Poucas coisas me restam que traduzam a memória de meu pai. Viu muito além da sua parca condição económica. Financiou e encorajou os estudos de um menino com uma peculiar relação com a escola, que perdia dias a ler os livrinhos, velhos e rasgados, em línguas indecifráveis que aprendera sem ninguém lhe ensinar.
Assim foi até ao dia em que as propinas do Técnico se começaram a pagar, em boa parte, com os prémios de mérito. Vi, nos seus olhos, um homem realizado quando lhe expliquei sobre uns americanos doidos que financiariam um grau académico de nome estranho, lá em Massachusets.
Nos quatro anos que se seguiram, do outro lado do mar, os telefonemas eram escassos porque caros. “Viste o Sporting, puto?”.
Não é estranho, pois, que sem herança física e com os valores e sacrifícios que me deixou feitos na carne que sou hoje, a memória que tenho dele seja uma viagem. Reconfortante. Sinuosa. Dura, mas nossa. Tão nossa.
19 de Maio de 1996. Já no fim da adolescência, entrei em casa madrugada dentro. Tinha sido uma noite perdida, a vaguear a pé, sozinho, mas com muitos demónios em mim. O cheiro a queimado, a carne a arder, as gargalhadas estridentes dos lampiões, as suas caras de gozo e alegria comemorando golos, ébrios de vitória e do prazer de subjugar o inimigo, de lhe espezinhar a dignidade, de lhe negar a humanidade. O cheiro ainda cá está, mas suspendeu-se ao entrar em casa e ver o choro e o desespero de meu pai. Seu desespero era ainda maior que o meu. Não apenas tinha vivido o mesmo, mas pendia sobre a sua cabeça a culpa de me ter levado lá. Como prenda, como reconforto, como a promessa que tínhamos feito de estar juntos, de fazer a nossa viagem de Sportinguismo. Fizemo-lo sobre o caixão de um irmão, com quem não tive tempo de partilhar tudo isso e tanto mais.
26 de Junho de 1989 marcou o inicio dessa viagem. Uma segunda-feira doutros tempos. Tempos em que um menino de 10 anos comprava um bilhete de autocarro e vinha, desde os subúrbios norte até ao Campo Grande. Não foi uma viagem qualquer, foi a viagem para entregar a inscrição como sócio do Sporting Clube de Portugal. Numa atitude pouco reflectida foi-me respondido que sim, poderia ser sócio, mas a prenda de aniversário inexistiria para pagar a jóia. E teria que vir entregar os papéis a Lisboa. Aceitei prontamente, para estupefacção até de um convicto Sportinguista.
Foi uma viagem de 29 anos. Acabá-la é encaixotar a memória de meu pai. Não conseguiria fazê-lo em sua vida. Não posso deixar de o fazer quando o Novo Sporting conspurca os valores que a nossa viagem me permitiu construir. Não é pela queda de um dirigente – já atravessámos muitos – é pela capitulação, é pela eutanásia moral que isto representa. Um Sporting que ousou levantar a cabeça, ser insubmisso, lutar contra os interesses – com bons ou maus modos – e decide ajoelhar-se não é o nosso Sporting. Não é essa fibra que o meu pai me transmitiu.
O meu Leão poderia ter vivido uma vida na jaula, mas tendo-se libertado para a selva, não lhe admito que volte a correr para a jaula.
Hoje cancelei o débito directo. Tu és o culpado. E tu. E tu. Tu que votaste SIM e tu que meteste uns votos a mais à socapa, pelo sim, pelo sim. Odeio-te com toda a minha sinceridade, com toda a minha força e convicção. Mais do que aos lampiões. Desejo-vos o pior que conheço. O pior que conheci no Sudão, no Congo e nos Balcãs.
Ainda vou polvilhar esta caixa de comentários. É o meu luto. Vou insultar despudoradamente, injustamente. Estou destroçado, injustiçado. Quero que sintam igual. Quero que se fodam.
A mesma vivência que me trouxe a ponderação, o respeito pelo outro, a necessidade de me colocar na posição de quem discorda de mim para o entender, o segredo de que os homens sábios se fazem de humildade, é a mesma vivência que me leva tudo isso. Sobra o ódio e a aspereza do vazio. Não estranhem, pois. Depois vou desvanecer e desaparecer.
Duas palavras: Bruno e Cherba.
Obrigado Bruno por mostrares que é possível ser insubmisso. Obrigado Por estes 5 anos maravilhosos. Obrigado por tanta, tanta coisa que só posso resumir num agradecimento por me devolveres o orgulho. Embora seja para mim evidente que houve fraude, há muita gente que votou pela destituição. Hoje parece óbvio e lógico que haverias de sucumbir perante o poder instalado, às mãos, foices e martelos daqueles que preferem viver uma vida de servidão e olham com mais ódio àqueles que, em condição análoga, tentam colocar a cabeça de fora do que aos “pais grandes” que os escravizam.
Isto é muito mais que desporto. Bruno, foste uma revolução de mentalidades que o poder tinha que esmagar. Ricciardis, Salgados e Sobrinhos não vivem sem Garcia Pereiras nem Oliveiras, nem os segundos sem os primeiros. Mas, após queda do BES e dos Dos Santos tinham que mostrar que são, em conjunto, os Donos Disto Tudo, aconteça o que acontecer. Pouco me importa se te recandidatas. Objectivamente, já estará tudo em cacos, mas mais importante que isso é que jamais apagarás a suprema ingratidão destes sócios, mais afinação, menos afinação, que optaram pela eutanásia do clube. Se o fizeres serás só um tolo à deriva.
Cherba. Por seres o meu farol de Sportinguismo nestes tantos anos desde o cacifo. Há textos que recordarei para a vida. Hoje só me ocorre o do Leão nos cuidados intensivos, rodeados de médicos a decretar o fim, mas nós a segurar-lhe a mão. Até se erguer. Com Bruno. Noutros tantos dias são tantos outros textos memoráveis. Nestes últimos meses só desejei que, caso o primeiro quisesse sair, se elegesse o segundo. Agora não quero saber.
*Este texto foi escrito sem qualquer tipo de acordo, revisão, etiqueta ou boas maneiras, já que isto foi lixado de por no papel.
** Não estou certo de o título, e a canção a que alude, estarem completamente ajustados a tudo o que sinto. Estão-no em parte mas a escolha deveu-se à circunstância de ter sido a música favorita do meu Pai. Cumpre-me recuperar estas heranças dispersas quando a grande herança, o Sportinguismo, me morreu.”
ESTE POST É DA AUTORIA DE… Hadji
*às quartas, a cozinha da Tasca abre-se a todos os que a frequentam. Para te candidatares a servir estes Leões, basta estares preparado para as palmas ou para as cuspidelas. E enviares um e-mail com o teu texto para [email protected]
28 Junho, 2018 at 10:20
Oi ??! Luis Duque na comissão de honra do Varandas ? Ainda restam duvidas da golpada??
28 Junho, 2018 at 10:32
Só se for contratação de última hora porque aqui não o encontro:
https://www.dn.pt/desporto/sporting/interior/conheca-a-comissao-de-honra-de-frederico-varandas-9512831.html
28 Junho, 2018 at 10:33
Esquece, já vi nas notícias mais recentes.
28 Junho, 2018 at 11:01
Tiro no porta aviões. Este já não conta.
Se não aparecerem mais alternativas, ainda vejo os votos nulos a ter maioria, e ganha um gajo qualquer que no total n recebeu mais de 20 ou 30%…
28 Junho, 2018 at 16:30
Ha gajos, que para caírem, nem é preciso empurra-los.
