação à continuidade das operações da Sporting SAD, além das menções relatadas anteriormente nas Certificações Legais das Contas e Relatórios de Auditoria».
Na «sequência das recentes rescisões de contratos de trabalho desportivo de jogadores (…), considerados como sendo dos mais valiosos em termos de mercado, e do consequente impacto na gestão do risco de liquidez da Sporting SAD, em virtude da impossibilidade de realização do valor de venda dos referidos ativos no curto prazo e dos impactos conexos na atividade da sociedade, constatamos existir a esta data uma ameaça concreta em relação à continuidade das operações da Sporting SAD», é referido.
Na nota, é indicado que a «comunicação da PWC, refere a incerteza, relacionada com a continuidade das operações da sociedade, que já constava da Certificação Legal das Contas e Relatório de Auditoria da PWC referente a 30 de junho de 2017 (contas anuais auditadas), bem como de reservas e ênfases, constantes de relatórios e contas de exercícios anteriores».
Na informação à CMVM, é realçado o impacto que as rescisões dos jogadores poderão ter nas contas da SAD, quer no ativo quer nos capitais próprios.
«Os impactos calculados a 31 de março de 2018, data a que reportam as últimas contas publicadas pela Sociedade, em termos do ativo intangível – valor do plantel, indicam, para os jogadores comunicados pela sociedade como factos relevantes, um valor de redução do mesmo em cerca de 16,5 milhões de euros, representando 6% do total do ativo; da mesma forma, o impacto da possível imparidade associada ao valor do plantel, sem qualquer efeito de imposto sobre o rendimento, conduziria, na mesma data de 31 de março de 2018, a que o total dos capitais próprios passasse de 7,5 milhões de euros para cerca de 9,0 milhões de euros negativos», é referido.
A Sporting SAD considera, no entanto, que a «continuidade das operações da sociedade se encontra assegurada, encontrando-se a trabalhar com o objetivo de promover as operações necessárias à melhoria da performance económico-financeira, com a devida sustentabilidade, nomeadamente, através do crescimento das principais linhas de receita, do controlo dos gastos operacionais, mantendo um nível de investimento adequado, e da procura dos melhores negócios de venda de direitos desportivos e federativos dos jogadores».
Na nota, é também referido que apesar das rescisões comunicadas como factos relevantes, a sociedade continua a dispor de direitos desportivos e federativos sobre um leque considerável de jogadores profissionais de futebol.
A Sporting SAD destaca também ser expectável que as rescisões, aliadas às revogações por mútuo acordo com a equipa técnica determinem uma descida acentuadas dos gastos com pessoal.
Segundo a SAD, «o Conselho de Administração considera ilícitas as rescisões contratuais apresentadas pelos jogadores, por inexistência de justa causa, pelo que procurará responsabilizar tais jogadores e os clubes com os quais os mesmos celebrem contrato de trabalho, pelos danos e prejuízos sofridos, tendo a expectativa de ser, em consequência, devidamente ressarcido».
A sociedade destaca ainda que o conselho de administração está «convicto de que a reestruturação financeira acordada e contratada em 2014, com os bancos financiadores, assenta em pressupostos económico-financeiros aceitáveis e exequíveis, pelo que a continuidade das operações da Sociedade se encontra também assegurada por esta via».
«Em concreto, poderão ser concretizados o aumento do capital social num montante total de 18.000.000 euros, a realizar por novas entradas em dinheiro, com consequente reembolso do mesmo valor ao Novo Banco e uma nova emissão de VMOC [valores mobiliários obrigatoriamente convertíveis] da Sporting», é ainda referido.
19 Junho, 2018 at 15:11
São uns tangas.
Cherba, já devias saber que malta com grandes nomes, consoantes repetidas e afins são demasiado notáveis para ser confiáveis.
Está aqui:
https://misterdocafe.blogspot.com/2018/06/o-impacto-financeiro-das-rescisoes_19.html
19 Junho, 2018 at 15:18
nice. É sempre bom poder juntar e comparar toda a informação e as diferentes perspectivas
19 Junho, 2018 at 15:19
O mister do café é um propagandista.
Óbvio que as rescisões aceitavam a solvabilidade da Sad mediante a descida do activo e …. Subida do passivo, uma vez que é preciso provisionar as eventuais indemnizações (pelo menos uma parte e para não ser tudo é preciso um parecer jurídico de referência.)
O mister só se está a “esquecer” das provisões que terão que ser criadas referentes a eventuais indemnizações a pagar aos jogadores.
E para os “inteligentes” que que venham dizer que basta um parecer de um advogado reconhecendo que existem poucas probabilidade para indemnizar e o reconhecimento contabilístico não afecta as contas…convem lembrar que não pode ser um advogado qualquer. Ou seja… tem que ser alguem com “nome da praça”…por forma a uma PWC aceitar de animo leve a não provisão.
E para isso acontecer não basta pagar! É preciso o advogado em questão ter uma grande certeza de sucesso…
Trata-se da aplicação de um dos princípios básicos da Contabilidade que qualquer aluno de 1ano de uma curso na área….sabe.
P.S. Provisões para ganhos em contencioso não existem!!
19 Junho, 2018 at 15:39
Segundo consta o advogado do Sporting neste caso é um dos mais reputados na matéria. Pelo que me parece perfeitamente expectável que o seu parecer seja aceite pela PWC
19 Junho, 2018 at 15:40
“nome da praça”?
Juan de Díos Crespo?
Juan de Díos Cresppo?
Don Juan de Díos Cresppo?
Don Juan de Díos y Mahomé y Buda Cresppo?
O velho da Yupido?
Um Ricciardi?
Um Ricciarddi?
Um Salgaddo Ricciarddi?
Um Salgaddo Roquettte Ricciarddi?
Que feudalismo. Por isso continuamos a ser um país pequenino, pequenino…
Agora a sério. Tais eventuais indemnizações teriam o valor dos ordenados. Tal não deveria estar já provisionado? E no sentido oposto, aos clubes que contratarem os traidores serão pedidas provisões no valor das clausulas de rescisão, na eventualidade de perderem o caso?
19 Junho, 2018 at 16:00
“nome da praça” significa que não pode ser um qualquer recem-licenciado.
Tu percebeste 🙂
Se o advogado se atravessar com um parecer juridico que sustenta a baixa probabilidade dos jogadores terem justa causa…. ai sim teremos hipótese de não provisionar as eventuais indemnizações (salários até final do contrato).
19 Junho, 2018 at 16:25
Esta conversa já vem de um post anterior e o Ricardo continua a insistir.
Existindo um processo judicial em que seja possível mensurar a indemnização, pode ser de imediato reconhecida nas contas uma provisão, no entanto, se o advogado, seja ele qual for, transmitir ao contabilista que o processo não tem pernas para andar, garantidamente que está ganho, o contabilista nada regista na contabilidade, apenas faz uma divulgação no anexo às contas.
Outro exemplo, o advogado diz que a possibilidade de ganhar o processo é de 50%, o contabilista regista na contabilidade 50% do valor da indemnização pedida no processo e divulga no anexo.
O auditor ou revisor de contas nada tem a ver com o procedimento contabilístico, no máximo, se o considerarem desajustado podem colocar uma reserva ou uma ênfase no documento que certifica as contas.
Neste link encontram a norma contabilística trata as provisões, passivos e activos contingentes, para ficarem com uma ideia do funcionamento basta ler o paragrafo 15.
https://www.dfk.pt/snc/NCRF%2021.pdf
19 Junho, 2018 at 16:37
Experimenta fazer isso com base no parecer de um recem licenciado e depois queixa-te que levas uma “reserva” em vez de uma “divulgação”
19 Junho, 2018 at 16:58
A reserva nada tem a ver com as divulgações.
E a acontecer é mais uma ou menos uma, o efeito desta provisão deve ser tão importante que na comunicação à cmvm que podes ler neste post nem sequer isso menciona
19 Junho, 2018 at 17:09
Quem dirá aos auditores se o grau de probabilidade de ganhar é alto ou não é o advogado do Sporting ou seja o Messi espanhol. É ele que é circularizado e é com base no que ele responder à circularização que os auditores obrigam/aconselham ou não a criação da provisão.
19 Junho, 2018 at 17:19
Isso sei eu!!
E estou farto de dizer que não podia ser uma advogado qualquer!
Sintetizando…. o risco a 100% corresponde à totalidade dos vencimentos dos 9 desertores até ao final dos contratos.
O montante a provisionar irá depender do parecer do Messi Espanhol! Se o homem por exemplo disser que existe um risco de 50%….será provisionado 50% do montante total dos vencimentos dos 9
19 Junho, 2018 at 17:23
Para assumir 50% acho que não é preciso um espanhol.
Para 100 % basta um Octávio.
19 Junho, 2018 at 18:09
Se o calculo for de 50% tenho muitas duvidas que o valor seja materialmente relevante e por isso nunca seria uma reserva. No máximo uma Ênfase e por isso o Sporting provavelmente nunca faria a provisão…Eu nesse caso não faria a provisão, preferia a Ênfase…
19 Junho, 2018 at 17:30
É mais ou menos isso Ricardo, os auditores, com base no parecer do advogado, podem aconselhar e se o conselho não for seguido, mencionam uma reserva na certificação legal de contas.
19 Junho, 2018 at 17:32
Tu quando queres…. chegas lá….
Agora já falas em “Reserva”….
19 Junho, 2018 at 18:19
Estas mesmo por aqui só para contrariar nem lês, olha o que EU escrevi no primeiro comentário:
“O auditor ou revisor de contas nada tem a ver com o procedimento contabilístico, no máximo, se o considerarem desajustado podem colocar uma RESERVA ou uma ÊNFASE no documento que certifica as contas.”
Ok, deixa lá ….
19 Junho, 2018 at 17:04
Lá vem o Ricardo com a necessidade de provisionar as eventuais indemnizações. Essa provisão só é necessária caso tenha havido uma pronúncia judicial para indemnização da qual tenha havido recurso. A parte condenada em 1ª instância PODE ser obrigada (por via do próprio Tribunal de 1ª instância ou por via de regulador específico) a manter em contas aprovisionado um montante adequado ao eventual pagamento DESSA indemnização.
