Poucas coisas me restam que traduzam a memória de meu pai. Viu muito além da sua parca condição económica. Financiou e encorajou os estudos de um menino com uma peculiar relação com a escola, que perdia dias a ler os livrinhos, velhos e rasgados, em línguas indecifráveis que aprendera sem ninguém lhe ensinar.
Assim foi até ao dia em que as propinas do Técnico se começaram a pagar, em boa parte, com os prémios de mérito. Vi, nos seus olhos, um homem realizado quando lhe expliquei sobre uns americanos doidos que financiariam um grau académico de nome estranho, lá em Massachusets.
Nos quatro anos que se seguiram, do outro lado do mar, os telefonemas eram escassos porque caros. “Viste o Sporting, puto?”.
Não é estranho, pois, que sem herança física e com os valores e sacrifícios que me deixou feitos na carne que sou hoje, a memória que tenho dele seja uma viagem. Reconfortante. Sinuosa. Dura, mas nossa. Tão nossa.
19 de Maio de 1996. Já no fim da adolescência, entrei em casa madrugada dentro. Tinha sido uma noite perdida, a vaguear a pé, sozinho, mas com muitos demónios em mim. O cheiro a queimado, a carne a arder, as gargalhadas estridentes dos lampiões, as suas caras de gozo e alegria comemorando golos, ébrios de vitória e do prazer de subjugar o inimigo, de lhe espezinhar a dignidade, de lhe negar a humanidade. O cheiro ainda cá está, mas suspendeu-se ao entrar em casa e ver o choro e o desespero de meu pai. Seu desespero era ainda maior que o meu. Não apenas tinha vivido o mesmo, mas pendia sobre a sua cabeça a culpa de me ter levado lá. Como prenda, como reconforto, como a promessa que tínhamos feito de estar juntos, de fazer a nossa viagem de Sportinguismo. Fizemo-lo sobre o caixão de um irmão, com quem não tive tempo de partilhar tudo isso e tanto mais.
26 de Junho de 1989 marcou o inicio dessa viagem. Uma segunda-feira doutros tempos. Tempos em que um menino de 10 anos comprava um bilhete de autocarro e vinha, desde os subúrbios norte até ao Campo Grande. Não foi uma viagem qualquer, foi a viagem para entregar a inscrição como sócio do Sporting Clube de Portugal. Numa atitude pouco reflectida foi-me respondido que sim, poderia ser sócio, mas a prenda de aniversário inexistiria para pagar a jóia. E teria que vir entregar os papéis a Lisboa. Aceitei prontamente, para estupefacção até de um convicto Sportinguista.
Foi uma viagem de 29 anos. Acabá-la é encaixotar a memória de meu pai. Não conseguiria fazê-lo em sua vida. Não posso deixar de o fazer quando o Novo Sporting conspurca os valores que a nossa viagem me permitiu construir. Não é pela queda de um dirigente – já atravessámos muitos – é pela capitulação, é pela eutanásia moral que isto representa. Um Sporting que ousou levantar a cabeça, ser insubmisso, lutar contra os interesses – com bons ou maus modos – e decide ajoelhar-se não é o nosso Sporting. Não é essa fibra que o meu pai me transmitiu.
O meu Leão poderia ter vivido uma vida na jaula, mas tendo-se libertado para a selva, não lhe admito que volte a correr para a jaula.
Hoje cancelei o débito directo. Tu és o culpado. E tu. E tu. Tu que votaste SIM e tu que meteste uns votos a mais à socapa, pelo sim, pelo sim. Odeio-te com toda a minha sinceridade, com toda a minha força e convicção. Mais do que aos lampiões. Desejo-vos o pior que conheço. O pior que conheci no Sudão, no Congo e nos Balcãs.
Ainda vou polvilhar esta caixa de comentários. É o meu luto. Vou insultar despudoradamente, injustamente. Estou destroçado, injustiçado. Quero que sintam igual. Quero que se fodam.
A mesma vivência que me trouxe a ponderação, o respeito pelo outro, a necessidade de me colocar na posição de quem discorda de mim para o entender, o segredo de que os homens sábios se fazem de humildade, é a mesma vivência que me leva tudo isso. Sobra o ódio e a aspereza do vazio. Não estranhem, pois. Depois vou desvanecer e desaparecer.
Duas palavras: Bruno e Cherba.