28 Junho, 2018 at 10:32
Disse aqui antes da AG que já não apoiava o BdC mas que iria votar NÃO, por não me rever na Comissão de Gestão, por não me rever no JMS e por tudo tresandar a golpe e jogos de bastidores.
Assim o fiz. No entanto, custa-me ver o negativismo e os insultos que tenho visto por aqui. A frase onde se refere odiar mais Sportinguistas do que lampiões só porque votaram de forma diferente? Só porque têm as suas ideias e tomaram a suas decisões? Gajos que mataram dois dos nossos. Gajos que fazem cânticos a glorificar essas mortes. Cum caraças.
Peço desculpa se ofendo mas os que votaram NÃO e agora estão a cancelar débitos directos e a deixar de pagar cotas são fracos. Fracos. Perdem uma batalha e desistem? Deixam de ter hipótese de votar em Setembro? Tiram o apoio que dão às modalidades? Caso ganhe uma lista croquette, caso passem o pavilhão e as cotas para a SAD, aí sim acho legítimo deixar de pagar. Agora tomar essa decisão nesta altura é fazer exactamente o que eles querem. E depois não venham dizer que foram os que votaram SIM os culpados. Os culpados da entrada dos croquettes serão TAMBÉM aqueles que, tendo essa possibilidade, abdicam de lutar contra a entrada deles em Setembro.
“ah és ingénuo, eles já entraram, eles vão acabar com as modalidades, eles vão vender a participação do clube na SAD, vão aceitar tuta e meia pelos que rescindiram, eles mandam em tudo”. Não digo que não vá acontecer mas, por agora, é tudo expeculação com que eles estão a jogar para nos derrotar de vez… e alguns de nós estão a cair que nem uns patinhos. FIGHT & RESIST. Eu não desisto. Não deixei de ser do Sporting nos 17 anos de croquettes, não vai ser agora que vou abandonar o clube.
28 Junho, 2018 at 10:44
Consigo perceber o ódio.. Se basta um sócio do Sporting para sabotar o clube é pior do que ter inimigos externos. É muito mais grave nao enxergar o Sporting e as suas lutas.
28 Junho, 2018 at 10:58
Epa, nada é mais grave que materem a gozarem com isso. Pelo menos para mim…
28 Junho, 2018 at 11:32
Em quanto não reconhecerem que se deixaram manipular, por uma cs mercenaria e por varios interesses, que se uniram, para a acabar com tudo o que foi conquistado, nestes últimos 5 anos. Nunca irão entender o que se está a passar.
28 Junho, 2018 at 11:33
Então concordamos com tudo.
Quem matou o Sporting matou…. o Sporting (a logica assim o dita) e quem ainda anda por aqui à boca cheia a afirmar que votou sim goza com isso.
Mataram o nosso clube e ainda gozam com isso. Confirmam-se as duas condicões.
São todos os grandes FDP, quer os lampiões quer os tipos que votaram SIM.
Qual deles o pior?
Que morram todos da mesma forma que mataram o Sporting.
Perdemos a guerra porque o carnide ganhou, a holdimo ganhou, o ricciardi ganhou, o mendes ganhou, e nós perdemos o clube.
Fdx, dá cá uma raiva que estava capaz de dar um excerto de porrada a cada um dos pseudo 71%…..
28 Junho, 2018 at 10:33
Caro Hadji,
Não cedas, precisamos de ti, mais do que nunca!
Nunca abandoná mos o barco! Este Leão pode ter sido vergado, mas não está nos cuidados intensivos prestes a doar os órgãos.
Pelo contrário, estava com uma saude como nunca se viu, e os seus órgãos passaram a ser mesmo apeteciveis.
Estamos a viver o momento politicamente correcto, num mundo do Futebol, onde pelos vistos só o Sporting tem de ter ética.
Claro que com toda esta ética ficamos indefesos e parace que se torna mais fácil sermos postos em causa, internamente!
O Louco, Lula, Cheira traços de coca e auto proclamado Deus Sol, BdC, foi atacado internamente por muitos sócios! Pergunto onde estava a união nessa altura.
Estes sócios estavam fartos da pressão dos Carnidense e Puercos, que estavam fartos de ter no Presidente do Sporting alguém que finalmente não tinha medo de dizer as verdades?
Mas o Presidente não avisou desde a sua campanha que estaria aqui para lutar pelo Sporting? E que a mesma luta não iria ser bonita? Onde é que ele mudou?
Quem mudou foram os sócios que não conseguiram aguentar a pressão e comeram com tudo o que a CS passava.
Os mesmos Sócios, que desde cedo o julgaram de todos os crimes que aconteciam e que em nenhum momento pararam para pensar que o que se estava a passar iria sempre em primeiro lugar atacar a pessoa do NOSSO Presidente.
Os mesmos Sócios dizem que o Sporting não tem agora rumo por culpa do Presidente. Porque não lhe deram mais 6 meses e iamos a uma AG de destituiue depois iamos a votos.
Nessa altura teriamos a consolidação econômica e o resultado dos processos das rescisões.
Se calhar o resultado nesse dia seria bastante diferente.
Aposto o meu esquerdo como de certeza iriamos ter um Sporting unido, a favor ou contra!
Neste momento é caso para perguntar: estamos bem ou estamos mal?
Estamos uma merda!
Ps: Hadji NÃO DESISTAS!
SL
28 Junho, 2018 at 10:34
Um texto que sintetiza o melhor e o mais miserável que já li na Tasca. Esse ódio até pode ser um efeito colateral de uma frustração irreparável, mas nada o justifica.
SL
28 Junho, 2018 at 11:53
Suponho que a queda do clube não justifique o ódio, quando muito é ligeiramente aborrecido…
28 Junho, 2018 at 14:23
Ódio provam os rabolhos, pelo nosso total DESPREZO; por esses vossos aliados; a tua moral lembra-me o sitio sobre o qual todos os esfíncteres se dilatam. Eu tenho a certeza que não duram meia década e da avalanche de humilhações que coleccionarão. A Junta de BOIS da operação com dor já está toda a arriscar os seus RIDÍCULOS coirões: muitos encontros para todos eles caso façam UM SÓ ACTO lesivo para o SPORTING, num vilarejo nortenho, num aeroporto europeu, num resort do 3º mundo, etc. Até 8 Set, faremos as contas dos danos que causarão.
28 Junho, 2018 at 10:37
Grande texto. Está tudo lá.
SL
28 Junho, 2018 at 10:38
Grande, grande texto Hadji!!! Não me revejo nos ódios, mas entendo perfeitamente a dor que lhes dá corpo.
O meu copo meio-cheio, por estes dias: O Bruno mostrou que é possível…
28 Junho, 2018 at 10:39
É isto tudo que sinto. A 100%. O meu emprego é escrever, e há vários dias que não me sai uma palavra sobre esta situação toda. Hadji, obrigado por as teres encontrado por mim.
28 Junho, 2018 at 10:44
“Só morto”…
De outro modo “não me tirarão” o Sporting…”
Já “ultrapassámos juntos muitos períodos difíceis…” e sempre o Sporting “renasceu das cinzas”…
Também desta vez (se isso acontecer…) “vai haver gente que não desiste…eu estarei com essa gente…”…
“Juntos e unidos…teremos sempre muito mais força…”
Vamos ter de “arreganhar os dentes…”…
Sporting Sempre…!!
