Ainda me lembro de não ter voz. De andar pela rua cabisbaixo e encontrar tão poucos com orgulho de envergar o Leão Rampante. Ainda me lembro de me sentir impotente, incapaz de mudar o curso dos acontecimentos perante os Senhores Feudais que, entre Project Finance, alienação de património e reestrurações mágicas, depauperavam e enfraqueciam progressivamente o nosso clube.
Ainda me lembro de como éramos menos sócios, com os media controlados a dizer que não havia alternativa aos Senhores Feudais e que só a credibilidade destes podia salvar o Sporting. Também me lembro de como demorou anos até existir alguém em que os Sportinguistas pudessem depositar esperanças de reverter o caminho para o abismo e recuperar, centímetro a centímetro, o controlo do Clube.
Ainda me lembro de ver um Sporting a lutar pela sobrevivência sem timoneiro, sem ideias, perdido na 2.ª metade inferior da tabela, a vender capitães de equipa por 750 mil euros para pagar contas da electricidade. Ainda me lembro de nos alertarem para os Aventureiros que vinham destruir ainda mais o Sporting já que o Sporting não tinha salvação e tinha de ser alienado. Ainda me lembro de nos baterem nas costas e dizerem que era preciso um Sporting forte.
Ainda me lembro dos Senhores Feudais desaparecerem no momento de maior dificuldade da história do Clube para se reagruparem e voltarem quando o Sporting estivesse novamente forte. Ainda me lembro de como, pelo meio de tanta desconfiança, emergiu uma equipa forte que bateu o pé ao estado de coisas que se vivia, sempre indo contra a corrente dos media.
Ainda me lembro como não havia melhor treinador que Jesualdo Ferreira e os media unanimemente apontavam a loucura de não renovar com ele. Lembro-me também de como esta história se repetiu vezes sem conta, sempre com os mesmos argumentos mas, invariavelmente, com o mesmo desfecho positivo para o Sporting.
Ainda me lembro de não termos Pavilhão e de não acreditarmos ser possível ter um Pavilhão, já que todos os credíveis entendiam ser impossível concretizar esse sonho, dizendo ser a promessa de um populista.
Ainda me lembro de não contarmos para nada, politica e desportivamente. Ainda me lembro dos Sócios não contarem para nada, nem sequer para eleger os Presidentes.
Ainda me lembro de todos os que hoje pedem eleições se unirem a um Presidente que tinha apresentado perto de 100 milhões de prejuízo acumulado em 2 anos de mandato e tinha o plantel principal com quase 3 meses de salário em atraso.
Ainda me lembro de pedirmos perdão por defender os interesses do Sporting e muitas vezes abdicarmos de os defender em prol de mantermos boas relações com os nossos rivais (para não dizer inimigos). Ainda me lembro de todos ganharem com o Sporting menos os Sócios do Sporting.
Mas há 5 anos atrás abriu-se um foco de esperança. Uma pequena luz entre a escuridão. Nas palavras de Jorge de Sena, “Uma pequenina luz bruxuleante e muda, como a exactidão como a firmeza, como a justiça. Apenas como elas. Mas brilha. Não na distância. Aqui No meio de nós. Brilha.” E esta luz, este movimento, às vezes incerto, tão poucas vezes linear, mas sempre brilhante, inundou-nos de esperança, força e de motivação.
Esta luz permitiu-nos tirar de novo o pó ao orgulho de ser Sporting, despertou em nós novamente aquela paixão que estava perdida por nos terem afastado do nosso Amor, uma luz que começou a brilhar intensamente no meio de nós e nos levou em massa para a rua a gritar “SPORTINGGGGGGGGG!” outra vez, de camisola vestida e envergada com orgulho!
Fez-nos acreditar que podíamos ser realmente um Clube diferente no panorama mundial! Um Clube em que cada sócio conta, um Clube que admira e idolatra o João Matos, o Miguel Maia, o Carlos Ruesga na mesma medida que idolatra uma estrela da equipa de futebol 11! Um Clube que não cede a interesses de empresários e que quer mudar a face do futebol mundial! Um Clube que luta até ao fim com uma alma e uma paixão de quem sabe que está a trilhar o caminho da verdade e a recusar vender-se aos interesses para ganhar a qualquer custo!
