Poucas coisas me restam que traduzam a memória de meu pai. Viu muito além da sua parca condição económica. Financiou e encorajou os estudos de um menino com uma peculiar relação com a escola, que perdia dias a ler os livrinhos, velhos e rasgados, em línguas indecifráveis que aprendera sem ninguém lhe ensinar.
Assim foi até ao dia em que as propinas do Técnico se começaram a pagar, em boa parte, com os prémios de mérito. Vi, nos seus olhos, um homem realizado quando lhe expliquei sobre uns americanos doidos que financiariam um grau académico de nome estranho, lá em Massachusets.
Nos quatro anos que se seguiram, do outro lado do mar, os telefonemas eram escassos porque caros. “Viste o Sporting, puto?”.
Não é estranho, pois, que sem herança física e com os valores e sacrifícios que me deixou feitos na carne que sou hoje, a memória que tenho dele seja uma viagem. Reconfortante. Sinuosa. Dura, mas nossa. Tão nossa.
19 de Maio de 1996. Já no fim da adolescência, entrei em casa madrugada dentro. Tinha sido uma noite perdida, a vaguear a pé, sozinho, mas com muitos demónios em mim. O cheiro a queimado, a carne a arder, as gargalhadas estridentes dos lampiões, as suas caras de gozo e alegria comemorando golos, ébrios de vitória e do prazer de subjugar o inimigo, de lhe espezinhar a dignidade, de lhe negar a humanidade. O cheiro ainda cá está, mas suspendeu-se ao entrar em casa e ver o choro e o desespero de meu pai. Seu desespero era ainda maior que o meu. Não apenas tinha vivido o mesmo, mas pendia sobre a sua cabeça a culpa de me ter levado lá. Como prenda, como reconforto, como a promessa que tínhamos feito de estar juntos, de fazer a nossa viagem de Sportinguismo. Fizemo-lo sobre o caixão de um irmão, com quem não tive tempo de partilhar tudo isso e tanto mais.
26 de Junho de 1989 marcou o inicio dessa viagem. Uma segunda-feira doutros tempos. Tempos em que um menino de 10 anos comprava um bilhete de autocarro e vinha, desde os subúrbios norte até ao Campo Grande. Não foi uma viagem qualquer, foi a viagem para entregar a inscrição como sócio do Sporting Clube de Portugal. Numa atitude pouco reflectida foi-me respondido que sim, poderia ser sócio, mas a prenda de aniversário inexistiria para pagar a jóia. E teria que vir entregar os papéis a Lisboa. Aceitei prontamente, para estupefacção até de um convicto Sportinguista.
Foi uma viagem de 29 anos. Acabá-la é encaixotar a memória de meu pai. Não conseguiria fazê-lo em sua vida. Não posso deixar de o fazer quando o Novo Sporting conspurca os valores que a nossa viagem me permitiu construir. Não é pela queda de um dirigente – já atravessámos muitos – é pela capitulação, é pela eutanásia moral que isto representa. Um Sporting que ousou levantar a cabeça, ser insubmisso, lutar contra os interesses – com bons ou maus modos – e decide ajoelhar-se não é o nosso Sporting. Não é essa fibra que o meu pai me transmitiu.
O meu Leão poderia ter vivido uma vida na jaula, mas tendo-se libertado para a selva, não lhe admito que volte a correr para a jaula.
Hoje cancelei o débito directo. Tu és o culpado. E tu. E tu. Tu que votaste SIM e tu que meteste uns votos a mais à socapa, pelo sim, pelo sim. Odeio-te com toda a minha sinceridade, com toda a minha força e convicção. Mais do que aos lampiões. Desejo-vos o pior que conheço. O pior que conheci no Sudão, no Congo e nos Balcãs.
Ainda vou polvilhar esta caixa de comentários. É o meu luto. Vou insultar despudoradamente, injustamente. Estou destroçado, injustiçado. Quero que sintam igual. Quero que se fodam.
A mesma vivência que me trouxe a ponderação, o respeito pelo outro, a necessidade de me colocar na posição de quem discorda de mim para o entender, o segredo de que os homens sábios se fazem de humildade, é a mesma vivência que me leva tudo isso. Sobra o ódio e a aspereza do vazio. Não estranhem, pois. Depois vou desvanecer e desaparecer.
Duas palavras: Bruno e Cherba.
Obrigado Bruno por mostrares que é possível ser insubmisso. Obrigado Por estes 5 anos maravilhosos. Obrigado por tanta, tanta coisa que só posso resumir num agradecimento por me devolveres o orgulho. Embora seja para mim evidente que houve fraude, há muita gente que votou pela destituição. Hoje parece óbvio e lógico que haverias de sucumbir perante o poder instalado, às mãos, foices e martelos daqueles que preferem viver uma vida de servidão e olham com mais ódio àqueles que, em condição análoga, tentam colocar a cabeça de fora do que aos “pais grandes” que os escravizam.
Isto é muito mais que desporto. Bruno, foste uma revolução de mentalidades que o poder tinha que esmagar. Ricciardis, Salgados e Sobrinhos não vivem sem Garcia Pereiras nem Oliveiras, nem os segundos sem os primeiros. Mas, após queda do BES e dos Dos Santos tinham que mostrar que são, em conjunto, os Donos Disto Tudo, aconteça o que acontecer. Pouco me importa se te recandidatas. Objectivamente, já estará tudo em cacos, mas mais importante que isso é que jamais apagarás a suprema ingratidão destes sócios, mais afinação, menos afinação, que optaram pela eutanásia do clube. Se o fizeres serás só um tolo à deriva.
Cherba. Por seres o meu farol de Sportinguismo nestes tantos anos desde o cacifo. Há textos que recordarei para a vida. Hoje só me ocorre o do Leão nos cuidados intensivos, rodeados de médicos a decretar o fim, mas nós a segurar-lhe a mão. Até se erguer. Com Bruno. Noutros tantos dias são tantos outros textos memoráveis. Nestes últimos meses só desejei que, caso o primeiro quisesse sair, se elegesse o segundo. Agora não quero saber.
*Este texto foi escrito sem qualquer tipo de acordo, revisão, etiqueta ou boas maneiras, já que isto foi lixado de por no papel.
** Não estou certo de o título, e a canção a que alude, estarem completamente ajustados a tudo o que sinto. Estão-no em parte mas a escolha deveu-se à circunstância de ter sido a música favorita do meu Pai. Cumpre-me recuperar estas heranças dispersas quando a grande herança, o Sportinguismo, me morreu.”
ESTE POST É DA AUTORIA DE… Hadji
*às quartas, a cozinha da Tasca abre-se a todos os que a frequentam. Para te candidatares a servir estes Leões, basta estares preparado para as palmas ou para as cuspidelas. E enviares um e-mail com o teu texto para [email protected]
28 Junho, 2018 at 7:48
Não imaginas a quantidade de vezes que já senti essa espécie de vazio, essa vontade de desistir, esse “que se foda, não vale a pena”. Mas, depois, há sempre um depois. E esse depois é por gajos como tu e como a maioria dos que aqui vem, que merecem pelo menos outros dez anos de dedicação diária à causa.
Espero, por isso, que este post seja um até já.
Abraço
28 Junho, 2018 at 8:29
Não é bem um ” que se foda, não vale a pena “..
É mesmo pelas dinastias, de fantoches..
E, de repente, aparece um “maluco”, com um amor pelo Sporting igual a tantos nós.