SL
http://photos1.blogger.com/blogger/6727/2710/320/E%20que%20os%20nossos%20advers%3F%3Frios%20sintam%20a%20for%3F%3Fa%20do%20rugir%20do%20le%3F%3Fo%21.jpg
28 Junho, 2018 at 10:48
Belo texto, Hadji.
Isto é a capitulação do Sporting dos sócios da plebe às mãos dos sócios do poder.
Eu não conheço pessoalmente nenhum dos frequentadores da Tasca mas, pelos comentários, parece-me haver alguns companheiros muito mais dentro dos meandros do clube do que eu, um mero Sportinguista que ama o Sporting, vai à bola e vem à Tasca.
No entanto o que vejo aqui?
Inúmeros comentários mais parecidos ou menos parecidos com os meus.
Muitas críticas ao que se tem passado nestes últimos dias, nomeadamente à AG e a todo o seu processo.
E…
Os 800 votantes e as 3.500 assinaturas apareceram? Existiam? Pois…
A pen podia andar a passear? Pois…
O controlo das votações e contagens foi isento como seria exigível? Pois…
O problema é que nós barafustamos mas o poder está do outro lado.
Nós dizemos que os Sobrinhos e Ricciardis são isto e aquilo e eles riem-se e chamam-nos parolos.
Os cães ladram mas a caravana passa. E os cães é que ficam mal vistos.
Eles é que têm o poder de manobrar as decisões. Por cima e por debaixo da mesa. Nós nem mesa temos. Reunimo-nos ao balcão da Tasca.
Se aparece um gajo com tomates para os desafiar, há que lhe dar um tiro nos ditos cujos. Foi o que aconteceu. BDC não os protegeu convenientemente e foi baleado.
28 Junho, 2018 at 10:53
Ah, deixar de ser sócio, não. Tal como nunca deixei ao longo destews anos.
28 Junho, 2018 at 11:40
Paulo, é isso mesmo.
Nós somos peixe miudo, somos mexilhão, e quando o mar bate na rocha quem se fode é o mexilhão.
O golpe estava preparado há muito tempo…. os jogadores quando sairam sabiam que nunca iriam a Tribunal discutir justas causas, por isso mesmo escreveram cartas tão vergonhosas e sem qualquer validade legal.
A holdimo nunca iria perder 100M por um Presidente querer comprar a SAD de volta, o Mendes nunca deixou de se vingar do clube…. perdemos a guerra.
O BdC era do povo, e como tal não soube usar a hipocrisia, o esquema, o negociar pelos corredores, que é tão habitual nos nobres, nos FDP que têm o poder….
Perdemos o clube, mataram o nosso Sporting, mas continuaremos a ser pessoas integras e honestas, sei que é pouco, mas nunca me envergonhei daquilo que faco e como tal durmo descansado à noite. Pobres mas honestos!
28 Junho, 2018 at 10:58
“Obrigado Por estes 5 anos maravilhosos. Obrigado por tanta, tanta coisa que só posso resumir num agradecimento por me devolveres o orgulho. Embora seja para mim evidente que houve fraude, há muita gente que votou pela destituição. Hoje parece óbvio e lógico que haverias de sucumbir perante o poder instalado, às mãos, foices e martelos daqueles que preferem viver uma vida de servidão e olham com mais ódio àqueles que, em condição análoga, tentam colocar a cabeça de fora do que aos “pais grandes” que os escravizam.”
Caro Hadji, já partilhámos opiniões e algumas “lutas” aqui na Tasca, tal como divergimos outras vezes. Aprendi, por mérito teu, a respeitar a tua opinião, mesmo discordando dela.
Não foram 5 anos maravilhosos!
Foram 5 anos melhores que os últimos 10 ou 11, o que é completamente diferente. Compreendo que quem acompanha a imperial com tremoços, um dia ao substitui-los por camarão demasiado cozido, ache que está no céu. Mas não está!
Já aqui disse que os últimos presidentes antes do Bruno de Carvalho não servem para referência de porra nenhuma. Foram uma merda. Merda da grossa. E merda da grossa não é referência para nada! Esquece isso!
Nos últimos 45 anos tivemos 11 presidentes. Os dedos de duas mãos, mais um! Pois sobram-te dedos de uma mão para assinalar aqueles que merecem ser referência para alguma coisa: João Rocha, Sousa Cintra, José Roquette e Bruno de Carvalho. Um para referência negativa, Roquette, um para referência média, Cintra, e dois para referência positiva, Rocha e Carvalho.
Isto explica porque, nestes 45 anos, só fomos campeões 5 vezes!
Não me vou alongar sobre o Bruno de Carvalho. Já aqui dei a minha opinião várias vezes. Fez coisas fantásticas mas teve erros inacreditáveis, de uma imaturidade gritante. Imaturidade essa que chegou a roçar a burrice pura. Imaturidade e burrice que demonstraram que não tem capacidade real para ser o líder que um Presidente do Sporting tem de ser. Podia ser, perfeitamente, um Vice-Presidente para as Modalidades. Talvez o cargo perfeito para ele. Para Presidente, não tem perfil…
A Direcção do Bruno de Carvalho fez um percurso e um trabalho muito acima da média nestes 5 anos. O Bruno de Carvalho, não! Cometeu muitos erros, desde o início, erros esses que fomos desculpando com o “ainda é novo e denota alguma inexperiência mas isto passa com o tempo”. Não passou! Foram esses mesmos erros – péssima comunicação e muita falta de tacto a lidar com as pessoas, denotando uma sobranceria e uma arrogância perigosas – que fizeram as pessoas cansar-se dele. Ao ponto de, em simples 3 meses, 2/3 dos apoiantes lhe voltarem as costas.
Agora vêm com a conversa da ingratidão. Mas qual ingratidão? Todos nós estamos em avaliação a toda a hora. Quando se trata do nosso trabalho, ou se é competente a toda a hora, ou arriscamos a ser substituídos. É assim a vida. Podemos errar aqui, errar ali… Mas se em 6 meses só fazemos merda, que interessa ter tido um ano bom antes disso? As empresas não aguentam 6 meses de incompetência! Ponto. Não há cá gratidões nestas coisas.
Ele teve o condão de, em 3 meses, estragar quase todo um trabalho da SUA DIRECÇÃO em 5 anos. É preciso ser burro para fazer uma coisa destas. Muitos de nós percebemos o perigo do que foi aquele post pós Madrid. Muitos de nós percebemos o caminho errado da luta aberta contra um plantel inteiro – ainda por cima completamente injusta, na minha opinião. Daí foram erros atrás de erros, que muitos de nós percebemos, ou fomos percebendo, onde acabaria. Ele não! Foi burro até doer! Não há outra maneira de ver a coisa.
Cavou a sua própria sepultura, como se costuma dizer.
E, deixa que te diga, se a pergunta na AG fosse se nós, sócios, queríamos eleições ou não, acredito que nem 15% votaria NÃO a eleições. Muitos, como eu, votaram NÃO porque percebemos que era melhor ter o Clube entregue a um cretino honesto que a 40 ladrões educados. Infelizmente, foram tantos os erros que ele fez que isso cegou de ódio muita gente e não perceberam a quem estavam a entregar o clube.
Nestes últimos 2 a 3 meses, pouca gente colocou o Sporting acima de tudo.
E o resultado está à vista!
