Poucas coisas me restam que traduzam a memória de meu pai. Viu muito além da sua parca condição económica. Financiou e encorajou os estudos de um menino com uma peculiar relação com a escola, que perdia dias a ler os livrinhos, velhos e rasgados, em línguas indecifráveis que aprendera sem ninguém lhe ensinar.
Assim foi até ao dia em que as propinas do Técnico se começaram a pagar, em boa parte, com os prémios de mérito. Vi, nos seus olhos, um homem realizado quando lhe expliquei sobre uns americanos doidos que financiariam um grau académico de nome estranho, lá em Massachusets.
Nos quatro anos que se seguiram, do outro lado do mar, os telefonemas eram escassos porque caros. “Viste o Sporting, puto?”.
Não é estranho, pois, que sem herança física e com os valores e sacrifícios que me deixou feitos na carne que sou hoje, a memória que tenho dele seja uma viagem. Reconfortante. Sinuosa. Dura, mas nossa. Tão nossa.
19 de Maio de 1996. Já no fim da adolescência, entrei em casa madrugada dentro. Tinha sido uma noite perdida, a vaguear a pé, sozinho, mas com muitos demónios em mim. O cheiro a queimado, a carne a arder, as gargalhadas estridentes dos lampiões, as suas caras de gozo e alegria comemorando golos, ébrios de vitória e do prazer de subjugar o inimigo, de lhe espezinhar a dignidade, de lhe negar a humanidade. O cheiro ainda cá está, mas suspendeu-se ao entrar em casa e ver o choro e o desespero de meu pai. Seu desespero era ainda maior que o meu. Não apenas tinha vivido o mesmo, mas pendia sobre a sua cabeça a culpa de me ter levado lá. Como prenda, como reconforto, como a promessa que tínhamos feito de estar juntos, de fazer a nossa viagem de Sportinguismo. Fizemo-lo sobre o caixão de um irmão, com quem não tive tempo de partilhar tudo isso e tanto mais.
26 de Junho de 1989 marcou o inicio dessa viagem. Uma segunda-feira doutros tempos. Tempos em que um menino de 10 anos comprava um bilhete de autocarro e vinha, desde os subúrbios norte até ao Campo Grande. Não foi uma viagem qualquer, foi a viagem para entregar a inscrição como sócio do Sporting Clube de Portugal. Numa atitude pouco reflectida foi-me respondido que sim, poderia ser sócio, mas a prenda de aniversário inexistiria para pagar a jóia. E teria que vir entregar os papéis a Lisboa. Aceitei prontamente, para estupefacção até de um convicto Sportinguista.
Foi uma viagem de 29 anos. Acabá-la é encaixotar a memória de meu pai. Não conseguiria fazê-lo em sua vida. Não posso deixar de o fazer quando o Novo Sporting conspurca os valores que a nossa viagem me permitiu construir. Não é pela queda de um dirigente – já atravessámos muitos – é pela capitulação, é pela eutanásia moral que isto representa. Um Sporting que ousou levantar a cabeça, ser insubmisso, lutar contra os interesses – com bons ou maus modos – e decide ajoelhar-se não é o nosso Sporting. Não é essa fibra que o meu pai me transmitiu.
O meu Leão poderia ter vivido uma vida na jaula, mas tendo-se libertado para a selva, não lhe admito que volte a correr para a jaula.
Hoje cancelei o débito directo. Tu és o culpado. E tu. E tu. Tu que votaste SIM e tu que meteste uns votos a mais à socapa, pelo sim, pelo sim. Odeio-te com toda a minha sinceridade, com toda a minha força e convicção. Mais do que aos lampiões. Desejo-vos o pior que conheço. O pior que conheci no Sudão, no Congo e nos Balcãs.
Ainda vou polvilhar esta caixa de comentários. É o meu luto. Vou insultar despudoradamente, injustamente. Estou destroçado, injustiçado. Quero que sintam igual. Quero que se fodam.
A mesma vivência que me trouxe a ponderação, o respeito pelo outro, a necessidade de me colocar na posição de quem discorda de mim para o entender, o segredo de que os homens sábios se fazem de humildade, é a mesma vivência que me leva tudo isso. Sobra o ódio e a aspereza do vazio. Não estranhem, pois. Depois vou desvanecer e desaparecer.
Duas palavras: Bruno e Cherba.
Obrigado Bruno por mostrares que é possível ser insubmisso. Obrigado Por estes 5 anos maravilhosos. Obrigado por tanta, tanta coisa que só posso resumir num agradecimento por me devolveres o orgulho. Embora seja para mim evidente que houve fraude, há muita gente que votou pela destituição. Hoje parece óbvio e lógico que haverias de sucumbir perante o poder instalado, às mãos, foices e martelos daqueles que preferem viver uma vida de servidão e olham com mais ódio àqueles que, em condição análoga, tentam colocar a cabeça de fora do que aos “pais grandes” que os escravizam.
Isto é muito mais que desporto. Bruno, foste uma revolução de mentalidades que o poder tinha que esmagar. Ricciardis, Salgados e Sobrinhos não vivem sem Garcia Pereiras nem Oliveiras, nem os segundos sem os primeiros. Mas, após queda do BES e dos Dos Santos tinham que mostrar que são, em conjunto, os Donos Disto Tudo, aconteça o que acontecer. Pouco me importa se te recandidatas. Objectivamente, já estará tudo em cacos, mas mais importante que isso é que jamais apagarás a suprema ingratidão destes sócios, mais afinação, menos afinação, que optaram pela eutanásia do clube. Se o fizeres serás só um tolo à deriva.
Cherba. Por seres o meu farol de Sportinguismo nestes tantos anos desde o cacifo. Há textos que recordarei para a vida. Hoje só me ocorre o do Leão nos cuidados intensivos, rodeados de médicos a decretar o fim, mas nós a segurar-lhe a mão. Até se erguer. Com Bruno. Noutros tantos dias são tantos outros textos memoráveis. Nestes últimos meses só desejei que, caso o primeiro quisesse sair, se elegesse o segundo. Agora não quero saber.
*Este texto foi escrito sem qualquer tipo de acordo, revisão, etiqueta ou boas maneiras, já que isto foi lixado de por no papel.
** Não estou certo de o título, e a canção a que alude, estarem completamente ajustados a tudo o que sinto. Estão-no em parte mas a escolha deveu-se à circunstância de ter sido a música favorita do meu Pai. Cumpre-me recuperar estas heranças dispersas quando a grande herança, o Sportinguismo, me morreu.”
ESTE POST É DA AUTORIA DE… Hadji
*às quartas, a cozinha da Tasca abre-se a todos os que a frequentam. Para te candidatares a servir estes Leões, basta estares preparado para as palmas ou para as cuspidelas. E enviares um e-mail com o teu texto para [email protected]
28 Junho, 2018 at 9:17
Tal como o Hadji, também eu estou numa espécie de limbo entre continuar a lutar por este amor de mais de quarenta anos ou a simplesmente desistir.
Neste momento mantenho ainda a esperança de ver alguém surgir no horizonte, carregando o legado destes últimos 5 anos…mas não está fácil de vislumbrar essa personagem.
Enquanto isso não acontece, vamos vendo esta gestão ao sabor do vento, conduzida por gente que nunca teve nada para oferecer ao Sporting, a não ser incompetência, aproximando-se de outra gente que julgávamos ter conseguido afastar definitivamente do clube e que sabemos apenas se querer aproveitar do nosso grande amor.
Ainda não desisti mas tenho muitas dúvidas sobre esta guinada no nosso sportinguismo que nos conduz de volta ao pior Sporting, aquele que deixará de ser nosso outra vez.
28 Junho, 2018 at 9:19
@Cherba, toma nota, este é pro livro!
28 Junho, 2018 at 9:22
Uma lista limpa nestas novas eleições é que se pede, para poder voltar a acreditar…
Já temos o candidato Riccardi/corja (até Luís duque faz parte da comissão de honra)
Em breve teremos a lista Sobrinho/Benedito.
Falta uma lista… Carlos Vieira seria o meu escolhido.
28 Junho, 2018 at 9:27
Hadji, por imperativos de consciência, tinha que lhe responder e voltar a um espaço que acompanho mas para o qual não pretendo contribuir. A partir de agora ainda mais, porque levei um valente murro no estômago da sua parte.
Lamento sinceramente que revele, para aqueles que votaram no SIM, um tão profundo ódio:
“Tu que votaste SIM e tu que meteste uns votos a mais à socapa, pelo sim, pelo sim. Odeio-te com toda a minha sinceridade, com toda a minha força e convicção. Mais do que aos lampiões. Desejo-vos o pior que conheço. O pior que conheci no Sudão, no Congo e nos Balcãs.”
Tivemos aqui, e é por isso que lhe respondo, muitos momentos de afinidade e troca de afáveis palavras.