Um gajo que ri, ou que chora, como nós..
Não como alguns ( a minoria ) que fica “meh”, que se tinha habituado às décadas anteriores, bem como outros que se estão a cagar ( completamente ) para o Sporting… ( Nem falo dos que não são do Sporting.. )
Basta as pessoas imaginerem se fosse com elas.
Um trabalho fenomenal, e depois tiram-te de lá ?
Por factores externos…
Estava tudo a seguir o rumo normal, pré época, contratações, planificação.
Nada disto fas sentido.
Não há ninguém no Governo que se rpeocupe ? Que se importe ?
Mesmo que não seja sportinguista, mas com sentimento de justiça ?
Advogados ?
Mesmo pessoal que arranje os E-mails destes gajos todos, como fizeram os do norte ?
Alguém que denuncie algo ?
Alguém que tenha ouvido algo nos “corredores” ?
Nada ?
Não consigo acreditar..
Somos tão, ou mais, competentes do que os outros.
E temos vindo a “sofrer” mais do que ninguém, as injustiças nesta Aldeia de Portugal.
Há já demasiado tempo.
Estes 5 anos, souberam a uns 20.
Imagino mais 5 anos, com PdC a dar as últimas, o LFV também não fica lá muito mais tempo, assim como os restantes espalhados pelo país, nos favores.
Tenho de acreditar que há-de haver algum advogado, algum juíz, algum polícia, algum político, que faça uma “spark”..
Alguém que ajude.
( O Pippo Russo diz que está a escrever um novo artigo sobre o Mendes..
E postou algo do género ” AButres… ” e com a notícia sobre o Sporting.
Implorei-lhe por ajuda lol.. Se tinha mais contactos, advogados, whatever, se podia ajudar )
É o desespero.
Senão..
Resta-me acreditar no karma/dharma e no equilíbrio universal..
E que o CD anterior, volte daqui a 2 meses
Isto tudo é de uma tremenda injustiça..
Enfim.
Abraço de Leão
28 Junho, 2018 at 8:44
‘Estava tudo a seguir o rumo normal, pré época, contratações, planificação.’
E continua a escrever se este tipo de coisas com a maior das ligeirezas…
Estava tudo normal sim, 7 titulares rescindiram, um treinador contratado sem qualquer critério, saúde financeira para inglês ver…
Ganhem vergonha!!
28 Junho, 2018 at 8:45
Enfim.
28 Junho, 2018 at 8:46
Que cor escolheste??
A setinha doeu muito??
Hahaha
28 Junho, 2018 at 8:53
Faz como o vosso líder
“Eu não apoio mais o Sporting”…
28 Junho, 2018 at 8:57
O teu Sportem submisso e dos 12º lugares, não é o nosso Sporting!
28 Junho, 2018 at 9:02
Mas qual “vosso” Sporting? Vocês são do bdc futebol clube caralho!!
Passaram 2 anos a dar carta branca às tontices do vosso líder e agora onde estamos?
Metam uma merda na cabeça. ..quem dividiu o clube como nunca foi bdc!!
28 Junho, 2018 at 9:06
Maior orçamento de sempre, uma taça da liga e (mais um) terceiro lugar.
EquipaB a descer de divisão…ou sim, melhor acabar.
Equipa titular completamente desfeita.
Este é o vosso líder. Onde toca faz merda
28 Junho, 2018 at 9:10
E agora retribuo o “Apoia caralho!!”
Ps: grande vitória ontem do futsal. Mas esta equipa precisa de sangue novo e de um GR a sério
28 Junho, 2018 at 9:12
O teu Sportem molinho e submisso ao Jorge Mendes tal como temos hoje…
…não é o nosso Sporting.
E que haja para sempre a divisão entre os SIMS e os NÃOS. Do meu lado só pessoas de confiança.
28 Junho, 2018 at 9:14
Toquei no nervo…
😀
28 Junho, 2018 at 9:14
Apoia caralho!!
28 Junho, 2018 at 9:15
O teu Sportem das cooptações…
…não é o nosso Sporting.
28 Junho, 2018 at 9:22
O clube dos verdadeiros Sportinguistas, casta pura!! De colhões de aço!!
28 Junho, 2018 at 9:39
O teu Sportem que se ajoelha aos que traíram e rescindiram com o clube que os formou…
Não é o nosso Sporting.
28 Junho, 2018 at 10:19
Fodasse alguém com tomates para calar esses brunistas.
Jonny ja enjoa esta submissão.
Abraço
28 Junho, 2018 at 10:51
Bom bom é tar a ver o Futre no canal de tv que passou os ultimos meses a cagar em cima do Sporting,a revelar conversas com empresários e com o Sousa Cintra e o caralho… esse é o vosso Sporting caralho, parabéns!
28 Junho, 2018 at 11:12
Orgulhosamente sós não é?
28 Junho, 2018 at 11:20
Orgulhosamente fracos.
28 Junho, 2018 at 11:24
Balboa filho da puta
Cala te caralho
Cala te
.Cala te
Não tens noção da merda que fizeram!?!!???
O Mendes caralho…
Carrocel
NO MININO A ACADEMIA VAI SER DADA AO MENDES E, ESTAREMOS MUITO MUITO PERTO DA CORRUPÇÃO.
MENDES CARALHO
MENDES, DE PORTA ESCANCARADA
SIM PULHA DO CARALHO.
Tudo o controlável estava a ser tratado.
Treinador que aposta em jovens, estrangeiro, continuavas independente de fundos e empresarios.
Até podia ser mais um a lutar pdlo terceiro lugar mas honrado.
Filhos da puta oportunistas levados até às últimas consequências.
Mas esses merdas acham que voltam e está tudo bem.
Nunca assobiei mas caralho se não vou comprar bilhetes (GB nem pensar*) só para assobiar esses fdp…..
E o bfernandes tinha tudo, filho da puta. Vai correr mal.
Mundial de merda e volta com rabimho entre as pernas.
NINGUEM MAIS NOS VOLTA A RESPEITAR.
JA não tínhamos o respeito da CS, dos empresários. Agora qqr jogador cada em nós.
Pior, já nem começa a haver respeito por sportinguistas, GOLPISTAS IRRESPONSAVEIS CABROES
*TENHO PENA do palhinha do geraldes e pasme-se do matheus, e dos que não foram oportunistas.
Tenho pena por esses não merecem (pelo menos para já) o rancor e falta de vontade de ver o futebol do Sporting
28 Junho, 2018 at 11:45
lol
Tenham vergonha na puta da cara!!
28 Junho, 2018 at 11:48
E não, não vou descer ao vosso nível.
Não venho para aqui insultar quem me aparece na frente, só porque não partilho das mesmas ideias. Isso é de gente baixinha.
28 Junho, 2018 at 12:00
E tinha razão ou não? Quem lá está agora, move-se por verdadeiro amor ao Clube ou têm alguma motivação secundária aos interesses do Clube?
28 Junho, 2018 at 12:14
O Sporting alguma vez foi unido?
Ganha vergonha.
Deves ser mais um miúdo betinho que quer é que se fala mansinho, porque como deves ter voz de esganiçada não admites que falem mais grosso que tu e exponham a tua mariquice.
28 Junho, 2018 at 12:21
Mereces é ser insultado e que te caguem em cima.
28 Junho, 2018 at 16:13
Tas a sentir o efeito Sousa Cintra no Sportem?