Obrigado Bruno por mostrares que é possível ser insubmisso. Obrigado Por estes 5 anos maravilhosos. Obrigado por tanta, tanta coisa que só posso resumir num agradecimento por me devolveres o orgulho. Embora seja para mim evidente que houve fraude, há muita gente que votou pela destituição. Hoje parece óbvio e lógico que haverias de sucumbir perante o poder instalado, às mãos, foices e martelos daqueles que preferem viver uma vida de servidão e olham com mais ódio àqueles que, em condição análoga, tentam colocar a cabeça de fora do que aos “pais grandes” que os escravizam.
Isto é muito mais que desporto. Bruno, foste uma revolução de mentalidades que o poder tinha que esmagar. Ricciardis, Salgados e Sobrinhos não vivem sem Garcia Pereiras nem Oliveiras, nem os segundos sem os primeiros. Mas, após queda do BES e dos Dos Santos tinham que mostrar que são, em conjunto, os Donos Disto Tudo, aconteça o que acontecer. Pouco me importa se te recandidatas. Objectivamente, já estará tudo em cacos, mas mais importante que isso é que jamais apagarás a suprema ingratidão destes sócios, mais afinação, menos afinação, que optaram pela eutanásia do clube. Se o fizeres serás só um tolo à deriva.
Cherba. Por seres o meu farol de Sportinguismo nestes tantos anos desde o cacifo. Há textos que recordarei para a vida. Hoje só me ocorre o do Leão nos cuidados intensivos, rodeados de médicos a decretar o fim, mas nós a segurar-lhe a mão. Até se erguer. Com Bruno. Noutros tantos dias são tantos outros textos memoráveis. Nestes últimos meses só desejei que, caso o primeiro quisesse sair, se elegesse o segundo. Agora não quero saber.
*Este texto foi escrito sem qualquer tipo de acordo, revisão, etiqueta ou boas maneiras, já que isto foi lixado de por no papel.
** Não estou certo de o título, e a canção a que alude, estarem completamente ajustados a tudo o que sinto. Estão-no em parte mas a escolha deveu-se à circunstância de ter sido a música favorita do meu Pai. Cumpre-me recuperar estas heranças dispersas quando a grande herança, o Sportinguismo, me morreu.”
ESTE POST É DA AUTORIA DE… Hadji
*às quartas, a cozinha da Tasca abre-se a todos os que a frequentam. Para te candidatares a servir estes Leões, basta estares preparado para as palmas ou para as cuspidelas. E enviares um e-mail com o teu texto para [email protected]
28 Junho, 2018 at 12:04
https://oartistadodia.blogspot.com/2018/06/reality-show.html#comment-form
Já votaram?
28 Junho, 2018 at 12:06
Realmente…isto estava tão bem…agora os 71% é que têm culpa!
Havia o quê?! Só cenas fixes! Insultos a jogadores, suspensão de jogadores, jogadores a responder ao presidente, revogação de suspensão, ataques à academia, perda de 2º lugar, perda da taça, assembleias gerais por birra…espera…AG ainda pode ser considerado fixe ou não?! Rescisões dos melhores jogadores, duas mesas da AG, tribunais e providencias cautelares, 3 AG’s marcadas….
Isto estava tão bem e estável…como é que é possivel que 71% tenham dado cabo do clube!
28 Junho, 2018 at 12:13
Sim, estava tudo tão bem.
Tudo isso era carvão da CS.
Até se planeava a próxima época com o slogan #Estamosmaisfortes!!!
28 Junho, 2018 at 12:17
Ó Tiago era um oásis antes e passou de 90% para 21% porque somos todos burros como diz o Sá.
28 Junho, 2018 at 12:20
Tu nem contar sabes.
Mas também não faz muita diferença… afinal eram só mais uns votos roubados.
28 Junho, 2018 at 12:38
Grita Sporting se conseguires …
28 Junho, 2018 at 16:44
agora será mais gritar SPORTEM.
28 Junho, 2018 at 12:33
E em Abril tivemos um estádio com mais de 40 mil pessoas (com o paços),com muitíssima gente a gritar “Bruno Cabrão pede a Demissão”…..porque estava tudo normal!
Aliás…. basta pensar o que aconteceria se em Janeiro alguem no estádio de Alvalade começasse a chamar Cabrão ao Bruno….
Mas pronto… passou-se dos 90% para 28% porque a malta é burra!
28 Junho, 2018 at 12:36
Sim, és burro. Mas fala por ti e não pelos outros.
28 Junho, 2018 at 12:40
Os teus argumentos nestes últimos dias são ridículos. K7 riscada. Volto a dizê-lo, os que assobiaram o Presidente foram enrabados pelos mininos. Atraiçoados por estes. E legitimaram a golpada.
