“Desafio qualquer Sócio a enumerar as nossas 55 Modalidades. Temos muitas ‘Modalidades à Benfica’, onde nalgumas são até os próprios atletas a suportar os custos dos equipamentos.”
Dito por Frederico Varandas, esta tarde, no evento Sporting Talks.
Da minha parte, contraponho com: terão a minha guerra todos os que vierem defender que é um disparate impraticável o Sporting Clube de Portugal continuar a reservar 20 milhões para alimentar todas as suas modalidades!
18 Julho, 2018 at 17:43
https://www.facebook.com/235607590507805/videos/276729566395607/
É isto q se está a falar nesse Spor71ng talks?
Obrigado mas podem ir para o caralho q vos foda.
ISTO NÃO É O MEU SPORTING!
RAIVA DO CARALHO DESTA PUTA DESTA MERDA!
18 Julho, 2018 at 17:49
E não me venham dizer q o Varandas diz q disse q vai apostar nas modalidades… e vai fazer ainda mais… e não sei o quê.
A PUTA DA VACA DO CARALHO Q DISSE A MERDA Q VIRAM NO VÍDEO FAZ PARTE DA COMISSÃO DE (DES)ONRA DESSE TRASTE!
18 Julho, 2018 at 17:50
não grites, meu. Ainda te dá qualquer coisa e mandam-me fechar a Tasca…
18 Julho, 2018 at 18:24
Aconselho te a veres a comissão de honrar de Bruno de Carvalho às últimas eleições
18 Julho, 2018 at 19:28
O Varandas disse que vai manter o valor das quotas TODAS nas modalidades (9M€) e que sabe que a NOS também mete 5M€ no clube que são alocados às modalidades!
Houve outra pessoa que diz que a Sporting TV também mete 3M€ nas modalidades.
Aqui estão 17M€.
Tem de se aumentar o valor em bilheteira e tem de se aumentar bastante o valor em patrocínios, porque estas 2 coisas juntas são 2M€, o que é ridículo.
Portanto, números redondos, aqui estão 19M€ alocados às modalidades. E, segundo todos os participantes disseram, com tudo feito duma forma muito amadora pelo que não deve ser difícil melhorar isto.
A bilheteira do PJR deu 750 mil euros. Um valor ridículo para um investimento de 20M€ nas modalidades. Com este valor dá para perceber o valor ridículo que também se recebe em patrocínios.
Na minha opinião, dá para melhorar a relação entre custos e qualidades dos planteis, pelo menos nalgumas modalidades.
Uma coisa que disseram, e que acho inacreditável, é que a MARCA SPORTING pertence à SAD e não ao Clube. Isto é fundamental alterar e nem entendo como é possível que isto seja assim!
18 Julho, 2018 at 20:30
Se calhar pedir 250€ por uma Gamebox modalidades que só os desempregados ou os reformados que morassem ao pé do estádio poderiam usufruir na totalidade…
Eu não vou pagar 6€ ou 9€ para ir ver volley. Mas por 2 ou 3€, se calhar já ia.
No fim, um que pague 6€ compensa três a pagarem 2€. Se calhar são as contas.
18 Julho, 2018 at 20:35
Faltam aí os alugueres….
19 Julho, 2018 at 3:22
Não faltam… É o dinheiro da NOS segundo explicou o Varandas.
Faltam é 4M€ que não se sabe bem de onde aparecem…
18 Julho, 2018 at 23:06
Essa puta é mm uma grande puta de vaca fdp
19 Julho, 2018 at 3:23
Pois, um bom argumento… Não consigo desmontar isso porque não conheço a senhora.
19 Julho, 2018 at 12:11
mete a desonra onde o sol não brilha!
18 Julho, 2018 at 17:53
Quem é esta tipa?
18 Julho, 2018 at 18:38
“Dra” Margarida Caldeira da Silva, uma das “VIP’s” dos Croquetes….
18 Julho, 2018 at 20:51
Não foi essa que andou a fazer casting para candidatos a vigilantes das urnas na AG de 23 e posteriormente mandarem as candidaturas ao advogado que fez a nota de culpa da direção?
18 Julho, 2018 at 23:01
É mais um monte de merda VIP cuja opinião vale…ZERO!
Ó Varandas, vai pró Caralho e leva esta merda contigo!
18 Julho, 2018 at 17:53
Nem o meu Sporting… mas é aquele que eu esperava após aquela AG ilegal… o bobo da corte… pelo menos o país ri e os corruptos agradecem… ou não.
19 Julho, 2018 at 3:24
Ilegal?
19 Julho, 2018 at 7:32
Fdx, mas és mesmo tapado… a AG foi convocada por um orgão que nem devia estar em funcões pois caiu. Aliás, é impossivel dizermos que o bombeiro não se demitiu quando ele está “demissionário”…. és estupido mas deves perceber essa parte.
O resto da mesa demitiu-se já pelo que, de acordo com os estatutos, a MAG não pode continuar em funcões e teria de ser substituida…. curiosamente como veio a acontecer.
E ilegal porque os resultados foram adulterados, como já foi demonstrado por diversas vezes.
18 Julho, 2018 at 19:14
Tu insistes nesta merda, bronco?
Mete a intervenção TODA da senhora, é desonesto!
18 Julho, 2018 at 19:21
Mas é preciso mais do que aquilo que se ouviu? Se achas que houve alguma “especificação” do discurso anterior ou posterior da madame que altere radicalmente o que ela tão peremptoriamente afirmou … então faz tu o favor de nos pôr essas pérolas à nossa disposição
SL
18 Julho, 2018 at 19:30
O que ela disse que é que as modalidades não podem viver com dinheiro vindo da SAD. O que é verdade.
Ou tu achas que pode?
18 Julho, 2018 at 19:50
Acho que pode caso a SAD seja do clube. Se vamos por aí, vamos ter de pensar em cada sustentabilidade individual de cada modalidade e por exemplo o desporto adaptado desaparece do mapa.
A SAD enquanto, podemos dizer doutra forma, o futebol é uma peça de um todo que se chama Sporting. Haverá sempre forma de fazer uma contra.prestação de serviços pelos valores que a SAD pague ao clube.
Não ver isto é pensar que a SAD é dos accionistas e o clube dos sócios e para isso vendam então a totalidade da SAD e se e quando houver problemas os accionistas que injectem capital.
19 Julho, 2018 at 3:28
A sad não é do clube.
A sad é uma entidade diferente do clube.
Do mesmo modo que é ridículo querer que o clube meta dinheiro das quotas na sad, é ridículo tirar dinheiro da sad para o clube.
Vires com um “se” que não existe é mais um tiro nos pés que dás na tua credibilidade, Malcolm.
18 Julho, 2018 at 20:04
Ela disse q atualmente era desviado dinheiro para SAD.
Sabes se é verdade sequer?
19 Julho, 2018 at 3:29
Nem eu sei se é verdade, é não disse que era, nem tu sabes se é mentira.
18 Julho, 2018 at 20:42
Errado ela mais do que insinuou afirmou que o dinheiro vinha da SAD!!!
Na realidade o dinheiro vem de uma data de sítios mas não da SAD, um dos sítios de aonde vem é do que passamos a poupar ao deixar de sustentar gente como ela, como o ribeiro cristovão etc etc etc o SCP que estava em falência sustentava muita gente, mas não tinha de facto dinheiro para as modalidades e aí estão os chupistas a voltar em grande força….
Como em tudo na vida é uma questão de opções, a minha é ter modalidades fortes e chupistas fora do clube. se por isso morrerem á fome, vivo bem com isso….
Tu és livre de escolher o que quiseres…
SL
19 Julho, 2018 at 3:30
Mostrá-lo isso nas contas…
19 Julho, 2018 at 15:42
Está discriminado no orçamento de 2018/19 apresentado antes da AG de destituição. No documento dá para ver quais os proveitos estimados na época que terminou.
Salvo erro o mister do café tinha feito um post sobre isso.
18 Julho, 2018 at 19:21
Na verdade “não gostei do que ouvi…”…
Embora eu ache também…que tem que haver cuidado na maneira como se gasta o dinheiro…!
Mas por favor digam-me …”que não querem apenas futebol profissional…”
SL
18 Julho, 2018 at 17:43
+1
18 Julho, 2018 at 17:46
Aproveitem o ultimo ano com 55 modalidades.
Aproveitem o ultimo ano de titulos nas modalidades.
Obg a todos.
18 Julho, 2018 at 17:47
menos drama
18 Julho, 2018 at 17:55
menos drama o caralho…. devia ter vergonha!
18 Julho, 2018 at 17:57
sim, menos drama. Chega dessa teoria do fim do Sporting
18 Julho, 2018 at 18:46
Não é o fim do Sporting porque o Sporting nunca vai acabar mas “menos drama”?!?
O Sporting não acaba, mas o Sporting dos últimos 5 anos vai ser desmantelado.
Não acordes não… O discurso que foi adiantado é o discurso que está a ser tomado mas…. “menos drama”
As teorias para preparar os Sportinguistas para vender jogadores ao desbarato estão a ser proferidas é um deles já foi.
As teorias para acabar com modalidades estão a ser proferidas….
Eu já ouvi estes discursos e sei onde eles vão acabar mas…..”menos drama”.
Menos drama, menos drama, menos drama… Estão só a por-nos manteiga no rego, não quer dizer que nos queiram enrabar… Menos drama.
18 Julho, 2018 at 19:22
Tu é que incendiaste! É mais que óbvio que o Sporting precisa de ter as modalidades todas, as 55! Mas com condições claras da grandeza do Sporting!