Quer queiram, quer não, é esse Clube que nos querem retirar novamente. Quer acreditem, quer não, estas pessoas que desfilam pelas televisões novamente já tiveram a sua oportunidade e já demonstraram que não acreditam nem comungam deste projeto ambicioso, tão idealista mas concretizável que vivemos estes últimos anos. Os Senhores Feudais são exatamente os mesmos a representar exatamente os mesmos interesses.
Acreditem ou não, nos últimos 10 anos o Sporting que mais me fascinou foi o Sporting no ano de Leonardo Jardim. O ano em que, sem meios mas com muita imaginação e coração, vivemos de mãos dados, acreditando que a vontade, a raça e a verdade fariam a diferença. E quando vejo o menino Carlos Mané a voltar e a dizer as saudades que teve nossas, eu sei que ele sabe e sente o mesmo que eu: O Sporting é nosso outra vez e juntos vamos conseguir vencer!
Não os deixem tirar-nos o Sporting novamente porque, desta vez, dificilmente haverá maneira de voltarmos a sonhar!
ESTE POST É DA AUTORIA DE… Hanuch Kmet
*às quartas, a cozinha da Tasca abre-se a todos os que a frequentam. Para te candidatares a servir estes Leões, basta estares preparado para as palmas ou para as cuspidelas. E enviares um e-mail com o teu texto para [email protected]
23 Junho, 2018 at 2:15
Estive a ver o debate na TVI24 em diferido.
De facto está Elsa Judas é inenarrável! O Pedro Proença vai pelo mesmo caminho, safa-se alguma coisa porque sabe falar
23 Junho, 2018 at 2:19
Caríssimo,
Não houve qualquer debate.
Isso era para ter sido ontem, mas houve falta de comparência.
Inenarrável é o Samuel, bem como o Pina quer só queria “Guerras” e confusão.
Bem haja, e Saudosas Saudações Leonidas com Saudade “.
Elevação !
23 Junho, 2018 at 10:30
Entrevista, conjunto de friendemys, como lhe queira chamar.
O Pina é bem intencionado, mas coisas que ele diz podem ser mal interpretadas.
Houve extrapolações feitas pela Elsa e Pedro às palavras do Pina que acho que eram desnecessárias e como forma de abrir guerra.
A Elsa atrapalha-se toda a falar e o Samuel, gostando ou não dele, concordando ou não com ele, metia-a no bolso.
Ela falava e o constrangimento era notório, não dá para a levar a sério.
Gostei do Rui Calafate apesar de ter um sentido de voto diferente do meu, concordo com ele.
23 Junho, 2018 at 2:29
A Elsa tem que ir á vida dela !
23 Junho, 2018 at 2:23
Boa noite. Infelizmente não posso votar por motivos particulares.
Se estivesse pelo menos perto de Lx votaria contra a destituição. Não confio na comissão de gestão, tenho muitas dúvidas sobre os passos que dariam (ou vão dar) até haver eleições.
Por outro lado, fui perdendo a confiança em BC. Não duvido do seu Sportinguismo, agradeço o seu trabalho no primeiro mandato onde fui com ele para as trincheiras, onde fiz sócios os meus dois filhos. Tinha orgulho em defendê-lo pondo na frente a objetividade da sua obra mesmo não concordando tantas vezes com a “forma”.
Não vou detalhar em pormenor (novamente) os erros que teima em repetir, mas em geral falhou na pasta futebol, não evitou divisão interna (pelo contrário) e principalmente, a comunicação… O seu calcanhar de Aquiles.
Desejo que não seja destituído, trabalhe muito bem na preparação da época não só para o futebol como para as modalidades, termine o tema EO, leve até onde for possível o tema das rescisões e como não vai marcar eleições, é aguardar por 2021 e nessa altura fazer um balanço honesto, dando a palavra aos sócios.