28 Junho, 2018 at 11:01
Enquanto explicares tudo só com o Bruno, não estás a perceber nada. Espera se mais de Sims inteligentes do que a ideia de que ele sozinho destruiu o bom que fez. É poucochinho para migueis
28 Junho, 2018 at 11:14
Um dos grandes erros que se lhe apontava quase unanimemente era o facto de retirar o foco noticioso dos escândalos do benfica…
Ora, tem estado calado e os escândalos apareceram e desapareceram da forma mais fugaz possível nestas 72 horas.
Pode ser que percebam finalmente que muitos dos erros apontados só faziam sentido no papel…
28 Junho, 2018 at 11:42
O tipo de comunicação do Bruno de Carvalho, nunca foram a causa do desviar dos holofotes ou mesmo a causa de instabilidades. Mas sim, a própria cs, que não passa de uma meretriz em preços de saldo, numa qualquer missão no Afeganistão.
28 Junho, 2018 at 14:09
O foco continua a ser o Sporting e Bruno de Carvalho dada a situação que ambos vivem…
Não perceber isso é querer passar ao lado das coisas.
Não fosse isso, estaríamos a falar dos casos de corrupção do Benfic@, que é uma coisa que não interessa muito à CS paga por esse clube merdoso, porque não havia mais nada para falar… Havendo, é colocar isso na prateleira, para ver se ninguém nota!
28 Junho, 2018 at 21:25
lol
28 Junho, 2018 at 13:32
Eu não explico tudo SÓ com o Bruno de Carvalho.
Se há alguém que tem posto SEMPRE o foco dos nossos problemas em 2 causas distintas, as internas e as externas, sou eu.
Aqui, foco-me no Bruno de Carvalho porque é dele que o texto fala principalmente!
28 Junho, 2018 at 11:03
Foda-se é tudo tão isto Miguel .
28 Junho, 2018 at 11:53
A burrice, foi acreditar que podia alterar o destino, há muito traçado, do Sporting Clube de Portugal. E o erro foi acreditar que teria os sócios, aqueles que voltaram a ter voz com ele a presidente, para o que desse e viesse.
28 Junho, 2018 at 13:41
A burrice foram muitas coisas…
É até fastidioso estar a enumerar esses erros mas aqui ficam alguns:
* não perceber que atacar o sistema ferozmente, como tinha que ser, levaria a uma resposta do sistema também feroz,
* nunca se defender contra os previsíveis e evidentes ataques do sistema,
* nunca entender que antes de atacar ferozmente o sistema tinha de ter aliados para fazer isso,
* nunca entender que sozinho ninguém muda porra nenhuma,
* nunca entender que abrir fontes de batalha em todo o lado é cavar um caminho para o insucesso, especialmente num tabuleiro onde existe um sistema que condiciona a verdade,
* nunca entender que uma boa comunicação é fundamental e que a comunicação dele era COMPLETAMENTE errada,
* nunca entender que é fundamental lidar bem com as pessoas, especialmente com a maioria das pessoas,
* nunca entender que, como diz o ditado popular, “à mulher de César não basta ser séria, é preciso parecer séria”, era fundamental para quem seria atacado de todo o lado, por pôr em causa todo um sistema corrupto,
… and so on…
Ele contribuiu muito para o insucesso que acabou por ser a sua Presidência. Isto quando tinha tudo para ser um grande presidente e por muitos anos.
28 Junho, 2018 at 20:30
* nunca se defender contra os previsíveis e evidentes ataques do sistema,
pensei que o que ele fez no sultimo s5 anos foi defender-se como pode dos ataaques externos e internos
* nunca entender que antes de atacar ferozmente o sistema tinha de ter aliados para fazer isso,
aliados-? lol quem?
escapou-te as inumeras tentaivas, as reunios com os clubes da liga?
a cebntrailizaçao dos direitos televisivos?
vives em q mundo
* nunca entender que sozinho ninguém muda porra nenhuma,
o mesmo q acima
* nunca entender que abrir fontes de batalha em todo o lado é cavar um caminho para o insucesso, especialmente num tabuleiro onde existe um sistema que condiciona a verdade,~
q batalhas abriu que nao fossem na defesa do sporting?
CS?
carnide?
porco?
empresarios?
comentaderios tachistas?
arbitros?
* nunca entender que uma boa comunicação é fundamental e que a comunicação dele era COMPLETAMENTE errada,
bla bla bla
* nunca entender que é fundamental lidar bem com as pessoas, especialmente com a maioria das pessoas,
bla bla bla~
* nunca entender que, como diz o ditado popular, “à mulher de César não basta ser séria, é preciso parecer séria”, era fundamental para quem seria atacado de todo o lado, por pôr em causa todo um sistema corrupto,
falas do quê?
onde estra direcçao nao foi serioa?
deixa de ser catavento
28 Junho, 2018 at 10:58
Hadji,
Grande texto ! apesar de achar demasiado forte o que desejas a quem votou sim. Prefiro pensar que muitos apenas queriam eleições e não perceberam o que realmente ia acontecer até lá….e em que estado poderá estar o Sporting no dia 8.
Percebo esse sentimento que é também o meu e de muitos dos tasqueiros.
No entanto todos devemos estar em condições de poder decidir o rumo no dia 8 !
Aceito que depois disso os débitos directos possam ser cancelados mas até lá quero acreditar que ainda conseguimos por o barco na direcção certa !
Grande Abraço !
28 Junho, 2018 at 20:30
irresponsaveis
28 Junho, 2018 at 10:58
Off: Porque é que as eleições são a 8 de Setembro e não na primeira data disponível pelos estatutos? Porque é que são depois do fecho? Alguém sabe como obrigar a remarcação?
28 Junho, 2018 at 11:02
esta divisão faz-me confusão… a minha análise, é que a maioria das pessoas se cansou do Bruno de Carvalho e no meu entender este desencanto foi provocado pelo próprio BdC.
Ao início o BdC era um atirador de Elite, escolhia os seus alvos e atacava, depois começou a disparar em todas as direcções, incluindo os seus próprios pés… se um atirador que escolhe os seus alvos é um atirador de Elite, um que atira para todos os lados, é um louco.
E por muito que se queira ganhar, as pessoas, na sua maioria não querem ganhar a atirar para todos os lados.
Também me parece que a maioria das pessoas ficou com o sentimento que o BdC não iria mudar, por muito que este o afirmasse, mas mesmo no dia da Assembleia, a sua atitude no facebook e ao subir ao palco, confirmaram o que as pessoas pensavam.
E nesse dia, os Sportinguistas não votaram no regresso dos croquetes ou dos notáveis… votaram na possibilidade de terem novas eleições e de escolherem um novo presidente… percebam bem isso!
Para terminar, não sei o que vos fez a vós serem do Sporting, eu sou do Sporting desde miúdo, não sabia o que era um fora-de-jogo, não sabia o que era um visconde, um nobre, não comia croquetes nem bifanas… o que eu sabia era que o Sporting não ganhava há anos, mas que na sua história tinha sido enorme, ecléctico e feito de homens de raça (Joaquim Agostinho, Carlos Lopes…) e o que me faz continuar a ser maluquinho pelo Sporting é o facto de não abdicarmos no nosso ADN que para mim são os jogadores da Academia, os jogadores portugueses , praticarmos o futebol mais bonito em Portugal e o facto de não entrarmos em esquemas de corrupção… no dia em que para sermos campeões abdicarmos do nosso ADN (o que me custa ver o Sporting a queimar tempo na bandeirola de canto) aí sim, desisto do Sporting… agora se é o João, o Manel ou o Bruno o presidente …
28 Junho, 2018 at 11:07
Apenas uma correcção, não votámos para ter novas eleições, votámos objectivamente na destituição do CD. Não é a mesma coisa.