Se fores efectivamente sportinguista vai chegar o dia em que vais enfiar duas cabeçadas na parede e vais pensar em cortar os pulsos. Vais comer o pão que o diabo amassou como muito requinte e malvadez.
28 Junho, 2018 at 16:56
Não só não me revejo no comentário sobre os Diogos, como até subscrevo este
28 Junho, 2018 at 14:21
Tiago, conflitos com a equipa de futebol tudo o resto são consequência da demissão ou AG destituitiva.
Se achas que os conflitos com a equipa de futebol é suficiente, tudo bem, mas para mim o Sporting é mais do que isso e sobretudo quando é visível para quem queira ver que os conflitos são aproveitados por quem tem muito a ganhar com a situação.
28 Junho, 2018 at 12:07
Estes bandidos nao têm criterio nenhum. O Sinisa era caro…. mas o JJ carissimo quiseram ir busca-lo de volta!
Ridiculo!
Querem o Faria com CV zero! Ridiculo e sem nexo, sem criterio, sem coerencia…
Tinhamos os casos ganhos e despacharam o melhor advogado do mundo … não querem lutar pelos direitos do Sporting e … contrataram um traidor (2x traiu-nos – futre)
Deixaram de usar a Sporting TV como canal oficial e deram esses previlegios à CMTV (merda)
Ficamos sem GR, o Bruno contratou um e agora vão despedir o homem.
Tudo atraves de clausulas contratuais mt baixas e sujas.
Enfim, reina a incompetencia… reina a mafia em Alvalade.
Se houver eleições livres e justas, abertas para todos (inclusive BdC) então continuarei.
Caso contrário, sem liberdade para todos concorrerem então aí desistirei de vez de ser socio – eu e minha filha!
Não quero nem pra mim nem pra ela ficarmos ligados a um clube de bandidos e mafiosos que sugaram a alma, a vitalidade ao grande Sporting.
A AG não teve um resultado verdadeiro, há um video da rtp que mostra os votos a sair momentos antes da contagem.
As contas de votos vs “PEN” vs Votantes não batem certo.
Cambada de trafulhas.
Eleições livres para todos já!
Vamos correr com estes bandidos
Vamos nos manifestar lá na porta, todos os dias se for preciso
Unidos teremos força
Vamos lutar pelo NOSSO Sporting
Nºao vamos deixar morrer o Sporting
28 Junho, 2018 at 12:21
André Moreira na baliza?
Vamos ver se não por isso que o redes italiano já não é necessário. Vamos ter uma equipa cheia de gajos que não são nossos. Feeling.
28 Junho, 2018 at 12:29
“Ficamos sem GR, o Bruno contratou um e agora vão despedir o homem.
Tudo atraves de clausulas contratuais mt baixas e sujas.”
Perante isto, o que dizer mais?
28 Junho, 2018 at 12:37
Peço desculpa, fizemos merda, tivemos fé.
Fodeu.
Pode dizer se isso.
28 Junho, 2018 at 12:07
Obrigado por estas sentida palavras.
Revejo-me em tudo, menos no perder a voz para continuar a lutar pelo Sporting que Bruno de Carvalho acreditou ser possível.
Aqueles que como eu se identificaram com o Rumo Certo da anterior Direccao, fomos uns afortunados.
Tenho a certeza que à partida ninguém sonharia com o que este homem e os seus companheiros conseguiriam alcançar com base em princípios muito simples.
Dedicação ao trabalho.
Competência na decisão.
Máxima exigência na defesa dos superiores interesses dos socios.
Pois bem, se tivemos a sorte, de nos cair do céu esta gente, temos de acreditar que, desta vez, precisamos de ser nós a ir à procura de alguém pelo menos quase tão capaz.
Precisamos de nos organizar administrativamente.
Precisamos de criar uma plataforma onde possamos dialogar e construir uma identidade que nos una de forma empenhada.
Precisamos de fazer guerrilha e não alimentar a conivência com um paz podre, apenas por comodismo ou cansaço mental.
Precisamos de continuar a pagar as quotas para podermos ir às AG’s.
Precisamos de deixar de ir ao estádio, para enfraquecer os abutres.
Precisamos de nos unirmos em torno de um candidato que se oponha à venda da SAD, que mantenha a quotização afeta exclusivamente ao apoio as modalidades, que continue a fazer frente a Jorge Mendes e a tudo o que ele representa, que lute pelo castigo desportivo do AssholeB de forma intransigente e que lute pela valorização do futebol enquanto espectáculo livre de violência, corrupção e lavagem de dinheiro.
