Permitam-me fazer uma singela análise daquilo que é o Sporting desde que me conheço. Habituei-me a não ter modalidades, a chegar ao natal e já era, quase sempre conformado com a superioridade do benfica e do porto, por vezes com 2 a 3 treinadores por época, presidentes a part time que faziam do Sporting um hobby, acostumado ao sucesso dos outros.
O que eu ainda aprecio no Bdc não é a forma como por vezes comunica pois ainda tem muito para melhorar, mas sim a sua vontade de vencer e de colocar o Sporting a lutar por tudo, as modalidades são o melhor exemplo, onde os interesses são menos obscuros.
Neste momento a culpa é de todos, do Presidente, do ex-treinador que foi o mais bem pago de sempre, dos jogadores mais bem pagos de sempre (diria que tínhamos o plantel mais valioso das últimas décadas, com jogadores que colocaram desde o início o seu ego e interesses pessoais acima dos do clube) e de alguns adeptos (existem clubes com situações mais críticas em termos judiciais contudo a coesão e união dos seus, permite estabilidade).
O BdC foi dos poucos que não rescindiu (podem me dizer que é bem pago mas vive o Sporting 24h dia) apesar do ataque feroz de toda a parte e de muitas inverdades que fui constatando. Não, não gosto do estilo do BdC, mas não tenho memória curta, o Sporting voltou a ser competitivo em tudo, estádio quase sempre cheio, mais sócios, que como eu acreditam e as contas sempre positivas. Não, não gostaria de voltar a ser governado por pessoas passivas como aquelas que nos venderam o património do clube (edifício visconde, Alvaláxia, estacionamento, entre outros), com as contas sempre negativas.
Uma coisa nunca mudou no Sporting, é um clube com muitos grupinhos e muitas divisões e normalmente quem não consegue a sua quota parte são os primeiros a criticar o clube, sendo agora mais evidente que nunca. Não, não gosto de muitas das coisas que o BdC faz, mas coloca sempre o Sporting em primeiro lugar apesar dos interesses de terceiros.
O caso do Shakhtar donetsk dá-me a confiança necessária para saber que os jogadores que rescindiram, caso o BdC se mantenha como presidente, não vão ficar a rir-se desta brincadeira, porque no mundo atual a critica faz parte para podermos ser melhores e atingir outros patamares (já percebi que com a atual comissão de gestão, o clube é que tem a culpa mesmo não havendo qualquer evidência, e portanto os jogadores têm justa causa, isto é defender os interesses do meu Sporting??? adiante).
Não, não quero que outros interesses se voltem apoderar do clube e que os jovens da academia voltem a ter parte dos seus passes outra vez na posse de agentes sem ainda terem saído da academia. UNICAMENTE POR NÃO ESQUECER, acredito que o que foi feito de bom supera o resto. A história diz-me que todos os outros já tinham cedido mas estes ainda acreditam, estes não rescindem, e com estes, o Sporting continua combativo.
ESTE POST É DA AUTORIA DE… Leão de Aço
*às quartas, a cozinha da Tasca abre-se a todos os que a frequentam. Para te candidatares a servir estes Leões, basta estares preparado para as palmas ou para as cuspidelas. E enviares um e-mail com o teu texto para [email protected]
22 Junho, 2018 at 16:44
Caro Leão de Aço,
A História reescreve-se e nem sempre os heróis são considerados como tal em circunstâncias e contextos diferentes. Dois exemplos antagónicos são Churchill e Hitler. Este levantou a economia alemã depois da derrota alemã na 1ª Grande Guerra e da humilhação do Tratado de Versalhes. A descrença do povo alemão era tal que acreditou num líder “Führer” que lhes prometia recuperar a grandeza perdida… Churchill conseguiu derrotar a Alemanha com a sua tenacidade e astúcia política e acabou por ser derrotado nas eleições seguintes após o término da Guerra.
O Sporting teve a época Bruno de Carvalho, como teve a época de Souca Cintra, Santana Lopes, Godinho Lopes, e outros que tais mais antigos que me abstenho de enunciar. Neste momento, o clube precisa de clareza do que se pretende para o futuro sem esquecer o passado. A teoria de “sem mim é o caos” não pega e nunca será aceite, pois haverá SEMPRE algum sócio que congregue outros para concorrer as eleições. E aí o sportinguistas saberão sempre escolher.
Bruno de Carvalho fez coisas boas e fez coisas más. Tal como Churchill e Hitler quando estavam no poder, só para concluir a minha parábola. Em ambos os casos, o povo soube sempre escolher. DEMOCRATICAMENTE!
O erro de BdC foi não ter colocado o lugar à disposição imediatamente aos ataques e depois candidatar-se a novas eleições com um novo projecto.
Para mim, é isso que conta. Hoje, o projecto de BdC não existe. Por isso, quero eleições.
Saudações Leoninas