18 Julho, 2018 at 21:07
Cherba, não creio que se trate de uma teoria do fim do Sporting, mas de uma contestação dos muitos sinais de que nos estão a querer levar para o mesmo Sporting de onde saímos há 5 anos.
Volto a colocar a questão da forma que já coloquei em pelo menos outros 2 comentários neste blogue.
Há que confrontar TODOS os candidatos com uma série de perguntas claras de modos a que definam que rumo DE FACTO e EM CONCRECTO pretendem para o Sporting.
Só para dar o exemplo da candidatura de Frederico Varandas (que é a que mais se expôs, pelo menos em termos mediáticos) o que até agora ouvi ou li, foram: uma enormidade de ideias feitas e de generalidades sem grande conteúdo; uma mão cheia de medidas que não são mais que manter o que já foi bem feito pelo CD anterior ou dar continuidade ao que estava programado (renegociação com os bancos da reestruturação da dívida, recompra das VMOCs, manutenção da maioria do Clube na SAD); e um conjunto de barbaridades como a que o Cherba cita no post, ou a criação de uma rede de transportes para levar os pequenos da Formação aos treinos, ou a criação do Padel (já existe e somos campeões nacionais), ou a da aposta no basquetebol mas “num projecto a prazo porque criar uma equipa competitiva de raiz é muito caro” (isso é o que existe no projecto liderado pela “velha glória” António Feu). Ora, todas essas mãos cheias de nada, todas as versões Beta de BdC, ou todas as barbaridades que o candidato tem propalado não são minimamente escrutinadas por NINGUÉM.
O que se passou hoje no “Sporting Talks” foi uma espécie de acção de campanha da candidatura. Sr Poiares Maduro: por favor não nos coma por tolos. Espaço de debate das várias sensibilidades? Só se já procedeu ao revisionismo histórico e as sensibilidades afectas a BdC ou até a quem esteja (menos ou mais) próximo deixaram de ser sportinguistas. CONVENÇÃO? O que lhe posso chamar é um e 1º momento de um putativo candidato futuro, preparando terreno para o pós Turim; não é Convenção .. é convencidão!
A pobreza deste período pré eleitoral é gritante. A tal ponto que o único que passou alguma idéia mesmo sua para a CS foi José Roquette que não é candidato (que se saiba; embora segure os pauzinhos que agitam os cordéis de muitas marionetes): “o futuro da SAD é ser maioritariamente detida por um investidor privado que a veja como negócio com potencial de rentabilização”. E aí tiro-lhe o chapéu: NÃO CONCORDO. DISCORDO PROFUNDAMENTE DESSE MODELO. MAS AO MENOS ROQUETTE APARECE A DEFENDÊ-LO COERENTEMENTE! E eu prefiro isso – alguém que tem ideias e não tem receio de as afirmar mesmo que sejam impopulares -que a sempremesmice dos putativos candidatos que temos à escolha (uma vez que ficou claro que Carlos Vieira e Bruno de Carvalho não vão ser autorizados a concorrer).
Saudações leoninas
19 Julho, 2018 at 7:21
Claro, não há drama, o varandas até quer iniciar uma nova modalidade no clube, o Padel!!
18 Julho, 2018 at 19:43
Mas afinal as eleições servem para quê? Pensava que os sócios podiam escolher quem der valor às modalidades e mandar essa kota ir falar para a quinta da marinha
18 Julho, 2018 at 17:59
talk later
18 Julho, 2018 at 18:13
Concordo.
Drama foi para o nosso vizinho da segunda circular que viu bola nas modalidades neste ano. Brevemente seremos nós a ver bola. Agora somos amigos, e como bons amigos temos de partilhar titulos.
18 Julho, 2018 at 19:32
Por mim podem tirar o automobilismo, o ténis… E fazer um clube naval se quiserem ter remo…
18 Julho, 2018 at 19:35
E se quiserem Ténis, é comprarem o CIF… Até tem campo de futebol. Ponham o Futebol feminino a jogar lá!
19 Julho, 2018 at 7:35
Meu amigo, o ultimo ano foi o que passou.
Por isso disse que queria que o futsal se despedisse com um titulo.
Depois do clube ter morrido naquela AG duvido que voltemos a ganhar, mas posso estar enganado.
Mas uma coisa é certa, a minha quota não será entregue às modalidades porque deixei de ser sócio.
18 Julho, 2018 at 17:47
Eu não o ouvi dizer que temos que fazer um desinvestimento nas modalidades.
Qualquer candidato sabe que se isso acontecer compra uma guerra não só com o Cherba mas com a maioria dos sportinguista.
18 Julho, 2018 at 17:57
Comigo não compra, não fui enganado, tudo foi previamente anunciado.
18 Julho, 2018 at 21:16
Jubas deves estar numa realidade paralela: o que se está a discutir aqui são as declarações que uma madame da Comissão de Honra do Dr Varandas proferiu na muito em família “Convenção” Sporting Talks, promovida pelo muito “convencido” (ou será “convencional”) Dr Poiares Maduro. E a madame disse, com todas as letrinhas do Alfa-Bétinho, “esqueçam investimentos de 20M€ para as Modalidades, … eles são irrepetíveis”.
PORTANTO: SIM JUBAS! Ouvimos dizer que “temos de fazer um desinvestimento nas Modalidades”. Para mal dos nossos pecados (que devem ser imensos para ter que levar com estas madames).
Saudações leoninas
18 Julho, 2018 at 17:47
Parece me que o Varandas disse foi exatamente isso. Que 20 milhões podem não chegar, ou melhor, tem de ser bem melhor distribuídos. Falou no amadorismo de algumas modalidades, na parte do automobilismo e eu acrescento o ciclismo, onde o sporting tem nome mas não manda quase.
18 Julho, 2018 at 17:48
o que eu ouvi foi que há modalidades que podem não fazer sentido
18 Julho, 2018 at 17:49
e a questão não pode ser vista apenas em termos monetários, foda-se! quantas e quantas pessoas aprendem a gostar do Sporting por modalidades menores? Essa relação afectiva tem preço?
18 Julho, 2018 at 17:53
Verdade Cherba , entendo perfeitamente o que dizes , mas acho que não era isso que ele quis dizer.
Ele fala em modalidades que nós não gastamos dinheiro , automobilismo e padel sendo que este último refere que é o atleta a suportar o equipamento. Portanto se acabar com estas modalidades não liberta dinheiro porque já não pomos lá nenhum.
Acredito que o que ele quer dizer é que há algum amadorismo na gestão das mesmas é que é necessário alguém para se ocupar de uma forma profissional das mesmas.
18 Julho, 2018 at 17:57
fodasse, as coisas que tua sabes peluche gigante!
18 Julho, 2018 at 18:01
espero que seja mesmo isso
18 Julho, 2018 at 18:05
Ou seja, afinal vamos investir mais, quanto mais não seja em alguém que faça a gestão.
Cada coisa …
18 Julho, 2018 at 18:02
O Jubas anda a adoçar a pílula……
18 Julho, 2018 at 18:06
Isso então significa que temos de aumentar o orçamento para as modalidades….
Como? Onde é que pretende ir buscar o dinheiro?
18 Julho, 2018 at 18:11
evidente… foi esse também o meu entendimento… mas as carpideiras…
18 Julho, 2018 at 18:37
Mas alguém vai gostar do Sporting por causa de termos uma equipa de paintball? Ou termos um gajo que de quando em vez treina ténis com uma tshirt que até tem o nosso símbolo? Ou de padel que jogam por nós e por mais não sei qtas equipas?
Podem dourar a pílula à vontade. Temos modalidades só para encher chouriços.
18 Julho, 2018 at 18:39
Completamente. E foi só isso que o Varandas disse.
18 Julho, 2018 at 18:40
É isto
18 Julho, 2018 at 19:03
Bom spin, bom spin…
18 Julho, 2018 at 22:00
Foda-se, eu curto paintball.
Aliás, curto muito.
É um desporto como muitos outros.
É esta utilidade social que faz o Sporting um clube acima dos outros
18 Julho, 2018 at 21:54
Sem dúvida, Cherba! Já no tempo de João Rocha houve um enorme incremento no número de sócios por causa da Natação e da Ginástica; e não foi por causa das classes competitivas, mas sim das classes de iniciação e de formação. Muitos pais das crianças que aprenderam a nadar no Sporting nos anos 70 e 80 fizeram-se sócios para poderem usufruir disso; e as suas filhas e filhos fidelizaram-se ao clube porque foi nele que aprenderam a nadar ou fazer ginástica e a conviver sadiamente com muitas outras crianças.
É um total absurdo, voltar ao tempo de “escolher” Modalidades para fechar. Porque depois temos de papar aberrações como referendos para decidir entre o Andebol e o Basket (2 equipas que, na época eram bi-campeãs) ou ler o Luis Miguel a afirmar que “… Falou no amadorismo de algumas modalidades, na parte do automobilismo e eu acrescento o ciclismo, onde o sporting tem nome mas não manda quase.”
O Ciclismo? Acabar com o ciclismo? Porque não manda quase nada? O ciclismo percorre as estradas do país!| A Volta a Portugal é uma propaganda da marca e uma afirmação da identidade nacional (e até transnacional) do Sporting.
