Em 2013 o Sporting atravessava o período mais negro da sua história:
– Dois últimos mandatos com 160 Milhões de prejuízo de resultados líquidos da SAD (José Eduardo Bettencourt 70,5 milhões e Godinho Lopes 89,8 milhões).
– Sad na eminência de um PER (Plano Especial de Revitalização) ou Insolvência.
– Equipa de Futebol em 10º lugar, a 34(!) pontos do 1º lugar e 9 pontos acima da linha de água.
– 4 treinadores na mesma época.
– Maioria das % dos passes dos jogadores na mão de empresários e investidores.
– Ingerência de entidades externas (Banca, Empresários, Rivais) na gestão do clube.
– 35 modalidades, a maioria só para “participar” e o plano era encerrar todas gradualmente e deixar apenas as que se auto-sustentavam, como a ginástica ou a natação.
– Cerca de 80 mil sócios, a maioria não pagantes.
– Ausência de transparência na comunicação com os sócios.
– Sócio transformado num utilizador/cliente pagador.
Principais medidas da Direcção de Bruno de Carvalho:
– Devolve o poder aos sócios e a defesa dos superiores interesses do Sporting passam a estar em 1ª lugar.
– Um Sporting de combate, orgulhoso, que não cede a chantagens, venham de onde vierem.
– Fim da ingerência de fundos e agentes na política desportiva da sad.
– Luta pela Verdade Desportiva e pela Transparência (Introdução do VAR, proibição dos fundos, denúncia do caso Vouchers e Emails).
– Sad quase triplicou receitas operacionais excluindo transacção de jogadores.
– Duas das maiores vendas da história do SCP (João Mário e Slimani).
– Passagem da totalidade das receitas das quotizações para a esfera do Clube.
– Clube a apresentar contas consecutivas com lucros apesar do investimento no pavilhão e reforço do orçamento das modalidades.
– Transparência das operações de mercado com publicitação de verbas envolvidas incluindo comissões e prémios.
– Contrato de 515M€ de direitos televisivos e patrocínio.
– Resolução do Caso Bruma.
– Aurélios na Base do Título Europeu (Patrício, Cedric, William, Adrien, João Mário e Nani de alguma forma ligados ao mandato de BdC).
– Recuperações da totalidade dos passes dos jogadores e fim da política de retalho e venda por ninharias das % de passes dos jovens da academia.
– Peyroteo a ser reconhecido a nível nacional e internacional.
– Luta pelo reconhecimento dos títulos nacionais conquistados entre 1922 e 1938.
– Reestruturação Financeira.
– Obras na Academia e no Multidesportivo.
– Pavilhão João Rocha.
– Expansão Academias Sporting.
– Mais Núcleos (+14).
– Reestruturação do Museu Mundo Sporting.
– Duplicação do número de sócios (actualmente + de 170mil).
– Mais assistências no Estádio.
– Sporting TV.
– Reestruturação do Jornal do Clube.
– Modernização do site Internet.
– Aposta na comunicação pelas Rede Sociais oficiais do clube.
– Sporting na vanguarda da discussão dos temas relacionados com o futebol (Future of Football).
– Gala anual que premeia os sportinguistas que mais se destacaram (Honoris Sporting).
– Estádio mais verde.
– Resolução do crónico problema do relvado com um novo tapete.
– Mais modalidades (55) e reforço das modalidades, todas lutam pelos títulos (pleno na última época), antes muitas só competiam.
– Regresso do Futebol Feminino, Hóquei em Patins, Ciclismo e Voleibol.
– Cumprimento dos desígnios dos nossos fundadores “Ser tão grande como os maiores da Europa”, conquistando títulos europeus com regularidade, 7 títulos no mandato, 4 na última época (recorde numa época).
– Aposta num Sporting Social, recordista mundial de modalidades no desporto adaptado e ser reconhecido nacional e internacionalmente por todos os agentes desta área como um exemplo a seguir.
– Projecto Olímpico.
Exercício financeiro
Época 2013/2014 – Resultados Operacionais 4.263 Milhões – Resultados Líquidos -368 mil
Época 2014/2015 – Resultados Operacionais 23.463 – Resultados Líquidos 19.333
Época 2015/2016 – Resultados Operacionais -26.351 – Resultados Líquidos -31.905
Época 2016/2017 – Resultados Operacionais 42.624 – Resultados Líquidos 30.537
Época 2017/2018, Conselho Directivo é impedido de concluir o seu trabalho, rescisões de jogadores importantes impediram receitas de futuras transferências, não houve tempo para negociar activos que permaneceram como Piccini, Doumbia, Coates ou Acuña e instabilidade criada pela demissão da maioria dos elementos dos Órgãos Sociais congelaram Empréstimo Obrigacionista originando estrangulamento de tesouraria.
Interacção sócios
– Criação de várias categorias de sócios, para que todos possam aderir independentemente da sua condição económica.
– Ajustamento da progressão no número de votos dos sócios.
– “Dá-me a tua camisola”: Milhares de Sócios participaram e sugeriram o seu próprio modelo para o equipamento alternativo da época.
– “Missão Pavilhão”: Mais de 22 mil Sportinguistas contribuíram com donativos para a Missão Pavilhão e muitos tiveram seu nome no Mural.
– “Sócio num minuto”: Facilidades no ingresso de sócio.
– “12º jogador”: Número da camisola retirado dos plantéis do Sporting, em homenagem aos adeptos.
– “Sporting Solidário”: Milhares de sócios envolveram-se em campanhas de solidariedade para com vítimas dos fogos, crianças carenciadas, etc.
Futebol
– Sénior Masculino
Bruno de Carvalho é eleito a 23 de Março de 2013, nessa altura o Sporting treinado por Jesualdo Ferreira (4º treinador da época) encontrava-se no 10º lugar com 27 pontos, a 34(!) do 1º lugar ocupado pelo benfica e 9 pontos acima da linha de água. BdC mantém o treinador até final do contrato (final da época) e a equipa termina em 7ª lugar em igualdade pontual com o 6º classificado ficando a 3 pontos do acesso às competições Europeias.
BdC não mexe na equipa médica liderada por Frederico Varandas que tinha sido indicado por Godinho Lopes e a mantém durante todo o seu mandato.
Durante o mandato de BdC, o Sporting apresenta sempre equipas de futebol competitivas a lutar pelos títulos e a ombrear com as melhores equipas internacionais, sempre com equipas técnicas de reconhecido valor. Na época de 2015/16 o Sporting bate o seu recorde pontual e só não foi campeão porque o campeonato foi completamente subvertido pelo polvo lampiânico (Esta época está a ser investigada pelas autoridades com suspeita de vários jogos comprados pelo benfica), e nas épocas de 13/14, 14/15 e 16/17, o mesmo “sistema” impediu o Sporting de lutar pelo título até ao final, e na última época (17/18), com o maior investimento de sempre, os interesses individuais dos jogadores, da equipa técnica e dos agentes que gravitam ao seu redor, sobrepuseram-se aos interesses do Sporting e boicotaram um título que era previsível.
Títulos: 1 Taça de Portugal, 1 Supertaça e 1 Taça da Liga.
2 presenças directas na Champions, que não acontecia desde 2009
– Formação
O Sporting vivia períodos conturbados na Academia, de alguma negligência, que permitiu a entrada de um quadro ex-benfica para a direcção de scouting (Bruno Maruta), para passado dois anos regressar ao ex-clube, dando claramente a entender que o Sporting foi alvo de espionagem industrial. Durante a última Direcção houve um claro desinvestimento na Formação, com o desmantelamento da rede de olheiros e com a saída de vários jogadores importantes aliciados por empresários.
É neste cenário que entra em funções a Direcção presidida por BdC, com Virgílio Lopes como Director da Academia, e depois de uma primeira época de reorganização, o clube entra novamente na senda dos títulos: Iniciados em 14/15, Juvenis em 15/16, Juniores e Juvenis em 16/17 e Iniciados em 17/18.
– Escolas Academia
Com a chegada de Bruno de Carvalho à Presidência do Sporting, a expansão das Escolas Academia Sporting no estrangeiro foi alargada, tendo o Clube avançado com três Academias na África do Sul, em Rustemburgo inaugurada em Março 2015, em Bedfordview e em Nelspruit inauguradas em Setembro 2016, duas em Cabo Verde na Praia e no Mindelo, inauguradas em Março 2016, uma em Getafe na Espanha inaugurada em Outubro 2016, uma em Atenas na Grécia, inaugurada em Novembro 2016 e outra na Costa Rica inaugurada em Março de 2017. Para além disso foram estabelecidos diversos protocolos com clubes e outras entidades desportivas, em países como Angola, Austrália, Brasil, Cazaquistão, Chile, China, Colômbia, Estados Unidos, Guiné Equatorial, Índia, Inglaterra e Luxemburgo.
Em Fevereiro de 2017 foi inaugurada a primeira Academia Sporting na China, uma iniciativa enquadrada numa parceria com a ECADint que visava a abertura de 10 academias em território chinês, até 2018.
– Futebol Feminino
Regresso do Futebol Feminino em 2016/17 em todos os escalões, 21 anos depois de ter sido extinto após actividade entre 91 a 95 com alguns lugares honrosos, mas sem títulos nacionais.
Nas duas épocas de actividade o Futebol Feminino obteve todos os títulos em disputa ( 2 Campeonatos Nacionais, 2 Taças de Portugal e 1 Supertaça) sem ter averbado qualquer derrota em território nacional. O Clube obteve também títulos nacionais tanto em Juniores como em Juvenis.
Recorde de assistência na final da Taça de Portugal 16/17 (12.213 espectadores no Jamor frente ao Braga) e recorde de assistência (9.263 espectadores) em jogo do campeonato a 25 de Fevereiro de 2017, em Alvalade também frente ao Braga.