Esse Sporting não é o nosso
29 Junho, 2018 at 16:15
Isto não é o Sporting. O Sporting é um Clube digno, não um conjunto de mamões que tomou o Clube de assalto.
28 Junho, 2018 at 11:58
Não adianta. Nem adianta explicar que se chegou a este triste estado, graças a um crescendo de delírio do ex-presidente. Nunca vão aceitar. Nem mesmo depois de ele se contradizer várias vezes em curtos períodos de tempo. Vão ser sempre as conspirações, mesmo que de forças à partida antagónicas. Este ex-presidente não passava um exame de sanidade mental, mas isso não interessa nada. O discurso desse ex-presidente é sobreponível ao de qualquer ditador sul americano ou asiático, mas isso não interessa nada. Nada. Por uns bons anos iniciais, faz-se tábua rasa da destruição que causou num par de meses. Brunismo o muerte!
28 Junho, 2018 at 9:32
+1
28 Junho, 2018 at 9:53
Muito obrigado, Cherba.
Seria tentador responder afirmativamente, por uma infinidade de razões, mas não consigo. A minha decisão é o reflexo do que sinto.
O processo não será linear, mas sei onde está a assimptota.
Um grande abraço.
28 Junho, 2018 at 12:16
Um bem haja, revejo-me TANTO no teu texto… Sou sportinguista por influencia do meu pai, um ENORME sportinguista que me ensinou tudo sobre o Sporting e muito sobre futebol. Também eu já pensei em desistir e em determinada altura mencionei-o aqui na tasca, mas depois respirei fundo e pensei, foda-se tu aguentaste Godinho Lopes e quem aguentou godinho aguenta tudo. Também eu me sinto humilhado de ver future, Dias Ferreira e outros sportinguistas a falarem sobre o clube na CMTV…, divertidos, sorridentes, solicitos, como nada se tivesse passado. Ver de novo Jorge Mendes a fazer negócios com o Sporting…, perceber que as negociações com os jogadores irão chegar a bom porto, mas beneficiando outros que não o Sporting… já se percebeu!! Perceber que a SAD em breve deixará de ser nossa, tal como o louco queria. No entanto, não vou desistir, estão-nos a querer voltar a por a cabeça dentro da areia mas eu vou resistir enquanto puder, não lhes vou facilitar a vida, vou combater da forma que puder, que conseguir, estes sportinguistas que tanto gostam de protagonismo mesmo que seja para ouvir e falar mal do Sporting, não se importam de ser enxovalhados se isso de lhes der alguns minutos de notoriedade e umas centenas de euros no bolso, alguns vende-se por muito pouco.Entretanto, pode ser que surja outro louco como o Bruno e que um determinado partido politico deixe de ser financiado, nomeadamente suas as campanhas eleitorais, por um determinado ou determinados empresários, por falta de meios, na,sequência de alguns problemas com a justiça… e desse modo o paradigma em Portugal possa mudar um pouco e com isso o Sporting passe a respirar melhor! Eu não vou desistir e peço-te que não desistas, o Sporting precisa de SPORTINGUISTAS COMO TU!!
28 Junho, 2018 at 12:25
Os que pensam em desistir, tal como já me aconteceu, pelo menos esperem até dia 8 de Setembro, depois decidam….
28 Junho, 2018 at 12:42
Do melhor que tenho lido.
Fez-me lembrar o meu Avô, aquele de quem herdei o Sportinguismo!
Grande Pai! Grande Filho! Enorme texto! Enorme Sporting!
Eu continuarei a pagar quotas e a apoiar sempre! Mas depois da fraude eleitoral que presenciei no Sábado, confesso que é difícil!
Um grande abraço e SL!
17 Março, 2020 at 18:23
Hadji,
Wellcome ! And go on !
Obrigado !
Thank you, for the moment ! “Scorpions ” in ” Wind of changes ”
Wonderfull song ! Realy !
28 Junho, 2018 at 9:58
Obrigado, hadji. Levaste me lá onde tu viveste o que descreves. “não lhe admito que volte a correr para a jaula” +1
28 Junho, 2018 at 11:45
Votei BdC três vezes. No passado sábado não pude votar porque se não, votaria pela sua destituição.
O Bruno fez o seu trabalho, e muito bem, resgatou e revitalizou o Sporting como nenhum um outro presidente desde João Rocha. Mas o seu ciclo terminou por ele, porque ele não está bem. O Sporting não pode estar refém de alguém que perdeu o equilibro, por muito bom trabalho tenha que feito e deixado no Clube.
No sábado o ciclo terminou do Bruno, outro virá. Neste Universo de sportinguistas que estiveram com o BdC muitos haverá com valor. É uma questão de apresentar o seu projecto e ir a votos.
A minha religião é o Sporting, faz-me confusão o extremismo com se discute o Sporting. Nem nenhum Deus saiu nem nenhum Diabo virá.
Estejam atentos, participem e paguem as quotas. Respeitem todos os sportinguistas que no final, são os sócios que decidem.
28 Junho, 2018 at 7:59
“Não é pela queda de um dirigente – já atravessámos muitos – é pela capitulação, é pela eutanásia moral que isto representa. Um Sporting que ousou levantar a cabeça, ser insubmisso, lutar contra os interesses – com bons ou maus modos – e decide ajoelhar-se não é o nosso Sporting”
“O meu Leão poderia ter vivido uma vida na jaula, mas tendo-se libertado para a selva, não lhe admito que volte a correr para a jaula.”
Como eu te compreendo, e me revejo nestas tuas palavras, caro Hadji.
28 Junho, 2018 at 12:17
Mas a maioria que vem com a merda do querido líder ainda não percebeu que é muito mais que isso, aliás é tudo o resto menos a personalidade.
A do querido líder mais não é que usar dar armas dos fracos e burros. Ridicularizar o outro com argumentos estúpidos.
28 Junho, 2018 at 16:18
Pois, essa do “querido lider” deve ter sido algo que disseram num dos programas da CmTv e eles como subservientes que são paparam logo.
28 Junho, 2018 at 8:00
Um gajo dedicar-se ao Sporting de sofá
dura apenas umas horas.
Direções fracas e telecomandadas não voltam.
O clube empresa também não.
Queremos um ditador, um coreano.
Se não for aquele… que seja outro Bruno qualquer.
28 Junho, 2018 at 8:02
Como te compreendo..
Lindo post.
Obrigado pela partilha.
Cherba – O que ele ( e outros ) querem dizer, é que são já, demasiados golpes.
Este último então..
Na melhor época desportiva de sempre em 112 anos..
Melhores resultados financeiros..
melhor união de sempre, com odas as modalidades em uníssono ( Não me venham com os 71%, isso é bullshit e só come quem quiser. Já os 86% e os 90%, mais que provados e comprovados )
Pavilhão lindo, e com homenagem ao 2º melhor presidente.
É só começares a imaginar-te, Cherba, teres os melhores resultados de sempre…
E acabares despedido, porque “alguém” quis.
Alguém, até, de uma outra “Empresa” que não a tua, e que ninguém conhece, por dinheiro, por interesses, por ódio..
Dói ainda mais, pois eram pessoas com um valor inestimávels, que deram muito da sua vida, durante 5 anos, nas mais variadas secções.
Os valores, integridade, a transparência, o estar mais perto de todos nós, e todos nós mais perto deles e do Sporting.
