A minha confiança em BdC foi quebrada em Fevereiro, por ocasião da ‘imposição’ de alterações estatutárias que entendi serem atentatórias de princípios básicos da Democracia. Não vale a pena escalpelizar tais alterações: em minha opinião, configuram uma limitação significativa ao funcionamento democrático do Clube e permitem uma excessiva presidencialização do Sporting.
Como se isto não bastasse, foram aprovadas num cenário de chantagem inaceitável, colocando os sócios perante um dilema (quase) irresolúvel; a maioria temeu um vazio e ofereceu a BdC ainda mais do que ele exigiu. Para lá da balbúrdia destes dias, aquela atitude de BdC significou a ultrapassagem de uma linha essencial para mim: não convivo bem com iluminados e não quero sujeitar-me a ditadores ou, sequer, candidatos a ditadores.
Tudo o que aconteceu daí até hoje vem reforçando a minha distância relativamente a BdC: não só insistia em práticas que já me mereciam reservas durante o primeiro mandato (designadamente ao nível da comunicação e das guerras abertas contra tudo o que mexia), como ainda abriu mais frentes de ‘batalha’ – a insistência em classificar os Sportinguistas, a ‘importância’ que dedicava a uma ‘oposição’ praticamente inexistente, os conflitos mais ou menos ‘surdos’ com JJ e, por fim, a guerra que abriu com os jogadores profissionais de futebol. A reacção atabalhoada (para dizer o mínimo) ao assalto a Alcochete é outro sintoma grave.
Aquilo que transparecia com a proposta de alteração estatutária revelava-se cada vez com maior nitidez: um populista ao jeito de Hugo Chavez (para quem as regras democráticas eram ‘contornáveis’), apostado em dividir o ‘mundo’ entre os bons (ele e quem o seguia sem questionar fosse o que fosse) e os maus (todos os outros, existentes ou inventados, com dúvidas sobre o caminho seguido…). Como se isto não fosse suficiente, BdC pareceu escolher os piores momentos para lançar gasolina na fogueira: na semana da AG perdemos a liderança da Liga, tomadas de posição ‘fracturantes’ em cima de momentos difíceis para o benfas… houve de tudo um pouco.
Chegámos a Abril e os mais atentos tiveram um sobressalto (mais um): a SAD queria adiar o pagamento de um empréstimo obrigacionista. E queria outro. Ops… haverá dinheiro? Não! Não havia (e não há) dinheiro: a explicação para um novo empréstimo obrigacionista foi de ‘necessidades de tesouraria’. A maior gravidade deste episódio é a mensagem que se transmite: a Sporting SAD não consegue honrar compromissos.
É aqui que estou: mais SMS menos SMS, mais post no Face menos post no Face, mais ‘delírio’ menos ‘delírio’, BdC perdeu o rumo ou, pior, só agora está a revelar o seu verdadeiro ‘eu’. Não só quer cada vez mais poder, não só fomenta guerras com tudo e com todos, também a sua gestão financeira está a abrir fendas. Pergunto-me se boa parte destas guerras não terão sido abertas precisamente para desviar as atenções de situações muito graves e apelar ao lado irracional da sua massa de apoiantes. Ou se, confiante nos 90 por cento de apoio recebido em Fevereiro, se sente de tal forma ‘confortável’ no poder que já nem tem que se preocupar com a ‘prestação de contas’.
É por isso que não tenho dúvidas sobre a minha posição relativamente à AG de dia 23: BdC não deve continuar, o que resta do CD deve cair.
Houve um momento em que defendi, pensando no que seria melhor para o nosso Sporting, que o que restava dos órgãos sociais se devia demitir, abrindo caminho a novas eleições (no que seria, afinal de contas, a repetição do processo que levou à primeira vitória de BdC). Já não defendo isso, porque não acredito na ‘regeneração’ de BdC. Ele mesmo, com a ‘criação’ de comissões fantasma e com mais uma proposta de alteração de estatutos que lhe daria poderes praticamente absolutos, encarregou-se de me mostrar que a sua permanência à frente do CD seria desastrosa. O que resta do CD deve cair e devem ser imediatamente convocadas eleições gerais para a data mais próxima possível (provavelmente Setembro). Acima de tudo está o SPORTING!
ESTE POST É DA AUTORIA DE… ffigueiredo
*às quartas, a cozinha da Tasca abre-se a todos os que a frequentam. Para te candidatares a servir estes Leões, basta estares preparado para as palmas ou para as cuspidelas. E enviares um e-mail com o teu texto para [email protected]
22 Junho, 2018 at 10:42
A;igos Sportinguistas, nao se deve insultar ou ofender os outros – com opinioes iguais ou diferentes. Os debates de ideias devem ser baseados nos factos e nao nos insultos. Vamos a isso.
1. O sr da Comissao de Gestao admitiu ontem em directo na TV que a comissao de gestao vai negociar com os empresarios dos jogadores que rescindiram as transferencias. Quem aqui diz que vai votar sim (a favor da destituicao) prefere que o Sporting negoceie os passes destes jogadores por tuta e meia – ou prefere uma direcao que va a tribunal e espere a adjudicacao de um tribunal no que diz respeito a justa causa alegada?
2. A gestao financeira do mandato deste CD foi boa ou foi ma? Nao ha “mais ou menos”. Vimos de mais de 30 anos com aumento do passivo e delapidacao de activos. Em quase falencia ano apos ano. Os cinco anos deste CD deram resultados positivos ou negativos? Como e foi bom ou foi mau?
3. Queremos um Sporting Clube com participacao maioritaria na SAD, ou um Sporting Clube sem participacao maioritaria na SAD entregando essa posicao a uma Holdimo (ou no futuro outro qualquer accionista que pode ser o Jorge Mendes o Luis Filipe Vieira ou o Manuel Joaquim Ltd.)? Se querem clube maioritario na SAD votam nao a destituicao, se nao querem entao votem sim.
4. O BdC comunica muito pelo facebook. Isto e bom ou mau? E se for mau, e razao para a destituicao deste CD?.
Pronto, que responder objectivamente as estas 4 questoes, tem o compasso acerca de como devem votar dia 23, e depois nao podem dizer que nao sabiam no que estavam a votar. Isto e um bocado como o Brexit. Os ingleses tambem lhes pediram para votar sim ou nao. Votaram para sair e agora, muitos arrependidos vem dizer que nao sabiam o que a saida da UE representava a nivel de perda de empregos e crescimento economico. No dia 23 isto nao deve acontecer. A propria comissao de gestao ja disse que vai evitar as rescisoes serem adjudicadas nos tribunais e vai falar com os empresarios. O ricciardi ja disse que nao quer o Sporting clube maioritario na SAD. Por isso nada disto sera uma surpresa quando o CD eleito e em funcoes for destituido.
22 Junho, 2018 at 11:23
Correcção!
Ele não disse que ia negociar…
Ele disse que ia falar com os empresários para ver a possibilidade deles voltarem atrás para poderem ser vendidos…
Portanto, garantias tem tantas como o Varandas!!!
Garantias uma pinóia!
22 Junho, 2018 at 13:51
A única garantia que BdC dá é que vai ganhar os processos.
22 Junho, 2018 at 17:59
Que vai lutar à garantia.
Prefiro perder a lutar do que negociar.
Nunca mais terás paz com jogadores
22 Junho, 2018 at 12:08
Bom post.
A gestão financeira foi inquestionavelmente boa, mas passará a ser desastrosa se não nos for dada razão nas rescisões dos contratos mais valiosos. O empréstimo obrigacionista também foi uma história mal contada, mas já nos apanhou no olho do furacão pelo que prefiro dar o benefício da dúvida.
O facto de BdC comunicar (mal) por facebook é um sintoma, não o problema em si. BdC teve alguns acessos indesculpáveis de egomania, penso que ninguém questiona isso, mas isso só passou a ser um real problema para o Sporting por ter estado na origem de conflitos internos e externos que prejudicaram o clube. Algumas batalhas são inevitáveis, mas é preciso saber travá-las. Eu sei que entretanto caiu no esquecimento, mas casos como o dos vouchers, da doyen, do certificado de nascença do Renato Sanches (!), do Marco Silva, etc. são disso bom exemplo. E isto é incompetência, não é «estilo».
