Como seria de esperar, quer as rescisões, quer a mudança de gestão do departamento de futebol profissional, fariam sempre desta pré-época um árduo caminho pleno de hesitações e lentos avanços na definição do plantel para a próxima época. Houve pelo menos 3 treinadores (Jorge Jesus, Mihajlovic e Peseiro) a fazer apreciações quanto ao que podia ser projectado e pelo menos 3 vezes, o departamento de scouting e vários empresários foram colocados perante “visões” distintas quanto às necessidades a serem procuradas no mercado.
Tudo isto já seria difícil e demorado, mas ainda pode acrescer ao desafio as tais dificuldades de tesouraria, a não entrada na Champions e a natural desconfiança com que potenciais jogadores olharão para o projecto Sporting. Ainda assim, podemos fazer uma análise quanto ao que serão as necessidades e dúvidas que estão em cima da mesa de quem quer que esteja a tentar dar uma equipa competitiva a Peseiro.
Na baliza, a saída de Rui Patrício abre uma cratera de incerteza lógica. A rápida contratação de Viviano pode ter sido uma boa movimentação de mercado, mas ao mesmo tempo que devemos apoiar este experiente guarda-redes italiano, temos também de acompanhar essa atitude com a compreensão que dificilmente este italiano estará ao nível de um dos melhores keepers do mundo. Haverá competências novas em Viviano melhores que Patrício, mas haverá muitas mais onde sentiremos que o internacional português poderia no seu lugar ter feito muito melhor. E já agora, se era para descer um pouco o nível de fiabilidade, teria preferido uma aposta num jogador mais jovem, onde pelo menos tivéssemos a esperança que os erros cometidos levariam a uma aprendizagem e a uma evolução, com vista a valorizar e a capitalizar uma transferência mais tarde.
Como alternativas, Salin e Max são mais que suficientes e a tal entrada de André Moreira é apenas um insulto a quem não deseja ver o Sporting transformado num dos muitos cavalos de pau do carrossel do Sr.Mendes.
Na defesa, o sector menos afectado pelas rescisões, há muitas decisões a serem tomadas. Coentrão saiu e na minha opinião será um erro querer repetir o empréstimo ou a cedência do defesa português. Aquilo que foi uma boa solução no Verão passado, face à aposta firme no ataque ao título, não faria hoje qualquer sentido. Além do problema de uma intrincada gestão da condição física, o alto valor da sua massa salarial, faz de Coentrão mais problema que solução. Neste momento, na posição de lateral esquerdo, há Jefferson, Jonathan Silva e Lumor. Três jogadores que não oferecem garantia alguma de poderem ser bons titulares, sendo que os dois últimos são claramente para encontrar colocação, caso exista disponibilidade financeira para contratar um lateral esquerdo para ser titular, ou Acuña ser fixado nessa vaga.
Na lateral direita o quadro é oposto a quase todo o plantel. Há soluções (e boas) a mais. Gaspar foi contratado com a perspectiva da venda de Piccini o que ainda não aconteceu e muito dependerá se esse negócio for retomado ou não. No caso de não vir a acontecer, parece restar Ristovsky como o elo mais fraco e o jogador a sair, o que para mim seria um erro. O macedónio revelou sempre uma atitude competitiva e uma disponibilidade física acima da média e pese embora o pouco tempo dado por JJ, respondeu sempre com boas exibições. Por outro lado, Bruno Gaspar, parece ser o jogador certo na altura certa da sua carreira e seria absurdo dispensar o atleta sem pelo menos testar as suas capacidades ao longo de toda a pré-época.
No sector central da defesa, Coates e Mathieu ficando, são sempre os naturais titulares, mas há vontade (mais ou menos) expressa do uruguaio de sair e apesar de, pessoalmente achar que salvo a contratação de um excelente central para a posição isso ser um erro, não há que hesitar se surgir alguma proposta tentadora quer para o jogador que para o Sporting. Restam 2 vagas e para outras 4 soluções: André Pinto, Marcelo, Domingos Duarte e Demiral. Não serão precisos grandes dotes de adivinhação para concluir que os dois primeiros terão vantagem, mas imagino que não sendo Peseiro o treinador, facilmente Domingos Duarte ocuparia o lugar de A.Pinto, um jogador infelizmente algo vulnerável a lesões e que parece não conseguir agarrar o lugar, mesmo tendo as oportunidades para tal. Muita atenção a Marcelo, esse sim, já a prometer fazer repensar a premissa que escrevi no princípio deste parágrafo.
No meio campo há muito, mas mesmo muito trabalho a fazer. E urgem algumas decisões quanto a quem e como substituir. Saindo William Carvalho, a verdade é que as soluções que existem não são ainda sequer próximas do valor do internacional português. Petrovic e Palhinha, são por motivos diferentes, produtos demasiado inacabados e se no caso do português ainda há a perspectiva caminho a fazer, no caso do sérvio…sinceramente, andamos a gastar o nosso latim. Pelo meio de uma réstia de esperança pelo regresso de Battaglia, fica a certeza que o Sporting precisa de adquirir um novo 6 com algum estatuto e de dispensar Petrovic, que é bom rapaz, mas na verdade não será jogador quer para o estatuto do Sporting, quer para as dinâmicas de jogo da liga portuguesa.