Aquele orgulho que nos encheu de uma enorme paixão, e o amor ( sempre ), ali..
Mais forte que nunca.
É mais que uma relação.
Dói, está a doera, vai doer durante algum tempo ( espero que eles voltem, e seja só por 2 meses ).
Senão… Acredita, muitos dos que voltaram, dos que apareceram…
Também desaparecerão.
É mais que um símbolo..
São os valores, o crer, o querer, aquela vontade toda.
E após estas dinastias anteriores a 2013, nunca mais..
O acordar triste, ou ir deitar triste, de vez em quando sentir vergonha, cabisbaixo ( há quanto tempo não sentia isto.. É tão mau )
Grande Abraço de Leão, Hadji
E a ti também, Cherba
28 Junho, 2018 at 8:03
O Sporting CP do povo é irreversível, os notáveis irão perceber isso definitivamente!
28 Junho, 2018 at 8:59
Wishfull thinking
28 Junho, 2018 at 8:08
Este texto e um autentico afronta a este novo Sporting, o Sporting dos mansos , dos bananinhas, dos conas de sabao ! Revejo me em parte no texto ! So o odio nao me revejo, sou um tipo democratico, toda a gente tem direito a ser CONAS ! Uma palavra de agradecimento a todos com sacrificio pessoal fizeram do Sporting um grandissosimo clube com aspiraçoes europeias, com exigencia, vencedor, com orgulho levei o meu filho e sobrinhos, amigos, ao pavilhao, afastei da minha quem nao respeitava este subita paixao , caminhamos juntos nestes 5 anos mas temos que admitir que o Sporting que queremos, que ambicionamos nao e o Sporting na sua essencia ! O Sporting e isto a que assistimos hoje , um clube simpatico que da de comer a muita gente e que nao incomoda, o passivo a subir novamente ! Ainda falta me tomar a ultima decisao ! Uma palavra de agradecimento ao Cherba que ajudou a este rejuvenescimento do meu Sportinguismo, mas nao esta facil ! Nao tenho odio a voces mas tenho odio de morte aos Ricciardis, Cintras e companhia que continua a foder este pais !
28 Junho, 2018 at 8:10
Concordando com quase tudo, só não percebo esta reacção de deixar de ser sócio, deixar de pagar… eu se fizer isso deixo de poder votar e de ter voz.
Estou revoltado mas mantenho a minha condição de sócio para lutar nestas e em todas as eleições pelo melhor para o Sporting.
Então mas tb não estava o clube acabado qd BC lá chegou??
Então e afinal quantos dos 29% (ou muito mais como se desconfia) é q vão estar aptos a votar se por acaso um dos 7 vai a eleições? Vamos nós trai-los pq não temos votos para lhes dar???
SL
28 Junho, 2018 at 8:25
Deixei de pagar as quotas dos meus filhos. Desde a AG que não falo de Sporting com eles, e quando me perguntarem algo sobre o Sporting, vou tentar explicar-lhes que o Sporting já não é o mesmo, que houve pessoas que roubaram o clube e que o Sporting que eles (ainda pequenos) conheciam, acabou.
Eles depois que façam a escolha deles.
Eu continuo sócio por enquanto, pelo menos ate ás eleições e depois logo verei.
Mas tenho um “feeling” que este clube está perdido, dificilmente se reerguerá, e esta cisão entre adeptos será uma luta permanente.
28 Junho, 2018 at 9:47
na minha casa é ao contrario, o meu filho pediu para ele não deixar de ser socio quando eu lhe disse que estava eu a ponderar de o deixar de ser, tem 11 anitos e não percebe nada do que se está a passar e temos ambos evitado falar do Sporting.
foda-se, o meu filho Sportinguista e eu temos evitado falar do Sporting !!!!!!! ao que isto chegou.
ainda não deixei de ser socio e vou esperar por dia 8 para tomar uma decisão, se o Sporting perder a maioria da sad nem preciso de pensar , é logo no dia.
penso no meu falecido pai e do seu Sportinguismo doentio que tanto me influenciou.
eramos emigrantes na alemnaha e ainda puto de ver a bandeira do Sporting pendurada na janela depois de sermos campeões em 82.
de me levar ver os jogos a neuchatel , ao grasshopers etc.
esse Sporting que eu amava e que o Bruno me devolveu foi agora pelo cano abaixo.
28 Junho, 2018 at 9:50
grande texto hadji que me emocionou bastante e me trouxe certas memorias também relativamente ao meu pai.
clap clap clap
28 Junho, 2018 at 11:48
Como eu compreendo essa situação tenho dois filhos e nao consigo falar de Sporting com eles.
28 Junho, 2018 at 10:23
Engraçado que aqui em casa foi ao contrário. Só retomei o pagamento qdo o CD foi destituído.
28 Junho, 2018 at 10:29
Retomaste antes, para votar no Sim ( como muitas pessoas, a pagar 5 e 10 anos a pronto LOL Haja dinheiro, Holdamos )
E ainda tens a lata de dizer ” apoiem, deixam trabalhar “.
Isso sim, é “engrassade”
28 Junho, 2018 at 10:47
Já não eras sócio há quantos anos?
Desde que o Godinho foi eleito?
Desde o Marco Silva?
Desde o 2o ano de JJ?
Só para ver quem foi o teu “amigo” que o bruno ofendeu.
28 Junho, 2018 at 11:50
este era do godinho caralho, está escrito na testa
28 Junho, 2018 at 13:13
Logo veremos o deve e o haver dessas cessações e reinscrições. Estes bodes darão uma machada bem QUANTIFICÁVEL ao Clube já no próximo trimestre.
28 Junho, 2018 at 16:20
Foi o JMS que te pagou as Quotas para votares?
29 Junho, 2018 at 16:43
O clube estava acabado quando BdC lá chegou, mas havia uma pequena diferença para os dias de hoje. Nessa altura os croquetes não achavam que fosse possível perderem o Clube. Mesmo quando BdC ganhou as primeiras eleições, resolveram o problema com um simples churrasco, quando ganhou a segunda vez, eles pensaram que iria ser por muito pouco tempo, logo que se deparasse com o estado do clube e com as portas da banca fechadas, o miúdo não tinha outro remédio senão meter o rabo entre as pernas e abandonar o barco aos croquetes. Enganaram-se, substimaram BdC e a sua Direção e o erro ía-lhes custando muito caro.
Por isso, meu caro, a diferença é que desta vez eles não estão distraídos nem vão facilitar.
28 Junho, 2018 at 8:14
Abraço Hadji ! Realmente temos que admitir que somos poucos ! Uma luta perdida !
28 Junho, 2018 at 8:16
até ao dia 8…
não há lutas perdidas.
28 Junho, 2018 at 8:21
Exacto, so depois de dia 8 tomarei a minha decisao que so a mim me cabe decidir !
28 Junho, 2018 at 8:56
Discordo. Somos Leões, não temos lutas perdidas! Cada voto conta.
28 Junho, 2018 at 8:15
E já agora, deixar aqui claro que penso exactamente o mesmo em relação aos “SIMS”.
Duvido muito que esta divisão alguma vez tenha cura.
28 Junho, 2018 at 8:16
Subscrevo Hadji, este texto reflete meu estado de espírito, sinto uma tristeza enorme que me vai consumindo sem conseguir saber como lhe pôr fim….
28 Junho, 2018 at 8:17
Compreendo tudo menos a desistência do clube.