Modalidades
– Futsal
O Sporting Clube de Portugal cedo se tornou a maior potência desta modalidade e quando esta Direcção entrou o clube tinha 11 Campeonatos Nacionais (o 11º título foi já conquistado com BdC na Presidência mas deve ser contabilizado na Direcção anterior dado que teve a maior quota parte), na segunda posição encontrava-se o benfica com 6 Campeonatos, mas fazendo a contabilização desde o momento da entrada do rival na modalidade, o Sporting tinha desvantagem de 5 campeonatos contra 6.
Nas 5 épocas com BdC, o Sporting ultrapassa a luta particular com o rival (9 campeonatos contra 7) e reforça-se como maior potência da modalidade com 15 campeonatos contra 7 do rival.
Títulos: 4 Campeonatos Nacionais, 2 Taças de Portugal, 2 Supertaças, 2 Taças de Liga e 2 vezes vice-campeão Europeu de Clubes.
– Atletismo
O Atletismo é a par do Futebol, a modalidade que se pratica desde sempre no Sporting Clube de Portugal, sendo também aquela que mais contribuiu para que o Clube seja o segundo da Europa com mais títulos conquistados, só ultrapassado pelo Barcelona.
Com a retirada do Prof Moniz Pereira em 2010 já com 89 anos, inicia-se o desinvestimento na modalidade e o clube perde o domínio no sector masculino para o benfica, com a saída de vários atletas para o clube rival.
Durante o mandato de BdC, o Sporting não só volta a recuperar o domínio em Masculinos, regressando aos títulos nacionais de Corta Mato, Estrada e Pista Coberta, como reforça o domínio nos Femininos. Durante este período a equipa feminina é bi-campeã Europeia de pista ao ar livre (2016 e 2018) e vence pela primeira vez a Taça dos Clubes Campeões Europeus de Corta Mato (2018). Nos masculinos o Sporting, recordista europeu de títulos de corta mato, regressa aos títulos 24 anos depois (2018).
– Andebol
Bi-campeão nacional (16/17 e 17/18) interrompendo o domínio do rival fcporto ( 7 títulos nos últimos 8 anos). O Sporting não vencia um campeonato desde 2006 e em 16/17 vence pela 2ª vez uma competição europeia (Taça Challenge). Na época 2017/18 ostentando o estatuto de Campeão Nacional, o Sporting regressou, 16 anos depois à EHF Champions League onde teve um desempenho muito meritório, tendo vencido metade dos jogos disputados.
– Hóquei em Patins
Em 2014/15, BdC faz regressar o Hóquei em Patins a titulo oficial a Alvalade, e logo nesta mesma temporada o Sporting conquistou a Taça CERS.
Depois do regresso aos títulos europeus, dá-se o regresso à conquista de troféus nacionais. Supertaça em 2015/16 e Elite Cup (Taça Liga do Hóquei) em 2016/17.
No Campeonato, com um investimento progressivo, 5º classificado em 14/15 (27 pontos do 1º lugar), 4º Classificado em 15/16 (20 pontos do 1º lugar), 4º Classificado em 16/17 (10 pontos do 1º lugar), que culmina na temporada de 2017/18, onde o Sporting conquista o título de Campeão Nacional de Hóquei em Patins, 30 anos depois, com um desempenho repleto de atitude, compromisso, superação e muita garra.
– Voleibol
A 05 de Junho de 2017 o Sporting Clube de Portugal anunciou oficialmente que o Voleibol passa a fazer de novo parte do ecletismo leonino, com a equipa sénior masculina a competir na Primeira Divisão Nacional na época 2017/18, tendo o incontornável Miguel Maia como capitão.
Após alcançar o primeiro lugar da fase regular, no dia 01 de Maio de 2018 o Sporting sagrou-se Campeão Nacional de Voleibol, ao fim de 24 anos, na época de regresso da modalidade a Alvalade.
Este que foi o sexto campeonato nacional do voleibol leonino, foi também o primeiro titulo nacional de sempre a ser conquistado no Pavilhão João Rocha.
– Ténis de Mesa
O Sporting é o clube dominador da modalidade em Portugal. Esta hegemonia teve o seu período áureo entre 1985 e 1995, quando o Clube ganhou 11 Campeonatos Nacionais e 10 Taças de Portugal, falhando apenas um de vinte e dois títulos possíveis.
A Direcção de BdC entra após um período de desinvestimento na modalidade, com o Sporting dos últimos anos a vencer apenas 1 campeonato (2012) nas últimos 4 épocas, perdendo o domínio para equipas da Madeira e Açores. Com este Direcção a secção é reorganizada e o clube regressa aos Títulos nacionais tornando-se Tricampeão (2016, 2017 e 2018).
Na época 17/18 o Sporting repete o triplete da época anterior (Título no Campeonato, Taça de Portugal e Supertaça) e atinge as meias finais da Taça dos Clubes Campeões Europeus, feito histórico para o Ténis de Mesa nacional.
– Natação
Sempre campeões, manteve-se a dinâmica vencedora. A Natação tem 7 títulos nacionais masculinos, conseguidos consecutivamente (Hepta-campeão), 5 dos quais conquistados durante o mandato de BdC.
– Futebol de Praia
Voltámos a ser campeões em Futebol de Praia (2016) e Madjer nomeado melhor jogador do Mundo.
– Goalball
– Com 3 épocas de vida, esta Secção, que tendo vencido tudo o que havia para ganhar nas épocas anteriores em Portugal, disputou e venceu em 2017/18 a Super Liga Europeia, tornando-se Campeão Europeu de Goalball.
– Padel
A modalidade foi instituída no Sporting em Agosto de 2016. Vasco Pascoal, Sportinguista assumido, tricampeão nacional e então nº 2 do ranking nacional e 109º do ranking mundial, foi a primeira contratação. Em Outubro de 2016 Ana Catarina Nogueira e Filipa Mendonça conquistaram o título de Campeãs Nacionais de Padel, tendo este sido o primeiro título do Sporting na modalidade.
Em Outubro de 2017 Filipa Mendonça e Ricardo Martins conquistam o título de Campeões Nacionais de Padel em Pares Mistos e em Dezembro desse ano decorreu no Porto o Campeonato Nacional de Clubes, tendo o Sporting Clube de Portugal conquistado pela primeira vez o título de Campeão Nacional de Padel.
– eSports
A 21 de Julho de 2016 a eSports foi apresentada como nova modalidade.
17/18 foi uma época para relembrar para os jogadores dos Leões que em três competições possíveis realizadas pela FPF eSports, sendo estas a Taça nacional, o Campeonato Nacional e a Taça de Portugal, garantiram o último título que faltava para completar o tão desejado triplete.
– Pool
14/15 – Taça de Portugal em Pool Português; 15/16 – Campeonato e Taça de Portugal em Pool e Campeonato Nacional e Supertaça em Pool Português; 16/17 – Supertaça em Pool e Campeonato Nacional e Supertaça em Pool Português; 17/18 – Campeonato Nacional e Taça de Portugal em Pool.
– Judo
O Judo do Sporting tem 7 títulos nacionais de clube em masculinos e nos últimos anos só não foi campeão em 2015.
– Karaté
Foi durante o mandato de Bruno de Carvalho que o Sporting conquistou os únicos dois títulos nacionais (2014 e 2015).
– Kickboxing
Após anos de desinvestimento na modalidade, a época de 2014/15 representa o início de um novo ciclo de campeões para o Kickboxing do Sporting Clube de Portugal, com as contratações de Ricardo Fernandes, Bruno Susano e Adolfo Reis Barão, e os grandes títulos não se fizeram esperar, com a conquista das medalhas de ouro e de prata de Ricardo Fernandes no Campeonato do Mundo de 2014 ao serviço da Selecção Nacional e o título de Campeão Europeu K1 em -100kg de Bruno Susano.
O ano de 2016 dificilmente poderia ter começado melhor para o Kickboxing leonino já que a 30 de Janeiro, Bruno Susano defendia com sucesso o título mundial que tinha conquistado em 2013, quando ainda não estava no Sporting.
Em 2017 André Santos sagra-se Campeão Mundial ISKA 63,5 kg e Tiago Santos, seu irmão, Campeão do Mundo de Amadores ISKA Juniores (16/17 anos) K-1 63 kg. Em 2018 o Sporting vence o Campeonato Regional por equipas de Light Kick.
ESTE POST É DA AUTORIA DE… Nogueira82
*às quartas, a cozinha da Tasca abre-se a todos os que a frequentam. Para te candidatares a servir estes Leões, basta estares preparado para as palmas ou para as cuspidelas. E enviares um e-mail com o teu texto para [email protected]
25 Julho, 2018 at 17:01
Tas vivo!!!! Ja tava preocupado contigo.
Agora vou ler o post
25 Julho, 2018 at 17:04
“Devolve o poder aos sócios e a defesa dos superiores interesses do Sporting passam a estar em 1ª lugar.”
E os sócios – who else? – meteram o gajo fora…
Já não posso mais com este tema!
Tudo o que é fundamentalismo, seja a favor do Bruno de Carvalho, seja contra o Bruno de Carvalho, seja sobre que merda for, é uma merda! Merda! O Fundamentalismo criou o nazismo, criou o estado islâmico, criou o cristianismo que matou milhões de pessoas…
Metam o fundamentalismo no cu!
Siga…
25 Julho, 2018 at 17:24
Falas de fundamentalismo e religião…É uma metáfora interessante na medidade em que uma das formas de fundamentalismo é não aceitar a religião dos outros.
O que este post faz é de elementar justiça. Ou seja, enuncia os méritos de Bruno de Carvalho e demonstra que não foram poucos.
São apenas factos.