Meu caro Luís Miguel, respeito qualquer opinião, mas devo dizer-lhe que, embora sportinguista fanático desde muito novinho (vi os 5-0 ao Manchester tinha 6 anos e tinha ainda 5 quando assisti à final da Taça que nos levou a essa gloriosa campanha da Taça das Taças – 4-1 ao Vitória de Guimarães), o meu primeiro grande ídolo (e ainda hoje o de melhor memória) no nosso Sporting foi e é Joaquim Agostinho. Dos 11 aos 15 anos não falhei o contra-relógio Mafra Estãdio José de Alvalade que finalizava a Volta a Portugal: ia a pé dos Olivais Norte à Calçada de Carriche (a velhinha, com o piso ainda em paralelepípedos) só para ver o Agostinho a apanhar o Leonel Miranda ou o Fernando Mendes (2º e 3º, normalmente, às vezes o Joaquim Andrade), recuperando 2 e 4 minutos de diferencial à partida e ultrapassando-os na íngreme e escorregadia subida sem sequer levantar o traseiro do selim. ERA UM ESPECTÁCULO!! E não faz o Luís Miguel a mínima ideia de quanta gente vai para as estradas só para “ver a Volta passar”; e de quantas mais a vêem passar na Televisão!
Manter uma Modalidade,não pode ser apenas um objectivo competitivo, nem tão pouco deverá ser enquadrado num contexto exclusivamente “financista”.
Há Modalidades (como a Natação e a Ginástica) em que a aposta deve ser na iniciação e na formação/educação física e a vertente competitiva serve para conferir a chancela de Qualidade que torna atractivo inscrever os filhos nas outras vertentes.
Há Modalidades, como o Ciclismo ou o Automobilismo em que define a sua justificação é sobretudo a difusão da marca Sporting e a afirmação da identidade nacional e internacional do Clube. Nessas, a capacidade competitiva serve sobretudo para atrair sponsors que suportem ou minimizem o investimento necessário à manutenção da Modalidade.
Outras Modalidades são marca da identidade ecléctica do Sporting: o Atletismo, o Hóquei em Patins, o Andebol, o Ténis de Mesa, as várias modalidades de Bilhar, ou de Tiro são exemplos do histórico de conquistas nacionais e internacionais que tornam o Sporting, neste momento, o 3º Clube com mais títulos europeus e o 1º em número de Modalidades tituladas.
Depois há as Modalidades que se inserem nos projectos dos gabinetes Olímpico e Paralímpico e aí trata-se, não apenas da confirmação do nosso eclectismo mas também da nossa responsabilidade social, enquanto o Clube que mais e melhor promove o Desporto para Todos e o que mais tem contribuído para as prestações do olimpismo português .
Agora que alguém me diga se há alguma Modalidade que “possa ser abatida” ao nosso notável espólio de eclectismo.
Saudações leoninas
18 Julho, 2018 at 22:40
É mesmo isto. Não é só ecletismo. Também sou do Sporting porque também é um clube de bairro. Onde as pessoas iam aprender a nadar ou praticar judo ou basket. Os meus primos moravam ao lado do estádio e já iam…
19 Julho, 2018 at 7:29
Dos melhores comentários que já li por aqui, onde resume perfeitamente aquilo que é, foi, e deverá ser sempre o Sporting Clube de Portugal!!
18 Julho, 2018 at 17:50
Então a ideia é começar a acabar com elas?
Mas ele não tinha dito q ia apostar?
Pois… LOL
18 Julho, 2018 at 17:53
Aprende a ler…
O Ténis é uma das 55 modalidades, sendo que na altura foi apresentada com com pompa e circunstancia…. sendo o “atleta” o Gastão Elias!
Pago 100 € a quem me apresentar uma referencia que seja da parte do Gastão como atleta do Sporting num qualquer torneio.
Referencia entenda-se…. algo no equipamento de jogo, de treino, nas raquetes…. na roupa em conferencias de imprensa….
18 Julho, 2018 at 17:55
https://www.abola.pt/Nnh/Noticias/Ver/727808
18 Julho, 2018 at 17:58
fantástico!!!
“«Já o devia ter feito há um ano, não aconteceu, será agora», ”
Ao fim de 1 ano surge pela primeira vez e muito provavelmente a ÚNICA até ao momento num torneio em Portugal.
mas pronto… folgo em sabe que há 1 Sportinguista feliz por ter uma modalidade que se resume a isto! 🙂
18 Julho, 2018 at 22:02
Oh eu caro Ricardinho, o seu coração está cada vez mais arrítmico. é tal a sua prova de esforço para modificar a Exigência Máxima para Tolerância Máxima e a Tolerância Zero para Tolerância Máxima, que qualquer dia dá-lhe um treco. devo dizer-lhe que já houve mais eventos e competições em que o gastão Elias promoveu a imagem Sporting. A questão que se coloca é : houve custos para o Sporting (além de lhe fornecer os equipamentos)?
encontre a resposta a isso e depois diga qualquer coisinha, sim?
SL
18 Julho, 2018 at 17:58
Os 100€ podes doar à Fundação Sporting.
18 Julho, 2018 at 17:58
Ok 🙂
18 Julho, 2018 at 18:00
Ricardo pay the man!
18 Julho, 2018 at 20:34
Moura és um spoiler
18 Julho, 2018 at 17:59
Ó meu pateta, está a dever 100€ ao MOURA!
🙂 tão anormal
18 Julho, 2018 at 18:00
Sim…lampião!
Ainda estou á espera que tenhas tomates para me chamares isso na cara 🙂
P.S. Não é uma ameaça, porque me recuso a sujar as mãos com merda 🙂
18 Julho, 2018 at 18:03
É verdade…mas em quantas modalidades isso acontece?! E quanto custou isso?! Será que é um universo significativo?! Quanto do orçamento é que se liberta assim?! Seria aplicado em quê?
A tudo isto é preciso dar respostas…
18 Julho, 2018 at 18:07
Eu acho que ou temos modalidades estruturadas ou então mais vale estar quieto!!
O Ténis é um dos exemplos!
1 Gajo aparecer num treino antes de 1 jogo no Estoril Open em 1 ano de “modalidade oficial”…. é alguma coisa?
P.S. OS haters ficaram aos saltos porque encontraram essa referencia no estoril open. Preferem focar-se no acessório e não na questão principal, mas isso não é novidade
19 Julho, 2018 at 7:31
Já pagas-te os 100€!?
18 Julho, 2018 at 17:54
Sim co cor do, como o puddle, por exemplo, ou o golf. Daaasss e o gajo ainda se dá ao luxo de dizer que o puddle pode surgir… E isto ainda,é,apenas conversa para amansar… Quando eles estiverem sentados nas cadeirinhas de sonho, ui ui, seguirem-nos. Com papas e bolos se enganam os tolos.
18 Julho, 2018 at 17:59
“No padel, até os equipamentos tem de ser o atleta a suportá-los”
Mas é uma das 55!! 🙂
18 Julho, 2018 at 18:55
Será verdade que têm que pagar? Algum testemunho real?
18 Julho, 2018 at 22:14
Oh Ricardinho, Essa é de mais! A tua falta de escrutínio pós 23 de Junho fez-te perder os poucos neurónios que tinhas!
Essa afirmação HOJE é do CANDIDATO A PRESIDENTE DO SPORTING que, há 3 dias, inscrevia como uma das medidas para reforçar as Modalidades “o Sporting passar a ter Padel” (Varandas dixit); o Sporting é SÓ o Campeão Nacional na Modalidade! E se acontece que os atletas até pagam os equipamentos, tanto melhor: menos uma preocupação para a madame Dra Margarida Caldeira da Silva (Honrada Comissária do Dr Varandas) quanto ao financiamento das Modalidade!
O Ricardinho joga Padel? Se joga, inscreva-se no Clube: a secção não é só competitiva e até tem organizado vários eventos promocionais da Modalidade, em que se ensina o básico da sua prática. Ah e sabe quem se dá a esse trabalho? Os atletas que pagam os seus equipamentos! Pois é! Há quem esteja no Sporting por amor e a ele dê Esforço, Dedicação, Devoção e (até) Glória .. e não rescindem!!!
Saudações leoninas
18 Julho, 2018 at 17:50
Acho que passa mais por aí , e fala numa coisa importantíssima na minha opinião, a necessidade de um director geral para as modalidades.
Actualmente ou na altura de Bdc havia um vazio entre as seções e a direção, é necessário alguém com poder de decisão para apoiar de uma forma profissional as modalidades.
18 Julho, 2018 at 20:50
Ai havia? Curioso ia jurar que uma ligação demitiu-se e a outra está na lista do Carlos Vieira….
18 Julho, 2018 at 22:25
Ele há cada um! “Actualmente ou na altura de Bdc havia um vazio entre as seções e a direção, (…)” (Jubas76 dixit). O “vazio” foi primeiro o Comandante Vicente Moura e quando este teve de abandonar por doença, Rui Caeiro – ambos DIRECTORES PARA AS MODALIDADES (e directores quer dizer, pertencentes ao Conselho Directivo – eram ambos Vice-Presidentes, porque BdC achou que a Coordenação Geral das Modalidades merecia a ocupação de um cargo de Vice-Presidência).
A proposta de “criar” um Director para as Modalidades é uma das tais Mãos cheias de nada de que já falei a propósito de algumas das propostas do Dr Varandas. Então mas o Director não é do Conselho Directivo; nesse caso, como coordena com este Conselho? Designam alguém do Conselho para coordenar com ele? Mas se sim, então porque não é esse Director do Conselho a coordenar directamente as Modalidades? Ou o Director passa a participar nas reuniões do Conselho? Mas nesse caso porque não faz parte dele?
SL
18 Julho, 2018 at 17:51
E acrescenta o Ténis…
Alguma vez viste o Gastão Elias com alguma referencia ao Sporting em algum torneio??