Tenho que respeitar, mas não sou solidário contigo.
Nunca deixarei de ser sócio do SCP, por muito que me incomode o rumo que estejamos a tomar, e para mim é muito complicado compreender estes abandonos, como aliás foi complicado compreender aquele post às 06 da manhã dessa pessoa que tantos de vocês adoram. Não há qualquer argumento que quanto a mim justifique isso.
Peço-te a ti e a todos os que estão com uma postura semelhante que repensem esse disparate. O Sporting está acima de tudo e de todos, e não merece esse abandono. O Sporting somos nós, e sem nós morrerá, não se esqueçam.
Um abraço e SL
28 Junho, 2018 at 8:35
Claramente, não está acima de tudo e todos.
Principalmente os externos..
E alguns internos que ajudam, e são coniventes.
Posts daquele género, que tu criticas, são posts de alguém com grande amor por alguma coisa ( Podes fazer sobre uma gaja, gajo, whatever )
Quando deste 5 anos, os melhores anos, com bases sólidas numa relação, e depois aquela dor imensa…
Quem não percebe isso, não sei..
Ou estares numa Empresa, fazeres o melhor trabalho de sempre, comparativamente com qualquer gestor da mesma, e seres “despedido”, porque uns amigos “de cima” não te querem/queriam lá.
É frustrante, e sentes-te impotente.
E o post seguinte, quando acordas de manhã, ou depois de passares a niote a chorar, que pretendes lutar pelo teu amor, que não queres desistir desta maneira.
Penso que já todos nos sentimos assim, para mais, ou para menos.
Como escrevei..
É mais do que o Clube ou o símbolo.
São também os valores, a integreidade, a paixão.
Não queria ser como os do outro lado, onde vale tudo para ganhar, e depois ficas contente no final da época, mesmo sabendo que é/foi tudo mentira.
É assim a Aldeia de Portugal..
De cunhas, de tachos..
Enfim.
28 Junho, 2018 at 8:19
Hadji,
nós que aturamos o Sporting da mediocridade, da falta de ambição, da falta de amor próprio, da submissão e da resignação, e vimos um milagre, sim a palavra milagre aplica-se mesmo, vimos o que poderia e deveria ser o Sporting, vimos finalmente aquilo por que suspirávamos há décadas, um Sporting que não diz que vai fazer mas que faz mesmo, um Sporting que já não necessita de “levantar a cabeça” a cada 15 dias, porque ela já está bem erguida de vez e com as garras afiadas, temos todos a tua reacção e estado de espírito.
É sempre uma desilusão quando se passa de cavalo para burro, neste caso, de Leão para camaleão. Mas sei bem que como eu vais ficar nas sombras, a observar e a desejar o melhor, porque foram demasiadas tardes e noites a sofrer por esta camisola e não se apagam as riscas verde e brancas que temos econdidas nas entranhas. E aquele Leão, aquela coisa que não se explica que vem do peito e explode na base da nuca e nos eriça a juba.
Francamente não sei quando vou voltar a ver o Sporting a jogar, mas acho que vou, mais tarde ou mais cedo, porque é essa a nossa puta da desgraça de sermos do Sporting, e não há volta a dar.
Já passamos por demasiado para desistir agora, nem que seja para acompanharmos o Leão até ao seu último jazigo.
Devemos-lhe isso a ele e a nós próprios.
28 Junho, 2018 at 8:20
Quem não nos apoia nos maus momentos, que não venha festejar nos bons! Esta frase nunca fez tanto sentido como agora. Desculpem, mas o que sinto é que os que estão a deixar de ser sócios, os que dizem que vão mudar de clube… não merecem festejar nas vitórias. Isto é apenas uma birra por apoiarem tão cegamente BDC. Peço novamente desculpa, mas é o que acho. A vossa reação é exatamente igual á do antigo presidente destituido na madrugado de sabado para domingo onde diz que vai deixar de ser do Sporting! Isso não é de um Sportinguista, caralho!
Nas próximas eleições até podia ganhar um Godinho Lopes ou um Paulo Pereira Cristovão (Ufa, deixa-me respirar e bater na madeira) que eu nunca mas mesmo nunca deixaria de ser sócio ou de ser adepto do melhor do mundo!
28 Junho, 2018 at 8:29
“Isto é apenas uma birra por apoiarem tão cegamente BDC.”
Nao leste o texto todo. Mas eu ponho aqui.
“Não é pela queda de um dirigente – já atravessámos muitos – é pela capitulação, é pela eutanásia moral que isto representa. Um Sporting que ousou levantar a cabeça, ser insubmisso, lutar contra os interesses – com bons ou maus modos – e decide ajoelhar-se não é o nosso Sporting”
28 Junho, 2018 at 8:38
É a este pessoal que me estou sempre a referir.
Uns dá logo para ver que não são do Sporting.
Depois h´s os do ódio, e outros de interesses.
Os do ódio, são os que andam pelas redes sociais, os dos interesses são os que se passeiam pelas tvs..
Nem lêm, ou não percebem, tudo.
E depois compara a nossa reação de dias, semanas…
Com uma reacção de amor, desespero e tristeza, do gajo mais atacado durante milhares de horas e notícias.
E como ele acaba a frase…
Enfim.
É adepto das dinastias e parece que é um gajo com dinheiro, é na boa.
Enfim.
28 Junho, 2018 at 9:44
O gajo mais atacado? E o gajo que mais atacou quem nao concordava com ele!
28 Junho, 2018 at 10:02
Entre 13 de maio e 18 de junho
BdC foi tema de mais de 17000 noticias
e 212 horas na tv e radio.
E não devem ter sido nada boas conhecendo a CS portuguesa.
17000 noticias 212 horas no espaço de um mês se isto não é ser atacado.
https://imgur.com/QlpU9IZ
28 Junho, 2018 at 9:24
É que é precisamente o contrário.
É uma birra por o Presidente se chamar Bruno de Carvalho.
Faz-me lembrar os Monty Python e a vida de Bryan.
“Nome! Bruno de Carvalho, levantei o Sporting. Huum, pois… Crucifixion”.
“BDC lutou pelo Sporting como nenhum outro dirigente no século XXI? Huum, pois, crucifiquem-no.
BDC deu-nos um 2018 como nunca antes com vitórias em tudo e mais alguma coisa? Huum, pois, crucifiquem-no.
BDC deu todas as condições ao futebol para ganhar? Huum, pois, crucifiquem-no.
BDC é casmurro como qualquer grande líder? Huum, Vêem? Crucifiquem-no.
BDC errou em algumas coisas como todos nós erramos? Ah, bom! Não há nada pior que crucificação? O que é que estão à espera?
E o Sporting?
É pá, esse gajo, o Sporting, não é para aqui chamado. Se aparecer crucifiquem-no também”
28 Junho, 2018 at 9:37
Haja cruz para tanto “mal”.
28 Junho, 2018 at 10:32
Check…
Que pessoa “maldosa”..
Enfim
:\
28 Junho, 2018 at 9:59
rugido
este gajo não percebe um caralho, deixa lá, são daquelas pessoas que os sentimentos não contam, não percebe o que é uma desilusão, uma paixão , uma revolta, um reerguer, uma luta e no meu caso apontar o dedo a 46 anos de Sportinguismo puro.
28 Junho, 2018 at 10:06
Foi tão ver o Leão a rugir de novo…
…e custa tanto agora vê-lo moribundo depois de ser atacado por um bando de hienas.