Onde antes havia Adrien e no ano passado a solução andou entre Battaglia e Bruno Fernandes (conforme a necessidade defensiva da equipa) agora há “apenas” Bruno Fernandes. Mas tal como escrevi muitas vezes, usar Bruno numa missão de box-to-box é um desperdício de talento e aptidões. Na minha opinião, Bruno Fernandes será sempre melhor como maestro da equipa, numa missão sobretudo atacante, do que preso na missão de perseguir a ocupação de linhas de passe demasiado recuado para oferecer assistências e golos à equipa. Mesmo com a entrada de Nani, vejo como muito mais útil (ao longo de uma época inteira) Bruno como 10, do que 8. Além do mais, insistiria com Wendel como o melhor homem para essa posição. JJ quis dar-lhe o curso, mas pelo que já vi, faltam ainda fazer muitas cadeiras e espero que Peseiro seja capaz desse tipo de ensinamentos. Quem via Wendel no Brasileirão, não pode achar que “aquele” jogador não se adaptaria ao Sporting. É preciso acreditar no jogador e ajudá-lo a colocar todo o potencial no rectângulo de jogo.
Misic, Bruno Cesar, Geraldes e Mattheus Oliveira são casos a definir, especialmente conforme as entradas que ainda podem existir. Misic e Mattheus parecem claramente pertencer a uma 3ª linha de soluções o que recomendaria uma venda ou empréstimo. Bruno César e Geraldes serão mais úteis e garantida que seja a sua real utilidade no modelo tático do treinador, ficariam sempre bem no plantel, mas em circunstâncias bem diferentes. O brasileiro dará sempre profundidade às opções, o português deveria ser trabalhado (à semelhança de Wendel) para de uma vez por todas ser encontrada a melhor forma de servir a equipa, o moço é inteligente e receberá bem as adaptações que lhe forem pedidas, aproveitando bem o seu talento, que para já parece particularmente desaproveitado, tantas vezes por preconceito dos próprios treinadores.
Nas alas, a perda de Gelson é evidente que faz mossa. Não sejamos inocentes nem injustos de pensar que o internacional português é facilmente substituído. Por vezes somos tentados a analisar um jogador pelos erros que comete e não pelas coisas únicas que dá a uma equipa e isso é bem verdade numa certa sobranceria com que muitos avaliavam as prestações deste jogador. A sua capacidade de aceleração e espontaneidade, aliadas a uma predisposição para estar sempre disponível para construir jogo não serão fáceis de substituir e mesmo constatando o potencial de Raphinha e Matheus Pereira, o nosso jogo pelas alas não terá a mesma fluidez, pelo menos até fases mais adiantadas da época.
Nani é ainda uma incógnita. Na sua última passagem foi sempre solução para uma das alas, mas o seu jogo desde que saiu do clube, oscilou para zonas mais interiores. Já sem a velocidade e poder de explosão que o caracterizavam, ainda assim não deve ter perdido a técnica e a experiência traz naturalmente mais discernimento na decisão. Fica a dúvida se está pensado como 10, como ala ou mesmo como apoio ao ponta de lança, mas de alguma forma penso ser difícil que, face às soluções já presentes no plantel, venha ter facilidade em ter a titularidade caso o seu nível de disponibilidade física tenda a ser o mesmo que nas duas últimas épocas. Sobram Mané e Jovane Cabral. Para mim, só um dos dois ficará no plantel e nessa decisão terá papel fundamental a recuperação efetiva de Mané.
Não desdenharia uma nova contratação, de um elemento de impacto mais forte no estatuto da equipa, precisamente para uma das alas. A razão é simples. Nani, Raphinha, Mané, Jovane e Matheus têm, por razões diferentes, muitas incertezas depositadas quanto à mais valia que darão à equipa, principalmente se imaginarmos o nível de exigência ao longo de uma época inteira.
No sector avançado do plantel estão também as maiores incertezas. Dost ainda não é seguro que regresse, Rafael Leão ainda não é seguro que não possa regressar. Entende-se o compasso de espera, mas a construção de uma equipa não pode esperar muito mais pela definição de, pelo menos um, homem golo. Montero não é essa solução (cada vez mais um 9 e meio) e Castaignos ou Doumbia (peço desculpa aos eternos optimistas) também estarão longe de o ser. Haverá muitas mais razões para transferir estes dois avançados do que fazê-los permanecer na equipa e rezo aos deuses do futebol que apareçam clubes que nos deem valores justos por ambos, o suficiente para adquirir a tal solução que poderá substituir Dost num cenário de não regresso do holandês ou ser o seu suplente no caso inverso.
No apoio ao ponta de lança, lugar em que “encaixei” previamente Montero, não é razoável existirem mais que duas soluções e nem vejo como fundamental terem de ser especificamente encontradas só com esta valência. No caso, amplamente mencionado na imprensa, de chegar Vietto, a posição ficaria fechada, o que também sucederia com o regresso de Rafael Leão.
Em resumo, há ainda demasiadas zonas cinzentas na definição de que tipo de equipa vamos ter em 18/19, mas à partida parece-me que vamos descer genericamente de valor (pelo menos potencial), isto comparando com o ano anterior. Salvo alguma capacidade súbita de investimento, vamos ter de elevar o que eram alternativas ao estatuto de titulares e no caso de alguns regressos não serem confirmados, a dependência pelo acerto do scouting em encontrar bons substitutos, irá ser total. E nesta contabilidade nem sequer me meto na capacidade do treinador em fazer crescer a equipa ou melhorá-la através melhorias tácticas ou outras metodologias de treino e trabalho mental. É que se fosse por aí, teria de rever muitas das considerações que fiz e talvez essa revisão, em muitos parâmetros, não fosse feita exactamente por alto. Tal como não devemos “dourar” este novo plantel, convém também não fazer de Peseiro mais do que ele é.