18 Julho, 2018 at 17:56
o Sporting que crie é uma escola de ténis em parceria com algum espaço e com uma marca. Quantos mais vestirem as nossas cores, melhor!
18 Julho, 2018 at 17:58
Ora aí está !!
Paulo Andrade podia dar uma ajuda tremenda nesta sugestão do cherba.
18 Julho, 2018 at 18:00
https://www.abola.pt/Nnh/Noticias/Ver/727808
18 Julho, 2018 at 17:52
o que eu li no diário desportivo da cofina é que as estruturas profissionais têm de servir também as modalidades ditas amadoras. Se são modalidades e o Sporting as toma como suas e lhes atribui representatividade, então que sejam tratadas como modalidades do Sporting.
com isto concordo plenamente, mas….
… se a premissa for acabem-se com elas, aí não creio que seja uma ideia sirva o Sporting e os seus sócios e adeptos.
18 Julho, 2018 at 17:55
O varandas foi claro no exemplo dos testes médicos…
No futebol profissional…faziam os testes no próprio dia que eram pedidos…
No Futsal…por exemplo…. o MA ficava pendurado 4 a 5 dias porque faltavam questões jurídicas….
Posto isto….só alguem que não saiba ler…ou alguem com MÁ FÉ interpreta este discurso como “desinvestimento” nas modalidades!
18 Julho, 2018 at 18:07
precisamente
18 Julho, 2018 at 17:59
Se vires o orçamento do ciclismo percebes porque mandamos pouco, é uma parceria e tens excelentes ciclistas como Joni Brandão por exemplo.
O orçamento é em boa parte pago pelo Bom Petisco e pela Câmara de Tavira.
Misturar o automobilismo com ciclismo é nada perceber de modalidades.
18 Julho, 2018 at 17:51
Os donos do dinheiro já começaram a falar e pela intervenção .o vídeo do post anterior, bem como de outras que ou i, eles não sugerem ou opinião, eles afirmam perentóriamente, “esqueçam, não há dinheiro para as modalidades tal como as conhecemos, sobretudo nos últimos 2 anos!! Money talks. Dentro em breve irão concluir que o Pavilhão está sub aproveitado e já não serve os interesses do clube! Eles são os donos do Sporting e o nosso próximo presidente é Frederico varandas.
18 Julho, 2018 at 17:51
Touché Cherba.
Parece de repente que dizer que 20M é muito é o novo chavão. Não se diz porquê…apenas que o é porque sim!
Não vou aceitar esta conversa. Conversa da tanga! Sporting forte em todas as modalidades!
Acho que a grande maioria percebe o exercício de retórica que se anda a tentar fazer…dos hoteis aos 40M de fornecedores aos 20M para as modalidades. Espero que todos estejam atentos a esta conversa e não aceitem estas merdas pelo seu valor facial. É preciso saber o porquê do que se diz e que isso seja muito bem explicado…
18 Julho, 2018 at 18:50
O próximo passo será a narrativa que a Sporting TV gasta muito dinheiro e não tem audiências. Dá para entender, pois que tem o Correio da Manha TV como canal oficial e não precisa de outro.
18 Julho, 2018 at 17:52
O caos. O desastre. A ignomínia de termos sido vencedores. Temos de fechar tudo e implorar a S. Sobrinho que nos salve e nos guinde à mediocridade contemplativa e institucionalmente respeitável donde nunca devíamos ter saído.
Mas foi para isso que se votou no dia 23 e essas declarações não foram proferidas nessa coisa do demónio que é o Facebook. Portanto, está tudo bem e é manter a fé.
18 Julho, 2018 at 17:54
não sejam desonestos… o homem não disse nada disso… podem não gostar dele, mas criar realidades alternativas ao seu discurso e ideias não é razoável.
18 Julho, 2018 at 17:58
Veremos no futuro se sou pouco razoável ou adivinho.
18 Julho, 2018 at 22:36
“esqueçam, não há dinheiro para as modalidades tal como as conhecemos, sobretudo nos últimos 2 anos!!” (Dra Margarida Caldeira da Silva dixit in “Convenção Sporting Talks, hoje!). A Drª Margarida Caldeira da Silva é da Comissão de Honra do Dr Varandas; o Dr Varandas e outros elementos das suas listas estavam presentes e não comentaram. O Rf quer concluir alguma coisa? Ou acha que não?
18 Julho, 2018 at 17:55
Se fosse eu desinvestia no campismo , ah não espera … enganei-me no blog !
18 Julho, 2018 at 18:01
Se calhar acertaste.
18 Julho, 2018 at 17:57
Isto é tudo muito precipitado, onde é que o homem disse que ia acabar com o ecletismo? Eu ouvi levar realmente a sério as modalidades. Faz algum sentido o ciclismo da maneira que está? Ou temos uma equipa nossa ou se é só pa dizer que temos… Histeria do caralho pah.
18 Julho, 2018 at 18:04
Então não estas atento, não viste de inicio…ou és ingênuo.
18 Julho, 2018 at 18:05
https://www.facebook.com/235607590507805/videos/276729566395607/
18 Julho, 2018 at 19:31
Posso nao estar atento e admito a ignorancia sobre a identidade desta senhora… E’ da lista do Frederico Varandas? Quem e’ esta senhora para falar de forma tao assertiva sobre o financiamento das modalidades?
18 Julho, 2018 at 22:55
Dra Margarida Caldeira da Silva, da Comissão de Honra do Dr Varandas. O Dr Varandas estava presente na “Convenção Sporting Talks, onde forma proferidas estas barbaridades. Como ele vários dos elementos das listas da sua candidatura. E não se pronunciaram sobre isto! Isso é que eu acho grave! Porque, no fim deste excerto, esta senhora repete uma inverdade que faz parte da narrativa de Álvaro Sobrinho: que são desviados dinheiros da SAD para o Clube: MENTIRA! O que passou foi, por deliberação de Assembleia Geral do SCP, a haver uma alocação da TOTALIDADE das receitas das quotas dos sócios SCP para o Clube, quando antes, INDEVIDAMENTE (na minha opinião), uma boa parte destas receitas eram (aí sim) desviadas para a SAD. Porque os Sócios do SCP são do Clube não são da SAD; indirectamente são da SAD porque o Clube já investiu receitas suas como acções e é accionista (até, por enquanto, ainda, maioritário) da Sociedade. Mas o sócio do Clube não tem qualquer direito, como sócio, na SAD; apenas os accionista os têm (direitos). O Sócio do Clube tem direitos e deveres, estatutariamente definidos e legalmente enquadrados, NO CLUBE. Por isso é lógico que a totalidade das sua quotas fique no Clube; o que não é lícito é desviar mensalmente uma grossa fatia das quotas para a Futebol SAD sem que o SCP, POR VIA DISSO, veja aumentada a sua participação accionista na Sociedade. Então isso significa que essa alocação de parte das quotas dos sócios do Clube para as contas da SAD, representou um investimento extra, regula, do SCP na SAD, conseguido através do esforço financeiro dos sócios do Clube, sem que tenha havido qualquer esforço idêntico por parte dos accionistas privados.
A isso, aqui nos Açores chamamos de “tamanho mamar”!
Se nos 40 Convencidos, ou Convencionais quês tavam na “Convenção”, não houve quem se indignasse com estas afirmações, está explicado ao que vieram!!!
SL
19 Julho, 2018 at 1:16
Obrigado pela explicacao. Desconhecia por completo quem era a senhora. De qualquer forma, uma comissao de honra engloba gente com ideias muito diversas. Conta para esta eleicao a visao do Frederico Varandas. E’ essa que teremos de julgar.
18 Julho, 2018 at 18:05
O homem vai introduzir o padel viva o varandim…..
18 Julho, 2018 at 18:51
E quando coneça a vela?
18 Julho, 2018 at 19:03
Isso é que era. Iam todos de vela!
18 Julho, 2018 at 17:58
Exemplo do ténis
Faz sentido o Sporting ter uma escola de ténis?
Faz sentido o Sporting patrocinar atletas (que é o que acontece na realidade)?
Faz sentido manter como modalidade do clube (“saindo” o Gastão Elias, faz-se…)?
18 Julho, 2018 at 18:04
Calma…que o Gastão este ano surgiu no Treino no Estoril Open…. com uma tshirt com o emblema do Sporting!!
Depois no jogo…que é onde há visibilidade…. NADA…. mas a malta ficou contente!
Até porque fez isso pela primeira vez 1 ano depois do “acordo” com o Sporting 🙂
Viva as 55 modalidades!!
19 Julho, 2018 at 16:00
Vais apostar mais 100€ que não levou nada para o jogo? É que na mesma notícia em que foste desmentido que ele nunca levava nada, ele também diz que vai jogar com Sporting na manga.
Se podia ser mais bem patrocinado? Claro que sim. Mas querer minimizar o facto de termos um atleta, que até é Sportinguista, na modalidade de ténis é só estupido.
18 Julho, 2018 at 23:05
Mas qual realidade? O Nuno e o Ricardo que digam qual o investimento do Sporting no Ténis e em quê? É só mandar postas de pescada ao mar .. O Ricardo ainda está no Gastão Elias e no emblema? já pagou os 100€ do seu desafio. E seja honesto! Não foi só o emblema no centro frontal da t-shirt de treino; foi também na manga de competição.
19 Julho, 2018 at 0:21
Ja cagaste a cassete?
Pronto.
Que postas larguei ao mar?
Onde menciono “investimento”?
