Sou apoiante deste Conselho Directivo. Decidi começar assim, desta forma tão directa, porque daqui para a frente só segue o texto quem assim o entender, e quem se encontrar de mente aberta para tal. Desta forma posso dizer que não induzi ninguém em erro, logo, guardem no bolso as possíveis futuras ofensas.

Na realidade estou a escrever porque sinto necessidade de partilhar convosco o que me move nesta semana(mais uma…) tão importante para o nosso clube. Tanto para aquilo que ele é hoje, como para o que será amanhã. Se comecei por partilhar convosco que sou apoiante de Bruno Carvalho é porque sei como isso muda a forma como alguns irão encarar estas palavras daqui em diante. Sei, porque tenho plena noção que este extremar patético de posições entre os apoiantes do Bruno, e os seus não apoiantes também me leva a mim a, por vezes, não conseguir ser razoável na interpretação de ideias e lamentos de quem pensa diferente de mim. Numa coisa somos iguais, neste momento estamos todos com o pensamento moldado e formatado à medida do nosso gosto, ou não, pela pessoa do nosso presidente.

Basta percorrer as caixas de comentários de qualquer blog Sportinguista para perceber a quantidade de vezes que já demos piruetas de pensamento e opinião. E que atire a primeira pedra quem não defendeu a demissão de Jorge Jesus o quanto antes, para depois dar por si a achar que a sua saída foi errada. Ou o oposto.
Nada pessoal. É apenas a paixão a falar mais alto.

Acreditem ou não, nestes dias dizer que se apoia Bruno de Carvalho é um fardo. É semelhante a dizer que se apoia um qualquer grupo de extremismo religioso. Nós dizemo-lo, e logo de seguida olham para nós com aquele ar incrédulo, questionando “como é possível?”, e dizendo para si próprios “este tipo é um caso perdido…”. Aliás ainda ontem Vítor Ferreira na CMTV me chamou “estúpido, cego e intelectualmente desonesto”. São opiniões.

A verdade é que hoje somos menos. Muito menos do que há uns tempos atrás fomos. Sim, porque ao contrário do Bruno, eu sinto-me cada vez mais isolado na sua defesa. Talvez a culpa esteja no tipo de educação que recebi em pequeno. E essa mesma educação não me permite hoje deixar cair quem tropeçou a defender uma das coisas mais importantes da minha vida. O clube que amo!

bruno-carvalho-hoquei

Sei que o Bruno no seu estilo, tantas vezes errado, colecionou guerras e inimigos. Fê-lo pelo seu ego, mas também o fez por nós. Em nossa defesa e do Sporting Clube de Portugal. E se há coisa em que todos concordamos é que o Sporting nunca ficou a perder nos seus reais interesses para que o seu presidente pudesse ficar bem em alguma fotografia tirada pela opinião pública.

O Bruno é completamente fora da caixa. Mas surpreendeu alguém nisso? Nós sabíamos como o Bruno era. E foi por isso que o escolhemos. Foi porque vimos o nosso clube ser engolido por tudo o que eram interesses alheios. Foi porque decidimos dizer BASTA! Foi porque decidimos que daqui para a frente a nossa filosofia seria que para besta, besta e meia!

Uma das mais repetidas críticas/acusações é a de Bruno estar preso a um salário. E honestamente eu espero que sim! Que esteja. Em cinco anos no clube, não ter acumulado riqueza suficiente para viver tranquilamente sem trabalhar é para mim um excelente indicador.

Obviamente que não defendo o post de Madrid. Tal como não consigo traduzir em palavras a desilusão que sinto a cada vez que ele decide pegar num telefone e entrar em direto num qualquer programa televisivo. Mas a verdade é que também não posso ignorar as emoções que todos sentimos no desfrutar da obra que se construiu ao longo destes 5 anos. Com o pavilhão e a pujança das nossas modalidades à cabeça.

Aceitemos de uma vez por todas que o desporto em Portugal está podre! É tendencioso e desonesto! O próprio país mostra a cada dia que passa estar com as suas prioridades e valores totalmente trocados. A complexa questão da eutanásia foi abafada por Alcochete, e o processo Cashball está a nível de uma operação Marquês. Só isso explica que Oliveira e Costa, Ricardo Salgado, ou até o próprio Bibi, da Casa Pia, sejam autênticos meninos ao lado de Bruno de Carvalho no que a actos de vilanagem diz respeito. Pelo menos a julgar pelo tratamento aplicado pela nossa comunicação social. E por falar em comunicação social, é só a mim que não me sai da cabeça que destituir o Bruno é também dar razão às Tânias Laranjo desta vida?

Percebo muitas das críticas ao presidente, mas creio que hoje, mais do que nunca, é de alguém como ele que precisamos. Devo também dizer que, mesmo apoiando o Bruno, não concordo que isto seja “o Bruno ou o caos”. Mas sei que a minha idade me permitiu conhecer apenas dois tipos de Sporting até hoje. Este e o anterior. Posso dizer orgulhosamente que estive sempre presente em ambos, e acreditem que mesmo com todos os defeitos do Bruno, eu escolho claramente este Sporting!

Por fim, gostava apenas de deixar umas palavras a quem decidiu rescindir contrato com o clube. Respeito e lealdade. Foi o que o momento vos exigiu. Respeito por um clube que tanto vos deu, e lealdade a nós que tanto vos apoiámos. Mas apelar a tais valores parece ser pedir demasiado a criaturas de espírito e alma tão tacanhos como vocês mostraram ser. Nós, sócios e adeptos, às turras ou aos abraços continuaremos por cá. Não temos o vosso dinheiro, mas temos a sorte de poder sentir um amor como este.

Obrigado a quem ficou. Já as nossas bancadas cantam: “Vocês sabem lá”…

ESTE POST É DA AUTORIA DE… Ricardo Dias
*às quartas, a cozinha da Tasca abre-se a todos os que a frequentam. Para te candidatares a servir estes Leões, basta estares preparado para as palmas ou para as cuspidelas. E enviares um e-mail com o teu texto para [email protected]