Agora explique-me a que propósito seria o SCP obrigado a aprovisionar indemnizações e não o contrário. Por que não tem o Patrício ou o Wolverhampton de garantir o aprovisionamento de um fundo para pagar eventual indemnização? Ou outro qualquer?
P.S. provisões para EVENTUAIS perdas em contencioso também não existem. A QUESTÃO É MESMO ESSA! Em fase EVENTUAIS (perdas ou ganhos) ninguém tem de aprovisionar nada!
SL
19 Junho, 2018 at 17:16
Com todo o respeito do mundo responde sff a uma simples pergunta.
Alguma vez nos teus “estudos” tiveste uma disciplina (mesmo no secundário) de noções de Contabilidade?
19 Junho, 2018 at 22:08
Um bom Professor de Direito Económico tem facilidade em dar o parecer. Basta-lhe ser assessorado por uma advogado bom, de barra que, seja um especialista em direito do Trabalho e direito desportivo. A SAD tem esse advogado com ela não precisa de outro. O Professor de Direito Económico, tanto quanto sei, é agora vice-Presidente da comissão temporária da Mesa designada pelo Conselho de Direcção do SCP.
A afirmação de Bruno de Carvalho e a certeza demonstrada naquilo que disse relativamente à nulidade das rescisões, revelam isso mesmo.
Ainda que ande arredado das lides jurídicas há muito, há princípios gerais de Direito que estão embrenhados em mim e que me permitem ter uma opinião de Direito fundada numa experiência de vida e em processos de raciocínio típicos da Ciência Jurídica. Assim, indo por partes, as rescisões baseiam-se em dois argumentos para os aduzirem bastava uma folha de papel. Tanto quanto percebi, são decalcadas umas das outras por um jurista que, ou é burro ou é corrupto. Inclino-me mais para a segunda opção. A questão, em termos de Direito, não tem espinhas qualquer aluno do Segundo ano sabe dar a resposta certa.
O Objectivo foi causar dano suficiente para estrangular a tesouraria da SAD e ganhar tempo até a SAD receber a massa da venda destes jogadores. O Conselho Directivo, atado de pés e mãos por razões de natureza Financeira acabaria por ceder e ir-se embora.
Bom mas voltando à vaca fria. Os pressupostos da rescisão:
Não terem condições psicológicas para continuarem no Sporting porque:
Bruno de Carvalho mandou que fossem agredidos em Alcochete. Esse argumento caiu pela base. Bruno de Carvalho resolveu a questão em 24 horas. Toda a gente percebeu o que aconteceu. Uma mentira e uma difamação.
O segundo argumento é o de que Bruno de Carvalho trata mal os jogadores e a equipe técnica. É um selvagem negreiro um verdadeiro Capitão Gancho. Azarex o Sporting deve ter cerca de 3000 atletas ao todo em todas as camadas e nos dois géneros. Muito bem, ONDE ESTÃO AS RESCISÕES DO GOAL BALL, DO HOQUEI, DO ANDEBOL, DO FUTSAL, DO ATLETISMO ETC.? Que vemos publicamente? Equipes técnicas e atletas a abraçarem o presidente e a dedicarem-lhe vitórias e títulos. Gente a agradecer a Bruno de Carvalho as condições de trabalho, o facto de estarem no clube, o ambiente no Sporting. Ah, pois.
As primas-donas não têm razões nem psicológicas nem de qualquer outra natureza portanto, se foram levados à certa pelos Jorges Mendes deste Mundo, foram bem levados, porque a decisão final é deles, não é do Mendes. Quem assina os papéis são eles. O Mendes está na sombra.
Ora a Lei enumera taxativamente as causas de rescisão justa do contrato de trabalho e aquilo que as primas-donas invocam é, no primeiro caso infundado pois, a entidade patronal nada tem a ver com o ocorrido e se as condições de trabalho são óptimas para todos os que treinam na academia mas, temos nove MENINAS medrosas e ranhosas cujos direitos desportivos e passes valem uma fortuna. Aqui há gato… pensa o Juíz.
No segundo caso, é falso porquê, porque nenhum outro atleta apresentou rescisão. Então só as nove prima-donas são mal tratadas? O Bruno de Carvalho chamava-os ao gabinete, mandava-os baixar as calças e dava-lhes tautau com uma palmatória nos peludos rabinhos? Brincamos.
Portanto a “falta de condições psicológicas que todos afecta”, não existindo, não preenchem a previsão da justa causa que a lei enquadra na “Falta de Condições Psicológicas para continuar na empresa”.
Como as restantes circunstâncias em que a Justa Causa de rescisão pode ser invocada são ainda mais restritas que as da “falta de condições psicológicas não havia como invoca-las e assim, as notificações de rescisão repetem a mesma coisa de duas em duas linhas mas, ditas de outra maneira. Quer dizer é uma fantochada, um malabarismo de carteiristas, o que se quiser mas, os contratos estão válidos e há indemnizações a pagar pelos jogadores todos ao Sporting. Os Clubes que os contratarem, sabendo disto, o melhor é terem cuidado pois, a responsabilidade também lhes vai bater À porta.
É garantido que não há Justa causa de rescisão dos contratos de trabalho das nove mulas. A nulidade da rescisão tem de ser invocada judicialmente e Bruno de Carvalho vai fazê-lo já.
Fez muito bem em mandar o Mendes à merda. Tem o meu total e incondicional apoio. Nada disto teria acontecido se Bruno tivesse cedido. Não cedeu. O Sporting é dos sócios nem é do Jorge mendes, nem do Vieira, nem do Roquete, nem do Ricciardi, nem da Holdimo e muito menos é do atrasado mental e senil Jaime Marta Soares.
Sábado vamos notifica-los disso mesmo.
Não terem condições psicológicas
19 Junho, 2018 at 23:53
Grande comentário, destes vale bem a pena ler com muita atenção. É isso tudo, então este paragrafo é perfeito:
“Fez muito bem em mandar o Mendes à merda. Tem o meu total e incondicional apoio. Nada disto teria acontecido se Bruno tivesse cedido. Não cedeu. O Sporting é dos sócios nem é do Jorge mendes, nem do Vieira, nem do Roquete, nem do Ricciardi, nem da Holdimo e muito menos é do atrasado mental e senil Jaime Marta Soares.”
19 Junho, 2018 at 17:02
O MIster do Café não tem credibilidade porque é um lambe cus…
“Cherba, já devias saber que malta com grandes nomes, consoantes repetidas e afins são demasiado notáveis para ser confiáveis.”
wiLLiam douglas
Ponto!
19 Junho, 2018 at 17:26
E quem anda o dia inteiro a pastar e a comer mato é uma autoridade científica.
19 Junho, 2018 at 20:04
Não! És tu…
19 Junho, 2018 at 15:19
Pode não ser tão mau como se profetiza, mas que no momento actual não há muita margem, parece me óbvio.
Basta ver o avançado holandês que acabou de aterrar em Lisboa. Mau demais para ser verdade. Os holandeses estão espantados com o interesse do Sporting neste jogador. Precisamos de contratar 4 ou 5 jogadores, mas isto é puro desespero, como se apenas uma contratação fosse garantia de votos. Temos o dala, que tem uns 21 anos, que tem muito mais potencial que este holandês…
19 Junho, 2018 at 18:03
Vamos lá a tentar perceber uma coisa.
A situação é boa? Não!
A falência técnica implica alguma ingovernabilidade? Não! Ela será de 9M€. o que é 1/4 do FCP e 1/10 do SLB e, que eu saiba, nenhum deles é ingovernável e qualquer deles foi campeão com contas bem piores.
Que a margem para poder construir um plantel e uma época competiva fica MUITO reduzido, tal como nota o Dani, também é verdade.
Mas trata-se de termos só um poucochinho de memória. Como nos habituámos a uma maior fartura em termos de investimento, tudo isto nos parece um dilúvio ou um terramoto. Mas lembrem-se da 1ª época de BdC: a situação era bem pior quer em termos financeiros, quer em termos de activos e a equipa foi montada com redução de custos e opções apertadas mas muito rigorosas, Acabámos por ficar num 2º lugar, com um plantel de recurso à prata da casa e alguns retornos (Adrien, Cédric, William). A situação é semelhante, (até o Director Desportivo era o mesmo, Augusto Inácio) com a vantagem de a estrutura ser mais oleada, mais experiente e mais competente.
Julgo que o nosso maior problema, neste momento, tem que ver com a relutância em baixar expectativas; mas acho que essa é a primeira atitude (sem deixar o rigor e a exigência) par voltarmos a recuperar ou para passar este “Cabo das Tormentas” e podermos voltar a águas mais calmas (para que passe a ser Cabo da Boa Esperança). Julgo que precisamos de voltar ao modelo de 2013/14 até começar a ganhar as rescisões, depois, com as indemnizações a receber e eventualmente com uma entrada na Champions, poderemos estar novamente em condições competir regularmente para ganhar.
E É BOM LEMBRAR QUE ESTE CENÁRIO TODO SE REFERE À SAD! PORQUE, NO QUE SE REFERE AO CLUBE, GOSTAVA QUE ME APONTASSEM UMA ÚNICA COISA A ESTA DIRECÇÃO! E É O CD DO CLUBE E NÃO O CA DA SAD QUE VAI ESTAR EM CAUSA DIA 23! AS PESSOAS PARECEM ESQUECER-SE DISSO!! AO PRESIDENTE DO CLUBE SÓ TÊM A APONTAR SUCESSOS, CONQUISTAS E OBRA!!! POR ISSO O DEVEM MANTER!!!
SE ACHAM QUE O PRESIDENTE DA SAD ESTÁ MAL, ENTÃO, OS SÓCIOS PODEM DELIBERAR ALTERAR A INDICAÇÃO DO CLUBE PARA PRESIDIR AO CA DA SAD! NÃO SERIA O ÚNICO CLUBE ONDE OS CARGOS NÃO SÃO ACUMULADOS(vide FCP).
MAIS UMA VEZ, GOSTAVA QUE UM DOS QUE QUEREM DESTITUIR BdC DO CLUBE ME APONTASSE UM ÚNICO MOTIVO PARA O FAZER !