Isto, tão duro de ler, transporta-me àquilo que me levou a não querer Bruno de Carvalho no Sporting: a profundíssima divisão que causou entre Sportinguistas, talvez irreparável.
Apesar de tudo e pela bela evocação que faz do seu pai (nunca poderei esquecer o que o meu representou para mim e meu filho no profundo amor pelo Clube), um abraço. Não lhe desejo minimamente o que me quer “oferecer”.
Reconsidere.
28 Junho, 2018 at 9:50
jmfs1947, não sei se é só a mim que incomoda profundamente que tipos como tu que mataram o meu clube venham para aqui mandar postas como se não tivessem nada a ver com isso.
“ah e tal, apenas votei sim”…. fdx, é preciso ter muita pouca vergonha na cara.
Quem dividiu o Sporting não foi o BdC, ele uniu o clube.
Atacam o Bruno por tudo, mas ele colocou as pessoas que o abandonaram no clube, porque para bem do Sporting todos deveriam ter voz.
Ele devolveu o clube aos sócios e por acaso até aumentou imenso o numero de sócios. Ganhou por numeros muito expressivos no segundo mandato (sinal de desunião clarissima).
E depois vêm estes FDP, que não têm outro nome, tomar o poder num golpe e são apoiados por tipos como tu…..
Eu é que tenho de viver com o que vocês fizeram, eu é que fiquei sem clube….. o resto é conversa da treta. Se queriam um clube de merda que se fizessem sócios do Belenenses e deixavam o grande Sporting em paz.
Nem vou dizer mais nada porque ainda comeca a ganir que há violência e o crl, e não tenho pachorra para isso. Quem não aguenta o calor sai da cozinha.
28 Junho, 2018 at 10:39
Uniu?
A questão dos sportingados foi unir?
A caça às bruxas foi unir?
Os “ou votam no que eu quero ou estimo que se fodam todos”?
Os posts no face book foram fomento à União?
O que uniu os Sportinguistas foi uma ideia do Sporting de todos, de um Sporting vencedor, orgulhoso, eclético, “A maior potência desportiva nacional”. Foi essa ideia, personificada no BdC, que nós todos exaltámos, essa ideia que tu, o Hadji e mais uns quantos renegam agora, porque para vocês só BdC faz sentido. Pois bem, essa ideia continua bem presente em nós e tenho pena que o vosso rancor não veja isso. Que o importante é a ideia, é o Sporting, não são as pessoas, é o colectivo, não o individual.
Para vocês, agora, é preciso odiar, nada mais faz sentido senão o ódio. Ganhem juízo…
28 Junho, 2018 at 10:52
os outdoors – flyers -difamação – criticas diarias na comunicação social de sporitngados – mentiras etc.
isso chama de união quando ele tinha ganho com 90 % ?
são esses que estão lá agora.
não me venha com a conversa que esses 10 % não faziam a diferença porque ai teria de o chamar de mentiroso, porque eles tinham a comunicação com eles e iam acabar por fazer moça.
e nós Sportinguistas, mandamos calar essa gente ?
sabe a resposta
28 Junho, 2018 at 11:37
Tu não és Sportinguista!
Tu és apenas uma das brunettes que anda a lamber os tomates ao bruno
28 Junho, 2018 at 12:10
eu sou do Sporting clube de Portugal meu grande filho da puta, tu és do Sporting Football Club of Lisbon.
tu és daquels que andaram a colocar os outddors e distribuir flyers meu grande cabrãoe agora pedes união, mete a união pelo cu acima, eu serei daqueles que vão assobiar esta corja quer tu gostes ou não, tu és um zé ninguém , um pau mandado que cola cartazes com a saliva.
quem lambe os tomates ao tio riccardi és tu e sempre lambeste a espera que caia algo do céu ou da meita que o tio riccardi deita.
ajoelha-te caralho, ajoelha-te pá que é essa a tua função.
tu não és Sportinguista, és uma fraude, és fake.
28 Junho, 2018 at 12:47
Ao menos escreve Sporting Clube de Portugal em letra maiúscula!
Quanto ao resto….lamento desiludir-te mas não somos irmãos!
28 Junho, 2018 at 12:58
Não deixas de ser um grande filho da puta
28 Junho, 2018 at 13:53
Os Merdas que bajulas Cairão, levando aquilo que já merecem para contar até ao hospital.
BOICOTE ECONÓMICO TOTAL até às Eleições Livres, excepto com a Sporting TV. Sócio até morrer.
28 Junho, 2018 at 14:32
Filho
Da
Puta
28 Junho, 2018 at 10:57
Concordo com o leonidas.
Além de unir como nunca, trouxe ainda mais para a família leonina.
Divisão entre o pessoal de interesses, ódio e os vermes que se passeiam pelas tvs, sempre houve, sempre haverá, até desaparecerem.
Aliás, é imperativo que haja essa divisão, dos poucos que restam.
Dos que não querem quem um Leão faça ouvir o seu rugido, dos que querem um ronron mais saudável, porque fica mais bonito na foto e tal..
Já tivémos disso durante décadas.
Não resulta, não é bom, para ninguém, especialmente para os que se preocupam realmente com o Sporting ( no seu todo )
A grande maioria, foi demonstrando isso a cada ano que passava, cada vez mais.
Os de interesses, ódios cegos, sempre existiram, sempre existirão.
Mas isso é com eles, que , que deixem os 90% em paz.
Quanto mais informação, melhor.
Mete mute no Face, dá block, ignora.
Eu prefiro saber as coisas pelo Face, do que Comunicados em barda.
Funcionam os 2 bem, cada um à sua maneira, com o seu timing.
Vocês já criticavam os 86% e os 90%, poranto essa conversa de merda de ” unam-se, larguem o ódio ” é merda em barda.
Já passou de merda, já é fóssil, igual a todos os croquettes e dinastias anteriores.
A conversa de merda, que agora voltam ao contrário, com um belo mortal.
Não se uniram antes, porquê ? Pelo Sporting, e não anti ou ró BdC, mas sim com resultados à vista, brutais ?
Enfim.
28 Junho, 2018 at 11:17
Para eles o mais importante foi a equipa B ter acabado (esse campeonato interessantissimo!!!)
Mas fdx isso é o mais importante? A qualidade do Mijatovic??? O Inacio foi campeao sem CV !!!!
Mas que argumentos tao mesquinhas… 7 titulares?? Onde? So conto 5 mas em todo o caso nenhum é insubstituivel.
Alias espero que eles nao vistam mais a nossa camisola.
Temos de nos unir e manifestar a nossa indignação. Milhares lá na porta a fazer pressão!!!!
28 Junho, 2018 at 11:17
Os sportingados são exatamente estes que deram o golpe.
Este grupo de maçons, que se apoderaram do nosso grande amor, faz tempo, e que o Bruno de Carvalho tanto lutou para os irradiar.
Está feliz com o rumo que escolheu?
Agora até a cm(erda)tv é sala de reuniões do Sporting. Foda-se bem melhor que um post no Facebook… ah caralho, mais a ironia. O karma é uma cena fodida.
28 Junho, 2018 at 11:22
Para que percebas, porque és lentinho…..
O BdC era transparente, fazia posts e criticava em publico, para que todos soubessem o que se passava.
A coisa dos sportingados é um bom exemplo, ele sempre afirmou que existiam, e agora ficamos com a certeza.
O clube sempre foi um conjunto de faccões, e isso nunca mudou. A diferenca é que o grande “ditador” deu a palavra aos sócios, e disse claramente “eu luto por vocês, se estiverem comigo”.
Os outros não escreviam porque faziam a merda pela calada.
Mas um lerdo como tu não irá perceber o que é isso.
Ele era “violento” porque geria o clube com paixão, era um dos nossos, queria sempre o melhor para o nosso Sporting. Desde sábado que o Sporting passou para segundo plano. Até o Mendes, o maior FDP do mundo do futebol votou ao clube….. apenas isso seria suficiente para te fazer abrir os olhos, mas o ódio (teu, não o meu, porque eu apenas odeio pessoas como tu) não te permite ver.
Tivemos um Sporting popular e realmente dos sócios durante 5 anos, agora perdemos o clube e eu digo claramente, que todos como tu vão para o crl, e que se fodam tal como desejo que todos os 9 traidores se fodam… partam pernas, partam bracos, é me igual, porque mataram o meu clube.
28 Junho, 2018 at 14:36
Tão isto…
28 Junho, 2018 at 10:28
Você não nos deseja nada disso? Tudo isto que em apenas uns dias se está a passar e vai continuar a passar é muito pior do que qualquer ofensa verbal, vocês destruíram o sentimento de sportinguismo que tínhamos e a instituíram por um sentimento se revolta
28 Junho, 2018 at 10:46
fabio
existem pessoas que acham que nunca tem culpa de nada, que estão sempre certas, tomam determinadas decisões na vida e se correr mal foi feita com boa intenção e auto se desculpam.