28 Junho, 2018 at 10:07
Foi tão bom ver*
28 Junho, 2018 at 8:43
Luisito…
Já escolheste a cor??
Já te sentaste na setinha??
Ta foder, calhau, ta foder…
28 Junho, 2018 at 12:21
A diferença é que foram alguns de nós que quiseram baixar a cabeça.
Isso não são adversidades são burrices.
28 Junho, 2018 at 8:22
Percebo-te bem Hadji, só discordamos, por enquanto, no que toca à condição de sócio. Também no meu caso é uma ligação muito longa, iniciada pelo meu avô e por isso algo que eu prezo bastante. Não vou abdicar dessa condição para já.
No entanto, sinto-me tão revoltado com isto como tu. Ler notícias como a de ontem (treinador) não ajuda e estou certo que muitas mais se seguirão. É de tal forma a revolta que pela 1a vez em 16 anos, estou seriamente inclinado a não renovar a GB, a minha vontade de acompanhar o Sporting no que a futebol diz respeito é cada vez menos, limito-me a seguir as modalidades.
28 Junho, 2018 at 10:49
Eu não renovo.
É o mínimo que posso fazer em consciência.
28 Junho, 2018 at 8:22
Tudo isto… É tudo isto que está escrito que me afecta agora todos os dias…
Grande post, Hadji
28 Junho, 2018 at 8:24
Muito bom texto Hadji! Parabéns! Concordo em tudo com a excepção do deixar de ser sócio. Se os presidentes e as direções passam, os sócios e os adeptos são a sua força e a sua vontade (por enquanto…)
28 Junho, 2018 at 8:27
Parabéns pelo texto e história de vida!
Mas deixa me que te diga falares em “valores” e em Bruno na mesma frase é incompatível!
Foi exatamente por termos o nome do clube na lama e pela falta dos “valores” que tu tão bem descreveste que votei e votaria sempre SIM á destituição!
Há algo muito mais importante do que qualquer vitória, honra e orgulho! Pela primeira vez na vida o meu orgulho em ser sporting foi atacado pelo ex presidente…e isso nunca o vou perdoar!
Sei que vou ser insultado, isto é uma página onde a maioria apoia o ex presidente!
Deixo uma pergunta, esquecendo tudo o resto, as recentes e constantes declarações dele não vos fazem duvidar? Coisas como “não sou mais adepto do Sporting, vou deixar de ser sócio”. Ligar para todas as televisões na mesma noite quando pediu aos sócios para não verem nenhum canal português?
As constantes e até já irónicas contradições….
Acham mesmo que ele tem condições psicológicas para continuar no cargo??
28 Junho, 2018 at 8:41
Descrito acima.
E sim, tinha/tem mais do que condições.
Se, agora, dizem que o mais importante é o Sporting, é inconcebível, na melhor época desportiva em 112 anos de História, com os melhores resultados financeiros, transparente e com pessoal a trabalhar o dia inteiro para/pelo Clube, então só tinham era de deixar esse ódio cego de lado.
E pedirem-nos isso.. Agora ?
Hipocrisia e desonestidade.
Cego poramor, de quando em vez, é “mlehor” do que cego pelo ódio.
Mas pronto.
28 Junho, 2018 at 10:24
cura-te!!!
Melhor época desportiva em 112 anos???
Mostra ai as festas que aconteceram no mundo por causa dos títulos do Sporting!!
28 Junho, 2018 at 10:33
Enfim.
28 Junho, 2018 at 11:29
Em futebol não, mas nas modalidades estamos à beira de pela primeira vez em 112 anos de história conseguir 4 títulos nas modalidades mais importantes de pavilhão, e isso irá ficar para a história quer queria quer não.
28 Junho, 2018 at 11:53
diz uma época melhor em que ganhamos mais titulos sem ser só futebol mas no global.
28 Junho, 2018 at 11:54
lá está um dos defensores do Sporting Football Club of Lisbon
28 Junho, 2018 at 9:45
+1 Meppo! O Sporting com valores não se compadece com atitudes estupidas e egocentricas de BDC
28 Junho, 2018 at 15:29
Preferem ver o clube nas mãos dos interesses, desde que fale bem. Foda-se…
28 Junho, 2018 at 11:04
É isso que te preocupa? As declarações e o bla bla?
Um gajo que nem é funcionário do clube estar no canal de tv que mais cagou em cima do clube nos ultimos meses, a revelar conversas ou intenções ou o q seja, sobre isto e aquilo, falar em verbas interessantes e afins, já não te preocupa?
A gestão do clube não preocupa?
Quando destilarem a azia das declarações, esforcem-se pelo futuro do clube… se ainda o virem.
28 Junho, 2018 at 13:45
Diogo, não não é só isso que me preocupa…
Mas já agora eu na minha vida profissional e não só sou responsabilizado por aquilo que digo independentemente daquilo que faça…
Essa desculpa do “blablablá” já cansa…não podemos dizer tudo muito menos alguém com as responsabilidades do Ex presidente! Ou tu achas que o clima que se criou entre adeptos e jogadores foi culpa minha? Ou nossa?
Nem brinques comigo…
Mas se quiseres outras coisas sem ser blablablá como dizes..vou dizer só uma palavra CORRUPÇÃO . Se há coisa que nós nunca mas mesmo nunca podíamos ser indiciados era disto…todos os anos que andámos a criticar os rivais valem agora zero…ou vocês acham que alguém é detido com caução de 60000€ só por dá cá aquela palha???não me venham com o mesmo discurso dos nossos rivais sff.
Só isso deveria ser o suficiente para eleições, e isso resolvia grande parte desta crise! Digo mais se o ex presidente não tem tentado boicotar os sócios provavelmente ainda estava no poder…
28 Junho, 2018 at 15:11
Amigo, desculpa que te diga e não me leves a mal, mas estás cagadinho de medo com a Comunicação Social. Eles tinham um objectivo, em ti e milhares de outros conseguiram-no.
Deixa-me começar pelo fim, que fico perplexo por alguém ainda falar nesse assunto como se fosse uma coisa séria. Cashball – Um exclusivo CM, curiosamente lançado num dos dias mais negros da nossa história. Repara que foi tudo muito falado até se descobrir a parte do pagamento do CM ao indivíduo. A partir daí… o foco mudou. E repara também que, ainda agora com a destituição e uma outra série de exclusivos – JMS e o Torres Pereira – nem UMA (já estou como o Serrão – DIZ-ME UMA!! UMAAA!!) pergunta que lhes tenha sido feita sobre esse tema; Como sei a resposta, deixo já a pergunta consequente – e porque é que achas?!
Concordo em relação à comunicação. Não porque discorde do que disse, mas pela inteligência, ou falta dela, ao fazê-lo. Abriu flancos para ser atacado, foi por aí que foi atacado e perdeu. Mas, já que falaste na vertente profissional, e como profissional que também sou ,além de bombeiro voluntário, deixa-me perguntar-te: Preferes trabalhar com um gajo que só fale merda e faça coisas bem, ou com um que só faça merda mas fale bem e tenha boas relações aí com a generalidade do pessoal?
28 Junho, 2018 at 12:13
Acabaste de descrever na perfeição o porquê dos Portugueses manterem no poder há 40 anos uns gajos do centralão que todos sabemos que roubam e são corrompidos por todo e qualquer interesse que aparecer que nunca defendem os nossos interesses ou até a nossa vida e mesmo os Portugueses que fingem que não é verdade ou só é verdade para “metade” dos artistas sabem no fundo que está é a realidade é o que fazem? Votam neles ou nem votam que é uma forma cómodo de dizer que sim na mesma….