Saudações leoninas
19 Junho, 2018 at 15:23
Boas Tardes, Caros Tasqueiros.
Não é novidade nenhuma, convenhamos.
O Presidente tinha dito que as receitas da entrada na LC estavam “contabilizadas”. Foram-se…
Receitas extraordinárias (actualmente “ordinárias”, porque necessárias para cobrir o exercício) de vendas de jogadores serão, no máximo, pouco relevantes (comparado com o que poderiam ter sido). Sendo certo que, pelas palavras do Presidente, estava em mente vender alguns dos “desertores”…
Posto isto,
Não é nenhuma hecatombe.
E se conseguimos gastar €4M/ano com um treinador, as coisas não podem estar tão más…
SL
19 Junho, 2018 at 15:30
Pode olhar-se para isto a partir do princípio do copo de 20cc que contém 10cc: uns verão um copo meio cheio, outros verão um copo meio vazio…
Há, todavia, uma afirmação que devia fazer soar todas as campainhas de alarme: «Em concreto (…) uma nova emissão de VMOC [valores mobiliários obrigatoriamente convertíveis] da Sporting»
Afinal não vão acabar as VMOC’s; pelo contrário, vai-se insistir no caminho ‘godinhista’…
Do meu ponto de vista, a a situação é mais grave do que a propaganda espalha; provavelmente, muito mais grave!
Depois não digam que não houve avisos e alertas!
19 Junho, 2018 at 15:38
Não passa nada.
De acordo com o que tem dito o presidente…
1) já poupámos nos salários
2) os jogadores até já deviam ter bazado
3) os jogadores são uns mimados
4) Os jogadores levaram nos cornos, mas a culpa é deles porque reponderam aos “associados”
5) Quem se afasta deste caminho brilhante é rato, cobarde e mercenário
6) não fomos à champions, mas a verba já está aprovisionada
7) Temos um presidente que não vira a cara à luta e abre frentes de combate desde Pimpinha Jardim a Marcelo Rebelo de Sousa
7) Estamos a contratar jogadores “belíssimos”
8) Acabamos de contratar um disciplinador para a equipa de futebol
9) Estão as provas da conspiração do Sobrinho e da ingratidão do Rúben Ribeiro espelhados nuns sms desgarrados.
10) os Estatutos do SCP não são aqueles que estão publicados no site, mas os que o presidente tem mais à mão numa entrevista da SIC Notícias
Citando um bacano que andou por lá um pouco antes do famoso tio-avô do Presidente…
“Não se passa nada, nem há razões para alarmismo. O país vive tranquilo e dentro da maior normalidade”.
19 Junho, 2018 at 15:49
Outra vez com insónias Menina?
19 Junho, 2018 at 18:15
E suores frios! Mas não há maneira de rescindir! Até lhe dava ajusta causa!
SL
19 Junho, 2018 at 15:52
Tudo dito, temos o rei-sol no nosso clube, que mais precisamos?
19 Junho, 2018 at 16:18
Isto é só “torcidos”!
19 Junho, 2018 at 20:00
São uns pica-miolos do caraças!
SL
19 Junho, 2018 at 15:48
Uma nova emissão de VMOCs está previsto no acordo de 2014! Que tem sido cumprido irrepreensívelmente pelo SCP!
deixaria de existir se fosse assinado o tal novo acordo de reestruturação que foi anunciado
19 Junho, 2018 at 15:57
Depois não digam que não houve avisos e alertas…
19 Junho, 2018 at 16:39
eu contestei isto:
“Afinal não vão acabar as VMOC’s; pelo contrário, vai-se insistir no caminho ‘godinhista’…”
Dás a entender que há uma novidade nas VMOCs quando tudo o que está no comunicado são etapas já previstas, negociadas e assinadas do acordo de 2014.
19 Junho, 2018 at 16:50
E há uma novidade!
Porque o que nos tem sido ‘vendido’ é o fim das VMOC’s, operação que conduziria à diminuição da participação da Holdimo e, portanto, origem de todos estes ‘males’ – isto é nos tem sido vendido, a par da tal nova ‘reestruturação’ (que, segundo as suas próprias palavras…) eliminaria o lançamento de outras VMOC’s.
Algo não bate certo e assobiando para o ar não afasta os problemas. Cada nova contratação, aliás, pode vir a ser um novo problema…
19 Junho, 2018 at 17:16
Foda-se!
Não há novidade nenhuma.
Há é pessoal desinformado e que usa a SUA desinformação para marcar mais um golo para a sua equipa, seja ela a do “Bruno ou o caos”, seja ela s do “anti-Bruno”!
No acordo de 2014 está lá isto!
No novo acordo que se está a fazer, isso acaba!
Aqui não há enganos.
Só gente desinformada que é desonesta!
19 Junho, 2018 at 17:30
Ou a Sporting SAD está a prestar informação deturpada à CMVM ou é admitida a emissão de novos (ou novas…) VMOC’s
(também aqui: https://eco.pt/2018/06/19/auditor-do-sporting-diz-que-rescisoes-ameacam-continuidade-da-sad/)
19 Junho, 2018 at 20:05
Rapaz, já te expliquei…
Agora faz com isso o que quiseres…
19 Junho, 2018 at 19:32
Portanto, Marokas e Alvaro Dias Antunes, estamos perante um caso de fé
É preciso ter fé
Lamento… não sou gajo de fé
19 Junho, 2018 at 20:09
Sim, ok..
Buracos financeiros, não há dinheiro, cenas e coiso.
https://image.ibb.co/fcGTsy/EO3_GRANDES.jpg
Aé o Maike já e explicou isso…
O MAIKE !!
19 Junho, 2018 at 17:31
O que não é novidade é que uma pessoa desinformada nunca poderá ser responsabilizada pelo que diz, ainda que no campo dos copos.
19 Junho, 2018 at 18:19
ffigueiredo, o fim das VMOCs será na concretização da renegociação do acordo de reestruturação da divida em vigor (o qual inclui a VMOC). Ou seja o ffigueiredo está a reclamar a concretização da nova reestruturação. Óptimo, porque é ela que acaba com a influência de Álvaro Sobtinho e dá ao SCP 90% das acções d a SAD
19 Junho, 2018 at 20:10
” Depois não digam que não houve avisos e alertas… ”
Houve pois.
Durante uns 20 ou 30 anos.
Lambuças
https://youtu.be/mcN5FTaLfzc
19 Junho, 2018 at 16:34
Ia dizer isso mesmo, essa referencia é consequência do acordo de 2014, precisamente o acordo que estava a ser reestruturado num processo com enormes benefícios para o Sporting. Na nova reestruturação que está(va) em curso, não negada pelos bancos envolvidos deixa de ser necessário a nova emissão de vmocs.
19 Junho, 2018 at 16:52
Porra!
As novas VMOC’s são referidas pela Sporting SAD numa nota de ONTEM!
19 Junho, 2018 at 17:13
Quando Bruno de Carvalho entrou no Sporting e face às enormes dificuldades financeiras da SAD, não haveria condições para que em apenas duas épocas esta direcção arranjasse 55 Milhões de Euros para liquidar as VMOC A. Por isso, em sede de reestruturação financeira ficou definida a criação de umas VMOC C para liquidar as VMOC A “na data de vencimento daqueles valores mobiliários”, ou seja em Janeiro de 2016.
Informação essa que foi sempre do conhecimento de todos, como podem verificar nas propostas apresentadas pelo conselho directivo antes e durante a Assembleia Geral de 30 de Junho de 2013 no Pavilhão da Ajuda, onde os sócios deliberaram sobre o plano de “reestruturação financeira”.
Desde esse dia, a Sporting SAD está mandatada pelos sócios para emitir 55 Milhões de VMOC.
Em Janeiro de 2016 e em Assembleia Geral de Titulares de VMOC, foi deliberada a substituição da data única de conversão obrigatória de VMOC de 17 de Janeiro de 2016 para 26 de Dezembro de 2026.
Resta dizer que estas VMOC C, serviriam para pagar na totalidade as VMOC A sobre as quais o clube tinha opção de compra e era dessa forma que na conclusão do processo ficaria garantida a maioria do clube na SAD.
19 Junho, 2018 at 17:47
“Mas nunca estamos satisfeitos e por isso, nestes últimos meses, conseguimos negociar uma melhoria das condições da reestruturação financeira, não por necessidade de financiamento adicional pelos Bancos (BCP/NB) ou por um falhanço da reestruturação, mas sim pelo sucesso da mesma. Esta melhoria da reestruturação representa uma adaptação à nova realidade de sucesso financeiro e competitivo do Grupo Sporting. Consideramos que o ponto de maior importância para os Sócios do Sporting CP é a alteração do valor máximo a pagar para garantir a manutenção da maioria na SAD passando de 44 milhões para 17,5 milhões, dos quais já temos na conta reserva 5 milhões e no início da próxima época já teremos a totalidade necessária para garantir a maioria na SAD; Definição do preço de compra de cada VMOC a 30 cêntimos por utilização da conta reserva, o que significa que o Clube e seus sócios apenas necessitam de 40,5 milhões para comprar a totalidade das VMOC, em vez dos anteriores 135 milhões, o que até é inferior ao esperado valor de 44 milhões necessário para garantir apenas a maioria na SAD (em que os Bancos ficariam com 91 milhões de VMOCs em seu poder); Com a alteração de condições de reembolso e a opção de compra das VMOCs, deixa de haver a necessidade da nova emissão de 55 milhões de VMOCs (a ser subscritas pelos Bancos) nem do aumento de capital de 18 milhões, podendo este ser feito ou não” – BdC, no ‘Diário de Notícias’, 30 de Abril de 2018 (aqui: https://www.dn.pt/opiniao/opiniao-dn/convidados/interior/situacao-financeira-do-sporting-cp-emprestimos-obrigacionistas-9294519.html)
“Em concreto, poderão ser concretizados (i) o aumento do capital social num montante
total de €18.000.000, a realizar por novas entradas em dinheiro, com consequente
reembolso do mesmo valor ao Novo Banco e (ii) uma nova emissão de VMOC da Sporting
SAD, subscrita pelo Novo Banco e pelo Millennium BCP, no montante global de €
55.000.000,00, a emitir em moldes idênticos à emissão de 80.000.000 de VMOC com o
ISIN PTSCPEZM0000, e conduzindo a uma conversão de dívida bancária em títulos
contabilizados como Capitais Próprios, operações que permitirão aumentar os seus
capitais próprios” – Sporting SAD, em comunicado à CMVM, 18 de Junho de 2018
(aqui: http://web3.cmvm.pt/sdi/emitentes/docs/FR69016.pdf)
Facto: de Abril para Junho desapareceu qualquer referência à tal nova ‘reestruturação’
19 Junho, 2018 at 18:01
mas qual “reestruturação”…?!? Ainda o clube não estava totalmente em chamas e já a dívida a saldar em Maio tinha sido empurrada com a barriga para Novembro…
19 Junho, 2018 at 18:11
a nova reestruturação ainda não está assinada e fica na gaveta até que o clube estabilize institucionalmente, como é óbvio.
o que quer dizer que por enquanto, o acordo assinado em 2014 permanece válido e em vigor
19 Junho, 2018 at 18:26
O facto é que a intenção de renegociar o acordo de 2014, conforme BdC informou em Abril, e é bom salientar, nunca desmentido pelos bancos e que colocou a holdimo em polvorosa, está a modos que suspenso, dada a instabilidade nos OS.