Este acto eleitoral vai ser a duas voltas.
Temos de ter um candidato do nosso lado.
Sinto que o Sporting mudou decisivamente e que terá a maioria dos votos.
Os 71% representam o elitismo, o ódio, a lavagem cerebral, a promiscuidade, o desgaste emocional e a trafulhice que por momentos deixamos que se apoderasse do Sporting. Tudo energias negativas que em nada poderão ajudar o Sporting no futuro.
Não acredito que sejam a maioria.
Mal estaria o nosso querido Sporting.
Precisamos de um candidato para podermos continuar o sonho que Bruno de Carvalho demonstrou possível e que ficou por cumprir na totalidade.
Devolver o Sporting aos sócios, engrandecendo-o com a sua força.
“I have a dream”.
SL
28 Junho, 2018 at 12:08
Foi para isto que a comunicação social tanto lutou e vocês sportinguistas “burros” caíram na esparrela! Para mim o sporting acabou a 23 de Junho.
Lembram-se do que Futre fez 2 vezes ao Sporting e lembram-se de Sousa Cintra vs Bobby Robson e não esqueçam o que fez o super agente Jorge Mendes.
Agora estão felizes, não é preciso Sporting TV, porque há a CMTV Sporting e TVI 24 Sporting.
Viva o 4º grande de Portugal
28 Junho, 2018 at 12:16
Os irresponsáveis crentes que fizeram um auto de fé têm de acordar de vez.
Eram os acéfalos que viam conspiração em todo o lado…
Pois, ponham o ódio de lado, desontoxiquem se, engulam o orgulho, corem de vergonha, encham se de brio e digam: ups, deu merda e MAOS À OBRA.
Acho que estes primeiros dias já dão uma ideia do que aí vem.
Coaptacoes, saem dois entram 4 (os que saem eram bons mas calma), é o regresso dos cromos, futre, o oportunista Ferreira, and so on, maravilha.
As listas uma maravilha, duque (o janela está livre?!).
AG de orçamento, estatuariamente obrigatória, esquece….. So isto é justa causa para empalar o cabrao do bombeiro.
Rescisões, sai um treinador e mais um acto de fé, até segunda
Negociação com os oportunistas…. Nunca ninguém mais vai respeitar o Sporting, até jogadores nos cagam em cima.
Cm tv órgão oficioso (puta de desonestidade comparar ligar para lá para se defender com o que se está a passar?!!?).
Mas o que doeu MUITO MUITO foi perceber Mendes à porta.
O Mendes caralho…
Passes ao desbarato.
Vamos entrar na lavandaria.
OUVIRAM SCP A um passo da corrupção.
So sonsos e ídolos de pés de barro a perfilarem se para presidentes.
Mas as candidaturas não interessam. Em Setembro, se não for adiado, já foi tudo com o caralho. Tudo
VAMOS ACORDAR.
O momento é agora, estes fdp têm de ser impugnados.
Disse que tinha cem euros para ajudar ao pedido à mesa quando juntassem assinaturas.
Ainda os tenho e meto mais 100 agora para o que for possível fazer.
Porra ideias, ajudem. Os 71, os 29.
A união é agora. Setembro é tarde de mais.
Engulam o orgulho, corem de vergonha os que contribuiram para a destituição e pensem e trabalhem em como ESTANCAR ISTO JÁ.
AOS acéfalos peço um pouco paciência, sei que estao fodidos (como te entendo marroquino) mas aguentem o escárnio um pouco.
Cherba, está na hora de te deixares de merdinhas.
Não tens de ser nem nunca foste isento
Como te responsabilizo um pouco pela situação, devias ter usado a tua posição para abrir olhos, imcompreensível um gajo sabido como tu fazer um salto de fé, “alguma coisa se arranjara”.
Se estou enganado e votaste contra a destituição ,no mínimo, devias ter partilhado a tua opinião.
Foda-se não tens de ser isento.
Das voz a todos, bravo mas não és jornalista.
Portanto a tasca tem de voltar a ser fight&resist e a solução para estancar a sangria tem de sair DAQUI.
TODOS.
28 Junho, 2018 at 12:23
Cherba, expressei me mal.
Não é responsável a palavra.
Obviamente, não te posso responsabilizar.
Não sei qual a palavra que procuro..