28 Junho, 2018 at 11:03
“Every way of man is right in his own eyes.”
3:10 to Yuma
28 Junho, 2018 at 21:18
Grande filme ^^
28 Junho, 2018 at 9:31
Brutal!
Dizer o quê depois de ler este texto? Apenas o desejo de que estejas enganado, e que o Sporting se consiga libertar de novo da jaula e que te faça voltar. O meu sentimento é mais de impotência. Não aprendemos. Somos um clube que tem tudo para ser feliz, mas que nós próprios não permitimos. Somos masoquistas, decididamente. Quando vi o resultado da assembleia soltei um sonoro “f***-se” e deixei-me cair no sofá, sem forças, em total desalento. Vieram-me aos olhos lágrimas de tristeza, que depressa se transformaram em lágrimas de raiva. Não aprendemos. Somos diferentes? Sim, de facto. Talvez seja esse o grande problema do Sporting.
Um grande beijinho e Saudações Leoninas.
28 Junho, 2018 at 9:35
Texto muito bem escrito, muito pessoal. Levou-me atras no tempo.
Espero sinceramente que reconsideres duas coisas, o deixar de ser socio e o deixar de escrever aqui.
Apesar de divergirmos na opiniao na votação da ultima AG és alguem por quem tenho bastante respeito e que sempre gostri de ler o que escreves.
SL
28 Junho, 2018 at 9:37
Desculpem o off, mas é uma coisa que me intriga: como se explica que para o jogo de ontem não tenham sido colocados bilhetes à venda e que a bancada destinada aos adeptos visitantes tivesse cheia? A CG decidiu entregar os bilhetes a quem lhe apeteceu? O que aconteceu aos sócios com gamebox modalidades que supostamente tinham direito prioritário na venda? Porque razão não venderam os bilhetes nas bilheteiras? Porque razão os entregaram às claques?
28 Junho, 2018 at 9:46
Boas perguntas Tiago.
28 Junho, 2018 at 10:21
Brave?
Podes responder como foste ao jogo?
28 Junho, 2018 at 10:48
2 bilhetes via Juve.
28 Junho, 2018 at 10:48
Jogo anterior, comprei por 9 euros.
28 Junho, 2018 at 10:55
Pois…lá está. Enfim.
Obrigado pela info, Brave.
28 Junho, 2018 at 11:46
E no dia anterior não contava ir mesmo por não haver bilhetes…
28 Junho, 2018 at 10:59
Foram arranjados.
Mesmo pessoal que tinha prevalência na escolha ( Gameboxes ), não pode comprar..
Vi muito pessoal a queixar-se disso.
28 Junho, 2018 at 11:05
Pois..vão-me desculpar mas…que merda é esta? Já começou o filme com os bilhetes? Já começou a vergonha de os bilhetes não serem disponibilizados para os sócios, ainda para mais aqueles que têm gamebox das modalidades?
Andei dias e dias a perguntar pelos bilhetes, pensando que como estava a CG não tinham tido tempo para proceder ao pedido em tempo útil. Afinal tiveram e trataram de os entregar às claques!! Mas que merda é esta?? Então mas não está inclusive a JL com os apoios suspensos?? Mas que merda é esta?
Desculpem a indignação mas é que não suporto este tipo de merdas. Estes arranjinhos. Estas tramóias com os bilhetes. Lá se foi novamente alguma transparência que ia existindo? Filmaram a bancada e porra, alguns deviam ter menos idade do que os meus anos de sócio. Porra. Inacreditável.
28 Junho, 2018 at 11:13
Bem vindo ao novo/velho Sporting.
28 Junho, 2018 at 12:08
Ora aí está algo que vou estar atento.De que lado se vão posicionar as claques. Tenho já uma desconfiança, mas os próximos dias vão revelar mais.
28 Junho, 2018 at 12:15
não precisas de desconfiar iron, nada foi inocente, quero ver depois esta gente toda indignada que queria a suspensão da claque e retirada de socios de certos membros, vão estar calados.
28 Junho, 2018 at 11:42
Muito triste… percebo perfeitamente a tua indignação…
28 Junho, 2018 at 12:55
A CG reteve os bilhetes e distribuiu-os por quem bem entendeu
28 Junho, 2018 at 9:39
Vais simplesmente deixar de pagar as quotas ou vais mesmo cancelar o numero de sócio?
Eu as quotas tenho pagas até ao final do ano, por isso já fiquei a arder, mas queria cancelar o numero mas não sei o endereco, de email ou fisico, para onde enviar a carta.
Os servicos do clube devem andar de férias, porque patrão fora…. e não me respondem.
Se alguem me souber informar agradecia.
Relativamente ao que esceves concordo com tudo.
Comeco a perceber que o BdC foi um oasis no meio do deserto, e não, como acreditei, a mudanca de Paradigma, o acordar do Leão adormecido (palavras do JJ), um clube tão grande quanto os maiores do MUNDO!
Esse Sporting morreu no sábado e agora há apenas dois tipos de pessoas:
– as que fazem o luto agora e comecam a lidar com a perda
– as que irão continuar a sofrer até um dia terem de lidar com a realidade de que o clube acabou mesmo.
Eu estou a tentar ir desligando aos poucos, mas claro que custa sempre.
Resta celebrar o futsal (espero eu) pois pode ser o ultimo titulo do clube.
Grande abraco!
O nosso Sporting pode estar morto, mas nunca deixaremos de honrar a sua memória, nunca deixaremos de andar de cabeca erguida, nunca seremos conhecidos como corruptos.
28 Junho, 2018 at 9:48
Sporting Morto? Nunca amigo.
28 Junho, 2018 at 9:52
O Sporting morreu e foste tu que o mataste.
Agora temos um clube que nem deveria ostentar o nome do defunto, mas nunca será o grande Sporting, o Sporting ganhador, o Sporting dos tempos áureos, o Sporting que queria ser tão grande quanto os maiores.
Perdemos a guerra e perdemos o clube. Espero que consigas dormir bem à noite com a merda que ajudaste a fazer.
28 Junho, 2018 at 9:44
“Tu que meteste mais uns votos á socapa pelo sim” ?!?!?!?
“Odeio-te. Mais do que a lampioes. Desejo-vos todo o mal” ?!?!?!?
É pá, que texto mais lamentável!
Pede ao bruno pra fundar o sporting 1906. Pode ser que vocês todos sejam feleizes para sempre.
28 Junho, 2018 at 9:52
Porque não fundaram vocês um clube? Com o vosso próprio presidente eleito?
Pois olha fica sabendo que o que o Hadji sente, sinto eu também e não devemos ser apenas dois.
E cada vez que conhecer novos sportinguistas, começarei a conversa com o tema desta AG, para saber se vale a pena continuar a conversa ou não.
Terão para sempre este estigma, e eu tudo farei para que não seja esquecido.
28 Junho, 2018 at 11:04
Já muitos mais disseram que sentem isto.
Eu incluído.
Mais uma vez, a maioria…
E mais uma vez, aparecem uns quantos, que parece não saber o que é o sentimento.
Parece que não lêm tudo.
Retirem o BdC, coloquem outro nome se vos apetecer.
Mas isto vindo do Rock a Bílis, que em dias de jogo e emoção é :
” Bora Sporting. ”
e
” Vamos Sporting. ”
Deve ser uma animação e um conjunto de sentimentos e emoções que nem sei.
Texto lamentável, esescrevem…
Foda-se..
Brincam com o Sporting, com sentimentos, com História e estórias..
Continuo na minha..
Uns nem são do Sporting, outros é mesmo por interesses e ódio.
E são, mesmo, a minoria.
28 Junho, 2018 at 10:03
Ó doutora então? Há que respeitar a opinião do outro doutor! A doutora tem o problema da falta de berço. É o que dá as rápidas ascenções às castas superiores…
Ora ai está uma ideia boa. Eles que formem o Sporting1906 e levem o povo todo que assim, já podemos impor o direito de admissão dos novos acionistas.
Cordiais Saudações experientes,
Visconde de LionMan
28 Junho, 2018 at 10:40
So para perceber melhor o teu ponto de vista: sousa cintra, futre, “isto” que estamos a ver, era preferível a ter deixado ficar o Bruno e a direção anterior a trabalhar pelo menos até começar a próxima época?
28 Junho, 2018 at 10:57
tu também és lamentável e existes.
o Sporting 1906 já foi fundado rutinha.
28 Junho, 2018 at 11:52
assuma de uma vez , o que querem , assumam que querem uma especie de clube vip , cool ou lá o que seja , assumam que não estão para grandes chatices , assumam que o 2º ou 3º lugar está bom , assumam o que querem e deixem de andar a enganar milhões de adeptos
28 Junho, 2018 at 9:54
Não vou particularizar uma resposta a cada um/uma que me deixou uma palavra mais pessoal. Porque são muitos mais do que imaginei.