Um reparo final: estamos a confundir demasiadas vezes factos com suposições. Com eleições e candidaturas poderíamos saber com clareza o que cada projecto pensa sobre os pontos que apresentas (participação na SAD, por exemplo), sem eleições não estás a fazer mais do que supor. O Ricciardi dizer que quer as coisas de determinada forma não significa que os sócios sigam esse caminho. Aliás, ao recorreres a argumentos desses estás a alinhar na mesma chantagem de BdC e a pôr palavras na boca de eventuais candidatos.
22 Junho, 2018 at 15:36
Esses casos de estilo remontam ao pré 86%. Valeram bola então, agora são infamemente colados ao Presidente, enquanto se fazem planos para abdicar de dezenas de milhões de euros e se projecta devastar modalidades e transaccionar o JR.
As suposições devem-se ao comportamento e àquilo que é veiculado pelos usurpadores. Os Transitórios do Páteo arrogam-se o poder de destituir o CD, acto contínuo, após a assembleia e nunca o desmentiram. É isso que querem, para porem a mão na massa das transferências, antes que A) a janela feche. B) se comecem a sentir os primeiros efeitos da JUSTÍSSIMA posição irredutível do SPORTING neste caso. Quererão eleições, talvez,
se não houver cooptações em nome do «caos deixado pelo coreano» daqui a seis meses mas só depois do CLUBE ter sido posto de quatro por bandalhos sem legitimidade – o pulha demitiu-se, após ter desrespeitado os estatutos EM PRIMEIRO LUGAR, deu o dito por não dito, usou estratagemas e complacências, cometeu um crime informático e recusou-se a cumprir instâncias legais e apropriadas que lhe foram requeridas pelos sócios, tudo isto em prime time – mas sem Carvalho no boletim.
Chantagem? Sob o ponto de vista penal, é coisa menor quando comparada com a sabotagem de uma sociedade cotada na bolsa. Menos mal que na lei da rua, uma TRAIÇÃO destas pode ficar somente por uma sova (eleitoral, bem-entendido). O código pia mais fino.
22 Junho, 2018 at 10:43
Entrevista de carlos Vieira ao DN… penso que dava um bom post
O homem forte das finanças do clube e da SAD fala pela primeira vez do impacto das rescisões dos jogadores que alegaram justa causa, garante que a instabilidade deve-se a quem quer tomar de assalto a SAD e incide as acusações sobre José Maria Ricciardi e Álvaro Sobrinho
Nas contas de 31 de março existe um desequilíbrio acentuado entre ativo corrente e passivo corrente, ou seja entre os valores que o Sporting tem a receber (36,6 milhões) e a pagar (164,9) nos próximos 12 meses…
Isso é uma realidade de todas as SAD. Todas elas têm esses desequilíbrios. Sabemos que a venda de jogadores consegue sanar algumas questões. Nas SAD os resultados operacionais costumam ser negativos e depois são compensados com venda de jogadores.
Mas há uma diferença de 130 milhões de euros.
Sim, mas algumas das rubricas no passivo de curto prazo não são pagáveis no curto prazo, são contabilizadas como tal porque a regra é assim.
Quer dizer, então, que a situação está controlada?
Sim, a 31 de março estava controlada mas agora com a perda de alguns jogadores com valor de mercado e que seriam alvo de transações obviamente que dificulta um bocadinho a situação mas estamos a gerir isso.
O presidente Bruno de Carvalho já disse que alguns dos jogadores que rescindiram iriam sair agora. Quanto dinheiro pensava o Sporting fazer com esses futebolistas?
Ao contrário do que fez a SAD do FC Porto nunca divulgámos o orçamento. Divulgar agora valores levantaria um problema com a CMVM. Facto é que nunca nos posicionámos como clube vendedor e ficamos sempre à espera do melhor negócio. Tínhamos o empréstimo obrigacionista e seria feito o revolving, logo aí seriam 30 milhões de euros a pagar a três anos. Numa lógica de estabilidade a situação estaria sanada, não havendo tem havido dificuldades com o empréstimo obrigacionista, os 30 milhões que empurrámos para novembro e a nova emissão que não foi possível e que daria um apoio de tesouraria necessário para que a venda de jogadores fosse uma possibilidade. Vai haver uma redução da massa salarial à partida, uma redução dos custos com pessoal e com a equipa técnica. É ir gerindo isto dentro do possível, da realidade das SAD que nesta altura do verão conseguem sanar muitos das suas dificuldades de tesouraria, de cobertura de resultados de final de ano e de fair-play, o break even para a UEFA. Numa lógica de estabilidade esta lógica estaria colmatada.
E agora não está?
Agora não está. A partir do momento em que temos pessoas com responsabilidades no clube, que é o maior acionista da SAD, a criar instabilidade, a exigir a demissão do presidente do Conselho de Administração da SAD… temos situações em que qualquer parceiro ou CMVM retrai-se com argumentos, porque entende que não estão garantidas as condições de segurança financeira para emissão de empréstimo obrigacionista. Esta é uma situação em que uma pessoa numa primeira fase, muitas pessoas atualmente, refiro-me ao sócio Jaime Marta Soares, levantou uma instabilidade… houve uma necessidade e uma pressão nos tentarem estrangular do ponto de vista financeiro.
Se o Conselho Diretivo não for destituído, segunda-feira o Sporting pode retomar o pedido de empréstimo obrigacionista?
Estamos na linha da frente para o fazer mas a CMVM tem levantado uma série de questões relevantes para o próprio o prospeto para que não surjam questões legais de futuro com os investidores. Não sei o que vai acontecer, nós continuamos a trabalhar.
Mas existe essa indefinição mesmo se este Conselho Diretivo for legitimado na Assembleia Geral?
Pessoalmente penso que se formos legitimados no sábado os senhores que estão contra nós vão tentar arranjar todo o tipo de argumentos para nos dificultar a vida.
Supondo que este clima de tensão termina, o Sporting conseguirá aliviar um pouco a sua tesouraria e retomar a normalidade?
Sim, se houver um recuo de quem tem vindo a atacar o grupo Sporting claramente que não haverá dificuldade em fazer o empréstimo obrigacionista. Vai demorar algum tempo para recompor as coisas, acredito que o consigamos fazer.
4000 pessoas investiram nas obrigações do Sporting cujo reembolso foi adiado para novembro. Se este CD se mantiver pode garantir que esse compromisso vai ser assumido?
Qualquer pessoa que venha para aqui, seja o Carlos Vieira ou outra qualquer, não vai haver dificuldade a para fazer renovação desse empréstimo obrigacionista. Precisamos de estabilidade.
Em dezembro a SAD tinha 12,8 milhões em caixa e equivalentes. Em março esse valor caiu para 7,4 milhões. Caso não tenham entrado receitas adicionais nesta fase o dinheiro em caixa estará pouco acima de dois milhões. Durante quanto tempo é que a SAD conseguirá evitar ficar sem tesouraria?
Não posso confirmar esses valores. Em dezembro havia uma situação pontual de recebimentos até porque estávamos na Champions. Fizemos uma amortização bancária de 16 milhões. Estamos em condições, neste momento, de sanar os nossos compromissos. Mantendo-se esta instabilidade a situação vai ficar complicada. Mas aí ver-se-á a verdadeira fibra do responsável financeiro.
Nos próximos dois meses existe a possibilidade de o Sporting ficar sem dinheiro?
Não acho que isso vá acontecer. Assumindo que as pessoas recuam nas suas atividades, que eu reputo de criminosas, a estabilidade há de vir e permitir-nos-á negociar vendas ou possíveis recuperações de dinheiros de jogadores que saíram. Consideramos que foram ilegítimas e ilegais as rescisões. Nenhum clube vai assumir o risco de contratar esses jogadores sem falar com o Sporting.
Está convicto disso?
Tenho a certeza.
Já foram contactados por alguns clubes?
Esse dossier está com o presidente.
Porque é que o Sporting não informou à CMVM as rescisões unilaterais de Battaglia e Rafael Leão?
Não vou responder, porque entendo que qualquer tipo de resposta pode prejudicar o que está em curso.
Faço a pergunta de uma outra forma. Acredita que algum dos jogadores que rescindiram ainda pode voltar ao Sporting?
Acredito.
Há negociações nesse sentido?
Não vou responder.
O Sp. Braga reclama um milhão de euros que estará, alegadamente, em atraso por parte do Sporting referente à contratação de Battaglia.
Não confirmo valores de transações. Neste momento não temos nada em falta com o Sp. Braga.
Na época passada o Sporting investiu 60 milhões no plantel e teve cerca de 70 milhões em custos com pessoal… vai haver uma redução?