Acho que devias ter feito mais e diferente. Só isso.
Percebo a fé de muitos tasqueiros, a tua não.
28 Junho, 2018 at 12:24
A primeira batalha devia ser antecipar as eleições. 8 é depois do fecho do mercado. Estatutariamente, bastavam 45 dias depois de 23/06. Temos de trazer a acção para os pontos que os perturbem
28 Junho, 2018 at 12:25
Se estatutariamente o orçamento tem de ir a uma AG, temos de fazer com que vá. Não é o bombeiro que decide, somos nós.
28 Junho, 2018 at 12:26
Se elencarmos cinco ou seis pequenas questões e as usarmos para criar atrasos à equipa do assalto, conseguimos fazer mais do que se andarmos a odiar nos mutuamente.
28 Junho, 2018 at 12:29
Isto.
Isto é urgente.
Ainda não quero desistir do clube.
Se o EO cair, se o Mendes entrar, para mim acabou.
28 Junho, 2018 at 15:33
https://www.youtube.com/watch?v=MkTw3_PmKtc
Mexamo-nos. JÁ. Basta de piadas, comecemos a coligir abusos já cometidos e a aventar possibilidades. Há que impugnar judicialmente os actos destes usurpadores e EXIGIR a antecipação das eleições.
28 Junho, 2018 at 12:18
Só consigo dizer que não sou anti-Bruno… mas também não sou pró-Bruno.
A deriva em que ele entrou deixou-me desiludido!
28 Junho, 2018 at 12:28
Pois, estamos muito melhores…
28 Junho, 2018 at 12:37
E eu afirmei isso?!
28 Junho, 2018 at 12:33
Não há pro brunos cacete.
(Obviamente , maluquinhos há em todo o lado)
Há é gente que quer estar do lado de quem DEFENDE O SPORTING
28 Junho, 2018 at 12:26
Revejo-me em quase tudo neste texto, ainda não desisti.
Como já aqui referi várias vezes as minhas quotas e boxe´s estão suspensas, não vou alimentar CHULOS directamente. Estes 5 anos foram verdadeiramente impressionantes, voltámos todos a sentir um enorme orgulho em sermos Sportinguistas e não apenas do Sporting. As fasquias estão muito altas, 170 mil sócios, médias de assistência, planteis, modalidades, pavilhão etc etc…já escrevi também aquilo que chamei a “Crónica de uma morte anunciada” a entrevista ao DN de 30/04, a partir daí maiores ou menores erros são fedivers para desculpar a campanha orquestrada para salvar o domínio e interesses do Capital(Sobrinho/Ricciardi & Associados).
Foram 5 anos que vão deixar sementes carregadas de futuro para quem e quando não sei, mas hoje o Sporting não é o mesmo Sporting, tornou-se definitivamente um clube popular e a sua esfera de decisão deixou de estar apenas na elite de LX .
Tenho confiança que com Bruno ou sem Bruno aparecerá alguém para continuar a lutar pelo projecto do actual CD eleito DEMOCRATICAMENTE. Foram 35% de Votantes que estão com o projecto, outros tantos apenas queriam eleições e paz sem medirem as consequências dos seus actos, cada dia que passa mais certeza tenho que muitos mais se juntarão.
Até Setembro estarei na Luta e serei sempre Sportinguista
28 Junho, 2018 at 12:32
Ah, o BdC parecia Nero, com Roma a arder….
Foda-se, estes geriátricos trouxeram um dilúvio, água por todo o lado.
Engulam o orgulho e a vergonha, consciencializar que se deu um salto sem rede, por cima dum lago de piranhas e sem saber quem esta do outro lado.
ESTÁ NA ALTURA DE FODER AS PIRANHAS .
Nem há tempo para lamurias
28 Junho, 2018 at 12:37
Começaste bem com as evocações que respeito, mas fodeste tudo quando te armaste em trinitá, qual cowboy insolente, a disparar para todo o lado, a insultar tudo e todos. A teoria do caos, over and over, repetida até à exaustão e demência. Sim demência, demência colectiva, porque é disso que estamos a falar.
Fazes-me lembrar um Jim Jones (James Warren) e a sua seita o “Templo dos Povos” que acabou em assassinato e suicídio em massa nos anos 70 nos EUA ou um jihadista na sua luta contra as inclinações demoníacas de cada um, a tentativa de conversão dos infiéis nem que seja pela força, neste caso pela força do insulto.
Não, não sou crente, não dou a outra face, desejo-te em dobrado aquilo que aqui desejaste aos outros.