Não faz qualquer menção de culto de personalidade nem de fundamentalismo.
Perante os factos, o que é que tu fazes?!?
Não comentas e limitas-te a insultar.
Não deixa de ser irónico que mandes meter o fundamentalismo no cu quando foste o único nesta interação que se mostrou fundamentalista.
É porque deves gostar… Nada contra. Não sou fundamentalista.
25 Julho, 2018 at 17:37
Epá, sinceramente hoje não estou mesmo com paciência para estupidez…
Quem vem aqui escrever 10 paginas sobre o Bruno de Carvalho se só diz bem, é obviamente um fundamentalista, tal como quem vem aqui escrever 10 páginas e só diz mal o é!
Bruno de Carvalho fez coisas boas, fez coisas más.
Os sócios meteram o homem a presidente e os mesmos sócios tiraram o homem de presidente!
É difícil entender isto, ó desonesto?
Para mim, do que vejo dos teus comentários aqui, tu é mais um fundamentalista adorador do Deus Bruno Sol!
Eu não sou nem adorador – e fui alguns anos apoiante dele – nem sou um hater que acha que o gajo não vale um caralho!
Entendes?
E acabo como comecei…
“Devolve o poder aos sócios e a defesa dos superiores interesses do Sporting passam a estar em 1ª lugar.”
E os sócios – who else? – meteram o gajo fora… Vivam com isso!
25 Julho, 2018 at 19:46
Miguel:
Mas então se o post é uma resposta contra a amnésia coletiva, ou seja, uma resposta a tudo de negativo que tem sido dito de BdC porque razão se havia de listar esses mesmos pontos negativos?!?
O post é sobre o bom que BdC fez só para relembrar algumas mentes.
O post não é sobre se ele saiu bem, saiu mal ou saiu mais ou menos. É uma listagem dos seus méritos, que não foram poucos.
E se tu tens o direito de achar que ele faz mais mal ao Sporting do que bem porque é que eu não tenho o direito de achar o contrário sem ser apelidado de Brunista, seguidista ou “adorador do Deus sol”???
Tens aqui uma lista de coisas que me fazem querer o homem como líder do Sporting, e eu por querer isso sou fundamentalista?!?
Tu chegas a ler o que escrevesse?
O maior fundamentalista és tu que não admites quem tenha opinião contrária apesar da infindável lista de méritos que justificam essa opiniao e partes logo para a adjetivação do apoio.
25 Julho, 2018 at 21:34
Creio que o post ao “mostrar” as coisas boas…”apenas pretendeu que por uma questão de justiça…
Não se embarque”…naquilo que tem sido “a guerra de destruição” contra BC…
Ninguém creio eu, alguma vez aqui tentou demonstrar que BC não fez asneiras também “às carradas”…
Mas aquilo que se tem assistido, aqui e em todo o lado…é uma tentativa “de demonstração do bandido do BC…que apenas trouxe desgraça ao Sporting”…opinião em que muitos dos que por aqui opinam também…têm servido de “caixa de ressonancia” para ajudar “a destruir o homem, o sócio…o antigo dirigente…”
Sou de opinião que BC neste momento não terá “o necessário” para poder ser de seguida o Presidente do Sporting…
Mas o homem “nem tem lepra nem qualquer outra doença contagiosa”…
Apenas “errou” em algumas coisas…e depois “acossado” por tudo e por todos…acabou por fazer o que faria “um cão danado…que se encurralado e apedrejado…começará certamente a morder em tudo e em todos…”
O post tem certamente em mente “que se faça justiça…mesmo na cabeça daqueles que habitualmente comem muito queijo…”
Sporting Sempre…
SL
25 Julho, 2018 at 19:54
Xait, ainda perdes tempo com este troll de meia tijela?
Ignora o fdp que ele acaba por desaparecer daqui….. fdx, já ninguem o pode aturar.
25 Julho, 2018 at 17:37
Doi, não doi???
Quando se faz parte dos 71%, a conversa já enjoa.
25 Julho, 2018 at 17:56
É claro o incomodo, mas é mais grave, a maior parte dos 71 sempre que conseguem entram com a comparação do pior do CD destituído para justificar a merda que diariamente vamos assistindo.
25 Julho, 2018 at 18:15
Qual incomodo, Malcolm?
De ver aqui pessoas completamente desonestas que só se focam numa parte do homem – seja a boa, em gajos como tu, seja a má no outro lado do problema?
Se é isto, sim, incomoda-me, e bastante, porque os interesses do Sporting ESTÃO MUITO ACIMA DE DIZER SÓ BEM OU SÓ MAL DE ALGUÉM! Os interesses do Sporting estão em defender o Sporting e não em defender o Bruno ou atacar o Bruno.
Fez coisas boas, fez coisas más… como todos!
Enquanto as boas se sobrepuseram às más o gajo foi ficando. Quando as más abafaram as boas, pois é normal que TENHA SIDO CORRIDO PELOS SÓCIOS. É por isso que o clube é dos sócios!
Os mesmos que meteram o gajo a mandar e lhe deram carta branca para fazer o que quisesse, foram os que lhe disseram “JÁ CHEGA! Fodeste tudo!”
25 Julho, 2018 at 18:46
Não disse que era tu, falei na generalidade, critica-se o negocio do piccini e a seguir tens um montes de comentários a dizer que foi melhor que o cedric. Posso ir buscar montes de exemplos do género.
Alias, já não é o meu primeiro comentário que refiro isto, que a merda que se possa estar a fazer ou a vir a fazer, não pode nunca ser justificada com o BdC fez pior ou igual.
Espero que isto clarifique o meu comentário.
Já agora, a mim o que me incomoda foi todo processo que culminou numa AGE destituitiva, o que me incomoda foram os milhares de horas e de noticias tendenciosas, que deram o suporte e apoio a mentiras e ajudaram à construção de opiniões erradas.
Ainda estou à espera que os jogadores regressem, dado BdC ter sido corrido.
25 Julho, 2018 at 19:00
Como o teu comentário apareceu aqui…
Sabes bem que felicito o BdC pelo que fez de bem, como o critico pelo que fez de mal. E faço o mesmo em relação a esta CG… Infelizmente, como esperava, tenho muito mais que criticar…
25 Julho, 2018 at 19:19
Que eu saiba, pelo que tens escrito, embora sendo critico terás votado contra a destituição.
Deixa clarificar uma interpretação errada que fazes dos meus comentários, eu não me foco apenas na parte boa, até admito que os acontecimentos de Abril poderiam justificar uma AGE destituitiva, mas nunca da forma como tudo correu. Ver todo o processo ser assumido, conduzido e controlado pela pessoa que estatutariamente tinha a obrigação de ser isento e até solidário, não consigo ficar indiferente. E sendo uma guerra, escolha a parte quem sei que já fez muito pelo nosso clube.
25 Julho, 2018 at 18:10
Eu faço parte dos 71%, ó idiota?
Não sou é desonesto, nem cego, nem avestruz, nem carneiro, nem fundamentalista…
26 Julho, 2018 at 16:03
És um provocador inconsequente, facilmente demolível, tal como o Xait começou por fazer. Carvalho foi vítima da estupidez das massas geriátricas ou pouco inteligentes, manobrada por inimigos do Clube. É inocente de tudo aquilo que lhe imputam – a negação da ética e a infracção dos estatutos é precedente do RATO de POIAres – e trataria muito melhor dos processos, da SAD e do Clube do que qualquer outro que se perfilha, atendendo àquilo que dizem e os seus passados. Tanto é assim que o querem impedir de ir a eleições. Depois da amostra destes usurpadores, é óbvio que as ganharia. Espero que arraste os promotores desta TRAIÇÃO até à barra do Supremo e que alguém ensine a estes fdp usurpadores com quantos paus se faz uma canoa.
23 Agosto, 2018 at 13:17
Como o teu fundamentalismo anti BdC.
Pela boca morre o peixe
25 Julho, 2018 at 17:09
Fdx, outra vez?!?
25 Julho, 2018 at 17:13
Costuma dizer-se que contra factos não há argumentos e isto são factos. Mas o que interessa é correr com ele!!!
BdC esteve 5 anos na presidência; veremos como e onde estará o SCP dentro de mais 5.
25 Julho, 2018 at 21:25
Muitos dos “factos” são falsos. Mas não interessa…
Muitos dos factos são suplantados pelos erros, mas não interessa…
26 Julho, 2018 at 8:49
Se são muitos, é fácil enumerar 3.
Va diga lá, caro cliente.
25 Julho, 2018 at 17:15
Daqui a 10 ou 20 anos logo se volta a dar uma volta nisto. Agora está bom é para ser chulado outra vez…
25 Julho, 2018 at 17:18
“BdC foi o melhor presidente”
(pausa para João Rocha se rir, por exemplo…)
… até ao dia em que se transfigurou no pior presidente da história e presidiu (desculpem a redundância) o clube para o buraco!
25 Julho, 2018 at 17:24
Qual foi o grande feito do João rocha?
Foi um bom presidente, nada mais
25 Julho, 2018 at 17:30
okay. tens 20 anos.
25 Julho, 2018 at 17:30
ou 16 ou qualquer coisa assim
25 Julho, 2018 at 17:39
Rute a sacar bicos a 71% do universo Sportinguista, desde 23/06…
25 Julho, 2018 at 18:54
Caro comentador,
O sr. pensou antes de escrever o que escreveu?
Mais uma vez, citendo DeFranceschi, que glamour…
26 Julho, 2018 at 1:27
Põe-te no caralho meu poio de Merda!
25 Julho, 2018 at 19:10
Ainda andavas de colhao para colhao e eu já ia à bola sozinho no velho estádio de Alvalade crl.
Andavas tu na primária (se é que algum dia foste à escola) e eu já vendia umas brocas na curva sul ou por esses estádios de norte a sul.