É claro que vai haver uma redução.
Significativa?
Sim, sim a não ser que haja resultados com vendas ou de compensações, que se não for agora será daqui a dois ou três anos, de jogadores que rescindiram unilateralmente.
Quanto é que o Sporting espera arrecadar com os jogadores que rescindiram unilateralmente?
Muitas das coisas vão-se decidir em tribunais arbitrais em que há um modelo de justiça salomónica, os jogadores tinham cláusulas de rescisão, é isso que o Sporting vai pedir.
O BCP anunciou que não vai mais meter dinheiro no futebol. Como é que o grupo Sporting encara esta decisão?
O BCP não deixa de trabalhar com os clubes, teve uma oportunidade de deixar de trabalhar com os clubes. O Benfica sanou os compromissos com a banca nacional, o FC Porto fez o mesmo com recurso a receitas futuras e nós estamos a trabalhar. Qual é a questão? Nós queremos fazê-lo, estamos a fazê-lo a bom ritmo porque consideramos que é uma oportunidade única. Estamos a negociar a possibilidade de num modelo similar fazer uma reestruturação da dívida e aí o BCP tem algum benefício porque já não teria exposição ao Benfica, ao FC Porto e deixaria de ter ao Sporting, se corresse bem.
José Maria Ricciardi diz que o Sporting ou quem se candidatar precisa, pelo menos, de 60 milhões de euros…
Essa é uma verdade de La Palice. O revolving de 30 milhões mais o empréstimo de 15 a 20 milhões e mais uns pozinhos e chegamos aos 60 mihões. O grande inconveniente é que eles sabendo isso estão a tentar-nos estrangular ao máximo para depois porem o pé cá dentro. O sócio José Maria Ricciardi foi convidado e aceitou a pertencer uma comissão do conselho leonino para assessorar o clube na pesquisa de novos mercados e para isso teve acesso a um conjunto de informação confidencial. Ele sabe o que está em curso, fez uma proposta para colaborar com o Sporting e que foi recusada. Percebeu que estava posto de lado e não ia comer uma fatia da tarte. O que está aqui em causa é o conhecimento ilegítimo, ele oferecia-se para ajudar… teve acesso a um conjunto de informação que hoje lhe permite gerir suscetibilidades para tentar por o pé cá dentro e voltar àquilo que eles próprios degradaram até 2013. É um abuso, um oportunismo e um crime.
Diz-se que José Maria Ricciardi teve um papel no apoio a este Conselho Diretivo na reestruturação financeira de 2013 e a Holdimo abdicou de passes de 23 jogadores a troco de 20 milhões de euros em ações que factualmente hoje valem menos. São relações insanáveis?
O Dr. José Maria Ricciardi pouco ou nada teve a ver com a reestruturação financeira. Esta teve um rosto no BES, Joaquim Goes, e um rosto no BCP, Miguel Maia. O presidente já disse o que ele se comprometeu a fazer quando foi contratado Jorge Jesus e nunca chegou qualquer tipo capital, seja ele do que fosse. O Dr. Álvaro Sobrinho arranjou 20 milhões de euros, numa situação de perigo iminente, no tempo do Eng. Godinho Lopes e apoderou-se de uma série de passes. Quando aqui chegámos tínhamos ativos zero, ninguém ajudou ninguém. Se hoje conseguíssemos a reestruturação financeira e estabilidade os 20 milhões do Dr. Álvaro Sobrinho seriam claramente ultrapassados e compensados. Fizemos uma proposta de recompra mas ele nunca respondeu. Uma SAD portuguesa se não tiver o controlo do clube vale para cima de 200 milhões de euros. Queremos garantir o controlo da SAD porque é aqui que está o poder da marca Sporting e dos sócios. Agora há o discurso de que em Inglaterra há os magnatas… o discurso está todo montado, entra aqui alguém, mete uns dinheiros e mais tarde vende isto por uma mais valia tremenda.
Vamos ser claros, sem este CD o clube arrisca perder a maioria da SAD?
Neste momento o que se está a passar é um conflito entre a base dos sócios e uma elite que quer ganhar dinheiro com isto tudo.
No âmbito desta segunda reestruturação financeira confirma um acordo com uma entidade internacional para comprar a dívida do Sporting?
Confirmo.
E em que ponto está?
Estamos a trabalhar, com grandes dificuldades porque nenhuma entidade financeira que se repute de credível tem interesse em ter negócios com uma entidade… o processo está a continuar e estamos a trabalhar. E se eu sair de cá amanhã o processo fica cá e serei bastante atento se se manterá esse ou se irá negócio para outra entidade qualquer com interesses de pessoas que estão a atacar o Sporting neste momento.
Se porventura os sócios votarem a favor da destituição este CD, ou pelo menos parte dele, pensa ir a eleições?
Tenho energia e força mas estou muito frustrado com o que se passa. Acredite que é duro estarmos a trabalhar para os sportinguistas e haver alguns sportinguistas que forma a elite e se arroga legítima herdeira do Sporting. Não sou arrogante e os sócios decidirão no sábado.
Vão aceitar a decisão dos sócios?
Não vou falar sobre isso. Tenho a minha consciência pessoal e profissional, acho que fizemos um bom trabalho, até alguns que depois saíram e alguns compreendo. Não vou falar sobre o futuro, estou focado em resolver esta instabilidade financeira. Sábado os sócios devem votar em consciência e perceberem o que está em causa e o que está em causa é um assalto ao poder. E se formos legitimados no sábado nada nos diz que dentro de seis meses não acontece o mesmo.
22 Junho, 2018 at 10:54
Vinha colocar isso.
Carlos Vieira, sempre assertivo.
22 Junho, 2018 at 10:56
Obrigado pela partilha Moura.
Não devo ser o único a pensar que estaria aqui um excelente candidato em cenário de futuras eleições.
22 Junho, 2018 at 11:05
“….garante que a instabilidade deve-se a quem quer tomar de assalto a SAD e incide as acusações sobre José Maria Ricciardi e Álvaro Sobrinho”
a sério?
então e quem é abriu a porta a estes senhores?
quem é que com a situação aparentemente calma resolveu implodir a vida do clube?
quem é que nos ultimos meses tem tido um comportamento errático?
22 Junho, 2018 at 11:15
– Sim.
– Godinho Lopes
– Jaime Marta Soares
– Muitas pessoas
22 Junho, 2018 at 11:21
Dizes muito bem: aparente calma.
Os abutres sempre rondaram o picadeiro…
22 Junho, 2018 at 12:21
Deixa-o.
Ele está em modo bonecos…
22 Junho, 2018 at 11:22
então e quem é abriu a porta a estes senhores?
Acho que este link te esclarece esta questão
https://www.supersporting.net/godinho-lopes-queria-encaixar-151-milhoes-em-tres-anos/
quem é que com a situação aparentemente calma resolveu implodir a vida do clube?
JMS a 9/04/2018 quando extemporaneamente veio a publico pedir a demissão de BdC, fazendo com que tivéssemos que adiar o EO e devido a ter posto em causa o novo EO
quem é que nos ultimos meses tem tido um comportamento errático?
JMS e BdC (agora cada um que pense pela sua cabeça a razão de cada um deles o estar a ter e com que razões e finalidades)
22 Junho, 2018 at 12:07
O pedido de JMS a 9/04/2018, não foi assim tão extemporâneo, pois no mesmo dia a Holdimo fez um pedido de AG na SAD, se não foi, parece ter sido tudo concertado.
22 Junho, 2018 at 12:28
Calma ai, o bombeiro disse que se demitiu, não disse que garantia que iria demitir, ou que se readmitiria depois de se demitir, ou que a sua demissão seria para levar a sério, o que se estava a demitir de boca, e que o que diz não se escreve.
22 Junho, 2018 at 11:05
Boa partilha
Segundo se depreende, o Sporting aceitará “arrependidos”, e está a trabalhar na transferência de outros.
Normal, portanto.
Duvido que o homem dos dinheiros queira apostar tudo nos Tribunais, deve preferir algumas verdes hoje do que a possibilidade de muitas mais verdes amanhã.
22 Junho, 2018 at 11:14
A negociação tem de estar sempre em cima da mesa, até quem quer os jogadores também prefere isso, nem que seja pelas boas relações entre clubes.
Agora tudo depende da forma que queiram abordar a negociação…
22 Junho, 2018 at 11:28
A negocição é apelidada de sonsice quando dá jeito. Cedência, compromisso, é coisa de c**a de sabão. Colhões d’aço é fechar a porta.