Enquanto assim for, e não estiver concluído, parece óbvio que o acordo de 2014 se mantêm pois não foi denunciado por ninguém e é realçado nesta comunicação de Junho.
19 Junho, 2018 at 18:54
Lá está… a teoria do copo (meio cheio/meio vazio)
Está mas não está; é mas não é…
Há ‘instabilidade’ nos órgãos sociais para umas coisas, não há para outras…
Há argumentos usados para os sócios do Clube, que são diferentes dos utilizados para o regulador do mercado…
A malta devia estar preocupada, mas há uns anúncios porreiros e a malta agarra-se a isso; pode dar merda mas que se lixe! temos um novo treinador
19 Junho, 2018 at 19:12
O argumento para os sócios é precisamente que a instabilidade provocada pelo PMAG que exigia a demissão ou marcava AG destituitiva sempre foi que causava problemas ao EO e à negociação da reestruturação. Não percebo a duvida. Queria que fosse comunicado ao mercado um acordo que ainda não está concluído, é isso?
19 Junho, 2018 at 15:34
André Santos?? A sério…
19 Junho, 2018 at 15:46
A sério lol
19 Junho, 2018 at 15:48
Voltou a ser sócio!
19 Junho, 2018 at 15:55
Quem é?
19 Junho, 2018 at 15:40
Carneiras, continuem a assobiar para o lado, e com isto afundamo-nos no lodo! Não vejo a hoje de chegar a 2ª-feira e ver este VeA e toda a corja que o acompanha, completamente corridos do grande SCP.
RUA com esta m#%$& de presidente!
19 Junho, 2018 at 16:01
E se não for aprovada a destituição, que truques têm mais na manga?
19 Junho, 2018 at 17:18
Foda-se, ainda não percebeste?
Não abona muito a teu favor…
Há mais de uma semana que tudo está clarinho e ainda há gente com perguntas destas…
19 Junho, 2018 at 17:21
Eu faço-te o desenho
processo de expulsão de sócio e perda de mandatom com base nas violações graves cometidas pelo actual CD.
Por exemplo…. a criação da comissão da Judas
19 Junho, 2018 at 16:20
Não gostas? Aguenta!
19 Junho, 2018 at 16:27
No meu corretor ortográfico tu nome dá Lacaio.
Do Sobrinho, pelo que me dá a perecer (não é engano).
19 Junho, 2018 at 16:51
Estou em pulgas para vir ler aqui os vossos comentário no Domingo ou na 2ª. Quero ver se vocês quando este pulha for corrido do SCP, se vão continuar a ser brunistas ou se são do SCP. Estou-me cagando para o Holdimo, os Richiardes, os croquetes e o caralho. Eu ganho 700€, faço 48h/semana. Só consigo ir a Alvalade no máximo 10x /ano.
Mas desses 700€, nunca faltou 1€ para as quotas. E o meu voto, juntamente com os dos meus familiares (20 cada um) vão direitinhos para a destituição desse atrasado mental!
19 Junho, 2018 at 17:10
+1
19 Junho, 2018 at 22:19
A Juventude Comunista Portuguesa também está contra o Presidente ?
Isto virou uma questão social ?
É que o que a gente quer é correr com os burgueses da linha de Cascais …
19 Junho, 2018 at 17:20
Vai ter uma desagradável surpresa.
😀
19 Junho, 2018 at 17:27
Já eu, tenho a certeza que nunca mais vou ler nada de ti. No Domingo, a tua missão acaba em fracasso. SL
19 Junho, 2018 at 18:59
Desculpe a franqueza, mas pulhice e desonestidade é aquilo que o Sr. de forma no minimo deselegante, acaba de escrever.
As suas ofensas e infâmia, incorrem à luz do direito, em crime civil e denuncia caluniosa.
Tenha sff respeito, tolerância e educação.
Esses e que são os valores do SPORTING.
19 Junho, 2018 at 15:41
André Santos de volta ao Sporting. Não tenho acompanhado a carreira dele. Seria isso que o Inácio queria dizer com o retorno de velhas glórias?
19 Junho, 2018 at 15:45
Ele voltou a ser sócio, foi isso que eu entendi…
19 Junho, 2018 at 15:47
Yap foi isso mesmo
19 Junho, 2018 at 15:53
uma pérola da Bola, que confunde o nascimento do filho do André com o regresso do mesmo…
19 Junho, 2018 at 15:42
Vou ser bruto….e sincero…à pessoal que tem pedras na mao sempre prontas para atirar….
André Santos volta….como SÓCIO do nosso clube (meu, teu e dele)
Grande Leão!!!
19 Junho, 2018 at 15:47
Se assim for…erro meu.
Espero que o regresso seja apenas enquanto sócio.
19 Junho, 2018 at 15:45
Ok,percebido
19 Junho, 2018 at 15:48
Olha olha chegaram hoje as Gamebox para renovar…ficam condicionadas até ver como param as modas. Se a Golpada ganhar até as quotas ficam suspensas.
Vão mamar na quinta pata de um Pônei
19 Junho, 2018 at 16:04
As GameBoxes percebo agora as quotas não, isso é o que eles querem.
As quotas permitem nos ter uma palavra a dizer no clube.
19 Junho, 2018 at 16:27
Clube qual Clube?
19 Junho, 2018 at 19:29
Espero que no final da semana não estejamos perante o Sporting Futebol Clube, pois eu sou sócio do Sporting Clube de Portugal.
Mal descobrem que há mais para mamar os chacais mobilizam-se todos, por mim também vão mamar na quinta pata do cavalo.
19 Junho, 2018 at 15:52
Quem acha que o Sporting está muito longe de uma catástrofe está muito enganado…seja com quem for, aconteça o que acontecer dia 23, estamos no fio da navalha. Não é por causa da falência técnica, não é por causa de um movimento meramente contabilístico. É por falta de liquidez. É quando se perceber o impacto na venda de Gambox, é quando se perceber que os empréstimos não são renovados, é quando se perceber que o mercado para a renovação do EO pede um juro gigante (se é que o mercado responde com a compra das mesmas)…
Estamos numa fina linha…foi a isto que chegámos, foi a isto que esta guerra de merda nos trouxe. Em que se BdC fica antevejo como quase impossivel reerguer o Sporting, se o BdC sair sem haver uma 3 via vai ser o Sobrinho a bancar a sobrevivência para depois ficar com a maioria do capital e vender. Só será possivel sobreviver a isto se se aguentar o clube até à decisão final das rescisões…e ela tem de nos ser favorável. E para isso acho que nem BdC nem sobrinho podem ficar com o clube na mão. Tem de ser alguém que de alguma forma una novamente o Sporting, que o mercado anteveja um período de calma e de reestruturação, que queira e consiga viver com menos e que lute com tudo o que tem pela manutenção da maioria do capital e por receber cada cêntimo das rescisões. É neste ponto de fragilidade que estamos.
Quem achar que eu estou a ser catastrofista, croquete, brunista ou o que quer que seja…está a viver num sonho do qual vai acordar da pior forma possivel…
19 Junho, 2018 at 15:54
Achas que à 5 anos atrás estevas muito melhor?
19 Junho, 2018 at 16:04
Não, não estavas…estavas no fio na navalha.
E não foi tudo abaixo porque apareceu uma cara nova que uniu os Sportinguista e revitalizou o Sporting. Porque nas caras antigas já ninguém acreditava e o buraco só se ia agudizar.
Hoje estamos no mesmo ponto. Ou aparece uma cara nova que una e revitalize o Sporting ou MUITO provavelmente vamos ao charco…
19 Junho, 2018 at 16:13
Calma Tiago.
O caminho faz-se caminhando.
Se não houvesse saída, os homens desistiam.
O teu cenário é demasiado catrastrofista porque é um worst case scenario.
Esta Direccao é muito, mas muito competente.
Pelo seu histórico, devias dar-lhe mais algum crédito.
Calma.
Um passo atrás, não é uma tragedia, é um novo ponto de partida.
Coragem e calma.
SL
19 Junho, 2018 at 16:22
A minha questão com esta direcção não é a competência em geral. Não estou sequer a discutir a situação em que foi colocada ou que se colocou. Cada um tem a sua opinião…O meu problema é que eu não consigo ver esta direcção a unir os Sportinguistas num rumo e não consigo ver condições para esta direcção dar a volta ao dano reputacional que tem neste momento para conseguir emitir o EO com juros minimamente decentes…e acho que sem isto não vai haver liquidez. Por mais competente que a direcção seja, nomeadamente na vertente financeira…sem dinheiro não se faz milagres…
Olhando friamente para a situação e com o algum conhecimento que tenho da gestão financeira de uma empresa…tenho muita dificuldade em ver como é que com estes mesmos actores consigamos dar a volta…
19 Junho, 2018 at 16:31
Compreendi-te, mas poderão existir outros instrumentos de financiamento.