*às quartas, o Zero Seis passa-se da marmita e vira do avesso a cozinha da Tasca
18 Julho, 2018 at 11:47
uma nota para abrir aquela que se prevê uma boa discussão sobre futebol: eu resolvia o problema do lado esquerdo de uma forma simples; colocava lá o Ristovsky e o Acuña (apesar de achar que o Lumor merece uma oportunidade e tem características interessantes)
18 Julho, 2018 at 12:07
»uma nota para abrir aquela que se prevê uma boa discussão sobre futebol…«
Que os Deuses de Alvalade (e apesar da campanha Zero Ídolos, ainda existem) te ouçam.
Ainda sobre os Deuses, cada vez que vejo a peça sobre Peyroteo, choro que nem uma criança. Coisas de velho Sportinguista.
18 Julho, 2018 at 12:12
Jonathan não Cherba?
18 Julho, 2018 at 12:20
tem sido o pior na pré-época… mais depressa ia buscar o nosso defesa esquerdo dos juvenis (talvez já tenha passado a junior) que para mim será o lateral esquerdo do futuro
18 Julho, 2018 at 12:36
Como é que se chama Cherba?
18 Julho, 2018 at 12:39
Se for quem eu estou a pensar…Gonçalo Costa
18 Julho, 2018 at 12:45
Obrigado Green
18 Julho, 2018 at 14:17
esse
18 Julho, 2018 at 15:43
Vai ser de topo…
18 Julho, 2018 at 12:36
Não acho o Lumor tão mau como o pintam e comparado com quem lá está para a mesma posição, é o que defende melhor. Ofensivamente, não perdia nada em aprender a cruzar com o Jefferson.
18 Julho, 2018 at 15:44
+1
Rápido e sobe bem no terreno. Precisa de crescer no campo tático, mas para isso é que está lá um treinador. Ou pelo menos, deverá estar.
Lumor e Acuña (ou Coentrão se este for vendido) e chega.
18 Julho, 2018 at 15:15
Acho que o Risto sempre teve essessa polivalência, sim…
18 Julho, 2018 at 11:57
Mais depressa colocava o Jefferson que o Lumor. Acho que foi o LE em maior destaque nestes jogos.
Quanto ao Gelson, será dificil de substituir, mas do meu ponto de vista pelo que dava defensivamente à equipa (levado ao limite do ridículo por parte de JJ) ofensivamente, apesar dos desequilíbrios que causava acho que Matheus (principalmente) tem tudo para ser melhor. Melhor passe, melhor remate, melhor capacidade de decisão.
18 Julho, 2018 at 11:58
Acho que nos faz falta um 6, apesar de achar que Palhinha tendo 5 ou 6 jogos seguidos poderá ser o 6 que precisamos e um PdL.
18 Julho, 2018 at 15:44
Palhinha pode singrar a central. De resto, não acredito.
18 Julho, 2018 at 11:59
Para mim o plantel para a próxima época:
GK: Viviano, Salin, Max
DfD: B. Gaspar, Risto
DfE: F. Coentrão, Lumor
DfC: Coates, Mathieu, Marcelo, A. Pinto
Mdef: Palhinha, + contratação
Mc: Wendel, Misic
Mof: F. Geraldes, Gauld
EE: Raphinha, Nani
ED: Matheus P., Mané, Jovane
PL/Av: Slimani, Montero, + contratação
Para venda B. Fernandes (já que tem tantos pretendentes era aproveitar…), Acuña, Piscinni, B.Cesar, Doumbia, M. Oliveira, J.Silva, Castaignos, Petrovic.
Não voltava nenhum dos traidores.
Empréstimo do D. Duarte, já que pouco jogaria.
E tínhamos equipa para lutar para o campeonato e ter boa prestação na liga Europa.
11 tipo titular:
Viviano
Risto – Coates – Mathieu – Coentrão
Wendel – contratação – F. Geraldes
Matheus – Slimani – Raphinha/Nani
18 Julho, 2018 at 12:02
Até que enfim um belo comentário sobre futebol que me faz voltar a teclar na Tasca.
Tirando um ou dois pontos com os quais não estou totalmente de acordo (sempre admirei a maravilha que é sermos todos diferentes e pensarmos de forma diferente) pontos esses que perante as concordância são de somenos importância, gostei. Gostei bastante. Obrigado ao autor por se ter passado da mamrmita.
18 Julho, 2018 at 12:03
Na minha opinião:
Baliza: concordo a 100% com o que foi dito de Viviano. Nao esperemos dele um Sao Patricio, mas por 3 M foi muito bom. Salin parece me curto como solução, dos poucos jogos que jogou nao me convenceu. Max é uma aposta que precisa de minutos. Não vejo sinceramente com maus olhos a vinda de Andre Moreira. Tem potencial para ser bom GR.