Depois dos resultados conhecidos, sejam eles quais forem, que os Sportinguistas se respeitem entre eles e quem estiver à frente do clube que tenha a dignidade e bom senso de respeitar o Leão que tão maltratado tem sido.
SL
23 Junho, 2018 at 2:28
Off: João Pinto
https://twitter.com/morangos4ever/status/1010205273758330886?s=19
23 Junho, 2018 at 2:40
Mais o Gilberto Borges, Miguel Albuquerque, Solange Carvalhas, e por aí fora…
Mas hey.
Nem eles, nem presidentes, podem defender-se nas redes sociais.
🙂
Comer e calar era antigamente, mas isso já acabou em 2013.
Não é para parar agora.
Só com tempo e persistência, poderemos mudar alguma coisa na Aldeia de Portugal.
E não falo, apenas, no Desporto.
SPORTING NÃO SE VERGA
23 Junho, 2018 at 2:40
Gilberto Borges e Miguel Albuquerque disseram o mesmo.
23 Junho, 2018 at 2:55
Solange
https://image.ibb.co/mJb5C8/image.png
23 Junho, 2018 at 2:57
Repara/reparem, até onde vai o ridículo..
https://image.ibb.co/frBu5T/Overdose_Lixo.png
Não me venham com as estórias dos “tiros nos pés”
Com ou sem toupeiragem, era/é a mesma coisa..
Eles já tinham “desviado” de outros assuntos e más épocas, quanto mais depois..
Mas enfim..
Adiante..
>_>
23 Junho, 2018 at 3:17
vou roubar essa imagem…
23 Junho, 2018 at 3:12
Devia estar a dormir.
São três da manhã e amanhã lá terei de ir à Arena para votar na AG mais surreal que o meu clube já teve (pelo menos no meu tempo de vida).
Vou estar horas de pé à seca e depois horas e mais horas sentado a ter de olhar para uns ursos que acham que podem mandar no Sporting só porque têm umas negociatas a cumprir.
Vou juntar o dia de amanhã ao longo sofrimento de que eu e tantos outros Sportinguistas temos sido vítimas desde que este presidente (excepcional) tomou posse no nosso clube.
Vou juntar tudo.
As calúnias constantes da cs, os falsos testemunhos, as negociatas das eminências pardas e as pretensões da Ala Suave…
Se esta direcção cair eu sei EXACTAMENTE de quem é a culpa.
SL.
23 Junho, 2018 at 5:24
Same
23 Junho, 2018 at 5:24
HOJE É UM DIA EM QUE EU VOTARIA NÃO!
Mas não posso deixar de publicamente dizer algumas palavras pois não sou uma pessoa de elogios fáceis mas hoje é o dia de dizer o que sinto!
Em primeiro lugar quero pedir desculpa a toda a minha família. O que a minha paixão pelo Sporting CP vos tem feito passar é inconcebível. É uma angústia ver o vosso olhar triste e preocupado… Que fui eu fazer às vossas vidas? Aconteça o que acontecer, aqui estarei para vos compensar todo o tempo que não me tiveram ao vosso lado e todo o enxovalho que sofreram pelas calúnias e difamações que acabam por vos afectar e atingir. Somos um só e tudo isto me fez ver que quem nos ama incondicionalmente não pode ser colocado em segundo lugar atrás de quem flutua, hesita, desconfia e é tantas vezes ingrato.
Enquanto uns têm Duques eu tenho a sorte de ter os Ases! Enquanto uns incendeiam eu tenho a sorte de ter quem apaga os fogos com mestria! Enquanto uns são torres arrogantes eu tenho a sorte de ter os peões que se sacrificam para no final ser o Sporting CP a fazer cheque-mate!
Caro Carlos Vieira. A tua dedicação e lealdade são a forma mais bonita de amizade que se pode ter. Não basta saber fazer. Temos de saber estar com quem acreditamos e tu sabes dar esse respeito e confiança! Obrigado!