Agradeço a todos.
28 Junho, 2018 at 11:05
E eu a ti, pelo texto.
O não dormir bem, por vezes me dar aquela tristeza de manhã, ou ao deitar.
Há pessoal que não tem, mesmo, sentimentos.
Devido a interesses e ódios cegos.
Mais um, Abraço de Leão
28 Junho, 2018 at 12:17
eu é que te agradeço hadji
28 Junho, 2018 at 12:56
Grande texto!
28 Junho, 2018 at 9:56
Excelente texto. Essa dor neste momento é partilhada por muitos Sportinguistas.
28 Junho, 2018 at 9:57
Grande Texto Hadji Parabéns
Quanto ao nosso Sporting (o dos NÃOS) esse morreu pela mãos de alguns não sei se muitos se poucos que houve falcatrua houve …
Manterei as minhas quotas pagas até às eleições, depois não sei para ser sincero depende de quem concorrer e ganhar.
Estou triste como o caralho …
28 Junho, 2018 at 10:02
Gostei do texto. Não consigo partilhar do ódio. Fizeram a escolha deles. Durante a assembleia senti-me vazio por perceber a ruptura que existe no nosso seio. Custa muito ver insultos entre adeptos. Caramba, estamos todos de verde. Esse “ódio” guardo-o para os nossos rivais. Admito que também me estou a cansar de lutar para que se perceba o rumo que o nosso clube está a tomar. Contudo, a gamebox está paga e deixar de ser sócio, jamais (a não ser que a vida a isso obrigue e que aquele dinheiro me faça falta para sobreviver).
Não consigo pensar no Sporting sem pensar em ter uma vida activa no clube. Acredito que tu Hadji, depois de alguma ponderarão, também optes pelo caminho do Sporting e não por esta gentalha que prepara o nosso futuro enquanto instituição.
Por último, gostei muito de ler a referência a este espaço e ao Cherba. Este é para mim o espaço de referência do Sporting e o Cherba transporta os valores que eu também sinto serem os meus.
28 Junho, 2018 at 11:10
Essa ruptura, é apenas de alguns.
Sempre dos mesmos.
E penso que qualquer pessoa sente ódio a quem quer mal ao Sporting Clube de Portugal.
Sejam eles de que clube forem.
Eu ia para a guerra com o BdC, com o Carlos Vieira, Gestas, Caeiro, Roque, Alexandre, Quintela, and so on.
Com o Varandim ? JJ ? Ricci ? Sobras ? Dias Ferreiras ? Futres ? Ténias ? Cofinas ? Mendes ? Torres ? Cintras ?
Penso que não é necessário responder.
E o mesmo pelo Sporting.
Iria com uns, não iria com outros.
Porque é mais do que o Clube ou o símbolo.
São os ideais, os valores, integridade, a verdade, a transparência, a confiança, o orgulho…
E< por aí..
28 Junho, 2018 at 10:02
Texto bem escrito…mas depois:
“Hoje cancelei o débito directo. Tu és o culpado. E tu. E tu. Tu que votaste SIM e tu que meteste uns votos a mais à socapa, pelo sim, pelo sim. Odeio-te com toda a minha sinceridade, com toda a minha força e convicção. Mais do que aos lampiões. Desejo-vos o pior que conheço. O pior que conheci no Sudão, no Congo e nos Balcãs.”
Este é o grande legado de bdc no Sporting!! Vergonhoso isto
28 Junho, 2018 at 10:17
Ai Doutor. Tem mesmo de ir tomar o Memofante! Essa memória anda mesmo avariada. Ou então é mesmo selectiva. Parece que a divisão do club só aconteceu agora. Onde andava o Doutor quando nós perdemos o poder a primeira vez? Quando passavam a vida a chamar-nos de croquetes e nós a defendermos a nossa dama (e o Sporting Club) contra aqueles infiéis que blasfemavam contra a ordem instituida?
Onde andava o Doutor quando tivemos de queimar uns quantos votos para manter a linhagem aristocrática no nosso querido clube e para impedir que esse Garoto (Ai que saudades do Carlos Barbosa… Espero que volte rapidamente) usurpasse a Presidencia do Clube?
Onde andava o Doutor quando desde o primeiro dia que correram connosco do club, nos entretivemos a vilipendiar e caricaturar o Garoto, Coreano, Gordo, Drogado, Mal Educado, em todos os meios que encontrávamos disponíveis para nos ouvir? As horas de Tee que perdemos para podermos levar a cabo esta missão de salvação do Club. A sorte é que o Camarote é um blog muito lido pela nobreza. Ou esse outro o Fonte Segura, onde pusemos em causa todas as decisões tomadas, reestruturação financeira e afins.
Por isso doutor não esteja aqui a denegrir o nosso trabalho de divisão, porque quem é de linhagem cedo percebe que há que dividir para reinar. A grande diferença é que os de berço (desconfio que ao contrário do Doutor, que deve ser novo rico) sabem que se ataca sempre pelas costas, porque pela frente há que manter o sorriso e a simpatia intactas.
Cordiais Saudações Aristocráticas,
Visconde de LionMan
28 Junho, 2018 at 11:05
+1 legendary
28 Junho, 2018 at 11:11
Legendary
28 Junho, 2018 at 10:04
Grande texto.
“Há textos que recordarei para a vida. Hoje só me ocorre o do Leão nos cuidados intensivos, rodeados de médicos a decretar o fim, mas nós a segurar-lhe a mão. Até se erguer. Com Bruno. Noutros tantos dias são tantos outros textos memoráveis. Nestes últimos meses só desejei que, caso o primeiro quisesse sair, se elegesse o segundo. Agora não quero saber.” e isto…
Tenho as cotas de todos pagas até ao fim do ano e espero poder no dia 8 ajudar a reverter tudo que esta brigada do reumático esta a tentar fazer… depois, bem depois de dia 8 de setembro logo se verá.
28 Junho, 2018 at 10:09
Deixem-se de merdas.
O Sporting está vivo e bem vivo.
O efeito Sousa Cintra já se está a fazer sentir.
Daqui para a frente vai ser sempre a rrrrasgar!!!
28 Junho, 2018 at 10:16
“O efeito Sousa Cintra”
😀 😀 😀
Epá munta bom mesme.
Uma lufada de ar fresco. Com o Grande Estrumpfe a presidente e o pacóvio careca na SAD.
Vamos rasgaaaar!
😀
Só se fôr os vidros dos carros com essas garrafas de deitar fora…
28 Junho, 2018 at 10:26
Quando a vista passou pelo “efeito Sousa Cintra” não consegui conter a gargalhada.
Até me perguntaram o que se passava, acabamos todos (mais três colegas) a rir que nem desalmados.
Vai ser a frase do dia.
“Ja tás a sentir o efeito Sousa Cintra?”
😀 😀 😀
28 Junho, 2018 at 10:34
Nem mais!
O efeito Sousa Cintra é contagiante.
Acreditem que ninguém vai parar este Sporting.
28 Junho, 2018 at 10:52
Tu nao existes pá, só podes ser um bot bem disposto, porque essa capacidade de dizer disparates tão cómicos e sem sentido, está para lá da capacidade humana.
😀 😀 😀
28 Junho, 2018 at 11:09
já que ninguém o para espero que não vá contra uma parede, os travões podem estar um bocado velhos.
28 Junho, 2018 at 11:15
😀
28 Junho, 2018 at 10:38
É o novo reclame para o Axe.
“E se de repente um careca com uma cara em que só sobressaem as sobrancelhas e um eterno ar de boi a olhar para o palácio lhe oferecesse flores? É o efeito Sousa Cintra!”
Epá, vou me deitar a rir um pouco.
28 Junho, 2018 at 10:33
Segunda fêra teremos treinador, e os sportinguistas vã ficar satesfêtes. O Figue vai ajudar o Futre a trazer os bons filhes à casa do pai. Calma 🙂
28 Junho, 2018 at 11:11
error
os jornalistas vão ficar satisfeitos
28 Junho, 2018 at 11:13
Os portugueses, porque gostam todos do Sporting
28 Junho, 2018 at 11:25
Ya. Essa matou-me. Todos os portugueses gostam do Sportem.
28 Junho, 2018 at 10:17
Este gajo gajo é mesmo desvairado da tola.
Ahahahahahah
“O efeito Sousa Cintra”
Opá, isto é do melhor que já li aqui.
28 Junho, 2018 at 10:23
rasgar dinheiro e cartões de sócio?! boa…
28 Junho, 2018 at 11:07
eu acredito em ti lulinha, vai ser sempre a rasgar.
boas memorias me traz o sousa cintra.
28 Junho, 2018 at 11:12
Este gajo e outro, é mesmo gozar-nos na cara.