28 Junho, 2018 at 11:10
sim, é verdade, mas o que eu quero dizer é que ao votarem na destituição do CD, não o fizeram com o intuito de entregar o clube aos notáveis… penso que no consciente de cada um havia, sim, a vontade de poder eleger um novo presidente…
28 Junho, 2018 at 11:46
Deves ser estupido porque não percebes a diferenca entre eleicões e destituicão.
Vou explicar, para teres eleicões recolhes 1.000 votos e pedes por eleicões.
NINGUEM, mas ninguem pediu isso (votos não são assinaturas, são votos).
A destituicão é algo extremamente grave, que nada tem a ver com eleicões.
Se és estupido devias ter pedido um tutor para te explicar como votar.
Agora fizeste merda e espero bem que sofras o dobro daquilo que fizeste a quem realmente amava o Sporting. O Sporting acabou…. Mataram-no.
Dantes diziam que era “BdC ou o caos”, e agora temos o caos, e continuam a acenar e afirmam que tudo está bem. Pro crl com estes fdgp todos.
28 Junho, 2018 at 14:34
olha, em relação a ti não restam dúvidas….
e realmente o Sporting acabou, a tua resposta é prova disso.
O que nos vale é que quando a bola começar a girar ficamos todos estúpidos outras vez e depois se calhar até nos abraçamos e saltamos os dois…e mandamos os outros para o crl…
Entretanto, em quanto a bola não rolar, vamos nós todos para o crl…
28 Junho, 2018 at 16:34
não será assim não… isso é que era bom…
o estigma que carregam não desaparece por causa de uma bola rolar…
28 Junho, 2018 at 11:04
Sem etiquetas:
Cabrão! Fizeste-me chorar…
Posso discordar de algumas coisas q dizes, mas o sportinguismo que nos une será sempre uma força moral que une..
Abraço e por favor não rescindas com o Sporting!
28 Junho, 2018 at 11:04
Não acredito que a maioria que votou no sim, só queira o mal do Sporting! Quero acreditar que muitos não se reviam na forma como BC exterioriza as suas ações e acharam uma forma de o penalizar. Perante a actual situação, com agravamento diário, muitos já devem ter reconhecido a precipitação do acto. A incerteza as recentes acções e a momentânea impotência dos sócios, não podem ser do agrado de nenhum Sportinguista. Quem tenha votado sim, pode e deve fazer uma reflexão e caso reconheça não ter feito a melhor opção, não deve ser cruxificafo pela posição que tomou. Não devemos julgar quem agiu com boa fé, influenciado por tanto carvão que foi obrigado a ver! SL
28 Junho, 2018 at 11:12
Quem votou a pensar no presente sem acautelar o futuro deve ser julgado sim, porque as incertezas que vives hoje devem-se a isso. Os do não sabiam o que queriam, muitos podem até estar contra BdC, mas reconhecem que ele é um mal menor. Os do sim sabiam que queriam BdC fora mas não pensaram no que viria a seguir. Se despedirem o Dios Crespo vai ser o sinal definitivo que quem o Sim pôs no clube só veio para fazer merda. Votar no Sim porque queriam o BdC fora é como votar no BE para se legalizar a droga. O teu voto tem de ser responsável, se der merda tens de aceitar essa responsabilidade
28 Junho, 2018 at 12:35
E é por aí que eu quero ir. Não creio haver nesta tasca alguém que seja capaz de dizer ” eu votei sim, mas não estava á espera que acontecesse esta merda toda” mas acredito que por aí fora este número vá aumentar de dia pra dia. E temos de fazer ver a estas pessoas que se nem tudo eram rosas também é verdade que o “papão” estava á espreita.
28 Junho, 2018 at 11:18
Vejamos com o que ficam mais chocados… Se com a exteriorização de BdC, se com a gestão do clube… está linda por estes dias. O que se diz, onde e quem diz. Está optimo isto.
“Quem votou sim não deve ser crucificado pela posição que tomou.” Não foi isso que fizeram? Crucificar a melhor gestão do clube das últimas decadas, senão de sempre, pela boca? Então que se fodam, não me vou esquecer que quando a gestão do clube estiver na merda eles preferiram a boca!
28 Junho, 2018 at 11:49
Iron, calados eras um poeta.
Quem votou no brexit votou para sair, não para mandar sinais. Agora foderam-se todos.
Quem queria mandar recados no Sporting convocava eleicões. Mas NINGUEM pediu eleicões, nada.
Todos foram a uma destituicão, que é algo muito grave, muito menos, e correram com os dois melhores Presidente de sempre (no Sporting foi claramente o melhor em termos de tempo vs resultados).
Serão julgados sim, aqui ou no além.
28 Junho, 2018 at 17:11
Amigo leonidas, nem poeta nem nada parecido com isso. Não me vai dizer que a mágoa é maior que a minha, pois eu apoio a equipa de BC, desde que andavam a meter medo com o investimento dos “Russos”. Agora uma coisa lhe digo, muitos tomaram uma posição, totalmente moldados pela CS. Porque acha que até a merda do boletim, teve de ser alterado na forma da pergunta? Também não quero apanhar os cacos que os outros deixaram, mas quero, na medida do possível, acreditar que muitos foram instrumentalizados. Se nos EUA conseguiram com este esquema tirar a Clinton e por lá o Trump, aqui não conseguiam tirar o BC e por lá o S cintra?
28 Junho, 2018 at 11:04
Grande texto. Comungo grande parte da opinião, mas tal como outros que aqui comentaram até dia 8 continuo sócio.
Quero ter uma palavra a dizer, nem que seja com voto branco. De outra forma, não terei qualquer legitimidade para criticar…
28 Junho, 2018 at 11:06
Excelente, simplesmente brutal!!!
Obrigado por partilhar o que lhe vai na alma, o qual eu me revejo na totalidade.
Mas que, apesar do desgosto, creio que ainda não é altura de desistir.
NÓS SOMOS A RAÇA, QUE NUNCA SE VERGARÁ!!!
28 Junho, 2018 at 11:14
Grande texto Hadji, eu já tinha resolvido que até dia 8/9 pago as quotas depois logo se vê, mas pelo menos nas eleições vou dar o meu voto no que penso ser melhor para o SCP.
Não desistas já Hadji, juntos somos mais fortes.
28 Junho, 2018 at 11:17
Hadji,
Parabéns pelo texto em que certamente todos nós nos revemos na parte sentimental e nos lembrámos do momento em que nos fizemos sócios, de momentos marcantes que vivemos e de pessoas que nos dizem muito e igualmente nos lembrámos de perdas que entretanto sofremos e que estão igualmente ligadas a momentos do Sporting. Eu lembrei-me de muita coisa e veio a lágrima ao canto do olho…
A tristeza e impotência que sinto hoje é igualmente muita, no entanto, sócio nunca deixarei de ser, tal como nunca deixei de ser na era GL e afins. Mesmo nessa altura mantive GB, e aqui sim concordo contigo, neste momento a minha ideia é não a renovar, principalmente se tivermos “retornados”… No entanto, nem sequer o consigo afirmar categóricamente, pois sei que o coração muitas vezes fala mais alto…
Não concordo no entanto a forma como referes aos “Sim”, até porque não podemos pôr todos no mesmo saco… Teremos certamente muitos que o fizeram apenas por sentimento anti-BdC e especialmente interesses próprios, mas temos outros como tu e eu que sofrem pelo Sporting e que acharam que esse era o melhor rumo. Temos também outros que nem sabem bem o que votavam, mas pronto…
A escolha é de cada um, tal como é a tua de deixar de ser sócio, espero no entanto que no fim o teu coração fale mais alto e continues nesta família que apesar de muito disfuncional é a nossa e que todos juntos consigamos voltar a encontrar o caminho correcto.