Defesa:
Na direita ficaria com Ristovski e Bruno Gaspar. Com um bom negocio com Piccini ficaria resolvido. Na esquerda dos 3 ficava com Jonathan (o melhor dos 3) e acrescentaria Coentrao, sim Coentrao. Fez uma grande epoca o ano passado. Depois de ganhar ritmo é jogador para ser titularissimo.
No centro mantendo Coates e Mathieu, com Marcelo e Andre Pinto como soluções (que raio de embirração é esta com o andre? Oportunidades? Ele nao as teve)
Meio Campo:
Falta um 6. Indiscutível. Para concorrer com Palhinha. Battaglia era do caralho. Petrovic nao tem lugar!
A 8 duas opções: Wendel, Misic (este gajo é 8)
Mais à frente ha ainda Bruno Fernandes e Geraldes. Eu deixaria Matheus para completar mais um medio. Não que seja do outri mundo mas para ter mais opcao em jogos faceis.
Ryan parace que é curto infelizmente.
Ataque:
Nas alas ha Matheus, há Raphinha,há Acuna e há Nani. Num 4.3.3. Nani é extrmo. Precisamos de um extremo direito que nao viva só da velocidade e que saiba só jogar com espaco. Raphinha em.jogos con equipas fechadas é caoaz de ser curto, vejam Gelson muitas vezes.
Jovane eu emprestava o. Mané nem sei se conta.
A ponta de lança vender Castaignos, Doumbia. Ficar com Monterl a 3a opcao. E se viesse Bas Dost e Leão estava fechado.
18 Julho, 2018 at 13:04
Jonathan é sofrível a defender e a atacar, o comboio já vai em Entrecampos e ele ainda está à espera dele na estação de Sintra.
Quando foi contratado tinha esperanças, muita disponibilidade física, mas não cresceu nem tecnicamente nem taticamente. É despachar o mais rápido possível. Jefferson ataca bem, defende mal. Lumor ainda não posso opinar pois jogou pouco.
Para mi LE é Acuña e Lumor, caso Acunã saía prefiro adaptar Risto ou B Gaspar à esquerda.
Idealmente Piscini é para vender e Acuña para adaptar.
Battaglia não é 6, para mim. Pode jogar nessa posição, mas ele precisa de outro jogador ao lado dele. É preciso definir, queremos um 6 para limpar ou para construir jogo? Se for só para limpar, Battaglia pode servir, para construir não me parece que sirva. Battaglia é jogador de transporte. Funciona num meio campo a 3 como o médio que ajuda mais na defesa do que no ataque.
(Raios, estou aqui a dar voltas e não consigo encaixar o Bata em nenhum perfil. Não é forte a atacar, mas transporta bem. Não joga a 6, mas limpa tudo)
Acho que meio campo se formos buscar só se for um 6 de qualidade inegável. Apreciaria um jogador ao estilo de Danilo, Fejsa ou Casemiro, algo do género. Se Bata se limitar à transição mais defensiva e der a bola a quem a sabe tratar pode funcionar, mas por vezes a sair a jogar esconde-se da bola.
Extremos estamos servidos. Acuña é para a lateral, o ano passado faltou muita criatividade no lado esquerdo (em toda a equipa, mas aquele lado era pior). Recebe, vira de costas, tenta virar para progredir, cruzar. Aqui temos o reportório dele.
Mané gostava de ver a jogar, mas não sei se estará lesionado ou se não conta.
18 Julho, 2018 at 13:28
Com Batta a 6, e com um Wendel a 8 e um Bruno a “10” temos meio campo dr qualidade. Quer com bola quer a defemder.
Para mim Acuna e ala. Esquecam a ideia de lateral. Só em jogos em que estamos a peeder. Não é um extremo por aí alem, mas…
18 Julho, 2018 at 12:09
Para mim neste momento e contando com os que cá estão, o plantel tem muitas e boas soluções com a exceção do avançado.
Assim titulares (para 28/30 dos jogos do campeonato):
Viviano
B. Gaspar; Mathieu; marcelo; Acuna
Rafinha; B. Fernandes; F. Geraldes; Matheus P.
Nani; Montero (Claro que aqui o Dost cai muito bem!!..)
Para os outros 4/ jogos, substituir um do meio campo por um jogador mais fixo a 6.
Restantes:
Max; Salin
Ristovisky; A. Pinto; Domingos D.; Lumor
Jovane C.; Palhinha; Petrovic; Misic; Wendell;
Castanhos; Mané
Em caso de necessidade recorrer à equipa Sub 23 (exemplo: Demiral; P. Marques)
18 Julho, 2018 at 15:30
E quem é que defende nesse meio-campo?!
18 Julho, 2018 at 12:12
Não podemos ficar ESTANQUES. Temos de AGLUTINAR.
Saudações
18 Julho, 2018 at 12:17
A minha opinião:
GR: Viviano, Salin, Maximiano;
DD: Ristovski, B.Gaspar (vender Piccini que valorizou esta época);
DE: REFORÇO 1, Lumor (vender Jefferson e J.Silva);
DC: Mathieu, Coates, Marcelo, A.Pinto (vender D.Duarte);
MC: REFORÇO 2, Palhinha, Wendel, Bruno F. (vender Petrovic, Misic, Gauld);
Extremos: Matheus Pereira, Raphinha, J.Cabral, C.Mané (vender M.Oliveira, B.César);
Avançados: REFORÇO 3, REFORÇO 4, Montero, Nani (vender Castaignos, Doumbia)
Não sei se me esqueci de algum!
