Durante estes dias, enquanto acompanho os jogos do Mundial, dei por mim a pensar na estranheza que será para um adepto do Sporting este processo de trocar de guardião principal. Ao longo dos anos vimos rivais fazerem isso inúmeras vezes, com relativo sucesso, mas no Sporting aquela foi uma posição estanque por mais de uma década, e antes disso carregada de nomes fortes e bem seguros.
Não nos lembramos do que é isso de ter um José Sá ou um Varela (jogadores que não está em causa o valor mas sim o prazo de validade tão definido no clube). Não sabemos muito bem o que é isso de nos adaptarmos a outro nome com o número 1 estampado, como será a incerteza nos primeiros jogos em torno da sua real qualidade, nem sabemos muito bem o que vamos gritar quando ele fizer defesas. Mas Rui Patrício já é jogador do Wolves e ao Sporting chegará certamente um novo guardião, que jamais fará esquecer o seu antecessor mas a quem desejaremos sempre todo o sucesso do mundo.
Viviano parece ser o escolhido e em breve deverá ser confirmado como reforço. E o nome suporta em si tantos trocadilhos, que consigo desde já imaginar as capas de jornais assim que arrancar grandes exibições. Mas, o que vale o jogador?
Começou a sua carreira na Fiorentina, onde fez a sua formação. Passou depois pelo Brescia, clube onde esteve mais tempo, Bolonha, Palermo, Fiorentina, um empréstimo sem sucesso ao Arsenal e finalmente a Sampdoria. Na Samp assumiu-se como titular, cumpriu mais de 100 jogos ao longo de quatro temporadas e decidiu, aos 32 anos, abandonar finalmente Itália para experimentar outro futebol.
A primeira coisa que reparamos em Vivano é a sua altura. Quase dois metros que se notam bem à baliza e que fazem diferença naquela que é a sua maior força. É seguro entre os postes, demonstra alguns problemas nas saídas (aquela que será a maior dificuldade de todos os guarda-redes) e perde claramente para Rui Patrício na mancha (RP é um dos melhores do mundo nessa acção). Corajoso, destemido e meio louco, como devem também ser os bons guardiões, Vivano tem também a jogar a seu favor a experiência e o confronto com alguns dos melhores avançados do mundo, numa equipa que tem apresentado excelente futebol ao longo das últimas temporadas. Na comparação com o nosso anterior capitão, não podemos também deixar de referir que o italiano não é tão eficaz a travar penalties, mas esse é mais um dos grandes atributos de Patrício.
Será sempre estranho para todos nós ver outro guarda redes com as nossas cores, não tanto pela sua qualidade mas pela situação que acabou por proporcionar a sua vinda. Na teoria, teria sempre optado por um jogador mais jovem, capaz de crescer na nossa baliza ao longo de vários anos, mas a vinda do italiano permite-nos também olhar para o futuro das nossas redes, a médio prazo, pensando na formação.
Compreendo que o novo treinador queira alguém da sua confiança, também pelo pouco tempo e recursos que terá de para montar um plantel à sua medida, mas Viviano terá pela primeira vez na sua carreira o desafio que prova quem são afinal os grandes guarda redes: jogar sempre para ganhar, aparecer poucas vezes, mas ser extremamente eficaz quando chamado.
*às quintas, a Maria Ribeiro mostra que há petiscos que ficam mais apurados quando preparados por uma Leoa
21 Junho, 2018 at 18:57
https://twitter.com/MiguelAlb75/status/1009600861545394178
certamente que já aqui foi visto e discutido , mas foda-se esta merda é uma constante nos jogos contra este indios … ( sem ofensa para os Indios )
21 Junho, 2018 at 18:57
As escolas de guarda-redes espanholas, italianas e alemãs são as melhores, embora a itália esteja a perder qualidade na formação de todo e qualquer jogador.
Preferia o Adrian do WestHam, mas a partir de agora o Viviano é o meu redes para o que der e vier. Que faça grandes jogos e nos dê muitos pontos. Com Nélson e Tiago espero que atinja o seu apogeu. Qualquer coisa vai o Max para a baliza 🙂
21 Junho, 2018 at 19:05
Tinha gostado que viesse o Beto.
Continuo uma romântica incurável.
Boa sorte para o Viviano. Que seja feliz no Sporting.
21 Junho, 2018 at 21:27
Eu também, Maria. O Sporting é assim, despreza os verdadeiros leões como o Beto, que dariam tudo para fazer carreira no clube que amam, para dar oportunidades a merdas como o Patricio, que depois apunhalam o Clube e os adeptos pelas costas.
Nani e Veloso, por mim, já cá estariam também.
21 Junho, 2018 at 19:07
Viviano, Salin e Max
Piccini, Ristovsky e Bruno Gaspar
Acuna, Jonathan e Lumor
Coates, Andre Pinto e Domingos Duarte
Mathieu e Marcelo
Petrovic e Palhinha
Misic, Wendel e Ryan Gauld
Em termos de GR, Defesa e Medios Centro nao me parece que estejamos mais fracos …
21 Junho, 2018 at 19:25
Este é para já e para mim…”o melhor”…
Porque “é nosso”…
https://youtu.be/BNbAOzewRwU
Boa sorte Viviano…!!
SL
21 Junho, 2018 at 20:37
Esta já é certo? Está a fazer exames médicos?
21 Junho, 2018 at 20:51
Deduzo que sim dado o vídeo da chegada aeroporto e entrar num carro conduzido por funcionários do SCP. Estive a ver o vídeos da chegada e os colocados aqui pelos “fellow tasqueiros”. A opinião é obviamente provisória porque os videos do youtube valem o que valem. Feita esta ressalva:
1- Estilo completamente diferente do rp, este fica à espera do movimento de remate para se fazer
2- Reflexos e posicionamento parecem na prática melhores que o rp
3- Não vi nada conclusivo sobre saídas dos postes (ou seja jogar a libero tipo Neuer) nem cruzamentos, questão fulcral em equipa como a nossa que joga com defesa subida frequentemente e na qual o rp era sofrível
4- Mancha inferior ao rp devido a 1. rp apostava tudo na mancha
5- Penaltys pelo que vi não estamos mal, embora rp tenha IMHO a piorar nos últimos anos não sei identificar porquê
6- Não percebi ainda como é de alcance do salto para a defesa não vi bombas de um lado ao outro da área para tirar conclusões
Seja como for velha de lá o bacalhau e força Viviano!
21 Junho, 2018 at 22:15
Veni
Vivi
Vinci.
trabalho de fundo para encaixar uma das posições mais importantes do jogo.
o entendimento com os defesas.
21 Junho, 2018 at 22:16
aliás…
Vici
21 Junho, 2018 at 23:42
Hum
https://twitter.com/Sporting_CP/status/1009875118561136641
22 Junho, 2018 at 9:49
Benvenuto, ragazzo. Sei uno dei nostri ora!
Não conheço, gostei do video (vale o que vale). 🙂
Como é esquerdino, pode fazer LE caso o Fábio não volte e o Acuña seja vendido.