SL
28 Junho, 2018 at 11:18
Um PS a destacar:
Um dos grandes erros que se apontava a BdC quase unanimemente era o facto de retirar o foco noticioso dos escândalos do benfica…
Ora, tem estado calado e os escândalos apareceram e desapareceram da forma mais fugaz possível nestas 72 horas.
Pode ser que percebam finalmente que muitos dos erros apontados a BdC só faziam sentido no papel…
Isto está tudo minado e corremos com o nosso Staff Sergeant William James Hurt (Hurt Locker) que tinha os colhões necessários para enfrentar tudo.
28 Junho, 2018 at 11:20
Obrigado pelo post.
Mas nem os que votaram consciente nem os que votaram incoscientemente no SIM, estão livres da responsabilidade de terem hipotecado o SCP aos interesses de sobrinhos, riciardi e companhia. Uma simples conta de aritmética: dando de barato que houve 6 horas de votação, que foi menos, e que, segundo o anunciado no final da AG, votaram mais de 17000 sócios, que julgo terem sido 17730, que me corrijam se estiver enganado, temos 21600 segundos a dividir por 17000 que dá, aproximadamente, 1,27 segundos por votante. É caso para dizer que até os mais idosos, como eu, teem uma velocidade estonteante.
28 Junho, 2018 at 11:39
Alegadamente, foram 14.735. Dividindo pelas 21 (?) mesas (estou a usar dados do jogo), a conta fica mais simpática. Assumindo uma distribuição igual de número de votos, temos uma média de 30 segundos por cada votante.
28 Junho, 2018 at 12:07
30 segundos por cada votanta daria para cima de 44000 segundos, ou seja mais de 12 horas.
28 Junho, 2018 at 11:42
A partir do momento em que deixaram o bombeiro, sair das instalações do clube com todos os dados dos sócios o golpe foi consumado, agora é comer e calar até novas eleições, e mesmo assim veremos
28 Junho, 2018 at 21:30
Isto
“Justiça” conivente
Não parem com os envios e queixas ao CNPD
28 Junho, 2018 at 11:59
Spacos, eu nem iria por ai, porque para mim os numeros nunca bateram certo.
Há uns meses 90% dos sócios votaram a favor do BdC…. agora votaram 71% contra.
Basta pensar nisso.
Temos pessoas a afirmar que o seu voto no Nâo não apareceu na contagem (pode ser mentira, mas se uma pessoa com 20 votos votou não e não há nenhum voto no não, é suspeito).
Temos pessoas a afirmar que receberam menos votos do que aqueles a que tinham direito (pode ser mentira, não sabemos).
Mas acima de tudo, os jogadores estavam na Segunda preparados para “negociar”, e voltaram atrás porque o BdC apareceu e queria impugnar…..
É que eles quando sairam tinham a certeza de que iriam negociar. Para terem tido a certeza foi porque alguem sabia o resultado da votacão, semanas antes da AG.
Até podia ter perdido, mas a % seria sempre mais reduzida.
28 Junho, 2018 at 11:35
Grande texto Hadji.
28 Junho, 2018 at 12:34
Não foram 71% de Votantes foram de Votos Fodasse esta merda passa.
35% dos Votantes votaram pelo NÃO
28 Junho, 2018 at 11:37
Mas que grande post Hadji, percebo perfeitamente aquilo pelo que está a passar, eu próprio já decidi não renovar para já a Gamebox, senti-me injustiçado e traído pela ingratidão.
Mas deixar de pagar quotas não farei até o meu coração deixar de bater, porque é a única forma que tenho de lutar e defender o meu querido Sporting Clube de Portugal.
Pelo menos até dia 8 de Setembro deveria dar uma oportunidade ao nosso Sporting. É que 29% dos votos não é qualquer coisa, e se por exemplo um Carlos Vieira se candidatar não merece ele o nosso esforço para não deixar cair o nosso sonho? É que se ele for candidato não serão só 29% porque muitos dos 71% não querem o regresso ao passado e julgo que muitos iriam á luta com ele, pelo Sporting!
Refiro que mais uma vez compreendo bem o que sente. Mas peço-lhe que pondere mais um pouco.
Bem haja
28 Junho, 2018 at 11:37
Está aí a prova de quem está por detrás das rescisões dos jogadores Mendes está aí aprova de quem andou a pagar a CMTV para denegrir Bruno de Carvalho JMS e Holdimo, Está aí a prova de quem vai acabar com o pavilhão as modalidades está aí á vista!
É ler este texto e se não conseguir procurar tradução no google https://www.agentianonimi.com/inchiest-aa-caos-sporting-jorge-mendes-vincitore/
28 Junho, 2018 at 11:39
Hadji, obrigado pelo post, nem sempre estivemos de acordo mas este post verbaliza muito daquilo que sinto e os dias vão passando e a revolta e magoa são cada vez maiores. Recupero aquilo que escrevi no dia e não retiro uma virgula.
“Hoje, a nível desportivo morreu a minha paixão, a paixão que me fazia acreditar no fight&resist, que me levava a gastar centenas de euros para participar activamente na vida do clube, para no final, sentir-me impotente perante um golpe que considero nojento e sujo.
Apesar de ter as quotas pagas até Dezembro, já não votarei na próxima eleição, quem lutou por isto que escolha e no inicio do próximo ano, avaliarei a suspensão, sendo certo que o acompanhamento e o interesse pelas actividades estará reduzido ao mínimo.”
28 Junho, 2018 at 11:49
FDX, esta merda parece um funeral.
O SPORTING CLUBE DE PORTUGAL ESTÁ FORTÍSSIMO, CARALHO!!!!
#efeitosousacintra
28 Junho, 2018 at 11:52
Este gajo só pode ser lampião.
28 Junho, 2018 at 11:54
Sou lampião, porque não sou Brunéfalo!?
Fdx, o Sporting não é, nem nunca foi, o Bruno de Carvalho.
Acordem, caralho!
28 Junho, 2018 at 16:38
Tu só acordas quando o mendes ou o futre te subirem pelo cu acima…
…e mesmo assim não sei.
28 Junho, 2018 at 11:56
lampião, rabolho, frito, croquete, lacoste, beto da linha, sapato vela, adepto do football clube, chaves do mercedes á mostra, fina flor do entulho….enfim!!
Do Sporting verdadeiro é que não!!
28 Junho, 2018 at 11:58
Exacto. Para estes Brunéfalos nunca existiu Sporting antes do BDC e nunca existirá Sporting depois do BDC.
Isto é doentio.
28 Junho, 2018 at 12:04
Foda-se, para além de toda esta conversa que envergonharia qualquer adolescente de 15 anos, agora cataloga-se ex-atletas e ex-funcionários do Clube só porque sim.
Quantas horas tem Benedito de Sporting ?! Quantos títulos tem de Leão ao peito?? Aquele que era uma figura do clube agora passou a um lampião também?? Só porque não tem a mesma opinião que alguns??
Tenham vergonha!!!
28 Junho, 2018 at 12:06
Penso que sapato de vela pode ser pois sua majestade o rei sol apreciava bastante esse tipo de calçado.