18 Julho, 2018 at 12:18
Acuna: vender !
18 Julho, 2018 at 12:19
Geraldes?
18 Julho, 2018 at 12:22
treinador
18 Julho, 2018 at 12:26
F.Geraldes !!!! Claro que este será para ficar e para ser aposta efectiva!
SL
18 Julho, 2018 at 13:07
Acho que o Misic pode servir como suplente, dos jogos que fez não desgostei.
18 Julho, 2018 at 12:21
Há muita gente para vender: Piccini, Jonathan, André Pinto, Petrovic, Bruno César, Matheus Oliveira, Castaignos e Doumbia…podem perfeitamente ser vendidos que não há perda de qualidade.
Tentar os regressos de Bas Dos, Rafael Leão e Battaglia!
Fixar Jovane no plantel principal.
18 Julho, 2018 at 14:51
O regresso do Rafael Leão é daqueles que mais me custa a engolir.
18 Julho, 2018 at 12:27
Eu ía a jogo com estes.
Gastar € em quem? É pra que fim?
18 Julho, 2018 at 12:29
Ora vamos então falar de futebol.
Na direita o Piccini é a nossa melhor opção. No entanto, atenta as alternativas existentes, aparecendo uma boa proposta era de vender. Caso contrário poderá ser tentada a adaptação do Ristovsky à esquerda, apesar de achar que dificilmente terá cultura táctica para conseguir cumprir.
Do lado esquerdo muitas opções e muitos problemas: atrevo-me a dizer que os três juntos não fazem um lateral esquerdo de qualidade. O ideal seria vender o Jefferson e o J. Silva, ficar com o Lumor e contratar um defesa esquerdo de qualidade ou adaptar definitivamente o Acuna.
Quanto a centrais, não descurando uma eventual oportunidade de negócio por um jogador acima da média, acho que é um sector onde não deve haver grandes mexidas.
No meio campo urge contratar um médio defensivo para entrar no onze (o que de momento não é dificil).
Quanto a extremos, apesar das dificuldades em substituir o Gelson, acho que não estamos mal servidos. No entanto, não podemos esquecer que são muitos jovens e há a possibilidade de Acuna ter de se adaptado a defesa esquerdo. Portanto, não coloco de parte a possibilidade de entrar um extremo.
Na frente de ataque parece-me que ainda têm de entrar dois avançados: um avançado fixo do género do Bas Dost e um avançado móvel (Vietto??).
Por outro lado, é impressionante a quantidade de “entulho” (desculpem a expressão) que temos para despachar.
Em resumo é imperativo contratar: um lateral esquerdo, um médio defensivo e dois avançados.
18 Julho, 2018 at 12:32
Falta mês e meio para o fecho do mercado. Muita gente vai entrar e sair.
Tanto entulho, graças a J… B… a Deus. Graças a Deus. O Cojones d’aço nunca conseguiu despejar o lastro convenientemente, não vai ser o Vidago que o vai fazer. Rescisões, vendas a custo zero, empréstimos da treta.
Espero que Palhinha e Fawkes fiquem. Gauld e Mané, não tenho grandes esperanças. Domingos Duarte não tem hipótese perante a dupla Andre Pinto/Marcelo. Raphinha, Matheus, Nani e Acuna dão garantias nas alas. Bruno Fernandes é craque. Jonathan é o Grimi renascido. Piccini deve ser vendido. Bruno Gaspar pode fazer o lado esquerdo? Falta um 6 (Battaglia?) e um PL a sério. Mesmo com o regresso de Dost. O holandês, Slimani, e Montero para os remendos, seria o ideal. O resto é não mexer.
18 Julho, 2018 at 12:34
Ainda ando com pouco entusiasmo para discutir o plantel. Neste momento já só quero gajos com vontade de jogar, nem quero saber de nomes.
Mas para começo de conversa, ainda nos falta um treinador. Que aquela amostra é uma tristeza.
Depois, mandava embora o Bruno César pelo simples facto de ter comido na gamela dos podres (agora é assim comigo) e fechava o plantel definitivamente. Tal como está. Que já estou farto do vem não vem, volta não volta. Pó caralho. Viva o Gauld!
18 Julho, 2018 at 12:35
Primeiro é preciso saber tal será o orçamento para 18/19.
Se as finanças e a tesouraria estiverem como nos querem fazer crer teremos que reduzir 20M€ o atual plantel.
Se tiverem como eu acho que estão, basta reduzir 11M€.
Para reduzir tem que ser nos jogadores mais caros: Petrovic, Coates, Acuna, Piccini, Dost, Mathieu…
Para mim era isto:
Vivi, Salin, Max
Bruno e Risto
Lumor e aquisição 1
Mathieu, Marcelo, André Pinto e aquisição
Palhinha e aquisição 2 (o sueco do Hamburgo)
Wendel e Misic
Bruno Fernandes, Francisco Geraldes e Bruno César
Jovane e Matheus
Nani e Raphinha e talvez mais um extremo dependendo da posição de Nani (aquisição 3 talvez kostic)
Aquisição 4 (Jakson Martinez/Slimani/Bacca/Papiss Cissé?) e 5 (Orlando Sá?) e Montero
+ equipa sub23
18 Julho, 2018 at 12:40
5 Vietto
Mas no dia 32 não vai ser nada disto
18 Julho, 2018 at 12:41
*31
18 Julho, 2018 at 12:46
5 a 6 aquisições: defesa esquerdo, defesa central, médio defensivo, talvez um extremo e dois avançados um mais fixo e outro mais móvel
18 Julho, 2018 at 12:43
Ainda é cedo para a definição do plantel, vai haver ainda muitas mexidas tanto a saídas como entradas.