Guarda a propaganda para comentários importantes.
18 Julho, 2018 at 23:24
Quanto é que o Sporting investe no ténis?
19 Julho, 2018 at 0:20
Está discriminado no orçamento.
Mas não era a questão, era saber que modelo se deve aplicar a um certo número de modalidades.
Tênis, padel, canoagem…
Faz sentido ter modalidades em que simplesmente se contrata um atleta, independentemente do valor, deve apostar-se na formação, na excelência, no lazer (tênis e padel têm tudo para ser rentáveis com esta vertente)…
19 Julho, 2018 at 7:41
Se calhar faz sentido fazer esse investimento quando se tiver condições para isso, e entretanto ir afirmando o nome e a marca do Sporting nesse desporto através de apoios a atletas.
Se por um lado queremos ter modalidades sustentáveis não podemos exigir que se faça investimentos em tudo sem ter as condições para tal.
Já alguém se questionou que contratar um atleta de uma modalidade seria a medida possível na altura.
Por exemplo, onde irá o Sporting construir os seus campos de tennis e de paddle?
Quem irá financiar isso?
O caminho tem de ser feito por passos sustentáveis.
19 Julho, 2018 at 11:05
Nuno,
Concordo com a aposta na formação, é sempre um bom catalisador de adeptos, sócios, etc.
Mas relativamente ao ténis e ao caso concreto do Gastão Elias (ou outro qualquer), o investimento é mínimo, podendo o retorno ser elevado se o atleta em causa começar a ter bons resultados desportivos, a nível internacional sobretudo.
É, e será sempre um embaixador do Sporting e da sua marca.
18 Julho, 2018 at 17:59
Ui com o varandas estamos lançados, depois de querer acrescentar o padel às modalidades o que virá a seguir?????
18 Julho, 2018 at 18:52
Vela!
18 Julho, 2018 at 17:59
Para mim, este post do Artista do Dia diz tudo:
https://oartistadodia.blogspot.com/2018/07/a-sustentabilidade-das-modalidades.html
Este vai ser um dos temas que vou considerar mais importantes na campanha: Que tratamento vão dar às modalidades.
18 Julho, 2018 at 18:01
Já é o 2º candidato a dar a entender que o investimento nas modalidades é incomportável…não estou a gostar nada desta posição e leva-me a temer pela continuação de algumas modalidades e a competitividade de outras.
Vamos lá ver se a verba das quotizações não será “deslocada” para a SAD.
18 Julho, 2018 at 18:02
Caros tasqueiros
Dias questões:
(i) A culpa não pode morrer solteira
(ii) Declarações de JMS à TVI há momentos (aceitação da candidatura de BC)
Quanto ao ponto (i) informar todos os tasqueiros que continuo a trabalhar acerrimamente para no decurso do prazo do artigo do artigo 177 e 178º do CC, porque entendo que as deliberações da AG de 23/6 foram contrárias à lei, independentemente de as mesmas beneficiarem ou serem contrárias aos interesses do CD, pura e simplesmente são atentatórias dos interesses do SCP.
São os interesses do Sporting que me movem.
Estive reunido com um escritório de colegas para avançar. Estamos à procura de um sócio (com os direitos em vigor) para suportar a anulabilidade do artigo 178º do CC.
Talvez nos próximos dois dias posamos dar novidades.
Quero saber quem está disposto a assumir esta “guerra”.
(ii) Acabo de ouvir na TVI 24 as declarações do javardeiro.
SPORTINGUISTAS isto não pode continuar.
O javardeiro não é o Sporting
Temos que ir à luta PORRA.
18 Julho, 2018 at 19:06
“Estamos à procura de um sócio”?!?!
Ninguém dessa ação é sócio?
Movem-se pelos interesses do Sporting sem cartão de associado?
18 Julho, 2018 at 19:12
Caro amigos,
Eu estive na AG, não posso utilizar a quadro legal.
Existe algum sócio que queira assumir o documento que coloco a seguir?
Em principio se não houver mais ninguém, eu assumirei os custos do processo.
Eu não estou nem a favor nem contra a/b/c, estou a favor do SPORTING da legalidade democrática do Pais.
Via o documento que precisa de um sócio que não tenha estado na AG
”
Lisboa __-__-_____
Exmo. Senhor,
Dr. Torres Pereira
Presidente da Comissão de Gestão do SCP
[email protected]
ASSUNTO: Assembleia Geral do passado dia 23 de junho de 2018 – Solicitação de elementos para exercer o direito previsto no n.º 1, do artigo 178º, do Código Civil.
Exmo. Senhor,
Os meus respeitosos cumprimentos.
O signatário/a é sócio/a do SCP com o número _________, com as quotas pagas até __/__/____, no uso do seu direito, nomeadamente, o expresso na alínea f), do número 1, do artigo 20º dos Estatutos do Sporting Clube de Portugal.
A coberto de tal estatuto, e porque não pude estar presente na Assembleia Geral do passado dia 23 de junho de 2018, e porque entendo que as deliberações tomadas na mesma enfermam dos vícios constantes do artigo 177º do Código Civil, e em vista a poder arguir a respetiva anulabilidade (artigo 178º do Código Civil) venho requerer, que por certidão me seja fornecido os seguintes elementos:
– Cópia dos anúncios publicados em dois jornais diários, do anúncio publicado no jornal do clube e da data hora em que o anúncio no sítio oficial do Clube, neles sendo evidenciados a data de publicação, nos termos do artigo 6º do Regulamento da Assembleia Geral do Sporting Clube de Portugal;
– Igualmente me seja facultada os anexos ao anúncio e qual a data da sua publicação no Jornal do Sporting e nos demais jornais citados no ponto anterior;
– Cópia Certificada da Ata da respetiva Assembleia Geral,
– Atento a natureza do assunto tratado nessa AG informar se foram levados a cabo os atos formais expressos no artigo 27º do referido Regulamento.
– Informar se existe gravação áudio ou vídeo de tal evento, para eventual necessidade de juntar aos autos.
– Certificar, por certidão que o signatário/a não foi credenciado/a na entrada do pavilhão Altice/Arena como participante em tal AG do dia 23/6, no sistema informático que se encontrava instalado à entrada da AG para poder exercer o direito estabelecido no artigo no n.º 1, do artigo 178º d0 Código Civil.
Atenta a finalidade do pedido e ao prazo de seis meses de que disponho (n.º 1, do artigo 178º do Código Civil), sendo, contudo, intenção do signatário não deixar arrastar tal prazo, agradecia que os elementos me fossem fornecidos logo que possível.
Sem outro assunto de momento.
Atentamente
_______________________
Sócio: __________________
Fico a aguardar que alguém se disponibilize e que por respeito ao cherba se faça a comunicação através da sua base de dados.
18 Julho, 2018 at 20:03
Caro João Gaspar,
Conheço quem possa ajudar, mas tem um problema, uma distancia enorme para Lx.
Julgo que ideal será encontrar alguém em Lx que possa ajudar, se não aparecer ninguém, pode contar com a minha colaboração.
Abraço
18 Julho, 2018 at 18:02
Candidatura de Bdc recusada por Marta Soares !!
18 Julho, 2018 at 18:16
Não esperava outra decisão… Há muito tempo que já se viu quem manda… a fantochada está marcada e tal como a 23/06 já tem vencedor definido.
18 Julho, 2018 at 19:39
E novidades, tens?
18 Julho, 2018 at 18:05
Gostei da parte em que um deles diz que há um buraco de 4 milhões no orçamento do Sporting e depois vem o Varandas (justiça lhe seja feita) falar numa verba de 5 milhões anuais do contrato da NOS (fixados no contrato entre Sporting e NOS) que são destinados às modalidades. Lá se foi o buraco dos 4 milhões… quer dizer que afinal há um “monte” de 1 milhão em vez do buraco?
18 Julho, 2018 at 19:45
Continua a haver esse buraco de 4M€.
Os 5M€ que o Varandas falou eram referentes a uma verba de 5,5M€ que ninguém sabia de onde vinha e que se pensava que era dinheiro que vinha da SAD.
18 Julho, 2018 at 23:24
O Miguel, não invente! Os 5M€ a que o Varandas se refere só podem entra em vigor no próximo orçamento, que ainda nem existe, porque JMS não convocou a AG ORDINÁRIA (e obrifatória em Junho, por estatutos): Isto porque o contracto da NOS só começou a vigorar em 1 de Julho de 2018!
Logo, a afirmação do Dr Varandas “cobre” os eventuais 2 a 4 ME que, nos últimos 2 anos foram retirados das contas da SAD como investimento no Clube. Certo ou errado, deixemo-nos de preciosismos: o Sócio maioritário da SAD é o Clube e quer os Orçamentos quer as Contas da SAD são aprovadas em Assembleias Gerais de accionistas. A única reclamação até agora da parte destes surgiu Há mês e meio por parte de Álvaro Sobrinho que esteve ou presente ou representado nas referidas AGs e votou favoravelmente (porque as rejeições ou abstenções foram residuais e a Holdimo representa 30% dos votos).
Mas o mais importante não é o “juridicamente correcto” porque a legalidade é inquestionável: o mais importante é o ÉTICAMENTE CORRECTO. E aí como é que se podem queixar de desvios de rendas de 2 a 4 M€ em 2 anos, quando nos 20 anos anteriores andaram a mamar uma boa parte das quotas dos sócios do SCP, sem que isso tivesse reflexo na posição societária (percentagem de acções do Clube na SAD?
SL
18 Julho, 2018 at 18:06
Até se chegou ao ponto de dizer que comprávamos títulos…
Que tristeza.