É CLARO que nenhum dirigente quer deixar uma decisão que vale milhões nas mãos de um Tribunal.
Assumindo que os jogadores valem 500M em clausulas, e valerão 200M em “valor de mercado”, é tudo uma questão de assumir até onde se quer negociar, sabendo que o Sporting está numa posição de fragilidade, embora não total, pois os jogadores também têm algo a perder. Como dizem naqueles filmes de tribunal dos states, quando fazem o acordo por fora, tudo se resume a um número que agrade a ambas as partes.
22 Junho, 2018 at 11:38
Claro, um bom negócio é quando o é para as boas partes.
Mas o facto de se dizer publicamente que vai-se até às últimas em tribunal, não quer dizer que rejeitamos linearmente negociar, estamos a marcar uma posição forte, se querem negociar venham cá, mas tenham atenção com o que propõem…
Agora falar como ontem falou o Torres Pereira, é perder completamente a posição negocial…
A fragilidade existe, mas não temos que ser nós a exponenciar ainda mais a mesma e é como tu dizes, os jogadores também a têm.
22 Junho, 2018 at 11:38
*um bom negócio é quando é para ambas as partes.
22 Junho, 2018 at 13:30
Dizem que é o contrario.
Num bom negocio ambas as partes saem insatisfeitas
🙂
22 Junho, 2018 at 11:36
Tens andado distraído.
22 Junho, 2018 at 11:19
Sintético e assertivo.
22 Junho, 2018 at 11:43
Boa leitura. Thanks
22 Junho, 2018 at 12:10
Bom post, Moura!
22 Junho, 2018 at 12:22
Foi-nos vendida uma ideia de excepcionalidade financeira, o Sporting «campeão das finanças» ou coisa que valha, e afinal os nossos desequilíbrios são «uma realidade de todas as SAD». Algo não bate certo.
22 Junho, 2018 at 12:43
O desequilíbrios entre o ativo corrente e o passivo corrente… são uma realidade de todas as SAD’s.
Isto é o que ele refere, estando a referir-se a este ponto concreto, que parece-me um ponto óbvio que assim seja, pois as transferências compensam estes valores, devido a tratarem-se de valores astronómicos relativamente a qualquer outro tipo de receita que os clubes têm, ainda para mais quando grande parte das tuas vendas são da formação e estão avaliados em 0 enquanto ativos (ou perto disso)…
22 Junho, 2018 at 13:13
Obrigado. Percebo que seja prática corrente e até que seja incontornável, mas daí deduzo duas coisas. A nossa saúde financeira está afinal tão dependente das vendas de jogadores como as dos nossos rivais e estamos numa situação de fragilidade gritante e nas mãos dos tribunais. Já desconfiava que assim fosse, só ainda não o tinha ouvido com esta frontalidade por parte da direcção. Não admira que Carlos Vieira se esquive às questões mais espinhosas sobre as rescisões.
22 Junho, 2018 at 13:38
O clube dependerá sempre de vendas para evoluir a sua situação financeira, pensar algo diferente será sempre algo demagogo. O Sporting pode ter melhorado e muito, mas ninguém disse que passamos a ser um bayern Munique ou algo do género. A dependência de vender ao desbarato é que mudou e o não estar com a corda na garganta.
Quanto à situação de fragilidade a situação de hoje é muito diferente da de há dois meses e é algo que hoje não é negado face a não se ter conseguido o EO… e óbvio que a perda de activos que podiam ser vendidos no imediato é um rombo, mas vender ao desbarato, não obrigado.
O esquivar… acho que se deve ter a noção que há coisas que têm implicações negociais e neste caso também judiciais e que tem de se ter contenção no que se diz, pelo bem do proprio Sporting, apesar que por vezes poderia ser mais benéfico ser populista e depois logo se via. Para além que há perguntas que acabam por ultrapassar o seu pelouro.
22 Junho, 2018 at 14:11
BdC deveria ter lido esse teu último parágrafo há uns meses. Ninguém falou no Bayern, mas muitos falaram de milagres financeiros e de como estaríamos menos dependentes de vendas que os rivais. A demagogia, a haver, vem daí. Daí a denúncia dos mendilhões, o braço de ferro com agentes, representantes, jogadores e treinadores, não?
22 Junho, 2018 at 14:28
Não sei sinceramente se disseram que estavam menos dependentes que os rivais e não sei se estamos ou não, porque nunca fui fazer essa comparação, o que sei é no abstracto e nunca seria correcto eu falar disso, mas o que tenho a certeza é que à data estaríamos muito menos dependentes do que estávamos à uns anos atrás.
Os braços de ferro em termos de negociações, sem dúvida que vem dai, de uma melhor posição negocial que já nos permite ser nós a ter uma palavra muito mais activa em termos de timings/valores. Há uns anos era impensável por exemplo teres segurado um JM ou um Adrien para os venderes em valores perto de cláusulas ou um RP ou WC, que provavelmente iriam ser vendidos esta época, ainda para mais com Mundial. Infelizmente não conseguimos o outro grande ganho de os ter segurado… o ganho desportivo, o titulo nacional…
22 Junho, 2018 at 14:39
A venda do JM é feita por valores insuperáveis, seria excelente continuar a fazer vendas dessa ordem e a somá-las a êxitos desportivos. O problema é que quem demonstrou capacidade para negociar dessa maneira foi a mesma pessoa que se revelou incapaz de gerir os nossos activos mais valiosos e se habilita a fazer desta época a mais ruinosa do clube. Oxalá as coisas se resolvam rápido e bem, na medida do possível, mas para mim este é um bom exemplo do paradoxo que é a direcção de BdC.
22 Junho, 2018 at 15:01
Tenho de concordar que não foi bem gerida infelizmente (principalmente em muita coisa no período que antecede os pedidos de rescisão) independentemente de achar que há muita coisa por detrás.
Que o dia de amanhã venha rápido, apesar que independentemente do resultado, isto ainda não ficará por aqui…
22 Junho, 2018 at 17:44
Nem mais. Há coisa por detrás e muitas das denúncias serão justas, que houve algum aproveitamento é evidente, mas há que saber lidar com tudo isto no mercado hiperconcorrencial que é o mundo da bola.
Pessoalmente, acredito que só com um processo eleitoral se poderá conseguir alguma paz interna. Nem que seja daqui a uns meses. E mesmo que fosse para manter a actual direcção, claro.
22 Junho, 2018 at 10:45
Sinceramente, se a direcção caír:
. Os jogadores terão a justa causa pois o clube assumiu culpas (que nao tem pois foi atentado terrorista e a justiça está a fazer o seu trabalho) e pune a direcção (coisa que os tribunais nao fizeram)
. Para os jogadores voltarem teremos de lhes pagar (e voltar a ver aqueles traidores fdp a vestirem a nossa camisola)
. Com os casos perdidos, tesouraria estancada… só temos uma solução: vender a posição na SAD
Aí entram os abutres a esfregar as mãos de contentamento, os lampioes e CS contentes por BdC ter saído…. e um Sporting de rastos, mandado pra baixo…. que se auto-faliu
Pensem! Pensar faz bem!
Usem os neuronios
22 Junho, 2018 at 10:46
Onde está a 3ª via?
Não sei se existe, aliás, tudo se perfila para uma Junta de Salvação Sportingal (caso o Presidente seja destituído, o que honestamente duvido que aconteça), sendo que qualquer lista desse estilo é a pior coisa que pode acontecer.
Por outro lado, não concordo que no meio de milhares de sócios (isso dos 3 milhões é lampionismo), haja um, apenas um e nada mais que um apto para presidir ao clube e sad. Não sei se o VArandas ou o Benedito têm competência para tal, não faço a mínima sobre as suas valências na área da gestão ou capacidade de formar uma equipa, mas sei que os seus cvs ao nível de gestão de grandes organizações estão ao mesmo nível daquele que o BdC apresentou em 2011 e 13. Portanto, seriam tiros no escuro, tal como foi Bruno de Carvalho, aliás, como é em qualquer eleição seja para o que for.