18 Julho, 2018 at 12:46
Em linhas gerais: Ristovski é o nosso MELHOR defesa direito (de longe o mais completo a atacar e a defender) e Piscini é o jogador mais tosco do plantel rivalizando com André Pinto!
Lumor tem tudo para ser o nosso melhor lateral esquerdo! O PSV não se enganou com o Arias assim como não se ia enganar com Lumor!
Doumbia a jogar no futebol de Peseiro pode ser sopa no mel!
Com o que temos à data de hoje voltava ao sistema losango:
………. Palhinha
Geraldes B. Fernandes
………Matheus P.
……. Nani e Doumbia
18 Julho, 2018 at 14:47
Não me recordo de um ataque de Ristovski
18 Julho, 2018 at 13:24
Viviano, Salin e Max
Ristovsky e Bruno Gaspar
Coates e Domingos Duarte
Mathieu e Marcelo
Acuna e Lumor
Bataglia ( ou reforco ) e Palhinha
Mattheus Oliveira e Misic
Francisco Geraldes e Bruno Fernandes
Nani e Matheus Pereira
Rafinha e Jovane Cabral
Montero e reforco
Bas dost ( ou reforco ) e Castaignos
Saidas de:
Piccini, Andre Geraldes ( ja foi ), Andre Pinto, Douglas, jefferson, Jonathan, Petrovic, Slavchev ( ja foi ), Gauld, Heldon ( ja foi ), Bruno Cezar, Bryan Ruiz ( ja foi ), Mane e Doumbia. Muita massa a realizar e muito salario a desaparecer …
Emprestimos de:
Mama Balde, Ivanildo, Guima, Rafael Barbosa, Gelson Dala, Alan Ruiz e Iuri Medeiros.
18 Julho, 2018 at 13:26
Cherba, apaga la isto sff foi no post errado.
18 Julho, 2018 at 13:55
Andas a fazer campanha?
18 Julho, 2018 at 13:58
Andas a largar o poio em todo o lado! Já não te seguras? Já ouviste falar em fraldas?
18 Julho, 2018 at 14:03
Olha, já tens insides sobre a candidatura do João? Sempre é verdade que ele se vai fazer acompanhar do Figueiredo – o heterosexual? E o Baltazar vai fazer parte da candidatura? Ahhhh e a comunicação vai ser entre ao rei das #Hashtags?
18 Julho, 2018 at 14:07
*entregue
18 Julho, 2018 at 13:47
como foram as prestações do Doumbia?
18 Julho, 2018 at 13:51
De 0 a 5, foi 0.
18 Julho, 2018 at 14:00
Pena o mercado da china ja ter encerrado … algo me diz que Doumbia nao vai fazer parte da solucao final.
SL
18 Julho, 2018 at 13:50
Agora só venho cá ao tasco para me encontrar com o meu dealer que me fornece a erva. Mandar umas trancadas na máquina de pinball ou jogar uma partida de Tetris. Já poucas mulheres passam por cá. Tirando a Rute… cansado de apanhá-la na despensa do tasco a fazer broches aos #SPOR71NGUISTAS. Essa gaja repugna-me, é que ela nem toalhetes usa para limpar a nhanha e depois ainda vai beijar o cornudo do namorado. Incomoda-me o cheiro a Chanel 5. Sou alérgico a perfume de putas. Essas senhoras todas bem cheirosas, com permanentes de várias dezenas de euros, e que andam sem se lavar por baixo há semanas… só galdérias e travecos. Olho para o Cherba e dá-me uma certa pena. Perdeu tão boa clientela. Qualquer dia está a engraxar sapatos na Rua Augusta para manter a casa. A ti compreendo-te, aos outros nem por isso. Farias bem se me tivesses respondido à minha mensagem de facebook, mas presumo que andes muito ocupado. Andas a aprender a dançar o tango. Fazes bem. Recomendo igualmente o sapateado. Um dia que o meu dealer deixar de aqui vender erva será o dia que deixarei de cá meter os pés!
18 Julho, 2018 at 13:52
Hoje abri o meu face, após vários dias sem lá meter os pés… dei de caras com ameaças. Alguém adivinha quem me ameaçou? É querido, é da raça dos felinos, embora não seja muito parecido.
18 Julho, 2018 at 14:00
o GAJO que andava preocupado com os meus monólogos e que me respondia como se fosse um robot avariado… aiiiiiii…. foda-se…. começo a ter medo de verdade.
18 Julho, 2018 at 14:06
Eu acho que vou mas é para a casa de PASTO!!!!!!!!!!!!
Lá é que se está bem!!! Só preciso de uma CUNHA ou de saber a Palavra Passe!!!
Nahhhhhhh…. não me misturo em Grupos de SPORTENG do facebook!!!! Não alinho em conspirações para derrubar Presidentes!!!
Tenho muitos defeitos mas não sou nenhum rato! Traidor! Ingrato!!! Não me vendo cambada de calhordas!
18 Julho, 2018 at 22:06
A sério!?!