Estamos a falar de um País que nem uma merda de uma revolução para fugir a uma opressão de 50 anos conseguiu fazer, se não fossem uns desgracados que estavam fartos de andar a levar tiros nos cornos em África para defenderem os Tenreiros, Champalimauds, Jardins ainda andavas a votar para a boca!!!!
Este “problema” do BdC não é um problema do SCP ou dos Sportinguistas é um Problema de Portugal e dos Portugueses, o País aonde é mais importante parecer do que ser!!!! O que tu disseste foi uma mão cheia de nada, BdC roubou? Corrompeu? Cometeu ilegalidades ? E não me venhas pra cá com suponhamos ou deu a notícia no pasquim x ou y fez ou não o que eu te perguntei em cima? Factos não é opiniões porque isso tu tens a tua e eu a minha….
Sejam honestos vocês correram com BdC porque ele “parecia mal” e vocês não gostavam, estão no vosso inteiro direito, mas não venham para cá com tangas e tretas, sejam homens e assumam “ não gostávamos do estilo dele e corremos com o gajo” isso chega e de mim não tinham sequer contestação, visto que eu até acho que ele devia sair, mas por razões técnicas e nunca a deixar essa corja bem parecida e nascida no poder….
Um amigo meu disse-me uma vez uma coisa que nunca esquecerei os Portugueses de agora não são descendentes maioritariamente dos audazes Descobridores do antigamente, os Portugueses de agora são descendentes dos que ficaram para trás a dizer mal dos que foram “dar novos mundos ao mundo”
Obrigado por comprovares na perfeição a teoria do meu amigo!
28 Junho, 2018 at 15:40
+1. SL
28 Junho, 2018 at 17:37
foda-se isto isto isto
28 Junho, 2018 at 8:27
Parabéns que grande post dos melhores dos últimos tempos aqui na tasca.
Como tu milhares de Sportinguistas sentem o mesmo.
Ainda os vamos ouvir a GRUNHIR!!!!
28 Junho, 2018 at 9:12
A grunhir andaram eles sempre, porque essa é a sua única forma de expressão.
Quem ouviu cantos de sereia…? Fodeu se!
28 Junho, 2018 at 8:34
Só uma coisa para todos:
Estar-se a focar no facto de ser importante manter a condição de sócio para podermos votar, é esquecer o essencial:
Votar em quê? A SAD não aceita votos de sócios, só de acionistas.
Pensem bem naquilo que votaram na AG. A pergunta a que responderam pelo voto foi na realidade:
“A revogação dos seus direitos futuros nos destinos do Sporting Clube de Portugal”
E o sportinguista disse “SIM!” entusiasticamente.
Parabéns malta, muito bom.
28 Junho, 2018 at 10:20
eles não perceberam silas ele não perceberam mas ainda vão perceber, alguns vão-se cagar para isso porque são somente adeptos de futebol e nunca perceberam o adn do Sporting e para eles é igual que seja o quim, o manel ou o jorge mendes a frente dos destinos do clube, ou seja eles até preferem que seja um jorge mendes a frente do Sporting, outros ainda se vão revoltar mas só que já vão tarde.
fica o Sporting Football Club of Lisbon.
29 Junho, 2018 at 17:26
Sinhô Silas, você agora disse tudo.
Os sócios que votaram pela destituíção muito em breve também vão perceber isso, mas infelizmente já não há volta a dar, quer continuem a pagar as quotas ou deixem de o fazer. Eu decidi-me pela segunda hipótese na madrugada de 24 logo que tive conhecimento do resultado da votação.
28 Junho, 2018 at 8:36
Extraordinário post. Obrigado por partilhares.
Ganha actos eleitorais e referendos quem controla a comunicação. Não é à toa que empresas obscuras como a LPM têm mais funcionários que muitas fábricas (140, ao que parece). Perante o circo montado, 29% é um case study de resistência. Mas há muitos entre os 71% para quem coisas como o regresso do Jorge Mendes são linhas vermelhas que não se podem ultrapassar. Muitos que abominam o Ricciardi e tudo o que significa, mas que achavam que BC já não fazia parte da solução.
Está na hora de esquecer divisões inúteis e de combater os verdadeiros inimigos: Vieira, Mendes, Sobrinho, Ricciardi e quaisquer que sejam as formas que estes assumirem.
28 Junho, 2018 at 8:43
Sem a frente de ataque que era o anterior CD, não podemos ampará-los, ou fazer-lhes frente.
Tinha/tem mesmo de ser, com o “gajo maluco”.
No norte, nem tocariam no PdC / BdC
28 Junho, 2018 at 8:42
Depois de ouvir mais um bocado da CI do Sousa Cintra, vou transcrever aqui um excerto que me fez rir á gargalhada, só para levantar um pouco a moral da malta…
Lá vai alho:
” Aqueles jogadores que saem do Sporting o mê deseje, sinceramente, é q’eles volten, pó Sporting.
O Sporting é a casa deles, alguns forem criades aqui, viverem aqui com paixão ao clube. Outres por força das circunstancias que todes sabem – não vale a pena repetir – vãm embora.
Eles voltarem… é aquile q’eu já disse… “bom filho á casa do pai volta”.
Aqueles que são apenas profissionais como… como…isse ai já vames ver, né.
Vames ver, não é d’um dia pró outre q’eu possa falar desse assunte.
Agora posse-lhe dizer que, estou ocupade com esse assunte. Isso é um assunte muito importante , q’ue o patrimonio do Sporting. ”
AHAHAHAHAHAH
Volta Jasus que tas aperdoado…
28 Junho, 2018 at 8:44
Sousa Cidra com Jasus…
Ui…. ……………….
28 Junho, 2018 at 8:48
SC + JJ = Novo acordo ortográfico
28 Junho, 2018 at 8:53
😀 😀 😀
28 Junho, 2018 at 8:55
E contratar esta dupla para a puta da gala
https://youtu.be/nt9CHVZ8tg8
Saudades.
28 Junho, 2018 at 9:00
Meu deus…
que saloiada…
E que narças que alguns parecem ter…
…também só assim se compreende as figurinhas que fazem.
28 Junho, 2018 at 10:33
Elevação ! ( dos shots )
28 Junho, 2018 at 12:25
Que orgulho.
São estes os notáveis?
BdC de facto é que era o saloio…
28 Junho, 2018 at 9:00
Isso seria uma singularidade capaz de rasgar o espaçetêmpe. Engolia a Academia num braque negro esbradiade.
28 Junho, 2018 at 9:01
😀 😀 😀
28 Junho, 2018 at 9:04
eu é qu’ma rasgue a rire cada vez que ma lembro diste:
“bom filho á casa do pai volta”
28 Junho, 2018 at 9:08
Filho de peixe não degenera
28 Junho, 2018 at 9:09
Ou filho de pai sai ao peixe
28 Junho, 2018 at 9:18
ahahahahahahah
28 Junho, 2018 at 10:34
hahaha
28 Junho, 2018 at 8:44
“Não é pela queda de um dirigente – já atravessámos muitos – é pela capitulação, é pela eutanásia moral que isto representa. Um Sporting que ousou levantar a cabeça, ser insubmisso, lutar contra os interesses – com bons ou maus modos – e decide ajoelhar-se não é o nosso Sporting”
e está tudo dito
28 Junho, 2018 at 8:48
Excelente post.