SL
19 Junho, 2018 at 16:38
Certo…poderá haver outras formas de financiamento que eu não esteja a ver e que não passem pelo mercado obrigacionista nem por empréstimo bancário seja de que forma seja (directo ou venda de receita futura)…
É possivel…mas como tenho muita dificuldade em vê-la acontecer a análise que faço da situação é esta…
19 Junho, 2018 at 18:12
Entras tu com o dinheiro…
Só há uma! Antecipar receitas e hipotecar o futuro!
19 Junho, 2018 at 19:22
Miguel um empréstimo bancário ou obrigacionista é exactamente a mesma coisa, antecipas receitas hipotecas o futuro, a não ser que a ideia seja fazer roll overs eternamente, pois na pratica é a mesma coisa.
19 Junho, 2018 at 20:09
É uma maneira de ver a coisa, que nem me parece correcta mas enfim!
Empréstimos à banca não consegues mais.
Empréstimos obrigacionistas só com aval da CMVM que não tens neste caos!
Portanto, a solução é ir buscar dinheiro ao futuro e ficares sem esse dinheiro quando lá chegares…
19 Junho, 2018 at 20:16
Vamos ver:
Fazes hoje uma antecipação de uma receita de 2021 no valor de 10M. Quando chegares a 2021 obviamente já não a tens.
Fazes hoje um EO ou Bancário de 10M com vencimento em 2021, quando chegares a 2021 tens de pagar na receita do ano e utilizar para pagar o EO ou empréstimo que recebestes em 2018, logo tens a receita mas não a tens porque já está gasta no empréstimo de 2018.
19 Junho, 2018 at 20:22
Oh Maike..
Mas TODA a gente sabia disso.
O BdC avisou várias vezes sobre isso.
Mas o Jaimão continuou a palhaçada.
Agora a nova é culpar uma pessoa, de uma coisa que já estava em curso e mais dfo que aprovada, quando a culpa da “paragem” dessa coisa, é do JAIMÃO ?
Agora até já reciclam “notícias”.
O BdC já referiu várias vezes que os agentes andam a tentar negociar vendas de jogadores, e os Comparsas de Gestação andam a dizer que vão tentar negociar as vendas dos jogadores..
Tipo.
Jaimão, cabrão, pede a demissão.
AH ESPERA…
19 Junho, 2018 at 16:34
Já chegámos à fase em que é “irrelevante” se o que resta do Conselho Directivo é competente ou não.
Aos olhos do mercado a reputação deste CD está a níveis estupidamente baixos…. pelo que Game Over para este CD…sendo que a manter-se este CD o risco de ser Game Over para o Sporting é cada vez maior por causa dos danos reputacionais e consequentemente impacto no “acesso” ao dinheiro”
E sem dinheiro….”não há palhaços”!
19 Junho, 2018 at 17:45
Não estejas tão certo disso.
19 Junho, 2018 at 18:07
Estavas um bocado pior!
1º Tinhas muito menos receitas, ainda que com este estado de caos seja normal que as receitas actuais sofram um bocado. No entanto também tinhas muito menos despesas, nomeadamente com os diversos planteis das diversas modalidades. É difícil ter uma certeza mas penso que o saldo aqui é positivo para a actualidade.
2º Tinhas ordenados em atraso. Penso que hoje isso não existe. Ainda!
3º Tinhas uma equipa de futebol merdosa e não tinhas dinheiro para grandes aquisições. Agora estás nesse nível neste ponto!
4º Não tinhas o Pavilhão João Rocha.
5º Tinhas um clube unido na mudança. Hoje tens um clube completamente dividido e quase uma guerra civil interna.
6º Nessa altura podias ter ajudas da banca e hoje não podes. Hoje, não tens dinheiro, estás fodido!
Não se falta alguma coisa mas isto já dá uma ideia. Não estamos tal mal mas estamos quase lá. A grande diferença, inquestionável, é que hoje temos o PJR. No resto, com mais ou menos diferença, numas estamos piores e noutras estamos melhores.
Não esquecer que na época que fecha em 30 de Junho, provavelmente vamos ter um saldo negativo à volta dos 25M€ – sem compras e vendas de jogadores desde que o jogo da Final da Taça.
19 Junho, 2018 at 18:11
Mas é preciso ter em conta que se perdeu muito do bom trabalho feito nestes 5 anos.
Em Março, estavas a anos luz de 2013!
Os erros de Abril e Maio, que se arrastam para Junho, praticamente estragaram 5 anos de trabalho! E foram erros burros, de pura casmurrice, de total falta de bom senso, que demonstram uma irresponsabilidade inacreditável.
É por isso que se impõem eleições!
19 Junho, 2018 at 18:58
Modalidades na SAD? Além de futebol masculino e feminino que saiba não há nenhuma.
Percentages de passes de jogadores não conta (inclusive da formação)?
7º lugar fora da Europa e sem patrocínios de jeito?
Enfim, estávamos um “bocadinho” pior.
19 Junho, 2018 at 20:09
Falo no geral… obviamente!
19 Junho, 2018 at 16:15
Mas o BdC não esconde a situação financeira difícil que referes, ele foi claro quando falou das implicações de não se conseguir o EO.
Agora não vamos chegar ao ponto de pensar que a solução será ganhar uns trocos com o acordo com os jogadores e será vender a participação da SAD e tudo o resto que ainda nos sobra. Tudo isto por culpa de BdC, que será a narrativa mais que certa para o justificar. (e que já vai circulando)
19 Junho, 2018 at 16:31
Daí eu achar que o sobrinho ou o seu testa de ferro não são solução mas apenas um paliativo momentâneo que nos custará muito caro no futuro…e daí eu ter dito:
” Tem de ser alguém que de alguma forma una novamente o Sporting, que o mercado anteveja um período de calma e de reestruturação, que queira e consiga viver com menos e que lute com tudo o que tem pela manutenção da maioria do capital e por receber cada cêntimo das rescisões”
19 Junho, 2018 at 20:30
Muito bom comentário Tiago, mais do que contabilístico e aconteça o que acontecer, os próximos meses serão terríveis por falta de liquidez. A falência técnica não é grave e recupera-se com resultados dos próximos exercícios, a falta de liquidez pode caucionar danos terríveis.
A esperança é que o actua CD no inicio do primeiro mandato também passou por uma fase gravíssima e encontrou soluções, quero acreditar que nesta altura, Carlos Vieira já esteja a procurar fontes de financiamento.
Terrível será se o CD cair, o próximo já mostrou que não tem nada preparado e tudo vai ser justificado com a gestão anterior. Ainda no domingo falei nisso, se o CD cair, rapidamente vamos ver rescisões sobretudo das modalidades por falta de pagamento dos salários.
19 Junho, 2018 at 22:46
Não esquecer que o Sporting fará vendas de jogadores e poderá sempre antecipar valores do contrato da NOS como os nossos rivais fazem habitualmente.
19 Junho, 2018 at 15:53
Pessoal, o Andre Santos que falam não é o que jogou no Sporting.
19 Junho, 2018 at 15:56
O que andas a ler sobre o assunto?
Passa pelas redes sociais oficiais do clube quando poderes….
19 Junho, 2018 at 16:29
Eh pa vi pelo Twitter
https://mobile.twitter.com/adoliveira/status/1009082158542213121
20 Junho, 2018 at 0:52
HAHAHAHAHA
#NuncaApaguem
19 Junho, 2018 at 15:58
Bruno não aprende. As respostas constantes à comissão de gestão num formato de bate boca só lhe tiram pontos.
Era tão, mas tão fácil dizer que passando sábado ia tratar (como tem feito) da preparação da época, não só no futebol como nas restantes modalidades, para depois convocar eleições. Se reina um clima de instabilidade, vamos a votos. A situação atual é incomparável com a altura em que foi legitimado com 90%…
Por outro lado, levar até às últimas instâncias o caso das rescisões. Acordos… só mesmo em último caso e tudo muito bem explicadinho.
Mas se calhar há outras razões envolvidas e não consigo perceber quais.
Eu olho para esta comissão de gestão e fico preocupado. Não podem mexer no futebol, mas podem mexer em tudo o resto. Ok, não papo a do “Bruno ou o caos”, mas que garantia temos que estes gajos ficam quietinhos até às próximas eleições? E qd serão? E como fica a preparação da época? As modalidades? O Património?
Principalmente, pelo que ouvi hoje de manhã (link da CMTV ontem à noite) onde ficou no ar um acordo com os que rescindiram mas ainda não têm clube… safam-se do tribunal, saem por valores irrisórios… e nunca saberemos a verdade.
Enfim… o filme de terror está longe do final.
19 Junho, 2018 at 16:09
Como é que ele poderia dizer isso de sábado se mesmo que ele não seja destituído sábado, pode ser suspenso definitivamente?
Como queres que trate das coisas e marque eleições, se ele ao cessar o mandato para eleições, ficaria a comissão de Gestão a tratar das coisas e poderiam marcar as eleições só daqui a 6 meses?
19 Junho, 2018 at 16:17
Se o Bruno tem em tempo útil dito que marcava eleições, não teria qualquer problema em tratar da época e colocar-se nas mãos dos sócios.
Se achei completamente despropositada a última assembleia, não só no sentido como no timming, agora acho que completamente necessária a marcação de eleições.
Assim, o que pode acontecer é ser destituido e não poder estar nas próximas. Isto tratado na altura certa, era vitória.
E fico mesmo muito preocupado com o que esta comissão poderá fazer até às eleições em áreas que não o futebol. Posso estar enganado…
São necessárias eleições. Ver quem aparece, o que apresenta e que confiança transmite. Com Bruno na corrida, pois por tudo o que fez no primeiro mandato merece-o inteiramente.
É que este Bruno do 2º mandato continua a não aprender o que é a “comunicação”, mesmo que pelo menos tenha entendido que no futebol deverá estar um diretor desportivo com essa pasta.
19 Junho, 2018 at 16:21
Ele ao marcar eleições fosse em que altura fosse, face a ser a totalidade do CD que cessava funções entraria em cena uma comissão de Gestão apresentada pelo PMAG que poderia marcar eleições até 60 dias.
O cenário em cima da mesa seria sempre este. Como tu dizes, estás preocupado com isso e era isso que tinhas levado à um mês atrás.