Como ainda tem via verde para aparecer por aqui, não sei.
28 Junho, 2018 at 11:50
lol…
o Sr. acredita mesmo no que escreve?
Até agora só vi uma rasgadela, que tem sido o trocar a Sporting TV pela CMTV como local privilegiado de comunicação do nosso Clube.
A e o contrato do treinador também.
28 Junho, 2018 at 12:13
Correção, já estão a partir tudo!
28 Junho, 2018 at 10:12
Agora não vale a pena chamar a Sara Connor…
28 Junho, 2018 at 10:14
Caro Hadji, o amigo perdeu toda a razão com este excerto:
“Hoje cancelei o débito directo. Tu és o culpado. E tu. E tu. Tu que votaste SIM e tu que meteste uns votos a mais à socapa, pelo sim, pelo sim. Odeio-te com toda a minha sinceridade, com toda a minha força e convicção. Mais do que aos lampiões. Desejo-vos o pior que conheço. O pior que conheci no Sudão, no Congo e nos Balcãs.”
Confesso que é das frases mais fortes que li por aqui, talvez seja a mais forte mesmo.
Espero que reconsidere o cancelamento do débito direto . Quanto ao mal que deseja aqueles que votaram SIM sinceramente não acredito que seja verdade, porque isso faria de si uma pessoa que certamente não é.
28 Junho, 2018 at 11:49
É isso mesmo Hadji.
Não acredito no “desejo de mal” que escreveu em relação a quem votou Sim.
Acredito que o tenha escrito num “ataque de raiva” por a maioria ter feito uma escolha diferente da sua….mas foi apenas isso…
Porque se esse ódio fosse “real” faria de SI aquilo que não é.
Seria igual aqueles que festejam a morte do Italiano e o very-light… e isso apesar de não o conhecer de lado nenhum TENHO A CERTEZA QUE NÃO É!!
28 Junho, 2018 at 10:14
Um depoimento pessoal, muito bem escrito e uma homenagem a quem te é querido.
Infelizmente – e apesar de tudo o que foi excepcionalmente bem feito nos últimos anos – o que sobrou foi ódio, perseguição e incompreensão.
SL, Hadji.
28 Junho, 2018 at 10:42
E porteiragem.
28 Junho, 2018 at 11:25
Está a gostar dos últimos dias?
28 Junho, 2018 at 21:22
Saudações Loladas
28 Junho, 2018 at 10:14
Penso que o legado de BdC está em Miguel Albuquerque. Haja uma vaga de fundo para o convencer a avançar e ganharemos novamente o nosso Grande Amor!
28 Junho, 2018 at 10:17
Julgo ter ouvido na SportingTv o Miguel dizer que tinha aspirações a outros voos, espero que seja a hora de avançar.
28 Junho, 2018 at 10:35
Espero bem que sim!
28 Junho, 2018 at 11:52
Sério? Deus queira que sim.
28 Junho, 2018 at 10:33
É exactamente por ainda haver estas pequenas esperanças (Miguel ou Carlos Vieira), que não nos podemos dar a luxo de deixar de ser sócios antes das eleições.
28 Junho, 2018 at 10:52
A sério? Gostaria bastante que ele avançasse, mas não me atrevo a pressioná-lo. Isto tem de partir das pessoas, porque é uma missão muito difícil. Agora, só de pensar que nas próxima eleições a escolha pode ser apenas entre o Tico (Varandas) e o Teco (Benedito), com um Lareco (alguém da facção camarote leonino) a entrar para ter os seus 15 minutos de fama, seria mau de mais.
28 Junho, 2018 at 11:17
Uma luzinha ao fundo do túnel?
Espero que saiba rodear-se de gente capaz e não de nojáveis.
28 Junho, 2018 at 12:58
Mas primeiro temos de deixá-lo fazer o pleno PJR
28 Junho, 2018 at 10:20
Oi ??! Luis Duque na comissão de honra do Varandas ? Ainda restam duvidas da golpada??
28 Junho, 2018 at 10:32
Só se for contratação de última hora porque aqui não o encontro:
https://www.dn.pt/desporto/sporting/interior/conheca-a-comissao-de-honra-de-frederico-varandas-9512831.html
28 Junho, 2018 at 10:33
Esquece, já vi nas notícias mais recentes.
28 Junho, 2018 at 11:01
Tiro no porta aviões. Este já não conta.
Se não aparecerem mais alternativas, ainda vejo os votos nulos a ter maioria, e ganha um gajo qualquer que no total n recebeu mais de 20 ou 30%…
28 Junho, 2018 at 16:30
Ha gajos, que para caírem, nem é preciso empurra-los.
28 Junho, 2018 at 10:32
Disse aqui antes da AG que já não apoiava o BdC mas que iria votar NÃO, por não me rever na Comissão de Gestão, por não me rever no JMS e por tudo tresandar a golpe e jogos de bastidores.
Assim o fiz. No entanto, custa-me ver o negativismo e os insultos que tenho visto por aqui. A frase onde se refere odiar mais Sportinguistas do que lampiões só porque votaram de forma diferente? Só porque têm as suas ideias e tomaram a suas decisões? Gajos que mataram dois dos nossos. Gajos que fazem cânticos a glorificar essas mortes. Cum caraças.
Peço desculpa se ofendo mas os que votaram NÃO e agora estão a cancelar débitos directos e a deixar de pagar cotas são fracos. Fracos. Perdem uma batalha e desistem? Deixam de ter hipótese de votar em Setembro? Tiram o apoio que dão às modalidades? Caso ganhe uma lista croquette, caso passem o pavilhão e as cotas para a SAD, aí sim acho legítimo deixar de pagar. Agora tomar essa decisão nesta altura é fazer exactamente o que eles querem. E depois não venham dizer que foram os que votaram SIM os culpados. Os culpados da entrada dos croquettes serão TAMBÉM aqueles que, tendo essa possibilidade, abdicam de lutar contra a entrada deles em Setembro.
“ah és ingénuo, eles já entraram, eles vão acabar com as modalidades, eles vão vender a participação do clube na SAD, vão aceitar tuta e meia pelos que rescindiram, eles mandam em tudo”. Não digo que não vá acontecer mas, por agora, é tudo expeculação com que eles estão a jogar para nos derrotar de vez… e alguns de nós estão a cair que nem uns patinhos. FIGHT & RESIST. Eu não desisto. Não deixei de ser do Sporting nos 17 anos de croquettes, não vai ser agora que vou abandonar o clube.
28 Junho, 2018 at 10:44
Consigo perceber o ódio.. Se basta um sócio do Sporting para sabotar o clube é pior do que ter inimigos externos. É muito mais grave nao enxergar o Sporting e as suas lutas.
28 Junho, 2018 at 10:58
Epa, nada é mais grave que materem a gozarem com isso. Pelo menos para mim…
28 Junho, 2018 at 11:32
Em quanto não reconhecerem que se deixaram manipular, por uma cs mercenaria e por varios interesses, que se uniram, para a acabar com tudo o que foi conquistado, nestes últimos 5 anos. Nunca irão entender o que se está a passar.
28 Junho, 2018 at 11:33
Então concordamos com tudo.
Quem matou o Sporting matou…. o Sporting (a logica assim o dita) e quem ainda anda por aqui à boca cheia a afirmar que votou sim goza com isso.
Mataram o nosso clube e ainda gozam com isso. Confirmam-se as duas condicões.
São todos os grandes FDP, quer os lampiões quer os tipos que votaram SIM.
Qual deles o pior?
Que morram todos da mesma forma que mataram o Sporting.
Perdemos a guerra porque o carnide ganhou, a holdimo ganhou, o ricciardi ganhou, o mendes ganhou, e nós perdemos o clube.
Fdx, dá cá uma raiva que estava capaz de dar um excerto de porrada a cada um dos pseudo 71%…..
28 Junho, 2018 at 10:33
Caro Hadji,
Não cedas, precisamos de ti, mais do que nunca!
Nunca abandoná mos o barco! Este Leão pode ter sido vergado, mas não está nos cuidados intensivos prestes a doar os órgãos.
Pelo contrário, estava com uma saude como nunca se viu, e os seus órgãos passaram a ser mesmo apeteciveis.
Estamos a viver o momento politicamente correcto, num mundo do Futebol, onde pelos vistos só o Sporting tem de ter ética.
Claro que com toda esta ética ficamos indefesos e parace que se torna mais fácil sermos postos em causa, internamente!
O Louco, Lula, Cheira traços de coca e auto proclamado Deus Sol, BdC, foi atacado internamente por muitos sócios! Pergunto onde estava a união nessa altura.
Estes sócios estavam fartos da pressão dos Carnidense e Puercos, que estavam fartos de ter no Presidente do Sporting alguém que finalmente não tinha medo de dizer as verdades?