Fala me lá do Rocha
26 Julho, 2018 at 8:55
Ao nível dum ATP nunca chegará, certamente.
23 Agosto, 2018 at 13:20
Eu tenho 50. Uma comparação se faz favor… João Rocha foi um grande presidente, que saiu qs da mesma forma, farto e cansado destas oposições. Lembro-me Tambem de muitos erros.
26 Julho, 2018 at 0:37
“Um bom presidente, nada mais” Fodasse, ou és um inculto ou então és uma criança que não sabes o que o JR fez pelo Sporting. Foi dos melhores, senão mesmo o melhor, presidente da história do Sporting.
25 Julho, 2018 at 18:19
É mas é pausa para o João Rocha chorar, por ver a História a repetir-se. Ou já não te lembras como é que ele foi corrido da presidência do SportingCP.
26 Julho, 2018 at 8:51
Mais por aqui..
25 Julho, 2018 at 17:20
Um presidente que se acha maior que o clube? Que mente a cada 5 minutos em que está a falar? Que foi afastado legitimamente por quem 4 meses antes lhe deu 90% de apoio? Que diz que vai deixar de ser do Sporting porque esses mesmos sócios o tiraram do clube? Que deixa a sad falida? Que ultrapassa os estatutos conforme lhe convém? Não, obrigado. Foi bom mas ultrapassou todos os limites. Comer gelados com a testa? Não obrigado, chega de mandar areia para os olhos dos sócios e adeptos. O tempo de BdC no Sporting acabou!
25 Julho, 2018 at 17:26
A sad falida , com 500 milhões da nos por receber , e dez candidatos para vir salvar a sad . SL
26 Julho, 2018 at 0:39
E sabes que esses 500 milhões são para receber em 12 anos, certo?
Ah e em 2011 também havia muitos candidatos, o que não quer dizer que possam ser bons presidentes.
26 Julho, 2018 at 1:33
Miguel não podias escolher outro nome, sugestão: Quim Berto, Pedrosa, Koke, Purovic… É só escolher.
26 Julho, 2018 at 16:08
Não, «distraído». A falência técnica que papagueias, mesmo com as rescisões todas, podia ser revertida com uma venda decente (10 m) de um entre Piccini, Coates ou Acuña, para não falar em molhos de dispensados. Ou será que mentes sabendo de mentir?
25 Julho, 2018 at 17:22
Tu sabes que o Sporting está morto quando vais almoçar às massas no Atrium Saldanha e te colocam no tabuleiro, juntamente com o prato e com o sumo, dois bilhetes-oferta para ir ver o Sporting.
O meu “problema” com Bruno de Carvalho é este. E num boletim de voto onde esteja a “cara” dele, nunca serei capaz de colocar a cruz mais acima ou mais abaixo. É uma espécie de campo magnético que é criado por alguém que ressuscita da morte o clube que amo.
25 Julho, 2018 at 17:32
Nem mais …. ou melhor mais1!!!!!!!!!!!!!
SL
25 Julho, 2018 at 17:22
Sim! Rui Patricio também foi o melhor guarda redes de sempre do Sporting. (Nao me lembro de Damas)..
Bateu recordes, fez coisas impossiveis, isto e aquilo…
E agora? Rescindiu e deu nos uma chapada! E? É uma merda claro, um mal agradecido. A mesma coisa com BDC o ultimo ano do seu mandato foi horroroso, digno de um valente psicopata. A forma não é como entras, nem como vais sendo. É como sais. E quer Rui quer BDC o lugar deles é fora do nosso clube. O sporting tem valores.
25 Julho, 2018 at 17:29
ora nem mais!
Tudo isto só me faz lembrar aquela música do Gershwin, cantanda pela Billie Holiday:
“it all began so well, but waht an end…!”
25 Julho, 2018 at 18:25
O Sporting tem valores hahahahahahahahahahahahahahahahahhahahhahahahhahahahahahhahahahahhah Com adeptos tão fraquinhos só temos o clube que merecemosssssssssssssss basta ver o espectáculo triste que dão nas TV´Ssssssssssss Valores do caralhoooooooooooooo daqui a 2 ou 3 anos está tudo de cúuuuuuuuuuuuuuuuuu
25 Julho, 2018 at 18:31
uns valores do cara..lho , tristes do cara..lho
25 Julho, 2018 at 20:27
Nota para a comissão de gestão:
Substituir “Esforço, Dedicação, Devoção e Glória” por “o sporting tem valores”.
Nota para a tasca:
Substituir o banner do “Fight & Resist” por “o sporting é um clube simpático e amigo”.
26 Julho, 2018 at 1:34
Amego
25 Julho, 2018 at 21:37
Luis Miguel, o Sporting sempre teve grandes guarda redes, Rui Patrício está longe de ser o melhor guarda redes do Sporting. Eu lembro-me bem do Damas, inclusivamente tive o prazer de conhecê-lo pessoalmente, era uma excelente pessoa e um grande sportinguista e, como jogador, digo-lhe, comparar o Rui Patrício com o Vitor Damas é como comparar um cagalhão com um pastél de Belém.
25 Julho, 2018 at 23:39
Boa posta…
25 Julho, 2018 at 22:36
Patrício o melhor de sempre? Olha que não, olha que não!…
O melhor dos últimos 20 anos? Talvez. Mas para trás houve Carvalho, Damas, Carlos Gomes… o fantástico João Azevedo, o maior de todos, que acredito que ainda vi jogar, uma só vez, em Coimbra (eu teria uns 19-11 anos)
Patrício no Top-5 ? Só mesmo à justa, mas os mais “antigos” que aqui passam, que ajudem, por favor.
Luís Miguel, não querendo desiludir-te, Patrício é um guarda-redes muito bom, mas no Sporting houve sempre muito bons guarda-redes, um ou outro fora de série.
25 Julho, 2018 at 22:37
“Eu teria uns 10-11 anos”, óbvio.
25 Julho, 2018 at 17:24
O Nogueira82 tem todo o direito de apoiar o Bruno.
Mas desculpa lá, então ele tem mérito em tudo, mas no futebol o “ganha-pão” do clube, já não é culpa dele.
“…e nas épocas de 13/14, 14/15 e 16/17, o mesmo “sistema” impediu o Sporting de lutar pelo título até ao final, e na última época (17/18), com o maior investimento de sempre, os interesses individuais dos jogadores, da equipa técnica e dos agentes que gravitam ao seu redor, sobrepuseram-se aos interesses do Sporting e boicotaram um título que era previsível.”
Quê isto?
Então um texto só com “maravilhas”, chega ao futebol, já não é nada com ele…
Um titulo previsível?
O Sporting vinha de uma época merdosa com uma super investimento, que entretanto metade foi de vela em Janeiro…e era aposta na formação, que afinal foi para ajudar a equipaB a manter, e o Nogueira acha que era um titulo previsível?
Quantas vezes tivemos em 1º lugar? Acho que só na altura que tínhamos um jogo a mais.
Aquele mercado de Janeiro foi bom?
Quem apostou em JJ, uma aposta total?
Quem fez aqueles post’s? a dar a táctica, como se chuta e bla bla bla, e meninos mimados, ora suspende, ora volta tudo.
Um Presidente líder máximo do clube, é o responsável pelo bom e pelo mau, vir “sacudir a água do capote” é que não, parece aquele rumor que andou “ah e tal o JJ pediu 10M em Braga”…foda-se.
E outra a formação, acha que está de bom nível?
Agora os títulos já contam? ou não é só para formar?
É que se formos por títulos, o Sporting leva baile do Porto ou benfas nestes últimos 5/6 anos, que se calhar atualmente trabalham melhor que nós nesse campo.
(Isto sou eu a ir na conversa o autor do post, que ganhamos uns títulos)
A Equipa B não tem direito a mensagem no seu post? ou foi uma “maravilha”?
Quanto ao Futebol Feminino, Hóquei, Andebol e Voleibol, todo o mérito e agradecimento á direcção liderada por Bruno Carvalho.
25 Julho, 2018 at 17:24
Constatar factos……é ‘fundamentalismo’….. porventura negligenciar factos como os divulgados nos e-mails dum rival ou as ilegalidades cometidas por esta CG a mando do bombeiro seja ‘ser realista’…
25 Julho, 2018 at 17:25
Nogueira, dos fracos não reza a História…
Por isso a memória, a gratidão, etc, etc… ESTÃO MAIS QUE MORTOS.
Tudo pq apesar do que escreveste havia aí uns enjoados que se dizia fartos…
25 Julho, 2018 at 17:28
Errata: dos factos não reza a História.
25 Julho, 2018 at 18:12
Pesou mais o fb+cs que o trabalho feito. “O homem ficou maluco no último ano”….
Que bom que é deixar os outros lutar as batalhas que deviam ser de todos os Sportinguistas….
Que bom que é estar sentado a ver os outros trabalhar e criticar á distância de um teclado.
Que bom que é estar sentado a ler mais um corneto da cs e deixá-lo escorrer pela testa…
Que bom que é ver a bola desde uma “tasca” e criticar como se fosse treinador ou um mister de café…
Depois leio aqui cada atrasado mental…. que às primeiras provas do polvo encornado , já apontavam baterias ao BDC pq “devia focar -se mais no clube”. Mas não criticam o polvo. Quando ouvimos BDC criticar paneleiros afetos ao SCP ou sportinguistas que apenas aparecem para criticar/difamar a direcção, vinham esses mesmos retrasados mentais critica-lo por fazer divisoes !!! Mas onde estavam esses paineleiros , sportingados ou “notaveis” quando surgiram os vouchers, jogos para perder, emails, a morte de um adepto, claques ilegais e todas as ilegalidades cometidas com apoio do orelhas? Teve de ouvir críticas e difamações externas e internas sem ninguém para lhe dar a mão.