Caro Rui Caeiro. És uma mistura da formiguinha trabalhadora e o grilo falante. O homem voz da “consciência” e o o braço direito nas modalidades. Que orgulho. Campeões em tudo… só falta o futsal e havemos de o ser também. 4 títulos europeus num só ano. És a confirmação que os homens não se medem aos palmos. Leal, dedicado, “chato”! Obrigado!
Caro Luis Gestas. O homem do sim! E não por ser um Yes Man, mas porque a cada desafio responde sim, presente! Que fabuloso trabalho na secção paralímpica! E agora agarraste os Núcleos sem medo! Um Homem sem mãos a medir! No desporto seria chamado o motor polivalente! Obrigado!
Caro Alexandre Godinho. O homem sem medo! Quantos são? Leal, guerreiro, amigo e nunca vira a cara a um desafio! Esta guerra que nos estão a fazer já te afectou forte e tu respondes: estou aqui! Soubessem as pessoas a verdade… Mas eu sei! Orgulho! Obrigado!
Caro José Quintela. O meu diplomata, o meu corrector “ortográfico”, o meu mentor do “podemos dizer isso mas de outra forma”. Sensível, mas guerreiro! Pressionado, mas sem medo! Homem de princípios e valores! Obrigado!
Caro Luis Roque, o meu homem da preocupação constante. Para onde vou, de onde venho, para onde vou? As características certas para o homem forte da expansão! Chegámos e o “guro” das academias tinha 1 em Toronto que queria fechar. Agora ja são quase duas dezenas no estrangeiro… O homem do mas e porquê, mas quando tomada a decisão não pará até ao sucesso! The Future of Football, uma ideia do Presidente que agarrou sem medo! E que sucesso tem sido a nível nacional e internacional! É como uma passagem de nível: Para, olha e avança… Mas a avançar é com a força de um TGV! Na expansão estavamos ainda numa era de locomotiva a carvão e agora estamos na era da tecnologia de ponta a uma velocidade cruzeiro ao nível da melhor academia do mundo! Obrigado!
Fernando Carvalho, o último resistente de um CFD que quando avistou o que achou ser o Cabo das Tormentas decidiu voltar para trás. Mas lá pegaste num bote e não tiveste medo de enfrentar “a besta” e deste o mote para o Cabo da Boa Esperança. São 7 anos. Já rimos, já chorámos, já fomos traídos, já tivémos apoio onde não estávamos à espera! Uma luta de décadas por um Sporting CP no Rumo Certo. E a verdade é que aconteça o que acontecer já estamos na história do Clube que amamos com feitos que dificilmente serão ultrapassados! O nosso ADN é o Sporting CP, mas aquele onde os notáveis são os 3.5 milhões de sportinguistas que são o Universo Sportinguista (e isto só em Portugal). Obrigado!
E os meus atletas, os meus treinadores, os meus responsáveis e os meu staff… Que aventuras! Que alegrias! Que tristezas! Que conquistas! Juntos fomos a demonstração que Atitude e Compromisso são a fórmula certa! Que orgulho ter chorado ao vosso lado! Como sempre vos disse: estava nas nossas mãos escrever o nosso nome a Ouro na história do Grande Sporting Clube de Portugal, e lá está! Ninguém apagará a história e que orgulho de história tem sido. Esmagadores a nível nacional e com 7 títulos Europeus em 5 anos… Orgulho! Isto sim é o Sporting CP! Mas… o segundo será sempre o primeiro dos últimos. Aqui neste Clube só serve uma coisa: ser primeiro, ser campeão, conquistar Portugal, a Europa e o Mundo. Dos fracos não reza a história e o Leão é e tem de ser sempre o Rei!
Nuno Saraiva, o meu fiel escudeiro. Sem medo de dar o corpo e alma para a defesa do nosso Sporting CP. Sempre presente, sempre na linha da frente! Obrigado!
Aos colaboradores… já sabem, nunca nada chega… No início de cada dia temos de começar como se faltasse fazer tudo. Mais e mais e mais! Temos de fazer sempre mais! Abrir as mentes, querer fazer sempre mais e melhor, querer sempre mais! Se um objectivo foi atingido não existe tempo para comemorar pois o novo objectivo começou. Que bom foi ver vocês crescerem como profissionais e pessoas! Até na equipa, que passa despercebida, o Rumo está Certo! Obrigado a todos mas já sabem, o que fizeram hoje, amanhã podem sempre fazer melhor!