28 Junho, 2018 at 12:42
Sim porque antes não era COM O BRUNO NÃO TEREMOS PAZ E É O CAOS.
Te foder manias.
28 Junho, 2018 at 16:52
Agora tás melhor cabrão…
… nem quando o mendes se aninhar no teu rabo, tu vais abrir os olhos.
28 Junho, 2018 at 21:43
Abrirá, e bem, um olho
28 Junho, 2018 at 12:41
Esta publicação é suficientemente esclarecedora e assertiva. E nela está contida a evidência de que não é a saída do A ou do B que diminui o clube. O que nos afronta é a possibilidade bem real – ainda que não certa, evidentemente – de este Sporting voltar a ser submisso, patético e de cair nas mãos do regime/sistema. E não há para mim maior indigência moral que títulos à moda de Carnide. Tudo isto não obsta à crítica ao ex-Presidente, que foi vítima de si próprio e que não soube ser um inteligente estratega no meio de tanta garra e (presumo) amor. Tivesse existido outra ponderação nas lutas travadas, um maior recato em determinadas alturas e o sucesso em toda a linha seria uma questão de tempo. O que seria a infelicidade de muitos dos “nossos” pois um bom Sporting é um Sporting amestrado e susceptível de todos por lá andarem a bel-prazer. Eu bem quero dar o benefício da dúvida e se há coisa que a vida nos vai ensinando (e Pimenta Machado) é que o que hoje é verdade…..no dia a seguir a volta pode ser outra. Contudo, se o começo é a cmtv como canal oficioso, o Futre a fazer briefings à noite das reuniões relativas às rescisões, os rescisores acarinhados com a chancela do Mendilhões, os candidatos das filmagens da fivela do cinto e às tantas nem se lembrarem que o clube está na final da provável 2.ª modalidade mais seguida do país contra a Instituição que mais atrasa a nação….
28 Junho, 2018 at 12:41
Os meus muito sinceros parabéns, meu caro Hadji – excelente texto, que subscrevo por inteiro! Mesmo em alguns aspectos de cariz mais pessoal, em que encontro algumas similaridades comigo.
Gostei muito do que li e tanto, tanto do que ali está escrito é o que sinto, quer numa análise do passado (recente e mais longínquo), quer na forma como, no presente, antevejo o…futuro – aliás, que futuro, perante a situação de absoluto surrealismo em que a golpada vergonhosa de sábado passado deixou o nosso clube?
E também na raiva, na frustração, no quase ódio, por vezes e de facto, na mágoa, na incredulidade, na vontade que tenho de conseguir tentar entender (mas que ainda não consegui, até hoje) como é que terá sido possível que tantos de nós (mesmo com a “manobras”, mais ou menos evidentes, que terão acontecido, penso que disso ninguém duvidará..) tivessem feito o que fizeram no sábado passado, ao validarem, ao concederem (ou a apoiarem com votos, pasme-se!) a maior golpada institucional da história do SCP, sob a batuta de um ex-presidente da MAG demissionário por mote próprio, formal ou informalmente, mas DEMISSIONÁRIO, e por isso, sem legitimidade, legal e/ou moral, que tentou impor (e impôs!) a demissão do Conselho Directivo e que, desta forma absurda, levou à destituição do presidente Bruno de Carvalho e do restante CD, legitimamente eleitos, com maioria esmagadora (e sempre reforçada) e em plena vigência de mandato legítimo, que se encontrava a trabalhar de forma plena e atempada na preparação da nova temporada que agora está a começar, e levando o SCP para um abismo tão, mas mesmo tão surreal, que bastaram apenas estes 4/5 dias subsequentes para já se adivinharem tempos tenebrosos, muito maus mesmo, de regresso à total navegação à vista e à mais pura subserviência, presente e futura!
Faço uma referência final à dúvida acerca da canção escolhida – muito bem, por sinal, na minha opinião, até pela carga emocional e pessoal que tão bem foi descrita no texto do Hadji.
Mas atrevo-me agora eu a deixar aqui uma sugestão de cariz musical, que penso que poderá servir para consubstanciar o que estes “ventos de mudança” deixam no ar e que pode vir a significar, num futuro que se deseja bem próximo, o regresso do SCP à situação que o Hadji, eu e tantos/as e tantos/as milhares de Sportinguistas tão fortemente desejamos, tão bem aqui expressa nestas duas passagens do texto:
“”Um Sporting que ousou levantar a cabeça, ser insubmisso, lutar contra os interesses – com bons ou maus modos – e decide ajoelhar-se não é o nosso Sporting. Não é essa fibra que o meu pai me transmitiu.”” / “”O meu Leão poderia ter vivido uma vida na jaula, mas tendo-se libertado para a selva, não lhe admito que volte a correr para a jaula.””