Por isso pergunto, qual era o tempo útil para que isto não acontecesse?
19 Junho, 2018 at 16:27
Mas ao entrar a comissão de gestão, não aconteceria esta suspensão.
BdC demitia-se, e voltava a candidatar-se.
19 Junho, 2018 at 16:28
Certo… mas poderias estar 6 meses com a Comissão de gestão…
19 Junho, 2018 at 16:30
Duvido que chegasse a tanto. Até porque nós enquanto sócios nao iamos permitir isso
19 Junho, 2018 at 16:33
E poderíamos fazer algo?
Porque é isso que os estatutos legitimam…agora mesmo que sendo dois meses por exemplo, seriam dois meses cruciais, pois para além do EO (que isso já está igualmente afectado), a preparação da época ia ficar a cargo deles também.
Eu até posso não estar a ser totalmente correcto nisto que estou a dizer, é a minha interpretação, mas isto é o cenário que não se houve discutir, só se fala de ir para eleições simplesmente.
19 Junho, 2018 at 16:38
Nós enquanto sócios não queremos uma comissão de gestão que não elegemos e violando tudo quanto é estatutos, aí está ela nomeada, e nós enquanto sócios, nada pudemos fazer.
19 Junho, 2018 at 16:45
Uma coisa é certa, como diz o Malcolm.
A comissão não foi eleita. Bruno foi.
Mas isso não me impede de a seu tempo querer votos. E não é em 2021.
19 Junho, 2018 at 17:01
Ela nao foi eleita, mas ta legalizada pelos estatutos. Isso acaba por ser uma falsa questao. Na altura tambem elegemos o GL e não nos impediu de o tirar de la
19 Junho, 2018 at 17:13
Algum de vocês está disposto a assinar uma carta branca com a possibilidade de vir a ter esta comissão de gestão durante 6 meses no Sporting?
Eu não estou!
Aqui a questão em cima da mesa sempre foi esta para BdC, com uma única diferença, se ele se tivesse demitido, poderia candidatar-se, sendo destituído ou suspenso, não pode! (o que para ele é irrelevante a partir do momento que tem a CG lá esses meses, poderia sempre a vir suspenso à mesma e já podiam afzer o que queriam, quer com o EO, com a RF e com jogadores/nova época)
19 Junho, 2018 at 17:35
Bruno, os estatutos dizem que pode haver uma comissão de gestão caso exista uma cessação do mandato do CD.
Podes dizer.nos se o CD já cessou o mandato?
Como é que esta comissão de gestão está legalizada pelos estatutos, não será pelos estatutos que eu conheço.
19 Junho, 2018 at 16:30
(e não 60 dias como disse em cima por lapso)
19 Junho, 2018 at 16:31
O momento ideal na minha opinião era imediatamente após o jogo em casa com o Paços.
Não liguei aos lenços, nem sequer o assobiei. Mas vi um estádio a fazê-lo. Num domingo à noite, chuvoso. Quem o fez, fê-lo sentido.
Como não o fez, tudo se foi complicando. Com a entrada do bombeiro, foi caótico. Estamos na merda. Mas dia a dia fui esperando que Bruno dissesse que convocava eleições se o deixassem trabalhar. Não o fez e o bombeiro carregou cada vez mais.
19 Junho, 2018 at 16:38
“Mas dia a dia fui esperando que Bruno dissesse que convocava eleições se o deixassem trabalhar.”
Isto era um cenário que não podia acontecer, face à entrada da comissão. Passa tudo por aqui…
19 Junho, 2018 at 16:55
E quanto ao estádio a fazer isto, viste isso empolgados pelos jogadores, começando logo pelo aquecimento em que começaram logo a pedir palminhas como nunca fazem e a incentivar isso mesmo.
Viste adeptos de cabeça quente a assobiar, tal como viste outros de cabisbaixo com isto tudo, como viste outros a insurgirem-se contra quem assobiava.
Viste uma equipa técnica e jogadores a pedir a cabeça de um presidente com um volta olímpica vergonhosa de forma a incentivar esse desfecho de eleições.
Viste igualmente pessoas a chorar com isto tudo, tal como eu vi, pois estávamos “lado a lado”.
19 Junho, 2018 at 18:36
Aquela volta olímpica foi do mais ridículo que vi.
19 Junho, 2018 at 17:43
Isso de um estádio a assobiar acredita que é imaginação tua. Uma parcela de uma bancada, sim,vi. Todos juntinhos por causa da chuva e com uma coordenação invejável a muitas claques. A primeira(e única) acção de protesto que vi em muitos anos nessa bancada.
19 Junho, 2018 at 18:35
Fdx… eu estive lá.
19 Junho, 2018 at 18:58
Pois, eu vi-te lá.
E aqueles eram uma pequena percentagemn, como se vê hoje em dia.
Entre 0.1% e 6%
19 Junho, 2018 at 18:18
Isso é mentira e já foi desmontada pelo Eduardo Barroso que explicou o acordo que fez com o Godinho Lopes, onde houve demissão e não houve Comissão de Gestão!
19 Junho, 2018 at 18:32
Como é que se faz acordos com mentirosos como este:
https://streamable.com/k9b99
19 Junho, 2018 at 20:12
Escrevendo o acordo no papel…
O Eduardo Barroso escreveu isso!
Surpreende-me a desinformação que alguns demonstram aqui. Chega a ser assustador… pelo facto de estarem tão desinformados, e pelo facto de terem falta de pensamento!
19 Junho, 2018 at 20:14
“lol”
Que boçe, Maike.
🙂
19 Junho, 2018 at 20:18
Mas para isso era preciso que JMS quisesse, lembro que ele nem sequer permitiu gravar as reuniões, de alguma coisa tinha receio.
19 Junho, 2018 at 22:32
Ou seja, a tua solução era acreditar que era possivel um acordo de cavalheiros… face a tudo o que tem acontecido acho que era bem viável…
Que grande desinformação que foi aqui feita, falando-se do cenário possivel face aos estatutos que existem…
20 Junho, 2018 at 4:22
No inicio, quando o JMS propôs que o CD se demitisse e ficasse em funções até às eleições, era possível sim…
O BdC não quis!
20 Junho, 2018 at 4:25
Otla vez aloz
Admitirem coisas que não tinham de admitir
Comparsas de Gestação durante 6 meses
Rescisões na mesma
Tudo à deriva, ninguém para fazer frente e o Comparsas de Gestação a dizer ” Tentámos, mas não havia nada a fazer.. :'( ” – Culpar, novamente, o CD
Siga a banda.
Saquetas e palha
Eleições 2021
Apareçam.
19 Junho, 2018 at 16:43
Eh pá.
Como é que podem ser tão ingénuos ?
Nem depois do que se passou e está em marcha conseguem ver ?
Se ele saissse, faziam-lhe a cama na mesma.
Vocês são uns totós, desculpem lá.
Digo-vos mais.
Bruno de Carvalho não vai a eleições antes do fim do mandato, a menos que exista um grupo de sócios que estatutariamemte consigam antecipar esse cenário.
Deixem-se de ses.
Andam há 15 dias a bater com a cabeça na parede.
Já chega.
Pensem no futuro, na medida em que a vossa capacidade enquanto sócios o puder influenciar.
Chega de lérias e estados de alma.
SL
19 Junho, 2018 at 16:46
As assinaturas nunca vão aparecer. Ou vence sábado e eleições só em 2021 ou perde e bye bye.
19 Junho, 2018 at 16:52
Eu acho que mesmo vencendo sábado é bye-bye… e nem sequer vai poder concorrer.
(Isto se o PMAG não conseguir que não se realize a assembleia)
19 Junho, 2018 at 16:56
Duvido que não se concretize, pelo que disse ontem o outro gajo na CMTV.
19 Junho, 2018 at 17:04
Eu já só acredito depois votar, fecharem as urnas, contarem os votos e anunciarem os resultados. E mesmo assim…
19 Junho, 2018 at 19:06
Esse é o meu maior receio, que até lá o mesmo já lá, encontrem ou inventem motivos para a tornar irrelevante, JMS já foi adiantando que será feita uma analise politica ….
19 Junho, 2018 at 18:19
Vencendo sábado continua o processo disciplinar!
19 Junho, 2018 at 19:00
Dá-lhe ! Com pontes de esclamação e tudo !
Se não cair, entretanto, no Tribunal.
Se o EX PMAG é uma fantochada, e que entrou em incumprimento várias vezes e pode cessar funções de imediato com justa causa, todo o restante circo por ele montado, é irrelevante
19 Junho, 2018 at 16:13
O “Bruno” é burro que nem uma porta. Nota-se isso na falta de capacidade de aprender com os erros. Mas ainda é a nossa melhor opção neste momento. E isto é que é muito grave!
Z
19 Junho, 2018 at 18:21
Concordo com a parte do burro. No resto estou inclinado a concordar… mas só se saberá isso havendo eleições e as pessoas apresentando os seus projectos.
19 Junho, 2018 at 16:00
Agora estamos muita fortes e sabes porquê?!?
Porque antes tínhamos um croquete incompetente, mas agora temos um presidente-adepto que antes de chegar à sua cadeira de sonho, andou 20 anos a criar e a expandir empresas robustas e pujantes, hoje líderes dos seus segmentos de mercado e actividade…
Ah, espera! parece que não.
19 Junho, 2018 at 16:16
Pinto da costa um exemplo de sucessk empresarial antes do FCPorto
Antonio salvador um exmplo de sucesso antes do SCBraga
Queres mais nomes??
19 Junho, 2018 at 18:04
grandes exemplos, de facto…
19 Junho, 2018 at 18:22
Vais buscar merda para fazeres comparações que não interessam a ninguém que seja honesto…
19 Junho, 2018 at 16:30
Foda-se isso outra vez não! Já chega. Nem um aspirante a torcido acredita nesses argumentos. Tenta pedofilia ou outra cena mais conveniente.
19 Junho, 2018 at 16:45
Oh Rute.
Dedica-te ao poker e deixa-nos respirar.
19 Junho, 2018 at 17:44
ò rute tu com o veneno que espalhas, fazes o CM parecer um menino bem comportado.