Saudações cordiais.
28 Junho, 2018 at 11:59
Não ligues, aquilo é da tinta.
28 Junho, 2018 at 11:54
Off : adianto já não tenho nada contra nenhum.
Mas andamos a dizer que o sinusa não tinha CV pó Sporting e teoricamente querem ir buscar um adjunto que nunca sequer treinou?
28 Junho, 2018 at 12:09
O Mourinho que era tradutor riu-se
28 Junho, 2018 at 12:23
O Booby Robson também chorou no avião, mas depois riu-se muito na vossa cara quando foi campeão no Porto.
28 Junho, 2018 at 12:41
Na vossa??? Ou na nossa???
Não és sportinguista???
28 Junho, 2018 at 12:14
O villas boas que era adjunto riu-se
28 Junho, 2018 at 21:33
Esses todos riram-se.
Académica e Leiria = Sporting
Certíssimo.
28 Junho, 2018 at 11:55
Concordo com alguns pontos, outros nem tanto. E pela honestidade, os meus parabéns. Mas não vamos branquear as coisas colocando o ónus nos 71% de votos dos 15.000 votantes, na maior votação de sempre. Não é possível haver tanta gente “traidora”, “contaminada pela CS” ou “burra”. Também haverá sócios descontentes que terão as suas razões perfeitamente válidas. E, já agora, alguém fez alguma(s) coisa(s) para uma queda vertiginosa de 60% de votos em 3 meses. A “traição” e “burrice” não é exclusiva dos sócios. Também pode ser de presidentes.
28 Junho, 2018 at 12:02
Pois não, esses números estão manipulados. Houve menino com varios bolhetins de voto.
Acordem caralho.
28 Junho, 2018 at 12:43
Então o ónus de termos agora o Sousa Cintra é o Futre é de quem?
Querem ver que até disto é o BdC o culpado!?
28 Junho, 2018 at 16:25
É o BdC pois. Não explicou às pessoas que se ele saísse ficavam lá e….stes. Espera lá…
28 Junho, 2018 at 16:42
eles recuam ate onde lhes dá jeito.
eu digo que a culpa disto tudo, é da lucy…
… aquele chimpazé femea que se ergueu na savana para ver melhor á distancia.
Se ela estivesse quietinha, hoje viviamos em galhos não havia futebol e era tudo uma maravilha.
28 Junho, 2018 at 21:34
😀 xD
28 Junho, 2018 at 11:57
‘Tal como esperado, Siniša Mihajlović vai-se apresentar Segunda-feira ao trabalho uma vez que o seu contrato não prevê períodos experimentais e, como tal, não existe nenhum fundamento legal para que possam rescindir com o treinador sérvio.’
28 Junho, 2018 at 12:03
Um contrato assinado a dia de uma AG destitutiva no valor de 2 milhões por época não prevê período experimental? Gestão de excelência.
Contrato armadilhado? Não!
28 Junho, 2018 at 12:08
Parece que o advogado sempre vai continuar a ter trabalho… Ou então o Futre fala com o Sinisa e por troca de um ano de salário ele vai à vida dele e assim já não temos de mudar o estágio.
Mas sem dúvidas que foi uma jogada muito inteligente rescindir com um treinador quando pusemos uma acção contra 9 jogadores que rescindiram connosco, mostra coerência… O que vale é que Futre também vai negociar com eles e a troca de um aumentozinho eles vêm mostrar todo o seu amor ao clube e aos seus sócios e fazem o favor de voltar. Se não quiserem alguém nos tirará este fardo por uns dinheirinhos.
28 Junho, 2018 at 12:15
Moura, já escrevi aqui antes que o contrato deveria ser cumprido, mas também acho que foi de uma enorme irresponsabilidade assiná-lo a dias de uma AG destituitiva.
Acho que rasgar contratos por tudo e por nada só mancha a imagem do clube.
Outra questão é se o contrato consagra os 15 dias de período experimental. Sefor esse o caso, então é limpinha a resolução pq não tem de ser justificada por quem a invoca. Nem há discussão. Se a anterior direcção colocou essa cláusula de salvaguarda trabalhou bem.
28 Junho, 2018 at 12:34
Pode até ser irresponsabilidade, mas também não sei se é pratica corrente ter ou não…. e estaria o Sinisa disposto a assiná-la? Deveria BdC ter mesmo assim contratado?
No dia que Sinisa assinou disse logo aqui que a CG ia alegar o período de experiência, não sou ingénuo para não pensar que BdC não o sabia também…
E caso não tenha mesmo a clausula e a CG avança para a rescisão é um grande tiro no pé ainda para mais alegando que foi por uma questão financeira por causa do cancelamento do estágio.
E concordo contigo que tinha sido razoável não contratar, mas também não posso condenar quem estava a fazer aquilo para o qual foi legitimado e se via perante um AG de destituição que considera certamente injusta.
28 Junho, 2018 at 12:40
A história do cancelamento do estágio ainda cola menos q a dos jogadores que rescindiram. Se o Cintra vai por aí, vamos levar no pelo.
28 Junho, 2018 at 16:29
É que o contrato nem tem que lá ter escrito período nenhum experimental.
Isto é lei. Ou sabem ou procuram
Contrato a termo, 30 dias de período caso duração seja igual ou superior a 6 meses, 15 dias caso seja inferior
28 Junho, 2018 at 12:13
Escusa de vir … o melhor é mandar vir o advogado … ainda agora foi comunicado a CMVM a rescisao do contrato. O que quer dizer que ele ja recebeu a comunicacao da dispensa …
Se tem ou nao razao logo se verá.
28 Junho, 2018 at 12:03
Obrigado pelo texto Hadji. Mexeu comigo.
Não foi o “Sim” que venceu no passado Sábado. Mas sim a “Abstenção”. Não aquela que vinha falsamente expressa no boletim de voto (uma inovação da democracia que existe no SCP) mas sim a Abstenção que fez com que mais de 60% do universo de votantes leoninos não tivesse ido a votos no dia mais importante da história do clube. Essa ABSTENÇÃO foi patrocinada pelas forças ocultas que queriam sacar o Brunão da Presidência, quando foi vetada a possibilidade do Sócio poder votar através de procuração ou de o fazer num núcleo. O Jaime Rata sabia que corria o risco de não atingir o objectivo de destituir o CD, por isso fez ouvidos moucos à voz dos sócios que pretendiam votar nesses moldes, evitando assim, deslocações grandes. Houve uma tremenda abstenção! Muitos abstiveram-se de dar opinião, ou porque achavam que a vitória do Brunão estaria assegurada, ou porque não lhes passava pela cabeça gastar dinheiro numa deslocação onerosa, ou então, porque tinham compromissos inadiáveis.
Eu e um grande amigo fomos votar. Durante a semana, tentei arranjar sócios que quisessem igualmente fazê-lo. A verdade, e apesar de ter entrado em contacto com várias pessoas, nenhuma delas quis partilhar a experiência. Baldaram-se por completo. “Ohhhhh o Brunão ganha aquilo de caras!” disseram-me alguns. O núcleo da minha terra, preparava-se nesse dia para festejar o S. João. Antes de apanhar a minha boleia para Lisboa, reparei que muitos deles, não tinham sequer a noção da importância daquela AG. Outros sócios preferiram uma tarde de praia. Tudo bem…
Já o disse e volto a dizê-lo: enquanto estava na fila, ia dialogando com as pessoas que se encontravam junto a mim. Nesse momento senti que poderia ter facilmente mudado o sentido de voto de muitas delas. Bastava lhes ter tocado e aquelas mentes voltariam a ver. Voltariam a caminhar. A lepra desaparecia de vez. Isto porque tive a perfeita noção que estava rodeado de muitas pessoas indecisas, possuídas e intoxicadas por uma CS ao serviço da destituição. A enorme fila para o Altice parecia a Tasca do Cherba ao ar livre, longe do espaço cibernético. Tangível. Menos deturpadora. Sem soldadinhos de chumbo de um lado e do outro. Sem a presença nefasta de avençados e respectivos clone.