Mas o Presidente não avisou desde a sua campanha que estaria aqui para lutar pelo Sporting? E que a mesma luta não iria ser bonita? Onde é que ele mudou?
Quem mudou foram os sócios que não conseguiram aguentar a pressão e comeram com tudo o que a CS passava.
Os mesmos Sócios, que desde cedo o julgaram de todos os crimes que aconteciam e que em nenhum momento pararam para pensar que o que se estava a passar iria sempre em primeiro lugar atacar a pessoa do NOSSO Presidente.
Os mesmos Sócios dizem que o Sporting não tem agora rumo por culpa do Presidente. Porque não lhe deram mais 6 meses e iamos a uma AG de destituiue depois iamos a votos.
Nessa altura teriamos a consolidação econômica e o resultado dos processos das rescisões.
Se calhar o resultado nesse dia seria bastante diferente.
Aposto o meu esquerdo como de certeza iriamos ter um Sporting unido, a favor ou contra!
Neste momento é caso para perguntar: estamos bem ou estamos mal?
Estamos uma merda!
Ps: Hadji NÃO DESISTAS!
SL
28 Junho, 2018 at 10:34
Um texto que sintetiza o melhor e o mais miserável que já li na Tasca. Esse ódio até pode ser um efeito colateral de uma frustração irreparável, mas nada o justifica.
SL
28 Junho, 2018 at 11:53
Suponho que a queda do clube não justifique o ódio, quando muito é ligeiramente aborrecido…
28 Junho, 2018 at 14:23
Ódio provam os rabolhos, pelo nosso total DESPREZO; por esses vossos aliados; a tua moral lembra-me o sitio sobre o qual todos os esfíncteres se dilatam. Eu tenho a certeza que não duram meia década e da avalanche de humilhações que coleccionarão. A Junta de BOIS da operação com dor já está toda a arriscar os seus RIDÍCULOS coirões: muitos encontros para todos eles caso façam UM SÓ ACTO lesivo para o SPORTING, num vilarejo nortenho, num aeroporto europeu, num resort do 3º mundo, etc. Até 8 Set, faremos as contas dos danos que causarão.
28 Junho, 2018 at 10:37
Grande texto. Está tudo lá.
SL
28 Junho, 2018 at 10:38
Grande, grande texto Hadji!!! Não me revejo nos ódios, mas entendo perfeitamente a dor que lhes dá corpo.
O meu copo meio-cheio, por estes dias: O Bruno mostrou que é possível…
28 Junho, 2018 at 10:39
É isto tudo que sinto. A 100%. O meu emprego é escrever, e há vários dias que não me sai uma palavra sobre esta situação toda. Hadji, obrigado por as teres encontrado por mim.
28 Junho, 2018 at 10:44
“Só morto”…
De outro modo “não me tirarão” o Sporting…”
Já “ultrapassámos juntos muitos períodos difíceis…” e sempre o Sporting “renasceu das cinzas”…
Também desta vez (se isso acontecer…) “vai haver gente que não desiste…eu estarei com essa gente…”…
“Juntos e unidos…teremos sempre muito mais força…”
Vamos ter de “arreganhar os dentes…”…
Sporting Sempre…!!
SL
http://photos1.blogger.com/blogger/6727/2710/320/E%20que%20os%20nossos%20advers%3F%3Frios%20sintam%20a%20for%3F%3Fa%20do%20rugir%20do%20le%3F%3Fo%21.jpg
28 Junho, 2018 at 10:48
Belo texto, Hadji.
Isto é a capitulação do Sporting dos sócios da plebe às mãos dos sócios do poder.
Eu não conheço pessoalmente nenhum dos frequentadores da Tasca mas, pelos comentários, parece-me haver alguns companheiros muito mais dentro dos meandros do clube do que eu, um mero Sportinguista que ama o Sporting, vai à bola e vem à Tasca.
No entanto o que vejo aqui?
Inúmeros comentários mais parecidos ou menos parecidos com os meus.
Muitas críticas ao que se tem passado nestes últimos dias, nomeadamente à AG e a todo o seu processo.
E…
Os 800 votantes e as 3.500 assinaturas apareceram? Existiam? Pois…
A pen podia andar a passear? Pois…
O controlo das votações e contagens foi isento como seria exigível? Pois…
O problema é que nós barafustamos mas o poder está do outro lado.
Nós dizemos que os Sobrinhos e Ricciardis são isto e aquilo e eles riem-se e chamam-nos parolos.
Os cães ladram mas a caravana passa. E os cães é que ficam mal vistos.
Eles é que têm o poder de manobrar as decisões. Por cima e por debaixo da mesa. Nós nem mesa temos. Reunimo-nos ao balcão da Tasca.
Se aparece um gajo com tomates para os desafiar, há que lhe dar um tiro nos ditos cujos. Foi o que aconteceu. BDC não os protegeu convenientemente e foi baleado.
28 Junho, 2018 at 10:53
Ah, deixar de ser sócio, não. Tal como nunca deixei ao longo destews anos.
28 Junho, 2018 at 11:40
Paulo, é isso mesmo.
Nós somos peixe miudo, somos mexilhão, e quando o mar bate na rocha quem se fode é o mexilhão.
O golpe estava preparado há muito tempo…. os jogadores quando sairam sabiam que nunca iriam a Tribunal discutir justas causas, por isso mesmo escreveram cartas tão vergonhosas e sem qualquer validade legal.
A holdimo nunca iria perder 100M por um Presidente querer comprar a SAD de volta, o Mendes nunca deixou de se vingar do clube…. perdemos a guerra.
O BdC era do povo, e como tal não soube usar a hipocrisia, o esquema, o negociar pelos corredores, que é tão habitual nos nobres, nos FDP que têm o poder….
Perdemos o clube, mataram o nosso Sporting, mas continuaremos a ser pessoas integras e honestas, sei que é pouco, mas nunca me envergonhei daquilo que faco e como tal durmo descansado à noite. Pobres mas honestos!
28 Junho, 2018 at 10:58
“Obrigado Por estes 5 anos maravilhosos. Obrigado por tanta, tanta coisa que só posso resumir num agradecimento por me devolveres o orgulho. Embora seja para mim evidente que houve fraude, há muita gente que votou pela destituição. Hoje parece óbvio e lógico que haverias de sucumbir perante o poder instalado, às mãos, foices e martelos daqueles que preferem viver uma vida de servidão e olham com mais ódio àqueles que, em condição análoga, tentam colocar a cabeça de fora do que aos “pais grandes” que os escravizam.”
Caro Hadji, já partilhámos opiniões e algumas “lutas” aqui na Tasca, tal como divergimos outras vezes. Aprendi, por mérito teu, a respeitar a tua opinião, mesmo discordando dela.
Não foram 5 anos maravilhosos!
Foram 5 anos melhores que os últimos 10 ou 11, o que é completamente diferente. Compreendo que quem acompanha a imperial com tremoços, um dia ao substitui-los por camarão demasiado cozido, ache que está no céu. Mas não está!
Já aqui disse que os últimos presidentes antes do Bruno de Carvalho não servem para referência de porra nenhuma. Foram uma merda. Merda da grossa. E merda da grossa não é referência para nada! Esquece isso!
Nos últimos 45 anos tivemos 11 presidentes. Os dedos de duas mãos, mais um! Pois sobram-te dedos de uma mão para assinalar aqueles que merecem ser referência para alguma coisa: João Rocha, Sousa Cintra, José Roquette e Bruno de Carvalho. Um para referência negativa, Roquette, um para referência média, Cintra, e dois para referência positiva, Rocha e Carvalho.
Isto explica porque, nestes 45 anos, só fomos campeões 5 vezes!
Não me vou alongar sobre o Bruno de Carvalho. Já aqui dei a minha opinião várias vezes. Fez coisas fantásticas mas teve erros inacreditáveis, de uma imaturidade gritante. Imaturidade essa que chegou a roçar a burrice pura. Imaturidade e burrice que demonstraram que não tem capacidade real para ser o líder que um Presidente do Sporting tem de ser. Podia ser, perfeitamente, um Vice-Presidente para as Modalidades. Talvez o cargo perfeito para ele. Para Presidente, não tem perfil…
A Direcção do Bruno de Carvalho fez um percurso e um trabalho muito acima da média nestes 5 anos. O Bruno de Carvalho, não! Cometeu muitos erros, desde o início, erros esses que fomos desculpando com o “ainda é novo e denota alguma inexperiência mas isto passa com o tempo”. Não passou! Foram esses mesmos erros – péssima comunicação e muita falta de tacto a lidar com as pessoas, denotando uma sobranceria e uma arrogância perigosas – que fizeram as pessoas cansar-se dele. Ao ponto de, em simples 3 meses, 2/3 dos apoiantes lhe voltarem as costas.