Relembrar também que o croquettismo foi o que foi por má gestão (entre o incompetente e o danoso) e por más opções. Se a primeira é imputável às pessoas, já a segunda tem responsabilidade dividida por sócios e adeptos. Os modelos de negócio assentes em grande parte no futebol em detrimento das modalidades eram defendidos pelo “povo” (ou não fosse o futebol Rei em Portugal), a Academia no fim do mundo porque era preciso fugir aos centros urbanos idem, a aposta em outras áreas de negócio, tudo foi aplaudido porque fazia (fazia?) sentido na altura. Fazendo paralelismo, como tudo bateu palmas aos estádios do euro ou às autoestradas que foram nascendo, ou a afundar barcos e plantar girassóis porque o que davam eram os Serviços. Há tanta gente a puxar do passado enquanto argumento para o futuro, convém ter memória histórica.
22 Junho, 2018 at 11:10
Nuno, não tenho para elaborar uma resposta fundamentada em relação à totalidade do teu comentário, vou realçar apenas o seguinte:
O tiro no escuro em BdC foi numa altura de descalabro total a nível financeiro e desportivo, já nada poderia se escondido e qualquer coisa seria melhor do que tínhamos e não me recordo de uma oposição tão feroz como a que assistimos na actualidade e repara a oposição actual, não é oriunda apenas do Sporting mas praticamente de todo o país.
Nesta altura, posso conceder que existem indícios que as coisas a nível financeiro e nível desportivo (apenas no futebol), não estejam saudáveis, ainda por cima agravados pelos recentes acontecimentos, mas se há coisa importante nesta altura é acreditar que quem nos colocou aqui, possa resolver da melhor forma os problemas criados, ninguém está em melhor posição para isso. Nem sequer é uma questão de gratidão, que deveria ser imensa, mas sim uma questão de perceber, que o conhecimento das questões, será essencial para um desfecho positivo e por outro lado uma mudança nesta altura permitiria aos sucessores justificar todos os insucessos e maus negócios com a herança recebida.
Com ponderação e deixando a poeira assentar, com acesso a mais dados (ReC, processos judiciais, operações financeiras) estaremos em melhores condições para única e exclusivamente no interior do clube, resolver os problemas.
22 Junho, 2018 at 10:49
Concordo com tudo. Texto brando e sereno, com argumentos. Não há aqui discurso de ódio nem teorias da conspiração. Simplesmente apoiávamos um Bruno que não era este. Este revela tiques de ditador, é malcriado e coloca o Sporting sistematicamente em posições de fragilidade. Assim, não. Contrariamente ao ffigueiredo, em Fevereiro mentalizei-me, contrariado, de que ia dar o voto de confiança a BdC, mas que era o último. Ou mudava ou Bruno-xau. Foi a minha ideia na altura e hoje arrependo-me. Tolerância Zero com ditadores, se tivéssemos aplicado este princípio talvez o Bruno tivesse salvação, agora já não tem.
22 Junho, 2018 at 11:07
A salvação é dada por via da vontade dos sócios.
Não vem por decreto, nem é pré anunciada.
Os meus 40 anos de sócio e a maturidade da vida, obrigam-me a ser ponderado e racional.
Pesando prós e contras, a balança continua claramente a favor destes 7 magnificos e corajosos membros do CD.
Voto SCP e isso significa NÃO ao GOLPE.
22 Junho, 2018 at 15:46
Todos parecem esquecer-se que se não fosse o ataque pilotado e concertado (vide carvão do despedimento E cashball na véspera e acções do RATO e da Holdimo no dia seguitne), o CD estava muito divertido a vender excedentários e a assistir ao Mundial de cadeirinha para decidir a quem e por quanto venderia amorconsigopróprio, e sirsanita. E o sul-americano mais valioso. E o dost. (e ainda ficava com o mano do presidiário e o bruno azeiteiro em caixa)
22 Junho, 2018 at 10:51
Propõe-nos então o Rei Artur, na defesa dos valores e da decência no Sporting que o deixemos arrumar a casa, pois a mudança de atitude que o putativo melhor dirigente do séc. XXI assim o impõs.
No mandato anterior, quando participaste ativamente na promoção de auditorias aos ex-presidentes, na proposta da sua expulsão por gestão danosa e no ataque aos croquetes que durante décadas minaram o nosso clube, andaste a fazer o quê ?.
Ah Artur, és um gajo com uma lata digna de um aldrabao vendido e queres acreditar que nos comemos gelados com a testa.
O Sporting não é um partido político, golpista.
Para teu azar, os sócios do teu clube deixaram de ser bananas.
Da graças ao teu Presidente por isso, o putativo melhor dirigente do ser. XXI, e aproveita para fazer a barba.
Se não o fizeres, certamente alguém irá fazê-lo por ti.
Golpista, os teus dias, semanas e meses, nem horas chegarão a ser.
Bandalho seboso.
22 Junho, 2018 at 10:55
OFF
O DITADOR VOLTOUUUUU
GOLPADA OU DEMOCRACIA
1. Convite feito a Jaime Marta Soares, Artur Torres Pereira e Henrique Monteiro para um debate para esclarecer os Sportinguistas na Sporting TV. Recusam e vão dar conferências e entrevistas a outras estações;
2. Sócios pedem comissão conjunta para garantir fidedignidade dos resultados da AG, e Jaime Marta Soares diz que não responde a esses Associados e que não tem medo deles;
3. É pedido pelo CD um boletim de voto claro, para que as pessoas possam votar sem enganos, e Eduarda Proença de Carvalho manda, dia 21 à tarde, um e-mail aos serviços a concordar. Mas dia 21 à noite já manda, com Jaime Marta Soares, um novo e-mail a recusar o que já tinha aceite. Boletim de voto é completamente enganador e desrespeita os Sócios que vão enganar-se a votar;
4. Dia 21, a putativa Comissão de Fiscalização reprova o Orçamento do Clube e o Plano de Actividades dizendo que é uma carta branca ao despesismo financeiro. Isto quer dizer: querem fazer um forte desinvestimento nas modalidades, acabar com algumas das históricas, passar as quotas para a SAD novamente e transferir o Pavilhão para propriedade da SAD, tendo o Clube que pagar renda fican endividado à SAD sem poder comprar as VMOCS para garantir a maioria da SAD;
5. Torres Pereira apela aos Bancos para não trabalharem com Bruno de Carvalho;
6. Ricciardi diz que SAD está na falência, já a preparar a venda aos desbarato à Holdimo, e fazendo o Clube perder a maioria da SAD;
7. Jaime Soares recusa dizer que consequências práticas retira se a AG de dia 23 não for a favor da revogação deste Conselho Directivo, isto é, se os Sócios quiserem que este Conselho Directivo continue;
8. A putativa Comissão de Fiscalização informa que, mesmo que o Conselho Directivo ganhe esta AG de dia 23 o processo para a expulsão de Sócios dos elementos do Conselho Directivo continua, e como o processo tem como grande factor o ataque à Academia significa dar razão à justa causa dos jogadores para as rescisões;
9. Dia 21, Jaime Marta Soares diz que independentemente do resultado da AG de dia 23, só convoca eleições para Setembro;
10. Dia 21, eu sou claro no assumir das consequências políticas no caso de perder na AG:
«SE RECEBER UM NÃO NA ASSEMBLEIA, NÃO ME RECANDIDATO»
Bruno de Carvalho garante que sairá de cena caso os sócios do Sporting votem na Assembleia Geral do próximo sábado pela revogação por justa causa do Conselho Diretivo.
«Se receber um não e tudo naquela Assembleia for fidedigno, não só não meto lá mais os pés como não me recandidato. Saio de cena no dia 23, só vou pedir a alguém que vá buscar as minhas coisas que estão no meu escritório», disse Bruno de Carvalho na Sporting TV, de imediato questionado com o que considera ser fidedigno: «É cada um de nós assumir claramente quais são as consequências que tiramos da Assembleia Geral.»
11. Se na AG de dia 23 os Sócios votarem sim à revogação do mandato do Conselho Directivo, como a justa causa alegada é o ataque à Academia, os jogadores ganham os processos de justa causa;
12. Dia 21, Jaime Marta Soares disse que um Notário – ninguém sabe qual:
a) Validou os votos e assinaturas – Falso! É impossível alguém, que não os serviços, fazer isso devido à complexidade do sistema de quantidade de votos consoante a categoria, o tempo e a forma como regressou a Sócio. MENTIRA!
b) Diz que esta pessoa será fiel depositária dos votos… Porquê um notário anónimo e não os serviços do Clube?