Vão para o caralho todos os que dizem que o último ano de BDC foi de um loco, maluco ou todas as merdas que dizem…pq nos anteriores 4 anos vcs foram uma merda de sportinguistas. É tão fácil deixar os outros fazer todo o trabalho e no final e dependendo do resultado apoiam ou criticam. Enquanto correu bem, era o ” maior” e tinha o apoio da maioria, quando foi atacado de todos os lados , a maioria(silenciosa ,menos ao teclado, submissa ) abandonou-o.
Os cães quando são pequeninos , são tão fofinhos… depois de 4 o 5 anos já dão muito trabalho e abandonam-se a caminho das férias…. 71% demonstram pq há tantos cães abandonados…
É tudo clichets… muito tuga…Enquanto se tem um carro novo, leva -se todos os dias ao café, para mostrar c muita cagansa, depois de 5 anos sai o modelo novo e vai-se a pe c vergonha…
Abraço de Leão
25 Julho, 2018 at 18:25
Que bom… Que nem todos andam a dormir ou obstinados pq estão “fartos”.
26 Julho, 2018 at 13:40
Clap Clap clap Clap Foda-se
25 Julho, 2018 at 17:25
Força Bruno.
Memofante para os Spor71nguistas
25 Julho, 2018 at 17:25
O ” fazer obra” não justifica tudo. Por essas e por outras é que tipos como o Isaltino são eleitos.
25 Julho, 2018 at 17:27
Sim concordo, BdC foi o melhor presidentefoi o melhor presidente do nosso Sporting!!! Guardarei este post no meu coração, na minha memoria….e ate no meu computador ou num quadro emoldurado na sala ca de casa…
Eu sou um dos que acho que nos Sportinguistas fizemos bem em destituir aquele que foi o melhor presidente do nosso Sporting…..por culpa, dele mesmo BdC.
25 Julho, 2018 at 23:01
É uma pena que não mostres alguma… comiseração (?) por aqueles que não tiveram a fortuna de ser inundados pelo conhecimento, pelo discernimento, pela luz de que estás possuído.
Ajuda-nos a encontrar o caminho, até chegarmos também até essa luz, até ao senhor, o divino, o santo, o milagreiro rei-sol.
Amen.
O documento fundamental, a”Constituição” do Clube é… os Estatutos!
Estatutos que o teu deus não cumpre, não quer cumprir e, agora, apela a uma espécie de rebelião (vamos a ver no que isto vai dar, mas não auguro nada de bom) -quer lá ele saber da Lei, ele quer é voltar ao poleiro!
Fez coisas boas? Muito boas, até. Mas borrou a pintura nos últimos meses, deixando de ter condições para ser “o Presidente” e custa-lhe a aceitar que a maioria dos sócios (as maiorias costumam ser silenciosas…) se sobreponha à sua ruidosa e fiel guarda pretoriana e, pior, não aceite a palavra do omnipresente e omnisciente rei-sol.
26 Julho, 2018 at 1:37
Diz-me uma coisa: és leão da Maia ou da Damaia? Curiosidade…
26 Julho, 2018 at 11:26
Liondamaia esta tudo bem? Leste bem o que eu escrevi?!
25 Julho, 2018 at 17:38
Dois pontos
– “Um Sporting de combate, orgulhoso, que não cede a chantagens, venham de onde vierem.”
A não ser que as mesmas sejam feitas por BdC.
– “os interesses individuais dos jogadores, da equipa técnica”
Tu a atacares a equipa técnica? O JJ? Onde andavas tu estes ultimos 3nos? Ah ja sei, a defender JJ.
De resto, concordo com muita coisa, BdC foi um belo Presidente teve um grande merito na recuperação do Sporting e principalmente na recuperação do orgulho leonino. Fez muito pelo Sporting. Para o bem e para o mal.
25 Julho, 2018 at 17:40
Entretanto..O Sousa Cintra já veio a publico oferecer um pão de Mafra a cada um dos 71%..
SL
25 Julho, 2018 at 18:17
Foram 2 pães. Com patrocínio da Izidoro já dá para ir buscar um tipo ao futsal do Benfica
25 Julho, 2018 at 17:42
Longe vai o tempo(5anos) quando se discutia que Portugal não tinha mercado nem condições económicas para sustentar 3 Grandes e a solução passava por 1 a Norte o Porco e 1 a Sul o Carnide, apareceu um CD que alterou esse paradigma meteu o Sporting na luta ombro a ombro com os outros 2, as dificuldades no Porco do ponto de vista económico e desportivo, abanaram imagine-se o D Corleone do Norte, o Sul desencadeou uma guerra contra Alcapone dos Pneus com a divulgação dos Vouchers…Esta palhaçada não podia continuar então um rapazola com voz de bagaço vinha armado aos cucos colocar-se no meio dos homens, o fim da história actual já todos conhecemos “Eles matam-me” como o Post demonstra e volto a frisar a Bitola está tão alta mas tão alta como eu nunca a conheci.
Venham Candidaturas e façam melhor…Não quero o meu candidato nestas eleições, preciso que provem que existem e são melhores, metam mãos à obra.
25 Julho, 2018 at 17:49
5 anos sempre atrás dos lamps
3 anos atrás do porco
5 anos = 1 taça de portugal , 1 supertaça, 1 taça da liga
“ombrear” dizem eles…
25 Julho, 2018 at 17:53
Ruta, Ruta…
25 Julho, 2018 at 17:54
Para além de Ruta és desonesta, olha que existem Rutas honestas.
25 Julho, 2018 at 19:31
Se lá tivesse o Godinho, como era ? Ou melhor, como tinha sido? Pq a está hora já não existia…. e se existisse, não estava c um contrato igual ou melhor que o porco ou carnide, estava talvez c 100M é os outros 2 c 700 cada um…. o facto de não ganhar .as lutar quase de igual para igual, fez a diferença…tinha sido talvez mais taças e campeonatos se tu y os 71% em vez de atacarem o presidente do vosso clube, tivessem defendido o SCP, tivessem atacado o polvo, não tivessem vergonha de posts no FB, mas gozassem c os lamps por causa de vouchers, emails, corrupção, assassinato, e terem um presidente condenado por roubo e sob investigação por diversos crimes, ou ainda se tivessem escutas do caso apito dourado no YouTube, isso sim é para ter vergonha. Mas é mais fácil criticar que lutar… vou carregar o tlm que só tenho 71% de bateria e isso fode tudo!
26 Julho, 2018 at 10:47
+1, a 100%!!
26 Julho, 2018 at 16:24
14 e 16, títulos ROUBADOS (e respectivo acesso à supertaça); 13, EL roubada, 18 CL roubada, 14 eliminatória da taça roubada na lixeira.
Os andrades ganharam este campeonato com vários empurrões, a começar pelo ROUBO do morcão este ano mas também houve Roubo para o campeonato naquele jogo que «venceram» com um golo precedido de falta sobre o Palhinha, em 17, creio eu. Mas enfardam mais do que nós e do que antes. Vão lá ver a merda que era nos tempos do Algarvéu Mk I e calem-se, cesto da gávea.
E DE UMA VEZ POR TODAS ACABEM COM ESSA MENTIRA QUE A B FOI A PRIMEIRA EQUIPA DO SPORTING A DESCER. A primeira encarnação da B no início do século foi extinta após ter acabado num lugar de despromoção (mandato de DC). E a última equipa B foi vítima de ROUBALHEIRAS e humilhações crescentes e constantes nestas últimas duas épocas, sendo que nesta foi prejudicada até este desfecho.
25 Julho, 2018 at 17:43
Só havia uma razão para a destituição do ex presidente que era ter tido uma participação direta com Alcochete , e muita gente votou com a ideia de que isso era uma possibilidade , com o passar do tempo não se verificou que tenha tido alguma responsabilidade , e então ficamos sem um presidente que no meio de tanta parvoíce que fez é de longe o melhor dos 10 candidatos , SL .
25 Julho, 2018 at 18:02
pois , mas era preciso usar a cabeça e pensar a quem interessou passar a ideia que BdC estava por trás da invasão a Alcochete
25 Julho, 2018 at 18:04
aliás esse é um ponto que gostava muito de poder confrontar BdC , afinal quem fez aquela encomenda , acredito que BdC sabe quem a fez …
25 Julho, 2018 at 18:07
Adulterar os estatutos não é razão para correr com um presidente?
Folgo em saber isso…
25 Julho, 2018 at 18:17
já não cumprir os estatutos , está bom , claro também é comendador !!!
25 Julho, 2018 at 19:01
Não concordo contigo…
25 Julho, 2018 at 18:20
A ter existido isso já foi uma consequência do processo de destituição iniciado pelo bombeiro da agulheta.
Mas até isso, conseguiram meter como justificação da destituição sabendo que o alzhemico já tinha e AGE agendada antes das ocorrências que podem conduzir a essa interpretação.
Se não estou em erro apenas temos conhecimento de providencias cautelares que apenas avaliam as probabilidades.
25 Julho, 2018 at 18:09
Sem dúvida!!!
SL
25 Julho, 2018 at 17:47
OFF – Desculpem o off, mas diz-se que hoje perdemos com o Mafra por 1-2
Parece que faz sentido jogos à porta fechada e cancelamento de outros porque assim fica tudo mais escondido! Que profissionalismo que graça pela academia….
25 Julho, 2018 at 17:48
grassa***
25 Julho, 2018 at 17:49
O BdC já não é presidente por culpa própria.