19 Junho, 2018 at 18:37
Pormenores..
Mas o que interessa a esses senhores, e o que os move, é o dinheiro.
Eles têm amor ao dinheiro, o BdC tem amor ao Sporting.
Eu sei que é “apenas uma pequena” diferença.
Ma spara a grande maioria dos sportinguistas, é uma diferença gigante.
Façam-se sócios do Sell Bê, e vão destituir o Orelhas, era um favor que faziam ao Sporting.
E falando em Empresas falidas, dívidas e até clubes falidos..
Enfim.
São tristes e vergonhosos.
Não são do Sporting, sorry.
Ou são a pequena minoria que têm interesses por trás, ou ódio cego.
Não deixam de ser tristes e vergonhosos.
19 Junho, 2018 at 16:12
Sportinguistas levantar o sobrolho, é com estas “supostas” contratações.
Claro que ainda nem é oficial e quando for temos que dar tempo ou beneficio ao jogador.
No entanto o cartão de visita é fraco, 28 anos, 12 golos, até aos 24 anos nem registos tem, segundo o zerozero.
Quanto ao André Santos, mais um talento perdido.
Regressos?
Carriço ou Miguel Veloso.
O objetivo da direcção, era fazer tudo para não chegarmos ao ponto de rescisão dos jogadores.
Isso falhou, agora é esperar pelos tribunais e rezar para decisão cair do nosso lado.
Só com RP, William e Gelson, á vontade uns 100M.
19 Junho, 2018 at 16:17
Andre santos regressa como socio …
19 Junho, 2018 at 16:30
Sim eu sei.
19 Junho, 2018 at 18:40
Jovem…
As rescisões avançaram e avançariam sempre.
Essas Whiskas Saquetas já acabaram.
Nada falhou.
Eles até disseram que saíam, se os jogadores voltassem atrás.
Voltaram ?
Pronto.
Já chega de mentiras, sff.
Quanto ao holandês, não sei.
Há este vídeo de jogos, golos, movimentações.
https://youtu.be/GIly5khUjk8
O Liedson trambém trabalhava num armazém
19 Junho, 2018 at 16:28
O que já me ri com a do André Santos.
Mas a sério que vocês falam da CS, da CS e depois papam tudo o que lá sai?
https://twitter.com/adoliveira/status/1009082158542213121
19 Junho, 2018 at 16:32
Que trollada…
19 Junho, 2018 at 16:43
Com direito a @TascaDoCherba e tudo 😀
19 Junho, 2018 at 17:06
ainda não percebi essa história do André Santos… no site da bola n encontro nada, e não dava clicks a esses gajos há anos
19 Junho, 2018 at 18:18
Já retiraram LOL
Podem ver aqui
https://twitter.com/adoliveira/status/1009086722272124929
19 Junho, 2018 at 18:58
Obrigado! 🙂
19 Junho, 2018 at 17:49
Não deixa de ser verdade, mesmo que constatado pela papadora-mor.
19 Junho, 2018 at 16:42
Mais uma para ver se os brunetes abrem a pestana de uma vez por todas…
https://www.youtube.com/watch?v=4DK-wlNzLKI&index=3&list=WL&t=0s
19 Junho, 2018 at 16:54
Mas quê, o gajo que tem um contrato com o Benfica em que não pode falar mal deles?
Deve querer uma revisão da NOS, só pode.
19 Junho, 2018 at 18:19
LOL
Bem..
Colocar contraditórios do Brazado..
Tudo dito.
Retira o Leão do nick.
19 Junho, 2018 at 16:50
Está tudo controlado.
O plantel está quase formado. Há treinador, há equipa médica, de que se queixam?
19 Junho, 2018 at 16:52
Estou em pulgas para vir ler aqui os vossos comentário no Domingo ou na 2ª. Quero ver se vocês quando este pulha for corrido do SCP, se vão continuar a ser brunistas ou se são do SCP. Estou-me cagando para o Holdimo, os Richiardes, os croquetes e o caralho. Eu ganho 700€, faço 48h/semana. Só consigo ir a Alvalade no máximo 10x /ano.
Mas desses 700€, nunca faltou 1€ para as quotas. E o meu voto, juntamente com os dos meus familiares (20 cada um) vão direitinhos para a destituição desse atrasado mental!
19 Junho, 2018 at 17:02
Conversa da treta… Outros ganham igualmente isso ou menos, tem igualmente as quotas pagas, vão a Alvalade, ao Pavilhão e fazem Km’s por esse país fora para seguir o Sporting. Uns dão os seus votos para destituir, outros não dão… Cada um dá o que pode e o que quer e não é por ai que são mais ou menos Sportinguistas!
Eu estou em pulgas para que se resolva o problema do Sporting e se consiga trabalhar, outros estão apenas em pulgas para destituir um anormal.
19 Junho, 2018 at 17:08
E tu insistes!
Os teus familiares têm todos 100 anos?
19 Junho, 2018 at 18:31
Yah, o lacaio ganha só 700€ mas dá para muito: paga as quotas de toda a família e ainda vai 10 vezes ao estádio…
…parece o milagre da multiplicação dos peixes e dos pães
19 Junho, 2018 at 18:36
E em casa dele todos têm 20 votos, tal é a antiguidade dos “sócios”…
tantos como tinha o Prof. M. Moniz Pereira, sócio nº2.
É obra.
O Presidente tá condenado. Tantos, e todos a vociferar que ele é atrasadinho mental, vêm buscá-lo de colete de forças e levam-no para o Júlio…
19 Junho, 2018 at 17:12
Só tu é que ganhas 700€ por mês aqui? Só tu é que fazes sacrifícios para pagar quotas? Isso dá-te direito de insultar o Presidente do Sporting?
19 Junho, 2018 at 18:20
Jovem..
Estás a confundir as coisas.
As pessoas JÁ SÃO SPORTING CLUBE DE PORTUGAL.
É a diferença entre a pequena percentagem que não é, nem está a ser, nestas últimas semanas.
19 Junho, 2018 at 18:28
Não tinhas já escrito isso??
19 Junho, 2018 at 20:35
Sozinho quase que podias requer uma AG de destituição, tantos votos!!! Julgo que aqui na tasca ninguém tem, tens de pedir a promoção ao cherba.
19 Junho, 2018 at 17:07
Eu não preciso ser auditor para perceber isso… Mas eu saber nao causa tanto impacto…
19 Junho, 2018 at 17:24
Temos corajosos ou ratos?
https://m.facebook.com/story.php?story_fbid=1741837872576096&id=100002496997912
19 Junho, 2018 at 17:34
Esquece não vai haver.
19 Junho, 2018 at 17:36
Tanta, tanta vez que BdC “bent over backwards” para agradar a gregos e troianos sobre transparência no Sporting.
Só que isto os golpistas não vão aparecer para conversar de boa fé porque 1) sabem que perdem e 2) estão de má fé.
19 Junho, 2018 at 17:39
Falta o ponto 7: o que vão fazer se houver destituição.
19 Junho, 2018 at 17:51
como se a marta tivesse capacidade de debater o que quer que fosse…
…ainda por cima cara a cara.
19 Junho, 2018 at 17:58
Ratos.
Muito e muitos.
19 Junho, 2018 at 18:17
Pois…
Um ‘debate’ com ‘presidentes’ de órgãos inexistentes (porque ‘cirados’ em violação grosseira e reconhecida dos estatutos’)
19 Junho, 2018 at 18:43
Por falar em violações grosseiras de estatutos e órgãos inexistentes.
De acordo com artº 41/1 caso exista cessação do mandato dos membros do conselho directivo, o PMAG pode nomear uma comissão de gestão.
Pode-nos informar se já cessou o mandato do CD, se assim é, porque razão se vai fazer a AG de 23 para cessar o mando do CD.
É que se um lado temos órgãos inexistentes do outro lado órgãos fantasmas. E é melhor parar por aqui, caso contrario vamos chegar à conclusão que JMS está a promover, não é uma violação, mas um extermínio completo da legalidade estatutária.
19 Junho, 2018 at 19:08
Sobre as acções do Marta Soares é melhor perguntar ao próprio, porque eu para esse ‘peditório’ não dou…
19 Junho, 2018 at 19:15
Não estava a falar em violação grosseira de estatutos? Desculpe, percebi mal, então.
19 Junho, 2018 at 20:51
É impressionante. Esta gente só manda atoardas para o ar e nunca é capaz de argumentar abaixo da superfície
19 Junho, 2018 at 22:48
“não dou para esse peditório”…
Muito bom.
Como não tenho argumentos, agora não tenho trocos… Sorry!
Muito muito bom… 🙂
19 Junho, 2018 at 17:44
Porque será que a CS intoxica os seus clientes com tanta propaganda anti Bruno de Carvalho ?
O povo come o que lhe oferecem, e dos que conseguem ser mais lestos, uns há que preferem satisfazer os seus egos e ganhar guerras aos seus ódios de estimação que pensar no SCP e nas suas necessidades presentes.
Acho que no sábado isto vai correr mal ao Sporting. Pode ser que me engane.