13. Dia 21, Jaime Marta Soares diz que a mesa fez um concurso para uma empresa auditar a credenciação e os votos. Que empresas foram convidadas? Quais os critérios? De que forma foi feito esse concurso? E é verdade que a Cofina, dona do Correio da Manhã, detém 12% da dita empresa, a Kreston & Associados, ou detém capital de uma empresa de alguém que integra os órgãos sociais da Kreston?;
14. Torres Pereira diz que foi barrada a entrada no Estádio à putativa Comissão de Gestão, e que isso é contra a decisão do tribunal… Esteve na Direcção 4 anos e não sabe que o Estádio é da SAD e que oa funcionários também o são (consequência da fusão da SPM com a SAD)?
15. Para parar esta brincadeira, e digo brincadeira pois estão a assaltar, a golpear, a matar o Sporting CP e os Sportinguistas, fiz dia 21 de Junho mais uma proposta honesta, democrática e que acabará com esta vergonha que se está a passar no Sporting CP, devolvendo verdadeiramente a voz aos Sócios (a voz e a decisão, pois como querem fazer vão dar voz aos Sócios, não vão é cumprir nada que não sirva os interesses deles próprios):
BRUNO DE CARVALHO PROPÕE DESAFIO A MARTA SOARES: FIM DAS COMISSÕES E PROVIDÊNCIAS ANTES DA AG
Diz não ter problema em fazer uma reunião na manhã de sexta-feira
Bruno de Carvalho propôs esta quinta-feira um desafio a Jaime Marta Soares: desfazer todas as comissões criadas por ambos, desistir das providências cautelares e ir assim para a Assembleia Geral de sábado.
“Jaime Marta Soares amanhã desfaz a Comissão de Fiscalização e a Comissão de Gestão que criou. Eu amanhã desfaço a Comissão Transitória da MAG e a Comissão de Fiscalização que criei. Paramos todos com as providências cautelares. E vai acontecer isto: o CD vai estar em pleno funcionamento. Para a Mesa ficaria Jaime Marta Soares, Eduarda Proença de Carvalho e os três elementos por mim indicados da CT MAG que desaparecia e a Comissão de Fiscalização seriam três elementos indicados por ele e três por mim. Isto para verificarmos se quer ou não o bem do Sporting e dos sportinguistas”, referiu na Sporting TV.
No entanto, o presidente leonino impôs condições: “Mas com um acordo: que as eleições para a Mesa e Conselho Fiscal são no dia 21 de julho, que na comissão, nem os meus elementos nem os deles propõem processos a ninguém, mas apenas fazem gestão corrente e aprovam o orçamento para as modalidades continuarem a ser apoiadas. Ele mantém-se a presidente mas tem um compromisso: se a destituição não for aprovada, desaparece de cena. Marca AG para aprovar orçamento e a AG de 21 de julho para eleições da MAG”.
“Isto é um desafio sério. Não tenho problema nenhum de nos reunirmos já amanhã às 9 da manhã e tratarmos disto tudo”, concluiu Bruno de Carvalho.”;
16. Não paguei quotas nenhumas a ninguém. Podem fazer todas as denúncias anónimas que quiserem – MENTIRA!
17. Não recebi nenhum prémio de 100 mil euros – MENTIRA!
18. Dizem que existem Núcleos a negar coisas a quem não apoia a Direcção. Mas quem anda a pedir aos Núcleos para vir votar, e a fazer ofertas de autocarros não é o Conselho Directivo, e o sentido de voto que pedem é contra o Conselho Directivo e não a favor – MENTIRA!
19. Nunca prometi que íamos ganhar o processo da Doyen. Aliás, disse várias vezes que tinhamos toda a razão; mas que a justiça era cega, e que conhecia muitos inocentes presos e muitos culpados cá fora – MENTIRA!
20. Se continuar no Sporting CP, asseguro que resolverei todos os casos das 9 rescisões de jogadores, e que o empréstimo obrigacionista avançará, assim como a assinatura da nova renegociação da reestruturação financeira, devolvendo toda a capacidade de tesouraria ao Clube e à SAD em pouco tempo;
21. Estamos a construir planteis para ser campeões para a próxima época em todas as modalidades, incluindo no futebol sénior masculino. Mas para isso têm de nos deixar trabalhar e aprovar o Orçamento do Clube;
22. Se continuarmos, garantimos a maioria da SAD do Sporting CP aos Sportinguistas em 2019;
23. Se for verdade que um tal de André Pinotes Batista disse que eu falsifiquei documentos da MAG, ou seja do que for, vai dar uns valentes Pinotes no banco dos réus – MENTIRA!
24. O que havia a pagar neste momento pelo Battaglia está pago;
25. O que havia a pagar neste momento pelo Raphinha está pago;
26. Futebol sénior masculino
a) Contratações:
– um excelente Director do Futebol Profissional, Augusto Inácio
– um excelente treinador, Siniša Mihajlović
– um excelente Director Clinico e restante equipa médica
– um excelente lateral direito, Bruno Gaspar
– um excelente central, Marcelo
– um excelente extremo, Raphinha
– um excelente guarda-redes, Viviano
b) Regressos Made in Sporting:
– regressaram as nossas pérolas Francisco Geraldes, Matheus Pereira e Mané.
Viu-se agora, no regresso, um plantel com muita qualidade, unido, forte, alegre, comprometido com o Clube, com a sua Direcção e com os adeptos, e com muita vontade de ganhar!
c) Contratações em curso:
– estamos a acabar as negociações por um médio, um extremo e um PL.
Agora, espero que Jaime Marta Soares demonstre o seu Sportinguismo e boa-fé, e aceite a minha proposta.
Perante isto tudo e o que for a tomada de decisão deles perante a minha proposta, os Sócios que decidam, dia 23, na AG!
Se quiserem que este CD fique, votem NÃO à destituição!
Se quiserem que este CD vá embora, votem sim à destituição.
22 Junho, 2018 at 11:03
+1
22 Junho, 2018 at 10:58
A comissão de gestão já fala sobre negociar os passes dos jogadores que rescindiram.
Fantástico.
É mesmo de quem vai marcar eleições já a seguir.
22 Junho, 2018 at 11:06
E é uma comissão.
E é de gestão.
O que valeria se fossem CD.
Ate alienavam passes de jogadores.
22 Junho, 2018 at 11:01
As ameaças subliminares de insubordinação e violência estão de volta à tasca.
22 Junho, 2018 at 16:35
Isso querias tu! Bem podes provocar…
22 Junho, 2018 at 11:04
Pela evidência do texto, e pelos elogios ao mesmo, constata-se que existe no seio do Universo Sportinguista
um conjunto de sócios e adeptos que admitem sentir-se como alguém, que andou a ser enrabado durante cinco anos e só há cerca de uns poucos mesitos para cá, é que lhes começou a doer o cú.
Pois bem, proponho-lhe como profilaxia para os seus males, em vez da tentativa de revogação, a vaselina, uma vez que quanto à enrabadela, não devem ter ilusões.
Vai continuar.
22 Junho, 2018 at 11:09
Entao mas agora derrubam-se Conselhos Directivos eleitos porque “eu” acho que o Bruno que eu gostava nao era este. Este Bruno e mal criado?
Tenham vergonha na puta da cara antes de vir debitar estas merdas. E se nao respeitam os outros socios, ou o que este CD atingiu a nivel de saneamento financeiro do clube, pelo menos respeitem os trabalhadores e as familias dos trabalhadores do Sporting Clube de Portugal, que todos os dias vao trabalhar e dar o melhor pelo clube, e que hoje, por causa destes imbecis golpistas teme pelo seu emprego e pela estabilidade da sua entidade patronal.
Estes comentarios de merda tiram-me do serio. Chamam mal educado a um Presidente de um CD que re-ergueu o Sporting, para porem la outra vez os mamoes que nos levaram a falencia. Pqp esta gente.
22 Junho, 2018 at 11:16
E se ganhar a abstenção…
22 Junho, 2018 at 11:21
Não está lá inocentemente.
Serve para desviar os votos dos que apenas queriam eleições.
Como se isso estivesse a votação.
Quem, se quer abster, não vote, ou vote nulo.
Sou contra este tipo de opções.
Na vida temos de fazer escolhas, abstermo-nos é fugir às nossas responsabilidades.
22 Junho, 2018 at 11:23
é simplesmente ridiculo…
a abstençao é quem não comparece para votar.
22 Junho, 2018 at 11:29
Na minha opinião independentemente do resultado da votação vai ficar tudo na mesma ou pior. O outro lado da barricada, seja ele qual for, não vai desarmar.