A tónica das intervenções foi que tinha de haver desinvestimento…
18 Julho, 2018 at 18:13
Sim, da maior parte. Mas também há quem esteja contra isso. O Malcato terminou em beleza, dizendo que se é verdade que a SAD passou algum dinheiro para as modalidades, também é verdade que muito património do clube foi desbaratado para financiar a SAD.
18 Julho, 2018 at 19:48
Foda-se!
Vocês são duma desonestidade atroz!!!
O que se disse foi que antigamente se mandava vir 2 argentinos para o fim de semana do campeonato de bilhar, que custavam 3 mil contos por esse fim de semana. Era como comprar um campeonato porque os gajos eram os melhores do mundo.
O que, vendo bem a coisa, era um bocado. Cada taça de bilhar que está no museu, já sabem, custou 3 mil contos…
18 Julho, 2018 at 23:32
O Miguel só pode estar a brincar! O Sporting não tem argentinos nenhuns no bilhar! Mais: O Sporting foi durante anos e anos consecutivos campeão Nacional às 3 tabelas porque tinha (e tem) o multi campeão e vice-campeão europeu Dr Jorge Therriaga; o clube que mais rivalizou com o Sporting foi o Porto; a partir do início do curto consulado do Dr Vilarinho, o SLB contratou o grande rival europeu de Therriaga, o belga Ceulemans, para vir jogar aos fins de semana (além de um contracto nunca então visto em Portugal e julgo que inédito ainda hoje), o SLB pagava as viagens em executiva para ele e a esposa e fim de semana em quarto de casal no Tivoli. Desafio-o a comprovar essa prática no Sporting!
SL
18 Julho, 2018 at 18:06
On your marks…
Get set…
…It’s just tarting…!!!
Ao desafiar o mencionar das 55 modalidades… Está tudo, ou quase, dito…
Está a apalpar o pulso à comunidade… É melhor começar já a fazer barulho…
VARANDAS… Se é para acabares com as modalidades até compro a gamebox… mas troco o cachecol por um lenço branco… Got it…!!!
18 Julho, 2018 at 18:09
“O Moniz Pereira também tinha esta mania dos títulos”
Isto foi o que os 71 trouxeram para o Sporting.
18 Julho, 2018 at 19:49
Uma frase infeliz e nada mais que isso!
Mas podes pôr aqui o contexto em que foi dita… se fores homenzinho, Mugido!
18 Julho, 2018 at 21:22
Foda-se o que mais vi foi frases retirados do contexto de BdC.
Não ouvi esta nem sei quem a disse, mas este argumento do contexto depois destes anos todos…. é chato.
18 Julho, 2018 at 23:36
O Miguel é só mais um:
até 23 junho EXIGÊNCIA MÁXIMA / TOLERÂNCIA ZERO
após 23 junho EXIGÊNCIA ZEROA / TOLERÂNCIA MÁXIMA.
É o Sporting do moderno velho tempo.
SL
19 Julho, 2018 at 10:38
cabraozinho ate te arranjo o video
https://streamable.com/viupz
18 Julho, 2018 at 18:11
Obviamente que quem pensar sequer em desinvestir nas modalidades terá a vida negra por parte dos socios. Mas não me parece que tenha sido essa a intenção de Varandas.
Mas sou sincero, modalidades como o Tenis em que o Sporting patrocina um atleta que so passado um ano é que usa o simbolo do Sporting, não fazem sentido nenhum para mim. Quais as vantagens para o Sporting no tenis?
18 Julho, 2018 at 18:15
Pelo menos um gostinho especial já me deu, que foi estar no estoril open com o cachecol e ver muitos mais como eu.
18 Julho, 2018 at 19:51
O Varandas disse exactamente o contrário!
E mostrou estar bem informado em muita coisa!
18 Julho, 2018 at 20:07
Pelo que percebi, só lhes é paga alguma coisa se conquistarem títulos. Não recebem ordenado. Ou percebi mal?
18 Julho, 2018 at 23:30
Quanto é que o Sporting gasta no ténis?
18 Julho, 2018 at 18:12
Entretanto Marta Soares diz que nao aceita candidatura de Bruno de Carvalho e de Carlos Vieira.
Siga que nao passa nada.
18 Julho, 2018 at 18:20
é normal que não aceite se se mantiver suspenso
18 Julho, 2018 at 18:35
Até posso concordar… mas os regulamentos e estatutos servem apenas quando interessa? E não deveria ser mais explícito sobre as acusações em que se baseiam essa suspensão? E porque é que a candidatura não pode ficar em stand-by até sair a sentença?…
Mas alguém acredita que o veredicto dessa Comissão Fiscalizadora já não está tomado desde o dia em que o incendiário os empossou (ilegalmente)??….
19 Julho, 2018 at 7:48
Não há suspensões preventivas!!!
18 Julho, 2018 at 18:12
Vamos assumir depois desta Convenção da vergonha,
Orelhas na presidência
Onde andavam estes Montes na pré falência de 2012
Vamos com o caralho e de rodinhas
18 Julho, 2018 at 18:13
“Sporting: Recusadas candidaturas de Bruno de Carvalho e Carlos Vieira”
Parece que vou poder entregar o cartão mais cedo.
Ou entao vou aguardar e votar no Lopo.
18 Julho, 2018 at 18:14
Dito por varios amigos meus portistas e benfiquistas (nao confundir com lampioes e morcoes):
“O Sporting é mesmo um clube diferente, voçes conseguiram correr com o unico Presidente de jeito que tiveram e que lutava a serio por voces”
18 Julho, 2018 at 18:18
Não preciso de lampiões ou de tripeiros para saber isso. Aliás, quando me vêm com essa conversa, até lhes dou os parabéns por voltarem a ter amiguinhos no Sporting e voltarem a deixar de ter chatices connosco.
18 Julho, 2018 at 18:16
RESPOSTA AO CANDIDATO VARANDIM:
Modalidades do Sporting Clube de Portugal:
1 – Atletismo
2 – Andebol
3 – Basquetebol
4 – Bilhar
5 – Canoagem
6 – Ciclismo
7 – eSports
8 – Futebol
9 – Futebol de Praia
10 – Futsal
11 – Ginástica
12 – Golfe
13 – Hipismo (Dressage)
14 – Hóquei em Patins
15 – Natação
16 – Padel
17 – Paintball
18 – Pesca Desportiva
19 – Polo Aquático
20 – Pool
21 – Remo
22 – Rugby
23 – Ténis
24 – Ténis de Mesa
25 – Tiro à Bala
26 – Tiro com Arco
27 – Trampolins
28 – Triatlo
29 – Voleibol
30 – Voleibol de Praia
31 – Xadrez
Combate:
32 – Aikido
33 – Boxe
34 – Capoeira
35 – Judo
36 – Karaté
37 – Kickboxing
38 – Krav Maga
39 – Taekwondo
Desportos Motorizados:
40 – Automobilismo
Desportos Adaptados:
41 – Atletismo
42 – Natação
43 – Andebol CR
44 – Boccia
45 – Paracanoagem
46 – Equitação
47 – Goalball
48 – Paraciclismo
49 – Ténis de Mesa
50 – Tiro
51 – Tiro com Arco
52 – Basquetebol CR
53 – Futsal
54 – Showdown
55 – Futebol
VARANDIM, LÁ PORQUE TU NÃO QUERES SABER ISSO NÃO SIGNIFICA QUE NÃO HÁ QUEM QUEIRA!
E NÃO! ESTAS MODALIDADES NÃO SÃO MODALIDADES À BOIFICA!
A MAIORIA DESTAS MODALIDADES SÃO CAMPEÃS NACIONAIS!
NÃO SÃO CONJUNTOS DE DERROTADOS.
18 Julho, 2018 at 18:19
Por favor, não sejas como o outro tasqueiro que tem um nick de inspiração asiática, não uses esse nome para designar o Varandas, que é um nome que conotações muito negativas e alude a um acontecimento muito triste no universo leonino.
18 Julho, 2018 at 18:25
Certo. Fica a correção.
A partir de agora só o trato por FIVELAS.
18 Julho, 2018 at 18:29
Obrigado.
18 Julho, 2018 at 18:32
Mas se calhar até fazia sentido, porque sempre q penso neste gajo como presidente do Sporting vejo uma TRAGÉDIA e um DESASTRE.
19 Julho, 2018 at 14:19
Boa, Melo. Equivaler a morte de dois sportinguistas no nosso estádio a uma candidatura à presidência do clube. Continua que vais por bom caminho.
18 Julho, 2018 at 18:33
Visibilidade, projecção, retorno ….ténis, ciclismo, desportos adaptados, automobilismo, é melhor nem pensar nisso, caso contrario ainda fico doente.
18 Julho, 2018 at 18:29
Junta aí os matraquilhos em que ninguém nos bate.
18 Julho, 2018 at 18:33
Matraquilhos só se fores tu q tens em casa… mas aproveita e enfia os bonecos no c*
18 Julho, 2018 at 22:08
E matraquilhos é mau? Foda-se!
Respeito pelos matraquilhos. Passei a faculdade a desenvolver competências nessa área
18 Julho, 2018 at 23:40
Portugueezza E até há campeonato europeu na Holanda!
18 Julho, 2018 at 18:33
Parabéns, sabes ir pesquisar a internet já que de cor não as sabias.
18 Julho, 2018 at 18:40
De facto é difícil não esquecer sempre de alguma, mas te garanto q saberia sempre em qualquer momento escrever pelo menos 30.