Deveria contudo, ser autorizado a ir a votos para que a democracia pudesse prevalecer, até para erradicar este sentimento de orfandade que vai ficar a pairar se isso não se verificar . Acho que não tem hipótese, sobretudo após as declarações no pós AG e a cisão com os restantes elementos do CD. Podia ter feito tanta coisa diferente no pós invasão…
Mas daí a ser o melhor presidente da nossa história, não falando de João Rocha, tenhamos algum pudor e lembremos este senhor: https://www.forumscp.com/wiki/index.php?title=Ribeiro_Ferreira
Abraço de leão
25 Julho, 2018 at 20:43
É isto e é relativamente simples. Preocupemo-nos menos em reescrever a história do clube e mais em escrevê-la.
25 Julho, 2018 at 17:50
A questão não é de gratidão, mas sim de competência comprovada pela enoooorme lista do post, erros também existe imensos, erros que ainda mais dimensão transmitem à obra realizada.
Se erros cometidos justificam a destituição, talvez, desde que o processo fosse transparente.
Um conjunto de sócios que assumissem a acção e provocassem a AGE, exactamente como foi solicitado pelo presidente destituido.
O processo encontrado, com suporte no anonimato e com o rosto de alguém que estatutariamente deveria assumir uma posição isenta, com cobertura e apoio de todos os “inimigos” que foram durante anos combatidos, transformou o processo numa palhaçada humilhante.
25 Julho, 2018 at 17:57
caracterizar a mais participada AG da história do clube e do próprio desporto português como uma “palhaçada humilhante”… upa, upa!
Mais humilhante que as declarações do sr. Bruno Miguel às 6 da manhã do dia 24 é que não terá sido com certeza…
25 Julho, 2018 at 18:11
Há quem perceba português e depois há o rute, eu repito, “transformou o processo numa palhaçada humilhante.”
Há uma serie de pessoas e entidades que aprovam o comentário do rute, como por exemplo, o sobrinho, o ricciardi, a cofina, os politicos, a ERC, o sindicato de jogadores e de jornalistas, os comissionistas, os jogadores com vontade de sair, os lampiões, os paineleiros, a liga e a federação, a doyen, e tantos e tantos outros que passaram dias, semanas, a meses a solicitar a queda de quem achavam incomodo e desafiante.
25 Julho, 2018 at 18:33
humilhação deveria ser o teu sentimento de cada vez que carregas no “enter”
25 Julho, 2018 at 19:12
Ainda andavas de colhao para colhao e eu já ia à bola sozinho no velho estádio de Alvalade crl.
Andavas tu na primária (se é que algum dia foste à escola) e eu já vendia umas brocas na curva sul ou por esses estádios de norte a sul.
Fala me lá do Rocha
25 Julho, 2018 at 17:51
Votei sempre em BC em eleições, desde que apareceu. Fui sempre um defensor junto de outros sportinguistas mas sobretudo junto de lampiões.
Teve uma recuperação financeira muito boa, puxou pelo orgulho, deu pujança às modalidades, aumentou o número de socios e a competitiva futebolistica. Sem qualquer dúvida.
No entanto há que reconhecer que a votação na AG de Fevereiro lhe subiu à cabeça. Votei favoravelmente os 3 pontos e hoje arrenpendo-me de o ter feito. A história de suspender o plantel via facebook foi má de mais. Ficou convencido que o Sporting era ele ou dele. Que fazia o que bem lhe apetecia. Já nem vou à comissão liderada pela Judas.
Peço desculpa mas não dou o direito ao BC do 2º mandato de destruir o que o BC fez de bom no 1º. Se só sabe ter esta postura de disparar para fora e para dentro…não posso continuar a apoia-lo. O clube entrou em auto destruição desde Abril.
Como foi dito atrás, BC foi o melhor presidente e Rui Patricio o melhor guarda redes que vi na nossa baliza. Quero os 2 longe do nosso Sporting (espero é que o Patricio ainda renda um bom dinheiro claro).
25 Julho, 2018 at 18:31
+1
26 Julho, 2018 at 7:22
Simples.
25 Julho, 2018 at 17:51
e se falarmos do Futuro? 🙂 Já chega de falar do mesmo…
25 Julho, 2018 at 17:55
Toma lá o futuro:
– Dois últimos mandatos com 160 Milhões de prejuízo de resultados líquidos da SAD (José Eduardo Bettencourt 70,5 milhões e Godinho Lopes 89,8 milhões).
– Sad na eminência de um PER (Plano Especial de Revitalização) ou Insolvência.
– Equipa de Futebol em 10º lugar, a 34(!) pontos do 1º lugar e 9 pontos acima da linha de água.
– 4 treinadores na mesma época.
– Maioria das % dos passes dos jogadores na mão de empresários e investidores.
– Ingerência de entidades externas (Banca, Empresários, Rivais) na gestão do clube.
– 35 modalidades, a maioria só para “participar” e o plano era encerrar todas gradualmente e deixar apenas as que se auto-sustentavam, como a ginástica ou a natação.
– Cerca de 80 mil sócios, a maioria não pagantes.
– Ausência de transparência na comunicação com os sócios.
– Sócio transformado num utilizador/cliente pagador.
25 Julho, 2018 at 18:13
ainda bem que és vidente 🙂
25 Julho, 2018 at 18:25
Não. Sou só ligeiramente menos parvo que vocês, carneiros do grupo 71.
26 Julho, 2018 at 8:52
és dp grupo dos 90.. passou um freepass a um louco……
25 Julho, 2018 at 20:03
não é vidência… é memória.
26 Julho, 2018 at 8:53
memória não seletiva espero….
https://www.sabado.pt/desporto/detalhe/20180621_2336_bruno-de-carvalho-se-for-destituido-e-for-tudo-fidedigno-nao-me-recandidato
🙂
juntem-se ao lider da seita e façam um clube à medida. Neste ainda mandam os sócios!
26 Julho, 2018 at 8:58
Bom…
Ainda sabes ler o que está escrito ali naquilo que postaste?
Leste as letrinhas verdes todas?
Desculpa, não sou professor de português e desenho muito mal à mão levantada…
26 Julho, 2018 at 9:12
creio que de uma forma bastante assertiva! mais uma mentira entre tantas outras.. a janela e o espaço é pequeno para postar vídeos.. links de notícias…
as seitas também funcionam assim… existem lideres supremos.. sem eles o mundo acaba… O Sporting nunca vai acabar!
26 Julho, 2018 at 9:27
Clube à medida, apesar de, como é óbvio e tal como em tudo na vida, não ainda a funcionar na perfeição (existirá a dita, aqui ou em qualquer outro lugar?) já existia, pujante, cada mais ambicioso, capaz de conquistar títulos desportivos (sim, TÍTULOS reais, vitórias desportivas reais, conquistas reais) em catadupa, a caminho de uma cada vez maior independência económica e financeira e, sobretudo, capaz de fazer com que o interesse colectivo do SCP se sobrepusesse a qualquer outro tipo de interesse, esse clube já existia, repito-me – e longos, muito longos dias têm 5 anos de luta tão árdua!!! Agora sim, o clube está aparentemente entregue a seitas (e que seitas!!), algumas diria que assustadoras (claques, “dinossauros” do passado ressuscitados para desempenhar papeis tristes, tão tristes, interesses económicos vários, mais ou menos obscuros, especuladores de “carne branca” futebolística a tentar vender a granel, demagogia barata a rodos, amadorismo no planeamento desportivo como nunca antes visto, política de “navegação à vista” a toda a bolina em quase todos os aspectos da vida do clube, etc, etc)! E, em definitivo, está hoje já mais do que provado que, neste clube, no SCP actual, lamentavelmente, os sócios deixaram de mandar!! Assim sendo, meu caro James, e pelo que me parece, você sim, você está, aos dias de hoje, no clube certo, no clube que certamente pretende (e, quiçá, merece). SL
26 Julho, 2018 at 9:47
Estou precisamente no clube que quero, nos valores familiares que me foram transmitidos e dos quais jamais irei abdicar.
Não acredito num estilo de liderança que divide, que causa fraturas, e que tem o cunho de um cata-vento, não vai.. depois vai.. não se recandidata… mas afinal já vou porque não tenho para onde ir. Sobretudo acredito que se deve respeitar a maioria. o Sport9ing0 de Fevereiro foi o ponto que mais me assustou. Em 5 meses, passa de 90% para 28%, perde o apoio da Direção e até de Judas.