O rei sol é simultaneamente a causa e a chave para a resolução de todo este imbróglio. Se sua majestade tivesse seguido o conselho de Eduardo Barroso e tivesse metido baixa talvez não estivéssemos neste impasse.
22 Junho, 2018 at 11:21
Afinal qual é o problema com os bolentins de voto? A pergunta que lá estará parece-me bastante clara. Revogação do mandato do atual CD: Sim ou não?
Até acho que a pergunta está a favor do CD, por diz “Revogação do actual mandato do CD por justa causa”. Eu, por exemplo, poderei concordar que deveriam haver eleições, mas não concordo que haja justa causa para destituir o atual CD.
22 Junho, 2018 at 11:27
Devia estar a seguinte pergunta para as melancias amestradas:
Podemos continuar a ter o Deus-sol Azevedo ou deixemos isto entregue a pessoas que cumprem os Estatutos?
O texto do ffigueiredo é a melhor posta que apareceu na Tasca na última semana. Há quem ñ queira abrir os olhos,mas cada um terá a sua consciência.
22 Junho, 2018 at 11:53
E gente como este MadaLion q queremos para o Sporting?
22 Junho, 2018 at 17:33
Sócio a pagar quotas há 34 anos, que lutou contra o roquettismo, o godinhismo e que volta estar do lado certo da história a lutar contra o acefalismo brunélico? Não sei… se calhar, TU não queres.
22 Junho, 2018 at 11:29
Sou só eu a achar isto estranho?
Voluntários a serem solicitados por Facebook?
Tem os ingredientes certos para dar merda…
https://misterdocafe.blogspot.com/2018/06/golpada_22.html
22 Junho, 2018 at 11:36
Isto realmente e estranho. Vale a pena inscrever-se so para ver para que e que estao a pedir voluntarios. Entao agora qualquer gajo ou gaja se mete no facebook a pedir voluntarios para a AG do Sporting? Isto cada vez esta melhor. O Marta Soares nao vem ja esclarecer? Ou sendo Presidente da MAG nao sabe quem organisa a MAG?
Uma coisa que se percebe cada vez mais e que o Sporting teve muito mas mesmo muito patrimonio – e tanta, mas tanta gente andou a mamar a conta dos socios durante anos e anos e anos. Tantos mas tantos deviam estar presos e andam aqui tipo abutres a querer mamar ainda mais.
22 Junho, 2018 at 11:39
“E apesar de…”…
“O meu apoio continua a ser para a Direcção liderada por BC…”
Tem “errado”…?
Tem sim senhor…!!
“Fez obra positiva e visível…?”…
Mas alguém tem dúvidas…??
https://encrypted-tbn0.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcTRocCA0H8yW90YeVx6h_PgQzovurGO3DHnP0xFuPvApk9h_KWTyg
Ainda acho que “o positivo”…pesa mais que “o negativo”…
Essa é a razão do meu apoio…!!
“Sou e serei sempre…SPORTING…”
E o “resto são cantigas…!”
SL
22 Junho, 2018 at 11:44
Já não tenho paciência para ver medir pilinhas! Já não devem restar muitos indecisos. Entendo só haver neste momento duas opções. O regresso ao passado, conformista, ou a continuidade de um futuro rebelde. O meu apreço a todos os Notáveis, que amanhã vão fazer centenas de quilómetros para decidir o futuro do Clube. Nós somos os verdadeiros Notáveis e não qualquer figura que nunca vi no estádio, no pavilhão ou em qualquer outro recinto a apoiar o grande SCP.
22 Junho, 2018 at 11:49
É altura de perceber que no Sporting atual não á espaço para uma 3º via.
Ninguém no seu perfeito juízo vai se colocar nesta “guerra” entre croquettes e a tropa do Bruno.
Só alguém muito necessitado é que coloca o seu nome para já na praça.
E outra o que ganhava agora vir um nome?
Numa altura que se vota ou não a continuação da atual direcção, só ia arranjar problemas.
Num futuro próximo quem sabe, mas nesta altura não temos espaço para isso e só um gajo com falta de estratégia é que vinha agora como “salvador” da pátria, aquele que tem o “bom” de Bruno e não o “mau”.
Levava logo com o Mascarado em cima e profissionais de twitter, 24/7.
Os notáveis vinham logo disser que era um Bruno v.2 etc.
É simples, primeiro vê o que dá esta AG e só depois avança ou não.
O mais certo é amanha o Bruno levar a melhor o que ainda reforça mais a sua posição.
22 Junho, 2018 at 11:59
e porque não a substituição de BdC por Carlos Vieira?
A estratégia seria basicamente a mesma mas sem os devaneios do rei sol.
22 Junho, 2018 at 11:59
Votei 3x em BdC. As duas primeiras convicta, a terceira porque “temi” que muitos, com medo de que tantos outros também se abstivessem, dessem uma vitória a um PMR.
Acho que nós próprios “criámos” este BdC. Com tanto medo do bicho papão “croqueteano”, fomos passando a imagem de que BdC podia tudo, incluindo ofender e perseguir adeptos e trazer a vida pessoal para dentro do Clube.
Não embarco mais no “para melhor está bem, está bem, para pior já basta assim”. Houve um BdC ( o do princípio ) porque é que não haverá mais se somos 3,5M?
SL.
22 Junho, 2018 at 12:26
Sem dúvida que fomos nós que o «criámos». Fomos demasiado permissivos com os seus abusos desde o início. Mas na verdade começámos a criá-lo muito antes de ele sequer chegar à direcção, por termos permitido a ruína financeira e desportiva que o antecedeu.
Não me estranha por isso haver tantos sócios a resistir a uma mudança por simples receio de um regresso ao passado, mas temos de pelo menos conceber a possibilidade de existir outro rumo que não um destes dois.
22 Junho, 2018 at 12:32
Resistir a uma mudança, essa ignóbil analogia a resistir ao golpe.
Golpista, não passarás.
22 Junho, 2018 at 13:24
Se vês um golpe numa assembleia validada em tribunal, numa votação aberta a todos os sócios, não te posso ajudar.
22 Junho, 2018 at 13:51
Se não vês o golpe é porque viste as assinaturas válidas que o bombeiro diz que tem e que quis validar à socapa, num feriado em que os serviços estavam alocados à organização de uma sessão de esclarecimento.
Se não vês o golpe é porque confias no bombeiro que mentiu publicamente aos sócios.
Se não vês o golpe, é porque concordas que o sócio que requereu a expulsão seja o mesmo que está a recrutar e a organizar o conjunto dos delegados para a acreditacao e contagem de votos, o advogado Pedro Teives.
Se não vês o golpe é porque não vês a promiscuidade entre a auditora escolhida e o grupo Cofina.
Poderia continuar com mais exemplos, mas pelo acima exposto posso racionalmente chegar à conclusão que,
Se não vês o golpe, é porque fazes parte dele.
SL
22 Junho, 2018 at 14:13
Ou seja, estás acima da lei. Não admira que tenhas a palavra golpista na ponta da língua.
22 Junho, 2018 at 16:05
(…)
To live outside the law
You must be honest
DYLAN
É melhor tê-la na língua do que no intuito. Essa presunção de «saberem» mais, depois do mal já feito é Atroz. Alcatrão e penas, porta do RALIS para o RATO soares.
22 Junho, 2018 at 17:58
Qualquer pretexto é bom para citar o Dylan, mas não creio que neste momento haja muita gente honesta a falar do Sporting em nenhum dos lados das barricadas. A lei é capaz de ser melhor bitola.
22 Junho, 2018 at 17:35
Engraçado que esse foi o argumento dos godinhistas aquando da sua queda. Na verdade, se calhar descobrimos que os actuais brunistas são ou foram godinhistas.
22 Junho, 2018 at 11:59
Não vou sequer ler o post. Este figueiredo pode muito bem ser o clone do André Carreira Figueiredo.
Nunca pensei que houvesse tanto sportinguista burro. Desonestos, manipuladores, de vistas curtas.
22 Junho, 2018 at 12:41
Para quem defende a destituição,
Até entendo que acreditem que vai surgir uma 3ª via e que serão marcadas eleições no prazo máximo de um mês.
Mas gostava que me explicassem porque não acham preferível esperar mais uns meses por eleições. Preferem que seja a comissão a gerir de imediato o clube?
Se hipoteticamente esta comissão vendesse o Gelson, RP, Ricardo Fernandes, william, por 8 milhões cada ao Wolwerampton e o Rafael Leão ao Benfica dizendo que foi um mal menor pelo “estrago feito pelo Bruno de Carvalho”, o que iriam sentir, ficavam contentes pelo mal menor, ou sentiam-se traídos pela comissão?