Foda-se
18 Julho, 2018 at 14:02
Este era um assunto em que BC tinha 100% de razão…
Sousa Cintra dixit…:
“…”Há uma outra parte importantíssima no clube, que são os empresários dos jogadores, que complicam a vida ao clube, ao presidente, aos diretores. Os clubes estão presos a essa gente, sem escrúpulos. Já ando nisto há muito tempo. Era complicado, mas agora é complicado com requinte …”
SL
18 Julho, 2018 at 14:44
+1
Max até “gostámos” do Cintra com esta tirada!!!
SL
18 Julho, 2018 at 14:06
Como disse antes acho que estamos a fazer uma equipa engraçada. Pode muito bem fazer um campeonato bem competente.
Na baliza fico descansado com o Viviano. Mais o Salin e o Max, acho que está fechado.
Na direita a questão é quem sai dos 3…acho que provavelmente será Piscinni a ser vendido.
Na esquerda a questão é quem saí dos 3. Eu apostaria na saída do Jonathan, ficava com Jefferson e Lumor. Isto tirando Acuna da equação mas achando que vai ser muitos jogos DE.
No meio da defesa Coates e Mathieu garantem tudo o que precisamos. Marcelo tendo chegado este ano…enfim…será opção. O 4º central eu teria o D. Duarte, parece-me o produto mais acabado (eu até o prefiro ao Marcelo). Saída do A. Pinto e o Demiral nos sub.23 ou emprestado.
No meio campo defensivo. Petrovic e Palhinha não são extraordinários. Mas acho que dão conta do recado. Só compraria caso haja dinheiro tirando as posições que considero urgentes.
Nos extremos temos Matheus a todo o gás. Penso que será fácilmente o titular. Depois há Acuna e Raphinha a lutar por lugar. Nani que também pode jogar ao meio e Jeo que me parece que tem tudo para fazer parte do plantel. Mais Mané, que com os extremos a jogar tão por dentro pode ter o seu ano de afirmação. Temos as alas fechadas.
Os médios centro também acho entregue. B. Fernandes, Geraldes, Wendel e Misic (com Nani e Mané a poderem também jogar aqui com facilidade) chega e sobra.
Chegamos ao que acho urgente. Neste plantel, para mim, não temos avançados. Doumbia, Montero e Castaignos não dão para o gasto, nem perto disso. Por isso os meus esforços todos estariam concentrados aqui. 3 avançados. No mínimo dos mínimos 2…fala-se de Vietto e do regresso de Dost. Também se fala de Slimani. Agradam-me bastante. 2 destes e +1 dos que estão…seria bastante bom e por mim fechava a loja. Só tendo garantidos os avançados de qualidade é que avançaria para a contratação de um trinco. Só depois do trinco avançaria para um Def. Esquerdo…
Continuo a dizer…vamos ter equipa para disputar o titulo até onde nos deixarem…se temos treinador…epah…não vou bater mais no ceguinho…
18 Julho, 2018 at 14:07
Falta um nº6 e um nº9.
Hoje vem Javi Garcia como alvo…com JJ fazia algum sentido, agora já não.
Slimani esse sim podia vir.
De resto temos um plantel para fazer um bom campeonato, com o regresso á champions, um pouco á imagem da época com Leo Jardim.
O único regresso que gostaria de ver no plantel, era o Rafael Leão.
Os outros tantos é vender ou tribunal.
18 Julho, 2018 at 14:34
o javi garcia faz todo sentido:
1 – william foi vendido ao betis por 15M€
2 – compramos o javi garcia ao betis por 5~6M€
3 – a compra do william fica por 10M€ ao betis, um preço bem mais em conta.
18 Julho, 2018 at 14:23
Como disse ontem, a serem reintegrados Bas Dost e Battaglia, acho que só estamos mais fracos na baliza. E não me venham com tangas. Não é preciso ver 30 jogos de Viviano para se constatar que RP é superior a Viviano. Não é por RP ter rescindido que deixou de prestar dum momento para o outro. Não tenho a memória curta e se já o dizia antes, continua a dizer: RP é dos melhores GR da atualidade.
A vinda de Slimani por empréstimo seria muito boa também.
18 Julho, 2018 at 14:25
Convenção do Sporting a dar na Sporting TV. Não agora, que foram almoçar. Mas continuará, algures durante a tarde.
18 Julho, 2018 at 14:27
Urgente
Um 6, um LE e 2 PL’s (daqueles que fazem diferença)!! Sem isto, e já começa a ser tarde, é só mais um ano…
Urgente ++
Despachar Jeff, Jonathan, Misic, Matheus Oliveira, Castaignos, Montero, André Pinto/Domingos Duarte (?)
18 Julho, 2018 at 14:56
Não morro de amores por Montero mas acho que pode ser bastante útil
18 Julho, 2018 at 14:29
Bom dia bananinhas.
O que se sabe é que Max, Palhinha, Jovane, Gauld, Mané, Bruno Gaspar e Xico serão dispensados.
O Viviano sair para entrar André Moreira, não acredito…
Um parêntesis para o Xico:
O moço pensava que tinha chegado a hora dele e que seria a bandeira deste novo Sporting. Alguém preferiu recompensar o traidor Bruno Fernandes. Naturalmente que o Xico vai ter de se fazer à vida, não o censuro…
18 Julho, 2018 at 14:30
Esqueci-me do Domingos Duarte, também será dispensado…
18 Julho, 2018 at 14:50
Eu dispenso-me de comprar a gamebox!