Assim sendo, caro Leão Fa, e reconhecendo todos os méritos passados, este ciclo findou. Por isso o meu conselho é que não podendo nada contra o tempo perdido, o dia passado, o que já foi. Há dias, todos os dias, que não se repetem e há pena nisso, há magoa pelo bom que não será mais, há tristeza pelo mau que nos tirou em cada minuto, 60 segundos de felicidade. obriga a encher o diafragma e seguir em frente. Devia experimentar um destes dias. SL
26 Julho, 2018 at 11:37
Respeito a sua opinião (como, aliás, respeito todas), meu caro James. Mas permito-me acrescentar: eu, em contrapartida, sinto-me, sobretudo desde há cerca de 3 meses, precisamente no clube que não quero, completamente contrário nos valores familiares que me foram transmitidos e dos quais jamais irei abdicar. Teremos, eu e o James, valores assim tão diferentes? Duvido. Mas teremos, isso sim, uma leitura diferente do que recentemente se tem passado no nosso clube? Se calhar, aí sim, estaremos nos antípodas um do outro, pelo que consigo perceber do seu discurso. Após 5 anos de liderança de Bruno de Carvalho, nunca mais verei o SCP como o tinha visto/vivido até então. Sabe, meu caro James, vencer é um vício bom – vencer sem expedientes, sem manobras “estranhas”, é um vício melhor ainda. A independência económica e financeira é uma ambição legitima para qualquer pessoa, singular ou colectiva – o conseguir condições para o atingir, numa perspectiva tangível e realista, é extraordinário. E num país como o nosso, com o tipo de cultura social, económica e, por consequência directa (e indirecta), também desportiva, fazer o que Bruno de Carvalho fez no SCP foi acrescentar aos “valores familiares que me foram transmitidos e dos quais jamais irei abdicar” (que tenho a presunção de achar que, no meu caso, não serão assim tão diferentes dos seus, quiçá até serão muito similares), o sabor tão bom de poder ambicionar VENCER. De poder ambicionar fazer conquistas desportivas. E entrar para ganhar SEMPRE. E efectivamente GANHAR! E almejar a verdadeira independência financeira. E criar condições para o conseguir! Sem subserviências várias! Erros, haverá sempre. E houve, neste tempo. Reconheço. Daí, ter sempre como máxima a tão sábia expressão “o óptimo é sempre inimigo do bom”. Com esta ou com outra “dinastia”. É (e será) sempre assim. E daí, para mim, a firme, a mais absoluta convicção de que este ciclo não terminou. Aliás, bem pelo contrário, está apenas agora a começar! E sabe porque o digo? Porque durante precisamente este período de cerca de 3 meses fiz o que no fim do seu comentário me aconselha: enchi o peito de ar, tentei perceber tudo o que se estava a passar à luz de uma independência, em relação às minhas convicções, que procurei que fosse compreensiva e construtiva e tentei seguir em frente. Experimentei tal, de facto, num período destes dias recentes que foram passando (sem saber, estava a seguir, por antecipação, o seu “conselho” 🙂 ). E não aguentei. Quase asfixiei, tal a miséria de gestão que vi (e continuo a ver) ser praticada. Praticamente tudo o que vi, praticamente todas as medidas e/ou acções praticas que vi serem tomadas me pareceram absurdas, algumas absolutamente lesa SCP, outras ainda de duvidosa leitura, estatutária e/ou legal – e, dessa forma, desisti de tentar fazer essa caminhada em frente. Porque tenho a mais absoluta convicção de que este caminho que agora tentam fazer seguir é o cadafalso. É o principio do fim. E será, a curto, médio prazo, efectivamente o fim. E não numa perspectiva de “armagedon” anunciado (ou de um desses chavões ao jeito de “ou Bruno ou o caos”, ou algo parecido, altissimamente irritante para quem pensa pela sua pória cabeça), mas sim no regresso em força de uma certa forma de estar que trás de volta ao clube tempos abomináveis, desprezíveis (pelo menos, para mim), com a sublimação (para mais, desactualizada) de tudo o que de pior esses mesmos tempos continham. E, assim sendo, e para terminar, ouso fazer também eu uma sugestão: faça o inverso do que me sugeriu e veja o SCP pelos olhos de quem acredita que é possível mudar o que no passado recente menos bem esteve, mantendo acesa a chama da sede de vitória (consequente!) e a ambição de ter um clube saudável e independente (também consequente!), não apostando num fim de ciclo, mas sim na renovação, pela depuração, pelo acrescimo de positividade, que este ciclo de 5 anos sob a égide de Bruno de Carvalho inegavelmente (até para si, por sinal) nos trouxe. Devia experimentar um destes dias. SL
26 Julho, 2018 at 14:16
Caro Leão FA,
O meu profundo respeito, por quem sabe escrever e validar tão detalhadamente e com com argumentos fortes ( ainda que com discordância da minha parte) a sua posição em relação ao passado recente do Sporting Clube de Portugal.
Deixe-me dizer-lhe o seguinte: para mim GANHAR não implica falta de escrúpulos, discursos divisionistas, de denominar Sportinguistas de croquetes, Sportingados e outros impropérios. E acredite, dou muito valor ao que de bom foi feito. É inegável. Mas já os meus pais me ensinaram que NÃO VALE TUDO. E pela primeira vez em 112 anos de história, foi imperativo mandar embora o Presidente do Clube.
Permita-me dizer-lhe que não acredito em Messias. o Sporting vai continuar. Com diferenças claro… O caminho é dificil… mas quero poder dizer aos meus filhos, crianças a quem tento passar o “bichinho” leonino, que o insulto, a calúnia não fazem parte do meu Clube. Do Nosso.
Nota: Tem sempre a alternativa de acorrer hoje ao chamamento do líder da seita contra a falta de democracia:
“Ontem recusa inaceitável e incompreensível de JMS [Jaime Marta Soares] na entrega das assinaturas dos sócios para pedido de uma AGE. Hoje, 26 de julho, 17 horas, nova entrega de assinaturas junto ao Multidesportivo. Junte-se a estes sócios pode ler-se na Insta Storie publicada naquela rede social, onde acrescenta “É preciso agir pela democracia e liberdade!”.
Democrata diz ele :=)
27 Julho, 2018 at 11:16
Meu caro James, aproveito para retribuir, de forma sincera, as palavras de elogio que me endereçou. E confirmar, naturalmente, a minha total discordância em relação aos seus argumentos, na análise que faz do passado recente do Sporting Clube de Portugal. E penso que é aí que reside o nosso ponto de discórdia primordial: é que, para mim, GANHAR é TUDO! GANHAR pode, efectivamente, “…implicar falta de escrúpulos, discursos divisionistas, de denominar Sportinguistas de croquetes, Sportingados e outros impropérios”, aproveitando para o citar na parte (e adaptando) – eu não me importo, eu próprio fui, durante um determinado período, assim definindo por Sportinguistas que me são próximos e que não entendiam a minha aversão naural a uma figura como a de Bruno de Carvalho. Mudei de opinião. Aí sim, nesse tempo, precisei de encher o peito de ar, mas cheio de medo, por recear nada poder vir a ter de desfrutar. E, para minha total surpresa, percebi finalmente que, afinal, o Sporting podia mesmo ser uma mistura de sucesso do nelhor de dois mundos: o da escrupulosa manutenção da ética desportiva (aliada a uma tentativa, conseguida, de almejar à progressiva independência económica e financeira) e, ao mesmo tempo, tornar-se um clube ambicioso e conquistador! Capaz de ganhar TÍTULOS! Capaz de VENCER! E, desta forma, tornar-se um clube cada vez “agressivo”, mais acutilante, mais incisivo e “senhor do seu nariz”, capaz, agora sim, de poder afirmar que nada nem ninguém teme! Daí, lhe voltar a dizer: GANHAR é TUDO! E não me importa quais os meios, desde que duas regras absolutamente fundamentais sejam SEMPRE, mas MESMO SEMPRE, cumpridas: em primeiro lugar, que nunca se recorra a meios ilicitos, a irregularidades, ou até ao famigerado “chico espertismo” tipicamente nacional, ou a esquemas manhosos, sejam eles de que tipo for, para vencer um único título desportivo que seja; a segunda, e a mais importante de todas, que é a garantia a 100% de que em circunstância nenhuma o interesse pessoal, individual de seja quem for, seja de que tipo de interesses for, singular, colectivo, corporativo, etc, se sobreponha ao interesse supremo do bem maior, o do próprio Sporting Clube de Portugal! E digo-lhe, em jeito de despedida (muito respeitosa, até pelo prazer que esta nossa pequena dialética me deu, apesar das discordâncias evidentes 🙂 ), que se a garantia de eu saber que o Nosso clube, o grande Sporting Clube de Portugal, para poder continuar a VENCER, a conquistar TÍTULOS e a continuar a garantir condições de uma cada vez maior autonomia economica-financeira, que a garantia de tudo isso passasse, dizia eu, por, p ex., eu ser denominado até ao ultimo dia da minha vida de Leão como um “croquete” ou um “sportingado”, ou um “geriátrico”, mas desde que estes pressupostos fossem cumpridos, eu não me imoprtava absolutamente nada. Eu, que de sábio salomónico não tenho muito, posso, no entanto, assegurar-lhe que abdicaria da minha “convicção de consanguinidade” em prol da sobrevivência, triunfante, saudável e independente, do meu (presumo, e penso que bem, do Nosso) bem maior! Mas isso seria eu, naturalmente. 🙂 Cordiais e muito sentidas Saudações Leoninas ps: Quanto à questão de democracia, o meu caro James já entendeu, com certeza, que me revejo, hoje mais do que nunca, num homem, Bruno de Carvalho, que é alguém que foi eleito com uma maioria de votos uma primeira vez, viu essa legitimidade eleitoral reforçada uma segunda vez, e que NUNCA se demitiu –
e por aqui me fico. E que estou nos antípodas, nas formas de acção (e nos conteúdos dessa mesma acção), daquele senhor que se auto-excluíu de responsabilidades aquando da (suposta?) demissão -refiro-me, naturalmente, ao sr. ex-presidente da MAG, demissionário por mote próprio e publicamente, aos olhos e ouvidos de todos. Perante isto, e quanto a questões de análise democrática e do espírito da dita democracia, fico-me por aqui, porque penso que, a este propósito, nada mais terei que acrescentar. SL (muito sentidas, uma vez mais, e muito obrigado por esta tão agradável dialética, repito-me) 🙂
25 Julho, 2018 at 23:10
Bidente!! Ou será bi-dente? Esta pronúncia do Norte deixa-me pior que o rei-sol agarrado ao feisse (foi-se!)
25 Julho, 2018 at 17:55
Mesmo perante todos estes argumentos, jamais poderei alguma vez considerar Bruno de Carvalho o melhor presidente da história do SCP! Fez reformas extremamente positivas para o Clube, um belíssimo trabalho especialmente no campo financeiro, nas iniciativas, no poder que devolveu aos sócios e no destaque e desenvolvimento que deu às modalidades. Mas há determinadas personalidades que são mais frágeis quando dispõem de poder (que consideram absoluto).. E o poder foi a perdição do Bruno.. O autoritarismo, o não tolerar que hajam opiniões divergentes, a agressividade interna (acho que nem sequer preciso alumiar os factos vividos desde Fevereiro), contribuíram para envergonhar, fragmentar e desvalorizar o nosso Clube do coração.