Partilho muito do sentimento e destaco a ideia que transmitiu de capitulação moral. É realmente isso que parece ter acontecido ao Sporting.
O sistema psicopático e corrupto venceu e aqui, não resisto à analogia de Viriato a morrer às mãos dos seus companheiros após suborno de um general romano. Bruno de Carvalho tem defeitos de personalidade visíveis e ainda lhe faltava a experiência (que outros, noutros clubes, tiveram oportunidade de ganhar), mas ninguém merecia tamanha ingratidão e tal golpada.
Votos de muita coragem Hadji, algo me diz que repensará esta vontade de se afastar, dure este luto o tempo que durar.
28 Junho, 2018 at 8:50
O povo português está e estará para sempre repleto de audax, ditalcos e minuros.
A genética é tramada.
28 Junho, 2018 at 10:32
A genética de um país que sem esta gente que nos governa, podia ser tanto mais…Mas quando alguém diferente põe a cabeça de fora, é comido vivo.
28 Junho, 2018 at 8:49
Obrigado por escreveres o que vai na alma de um verdadeiro SPORTINGUISTA…
Tudo o resto que se vai lendo por aqui são arrivistas, despeitados, tancorosos e tudo, mas mesmo tudo menos sportinguistas…
28 Junho, 2018 at 8:50
Do melhor e pior que li neste espaço.
Sempre achei que ler e escrever poderia servir como terapia, para ajudar a superar este momento. Por instantes o teu texto, encheu me de esperança, por que o meu desespero, é também o teu. Que a minha angústia não acaba em mim. E inocentemente pensei: “pode estar aqui o clique para a revolução, para abrir a mente de muitos…”
Depois vejo os comentários. E é o que este texto tem de pior. A escuridão instalou-se de vez no nosso clube. Não há volta a dar.
Grande abraço Hadji
SL
28 Junho, 2018 at 9:06
Vais ter “comer” a merda que tu e os teus notáveis plantaram durante 5 anos…
Este é o produto do vosso “esforço”
Devias ter escolhido melhor as sementes…
Agora??
Coreszinhas e setinhas…
Se não gostares do comentário queixa-te ao jms, que ele “atende-te” já de seguida na cmtv…
28 Junho, 2018 at 9:18
Não deves ter lido bem o comentário que fiz.
O desespero do Hadji é exactamente o meu.
Defensor desta direção, ilegalmente destituída.
Quando digo os comentários, é que nem com un texto destes, que resume tão bem o que noa foi roubado dia 23, são os que continuam a fazer campanha a favor de uma qualquer lista que nem sabem qual é, mas que garantidamente nos vai roubar
SL
28 Junho, 2018 at 9:45
My bad…
Lido á pressa, tirei a conclusão errada…
As minhas desculpas…
28 Junho, 2018 at 8:54
Este título …
Esta imagem…
Foi muito bonita a viagem, pá!
28 Junho, 2018 at 8:56
É verdade..
Grande imagem, mesmo.
28 Junho, 2018 at 9:53
A imagem deves agradecer ao Cherba.
28 Junho, 2018 at 10:35
Cherba…
Grandiosa imagem.
🙂
28 Junho, 2018 at 14:00
Está imagem com este título … fui eu que criei … nos bons tempo!
28 Junho, 2018 at 8:57
Parabéns pelo texto Hadji.
Subscrevo em grande parte a tua leitura da situação.
28 Junho, 2018 at 8:57
Esta um texto bonito e bem escrito.
Compreendo mas acho-o precipitado.
SL
28 Junho, 2018 at 17:41
precipitado??!?!
porra, irlandes estas em negaçao!
diz UMA medida que a CG tenha tomado que faça sentido UMA!!!
e ainda nem chegaram ao EO.
vai ser lindo WC por 10 m…
e o MENDES já dentro da ACADEMIA, CARALHO o mendes!!
nao vai ser, JA ESTA
28 Junho, 2018 at 8:58
Grande texto Hadji! Obrigado por partilhares o teu Sportinguismo!
Descansa, o Leão vai voltar para a Selva!
Forte abraço!
28 Junho, 2018 at 9:00
Se cancelaste o débito direto e estás com tanta raiva o que continuas a fazer por aqui ? Já pensaste em ires para um retiro espiritual , fazeres 1000 flexões por dia , fazer voluntariado ou algo que te faça sentir melhor ?
Olha eu levei com croquetes 20 anos e nunca deixei de pagar quotas e não era com débito direto nessa altura . Tive de ir muitas vezes a secretaria de Alvalade para as pagar.
28 Junho, 2018 at 9:08
A tua mãe também deu á luz um monte de metda cono tu e não se suicidou…
28 Junho, 2018 at 9:09
Grita Sporting filho duma granda puta
28 Junho, 2018 at 14:03
Um velho monte de merda 🙂
Será sempre um velho monte de Merda!
Põem te nas putas!!! Pá!!!
Eu bem avisei Durante anos a merda de gajo que eras… agora besunta te na Merda… anda..!!
28 Junho, 2018 at 9:12
Se conseguires claro ,porque essa boca está todo suja de lambera os colhoes aí dono todos os dias
28 Junho, 2018 at 10:32
Cores…
Setinhas…
28 Junho, 2018 at 9:12
Ah, o bom velho Sporting da secretaria…. Tão bom…
E o Manuel José a treinador, pessoal? Não era uma ganda móca?!?
28 Junho, 2018 at 9:21
Tens razao.
So de pensar que estes cromos como o Tadeu so puderam provar isto porque “anormais” como nos toleramos isto a vida toda… Nos o Hadji, o pai dele, etc…
Lata filha da puta gajos que so se fizeram socios depois de BDC estar la, andarem a falar de pagar quotas.
Nos o Hadji, o pai dele, etc…
Aqui so discordo de ti numa coisa. Ele deixa bem explicito no texto que este sentimento so surge depois “de ver o leao na selva”. Eu percebo porque ele se sente assim. Todos nos sentimos isso de certa forma. Agora que e demasiado dramatico e precipitado, sem duvida. Tal como cherba diz, ha sempre um depois. Esse depois escolhemos nos em Setembro. Espero que ate la surja um candidato decente.
28 Junho, 2018 at 11:36
Esperas… E se não aparecer, chegaste à frente?
28 Junho, 2018 at 13:10
Portanto quem se fez sócio ou voltou para sócio (o meu caso) depois do BdC lá estar não merece ter opinião e ē uma grande merda? Brilhante acabaste de insultar é privar de direitos 80.000 Sportinguistas mas não importa são Sportinguistas de segunda não têm berço…..e não merecem ter voz!!!!
28 Junho, 2018 at 14:05
E se fosses para a puta que te pariu monte de merda?!
Vai cagar e baza!!!
28 Junho, 2018 at 17:42
setembro?? setembro ja foi tudo com caralho
28 Junho, 2018 at 10:29
daquilo que percebi grande vasco anulou o debito directo e não a condicção de socio, eu pago a s minhas cotas sem ser debito directo.
não me digas que só socios podem comentar aqui, isso seria uma novidade.
tem todo o direito de andar por aqui como um cabrão como tu.
28 Junho, 2018 at 10:30
quotas
28 Junho, 2018 at 10:37
Que vómito