E, para isso, pego nas palavras (e na melodia, através do link abaixo) do saudoso José (ou Zeca, como preferirem) Afonso, através de uma canção/poema escrita há já muitos anos atrás e que, tendo tido como objectivo, à época, fazer uma denúncia de cariz político e social, tem o seu quê de…”profético” no que diz respeito ao que hoje se constata (e nos faz tremer, e temer o futuro) ao analisar o momento actual do nosso SCP. E versa assim, a determinada altura:
“”””…Eram mulheres e criança / Cada um c’o seu tijolo / “Isto aqui era uma orquestra” / Quem diz o contrário é tolo / E se a má língua não cessa / Eu daqui vivo não saia / Pois nada apaga a nobreza / Dos índios da Meia-Praia / Foi sempre a tua figura / Tubarão de mil aparas / Deixas tudo à dependura / Quando na presa reparas / Das eleições acabadas / Do resultado previsto / Saiu o que tendes visto / Muitas obras embargadas / Mas não por vontade própria / Porque a luta continua / Pois é dele a sua história / E o povo saiu à rua / Mandadores de alta finança / Fazem tudo andar pra trás / Dizem que o mundo só anda / Tendo à frente um capataz / Eram mulheres e crianças / Cada um c’o seu tijolo / “Isto aqui era uma orquestra” / Quem diz o contrário é tolo / E toca de papelada / No vaivém dos ministérios / Mas hão-de fugir aos berros / Inda a banda vai na estrada””””
Se todos quisermos, o futuro, tal como o desejamos, o de um Leão pujante, sem medo, sem jaulas e que não se ajoelha, o Leão que o Hadji recebeu de herança do seu Pai, tal como eu o recebi do meu Pai, há mais de quatro décadas e meia atrás, e o passei ao meu Filho, há já quase duas décadas, é já ali – assim todos nós o queiramos!!
https://www.youtube.com/watch?v=J7ntDFAF1AE
Muitos parabéns pelo belíssimo texto, meu caro Hadji, repito-me. Gostei muito. Revigorou-me, apesar da extrema tristeza implícita e do profundo pessimismo perante o momento actual que vivemos no nosso clube, que partilho por inteiro. Bem haja quem assim escreve.
Saudações Leoninas a todos/todas.
28 Junho, 2018 at 12:42
Agora um reparo para o dono da tasca, parecece que a partir de agora por aqui vale tudo, já não há panos encharcados para ninguém, no problemo, joga-se com as regras que estiverem em vigor. Espero é que o árbitro não apite só para um dos lados. Tudo joia, na parte que me toca.
28 Junho, 2018 at 12:44
Mostras a tua faceta de betinho calimero e já agora experiências que te faziam no balneário a chicotear o teu rabinho com toalhas.
Bons momentos.
Era só gritinhos do bertinho naquele balneário.
28 Junho, 2018 at 12:48
Não bebas a água da sanita, ainda não puxei o autoclismo.
28 Junho, 2018 at 13:52
Dizes sempre a mesma merda.
Era mais uma brincadeira que fazias com os teus amigos…
28 Junho, 2018 at 16:54
a inteligencia não dá para mais, ele é factos historicos banais repetidos ate á exautao e piadinhas da 4º ano tambem estas repetidas por nao ter astucia para melhor.
28 Junho, 2018 at 12:47
O servio nao tinha capacidade para o Sporting .. o escolhido é o Faria, um ADJUNTO! Nunca foi treinador!
Vergonha!
Incoerencia! Sem nexo
Vamos correr com estes bandidos do Sporting!
Futres (duplo traidor)
Mendes (tanto nos enterrou, lampião, sanguessuga de euros)
CMTV (quem mais atacou o Sporting)
28 Junho, 2018 at 12:48
Ainda ontem disse ao meu pai (septuagenário) que lamentava imenso por ele toda esta situação que o clube está a viver. Ele merecia ver um SCP campeão (futebol)… este não é o SCP que vi, desde miúdo, o meu pai a apoiar enquanto adepto/sócio.
Até me dá vontade de chorar…
28 Junho, 2018 at 13:20
Fdass nem tenho palavras.