Ao contrário do varandas e muitos dos restantes spor71nguistas, eu preocupo-me com esta questão.
18 Julho, 2018 at 18:43
Uiii, nem imagino a quantidade de provas dessas modalidades que deves acompanhar, mal tens tempo pra respirar por teres que ir sempre de um lado para o outro. Mas então o que o varandas disse tambem se equadra a ti porque não sabias a totalidade das modalidades. És um génio como o teu mentor e rei sol.
18 Julho, 2018 at 18:53
Orgulho-me de ao longo do último ano ter tido sempre os sábados e os domingos bastante ocupados à frente da televisão e do telemóvel a acompanhar muitos jogos de algumas destas modalidades.
Em relação a outras tenho uma página q me ajuda bastante e recomendo (além do GAG):
https://www.facebook.com/sportingcpfansmodalidades/
18 Julho, 2018 at 18:55
Essa página eu tambem sigo já a muito tempo. Mas frente da televisão e do telemovel é facil, no terreno é que é outra conversa… Pois e que é bola.
18 Julho, 2018 at 19:06
Para isso é q existem as claques e respetivos apoios (apesar de haver gente q pensa q se resumem a criminosos e não têm a mínima noção das consequências de uma suspensão absoluta dos apoios).
18 Julho, 2018 at 19:08
Não sou omnipresente nem omnipotente para poder estar em todo o lado a acompanhar tudo.
18 Julho, 2018 at 19:08
Já vi tudo, falas por falares e só para criticares porque estáres lá a apoiar é outra história. Atras de um teclado todos são reis.
18 Julho, 2018 at 20:06
LOL só podes estar a gozar.
Nunca te vi aqui a atualizar resultados.
19 Julho, 2018 at 1:01
E então? Quem te diz que tenho que vir aqui para saber os resultados? LOL
18 Julho, 2018 at 22:10
Que palhaço este Miguel. Deve ver futebol e mais nada
19 Julho, 2018 at 0:50
A resposta dava-lhe já: sou sócio do Sporting há mais de 20 anos com as quotas sempre em dia e raramente vou ver um jogo. Apenas porque moro a mais de 2 horas de avião e a cerca de 1700km de mar a separar-me do Estádio, da Academia e do Pavilhão. Por isso, quando ao fim de todos estes anos tenho a Sporting Tv para acompanhar fielmente TODAS as Modalidades, só posso dizer que essa quezília infantil do Miguel é própria de quem pode gozar de papo cheio. Sabes o que é ser sócio do clube a 1700Lm de distância e associado e dirigente do Núcleo SCP da Ilha de Santa Maria e não conseguir ir assistir à final da Taça de Portugal com o Braga (a festa do futebol Nacional) porque só foi disponibilizado 1 (leste BEM UM) bilhete a cada Núcleo (sim, repito 1 bilhete/núcleo) porque a prioridade era dada a quem tinha Gameboxes época. Sabes o que isso significa? Que os privilegiados de Lisboa e arredores, que já têm o benefício de poder assistir muito mais barato a todos os jogos do Campeonato e Internacionais, ainda mamam co a prioridade dos bilhetes da festa da taça em detrimento dos milhares e milhares de sócios do Sporting que espalhados pelo Mundo pagam quotas sem nada ter e nada pedir em troca, que não seja o sucesso do clube. Por isso, para ti e para todos os que se acham mais sportinguistas que os outros porque vão ver mais jogos … o desejo que um dia rebentem de tanto inchaço.
Saudações leoninas, se as merecerem
19 Julho, 2018 at 1:02
LOOOOL podes ter a certeza que acompanho mais modalidades que tu. Triste.
19 Julho, 2018 at 1:06
LOOOOOL, mas foste obrigado a ir para longe foi? Como tu há mais e muitos mais que estão fora e acompanham tantos ou mais jogos que tu e não os vejo a lamentar-se…. Ah e eu este ano fui ao Jamor ver a final da taça, mas sabes tive que comprar o bilhete no mercado negro pois no Sporting mais de metade dos bilhetes vão para as claques, são as regalias a que tem direito depois de fazerem o que fazem.
Ah e não sou de Lisboa nem arredores, fica a dica.
18 Julho, 2018 at 23:49
Se te perguntar de cor os nomes dos 30 ou 31 jogadores que compõem actualmete o plantel A do futebol profissional do Sporting, se calhar, também tens de ir à net. E são menos 24! Ou se perguntares a um estudante universitário o nome dos 51 Estados dos Estados Unidos, se calhar 99% não chegam ao 3/4!
Mas para a resposta ao Dr Varandas basta consultar a página oficial do Clube. E um FACTO MUITO PROVÁVEL é que o Dr Varandas possa conhecer menos Modalidades do SCP que eu, que até vivo numa pequena Ilha dos Açores. Pelo menos, eu já conhecia o Padel e sabia que somos Campeões Nacionais!
Essa do “já que de cor não as sabias” é o que aqui nos Açores chamamos de “conversa da beliqueira” (para saberes o que é informa-te sobre o significado açoreano de bélica)
SL
18 Julho, 2018 at 23:53
Correcção ao corrector ortográfico de português do Continente: escrevi belica (temo açoriano) sem acento; o corrector “continental” só reconheceu bélica (o que até acho muito a propósito; nós somos mais pacíficos, enfim, assim mais a dar para o alentejano).
Para não haver dúvidas leia-se “bliqueira” e “blica”.
SL
19 Julho, 2018 at 1:09
Eu sei o plantel todo mas secalhar nem tu sabes os jogadores que atualmente fazem parte do plantel e mais, nem 3/4 estados do USA sabes mas vens mandar postas de pescada pro ar. Lindo.
18 Julho, 2018 at 18:18
Gostei muito deste Rui Calafate… a disparar verdades em todas as direcções.
18 Julho, 2018 at 18:59
Ya … ainda tive a esperança
18 Julho, 2018 at 18:19
Podem tirar o cavalinho da chuva porque nem Bruno de Carvalho nem Carlos Vieira vão a votos infelizmente.
Bombeiro incendiário dixit.
Não gostar de Bruno de Carvalho é um direito que qualquer um pode ter haver ditadura de croquete e atropelo á legalidade é outra e bem pode espernear o Dr. Proença que o filme está todo feito.
Em Setembro varandas a presidente limpinho limpinho.
Sou Sportinguista mas não sou obrigado a concordar e engolir esta pouca vergonha.
Querem um clube de padel e bemzocas sejam felizes.
18 Julho, 2018 at 18:37
Certinho, nem madeiras, nem beneditos. Foram comidos como uns ursos e nós vamos juntos. Parabéns 71! Lindo.
18 Julho, 2018 at 18:21
“O presidente da Mesa da Assembleia Geral do Sporting, Jaime Marta Soares, admite que não poderá aceitar a candidatura de Bruno de Carvalho enquanto o antigo presidente continuar suspenso de sócio, em resultado do processo aberto pela Comissão de Fiscalização, a 13 de junho. Dez dias mais tarde, a 23 de junho, BdC e o restante Conselho Diretivo foram destituídos em Assembleia Geral.
“A manter-se a suspensão do dr. Bruno de Carvalho, o presidente da Mesa não pode cair numa ilegalidade grave, que era receber uma lista que não contempla, minimamente, as exigências dos estatutos e dos regulamentos. Por isso, não posso em circunstância alguma receber essa lista”, disse esta tarde Jaime Marta Soares.
As declarações do PMAG do Sporting surgem depois de o advogado Pedro Proença se ter deslocado a Alvalade para entregar as listas e assinaturas tendentes à formalização da candidatura de Bruno de Carvalho. Os documentos não foram aceites por Marta Soares.”
18 Julho, 2018 at 18:31
Continuo à espera que alguém me mostre onde está a Sansão disciplinar de suspensão provisória…
Já que estamos numa de não cometer atropelos graves aos estatutos…
18 Julho, 2018 at 18:35
Acho incrível como se consegue discutir equipas, reforços, modalidades e o caralho quando se vive este atropelo desde que essa animalia anunciou a sua demissão e a do resto da Mag.
Burrice do caralho…
Era a mesma coisa que eu começar uma obra sem acautelar quais as fundações que posso fazer no terreno.
Ridículo!!!!
18 Julho, 2018 at 18:50
Blessing in disguise. Se não deixa nenhum dos dois concorrer agora que reze para que quem ganhar as eleições tenha um mandato imaculado. 2020 ou pouco depois voltam os dois com muito mais força e o Jaimão aí vai ter de engolir muita coisa.
A menos claro que consigam expulsar toda a gente
18 Julho, 2018 at 18:27
Mas quem é este rata soares para autorizar ou deixar de autorizar seja o que for?????Quero este golpista fora do Sporting CUSTE O QUE CUSTAR…..
18 Julho, 2018 at 18:30
Queres tu mas a maioria dos sócios não!!!
18 Julho, 2018 at 18:42
Gaspas a maioria também quererá os golpistas é que não querem…..
18 Julho, 2018 at 23:56
Será, Gaspas?
Saudações leoninas e durma bem, se conseguir
18 Julho, 2018 at 18:29
Não percebo o título do post…
18 Julho, 2018 at 18:29
E ao que parece não vão haver eleições.
Cintra vai continuar no poder.
O fdp do bombeiro recusou as candidaturasde BC e CV ao que parece e corre nos bastidores vão ser impugnadas as eleições.
Mas afinal estes FDP teem medo do k?????
Os homens não podem concorrer pk????
Qual é o vosso medo!!!!!
