As quatro claques do Sporting – Juventude Leonina, Directivo Ultras XXI, Torcida Verde e Brigada Ultras Sporting – emitiram um comunicado conjunto onde abordam a invasão e as agressões de Alcochete e as eleições para os órgãos sociais do próximo dia 8 de setembro.
«Tendo em conta o passado recente e o futuro imediato do Sporting Clube de Portugal, os seus quatro Grupos Organizados de Adeptos vêm por este meio divulgar publicamente as seguintes posições, que assume inequivocamente e em conjunto:
1-Reafirmar que merecem censura e repúdio os acontecimentos na Academia de Alcochete e o comportamento dos respetivos responsáveis, tendo aliás sido já tomadas em relação a estes últimos as medidas internas apropriadas;
2- Anunciar a sua total independência e equidistância em relação às diferentes candidaturas que vierem a concorrer às eleições para os órgãos sociais do Sporting Clube de Portugal marcadas para o próximo dia 8 de Setembro;
3- Reassumir – agora que se inicia uma nova época desportiva – as suas inabaláveis fé e paixão pelo Sporting Clube de Portugal, e a sua determinação em contribuir cada vez mais para os seus êxitos desportivos através do apoio entusiástico em todos os pavilhões e campos desportivos de Norte a Sul do país;
4- Manifestar aos adeptos, sócios, órgãos dirigentes e equipas o seu empenho – em todas as modalidades e actividades em que o Sporting Clube de Portugal esteja envolvido – em ajudar a converter o esforço, a dedicação e a devoção na Glória que todos ambicionamos.
Lisboa, 20 de julho de 2018
Juventude Leonina
Diretivo Ultras XXI
Torcida Verde
Brigada Ultras Sporting»
Nota da Tasca
leio o ponto 1 e só me lembro da tarja de apoio aos 23. Ah, e das tshirts de apoio aos 23 que tentaram vestir ao João Pinto, no Sporting vs fcp em hóquei
leio o ponto 2 e só me lembro do Mustafa no jantar de candidatura do Couceiro, antes de abraçar o Bruno de Carvalho dois dias depois
e por aqui me fico
20 Julho, 2018 at 19:15
Escutar agora o Brás na TVI acerca das desvinculações…
Até faz “nervoso miudinho”…!
Lá vai mais um serão …de “ataques” ao Sporting…
SL
20 Julho, 2018 at 19:20
Enquanto não houver medidas governamentais que as permitam controlar dispenso-as bem. Não será o colorido das mesmas que me fará ser conivente com a violência, o tráfico de droga e a ligação à grupos de extrema direita. Podem fazer quantos comunicados quiserem, não se conseguem limpar. Como bem referiu o Cherba, as acções subsequentes, nomeadamente as manifestações de apoio aos presos, atestam-no bem.
20 Julho, 2018 at 20:13
Mais outro com as medidas governamentais!
Mas será que ainda não perceberam que o problema português com as claques não é um problema de medidas governamentais, mas sim um problema de a APLICAÇÃO DAS MEDIDAS LEGAIS EXISTENTES ESTAR PRECISAMENTE ENTREGUE AO GOVERNO (IPDJ) EM VEZ DE SER TUTELADO POR PODER JUDICIAL (MP, como em Inglaterra)?
20 Julho, 2018 at 19:21
Tás feito um banana!
20 Julho, 2018 at 19:42
Bom para começar TODOS os elementos das claques deveriam ser obrigatóriamente sócios do SCP, nem que se criasse uma quota de claque a 2€ por exemplo, o intuito não era a facturação, mas sim a alçada disciplinar, se perdessem o estatuto de sócios do SCP perderiam o acesso á claque.
Esta medida ajudaria tantos as claques como o clube a terem mais “mão” nos elementos mais “exaltados” e repunha algum grau de igualdade entre os elementos das claques e os sócios “normais”….
Há com certeza outras medidas que não sendo cortes radicais podem ajudar a manter na linha os elementos mais agressivos e é isso que se pretende que as claques apoiem sempre que por via disso tenham algum beneficio financeiro na aquisição de bilhetes, porque senão é incomportável, mas que não sejam um estado dentro do estádio que não só é um trocadilho como uma verdade que todos conhecemos…
SL
20 Julho, 2018 at 20:24
Concordo que devam ser obrigatoriamente sócios. Não compreendo porque deverão usufruir e quotas mais baratas e gameboxes mais baratas. Já têm o privilégio de usufruírem de alocação de lugares juntos. Quotas a 2 euros e ainda irem ver os jogoss com game box ao preço da chuva? Eu sou sócio nos Açores, pago 90 euros por ano há 20 anos e para poder ir ver um jogo (unzinho apenas!) tenho de pagar, só em passagens aéreas, mais que o custo da Gamebox para os sócios de Lisboa e arredores verem no mínimo 19 jogos!! Acrescente ingresso e estadia e fica com uma pálida ideia da “justiça” da sua proposta!
Ah e nunca precisei de “incentivos” para pagar as quotas-quase-sem-direitos com a regularidade do Big Ben!
Saudações leoninas
21 Julho, 2018 at 10:07
Imagina que um elemento da claque vai numa semana, apoiar um jogo de futebol do campeonato, um das competições europeias, um do futsal, um do volei, um do andebol e um do hoquei….Ou arranjas forma de lhe arranjares bilhetes mais baratos ou as claques passam a ser só para meninos ricos…esse é que é o ponto!!!
20 Julho, 2018 at 19:56
eu gosto da torcida verde…
não gosto da juve leo.
20 Julho, 2018 at 19:57
Se o Cintra fosse um gajo que tivesse interesse em REALMENTE ajudar o clube e fosse também um gajo competente, aproveitava estes 2 meses para fazer um protocolo com as claques como deve ser, com regras justas para os 2 lados e para todos os sócios, colocando o Clube fora dos exageros e chantagens das claques.
Cenas como…
* ter líderes das claques com um registo criminal associado à violência é só estúpido e ridículo!
* poder ser sócio duma claque sem precisar ser sócio do clube é tão estúpido que ultrapassa muito o ridículo!
(são só 2 exemplos que seriam fáceis de implementar)