GOA, adeptos, sócios e núcleos… tanto erro, tantas coisas boas. Tanto amor, tanto descontrolo. Tanto Sporting CP! O Sporting CP é e será sempre vocês. Não vos deixem nunca tirar o nosso Amor! Obrigado por tudo! Vocês são e serâo sempre o maior activo e património do Sporting CP!
O futuro está nas vossas mãos. Não o meu que esse pouco importa. O do nosso Sporting CP! Saibam-no proteger, cuidar, amar, respeitar e apoiar e seremos sempre a Maior Potência Desportiva Mundial!
E isto é o Sporting, o Clube de Portugal!
23 Junho, 2018 at 7:34
O Presidente sem Medo.
Confesso nunca ter visto um gajo com tanta determinação na luta por aquilo que acredita sem olhar para o lado e muito menos sem recuar.
Ler isto dá-me sensações dum nó na garganta, um aperto no coração, um murro no estômago e um pontapé naquele lugar.
Num país tão maravilhoso, tão bonito, com tanta e tanta gente boa, pq tinha de haver uma horda de filhos da puta tão grande e tão interessada em ser canalha e mesquinha?! Porque tanto filho da puta que insiste em varrer da nossa memória coletiva o orgulho de ter dado mundos ao mundo para ter de levar com tecnoformas, Marquês, Lex, BES, cursos tirados aos Domingos, etc, etc, etc, etc, ficando impávidos e serenos a consumir merda diariamente através de meios que a única coisa que fazem é servir merda em bandejas de prata.
Chegados a este dia, se o devemos também a alguns erros do Presidente sem Medo, muito também o devemos a outros protagonistas. Sobretudo, reforço, SOBRETUDO, devemos este dia aos cobardes que não aguentaram nem 1% do que este homem aguentou desde a campanha abjecta e nojenta que lhe moveram desde o início de 2011. Até ao dia de ontem (“BdC ameaça despedir funcionários”, escrevia o Escroto da Manha… One more day at the office, diria eu). São 7 anos e meio. Só este gajo para aguentar. Vocês ou eu não aguentavamos nem 7 semanas… Metam a mão na puta da consciência e admitam, caralho. Eu não aguentava, confesso, sem perder a cabeça, depois de tanta mentira, calúnia, difamação, atropelo… Certamente a esta hora estaria preso, mas tinha varrido da face da terra muita merda com pernas que alimentou isto. Muito certamente teria desgraçado a minha vida e a daqueles que me rodeiam por sentir um impulso indomável de avassaladora ingratidão com sede de fazer justiça pelas próprias mãos.
Confesso que ver a forma como miseravelmente é atacado day by day, 24/7, 360 graus, all the way… Revolta-me as entranhas. Faz-me sentir nojo de quem tanto o atacou sem UMA prova para mostrar nas mãos onde traziam as pedras.
O que este país tem de bom, tb tem de mau. A generosidade de um povo que se mistura com a mesquinhez de não aceitar alguém que luta como poucos ou mesmo nenhuns e se mostra incansável. Até ao dia… Até hj.
Mais uma vez, o despota retira-se do palco para dar espaço aos sócios decidirem MAIS UMA VEZ. Os mesmos que decidiram dedicar um coral de assobios a este Homem enquanto batiam olimpicamente palmas à horda de traidores que se ria nas suas caras…
Desprezo a ingratidão. O pior dos sentimentos. Abomino. Ser ingrato é não olhar para o esforço alheio na procura do nosso próprio bem. Simplesmente nojento. Abomino.