Hadji para mim NOTÁVEL ÉS TU
28 Junho, 2018 at 13:33
Eutanásia é a palavra chave.
os que votaram sim nem se aperceberam.
já se começa a ouvir uns ruídos…
não são espinhas a partir,são fichas a cair.
SL
28 Junho, 2018 at 13:49
“Apelo novamente para que parem com os processos disciplinares em curso”…Haverá alguma coisa mais falsa? Depois do que tudo o que este parvalhão fez a todos os ex-presidentes? DESAPARECE PALHAÇO DESESPERADO!!!!
28 Junho, 2018 at 13:49
Respeito a posição do autor do post.
Mas… Discordo totalmente!
O SCP tem estar acima de qualquer pessoa!
Sempre!!!
Não pode haver insubstituiveis!!
Nem salvadores!
Nem Messias!
Nem o fim/caos!!
O SCP nasceu em 1906 e será eterno!!!
Viva ao SCP!!
28 Junho, 2018 at 21:54
A coca vai acabar
28 Junho, 2018 at 13:56
Grande texto. Grande…
28 Junho, 2018 at 14:11
A nota de culpa que levou à destituição assenta em 3 factos:
i) conflitos com equipa de futebol senior
ii) conflitos com OS, sócios e terceiros
iii) comportamentos violadores dos estatutos
Se os pontos ii) e iii) são consequência precisamente da ameaça/chantagem de convocação da AG destituitiva, teriamos uma AG apenas com suporte no i)
Ou seja, os covardes que encenaram este auto de fé nem a dignidade tiveram de assumir acusações directas.
Em 2013 tivemos um movimento de sócios que tinham rostos, agora tivemos um conflito entre o PMAG e o PCD, descaradamente uma das partes controlou todo o processo, é esta provocação que acaba por despoletar e justificar a construção da justa causa.
Se isto não é auto de fé e uma golpada, então é o que?
Acusaram de algum crime? Não me parece pois nem coragem tiveram para isso.
Assistir neste século a auto de fé, não consigo ficar indiferente e não me revejo num clube onde a grande maioria deu o suporte a este acto, eu não sou assim, ainda quero acreditar, que sou melhor do que isso e que nem todos os fins justificam os meios. Não é o clube que eu aprendi a amar.
28 Junho, 2018 at 14:58
Não fui eu que escrevi este excelente testemunho. Mas podia ter sido…
28 Junho, 2018 at 15:48
“… tendo-se libertado para a selva, não lhe admito que volte a correr para a jaula.”
É que é isto mesmo! Só isto!
Obrigado Hadji
28 Junho, 2018 at 15:53
Grande texto Hadji.
Na linha do que tem sido os teus comentários desde que começou a golpada.
Tens sido a pessoa que mais tenho gostado de ler.
O que me leva aos tempos pré tasca em que eras um tasqueiro que gostava de ler.
E provavelmente a maioria gostava.
O que o cabrao do jesus provocou (interpretem como quiserem, flics flacs etc mas a partir do momento que etse cabrao etsa a avalizar a candidatura do varandas é, inegavelmente, um fdp e muitas teorias se formam na minha cabeça) é imensurável.
Esse cabrao conseguiu realmente dividir-nos.
Faço já aqui o meu acto de contrição.
Fui a favor da vinda desse verme.
Fui a favor do ano tira teimas.
Peço desculpa a todos por isso.
Não esqueço que foi campeão no primeiro ano . E teria sido mágico.
Mas, a partir daí, merda só merda. E as últimas atitudes fazem soar tantos alarmes e teorias na minha cabeça mas parece me cabala a mais.
Acho que jesus depois do primeiro ano percebeu que nunca iria ser campeão no SCP e algo mudou.
Muitos disseram que os jogadores estavam contra ele.
Não acho, acho que sempre estiveram foi contra BdC.
E Jesus nada fez. Isso terá sido o princípio do fim da ralação presidente treinador.
Esta conversa porque?
Porque tenho pena de ter te a ti marroquino às turras com outros tasqueiros, por ex o Placebo, por causa do cabrao do jesus.
Ab.
28 Junho, 2018 at 19:07
Hadji, o meu profundo respeito pelos sentimentos que emanam das tuas palavras, que foram certamente difíceis de escrever.
O momento é difícil para muitos, para mim também, mas depois do que nos foi devolvido nestes últimos 5 anos, a resignação não pode ser a solução.
SL
28 Junho, 2018 at 23:10
Bom texto.
Ódio é também o que sinto, com os meus alvos.
Nojo também.