E deixa-me muito triste perceber que este senhor não teve a capacidade de aguentar e deitou tudo por terra.. Poderia sim, ter vindo a ser o melhor presidente da história, mas não foi e nunca o será, pois a personalidade peculiar, os vícios, a inconsistência, é mais forte do que ele. Uma pessoa que considero um génio para tantas coisas e um verme manipulador para outras…
Podias ter sido o maior… Podias ter-te eternizado com a conivência dos Sócios… Mas não aguentas-te a pressão, a paixão que te fervilha nas veias, o narcisismo.. E deste cabo de tudo! A culpa é só tua… E agora o teu tempo acabou.. Foste avisado tantas vezes por aqueles que te rodeavam e tiveram tomates para o fazer… Mas a tua decisão acima de tudo não é?
Obrigada por tudo, pelo legado, pelas medidas, pelas lições e até qualquer dia…
Agora que venha outro, que consiga e tenha a capacidade de olhar para o role imenso destas excelentes medidas e que continue o teu trabalho, limando as arestas que ficaram evidentes serem bicudas de mais para os 71% dos que lá foram…
Venha o João Benedito!
25 Julho, 2018 at 17:57
Caro Nogueira82 , custa muito enfrentar a verdade mas a verdade é que a maioria dos sócios do SCP estão se a cagar para o clube , para eles o importante é não haver muita chatice , só que estão enganados se pensão que vão ser sócios de um grande clube sem chatices !!
25 Julho, 2018 at 23:12
Essa estatística veio de ti ou do ROC?
25 Julho, 2018 at 17:58
Faltou referir o dia 24/6/2018 e esta frase do Melhor Presidente do mundo e arredores:
“A minha carta de suspensão vitalicia de sócio segue segunda feira e nunca mais seguirei sequer os eventos desportivos do Clube.”
Acordem!!!!
25 Julho, 2018 at 18:51
Ele disse isso? Ainda por cima escreveu. Malandro, processo disciplinar em cima pois a destituição é pena leve.
25 Julho, 2018 at 18:55
Os do grupo 71, quando fazem o que lhes mandam, ainda vai dando. Contudo, quando abrem a boca torna-se evidente que há mais merda em cada uma dessas cabecinhas que em toda a etar de Alcântara.
25 Julho, 2018 at 19:44
Isso é mais chato para ti ou o facto de teres famílias a levar c petardos em cima e a resposta do benfas as declarações do BDC contra isso foi “já começou o folclore”? Um adepto é assassinado e o presidente do clube ao qual a claque é afecta diz :”nunca subo que o benfas tinha claque”?.
Críticas internas, copy paste das frases do BDC para provar que é mentiroso é aos montes (com 71% de inclinação)
Mas criticar o inimigo (rival seria de igual para igual) isso deixa -se ao ditador. Defender o presidente/clube deixa -se para o BDC. Defender de ataques da cs..
.igual
No fim, tinha de sair isto, foi apenas 1 a meter as mãos no fogo, foi o único a queimar-se….
25 Julho, 2018 at 17:58
Hummm…. um Sporting ganhador, digno, respeitado, exigente, lucrativo e visto como exemplo na europa não servia… ou um Sporting alvo de chacota, desrespeitado à cara podre e para toda a europa ver (vide gm) explorado e gozado por todos, mas sem o ‘o coreano’ é que é bom….
25 Julho, 2018 at 18:01
Tanto palavreado para dizer uma coisa que se poderia resumir…
A) Bruno de Carvalho e a SUA DIRECÇÃO pegaram no Sporting numa situação muito dificil, quer desportivamente, quer económicamente.
B) Bruno de Carvalho e a SUA DIRECÇÃO souberam arrumar a casa, acabar a renegociação da dívida – quiçá até duma maneira mais proveitosa para o Clube – e estabilizar o Clube para começarem um processo de crescimento.
C) Bruno de Carvalho e a SUA DIRECÇÃO trabalharam para o crescimento do Clube de uma forma que foi evidente para todos, dotando cada modalidade de um homem responsável e dando-lhe meios para ir criando uma equipa cada vez melhor que pudesse chegar ao respectivo titulo.
D) Sempre que possível, foi trazendo novas modalidades ao clube, sempre dentro dos mesmos moldes.
E) Ao fim de 4 anos, fruto do bom trabalho desenvolvido no geral, ganhou as eleições com quase 90% dos votos, mesmo tendo dado alguns tiros nos pés pelo caminho.
F) A esmagadora maioria das modalidades tiveram sucesso e foram campeãs ao fim de 5 anos, sendo que a única modalidade de grandes massas que não o conseguiu foi o futebol, onde o responsável era o próprio Bruno de Carvalho!
G) Como agravante ao facto de ele ter sido o ÚNICO RESPONSÁVEL POR UMA MODALIDADE DE TOPO QUE NÃO FOI CAMPEÃO, há o facto de ter aberto uma guerra com TODO O DEPARTAMENTO, desde jogadores a treinadores, passando inclusive pelo corpo clínico – porque eram demasiado próximos de jogadores e treinadores (????????) – levando a que muitos jogadores se recusassem a trabalhar com ele, optando por rescindirem os seus contratos.
H) Esta guerra aberta ao FUTEBOL do Clube, criou instabilidade e levou a CMVM a suspender os EO em curso – fundamentais para a abordagem ao mercado de Verão e para a conclusão da NRF que colocaria 90% da SAD nas mãos do Clube.
I) Bruno de Carvalho e a SUA DIRECÇÃO adulterarão os estatutos criando figuras inexistentes só para se manterem no poder.
J) Estas 3 situações – alineas G, H e I – levaram a uma enorme contestação dos sócios e a uma perda de apoio factual e gritante de que resultou a marcação duma AG para dar voz aos sócios.
K) Da AG que deu voz aos sócios resultou a destituição de Bruno de Carvalho e da SUA DIRECÇÃO com uma perda de cerca de 60% do apoio em 3 meses!
O resto é recente demais, e triste demais, para ser preciso relembrar…
25 Julho, 2018 at 18:05
D) Sempre que possível, foi trazendo novas modalidades ao clube, sempre dentro dos mesmos moldes, tendo inclusive construído o PJR.
I) Bruno de Carvalho e a SUA DIRECÇÃO adulteraram os estatutos criando figuras inexistentes só para se manterem no poder.
25 Julho, 2018 at 18:20
I) é uma consideração abusiva para não lhe chamar mentirosa e veio na sequência do demito-nao demito do exemplar PMAG…
25 Julho, 2018 at 19:03
Não é a minha opinião!
Mesmo que se tivesse demitido – e não estou a discutir se se demitiu ou não – mantinha-se em funções… Isso é claro nos estatutos!
25 Julho, 2018 at 19:24
Também é claro nos estatutos que ele deve ter uma posição isenta e solidaria.
25 Julho, 2018 at 20:01
Alem de só desenvolver atividades correntes… Como agendar AG para aprovar o Orçamento… mas a memória não chega para tudo.
25 Julho, 2018 at 19:59
Lol. também tinha que marcar Ag de orçamento e para eleições . Não o fez! Demitiu -se e abandonou funções, o clube não pode parar e criou-se uma msg transitória baseada no código Civil…não alterou os estatutos..mais uma mentira… por falar nos estatutos que foram votados por 90% o teu jms não os alterou como era sua obrigação. Antes de se demitir não exerce o papel de pmag, depois de se demitir também não… depois teve um flic flac e afinal não se demitiu, depois corrige e diz que se demitiu mas segue em funções (provavelmente acons€lhado por sobrinho).
“G” ou seja, se não houvesse FB e críticas , tínhamos tido sucesso. Mas nesse caso a Vitória era de todos, na derrota apenas vez 1 culpado …
H e I ….. lol
Se tivesses ouvido as sessões de esclarecimento, sabias pq não se realizou o eo. O CV explicou bem, para que não digam que não acreditam pq foi o BDC que disse. Essa “I” veio directa da cs…
Abraço de Leão
25 Julho, 2018 at 20:02
mais devagar ai com os factos, tá… cuidado com as vertigens!
😉
25 Julho, 2018 at 20:48
Mas tinha que marcar eleições para os orgãos que cessaram antecipadamente (MAG e CFD) nos quarenta e cinco dias imediatos às declarações. Marcou alguma AG?
Está tudo dito…..
25 Julho, 2018 at 19:13
O SportingCP não foi campeão em futebol sênior masculino por culpa de Bruno de Carvalho. OK
Vouchers, toupeiras, e-mails, polvos e afins não influenciaram em nada, está certo.
Se exigir compromisso, garra e vontade de vencer é abrir guerras, então que se ponha o bombeiro do ferro-velho a presidente. Com o dinheiro que recebe por cada ponte que faz, a paz estará assegurada.
26 Julho, 2018 at 16:11
H- isso é o mais importante e é mentira
25 Julho, 2018 at 18:12
Um off ontem tive presente no núcleo de Setúbal e o presidente disse que ele é que trouxe o Nani e que tinha tudo tratado com o Slimani,e que eles não aproveitam se não quiserem , núcleo completamente cheio 80 pessoas .
25 Julho, 2018 at 18:18
Tinha tudo tratado com o Slimani em que condições?
É que se for por 5M€ de ordenado mais quase 20M€ pelo passe, como me disseram, eu passo…
25 Julho, 2018 at 18:24
Alguma vez o Sporting tinha €€€ para isso?
A vir era emprestado.
25 Julho, 2018 at 19:04
O Leicester não o quer emprestar… Quer vendê-lo!
Deves pensar que é o Cintra que está à frente do Leicester!