Agora vêm com a conversa da ingratidão. Mas qual ingratidão? Todos nós estamos em avaliação a toda a hora. Quando se trata do nosso trabalho, ou se é competente a toda a hora, ou arriscamos a ser substituídos. É assim a vida. Podemos errar aqui, errar ali… Mas se em 6 meses só fazemos merda, que interessa ter tido um ano bom antes disso? As empresas não aguentam 6 meses de incompetência! Ponto. Não há cá gratidões nestas coisas.
Ele teve o condão de, em 3 meses, estragar quase todo um trabalho da SUA DIRECÇÃO em 5 anos. É preciso ser burro para fazer uma coisa destas. Muitos de nós percebemos o perigo do que foi aquele post pós Madrid. Muitos de nós percebemos o caminho errado da luta aberta contra um plantel inteiro – ainda por cima completamente injusta, na minha opinião. Daí foram erros atrás de erros, que muitos de nós percebemos, ou fomos percebendo, onde acabaria. Ele não! Foi burro até doer! Não há outra maneira de ver a coisa.
Cavou a sua própria sepultura, como se costuma dizer.
E, deixa que te diga, se a pergunta na AG fosse se nós, sócios, queríamos eleições ou não, acredito que nem 15% votaria NÃO a eleições. Muitos, como eu, votaram NÃO porque percebemos que era melhor ter o Clube entregue a um cretino honesto que a 40 ladrões educados. Infelizmente, foram tantos os erros que ele fez que isso cegou de ódio muita gente e não perceberam a quem estavam a entregar o clube.
Nestes últimos 2 a 3 meses, pouca gente colocou o Sporting acima de tudo.
E o resultado está à vista!
28 Junho, 2018 at 11:01
Enquanto explicares tudo só com o Bruno, não estás a perceber nada. Espera se mais de Sims inteligentes do que a ideia de que ele sozinho destruiu o bom que fez. É poucochinho para migueis
28 Junho, 2018 at 11:14
Um dos grandes erros que se lhe apontava quase unanimemente era o facto de retirar o foco noticioso dos escândalos do benfica…
Ora, tem estado calado e os escândalos apareceram e desapareceram da forma mais fugaz possível nestas 72 horas.
Pode ser que percebam finalmente que muitos dos erros apontados só faziam sentido no papel…
28 Junho, 2018 at 11:42
O tipo de comunicação do Bruno de Carvalho, nunca foram a causa do desviar dos holofotes ou mesmo a causa de instabilidades. Mas sim, a própria cs, que não passa de uma meretriz em preços de saldo, numa qualquer missão no Afeganistão.
28 Junho, 2018 at 14:09
O foco continua a ser o Sporting e Bruno de Carvalho dada a situação que ambos vivem…
Não perceber isso é querer passar ao lado das coisas.
Não fosse isso, estaríamos a falar dos casos de corrupção do Benfic@, que é uma coisa que não interessa muito à CS paga por esse clube merdoso, porque não havia mais nada para falar… Havendo, é colocar isso na prateleira, para ver se ninguém nota!
28 Junho, 2018 at 21:25
lol
28 Junho, 2018 at 13:32
Eu não explico tudo SÓ com o Bruno de Carvalho.
Se há alguém que tem posto SEMPRE o foco dos nossos problemas em 2 causas distintas, as internas e as externas, sou eu.
Aqui, foco-me no Bruno de Carvalho porque é dele que o texto fala principalmente!
28 Junho, 2018 at 11:03
Foda-se é tudo tão isto Miguel .
28 Junho, 2018 at 11:53
A burrice, foi acreditar que podia alterar o destino, há muito traçado, do Sporting Clube de Portugal. E o erro foi acreditar que teria os sócios, aqueles que voltaram a ter voz com ele a presidente, para o que desse e viesse.
28 Junho, 2018 at 13:41
A burrice foram muitas coisas…
É até fastidioso estar a enumerar esses erros mas aqui ficam alguns:
* não perceber que atacar o sistema ferozmente, como tinha que ser, levaria a uma resposta do sistema também feroz,
* nunca se defender contra os previsíveis e evidentes ataques do sistema,
* nunca entender que antes de atacar ferozmente o sistema tinha de ter aliados para fazer isso,
* nunca entender que sozinho ninguém muda porra nenhuma,
* nunca entender que abrir fontes de batalha em todo o lado é cavar um caminho para o insucesso, especialmente num tabuleiro onde existe um sistema que condiciona a verdade,
* nunca entender que uma boa comunicação é fundamental e que a comunicação dele era COMPLETAMENTE errada,
* nunca entender que é fundamental lidar bem com as pessoas, especialmente com a maioria das pessoas,
* nunca entender que, como diz o ditado popular, “à mulher de César não basta ser séria, é preciso parecer séria”, era fundamental para quem seria atacado de todo o lado, por pôr em causa todo um sistema corrupto,
… and so on…
Ele contribuiu muito para o insucesso que acabou por ser a sua Presidência. Isto quando tinha tudo para ser um grande presidente e por muitos anos.
28 Junho, 2018 at 20:30
* nunca se defender contra os previsíveis e evidentes ataques do sistema,
pensei que o que ele fez no sultimo s5 anos foi defender-se como pode dos ataaques externos e internos
* nunca entender que antes de atacar ferozmente o sistema tinha de ter aliados para fazer isso,
aliados-? lol quem?
escapou-te as inumeras tentaivas, as reunios com os clubes da liga?
a cebntrailizaçao dos direitos televisivos?
vives em q mundo
* nunca entender que sozinho ninguém muda porra nenhuma,
o mesmo q acima
* nunca entender que abrir fontes de batalha em todo o lado é cavar um caminho para o insucesso, especialmente num tabuleiro onde existe um sistema que condiciona a verdade,~
q batalhas abriu que nao fossem na defesa do sporting?
CS?
carnide?
porco?
empresarios?
comentaderios tachistas?
arbitros?
* nunca entender que uma boa comunicação é fundamental e que a comunicação dele era COMPLETAMENTE errada,
bla bla bla
* nunca entender que é fundamental lidar bem com as pessoas, especialmente com a maioria das pessoas,
bla bla bla~
* nunca entender que, como diz o ditado popular, “à mulher de César não basta ser séria, é preciso parecer séria”, era fundamental para quem seria atacado de todo o lado, por pôr em causa todo um sistema corrupto,
falas do quê?
onde estra direcçao nao foi serioa?
deixa de ser catavento
28 Junho, 2018 at 10:58
Hadji,
Grande texto ! apesar de achar demasiado forte o que desejas a quem votou sim. Prefiro pensar que muitos apenas queriam eleições e não perceberam o que realmente ia acontecer até lá….e em que estado poderá estar o Sporting no dia 8.
Percebo esse sentimento que é também o meu e de muitos dos tasqueiros.
No entanto todos devemos estar em condições de poder decidir o rumo no dia 8 !
Aceito que depois disso os débitos directos possam ser cancelados mas até lá quero acreditar que ainda conseguimos por o barco na direcção certa !
Grande Abraço !
28 Junho, 2018 at 20:30
irresponsaveis
28 Junho, 2018 at 10:58
Off: Porque é que as eleições são a 8 de Setembro e não na primeira data disponível pelos estatutos? Porque é que são depois do fecho? Alguém sabe como obrigar a remarcação?
28 Junho, 2018 at 11:02
esta divisão faz-me confusão… a minha análise, é que a maioria das pessoas se cansou do Bruno de Carvalho e no meu entender este desencanto foi provocado pelo próprio BdC.
Ao início o BdC era um atirador de Elite, escolhia os seus alvos e atacava, depois começou a disparar em todas as direcções, incluindo os seus próprios pés… se um atirador que escolhe os seus alvos é um atirador de Elite, um que atira para todos os lados, é um louco.
E por muito que se queira ganhar, as pessoas, na sua maioria não querem ganhar a atirar para todos os lados.
Também me parece que a maioria das pessoas ficou com o sentimento que o BdC não iria mudar, por muito que este o afirmasse, mas mesmo no dia da Assembleia, a sua atitude no facebook e ao subir ao palco, confirmaram o que as pessoas pensavam.
E nesse dia, os Sportinguistas não votaram no regresso dos croquetes ou dos notáveis… votaram na possibilidade de terem novas eleições e de escolherem um novo presidente… percebam bem isso!
Para terminar, não sei o que vos fez a vós serem do Sporting, eu sou do Sporting desde miúdo, não sabia o que era um fora-de-jogo, não sabia o que era um visconde, um nobre, não comia croquetes nem bifanas… o que eu sabia era que o Sporting não ganhava há anos, mas que na sua história tinha sido enorme, ecléctico e feito de homens de raça (Joaquim Agostinho, Carlos Lopes…) e o que me faz continuar a ser maluquinho pelo Sporting é o facto de não abdicarmos no nosso ADN que para mim são os jogadores da Academia, os jogadores portugueses , praticarmos o futebol mais bonito em Portugal e o facto de não entrarmos em esquemas de corrupção… no dia em que para sermos campeões abdicarmos do nosso ADN (o que me custa ver o Sporting a queimar tempo na bandeirola de canto) aí sim, desisto do Sporting… agora se é o João, o Manel ou o Bruno o presidente …
28 Junho, 2018 at 11:07
Apenas uma correcção, não votámos para ter novas eleições, votámos objectivamente na destituição do CD. Não é a mesma coisa.