22 Junho, 2018 at 13:25
Porque a actual direcção não deu o menor sinal de estar interessada em marcar essas eleições?
22 Junho, 2018 at 14:22
Porque para se marcar eleições, primeiro tinha de se demitir e demitindo-se permitia ao bombeiro alzheimarado fazer o que lhe apetecesse. Podia deixar o actual CD em funções correntes e marcar as eleições em 2 meses ou poderia nomear uma comissão de gestão e marcar as eleições num prazo de 6 meses.
E como sabemos que bombeiro funciona de acordo com aquilo que é mais popular…
22 Junho, 2018 at 14:30
O PMAG é inenarrável e concordo que opta demasiadas vezes por um discurso populista. Mas o mesmo pode ser dito de BdC, o populismo corre-lhe nas veias. Qualquer dessas soluções (2 ou 6 meses) seria preferível ao actual impasse e divisão interna. Teríamos candidaturas com propostas claras, equipas para analisar, BdC com possibilidade de se defender de uma posição neutra, e o circo mediático possivelmente aplanado. E se o problema era que isso punha em causa a reestruturação financeira, que dizer da situação actual?
22 Junho, 2018 at 14:40
Se fosse só o problema da reestruturação.
O problema das rescisões e de liquidez entre outros não poderia, nem pode esperar tanto tempo.
Há decisões importantíssimas para o futuro que tem de ser rapidamente tomadas e será necessário estabilidade para serem implementadas/negociadas, seja com o actual CD seja com a CG.
22 Junho, 2018 at 16:07
Porque sabia que seria imediatamente impedida de se recandidatar pelo RATO com um expediente análogo. Assim, coleccionaram lídimas razões de queixas-crime com as quais é plausível fazer malhar alguns ossos de escRoquette na cadeia. Cfr a lei eleitoral, por ex.
22 Junho, 2018 at 14:33
Claro que ficavam contentes! Segunda-feira está aí um comunicado, da tal comissão transitória, a dizer que se conseguiu um excelente acordo com os traidores. Nós (Eles) libertamo-os e eles desistem de pedir indemnizações ao Sporting.
É a paga pelo trabalhinho sujo da rescisão para culpar BdC! Por que outra razão haveriam de ter incluido as sms de BdC nas suas cartas se isso tinha ocorrido há mais de 30 dias e jamais seria sequer apreciado para a justa causa?
Mas os adeptos da destituição querem lá saber disso! Desde que corram com “o gordo”, para usar a menos má das expressões, eles estão nas nuvens. Que se foda o Sporting! Querem é foder o gordo! E apoiar os traidores na selecção do mendes!
22 Junho, 2018 at 14:15
Ontem, o putativo presidente da CG, Torres Pereira, disse, que na próxima 2a. feira, começa a negociar os passes dos jogadores que rescindiram, dando assim, implicitamente, razão á justa causa. Posso então presumir que o autor do texto, e os que concordam com ele, querem isto para o Sporting, neste momento?
22 Junho, 2018 at 15:07
Obrigado pelos vossos comentários, mesmo aqueles que passam ao lado do texto original para insistir em argumentos que nada têm a ver com o que escrevi: no fundo, significa que também têm dúvidas sobre o percurso e temem o mesmo que eu.
Obrigado também a quem questiona a minha existência ou desconfia que haja dupla identidade. Não tenham dúvidas: existo, o meu ‘nick’ indicia quem sou e até já aqui escrevi o mês e ano em que me fiz sócio… vão lá 38 anos.
Obrigado ainda aos que, a partir da minha posição, me colam à actuação do PMAG e da CG, porque me permitem acrescentar algo que não escrevi para não ‘poluir’ o texto: é facto que vencendo a destituição ficaremos entregues à CG e à MAG, mas esse facto decorre apenas de BdC ter recusado seguir o caminho trilhado no processo de afastamento de Godinho Lopes; se se recordam, e perante uma AG destituitiva, GL aceitou demitir-se e ficar ‘em gestão’ até às eleições; BdC podia ter feito o mesmo. Notem que insisto na convocação imediata de eleições: faço-o precisamente na convicção de que devem ser limitadas as acções da CG! Aquelas pessoas (JMS, ATP, etc) têm cometido erros suficientes e são evasivas qb para eu estar desconfiado. Mas é o que temos e a verdade é só estão onde estão por erros de BdC.
Não quero aquelas pessoas à frente do Sporting, mas essa recusa só vai valer em período eleitoral. Neste momento temos que garantir a realização de eleições; depois veremos se eles se apresentam, se teremos que os combater ou se surgem alternativas válidas.
Um obrigado final ao Lionight: em quatro linhas explica muito do que demorei muitas mais a escrever – quem não é por ‘mim’ não tem razão de existência. Dizendo-se que BdC frequenta a ‘Tasca’ fico a pensar se serão uma e a mesma pessoa…
SPOOOOOOOOOOOOOOOOORTING!
22 Junho, 2018 at 15:14
Obviamente. Ninguém aqui quer a CG. Queremos é eleições. No entanto votamos para entregar o Sporting à CG, sem qualquer acto eleitoral planeado.
Talvez quando a CG fizer aquilo para a qual lá está já se poderá marcar as eleições.
22 Junho, 2018 at 15:18
Eh pá…
Não podemos querer tudo e o seu contrário.
Não pode haver eleições marcadas sem que haja demissão/destituição do CD
SL
22 Junho, 2018 at 15:34
Pois, claro. Temos que confiar. Se o Senhor Comendador disser que há eleições, é porque há. Alguma vez voltou ele com a palavra atrás? Entretanto votamos em entregar o clube à CG, não por ser isso que queremos, mas porque é esse o caminho para outras coisas. Temos que acreditar. Tranquilo. Também não é que já tenha sido constituída uma CG antecipadamente para na segunda ir intentar contra os interesses do clube. Olha, apoia, confia.
Abracinhos.
22 Junho, 2018 at 15:31
Obrigado pelo texto ffigueiredo
22 Junho, 2018 at 16:21
Dizes que BdC recusou demitir-se e ficar em gestão.
E JMS queria isso?
22 Junho, 2018 at 16:26
Não sei nem me interessa!
Se BdC quisesse tinha-o feito, pressionando JMS (havia pessoas com peso suficiente para impor essa solução).
Se BdC tivesse apresentado a demissão, havendo anúncio de demissão dos outros OS, não estaríamos nesta guerra.
Mas é tarde para, sequer, especular.
SL
22 Junho, 2018 at 16:30
Ok não interessa… ele que se demitisse e logo se via.
Olha ficou a CG…. e eleições daqui a 6 meses
É tarde para especular se JMS queria, mas não é tarde para afirmar que BdC não quis.
22 Junho, 2018 at 16:37
Moura… não vale desconversar.
Escrevi que devia ter sido seguido o mesmo ‘caminho’ que com GL – com GL houve negociação: ele demitia-se, marcavam-se eleições e era anulada a AG destituitiva; repito: houve negociação!
Acredito que chamando pessoas como Daniel Sampaio e Eduardo Barroso isso teria acontecido.
Até admito que JMS não quisesse… a força estava do outro lado e teria ganho.
JMS só tem o protagonismo que tem porque BdC escolheu esta via: é consequência, não é causa
SL
22 Junho, 2018 at 16:54
Não desconversei…
Tu assumes (é a tua opinião) que essa via era possível através da negociação eu não acredito que fosse possível.
Porquê?
JMS sempre demonstrou não ter interesse nessa solução e pegando no que dizes, estás a inverter as coisas, pois tal como dizes no caso GL foi possível o entendimento devido a EB.
Quem era EB? Era o PMAG… não esqueçamos isso.
Ao mesmo tempo não sei se BdC teve ou não também. Mas ele era quem teria mais a ganhar, pois ai teria sem dúvida nenhuma muito mais hipóteses de ganhar do que hoje tem numa destituição e de certeza que não tínhamos metade dos problemas que temos hoje e nem sequer o problema do EO.
Posso estar enganado, não o posso afirmar, tal como tu não podes o inverso e como dizes é especular… mas a especulação é tanto em relação ao interesse de BdC como de JMS.
22 Junho, 2018 at 17:08
OK
Concordamos em discordar…
SL
22 Junho, 2018 at 17:11
😉
SL