A verdade é que o SIM ganhou. A meu ver com muita marosca à mistura. À relatos de sócios que tiveram menos votos do que aqueles que tiveram por ocasião das últimas eleições presidenciais. A AG parecia que vinha abaixo de cada vez que a ratazana do Marta abria aquela boca fedorenta. Não havia camisolas brancas, mas sentia-se à distância o Brunismo naquele espaço. Por isso fiquei estupefacto com a vitória expressiva do SIM. Números estranhos que contrastam com a ambiência vivida naquele dia. Tudo foi feito para que a manipulação fosse real. Estes números são uma mentira como tantas outras que foram veiculadas na CS ao longo destes últimos meses. Mas o pior estaria para chegar. Ou melhor, o pior ainda está para vir…
Quando eu julgava que finalmente o clube ia ter paz deparo-me com um cenário ainda mais negro. Julguei que aquele período das rescisões tinha sido o ponto alto de uma campanha macabra contra o Sporting Clube de Portugal. Nunca estive tão enganado. Agora é que a coisa vai começar:
Um CG não eleito pelos sócios, composto por gente sem perfil, tomou as rédeas do clube. É como se um cego estivesse a conduzir um bólide.
A CMerda TV tornou-se o canal oficial do clube. Dando a entender, até para o mais inocente dos sportinguistas, que tudo fez parte de uma enorme conspiração para tomar de assalto o clube.
Paulo Futre a Director Desportivo qual livro aberto. Como alguém escreveu: isto vai dar um reality show para o universo leonino estar sempre por dentro do quotidiano do clube.
Rasgam-se contratos com treinadores e não só.
Os abutres vão picando o leão. A forma o fazem, lembra-me os centuriões que dividiam os pertences de Jesus, enquanto este agoniava na cruz.
Alguns elementos da Gestifute já circulam por Alvalade como se aquela casa fosse deles.
O Sousa Cintra parece uma barata tonta. Diz que sim a tudo.
Um sem número de sócios perfilam-se como candidatos à Presidência do clube. Mas afinal de contas o clube não está em falência técnica? De onde surgiram tantos corajosos para assumir um clube em risco de “insolvência”?
………
SIM!!! Estou amargurado. Revoltado e em agonia. Mas sabem o que mais me dói? O meu sentimento de IMPOTÊNCIA por não poder fazer nada que possa reverter esta situação.
Ontem ganhamos em Futsal! Uma pequena alegria que ajuda a colorir este cenário DANTESCO.
28 Junho, 2018 at 12:11
pois caro DeFranceschi , partilho desse sentimento de impotencia , partilho essa amargura , e aquilo que mais me está a foder o caco , é que muito provavelmente revelou-se o verdadeiro Sporting , os associados disseram o que queriam e o que não queriam , e isso para mim e outros como eu que acreditava num Sporting cada vez mais forte cada vez mais ganhador é assutador !
28 Junho, 2018 at 12:15
Quem da Gestifute foi vista nos corredores da SAD??? É necessario denunciar de imediato tal situação. Podes dizer os nomes???
28 Junho, 2018 at 12:29
Não sei de nomes. Quem o escreveu conhece a realidade do clube e por conseguinte muitos funcionários. Estes estão em pânico. Muita incompetência.
28 Junho, 2018 at 12:15
Vou manter-me enquanto sócio até às próximas eleições. Depois logo verei o que fazer, mas em princípio vou mandar abaixo a minha ligação com o clube. Já não me revejo neste clube. Estes adeptos são complicados: ora num dia acham que 18M é um valor baixo pelo Rui Punhetas como logo a seguir cascam em cima do Presidente por não o ter vendido por valores mais baixos de modo a evitar a sua rescisão. Adeptos que pareciam baratas tontas com o anúncio do Sérvio. O Fascista! O Machista! Mais uma vez a comer gelados com a testa. Adeptos que caíam em cima do JayJay, culpando-o pelo mau futebol e pelas frustrações e que de um momento para o outro viraram as baterias para o Presidente… que clube é este que se mete do lado de um Marco Silva em vez de estar do lado do Presidente?! Que adeptos são estes que ofenderam o Presidente e o assobiaram enquanto batiam palmas incessantemente a um punhado de mercenários que à primeira oportunidade apunhalaram o clube, deixando-o à mercê das hienas e dos abutres?!
Pelo que muitos de vós que sempre apoiaram o Bruno e que tenham a intenção de deixar de serem sócios, que não o façam já! Mantenham-se SÓCIOS! Ainda há uma leve esperança!
28 Junho, 2018 at 12:24
Os Diogos são foda…. eu sei, não devia generalizar…
Mas… Diogo Bernardo: fez questão de ir gozar com o nosso ex-Presidente na noite da sua destituição. Anda de bom humor, com piadinhas, mesmo sabendo que o clube vive o pior momento da sua história.
Diogo Carvalho…
Diogo Orvalho: advogado sujo. Há tempos aparecia numa CI e bufava por todo o lado sempre que algum jornalista levantava questões difíceis. Um traidor sem memória. Dizem que é um dos rostos mais influentes da golpada. Provavelmente um membro da maçonaria que decide os destinos do clube na sombra. Será que este Diogo Orvalho não será o Diogo Carvalho?! Já não digo nada…
Diogo… aquele cabrão que foi formado em Alvalade e que depois passou pelo Alverca… e que integrou listas para a Presidência do clube.
Desculpem-me os Diogos que não se revêem nestes homónimos.
28 Junho, 2018 at 12:45
O Diogo Bernardo está em Portugal. Até estava numa de tomar café comigo: para conversar (devia de estar a gozar comigo mais uma vez).
Será que o Diogo teve que vir a Portugal para ser um dos rostos da candidatura do Benedito/Pedro Gago Baltazar?!
O Diogo ainda não se apercebeu da quantidade de inimigos que arranjou nos últimos dias. O Diogo, não me admiraria nada se fosse agredido por algum encapuçado (indigno de fazer parte da família leonina, pois as revoluções, e as guerras fazem-se não com sangue mas sim com charutos cubanos).
28 Junho, 2018 at 16:55
Não me revejo… 🙂
30 Junho, 2018 at 23:00
Quando o Bruno de Carvalho se referiu ao bando de carneiros que são os sócios, devia estar a pensar em pessoas como tu, o gaspas, o saké, o tadeu, o leonidas. o ohdaesh e mais uma série deles que aqui aplaudem tudo o que o homem faz…
O BdC fez muita coisa boa mas também fez muita coisa má, ao longo dos 5 anos, e não só agora. Agora exagerou, e, por isso, muita gente que estava do lado dele deixou de estar.
Qualquer pessoa normal aplaude o que fazem de bem, e critica o que fazem de mal. O que não é normal é aplaudir tudo, seja bom ou mau, só porque vem do nosso Guru, ou porque é da nossa cor…
SL