28 Junho, 2018 at 11:10
sim, é verdade, mas o que eu quero dizer é que ao votarem na destituição do CD, não o fizeram com o intuito de entregar o clube aos notáveis… penso que no consciente de cada um havia, sim, a vontade de poder eleger um novo presidente…
28 Junho, 2018 at 11:46
Deves ser estupido porque não percebes a diferenca entre eleicões e destituicão.
Vou explicar, para teres eleicões recolhes 1.000 votos e pedes por eleicões.
NINGUEM, mas ninguem pediu isso (votos não são assinaturas, são votos).
A destituicão é algo extremamente grave, que nada tem a ver com eleicões.
Se és estupido devias ter pedido um tutor para te explicar como votar.
Agora fizeste merda e espero bem que sofras o dobro daquilo que fizeste a quem realmente amava o Sporting. O Sporting acabou…. Mataram-no.
Dantes diziam que era “BdC ou o caos”, e agora temos o caos, e continuam a acenar e afirmam que tudo está bem. Pro crl com estes fdgp todos.
28 Junho, 2018 at 14:34
olha, em relação a ti não restam dúvidas….
e realmente o Sporting acabou, a tua resposta é prova disso.
O que nos vale é que quando a bola começar a girar ficamos todos estúpidos outras vez e depois se calhar até nos abraçamos e saltamos os dois…e mandamos os outros para o crl…
Entretanto, em quanto a bola não rolar, vamos nós todos para o crl…
28 Junho, 2018 at 16:34
não será assim não… isso é que era bom…
o estigma que carregam não desaparece por causa de uma bola rolar…
28 Junho, 2018 at 11:04
Sem etiquetas:
Cabrão! Fizeste-me chorar…
Posso discordar de algumas coisas q dizes, mas o sportinguismo que nos une será sempre uma força moral que une..
Abraço e por favor não rescindas com o Sporting!
28 Junho, 2018 at 11:04
Não acredito que a maioria que votou no sim, só queira o mal do Sporting! Quero acreditar que muitos não se reviam na forma como BC exterioriza as suas ações e acharam uma forma de o penalizar. Perante a actual situação, com agravamento diário, muitos já devem ter reconhecido a precipitação do acto. A incerteza as recentes acções e a momentânea impotência dos sócios, não podem ser do agrado de nenhum Sportinguista. Quem tenha votado sim, pode e deve fazer uma reflexão e caso reconheça não ter feito a melhor opção, não deve ser cruxificafo pela posição que tomou. Não devemos julgar quem agiu com boa fé, influenciado por tanto carvão que foi obrigado a ver! SL
28 Junho, 2018 at 11:12
Quem votou a pensar no presente sem acautelar o futuro deve ser julgado sim, porque as incertezas que vives hoje devem-se a isso. Os do não sabiam o que queriam, muitos podem até estar contra BdC, mas reconhecem que ele é um mal menor. Os do sim sabiam que queriam BdC fora mas não pensaram no que viria a seguir. Se despedirem o Dios Crespo vai ser o sinal definitivo que quem o Sim pôs no clube só veio para fazer merda. Votar no Sim porque queriam o BdC fora é como votar no BE para se legalizar a droga. O teu voto tem de ser responsável, se der merda tens de aceitar essa responsabilidade
28 Junho, 2018 at 12:35
E é por aí que eu quero ir. Não creio haver nesta tasca alguém que seja capaz de dizer ” eu votei sim, mas não estava á espera que acontecesse esta merda toda” mas acredito que por aí fora este número vá aumentar de dia pra dia. E temos de fazer ver a estas pessoas que se nem tudo eram rosas também é verdade que o “papão” estava á espreita.
28 Junho, 2018 at 11:18
Vejamos com o que ficam mais chocados… Se com a exteriorização de BdC, se com a gestão do clube… está linda por estes dias. O que se diz, onde e quem diz. Está optimo isto.
“Quem votou sim não deve ser crucificado pela posição que tomou.” Não foi isso que fizeram? Crucificar a melhor gestão do clube das últimas decadas, senão de sempre, pela boca? Então que se fodam, não me vou esquecer que quando a gestão do clube estiver na merda eles preferiram a boca!
28 Junho, 2018 at 11:49
Iron, calados eras um poeta.
Quem votou no brexit votou para sair, não para mandar sinais. Agora foderam-se todos.
Quem queria mandar recados no Sporting convocava eleicões. Mas NINGUEM pediu eleicões, nada.
Todos foram a uma destituicão, que é algo muito grave, muito menos, e correram com os dois melhores Presidente de sempre (no Sporting foi claramente o melhor em termos de tempo vs resultados).
Serão julgados sim, aqui ou no além.
28 Junho, 2018 at 17:11
Amigo leonidas, nem poeta nem nada parecido com isso. Não me vai dizer que a mágoa é maior que a minha, pois eu apoio a equipa de BC, desde que andavam a meter medo com o investimento dos “Russos”. Agora uma coisa lhe digo, muitos tomaram uma posição, totalmente moldados pela CS. Porque acha que até a merda do boletim, teve de ser alterado na forma da pergunta? Também não quero apanhar os cacos que os outros deixaram, mas quero, na medida do possível, acreditar que muitos foram instrumentalizados. Se nos EUA conseguiram com este esquema tirar a Clinton e por lá o Trump, aqui não conseguiam tirar o BC e por lá o S cintra?
28 Junho, 2018 at 11:04
Grande texto. Comungo grande parte da opinião, mas tal como outros que aqui comentaram até dia 8 continuo sócio.
Quero ter uma palavra a dizer, nem que seja com voto branco. De outra forma, não terei qualquer legitimidade para criticar…
28 Junho, 2018 at 11:06
Excelente, simplesmente brutal!!!
Obrigado por partilhar o que lhe vai na alma, o qual eu me revejo na totalidade.
Mas que, apesar do desgosto, creio que ainda não é altura de desistir.
NÓS SOMOS A RAÇA, QUE NUNCA SE VERGARÁ!!!
28 Junho, 2018 at 11:14
Grande texto Hadji, eu já tinha resolvido que até dia 8/9 pago as quotas depois logo se vê, mas pelo menos nas eleições vou dar o meu voto no que penso ser melhor para o SCP.
Não desistas já Hadji, juntos somos mais fortes.
28 Junho, 2018 at 11:17
Hadji,
Parabéns pelo texto em que certamente todos nós nos revemos na parte sentimental e nos lembrámos do momento em que nos fizemos sócios, de momentos marcantes que vivemos e de pessoas que nos dizem muito e igualmente nos lembrámos de perdas que entretanto sofremos e que estão igualmente ligadas a momentos do Sporting. Eu lembrei-me de muita coisa e veio a lágrima ao canto do olho…
A tristeza e impotência que sinto hoje é igualmente muita, no entanto, sócio nunca deixarei de ser, tal como nunca deixei de ser na era GL e afins. Mesmo nessa altura mantive GB, e aqui sim concordo contigo, neste momento a minha ideia é não a renovar, principalmente se tivermos “retornados”… No entanto, nem sequer o consigo afirmar categóricamente, pois sei que o coração muitas vezes fala mais alto…
Não concordo no entanto a forma como referes aos “Sim”, até porque não podemos pôr todos no mesmo saco… Teremos certamente muitos que o fizeram apenas por sentimento anti-BdC e especialmente interesses próprios, mas temos outros como tu e eu que sofrem pelo Sporting e que acharam que esse era o melhor rumo. Temos também outros que nem sabem bem o que votavam, mas pronto…
A escolha é de cada um, tal como é a tua de deixar de ser sócio, espero no entanto que no fim o teu coração fale mais alto e continues nesta família que apesar de muito disfuncional é a nossa e que todos juntos consigamos voltar a encontrar o caminho correcto.
SL
28 Junho, 2018 at 11:18
Um PS a destacar:
Um dos grandes erros que se apontava a BdC quase unanimemente era o facto de retirar o foco noticioso dos escândalos do benfica…
Ora, tem estado calado e os escândalos apareceram e desapareceram da forma mais fugaz possível nestas 72 horas.
Pode ser que percebam finalmente que muitos dos erros apontados a BdC só faziam sentido no papel…
Isto está tudo minado e corremos com o nosso Staff Sergeant William James Hurt (Hurt Locker) que tinha os colhões necessários para enfrentar tudo.