Obrigado aos 71 seus atrasados rebentaram com o vosso clube.
18 Julho, 2018 at 18:44
Voltamos às cooptações???????Olha a linda obra dos 71……
18 Julho, 2018 at 18:31
Tenham la calma. Não conseguimos discutir um assunto de forma calma e construtiva???
Eu não consigo dizer se os 20 milhoes sao muito ou pouco. Ha que analisar as receitas, e ver onde as mesmas podem ser potenciadas. Analisando os valores que sao conhecidos e dados os resultados da temporada que agora terminou acho que é um orcamento interessante e que pode eventualmente aumentar:
Quotas
Patrocinios
Rendas
Merchandising
Bilheteira
Mensalidades
Do que conheco acho possivel aumentar as receitas de merchandising e implementar uma politica de mensalidades em algumas modalidades. Por exemplo, o meu filho mais novo faz natacao de nao competicao num clube e paga 40 euros por mes … o mais velho pratica futsal de nao competicao num clube e paga 25 euros por mes …
Quanto a custos e sustentabilidade, eu nao sei qual o orçamento do hoquei, do trampolim, do atletismo, do tenis de mesa, do volei???? Etc etc etc
Do que tenho ouvido e lido nao me parece que estejam em causa as modalidades principais e sua capacidade competitiva e as recentes aquisicoes isso comprovam. Agora termos automobilismo, tenis e outras que tais que mais nao sao que modalidades quase unipessois … nao sei o que podem trazer de positivo.
É um ponto interessante de discucao , mas por favor sem dramatismo e fundamentalismo. Nao se deixem influenciar pelo chavoes e pelos papoes …
20.000.000 euros
55 modalidades
???? Atletas
18 Julho, 2018 at 19:57
Explicaram isso…
9M€ em quotas!
5M€ do contrato da NOS alocados ao clube e não à SAD.
3M€ da Sporting TV,
2M€ em bilheteira e patrocínios.
Faltam 4M€ para os 23M€ que falam…
18 Julho, 2018 at 20:11
Os títulos nas modalidades não rendem nada aos clubes? Pergunta de ignorante na matéria, mesmo. No futebol, rendem.
19 Julho, 2018 at 0:01
A Ehf paga aos clubes na LC.
Claro, nada a ver com os valores do futebol.
18 Julho, 2018 at 21:05
Faltam aí as rendas daaassssse
18 Julho, 2018 at 19:58
Merchandising é da SAD.
19 Julho, 2018 at 0:00
Paulis o automibilismo e o ténis praticamente não representa qualquer custo para o Clube foram 2 sportinguista que resolveram aproveitar a visibilidade do seu desporto para divulgar a marca Sporting. Acho muito positivo. Como expliquei num post anterior, por motivos e com objectivos, financiamentos e retornos diferentes, todas as Modalidades se justificam.
Saudações leoninas
18 Julho, 2018 at 18:32
Meteram-os lá???
Agora SUCK & SWALLOW
E NÃO CHORA…
Que puta de vergonha…
18 Julho, 2018 at 18:33
Confesso que não entendo lá muito bem esta cena do BC. Então se é tudo ilegal por que raio deixou de ir a Alvalade? Às tantas ainda vai ser processado por faltas injustificadas ao trabalho.
18 Julho, 2018 at 18:39
Já um capachinho como tu, toda a gente entende o que anda aqui a fazer.
18 Julho, 2018 at 18:45
Oh Berto não esteja com trabalho a cartilha já não pega……..
18 Julho, 2018 at 19:25
Ele pensa que ainda engana alguém.
18 Julho, 2018 at 18:35
A convenção está a lançar os dados, acabei de ouvir um totó afirmar
“…somos um club que tem que saber adaptar-se !,….”
Contorcionismo Puro
VIVA os BANANAS vs NABOS
Luis f. Vieira à presidência deixar de encobrir o destino
Gatinhados mansos
18 Julho, 2018 at 18:35
A golpada continua a bom ritmo. O Pateta mor atira para o ar entre dentes que vai desinvestir nas modalidades campeãs e mandar abaixo parte das outras modalidades para medir o pulso, entretanto o Capachinho Coração de Leão e mais 1 ou 2 bonecos vem logo aqui defender a sua dama e passar a esponja do costume a ver se lavam o cérebro a quem se dispõe a isso.
Se amanhã o pateta Varandas disser que os adeptos são todos panilas, o Ricardo no dia a seguir está na 2a circular de cu pró ar.
Campeões nas principais modalidades, pavilhões cheios de sportinguismo, criançada que a única coisa que vê o Sporting a ganhar é nas modalidades, mas não interessa, é para desinvestir porque há muito tacho para pagar com esse dinheiro.
Isto é sportinguismo em estado puro, não se compra esta merda, chupistas de merda. Seja futsal, volley, matrecos ou desporto adaptado.
Venham agora com histórias para enganar burros, nos últimos 5 anos provou-se que este clube se não for gerido á base de tachos, comissões, favores e dinheiros desviados pode ter todas as 55, investir a sério nas 4 principais, fazer pavilhões, criar e gerir TVs! Só para esta escumalha, como é só contas de subtrair para o bolso é que não dá. Ainda por cima com o contrato da NOS. É fartar roubar este clube, tudo mama, menos o SCP!
Tá bonito, epah, se é para acabar, acabem com o futebol que é a única que não ganha títulos neste clube. É aproveitar que está a ser gerida por amadores e senis e despachar tudo.
Foram avisados, quem tem mais 2 dedos de testa e não come merda às colheres como do outro lado da rua previu esta merda toda há 2 meses. Ninguém é bruxo aqui. É abrir a os olhos caralho. Estamos a saque. Batam mais palminhas ao Bombeiro e ao Tremoceiro, daqui a 6 meses falamos .
18 Julho, 2018 at 18:35
Vamos por partes. É evidente que o futebol é o desporto que mais ordena. Então em Portugal, um país de parolos, praticamente não há mais nada. Neste sentido, um clube para ser ecléctico terá forçosamente (ou com um grau bem razoável de probabilidade) que alocar rendimentos do futebol às outras modalidades. Não me parece que venha algum mal ao mundo com isso, sendo apenas uma questão de estratégia, vontade e valores do clubes. A maioria de nós vibra com as modalidades, mas verdadeiramente o que se espera e desespera é pelo título de campeão nacional no futebol. Deverá portanto o futebol absorver totalmente o clube? Não, claro que não. Investimentos avultados num passado recente não deram quaisquer frutos. Só se o 7.º lugar for um fruto. A meu ver deve existir um equilíbrio: não precisamos de 500 modalidades só porque sim, mas não devemos esquecer-nos do ecletismo do clube. Afinal de contas, o futebol, a tal mola do desporto, tem-nos dado…bola!! Insustentáveis são os Pongolles desta vida. Ver a malta a ganhar títulos no Volei, Andebol, Futsal tem de fazer parte da nossa doutrina.
19 Julho, 2018 at 0:18
Barata em 25 anos de SAD vieram, nos 2 últimos anos, cerca de 4M€ da Futebol SAD para as Modalidades; nos outros 23 anos, uma boa parte das quotas era TODOS OS MESES colocada nas contas da SAD sem que a percentagem accionista do Clube aumentasse por via disso (foram mais de 40M€ nesses 23 anos) e não era das Modalidades para a SAD, ou do Clube para a SAD: era do nosso esforço financeiro de associados do Clube directamente para as contas da SAD sem que o Clube tirasse proveito directo disso (não via aumentada a sua participação accionista) ou que o Sócio com isso ganhasse alguma coisa (nunca teve quaisquer direitos ou deveres consignados nos Estatutos da SAD, não pode intervir directamente na sua Gestão, não pode participar em AGs, não vota os Orçamentos e Contas da SAD, etc; mas andou 23 anos a pagar directamente para a SAD).
Quanto ao resto, estamos exactamente na mesma onda: gosto muito de Futebol; dizem que é a “mola real” a “actividade primordial” do Clube; até dou de barato que sim. Mas há que reconhecer uma coisa INDESMENTÍVEL: o desígnio de tornar o Sporting um dos maiores da Europa foi conquistado com as Modalidade e não com o Futebol. O Futebol deu-nos um título Europeu! As Modalidades deram-nos 28 Títulos Colectivos Europeus. E não tenham dúvidas de outro facto: o aumento exponencial de novos sócios nos últimos 2 anos não se deve só às campanhas: deveu-se muito mais à sua participação na construção do Pavilhão João Rocha e no facto de saberem que FINALMENTE sabem para onde vão as suas quotas e podem verificar que têm sido aplicadas com enorme sucesso.
Saudações leoninas
18 Julho, 2018 at 18:36
Se não deixarem BdC e CV concorrer é convocar uma AG para votar a suspensão deles de sócios e para mandar novamente tudo abaixo e ir novamente a eleições.
Tenho muita pena…mas se querem um Sporting em pé de guerra…terão…
18 Julho, 2018 at 19:29
Não tens cobertura estatutária para isso, há possibilidade para destituir um CD não há nenhuma norma nos estatutos para destituir a CG.
Única hipótese é o alzhemico se chatear com a CG e por sua iniciativa convocar a AG
18 Julho, 2018 at 18:37
As modalidades são caras …
E promete tornar a ter o basquetebol, que é só a mais cara de todas???
Já não é gelados na testa… é mesmo a fábrica da Olá inteira…
Siga… duma maneira ou de outra já está entregue aos “bichos”…
18 Julho, 2018 at 19:01
Ouvi dizer que querem fazer uma modalidade nova: tiros nos pés!