18 Julho, 2018 at 14:54
Não acredito na informação que refere.
A saída do F. Geraldes e do Bruno Gaspar seriam um erro tremendo.
O Max deve rodar.
Palhinha deve fazer parte do plantel e ter até Dezembro para mostrar serviço apesar de achar que, por muito bom rapaz que seja, não tem qualidade para o SCP. Mas lá está: Petrovic seguramente que também não tem e Misic parece ir pelo mesmo caminho.
Quanto ao R. Gauld já passou por vários treinadores e ninguém apostou no miúdo. Tenho pena porque até pareceu ter qualidade.
O Domingos Duarte é outro que é bom rapaz, grande sportinguista, mas com os actuais centrais dificilmente terá espaço.
Por último Jovane: não conhecia as suas características e não gosto de avaliar jogadores por dois ou três jogos na pré época. No entanto, deveria continuar a evoluir com a equipa principal e no final de Agosto, com o plantel mais definido, ser tomada uma decisão.
18 Julho, 2018 at 15:08
Portanto, imagino que se Palhinha, bruno gaspar, xico e viviano ficarem plantel vais despedir a toupeira que passou a informacao … ou é apenas um palpite???
18 Julho, 2018 at 15:46
Primeiro aprende a ler, eu disse que não acredito que Viviano vai sair.
Depois aprende a interpretar um texto.
E talvez depois eu entre em diálogo contigo.
18 Julho, 2018 at 14:48
Isso são insides ou feelings? Duvido que B. Gaspar saia, Chico idem…
18 Julho, 2018 at 14:51
Vê na cmtv. Sabem das noticias antes da própria comissão geriátrica ser informada do que fazer.
18 Julho, 2018 at 15:44
Insides.
18 Julho, 2018 at 14:57
Isto sim é futebol
18 Julho, 2018 at 15:10
Já disse isso algures no fim de Junho e chamara-me maluco. E na última semana de Setembro o carrossel do Mendes vai rodar a sério para os nossos lados.
SL
18 Julho, 2018 at 15:27
Mercado fecha dia 31 de Agosto
18 Julho, 2018 at 19:18
Espero sinceramente que não estejas certo.
18 Julho, 2018 at 14:50
Um gajo digna-se a ler um pouco do que por aqui anda e isto está de partir o coco a rir.
Então já temos pessoal que andava a chamar brunista, brunefalo, a torto e a direito que, vendo que a pobre criatura está mal na sondagem e, sobretudo, vendo que os que não desistiram de esfregar na tromba do grupo 71 a merda que eles são afinal não são fanáticos por Bruno e, em boa medida, estão com CV, agora apontam baterias a CV.
Ali mais atrás até há um montinho de merda exclamando que, se BdC atacou CV a propósito da Elsa, então terá as suas razões. Isto de um filho da puta que passava os dias a insultar o gordo.
Depois, já hoje, temos os enviados especiais dos croquetes, que passaram 5 anos enjoados e a reclamar com tudo, agora a afirmar os méritos de jj. Agora que até os seguidistas de jj já tiraram as palas, temos croquetes preocupados a defender o cavalo de troia que o croquete ricci financiou para foder isto tudo. E, já agora, a fazer damage control face ao facto de a comissão dos croquetes ter tentado trazer essa merda de volta.
E então a puta para quem o Sporting melhorar em vários aspectos e ganhar nas modalidades não chegava, porque era obrigatório (e facílimo desde que se quisesse) impedir os outros de serem o bayern português? Agora, que mama, um lugar modesto no campeonato já basta.
Mas o prémio do dia vai para os gajos que afinal nunca gostaram de jj, depois de anos a bater em quem dizia o óbvio sobre esse filho da puta. Eles há os que apoiavam só porque era o treinador escolhido, os que eram crentes, os que ainda acham que é bom treinador mas, os que se enrolam em palavreado.
Cambada de filhos da puta. Com muito poucas excepções.
18 Julho, 2018 at 15:29
Interessante esta frase : “Tal como não devemos “dourar” este novo plantel, convém também não fazer de Peseiro mais do que ele é. ” Nao seria cometer o mesmo erro que se fez com JJ ? Colocar um ferrarri para quem não tem mãos para o conduzir ? Ou será que têm ?
Rafael Leão para longe do SCP.
18 Julho, 2018 at 15:58
Isto ainda vai mexer muito e até lá, é jogar FM.
À data, falta um LE, um 6 e um PL. O resto está lá, é preciso é quem os ponha a jogar.
Um LD vai sair, há centrais a mais embora só 2 sejam de qualidade inquestionável e na esquerda façam-me um favor. Vendam ou ofereçam o Jeff e o Jonathan.
Se acho que Palhinha dava um belíssimo central, para 6 poderá ser útil como suplente. Falta portanto alguém que faça a diferença. É que à sua frente (ou lado) terá muita qualidade, como BF, Xico, Nani, depois Raphinha e Matheus.
Na frente era mesmo o SLI, pq neste sistema táctico não vejo onde Dost encaixe. É que não pressiona e como jogamos subidos abrimos logo muito espaço e o adversário sai a construir. Com bola, será preciso trabalhar muito para lhe meter a bola redondinha e aí sim, ele faz o resto.