19 Junho, 2018 at 18:29
Não sei se fui eu que li mal, ou se é porque a CS coloca como título e destaca o que lhes interessa ( Penso ser a 2ª )
Sugiro, mais uma vez, que se coloquem fontes oficiais nestes tipos de tópicos, e não copy pastes de jornalixo, com cortes e afins ( já todos estamos habituados aos cortes e censuras. E os outros é que são ditadores. )
Aqui fica, o comunicado integral.
http://web3.cmvm.pt/sdi/emitentes/docs/FR69016.pdf
Comunicado na íntegra:
A SPORTING CLUBE DE PORTUGAL – FUTEBOL, SAD (“Sporting SAD” ou “Sociedade”), vem, nos termos e para efeitos do cumprimento da obrigação de informação que decorre do disposto no artigo 248º -A, nº1 do Código dos Valores Mobiliários, informar o mercado nos seguintes termos:
1. Nos termos do Estatuto da Ordem dos Revisores Oficiais de Contas, a PWC, na qualidade de Auditor da Sporting SAD, fez a seguinte comunicação à CMVM, no passado dia 12 de Junho: “Nos termos da alínea b) do n.º 1 do artigo 81, Deveres de informação às autoridades competentes, da Lei n.º 140/2015, que aprova o Estatuto da Ordem dos Revisores Oficiais de Contas, informamos Vª Exas. que na sequência das recentes rescisões de contratos de trabalho desportivo de jogadores da Sporting Clube de Portugal – Futebol, SAD (“Sporting SAD” ou “Sociedade”), considerados como sendo dos mais valiosos em termos de mercado, e do consequente impacto na gestão do risco de liquidez da Sporting SAD, em virtude da impossibilidade de realização do valor de venda dos referidos ativos no curto prazo e dos impactos conexos na atividade da Sociedade, constatamos existir a esta data uma ameaça concreta em relação à continuidade das operações da Sporting SAD, para além das menções relatadas anteriormente nas Certificações Legais das Contas e Relatórios de Auditoria por nós emitidos.”;
2. A comunicação da PWC, refere a incerteza material, relacionada com a continuidade das operações da Sociedade, que já constava da Certificação Legal das Contas e Relatório de Auditoria da PWC referente a 30 de Junho de 2017 (contas anuais auditadas), bem como de reservas e ênfases, constantes de relatórios e contas de exercícios anteriores;
3. Os impactos calculados a 31 de Março de 2018, data a que reportam as últimas contas publicadas pela Sociedade, em termos do Activo Intangível – Valor do Plantel, indicam, para os jogadores comunicados pela Sociedade como factos relevantes, um valor de redução do mesmo em cerca de 16.5 milhões de euros, representando 6% do Total do Activo; da mesma forma, o impacto da possível imparidade associada ao valor do plantel, sem qualquer efeito de imposto sobre o rendimento, conduziria, na mesma data de 31 de Março de 2018, a que o total dos Capitais Próprios passasse de 7.5 milhões de euros para cerca de 9.0 milhões de euros negativos;
4. O Conselho de Administração considera que a continuidade das operações da Sociedade se encontra assegurada, encontrando-se a trabalhar com o objectivo de promover as operações necessárias à melhoria da performance económico-financeira, com a devida sustentabilidade, nomeadamente, através do crescimento das principais linhas de receita, do controlo dos gastos operacionais, mantendo um nível de investimento adequado, e da procura dos melhores negócios de venda de direitos desportivos e federativos de jogadores;
5. Em particular, e não obstante as rescisões comunicadas como factos relevantes, a Sociedade continua a dispor de direitos desportivos e federativos sobre um leque considerável de jogadores profissionais de futebol; o Conselho de Administração considera que o referido plantel permite assegurar o mesmo nível de desempenho desportivo das épocas anteriores;
6. Por outro lado, é expectável que tais rescisões, aliadas às revogações por mútuo acordo com a equipa técnica, determinem uma descida acentuada dos gastos com pessoal; ademais, o Conselho de Administração considera ilícitas as rescisões contratuais apresentadas pelos jogadores, por inexistência de justa causa, pelo que procurará responsabilizar tais jogadores e os Clubes com os quais os mesmos celebrem contrato de trabalho, pelos danos e prejuízos sofridos, tendo a expectativa de ser, em consequência, devidamente ressarcido;
7. Adicionalmente, é firme convicção do Conselho de Administração da Sociedade que a reestruturação financeira acordada e contratada em 2014, com os bancos financiadores, assenta em pressupostos económico-financeiros aceitáveis e exequíveis, pelo que a continuidade das operações da Sociedade se encontra também assegurada por esta via;
8. Em concreto, poderão ser concretizados (i) o aumento do capital social num montante total de €18.000.000, a realizar por novas entradas em dinheiro, com consequente reembolso do mesmo valor ao Novo Banco e (ii) uma nova emissão de VMOC da Sporting SAD, subscrita pelo Novo Banco e pelo Millennium BCP, no montante global de € 55.000.000,00, a emitir em moldes idênticos à emissão de 80.000.000 de VMOC com o ISIN PTSCPEZM0000, e conduzindo a uma conversão de dívida bancária em títulos contabilizados como Capitais Próprios, operações que permitirão aumentar os seus capitais próprios.
Lisboa, 18 de Junho de 2018
O Representante das Relações com o Mercado
•
É uma boa resposta, assente em factos concretos.
Directa e indirectamente, referem a ALTA probabilidade de se seguir com o EO e, consequente, RF. Continuando a basear-se em factos concretos.
É aguardar pelas vendas futuras, bem como esta salganhada “criada” pelo Jaimão ( Criada por outras pessoas, claro. Porque o Jaimão é incompetente e burro )
19 Junho, 2018 at 18:32
Fica aqui, também, o outro comunicado.
O tal em que a Holdimo pedia coisas, sem ser “necessário” ouvir presidentes e conselhos directivos..
Mas os outros é que são “ditadores, do quero posso e mando…”
” Cherba ! Quero que feches a Tasca e que vás preso por isto, isto e aquilo, e sem direito a contraditório, sff, oh sr juiz ”
http://web3.cmvm.pt/sdi/emitentes/docs/FR69015.pdf
Não sei onde pensa o Sobrinho que está.
Ele que apareça em Portugal.
19 Junho, 2018 at 18:43
Pois…
O facto de esta comunicação contrariar o texto publicado, em Abril passado, por BdC no ‘Diário de Notícias’ não tem importância nenhuma…
O facto de este comunicado não fazer qualquer alusão ao empréstimo obrigacionista ou a qualquer nova reestruturação financeira também não…
(o texto de BdC aqui: https://www.dn.pt/opiniao/opiniao-dn/convidados/interior/situacao-financeira-do-sporting-cp-emprestimos-obrigacionistas-9294519.html)
19 Junho, 2018 at 18:54
Mas contraria em quê?
O artigo no JN mencionava uma negociação em curso, que ainda não é efectiva.
Esta comunicação, feita à CMVM, refere o acordo de reestruturação financeira assinado em 2014, que está em curso até que eventualmente venha a ser ser revogado por nova renegociação.
A comunicação procura demonstrar, na óptica da SAD, que o acordo de 2014 permanece exequível e permanece válido para a resolução do problema dos capitais próprios.
O facto de o novo EO e a nova reestruturação não estarem em cima da mesa é mais consequência de toda esta crise institucional em torno da legitimidade dos órgãos sociais do que da situação financeira actual do clube.
19 Junho, 2018 at 19:17
Já respondi lá para cima…
Somos mais ou menos crédulos, mais ou menos prudentes…
Podemos, até, não acreditar na realidade porque ela nos incomoda e/ou abala as nossas convicções
19 Junho, 2018 at 20:14
Elementar!
Bem explicado!
20 Junho, 2018 at 1:00
Que “bónite”.
De seguida comentaram 2 anti BdC.
Um não gostou, o outro gostou.
🙂
20 Junho, 2018 at 6:54
Seguem a linha de raciocínio lógico dos antis… Só que una com mais ódio no coração que outros.
19 Junho, 2018 at 20:46
Em relação à suspensão e sanções ao CD, lendo o Artigo 28, entendo várias coisas:
1. O CFD não pode aplicar a sanção sem ouvir os infractores
2. A decisão é passível de recurso para a AG
Posto isto, parece-me que se os sócios não quiserem então os golpistas não conseguirão levar a cabo o golpe através dos estatutos.
Sendo assim, era bom que aceitassem fazer o debate na SportingTV com moderação e assim informar os sportinguistas
SECÇÃO IV – Sanções Disciplinares
Artigo 28o
(Sanções disciplinares)
1– São punidos disciplinarmente os sócios que cometam alguma das seguintes infracções:
a) desrespeitar os estatutos, regulamentos internos do Clube e deliberações dos órgãos sociais;
b) injuriar, difamar e ofender os órgãos sociais do Clube ou qualquer dos seus membros, durante ou por causa do exercício das suas funções;
c) proferir expressões ou cometer actos, dentro ou fora das instalações do Clube, ofensivos da moral pública;
d) atentar contra, prejudicar ou por qualquer outra forma impedir o normal e legítimo exercício de funções dos órgãos sociais do Clube.
2 – As sanções aplicáveis, em conformidade com a gravidade da falta, são as seguintes:
a) admoestação;
b) repreensão registada;
c) suspensão;
d) expulsão.
3 – As sanções deverão ser especialmente agravadas quando as infracções tenham sido praticadas por membros dos órgãos sociais em exercício de funções, implicando para o infractor, em caso de expulsão ou suspensão por período superior a sessenta dias, a perda do mandato, sem prejuízo do recurso para a Assembleia Geral previsto nos termos dos presentes estatutos.
4 – Compete ao Conselho Fiscal e Disciplinar a instauração e organização de qualquer processo disciplinar, bem como a deliberação quanto à sanção a aplicar, devendo para o efeito ter em conta o disposto nos presentes estatutos, nos regulamentos internos em vigor e na legislação vigente aplicável; nenhuma deliberação sobre aplicação de sanção poderá ser tomada sem que o arguido tenha sido ouvido.
5 – Da aplicação das sanções de “suspensão” e “expulsão” cabe recurso para a Assembleia Geral, com efeito meramente devolutivo naquele e com efeito suspensivo neste, a interpor no prazo de trinta dias úteis, contado da data da notificação da sanção que foi aplicada.
6 – A suspensão não pode exceder o prazo de um ano.
7 – A exclusão de sócio, pelo motivo de não ter pago quotas por um período superior a seis meses, e de não ter da sua atitude dado conhecimento por escrito ao Clube, não constitui sanção disciplinar, mas mero ato administrativo que se insere na competência genérica do Conselho Directivo.
20 Junho, 2018 at 1:01
É isto.
É facílimo, também, de comprovar que o Jaimão entrou em incumprimento com os seus deveres, para com o Sporting, o CD e os sócios, variadíssimas vezes.
É só referir isto, seja numa Providência Cautelar, seja em Tribunal, e tudo o que ele tem decidido sozinho, só porque sim, passa a ser irrelevante.
19 Junho, 2018 at 21:27
Sem ler nenhum comentário… basicamente quer dizer isto:
– meter os ex-alunos jogadores em tribunal e não desistir de receber o que é de direito. Basicamente o oposto do plano do gangue do croquette.