Chegados a este dia, vou procurar fazer aquilo que tenho feito sobretudo nas duas últimas semanas: deixar os palrradores palrrar, debitar toda a merda que quiserem para encher os ouvidos e o coração de ódio aos ignorantes e ingratos dos meus “irmãos”. Infelizmente os meus “irmãos”…
Irmãos mas não de sangue. Não do mesmo sangue que me corre nas veias. Irmãos alguns que eu duvido que lhes corra algum nas veias a não ser o de algum bicho rastejante…
Vou passar o dia tranquilo. Alheio ao reboliço. Pouco me importa o circo montado. Pouco não, nada! Circo nunca foi um espetáculo que me agradasse.
Deixo espaço na plateia para os que decidiram com a sua voluntária ignorância e complacência deixar-nos chegar aqui, apontadores inveterados de dedos, esquecendo os três dedos que teimam em apontar para si mesmos.
Dizia eu, vou passar um dia tranquilo.
De consciência tranquila.
Decidam o que decidirem, uma coisa é certa. Não vou para a guerra com cobardes e ingratos. Para isso mais vale ir sozinho agarrado à convicção…
Estarei pronto para fazer o funeral que tiver de fazer caso os meus “irmãos” ingratos assim o decidirem. Saberei fazer um digno funeral no meu coração a este clube que amo com a dignidade que merece pois recusarei sempre ser sócio e adepto de um clube sem alma e coração. Recuso idolatrar um clube zombie, morto-vivo, um holograma.
Como diz o outro, o tal Despota tirano e ditador, não volto a por lá os pés… Digo mais, nem os pés nem o sentido. Nenhum deles…
Deixo a carne aos abutres e hienas na certeza que tb terão de amargar com os ossos…
Sou grato ao grande, ao ENORME, ao Crónico SPORTING CLUBE DE PORTUGAL pela sua herança… Um lema de vida que faço questão de honrar até ao último sopro: Esforço, Dedicação, Devoção e Glória.
Obrigado, Sporting.
Até amanhã… Ou até Sempre.
23 Junho, 2018 at 9:47
É o post , de todos os post desta “Nossa” Tasca ( obrigado Cherba ) com que mais me identifico!!!
Ingratidão de se comparar a obra feita a um post de fb ( incendiado p toda a cs…)
Ingratidão por ser o único a lutar contra os “poderes” instaurados no futebol e criticarem por “disparar” em todas as direcções( e todos sabemos o resultado de ser bonzinho e fazer alianças, portanto tem de se combater e ponto).
Ingratidão por tudo o que foi conseguido e tão rápidamente esquecido porque não tem um discurso politicamente correcto ( os que têem um discurso politicamente correcto são os que nos roubam nos meus 41 anos de vida e, no entanto continuam a governar/roubar o país.) Se apenas se elege PS ou PSD, imaginem que temos de votar entre varandas e baltazar….
Great Post (Saké)
Abraço de Leão
23 Junho, 2018 at 12:00
Enorme posts, o do Presidente e este do Sake.
Faço minha todas as palavras sem alterar uma virgula.
Até amanha… Ou até Sempre.
Exigência.
23 Junho, 2018 at 12:15
Excelente comentário, subscrevo por inteiro! Os meus parabéns, partilharmos a mesma fé, o grande Sporting Clube de Portugal! E hoje venceremos, estou convicto!! 🙂 Saudações Leoninas
23 Junho, 2018 at 6:44
E O SPORTING É O NOSSO GRANDE AMOR!!!!!!
BOM DIA SPORTING
QUE HOJE SEJA O PRIMEIRO DIA DO RESTO DA NOSSA VIDA, CHEIA DE ESFORCO, DEFICACAO, DEVOCAO E GLORIA.
SPORTING SEMPRE!!!!
SL
23 Junho, 2018 at 8:27
Hoje estou em dia Não.
23 Junho, 2018 at 8:48
NAO.NAO.NAO.e um apelo de um SPORTINGUISTA que est à longe do meu grande amour.SL
23 Junho, 2018 at 9:18
Obrigado Hanuch Kmet por nos lembrares coisas que se calhar alguns de nós já tínhamos esquecido….Texto brilhante
SL
23 Junho, 2018 at 9:44
Vai dormir pá que o teu mal (e o meu) é sono!! 😀
SL.